View Full Version : Construção das Portas do Parque Nacional do Gerês

PedroGabriel
May 23rd, 2007, 04:15 PM
A terceira porta de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) começará a ser construída ainda este ano. A Porta de Lindoso ficará integrada no complexo do Castelo daquela famosa aldeia do concelho de Ponte da Barca, com vista para a serra da Peneda, a norte, e a para a Barragem do Alto do Lindoso, no rio Lima. Por causa desta localização, a porta, um investimento de 600 mil euros, financiado a 75 por cento por fundos europeus e por verbas da autarquia, terá como tema a componente geológica e hídrica do PNPG.
O projecto foi ontem apresentado no Castelo do Lindoso, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa - que se deslocou ao PNPG no Dia Internacional da Biodiversidade para apresentar também um projecto de sequestro de emissões de dióxido de carbono (ver PÚBLICO de ontem - e para assistir no local a um balanço do grande incêndio que, no ano passado, afectou a zona do Mezio e a mata do Ramiscal, em Arcos de Valdevez (ver texto na pág. 11).
Há vários anos que o parque planeia a construção de cinco portas (ou seis, já que Montalegre terá duas estruturas, uma na vila e outra na Paradela), mas, até agora, só as de Campo do Gerês, em Terras de Bouro, e Lamas de Mouro, em Melgaço, estão a funcionar, faltando também construir a de Mezio, nos Arcos.
Construídas em zonas exteriores ao parque mas de acesso privilegiado a este território protegido, o único com estatuto nacional, as portas servem de atracção dos visitantes - cujos fluxos podem, assim, ser melhor monitorizados - e para orientação dos mesmos, que ali podem recolher informação enquadrada sobre o PNPG. Tendo em conta este objectivo, a Porta do Lindoso terá duas entradas com acesso a uma zona de recepção, a uma exposição militar na torre de menagem e a uma oficina temática com exposição sobre o parque.
gostei :) Também acho que o parque deve ser aumentado até essas portas, para que os animais tenham mais espaço, quanto maior, melhor para os animais que ali fazem a sua vidinha.

Arpels
May 23rd, 2007, 04:29 PM
é uma boa forma de monotorizar as entradas e saidas no parque e informar os viajantes sobre o k ha para ver sim sr. :yes: boa iniciativa.

doria
May 23rd, 2007, 07:31 PM
se for bem planeado, penso que sim!, será algo bom

pedrodepinto
May 23rd, 2007, 08:30 PM
se for bem planeado, penso que sim!, será algo bom

Com certeza o será, excelente iniciativa :yes:! Criar habitats (ou pelo menos estender o parque crinado-os inidirectamente) é bastante bom!

snitrom
May 23rd, 2007, 08:57 PM
gostei :) Também acho que o parque deve ser aumentado até essas portas, para que os animais tenham mais espaço, quanto maior, melhor para os animais que ali fazem a sua vidinha.

Excepto a porta de Montalegre todas as outras portas estão dentro do parque!
O parque devia era ser igual à rede Natura2000 do Gerês. Nas outras áreas, como a serra da Estrela, como a rede natura era menor que o parque diminuíram o parque, mas aqui como a rede natura é quase o dobre do actual parque o governo nem uma palha mexe!:bash: É só interesses....

E já agora esse projecto das portas já tinha sido idealizado nos anos 70! Isso já vem é muito tarde.

doria
May 23rd, 2007, 09:19 PM
bem! é melhor não falares mt bem do parque natural da serra da estrela, que aquilo é uma autentica pouca vergonha

snitrom
May 23rd, 2007, 10:39 PM
bem! é melhor não falares mt bem do parque natural da serra da estrela, que aquilo é uma autentica pouca vergonha

Eu não falei bem! Apenas disse que o governo para diminuir o parque natural da estrela argumentou com a rede natura 2000, mas esses mesmos argumentos aplicados ao Gerês o governo já não valida porque a rede natura do Gerês é o dobro do actual parque. Só utilizam para o que lhe interessam!

Agora se a redução da área na estrela foi bom ou não? Eu pessoalmente não comento porque desconheço a situação actual da serra. Já fui lá algumas vezes, mas nunca me cativou, apesar de ser montanhista amador.

doria
May 24th, 2007, 02:14 AM
não estou a par dessas questões politicas e geograficas :dunno:

JohnnyMass
May 24th, 2007, 10:46 PM
Por acaso não me lembro mesmo de ver a porta do Campo de Gerês... não deve ser uma grande porta!:lol:

Não é uma destas de certeza!:D
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/yellowtone/y11.jpg

snitrom
May 24th, 2007, 10:58 PM
^^ Não tem nada a ver :lol:
As portas do Gerês não é nada mais nada menos que uma casa/barraca onde podes obter informações sobre o parque! É daquelas coisas primárias que um parque deverá possuir. Enfim, mas em Portugal para abrir umas barracas são preciso 30 anos! Quantos serão precisos para fazer um plano de ordenamento do parque? Sim porque ele já existe à mais de 30 anos e ainda não possuiu um plano de ordenamento....

JohnnyMass
May 24th, 2007, 11:05 PM
tb não me lembro de ver a barraca!:lol: que barraca!:lol: Pois...os planos de ordenamento... hoje em dia quando se cria uma área protegida tem obrigatoriamente de se apresentar o plano logo de seguida. Já agora, muito brevemente vamos ter mais uma área protegida no norte de portugal!:D e tem dedo meu!:D

PedroGabriel
May 25th, 2007, 02:05 AM
tb não me lembro de ver a barraca!:lol: que barraca!:lol: Pois...os planos de ordenamento... hoje em dia quando se cria uma área protegida tem obrigatoriamente de se apresentar o plano logo de seguida. Já agora, muito brevemente vamos ter mais uma área protegida no norte de portugal!:D e tem dedo meu!:D

a sério qual?

Vão fazer em Vila do Conde uma, vai ser um Parque Metropolitano. Fica em Mindelo. É fixe, a Póvoa fica no meio de dois parques na costa.

É esse ou é outro?

Portugues de Macau
May 25th, 2007, 02:55 AM
È uma ideia banal com um objectivo pouco claro. A Porta de Lindoso poderá ser um verdadeiro ataque à paisagem local.

Arpels
May 25th, 2007, 11:22 AM
ataque as portas é o k fizeram ás portas do cerco :sleepy: quase desapareceram no meio dos edificios....

snitrom
May 25th, 2007, 03:22 PM
Bem, peço desculpa, mas quando disse que as portas eram barracas estava errado:hammer:. As portas são edifícios do estado já existentes, casas de vigia, castelos (Lindoso), entre outros que estão a ser restaurados para este fim. É um local onde se pode obter informações, centros interpretativos, etc, sobre o parque.

JohnnyMass
May 26th, 2007, 11:31 PM
a sério qual?

Vão fazer em Vila do Conde uma, vai ser um Parque Metropolitano. Fica em Mindelo. É fixe, a Póvoa fica no meio de dois parques na costa.

É esse ou é outro?
é esse do Mindelo!:yes: Vai chamar-se Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde.;)

PedroGabriel
May 27th, 2007, 04:43 PM
mas olha que declarar apenas não resolve muito, é preciso fazer muito para aquilo ter consistência e valor real. Há muita construção nessas bandas. Por exemplo em Areia. Aquilo até já poderia ter estatuto de Vila, tal o "desenvolvimento".

De qualquer forma é bom para nós, a Póvoa pode crescer à vontade e continuar a ter natureza por todo o lado. Mas não acredito muito no sucesso dessa paisagem protegida, há muita pressão urbanística :(