View Full Version : Sao Paulo eh o unico estado com mais de 1 metropole?
Rcrd July 16th, 2007, 08:14 PM Tava vendo o papo rolando em outro thread e achei interessante postar este. Na minha opiniao so um Estado, SP, tem mais de 1 metropole (a Capital e Campinas). Sem confundir o conceito de RM que pode ser o agrupamento de cidades nao tao grandes (ex: RMs do Vale do Aco, Carbonifera etc).
Fabius_ July 16th, 2007, 08:20 PM delete
Fabius_ July 16th, 2007, 08:21 PM Tenho a impressão que sim.
Pois só Campinas é a única cidade que passou do milhão sem ser capital e sem estar na RM de uma capital.
Guarulhos pertence a RMSP e é totalmente polarizada pela Megalópole paulistana.
Nova Iguaçu foi desmembrada e não tem milhão atualmente (mas tinha nos anos 80).
som942 July 16th, 2007, 08:22 PM ^^ E mesmo se tivesse nao seria metropole ( new iguassu )
Fernando_Brasil July 16th, 2007, 08:23 PM ^^Seria apenas uma imensa cidade subordinada economicamente e socialmente ao Rio de Janeiro.
Rcrd July 16th, 2007, 08:23 PM Uma duvida. Unai e Buritis ainda estao incluidas na "super exagerada" RIDE. Se tiver a coisa muda um pouco.
dutchmaster July 16th, 2007, 08:25 PM Creio que sim...
JoPaM July 16th, 2007, 09:01 PM sim...
no futuro..daqui uns 20 anos podemos pensar em outras metropoles fora de sp
sul
caxias,londrina,maringa,joinville
sudeste
urbelandia,juiz de fora
nordeste
feira de santana
norte
Ananindeua
centro-oeste
Aparecida de Goiânia
aparecida de goias
algumas outras são poucos provaveis nesse prazo
como campos-rj,campina grande-pb,caruaru-pe,juazeiro do norte-ce,montes claros - mg,vitoria da conquista-ba,blumenau-sc,pelotas-rs,foz do iguaçu-pr
Fabius_ July 16th, 2007, 09:04 PM No artigo da Wikipédia sobre Uberlândia, diz-se que se o crescimento da cidade for à média de 3,3% a.a., ela terá um milhão de habitantes em 2021.
Tourniquet July 16th, 2007, 09:04 PM Uma vez eu ouvih dzr q Ilheus e itabuna e cidades pekenas da regiao formam uma rm...
JoPaM July 16th, 2007, 09:13 PM tourniquet se vc somar as populações de itabuna+ilheus chegam a 450 mil mais ou menos,porem não acredito em formação de rm,pelo menos a curto e medio prazo
Deco July 16th, 2007, 11:16 PM Uma vez eu ouvih dzr q Ilheus e itabuna e cidades pekenas da regiao formam uma rm...
Formam não!1
BR 364 July 16th, 2007, 11:51 PM sim...
no futuro..daqui uns 20 anos podemos pensar em outras metropoles fora de sp
sul
caxias,londrina,maringa,joinville
sudeste
urbelandia,juiz de fora
nordeste
feira de santana
norte
Ananindeua
centro-oeste
Aparecida de Goiânia
aparecida de goias
algumas outras são poucos provaveis nesse prazo
como campos-rj,campina grande-pb,caruaru-pe,juazeiro do norte-ce,montes claros - mg,vitoria da conquista-ba,blumenau-sc,pelotas-rs,foz do iguaçu-pr
Ananindeua (PA) e Aparecida de Goiânia (GO) já fazem parte das RMs de Belém e Goiânia, respectivamente, portanto não há possibilidade de formarem outra RM. Quanto a "Aparecida de Goiás", essa eu nunca ouvi falar... :D
Acredito que o eixo Londrina-Maringá já é praticamente um metrópole hoje. Falta muito pouco pra que todas as cidades desse eixo estejam conurbadas. A diferença desse eixo pra RM de Campinas é que ao invés de uma cidade pólo central, há duas cidades pólo nas extremidades.
Mas com aquela configuração tradicional de uma cidade central e as outras cidades ao redor, realmente SP é o único estado que tem duas RMs com essa configuração.
