View Full Version : Ciclovias em Lisboa e Porto

Pages : 1 [2]

Sky11
November 29th, 2007, 09:14 PM
oh Sky11, vai la p a cama, q a tua mae ta quase a chegar do trabalho..ou nao...

:rofl::rofl:
so demagogia.... so demagogia...

alguém pode "banir" o dvfer deste thread pelo menos?
é que não dá nenhuma para a caixa..

Algum moderador me pode explicar porque é que não posso / devo falar sobre o urbanismo na Amadora porque ofendo o dfver e este pode insinuar coisas sobre a minha mãe e vir uma vez mais ofender quem está neste tópico (ciclovias) a discutir sobre ciclovias?

dvfer
November 29th, 2007, 09:22 PM
Algum moderador me pode explicar porque é que não posso / devo falar sobre o urbanismo na Amadora porque ofendo o dfver e este pode insinuar coisas sobre a minha mãe e vir uma vez mais ofender quem está neste tópico (ciclovias) a discutir sobre ciclovias?

primeiro, ja levei uma avertencia devido a sua excelencia.... vai lá oa meu profile e ver se nao dizes asneiras.

depois o teu objectivo era mm ofender a Amadora, por isso nao te faças de santo.....

e por fim, nao ofendo ng das "ciclovias", apenas dou a minha opinião! se não gostas azar o teu...n vou nesta "alface generation" que se esta a querer incutir...

encarnado
November 29th, 2007, 09:26 PM
pois não é barato não senhora (não conheço essa ponte), mas para uso pedonal/ ciclável, o nível de conservação é bastante inferior ao de uma utilização pela ferrovia... mas julgo que o canal é desafectado do domínio ferroviário e entregue às camaras... não creio que fiquem a pagar renda!

O terreno continua a ser da REFER. É apenas cedida uma concessão de uso por X anos.

Sky11
November 29th, 2007, 09:34 PM
primeiro, ja levei uma avertencia devido a sua excelencia.... vai lá oa meu profile e ver se nao dizes asneiras.Já! Ainda bem. Se fosse eu o moderador já estavas era a fazer companhia ao outro de macau.

depois o teu objectivo era mm ofender a Amadora, por isso nao te faças de santo.....Já expliquei que não. E já acrescentei que também já morei numa zona semelhante (Loures) e não me envergonho nada disso.

e por fim, nao ofendo ng das "ciclovias", apenas dou a minha opinião! se não gostas azar o teu...n vou nesta "alface generation" que se esta a querer incutir...Chamar demagogo a quem defende a ciclovia ou caracterizar a Amadora de suburbio desqualificado correndo o risco de melindrar os seus habitantes é exactamente o mesmo. Chamem-lhe ofensa, insulto ou outra coisa qq.

Vais ter que ter paciência: a liberdade que te dão para dizer mal das ciclovias é a mesma que tenho para dizer mal da Amadora (ou de Loures, Odivelas, ..)
the end

dvfer
November 29th, 2007, 09:37 PM
Já! Ainda bem. Se fosse eu o moderador já estavas era a fazer companhia ao outro de macau.

pois, mas n és.... é lixada a vida...

Chamar demagogo a quem defende a ciclovia ou caracterizar a Amadora de suburbio desqualificado correndo o risco de melindrar os seus habitantes é exactamente o mesmo. Chamem-lhe ofensa, insulto ou outra coisa qq.

viste, es mm um "verde"..... um ultra radical qd se fala em ambiente tem a mania que sabe td... eu chamei demagogo ao objectivo da foto que meteste...mas tu ja genralizast.... tens de ter mais calma e ler as coisas...

Sky11
November 29th, 2007, 09:40 PM
eu chamei demagogo ao objectivo da foto que meteste....aí sim e qual é o objectivo da foto?
by the way, quando coloquei as fotas da Amadora não estava a ofender nenhum dos "Amadorenses". Tens de ter mais calma antes de chamar put* às mães de outros forumers.

dvfer
November 29th, 2007, 09:43 PM
aí sim e qual é o objectivo da foto?
by the way, quando coloquei as fotas da Amadora não estava a ofender nenhum dos "Amadorenses". Tens de ter mais calma antes de chamar put* às mães de outros forumers.

tás a perder a calma..... o que fizeste ao meter barracas e ecopontos cheios, tb n foi mt melhor.

Sky11
November 29th, 2007, 09:45 PM
o que fizeste ao meter barracas e ecopontos cheios, tb n foi mt melhor.é exactamente o mesmo! Chamar put* ou colocar imagens negativas.

Por mim chega!

Não te esqueças é de responder qual é o objectivo da foto da Alemanha.

JMFA
November 30th, 2007, 10:21 AM
isto tá quente.... por falar em ciclovias...;) uma zona que está muito bem conseguida é a do pinhal de leiria, na zona de S. Pedro de Moel, até à Marinha Grande. Ao lado das estradas florestais, construiram uma faixa ciclável e é já uma rede bastante grande de caminhos. Esta é uma zona que tem uma forte tradição de utilização da bicicleta (antigamente era exclusivamente para o casa-trabalho), pois é razoavelmente plana.
Notem que estas redes paralelas às estraditas florestais são separadas da estrada em cerca de 1 metro, dando mais segurança aos ciclistas ;)
Nota2 - Aqui não há corredor ferroviário abandonado...

JMFA
November 30th, 2007, 12:56 PM
(..) qual é o objectivo da foto da Alemanha.

Com que então frequentador do Viver! :) apesar de não morar lá, costumo ir ver com regularidade... uma grande exemplo de cidadania que gostava que existisse no sítio onde moro, até porque a Alta procura beber um pouco o espírito da expo...

Barragon
November 30th, 2007, 01:54 PM
Um carro é maior porque dá para levar mais pessoas.

Meteram uma pessoa por carro concerteza...

De qualquer forma muitos empregos hoje em dia obrigam as pessoas a levar coisas para o local. Se tiverem que se deslocar durante grandes distâncias, mesmo uma mala ou algo do género faz mal à postura e pode causar no futuro problemas ósseos.

Levamos no carro, porque na bicicleta não dá. Tpublicos é =, temos que levar na msm e carregar com o peso.

Agora as pessoas que não têm que levar coisas podem muito bem ir a pe e de Tpublicos. O pior é que mesmo essas vão de carro porque é mais cómodo.

Então e em dias de chuva? etc? papeis que podem ficar molhados pc's ?

Claro que não estou a defender o carro, mas a realidade é esta.

daniel322
November 30th, 2007, 01:56 PM
sim tens razão barra, mas o objectivo de uma ciclovia não é obrigar toda a gente a andar de bicicleta, é dar uma alternativa a quem quer andar de bicicleta

Barragon
November 30th, 2007, 02:00 PM
sim claro, não estava a falar disso mas no contexto da foto.

Ultimamente até se tem feito isso. Em Lisboa por exemplo é um caos.. as cidades mais novas estão a aproveitar e a crescer já com as ciclovias.

Sky11
November 30th, 2007, 03:34 PM
Com que então frequentador do Viver! :) apesar de não morar lá, costumo ir ver com regularidade... uma grande exemplo de cidadania que gostava que existisse no sítio onde moro, até porque a Alta procura beber um pouco o espírito da expo...Apanhado :lol:
Moro lá e tenho grande esperança no futuro do bairro apesar dos atrasos intermináveis em algumas vias e em alguns lotes. É a crise. Da habitação e da CML. Mas felizmente não tem havido desvios em relação ao projecto inicial.
E o site/blog "Viver" é magnifico - gabo a paciência dos promotores.

sotavento
November 30th, 2007, 05:10 PM
Um carro é maior porque dá para levar mais pessoas.

Meteram uma pessoa por carro concerteza...

De qualquer forma muitos empregos hoje em dia obrigam as pessoas a levar coisas para o local. Se tiverem que se deslocar durante grandes distâncias, mesmo uma mala ou algo do género faz mal à postura e pode causar no futuro problemas ósseos.

Levamos no carro, porque na bicicleta não dá. Tpublicos é =, temos que levar na msm e carregar com o peso.

Agora as pessoas que não têm que levar coisas podem muito bem ir a pe e de Tpublicos. O pior é que mesmo essas vão de carro porque é mais cómodo.

Então e em dias de chuva? etc? papeis que podem ficar molhados pc's ?

Claro que não estou a defender o carro, mas a realidade é esta.

Reality check ... os transportes publicos (aonde os há) estão apinhados em hora de ponta ... a maioria vai de carro por não ter TP "util" á porta. :lol:

pois não é barato não senhora (não conheço essa ponte), mas para uso pedonal/ ciclável, o nível de conservação é bastante inferior ao de uma utilização pela ferrovia... mas julgo que o canal é desafectado do domínio ferroviário e entregue às camaras... não creio que fiquem a pagar renda!
Mas não sei se essa linha (de évora) será desactivada. o ramal de vila viçosa (entre estremoz, borba e vila viçosa) é que estava em vias de ser transformado em ciclovia e aí é mais "planinho" ;)

Montemor-T.Gadanha fica a meio entre V.Novas e Evora ... a ponte é enorme (1/3 da Maria Pia prai)

Evora-Reguengos tem umas quantas pontes pequenas ... mas ficava melhor como linha aberta á circulação ... e tens montes de estradas locais pro ali ... não é necessário impingir ciclovias aonde tens km e km de estradas locais sem trafego. :ohno:

Concordo com JMFA em tudo, acho que é muito bom aproveitar estes caminhos de ferros abandonados para um bem cultural/social/turístico e de saúde pública. Eu nunca iria por uma berma de uma estrada ...

eles não "aproveitam" nada ... limitam-se a pegar na plataforma da via e a mandar pro galhete a infraestrutura ferroviária que lá estava ... Mora-Arraiolos-Evora NÃO TEM ligação decente ... Reguengos-Evora NÃO TEM ligação decente ... nem tal estão previstas ... mas irão ter ecopistas. :lol:

Coloco aqui uma imagem que acho que não necessita de legenda:
http://img503.imageshack.us/img503/1386/carros2bautocarros2be2bgx0.jpg (http://imageshack.us)

^^ A malta que vai de carro tem um espaço pessoal mais desafogado ... os das biclas parece ke se andam a esfregar uns nos outros. :lol:

JMFA
November 30th, 2007, 06:16 PM
Montemor-T.Gadanha fica a meio entre V.Novas e Evora ... a ponte é enorme (1/3 da Maria Pia prai)

Evora-Reguengos tem umas quantas pontes pequenas ... mas ficava melhor como linha aberta á circulação ... e tens montes de estradas locais pro ali ... não é necessário impingir ciclovias aonde tens km e km de estradas locais sem trafego. :ohno:

eles não "aproveitam" nada ... limitam-se a pegar na plataforma da via e a mandar pro galhete a infraestrutura ferroviária que lá estava ... Mora-Arraiolos-Evora NÃO TEM ligação decente ... Reguengos-Evora NÃO TEM ligação decente ... nem tal estão previstas ... mas irão ter ecopistas. :lol:

Não percebo... se a tal ponte é entre V.Novas e Évora, a que proposito é que veio à baila quando se falou em transformar ou não o troço évora-estremoz numa ciclovia? Também évora-reguengos não foi práqui falado...

Não aproveitam nada?? évora-arraiolos estava ABANDONADO há 40 anos!!! limparam o matagal, tiraram o lixo e reabilitaram a plataforma.. e ficou uma ciclovia muito fixe!!! qual é o problema??? e o mesmo se passará, imagino eu, no ramal de vila viçosa...

e impingir?? só lá anda quem quer... é como as piscinas, as pistas de atletismo, os pavilhões desportivos, etc etc etc.. é um investimento para as populações usufruirem......

encarnado
November 30th, 2007, 11:09 PM
Não percebo... se a tal ponte é entre V.Novas e Évora, a que proposito é que veio à baila quando se falou em transformar ou não o troço évora-estremoz numa ciclovia? Também évora-reguengos não foi práqui falado...

A ponte é mesmo à saida da estação e é grande. Tem praticamente 1 terço do vão da Maria Pia.

Não aproveitam nada?? évora-arraiolos estava ABANDONADO há 40 anos!!! limparam o matagal, tiraram o lixo e reabilitaram a plataforma.. e ficou uma ciclovia muito fixe!!! qual é o problema??? e o mesmo se passará, imagino eu, no ramal de vila viçosa...

No caso Mora-Évora, os carris já foram levantados à muito. Mas o objectivo é mesmo tirar os carris e alcatroar...
Estremoz-Vila Vicosa ainda tem carris, assim como Évora-Reguengos.

e impingir?? só lá anda quem quer... é como as piscinas, as pistas de atletismo, os pavilhões desportivos, etc etc etc.. é um investimento para as populações usufruirem......

Nos pavilhoes e piscinas a entrada é paga (pelo menos nas piscinas). Não estou a ver portagens numa ecopista...

sotavento
December 1st, 2007, 01:28 AM

Dalou-se em Evora Extremoz ??

Então se a linha está ao serviço e não vai lá passar a nova linha de sines-fronteira como a encerras para fazer a ciclovia ?????

Bem, começando por dizer que estás desactualizado e que a LAV NÃO passa em Montemor, acho engraçado que para ti um investimento na ciclovia é fazer bermas nas estradas!! e aproveitar um excelente caminho (CF abandonado há uns 40 anos) no meio do campo, é um disparate!!!.. boa, de facto, na ciclovia évora-arraiolos era muito mais agradável ir a levar com os carros ao lado do que ir pelo meio do campo a ouvir os passarinhos..... certo...

Podes não concordar, mas eu, como utilizador da bicicleta, prefiro mil vezes este conceito....

A "impingir" porque entre a obra utilizavel e o destruirem escolheram a 2ª.

Cortaram o serviço na linha há 20 anos apenas ... e 20 anos depois ainda NÃO EXISTE nenhuma ligação Mora-Arraiolos-Evora decente ... a questão é essa. :ohno:

Setil-coruche-mora-arraiolos-evora teria sido uma excelente linha de mercadorias e regional ... em 120km faltavam apenas 20 ou 30 entre coruche e mora ... preferem torrar 1000x mais €€€ no TGV do que aproveitar decentemente o que tem ( o perfil da linha era excelente para uma ligação rapida). :lol:

Com a piada de que poderiam ter aproveitado na mesma o percurso urbano da via ferrea dentro de Evora ... para uma ecopista. :cheers:

Bem, começando por dizer que estás desactualizado e que a LAV NÃO passa em Montemor, acho engraçado que para ti um investimento na ciclovia é fazer bermas nas estradas!! e aproveitar um excelente caminho (CF abandonado há uns 40 anos) no meio do campo, é um disparate!!!.. boa, de facto, na ciclovia évora-arraiolos era muito mais agradável ir a levar com os carros ao lado do que ir pelo meio do campo a ouvir os passarinhos..... certo...

Podes não concordar, mas eu, como utilizador da bicicleta, prefiro mil vezes este conceito....

Não é bermas ... é "junto" ás estradas ... entre teres num dado percurso:

a) uma estrada SEM BERMAS que passa numa barrajem e vários sitios de interesse e uma ecopista no lugar duma linha abandonada

ou

b)uma estrada bem modernizada e com umas pista ciclavel a passar em inumeros pontos de interesse ... e uma linha de CF A FUNCIONAR

^^ com os mesmos custos quais achas que os municipios preferiam ???

É que ali entre Tejo-Coruche-Mora-Evora nem a a) eles vão fazer ... limitarams-e a cortar cortar cortar ... e a unica maneira de se ir de coruche a Evora é mesmo de bicla. :lol:

Ali no alentejo as ecopistas deviam-nas fazer ao lado das estradas ... ou mesmo aproveitando as modernizações destas ... ou aproveitar os caminhos rurais como caminhos ciclaveis ... há muita variedade ali .. .agora destruir a linha por puro umbiguismo é ridiculo.

isto tá quente.... por falar em ciclovias...;) uma zona que está muito bem conseguida é a do pinhal de leiria, na zona de S. Pedro de Moel, até à Marinha Grande. Ao lado das estradas florestais, construiram uma faixa ciclável e é já uma rede bastante grande de caminhos. Esta é uma zona que tem uma forte tradição de utilização da bicicleta (antigamente era exclusivamente para o casa-trabalho), pois é razoavelmente plana.
Notem que estas redes paralelas às estraditas florestais são separadas da estrada em cerca de 1 metro, dando mais segurança aos ciclistas ;)
Nota2 - Aqui não há corredor ferroviário abandonado...

^^ Ai fizeram "boas" ciclovias ... no alentejo nem por isso.

Agora que me lembro disso ... ali na N15(?) lá pras beiras da serra do marão como para a via antiga ??? aquilo é que dava uma boa ciclovia. :ohno:

sotavento
December 1st, 2007, 01:44 AM
bom, apesar de não ser o tema, gostaria que ficasse esclarecido que a LAV NÃO passa junto montemor. Numa primeira fase, já há dois anos, foi esse o corredor estudado e desenvolvia-se a norte a A6. No entanto, com a decisão de estudar tráfego misto, os traçado finais, e que se encontam neste momento em fase de AA, seguem a Sul da Serra de Ossa...
Quanto à transformação de ramais abandonados em ciclovias, cujo objectivo no meio do campo não é "ligar a lado nenhum", acho louvavel e de incentivar até porque deveria permitir a manutenção de infraestruturas que, de outro modo, estão ao abandono...

