View Full Version : (MG) Belo Horizonte | Catedral Metropolitana | Projeto de Oscar Niemeyer
FredBH August 26th, 2007, 07:17 AM Hoje dei uma passada na exposição do Oscar Niemeyer no Palácio das Artes e vi uma imagem do projeto da Catedral Metropolitana de BH.. se alguém tiver informações e/ou mais imagens, postem aí!
http://i162.photobucket.com/albums/t268/fredbh/catedral.jpg
nando02 August 26th, 2007, 11:23 AM que boa noticia!! :D
vai ser em frente ao novo centro administrativo!!
ah gostei do desenho! :D
nando02 August 26th, 2007, 11:23 AM o nome dela eh Catedral Metropolitana Cristo Rei!
Cerrado August 26th, 2007, 02:43 PM Lindo projeto!
v-Vow August 26th, 2007, 02:53 PM Muito Lindo!
Traços sensuais e sutis,lembra a catedral do projeto "caminho Niemeyer" em Niteroi.
JPBrazil August 26th, 2007, 03:30 PM Nó tá lindo, se tiver uma boa ilumacao noturna vai ficar perfeita!!!
Mascate August 26th, 2007, 05:08 PM Parece o capacete de Dart Weider, misturado com o penteado da Rainha Amidala, ambos de Guerra nas Estrelas.
Inconfidente August 26th, 2007, 05:14 PM Que coisa mais modernosa!!! heheh
Joao Manoel August 26th, 2007, 05:16 PM :eek: Linda
abrandao August 26th, 2007, 05:29 PM Pelo tamanho das pessoas no desenho, ficará minúscula para ser a catedral de uma das maiores cidades brasileiras. Só tem altura...:ohno:
Parece muito mais um monumento do que uma catedral! Ou seja, a estética parece que vai ser mais importante do que a finalidade.
rmello August 26th, 2007, 05:52 PM Bem legal! eu gostei! Ela só podia ser um pouco maior como falaram aí em cima.. Mas pra mim tá ótimo! Vai ser em frente ao centro administrativo?? mas onde? do outro lado da Linha Verde?
rmello August 26th, 2007, 05:53 PM Ah, outra coisa.. Coitado do engenheiro que for projetar essa catedral! ahahha Eles devem fugir dos projetos do Niemeyer
Rcrd August 26th, 2007, 05:57 PM ^ Pra manter essa torre de pe vao ter que suar... :lol:
D'Neto August 26th, 2007, 06:08 PM Bem legal!!
PejatBR August 26th, 2007, 06:54 PM A torre é legal, mas a cupula é minuscula para uma catedral.
Vittariano August 26th, 2007, 07:05 PM Um dos raros projetos que admiro de ON! Esse é muito bom, apesar de achar pequeno, comparando com o tamanho das pessoas...Sensacional, bastante ousado!
LUKS-BH August 26th, 2007, 07:13 PM Francamente, não sou muito fã dos projetos de Niemeyer, esse é um que apesar do desenho que agrada falta funcionalidade..Igual comentaram logo acima, acho que uma catedral pra BH deveria ser mais grandiosa!!!
urbanrecycle August 26th, 2007, 07:36 PM Francamente, não sou muito fã dos projetos de Niemeyer, esse é um que apesar do desenho que agrada falta funcionalidade..Igual comentaram logo acima, acho que uma catedral pra BH deveria ser mais grandiosa!!!
Como voces conseguem ver falta de funcionalidade num estudo de massa numa representação 3d de um croqui isso é apenas um estudo como a maioria dos 3d dele so para mostrar a forma que ele quer mostrar eu vejo sim funcionalidade do espaços, aquele epaço infinitido entre o ceu e a terra dos catolicos segundo o vaticano as igrejas do nImeyer são perfeitas
Leonardo López August 26th, 2007, 08:05 PM não gostei...
os unicos projetos de Niemeyer que eu gosto é a Catedral Metropolitana de Brasilia, o MAM em Niteroi e só
FredBH August 27th, 2007, 02:52 AM o nome dela eh Catedral Metropolitana Cristo Rei!
ah é, lembro de de ler esse nome numa notícia há um tempo.. mas esse nome que eu pus era o que estava na legenda da imagem lá no museu!