CH July 17th, 2007, 01:13 AM /\Pois é...Ananindeua nunca será uma Metrópole...
Mas Catanhal, por exemplo, pode...num futuro distante mas pode.
Kelsen July 17th, 2007, 03:23 AM Creio que por enquanto só SP , mesmo.
brunoad July 17th, 2007, 04:19 AM a longo prazo(algumas longo msm, isso se nao estabilizarem), acredito que Ribeirao Preto, Sorocaba, Sj dos Campos, Uberlandia, Londrina e talvez Maringa que teriam chance de serem metropoles mesmo
caco July 17th, 2007, 08:14 AM Acredito que as próximas cidades do interior de São paulo a passar a marca de 1 milhão de habitantes (nos próximos 15 anos) serão Sorocaba e São José dos Campos.
Kelsen July 17th, 2007, 08:26 AM Santa Catarina ainda vai demorar muito para ter alguma cidade com 1 milhão de habitantes! :D
UltraLeo July 17th, 2007, 05:41 PM Bem, se considerarmos que os municípios que formam a região metropolitana de Brasília (a RIDE) estão em Goiás, então o Estado de Goiás também tem duas regiões metropolitanas, a da capital, Goiânia, e a de Brasília formada por municípios goianos.
schmidt July 17th, 2007, 06:04 PM Santa Catarina ainda vai demorar muito para ter alguma cidade com 1 milhão de habitantes! :D
^^ Na verdade eu nao duvido que a RM de Florianópolis chegue a 1 milhão de habitantes la por 2015, tao crescendo mto rapido! Acho que assim ja poderia ser considerada metrópole né?
E Joinville também deve atingir 1 milhão lá por 2015, então acho que SC é o estado que tem mais potencial pra ter 2 metrópoles no mesmo estado.
Urbano Santista July 17th, 2007, 08:02 PM ^^ Se for contar a população total das RMs o Estado de São Paulo já tem 3 com mais de 1 milhão.
Andre_RP July 17th, 2007, 08:31 PM ;acho que SC é o estado que tem mais potencial pra ter 2 metrópoles no mesmo estado.
SP já tem 3! (RMSP 19 milhões, Campinas 2,7 milhões e Baixada Santista com 1,7 milhão).
Além disso Rio Preto, Ribeirão, Sorocaba e São José dos Campos são aglomerados urbanos que já estão conurbadas ou serão conurbadas com outras cidades em poucos anos. É só formalizar na lei.
sbarbosa July 17th, 2007, 09:31 PM Pessoal, não vamos confundir metrópole com região metropolitana.
Metrópole se refere à função de um núcleo urbano na rede urbana: são os núcleos principais, as cabeças da rede urbana.
Região Metropolitana são aglomerados de municípios com pareas urbanas com elevado grau de integração, delimitados por lei, com vistas a uma gestão integrada.
Assim como existem regiões metropolitanas que configuram metrópoles (RM São Paulo, RM Belo Horizonte, RM Goiânia), outras são centros regionais (RM Londrina, RM Baixada Santista, RM Florianópolis, RM Vale do Aço).
Existem estados com mais RM's que São Paulo, como Santa Catarina, que, salvo engano, 5 RM's.
Se o assunto for metrópole, ou seja, aglomerado urbano no topo da hierarquia urbana, fico na dúvida. Não me lembro de nenhuma unidade da federação que abrigue mais de uma. Eu não saberia, agora, classificar Campinas, que apresenta uma economia forte e diversificada, mas que tem sua área de influência bastante reduzida em decorrência da sua proximidade com São Paulo.
sbarbosa July 17th, 2007, 09:34 PM Outra coisa, não tem base a afirmação de que metrópole seja toda cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Ser metrópole é razão da posição da cidade/ aglomerado na hierarquia urbana, não de sua população.
Fabius_ July 17th, 2007, 11:54 PM Pessoal, não vamos confundir metrópole com região metropolitana.
Metrópole se refere à função de um núcleo urbano na rede urbana: são os núcleos principais, as cabeças da rede urbana.
Região Metropolitana são aglomerados de municípios com pareas urbanas com elevado grau de integração, delimitados por lei, com vistas a uma gestão integrada.
