View Full Version : Transporte Urbano em Curitiba

Heilig
June 11th, 2007, 08:07 PM
http://xs116.xs.to/xs116/07241/Curitiba_TP.JPG (http://xs116.xs.to/xs116/07241/Curitiba_PublicTransport.png)
Clique no mapa para ter o mesmo em tamanho maior.

O sistema de ônibus de Curitiba é um dos mais modernos e eficientes
do Brasil. Com apenas uma passagem é possível andar a cidade inteira,
pois os terminais permitem integração. O transporte é feito em
categorias:

Alimentador

Veículos na cor Laranja que ligam os bairros aos terminais e são operados
por veículos Padron, com capacidade para 80 passageiros e Articulados,
com capacidade para 160 passageiros.

Convencional

Veículos na Cor Amarela sem integração que ligam os bairros ao centro.
Ou linhas com integração ligando dois pontos opostos da cidade, que são
chamadas de Convencionais Radiais Integradas ou Troncais.

As linhas Convencionais são operadas por veículos Padron, para 80
passageiros e Micro-ônibus para 40 passageiros.

As linhas Troncais são operadas por veículos Padron e Articulados.

Linha direta

Também é chamada de Ligeirinho, é operada com veículos Padron
na cor cinza e com desembarque em nível nas Estações-Tubo.

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur0.JPG
Estação-Tubo

Os ligeirinhos operam linhas que ligam Centro a alguns bairros, Radiais, que
não passam pelo centro e Metropolitanas que ligam cidades da Região
Metropolitana a Curitiba

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur8.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur9.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur10.JPG

Interbairros

A categoria Interbairros é composta de seis linhas que ligam diversos
bairros da cidade se passar pelo centro. Nas Linhas Interbairros I e
Interbairros VI, são utilizados veículos Padron de cor verde. Já nas
linhas Interbairros II,III,IV e V são utilizados veículos Articulados,
também de cor verde.

Expressos

Linhas operadas por veículos Biarticulados de 25 ou 27 metros de cor
vermelha, com cinco portas a direita, a nivel de estação tubo, ligam
os eixos Leste-Oeste, Norte-Sul e Boqueirão, através de canaletas de
circulação exclusiva, com o desembarque em nível nas Estações-Tubo.

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur1.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur2.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur3.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur4.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur5.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur6.JPG

http://xs116.xs.to/xs116/07241/cur7.JPG

Circular centro

Linha operada por Micro-ônibus na cor branca que circula o Centro da
cidade. A maioria dos veículos dessa linha não possui bancos, apenas
encostos.

Observação: Os ônibus denominados como Padron são ônibus comuns,
não articulados. Os Padron Alimentadores e Convencionais operam com
três portas a direita, e os Padron Linha Direta com duas portas com
embarque em nível do tubo, por meio de rampas, e uma porta adicional
ao nível da rua do lado direito, somente para uso que não dos passageiros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_urbano_em_Curitiba
http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/Abav/saladeimprensa/fotos/transpo/index.html

Ar-Nimruzîr
June 11th, 2007, 08:16 PM
O sistema de Rapid Bus Transit (RBT) é bom para cidades médias, não para uma metrópole como Curitiba. Torço para que todas as atuais linhas de RBT sejam convertidas para metrô. Parece que a linha 1 (Boqueirão - Pinheirinho) sai logo, caso consiga ser incluída no PAC ou obtendo alguma outra forma de financiamento.

Kléston
June 12th, 2007, 02:07 AM
Numa boa.. O trânsito de Curitiba tá cada dia pior.. antigamente só congestionava nos horários de pico.. E agora, a qualquer hora do dia, sempre filas, em todas as regiões da cidade..
Ainda chega a fluir, mas mesmo assim tá piorando muito em tão pouco tempo..
O famoso transporte urbano já está saturado há vários anos, por mais organizado que seja, sempre lotado, e parece que ninguém percebeu..
E o pior é que continuam insistindo nisso, já que o tão divulgado metrô na BR-476, foi trocado por mais um corredor de ônibus.. :ohno:

ricardohaab
June 12th, 2007, 02:15 AM
^^ BR 116 vc quis dizer
mas mesmo assim cara, ainda é a melhor opcao. Quando estudaram metro de superficie na BR realmente nao havia demanda suficiente. O corredor de onibus ja é o suficiente pra desafogar essa regiao da cidade. A expectativa é ue isso ajde a desafogar as outras linas da regiao. Nao sei se vai funconar, mas tenho certeza que linha Inter2 vai desafogar bastante