WinoSoul August 27th, 2007, 03:32 AM Lindaaa!
CARIOCAemSSA August 27th, 2007, 03:37 AM Muito boa! Eu gostei!
Bruno BHZ August 27th, 2007, 04:01 AM É até bonita, mas prefiro que a Catedral da cidade continue sendo a Boa Viagem, acho muito mais charmoso uma igreja antiga do que essa modernidade aí.
craudio August 27th, 2007, 04:50 AM Magnífica,adorei.Dessa vez Niemeyer resolveu ser mais criativo.
Fernando_Brasil August 27th, 2007, 05:22 AM Nada mais inadequado conceder a um ateu o projeto de uma igreja.Eis o resultado:uma bizarrice sem tamanho,uma ofensa aos conceitos da arquitetura sacra católica.Deus queira(e nisso ele é parte interessada) que esse projeto não saia do prancheta.
TiagoSS August 27th, 2007, 05:25 AM Lindo projeto, como todas as obras assinadas por Niemeyer. Aracaju também será presenteada em breve com uma obra assinada por este "ícone" da arquitetura mundial (Niemeyer). Ainda não sei bem ao certo o que será.
Rcrd August 27th, 2007, 05:48 AM Nada mais inadequado conceder a um ateu o projeto de uma igreja.Eis o resultado:uma bizarrice sem tamanho,uma ofensa aos conceitos da arquitetura sacra católica...
Vc acredita que pensei as mesmas coisas?
Ate inventei na cabeca um nome pra descrever: "arquitetura profana"... Nem sei se faz sentido. :lol:
Fernando_Brasil August 27th, 2007, 06:01 AM Hehehe...Arquitetura profana é uma boa expressão.
Cara,a primeira bobagem que ele faz é ignorar o preceito básico do formato de cruz da planta da igreja.O modernismo não respeita os aspectos básicos do traço dos templos católicos.E acaba criando essas bobagens.
Em questão de arquitetura sacra,não existe nada mais adequado do que o neo-gótico.Meu sonho é ver a cuia de concreto que puseram no Centro do Rio ser demolida e em seu lugar,algo como a Sé em São Paulo ou como a catedral de La Plata,na Argentina.
Rcrd August 27th, 2007, 06:02 AM O que achei a respeito:
"Arquidiocese de Belo Horizonte construirá Catedral de Cristo Rei
O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, anunciou oficialmente, no dia 23 de maio, durante Assembléia Geral do Clero, que a Arquidiocese de Belo Horizonte vai construir sua Catedral, que terá o nome de Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia. A iniciativa vem atender uma necessidade da Arquidiocese e um sonho do primeiro arcebispo de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral (1922/1967). Dom Cabral fez várias movimentações para construir a Catedral, mas algumas dificuldades, entre elas a financeira, o impediram de dar continuidade ao projeto. Como o próprio nome indica, catedral é a Igreja do Bispo na sua missão de ensinar, governar e santificar, colocando-se em diálogo e a serviço de todos. Segundo dom Walmor, o desejo de construir uma catedral remonta ao conceito mais primigênio de catedral, enquanto entendida como lugar e força de grande irradiação de idéias, projetos, atendimentos e formação da opinião pública. Há que se considerar também a realidade dos 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte, que congregam uma população de 4,6 milhões de habitantes, conforme dados do IBGE divulgados em 2004, sendo 3,2 milhões dela de católicos. A maior parte dessa população vive na área urbana, por isso na escolha do terreno será levada em conta um lugar que tenha características de epicentro na consideração do conjunto dessa populosa Região Metropolitana. Esses fiéis precisam de um templo grande, acolhedor e bem localizado onde possam professar a sua fé. Nas mesmas instalações da Catedral de Cristo Rei vão funcionar a Catedral da Comunicação Católica, que congrega todos os veículos de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte; o Memorial da Igreja e a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição. Dom Walmor explica, que