View Full Version : Bilhete único no Rio: como deverá ser

lfbrumalta
July 11th, 2007, 05:37 AM
Estou abrindo este thread para saber como vcs acham que deverá ser o bilhete único do Rio.
Por exemplo: tarifa, número de transbordos possíveis, terminais de transbordo, quem subsidiará o sistema e quais modais que inicialmente poderão compor o sistema.

Na minha opinião, após as obras do metrô do rio, o bilhete único já poderia começar a ser implantado, interligando as redes de integração do metrô-rio, da supervia e das Barcas-sa.

Fabius_
July 11th, 2007, 02:32 PM
Como o RJ é grande, a integração temporal deve ser de duas horas, com o direito de pegar até 4 ônibus nesse prazo. E o órgão de transporte deve estar aberto para fazer exceções justificadas.

renanfsouza
July 11th, 2007, 03:30 PM
Este é o tipo de medida que não pode se restringir somente ao Rio, mas toda a baixada, Niterói e região. Fico feliz que ele seja uma medida do estado, então deverá ser assim.

Agora acredito que quando isso estiver pronto o transporte alternativo deverá perder muita força. Seria muito bom. Isso, é claro, se o preço for viável.

Dourado
July 11th, 2007, 06:13 PM
Eu colocaria duas horas para transbordo urbano e três horas para interurbano, para que um morador de Santa Cruz que pegue um engarrafamento na Av. Brasil consiga pegar uma barca para Niterói e um ônibus pra São Gonçalo, por exemplo, ao mesmo tempo em que se evita o uso exagerado do transporte urbano (três horas é muito tempo...).

E deveria ser multimodal também. Barcas, trens e metrô também têm que entrar no bilhete único.

lfbrumalta
July 12th, 2007, 12:53 AM
Acho que um bilhete único de 4 reais deverá ser adotado, com direito a pegar 4 transportes por 3 horas. É claro que é muito caro.

Seria então viável adotar um bilhete mensal, que a pessoa iria adquirir por um determinado valor, que quanto mais a pessoa usasse no mês, menor seria o valor da passagem.

Assim quem pega transporte público todo dia, inclusive fim de semana, pagaria algo em torno de 2,80 reais por um período de 3 horas, por exemplo.

lfbrumalta
July 12th, 2007, 04:42 AM
Eu colocaria duas horas para transbordo urbano e três horas para interurbano, para que um morador de Santa Cruz que pegue um engarrafamento na Av. Brasil consiga pegar uma barca para Niterói e um ônibus pra São Gonçalo, por exemplo, ao mesmo tempo em que se evita o uso exagerado do transporte urbano (três horas é muito tempo...).

E deveria ser multimodal também. Barcas, trens e metrô também têm que entrar no bilhete único.

Como é a integração aí em BH? Vcs tem o bilhete único?
Gosto muito do sistema de transporte de BH, aqueles ônibus de piso baixo são o máximo.

Dourado
July 12th, 2007, 04:03 PM
^^Também acho os ônibus de piso baixo ótimos! O que mais gosto no sistema de BH é a padronização dos números e cores dos ônibus.

Aqui, a integração funciona pagando meia passagem no segundo ônibus, até uma hora e meia depois da entrada no sistema. No caso de ônibus que servem a vilas e favelas (que são mais baratos), o usuário só paga a passagem do ônibus "normal" (ou seja, só uma passagem).

Existe também a integração entre ônibus que vêm de outras cidades da RMBH e estações de integração, em que a passagem do metrô sai de graça. Os ônibus não vão mais até o Centro, e o passageiro ganha a passagem até lá.

lfbrumalta
July 12th, 2007, 05:24 PM
^^Também acho os ônibus de piso baixo ótimos! O que mais gosto no sistema de BH é a padronização dos números e cores dos ônibus.

Aqui, a integração funciona pagando meia passagem no segundo ônibus, até uma hora e meia depois da entrada no sistema. No caso de ônibus que servem a vilas e favelas (que são mais baratos), o usuário só paga a passagem do ônibus "normal" (ou seja, só uma passagem).

Existe também a integração entre ônibus que vêm de outras cidades da RMBH e estações de integração, em que a passagem do metrô sai de graça. Os ônibus não vão mais até o Centro, e o passageiro ganha a passagem até lá.

Sabe dizer se há subsídio da prefeitura/governo do estado, ou são as operadoras que arcam com a integração?

Dourado
July 12th, 2007, 10:25 PM
^^Não sei...
O que eu sei é que em BH, a receita das operadoras funciona no sistema de câmara de compensação, em que as linhas mais rentáveis (os circulares do Centro) subsidiam as linhas menos rentáveis (aquelas que vêm de bairros residenciais mais distantes). Agora, se o governo entra com dinheiro aí, não sei te responder, mas se tivesse que chutar, diria que não, não tem nenhum subsídio do governo.