View Full Version : Sá Carneiro vai ter ligação ao TGV

TeKnO_Lx
July 6th, 2007, 11:03 AM
A secretária de Estado dos Transportes garantiu, ontem, que a futura linha ferroviária de Alta Velocidade (AV) terá ligação ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Num debate na Trienal de Arquitectura de Lisboa, Ana Paula Vitorino explicou que o traçado entre a cidade nortenha e Vigo usará parte da linha do Minho, já existente, e que esta "terá de ser ligada" àquela infra-estrutura aeroportuária.

A conexão do Sá Carneiro à rede de AV é uma pretensão da Área Metropolitana do Porto, que na última reunião, na semana passada, deixou claro que estabelecer uma nova rede ferroviária sem uma estação no aeroporto não faria sentido. O anúncio da secretária de Estado vai no sentido da reivindicação dos autarcas da região, muito embora Ana Paula Vitorino tenha frisado que o principal terminal da cidade ficará localizado em Campanhã, uma zona que será alvo de uma ampla intervenção.

Fica assim por saber em que moldes concretos será feita a ligação ao aeroporto. Ana Paula Vitorino adiantou que "está a ser estudado o que pode ser utilizado da linha do Minho para AV", mas é certo que na ligação Porto-Vigo, que deverá estar operacional em 2013, será aproveitado, no troço Porto-Braga, grande parte do traçado da linha convencional do Minho, e que para tal serão feitas obras de modernização da rede actual. Entre Braga e Espanha, o traçado será construído de raiz.

A secretária de Estado aproveitou a ocasião para refutar algumas das críticas que têm vindo a ser feitas ao projecto de AV entre Porto e Lisboa, muitas vezes apontado como desnecessário, face à existência da linha convencional do Norte e aos fracos ganhos de tempo de viagem que irá trazer. Ana Paula Vitorino sublinhou que mais de 80% da ligação ferroviária convencional está a ser utilizada no limite, ou até acima dele, e que a circulação está "no limiar da segurança".

Numa analogia com os transportes rodoviários, disse mesmo que a linha do Norte tem os mesmos constrangimentos que a Estrada Nacional 1, antes da construção da auto-estrada entre Porto e Lisboa há tráfego local, regional, nacional e internacional e não se pode diminuir tempos de viagem nem aumentar a frequência de comboios. E, já que a duplicação de linhas é necessária, fazer um projecto para Alta Velocidade tem sensivelmente os mesmos custos que uma rede convencional, nomeadamente a nível de expropriações, cujo peso na factura final é determinante.

A secretária de Estado reafirmou que, caso o novo aeroporto de Lisboa se localize em Alcochete e não na Ota, não será construída uma estação ferroviária nesta última localidade, e que a ida da infra-estrutura para a margem Sul do Tejo não implicaria desvios no traçado, mas levaria à construção de um ramal de acesso. Uma mexida que não agradaria totalmente a Ana Paula Vitorino "O objectivo da Alta Velocidade é ligar cidades, e não aeroportos", disse.

"Satisfação redobrada", diz Lage

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, em declarações ao JN congratulou-se com a atitude do Governo e, neste caso particular da secretária de Estado dos Transportes, porque entende que "vem dar consistência ao projecto de transformar o aeroporto Francisco Sá Carneiro numa excelente oportunidade para captar passageiros, envolvendo também a região Galiza". Carlos Lage disse ainda que a sua satisfação é redobrada, uma vez que tanto ele como o presidente da Junta da Galiza, conseguiram sensibilizar os governos para tirarem da "gaveta" a ligação do TGV Porto/Vigo.

http://jn.sapo.pt/2007/07/06/economia_e_trabalho/sa_carneiro_ter_ligacao_tgv.html

:applause: :banana:

parece que o Norte conseguiu através de toda a pressão, esperemos que seja verdade!

Arpels
July 6th, 2007, 11:08 AM
nem fazia sentido não ter ligação a linha do TGV...

dvfer
July 6th, 2007, 11:22 AM
tipo... quando é q vcs ouviram que nao iriam construir tal estacao? de jornalistas em artigos d merdA?

Daniel_Portugal
July 6th, 2007, 12:05 PM
obrigado pela noticia Tekno :)

excelente notícia :)

o Porto ter duas estações de TGV será optimo. será optimo haver uma no aeroporto pois irá dar um potencial acrescido ao mesmo.

Gostei tambem da "ampla" intervençao em Campanhã, uma zona não muito IN do Porto, que poderá (e muito provavelmente ficará) ficar excelente. Campanhã junto das Antas, duas zonas em crescimento qualitativo, juntas, que irão dar à zona oriental do municipio mais dinamismo. Bastante bom, ja que a zona ocidental sempre deteve toda a "dinamica".

o proprio pavilhao multiusos de gondomar, tambem nas redondezas, irá fomentar para o dinamismo da zona :)

pedrodepinto
July 6th, 2007, 12:46 PM
Outra situação não faria sentido, mas dando-se a confirmação, todos ficamos a ganhar :okay:! Parabéns ao Porto :applause:!

Reflex
July 6th, 2007, 01:22 PM
Muito bem! Parecia não ter qualquer lógica que o TGV passasse ali tão perto e não tivesse estação no aeroporto! Ficará com excelentes ligações! Diria que mais do que para os portuenses, é 1 excelente notícia para os passageiros do Sá Carneiro vindos do Minho!:okay:

Daniel_Portugal
July 6th, 2007, 01:33 PM
acho que é uma boa noticia para Portugal inteiro.

é que temos que ver uma coisa. o porto tem muito potencial. e quanto mais expremido for esse potencial, mais facilmente a economia de todo o país avança. estamos a falar da competitividade de um terço da pop. do país. nao seria sequer razoavel outra situação.

eu acho que agora se deve começar a acelerar o investimento com nucleo central em coimbra. quer se queira quer nao, coimbra é a solução fora de Porto e Lisboa. Braga e Setubal, duas capitais de distrito maiores que coimbra estão nos aneis de Porto e Lisboa. Coimbra está sozinha. centralizar algum investimento na zona parece-me bem.

Herrmando
July 6th, 2007, 01:53 PM
O projecto da estacao de Campanha terá de sofrer algumas alteracoes. Pelo que me apercebo tem estado parada, será por causa disso?

Reflex
July 6th, 2007, 02:19 PM
Eu diria que é bem possível!;)

HugoK
July 6th, 2007, 02:43 PM
eu acho que agora se deve começar a acelerar o investimento com nucleo central em coimbra. quer se queira quer nao, coimbra é a solução fora de Porto e Lisboa. Braga e Setubal, duas capitais de distrito maiores que coimbra estão nos aneis de Porto e Lisboa. Coimbra está sozinha. centralizar algum investimento na zona parece-me bem.

Sim, concordo. Mas em termos de aerotransporte cada vez menos se justifica um aeroporto regional na zona centro.
Acho que coimbra com uma rede de metro eficaz ligada à estação intermodal de TGV com ligação à Ota/Alcochete e Sá Carneiro é quanto baste (pelo menos num futuro próximo) :)

btw: desde qd setubal é maior que coimbra??? braga ainda é naquela.... é +- o mesmo, agora setubal.....

Daniel_Portugal
July 6th, 2007, 03:07 PM
setubal é muito grande hugo. mas eh como disse. setubal é e sempre será algo na esfera de lisboa. coimbra pode assumir-se por si só, nao estando na esfera de lisboa nem do porto. coimbra pode criar a sua propria esfera. e é bom que o faça rapido... nota que aveiro, na regiao centro, já está na esfera de influencia do porto, e leiria, na regiao centro, já está na esfera de influencia de lisboa.

tal como dizes, um aeroporto pode nao se justificar em coimbra, mas um aeroporto internacional. um aeroporto regional com ligaçoes baratas em escalas no porto e em lisboa para outros lados seria optimo. os conimbricenses passariam a ir de aviao desde a sua cidade. tendo apenas que fazer escala (15 minutos de aviao)... percebes? poderia ter "autocarros aéreos" até ao sá carneiro ou portela (ota?) que facilitassem o acesso aeroportuario de coimbra e da regiao centro. quiçá ate alguns voos internacionais, nomeadamente para a peninsula iberica em geral. coimbra mallorca... coimbra madrid... coimbra barcelona... coimbra santiago. penso que justificava :okay:

dvfer
July 6th, 2007, 03:11 PM
eu ja disse isto aqui, mas olhem que Aveiro está sob muita influencia de Coimbra.... assim como VIseu.. em termos de saude então, qq problema deslocam-se a Coimbra.