nessa direção, a compreensão da Catedral ultrapassa apenas a referência ao espaço litúrgico-celebrativo, o mais importante e vistoso do conjunto, para incluir também outros módulos significativos na prestação deste serviço espiritual, religioso, cultural, humanitário e formativo, levando em conta a cultura e as diferentes condições da vida do povo e das evoluções da sociedade. O Arcebispo acrescenta que o templo construído não será a sede burocrática de uma paróquia. Será um Santuário. Isso significa que terá toda a infra-estrutura para acolher peregrinos, grandes multidões*, com atendimentos espirituais, humanos e formativos para enfrentar as demandas dos grandes centros urbanos. Num dos encontros que teve com o Papa Bento XVI, dom Walmor apresentou-lhe a idéia de construir a Catedral de Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia. O Papa gostou muito e incentivou o Arcebispo de Belo Horizonte a dar seguimento à idéia. Dom Walmor reuniu seus vigários episcopais e assessores e vem tomando as providências necessárias para levar o projeto adiante. Em razão da elevada qualidade de seu trabalho e da beleza do Complexo Arquitetônico da Pampulha, reconhecido mundialmente, o arquiteto Oscar Niemeyer, 98 anos, foi convidado para fazer o projeto da Catedral de Cristo Rei. Com grande alegria, Niemeyer aceitou o convite e a informação que se tem é de que será uma obra belíssima, que resultará numa das Catedrais mais imponentes e modernas do Brasil, quiçá do mundo. O projeto ainda não foi concluído. Até o dia 15 de junho, todos os esforços da Arquidiocese estão mobilizados para a realização da 12ª Torcida de Deus e a beatificação de Padre Eustáquio, no Mineirão. Em razão disso, a data marcada para a apresentação do projeto da Catedral de Cristo Rei é dia 3 de julho, quando o escritório de Oscar Niemeyer já terá entregado o projeto, o processo de aquisição do terreno já estará concluído e a previsão de custos e de tempo de duração da obra estará pronta. Mais informações na Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte pelos telefones (0xx) 31 – 3269-3011 ou 3269-3129."
Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte - (MG)
*..."grandes multidoes": pelo que parece sera maior do que vimos no inicio do thread.
Rcrd August 27th, 2007, 06:04 AM Hehehe...Arquitetura profana é uma boa expressão.
Cara,a primeira bobagem que ele faz é ignorar o preceito básico do formato de cruz da planta da igreja.O modernismo não respeita os aspectos básicos do traço dos templos católicos.E acaba criando essas bobagens.
Em questão de arquitetura sacra,não existe nada mais adequado do que o neo-gótico.Meu sonho é ver a cuia de concreto que puseram no Centro do Rio ser demolida e em seu lugar,algo como a Sé em São Paulo ou como a catedral de La Plata,na Argentina.
Telepatia... Tava pensando onde esta uma cruz sequer nessa catedral...:ohno:
Fernando_Brasil August 27th, 2007, 06:04 AM Afinal,será uma basílica,uma catedral ou um salão de festas da Arquidiocese de Belo Horizonte?
Marcos M.S. August 27th, 2007, 07:21 AM muito esquisita,gostei muito não!:ohno:
mas não é feia!:)
GRGM August 27th, 2007, 12:29 PM não gostei...
os unicos projetos de Niemeyer que eu gosto é a Catedral Metropolitana de Brasilia, o MAM em Niteroi e só
MAC...
GRGM August 27th, 2007, 12:31 PM Eu gostei muito do projeto! E desta vez nem tem nada em vermelho! :eek:
Mas concordo com o Bruno BHZ, acho péssima essa mudança pra Catedral... tem que parar essa história de sair mudando a catedral ao bem querer! A catedral de uma cidade também conta a história dela, é algo absorvido pelo tempo, bem como sedes de governo... ainda mais em uma cidade nova como BH, que precisa formar esse tipo de coisa! Aliás, BH teve outra catedral antes da Boa Viagem? Qual foi?
