View Full Version : Obras do Expresso ABC iniciam em 2008

ncjrsa
July 5th, 2007, 01:42 AM
Fonte: http://home.dgabc.com.br/materia.asp?materia=593551

Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC

---------------------

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella Pereira, anunciou ontem que as obras do Expresso ABC começam até o meio do ano que vem. Trata-se da nova linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que o governo do Estado promete concluir até 2010.

Com o Expresso ABC, o trajeto de São Caetano à estação da Luz vai durar oito minutos. Hoje, o demora 18 minutos. O projeto vai custar R$ 1.114 bi e necessita do setor privado, na forma de PPP (Parceria Público-Privada), para ser colocado em prática.

O trem percorrerá o trajeto da atual linha D (Luz-Rio Grande da Serra), que terá a estrutura modernizada e mais trens para os atuais 268 mil passageiros diários. Com o Expresso ABC, este contingente pulará para 670 mil passageiros por dia, segundo o secretário.

“Até o início de agosto, o Conselho Gestor da Secretaria de Planejamento e a CPTM terão terminado as análises para formatar a PPP”, diz. Além do Expresso ABC, o secretário detalhou as medidas de modernização da linha férrea e expansão do Metrô. O investimento total, segundo ele, será de R$ 16.307 bi. As regiões envolvidas serão São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

O anúncio foi feito na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para platéia lotada de possíveis investidores. Portella disse que sem a participação da iniciativa privada, as medidas “não ficam de pé”. No caso do Expresso ABC, o secretário aposta que não haverá dificuldades em conseguir investidores. “É uma PPP fácil de fazer pelo retorno, até mais fácil que a do Expresso Guarulhos”, disse, sobre o projeto ferroviário do pacote que ligará o Centro da Capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O Expresso ABC contará com 10 trens novos que farão o percurso Luz-Mauá (25 quilômetros) com velocidade média de 50 a 60 km/h, contra os 40 km/h de hoje. A linha servirá as estações Luz, Brás, São Caetano, Santo André e Mauá. Da Luz a Santo André, a viagem está prevista para levar 12 minutos. Hoje, os trens levam 30 minutos neste trecho. Há parada prevista na Tamanduateí quando a linha 2 (Verde) do Metrô alcançar a estação.
Sobre a tarifa, Portella admitiu que o preço será maior que os atuais R$ 2,30 do trem. “Será uma viagem diferenciada, mas o valor depende dos termos da licitação.”

Governo garante 40% do valor das obras

Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC

“É perfeitamente factível. Não é só um anúncio de obras. Estão todas ancoradas no orçamento”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella Pereira. Do total, R$ 16.307 bi, ele diz que o governo tem R$ 6,5 bi (40%) disponível em caixa. Pelo menos R$ 5,3 bi virão de financiamentos (33%) e R$ 3,8 bi (23%) das PPPs. Somados, os aportes da iniciativa privada totalizam 56%.

Entre os anúncios, uma das mais significativas é a expansão dos atuais 61,3 quilômetros do Metrô para 240 quilômetros até 2010. Até hoje, a taxa média de crescimento da rede do Metrô tem sido de 1,5 quilômetro por ano. Com o plano, as linhas devem se expandir, na média, 18 quilômetros a cada 12 meses. No cronograma do governo, já estão previstas mais de 80 licitações para obras da CPTM, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e Metrô.

Na expansão da Linha 2 (Verde) do Metrô, do Alto Ipiranga à Vila Prudente, cujo orçamento atinge R$ 1,9 bi, estão previstas novas estações como Sacomã, Vila Prudente e Tamanduateí, que terá um grande terminal de trem e ônibus, facilitando o acesso dos moradores de São Caetano. Aumentarão ainda os trajetos das linhas 4 (Amarela, da Luz à Vila Sônia) e 5 (Lilás, do Capão Redondo ao Largo 13). O pacote prevê ainda o Expresso Aeroporto e a linha Luz/Guarulhos. No caso do expresso, a viagem da Luz até Cumbica (27 quilômetros) levará 20 minutos e atenderá 20 mil pessoas por dia, que devem desembolsar de R$ 25 a R$ 30.