HugoK
July 6th, 2007, 03:14 PM
eu ja disse isto aqui, mas olhem que Aveiro está sob muita influencia de Coimbra.... assim como VIseu.. em termos de saude então, qq problema deslocam-se a Coimbra.

sim, isso tb é verdade. por mais estranho que possa parecer ao pessoal do Porto é usual os aveirenses deslocarem-se mais a coimbra que ao porto em caso de necessidade :yes:

setubal é muito grande hugo.
O distrito tem muita gente (mais que o de coimbra) mas é por causa de lisboa. setubal em si é bem mais pequena
tal como dizes, um aeroporto pode nao se justificar em coimbra, mas um aeroporto internacional. um aeroporto regional com ligaçoes baratas em escalas no porto e em lisboa para outros lados seria optimo. os conimbricenses passariam a ir de aviao desde a sua cidade. tendo apenas que fazer escala (15 minutos de aviao)... percebes? poderia ter "autocarros aéreos" até ao sá carneiro ou portela (ota?) que facilitassem o acesso aeroportuario de coimbra e da regiao centro. quiçá ate alguns voos internacionais, nomeadamente para a peninsula iberica em geral. coimbra mallorca... coimbra madrid... coimbra barcelona... coimbra santiago. penso que justificava :okay:
sim, tb acho que justifique. principalmente se se conseguir que sirva não só coimbra mas tb de certa forma viseu, cast. branco, covilhã, etc :yes:

Daniel_Portugal
July 6th, 2007, 03:25 PM
peço desculpa mas terei que discordar. percapita será possivel que mais pessoas de aveiro vao a coimbra... em termos brutos... nao. de todo.

faço-vos lembrar que aveiro-coimbra tem uma linha de comboio urbana da rede CP Porto. de 45 em 45 minutos chegam comboios da linha de aveiro carregados de pessoas.

posso adiantar tambem que o trajecto pela autoestrada aveiro-porto eh mais rapido que aveiro-coimbra. (a1).

por fim, adianto que a zona norte do distrito de aveiro é de longe a que tem mais populaçao. espinho! sao joao da madeira! vila da feira! ;) só estes três estão na area metropolitana oficial do Porto, e só o municipio de vila da feira tem mais que o municipio de aveiro ;).

quiçá se estejam a referir apenas às pessoas da CIDADE de aveiro (60mil). mas nao se esqueçam que eu falo em distritos, e nao em cidades. e a nivel distrital. ha MUITAS mais pessoas do DISTRITO de aveiro a tocar no distrito do Porto, do que no distrito de Coimbra ;). acho que isso eh algo incontornavel.

no caso das pessoas da cidade de aveiro em si... nao posso afirmar nada. mas a cidade em si tem menos de metade da populaçao do que apenas o municipio da vila da feira.

eh um bocado como setubal. o ppl de setubal pode ate nem ir muito a lisboa. mas os de almada, barreiro, etc.. certamente vao mais a lisboa do que a setubal, e muito menos para a capital de distrito imediatamente a sul de setubal!

tanto a area metropolitana do porto como a de lisboa extravazam muito para la do distrito em algumas partes das fronteiras distritais.

por exemplo espinho, no distrito de aveiro... eh muito mais porto, do que penafiel, no distrito do porto. eh relativo. nao nos podemos singir aos limites distritais, e muito menos regionais... temos que analizar as coisas a nivel demografico.

HugoK
July 6th, 2007, 03:30 PM
aveiro é mais perto de coimbra que do porto :D e pertence ao distrito de saúde de coimbra. uma pessoa não vai ao porto se tem de ir a coimbra ;)

dvfer
July 6th, 2007, 03:31 PM
Por acaso tava a falar de Aveiro cidade e nao distrito.

HugoK
July 6th, 2007, 03:33 PM
Por acaso tava a falar de Aveiro cidade e nao distrito.

sim, eu tb

Daniel_Portugal
July 6th, 2007, 04:40 PM
ahh bom. é que se falarmos de aveiro cidade, falamos em 60mil pessoas. se falarmos em aveiro distrito, falamos em 900mil! (maioritariamente localizadas a norte do distrito, fazendo continuidade ao municipio de vila nova de gaia) ;)

daniel322
July 6th, 2007, 06:38 PM
um aeroporto regional com ligaçoes baratas em escalas no porto e em lisboa para outros lados seria optimo. os conimbricenses passariam a ir de aviao desde a sua cidade. tendo apenas que fazer escala (15 minutos de aviao)... percebes? poderia ter "autocarros aéreos" até ao sá carneiro ou portela (ota?) que facilitassem o acesso aeroportuario de coimbra e da regiao centro. quiçá ate alguns voos internacionais, nomeadamente para a peninsula iberica em geral. coimbra mallorca... coimbra madrid... coimbra barcelona... coimbra santiago. penso que justificava :okay:

ao tempo que eu falo nisto.. :)

quanto à ligação ao sá carneiro, tanto melhor, mais rápido fica de coimbra a pedras rubras :okay:

JoniP
July 6th, 2007, 08:25 PM
Não percebo as contradições.. Se a linha do norte está tão saturada que não podem aumentar a frequência vai-se colocar o TGV a passar na ponte S joão em conjunto com o trafego suburbano, regional, nacional, etc.. Porque não uma pontezinha baratinha.. No troço Porto Braga a mesma coisa.. TGV misturado com tudo o resto.. Estou para ver como vai ser feita a ligação ao aeroporto.. Não devemos aceitar que fique para uma segunda fase..

tugavalenciano
July 6th, 2007, 09:44 PM
optimo para o porto, sempre k vou de férias utilizo uma agencia em Tuy e a maioria dos galegos vai por sá carneiro! até para a própria espanha

fred_mendonca
July 6th, 2007, 10:41 PM
É positivo para o Sá Carneiro!

Imbictvs
July 7th, 2007, 06:08 AM
N entendo aqui uma coisa, pelo que percebi vao haver duas estações uma central que fica em campanhã e outra que fica no aeroporto? Parecem-me estações a mais para uma distancia tao pequena, por mim fazia-se uma unica estação geral em campanhã e abdicava-se da estação de tgv do aeroporto uma vez que existe metro do porto até lá e para ser mais rápido até se podia criar um serviço expresso de metro para o aeroporto ainda mais eficiente do que o da póvoa, até a criação de um bilhete que incluisse ja esse trajecto desde a estaçao de origem até camapanhã e dai ate ao aeroporto... mas não sei, poderei estar a ver as coisas por uma perspectiva errada...

dvfer
July 7th, 2007, 11:55 AM
N entendo aqui uma coisa, pelo que percebi vao haver duas estações uma central que fica em campanhã e outra que fica no aeroporto? Parecem-me estações a mais para uma distancia tao pequena, por mim fazia-se uma unica estação geral em campanhã e abdicava-se da estação de tgv do aeroporto uma vez que existe metro do porto até lá e para ser mais rápido até se podia criar um serviço expresso de metro para o aeroporto ainda mais eficiente do que o da póvoa, até a criação de um bilhete que incluisse ja esse trajecto desde a estaçao de origem até camapanhã e dai ate ao aeroporto... mas não sei, poderei estar a ver as coisas por uma perspectiva errada...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

ai ai..ve la... ainda aparecem o PeterGabriel, o Daniel_Portugal, o Herrmando, etc.... a dizer que "estas a tirar poder ao porto!! e que es de Lisboa e que nao queres ver o porto desenvolvido!!!"

lol.

Degolador
July 7th, 2007, 12:03 PM
Essa estação dá sempre jeito, até mais por causa do mercado galego do que própriamente para o Porto. Repara que o aeroporto fica 15 Km a norte do Porto o que, no caso presente obriga a quem vem do norte a ir a campanha para depois apanhar o metro para o aeroporto (e assim fazer 30 Km desnecessáriamente).

Provavelmente existirão comboios que vao parar em capanha e não no ASC e vice versa (seria interessante criar comboios shuttle que não sendo TGV usassem a linha entre Braga e o ASC, seria um enorme empurrão para a economia minhota).

joaomt
July 7th, 2007, 12:26 PM
por mim fazia-se uma unica estação geral em campanhã e abdicava-se da estação de tgv do aeroporto uma vez que existe metro do porto até lá e para ser mais rápido até se podia criar um serviço expresso de metro para o aeroporto ainda mais eficiente do que o da póvoa, até a criação de um bilhete que incluisse ja esse trajecto desde a estaçao de origem até camapanhã e dai ate ao aeroporto... mas não sei, poderei estar a ver as coisas por uma perspectiva errada...

exactamente. duas estaçoes servidas ao mesmo tempo por metro e tgv é um desperdício.
ainda mais se pensarmos que estes anos todos o aeroporto de lisboa nem sequer teve uma estação de metro e isso não o impediu de crescer nem à cidade/região.

Herrmando
July 7th, 2007, 06:26 PM
Se n passar lá tem de haver uma ligacao directa e rápida, e essa ligacao nunca pode passar pelo metro actual. De campanha ao aeroporto deve demorar prai 40 minutos, sem contar com as frequencias que devem ser prai de 20 em 20 ou 30 em 30 minutos, ou seja, de campanha ao aeroporto, de metro, é coisa para levar mais de uma hora. O ideal mesmo é uma estacao do tgv no aeroporto.

joaomt
July 7th, 2007, 08:35 PM
Se n passar lá tem de haver uma ligacao directa e rápida, e essa ligacao nunca pode passar pelo metro actual. De campanha ao aeroporto deve demorar prai 40 minutos, sem contar com as frequencias que devem ser prai de 20 em 20 ou 30 em 30 minutos, ou seja, de campanha ao aeroporto, de metro, é coisa para levar mais de uma hora. O ideal mesmo é uma estacao do tgv no aeroporto.

sim, mas também não haverá TGV de 20 em 20 minutos para o aeroporto.
nem arrisco dizer a frequência, mas certamente será muito menor.

