View Full Version : Santa Maria de Jetibá/ES, a cidade mais pomerana do Brasil!!!
Dalren August 10th, 2007, 03:19 AM SANTA MARIA DE JETIBÁ já foi mostrada aqui no fórum pelo Bruno. Mas como se trata de uma das minhas cidades favoritas no Espírito Santo, decidi também homenageá-la com algumas fotos que reuni...
SMJ possui 32.844 hab, dista 78km de Vitória e tem uma área de 736Km². Seu IDH é 0,724, sendo a 2.549º colocada no ranking nacional da qualidade de vida.
O início de sua colonização foi marcado pela chegada dos pomeranos que se fixaram em suas terras. Predominou a economia agrícola em família tendo como principal produto o café. Hoje, a produção de hortifrutigranjeiros tem papel de destaque no município, que possui um comércio desenvolvido e pequenas indústrias de beneficiamento de café. Conserva a cultura e as tradições pomeranas.
Com vocês a bela SANTA MARIA DE JETIBÁ!!!
Prédio da Secretaria Municipal de Turismo (foto mais antiga)
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ030.jpg
Vista parcial
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ032.jpg
Coreto
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ033.jpg
Aspectos do Centro
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ031.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib2.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ035.jpg
Construções em estilo enxaimel
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ034.jpg
Avenida principal
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ036.jpg
Outro aspecto do Centro
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib4.jpg
Vista áerea
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib3.jpg
Outra vista parcial
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib.jpg
Secretaria de Turismo, agora uma foto mais atual...
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ039.jpg
Centro da cidade (fotos mais recentes)
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ037.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ015.jpg
Clima europeu...
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ016.jpg
Aspecto do Horto Municipal
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ038.jpg
Cachoeira do Pastor
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ041.jpg
Cachoeira do Lanka
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ040.jpg
Pedra do Garrafão, símbolo natural do município
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ-Garrafo.jpg
Mais uma vista áerea... para finalizar!
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ100.jpg
Espero que gostem!!!
juniorzzi August 10th, 2007, 03:24 AM Essa cidade eh fantástica!!!!
Eles querem oficializar a lingua pomerana também!!!
Lembrando que TODOS os professores do município são
obrigados a saber Pomerano!
=D
Cerrado August 10th, 2007, 04:14 AM Cidade bonita e bastante agradável!
Bruno BHZ August 10th, 2007, 04:47 AM Interessante essa região... Apesar de ter um povo europeu (o que para brasileiro jeca é = desenvolvimento) ela é bem pobrinha...
Engraçada essa mistura de influências européias com a arquitetura rasteira típica do leste de MG, interior do Rio e do ES, com esses puxadinhos sobre a última laje das casas, e um telhado "suspenso". Coisa feia...
Bem linda a pedra do Garrafão.
BrunoVix August 10th, 2007, 01:59 PM As fotos não estão boas, não ajudou! Aliás essas fotos do interior capixaba que tem ae pela internet são bem ruins. Estive em Santa Teresa esse fim de semana e vi como a cidade tá bonita, bem cuidada e muito bem apresentável, diferente das fotos que encontramos na net. Não tive tempo e disposição para tirar fotos porque fui a um velório de uma pessoa da família, mas prometo que ainda farei um super thread da cidade. Esse IDH, embora seja de 2000, é péssimo mesmo! Mas a cidade nem é pobre, pelo menos hoje. A cidade tem muitas granjas (2º maior produtor de ovos do país) e uma boa educação, além do que tem uma parte considerável da população que vive na zona rural, que vive do café... Não sei se era assim nos anos 90, o tempo que mediu esse IDH, creio que não, todos os capixabas aqui do SSC sabem como os anos 90 foram difíceis para todos, para o interior então...
Mas essa cidade tem um fato curioso mesmo, é uma ilha étnica, já foi alvo até de documetário extrangeiro. Primeiro pelos colonos serem de um país já extinto e com costumes e tradições bastantes peculiares. Segundo que os habitantes ainda conservam a língua pomerana, as escolas tem aulas de pomerano na grade e os mais velhos tem dificuldade até hoje de falar o português correto, fazendo um "porturano". Lembro que quando fui na cidade, em um bar, presenciei algumas pessoas conversando em pomerano, assim, num ato normal do cotidiano.