^^ Andas completamente perdido com a imensidão do alentejo.

Serra de ossa é Extremoz-V.Viçosa :lol:

Estamos a discutir sobre a zona Montemor-Alcaçer do Sal (ou seja do outro lado em relação a evora)

Evora-Graça do Divor da linha Evora-Arraiolos-Mora já virou ciclovia (terra batida , apoios proprios para se andar de bicicleta ou a cavalo) ... o troço urbano virou ecopista (piso de macadame e propicio a andarem a pé)

Montemor-TorreDaGadanha (estação só de nome já que nem existe aldeola ali) tambem virou ecopista sendo que ne mtem o piso bem tratado ... limitaram-se a arrancar a linha e a meter placas aonde cruza com estradas.

Evora-Extremoz da linha Evora-Portalegre está ainda ao serviço e enquanto os comboios de cimento descarregarem em extremoz (até ficar suspenso o serviço ainda não deve virar ecopista) ... já o acesso evoramonte-evoramonte(estação) é uma bela NACIONAL com piso de "caminho de cabras" ...

Extremoz-Sousel-Portalegre apesar do interesse turistico e dos transportistas de mercadorias está encerrada a cadeado (literalmente) ...

Extremoz-V.viçosa é o perfeito exemplo do que vai de mal na Ferrovia e Regionalização por este pais afora ...

Evora-Reguengos está perfeitamente "circulavel" e só não tem comboio devido á politica/má vontade de quem gere estas coisas a nivel do governo (encerraram um ramal rentavel para dar uma ajuda ao concessionario da rodoviária)

Beja-Moura estáva nas mesmas condições mas a ponte do guadiana há 20 anos que não tem manutenção alguma logo é um ponto negro num futuro negro ... claro que se virar ecopista já deixa de ser um ponto negro e é "facilimo" arranjar €€€ para a recuperar de um dia pro outro. :lol:

^^ Com o requinte de malvadez de que Serpa/Brinches fica a uns 10km de Serpa e tem "canal" construido até bem dentro de Serpa ... estradinha de terra batida e bem usada desde que se abandonaram as obras incompletas há usn 60 anos ...

CastroVerde-Aljustrel está "circulavel" e sem serviço algum ha 10 ou 20 anos.

^^ em NENHUM destes percursos há "impedimentos" a que se criem infraestruturas "biciclaveis" FORA do leito da via ferrea .. .e tambem em NENHUM existe uma estrada decente a ligar as localidades umas ás outras ... e em TODAS a ferrovia era o metodo ideal de as ligar umas ás outras ... :bash:

viva o "desenvolvimento" , "progresso" e "investimento" em portugal ... principalmente quando se encerra o que é util e não dá despesa e só se criam elefantes brancos. :lol:

offtopic: Beja-Moura dáva mais de 1000 contos de lucro de bilheteira por dia quando encerrou ... Evora-Reguengos idem. :cheers:

alentejolover
December 1st, 2007, 02:04 AM
Evora-Estremoz suspenso?:lol:

Entao o que eu vejo da janela por volta 22H30,11H00 e o que?um fantasma?

Pensava que era uma 1550 ou uma 1400:lol:

sotavento
December 1st, 2007, 06:23 AM
Evora-Estremoz suspenso?:lol:

Entao o que eu vejo da janela por volta 22H30,11H00 e o que?um fantasma?

Pensava que era uma 1550 ou uma 1400:lol:

Raio do pad .. .esfrangalhou-me o post todo. :ohno:

Deveria ter aparecido:

(até ficar suspenso o serviço ainda não deve virar ecopista)

pauloluso
December 1st, 2007, 03:33 PM
Interessante artigo no jornal Sol:
Pelos visto, não sou o unico a pensar nesta possivel "ciclovia" compartilhada Campo grande - Baixa:lurker:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=69328

Lisboa
Federação de Utilizadores de Bicicleta defende via prioritária para os ciclistas no centro da cidade
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) propôs à Câmara de Lisboa a criação de uma «via prioritária» para os ciclistas entre a Avenida da República e o Rossio
«Não queremos para o imediato grandes obras, mas a única coisa que até agora tem sido feito são estudos atrás de estudos», sem que haja «soluções» para resolver o problema de quem quer deslocar-se em Lisboa de bicicleta, afirmou o presidente da federação, José Caetano.

«Tivemos uma reunião com Marcos Perestrello [vice-presidente e vereador da Mobilidade e das Obras Municipais da autarquia lisboeta], e o que pedimos é que se faça algo dentro do que é viável, já que a Câmara afirma não haver dinheiro para obras», salientou.

Uma das soluções para facilitar a circulação dos ciclistas em Lisboa passa, segundo José Caetano, pela criação de «um eixo central desde a Avenida da República, passando pela Avenida da Liberdade, até ao Rossio».

A ideia consiste em «marcar» uma das faixas de rodagem destas vias rodoviárias (e em ambos os sentidos), como «prioritária para os utilizadores de bicicleta», mas «podendo os carros andar nessa faixa».

Outra solução passa pela «utilização da via prioritária para os autocarros pelos ciclistas».

Outra das propostas da federação passa pela criação de parques de estacionamento para bicicletas junto às entradas das estações do Metropolitano, para que os utentes possam ali deixar as suas bicicletas e deslocarem-se para outros locais de metro.

O Metropolitano de Lisboa afirmou que esta proposta não está prevista pela empresa, mas afirmou que a transportadora dialoga frequentemente com a federação na busca de soluções para os ciclistas.

Actualmente, os utentes do Metro podem transportar as suas bicicletas nos comboios a partir das 20h30 dos dias úteis e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

Os benefícios que advêm em circular de bicicleta são evidentes para José Caetano.

«Não só faz bem à saúde de quem se desloca por este meio, como ajuda a acalmar o tráfego automóvel, melhorando a mobilidade, e ainda diminui a poluição atmosférica», defendeu.

«Em cidades como Paris, Munique, Sevilha e Amesterdão, a mobilidade dos ciclistas encontra-se assegurada», afirmou, considerando que nestas cidades «todos estão a trabalhar em prol do município», o que «aumenta a probabilidade» de serem encontradas «soluções» para os vários desafios à mobilidade dos cidadãos.

No entanto, para que haja progressos em Lisboa nesta área, acredita que «tem que ser dado um sinal de mudança» por parte da autarquia.

Lusa / SOL

pedrodepinto
December 1st, 2007, 03:46 PM
Podes crer que não és o únco :D!

dvfer
December 1st, 2007, 03:47 PM
n é por acaso que Lisboa está no estado miseravel em que está.... é mts pensadores...

mas a ideia em si nao me aprece mal.. apenas a aprete da "via prioritaria" é que me faz confusão... c isso seria possivel em hroa de ponta..

pauloluso
December 1st, 2007, 04:58 PM
n é por acaso que Lisboa está no estado miseravel em que está.... é mts pensadores...

mas a ideia em si nao me aprece mal.. apenas a aprete da "via prioritaria" é que me faz confusão... c isso seria possivel em hroa de ponta..

Não é bem assim.
Quém está atrás desta idéia é a FPCUB.
Já conseguiram umas vitórias como a possibilidade de transportar a bicicleta no metro, CP e outros transportes (dependendo da hora) GRATUITAMENTE. Lembro-me de ver tarifarios com preços impensaveis.
Entretanto, fui ver ao site e è mesmo urgente.Cito: "Esta solicitação surge com carácter de URGÊNCIA e tem como data limite de participação este fim de semana (até dia 2 de Dezembro inclusive), para que os dados recolhidos possam ser analisados pela FPCUB e posteriormente comunicados à Câmara Municipal de Lisboa e outras entidades com responsabilidades sobre a mobilidade na cidade."
Vai haver alteração breve.:banana:

http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=185&Itemid=2

Toca a deixar as nossas sugeestões.:lol:

encarnado
December 2nd, 2007, 11:16 PM
Umas fotos da ponte onde passará a futura(?) ecopista de Montemor

http://www.encarnado.com/trainz/montemor01.jpg
http://www.encarnado.com/trainz/montemor02.jpg
http://www.encarnado.com/trainz/montemor03.jpg
http://www.encarnado.com/trainz/montemor04.jpg

encarnado
December 3rd, 2007, 12:31 AM
Mais umas fotos junto a Paiao...

http://www.encarnado.com/trainz/montemor05.jpg
http://www.encarnado.com/trainz/montemor06.jpg
http://www.encarnado.com/trainz/montemor07.jpg

The end na Estação da Torre da Gadanha
http://www.encarnado.com/trainz/montemor08.jpg

Arpels
December 3rd, 2007, 10:35 AM
Interessante artigo no jornal Sol:
Pelos visto, não sou o unico a pensar nesta possivel "ciclovia" compartilhada Campo grande - Baixa:lurker:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=69328

Lisboa
Federação de Utilizadores de Bicicleta defende via prioritária para os ciclistas no centro da cidade
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) propôs à Câmara de Lisboa a criação de uma «via prioritária» para os ciclistas entre a Avenida da República e o Rossio
«Não queremos para o imediato grandes obras, mas a única coisa que até agora tem sido feito são estudos atrás de estudos», sem que haja «soluções» para resolver o problema de quem quer deslocar-se em Lisboa de bicicleta, afirmou o presidente da federação, José Caetano.

«Tivemos uma reunião com Marcos Perestrello [vice-presidente e vereador da Mobilidade e das Obras Municipais da autarquia lisboeta], e o que pedimos é que se faça algo dentro do que é viável, já que a Câmara afirma não haver dinheiro para obras», salientou.

Uma das soluções para facilitar a circulação dos ciclistas em Lisboa passa, segundo José Caetano, pela criação de «um eixo central desde a Avenida da República, passando pela Avenida da Liberdade, até ao Rossio».

A ideia consiste em «marcar» uma das faixas de rodagem destas vias rodoviárias (e em ambos os sentidos), como «prioritária para os utilizadores de bicicleta», mas «podendo os carros andar nessa faixa».

Outra solução passa pela «utilização da via prioritária para os autocarros pelos ciclistas».

Outra das propostas da federação passa pela criação de parques de estacionamento para bicicletas junto às entradas das estações do Metropolitano, para que os utentes possam ali deixar as suas bicicletas e deslocarem-se para outros locais de metro.

O Metropolitano de Lisboa afirmou que esta proposta não está prevista pela empresa, mas afirmou que a transportadora dialoga frequentemente com a federação na busca de soluções para os ciclistas.

Actualmente, os utentes do Metro podem transportar as suas bicicletas nos comboios a partir das 20h30 dos dias úteis e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

Os benefícios que advêm em circular de bicicleta são evidentes para José Caetano.

«Não só faz bem à saúde de quem se desloca por este meio, como ajuda a acalmar o tráfego automóvel, melhorando a mobilidade, e ainda diminui a poluição atmosférica», defendeu.

«Em cidades como Paris, Munique, Sevilha e Amesterdão, a mobilidade dos ciclistas encontra-se assegurada», afirmou, considerando que nestas cidades «todos estão a trabalhar em prol do município», o que «aumenta a probabilidade» de serem encontradas «soluções» para os vários desafios à mobilidade dos cidadãos.

No entanto, para que haja progressos em Lisboa nesta área, acredita que «tem que ser dado um sinal de mudança» por parte da autarquia.

Lusa / SOL

interessante de facto, um corredor assim so peca pelo facto de k quem utilizar bicicleta esta sujeito a uma quantidade de gases tremenda dos veiculos que enchem estas vias.

JMFA
December 3rd, 2007, 04:00 PM
^^ Andas completamente perdido com a imensidão do alentejo.

Serra de ossa é Extremoz-V.Viçosa :lol:

Estamos a discutir sobre a zona Montemor-Alcaçer do Sal (ou seja do outro lado em relação a evora)

Evora-Graça do Divor da linha Evora-Arraiolos-Mora já virou ciclovia (terra batida , apoios proprios para se andar de bicicleta ou a cavalo) ... o troço urbano virou ecopista (piso de macadame e propicio a andarem a pé)

Continuo a achar que tens bastante piada... e deixa lá que eu conheço o alentejo benzito...

Começou-se a perguntar (alentejolover) o que iriam fazer dp troço evora estremoz, quando a AV + 3ª via estiverem construidas.. tirou-se que seria uma ciclovia... e portanto eu falei deste troço...

Disseram que a LAV ia passar em Estremoz... como anda gente mal informada, inclusivé tu, alertei para o facto de a LAV passar a SUL da Serra de Ossa.... deves saber onde é....

Quanto ao Évora - Mora.. só está até arraiolos...

Como vês, tem um pouco mais de calma a responder.. a tua ânsia de despejar torrentes de "ideias", está sempre a tropeçar na realidade...

Não é por escreveres muito que escreves coisas válidades... aliás, estes tópicos estão a perder o interesse pela quantidade de lixo que cá se escreve vezes sem conta....

pedrodepinto
December 4th, 2007, 04:41 PM
The end na Estação da Torre da Gadanha
http://www.encarnado.com/trainz/montemor08.jpg

O que quer dizer este sinal 120 :sly:?

napolit
December 4th, 2007, 08:08 PM
Oh, que bom, espero que terminem cedinho essa ecopista :), é lindissimo ir em bicicleta ou passeiando por o campo, passando por estaçoes, pontes, acho uma experença lindissima :))). E assim vamos poder desfrutar melhor dos importantes ecosistemas naturais que há em Montemor!

encarnado
December 4th, 2007, 09:12 PM
O que quer dizer este sinal 120 :sly:?

Que os comboios autorizados a circular a pelo menos 120kmh o podem fazer a partir daquele sinalzito.
Digamos é o inicio da "autoestrada" :banana:

Arpels
December 5th, 2007, 11:57 AM
julgava k era a indicar a largura da via :)

encarnado
December 5th, 2007, 12:12 PM
lol
Largura da via como? A bitola ou o gabarit??

Arpels
December 5th, 2007, 12:54 PM
:jk: :D é logico k so pode ser velocidade.

encarnado
December 5th, 2007, 01:39 PM
tss tss tss

JMFA
December 5th, 2007, 04:33 PM
... tipo 120mm????:lol:

sotavento
December 6th, 2007, 08:29 AM
Não tem nada a ver com o topico mas ...

... alguem me sabe dizer porque raios é que a radial de benfica do lado de monsanto tem um MURO e depois uma faixa ENCARNADA ???

^^ é que são 3km de extensão aquilo ali ... e ciclovia não deve ser. :lol:

TeKnO_Lx
December 6th, 2007, 11:10 AM
´isso é uma ciclovia já andei nela algumas vezes quando vou para a zona da Praça Espanha /ligação a Lisboa via Carnaxide/Alfragide. vai desde as bombas ao pé da Casa Pia até á Rotunda grande ao pé do viaduto do Eixo Norte/Sul ( perto das Twin Towers)

ela faz ligaçao somente com as ciclovias do Parque de Monsato.. que estão no PFM ao lado da estradas, em terra batida e com proteções em madeira, foram feitas no tempo do Santana Lopes quando ele queria "limpar" Monsanto

julgo que o plano ciclável de Monsanto Lisboa está fixe, mas é inteiramente dedicada ao BTT.. mas é bakano e muitas pessoas desconheçem

sotavento
December 6th, 2007, 12:22 PM
E podes meter enfase no "desconhecem" ... principalmente certos tipos ali da Porcalhota. :lol:

Lisboa é das cidades do Mundo com mais sitios para se andar á vontade de bicicleta ... se "protejessem" algumas areas ainda se poderia andar á vontade me mais sitios. :ohno:

Sky11
December 6th, 2007, 04:47 PM
E podes meter enfase no "desconhecem" ... principalmente certos tipos ali da Porcalhota.:dunno:

pauloluso
December 10th, 2007, 10:51 PM
Vagueando pelo forum, encontrei estas fotos que ilustram um post anterior sobre como Paris desenvolveu uma rede de bicicletas rapidamente.
O post completo está aqui:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=17019440#post17019440

Alguns dos boulevards de Paris (em Portugal, deve corresponder a alamedas??..)
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/victor.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/hopital.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/sebastopol.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/rochechouart.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/richardlenoir.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/gvstcyr.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/diderot.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/bdraspail.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/929854401_c53e07618a_b.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/524184135_e5da1d207e_b.jpg
http://i179.photobucket.com/albums/w288/hugobeix/paris/boulevards/986731427_63e1c5e418_b.jpg

Voilà... espero que tenham gostado.. :cheers: :)

Obrigado Ennis pela excelente reportagem que fizeste em Paris. Permite-me citar as tuas fotos para exemplificar como se pode instalar ciclovias em Lisboa com um pouco de tinta e uns sinais verticais!
Não é assim tão complicado como dizem por aí:ohno:

Sky11
December 11th, 2007, 01:32 AM
Obrigado Ennis pela excelente reportagem que fizeste em Paris. Permite-me citar as tuas fotos para exemplificar como se pode instalar ciclovias em Lisboa com um pouco de tinta e uns sinais verticais!
Não é assim tão complicado como dizem por aí:ohno:Nem mais. E que estas fotos sirvam de prova aos forumers-auto-mobilizados que acusam os demais de mentirosos e de manipuladores. Obrigado Paulo e Ennis.

daniel322
December 11th, 2007, 01:36 AM
E para quem fala que as ciclovias só atrapalham o trânsito, eis o exemplo de que não é bem assim, numa das mais congestionadas cidades do mundo.. e a ponte nem é recente..

http://farm1.static.flickr.com/50/139538649_ec86b7ae4d.jpg

http://www.transalt.org/bridges/images/brooklyn.jpg

http://cache.viewimages.com/xc/56471268.jpg?v=1&c=ViewImages&k=2&d=17A4AD9FDB9CF1939847EC77F5F8D1CEB1A86F815308F3C3A40A659CEC4C8CB6

encarnado
December 11th, 2007, 01:48 AM
A ponte de Brooklin já foi feita com esse passadisso superior para pessoas.
Não estou a ver a adaptarem uma solução semelhante na 25/4, da VG, na ponte europa ou na ponte da arrabida.

daniel322
December 11th, 2007, 01:55 AM
Onde eu queria chegar é que a Ponte de Brooklyn foi feita (acabada) em 1883.. e já nessa altura pensaram nas pessoas. Em Portugal estamos em 2007 e ainda fazemos tudo a pensar exclusivamente em automóveis..