Assim como existem regiões metropolitanas que configuram metrópoles (RM São Paulo, RM Belo Horizonte, RM Goiânia), outras são centros regionais (RM Londrina, RM Baixada Santista, RM Florianópolis, RM Vale do Aço).
Existem estados com mais RM's que São Paulo, como Santa Catarina, que, salvo engano, 5 RM's.
Se o assunto for metrópole, ou seja, aglomerado urbano no topo da hierarquia urbana, fico na dúvida. Não me lembro de nenhuma unidade da federação que abrigue mais de uma. Eu não saberia, agora, classificar Campinas, que apresenta uma economia forte e diversificada, mas que tem sua área de influência bastante reduzida em decorrência da sua proximidade com São Paulo.
É que aí é preciso subdividir as metrópoles em três classes:
*Metrópole Global
*Metrópole Nacional
*Metrópole Regional
Naturalmente, Campinas é Metrópole Regional, com alcance limitado e confuso em função da proximidade com SP, mas com influência até em algumas cidades do Sul de Minas, como Monte Sião, Jacutinga, etc., que estão a menos de 130km. Goiânia também é, pois sofre a influência de Brasília, etc.
Metrópoles Nacionais são por exemplo Recife e Fortaleza, que polarizam boa parte de seus estados, assim como até estados vizinhos.
Metrópoles Globais o Brasil só tem duas: SP e RJ. São centros de referência em praticamente todo o país e no exterior.
Danzin July 18th, 2007, 06:37 AM No NE: Feira de santana? É duro viu...
Essa ta mais pra CG levar.
vitinhooo July 18th, 2007, 06:50 AM Creio que é só SP mesmo, com suas 3 Rm's.
Acho que SJC-Taubaté-Jacareí possa a ser a proxima Rm a se formar no estado.
Fabius_ July 18th, 2007, 12:39 PM Creio que é só SP mesmo, com suas 3 Rm's.
Acho que SJC-Taubaté-Jacareí possa a ser a proxima Rm a se formar no estado.
Tem tudo para ser (população, conurbação, pólos), mas as coisas demoram muito...
SallesNeto@RR July 18th, 2007, 04:08 PM Não, PR tem as RMs de Londrina, Maringá e Curitiba, i.e., 3.
É possivel também que o CE passe a ter duas, a de Fortaleza e a de Juazeiro/Crato.
cesar bertolino July 18th, 2007, 07:08 PM SP já tem 3! (RMSP 19 milhões, Campinas 2,7 milhões e Baixada Santista com 1,7 milhão).
Além disso Rio Preto, Ribeirão, Sorocaba e São José dos Campos são aglomerados urbanos que já estão conurbadas ou serão conurbadas com outras cidades em poucos anos. É só formalizar na lei.
acredito que ribeirão preto ainda vai demorar um pouco para ter conurbação, mas rio preto já tem este requisito , sorocaba e são josé dos campos com certeza serão as próximas metrópolis de sp , e ainda tem piracicaba que esta praticamente conurbada com sta barbara e americana, e jundiái que só de conurbação (conurbação)tem 710 mil habitantes .:banana:
EduPR July 18th, 2007, 07:39 PM Eu dei uma olhada nos meus livros de geografia, e esse negócio de 1milhão é papo furado. O que faz uma cidade ser metrópole é a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS nela encontrada. Frankfurt é uma metrópole da Alemanha, um centro financeiro na Europa com menos de 700mil hab.
Farejador July 18th, 2007, 07:51 PM Creio que apenas S. Paulo capital é uma metrópole, Campinas é uma grande cidade, mas não tem cultura de metrópole e nem a importância de uma. Frankfurt, por exemplo, tem 660 mil habitantes e é uma verdadeira metrópole européia e mundial. Tamanho não é documento, na India, China, Paquistão e Japão por exemplo existem enormes cidades e muitas delas sequer são conhecidas internacionalmente. Campinas é mais um exemplo, é grande, tem infraestrutura mas não é metrópole. Outro exemplo, Florianópolis não é a maior cidade de SC, mas é metrópole regional por ser a capital política e cultural. No Brasil só algumas poucas capitais tem cara de metrópole.