JoPaM August 27th, 2007, 02:25 PM Lindo projeto, como todas as obras assinadas por Niemeyer. Aracaju também será presenteada em breve com uma obra assinada por este "ícone" da arquitetura mundial (Niemeyer). Ainda não sei bem ao certo o que será.
tiago,,,se fosse vc n comemorava...niemeyer apesar de ser um "ícone" nada do que ele fez e faz me agrada
Matheus Rody August 27th, 2007, 02:38 PM Gostei bastante!
Belcity August 27th, 2007, 02:43 PM linda!
BrunoInteriorano August 27th, 2007, 04:18 PM muito bonita!!!!!!
FlicK August 27th, 2007, 05:41 PM :eek:
Adorei o design! Será um marco para a cidade.
:applause:
É o velho Oscar Niemeyer voltando à sua nobre e ousada forma.
dfbm August 27th, 2007, 05:59 PM Primeiro: a reportagem que o ricardo_nj postou já tem dois anos (o Niemeyer tem 98 nela ainda) e nenhum dos prazos foram cumpridos. SE sair, vai ser lá para 2100.
Eu gostei muito do projeto! E desta vez nem tem nada em vermelho! :eek:
Mas concordo com o Bruno BHZ, acho péssima essa mudança pra Catedral... tem que parar essa história de sair mudando a catedral ao bem querer! A catedral de uma cidade também conta a história dela, é algo absorvido pelo tempo, bem como sedes de governo... ainda mais em uma cidade nova como BH, que precisa formar esse tipo de coisa! Aliás, BH teve outra catedral antes da Boa Viagem? Qual foi?
Se não me engano, a Boa Viagem é uma catedral improvisada, temporária. Foi escolhida para tampar buraco enquanto não constroem a catedral definitiva, e se outras foram "catedrais" antes da Boa Viagem foi no mesmo esquema.
O Bruno BHZ deve saber a história melhor.
dfbm August 27th, 2007, 06:00 PM Mas que ela é linda, ah isso é! :D
Marcio4Ever August 27th, 2007, 08:41 PM Achei bem sem graça e estranha.
Marcio4Ever August 27th, 2007, 08:42 PM É até bonita, mas prefiro que a Catedral da cidade continue sendo a Boa Viagem, acho muito mais charmoso uma igreja antiga do que essa modernidade aí.
Totalmente de acordo.
Beto Mineirinho August 27th, 2007, 09:12 PM Linda!!!
neosoux August 27th, 2007, 11:34 PM q desenho foda!!
Inconfidente August 28th, 2007, 12:49 AM Linda!!!
PQP! A foto do seu avatar ficou excelente! Vai postar em thread também? :D
Flávio Bezerra August 28th, 2007, 01:13 AM bem, como disseram! está mais pra um monumento do que pra uma catedral de uma de nossas maiores metrópoles. Por dentro pelo tamanho está mais pra uma capela, porém a altura, pelo que dá pra ver terá uns 100m.
Oscar Niemeyer de vez em quando dá de suas cabeçadas, temos aqui em Natal um belo exemplo de uma delas, o presépio de natal foi projetado por ele, so que como um bom arquiteto ele esqueceu que a obra deveria ser visível, ou mais exposta, praticamente ninguem daqui sabe onde fica esse tal presépio, pois está num alto de uma colina vizinho a um ginásio de esportes de bairro e como é uma obra relativamente baixa em consideraçao ao relevo, ninguem que passa pela principal via da área, Prudente de Morais, vê.
FredBH August 28th, 2007, 05:29 AM ainda não dei minha opinião..
eu achei mais ou menos, estou esperando mais detalhes..
a igreja em si tah igual o congresso..
Carmelo August 28th, 2007, 07:53 AM Eu gostei, bem ao seu estilo. Uma vez lí que será uma catedral de verdade, em substituição à catedral da Boa Viagem, que é bem pequena para tal. Essa abrigará cerca de 10 mil pessoas ,e será integrada a outros espaços em seu entorno com o propósito de favorecer o turismo também.
É esperar pra crer.
CEARENSE August 28th, 2007, 08:42 AM meio exagerada, realmente, de catedral, nao tem nada...
TêAgá August 28th, 2007, 08:50 AM Gostei muito!