Kléston
June 12th, 2007, 02:23 AM
Depois da construção do Anel Viário, a BR-116 passou a ser a 476..
Mas com certeza.. O transporte daqui é muito melhor comparado aos das demais cidades brasileiras, isso sem dúvida..
O que acho é que os ônibus estão perdendo espaço.. Quase todo mundo que pode ter um carro, acaba comprando, e deixando de usar o transporte coletivo, tanto que a própria prefeitura admite que por mês 'nascem' mais carros que pessoas na cidade...
Eu mesmo, até ano passado, pegava três ônibus para ir para a faculdade (ao menos pagava uma só passagem, devido à integração), mas demorava quase 40 minutos, além de ter que enfrentar o Inter 2, a pior linha da cidade, e agora que tenho carro, apesar dos congestionamentos, demoro de 15 a 20..

EricoWilliams
June 12th, 2007, 04:42 AM
O transporte de Curitiba é excelente, ficaria completo com pelo menos duas linhas de metro!

EduPR
June 12th, 2007, 04:48 AM
O transporte de Curitiba é excelente, ficaria completo com pelo menos duas linhas de metro!

Faz logo umas três prá fica jóia!:cheers:

spca
June 13th, 2007, 03:27 AM
O sistema de Rapid Bus Transit (RBT) é bom para cidades médias, não para uma metrópole como Curitiba. Torço para que todas as atuais linhas de RBT sejam convertidas para metrô. Parece que a linha 1 (Boqueirão - Pinheirinho) sai logo, caso consiga ser incluída no PAC ou obtendo alguma outra forma de financiamento.

Concordo contigo, o sistema com ônibus chega uma hora que não aguenta mais. Mas em Curitiba esse sistema foi implantado ha uns 40 anos, a cidade era bem menor. Mas os corredores de ônibus foram bons pq ordenaram o crescimento da cidade. Agora fica muito fácil de instalar o metrô.
Não acho que todas as linhas de ônibus expressos devam ser convertidas para metrô. Algumas não tem uma demanda que justifique isso.

A linha 1 do metrô de Curitiba, irria do Pinheirinho até o Cabral. Nesse trajeto há uma estimativa de 300 mil passageiros por dia nos ônibus hoje. Se colocarem um metrô nesse trecho a demanda com certeza seria altíssima.

O principal problema dos ônibus bi-articulados é a sua velocidade. Na linha onde pretende-se implantar o metrô a média de velocidade é de 16 km/h (que eu mesmo medi num fim-de-semana), principalmente pela quantidade de semáforos no trajeto e a pequena distância entre as estações (500 m, em média).

EduPR
June 13th, 2007, 04:22 AM
Já que você mencionou as demandas dos corredores de ônibus, eu achei essa tabela no site da CBTU:

Linha/Eixo: Demanda atual:
Norte----------130mil
Sul------------260mil
Leste----------115mil
Oeste----------80mil
Boqueirão------125mil

spca
June 13th, 2007, 04:54 PM
^^

Valeu pelos dados Edu.
Será que da pra confiar?

spca
June 13th, 2007, 05:00 PM
opsss

EduPR
June 13th, 2007, 06:07 PM
^^

Valeu pelos dados Edu.
Será que da pra confiar?

Deve estar certo. Você achava que tivesse menos movimentado?

spca
June 13th, 2007, 11:48 PM
Deve estar certo. Você achava que tivesse menos movimentado?

Não acho nada... heheheheh... é que não deve ser muito preciso, já que é quase impossível saber quantas pessoas andam no sistema, já que é integrado. Um cidadão pega um ônibus alimentador, desce no terminal, pega o expresso, desce em outro terminal pegando outro alimentador. Dai fica difícil quantificar esse tipo de passageiro, ja que ele não passa em nenhum controle (catraca) ao trocar de ônibus. Então eu acho que é uma estimativa meio "por cima".

EduPR
June 14th, 2007, 03:13 AM
Tem razão, uma parte dos passageiros embarcam em terminais fora dos principais eixos e como tá tudo integrado não pagam outra passagem nem passam pela catraca.

Fabius_
June 14th, 2007, 02:58 PM
Essas estações-tubo são uma beleza!
Uma pena que esse sistema já esteja saturado.
Mas também não sei se metrô seria uma boa...já imaginaram as rachaduras, desapropriações, incômodos...

renanfsouza
June 14th, 2007, 06:37 PM
Eu já tinha visto fotos do sistema de ônibus de Curitiba. Realmente é impressionante. Como será que andam as negociações do metrô ?