cesar bertolino July 18th, 2007, 08:24 PM Creio que apenas S. Paulo capital é uma metrópole, Campinas é uma grande cidade, mas não tem cultura de metrópole e nem a importância de uma. Frankfurt, por exemplo, tem 660 mil habitantes e é uma verdadeira metrópole européia e mundial. Tamanho não é documento, na India, China, Paquistão e Japão por exemplo existem enormes cidades e muitas delas sequer são conhecidas internacionalmente. Campinas é mais um exemplo, é grande, tem infraestrutura mas não é metrópole. Outro exemplo, Florianópolis não é a maior cidade de SC, mas é metrópole regional por ser a capital política e cultural. No Brasil só algumas poucas capitais tem cara de metrópole.
farejador com todo respeito , mas se campinas não for uma metópoli então não sei qual é o significado de tal palavra .:)
Fabius_ July 18th, 2007, 08:38 PM Creio que apenas S. Paulo capital é uma metrópole, Campinas é uma grande cidade, mas não tem cultura de metrópole e nem a importância de uma. Frankfurt, por exemplo, tem 660 mil habitantes e é uma verdadeira metrópole européia e mundial. Tamanho não é documento, na India, China, Paquistão e Japão por exemplo existem enormes cidades e muitas delas sequer são conhecidas internacionalmente. Campinas é mais um exemplo, é grande, tem infraestrutura mas não é metrópole. Outro exemplo, Florianópolis não é a maior cidade de SC, mas é metrópole regional por ser a capital política e cultural. No Brasil só algumas poucas capitais tem cara de metrópole.
Vide o post 26, pois lá eu disse como Metrópoles não são todas iguais, há gradações, assim como há para cidades em geral.
Sério, metrópole siginifica cidade-mãe...o que é cultura de Metrópole? Só porque temos pouquíssimas coisas 24h? Só porque a vida noturna campineira é mirrada? Precisamos então ser capital de estado para sermos metrópole? ... Assim como nenhuma metrópole precisa ter 1.000.000 de habitantes, também não precisa ser pólo nacional ou global para adquirir essa condição.
Aliás, você já esteve em Campinas? Já viu o quanto de gente de fora vem trabalhar, estudar, se tratar ou consumir serviços aqui? Já esteve em Hortolândia, Sumaré, Paulínia ou Valinhos e viu como essas cidades dependem de Campinas (e vice-versa)? Parece que não...falando assim, para você Campinas não passa de um ponto ignoto no meio do mapa sem expressão alguma, só porque está a 1h e pouco de São Paulo...
Longe de mim querer brigar, mas não posso ficar quieto com uma afirmação dessas :(...
IsaacUrban August 31st, 2007, 07:39 PM Realmente. campinas e sampa dividem o status de duas grandes metrópoles as duas bem desenvolvidas. mas isto é provisório , em um futuro próximo cidades como ribeirão preto e são josé dos campos serão cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
gutooo August 31st, 2007, 07:42 PM ^^ futuro próximo?
Quantos habitantes existem nessas duas cidades?
Fabius_ August 31st, 2007, 07:52 PM ^^ futuro próximo?
Quantos habitantes existem nessas duas cidades?
Calma, gutooo, o rapaz é novo no forum, ainda não teve tempo de aprender.
Particularmente, nem sei se chegarão, pois o Brasil vai estabilizar a população até 2060, então, não haverá esses aumentos explosivos vistos ao longo do século XX.
gutooo August 31st, 2007, 08:12 PM ^^ eu to perguntando de boa :D
RRC September 1st, 2007, 04:32 AM Santa Catarina ainda vai demorar muito para ter alguma cidade com 1 milhão de habitantes! :D
O que é muito bom. O ideal para um crescimento sustentável e longe de estagnação é ter várias cidades médias, entre 100 e 800 mil habs, o que SC segue perfeitamente.