Portvscalem
July 7th, 2007, 08:57 PM
bem, cá vou eu tentar de uma forma breve comentar os posts, e a noticia: sempre idsseram que o sá carneiro teria o tgv, é bluff, n dizem quando....os planos era fazer só quando o aeroporto de santiago fosse um hub internacional,e o de vigo um aeroporto muito competitivo regionalmente.....essa malta dos transportes do estado está a gozar aqui com o pessoal do noroeste.....

quano a espinho ter mais a ver com o porto, n sei pk....porque decidiram colocar uma na amp e outro n????? penafiel já deveria estar á séculos na amp, e se calhar até está mais proximo do porto que espinho....

quanto á malta de aveiro ir a coimbra....se calhar... mas o poder de captação do porto é superior a coimbra, e estando aveiro no meio ( e com melhores ligações ao porto, pois até tem a segunda AE porto/aveiro em construção e a cidade é abrangida pela unidade de suburbanos do porto), e até existindo dados que colocam aveiro na amp, deduzo que o porto tenha mais peso na vida dos aveirenses (da cidade), que por sinal nem são muitos pois trata-se de uma cidade pequena.

e por último, o sá carneiro não está a 15km do porto, está practicamente engolido pelo cidade. O caso é alarmante e é bom que se tomem medidas, para não termos uma segunda versão da portela aqui....

o que dista o sá carneiro, isso sim, é 11km, da Baixa do Porto.

e espero que a estação TGV seja mesmo na gare do aeroporto. lembrando o invictvs, que o tgv no aeroporto serve para melhorar as ligações não do porto ao aeroporto, mas a malta do minho, que poupa tempo para chegar ao aeroporto, e reforça o papel central do aeroporto no noroeste peninsular captando os 2.5 mi de potênciais clientes galegos....já campanhã é uma estação que serve a cidade do porto, com metro a ligar a toda a cidade.

dvfer
July 7th, 2007, 09:08 PM
sempre idsseram que o sá carneiro teria o tgv, é bluff, n dizem quando....os planos era fazer só quando o aeroporto de santiago fosse um hub internacional,e o de vigo um aeroporto muito competitivo regionalmente.....essa malta dos transportes do estado está a gozar aqui com o pessoal do noroeste.....

e mais uma vez temos a "conspiração contra o norte" do dia!! fantastico, conspirações tds os dias..

..posso so saber as fontes onde te baseias???

Portvscalem
July 7th, 2007, 10:48 PM
a fonte meu caro é a minh cabeça....´que tu deves pensar que esta malta é santa n... vá, eu fazer como aos meninos pequeninos, vou explicar com uma história:

um menino lisboeta, muito inteligente e graduado, vai em busca de trabalho, vai á entrevista e e é aceite....no contrato diz que irá receber no prazo de um ano 1milhão de escudos....ele trecisa da mesada para investir num negócio particular que segundo a minha visão profética, o faria interminavelmente rico...passa o 1ro mês, e n recebe nada, passa o segundo, não recebe nada, passa o terceiro, idem....e assim passa o ano....
no último dia do ano, a empresa paga ao nosso bom menino lisboeta, em notas fresquinhas o milhão de escudos, a pronto....ohhhhh.... nesse momento já vigoravam os euros, o prazo para troca dos escudos por euros já passou...e outro menino lisboeta bem aparentado já apanho o super negócio do nosso herói e neste momento é o novo belmiro português!

provas que o nosso menino não recebeu o prometido...pois....

ah e o senhor empregador, acha que os seus empregados não deviam investir em negócios paralelos, no entanto quem é ele para os impedir, né?!?!?!

ainda precisas de fontes?????

dvfer
July 7th, 2007, 11:04 PM
ainda precisas de fontes?????

epa..ia.

Portvscalem
July 7th, 2007, 11:33 PM
vai ao jardim, talvez encontres.... ou se calhar encontras o descodificador de metáforas....

dvfer
July 8th, 2007, 12:04 AM
o que eu vejo é vcs falarem tds de hipoteses e nunca de "projectos confirmados".

Portvscalem
July 8th, 2007, 12:16 AM
tu ainda não percebest pois não....não é a questão de tyer ou n ter...é de ter em tempo útil....o estado promete que vamos ter, e se calhar vamos ter, mas quando tivermos já perdemos todo o potencial da ideia....o sá carneiro só será um hub para o noroeste, podendo as pessoas do noroeste aceder ao aeroporto, e como fazem isso??? por tgv. se não for feito ápidamente entra em jogo o nal, e novo aeroporto de santiago, e o de vigo....e malta do minho até pode optar pela solução galega e o mercado do centro fica definitivamente perdido para lisboa.....o aeroporto fica sem impacto regional...e depois o tgv não mudaria grande coisa, pois as companhias aereas em busca da procura já se terão instalado em outros aeroportos... e se movimento gera movimento, fala de movimento gera falta de movimento...o aeroporto decai....

e o que tem tudo isto....é que depois o povo português paga obra no sá carneiro inúteis....eu não quero obras inúteis no porto que façam o país dizer mal de nós que somos beneficiados, e tal...enquanto o compasso de espera que trna o investimento util em util serve para justificar um nal, que só existe por situações semelhantes a esta de falta de visão e planeamento....e assim se gasta mal o dinheiro deste país....

dvfer
July 8th, 2007, 12:20 AM
ahhh... mas ai Lisboa tb se pode queixar: nunca mais nos construem o novo aeroporto, com TGV ligado a Coimbra, para ganharmos o mercado do centro :D

Portvscalem
July 8th, 2007, 12:24 AM
a questão é que na altura de optar esse tipo de coisas lisboa costuma ser sempre proritária....era bom uma dispua em igualdade , com a malta do centro a possui bons acessos aos dois aeroportos ( tirando daqui o facto de merecerem um aeroporto)....lisboa tb perde com estas políticas....elas levam a que muito dinheiro se queime....mas a grande vantagem de lisboa, é que possui um estatuto tal neste país que não tem para quem perder....logo n perde para ninguém, mas antes gasta dez vezes mais para obter o que precisa....

dvfer
July 8th, 2007, 12:26 AM
e porque raio havia o Porto de ter TGV primeiro que Lisboa?? ja é correcto Lisboa perder para o Porto e não o contrario?

Portvscalem
July 8th, 2007, 12:36 AM
acho que deveriam ter ao mesmo tempo, eu n disse 1ro...1ro o que demorasse menos tempo a fazer....e a verdde é que o troço em questão em 1ro lugar, vai servir a galiza...a questão aqui é ter o troço antes que santiago tenha tgv no seu aeroporto....se não vamos ter um aeroporto de uma cidade muito pequena, a ter um crescimento doido.... e o sá carneiro ás moscas....o nr. de destinos será superior onde existir mais procura, o porto ainda precisa destas coisas de captar passageiros, para ganhar know how, mas depois ficando hub, o aeroporto auto sustenta-se....será o hub do noroeste, e os aeroportos galegos servem os interesses locais, tendo sempre ao dispor e num curto percurso de tgv uma maior oferta de voos....

ou ganhamos o hub do noroese, ou perdemos para uma cidade de menos de 100mil habitantes....a perder batalhas destas o noroeste não vai a lado nenhum.....

dvfer
July 8th, 2007, 12:59 AM
alias.. por aquilo que leio e vejo, o roço Porto-Vigo vcai ser o primeiro a ser concluido.

fred_mendonca
July 8th, 2007, 01:02 AM
Façam parcerias público-privadas, com investidores da região!

mynuster
July 8th, 2007, 01:02 AM
ahh bom. é que se falarmos de aveiro cidade, falamos em 60mil pessoas. se falarmos em aveiro distrito, falamos em 900mil! (maioritariamente localizadas a norte do distrito, fazendo continuidade ao municipio de vila nova de gaia) ;)

900 mil??.. acho k é mais 700 e tal mil :yes:

fred_mendonca
July 8th, 2007, 01:09 AM
713.578 hab.

Imbictvs
July 8th, 2007, 02:20 AM
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

ai ai..ve la... ainda aparecem o PeterGabriel, o Daniel_Portugal, o Herrmando, etc.... a dizer que "estas a tirar poder ao porto!! e que es de Lisboa e que nao queres ver o porto desenvolvido!!!"

lol.

:lol:

e por último, o sá carneiro não está a 15km do porto, está practicamente engolido pelo cidade. O caso é alarmante e é bom que se tomem medidas, para não termos uma segunda versão da portela aqui....

o que dista o sá carneiro, isso sim, é 11km, da Baixa do Porto.

e espero que a estação TGV seja mesmo na gare do aeroporto. lembrando o invictvs, que o tgv no aeroporto serve para melhorar as ligações não do porto ao aeroporto, mas a malta do minho, que poupa tempo para chegar ao aeroporto, e reforça o papel central do aeroporto no noroeste peninsular captando os 2.5 mi de potênciais clientes galegos....já campanhã é uma estação que serve a cidade do porto, com metro a ligar a toda a cidade.