Barragon
December 11th, 2007, 01:58 AM
daniel tudo bem... mas é um exemplo único :lol: a ponte de brooklynn é uma ciclovia em NY tal como é ali a ciclovia do alto do parque da cidade do Barreiro. iykwimean

encarnado
December 11th, 2007, 02:01 AM
Errado. Lá a mentalidade é outra. Cá NÃO PODES circular a PÉ na 25/4 nem na VG porque são de perfil de via rapida. Na Ponte de Vila Franca de Xira, podes circular a pé, na ponte do carregado não.

Mas por exemplo na ponte da arrabida tinha (ou ainda tem?) elevadores nos pilares se poder atravessar o rio a partir da zona ribeirinha.

Trata-se de necessidades (ou falta de condições). Nâo estou a ver pessoal a percorrer os ~2KMs da 25/4 só porque lhes apetece nem os 12KMs da VG... (excluindo quando há as mini-maratonas)

daniel322
December 11th, 2007, 02:01 AM
iykw...quem? :lol:

Trata-se de necessidades (ou falta de condições). Nâo estou a ver pessoal a percorrer os ~2KMs da 25/4 só porque lhes apetece nem os 12KMs da VG... (excluindo quando há as mini-maratonas)
mas quem é que disse que tou a falar de Lisboa? :D

Barragon
December 12th, 2007, 11:32 AM
:lol:

pauloluso
January 29th, 2008, 05:26 PM
Ninguém destacou esta noticia de ontem.
Novidades para breve.
A ultima frase é que é importante:banana:

FRENTE RIBEIRINHA
Sócrates satisfeito com correcção de «erro»
O primeiro-ministro defendeu que a passagem de parte da frente ribeirinha para a gestão da Câmara de Lisboa repara «um erro estratégico». O presidente da autarquia, tal como José Sócrates, mostrou-se muito satisfeito com a nova situação, enquanto o administrador do Porto de Lisboa preferiu poupar nas palavras.

( 16:39 / 28 de Janeiro 08 )

Na fotografia do «dia histórico» decretado pelo Governo e pela Câmara de Lisboa só não ficou o sorriso da Administração do Porto de Lisboa (APL) que até hoje geria, sozinha, os terrenos que agora transitam para a gestão autárquica.

«Não tenho que estar satisfeito nem deixar de estar», salientou o presidente da APL, Manuel Frasquilho, durante a assinatura do protocolo entre a Câmara e o Estado que determinou a passagem para a autarquia das zonas da Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Doca de Santo Amaro, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém.

O responsável questionado pelos jornalistas adiantou ainda nada ter a explicar, acrescentando apenas que «se fez um trabalho conjunto que conduziu a um protocolo entre o Governo e a Câmara» e que são estas entidades que devem «prestar esclarecimentos».

A atitude de Manuel Frasquilho contrastou com o contentamento do primeiro-ministro, quando sublinhou que a diferença entre o antes e o depois foi a vontade política do Governo e da autarquia.

«O que está presente neste protocolo é uma sintonia estratégica», salientou José Sócrates, que afirmou também que «o Governo tem muito orgulho nesta decisão porque de uma vez por todas reparou aquele que era um erro estratégico para o país».

Para José Sócrates «há décadas que não fazia sentido que a Administração do Porto de Lisboa tivesse jurisdição em áreas tão extensas e sem actividade portuária, o que resultou em prejuízo do país e das cidades».

António Costa (PS), o primeiro dos autarcas a ter a responsabilidade de gerir os terrenos, desenganou eventuais perspectivas especulativas presentes ou futuras.

«Desiludam-se aqueles que pensavam que a transferência para o Município de Lisboa iria afectar estes terrenos à sua exploração comercial e especulação urbanística. A desilusão deve ficar logo garantida na lei e ficou», afirmou o presidente da autarquia.

António Costa defendeu um uso «diversificado» daquela área, que não deverá ser na opinião do presidente da Câmara de Lisboa, uma «gigantesca zona de lazer».

As áreas de gestão conjunta da autarquia e o Estado, a zona do terrapleno de Santos - entre os estaleiros da Naval Rocha e o Clube Naval de Lisboa - serão objecto de um estudo urbanístico que estará pronto em seis meses.

Dentro de seis meses estarão igualmente concluídos os estudos para as áreas da Matinha, de Pedrouços e das docas de náutica de recreio, com o objectivo de definir «a sua utilização e a sua configuração portuária futura».

No mesmo sentido, o estudo para a zona do terminal de Alcântara demorará cerca de um ano.

A construção de uma «ecopista», uma ciclovia entre o Parque das Nações e Algés, um dos projectos do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes (BE), ficou definida no protocolo assinado hoje entre autarquia e o Estado

Filipe_Teixeira
January 29th, 2008, 05:39 PM
Qe boa ultima noticia !

Entao com a frente ribeirinha..

Daniel_Portugal
January 29th, 2008, 07:30 PM
boa noticia :)

para mim as verdadeiras ciclovias sao as marginais, quer sejam junto ao rio ou ao mar.

quem quer realmente praticar ciclismo quer ir para um sitio onde NAO ha cruzamentos, e como por exemplo o mar delimita o limite fisico de qualquer cidade, a sua frente é 100% continua, sendo mt melhor pra ciclismo, patins, etc.

ja pra nao falar que as pessoas gostam de fazer isto com cenarios bonitos, e à beira mar eh sempre mais agradavel que rodeado de predios.

_Rick_
January 29th, 2008, 08:59 PM
Esta zona é a melhor para se fazer isto realmente. Não só pela vista mas porque irá obrigar a mexer em alguns sítios de Lisboa onde estupidamente não dá para ir sempre pela parte ribeirinha.

Para mim a iniciativa seria perfeita se aproveitassem o facto de ter de assegurar um canal para ciclovia e fizessem paralelamente um percurso para eléctrico rápido. Seria algo do género do que se passa entre cais do Sodré e Alcantara para o eléctricos que lá passam. Aposto que iria ter bastante clientela (turística e não turística) e dado que o número de cruzamentos era mínimo permitia uma velocidade de circulação bastante rápida.

Dado que é complicado uma linha de metro ribeirinha devido ao terreno ser lamacento, este eléctrico substituiria essa necessidade, permitindo dar "metro" eficiente à zona de belém.

pauloluso
February 13th, 2008, 09:15 PM
Foi noticia no Jornal gratuito Destak de hoje.
Será que vai avançar?

MOBILIDADE
Estacionamento para bicicletas em interfaces
Os vereadores comunistas na Câmara de Lisboa vão propor
hoje a criação de lugares de estacionamento para bicicletas e motas junto aos interfaces de transportes e nos parques de estacionamento municipais. Vai ser por isso votada, na reunião do executivo, a alteração dos regulamentos dos parques municipais.
O PCP pretende ainda que a EMEL disponibilize espaço nos parques subterrâneos.

Sky11
February 14th, 2008, 12:42 AM
Foi noticia no Jornal gratuito Destak de hoje.
Será que vai avançar?Espero que sim. Pode ser pouco mas se não se dá os primeiros passos é que não vamos lá.

emarques
February 14th, 2008, 09:39 PM
Uuuuuuhhhhhhhhhhhh

"The Sacré-Cœur Basilica is located at the summit of the butte Montmartre (Montmartre butte), the highest point in the city."

"Montmartre is a hill 130 metres high, in the north of Paris in the 18th arrondissement, a part of the Right Bank, primarily known for the white-domed Basilica of the Sacré Cœur on its summit and as a nightclub district."

Eu andava aqui à procura da altitude do monte/serra onde está a Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo para comparar. A unica coisa que descobri é o desnivel do funicular que lhe dá acesso: 160m.
A igreja está a uns 200m, a pousada a uns 210 (a altitude máxima da serra é 510+ no Alto do Talefe). Só não percebi a que propósito veio a comparação, em Montmartre mora gente na encosta toda, o funicular de Santa Luzia faz a maior parte do percurso pelo meio da mata, porque a encosta quase não tem casas. A cidade está toda 'lá em baixo'.

Pelo menos, é bem mais praticável que, digamos, Braga ou o Porto (aí depende mais da zona de/para onde se vai).

O maior problema da bicicleta é mesmo a preguiça. :D

emarques
February 14th, 2008, 09:45 PM
A construção de uma «ecopista», uma ciclovia entre o Parque das Nações e Algés, um dos projectos do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes (BE), ficou definida no protocolo assinado hoje entre autarquia e o Estado
O problema para quem até faz deslocações frequentes nesse eixo é que aquilo é plano, sim... mas a malta mora e trabalho é nas encostas acima da marginal, a maior parte não é junto a ela.

Fern
February 14th, 2008, 09:45 PM
MOBILIDADE
Estacionamento para bicicletas em interfaces
Os vereadores comunistas na Câmara de Lisboa vão propor
hoje a criação de lugares de estacionamento para bicicletas e motas junto aos interfaces de transportes e nos parques de estacionamento municipais. Vai ser por isso votada, na reunião do executivo, a alteração dos regulamentos dos parques municipais.
O PCP pretende ainda que a EMEL disponibilize espaço nos parques subterrâneos.
Isso e' tudo muito bonito, mas como se chega ate la de bicicleta sem arriscar a vida?

_Rick_
February 14th, 2008, 10:55 PM
Isso e' tudo muito bonito, mas como se chega ate la de bicicleta sem arriscar a vida?

Pormenores :lol::lol:

TeKnO_Lx
February 14th, 2008, 11:45 PM
alguem sabe o que é uma realmente uma "ecovia"?

Barragon
February 15th, 2008, 12:26 AM
e uma via ecologica

encarnado
February 15th, 2008, 01:06 AM
alguem sabe o que é uma realmente uma "ecovia"?

Nada do que o nome indica ser.
Alcatrao não é ECOlogico nem ECOnomico logo a maioria das ecovias são "peta".
É um lindissimo nome politico dado a um percurso pedonal ou para bicicletas/cavalos/patins/skates e derivados.

Луиc
February 15th, 2008, 02:24 AM
Alcatrao não é ECOlogico

Sempre se pode utilizar como "alcatrão" betumes provenientes de pneus. Sempre torna a coisa mais ecologia, mas claro, não queiras um pavimento completamente ecológico, isso não existe.

Sky11
February 15th, 2008, 02:44 AM
skates e derivados.:lol: Trotinetes? :lol:

Barragon
February 15th, 2008, 12:54 PM
boa noticia :)

para mim as verdadeiras ciclovias sao as marginais, quer sejam junto ao rio ou ao mar.

quem quer realmente praticar ciclismo quer ir para um sitio onde NAO ha cruzamentos, e como por exemplo o mar delimita o limite fisico de qualquer cidade, a sua frente é 100% continua, sendo mt melhor pra ciclismo, patins, etc.

ja pra nao falar que as pessoas gostam de fazer isto com cenarios bonitos, e à beira mar eh sempre mais agradavel que rodeado de predios.

Sempre podes cair no rio e não te aleijares :lol:

emarques
February 15th, 2008, 04:57 PM
Para mim as ciclovias deviam ser uma forma de se deslocar pelas localidades alternativa a autocarros, eléctricos, ou viatura pessoal. Para as pessoas poderem fazer as suas deslocações de bicicleta de/para trabalho, escola, comércio ou lazer.

Isso de ciclovias pelas zonas bonitas só para andar às voltinhas no fim-de-semana não me convence. Passeios de fim-de-semana fazem-se fora das localidades, por caminhos agrícolas e florestais, ou por estradas junto às praias, que é bem mais agradável que qualquer marginal.

TeKnO_Lx
February 15th, 2008, 05:13 PM
Alcatrao não é ECOlogico nem ECOnomico logo a maioria das ecovias são "peta".
É um lindissimo nome politico dado a um percurso pedonal ou para bicicletas/cavalos/patins/skates e derivados.

mas então uma "ecovia" é uma ciclovia? tipo a de Cascais/Guincho?

isto vai implicar muitos custos.. estou a ver mais que façam algo muito mais simples tipo "marcas" nas estradas ( ex: ao pé do cais belém )

_Rick_
February 15th, 2008, 05:21 PM
Percebo a tua visão emarques (e concordo) mas a teimosia dos portugueses em aceitar este meio de transporte é muito grande, e em Lisboa o amor ao carro é feroz. Como tal, mesmo esta ciclovia já é uma grande conquista.

Podes dizer que em termos prácticos não servirá para muita gente poder ir para o emprego de bicicleta. Tens razão: não servirá. No entanto uma pequena percentagem poderá beneficiar e acredito que se vejam pessoas a andar lá pelo menos ao fim de semana e/ou a fazer turismo.

Isto dá visibilidade ao transporte. Neste momento as ciclovias estão relegadas a Monsanto (onde ninguem as vê) ou então a pequenos bairros residenciais onde não ligam a nada (Telheiras) não sendo usadas. Se esta via tiver sucesso pode ser que no futuro se façam mais.

encarnado
February 15th, 2008, 05:52 PM
:lol: Trotinetes? :lol:
Também são permitidas. :yes:

A ciclovia/ecovia/ecopista/passeio_maritimo entre caxias e cruz quebrada é muito usada.

_Rick_
February 15th, 2008, 07:03 PM
Alguém sabe como são as regras em relação aos segways?? Sei que nalguns países são proibidos nas ciclovias. Como é em Portugal??

Ainda hoje vi em Lisboa um segway a andar pelo passeio.

emarques
February 15th, 2008, 07:59 PM
Acho que não.

http://www.massacriticapt.net/?q=codigo-da-estrada/o-codigo-da-estrada-e-os-velocipedes-perguntas-frequentes

* Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
* Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.

Sempre que houver pistas especiais para bicicletas (comummente designadas por 'ciclovias') é obrigatório usá-las em vez da estrada normal (atenção são vias 'obrigatórias', e não 'vias reservadas' como as de BUS). A excepção são os velocípedes com mais de duas rodas não dispostas em linha (ex.: triciclos e quadriciclos - “carros a pedais”) ou que atrelarem reboque (ex.: de transporte de crianças), que não podem circular nas 'ciclovias'.

Acho que não se pode considerar o motor do segway como sendo auxiliar da propulsão humana.

_Rick_
February 15th, 2008, 08:22 PM
Pois se calhar não. É pena. Via mais futuro nas ciclovias se os segways também fossem permitidos.

emarques
February 15th, 2008, 08:40 PM
Por outro lado, acho que a polícia ainda não reparou que aquilo encaixa como ciclomotor no código da estrada. Andam para aí grupos de utilizadores de segway a organizar passeios por ecovias, e não vejo ninguém a chatea-los por andarem de ciclomotor em vias para velocípedes.

_Rick_
February 15th, 2008, 08:47 PM
Pois. Noutros países cheguei a ver usos muito inteligentes de segways. Um exemplo é o uso para turismo. Basicamente tens um grupo e um guia cada um num segway. O guia desloca-se seguido dos outros e para em determinados sitios para fazer as suas explicações. No fim do dia os turistas estão muito menos cansados e vêm muito mais coisas.

Arpels
February 15th, 2008, 09:12 PM
inteligente sim sr. :sly:

kraque69
February 15th, 2008, 11:24 PM
Pois. Noutros países cheguei a ver usos muito inteligentes de segways. Um exemplo é o uso para turismo. Basicamente tens um grupo e um guia cada um num segway. O guia desloca-se seguido dos outros e para em determinados sitios para fazer as suas explicações. No fim do dia os turistas estão muito menos cansados e vêm muito mais coisas.

Pelo menos em Fátima já existe esse serviço, e acho que aqui no Porto também há uma empresa que faz visitas guiadas com esses veículos.

kraque69
February 15th, 2008, 11:27 PM
Para mim as ciclovias deviam ser uma forma de se deslocar pelas localidades alternativa a autocarros, eléctricos, ou viatura pessoal. Para as pessoas poderem fazer as suas deslocações de bicicleta de/para trabalho, escola, comércio ou lazer.