Curitiba deve ser uma bela cidade. Espero conhecê-la um dia.

EduPR
June 15th, 2007, 04:02 AM
Ficaram de fazer o projeto até esse mês pro metrô poder entrar no PAC. Eu gostaria de saber mais notícias.

CondeOlaf
June 16th, 2007, 09:21 PM
Numa boa.. O trânsito de Curitiba tá cada dia pior.. antigamente só congestionava nos horários de pico.. E agora, a qualquer hora do dia, sempre filas, em todas as regiões da cidade..
Ainda chega a fluir, mas mesmo assim tá piorando muito em tão pouco tempo..
O famoso transporte urbano já está saturado há vários anos, por mais organizado que seja, sempre lotado, e parece que ninguém percebeu..
E o pior é que continuam insistindo nisso, já que o tão divulgado metrô na BR-476, foi trocado por mais um corredor de ônibus.. :ohno:

Ah é é?
E os onibus? São bons e confortaveis pelo menos?
A frequencia deles tambem é boa?
Aqui tentaram fazer integração, mas apenas os terminais da ilha (exceto o Saco dos Limões) funcionam. O TIJAR(Jardim Atlantico) e TICAP(Capoeiras) estao as moscas.

Kléston
June 17th, 2007, 03:30 AM
Ah é é?
E os onibus? São bons e confortaveis pelo menos?
A frequencia deles tambem é boa?
Aqui tentaram fazer integração, mas apenas os terminais da ilha (exceto o Saco dos Limões) funcionam. O TIJAR(Jardim Atlantico) e TICAP(Capoeiras) estao as moscas.

Sim, este ano compraram mais de 200 novos ônibus, inclusive biarticulados, que substituiram os antigos. Inclusive, são bem modernos, com letreiros eletrônicos indicando a linha, as próximas paradas (além da gravação "Prox. Parada, Estação XXX), tem até musiquinha...
A frequência também é boa e os atrasos não são frequentes.. Inclusive, há o 156, número da prefeitura, que te passa o horário que cada linha passa em determinado ponto, e dificilmente atrasam..
Já andei de ônibus umas 4x em Floripa há uns três anos atrás na alta temporada e já era integrado, e pelo menos naquele momento achei muito bom.. Quase sempre ia sentado.. Pegava no Centro próx. do Shopping Beira-Mar e ia até Ingleses, passava pelo TICAN e pelo TISAN.. Inclusive, durante o Planeta Atlântida, nas duas noites, lembro que na saída haviam dezenas de ônibus para levar a galera para o Centro (milhares de pessoas)

CondeOlaf
June 21st, 2007, 06:16 PM
Os bi-articulados tem ar condicionado?
Aqui em 2002, a Canasvieiras comprou inúmeros biarticulados com arcondicionado, mas em 2005 já tinham sumido. A Transol fez o mesmo, junto com a Insular. Hoje nao tem nenhum biarticulado com a/c em toda Grande Florianópolis.

spca
June 22nd, 2007, 05:16 AM
^^ nenhum ônibus em curitiba possui ar-condicionado. Infelizmente

p.s. mas alguns tocam musiquinha....

Mateus Hidalgo
June 22nd, 2007, 08:37 AM
que pena, pensei que o trânsito de Curitiba ainda fosse exemplar. Como andam os investimentos na expansão das linhas e do sistema? Uma hora tem que investir, se não o serviço satura, né? rs

rmello
June 23rd, 2007, 02:34 AM
Ah, mas vcs aí de Curitiba reclamam de barriga cheia... td bem, o sistema tá longe do ideal, mas eh beeeeeeeem acima da media pra capitais do mesmo porte.. sem comparaçao...
Qm dera BH tivesse um transito tao organizado qnto o de ctba!

ricardohaab
June 23rd, 2007, 02:55 AM
Os bi-articulados tem ar condicionado?
Aqui em 2002, a Canasvieiras comprou inúmeros biarticulados com arcondicionado, mas em 2005 já tinham sumido. A Transol fez o mesmo, junto com a Insular. Hoje nao tem nenhum biarticulado com a/c em toda Grande Florianópolis.

em Curitiba sao poucos com ar condicionado, e eu digo poucos mesmo
ate hoje so vi 2, em um intervalo de uns 3 anos hehehe
um em uma linha que ia para uma cidade da regiao metropolitana ( araucaria ), que na rota tem paradas MUITO distantes, e outro na linha INTER2 ( ligeirinho mais congestionado da rede )

did SSA
June 23rd, 2007, 05:39 PM
tao reclamando porque não conhecem o transporte urbano das outras capitais...