Luiz September 1st, 2007, 04:56 AM acho que Sorocaba, Ribeirão e SJC não demorarão para ter 1 milhão de habitantes.
riba182 September 1st, 2007, 01:44 PM concordo com o luiz
acredito tb q cidades como londrina, joinville, uberlandia....logo se tornam uma metropole regional, como campinas....
banzo September 1st, 2007, 02:49 PM Não acho bom ver cidades tornarem-se metrópoles.Assim como a economia,os problemas ficam cada vez maiores,na história recente as cidades brasileiras se degradaram com o crescimento,exemplificado perfeitamente nas duas metróples nacionais.
Quem me dera se nosso país tivesse mais cidades médias e menos métropoles "milionárias",existe um desenvolvimento saudável muito mais no Interior de SP,do que em São Conrado ou no Morumbi,onde a riqueza e a opulência convive com mazelas urbanas como o Real Parque e a Rocinha.
FABIO CG September 1st, 2007, 04:41 PM No NE: Feira de santana? É duro viu...
Essa ta mais pra CG levar.
^^
Tambem não é pra tanto.:lol:
SJC.capitalist September 1st, 2007, 07:03 PM São José dos Campos tem 621.789 mil habitantes
+ +
Jacareí tem 214.624 mil habitantes
----------------------------------------------------
Ambas tem 836,413 mil habitantes
SJC e Jacareí estão já ou se não quase cornubadas por muito pouco, daqui alguns anos ambas juntas terão 1 milhão.
Mas SJC fica a 80 e poucos quilometros de São Paulo, isso não interfere p/ que ela não seja uma metropole, pois esta (relativamente) perto de São Paulo?
Se olhar no Google Earth, podemos ver que Mogi-das-Cruzes/Guararema estão não muito longe de se cornubar com Jacareí, isso seria possivel? E se possivel, Jacareí e cidades cornubadas a ela, fariam parte da Grande São Paulo? Ou apenas parte da Megalópole?
will . September 1st, 2007, 07:19 PM eu acredito que no estado de SP a próxima cidade a chegar 1 milhão de habitantes é SBC...e que também será a última...num tenho certeza se SJC,Sorocaba e Ribeirão possa chegar a 1 milhão...uma vez eu li q a população brasileira vai parar de crescer daqui uns 30 anos...
Fabius_ September 1st, 2007, 07:33 PM eu acredito que no estado de SP a próxima cidade a chegar 1 milhão de habitantes é SBC...e que também será a última...num tenho certeza se SJC,Sorocaba e Ribeirão possa chegar a 1 milhão...uma vez eu li q a população brasileira vai parar de crescer daqui uns 30 anos...
Tal informação é numericamente baseada. Como eu não conheço SBC, não sei se a cidade está crescendo muito e a qual ritmo, se existe espaço para crescer e/ou verticalizar, etc. Embora esteja de acordo que a RMSP ainda vai ter mais alguma cidade "milionária", e que SBC é a que está numericamente mais próxima dessa realização.
As outras realmente vão se estabilizar em algum ponto entre os 650.000 e 900.000. Chegar ao milhão não é uma grande vantagem, minha experiência própria :). O importante é crescer bem e com planejamento, evitar ocupações e invasões...não um número.
Luiz September 2nd, 2007, 06:26 AM acho que não vai demorar e cidades como Diadema e Carapicuiba vão se estabilizar pois faltará espaço para crescimento (area territorial pequena), Santo André por exemplo cresce pouco em população ano a ano, torço para que as duas cidades citadas tb parem com essa explosão demografica pois tem com serios problemas.
Luiz September 2nd, 2007, 06:28 AM Tal informação é numericamente baseada. Como eu não conheço SBC, não sei se a cidade está crescendo muito e a qual ritmo, se existe espaço para crescer e/ou verticalizar, etc. Embora esteja de acordo que a RMSP ainda vai ter mais alguma cidade "milionária", e que SBC é a que está numericamente mais próxima dessa realização.
As outras realmente vão se estabilizar em algum ponto entre os 650.000 e 900.000. Chegar ao milhão não é uma grande vantagem, minha experiência própria :). O importante é crescer bem e com planejamento, evitar ocupações e invasões...não um número.