O que faz essas cidades colonizadas da serra capixaba não aparentar muito ser de descendentes, como as cidades gaúchas por exemplo, é a falta de investimento no turismo. As cidades não preocupam com isso, em serem turísticas, de querer aparecer para os outros, de construírem casas fakes com serviços ao turista, etc... Essas cidades com construções grandiosas em estilo europeu é tudo mesmo para atrair e encher os olhos dos turistas. O colono que veio para o Brasil na época devia ter só mesmo o dinheiro pra comprar comida durante alguns dias, eram todos pobres em busca de qualquer coisa por aqui, longes de construirem algo do tipo. O legal é ir mesmo a essas cidades, ouvir as histórias, o linguanjar e sotaque forçado do povo, os costumes, as festas, tudo ainda muito presente! Lembrem que a primeira cidade fundada por italianos no Brasil está aqui no Espírito Santo, é Santa Teresa, que como eu disse, está muito bonitinha e intocável, com as construções nada fakes muito bem preservadas.
Matheus Rody August 10th, 2007, 02:35 PM Interessante essa região... Apesar de ter um povo europeu (o que para brasileiro jeca é = desenvolvimento) ela é bem pobrinha...
Engraçada essa mistura de influências européias com a arquitetura rasteira típica do leste de MG, interior do Rio e do ES, com esses puxadinhos sobre a última laje das casas, e um telhado "suspenso". Coisa feia...
Achei um comentário desnecessário e pobre. A cidade é linda, linda mesmo e sem pretenções de ser "chic". Ela simplesmente tem um povo de origem européia e tem características européias.
:ohno: :ohno: :ohno:
JoPaM August 10th, 2007, 02:55 PM gostei das fotos
a cidade parece legal
deve ser boa de passar 1 fds tranquilo
Dalren August 10th, 2007, 03:14 PM As cidades não preocupam com isso, em serem turísticas, de querer aparecer para os outros, de construírem casas fakes com serviços ao turista, etc...
Bruno, é exatamente isso que me fascina no Espírito Santo! Diferente também daqui de Santa Catarina , onde moro... O ES me inspira a querer fazer algo diferente, visando o desenvolvimento do turismo, claro, mas também com mais consciência das coisas... valorizando as coisas simples, sem muita ênfase a exploração imobiliária e comercial.
No entanto, daqui de longe, eu já percebo que isso começa a acontecer, por exemplo, em Domingos Martins, onde se multiplicam os hotéis e pousadas em redor da Pedra Azul... isso me preocupa...
Mas, voltando a SMJ, realmente estas fotos não estão muito boas... mas é difícil encontrar boas fotos das cidades do interior capixaba pela internet... Mas minha intenção é apenas registrar minha paixão e admiração por esse Estado surpreendente onde vc tem o privilégio de viver.
Valeu!
BrunoVix August 10th, 2007, 03:41 PM Bruno, é exatamente isso que me fascina no Espírito Santo! Diferente também daqui de Santa Catarina , onde moro... O ES me inspira a querer fazer algo diferente, visando o desenvolvimento do turismo, claro, mas também com mais consciência das coisas... valorizando as coisas simples, sem muita ênfase a exploração imobiliária e comercial.
No entanto, daqui de longe, eu já percebo que isso começa a acontecer, por exemplo, em Domingos Martins, onde se multiplicam os hotéis e pousadas em redor da Pedra Azul... isso me preocupa...
Mas, voltando a SMJ, realmente estas fotos não estão muito boas... mas é difícil encontrar boas fotos das cidades do interior capixaba pela internet... Mas minha intenção é apenas registrar minha paixão e admiração por esse Estado surpreendente onde vc tem o privilégio de viver.
Valeu!
A única região que eu não preocupo sobre essa expansão turística nas montanhas é Pedra Azul, a população de lá é MUITO pequena, é um distrito (e distante) de Domingos Martins. Mas já em cidades como Santa Teresa, Castelo, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina eu defendo a idéia da preservação mesmo, tomara que nada grande demais no setor turístico chegue a essas cidades. Elas são simpáticas ao vivo por causa disso, pelo o estilo de interior, tudo muito calmo e as tradições mantidas para satisfazer a própria população, eles mesmos, e não um showtur para turistas. O Espírito Santo é visto mesmo com um destino praiano, as montanhas não são lembradas pelos turistas de fora, prova disso é que o turismo doméstico na região serrana em sua maioria são os próprios capixabas. O que o governo do Estado tem que fazer e vem fazendo é desenvolver essa região, mas também de acordo com a realidade de cada uma, já que são pequenas. Vamos ter surpresas no próximo IDH!