FredBH August 28th, 2007, 11:21 PM Eu gostei muito do projeto! E desta vez nem tem nada em vermelho! :eek:
não sei.. o que eu sempre soube era que a Boa Viagem era uma capela (a primeira da cidade) que depois se tornou a catedral.. com certeza outro forista vai saber te dar mais detalhes! :okay:
O Poti August 29th, 2007, 03:22 PM Diferente é.
Farejador August 29th, 2007, 04:01 PM Projetos do ON ? aquele do Memorial em SP é lamentável !!!
urbanrecycle August 30th, 2007, 12:22 AM meio exagerada, realmente, de catedral, nao tem nada...
precisa ter oque para ser uma catedral?
CH September 2nd, 2007, 12:18 AM Eu não entendi direito, o espaço de orações vai ser suspenso??
Rcrd September 2nd, 2007, 03:22 AM Nao gostei mesmo. Estava esperando pra formar uma opiniao... Isso eh horrivel.
Pode ser impactante a vista duma coisa dessas bem alta no skyline... Mas...
Diogo_Gardoni September 2nd, 2007, 04:10 AM Linda catedral. Niemeyer é foda!
PedroLacerda September 2nd, 2007, 06:24 AM OLha, o cara pode ser o genio da arquitetura brasileira e blablabla... mas eu nao gostei nem um pouco desse desenho!!
leomarques September 2nd, 2007, 06:08 PM Ah, outra coisa.. Coitado do engenheiro que for projetar essa catedral! ahahha Eles devem fugir dos projetos do Niemeyer
COM CERTEZA:lol: :lol: :lol: :lol:
urbanrecycle September 3rd, 2007, 03:31 AM COM CERTEZA:lol: :lol: :lol: :lol:
o niemeyer ele faz seu desenho e em 95% da vezes ele calcula corretamente a estrutura como falou seu estruturalista o grande sussekind, construir a obra de niemeyer é uma honra para um engenheiro
lucas_bgp September 3rd, 2007, 03:39 AM Achei bonito o desenho, só acho que não tem muito haver com uma catedral... talvez um espaço pra shows, quem sabe, rs...
Lucas September 3rd, 2007, 03:48 AM Linda catedral!
JoPaM September 3rd, 2007, 03:49 AM acho que os projetos de niemeyer pessimos
mas gosto é gosto
Rcrd February 27th, 2009, 01:09 AM Pra quem nao viu ainda e pra quem quer mudar de ideia... ou manter a mesma opiniao...
:)
FelixMadero February 27th, 2009, 06:18 AM tomara que cai na missa inaugural!
thesapox February 27th, 2009, 01:24 PM Não dá pra julgar um projeto por um simples estudo volumétrico. :)
Particularmente não gosto nem um pouco desses devaneios formais, se o projeto for isso mesmo, não gostei.
abrandao February 27th, 2009, 01:45 PM Quantas pessoas vão caber aí???
10??? Pra uma RM do tamanho de BH tá muito pequena.
Totalmente sem nexo essa altura toda pra pouca gente dentro do espaço.
Não gostei.
Teixeiramed February 27th, 2009, 05:57 PM Parece o capacete de Dart Weider, misturado com o penteado da Rainha Amidala, ambos de Guerra nas Estrelas.
^^
Até agora estou rolando de rir!!!!
Não vou falar em funcionalidade...afinal quase me bateram da última vez que falei que um projeto não era funcional....me recolho a minha ignorância, ou falta de noção, ou outros adjetivos que me concederam....
UrbanistaArquiteto February 27th, 2009, 07:48 PM entao, mas vai sair?
rrrjp February 27th, 2009, 08:05 PM O desenho é lindíssimo
mas com relação a funcionalidade eu não sei não
dfbm February 27th, 2009, 08:55 PM Pra quem nao viu ainda e pra quem quer mudar de ideia... ou manter a mesma opiniao...
Eu mudei. :D
O desenho é até bonito, mas para um monumento de uns 20-30 metros no máximo.
Mais do que isso ele perde a leveza, fica grande demais, pesado, um trambolho de concreto.
