View Full Version : Rio - Mapa do transporte metropolitano
Vinicius April 20th, 2007, 08:05 AM http://img407.imageshack.us/img407/3317/regiometropolitanakz0.jpg (http://imageshack.us)
Obs:[/B]
* A estação Cantagalo do metrô não consta no mapa.
* A estação das barcas na Ilha do Governador não é mais em Ribeira e sim em Cocotá.
Tlag April 20th, 2007, 09:02 AM Nossa, então quer dizer que o Rio só tem 4 linhas de trem? pensei que fosse mais.
RRC April 20th, 2007, 09:12 AM ^^ Eu tb pensava que eram mais, a quantidade de plataformas da Central impressiona, hehe
Bem legal o mapa, Vinicíus, obrigado por posta-lo :okay:
Heilig April 20th, 2007, 09:27 AM Tenho pouco material do RJ. Já salvei aqui :)
Valeu Vinicius!
gutooo April 20th, 2007, 09:56 AM Mto legal o mapa!
Valeu Vinicius!
renanfsouza April 20th, 2007, 05:11 PM Nossa, então quer dizer que o Rio só tem 4 linhas de trem? pensei que fosse mais.
É que o mapa está foi meio enxugado. Na verdade, até aonde eu sei, o esquema das linhas é assim:
Central x Santa Cruz
Central x Campo Grande
Central x Japeri
Japeri x Paracambi (não é a mesma linha)
Central x Belford Roxo
Central x Saracuruna
Saracuruna x Vila Inhomirim (também não é a mesma linha)
Isso da Supervia.
A Saracuruna x Guapi também é outra linha, mas não é da Supervia.
Mas po... Ótimo esse mapa, Vinicius. Dá até vontade de imprimir.
renanfsouza April 20th, 2007, 05:16 PM (OFF) Paracambi deve ser um buracão........... Japeri é onde Judas perdeu as botas. As meias ele deve ter perdido em Paracambi.
Vinicius April 20th, 2007, 05:54 PM Obrigado a todos pelos comentários.
Sobre as linhas, o Renan está certo. Eles só mostraram no mapa os ramais. Para vocês entenderem, as linhas são essas:
Administradas pela Supervia:
Central do Brasil ↔ Deodoro
Central do Brasil ↔ Santa Cruz
Central do Brasil ↔ Japeri
Japeri ↔ Paracambi
Central do Brasil ↔ Belford Roxo
Central do Brasil ↔ Saracurana
Saracurana ↔ Vila Inhomirim
Especiais:
Central do Brasil ↔ Campo Grande
Central do Brasil ↔ Bangu (terminal em Santa Cruz)
Central do Brasil ↔ Queimados
Central do Brasil ↔ Nova Iguaçu
Central do Brasil ↔ Gramacho
Administradas pela Central:
Saracuruna ↔ Guapimirim
Niterói ↔ Visconde de Itaboraí (não consta no mapa)
É isso aí. Mais tarde eu ponho mais mapas.
Tlag April 20th, 2007, 05:59 PM Continuo a não entender essas linhas de trem do Rio hehehehehe.
Tipo a mesma linha de trem é considerada 2 linhas pq é feita uma baldiação?
Explica melhor aí Vini, não to entendendo.
Tlag April 20th, 2007, 06:10 PM No mapa eu só visualizo 4 linhas de trem sendo que essa linha Inhomirim tem um ramal para Guapimirim e 2 linhas de metrô. Os da central então não estão nesse mapa?
renanfsouza April 20th, 2007, 06:24 PM No mapa eu só visualizo 4 linhas de trem sendo que essa linha Inhomirim tem um ramal para Guapimirim e 2 linhas de metrô. Os da central então não estão nesse mapa?
Muita calma nessa hora.
Existem linhas diferentes dentro do mesmo ramal: ex: Central x Queimados, Central x Nova Iguaçu, etc... Só que estas linhas especiais são dentro do ramal Central x Japeri. Então beleza: existem trens que param em Nova Iguaçu que utilizam o ramal Central x Japeri mas que não necessariamente vão até Japeri, etc...
O que é diferente de Saracuruna x Vila Inhomirim e Japeri x Paracambi. Não existem trens direto da central pra Vila Inhomirim nem pra Paracambi. É outro ramal mesmo. Outros horários, outros trens (outra bitola ? Não sei). Ou seja: é necessário fazer a baldeação em Saracurna ou Japeri para ir até Vila Inhomirim ou Paracambi.
E quanto aos trens da Central não estarem no mapa: o que você está querendo saber ?
