View Full Version : A idéia de preenchimento do espaço urbano...

Pesquisadorbsb
July 22nd, 2007, 07:39 AM
Essa imagem foi tirada de um estudo de ciclovias feito pelo GEIPOT (antiga empresa brasileira de planejamento de transportes) para Brasília. Mostra um gráfico comparativo do espaço ocupado, em via pública, por 150 pessoas.

Daí segue uma mostra de como se pode distribuir essas 150 pessoas de formas diferentes de locomoção. Na via superior, pedestres ocupando 230 m2, na segunda, ônibus com 100 m2, na terceira, bicicletas com 375 m2 e na última em automóveis com taxa de ocupação de 2 pessoas por veículo que ocupou nada mais nada menos que 2400 m2 de via.

Será que os automóveis "incham" a via???

http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/onibus2Bbike2Bcarro.jpg

Pesquisadorbsb
July 22nd, 2007, 07:43 AM
E aproveitando a deixa das ciclovias e VLT, será que a esplanada vai ficar assim, apesar que a imagem coloca o VLT do lado direito da via, o estudo que está com o GDF o VLT vai passar pelo lado esquerdo da via.

http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/tram2Bciclovia.jpg

PedroLacerda
July 22nd, 2007, 08:07 AM
Interessante!! :)

krypton
July 22nd, 2007, 08:45 AM
Nossa, que montagem legal, pesquisador!! A ciclovia se parece muito com as de Santos, mesmo estilo! Esse VLT ia ser tão bom pra mim... pena que ainda não é uma realidade! :cry:

Anda logo, Santo Arruda, com isso!

Pesquisadorbsb
July 22nd, 2007, 10:05 AM
Nossa, que montagem legal, pesquisador!! A ciclovia se parece muito com as de Santos, mesmo estilo! Esse VLT ia ser tão bom pra mim... pena que ainda não é uma realidade! :cry:

Anda logo, Santo Arruda, com isso!

Cara tambem não adianta muito sair correndo para fazer né, pois recursos tem, até financiamento internacional e PPP, o que emperra mesmo é a burrocracia.

Cito um exemplo similar a burocracia para fazer uma licitação, é a abertura de empresas, só no Brasil mesmo levar 180 dias, no caso de Brasilia para abrir ou fechar uma empresa ou filial.

O mesmo se diz respeito a licitações desse tipo, pode chegar quase para abrir os envelopes da licitação e vir uma empresa querer anular a licitação, e aí volta tudo a estaca zero.

som942
July 22nd, 2007, 12:38 PM
Excelente comparação.

Infelizmente é o poder aquisitivo que determina a ocupação do espaço. Sempre foi e sempre será assim. Por incrível que pareça, talvez distribuição de renda seja uma das unicas solucoes definitivas pra resolver esse problema. Quando imoveis residenciais perto de areas comerciais deixarem de ficar vazios para investimento e voltarem a ser ocupados com familias que tiveram seu poder aquisitivo turbinado.

muckie
July 22nd, 2007, 09:55 PM
seria interessantissimo
pq pelo que sei, pedestre rala em bsb...
ciclovia ja tambem
e tram facilitaria a vida de quemnao tem carro
brasilia seria mais democratica e dinamica assim

wicca13
July 22nd, 2007, 10:31 PM
nossa, tem projeto desse tipo de onibus mesmo?

ThiagoMyung
July 22nd, 2007, 11:21 PM
Como VLT é belo!

Torço muito pra que saia realmente!

SJC.capitalist
July 22nd, 2007, 11:23 PM
Achei muito legal esse projeto!
Se o VLT fosse/for igual dessa montagem ficaria muito bom!
A ciclovia eu acho fundamental!
Realmente, pedestre sofre em BSB, quando fui visitar BSB, ficava horas tentando atravessar o Eixo Monumental, e outras vias, acho que seria muito viável a construção de passarelas, ou vias subterraneas p/ pedestres nas avenidas principais (Eixo e aquela que liga os cantos das duas asa[não sei o nome]), não é????