BrunoInteriorano August 10th, 2007, 04:26 PM linda cidade! fantastica!
Lukas Baiano August 10th, 2007, 05:19 PM Muito linda!
Queria conhecer!
Inconfidente August 10th, 2007, 06:10 PM Muito legal, tem uma natureza bem bonita mesmo. Valeu por ter postado! :okay:
juniorzzi August 10th, 2007, 08:00 PM Interessante essa região... Apesar de ter um povo europeu (o que para brasileiro jeca é = desenvolvimento) ela é bem pobrinha...
tsc tsc tsc....
RodrigoVix August 10th, 2007, 09:27 PM Interessante essa região... Apesar de ter um povo europeu (o que para brasileiro jeca é = desenvolvimento) ela é bem pobrinha...
^^ Esse povo.....
Mas vamos ao Thread... Santa Maria de Jetibá é uma cidade muito simpática, de povo trabalhador. A Cidade é destaque em hortigranjeiros... tanto é que na semana passada uma Escola Agrotécnica Federal foi aprovada p/ o Município, uma ótima notícia p/ a agricultura local!
DEBAREMBAR August 10th, 2007, 09:36 PM Gostei! Principalmente das aéreas e da pedra do garrafão !
:cheers: :cheers:
VIAJANTE August 11th, 2007, 02:46 AM Gostei da cidade! acho interessante essas cidadezinhas serranas do ES, todas bem "esticadas" como aparece na foto 2!
Afinal, por que fundar a cidade num vale tão estreito? É pelo relevo do ES?
Quanto a ser a cidade mais pomerana do Brasil, é possível, mas vale lembrar que nos arredores de Pelotas e mesmo no interior do Município teve forte colonização pomerana, deve ter umas cidades bem típicas por lá também. De repete alguém de Satolep confirma!
Eduhaus August 11th, 2007, 03:11 AM Interessante. Saiu esta semana uma notícia no Portal www.brasilalemanha.com.br (da comunidade teuto-brasileira :) ) sobre os descendentes de pomeranos no ES:
Pesquisa traça perfil econômico de descendentes de alemães no Espírito Santo
Para agregar renda às atividades familiares já desenvolvidas pelos descendentes de alemães no Espírito Santo e formatar projetos de geração de emprego, o cônsul da Alemanha no Estado, Joern Duus, firmou um convênio para levantar as potencialidades das comunidades onde está inserida a população germânica capixaba - a maioria de origem pomerana no País.
A pesquisa permitirá conhecer necessidades e vocações, e norteará os projetos que serão desenvolvidos para atividades de agronegócios e turismo, sempre buscando preservar a cultura do imigrante e seus descendentes.
Estão incluídos no projeto os descendentes que vivem nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque, Itarana, Itaguaçu, Vila Pavão, Vila Valério, Laranja da Terra, Baixo Guandu, Colatina, Afonso Cláudio, Pancas e São Gabriel da Palha.
Com coordenação do professor João Sossai, pós-doutorado em pesquisa, o trabalho de levantamento utilizará mão-de-obra local, com preferência para descendentes de alemães. Isso facilitará o acesso às famílias, principalmente os pomeranos, por causa de dificuldades com a língua.
O consultor econômico do Consulado, Lastênio Bongestab, explica que esta não será uma pesquisa por amostragem. “Queremos entrevistar todas as famílias de descendentes, saber quem são e como vivem, para então desenvolvermos projetos de economia sustentável nessas comunidades. O Consulado dispõe de mecanismos de aproximação com instituições nacionais e internacionais, o que pode fazer uma grande diferença”.
Fonte: Cônsul Honorário da Alemanha no ES - Assessoria de Imprensa - Jorn. Luciana Coelho
Bruno BHZ August 11th, 2007, 06:04 AM Achei um comentário desnecessário e pobre. A cidade é linda, linda mesmo e sem pretenções de ser "chic". Ela simplesmente tem um povo de origem européia e tem características européias.
:ohno: :ohno: :ohno:
tsc tsc tsc....
^^ Esse povo.....
Não entendi MESMO o motivo desse desgosto com o meu comentário. Qual o problema? O que ofendeu tanto? Ou o bairrismo está tão entranhado que meu comentário soou ofensivo???