Isso de ciclovias pelas zonas bonitas só para andar às voltinhas no fim-de-semana não me convence. Passeios de fim-de-semana fazem-se fora das localidades, por caminhos agrícolas e florestais, ou por estradas junto às praias, que é bem mais agradável que qualquer marginal.

Percebo a tua visão emarques (e concordo) mas a teimosia dos portugueses em aceitar este meio de transporte é muito grande, e em Lisboa o amor ao carro é feroz. Como tal, mesmo esta ciclovia já é uma grande conquista.

Podes dizer que em termos prácticos não servirá para muita gente poder ir para o emprego de bicicleta. Tens razão: não servirá. No entanto uma pequena percentagem poderá beneficiar e acredito que se vejam pessoas a andar lá pelo menos ao fim de semana e/ou a fazer turismo.

Isto dá visibilidade ao transporte. Neste momento as ciclovias estão relegadas a Monsanto (onde ninguem as vê) ou então a pequenos bairros residenciais onde não ligam a nada (Telheiras) não sendo usadas. Se esta via tiver sucesso pode ser que no futuro se façam mais.

:applause: :okay:

Concordo plenamente!

Луиc
February 15th, 2008, 11:38 PM
Infelizmente as cidades Portuguesas não foram planeadas para permitirem isto...

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0270.jpg?t=1203114950

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0268.jpg?t=1203115112

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0276.jpg?t=1203115149

kraque69
February 15th, 2008, 11:45 PM
Às vezes sonho que essas fotos são em Portugal... :nuts:

Barragon
February 16th, 2008, 01:36 AM
Em portugal há muitas ciclovias ...

_Rick_
February 16th, 2008, 03:00 AM
Pelo menos em Fátima já existe esse serviço, e acho que aqui no Porto também há uma empresa que faz visitas guiadas com esses veículos.

Em Fátima acho que já tinha ouvido falar mas nunca vi (também já não vou a Fátima há uns 10 anos :nuts:).No Porto não sabia mas ainda bem que o fazem :okay:.
Em portugal há muitas ciclovias ...
:lol: Oh pá essa afirmação quase que parece gozo. Não é totalmente mentira mas ..........
Depende com quem comparas. Comparando com qualquer dos países evoluidos a Norte da Europa, Portugal tem ridiculamente poucas.

E depois ísso é como aquelas afirmações. "Lisboa é uma cidade com alta predominancia de ciclovias". Qualquer pessoa que faz vida em Lisboa que veja esta frase pensa: "Este gajo é doido. Onde raio é que Lisboa tem ciclovias".

Mas tem: Altas ciclovias em Monsanto, PDN, Telheiras, Campo grande, Radial de Benfica etc etc. Tem isto tudo mas quantos destes quilometros efectivamente ligam a algo importante ? 0 km. Não dá para ir para a linha de metro ou terminal de autocarros ou comboio num percurso ciclável. Não dá para ir para o centro da cidade onde estao os escritórios universidades etc.
Não ligam sequer entre si.
Enfim. Algumas (como a da radial de Benfica) nem são agradaveis para passeio pois vao a seguir vias rápidas cheias de carro. Não servindo também para ligar a lado nenhum fica a pergunta: "Para que servem"??

Basicamente Portugal até pode ter algumas ciclovias mas cidades grandes com REDES CICLÁVEIS que é o que interessa..........Não temos nem uma para amostra.

Seria o mesmo que teres muitas estradas mas que não se ligam entre si nem vão para os centros das cidades. Se não formam uma rede rodoviária para levar as pessoas para onde querem ir de pouco ou nada servem.

Já agora para quem não conhece a ciclovia da radial de Benfica deixo aqui uma reportagem que achei no Flickr. Seria de morrer a rir se não fosse tão triste:

http://www.flickr.com/photos/fbruno69/75981925/in/set-1629545/

Daniel_Portugal
February 16th, 2008, 03:07 AM
Crack: Esta é em Portugal. Aí tens a tua ciclovia :)

http://www.loveporto.com/devaneiosporto/foz5.jpg

e se quiseres, tens uma cota com 3 pneus tambem. como vês... em Portugal nao te falta nada! :lol:

Barragon
February 16th, 2008, 03:10 AM
Mas Rick.. será que nos outros países existem ciclovias que ligam a algo efectivamente importante?

Não podes dizer que em Lx é 0... se dizes isso és desconhecedor da realidade.

Луиc
February 16th, 2008, 03:12 AM
Tem isto tudo mas quantos destes quilometros efectivamente ligam a algo importante ? 0 km. Não dá para ir para a linha de metro ou terminal de autocarros ou comboio num percurso ciclável. Não dá para ir para o centro da cidade onde estao os escritórios universidades etc.
Não ligam sequer entre si.

Aqui o Rick disse tudo. Existem algumas, mas não levam a lado nenhum, e além de serem muito curtas, não têm conexão com nada.

Луиc
February 16th, 2008, 03:13 AM
Mas Rick.. será que nos outros países existem ciclovias que ligam a algo efectivamente importante?

:yes:

_Rick_
February 16th, 2008, 03:26 AM

Honestamente. Claro que sim. Vais a um país nordico e tens percursos a ligar as zonas residenciais às paragens de metro, terminais de comboio e autocarro etc. Isto é que interessa.

Até agora só vivi em duas cidades. Estocolmo e Lisboa. Em Estocolmo vivi em 3 sitios diferentes. Se queria ir para o IKEA de bicicleta. Pois bem ia. Se queria ir para a estação de comboios, pois bem ia. Tinha logo praticamente a certeza que teria uma ciclovia para lá sem verificar previamente. Haviam setas proprias para as ciclovias dizendo a distancia. Fora da cidade os cruzamentos de nivel com estradas eram minimos permitindo estar sempre a boa velocidade. As ciclovias ali são feitas para transporte. Permitem teres bairros afastados 1/2km das estação mais proxima e ninguem se queixar. Vai de bicla.

E isto em Estocolmo que nem é o auge. Copenhaga ou as cidades holandesas é que são o expoente máximo de "Quer ir a algum lado?? Vá de bicla"

Não podes dizer que em Lx é 0... se dizes isso és desconhecedor da realidade.

Sei que não é exactamente 0 mas diz-me percursos que liguem a zonas residenciais a terminais de autocarros ou comboios?? estou curioso em saber. Ou então que liguem às zonas onde se encontram as grandes universidades e a zonas de grande concentração de escritórios?? Eu diria que é preciso uma sorte danada para viver num sitio em que uma ciclovia em Lisboa sirva para ir de tua casa ao teu emprego ou a um destes sitios. Se souberes de exemplos diz. Eu que vivi em Lisboa a maior parte da minha vida digo-te que a larga maioria das ciclovias não liga a sitio nenhum de jeito. Dá para fazer um paseiozito. Talvez ir à mercearia local (que também dava para ir a pé). Mais que isso não. pelo menos não sem teres de seguir pela rede de estradas normal.

kraque69
February 16th, 2008, 04:33 PM

e se quiseres, tens uma cota com 3 pneus tambem. como vês... em Portugal nao te falta nada! :lol:

:lol::lol:
E um LCD na worten por 599€ :lol:...

Mas mais a sério, o passeio da Foz é excelente, mas convenhamos que é apenas uma via isolada, para passear.... faço minhas as palavras do Rick ;)

Луиc
February 16th, 2008, 09:36 PM

Isto é querer tapar os olhos à realidade.

Луиc
February 16th, 2008, 09:40 PM

é triste..até nestes sitios se coloca placares publicitários. :bash:

pauloluso
February 17th, 2008, 07:39 PM
é triste..até nestes sitios se coloca placares publicitários. :bash:

Se for para ajudar a pagar a ciclovia, não tem problema. De momento que não esteja a ocupar parte da ciclovia.

_Rick_
February 17th, 2008, 09:06 PM
Se for para ajudar a pagar a ciclovia, não tem problema. De momento que não esteja a ocupar parte da ciclovia.

Pois também não me importo. Eu queria é que fossemos um país evoluido com rede ciclável. Está tudo a fazer isso pela europa fora. Cá em Portugal ainda achamos que carrinho para poluir é que é.

kraque69
February 18th, 2008, 01:26 AM
Pois também não me importo. Eu queria é que fossemos um país evoluido com rede ciclável. Está tudo a fazer isso pela europa fora. Cá em Portugal ainda achamos que carrinho para poluir é que é.

Eu acho que isso ainda são reflexos do "complexo do pobre". Reparem que passamos em poucos anos de um país de carroças, bicicletas, "Casais" e "Saches" para o automóvel para todos. Ainda pensamos que voltar para algum desses meios é voltar á pobreza... tenho esperança que esse complexo venha a desaparecer, mas ainda vai demorar o seu tempo.

sotavento
February 18th, 2008, 10:53 AM

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0270.jpg?t=1203114950

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0268.jpg?t=1203115112

http://i229.photobucket.com/albums/ee261/opegrande/HPIM0276.jpg?t=1203115149

Almada
Seixal
Barreiro
Moita
Montijo
Cascais
Sintra
Oeiras
VilaReal de Santo Antonio
Tavira
Olhão
Faro
Loulé
Albufeira
Lagoa
Portimão
Lagos
Silves
Evora
Beja

etc etc etc ...

^^ Diz antes ...

Infelizmente os cidadãos Portuguesas não sabem o que tem no proprio pais...

Essas imagens ... não fossem os semaforos e eu diria que era a ciclovia ao lado da IP2 ali em Beja ... :cheers:

Aqui o Rick disse tudo. Existem algumas, mas não levam a lado nenhum, e além de serem muito curtas, não têm conexão com nada.

dizes que não há ...

Provam-te que estás errado ...

dizes que não serve ...

provam-te que serve ...

dizes que não servem ...

^^ porque has-de sempre dizer que qualquer resposta que te deem não invalida que digas que cá nada presta ...

Honestamente. Claro que sim. Vais a um país nordico e tens percursos a ligar as zonas residenciais às paragens de metro, terminais de comboio e autocarro etc. Isto é que interessa.

Até agora só vivi em duas cidades. Estocolmo e Lisboa. Em Estocolmo vivi em 3 sitios diferentes. Se queria ir para o IKEA de bicicleta. Pois bem ia. Se queria ir para a estação de comboios, pois bem ia. Tinha logo praticamente a certeza que teria uma ciclovia para lá sem verificar previamente. Haviam setas proprias para as ciclovias dizendo a distancia. Fora da cidade os cruzamentos de nivel com estradas eram minimos permitindo estar sempre a boa velocidade. As ciclovias ali são feitas para transporte. Permitem teres bairros afastados 1/2km das estação mais proxima e ninguem se queixar. Vai de bicla.

E isto em Estocolmo que nem é o auge. Copenhaga ou as cidades holandesas é que são o expoente máximo de "Quer ir a algum lado?? Vá de bicla"

Sei que não é exactamente 0 mas diz-me percursos que liguem a zonas residenciais a terminais de autocarros ou comboios?? estou curioso em saber. Ou então que liguem às zonas onde se encontram as grandes universidades e a zonas de grande concentração de escritórios?? Eu diria que é preciso uma sorte danada para viver num sitio em que uma ciclovia em Lisboa sirva para ir de tua casa ao teu emprego ou a um destes sitios. Se souberes de exemplos diz. Eu que vivi em Lisboa a maior parte da minha vida digo-te que a larga maioria das ciclovias não liga a sitio nenhum de jeito. Dá para fazer um paseiozito. Talvez ir à mercearia local (que também dava para ir a pé). Mais que isso não. pelo menos não sem teres de seguir pela rede de estradas normal.

Pelo mesmo motivo porque cá vais ter TGV em vez de uma "rede intercidades" melhroada para alta velocidade ... e porque tens caramelos a EXIGIR Autoestradas na capital de distrito em vez do buraco da estrada á porta de casa tapado ... e tens ecopistas para passeares no lugar das linhas de comboio ...

Porque isto é um pais de mer ... erm ... modas e seguidismo ... só se faz o que se vê lá fora (principalmente o que se vê os espanhois a virem-se cá gabar que eles teem e nós não) ... e nunca fazem NADA que seja para melhorar o nosso nivel de vida. :cheers:

Lisboa como cidade das sete colinas que é ... não foi sequer equacionada a vontade dos lisboetas GALGAREM as ruas de bicicleta ... tal era o pendente ... pensaram antes em criar uma rede de CARROS ELECTRICOS sobre carris e ELEVADORES funiculares em todo o lado ... por alguma coisa o fizeram. :cheers:

Mas mais a sério, o passeio da Foz é excelente, mas convenhamos que é apenas uma via isolada, para passear.... faço minhas as palavras do Rick ;)

Decide-te

Às vezes sonho que essas fotos são em Portugal... :nuts:

És o perfeito exemplo do MAU povinho que temos em PT ... vais á foz e vês um ecopista e dizes .. .ai ... em stockolm é que é bom ... porque ... alguem ha-de arranjar uma desculpa esfarrapada para explicar porquê ... não é ???

^^ :lol:

Nunca temos nada bom neste pais ... eu por mim .. .como tou mais que habituado a circular de bicicleta nas estradas da minha aldeola (vila real de santo antonio) ... e por lá temos "ciclovias" há um porradão de anos ... tou á vontade.

Aliás ... pasme-se ... Vila Real de Santo Antonio tem inclusive até estradas com ECOPISTA e CUCLIOVIAS ... ::banana:

sim ... ecopista alcatroada com 2 faixas ... passeio pedonal de calçada portuguesa ... e estrada com 2 ciclovias (uma em cada lado na berma) e ainda um caminho de terra batida (excelente para equitação) ... TUDO NA MESMA ESTRADA ... convenientemente ladeada de arvoredo e verdura. :cheers:

Barragon
February 18th, 2008, 11:00 AM
^^ sozinho não consigo sota... esta malta é pessimista :lol:

sotavento
February 18th, 2008, 11:10 AM

A policia em portugal tambem usa Segway ... :)

encarnado
February 18th, 2008, 02:05 PM
No Rossio em Lx estavam lá 3.

kraque69
February 18th, 2008, 07:10 PM
És o perfeito exemplo do MAU povinho que temos em PT ... vais á foz e vês um ecopista e dizes .. .ai ... em stockolm é que é bom ... porque ... alguem ha-de arranjar uma desculpa esfarrapada para explicar porquê ... não é ???

^^ :lol:

Nunca temos nada bom neste pais ... eu por mim .. .como tou mais que habituado a circular de bicicleta nas estradas da minha aldeola (vila real de santo antonio) ... e por lá temos "ciclovias" há um porradão de anos ... tou á vontade.

Aliás ... pasme-se ... Vila Real de Santo Antonio tem inclusive até estradas com ECOPISTA e CUCLIOVIAS ... ::banana:

sim ... ecopista alcatroada com 2 faixas ... passeio pedonal de calçada portuguesa ... e estrada com 2 ciclovias (uma em cada lado na berma) e ainda um caminho de terra batida (excelente para equitação) ... TUDO NA MESMA ESTRADA ... convenientemente ladeada de arvoredo e verdura. :cheers:

Felizmente tenho ideias próprias, simplesmente achei desnecessário estar a repetir a MESMA ideia que já tinha sido explicada. Agora sem tens problemas de memória a curto prazo posso-te repetir tudo outra vez:
acho mt bem a ciclovia da Foz, só que simplesmente NÃO faz parte de nenhuma rede urbana integrada e coerente. Eu (que não moro na Foz) não posso ir até lá andar de bicicleta a não ser que a meta no carro e vá até lá!
E não me venhas dizer q se vêm pelas ruas no meio do tráfego... se me quisesse matar era mais fácil atirar-me da ponte....:nuts:

Se tens a sorte de ter ciclovias na tua aldeia, olha sorte a tua e parabéns à tua autarquia! Eu na minha aldeia nem passeios tenho sequer, e nem quero contar as pessoas que já foram atropeladas à custa disso, fora o stress que é conduzir com o coração nas mãos a ver se não "acerto" em algum peão inesperado!
Eu não sou pessimista em relação ao meu país, antes pelo contrário, senão não lutaria pela existência de passeios e/ou ciclovias! E acredita que já fiz mais do que me limitar a vir para este forum mandar "bitaites" ou acusar os outros de falta de ideias.

Agora tu tens sempre soluções para tudo, ainda bem, és o Mcgayver deste forum!

Луиc
February 18th, 2008, 10:53 PM
Almada
Seixal
Barreiro
Moita
Montijo
Cascais
Sintra
Oeiras
VilaReal de Santo Antonio
Tavira
Olhão
Faro
Loulé
Albufeira
Lagoa
Portimão
Lagos
Silves
Evora
Beja

etc etc etc ...

^^ Diz antes ...

Infelizmente os cidadãos Portuguesas não sabem o que tem no proprio pais...

Essas imagens ... não fossem os semaforos e eu diria que era a ciclovia ao lado da IP2 ali em Beja ... :cheers:

dizes que não há ...

Provam-te que estás errado ...

dizes que não serve ...

provam-te que serve ...

dizes que não servem ...

^^ porque has-de sempre dizer que qualquer resposta que te deem não invalida que digas que cá nada presta ...

... bem, vindo de ti não me vou dar ao trabalho.

