View Full Version : Portugal deixará de importar electricidade de Espanha em 2012
traveler July 30th, 2007, 04:11 PM EMPRESAS Publicado 30 Julho 2007 12:41
José Penedos
Portugal deixará de importar electricidade de Espanha em 2012
Portugal está preparado para deixar de importar energia eléctrica de Espanha a partir de 2012, devido ao aumento da produção energética no país através de barragens e turbinas eólicas, disse José Penedos, presidente da Redes Energéticas Nacionais (REN), em entrevista à Bloomberg.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios com Bloomberg
Portugal está preparado para deixar de importar energia eléctrica de Espanha a partir de 2012, devido ao aumento da produção energética no país através de barragens e turbinas eólicas, disse José Penedos, presidente da Redes Energéticas Nacionais (REN), em entrevista à Bloomberg.
A balança comercial energética com Espanha tem sido "desfavorável" para Portugal nos últimos cinco anos, mas pode melhorar à medida que Portugal aumenta a produção de energias renováveis.
"Estou à espera que nos próximos cinco anos, a tendência seja para atingirmos um equilíbrio", disse o presidente da REN na entrevista à agência de notícias.
Em 2010 o objectivo do Governo passa por ter 45% da produção de electricidade através de fontes renováveis, reduzindo as importações do exterior.
No âmbito da criação do Mercado Ibério de Electricidade (Mibel) a REN pretende construir três novas ligações eléctricas entre Portugal e Espanha, até 2010. Uma entre Algarve e Huelva, outra no Minho e uma terceira que pode ficar localizada perto de Bragança.
No gás natural a REN pretende duplicar a sua capacidade de armazenamento para 500 mil metros cúbicos. Esta área de negócio representará um terço do volume de negócios da empresa e a electricidade o restante. Nos próximos seis anos a procura de gás natural deverá quase duplicar, à medida que a construção de centrais de ciclo combinado aumentam.
Ondas July 30th, 2007, 04:13 PM Agora vamos ver se compensa mais a manutenção das barragens, turbinas éolicas, etc. ou comprar electricidade a Espanha...
Arpels July 30th, 2007, 04:14 PM bom ele diz mas não sei, 2012 parece-me mto cedo, a menos k o projecto das ondas ganhe pernas e tal, não sei...
fred_mendonca July 30th, 2007, 04:15 PM Se isso se vier a concretizar vai ser bom para reduzir a nossa dependência externa de electricidade!
traveler July 30th, 2007, 06:56 PM uma coisa que e interessante, a Espanha importa muito de eletricidade da Franca das centrais nucluar. Agora a Espanha esta a vender essa eletricidade francesa a Portugal isso e um bom negocio.
dvfer July 30th, 2007, 06:57 PM nos tb ja deviamos ter energia nuclear. enquanto nao a tivermos, vamos continuar na mao dos espanhois e franceses.
fred_mendonca July 30th, 2007, 07:41 PM Isso tb era importante!
Ondas July 30th, 2007, 11:19 PM Mas com meios de segurança! (O que menos cá faltava era um Chernobyl à portuguesa)
dvfer July 31st, 2007, 11:41 AM essa de chernobly entrou na cabeça das pessoas.. e sp q s fala em energia nuclear ficam logo com medo.. esquecem-se que muito mudou ate hoje e a propabilidade de acontecer um acidente nuclear é muito muito pequeno.
slickman July 31st, 2007, 12:12 PM Penso que nem se devia pensar em construir uma Central Nuclear!!!
É preciso pensar e investir em energia renovável. Somos um pais soalheiro, com zonas de vento e com muitas barragens. Isto é o futuro! Alem disso temos muito costa (energia ondas) e com muita agricultura (Bio-gas).
Nao é por acaso que no Alentejo foi inaugorado o maior parque de de energia solar da Europa.
dvfer July 31st, 2007, 04:37 PM é o futuro o renovavel?? não é e td a gente sabe isso. Não é por acaso que a UE considerou a Energia Nuclear estrategica. É a unica fotne de energia capaz de rivalizar com o petroleo.
Vamos ficar a dormir e no futuro vamos pagar bem caro isso.
slickman August 1st, 2007, 09:16 AM É por isso que a Alemanha está a ponderar pouco a pouco acabar com as centrais nucleares.
E para onde vão os residuos radioactivos???
dvfer August 1st, 2007, 11:07 AM a Alemanha esta a acabar? nao sei.. o que eu vejo é a França a reactivar os seus programas nucleares para centrais, assim como os EUA.. e estranhamente é a França que "vende" energia para outros países... é preciso ter visão e não é com renovaveis que lá vamos.
Qt aos residuos já existem centrais de reciclagem.. mas uma central tb so produz um camiao de residuos por ano... facilmente construi-se um aterro com segurança para isso que daria para muitos anos.