muito exemplar,curitiba é a cidade que lidera,na minha opiniao,os avanços do brasil e futuramente,quem sabe,outras grandes cidades tenham um transporte urbano como esse...!

anzo
June 23rd, 2007, 06:10 PM
A linha circular centro (aqueles ônibus pequenos, brancos) tem ar-condicionado e se não me engano a passagem é um pouco mais cara...

spca
June 23rd, 2007, 06:52 PM
em Curitiba sao poucos com ar condicionado, e eu digo poucos mesmo
ate hoje so vi 2, em um intervalo de uns 3 anos hehehe
um em uma linha que ia para uma cidade da regiao metropolitana ( araucaria ), que na rota tem paradas MUITO distantes, e outro na linha INTER2 ( ligeirinho mais congestionado da rede )

Tem certeza que era ar-condicionado?, pq eu nunca vi (e ando muito de ônibus). O ônibus com ar tem uma corcova em cima

Kléston
June 23rd, 2007, 07:02 PM
Eu acho que não é com o pensamento de que por que aqui ainda é melhor que outros lugares, devemos nos contentar e achar que está tudo perfeito. Sempre devemos nos basear no melhor e não no pior..

Quanto aos investimentos, após vários anos sem a construção de novos eixos exclusivos de ônibus (canaletas), a prefeitura começou a construção da Linha Verde, na BR que corta a cidade.. Alguns vídeos sobre:

http://www.youtube.com/watch?v=fH2XFyMzCmU
http://www.youtube.com/watch?v=gJ0mmh6kjEw

EduPR
June 24th, 2007, 04:16 AM
Eu nunca peguei um ônibus com ar-condicionado em Curitiba. Só uma dúvida: A linha verde vai ter trânsito contínuo ou vai ter um semáforo pra cada esquina?

ricardohaab
June 24th, 2007, 05:12 PM
Tem certeza que era ar-condicionado?, pq eu nunca vi (e ando muito de ônibus). O ônibus com ar tem uma corcova em cima

exatamente
tenho certeza absoluta

ricardohaab
June 24th, 2007, 05:16 PM
Eu nunca peguei um ônibus com ar-condicionado em Curitiba. Só uma dúvida: A linha verde vai ter trânsito contínuo ou vai ter um semáforo pra cada esquina?

nao sei responder ao certo, mas acredito que vai ser continuo. Se nao for, serao bem poucos sinaleiros pois quando ainda era a antiga BR ja existiam viadutos em quase todos os cruzamentos, e em um dos locais onde nao tem viaduto vai ser feita uma trincheira.

EduPR
June 24th, 2007, 06:12 PM
Tomara que seja contínuo mesmo. Só quem já foi pra São José dos Pinhais pela Marechal Floriano sabe a quantia que é estressante andar quilômetros parando de esquina em esquina.:wallbash:

Hideki
June 24th, 2007, 06:48 PM
Embora não tenha ido até Curitiba, pelo que sempre escuto das pessoas é que o sistema de transporte coletivo é exemplo para todo o país. SP tem um sistema muito parecido, se não copiado. Mas a tendência é saturar mais. Aqui em SP já saturou faz tempo, nos corredores tem muita lentidão, carros lotados...o jeito é Metrô mesmo.

Kléston
June 24th, 2007, 06:54 PM
Eu imagino que não será contínuo. No próprio vídeo, dá pra notar os cruzamentos em nível com semáforo, o que é uma pena mesmo. Curitiba não é muito caracterizada por cruzamentos complexos, interseções em dois ou mais níveis. Temos poucos trevos na cidade.

As principais avenidas cortam a BR por viadutos e acredito que estes serão mantidos, mas se serão construídos novos, acho que não. Estas pistas rápidas devem seguir o mesmo modelo das vias rápidas que já existem e ligam o Centro aos bairros, com semáforos sequenciais, velocidade de 70km/h igual na Av. das Torres e vários radares.. >(

EduPR
June 24th, 2007, 08:01 PM
Eu também acredito que vai ficar igual à Av. das Torres. Viadutos aumentariam muito o custo do projeto.