Pois é......se Campinas tivesse uns 800 mil habitantes já estaria otimo, continuaria sendo metropole e os problemas seriam bem menores.
caco September 3rd, 2007, 05:01 AM Se olhar no Google Earth, podemos ver que Mogi-das-Cruzes/Guararema estão não muito longe de se cornubar com Jacareí, isso seria possivel? E se possivel, Jacareí e cidades cornubadas a ela, fariam parte da Grande São Paulo? Ou apenas parte da Megalópole?
Acho que é bem mais fácil São José dos Campos se conurbar com Taubaté, principalmente por causa da Dutra. Recentemente dirigi entre elas e fiquei impressionado como estão cada vez mais próximas, sendo que Caçapava fará a união entre as duas.
Já Jacareí se conerbar com Guararema e Mogi, já acho bem mais difícil, pois entre elas há muitas azendas de eucaliptos e algumas reservas de preservação ambiental.
Observador_SJC September 3rd, 2007, 05:26 PM Acho que é bem mais fácil São José dos Campos se conurbar com Taubaté, principalmente por causa da Dutra. Recentemente dirigi entre elas e fiquei impressionado como estão cada vez mais próximas, sendo que Caçapava fará a união entre as duas.
Já Jacareí se conerbar com Guararema e Mogi, já acho bem mais difícil, pois entre elas há muitas azendas de eucaliptos e algumas reservas de preservação ambiental.
Concordo com você, entre SJC e Jacareí mal dá pra saber onde termina uma e começa a outra, e não é só na Dutra esta conurbação.
Caçapava está colada com o distrito de Eugênio de Melo, mas em menor grau que Jacareí, na minha opinião.
caco September 3rd, 2007, 07:42 PM ^^ bem menos. Jacareí e São José só não estão tão coladas às margens da Dutra por causa da várzea do Rio Paraíba.
Observador_SJC September 3rd, 2007, 08:49 PM ^^ ^^ ^^
:uh: O Rio Paraíba não divide as duas cidades na Dutra
A entrada principal de Jacareí fica de frente pra Unip que ja é São José. Não sei qual o critério para se considerar duas cidades conurbadas, não quero dizer que já são, mas não é fácil saber exatamente onde termina uma e começa outra principalmente pra quem não é da região. Passo ali toda semana e tem casas que ficam coladas com a Tecsat, que até hoje não sei a qual município pertencem.
caco September 3rd, 2007, 10:24 PM ^^ Obrigado pelo esclarecimento. Como aquele retão é muito grande, achava mesmo que o Paraíba fazia a divisa entre as duas.
A distância entre a UNIP e a ponte da Dutra sobre o Paraíba é de quase 4 km:
http://img516.imageshack.us/img516/2310/jacareuu6.jpg
felaio lelsa September 4th, 2007, 05:03 PM Artigo 2º - O Conselho de Orientação, referido no Parágrafo único, do artigo 8º desta lei complementar, será constituído em 30 (trinta) dias, contados da data de constituição do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba.
JUSTIFICATIVA
Sorocaba, como um dos mais importantes e populosos municípios do interior paulista, é responsável pelo desenvolvimento da região e dos municípios localizados no seu entorno, dada sua referência e importância estratégica.
A criação da Região Metropolitana de Sorocaba, com sede no Município de Sorocaba, certamente trará mais benefícios e maior desenvolvimento aos municípios dela integrantes, na medida em que exigirá um planejamento integrado e ações conjuntas, além de uma união permanente de esforços para a execução de funções públicas de interesse comum.
A nova unidade regional que se pretende criar, com a conjugação de esforços mútuos dos entes públicos envolvidos, certamente se tornará um grande polo de desenvolvimento, atraindo novos investimentos, o que propiciará a geração de novos empregos, aumentará a renda dos trabalhadores e, por conseqüência, trará melhoria de vida a toda a população.