CEARENSE August 11th, 2007, 07:43 AM que legal, achei bem interessante, não sabia que no ES tinha influencia alemã. :)
craudio August 11th, 2007, 07:51 AM Bem simpática a cidade,adorei!
MasterPE August 11th, 2007, 09:45 AM Gostei da cidade ,parece ter um clima bem friozinho.Também esses imigrantes só procuraram locais assim para viver.
Essa Serra aí , observem parece uma mulher deitada com os seios à mostra .
juniorzzi August 11th, 2007, 01:35 PM Não entendi MESMO o motivo desse desgosto com o meu comentário. Qual o problema? O que ofendeu tanto? Ou o bairrismo está tão entranhado que meu comentário soou ofensivo???
????????
Bairrismo???
ateh msm um paulista comentou sobre seu post???
NÃO MESMO!
Creio que todos acharam totalmente desnecessário esse seu post...
e lembrando que a coisa feia só predomina no interior do RJ, do ES e SOMENTE no Leste de MG.... seria isso influencia dos vizinhos???
Bruno BHZ August 12th, 2007, 06:18 AM Quanta infantilidade. Nossa, fico impressionado.
Comentário desnecessário? Dá para me explicar por que?
Só é necessário comentário nulo ("belas fotos! Fim") que rasgue elogios à cidade?? Comentário que você não gosta fica desnecessário? O que você tanto agregou ao thread além de um "tsc tsc"?
Se o paulista achou a cidade linda, opinião e PROBLEMA DELE. Eu não achei. Aliás, nem mesmo falei que não a achei bonita, me referi a um determinado tipo de construção, essas com o telhado suspenso, que acho PODRE. Pode? Me permite?
Me dá preguiça discutir com pessoas com problemas tão primários de interpretação de texto. Dos lugares que conheço, esse tipo de construção vejo com mais freqüência no interior do Rio, ES e leste de MG. Simples assim, estou pouco ME FUDENDO quem criou esse estilo, quem usa, quem gosta, se tem aqui em MG também ou se foi MG que espalhou. Não vou ficar choroso que nem os infantilóides que tomaram as dores de Santa Rita do Jetibá...
Arf... :|
Farrapo August 12th, 2007, 06:37 AM Gostei da cidade! acho interessante essas cidadezinhas serranas do ES, todas bem "esticadas" como aparece na foto 2!
Afinal, por que fundar a cidade num vale tão estreito? É pelo relevo do ES?
Quanto a ser a cidade mais pomerana do Brasil, é possível, mas vale lembrar que nos arredores de Pelotas e mesmo no interior do Município teve forte colonização pomerana, deve ter umas cidades bem típicas por lá também. De repete alguém de Satolep confirma!
Alguém me chamou? :D
Hahah... Olha, cidades "bem típicas" eu não sei se tem! São Lourenço do Sul foi fundada por pomeranos, mas é uma cidade bem normal, tem algumas construções típicas, mas não muitas, acho... Na verdade eu não conheço a cidade direito, até pretendo ir um dia pra lá, tirar umas fotos!
Tem Arroio do Padre também, que é um antigo distrito de Pelotas... A população é de origem pomerana e eu fiquei sabendo que o Plano Diretor de lá "impõe" que as construções da cidade devem seguir o estilo enxaimel, fake mesmo, né, heheh...
Em Canguçu também tem muitos alemães (pomeranos, principalmente), mas é outra cidade que eu não conheço direito (nesse caso, nada mesmo, hahah) então não posso sair por aí falando coisa que não sei, heheh...
Pelotas tem umas construções "típicas", mas não são muitas...
Quanto à Santa Maria do Jetibá, achei a cidade mais ou menos, as construções do Centro tão meio feias, forçadas demais... O entorno natural que parece ser lindo! A tal Pedra do Garrafão é maravilhosa! Eu só acho engraçado quando alguém coloca uma foto de uma cidade com neblina e em cima escreve "clima europeu", hahah...
Valeu pelas fotos e pelo thread! :okay:
Kelsen August 12th, 2007, 12:55 PM A parte mais interessante é sobre o esforço da cidade em preservar a língua pomerana que, se não me engano, nem sequer na Europa é falada mais!
Dalren August 12th, 2007, 03:14 PM Santa Rita do Jetibá...
Na boa... é Santa Maria de Jetibá!
Obrigado a todos pelos comentários!
juniorzzi August 12th, 2007, 04:08 PM Quanta infantilidade. Nossa, fico impressionado.