_Rick_
February 18th, 2008, 11:46 PM
^^ Realmente é verdade. Quem acha que o que se passa no video abaixo é de alguma forma semelhante a alguma coisa que exista no nosso país só pode estar a delirar.

qk6YxhKH590

Луиc
February 18th, 2008, 11:58 PM
... e se fosse só em Ameterdão!!

sotavento
February 19th, 2008, 01:29 AM
Felizmente tenho ideias próprias, simplesmente achei desnecessário estar a repetir a MESMA ideia que já tinha sido explicada. Agora sem tens problemas de memória a curto prazo posso-te repetir tudo outra vez:
acho mt bem a ciclovia da Foz, só que simplesmente NÃO faz parte de nenhuma rede urbana integrada e coerente. Eu (que não moro na Foz) não posso ir até lá andar de bicicleta a não ser que a meta no carro e vá até lá!
E não me venhas dizer q se vêm pelas ruas no meio do tráfego... se me quisesse matar era mais fácil atirar-me da ponte....:nuts:

Se tens a sorte de ter ciclovias na tua aldeia, olha sorte a tua e parabéns à tua autarquia! Eu na minha aldeia nem passeios tenho sequer, e nem quero contar as pessoas que já foram atropeladas à custa disso, fora o stress que é conduzir com o coração nas mãos a ver se não "acerto" em algum peão inesperado!
Eu não sou pessimista em relação ao meu país, antes pelo contrário, senão não lutaria pela existência de passeios e/ou ciclovias! E acredita que já fiz mais do que me limitar a vir para este forum mandar "bitaites" ou acusar os outros de falta de ideias.

Agora tu tens sempre soluções para tudo, ainda bem, és o Mcgayver deste forum!

Eu aquantas ???

Lançam afirmações do calibre ... lá fora (aldeola) é bom e cá (aldeola) não há ... dizem-te que cá há ... dizes que não presta ... dizem-te que presta ... dizes que os outros isto e aquilo.

fixe ... continua assim ... é por muitos pensarem como tu que andam todos de carrito.

^^ Não vales uma resposta ... mas toma lá ...

vindo de ti ... falas mal porque NÃO EXISTE quando EXISTE ... quando SERVE MUITO BEM dizes que NÃO SERVE ... quando te dizem que é util partes pra OFENSA ... keep the good work. :cheers:

E por falar nisso ... METESTES FOTOS DE ECOPISTAS VAZIAS ... meteram-te fotos de ecopistas em portugal COM CICLISTAS ... e vens dizer que LÁ FORA É QUE É BOM ??? :lol:

^^ Realmente é verdade. Quem acha que o que se passa no video abaixo é de alguma forma semelhante a alguma coisa que exista no nosso país só pode estar a delirar.

qk6YxhKH590

Conheço umas quantas zonas de portugal aonde se anda muito de bicicleta ... por exemplo na MINHA zona andamos muito de bicicleta > Vila Real de Santo Antonio.

Mas .. e porque há smepre um mas ... "historicamente" sempre foi uma zona de adeptos do transporte por ciclomotores/velocipedes ... já desde os finais do seculo XIX que é uma zona de ciclistas.

Tentar "impingir" o mesmo na maioria do territorio nacional é pura demagogia ... ninguem no seu perfeito juizo vai ali pro centro do Porto ou Lisboa tentar FORÇAR alguem a ir de bicicleta para o emprego.

Já as comparações entre paraisos da planura aonde desde o seculo XIX que se usam e abusam das bicicletas ... e comparar com sitios aonde não é viavel o uso generalizado das bicicletas ...

É em Amesterdão ... é em londres ... é em meia duzia de cidades no sul de espanha e sul de portugal ... genericamente é em quase todas as grandes cidades , vilas e aldeolas aonde a maioria do terreno É PLANO.

Mas enfim ... já esteve mais longe o dia em que venham pra cá dizer que na Holanda é que é bom ... que é só canais navegaveis e isto e aquilo ... e que cá nada presta porque não se pode ir de bote para os clerigos ou pra praça de espanha ... e que custa remar avenida da liberdade acima e coisa e tal .... :cheers:

Andre_Filipe
February 19th, 2008, 01:41 AM
a futura avenida Nun'Álvares no Porto terá uma ciclovia. E olhem k é compridinha a avenida, da para umas boas pedaladas.

kraque69
February 19th, 2008, 02:06 AM
Eu aquantas ???

Lançam afirmações do calibre ... lá fora (aldeola) é bom e cá (aldeola) não há ... dizem-te que cá há ... dizes que não presta ... dizem-te que presta ... dizes que os outros isto e aquilo.

fixe ... continua assim ... é por muitos pensarem como tu que andam todos de carrito.

Ainda estou para saber onde é que eu disse isso... deve ser o 4º segredo de Fátima que só tu ouves :nuts:
Eu nunca neguei que existissem ciclovias em Portugal, simplesmente as pouquíssimas que conheço serve exclusivamente para lazer, e é necessário outro meio de transporte para chegar até elas, é isso que eu critico! Agora se em VRSA há ciclovias que permitem usar a bicicleta como meio de deslocação alternativo :ok: Agora daí a generalizares a tua realidade para o país todo, vai um grande salto!

Já agora, eu raramente uso o carro, a não ser quando tenho que ir à aldeia, porque não há outro meio de transporte viável... isto apesar da linha do oeste estar a 5 km. Mas tu saberás melhor que eu, que em termos prático aquela linha está subaproveitada, e que não serve as necessidades de quase ninguém :ohno:

Луиc
February 19th, 2008, 02:10 AM
:lol: o Sotavento não tem remédio.

_Rick_
February 19th, 2008, 02:36 AM
Tentar "impingir" o mesmo na maioria do territorio nacional é pura demagogia ... ninguem no seu perfeito juizo vai ali pro centro do Porto ou Lisboa tentar FORÇAR alguem a ir de bicicleta para o emprego.
Mas quem falou em forçar?? Por acaso alguem nos outros países europeus esta a apontar uma arma à cabeça das pessoas para os obrigar a andar de bicicleta?? Eles andam porque querem. Mas para andarem também precisam das condições. Condições essas que estão em falta nas nossas principais cidades.

É em Amesterdão ... é em londres ... é em meia duzia de cidades no sul de espanha e sul de portugal ... genericamente é em quase todas as grandes cidades , vilas e aldeolas aonde a maioria do terreno É PLANO.

.....É na Suécia, na Noruega, na Suiça. Tudo sitios onde todas as cidades são totalmente planas.............NOT.

Muitas cidades cicláveis não são totalmente planas. O segredo é construir as ciclovias por caminhos que minimizam o esforço dos ciclistas.

Vais provavelmente responder (como já disseste antes). "Ah mas Lisboa é a cidade das colinas e não dá e ninguem sobe colinas". Isso é desculpa. Uma larga percentagem das pessoas não trabalha nem vive no topo das colinas de Lisboa. Alias até introduzo um estudo feito em 2000 em que se construiu um mapa para uma teórica rede ciclável em Lisboa. O mapa está feito de acordo com os declives de tal maneira que as vias localizam-se em canais de circulação planos ou com inclinações muito reduzidas.
http://i168.photobucket.com/albums/u174/RAGP/ciclovias.jpg
E esta hem...... :nuts::nuts:

A verde estão as ciclovias existentes ou em projecto na altura. Como vês até podia ser demagogo e dizer algo do género: "Lisboa é a cidade portuguesa com mais ciclovias". Podia. E não seria mentira. Mas como vês elas localizam-se predominantemente em Monsanto e são desconexas da cidade logo não formam uma REDE CICLÁVEL que é o que estamos a falar. Não é da presença de ciclovias desconexas para dizer que se é moderno e que temos também disso.

sotavento
February 19th, 2008, 04:26 AM
Луиc , kraque69 , _rick_ , etc ... "tu" "voçês" aka ... voçês todos ... parece que falam em coro ... um diz mata e vem o outro a seguir e diz esfola ... e sempre a NEGAR que existem ciclovias ... são muitas ciclovias e zonas biciclaveis ... lisboa e porot estão cheias de zonas ciclaveis.

Um problema é que MUITOS EXIGEM zonas todas bonitinhas no meio das avenidas com faixas "BICLA" ...

Ora ... enquanto vigorar a politica de "ruas" como a 2ª circular serem consideradas AutoEstrada ... e nem berma tem tal é a ansia de enfiarem a 3ª faixa para carros ... váo sonhando com os mapinhas de ciclovias em Lisboa e Porto. :bash:

"cho mt bem a ciclovia da Foz, só que simplesmente NÃO faz parte de nenhuma rede urbana integrada e coerente. Eu (que não moro na Foz) não posso ir até lá andar de bicicleta a não ser que a meta no carro e vá até lá!"

Demagogia ... mores aonde morares podes meter-te na bicla e ires a q.q. lado ... está no codigo da estrada a circulação de velocipedes na via publica e tudo ... não sabias ???

Realmente é verdade. Quem acha que o que se passa no video abaixo é de alguma forma semelhante a alguma coisa que exista no nosso país só pode estar a delirar.

Muita gente delira em PT então ... gente delirante a andar de bicla sáo um perigo enorme. :lol:

a futura avenida Nun'Álvares no Porto terá uma ciclovia. E olhem k é compridinha a avenida, da para umas boas pedaladas.

^^ Impossivel ... em portugal NÃO TEMOS ciclovias ... e não são uteis ... e ...e .. e ... logo estas a delirar.

Eu acho que isso ainda são reflexos do "complexo do pobre". Reparem que passamos em poucos anos de um país de carroças, bicicletas, "Casais" e "Saches" para o automóvel para todos. Ainda pensamos que voltar para algum desses meios é voltar á pobreza...

Engraçado ... as zonas aodne andavam de V5 e bicla ... continuas a vêr muitas por lá ... não confundas é a tenue e sublime diferença entre O TEU ORDENADO dava-te para pagar uma V5 e agora DÁ-TE para pagares um automovel ... entre ires de v5 ou de utilitario citadino ... preferes ir de v5 ??? :bash:

quem tem que fazer 10/20km TODOS OS DIAS TODO O ANO é melhro que utilize um automovel ... isto porque em MUITOS sitios o transporte publico NÃO É ALTERNATIVA viavel ...

Se forem a vêr bem .. .todos os sitios aonde puseram uma ciclovia foi ás expensas da faixa BUS.

Não venham aqui comparar sitios com BOAS redes de transportes urbanos com as ruelas do porto/Lisboa aonde ARRANCARAM quase toda a rede de electricos ...

A maioria das cidades da europa NÃO TEM redes ciclaveis ... a maioria das cidades em portugal TEM redes ciclaveis ...

^^ meio cheio ou meio vazio ... limito-me a dizer ao contrario do que tás a dizer e tudo muda de figura ... mas com os mesmos dados. :bash:

comparam cidades isoladas com baixa densidade habitacional com "metropoles" com enormes zonas de habitação em altura ... :lol:

Algumas foram ...

^^ Tentem descobrir quem disse o quê ... a retoria é a mesma em todos os posts ... vão ali á roa da esquina e vejam por voçês proprios ... por outro lado comecem a olhar para de onde para onde vai a maioria da população e vejam se é "exequivel" criarem-se em larga escala os percursos ciclaveis da forma que o querme impingir.

sidenote: _Rick_ ... esse mapinha é giro e coisa e tal ... mas e UTILIZADE ??? uma vez que te limitas a meter corredores BICLA nas arterias principais de Lisboa ... não é essa a vossa principal queixa ??? não servir as zonas aonde as pessoas querem ir ???

É a tal questão ... pensamento e mentalidade tacanha de ambos os lados da barricada ... usam as ciclovias (façam-se a q.q. preço mesmo que se perca MAIS do que se ganha com elas .. .a começar pelas faixas BUS e C.Ferro abandonado) como desculpa para não fazerem nada para combater a IMPUNIDADE das ruelas-AE's ... :ohno:

sotavento
March 7th, 2008, 11:27 PM
Tive praqui a fazer umas continhas por alto:

Vila Real de Santo Antonio:

- uns 30km de estradinhas de terra batida distribuidos entre Monte Gordo e Vila Real ...
- 2500m de ciclovia (2 faixas nas bermas da N511)
- 2500m de ecopista (tambem ela na berma da N511) <<< 1 (uma) estrada = 2 ciclovia/ecopista ... ninguem bate esta estrada. :cheers:
- em cacela (freguesia) ALCATROARAM tudo o que era picadeiro , caminho de cabras e afins ...

^^ aliás ... em MEIO ALGARVE as camaras municipais alcatroaram todos os picadeiros e caminhos agriculas ... excelente para se andar de bicicleta.
É que é uma area de 130x40km CHEIA de estradinhas para se andar de bicicleta ... e muita gente realmente anda para trás e para a frente de bicicleta o dia inteiro.

Area de Lisboa:

O Barreiro já inaugurou mais 1km de ECOPISTA/CICLOVIA .... na realidade só inauguraram os primeiros 350m mas enfim.

Ecopistas (Alcatrão):
550m (no cimo do parque da cidade)
350m (na marginal da Verdrena) <<< serão cerca de 2000m quando estiver tudo concluido

Vias ciclaveis a norte/Barreiro:
+2000m (nos moinhos de alburrica)
+1200m (passeio ribeirinho da Av.Praia)
+1000m (acesso ao clube naval)
600m (canal da linha do seixal) << o unico canal ferroviário "emprestado" ...
+2000m (traseiras do hospital)
+2000m (nos fidalguinhos)
+1000m (junto as escolas/recheio)
500m (ao pé da rot. lavradio)
+2000m (lavradio rotunda-feiranova-c.saude)

Vias ciclaveis a sul de coina/Penalva:
1050m
1034m
1020m
666m
950m
850m
580m
450m
960m
500m
1400m
650m
1360m
320m
1170m
860m
650m
1490m

+10.000m (caminhos ciclaveis junto á autoeuropa)
+15.000m (caminhos ciclaveis dentro da mata da machada)
+3000m (caminho junto á N10-3)
+10.000m (caminhos ciclaveis santo andré-palhais)

Moita:
1500m (ecopista AlhosVedros-Moita)
2000m (? ecopista Gaio-Moita)
700m (marginal ribeirinha)
- montes de sitios aonde se pode andar de bicicleta por todo o municipio (nem os vou contar)

Almada , Seixal , Sesimbra , Setubal , Montijo , Alcochete , Palmela ... km e km de sitios "biciclaveis".

Por outro lado:

ESTRADA "sem" bermas = perigoso andar de bicicleta
PASSEIO = ECOPISTA ... serve para andar "A PÉ"
ESTRADA "com" bermas = ecopista ... serve para andar de bicicleta na berma

Q.Q. coisa que involva a criação de um PASSEIO pintado de vermelho com 1m de largura e uma risquinha a meio para os "betinhos" sairem com a bicicleta para a rua = novo riquismo ... :cheers:

Lss911
March 8th, 2008, 02:01 AM
Eu ando várias vezes por semana de bike pela cidade e sinto-me sem lugar para existir: nos passeios os peões refilam quando lá ando, na estrada os carros apitam-me!
Tou me a lixar, ando por onde fôr mais seguro!

Bem, o Monsanto tem uns sítios brutais para se andar no mato! Tenho ido para lá curtir à grande!!!
Teckno tens que experimentar pah!;)

sotavento
March 9th, 2008, 03:04 AM

mau , vindo de ti não me vou dar ao trabalho. :ohno:

Amesterdão é uma banhada ... nem tem elevadores funiculares nem nada ... e lisboa tem ... e caminhos/escadinhas em 1/2 cidade ??? não vês nada disso em amesterdão ... vielas medievais turtuosas a subir as encostas ?????? cadé elas ???

etc etc etc ...

^^ tirando a av. liberdade e as demais que vem marcadas a "amarelinho" nos mapas do costume ... existe alguma rua mais que se pudesse meter uma ciclovia em lisboa ??? sem ser daquelas para "passear" ???

Sky11
March 9th, 2008, 03:21 AM
mau , vindo de ti não me vou dar ao trabalho. :ohno:Haverá alguém com quem ainda não te tenhas pegado? :lol::lol:

sotavento
March 9th, 2008, 03:50 AM

mau , vindo de ti não me vou dar ao trabalho. :ohno:

Amesterdão é uma banhada ... nem tem elevadores funiculares nem nada ... e lisboa tem ... e caminhos/escadinhas em 1/2 cidade ??? não vês nada disso em amesterdão ... vielas medievais turtuosas a subir as encostas ?????? cadé elas ???

etc etc etc ...

qk6YxhKH590

^^ tirando a av. liberdade e as demais que vem marcadas a "amarelinho" nos mapas do costume ... existe alguma rua mais que se pudesse meter uma ciclovia em lisboa ??? sem ser daquelas para "passear" ???

_Rick_
March 9th, 2008, 04:51 AM
Mas já fizeste menção a um post que responde exactamente a isso :dunno:. Esqueceste-te??
Além que todo o estudo pormenorizado da universidade que investigou a viabilidade de uma potencial rede ciclavel na cidade (com uma cobertura decente) já foi postado anteriormente neste thread. Juntamente com o estudo fizeram o tal potencial mapa de redes cicláveis em lx (juntamente com tipologia e diversos outros parâmetros).

sotavento
March 11th, 2008, 01:10 AM
tirando a av. liberdade e as demais que vem marcadas a "amarelinho" nos mapas do costume ... existe alguma rua mais que se pudesse meter uma ciclovia em lisboa ??? sem ser daquelas para "passear" ???