E como a catedral vai ter beeem mais do que isso, a idéia aparentemente interessante vai ficar horrível ao vivo. Ou na verdade não, porque a chance de sair é zero.
Terra Nova February 27th, 2009, 09:00 PM Tenho quase certeza que a catedral será subterrânea. Essa estrutura é apenas a parte visível, seria como a cúpula.
Matheus Rody February 27th, 2009, 09:30 PM Pelo tamanho das pessoas no desenho, ficará minúscula para ser a catedral de uma das maiores cidades brasileiras. Só tem altura...:ohno:
Parece muito mais um monumento do que uma catedral! Ou seja, a estética parece que vai ser mais importante do que a finalidade.
Realmente, para caber gente confortavelmente e ainda ser considerada uma catedral essa torre terá que ter no mínimo uns 200 mts de altura. Caso contrário (pela perspectiva) a catedral será minúscula.
lusorod February 28th, 2009, 03:16 AM parece mais um monumento que uma catedral, mas com certeza é um marco!
S.T.Y AP March 1st, 2009, 04:35 AM Pelo tamanho das pessoas no desenho, ficará minúscula para ser a catedral de uma das maiores cidades brasileiras. Só tem altura...:ohno:
também acho! Oscar Niemeyer nesses tempos se preocupa apenas com a altura dos projetos!!
marcos.bh March 25th, 2009, 09:58 PM Tenho quase certeza que a catedral será subterrânea. Essa estrutura é apenas a parte visível, seria como a cúpula.
Subterrânea? Humm... não sei seria funcional. Pelo desenho do primeiro post (espero que o autor me perdoe a reinserção abaixo) não dá pra imaginar.
http://i162.photobucket.com/albums/t268/fredbh/catedral.jpg
Não seria o aproveitamento de algum desnível do terreno? Aliás, já está definida a localização exata?
Osmar Carioca March 25th, 2009, 11:18 PM LINDÍSSIMA Catedral! LINDÍSSIMA mesmo! Será o maior marco na arquitetura de BH! Esta catedral será muitíssimo mais impactante que a Catedral de Brasília!
ADOREI!
Emanuel Paiva March 25th, 2009, 11:29 PM O design é bonito, mas achei o interior pequeno para uma CATEDRAL METROPOLITANA. Ficou parecendo brinquedo de criança. Me lembrou até Brasília :)
Daniela_Artur March 26th, 2009, 12:14 AM Muito linda!
Mkmillenium March 26th, 2009, 06:06 PM :) Sim é lindo esculturalmente, o que ON sabe fazer, esculturas na arquitetura, mas nao entendi muito bem, duas colunacas arredondadas com um furo no meio tipo que como as colunas segurassem uma flor copo de leite, é isso? Pois de igreja ai nao tem nada, nao vejo cruz, o máximo que tem é um atrium aberto. Agora aquele que for fazer o cálculo estrutural disso vai penar para manter isso em pé, tem chances de se nao for bem feito cair e rachar fácil..:ohno: Eu que nao queria ser o engenheiro civil disso, ia ficar lelé depressinha...
HugoKeys April 7th, 2009, 05:37 PM Vamos lançar a campanha "Niemeyer é hora de aposentar."
Espartano_bsb April 7th, 2009, 05:41 PM Parece um disco voador pousando! Mas se sair efetivamente do papel vai ficar belíssima!
hugoslz April 7th, 2009, 06:29 PM Interessante.
jai.saj April 9th, 2009, 03:54 AM Oscar Niemeyer e suas belas curvas =]
b.rhow April 9th, 2009, 02:03 PM Achei linda ^^
HugoKeys April 10th, 2009, 12:19 AM Achei linda ^^
Caro colega from Jhonny People, o véio tá gagá.
Aposenta Niemeyer.