Comentário desnecessário? Dá para me explicar por que?
Só é necessário comentário nulo ("belas fotos! Fim") que rasgue elogios à cidade?? Comentário que você não gosta fica desnecessário? O que você tanto agregou ao thread além de um "tsc tsc"?
Se o paulista achou a cidade linda, opinião e PROBLEMA DELE. Eu não achei. Aliás, nem mesmo falei que não a achei bonita, me referi a um determinado tipo de construção, essas com o telhado suspenso, que acho PODRE. Pode? Me permite?
Me dá preguiça discutir com pessoas com problemas tão primários de interpretação de texto. Dos lugares que conheço, esse tipo de construção vejo com mais freqüência no interior do Rio, ES e leste de MG. Simples assim, estou pouco ME FUDENDO quem criou esse estilo, quem usa, quem gosta, se tem aqui em MG também ou se foi MG que espalhou. Não vou ficar choroso que nem os infantilóides que tomaram as dores de Santa Rita do Jetibá...
Arf... :|
O cara não sabe nem DO QUE tá falando...
e ainda julga quem é infantil ou não...
TSC TSC TSC...
Santa Rita....
Menino de Sampa August 13th, 2007, 12:20 AM Achei a cidade simpática, mas precisa de um "banho" de urbanismo porque as fotos aéreas lembram um bairro de periferia, dá uma impressão de pobreza mesmo. E (sem querer jogar lenha na fogueira) eu concordo com o que o Bruno falou sobre esses "terraços", são muito feios mesmo, embora no caso dessa cidade a feiura seja minimizada pelo estilo arquitetônico (pelo menos prá mim). :)
Bruno BHZ August 14th, 2007, 12:15 AM O cara não sabe nem DO QUE tá falando...
e ainda julga quem é infantil ou não...
TSC TSC TSC...
Santa Rita....
Santa Maria ou Rita, e daí, natural não conseguir guardar o nome de uma cidadezinha que não me despertou interesse. Agora, isso não muda nada, as construções feias continuam lá, a aparência pauperizada, com telhas de amianto e telhados suspensos, também! E você continua sem justificar os pontos do meu primeiro comentário que geraram tanta "revolta".
Mas, claro, as crianças, com capacidade argumentativa limitada, desviam a atenção para a troca do nome e soltam chavão "não sabe do que está falando". Como assim, não sei? Sei muito bem do que estou falando, e não preciso repetir de novo o que achei.
juniorzzi August 14th, 2007, 01:37 AM ^^
na verdade não estou afim de argumentar não..
isso eu faço em outros lugares...
como já ouvi diversas vezes aqui..
é melhor ignorar....
e não perder tempo neh..
entãoooooo...
.
Bruno BHZ August 14th, 2007, 05:53 AM ^
É, que prático, né. Não tem argumento mas solta essa de que "não quero argumentar". Engolirei essa desculpa esfarrapada para encerrar esse papo, afinal, Santa Cássia do Jetibá não merece tanta atenção assim. ;)
eggert October 26th, 2007, 12:25 PM Interessante essa região... Apesar de ter um povo europeu (o que para brasileiro jeca é = desenvolvimento) ela é bem pobrinha...
Oi, grato pelo comentário, mas não somos pobres somos a 11º economia do estado, 8º em maior quantidade de motocicletas 11º em quantidade de automóveis, responsáveis por 70% pelo abastecimento do Ceasa de Vitória, 2º maior produtor nacional de ovos 1º nacional de gengibre, maior produtor de morango, raízes etc. além de sermos uma cidade linda, em grande desenvolvimento, o município que mais cresceu nos últimos anos e com responsabilidade temos um potencial turístico enorme, pois somos o município mais pomerano do mundo (não alemão). Para conhecer um pouco mais do município acesse o site www.pmsmj.es.gov.br ou portal-smj.
eggert October 26th, 2007, 12:33 PM SANTA MARIA DE JETIBÁ já foi mostrada aqui no fórum pelo Bruno. Mas como se trata de uma das minhas cidades favoritas no Espírito Santo, decidi também homenageá-la com algumas fotos que reuni...
SMJ possui 32.844 hab, dista 78km de Vitória e tem uma área de 736Km². Seu IDH é 0,724, sendo a 2.549º colocada no ranking nacional da qualidade de vida.