Existem os trens que saem da Central do Brasil, que são da Supervia.
E existe a CENTRAL Logística, empresa do governo que administra os ramais Saracuruna x Guapi e Niterói x Itaboraí (este último não está no mapa).
O mapa dá a entender que essa linha de lilás da Central até Vila Inhomirim e Guapi é uma coisa só, mas não é.
Da Central até Saracuruna é um ramal, operado pela Supervia. De Saracuruna pra Vila Inhomirim é outro ramal, também operado pela Supervia. E de Saracuruna para Guapi é outro ramal, operado pela CENTRAL.
EDITADO: Se liga Tlag: clica ai em qualquer um dos dois threads da minha assinatura. Nos dois tem um mapinha dos trens da Supervia. Cada cor diferente ali é um ramal diferente (repare inclusive que Japeri x Paracambi e Saracuruna x Vila Inhomirim possuem cores diferentes, mais claras...).
E as estações que possuem um quadradinho preto são estações terminais, ou seja: há trens para estes locais (que são os que o Vinicius citou) que não vão necessariamente até o fim da linha, como é o caso do Gramacho, Nova Iguaçu, Queimados, etc, etc, etc...
E o que estiver fora do mapa da Supervia dos meus threads que estiver nesse mapa desse thread ou é do metrô ou é da CENTRAL. Sacou ?
Vinicius April 20th, 2007, 06:41 PM Tlag, o Renan explicou bem o sistema. O que acontece é que o mapa não mostra todas as linhas (nem teria como) e sim os ramais. Como o colega explicou, existem várias linhas que se utilizam de um mesmo ramal. Mas é fácil entender. Pega a estação inicial e terminal de cada linha que eu coloquei que você vai entender como elas funcionam. E a única Linha da Central (empresa) que aparece no mapa é a Saracuruna ↔ Guapimirim.
Tlag April 20th, 2007, 06:43 PM Ah tá entendi, mas na verdade a linha em si é uma só. No caso de SP são consideradas 6 linhas de trem metropolitano mas a linha A,B,E tem ramais com outras composições. Isso não quer dizer que seja outra linha.
A linha A, vai até Francisco Morato, quem quiser ir até Jundiaí tem que pegar outra composição em outra plataforma. A linha B vai até Itapevi, quem quiser ir até Amador Bueno tem que pegar outra composição com outra bitola e totalmente diferente do trem que vai até itapevi. A linha E é um expresso até guaianazes trem moderno e com ar condicionado, na estação guainazes tem em outro trem em outra plataforma que segue até estudantes com um trem e estações totalmente diferente do expresso. No fim a linha ferrea é a mesma o que faz ela ser considerada a mesma linha mesmo sendo varios trilhos. Isso em SP hein!
Tlag April 20th, 2007, 06:48 PM Pq não teria como mostrar? São Milhares que não cabem? Bem que vcs poderiam fazer um esquema pra gente entender melhor o sistema de trens do Rio eu tenho muita curiosidade.
richter30 April 20th, 2007, 07:13 PM Muita complicação os trens dai do rio....sou muito mais a CPTM de SP mesmo! heheh
mas os ramais do rio lembram muito os trens metropolitanos daqui de Tokyo, pois aqui tem muitos ramais tb, por isso pra quem não conhece é muito facil se perder....eu mesmo já me perdi e foi foda pra achar a linha certa, mas pouco a pouco estou decorando os traçados...
Tlag, ai em SP não existem ramais, e sim extensões operacionais, o que é bem diferente...ramais é qdo sai uma linha pra outro lado no meio de uma linha de trem normal, tipo a linha 5 do metrô poderia ser considerada um ramal caso fosse operada pela CPTM....ramais são linhas com trechos curtos de percurso!
no proprio site da CPTM diz que as extensões da linhas A e B são extensões operacionais, já a E é dividida entre o 1º trecho que é o EL e o 2º que já é a linha E mesmo.
Por isso que as linhas aqui são divididas em letras de A a F, pois são linhas longas....
renanfsouza April 20th, 2007, 10:26 PM Pq não teria como mostrar? São Milhares que não cabem? Bem que vcs poderiam fazer um esquema pra gente entender melhor o sistema de trens do Rio eu tenho muita curiosidade.
Acho que há uma diferença conceitual entre os trens do Rio e de Sampa. O que vocês estão chamando de linhas, nós chamamos de ramais.