A propósito não é bonito não.
marcos.bh April 10th, 2009, 05:13 PM Novidade. Obra do templo com capacidade para 5.000 pessoas foi anunciada pelo arcebispo metropolitano
Nova catedral ainda este ano
Projeto de Niemeyer será erguido em terreno comprado em Venda Nova
Eugênio Martins
A arquidiocese de Belo Horizonte vai iniciar a construção de uma nova catedral, com capacidade para 5.000 pessoas, ainda neste ano. A afirmação foi feita pelo arcebispo metropolitano dom Walmor de Oliveira Resende, ontem, antes da Missa da Unidade, no Mineirinho, uma das celebrações da Semana Santa. Segundo ele, o projeto da catedral, que terá o nome de Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia, é renomado arquiteto Oscar Niemeyer e já foi finalizado. O local onde será construído o novo templo está definido. Ele será erguido em um terreno adquirido pela Arquidiocese de Belo Horizonte na avenida Vilarinho, próximo à Estação Vilarinho do metrô, em Venda Nova, na região Norte da capital. "É um local que poderá congregar fiéis de toda a região metropolitana", explicou dom Walmor. A ideia de construir uma segunda catedral na cidade (hoje existe apenas a de Nossa Senhora da Boa Viagem) foi anunciada pelo arcebispo, em 2004, quando ele tomou posse na arquidiocese. Ontem, dom Walmor explicou que o prédio, de arquitetura moderna, não será usado apenas como templo.
Lá, também devem funcionar a Catedral da Comunicação Católica, que congrega todos os veículos de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Memorial da Igreja e a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, além de centralizar outros serviços à comunidade. Objetivo é que o templo não seja apenas a sede burocrática de uma paróquia, mas também um santuário, ou seja, terá a infraestrutura para acolher peregrinos e grandes multidões, semelhante à Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O projeto já foi apresentado ao papa Bento XVI. No entanto, o início das obras ainda depende de a Igreja arrecadar recursos financeiros. "Precisamos de contar com o apoio da sociedade. A crise financeira faz com que caminhemos de acordo com a possibilidade. A obra necessitará de recursos próprios e da ajuda de outros. Mas a arquidiocese nunca tem recursos sobrando. Mesmo assim, estamos dispostos a unir esforços e colocar em prática a ideia."
Programação
Hoje. Às 15h, haverá Ação Litúrgica celebrada por dom Walmor na catedral da Boa Viagem. Às 19h, os católicos poderão acompanhar a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na praça da Estação.
Saiba mais sobre os conceitos dos templos católicos:
Igreja Palavra de origem grega que define o local onde uma comunidade religiosa se reune
Paróquia Conjunto de igrejas de uma determinada comunidade
Santuário Uma igreja pode ser elevada à condição de santuário dependendo do número de fiéis que a frequentam (peregrinação). O santuário de São Judas Tadeu, na capital, é um dos exemplos
Catedral É a igreja mãe. Sede de onde o bispo governa a diocese.
Diocese Base territorial que abrange determinada população sujeita a autoridade e a administração de um bispo
--------------------------------------------------------------------------------
Tradição católica
Missa da Unidade reúne 5.000 fiéis no Mineirinho
A Missa da Unidade, que já é realizada há 88 anos na capital, contou com a participação de cerca de 15 mil fiéis e 600 padres, no Mineirinho. Na celebração, presidida por dom Walmor de Oliveira Resende, os fiéis e o clero renovam seus votos feitos nos sacramentos e se unem em torno da eucaristia. O ponto alto do rito de ontem foi a bênção dos óleos que serão usados por todas as 261 paróquias nos sacramentos de batismo, crisma e unção dos enfermos. Dom Walmor também homenageou o cardeal dom Serafim Fernandes, 85, que, neste ano, comemora 60 anos de sacerdócio. Em seu sermão, o arcebispo metropolitano falou sobre a diminuição de fiéis católicos. Para ele, a Igreja “deve se manter firme em suas convicções mesmo em um mundo plural, cheio de propostas, sem preocupação com números e com sucessos.”
