View Full Version : Recuperaçao do CH de Evora custara 100 milhoesde euros

alentejolover
July 24th, 2007, 09:55 PM
A recuperaçao do centro historico de Evora,o maior do Pais classificado pela Unesco e com um quinto das casas degradadas podera custar cerca de 100 milhoes de euros,avançou hoje o presidente do municipio.

"E um projecto ambicioso que se vai prolongar por muitos anos",afirmou Jose Ernesto Oliveira,apos a assinatura de um contrato de prestaçao de serviços entre a autarquia e a Parque Expo para a elaboraçao de um estudo de enquadramento estrategico.O estudo,que vai identificar as areas estrategicas de intervençao,constituira a estrategia da Sociedade de Reabilitaçao Urbana(SRU-Evora Viva)para a recuperaçao do centro historico.

"Nao vao haver intervençoes pontuais,mas sim operaçoes integradas,abrangendo ruas,praças ou quarteiroes",explicou Ernesto Oliveira,manifestando a convicçao de que a operaçao de regeneraçao urbana seja financiada por fundos nacionais e da Uniao Europeia.

:cheers:

fred_mendonca
July 24th, 2007, 10:30 PM
É importante para renovar toda aquela zona!

PedroGabriel
July 24th, 2007, 11:35 PM
Tanto dinheiro. E, porque não são menos comunas e metem privados no meio? Ou é para recuperar e deixar aprodecer novamente?!

pedrodepinto
July 25th, 2007, 12:15 AM
Bom projecto :okay:, embora o preço tenha superado as minhas expectactivas :eek:!

alentejolover
July 25th, 2007, 12:20 AM
E que o centro historico e muito valioso,sabes:D

Arpels
July 25th, 2007, 11:37 AM
o preço esta de acordo com a quantidade de dificios a precisar de intervenção, o retorno de intervenções destas acaba por ser rentável por isso não perdem nada em gastar dinheiro nestes arranjos de patrimonio, convém é tomar medidas para k depois da obra feita se mantenha o bom estado dos edificios envolvendo os privados que os possuem em maioria...

Barragon
July 25th, 2007, 08:10 PM
Nem me parecia que estivesse tão degradado...

Arpels
July 25th, 2007, 08:20 PM
diz la uma em cada cinco casas, de facto Èvora nem é dos casos mais gritantes mas se tivermos em conta k é uma patrimonio da humanidade é mais grave, igual para o Porto...

JohnnyMass
July 25th, 2007, 09:25 PM
a parque expo é só encher o bolsos... uns milhões dos 100 devem ser só para o estudo deles!:lol:

traveler
July 26th, 2007, 12:08 AM
25/07/2007
Reabilitação do centro histórico de Évora vai custar mais de 100 M€
A Câmara Municipal de Évora vai avançar com um projecto de reabilitação do centro da cidade, classsificado pela Unesco e que apresenta um quinto do seu parque habitacional degradado, com muitas casas em ruínas. O investimento neste projecto poderá ascender aos 100 milhões de euros, segundo informação avançada pelo presidente do munícipio, José Ernesto Oliveira, após a assinatura de um contrato de prestação de serviços entre a autarquia e a Parque Expo, com vista à elaboração de um estudo de enquadramento estratégico.
Este estudo vai identificar as áreas estratégicas de intervenção, e constituirá a estratégia da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Évora Viva, criada pela autarquia para facilitar os processsos de recuperação dos edifícios degradados. Trata-se de «um projecto muito ambicioso,que se vai prolongar por vários anos», afirmou o edil. Segundo este responsável, «não vão haver intervenções pontuais, mas sim operações integradas, abrangendo ruas, praças ou quarteirões», explicou, manifestando também a convicção de que este projecto venha a contar com o financiamento de fundos nacionais e da União Europeia. Com uma área de quase 100 hectares, nos últimos anos o centro histórico da cidade alentejana perdeu 12.000 habitantes, passando de uma população de quase 18.000 para cerca de 5.600 pessoas

traveler
July 26th, 2007, 12:18 AM
oops,double post.:)