OBS: Se o VLT for igaul a esse(na montagem), iria dar um aspecto futuristico a cidade!

Pesquisadorbsb
July 23rd, 2007, 12:19 AM
Achei muito legal esse projeto!
Se o VLT fosse/for igual dessa montagem ficaria muito bom!
A ciclovia eu acho fundamental!
Realmente, pedestre sofre em BSB, quando fui visitar BSB, ficava horas tentando atravessar o Eixo Monumental, e outras vias, acho que seria muito viável a construção de passarelas, ou vias subterraneas p/ pedestres nas avenidas principais (Eixo e aquela que liga os cantos das duas asa[não sei o nome]), não é????

OBS: Se o VLT for igaul a esse(na montagem), iria dar um aspecto futuristico a cidade!

O projeto vai ser desse jeito mesmo, mas não vai passar no lado direito, e sim no lado esquerdo da via, pois começa pelo espaço existente, aonde fica as paradas de onibus, ficam exatamente nas saídas dos prédios ministeriais.

Então já está totalmente descartada a passagem pelo lado direito do VLT, pois pelo lado esquerdo não iria sofrer com nenhum obstaculo, o mesmo vai acontecer com a Avenida W3 Norte e Sul, aonde o VLT vai passar no canteiro central.

Acho dificil construirem passagens subterraneas, pois o povo de Brasilia é acomodado, pois nos eixos rodoviarios, existem as ditas passagens subterraneas e eles preferem se arriscar a vida por cima do eixo monumental, tudo pela comodidade e claro rapidez da travessia.

Kaique
July 23rd, 2007, 02:38 AM
O projeto vai ser desse jeito mesmo, mas não vai passar no lado direito, e sim no lado esquerdo da via, pois começa pelo espaço existente, aonde fica as paradas de onibus, ficam exatamente nas saídas dos prédios ministeriais.

Então já está totalmente descartada a passagem pelo lado direito do VLT, pois pelo lado esquerdo não iria sofrer com nenhum obstaculo, o mesmo vai acontecer com a Avenida W3 Norte e Sul, aonde o VLT vai passar no canteiro central.

Acho dificil construirem passagens subterraneas, pois o povo de Brasilia é acomodado, pois nos eixos rodoviarios, existem as ditas passagens subterraneas e eles preferem se arriscar a vida por cima do eixo monumental, tudo pela comodidade e claro rapidez da travessia.

É só fazerem como na EPTG encher de grades cobertas de trepadeiras floridas e espinhosas :bash:

Ah povo indolente é brasileiro.

Pesquisadorbsb
July 23rd, 2007, 05:36 AM
É só fazerem como na EPTG encher de grades cobertas de trepadeiras floridas e espinhosas :bash:

Ah povo indolente é brasileiro.

Olha na área tombada isso nem é permitido fazer, sabe se seu fosse politico, sabe o que faria, editaria uma lei, tratando esses pedestres de suicidas, sem direito nenhum perante a lei, e para complicar, mandaria a familia pagar todos os custos de enterro e claro a manutenção do veiculo danificado.

Geralmente as pessoas cismam colocar a culpa nos motoristas, mas os pedestres tem seu peso de culpa, sabem que o eixo rodoviário é perigoso e se arriscam por cima e alegam mil desculpas para fazer a travessia.

krypton
July 23rd, 2007, 06:28 AM
^^ Por outro lado, pesquisador, muita gente em BSB ja me disse que essas passagens sob o Eixão são sujas, fedem a urina, são perigosas e ja houve casos de assaltos e estupros ali em baixo. Pergunto: apesar do tombamento (que eu defendo à morte), com os indices de violência que temos, sera que estamos preparados pra essas passagens subterrâneas?

caco
July 23rd, 2007, 06:46 AM
Adorei a montagem, tomara que se torne real o mais breve possível.

Pesquisadorbsb
July 23rd, 2007, 08:00 AM
^^ Por outro lado, pesquisador, muita gente em BSB ja me disse que essas passagens sob o Eixão são sujas, fedem a urina, são perigosas e ja houve casos de assaltos e estupros ali em baixo. Pergunto: apesar do tombamento (que eu defendo à morte), com os indices de violência que temos, sera que estamos preparados pra essas passagens subterrâneas?