^^ Isso não responde á questão principal ...

Uma coisa é enfiares pseudo-ciclovias em avenidas largas ... é só roubares 1m aos passeios ou ás faixas de rodagem.

A questão é que se enfiares 1 ciclovia em todas as avenidas principais não metes na mesma ninguem a andar de bicicleta.

Precisas é de ter O RESTO das ruas de forma a se incentivar o transito de quem "possa" ir de bicicleta.

"Twenty's plenty" (aka limite 30)
"Zona de moradores" (aka vedar o acesso automovel as zonas residenciais)
passadeiras em lomba (a "zebra" ser ao nivel dos passeios e não do alcatrão/paralelos)
etc etc etc

São bonitos mas não metem a malta a andar de bicicleta na mesma.

O mapa é giro mas não tem praticamente NADA que leve alguem a ir de bicicleta pro trabalho/ longas distancias.

E em termos "recreativos" existem já muitas zonas para se ir andar de bicicleta.

O que faz falta é um tipo de infraestructuras completamente diferente do que as actuais ... e um tipo de mentalidade/mentalização da população 180º oposto em relação ao actual.

A ideia de que o automobilisa é "dono" da via publica é coisa recente ... deveria-se apostar sériamente em acabar com essa ideia. :cheers:

kraque69
March 12th, 2008, 01:11 AM
....

A ideia de que o automobilisa é "dono" da via publica é coisa recente ... deveria-se apostar sériamente em acabar com essa ideia. :cheers:

Sem dúvida! :yes: Mas acho que lentamente caminhamos para isso.

pauloluso
July 15th, 2008, 12:33 PM
Visto no jornal GlobalNoticias de hoje.
Era bom se pensassem um bocado aqui também.

http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/parque_bicicletas.jpg

JAPÃO Não é uma loja de bicicletas, mas um parque de estacionamento só para velocípedes.
Estes parques estão a ter grande procura porque, devido ao aumento da gasolina, muitos residentes em Tóquio deixam o carro em casa, e também porque tem havido muitos furtos de bicicletas na ruas

visconde
July 15th, 2008, 11:27 PM
nao e preciso tanto..

ao inico basta que a medida que constroem ciclovias vao colocando aqueles pequenos parques para as estacionar temporariamente....
ia incentivar bastante o seu uso..

emarques
July 16th, 2008, 12:08 AM
Devo dizer que uma razão para eu não usar a bina para ir trabalhar é não ter que lhe fazer enquanto estou no trabalho.

Outra razão, que provavelmente também tem o seu peso, é que para chegar a casa tenho um prémio da montanha de categoria especial nos últimos 500 a 1000 metros e encarar aquelas pendentes ao fim do dia não é brincadeira... :D

pauloluso
July 16th, 2008, 12:33 AM
No meu caso, o maior problema é a falta de ciclovias e a falta de um parque de estacionamento seguro para deixar a bicicleta.

emarques
July 16th, 2008, 12:26 PM

Uma coisa é enfiares pseudo-ciclovias em avenidas largas ... é só roubares 1m aos passeios ou ás faixas de rodagem.

A questão é que se enfiares 1 ciclovia em todas as avenidas principais não metes na mesma ninguem a andar de bicicleta.

Precisas é de ter O RESTO das ruas de forma a se incentivar o transito de quem "possa" ir de bicicleta.
Mas o grande problema para quem quer ir a algum sítio de bicicleta são mesmo as avenidas largas. As ruas mais estreitas têm normalmente ritmos de circulação mais baixos, porque quando há pouco espaço os condutores tendem a abrandar. Isso já permite a circulação de bicicletas no trânsito geral, por isso não são exactamente precisas vias dedicadas. Mas para cobrir distâncias maiores, o percurso segue pelas grandes avenidas, e nessas os carros vão a abrir e a maior parte das pessoas que poderiam contemplar a hipótese da bicicleta pensam nessas partes do percurso e dizem "ali é que não me meto".

Por exemplo, alguém em Lx que vá de Alcântara/Sto. Amaro para o Cais do Sodré (percurso simples, origem e destino ao mesmo nível, uma distância perfeitamente praticável, só um bocadito longe demais para ir a pé), alternativas:
- R. Presidente Arriaga + R. das Janelas Verdes + R. D. Luís I + voltinhas -> só de pensar nas rampas nas Janelas Verdes já fico cansado, mas apesar de serem ruas movimentadas até se circulava no trânsito geral, a velocidade de circulação nem é muito alta;
- Av. de Ceuta + Av. de Brasília -> "só" é preciso passar ali por aquele viaduto "temporário", de resto é plano, tem trânsito e trânsito a andar bem (provavelmente é algures por ali que vão pespegar com a ecuvia, que com certeza vai ser muito boa desde que se queira chegar lá com a bicla à mão ou na mala do carro);
- Av. 24 de Julho -> bem, um dos requisitos era chegar ao Cais do Sodré, não ficar como uma mancha no asfalto pelo caminho. Fora isso, seria o trajecto ideal.

Andar no trânsito nas duas pontas do trajecto até nem seria problemático (mais problemático seria andar ali na zona de Alcântara/Sto Amaro por baixo da 25/4, que metade é terreno para cabras montesas), o problema é mesmo conseguir chegar de um sítio a outro pelas artérias principais, até porque normalmente são essas que têm o terreno mais praticável.

Cpt_Cookie
July 17th, 2008, 02:40 AM

O que faz falta é um tipo de infraestructuras completamente diferente do que as actuais ... e um tipo de mentalidade/mentalização da população 180º oposto em relação ao actual.

:cheers:

Concordo plenamente com o que dizes, e acho que até existe solução para isso. Metam os ***** a irem de bicicleta para as escolas. A minha secundaria tinha um local para estacionar as bicicletas e estava e continua a estar sempre sempre cheio. Ataquem o problema por ai, todas as escolas secundarias e universidade com sitios para estacionar bicicletas, bombas para encher pneus e prioridade aos peões/ciclitas nas proximidades e vias de acesso. Irias fomentar um uso enorme de bicicleta numa geração enorme e podia ser que pegasse de vez a moda

Daniel_Portugal
July 17th, 2008, 03:28 AM
Mapa com os 876km de ciclovias previstas para o Porto.

Um dos projectos mais ambiciosos deste género jamais realizados, no qual os quase 1000km de ciclovias são apenas uma parte do projecto. :) Isto mais a vinda do metro (que tende a reduzir o número de carros), vão tornar o ar da cidade muito menos poluído.

http://img522.imageshack.us/img522/2032/futurosustentavel01re1.png

Barragon
July 17th, 2008, 12:15 PM
Aqui na MSul era excelente que existissem ciclovias para as praias :yes:

sotavento
July 18th, 2008, 03:54 AM
Aqui na MSul era excelente que existissem ciclovias para as praias :yes:

^^ diz antes ... era bom que as estradas tivessem mais de 1 faixa para cada lado e BERMAS ... :lol:

Se bem que eu ia pra escola de bicla ... e dia sim dia sim fazia a voltinha ao meco e arrabida de bicicleta ... hoje em dia com tanto carrito de gama alta nem vale a pena tentar mentalizar a malta para andarem de bicla ... novo riquismo pedante e emprestimos a 25 anos para pagar o BM ... :ohno:

Barragon
July 18th, 2008, 06:57 PM
Então e aquelas bermas ali nos Foros da Amora ? :lol: é que nem em Belverde existe berma naquela mega AE até à Fonte :lol:

visconde
July 18th, 2008, 11:47 PM
mas andar de bicicleta em ruas mais apertadas (1 faixa para cada lado) acaba por ser pior porque os carros comecam a mandar vir que nao cosneguem passar :P

e nas avenidas mais largas hoje em dia temos a vantagem das faixas BUS.... que para andar de bicicleta tambem sao bem boas ..

sotavento
July 19th, 2008, 12:10 AM
visconde ... sendo eu duma zona que está PEJADA de caminhos secundarios em condições para se andar de bicicleta e em que practicamente todas as estradas principais tem uma ciclovia ou ecopista ... ou mesmo AMBAS as coisas ...

O resto do pais (tirando raras excepções que tem daquelas coisas asquerosas pintadas de encarnado) ... nem bermas tens a separar as faixas de rodagem dos penhascos quanto mais ecopistas/ciclovias ... :ohno:

emarques
July 19th, 2008, 03:10 AM
O código diz que os veículos devem circular o mais à direita da faixa de rodagem possível. Não vás pelo meio da rua que é feio. ;)

Se mesmo assim não te conseguirem passar, azar, também não é por esperarem 15 segundos por uma ultrapassagem que vai parar o mundo, e tens tanto direito como eles a usar a via com o teu veículo. :D

sotavento
July 19th, 2008, 08:39 PM
^^ Na "minha zona" é tudo plano e até os carreiros de cabras estão alcatroados e com ciclovia ao lado ... já ali pros lados do douro e afins ... só um maluco é que se manda de bicicleta daqueles penhascos abaixo. :cheers:

visconde
August 28th, 2008, 08:36 PM
eu comecei a andar de chica a 1 mes.. ja fui da amadora ate ao marques de pombal sempre de bicicleta (via benfica- sete rios - entrecampos)... e faz se na boa

na volta tenho apenas a subida do saldanha, mas que metendo a bicicleta em 1ª se faz na boa

as "colinas" sao apenas na zona velha da cidade..... e vendo bem, que % das pessoas e que vao la diariamente? e o metro serve mesmo para isso..

mas pronto, tudo o resto em lisboa e ciclavel....

a vantagem das grandes avenidas e que tem todas faixa BUS....nem sabia que havia tantas ... e la vou tranquilo sem me cheatar com os carros :P

btw
O antonio costa diz desde o 1 dia que que vai promover a bicicleta, mas 3 anos depois de estar na camara ainda nada..
sera que so 1 mes antes das eleicoes e que vai fazer algo? sempre a mesma coisa.. bah

_Rick_
August 28th, 2008, 09:02 PM
eu comecei a andar de chica a 1 mes.. ja fui da amadora ate ao marques de pombal sempre de bicicleta (via benfica- sete rios - entrecampos)... e faz se na boa

na volta tenho apenas a subida do saldanha, mas que metendo a bicicleta em 1ª se faz na boa

as "colinas" sao apenas na zona velha da cidade..... e vendo bem, que % das pessoas e que vao la diariamente? e o metro serve mesmo para isso..

mas pronto, tudo o resto em lisboa e ciclavel....

a vantagem das grandes avenidas e que tem todas faixa BUS....nem sabia que havia tantas ... e la vou tranquilo sem me cheatar com os carros :P

Sim é verdade. As colinas em muitos percursos são um bocado bixo papão. Obviamente que não dá para ter 100% dos percursos cicláveis..........mas isso não quer dizer que não se tenha uma boa parte da cidade apta a bicicleta.

btw
O antonio costa diz desde o 1 dia que que vai promover a bicicleta, mas 3 anos depois de estar na camara ainda nada..
sera que so 1 mes antes das eleicoes e que vai fazer algo? sempre a mesma coisa.. bah
hum...........estás a esquecer-te que Lisboa teve eleições intercalares (devido às confusões que houve). O António Costa só foi eleito o ano passado. Ele não está lá à 3 anos mas apenas 1. :dunno:

Ele prometeu para o próximo verão mudanças nesse aspecto na cidade. Vamos esperar para ver

Honestamente até acho que tem feito bastante considerando o caos em que encontrou as contas da câmara. Aliás até conseguiu eleminar o excesso de endividamento da câmara (não sei bem como mas enfim :nuts:).

visconde
August 28th, 2008, 09:27 PM
:nuts:hum...........estás a esquecer-te que Lisboa teve eleições intercalares (devido às confusões que houve). O António Costa só foi eleito o ano passado. Ele não está lá à 3 anos mas apenas 1.

Ele prometeu para o próximo verão mudanças nesse aspecto na cidade. Vamos esperar para ver

Honestamente até acho que tem feito bastante considerando o caos em que encontrou as contas da câmara. Aliás até conseguiu eleminar o excesso de endividamento da câmara (não sei bem como mas enfim ).

oops my bad
esqueci me desse promenor

sim tendo em conta o estado da camara quando ele entrou nao podemos pedir muito ..

mas por exemplo, era mais util criarem faixas reservadas a bicicletas na estradas (que na pratica e so mudar e pintar uns riscos..)
do que criarem um sistema de bicicletas publicas como esta previsto (que sem as faixas reservadas a bicicletas ninguem as vai usar..) e as faixas e algo barato para fazer..
(nao confundir ciclovias com ciclofaixas :P )

ja as bicicletas publicas ainda deve ter algum custo...

e sem as faixas reservas, ate podiam dar bicicletas as pessoas, que nao vao servir para nada...
pouca gente se aventura na estrada se nao tiver um espacinho reservado

agora se ele quiser fazer os 2 esta bem

mas entre as bicicletas publicas, e criar as faixas, , a 2a e muito mais prioritaria...
no entanto sempre que oico so falam das bicicletas publicas(telejornais e afins..)

emarques
August 29th, 2008, 04:43 PM
mas entre as bicicletas publicas, e criar as faixas, , a 2a e muito mais prioritaria...
no entanto sempre que oico so falam das bicicletas publicas(telejornais e afins..)
E, infelizmente, porque no telejornal só falam das bicicletas públicas, é mesmo esse tipo de coisa que os políticos terão mais tendência a fazer. Já as faixas dá trabalho e o único impacto que teria nos meios de comunicação seria queixas de que reduziram o espaço para andar de carro...

pauloluso
August 29th, 2008, 05:46 PM
E, infelizmente, porque no telejornal só falam das bicicletas públicas, é mesmo esse tipo de coisa que os políticos terão mais tendência a fazer. Já as faixas dá trabalho e o único impacto que teria nos meios de comunicação seria queixas de que reduziram o espaço para andar de carro...

Façam como em Paris. É só colocar sinalização horizontal e vertical a autorizar (oficialemente) a circulação nas vias de BUS).Parece que lá foi o suficiente para as pessoas começarem em massa a andar de bicicleta.

visconde
August 30th, 2008, 12:01 AM
Façam como em Paris. É só colocar sinalização horizontal e vertical a autorizar (oficialemente) a circulação nas vias de BUS).Parece que lá foi o suficiente para as pessoas começarem em massa a andar de bicicleta.
sim e isso que se quer...um espaco reservado para os ciclistas... fazerem "boxes" nos cruzametnos etc... e apenas preciso um balde de tinta para adaptar uma cidade inteira a bicicleta....

btw, hoje exprimentei e fui a uma massa critica (http://www.massacriticapt.net/)
demos um passeio engracado em lisboa.. podem ver aqui (http://maps.google.com/maps?f=d&saddr=38.725664,-9.150453&daddr=38.733682,-9.14467+to:38.748394,-9.147996+to:38.751351,-9.149128+to:38.753025,-9.143779+to:38.754602,-9.13893+to:Pra%C3%A7a+do+Munic%C3%ADpio,+Lisboa,+Lisboa+1100,+Portugal&hl=pt-PT&geocode=;13435772024478425066,38.733682,-9.144670;12676677336794106535,38.748394,-9.147996;909369398519185743,38.751351,-9.149128;17029454330165302443,38.753025,-9.143779;8841208766545043243,38.754602,-9.138930;&mra=dme&mrcr=0&mrsp=0&sz=17&via=1,2,3,4,5&sll=38.725915,-9.149691&sspn=0.004168,0.006791&ie=UTF8&t=h&ll=38.724626,-9.135475&spn=0.066694,0.108662&z=13) o percurso..
esta incompleto porque no fim ainda subi a av da liberdade , voltando ao ponto de partida :P

podem ver que andamos nas principais zonas da cidade, e faz-se tudo muito bem , sem nenhuns declives impossiveis de subir devido as famosas "7 colinas" :lol:

mesmo a av. da liberdade faz-se facilmente

acho que so quem nunca andou de bicicleta(politicos ...) na capital e que diz que temos colinas na Cidade inteira , e que por isso e impossivel andar de chica :nuts:

sotavento
August 30th, 2008, 05:17 PM
:ohno:

Barragon
September 13th, 2008, 05:45 PM
In Público

Circular a duas rodas em Lisboa deixou de ser um mito

Estudo de engenheiro civil especialista em Vias de Comunicação e Transportes conclui que os custos são mínimos e imensas as vantagens

A Pode parecer que não, mas Lisboa é uma cidade ciclável para a maioria da população que nela vive, estuda e trabalha, bem como para os dois milhões de turistas que a visitam anualmente. Após 100 dias de bicicleta e 1200 quilómetros percorridos, esta é a conclusão de Paulo Santos, engenheiro civil especializado em Vias de Comunicação e Transportes, que a 1 de Janeiro deste ano iniciou o projecto na capital, no âmbito de uma tese de mestrado.