Tom_Lisboa
July 26th, 2007, 01:16 AM
FOOOGOO.. eh mto dinheiro, nem tinha notado.. Mas enfim, nao conheco evora, eh um bom projecto??

alentejolover
July 26th, 2007, 01:19 AM
Nao conheces Evora?:rant: Na brinca. Tudo o que seja requalificaçao,recuperaçao e bom:)

daniel322
July 26th, 2007, 01:21 AM
Nao conheces Evora?:rant:

Já dizia o outro danny: "Não percebo como as pessoas não podem conhecer os centros urbanos do nosso país" (era +- isto) :lol: tou a brincar ctg danny :P

traveler
July 26th, 2007, 02:33 AM
Bom, nao savia que a muito predios a cair em Evora, tambem eu nao conhece isso.

checco24
July 26th, 2007, 03:47 AM
das vezes que fui a évora até tive uma boa impressão da cidade pareceu-me estar muito bem recuperada, não me lembro de ver predios velhos mas ok, se é para melhorar ...

Arpels
July 26th, 2007, 11:07 AM
tem zonas com alguns edificos em bom estado e outros em mau estado, porque razão havia de ser diferente das outras neste caso?

alentejolover
July 26th, 2007, 06:13 PM
As ruas mais centrais,comerciais e percorridas pelos turistas ate estao bem preservadas.O problema sao as travessas,becos e aquelas mais afastadas do centro nevralgico do centro historico que e formado por um eixo ainda longo cujo centro e a Praça do Giraldo e o Templo Romano.Mas o que interessa e que o projecto avançe e que eu veja a minha cidade a brilhar inteirinha:D

Arpels
July 26th, 2007, 06:17 PM
ya e k se mantenha assim, fora com os taguistas e afins :rant:

pedrodepinto
July 26th, 2007, 09:23 PM
Tudo o que seja requalificaçao,recuperaçao e bom:)

Sem dúvida, mas julgava-a mais económica :lol:!

fred_mendonca
July 27th, 2007, 12:22 AM
:lol: Eles têm de fazer pela vida!

fred_mendonca
July 27th, 2007, 12:24 AM
Em Évora fazem tudo em grande!

checco24
July 27th, 2007, 12:51 AM
As ruas mais centrais,comerciais e percorridas pelos turistas ate estao bem preservadas.O problema sao as travessas,becos e aquelas mais afastadas do centro nevralgico do centro historico que e formado por um eixo ainda longo cujo centro e a Praça do Giraldo e o Templo Romano.Mas o que interessa e que o projecto avançe e que eu veja a minha cidade a brilhar inteirinha:D

ao menos essas ruas estão preservadas e muito bem preservadas, aliás existe muita cidade média em portugal que até tem os seus centros historicos relativamente bem preservadas, acho que o mais grave é mesmo em Lisboa e ainda pior no Porto...

Arpels
July 27th, 2007, 11:52 AM
nas cidades maiores é pior sem duvida, tenho constado isso pais fora ate porque o património é recuperar é em numero mto maior, Porto, Lisboa, Coimbra e outros casos precisam urgentemente de uma mãozinha...

alentejolover
July 27th, 2007, 05:46 PM
Nao sei se sabes,Arpels,que Evora e a segunda cidade portuguesa com mais monumentos nacionais:)

Arpels
July 27th, 2007, 05:57 PM
sim mas o Porto, Coimbra ou Lisboa estão proporcionalmente piores recuperadas nos seus centros historicos k Évora, Évora tem feito um excelente trabalho na area da recuperação do património, tomara k estas duas cidades tb o tivessem feito na mesma escala.

pedrodepinto
July 28th, 2007, 11:56 PM
Évora tem feito um excelente trabalho na area da recuperação do património, tomara k estas duas cidades tb o tivessem feito na mesma escala.

Disso não haja quaisquer dúvidas :yes:!

daniel322
July 29th, 2007, 01:39 AM
quanto maior o centro histórico mais difícil se torna a sua recuperação/manutenção.. mas acho que estão no bom caminho..

fred_mendonca
July 29th, 2007, 02:01 AM
O CH está bastante bom!