E o que nós chamamos de linhas... Bem... É tipo linha de ônibus, saca ? Por exemplo: O ônibus 111C faz a linha Central x Caxias, mas passa por avenidas que são compartilhadas com outras linhas de ônibus, saca ? É a mesma coisa aqui: Central x Nova Iguaçu, Central x Queimados e Central x Japeri são linhas que correm sobre o mesmo ramal (avenida).
TêAgá April 20th, 2007, 10:41 PM Na Prática, as linhas no Rio funcionam como em SP, não tem diferença, a diferença que existe é na forma como os trens circulam.
Por exemplo, no Rio, eu posso pegar um trem na Central do Brasil pra ir até os confins da Baixada Fluminense, ou para ir até a metade da linha, em São Paulo, isso não é possível, todo mundo pega o mesmo trem.
E Tem outra, no Rio a Estação da Leopoldina foi fechada, não atende mais os trens metropolitanos, tudo se centralizou na Central do Brasil. O Rio não tem menos linhas do que SP, na verdade, em matérias de LINHAS, tem até mais.
Antigamente, SP era atendida por tres companhias: Sorocabana, Central do Brasil e São Paulo Railway.
O Rio, era atendido por duas: Central do Brasil e EF Leopoldina. Porém o Rio, por ser Capital da República na época, concetrava um cérebro de linhas planejadas para atender todo o Brasil, dava pra vir de Salvador pro Rio de trem, ou de qualquer Capital do Nordeste, os trens em São Paulo sempre foram mais regionalistas, tanto que as nossas companhias eram Estaduais.
Fora que como já foi dito, várias linhas nem constam nesse mapa.
mopc April 20th, 2007, 11:00 PM Até que emfim um mapa decente da rede do Rio!!! Alguém pode dizer quais são as linhas e estações mais interessantes, qual a história de cada linha, data de inauguração, data de construção das estações, condições de segurança... eu pessoalmente só conheço a Central e uma vez peguei trem até Triagem, não tive coragem de prosseguir, além de ter visto os novos threads sobre umas estações e sobre o trem coreano.
Gostaria de saber o intervalo dos trens e o número de passageiros de cada linha, e se tem aumentado com as reformas.
Vinicius April 20th, 2007, 11:09 PM ^^
Mopc, tem um excelente texto na Wikipédia sobre a Supervia e seus ramais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Supervia.
Tem um outro também sobre a Central: http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Estadual_de_Engenharia_de_Transportes_e_Log%C3%ADstica.
Sobre a história das estações, eu recomendo o site Estações Ferroviárias do Brasil, seção Rio de Janeiro: http://www.estacoesferroviarias.com.br/index_rj.htm
bs.eduardo April 20th, 2007, 11:14 PM ^^ Muito bom os textos da Wikipedia. Uma dúvida que surgiu depois de ler: a integração entre Supervia e Metrô é gratuita?
renanfsouza April 21st, 2007, 01:51 AM ^^ Muito bom os textos da Wikipedia. Uma dúvida que surgiu depois de ler: a integração entre Supervia e Metrô é gratuita?
Não. Mas quem sabe um dia... O sangue de Jesus tem poder.
RRC April 21st, 2007, 01:54 AM Muito boas as explicações do Renan sobre o sistema do Rio, deu pra entender legal :okay:
Vinicius April 21st, 2007, 02:58 AM ^^ Muito bom os textos da Wikipedia. Uma dúvida que surgiu depois de ler: a integração entre Supervia e Metrô é gratuita?
Não. A passagem da Supervia custa R$ 2,00 e a integração com o metrô R$ 3,40.
Eduardo, você clicou lá na Wiki nos links dos ramais? Tem explicando a história e como funciona cada um deles.
Dourado April 21st, 2007, 03:39 AM Tenho uma dúvida: os ramais que vão até Magé e Guapimirim dividem o mesmo trilho até Saracuruna? Ou são dois trilhos separados que vão seguindo junto até essa estação e depois se dividem?
renanfsouza April 21st, 2007, 07:30 AM Tenho uma dúvida: os ramais que vão até Magé e Guapimirim dividem o mesmo trilho até Saracuruna? Ou são dois trilhos separados que vão seguindo junto até essa estação e depois se dividem?
Nenhum dos dois hehehe...
Os trilhos (não eletrificados por sinal) saem de Saracuruna para Guapi. Você entendeu que eles saiam da Central também não foi ? Tipo vindo junto com o de Saracuruna e "virando" em Guapi né ? Não é assim não.