Como assim preço maior? Sinceramente, não vejo como praticar uma tarifa maior apenas nessa linha. Como seriam as transferências? Eu pego um trem de 2,30, chego na luz, pego o expresso e dou mais 20 centavos pro "cobrador"? Acho meio impossivel quererem cobrar a mais (muitas estações nem estrutura pra isso terão, a Luz, por exemplo vai ter 30 mil linhas passando na mesma plataforma). Sem contar que acho uma sacanagem das grandes...o EL tem o mesmo preço das outras linhas, pq o ABC teria que pagar mais?

som942
July 5th, 2007, 01:54 AM
^^ eu nao sei como vao fazer isso, mas é possivel sim. talvez atraves do cartao

quanto ao expresso leste, ele nem é tãooo bom assim. ele peca muito na velocidade, pq entre itaquera e bras, a diferença n passa dos 5 minutos entre os dois sistemas. O metro ainda leva vantagem pq vai direto pro centrão, enquanto o expresso leste nao. Logo, mta gente ( mta mesmo ) q mora nas imediacoes de itaquera, dom bosco, jose bonifacio e guaianases, prefere ir ate itaquera de perua e de la pegar o metro. o grosso do expresso leste vem do pos guaianases e guaianases. agora é um absurdo estacoes em bairros taopopulosos como itaquera e jose bonifacio ficarem as moscas por causa desses detalhes. Deviam aumentar bastante a velocidade do trem, poxa!

lipe_andreense
July 5th, 2007, 02:05 AM
também não entendo como farão essa diferença de preço. espero que não seja como a "integração" do terminal sacomã, sobe escada, desce escada, passa cartão aqui, ali.

e pelas pessoas que conheço que vão direto à Luz, tenho certeza que não pagariam mais por esse serviço. EU não pagaria.

som942
July 5th, 2007, 02:11 AM
^^ te garanto q vai ter mta gente q pague, especialmente quem hj vai de carro pra sp !

se o expresso leste fosse mais rapido, eu pagaria a mais sim!

vai ser algo meio divisor de classes, mas fazer o q né

ncjrsa
July 5th, 2007, 02:24 AM
edit.

ncjrsa
July 5th, 2007, 02:36 AM
Então a massa de pessoas que pega a linha D hoje continuaria pegando a mesma linha? Vale lembrar que muitas pessoas pegam o trem com dinheiro do Vale Transporte, e que muitas empresas altamente mão-de-vaca regulam o dinheiro pra esses funcionários. Ou seja, muitos deles vão tentar pedir a diferença na empresa, e vão receber um sonoro "não"! e ai, por mais "simbolica" que seja essa diferença, eles não vao querer gastar a mais nem a pau!

Na antiga empresa em que eu trampava tiveram a capacidade de contratar uma consultoria, só pra pesquisar linhas de onibus (mais baratas, obvio) pros funcionarios pegarem, e feita a pesquisa, reduziram os valores do VT de um monte de gente. O que era de gente revoltada por ter que andar vários quarteirões pra pegar um onibus não era brincadeira! E com várias empresas o filme irá se repetir..

Essa inclusão das pessoas que vão de carro pra SP tá na cara que vai acontecer (pq de 268 mil pra 670 mil é muita coisa). E isso é muito bom! Menos carro nas ruas é ótimo pras cidades. O que me chateia é essa divisão de classes. Quer dizer que os marmiteiros que continuem levando uma vida pra chegar ao destino, e a elite de terno e gravata que chegue na paulista em 10 min? Non sense essa história de preço pra mim..

som942
July 5th, 2007, 02:40 AM
^^ o mundo é assim meu caro.. infelizmente

mopc
July 5th, 2007, 03:09 AM
É realmente esse "detalhe" do preço caiu muito mal, azedou a excelente notícia. E será que isso sai entre 2008 e 2010 mesmo? Conseguem fazer uma PPP tão rápido? É verdade que poucas obras são necessárias por km, mas será uma nova via mesmo? Irão desmontar e refazer todas as estações existentes??? Porque elas só comportam uma via, não?