Bem... vams la ver é evidente que uma estação de TGV dentro de um aeroporto traz beneficios agora se estes valem o investimento isso é que eu tenho a certeza que não, uma vez que como tu tao bem disseste sao apenas 11km que separam a cidade do porto do aeroporto, e como eu disse com um serviço de metro expresso devidamente articulado com o TGV (por ex. so as grandes estações: campanhã----trindade----aeroporto ou campanhã----trindade----srª hora----aeroporto), tipo um bilhete onde até ja la tivesse incluido o transporte de campanha até ao aeroporto pesno que a coisa ia dar na mesma até porque nao era por mais 20 min (isto num serviço expresso, supondo eu...) que o pessoal do minho ia optar por ir para outro aeroporto em espanha, quer dizer... mas por exemplo se me dizes esse sistema de transporte via metro teria de ser bastante eficiente ai aí estamos de acordo... mas tambem o facto de serem duas estaçoes assim tao perto é uma desvantagem pk tem mais paragens logo demora mais tempo...

Imbictvs
July 8th, 2007, 03:29 AM
Provavelmente existirão comboios que vao parar em capanha e não no ASC e vice versa (seria interessante criar comboios shuttle que não sendo TGV usassem a linha entre Braga e o ASC, seria um enorme empurrão para a economia minhota).

Pois isso jé é diferente, eu parti do principio que os tgvs de passageiros parassem todos nessas duas estações se fizerem como dizes ja fico mais inclinado... mas continuo na minha, será que por 11/15km compensa?!

lynux
July 8th, 2007, 03:54 PM
A linha Porto-Vigo na realidade pode ser perigosamente deficitaria e nao ser competitiva coa autoestrada (com/sem peaxe) pela perda de tempo e velocidade media ao ter que fazer tres paradas intermedias em territorio portugues.

dvfer
July 8th, 2007, 04:01 PM
A linha Porto-Vigo na realidade pode ser perigosamente deficitaria e nao ser competitiva coa autoestrada (com/sem peaxe) pela perda de tempo e velocidade media ao ter que fazer tres paradas intermedias em territorio portugues.

tb ja tinha pensado nisso...

eu vou dizer algo que deve irritar algumas pessoas, mas já que a paragem no ASC é essencial pelos vistos, tlv nao devesse haver paragem em braga.

lynux
July 8th, 2007, 04:17 PM
Eu acho que nalgumas frecuencias so deveria haber parada em Braga para nao alterar a essencia de linha de alta velocidade e comprometer os 50 minutos anunciados.
Logo por outra parte o que nao me casa é que digam que a linha até Braga é a velha mentres nao aumente o tráfego para que se faga uma nova linha, que sim pase pelo Sá Carneiro, mas isto último nao está contemplado nos 1.200 milhoes de euros presupostados pelo goberno há pouco.
O que vexo é que há uma falta de concreçao enorme pelo goberno que vai fazer que chegue com anos de retraso, quando mais da metade dos tramos da linha Vigo-Santiago-Coruña/Ourense já estao em obras ou concluidos, e no troço vigo-Tuy inutilmente estará em 2011.

fred_mendonca
July 8th, 2007, 05:38 PM
Temos de avançar mais rápido do lado Português!

dvfer
July 8th, 2007, 06:22 PM
tb ja li que os espanhois ja comecaram a construir a ligação Madrid-Lisboa do lado deles...

Degolador
July 8th, 2007, 07:41 PM
A linha tem, forçosamente, de passar em Braga (é o centro de um aglomerado com 800.000 pessoas). Se todos os comboios lá param ou não...acho que isso vai ser a procura a decidir, é provável que no inicio parem lá todas as composições e, mais tarde, a periodicidade dos comboios que param em Braga seja diminuida (ou aumentada).

Degolador
July 8th, 2007, 07:48 PM
nao era por mais 20 min (isto num serviço expresso, supondo eu...) que o pessoal do minho ia optar por ir para outro aeroporto em espanha, quer dizer...

Não é de escolher um aeroporto em Espanha que estamos a falar ... nem de 20 minutos. Actualmente, para ir de Braga (quem diz de Braga diz do resto do Minho ou da Galiza) ao ASC tenho de ir até Campanhã (+/- 1 hora) e depois apanhar o metro para o ASC (40 minutos) ou seja 1H40m no total (e não estou a contar com a espera pelo metro, q costuma ser curta).
Se tivesse uma ligação directa ao ASC, provavelmente a viagem Braga-ASC não levaria mais do que uns 15-20 minutos. Tens de concordar que é uma diferença razoável...

Herrmando
July 8th, 2007, 08:33 PM
:lol:

Bem... vams la ver é evidente que uma estação de TGV dentro de um aeroporto traz beneficios agora se estes valem o investimento isso é que eu tenho a certeza que não, uma vez que como tu tao bem disseste sao apenas 11km que separam a cidade do porto do aeroporto, e como eu disse com um serviço de metro expresso devidamente articulado com o TGV (por ex. so as grandes estações: campanhã----trindade----aeroporto ou campanhã----trindade----srª hora----aeroporto), tipo um bilhete onde até ja la tivesse incluido o transporte de campanha até ao aeroporto pesno que a coisa ia dar na mesma até porque nao era por mais 20 min (isto num serviço expresso, supondo eu...) que o pessoal do minho ia optar por ir para outro aeroporto em espanha, quer dizer... mas por exemplo se me dizes esse sistema de transporte via metro teria de ser bastante eficiente ai aí estamos de acordo... mas tambem o facto de serem duas estaçoes assim tao perto é uma desvantagem pk tem mais paragens logo demora mais tempo...

Pois, mas como eu já tive a oportunidade de explicar, nunca serao 20 minutos, mas pelo menos uma hora. A frequencia do metro nunca pode ser muito grande, por outro lado, uma ligacao como a q tu dizes é impossivel pq como deves estar a par, o troco estadio dragao/senhora da hora é partilhado por varias linhas. Portanto, esquece lá os 20 minutos. O TGV tem de passar no sa carneiro se quer ser competitivo. E espero bem q o governo entenda isso.

Já q se estava a falar de centralizacao, li ha pouco tempo num blog qq uma opiniao que me parece pertinente. No caso do tratado europeu, mais conhecido por tratado de Lisboa, n teria sido muito melhor, como forma de promocao (forte e à pala) turística de um novo destino, fazer a porcaria do tratado noutro sítio qq?? Do meu ponto de vista, os melhores locais seriam Évora, Óbidos, Coimbra ou Guimaraes. Mais uma oportunidade perdida por causa desse cancro nacional q é o centralismo...

dvfer
July 8th, 2007, 08:50 PM
por acaso fala-se que o novo tratado iria ser o tratado de Sintra.

joaomt
July 8th, 2007, 09:03 PM
mas é interessante pensar que o problema de congestionamento/frequência do metro no troço campanha - senhora da hora seria facilmente resolvido com a existencia de uma linha única dentro do porto, quem sabe até ao aeroporto.
e essa decisão não depende do poder central. e toda a região ia poder finalmente avançar em frente. o Porto está parado com todas essas linhas a partilhar os mesmo carris.
nas outras cidades europeias com metro é perfeitamente normal mudar de linha para chegar ao destino. mas aqui tem-se medo de ferir as susceptibilidades dos habitantes da póvoa e da maia. e por causa disso é mais fácil fazer o maior número de estações de tgv possível.

Herrmando
July 8th, 2007, 09:19 PM
Nao me parece q isso fosse alterar fosse o q fosse. Esse troco ia continuar a precisar de altas frequencias para transportar toda a gente, com a única diferenca que essas pessoas iam ter de fazer transbordos. Portanto, continuava a ser impossível haver uma ligacao directa campanha/aeroporto. Efectivamente nos outros sistemas, é raro haver linhas partilhadas (n conheco mtos pelo menos...), mas tb é verdade que nos outros sistemas há mais dinheiro para fazer mais linhas, evitando assim essa partilha...

Degolador
July 8th, 2007, 09:31 PM
E porque não fazer uma única estação de TGV do Porto no ASC e esquecer Campanhã?

joaomt
July 8th, 2007, 10:33 PM
porque a linha de tgv terá sempre de passar por campanhã depois de atravessar o rio pela ponte s. joão. excepto se for construída uma ponte para tgv, mas mesmo nesse caso teria de passar por tunel debaixo do Porto o que também tornaria desejável uma nova estação central.

Portvscalem
July 8th, 2007, 11:38 PM
existiu a ideia de fazer a estação central do tgv do porto na boavista, passando toda a cidade em túnel em dircção ao sá carneiro, e fazendo um mega interface com o metro...era a soluçao ideal a nível da cidade do porto....

quanto a braga, como um importante centro de uma região com Mais de 3Milhões de habitantes, merece uma estação de tgv, mas os trajectos vigo aeroporto teriam de ser directos, e deveriam existir viagens porto/vigo directas, tb, o que irá certamente acontecer pois falam em menos de uma hora para ir do porto a vigo.....

Herrmando
July 9th, 2007, 11:03 AM
Naturalmente que podem haver comboios directos Porto-Vigo e outros a parar em Braga. Uma unica estacao de "tgv" no aeroporto tb n é solucao, obviamente...

Portvscalem
July 9th, 2007, 01:14 PM
E porque não fazer uma única estação de TGV do Porto no ASC e esquecer Campanhã?

A estação no sá carneiro não serve o porto! serve para aumentar o raio de influência do aeroporto e melhorar a ligação a braga. e o porto justifica muito mais uma estação de tgv que valença ou leiria, logo ter uma estação é indíscutível.