É aquilo que eu falei: essa linha lilás do mapa dá a entender que é tudo a mesma coisa, mas na verdade são três ramais independentes: Central x Saracuruna (eletrificado e operado pela Supervia), Saracuruna x Vila Inhomirim (não-eletrificado e operado pela Supervia) e Saracuruna x Guapi (não-eletrificado e operado pela CENTRAL Logística). Não existe nem Central x Vila Inhomirim e nem Central x Guapi, sacou ?
Kaique April 22nd, 2007, 04:06 AM Muito bom, mas as zonas sul, oeste e leste ainda não têm linhas.
Tomara que saia mesmo aquele projeto por baixo da guanabara, e construam outra para a barra, quem sabe até o recreio.
Dourado April 22nd, 2007, 04:58 AM Ah, agora entendi, Renan. Valeu!
Kaique, é impossível colocar uma linha de trem na zona sul. Não tem espaço. E não existe zona leste no Rio...
Vinicius April 22nd, 2007, 05:29 AM Muito bom, mas as zonas sul, oeste e leste ainda não têm linhas.
Tomara que saia mesmo aquele projeto por baixo da guanabara, e construam outra para a barra, quem sabe até o recreio.
Como o Dourado disse, não tem como colocar trens na Zona Sul, só metrô. E a Zona Oeste é servida por trens: o ramal de Santa cruz, linha rosa claro no mapa.
renanfsouza April 22nd, 2007, 05:08 PM ^^ Sim.
E só pra complementar: o Rio não possui "zona oeste".
Vinicius April 22nd, 2007, 10:26 PM ^^
Como assim não existe Zona Oeste? Isso é novidade para mim. :)
Eduarqui April 23rd, 2007, 03:30 AM Um senhor mapa, valeu !
renanfsouza April 24th, 2007, 02:09 PM ^^ Sim.
Me quotando: perdoem... Respondendo ao post do Kaique. O Rio não possui zona LESTE. Me enrolei... Leste, oeste, direita, esquerda... Sabe como é né ? :bash:
gdevivas April 24th, 2007, 02:25 PM ^^ Sim.
Seria Niterói a "zona oeste" ???
:lol: :lol:
HGP April 24th, 2007, 05:06 PM Como não tem ZL no RJ? E a baía da Guanabara que pertence ao município,até a divisa com Niterói, rsrsrsrsrsrsrsrsr
( O problema é só habitar com conjuntos subaquaticos de moradia,rsrsr
Cariocas, desculpem a piada... Não fiquem p**** comigo,rsrsr)
renanfsouza April 24th, 2007, 05:08 PM Como não tem ZL no RJ? E a baía da Guanabara que pertence ao município,até a divisa com Niterói, rsrsrsrsrsrsrsrsr
( O problema é só habitar com conjuntos subaquaticos de moradia,rsrsr
Cariocas, desculpem a piada... Não fiquem p**** comigo,rsrsr)
Pois é... Acho que geograficamente Niterói seria a zona leste. A Praça XV (onde se pega as barcas pra lá) é centro.
HGP April 24th, 2007, 05:13 PM Então, mas Niterói é outro municipio,mas vcs tem o chão da plataforma oceanica que deve ser metade de vcs , a outra metade da Baia é de Niterói né?
Digo isso pq em SP a divisa com São Bernardo e Diadema através da represa Billings dá metade da área para um lado e para o outro. Vcs dividem a Baía com Niterói ou ela não faz parte ( quero dizer, o municipio do Rio acaba na orla da praia?????)
Inconfidente April 25th, 2007, 12:55 AM Bem legal, gostei mesmo, tem dele no saguão dos aeroportos?
Vinicius April 25th, 2007, 01:00 AM ^^
Não. É um mapa raro que eu encontrei certa vez por acaso. Mas ele é realmente excelente. Só precisa de alguns ajustes e atualização.
Ar-Nimruzîr April 25th, 2007, 03:30 PM Como o Dourado disse, não tem como colocar trens na Zona Sul, só metrô. E a Zona Oeste é servida por trens: o ramal de Santa cruz, linha rosa claro no mapa.
Falando em metrô pra Zona Sul, já começaram as obras da estação Praça General Osório?? Seria interessante se aproveitassem o embalo, fechando o anel da linha 1.
renanfsouza April 25th, 2007, 03:48 PM Já começaram a cavar. General Osório é uma praça. Passei por lá outro dia e não vi nenhum canteiro de obras.
Acho que só quando realmente o buraco chegar mais perto nego começa a construir a estação mesmo.
Anel ferroviário... Com a velocidade das expansões acho que o Metrô de Sampa chega no Leblon antes do Metrô Rio. :ohno:
|
|