lipe_andreense
July 5th, 2007, 03:20 AM
^^ acho q sim, senão ia ser uma coisa bizarra: as estaçoes tem 3 vias
se construissem a 4ª "por fora" seria um trem passando por dentro pra ir e outro por fora pra voltar

as estações que estão incluidas no expresso já possuem 4 vias (exceto Tamanduateí, Bras e Luz, nem sei como ficaram essa duas últimas)

mopc
July 5th, 2007, 04:39 AM
Bom, vamos esperar sair o projeto oficial com os renders para ver como vai ficar essa linha.

som942
July 5th, 2007, 05:07 AM
^^ vai ficar um looosho :D

Gutovsky
July 5th, 2007, 06:14 AM
Poxa, q bom! É uma das regiões mais carentes de acesso com SP!
Quanto à cobrança, ao menos do ponto de vista da execução não tem problemas... Quase todas as cidades que possuem uma rede ferroviária ou metroviária de grande extensão possui formas diferenciadas de pagamento (Londres, por exemplo, possui 4 regiões, sendo que a 4a. é apenas para o Aeroporto). Acho vantagem pagar um pouco mais e chegar em metade do tempo!
Vão substituir a estrutura/trem existente e colocar um novo, ou haverá os dois?

Honda Power
July 5th, 2007, 06:17 AM
Precisam readequar dormentes e linha férrea para aumentar a velocidade do expresso leste, segundo notícia que eu mesmo li aqui.

A CPTM faz essas obras no melhor método pinga-pinga, então não sei quando isso vai ficar pronto.

ncjrsa
July 6th, 2007, 01:33 AM
Poxa, q bom! É uma das regiões mais carentes de acesso com SP!
Quanto à cobrança, ao menos do ponto de vista da execução não tem problemas... Quase todas as cidades que possuem uma rede ferroviária ou metroviária de grande extensão possui formas diferenciadas de pagamento (Londres, por exemplo, possui 4 regiões, sendo que a 4a. é apenas para o Aeroporto). Acho vantagem pagar um pouco mais e chegar em metade do tempo!
Vão substituir a estrutura/trem existente e colocar um novo, ou haverá os dois?

A linha D original será mantida. Ela continuará atendendo as estações que ficaram de fora do expresso.

lipe_andreense
July 6th, 2007, 01:39 AM
Quase todas as cidades que possuem uma rede ferroviária ou metroviária de grande extensão possui formas diferenciadas de pagamento (Londres, por exemplo, possui 4 regiões, sendo que a 4a. é apenas para o Aeroporto). Acho vantagem pagar um pouco mais e chegar em metade do tempo!

acho interessante esse sistema de regiões, quem anda mais paga mais e o contrário tbm.

mas no caso dessa linha as duas fariam o mesmo percurso. e tbm nã entendo como ficariam as integrações, já que o resto do sistema terá preço diferente

richter30
July 6th, 2007, 05:30 PM
Aqui no japão existem trens comuns, semi expressos e expressos....o semi expresso para em menos estações que o pinga pinga, mas tem o mesmo preço....
o expresso ja é diferenciado e tem uma tarifa especial, pois é um trem mais moderno e para somente em estações de grande porte!

RRC
July 7th, 2007, 09:12 AM
Absurdo isso de cobrar mais caro, vai resultar que o trem normal andará lotado e o expresso vazio, vai ser um tiro n' água isso, se o trajeto é o mesmo o preço tb tem que ser, oras!

ThiagoMyung
July 7th, 2007, 09:16 PM
Absurdo isso de cobrar mais caro, vai resultar que o trem normal andará lotado e o expresso vazio, vai ser um tiro n' água isso, se o trajeto é o mesmo o preço tb tem que ser, oras!

Acho que depende.
Por Exemplo, levando como Base o Preço de R$2,30 pra linha D. Suponhamos que o Expresso custe algo em torno de R$2,50 até uns R$2,80. Creio que não várias pessoas pagariam, inclusive eu se estivesse atrasado pra algo por exemplo, ou até mesmo sem saco de ficar 30 minutos dentro de um trem, pagaria tranquilamente.

Mas concordo que acima disso seria impressionantemente abusivo, de forma que teria minhas dúvidas se o pessoal pagaria.