De Belém ao aeroporto "desfaz-se o mito" de que a bicicleta não serve para meio de transporte. "Mais de metade de toda a área urbana da cidade é praticamente plana e mesmo no Verão, de manhã, pode circular-se com temperaturas na ordem dos 20-22 graus. Do centro histórico ao limite da cidade as distâncias são inferiores a dez quilómetros, a distância considerada de conforto, para a utilização da bicicleta como meio de deslocação", analisa o autor do trabalho académico.

As sete colinas que dão nome à cidade não são problema, mas "apenas uma parte de toda a área urbana da cidade, que no último século cresceu urbanisticamente para além da zona histórica, tendo-se expandido até aos limites do concelho", explica Paulo Santos. No seu entender, estão reunidas as condições para o uso recorrente da bicicleta "em termos de orografia, clima e dimensão da cidade".

Pequeno investimento

Moram cerca de 700 mil pessoas em Lisboa ( :nuts: ), e que 70 por cento dos fluxos bidireccionais (casa-trabalho-casa) de pessoas se faz na "âncora" da cidade, composta por toda a frente ribeirinha e pelo eixo que vai da Baixa ao Campo Grande. "Com 300 euros compramos uma boa bicicleta de cidade" e, por exemplo, em plano, "qualquer pessoa, mesmo sem forma física de atleta, faz 15 a 20 km/h, sem esforço".

O investigador descreve a sua experiência pessoal: "A subir a Av. da Liberdade faço 10 km/h, mas a descer faço 40-50 km/h, compensando o tempo gasto na subida", relembrando que, nos centros urbanos, a média de circulação de um automóvel é inferior a 20 km/h. "Demorei 30 minutos de Santos ao Saldanha. Da cota dos 5m à cota dos 80m percorri cerca de 5 km.

A subir, é verdade. Mas no regresso será sempre a descer". De carro, devido ao trânsito, aos ciclos dos semáforos e ao tempo perdido à procura de estacionamento, Paulo Santos diz que demora praticamente o mesmo.

Vantagens e desvantagens

Saúde física, mental e económica é a vantagen deste exercício diário que "faz descer vertiginosamente" os níveis de stress, ansiedade e irritação. A experiência valeu ainda a Paulo Santos seis quilos perdidos e a poupança de 300 euros em gastos com o automóvel e transportes públicos. Para a sociedade, "reduz o tráfego automóvel e a área ocupada pelos veículos é devolvida aos cidadãos" que vêem as relações sociais promovidas assim como a relação com a cidade, explica. "Para o ambiente, zero emissões de carbono, zero ruído", acrescenta ainda. Esta não é, porém, a solução para os problemas de mobilidade e poluição nas cidades "que envolve muito mais do que bicicletas", destaca.

Como desvantagens enumera "questões relacionadas com a segurança do ciclista e da bicicleta" pelo facto de "não existirem corredores próprios para ciclistas ou estacionamentos". Porém, o investigador ressalva que, após 1200 quilómetros misturado com o tráfego automóvel da cidade, "não houve qualquer situação de acidente ou incidente a relatar". Conclusões com que se congratula José Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, afirmando que "são conclusões que a federação vem reafirmando desde há 15 anos, uma realidade que já está construída, mas agora reafirmada por um engenheiro, o que aumenta a sua validade".

Criação de corredores

"Lisboa tem características únicas e excepcionais" para a criação de corredores de circulação em termos de "património arquitectónico, bairros históricos e frente ribeirinha". O investigador explica que "a criação de corredores para bicicletas nas principais ruas e avenidas, na maioria dos casos se resolve com uma pintura no pavimento com 1,5 metros de largura e alguns sinais verticais, medidas complementadas com ligeiras modificações no Código da Estrada". O engenheiro defende em alguns casos a partilha dos corredores com as faixas Bus, "há semelhança do que se faz noutras cidades europeias".

Facilmente se poderia criar um eixo desde a Baixa até ao Campo Grande, sem implicar grandes obras, considera. Na Fontes Pereira de Melo "basta roubar 35 centímetros a cada uma das vias para ganhar espaço suficiente para a ciclovia", remata.

"É cada vez mais fácil ver uma bicicleta amarrada a um qualquer poste ou árvore da cidade. E passam por mim, todos os dias, vários ciclistas", revela Paulo Santos, que acredita no crescimento desta tendência desde Março. As causas apontadas pelo engenheiro para o acréscimo passam pela coincidência com um período de aumento do preço dos combustíveis, de melhoria do clima com a chegada da Primavera, e ainda o facto de metade da população portuguesa ter atingido excesso de peso, a par da comunicação social que começou a promover a utilização deste veículo". Para o investigador são as mulheres a dar o exemplo, pois "cada vez mais adoptam a bicicleta".

Em Julho, a Câmara de Lisboa aprovou um estudo para a criação de um sistema de bicicletas de uso partilhado (ver outro texto), com cerca de 2500 veículos distribuídos por 250 postos na cidade, sistema que será muito semelhante aos que existem em Paris ou Barcelona.

Para o investigador, "os negócios directa e indirectamente relacionados com bicicletas são um dos mais lucrativos e em maior crescimento em diversos países".

Paulo Santos elaborou o estudo após 1200 km a pedalar por Lisboa, sem registar qualquer acidente

emarques
September 13th, 2008, 06:12 PM
300€ por uma bicicleta para andar pela cidade e ser roubada? Esse senhor precisa de ir ao Continente.

visconde
September 13th, 2008, 07:23 PM
300€ por uma bicicleta para andar pela cidade e ser roubada? Esse senhor precisa de ir ao Continente.
e é a mesma coisa?
e a mesma coisa que dizer que como ha computadores a 300€ nao é preciso dar 600€ ter algo melhorzito (nao falando em computadores de 1000 ou mais..)

ele provavelmente está a dizer o melhor qualidade/preço que se tem para andar em lisboa... ha bicicletas a 60 euros, como ha bicicletas de 5000 euros....

as vezes uma bicicleta ligeiramente melhor, com mais mudancas, mais leve , confortavel etc, pode ajudar e muito a fazer percursos que com uma do continente é preciso um esforco maior..

provavelmente a diferenca da do continente para a de 300€ compensa e muito ...
se calhar com a do continente ao fim de uma semana voltas ao carro... :\

btw eu ando numa de 200€ dobravel :D

emarques
September 13th, 2008, 08:25 PM
e é a mesma coisa?
Não, os 300€ dão para comprar meia dúzia das do Continente. De resto, em termos de usabilidade, não fazem grande diferença, pelo menos para uso dentro de cidades. Uma bicicleta de 18 velocidades oferece suficiente variedade de desmultiplicações para qualquer percurso citadino "sensato". Quanto ao peso, a diferença entre o peso de um quadro de alumínio ou aço acaba por não ser assim tão grande quando não se tem que andar com a bicicleta às costas. Assumindo que a bicicleta de 300€ tem quadro de alumínio, claro.

É uma questão de ver o que usam em Amesterdão, Copenhaga... Cidades com grande penetração do uso da bicicleta, que é que se vê mais? A "pasteleira", barata, manutenção fácil, sem grandes problemas no caso de roubo. A generalidade das cidades portuguesas é mais acidentada, por isso é que fazem falta as 18 velocidades.

e a mesma coisa que dizer que como ha computadores a 300€ nao é preciso dar 600€ ter algo melhorzito (nao falando em computadores de 1000 ou mais..)
Para ler o correio electrónico? Realmente acho que não é preciso.

TeKnO_Lx
September 14th, 2008, 01:58 PM
eu não percebi porque o A. Costa quer uma "rede partilhada" já em 2009, se esta tal rede não vai terrespectivas infraestruturas ( construção de ciclovias ou ciclofaixas).

a única ciclovia que ouvi dizer que vai ser feita é a Algés-PDN. E o resto? Está-me a faltar qualquer coisa..

visconde
September 14th, 2008, 06:32 PM
eu não percebi porque o A. Costa quer uma "rede partilhada" já em 2009, se esta tal rede não vai terrespectivas infraestruturas ( construção de ciclovias ou ciclofaixas).

a única ciclovia que ouvi dizer que vai ser feita é a Algés-PDN. E o resto? Está-me a faltar qualquer coisa..
medidas populistas..
e assim dizem "ha bicicletas, ninguem as usa portanto e porque nao querem"
e nunca mais tocam no assunto .. e uma forma simples de acabar com o assunto..

os politicos continuam a achar que zonas de bicicletas = zonas com rio para ir de fim de semana..

emarques mas nas cidades que dizes sao planas, nem e preciso mudancas :nuts:

mas sim tens razao...nao e preciso 300€ para andar de bicicleta na cidade..
aquelas do supermercado para maioria das pessoas andarem na estrada chegam e sobram.. ninguem precisa de uma bicicleta de BTT para andar em estrada..

emarques
September 15th, 2008, 01:13 PM
emarques mas nas cidades que dizes sao planas, nem e preciso mudancas :nuts:
Cito-me:

É uma questão de ver o que usam em Amesterdão, Copenhaga... Cidades com grande penetração do uso da bicicleta, que é que se vê mais? A "pasteleira", barata, manutenção fácil, sem grandes problemas no caso de roubo. A generalidade das cidades portuguesas é mais acidentada, por isso é que fazem falta as 18 velocidades.

:tongue2:

NewTomorrow
September 16th, 2008, 07:42 AM
Ciclovia no Porto Santo
http://www.dnoticias.pt/diario/fotos/160908/dn0401021701.jpg

nestas fotos da para ver melhor a Ciclovia

http://www.nortemadeira.com/portosanto/CIMG5683.jpg

http://www.nortemadeira.com/portosanto/CIMG5681.jpg

http://www.nortemadeira.com/portosanto/CIMG5680.jpg

TeKnO_Lx
September 18th, 2008, 03:05 PM
boas noticias aparantemente
http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=17443&id_categoria=11

semana da Mobilidade em Lisboa
"50 km´s" de ciclovias (para quando?)
apresentação da ciclovia Belem-Cais de Sodre

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/encarte2.pdf (pag2)

visconde
September 18th, 2008, 05:36 PM
o que vi a falarem ai das biciciletas fo:
bicicletas de uso partilhado, que ja se sabia, e da ciclovia junto ao rio, que sem ser ao fim de semana é uma coisa inutil..

portanto continuamos na mesma..
os politicos continuam a achar que a bicicleta é para passear junto ao rio e nao na cidade..

isso dos 50KM de ciclovias está onde?

cheira me que sao 20KM junto ao rio (PDN - Belem) e os outros 30 fazem umas coisinhas ali no monsanto e pronto

_Rick_
September 18th, 2008, 09:03 PM
isso dos 50KM de ciclovias está onde?

cheira me que sao 20KM junto ao rio (PDN - Belem) e os outros 30 fazem umas coisinhas ali no monsanto e pronto
Não é bem. Eles já disseram assim em noticias (que já foram postadas aqui) algumas das zonas onde seriam. Não sei se até foi neste thread.

De qualquer maneira até já vi um mapa com ciclovias mesmo da câmara mas só mostrava uma pequena parte (era sobre o corredor entre o Parque Eduardo VII e a ciclovia da radial de Benfica) mas notava-se que as ciclovias continuavam para fora do mapa.

Eles devem ter algures um mapa completo disso mas ou ainda não divulgaram, ou ainda ninguém no forum apanhou. :dunno:

Entretanto aqui está o mapa que vi. Faz parte do anúncio da ponte pedonal/ciclável sobre a Avenida Calouste Gulbenkian e por isso a imagem está centrada na ponte:
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/LP_3479_CorredorVerde.jpghttp://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/LP_3477_CorredorVerde.jpg
Embora seja dificil ver com pormenor pois a imagem é demasiado pequena as linhas vermelhas em cima são as ciclovias. Uma que já tinham também referido nos jornais é na avenida Duque D'Ávila. Esta avenida tem tido trânsito condicionado devido às obras do metro. Supostamente quando as obras acabarem eles não vão repô-la como era, mas torná-la parte dos corredores verdes, pondo-a com um eixo pedonal e ciclável.

Estes dois corredores são importantes pois ligam a universidades (faculdade nova de Lisboa e ao Instituto Superior Técnico). Penso que estudantes serão os utilizadores mais prováveis das ciclovias numa primeira fase e só aqui estão milhares de potenciais utilizadores. Até acho que deviam numa primeira fase focar-se mais em sítios destes com jovens.

Também reparei no outro dia que estão a fazer obras ao pé das Twin Towers exactamente na zona onde é suposto passar a ciclovia. Deve ser já para isto até porque supostamente isto é para estar pronto em 2009.

TeKnO_Lx
September 18th, 2008, 09:07 PM
eu julgo que poderá ser esta rede (mas pareceme que terá bastante mais de 50 km´s)

http://www.fpcub.pt/portal/documentos/RedeCiclavel/MAPA_CARTA_CICLAVEL.pdf

baseada neste estudo de Janeiro de 2008 http://www.fpcub.pt/portal/documentos/RedeCiclavel/PROPOSTA_CARTA_CICLAVEL.pdf

_Rick_
September 18th, 2008, 09:17 PM
Não me parece que seja esse o mapa pois como dizes tem bem mais de 50 km, e além disso a ciclovia que eles falam que liga desde o Parque Eduardo VII até à Quinta da Granja em Benfica não está nesse mapa.

Encontrei outra foto com o Sá Fernandes a apontar para um mapa com linhas vermelhas. Acho que é este. Mas não encontro no site da câmara uma versão deste mapa:
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/ASC_0763_Passeio_Verde.jpg

visconde
September 18th, 2008, 11:28 PM
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=363815&rss=0

segundo essa noticia 2a feira apresentam as ciclovias... a ver o que sai dali

btw, vi este professor na 4a feira quando me fui inscrever na universidade .. reparei logo nele porque nao e habitual em portugal pessoas de Fato em duas rodas

Barragon
September 18th, 2008, 11:32 PM
O Campus da Nova vai ficar excelente :drool:

_Rick_
September 19th, 2008, 01:37 AM
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=363815&rss=0

segundo essa noticia 2a feira apresentam as ciclovias... a ver o que sai dali

btw, vi este professor na 4a feira quando me fui inscrever na universidade .. reparei logo nele porque nao e habitual em portugal pessoas de Fato em duas rodas
Então vamos esperar por 2a. Mas não percebo o secretismo. Só espero é que saia alguma coisa de jeito e que realmente não seja só conversa.
Bem merece. Aquela zona tem estado muito má por anos. Basicamente um descampado onde os alunos punham os carros e onde até já houve estórias de violações. :ohno:
É que este corredor verde "só" está pensado há uns 30 anos. Coisa pouca.

pauloluso
September 19th, 2008, 06:43 AM
Pois é. Esperemos pela Segunda-feira a ver se avançam com um plano concreto.

visconde
September 21st, 2008, 08:42 PM
Frente ribeirinha entre Belém e Cais do Sodré vai ser dotada de vias
cicláveis. Projecto conta com 2.500 veículos

Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do
Sodré de bicicleta a partir de Junho de 2009, um projecto que integra o plano
das vias cicláveis a apresentar segunda-feira, noticia a Lusa.

Para que a pista ciclável possa ser uma realidade entre Cais do Sodré e
Belém a autarquia assinará no último dia da Semana da Mobilidade um
protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), uma vez que alguns
troços passam em terrenos sob jurisdição da APL.

Na mesma altura será apresentada a rede de bicicletas partilhadas, à
semelhança do que já acontece em cidades europeias como Paris, Barcelona e
Saragoça.

Este projecto envolve 2.500 bicicletas que estarão ligadas ao sistema de
transportes públicos através do cartão Lisboa Viva e terão um sistema
próprio de utilização para manter a rotatividade que implica um uso limitado
de meia hora por cada utilizador.

Em termos de custo, de acordo com o vereador Marcos Perestrello, o preço do
passe anual para usar estas bicicletas rondará os 25 euros. O projecto prevê
a existência de 250 postos de estacionamento para os veículos.

Está igualmente prevista a apresentação do plano geral de estacionamento
para bicicletas particulares na cidade de Lisboa.
Fonte:
http://diario.iol.pt/ambiente/iol/993401-4070.html

como ja disse, espero que nao metam as bicicletas na cidade e esperem que as pessoas as comecem a usar ...
Em vez disso deviam criar condicoes para as usar...
arranjar as ruas (odeio andar de bicicleta em algumas zonas, é buracos em todo o lado..) , criar faixas de circulacao , parques de estacionamento, boxes nos cruzamentos etc...

Ou entao deixem isso junto ao rio para o fim de semana, porque no centro da cidade com as condicoes actuais pouca gente se aventura...