CondeOlaf
June 24th, 2007, 09:05 PM
Jurava que Curitiba tava perto de ter 100% da frota com ar condicionado. Aqui em Florianópolis, a linha CENTRO-UNISUL/São Pedro de Alcântara, 80% tem A/C
E dentro da cidade mesmo, uns 10% tem AC

ricardohaab
June 24th, 2007, 11:55 PM
Jurava que Curitiba tava perto de ter 100% da frota com ar condicionado. Aqui em Florianópolis, a linha CENTRO-UNISUL/São Pedro de Alcântara, 80% tem A/C
E dentro da cidade mesmo, uns 10% tem AC

Meu amigo, eu do graças a deus por nao ter ar condicionado hahaha
o povo daqui é esquisito
a temperatura nao pode cair abaixo de 15 gruaus, o que é super comum, que todo mundo fexa as janelas. A janela do meu lado ninguem tasca, pode tar 5 graus que eu nao dexo fexar. Ta com frio sai com blusa.

Squibb
June 25th, 2007, 07:30 AM
Dois anos atrás, no primeiro inverno que eu estava aqui em Curitiba, peguei catapora graças ao sistema de transporte público de Curitiba. Os cara andam em 300 dentro de um onibus e ninguem abre a janela "pq tá frio". É uma vergonha a falta de discernimento do povo.

Gonzales_Ctba
June 25th, 2007, 01:28 PM
O Circular Centro não é mais cara a passagem, é mais barata! Pego ele todos os dias para vir pro trabalho! A passagem custa R$1,00, são duas linhas sentido horário (002) e sentido anti-horário (001)! Nenhum deles tem ar-condicionado, a maioria não tem nem acento, são apenas encosto para o trazeiro, ehehe! As meninas ficam mostrando o cofre na janela, engraçado!
O ônibus mais caro (R$6,00) é o Aeroporto Executivo, uma linha que vai do aeroporto ao centro, passando pelos principais hoteis da cidade, é um microonibus com ar e TV. Já vi alguns ligeirinhos com ar, geralmente da linha Araucária, como foi dito antes!
Ah, o que falta é ar-condicionado nas maiores estações tubos do sistema, tipo, Eufrásio Correia, Praça Rui Barbosa, Central e Carlos Gomes! No verãozão é bravo pegar o Expresso nelas!

BrunoVix
June 25th, 2007, 03:19 PM
Também com o frio de Curitiba, pra que ar-condicionado? :D

Gonzales_Ctba
June 25th, 2007, 03:33 PM
Também com o frio de Curitiba, pra que ar-condicionado? :D

Não é tão frio assim! Mas a temperatura amena ajuda muito! Só reafirmo que as estações tubo poderiam sem climatizadas, pra que mesmo no dia mais frio de inverno fique agradável!

ricardohaab
June 26th, 2007, 12:54 AM
Dois anos atrás, no primeiro inverno que eu estava aqui em Curitiba, peguei catapora graças ao sistema de transporte público de Curitiba. Os cara andam em 300 dentro de um onibus e ninguem abre a janela "pq tá frio". É uma vergonha a falta de discernimento do povo.

Não é tão frio assim! Mas a temperatura amena ajuda muito! Só reafirmo que as estações tubo poderiam sem climatizadas, pra que mesmo no dia mais frio de inverno fique agradável!

Eu sei que 50% da populacao de Curitiba nao nasceu em Curitiba, e veio principalmente de locais mais quentes, e ate podem nao estar acostumados com o "frio" daqui, mas eu fico p... da vida com as janelas todas fexadas no onibus. Uma vez uma mulher de microsaia e miniblusa, com 10º la fora, veio fexando minha janela, hahaha, praque, a minha nao, ta com frio se vista decentemente. Eu que nao vo fica doente por medo de pega um ventinho

Romanini
June 26th, 2007, 01:12 AM

Tá aiii , concordo contigo . E seja bem vindo Gonzales .
Ps . Se quiser participar de um encontro , agente tá marcando um para os membros de Curitiba se encontrarem , O thread deve estar na segundo ou terceira página no boteco , será bem vindo .
abracos.

Gonzales_Ctba
June 26th, 2007, 01:27 PM
Tá aiii , concordo contigo . E seja bem vindo Gonzales .
Ps . Se quiser participar de um encontro , agente tá marcando um para os membros de Curitiba se encontrarem , O thread deve estar na segundo ou terceira página no boteco , será bem vindo .
abracos.

Valeu, obrigado!! Havia feito outro cadastro, me embananei, perdi a senha e não consegui logar mais! ehehe! Principiante! Na verdade de ontem pra hoje a senha que inseri também não estava funcionando, mas consegui resetar!
Valeu pelo convite, vou visitar!!! Tks!
Abs.