N te queixes degolador, que temos a associação comercial do porto a trabalhar pelos interesses de braga.

sotavento
July 9th, 2007, 02:41 PM

Se pensarmos não numa relação Porto-vigo mas sim numa relação Porot-Corunha achas que do lado espanhol/galego aceitavam "suprimir" as paragens em vigo Pontevedra e Santiago ? :ohno:

Não é de escolher um aeroporto em Espanha que estamos a falar ... nem de 20 minutos. Actualmente, para ir de Braga (quem diz de Braga diz do resto do Minho ou da Galiza) ao ASC tenho de ir até Campanhã (+/- 1 hora) e depois apanhar o metro para o ASC (40 minutos) ou seja 1H40m no total (e não estou a contar com a espera pelo metro, q costuma ser curta).
Se tivesse uma ligação directa ao ASC, provavelmente a viagem Braga-ASC não levaria mais do que uns 15-20 minutos. Tens de concordar que é uma diferença razoável...
A solução ideal é interligar o metro com o TGV (ambos são em bitola UIC) e criarem um interface ali na linha de leixões ... o ideal mesmo era que os comboios vindos de "norte" fossem até S.Bento/Sá.Carneiro e os vindos de "sul" seguissem todos até leixões/matosinhos/sá.carneiro

Degolador
July 9th, 2007, 06:50 PM
N te queixes degolador, que temos a associação comercial do porto a trabalhar pelos interesses de braga.

Não me queixo...muito. A ACP está a defender os interesses do Porto (que por acaso neste ponto são coincidentes com os de Braga).
Nem tudo pode ser mau!

Portvscalem
July 10th, 2007, 12:28 AM
temos interesses comuns, os interesses metropolitanos são comuns.... depois existem os específicos de cada cidade....

Degolador
July 10th, 2007, 09:59 AM
temos interesses comuns, os interesses metropolitanos são comuns.... depois existem os específicos de cada cidade....

Epá...e tu a dar-lhe com o "metropolitano"! De vez em quando os interesses de Lisboa também são coincidentes com os interesses do Porto e acho que isso não coloca o Porto na AML (e olha que é capaz de haver mais relações de interdependência económica entre Lisboa e Porto do que entre o Porto e Braga).

PedroGabriel
July 10th, 2007, 02:57 PM
Ãlguém me explica como o aeroporto vai ter metro? É que se a linha é Viana-Braga-Campanhã-Lisboa, vão fazer um desvio para o aeroporto?! Não tem logica nenhuma. O Aeroporto vai estar ligado à camapnhã ou vai ser uma linha independente, vai o tgv andar às voltas. Ai estou a ver a mesma coisa que se passou no metro para a linha da Póvoa, no TGV. enfim!

A linha ficaria assim

viana
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\ (vai ser uma grande curva e não sei por onde vai passar)
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
OTA
|
Lisboa

:crazy:
isto vai ser dinheiro deitado ao lixo.

pedrodepinto
July 10th, 2007, 03:18 PM

Infelizmente temo que sim :bash:...

Portvscalem
July 10th, 2007, 03:26 PM
é bem pensado o que dizes.... a hipotese de uma estação TGV, na boavista, e uma nova ponte sobre o douro( ou aproveitamento da travessia nova a cnstruir ao lado da arrábida) seguindo depois para lisboa era a ideal....ficando nesse caso o porto com duas estações de tgv, tal como lisboa.... tb existe a hipotese de essa ser a estação tgv, e campanhã ficar uma mega estação para os outros coimboios, mas perdia-se o interface.... tb podiam os para em todas parar em campanhã, e os expressos porto-lisboa pararem na estação da boavista, seguindo depois para o sá carneiro.
esta solução ( estação boavista foi ponderada), mas como para o porto tem de ser sempre o mais baratucho, optou-se pela solução mais barata entre todas....que pelos vistos está a levantar alguns problemazitos.....
degolador...sabes o que é proximidade geográfica???? tás a ver um contínuo urbano????? eu posso morar na foz, no porto e trabalhar em lisboa.... mas a minha casa fica na Cidade do porto, não em lisboa. existem estudos que analisando a nossa zona, a classificaram como metropolitana. existem independências, tal como a foz é independente em certos aspectos de campanhã e como a boavista tb n tem muito a ver com a baixa....é assim tão dificil de entender.... não me parece lógico fazer um muro de berlim para separar braga do porto...tu assumes que são diferentes e pronto....esse tipo de dogmas não me parecem bons.... temos pontos em comum, muitos já classificaram esses pontos como relação metropolitana....e se ela existe sem unidade política, ela pode tornar-se muitíssimo mais forte com unidade política e com medidas apropriadas... muito mais forte que actualmente...ou repugna-te tanto o porto que não queiras à força toda um relação com esta cidade????

dvfer
July 10th, 2007, 04:10 PM
A linha ficaria assim

viana
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
OTA
|
Lisboa

:crazy:

e ainda pensam meter Leiria ai pelo meio.:ohno:

Degolador
July 10th, 2007, 04:55 PM
A linha não é Valença - Viana - Braga. É Valença - Braga via interior minhoto.

PedroGabriel
July 10th, 2007, 05:06 PM
A linha não é Valença - Viana - Braga. É Valença - Braga via interior minhoto.
eu pus viana, mas queria dizer valença.

Degolador
July 10th, 2007, 05:17 PM
existem estudos que analisando a nossa zona, a classificaram como metropolitana.

tal como existem outros estudos em que não a classificam como tal.

A continuidade geográfica é, no mínimo, discutivel. Mais uma vez utilizando o absurdo como meio de prova, nota-se que toda a faixa litoral portuguesa é, mais ou menos, urbanizada. Acho que isso não torna o litoral numa imensa área metropolitana...é preciso mais: interdependência económica, proximidade cultural.

Eu estou convencido (e posso estar enganado pois isso acontece de tempos a tempos), que o Minho de desenvolverá mais harmoniosamente separado do Porto , pois o nível de desenvolvimento é diferente assim como os problemas que afectam as regiões.

vamos assumir que, de facto, a regionalização foi feita e que o Porto e o Minho estão numa mesma região. O que achas que vai guiar os decisores regionais: a vontade irracional de uma parte muito significativa da população da AMP em querer crescer a todo o custo para "concorrer" com Lisboa (que é a mesma vontade irracional que leva a AML a espremer todo o País numa fúria cega de se equiparar a Madrid) ou o reequibilibrio regional que leve a investir prioritáriamente em cidades que podem funcionar como "pivots" de um desenvolvimento uniforme (Braga, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Ponte da Barca, etc.)?

Lembra-te que, na hora da verdade, o que conta são os votos e a concentração da grande maioria do investimento regional no Porto e seus arredores garantiria logo mais de metade dos votos potenciais da região.

Não é que eu defenda um muro de Berlim entre Braga e o Porto ... mas cada coisa no seu lugar.

pedrodepinto
July 10th, 2007, 05:41 PM
e ainda pensam meter Leiria ai pelo meio.:ohno:

:yes:, também está previsto...

Herrmando
July 10th, 2007, 05:48 PM
Sim, pq como está, o Minho ganha de caracas! Acho q o Minho tem mais peso numa regiao Norte do que no país, ainda por cima num país como o nosso...
Braga n tem de ser colocada na AMP, tb n acho q tenha sentido nenhum, mas fortalecer a sua própria AM (tv num triangulo Braga/Guimaraes/Barcelos) e obviamente ter ligacoes à AMP de modo a poderem crescer de modo mais eficaz (e aqui o crescer n é especialmente a nível populacional, mas económico). Podem-se criar clusters específicos para as AM´s e interior e facilitar a cooperacao entre empresas de todo o Norte. Creio que o planeamento é mto mais sustentado com a regionalizacao do que com burocratas em Lx q nunca sequer foram ou teem pretensoes de sair do seu gabinete do Terreiro...

Herrmando
July 10th, 2007, 05:54 PM
Quanto ao TGV, n vejo grande problema em passar pelo Sá Carneiro. Julgo que os fluxos maioritarios e mais importantes serao Porto-Lisboa e Aeroporto-Corunha. E a existencia de uma estacao no aeroporto, para quem vem de Norte, se calhar é mais importante do que n haver paragem nenhuma... Quem vai do Porto para Vigo pode ser penalizador, mas creio q a vantagem económica da ligacao ao aeroporto é mais importante. Nas viagens para Lx a partir do Norte, uma paragem relativamente ao tempo total da viagem parece-me pouco importante.

Degolador
July 10th, 2007, 06:39 PM
Sim, pq como está, o Minho ganha de caracas! Acho q o Minho tem mais peso numa regiao Norte do que no país, ainda por cima num país como o nosso...
Braga n tem de ser colocada na AMP, tb n acho q tenha sentido nenhum, mas fortalecer a sua própria AM (tv num triangulo Braga/Guimaraes/Barcelos) e obviamente ter ligacoes à AMP de modo a poderem crescer de modo mais eficaz (e aqui o crescer n é especialmente a nível populacional, mas económico). Podem-se criar clusters específicos para as AM´s e interior e facilitar a cooperacao entre empresas de todo o Norte. Creio que o planeamento é mto mais sustentado com a regionalizacao do que com burocratas em Lx q nunca sequer foram ou teem pretensoes de sair do seu gabinete do Terreiro...