Posso ser sincero, isso não é desculpa, a mesma coisa acontece com as passarelas da EPTG, as pessoas destruiram o alambrado para passar pela pista, as pessoas tem que deixa de ser burras, o que vc prefere, passar por uma passagem subterranea vendendo cocô, mas atravessando ela, vivo do que atravessar no eixão, sem ter certeza que vai voltar vivo para casa.

E outra, se vc ver os indices de crimes nas ditas passarelas é insignificante perante o número de pessoas mortas todos os anos.

SJC.capitalist
July 23rd, 2007, 07:22 PM
^^ Que tal passarelas elevadas ou não pode pois descaracterizaria o eixo????

ThiagoMyung
July 23rd, 2007, 10:30 PM
^^ Também acho que Passarelas elevadas seriam melhores devido aos indíces Criminais.

Mas como não conheço o local também fico na dúvida se descaracterizaria.

Pesquisadorbsb
July 23rd, 2007, 10:39 PM
^^ Também acho que Passarelas elevadas seriam melhores devido aos indíces Criminais.

Mas como não conheço o local também fico na dúvida se descaracterizaria.

Em Brasília, na area tombada não pode ter interferencia visual, não se pode aumentar a volumetria de nada aqui, salvo algumas exceções. Já tentaram convencer as autoridades responsaveis pelo tombamento, nem passou na apreciação da matéria.

O argumento levantado que, os pedestres não iriam usar as passarelas, e as mesmas seriam mais caras do que as subterraneas. E outra tem muitos anos, que o povo de Brasilia quer acabar com a faixa presidencial, que existe nos dois sentidos do Eixo, colocando no lugar um fosso, aí seria um baita obstaculo para quem quiser se aventurar por ai, mas foi tremendamente criticada pelo IPHAN.

cara.bsb
July 24th, 2007, 03:06 AM
Passarelas elevadas no eixo seria o fim, eu acho que deveriam dinamizar as passagens subterrâneas a exemplo da construída pelo metrô, seria excelente, lojas, jardins, corredores amplos, escadas rolantes. Alegam falta de espaços comericais no plano e não utilizam dessa possibilidade, já ouvi falar de estudos a respeito disso, mas não sei das chances de sair. O melhor seria o metrô assumir todas, até as da Asa Norte, já que a idéia é ele chegar até lá mesmo.
As passagens são sujas, mas são transitáveis, assaltos não são tão comuns,mas melhorias são realmente necessárias.

Mudando de assunto, excelente montagem com a perspectiva do VLT, espero que ele saia logo e de fato ele circular junto ao canteiro central é a melhor solução, melhora o uso do canteiro central e interfere menos no trânsito.

Pesquisadorbsb
July 24th, 2007, 04:55 AM
Passarelas elevadas no eixo seria o fim, eu acho que deveriam dinamizar as passagens subterrâneas a exemplo da construída pelo metrô, seria excelente, lojas, jardins, corredores amplos, escadas rolantes. Alegam falta de espaços comericais no plano e não utilizam dessa possibilidade, já ouvi falar de estudos a respeito disso, mas não sei das chances de sair. O melhor seria o metrô assumir todas, até as da Asa Norte, já que a idéia é ele chegar até lá mesmo.
As passagens são sujas, mas são transitáveis, assaltos não são tão comuns,mas melhorias são realmente necessárias.

Mudando de assunto, excelente montagem com a perspectiva do VLT, espero que ele saia logo e de fato ele circular junto ao canteiro central é a melhor solução, melhora o uso do canteiro central e interfere menos no trânsito.

Claro que sim, a interferência no sistema viário será minima, até mesmo pq, no lado direito da pista, fica o acesso aos ministérios e do outro lado (esquerdo) somente existe o canteiro central.

salengasss
July 31st, 2007, 02:48 PM
Putz..... que show! Santo Arruda mesmo.....