O agrupamento dos 16 (dezesseis) municípios integrantes, segundo dados do SEADE, de 2005, conta com uma população de aproximadamente 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) habitantes, distribuídos por uma área de 5.600 (cinco mil e quinhentos) quilômetros quadrados, perfazendo uma densidade demográfica de 245 (duzentos e quarenta e cinco) habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com o quadro demonstrativo abaixo:
http://i109.photobucket.com/albums/n71/pauloste39/SOROimagem.jpg
Tais números demonstram a elevada densidade demográfica dessa região. Ressalte-se que a maior distância entre as localidades elencadas no § 1º do art. 1º desta propositura, não ultrapassa 45 (quarenta e cinco) quilômetros do município sede da região – Sorocaba, evidenciando significativa conurbação. Afora isso, as funções urbanas e regionais desse agrupamento de municípios contam com um elevado grau de diversidade, especialização e integração socioeconômica, tendo em vista que a ligação entre esses municípios, à Capital e às outras regiões do Estado é realizada por importantes rodovias, tais como a Rodovia Presidente Castello Branco (SP 280), a Rodovia Raposo Tavares (SP 270), a Rodovia Marechal Rondon (SP 300) e a Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho - SP 075).
sbarbosa September 4th, 2007, 05:47 PM Todo mundo confundindo metrópole com região metropolitana....
cada uma é uma coisa totalmente distinta....
Observador_SJC September 4th, 2007, 05:54 PM ^^ Obrigado pelo esclarecimento. Como aquele retão é muito grande, achava mesmo que o Paraíba fazia a divisa entre as duas.
A distância entre a UNIP e a ponte da Dutra sobre o Paraíba é de quase 4 km:
http://img516.imageshack.us/img516/2310/jacareuu6.jpg
Não disse que era difícil distinguir o fim de uma e o início da outra ?!
:laugh:
caco September 4th, 2007, 07:32 PM ^^ é verdade. A divisa entre São José e Jacareí deve ser aquele riachinho que passa ao lado da UNIP, que pode se ver na imagem.
caco September 4th, 2007, 07:45 PM Ressalte-se que a maior distância entre as localidades elencadas no § 1º do art. 1º desta propositura, não ultrapassa 45 (quarenta e cinco) quilômetros do município sede da região – Sorocaba, evidenciando significativa conurbação.
Curiosidade: Salesópolis, o mais distante município da Região Metropolitana de São Paulo, situa-se a 104 quilômetros da Capital.
Fabius_ September 4th, 2007, 09:38 PM Curiosidade: Salesópolis, o mais distante município da Região Metropolitana de São Paulo, situa-se a 104 quilômetros da Capital.
Pra ser honesto, a única coisa que eu sei de Salesópolis é que lá fica a nascente do Rio Tietê, num laguinho próximo a uma pedra :D.
Mas 104 km é uma enormidade...eu estou mais próximo do Centro de SP que isso :lol:
will . September 5th, 2007, 01:14 AM até de mogi que sai uma estrada direto para salesopolis parece que voce nao chega la nunca.... :lol:
nem parece ser RMSP... o lugarzinho sem nada
mas é uma cidade simpatica ...
Luiz September 5th, 2007, 02:00 AM Artigo 2º - O Conselho de Orientação, referido no Parágrafo único, do artigo 8º desta lei complementar, será constituído em 30 (trinta) dias, contados da data de constituição do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba.
JUSTIFICATIVA
Sorocaba, como um dos mais importantes e populosos municípios do interior paulista, é responsável pelo desenvolvimento da região e dos municípios localizados no seu entorno, dada sua referência e importância estratégica.
A criação da Região Metropolitana de Sorocaba, com sede no Município de Sorocaba, certamente trará mais benefícios e maior desenvolvimento aos municípios dela integrantes, na medida em que exigirá um planejamento integrado e ações conjuntas, além de uma união permanente de esforços para a execução de funções públicas de interesse comum.
A nova unidade regional que se pretende criar, com a conjugação de esforços mútuos dos entes públicos envolvidos, certamente se tornará um grande polo de desenvolvimento, atraindo novos investimentos, o que propiciará a geração de novos empregos, aumentará a renda dos trabalhadores e, por conseqüência, trará melhoria de vida a toda a população.