Ora aqui está uma posição sensata!

Portvscalem
July 10th, 2007, 10:59 PM
a ver, se existe uma area metropolitana, ou seja uma zona com intensas relações municipais, que podem ser muito mais intensas num futuro próximo, pelo cresciemnto natural das areas urbanas, que convém antecipar, por medidas políticas, indutoras dessa união, ela é de Aveiro a Viana do castelo.

não querendo dar imagem a essa area metropolitana, n tem sentido existirem sub-areas metropolitanas, vulgo amp, ou area metropolitana do minho, ou memso de aveiro ( aliás, já foram extintas, só sobra a amp)...

Se achas bem uma rede de cidades no minhos, com guimarães, felguieiras e braga, etc numa area metropolitana...porquê excluir cidades que pertencem a essa mesma rede de cidades dessa rede???? o porto e aveiro não pertencem...e viana???? felgueiras é um cidade a meio caminho entre porto e braga, mas...a póvoa tb é.... braga está a meio caminho entre braga e porto, e o porto a meio caminho entre aveiro e braga....e penafiel??? á mesma distância mais ou menos do porto, que de guimarães.... é uma rede muito mais vasta que a micro rede de cidades do minho....

Falas em elos culturais....caramba o ser português é ser um nico na diversidade do mundo, é uma MEGA identidade...e ser do norte é uma identidade muito maior...e caramba....ser do norte litoral.... somos mais que gémeos culturalmente...se falas em braga não se sentir tão ligada ao porto, eu não sei o que pensa guimarães da ligação a braga...... uma certa rivalidade faz falta, mas essa rvalidade não pode hipotecar medidas em prol da região metropolitana....

e devemos pensar sempre em prol do futuro... e não só vendo as coisas como estão actualmente....

e por fim te digo,a distribuição equatitativa de recusros, só por si, não vale em nada....como disse atrás, 20 municipios de 100mil habitantes não conseguem obter uma rede de metro, nem um aeroporto....mas uma area metropolitana de 2mi consegue com a maior das facilidades....

com o poder reivindicativo de uma area desta dimensão, nem sei o que se poderia desenvolver com todas estas cidades de forma integrada....

Por fim, para que esta malta não me entenda mal, a criação desta area metropolitana não é um fim, é o meio.....

PedroGabriel
July 10th, 2007, 11:05 PM
Quanto ao TGV, n vejo grande problema em passar pelo Sá Carneiro. Julgo que os fluxos maioritarios e mais importantes serao Porto-Lisboa e Aeroporto-Corunha. E a existencia de uma estacao no aeroporto, para quem vem de Norte, se calhar é mais importante do que n haver paragem nenhuma... Quem vai do Porto para Vigo pode ser penalizador, mas creio q a vantagem económica da ligacao ao aeroporto é mais importante. Nas viagens para Lx a partir do Norte, uma paragem relativamente ao tempo total da viagem parece-me pouco importante.

queres dizer que vai ser Vigo-Aeroporto e Campanhã-Lisboa?! duas linhas independentes?

Há gente a defender o uso do canal do Metro da linha B, O TGV usava o canal até ao Rio Ave. http://norteamos.blogspot.com/2007/06/traado-litoral-porto-minho-vigo.html

E, sei que o governo soube dessa hipótese, mas optou por ir por Braga. Acho que se usar o canal do Metro teria que continuar a existir o metro, claro que de uma forma diferente nessa zona. Mas aquele post é tendencioso, não considero a linha B um falhanço, mas considero que foi tudo pessimamente planeado e não foi pensado para servir as pessoas, sendo eu um dos afectados, logo é óbvio que as pessoas procuram outras formas de transporte, além de que o Porto não tem um poder económico significativo em termos de emprego, está algo deprimido, ao contrário que diz o Rui Rio.

De qualquer forma, pelo que tenho lido, o TGV está a tornar-se desinteressante. Quanto tempo demorará um tgv Vigo-Porto e Porto-Lisboa? Se não for competitivo com o carro, esqueçam isso, é dinheiro deitado fora, apenas para beneficiar uma tecnologia francesa.

Imbictvs
July 11th, 2007, 01:40 AM
viana
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
OTA
|
Lisboa

Serei o único a axar isto um exagero de estações???

daniel322
July 11th, 2007, 01:42 AM
não.. por mim a do sá carneiro e aveiro são 2 a mais.. (sem contar com a de leiria que não tá no desenho)

PedroGabriel
July 11th, 2007, 03:54 AM
Eu corrijo

valença
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
Leiria
|
|
OTA
|
|
Lisboa

A minha ideia era mostrar as voltas que um suposto TGV vai dar. Não sei qual a solução. Tem estações a mais claramente, e em cidades pequenas.

Degolador
July 11th, 2007, 10:08 AM
E que tal uma coisa do género:

Valença
|
|
|
Braga
/
/
/
/ \
/ \
ASC- / \
Campanhã

Uma vez que o objectivo principal da ligação ao ASC é captar o mercado galego e potênciar aquele aeroporto como o grande aeroporto do noroeste peninsular, penso que se podia criar a partir de Famalicão um ramal na linha de TGV com destino ao ASC - criavam-se assim comboios Galiza-ASC. Como o Porto se encontra ligado ao ASC por metro, uma ligação campanhã-ASC por TGV não se justifica, por outro lado a ideia de aproveitar as linhas de metro para o TGV não é possivel pois, mesmo a bitola sendo igual, os pesos são completamente diferentes o que obrigaria a levantar toda a linha e reforçá-la.
Por outro lado, pela linha principal teriamos o TGV Galiza-Braga-Porto-Lisboa um serviço que, provávelmente, não precisará de uma frequência tão grande como a da linha Galiza-ASC.

Degolador
July 11th, 2007, 10:09 AM
Pois, o esboço não ficou lá grande coisa, mas pelo texto percebe-se a ideia.

sotavento
July 11th, 2007, 10:50 AM
Eu corrijo

valença
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
Leiria
|
|
OTA
|
|
Lisboa

A minha ideia era mostrar as voltas que um suposto TGV vai dar. Não sei qual a solução. Tem estações a mais claramente, e em cidades pequenas.

Provavelmente vais ter uns 40 lisboa-porto sendo metade ou 1/3 deles directos e o resto a pararem em leiria coimbra e aveiro ... o de vigo entao vai andar ás moscas ... andam a construir a pensar nas ligações aos aeroportos e deixam cidades de 30/40 mil habitantes descalças pelo meio... o que vai fazer com que não tires NENHUM dos IC's actuais da linha do norte nem das outras linhas ... deveriam ser umas 10 estações entre lisboa e porto (300km /10 = 30km) e ums 4 ou 5 entre porto e a fronteira ... deveria estar previsto um comboio a cada 20 minutos pelo menos (60 ... sendo 1 por hora directo e o resto com variadas leis de paragem).

Já o sá carneiro deveria ser o terminus da ligação do TGV.

PedroGabriel
July 11th, 2007, 12:12 PM
^^ pois visto assim dessa maneira podes ter razão, mas um TGV não pode ter estações todas seguidas como um comboio.

O Norte é altamente rural e distribuido. cidades de 30/40 mil no Norte?

2001
Viana do Castelo 36148
Famalicão 27900
Braga 109460
Guimarães 52181
Conurbação Póvoa de Varzim (38643) - Vila do Conde (25731) - 64374

claro que os dados são antigos e tal, mas mesmo assim esta é a realidade urbana do Norte. Infelizmente não há valores de densidade no site onde fui buscar isto.

No centro já dava-me trabalho não faço ideia que cidades há por ali.
mas podes ver aqui:
http://62.48.187.117/atlas/Images/Cap2/cap2d_p107.jpg

Fmars
July 11th, 2007, 01:30 PM
Eu corrijo

valença
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
Leiria
|
|
OTA
|
|
Lisboa

Realmente vai ser necessário fazer um grande S para levar o TGV de Campanhã até ao aeroporto, e caso se pretenda utilizar a linha do MInho será necessário outra grande curva, não vendo hipotese de o TGV entrar na linha do Minho antes de Coronado.

Para mim os investimentos a realizar na ferrovia deveriam ser (na zona do Porto):
TGV - Linha a utilizar o corredor da A29 até Francelos, entrando em tunel até uma nova ponte sobre o Douro junto à Arrabida com Estação na zona da Boavista, ou em Francos. Seguia novamente em tunel até ao entroncamento da A4 com a VRI, utilizando à superficie até ao aeroporto o lado direito do corredor da VRI(zona pouco povoada). Do aeroporto até Braga o TGV poderia utilizar o canal da linha do Minho, mas só de Famalicão até Braga.

