View Full Version : Secretaria lança mapa de transportes públicos do Rio

renanfsouza
July 9th, 2007, 04:26 PM
4/7/2007 - 18h35

O governo do estado lançou nesta quarta-feira, o Rio Mapa, o primeiro mapa de transportes da Região Metropolitana. Com ele, turistas, visitantes e os próprios cariocas poderão escolher a forma mais rápida e econômica de se deslocar pelo Rio, de chegar aos municípios vizinhos e de conhecer os pontos turísticos. As informações vêm em português e inglês.

O lançamento ocorreu na área de desembarque da Rodoviária Novo Rio, com a presença de ritmistas da escola de samba Portela, e dos atletas do Pan Carlos "Guto" Campos e Roberto Maheler, da canoagem, e Juarez Santos e Carlos Lourenço, do karatê.. A publicação foi entregue aos passageiros que desembarcavam na cidade.

- O mapa é mais importante para o turista, mas também é para nós. Durante os Jogos Pan-Americanos, ele estará disponível, gratuitamente, na rodoviária, nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, em 50 hotéis da cidade, na estação de trem do Corcovado e em locais de grande circulação de turistas – destacou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

O Rio Mapa traz todas as alternativas de transporte público disponíveis na Região Metropolitana, como os ramais dos trens, as linhas do metrô, de barcas e de ônibus, além de dicas de integração entre os modais. Apresenta também a localização dos principais pontos turísticos e culturais da cidade e, no verso, telefones de serviços públicos de emergência e a distância em quilômetros da capital aos outros municípios do estado.

Como a primeira edição vem atender, nesse momento, aos visitantes que chegarão à cidade por ocasião do Pan, todos os locais de competição ganharam destaque no mapa. Pontos como o estádio João Havelange, o Maracanã, a Vila Pan-americana e o Riocentro foram identificados com um símbolo esportivo.

- A idéia é, como em todas as cidades do mundo, ter um mapa para facilitar a vida de um usuário de transporte. Cada vez mais temos que estimular o uso de transporte coletivo. Com esse mapa você sabe exatamente aonde quer ir e que condução usar – explicou o secretário.

O mapa é uma conquista da Secretaria de Transportes e foi viabilizado por meio de uma parceria entre as operadoras de transporte público: Metrô Rio, Barcas S.A., Supervia, Fetranspor e RioÔnibus, recebendo ainda o apoio do Trem do Corcovado e da Socicam, empresa que administra a Rodoviária Novo Rio.

De acordo com Lopes, o Rio é o destino mais procurado do Brasil e nunca contou com um serviço deste tipo. Para o secretário, o Rio Mapa é uma conquista para o governo, um presente do setor de transporte para os visitantes e principalmente um incentivo a mais ao turismo no estado, que gera milhares de empregos. - Com ele, vai ser muito mais fácil se deslocar pela Região Metropolitana - destacou Julio Lopes.

As informações contidas no mapa também estarão na Internet, no site www.riomapa.com.br. A intenção é que o Rio Mapa seja publicado mensalmente e atualizado seguindo os grandes eventos da cidade e do estado.

Fonte: SETRANS

http://www.riomapa.com.br/altareso.jpg

neosoux
July 9th, 2007, 09:11 PM
nossa, q coisa esquisita e confusa... dava pra ser bem melhor... e tem erros... como a av. ayrton senna, depois da linha amrela, t passando pela agua mto longe da onde ela deveria passar!!

neosoux
July 9th, 2007, 09:12 PM
e os tuneis????? auehiuahiueh, q zona!

Andre_RP
July 9th, 2007, 09:22 PM
Achei bem infantil, poderia ser algo mais detalhado e elaborado, numa linguagem mais amigavel! :okay:

caco
July 9th, 2007, 11:44 PM
Usei este mapa neste feriadão (9 de julho), o qual de grande utilidade para mim no Rio de Janeiro.

ncjrsa
July 10th, 2007, 03:42 AM
Nossa, acho que com esse mapa eu iria ficar mais perdido ainda!

renanfsouza
July 10th, 2007, 02:22 PM
É um mapa turístico gente... Não é pra ser exato mas sim só pra dar uma idéia e mostrar que dá pra chegar em determinados locais de metrô, trem e ônibus.

neosoux
July 11th, 2007, 03:17 AM
^^
Exatamente por ser turistico deveria ser menos confuso. E msmo tendo essa configuracao, com escala nao real, os erros poderiam ser evitados, nao ia fazer diferenca!

Arbex
July 11th, 2007, 11:43 PM
^^ Interessante que o mapa mostra a Linha Amarela passando à direita da Península...

Realmente também achava que seria melhor do que o apresentado.

lfbrumalta
July 11th, 2007, 11:57 PM
Além disso, quem quiser ir até o CCBB ou a Casa França-Brasil, vai achar que tem que desembarcar na estação central do metrô...

caco
July 12th, 2007, 12:51 AM
Por falar em metrô carioca, eu andei pelas suas duas linhas, embarcando em Del Castilho e descendo na Siqueira Campos.

O achei muito bem cuidado, tanto as estações quanto os carros.

Só uma coisa me chamou atenção, o cheiro de urina que vinha dos túneis quando os carros chegavam. Senti isso nas estações Siqueira Campos e Central.

neosoux
July 12th, 2007, 01:59 AM
^^ Interessante que o mapa mostra a Linha Amarela passando à direita da Península...

Realmente também achava que seria melhor do que o apresentado.

exatamente!
nao da pra entender, eh falta de um minimo de cuidado...

lfbrumalta
July 12th, 2007, 03:18 AM
Por falar em metrô carioca, eu andei pelas suas duas linhas, embarcando em Del Castilho e descendo na Siqueira Campos.

O achei muito bem cuidado, tanto as estações quanto os carros.

Só uma coisa me chamou atenção, o cheiro de urina que vinha dos túneis quando os carros chegavam. Senti isso nas estações Siqueira Campos e Central.

Deve ser gente que urina perto dos respiradores do metrô ou até neles, por isso o cheiro "entra" nas estações

renanfsouza
July 12th, 2007, 03:55 PM
^^

Em um dos respiradores da Uruguaiana no camelódromo tem até uma plaquinha escrita assim "Favor não jogue lixo nem mije. Mijão !" :lol:

caco
July 12th, 2007, 06:14 PM
Deve ser gente que urina perto dos respiradores do metrô ou até neles, por isso o cheiro "entra" nas estações

Em um dos respiradores da Uruguaiana no camelódromo tem até uma plaquinha escrita assim "Favor não jogue lixo nem mije. Mijão !" :lol:

Obrigado pelos esclarecimentos.

Mas ainda bem que todos os carros contam com ar-condicionado e suas janelas são lacradas.

Outra curiosidade que vi no Metrô do Rio foi uso de "Carro Curto", que eu utilizei num horário sem muito movimento.