O agrupamento dos 16 (dezesseis) municípios integrantes, segundo dados do SEADE, de 2005, conta com uma população de aproximadamente 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) habitantes, distribuídos por uma área de 5.600 (cinco mil e quinhentos) quilômetros quadrados, perfazendo uma densidade demográfica de 245 (duzentos e quarenta e cinco) habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com o quadro demonstrativo abaixo:
http://i109.photobucket.com/albums/n71/pauloste39/SOROimagem.jpg
Tais números demonstram a elevada densidade demográfica dessa região. Ressalte-se que a maior distância entre as localidades elencadas no § 1º do art. 1º desta propositura, não ultrapassa 45 (quarenta e cinco) quilômetros do município sede da região – Sorocaba, evidenciando significativa conurbação. Afora isso, as funções urbanas e regionais desse agrupamento de municípios contam com um elevado grau de diversidade, especialização e integração socioeconômica, tendo em vista que a ligação entre esses municípios, à Capital e às outras regiões do Estado é realizada por importantes rodovias, tais como a Rodovia Presidente Castello Branco (SP 280), a Rodovia Raposo Tavares (SP 270), a Rodovia Marechal Rondon (SP 300) e a Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho - SP 075).
Felaio, onde vc viu essa noticia???
caco September 5th, 2007, 02:32 AM Salesópolis é considerada Estância Turística devido a nascente do Rio Tietê ficar em seu território. Já fui lá uma vez e bebi a água do Tietê (quem diria).
Em Salesópolis passa a SP-88, que liga Mogi das Cruzes à Rodovia dos Tamoios, sendo um caminho alternativo para o Litoral Norte Paulista.
will . September 5th, 2007, 03:29 AM Salesópolis é considerada Estância Turística devido a nascente do Rio Tietê ficar em seu território. Já fui lá uma vez e bebi a água do Tietê (quem diria).
Em Salesópolis passa a SP-88, que liga Mogi das Cruzes à Rodovia dos Tamoios, sendo um caminho alternativo para o Litoral Norte Paulista.
já bebi tambem a agua da nascente do tiete :D...queria um dia voltar lá de novo...
ah...de salesopolis até a tamoios é uma agonia só...putz...deviam melhorar a estrada...muito sinuosa,e mal tem sinal de vida na região...pastos e floresta que não acaba mais ;/
quem sabe um dia melhoram ela...seria uma ótima ligação entre zona leste de sp com a tamoios ...
caco September 5th, 2007, 04:34 AM ^^ ela é mais conhecida como Pitas, servindo também como escoadouro da grande produção de eucaliptos dessa região.
will . September 6th, 2007, 02:44 AM ^^ ela é mais conhecida como Pitas, servindo também como escoadouro da grande produção de eucaliptos dessa região.
se eu não me engano...bem depois de salesopolis tem uma vilinha ...com um cemiterio em cima do morro acho...aquela vila ali tem nome ? é de salesopolis ou paraibuna ?
imagino só como deve ser morar ali... nada por perto :(
samba_man September 6th, 2007, 05:13 AM São Gonçalo no estado do Rio têm 1 milhão de habitantes! E se tivermos em conta Niterói que está COLADA, sobe pra 1,5 milhões hab. :yes:
caco September 6th, 2007, 05:16 AM se eu não me engano...bem depois de salesopolis tem uma vilinha ...com um cemiterio em cima do morro acho...aquela vila ali tem nome ? é de salesopolis ou paraibuna ?
imagino só como deve ser morar ali... nada por perto :(
Esse lugar é chamado de Bairro do Cedro, pertencente à Paraibuna.
Ô lugarzinho morto, tem uma igrejinha, um cemitério, uma vendinha e uma lanchonete na qual para comer um pão com calabresa nas minhas viagens à Caraguatatuba. Mas eu só paro lá para comer quando a famosa Barraca Azul já está fechada:D
superkyo September 6th, 2007, 10:57 PM SOROCABA passará de 1 Milhão de habitantes em 20 anos mantendo uma média de crescimento 3% a.a.; Hj SOROCABA cresce mais q isso, porem como já foi dito aqui com o tempo o BRASIL em geral vai crescer menos assim como SOROCABA portanto acredito q uma média de 3% razoavel visto q uma parte significativa de seu crescimente é e vai continuar sendo de gente q migra da RM de SÃO PAULO.......
Seria dimais se em 30 anos parar de crescer a população aqui assim se estabilizaria entre 1.1 Milhões e 1.2 Milhões de habitantes oq já seria grande, mas ainda sim possivel de manter uma boa gestão....
|
|