O início de sua colonização foi marcado pela chegada dos pomeranos que se fixaram em suas terras. Predominou a economia agrícola em família tendo como principal produto o café. Hoje, a produção de hortifrutigranjeiros tem papel de destaque no município, que possui um comércio desenvolvido e pequenas indústrias de beneficiamento de café. Conserva a cultura e as tradições pomeranas.
Com vocês a bela SANTA MARIA DE JETIBÁ!!!
Prédio da Secretaria Municipal de Turismo (foto mais antiga)
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ030.jpg
Vista parcial
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ032.jpg
Coreto
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ033.jpg
Aspectos do Centro
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ031.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib2.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ035.jpg
Construções em estilo enxaimel
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ034.jpg
Avenida principal
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ036.jpg
Outro aspecto do Centro
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib4.jpg
Vista áerea
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib3.jpg
Outra vista parcial
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SantaMariadeJetib.jpg
Secretaria de Turismo, agora uma foto mais atual...
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ039.jpg
Centro da cidade (fotos mais recentes)
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ037.jpg
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ015.jpg
Clima europeu...
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ016.jpg
Aspecto do Horto Municipal
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ038.jpg
Cachoeira do Pastor
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ041.jpg
Cachoeira do Lanka
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ040.jpg
Pedra do Garrafão, símbolo natural do município
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ-Garrafo.jpg
Mais uma vista áerea... para finalizar!
http://s140.photobucket.com/albums/r38/dalmorenato/santa%20maria%20de%20jetiba/SMJ100.jpg
Espero que gostem!!!
Oi, sou Anderson Percilios, Secretário Municipal de Comunicação de Santa Maria de Jetibá. Gostei muito do blog mas gostaria de poder lhe ajudar enviando algumas fotos atuais que retratam melhor o desenvolvimento que o municipio teve nos ultimos anos.
atenciosamente
Anderson comunicacaosm@gmail.com
site do município www.pmsmj.es.gov.br
RodrigoVix October 26th, 2007, 01:41 PM Legal Anderson, mas ao invés de enviar fotos, vc mesmo poderia posta-las, é bem fácil!
Primeiramente vc tem que se cadastrar num site de hospedagem (sugiro o Photobucket), e no tópico "Guia de como postar fotos no SSC", tem tudo bem explicadinho, qualquer dificuldade lhe adiciono no MSN e te ajudo.
RodrigoVix October 26th, 2007, 01:47 PM No mais seja bem-vindo!!
juniorzzi October 26th, 2007, 06:09 PM Oi, sou Anderson Percilios, Secretário Municipal de Comunicação de Santa Maria de Jetibá. Gostei muito do blog mas gostaria de poder lhe ajudar enviando algumas fotos atuais que retratam melhor o desenvolvimento que o municipio teve nos ultimos anos.
atenciosamente
Anderson comunicacaosm@gmail.com
site do município www.pmsmj.es.gov.br
Fala Anderson!
Se preferir, pode enviar as imagens para
juniorcdb@gmail.com
eu posso postar pra vc sem problemas!!!
Valeu pela iniciativa!
:okay:
nando02 October 26th, 2007, 06:42 PM Eu adoro estas cidadezinhas capixabas!! :D
claro pode melhorar muito ainda!!
Agora eles flam que todas essas cidades tem potencial turistico e tals.. mas quando vc visita em 2 dias nao tem mais nd pra fazer!!
Araxa era um exemplo disso ate pouco tempo, mas ultimamente eles tem criado um bom numero de atracoes para os turistas! :D
tomara que essa cidade consiga fazer o msm!!
valeww pelo thread! :okay:
Fenton-2009 October 26th, 2007, 07:22 PM Interessante a cidade!
O Poti October 27th, 2007, 03:20 PM É bonito, só que tem um aspéctos meio triste, talves pelas fotos meio acinzentadas.
MedCage1 March 11th, 2008, 10:22 PM Essa cidade não eh pobre assim ela tem um pib per capita de 10000 reais, maior q muita cidade grande pelo brasil!!
Raphael_San March 12th, 2008, 02:06 AM E as fotos atualizadas??? Pensei que iriam sair!
eduardoazul April 11th, 2008, 02:45 PM Também não fazia idéia de como era a cidade.
Pelo tamanho da cidade, acho que a maioria dos 32 mil Hbts. do município está no interior.
Ví um pouco de semelhança com Sta. Tereza, ou é impressão minha?