Linhas convencionais - Aproveitar a nova ponte e criar uma linha de comboios urbanos que sirva as zonas de Carvalhos, Lourosa, Lamas, Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azemeis, Albergaria e Águeda(podendo seguir eventualmente até Coimbra, e funcionando também como um urbano de Coimbra). Esta linha seguiria pelo ramal de Leixões até Ermesinde, fazendo com que uma as linhas(Douro ou Minho) desviassem para esta nova linha, descongestionando o troço entre Ermesinde e Campanhã. As novas linhas seriam Aveiro - Marco, e Agueda - Braga/Guimarães.
Criar um serviço Shutlle entre Campanhã e a nova estação com uma paragem subterrânea em S. Bento, utilizando o cais à superficie para um museu ferroviário. (esta linha também poderia ser de metro ligeiro, prolongando a linha da boavista em direcção à baixa - campanhã - gondomar)

Bem, ideias não faltam...

sotavento
July 11th, 2007, 02:25 PM
^^ pois visto assim dessa maneira podes ter razão, mas um TGV não pode ter estações todas seguidas como um comboio.

O Norte é altamente rural e distribuido. cidades de 30/40 mil no Norte?

2001
Viana do Castelo 36148
Famalicão 27900
Braga 109460
Guimarães 52181
Conurbação Póvoa de Varzim (38643) - Vila do Conde (25731) - 64374

claro que os dados são antigos e tal, mas mesmo assim esta é a realidade urbana do Norte. Infelizmente não há valores de densidade no site onde fui buscar isto.

O problema é esse mesmo .. .a falta de visão ... o TGV é um comboio ... nada mais do que um comboio. ;)

Se só fazes Porto-Vigo mais vale meteres uma ligação Aerea ... não há ganhos nenhuns para NADA que fique pelo meio ... vais meter apenas os 600 passageiros das camionetas ? e eles quererão apgar os 40€ pelo bilhete do TGV?

Se metes Porto-Braga-Vigo vai dar quase ao mesmo ... Porto-Braga nem a 2€ sai se usares os urbanos do Porto ou os Buses.

Se fizeres um serviço Intercity ja tens massa critica para que a linha se aguente.

Eu continuo na minha ... Arranjavam a linha do minho em condições , depois era criar serviços q.b. entre campanhã/sá.carneiro/braga e a galiza ... porque raios não há nenhum comboio directo de Braga para norte ???

A ideia recorrente em portugal de que se cria um estudo a dizer que não compensa tapar um buraco na estrada nacional , estudo esse que depois é utilizado para justificar uma SCUT ao lado dessa mesma nacional ... é estupidamente recorrente mesmo!

Basta veres que o IC para em 7 ou 8 cidades pelo caminho ... mas isso não impede que por exemplo o AP vá directo Lx-pt (se bem que agora metem tudo a parar em aveiro e coimbra) ... é só uma questão de maximizar o serviço.

Por exemplo na linah Madrid-Sevilla e MAdrid-Toledo suprimiram tudo o que era paragem em aldeola pelo caminho (e aqui pros espanhois aldeola é tudo o ke tiver menos de 50 mil. hab.) ... esss povoações morreram em termos de transportes de media/larga distancia de um dia pro outro.

Se recauchutarem a linha porto-braga nos standard's com que a deviam ter recauchutado da ultima vez (bitola UIC e velocidade de 220kmh) demoras uns 20 minutitos a chegar a braga vindo do porto.
a 200

É a tal historia ... o Porto está a 270km de lisboa ... de comboio sao uns 340km e pela A1 são uns 290km. se meterem o trajecto corrigido (aka TGV) fica em uns modicos 300km km.

Mesmo com a voltinha ao S.Carneiro pela linha do TGV Braga vai ficar mais perto de Lisboa do que o Porto está agora ... 1h45 é perfeitamente previsivel para uma ligação directa Braga-Lisboa com paragem no porto aveiro e coimbra ... se lhe metes altas frequencias (30 em 30 minutos?) e preços aceitaveis tens o sucesso garantido ... já uma linha nova braga-valença duvido muito que venha a servir para alguma coisa em termos de transporte (quer seja de passageiros quer seja de mercadorias) e era dinheiro melhor empregue na renovação da linha do minho.

No centro já dava-me trabalho não faço ideia que cidades há por ali.
mas podes ver aqui:
http://62.48.187.117/atlas/Images/Cap2/cap2d_p107.jpg

Esse tipo de contas não tem importancia nenhuma ... doute um exemplo aqui do burgo aonde tou desterrado:

Barreiro (Cidade) : Barreiro + Lavradio + B.banheira + Santo André = 40 + 15 + 35 + 15 mil. hab ... a "terra" é a mesma.
Á direita tens A.Vedros colado e a moita a uns 5km ... 150.000 habitantes num raio de 5km
Á esquerda tens o Seixal a uns miseros 500m (por estrada fica a 20km) e sem q.q. tipo de ligação directa (imagina porto e gaia com a unica ligação entre as duas em Entre-os-Rios e tens uma boa parecença).

Ai no norte é pior porque a area urbana é quase continua (se bem que menos densa) entre Braga e Aveiro ... servia mais a população uma ligação interregional (na realidade duas Braga-guimarães-douro e trofa?-sá.carneiro) a aliemntarem a linha do minho até valença do que "este tgv" que querem impingir.

É o que dá fazerem as coisas de cima pra baixo em vez de de baixo pra cima.

http://img186.imageshack.us/img186/6922/porto2020tgvdh1.jpg (http://imageshack.us)
By sotavento (http://profile.imageshack.us/user/sotavento) at 2007-07-11

não custa assim tanto meter o TGV/Urbanos a irem a maia/sá carneiro ... é só seguir a linha verde. ;)

Fmars
July 11th, 2007, 03:50 PM
não custa assim tanto meter o TGV/Urbanos a irem a maia/sá carneiro ... é só seguir a linha verde. ;)

Atenção que nenhum comboio urbano consegue fazer as curvas que o metro tem, quanto mais o TGV.

Herrmando
July 11th, 2007, 04:16 PM
N me parece q haja grande problema com a curva, o TGV nesse percurso vai à velocidade de outro comboio qualquer!

Herrmando
July 11th, 2007, 04:25 PM
O problema é esse mesmo .. .a falta de visão ... o TGV é um comboio ... nada mais do que um comboio.

Se só fazes Porto-Vigo mais vale meteres uma ligação Aerea ... não há ganhos nenhuns para NADA que fique pelo meio ... vais meter apenas os 600 passageiros das camionetas ? e eles quererão apgar os 40€ pelo bilhete do TGV?

A questao tb se coloca na ligacao Lisboa-Madrid nao?? Aliás, coloca-se mais Lisboa-Madrid q Porto-Vigo, uma vez q para essa ligacao o aviao mal chega a levantar!
Convém verificar o tempo que se demora hj em dia a fazer a viagem Porto-Vigo em comboio, eu diria mesmo q seria interessante ver quanto demora Braga-Porto.

Fmars
July 11th, 2007, 04:57 PM
N me parece q haja grande problema com a curva, o TGV nesse percurso vai à velocidade de outro comboio qualquer!

O angulo de curva varia de composição para composição, e quanto maior for a distancia entre eixos maior tem de ser o angulo da curva. É impossivel um suburbano passar em algumas curvas do metro. Simplesmente ficaria preso ou descarrilaria.

sotavento
July 11th, 2007, 06:57 PM
A questao tb se coloca na ligacao Lisboa-Madrid nao?? Aliás, coloca-se mais Lisboa-Madrid q Porto-Vigo, uma vez q para essa ligacao o aviao mal chega a levantar!
Convém verificar o tempo que se demora hj em dia a fazer a viagem Porto-Vigo em comboio, eu diria mesmo q seria interessante ver quanto demora Braga-Porto.

Nem por isso ... lisboa Madrid é Deserto e já o fazerem aquilo com perfil de TGV é puro desperdicio de travessa carril balastro e catenaria. ;)

A diferença é que ao fazeres a ponte férroviária pra margem sul desanuvias a zona de almada e tiras logo 20 minutos ás ligações pra sul/alentejo/algarve/espanha. <<< e diga-se que a ponte sai cara cumó caraças.
Agora o resto do percurso é praticamente só lançar a linha e já está ... o ideal mesmo seria uma simples via dupla mista (sem cortarem a actual) ... é so mesmo mesmo lançar a linha ... 500 milhões por 200km em termos de construção de linhas de AV é irrisorio. :ohno:

Já porto-braga.valença se fizerem com paragens q.b ainda vá lá ... mas TGV ?
Amandas 100km de casinhas abaixo e depois nem 1 paragem para amostra ??? eu por mim metia aquilo a 200/250 e paragem em todas as capelinhas ... comboio de 10 em 10 minutos ou mais ... :bash:

quanto ao tempo actual ... havia era de ter ido um engenheiro/director/politico ou outro preso .. .aquilo devia tar a 200 e não tá ... apesar de terem gasto MAIS do que se tivessem metido tudo a 200 ...

É o que dá fazerem as obras em cima do joelho por causa da "febre do O(e)uro".

Em relação á linha actual (que nem tem metade da capacidade utilizada diga-se) se lhe meteres uam nova ao lado não ganhas muito tempo de viagem.

O maior entrave é a via unica da Trofa e ai é facil de resolver o problema ... por acaso ai tambem é o sitio aonde desvia o antigo canal da linah pra Maia e a ser a coisa bem planeada metiam logo a linha apta a passar o TGV por ai até á Maia/SáCarneiro ... depois é só recauchutarem o ramal de leixões até Campanhã e ficam com o problema resolvido ... o problema maior é mudarem a bitola ás linhas.

Falta de planeamento de medio/longo prazo cronica ... pra não chamar nomes piores ...