Tradição. Para dom Walmor, a lógica do sucesso vai na contramão do evangelho, leva em conta lucros exorbitantes e privilegia interesses pessoais. Para a dona de casa Maria de Lourdes Francisca, 75, moradora do Betânia, região Oeste de Belo Horizonte, ir à Missa da Unidade, na quinta-feira santa, é uma tradição. “É uma missa muito bonita, que me emociona. Aproveito para agradecer as bênçãos que Jesus e Nossa Senhora me dão e pedir pela minha família”, contou. O aposentado Rodolfo Magalhães Silva, 60, estava emocionado. “O mais importante da Missa da Unidade é que nós, fiéis, e os padres nos reunimos em uma voz só para lembrar a paixão de Cristo”, afirmou. À tarde, o arcebispo também participou da cerimônia de Lava-Pés, na catedral da Boa Viagem. A cerimônia é entendida pelos católicos como um gesto de humildade. (EM)
Publicado em: 10/04/2009
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1259&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=107930&IdTipoNoticia=1
Allan Fonseca April 10th, 2009, 06:16 PM Será que é esta área que destaco abaixo onde seria construida a catedral?
Se alguém souber a certa, mostre-a por favor! Esta eu acho pequena para construir a catedral, mas é a maior na Av Vilarinho, próxima à estação. Há grandes áreas livres do outro lado da Cristiano Machado, mas a reportagem fala que fica na Vilarinho.
http://i556.photobucket.com/albums/ss2/Acmfonseca/lotecatedral.jpg
Astronauta April 10th, 2009, 06:20 PM ^^ O EM disse que é na Cristiano Machado, já O Tempo diz que é na Av. Vilarinho... esse é o cruzamento das duas :D
^^ Técnica para arrecadar dinheiro :?
No EM, a nota é mais animadora :D
Catedral de BH
O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo afirmou que o projeto da catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte, assinado por Oscar Niemeyer, já tem endereço. A revelação foi feita ontem, antes da Missa da Unidade, no Mineirinho. A catedral será construída na Avenida Cristiano Machado, próxima à Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova. “É o centro da região metropolitana”, disse. Dom Walmor não revelou investimento nem datas para o início das obras, que devem começar este ano. “Ficará pronta se Deus quiser e quando Ele quiser”, enfatizou.
Se deus quiser aquele troço :crazy2:
Allan Fonseca April 10th, 2009, 06:37 PM Com esta informação que pode ser na Cristiano Machado, melhora muito. Há varios terrenos compatíveis com o projeto. Será que seria um dos três abaixo?
http://i556.photobucket.com/albums/ss2/Acmfonseca/lotecatedral2.jpg
Sergiw April 10th, 2009, 07:37 PM Projetos de Oscar Niemeyer sempre tem uns traços parecidos com seus outros projetos...
Mto lindo!
PauloLescaut April 10th, 2009, 07:42 PM Tá parecendo o projeto da Catedral de Niterói, no Caminho Niemeyer:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/Oscar%20Cidadao/grandes/10_Catedral_Caminho_Niemeyer.jpg
Allan Fonseca April 10th, 2009, 11:42 PM Não achei tão parecido
FEIO PRA CHUCHÚ April 11th, 2009, 06:16 AM Parece um troféu de o Comerciário do Ano de Nova Timboteua....com todo repeito que dedico a este ilustrissímo brasileiro,mas já passou da hora de largar a prancheta.
marceloffbh October 25th, 2009, 06:39 PM Gostei do projeto! Vai ser um marco em BH!
V.T.R November 2nd, 2009, 04:49 PM É até bonita, mas prefiro que a Catedral da cidade continue sendo a Boa Viagem, acho muito mais charmoso uma igreja antiga do que essa modernidade aí.
elas não são excludentes. acho que ambas podem coexistir como catedral, pelo menos foi o que entendi da entrevista de D. Walmor, nosso bispo, que li no EM qualquer dia desses.
A propósito, projeto maravilhoso. Mas acho que não sai do papel tão cedo...
Comporia muito bem perto do novo centro administrativo. A região apontada é ruim pelo trânsito levemente caótico
legal November 2nd, 2009, 05:13 PM Achei horrivel! Feia mesmo!
silvinho_j November 2nd, 2009, 06:04 PM Eu achei legal, diferente...
V.T.R November 2nd, 2009, 06:58 PM Niemeyer polemico, como sempre. um projeto dele nunca é unanimidade.
Luiz Henrick November 2nd, 2009, 07:30 PM Eu gostei
|
|