View Full Version : Alstom estuda reativar Santa Matilde

rkj
April 25th, 2007, 04:52 AM
(fonte: Revista Ferroviária)

Alstom estuda reativar Santa Matilde

10/04/2007

O novo presidente da Alstom Brasil, Aloisio Vasconcelos, tem planos ambiciosos para a sua administração, tanto na área de energia, quanto em transportes. Com a previsão do mercado brasileiro realizar concorrências para a compra de mais de 600 carros de passageiros, a empresa já cogita reativar a fábrica da Santa Matilde, em Três Rios (RJ), caso consiga o contrato de 200 carros do Metrô Rio.

Segundo Ramon Fondevila, diretor do Setor de Transporte, a possibilidade de produzir na unidade desativada de Santa Matilde tem como objetivo atender rapidamente a encomenda da companhia controlada pela Opportrans, assim como desfrutrar das reduções de impostos que o governo carioca criou para o segmento. « No entanto, a unidade da Lapa se manterá como nossa principal fábrica do setor de transportes », disse Fondevila.

As outras encomendas que deverão realizar concorrência até o fim do ano são 180 carros para a Linha 4 do Metro-SP, 320 carros para a Linha F, da CPTM, e 102 carros para o Metro de SP.

Aloisio Vasconcelos assumiu o comando da empresa no Brasil em substituição a Thibault Desteract, que acumulava o cargo de vice-presidente para as Américas. Entre seus desafios está convencer ao mercado brasileiro a comprar da sua unidade de transportes. A fábrica passou quase cinco anos sem nenhum pedido brasileiro de carros novo. Caso a Alstom conquiste boa parte desses contratos, a empresa pode dar um salto na sua produção na Lapa, que hoje é de cerca de 50% da capacidade produtiva em um turno, para 85% em dois turnos.

Entre as novidades, o executivo anunciou que as unidades de São Paulo serão concentradas em uma nova área, chamada Alstom Parque. Essa unidade ficará perto da Marginal Tietê, próxima da fábrica da Lapa.

Segundo Ramon Fondevila, a fábrica da Lapa continuará funcionando, enquanto as outras duas unidades da empresa voltadas para os segmentos de energia – na Casa Verde e Jaguaré – e o escritório da Alamenda Campinas serão transferidos para o novo centro.

Atualmente, o faturamento da empresa é dividido meio a meio entre transportes e energia. Agora, mesmo com as perspectivas otimistas para o segmento de transportes, se o projeto da hidroelétrica do Rio Madeira se concretizar e a Alstom seja escolhida como fornecedora, o índice de faturamento deve pender mais para o setor de energia, em decorrênica dos altos valores do projeto.

Formado em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Vasconcelos comandou a Eletrobrás e foi diretor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

RRC
April 25th, 2007, 07:00 AM
Que ótima notícia!!

Além da Santa matilde queria ver a Cobrasma e a Mafersa de novo operando. O Brasil já teve excelentes fábricas de trens... :(

bs.eduardo
April 25th, 2007, 07:13 AM
O número é impressionante! Já deveriam ter reativado!

TêAgá
April 25th, 2007, 07:35 AM
Que ótima notícia!!

Além da Santa matilde queria ver a Cobrasma e a Mafersa de novo operando. O Brasil já teve excelentes fábricas de trens... :(

A Mafersa virou Alstom :D

Ramos
April 25th, 2007, 08:39 AM
A Mafersa morreu.A Alstom não sabe fazer trem de passageiros(pelo menos no Brasil).

TêAgá
April 25th, 2007, 08:45 AM
^^ Mas quem assumiu a Merfersa foi a Alstom.

Tinha também a SOMA - Sorocabana Materiais Ferroviários.

rkj
April 26th, 2007, 02:26 AM
Vejam que o fato da notícia é de 600 carros em licitação no país este ano... esse tipo de notícia "se ganharmos essas licitações reativamos fábrica X" é isca para conseguir isenções fiscais dos governos envolvidos. O administrador judicial da massa falida da Santa Matilde se pronunciou dizendo que não recebeu qualquer informação disso quer da Alstom, quer do governo do estado... foi mais pela expansão da capacidade metroferroviária (adição de 600 carros) que eu coloquei a notícia aqui.

Legal discutirmos as fábricas nacionais de trens, mas a reativação dessa em particular é apenas factóide por enquanto.

Pedrocn
April 26th, 2007, 03:01 AM
é fundamental essa discussão...já acho um absurdo a gente não possuir fabrica de trilhos...alguém sabe quais as fabricas de vagões em operação atualmente?sei que são mais de três pelo menos(Mafersa,Santa Fé e Amsted Maxion)por favor me corrijam se estiver errado!!!!acho que tem mais... ...tem tb fabrica de locomotiva se não me engano um modelo da GE é fabricado aqui(alguém sabe onde?)...a vale tem um projeto de locomotiva 100% nacional...com tecnologia nacional...nao sei se isso foi pra frente...alguém sabe afinal quais são as fábricas(vagões e locomotivas) em operação?futuros projetos?

Pedrocn
April 26th, 2007, 03:06 AM
A Mafersa morreu.A Alstom não sabe fazer trem de passageiros(pelo menos no Brasil).

A Material Ferroviário S/A foi uma empresa estatal responsável pela fabricação de parte do material ferroviário brasileiro. Essa empresa surgiu em 1957 e fez os trens de quatro linhas da CPTM e duas do Metrô de São Paulo . Nos últimos anos fabricou também ônibus modelo M - 210 turbo padron. Em 1991 ela foi privatizada e após uma séria crise, ela encerrou as suas atividades, que acabou sucedida por duas empresas, que são a MWl Brasil Rodas e Eixos e Alstom.

fonte:wikipedia

acho que a empresa em si já era...mas suas instalações foram divididas entre duas empresas que ainda produzem material ferroviário atualmente...estou certo??????????