Portvscalem
July 11th, 2007, 09:37 PM
O problema é esse mesmo .. .a falta de visão ... o TGV é um comboio ... nada mais do que um comboio. ;)

Se metes Porto-Braga-Vigo vai dar quase ao mesmo ... Porto-Braga nem a 2€ sai se usares os urbanos do Porto ou os Buses.

Se fizeres um serviço Intercity ja tens massa critica para que a linha se aguente.

Eu continuo na minha ... Arranjavam a linha do minho em condições , depois era criar serviços q.b. entre campanhã/sá.carneiro/braga e a galiza ... porque raios não há nenhum comboio directo de Braga para norte ???

A ideia recorrente em portugal de que se cria um estudo a dizer que não compensa tapar um buraco na estrada nacional , estudo esse que depois é utilizado para justificar uma SCUT ao lado dessa mesma nacional ... é estupidamente recorrente mesmo!

Basta veres que o IC para em 7 ou 8 cidades pelo caminho ... mas isso não impede que por exemplo o AP vá directo Lx-pt (se bem que agora metem tudo a parar em aveiro e coimbra) ... é só uma questão de maximizar o serviço.

Por exemplo na linah Madrid-Sevilla e MAdrid-Toledo suprimiram tudo o que era paragem em aldeola pelo caminho (e aqui pros espanhois aldeola é tudo o ke tiver menos de 50 mil. hab.) ... esss povoações morreram em termos de transportes de media/larga distancia de um dia pro outro.

Se recauchutarem a linha porto-braga nos standard's com que a deviam ter recauchutado da ultima vez (bitola UIC e velocidade de 220kmh) demoras uns 20 minutitos a chegar a braga vindo do porto.
a 200

É a tal historia ... o Porto está a 270km de lisboa ... de comboio sao uns 340km e pela A1 são uns 290km. se meterem o trajecto corrigido (aka TGV) fica em uns modicos 300km km.

Mesmo com a voltinha ao S.Carneiro pela linha do TGV Braga vai ficar mais perto de Lisboa do que o Porto está agora ... 1h45 é perfeitamente previsivel para uma ligação directa Braga-Lisboa com paragem no porto aveiro e coimbra ... se lhe metes altas frequencias (30 em 30 minutos?) e preços aceitaveis tens o sucesso garantido ... já uma linha nova braga-valença duvido muito que venha a servir para alguma coisa em termos de transporte (quer seja de passageiros quer seja de mercadorias) e era dinheiro melhor empregue na renovação da linha do minho.

Esse tipo de contas não tem importancia nenhuma ... doute um exemplo aqui do burgo aonde tou desterrado:

Barreiro (Cidade) : Barreiro + Lavradio + B.banheira + Santo André = 40 + 15 + 35 + 15 mil. hab ... a "terra" é a mesma.
Á direita tens A.Vedros colado e a moita a uns 5km ... 150.000 habitantes num raio de 5km
Á esquerda tens o Seixal a uns miseros 500m (por estrada fica a 20km) e sem q.q. tipo de ligação directa (imagina porto e gaia com a unica ligação entre as duas em Entre-os-Rios e tens uma boa parecença).

Ai no norte é pior porque a area urbana é quase continua (se bem que menos densa) entre Braga e Aveiro ... servia mais a população uma ligação interregional (na realidade duas Braga-guimarães-douro e trofa?-sá.carneiro) a aliemntarem a linha do minho até valença do que "este tgv" que querem impingir.

É o que dá fazerem as coisas de cima pra baixo em vez de de baixo pra cima.

http://img186.imageshack.us/img186/6922/porto2020tgvdh1.jpg (http://imageshack.us)
By sotavento (http://profile.imageshack.us/user/sotavento) at 2007-07-11

Epa, gosto do teu mapa, mesmo muito.... somamos a isso, linhas entre todas as cidades minhotas e do douro, e era perfeito....

Degolador
July 11th, 2007, 11:39 PM
Não se preocupem muito com os S's da linha Porto-Vigo...ao que tudo indica vão ser as actuais automotoras "Fiat Pendulino" - os nossos conhecidos pendulares a fazer este percurso. E todos nós sabemos que estas composições fazem as curvas "a abrir".

kinas
July 11th, 2007, 11:54 PM
Que linhas são aquelas no mapa do Porto? Acho que estão linhas a mais (que não existem) :lol:

pedrodepinto
July 11th, 2007, 11:55 PM
Não se preocupem muito com os S's da linha Porto-Vigo...ao que tudo indica vão ser as actuais automotoras "Fiat Pendulino" - os nossos conhecidos pendulares a fazer este percurso. E todos nós sabemos que estas composições fazem as curvas "a abrir".

:yes:, sem problema algum.

lynux
July 12th, 2007, 12:54 AM
Esses sao bons trens e suficientes para a velocidade que se poderá alcançar mas suponho que também haberá os AVE espanhois nas linhas de longo recorrido como Lisboa-Coruña ou Porto-Vigo-Ourense-Valladolid-Madrid

zoltan
July 12th, 2007, 03:25 PM
Lynux, la línea a Madrid, NO PASA por Valladolid.

zoltan
July 12th, 2007, 03:54 PM
valença
\
\
\
Braga
/
/
Aeroporto
\
\
campanhã
/
/
Aveiro
\
\
Coimbra
/
/
Leiria
|
|
OTA
|
|
Lisboa

En Galicia será:

Estación A Coruña - San Cristóbal
PAET Uxes
Apeadero de Boedo
PAET Cerceda - Meirama
PAET Ordes
Estación de Santiago
Apeadero de Osebe
PAET Escravitude AV
Estación de Vilagarcía
PAET Portela
Apeadero Pontevedra Universidad
Estación de Pontevedra
PAET Arcade
PAET Redondela AV
Estación de Vigo - Urzáiz
Apeadero de Vigo - Gran Vía
Estación de Vigo - Sárdoma
Apeadero de O Porriño
¿PAET de Guillarei/Tui?

Os PAET son Postos de Adiantamento e Estacionamento de Trens, son unhas pequenas estacións que dispón de 2 vías de apartado coas súas respectivas plataformas.
Os Apeadeiros son unhas plataformas onde recollen ou deixan persoas

Os trens de Alta Velocidade non paran nos PAET nin tampouco nos Apeadeiros, úsanse para trens lentos de cercanias ou rexionais.

Vou pór un exemplo da LAV de Sevilla:

Estación de Madrid - Puerta de Atocha
PAET Toledo - La Sagra
PAET Mora
PAET Urda
Estación de Ciudad Real
PAET Calatrava
Estación de Puertollano
PAET Venta La Inés
PAET Conquista
PAET Villanueva de Córdoba
Estación de Córdoba - Central
PAET Hornachuelos
PAET Guadajoz
PAET Cantillana
PAET Majarabique
Estación de Sevilla - Santa Justa

fred_mendonca
July 12th, 2007, 04:27 PM
São uma espécie de sub-estações!

sotavento
July 12th, 2007, 06:51 PM

Olha que não ... 6 carruagens é muito pra Porto-Vigo ... mais provavel é virem a ser comboios de 3/4 carruagens e fazerem logo a totalidade do percurso Porto-Corunha ... :cheers:

O angulo de curva varia de composição para composição, e quanto maior for a distancia entre eixos maior tem de ser o angulo da curva. É impossivel um suburbano passar em algumas curvas do metro. Simplesmente ficaria preso ou descarrilaria.

Atendendo a que ali da maia pra cima não há nada hoje em dia ... e a ideia era meter os "tram-train" na linha do tgv e não ao contrario ... logo ... tasse.

Epa, gosto do teu mapa, mesmo muito.... somamos a isso, linhas entre todas as cidades minhotas e do douro, e era perfeito....
Que linhas são aquelas no mapa do Porto? Acho que estão linhas a mais (que não existem) :lol:

Nem por isso:

Vermelho = Metro do Porto (em serviço)
Amarelo = Linhas de comboio existentes
Verde = Canal pro TGV aproveitando ao maximo o que já existe
Azul = Algumas coisas que se poderiam fazer ... principalmente extensões do metro do porto. :P

Esses sao bons trens e suficientes para a velocidade que se poderá alcançar mas suponho que também haberá os AVE espanhois nas linhas de longo recorrido como Lisboa-Coruña ou Porto-Vigo-Ourense-Valladolid-Madrid

Os pendulares quando vier o TGV devem ir todos pras ligações ás Beiras (Guarda/C.Branco) e Faro.

A CP e a Renfe logo arranjam q.q. coisinha pra meter ali ... o provavel é serem tipo Alvia s120 a fazer o trajecto Porto-corunha e uns patos/ave.rara a ligarem as várias cidades a madrid/Lisboa.

andre_carneiro
July 13th, 2007, 10:18 AM
Atendendo a que ali da maia pra cima não há nada hoje em dia ... e a ideia era meter os "tram-train" na linha do tgv e não ao contrario ... logo ... tasse.

:lol: que curtido!

sotavento
July 13th, 2007, 05:33 PM
:lol: que curtido!

:ohno: O que tem de curtido ?

A "linha de via estreita" foi arrancada e ainda não fizeram a nova linha do metro ... o userá que já tens metro entre a maia e a trofa ?