Barragon August 1st, 2007, 11:30 AM Com as renováveis até podemos atenuar a nossa dependencia... mas não resolveremos o problema.. a não ser que a energia das ondas seja mesmo munta boa!
fred_mendonca August 1st, 2007, 11:44 AM O ideal é uma mistura entre os dois tipos! Hoje em dia a tecnologia das centrais evoluiu muito!
dvfer August 1st, 2007, 11:50 AM para mim era: energia hidroelectrica, essencial aproveitamentedas aguas e barragens! Energia renovavel com cabeça: nao +e cosntruir ventoinhas aqui e ali, com ganhos insignificantes. Tem-se de cosntruir logo um grande parque para melhor rentabilizar a manutenção e gestão por exemplo. E claro, a energia nuclear. Que é a unica verdadeira maneira de nao estarmos dependentes do petroleo.
fred_mendonca August 1st, 2007, 11:52 AM Eu acho é que a intenção deve partir dos privados e governo apenas tem de aprovar!
dvfer August 1st, 2007, 11:57 AM a central nuclear que se falava ate eram os privados que pretendiam.
fred_mendonca August 1st, 2007, 12:04 PM Mas o estado não aprovou!
slickman August 1st, 2007, 01:00 PM E o que tem a ver a electricidade com o Petroleo? Alguem ainda tem gerador a gasoleo? :lol:
Desconheco uma central a Petroleo.
Estamos a falar de Electricidade e aí podemos ficar autosuficientes com energia renovável e que sabe até vender Bio-Energia que até está na moda.
slickman August 1st, 2007, 01:04 PM Qt aos residuos já existem centrais de reciclagem.. mas uma central tb so produz um camiao de residuos por ano... facilmente construi-se um aterro com segurança para isso que daria para muitos anos.
Eu surgiria um aterro perto da Amadora ;)
dvfer August 1st, 2007, 01:05 PM Eu surgiria um aterro perto da Amadora ;)
se houvesse espaço nao vejo quals eria o problema.. traria mais impsotos estatatais e postos de trabalho.
dvfer August 1st, 2007, 01:12 PM E o que tem a ver a electricidade com o Petroleo? Alguem ainda tem gerador a gasoleo? :lol:
Desconheco uma central a Petroleo.
Estamos a falar de Electricidade e aí podemos ficar autosuficientes com energia renovável e que sabe até vender Bio-Energia que até está na moda.
"A electricidade é produzida com recurso a diversas tecnologias e a diferentes fontes primárias de energia (carvão, gás, fuel, gasóleo, água, vento, biomassa, entre outros). Em Portugal, os principais produtores são a EDP Produção, a Turbogás e a Tejo Energia."
REN (http://www.ren.pt/portal/electricidade_cadeia-valor.asp)
Agora ja percebo as tuas posiçoes contra o nuclear.. mas é normal: representas bem a população portuguesa.. ignorante no assunto, o que nos pode hipotecar o futuro.
fred_mendonca August 1st, 2007, 01:25 PM A Tejo Energia é a que opera a Central do Pego!
slickman August 1st, 2007, 02:13 PM Eu se fosse ignorante nao andava por este forum, principalmente para recolher informações e ideias sobre diversos temas da actualidade, mas também para dar o meu contributo.
Facto é que a energia nuclear é uma das mais limpas da actualidade, se nao fosse um pequeno camião de residuos altamento radioactivos.
A minha ideia é, e como se vê na actualidade não sou o unico, é que se deve investir nas energias renovaveis o mais e melhor possivel. Se com todo o esforço e após o esgotamento de petroleo e gas (daqui por largos milhares de anos) nao for suficiente poderá-se ponderar a eneriga nuclear ou outras maneira até lá inventadas. (Lembro p.ex. carros que andam com hidrogenio).
Paulo2004 August 6th, 2007, 07:50 PM Pode de facto vir a acontecer, no entanto não acredito que seja em 2012.
Tom_Lisboa August 6th, 2007, 10:43 PM temos q levar em conta q portugal e impresas privadas estao a investir pesado em energias renovaveis .. ja temos a maior usina solar do mundo, e diversos parques eolicos .. nao soh isso a edp vem fazendo um belo trabalho nao soh aki denro .. mas tbm la fora :lol:
pedrodepinto August 17th, 2007, 07:00 PM Atendendo que 2012 é um prazo viável - que sinceramente não acredito - o facto de deixar de importar electricidade aos espanhóis seria muito importante :yes:!
fred_mendonca August 17th, 2007, 08:09 PM Era menos défice na balança!
[Smeagol] August 18th, 2007, 05:13 AM sim, 15% de electricidade é muita coisa... so vai fazer bem a nossa economia... e o facto de irmos trocar as centrais de carvao, por centrais a gas natural tbm vai aliviar as contas e as emissoes de CO2
Barragon August 18th, 2007, 01:33 PM Quando deixarmos de importar energia, a economia espanhola vai ao fundo :lol:
Penso que com as energias renováveis poderemos ser autosuficientes... em vez de se gastar milhões núma central nuclear. Não descarto essa possibilidade já que os privados é que queriam investir nisso, o problema é que o preço da mesma poderia ser mais elevado :dunno: Mas como temos centrais nucleares logo ali ao pé da fronteira..... por mim meter uma central nuclear ali no Rosmaninhal não fazia mal :D
|
|