Parabéns para "capital do ovo", hehehehehe.
eduardoazul April 11th, 2008, 02:47 PM ;)
Gabriel Brasil April 11th, 2008, 04:40 PM Convidaram meu pai para se mudar para a cidade em trabalho...
Me disseram que o clima é agradável..
Me falaram também que se o povo for com a sua cara ótimo,se não desista...
Estou correto?
RodrigoVix April 12th, 2008, 12:01 AM ^^Não é bem assim, a cidade é predominantemente habitada por descendentes de alemães, tem lá a cultura deles.
Já fui duas vezes à cidade e sempre fui super bem tratado. Acho que seu pai vai gostar de Santa Maria.
Bucs April 12th, 2008, 12:06 AM A cidade realmente parece ser bem pobre sim mas, eu gostei bastante. O IDH é bem baixo. :(
Alguém disse que não tinha construções fakes. Na verdade, eu não vi nenhum enxaimel de verdade.
Exemplo de construção enxaimel genuína.
http://www.joinville.com/fotos/tour/casa_em_enxaimel.jpg
http://www.sc.gov.br/conteudo/images/imagrote/ro5_5.jpg
pedrovitoria April 13th, 2008, 03:23 AM Não conhecia Santa Maria do Jetibá, é uma bela cidade.
HansCouto February 19th, 2013, 02:52 AM Seguem Algumas fotos atualizadas da cidade com alguns transeuntes. Apesar de pequena ja esta bastante verticalizada:
http://2.bp.blogspot.com/-mSnYafuXVco/USLHCuqfD7I/AAAAAAAADNo/nwCFWD0Ay9g/s1600/DSC01429.JPG
http://4.bp.blogspot.com/-55EVnbCBHao/USLHDPoOsvI/AAAAAAAADNw/SBxTRB0FEQg/s1600/DSC01430.JPG
http://2.bp.blogspot.com/-clkXirilXJ4/USLHDQgPhQI/AAAAAAAADN0/RuswLuusjII/s1600/DSC01439.JPG
http://2.bp.blogspot.com/-_v_jp5XMqj8/USLHFsQcpkI/AAAAAAAADOA/H-Ad6OUWwNg/s1600/DSC01441.JPG
http://3.bp.blogspot.com/-bGFIv9XpuCA/USLHGELK6wI/AAAAAAAADOI/gf-eligRv7s/s1600/DSC01452.JPG
http://2.bp.blogspot.com/-9LRyManMkNQ/USLHHJzpzSI/AAAAAAAADOQ/_uiuE5XEu-M/s1600/DSC01453.JPG
Alguns transeuntes que ilustram a grande comunidade e pomeranos no Brasil - agricultores humildes e perseverantes que infelizmente como diversas outras comunidades europeias ficaram abandonados dos livros de historia e portanto pouco conhecidos no Brasil:
http://1.bp.blogspot.com/-9zrOmfCzBMw/USLHLnkGf3I/AAAAAAAADOo/YiFa9mBk898/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.20.23+PM.png
http://4.bp.blogspot.com/-iHw9EENIusM/USLHNbz6qDI/AAAAAAAADPA/XaTaG7rScmU/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.21.10+PM.png
http://3.bp.blogspot.com/-MRLYZpSS260/USLHO7pPe1I/AAAAAAAADPI/gVqSKrL018s/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.21.29+PM.png
http://1.bp.blogspot.com/-gN1BjpmN2Wg/USLHSF45OYI/AAAAAAAADPg/RSDpxnsN_BE/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.22.28+PM.png
http://1.bp.blogspot.com/-uyzUzBOMkW8/USLHShiTvGI/AAAAAAAADPo/bF5fQG4XNCk/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.22.46+PM.png
http://2.bp.blogspot.com/-57Nt69c6Ahg/USLHVylfNLI/AAAAAAAADP8/FBraxFlDnPs/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.23.22+PM.png
http://3.bp.blogspot.com/-Dagw9QoeOzc/USLHX6n451I/AAAAAAAADQI/uOV0oa53lPo/s1600/Captura+de+tela+2013-02-18+a%CC%80s+9.23.36+PM.png
http://2.bp.blogspot.com/-1mgGfnKyQsY/USLHgeRoAdI/AAAAAAAADQY/wwaI-bMWhS0/s1600/jetiba+pessoas+1.png
eduardoazul February 19th, 2013, 01:51 PM Muito boas as fotos!
Você poderia fazer um thread atual com novas fotos autorais de SMJ!!
|
|