Em vez de contruirem uma ou duas ciclovias e ficarem contentes, deviam era fazer CicloFaixas, que sao baratas, e que se podem fazer qualquer lado apenas com uma lata de tinta...

imaginem se a fazer isto em lisboa:
http://www.youtube.com/watch?v=XCqhFtcdPbk
:D
as ciclovias sao giras, mas so servem em avenidas largas e pouco mais.. no resto da cidade as ciclofaixas é que sao a solucao

TeKnO_Lx
September 21st, 2008, 10:02 PM
pois, parece-me de facto muito ambicioso. além de haver obras, vai ter que haver muitas mudanças, nomeadamente publicitação do transporte, alteração das regras do codigo de estrada, alteração de mentalidade dos condutores etc

pareceme um plano demasiado ambicioso ( talvez plausivel se a meta for alargada)

Bluesence
September 21st, 2008, 11:33 PM

Vão roubar relvado :( Mas estamos a precisar de uma biblioteca central e de uma cantina maior... como o relvado é "desnivelado" pode ser que fique espaço livre por cima como nas escadas da reitoria :)
Sabes quando começam as obras?

pauloluso
September 22nd, 2008, 12:34 AM
FFonte:
Em vez de contruirem uma ou duas ciclovias e ficarem contentes, deviam era fazer CicloFaixas, que sao baratas, e que se podem fazer qualquer lado apenas com uma lata de tinta...

imaginem se a fazer isto em lisboa:
http://www.youtube.com/watch?v=XCqhFtcdPbk
:D
as ciclovias sao giras, mas so servem em avenidas largas e pouco mais.. no resto da cidade as ciclofaixas é que sao a solucao

Também acho que seja a solução mais rapida e fácil de aplicar.
O exemplo que o Ennis mostrou em Paris demonstra isso.
È um sucesso. Um bocado tinta e as ciclofaixas ficam feitas.:banana:
Tem é um defeito que é principalmente a falta de proteção se houver falta de respeito do automobilista.
Vê-se um exemplo concreto neste video com um carro parado na ciclofaixa.
Mas entre isso e nada, venham elas.

pauloluso
September 22nd, 2008, 01:52 AM
Fonte
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=110175

Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do Sodré de bicicleta a partir de Junho de 2009, um projecto que integra o plano das vias cicláveis a apresentar segunda-feira
Para que a pista ciclável possa ser uma realidade entre Cais do Sodré e Belém a autarquia assinará no último dia da Semana da mobilidade um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), uma vez que alguns troços passam em terrenos sob jurisdição da APL.

Na mesma altura será apresentada a rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que já acontece em cidades europeias como Paris, Barcelona e Saragoça.

Este projecto envolve 2500 bicicletas que estarão ligadas ao sistema de transportes públicos através do cartão Lisboa Viva e terão um sistema próprio de utilização para manter a rotatividade que implica um uso limitado de meia hora por cada utilizador.

Em termos de custo, de acordo com o vereador Marcos Perestrello, o preço do passe anual para usar estas bicicletas rondará os 25 euros.

O projecto prevê a existência de 250 postos de estacionamento para estas bicicletas. Está igualmente prevista a apresentação do plano geral de estacionamento para bicicletas particulares na cidade de Lisboa.

Lusa/SOL

NewTomorrow
September 22nd, 2008, 02:00 AM
O Antonio costa como não tem dinheiro vai fazer estas obras que enchem o olho e são baratas

_Rick_
September 22nd, 2008, 08:35 AM
Também acho que seja a solução mais rapida e fácil de aplicar.
O exemplo que o Ennis mostrou em Paris demonstra isso.
È um sucesso. Um bocado tinta e as ciclofaixas ficam feitas.:banana:
Tem é um defeito que é principalmente a falta de proteção se houver falta de respeito do automobilista.
Vê-se um exemplo concreto neste video com um carro parado na ciclofaixa.
Mas entre isso e nada, venham elas.
Pois. La está. A questão nesse video é que não é uma zona residencial densa. A maioria do video é filmado numa estradinha com umas vivendas em redor.

Quando se aplica isso a ruas com prédios de diversos andares (o típico em lisboa) numa cidade com problemas de estacionamento, então o resultado é carros estacionados nessas faixas.

É que nem é preciso especular se seria isso que aconteceria em Lisboa. É o que acontece hoje em dia em Telheiras:ohno::
http://cache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//03/4e/6f/1125548_Jo8Zc.jpeg
Esta zona é basicamente uma ciclofaixa..........e nunca a vi sem carros estacionados (e é uma zona calma). Seriam precisos pilaretes ou qq coisa para impedir os carros de invadir estas zonas..........e ao fazer isso passamos basicamente a ter uma ciclovia.

Acho que infelizmente isso só resultaria em zonas bastante especificas em Lisboa (que não tenham problemas de estacionamento nem grande movimento de carros). Está longe de ser solução generalizada nesta cidade (não enquanto tivermos o nosso grave problema de estacionamento).

Entretanto vejam este video sobre o uso de ciclofaixas vs o uso de ciclovias. É em inglês e fala sobre Nova Iorque, comparando com holanda e outros países e mostra os grandes problemas inerentes às ciclofaixas:
ONS2ptAR4mo
As pessoas abrem as portas sem olhar para os ciclistas...........usam-nas para ultrapassagens...........usam-nas para estacionamento.........têm de as atravessar para estacionar nas zonas correctas........etc etc.
Uma coisa que dizem por ali é uma verdade. Eu poria um filho meu numa ciclovia segregada...........não o poria nunca numa ciclofaixa sozinho.

Enfim............é uma solução mais barato.............mas acho que é um daqueles casos em que o barato...........sai caro. Menos pessoas usam...........e mais acidentes ocorrem.

Barragon
September 22nd, 2008, 02:28 PM
Pista para ciclistas entre Belém e Cais do Sodré

09h51m

Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do Sodré de bicicleta a partir de Junho de 2009, um projecto que integra o plano das vias cicláveis que será apresentado por António Costa esta segunda-feira.

Para que a pista ciclável possa ser uma realidade entre Cais do Sodré e Belém a autarquia assina hoje um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), uma vez que alguns troços passam em terrenos sob jurisdição da APL.

Na mesma altura será apresentada a rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que já acontece em cidades europeias como Paris, Barcelona e Saragoça.

Este projecto envolve 2.500 bicicletas que estarão ligadas ao sistema de transportes públicos através do cartão Lisboa Viva e terão um sistema próprio de utilização para manter a rotatividade que implica um uso limitado de meia hora por cada utilizador.

O projecto prevê a existência de 250 postos de estacionamento para estas bicicletas e o preço do passe anual para usar estas bicicletas rondará os 25 euros.

JN

pauloluso
September 22nd, 2008, 07:33 PM
Finalmente uns detalhes sobre o projecto.

Mobilidade: 22 de Setembro de 2008, 15:38

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/292e2ef1a80b3902feb6dc.html

Lisboa, 22 Set (Lusa) - A Câmara de Lisboa vai investir, nos próximos anos, cinco milhões de euros para criar 40 quilómetros de novas vias cicláveis e recuperar outras já existentes, anunciou hoje o presidente da autarquia.

O projecto, apresentado na data em que se celebra o Dia Europeu Sem Carros, compreende um conjunto de iniciativas entre as quais um protocolo hoje assinado com a Administração do Porto de Lisboa (APL) para desenvolver uma pista ciclável com sete quilómetros, entre Belém e o Cais do Sodré, a inaugurar no próximo dia 05 de Junho de 2009.

O presidente da câmara, António Costa, salientou que parte da verba necessária (1,7 milhões de euros) deverá ser obtida através de fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A pista ciclável na frente ribeirinha vai ser feita em parceria com a APL e deve mobilizar igualmente patrocínios privados, acrescentou o autarca.

"O porto é essencial à economia da cidade de Lisboa. Lisboa nasceu e existe porque tem este porto, mas ao longo destes 19 quilómetros é possível compatibilizar os diferentes usos da frente ribeirinha", afirmou, à margem da apresentação das novas vias cicláveis.

Depois deste primeiro troço, a pista vai ligar o Cais do Sodré a Santa Apolónia e, mais tarde, vai chegar até ao Parque das Nações.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, sublinhou igualmente a importância do protocolo assinado entre a autarquia e a administração portuária, que "vai permitir o acesso a certos troços até agora interditos à fruição pública", melhorando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

"Ao criar uma infra-estrutira ciclável contínua, dedicada e segura estamos a contribuir para a promoção da utilização da bicicleta como paradigma de um novo tipo de mobilidade mais sustentável", frisou a governante.

O plano de mobilidade da câmara de Lisboa prevê ainda a instalação de uma rede de 2500 bicicletas de uso partilhado, devendo as primeiras mil estar disponíveis em 2009 e as restantes até 2012, segundo o programa apresentada pelo vereador com o pelouro da mobilidade e vice-presidente da câmara, Marcos Perestrello.

O concurso público internacional vai ser apresentado quarta-feira na reunião de câmara e prevê que os operadores cumpram vários critérios, entre os quais garantir um tempo inicial de utilização gratuita de 20 minutos aos utilizadores que tenham adquirido um passe anual, a associação ao cartão Lisboa Viva e um horário mínimo de funcionamento entre as 06:00 e as 01:00.

O vereador com o pelouro dos espaços verdes, José Sá Fernandes, adiantou que, somando as novas pistas e as que serão recuperadas, Lisboa terá um total de quase 80 quilómetros de ciclovias.

Além dos 250 postos disponíveis para as bicicletas da rede de uso partilhado que vão ser criados mais 65 estacionamentos

Para incentivar os utilizadores e "para as pessoas sentirem mais confiança", o município vai ainda lançar cursos para aprender a andar de bicicleta em meio urbano em colaboração com a Federação Portuguesa de Cicloturismo, acrescentou o autarca.

RCR.

Lisboa/fim

visconde
September 22nd, 2008, 07:35 PM
_Rick_ rodas bloqueadas nisso :D
e em ultima instancia era os pilares... embora ai se perdesse o conceito de faixa...

hoje eram apresentados os 50KM de ciclovias . alguem tem possibilidade de por ai informacoes? ainda so se fala na ciclovia junto ao rio (que sinceramente nao me parece grande incetivo ao uso da bicicleta como tranporte, mas sim como lazer....)

edit:
so agora vi o post do pauloluso. mesmo assim nao se sabe onde vai ser o resto das vias.
Essa do curso de bicicleta deve ser giro.. se for baratinho claro

Barragon
September 22nd, 2008, 07:44 PM
Há por aí alguns mapas pessoal?

visconde
September 22nd, 2008, 07:52 PM
encontrei isto no site da CML

http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=17648&id_categoria=11

tem ai uns mapas (com uma resolucao de treta..)

acho que o melhor vao ser os parques para bicicletas que vao criar ..

tenho tambem curiusidade em ver o curso de bicicleta urbana... se nao for caro (ou se for gratis..) a ver se faco :D

a nivel de ciclovias nao percebo o mapa..nao consigo ver a legenda

pauloluso
September 22nd, 2008, 07:59 PM
Há por aí alguns mapas pessoal?
Já encontrei.

A pagina da Camara de Lisboa sobre a apresentação

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/CML_22set08_SF_1_parte.pdf

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/CML_22set08_SF_2_parte.pdf

Apresentação da rede partilhada de bicicletas.

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/CML_22Set08MP.pdf

pauloluso
September 22nd, 2008, 08:03 PM
encontrei isto no site da CML

tem ai uns mapas (com uma resolucao de treta..)

acho que o melhor vao ser os parques para bicicletas que vao criar ..

tenho tambem curiusidade em ver o curso de bicicleta urbana... se nao for caro (ou se for gratis..) a ver se faco :D

a nivel de ciclovias nao percebo o mapa..nao consigo ver a legenda

Edit:Realmente: a qualidade da resolução é mesmo baixa. É um bocado difficil perceber o que está escrito.
Ainda tenho que estudar os mapas, mas a primeira vista esqueceram-se do centro da cidade.:bash:

Barragon
September 22nd, 2008, 08:07 PM
Pode ser que eu faça print aos mapas e meta aqui :D

pauloluso
September 22nd, 2008, 08:28 PM
Artigo do Publico de hoje
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343538&idCanal=92

Ainda são poucos - apenas um por cento
Dia europeu sem carros: Portugueses estão a andar mais de bicicleta
22.09.2008 - 09h08 Ricardo Garcia
Não haverá dado mais apropriado para assinalar, hoje, o Dia Europeu sem Carros: o número de portugueses a andar de bicicleta está a crescer - e isso é algo que se vê nas ruas, nas ciclovias e, sobretudo, em inúmeras iniciativas por todo o país. Acresce que das 1249 medidas permanentes prometidas pelas autarquias que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade entre 2000 e 2007, quase um quinto (227) destinava-se ao uso da bicicleta.

Este ano, das 67 autarquias aderentes, pelo menos 22 prometem mais ciclovias, mais pontos de estacionamento ou outras medidas mais originais. A Câmara de Coruche, por exemplo, vai passar a disponibilizar bicicletas aos seus funcionários, para deslocações em serviço.

Durante anos, falou-se mais dos pioneiros, como Aveiro, que desde 2000 tem um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas - as Bugas. Das 250 que a câmara disponibiliza, cerca de 150 são diariamente utilizadas.

Cascais também saiu na frente, em 2001, com as Bicas - igualmente de uso gratuito. Em 2006 e 2007, foram pedaladas por 64 mil pessoas, durante 169 mil horas.

O modelo de empréstimo ocasional está a dar lugar a outras soluções. Em Almeirim, a autarquia vende bicicletas a custo reduzido. Na Universidade do Minho, os alunos recebem bicicletas para uso por três anos. Lisboa poderá adoptar um sistema semelhante ao de Paris, onde é semipago.

Por todo o país, há projectos para estimular o ciclismo numa base diária. Mas nem todos são vistos como realmente estruturantes. "Ainda estamos na fase em que as câmaras, para não perder o comboio, dizem: 'Temos 100 bicicletas, venham cá buscar'", diz José Nuno Amaro, da Ideia Biba, empresa que lançou o projecto BUTE, na Universidade do Minho.

Construir percursos cicláveis, por sua vez, nem sempre é uma solução completa. "Fazer uma ciclovia para a qual é preciso deslocar-se de carro não serve para nada", afirma José Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Por ora, ainda são poucos os que fazem as suas principais deslocações diárias a pedalar sobre duas rodas: apenas um por cento dos portugueses, segundo um inquérito do ano passado da Comissão Europeia.

Mas o número está a aumentar. "É uma tendência irreversível", afirma José Caetano. "Curiosamente, quem está a vir mais para as bicicletas são as mulheres", completa.

O mercado confirma a tendência. Na cadeia de lojas de equipamentos desportivos Sportzone, as vendas duplicaram nos últimos três anos. As mais procuradas são as de montanha, "sendo igualmente considerável o aumento de procura por parte do segmento feminino", explica a empresa, em respostas escritas enviadas ao PÚBLICO.

Para uma verdadeira integração da bicicleta nas cidades, não há quem não mencione um passo essencial: a revisão do Código da Estrada. "O código está obsoleto. Não dá prioridade à bicicleta", afirma José Nuno Amaro.

Legalmente indefesa, a bicicleta anda muitas vezes encostada ao passeio, sofrendo da competição desigual dos automóveis. O tipo de acidente mais comum resulta de colisão lateral com outro veículo em movimento (ver infografia).

"Os outros veículos normalmente têm culpa", afirma Tiago Paulino, investigador do Instituto Superior Técnico, que tem analisado os dados oficiais dos acidentes que resultaram em feridos.

Tiago Paulino afirma que o ciclista tem de estar vigilante, usar capacete e conhecer bem as regras de trânsito. "Só o comportamento do ciclista não é suficiente, mas é um factor muito importante", afirma.

visconde
September 22nd, 2008, 09:05 PM
o projecto das ciclovias alguem percebe as legendas?

o vermelho carregado (maioritariamente aparece junto ao rio, e uma que parece ligar o monstanto a benfica e quase a odivelas?)
essa cor deve ser o que já está aprovado certo? (afinal so falam da ciclovia ribeirinha, e é a cor dela..)

se for so essas parece pouco

o roxo tracejado parece ser o que ja existe.

ha um amarelo (junto a benfica) que parece dizer
Previsto com a CRIL
será que vao aproveitar as obras da cril e meter ali ciclovias a torto e a direito? e que parecem tantos riscos amarelos numa zona tao pequena..

fico sem perceber o resto..
tem la varios finos de varias cores que nao se percebe .. se calhar sao projectos?

visconde
September 22nd, 2008, 09:05 PM
post duplicado
apagar sff

_Rick_
September 22nd, 2008, 11:32 PM
o projecto das ciclovias alguem percebe as legendas?
hum Eu não tenho dificuldade nenhuma em ler as legendas :dunno:

É o meu ecrã que é bom ou é a minha vista que já está tão mal que ja leio o ilegível ???:nuts::nuts::lol::lol:

Anyway, o que consigo ler:

Vermelho carregado - projecto inseridos no Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Roxo tracejado - percursos existentes (basicamente Monsanto+Telheiras+Entrecampos)

Roxo contínuo - Projectos a ser lançados em 2009. Corresponde do número T03 ao T10 (vejam os nomes nos slides a seguir para não ter de escrever aqui)

Laranja tracejado- ciclovias propostas pela Unidade de Projecto do Alto do Lumiar. Basicamente é um sistema de ciclovias para a Alta de Lisboa.

Verde cinza-projectos a ser lançados no final deste ano (números T05, T11, T13, T15B, T16 e a frente ribeirinha)

Azul Claro- Está na legenda mas não no mapa.(eu pelo menos não encontro:bash:) A legenda diz Campo Pequeno/Quinta da Montanha. :dunno: Supostamente deve estar debaixo daquela linha grossa entre o campo pequeno e o parque da bela vista.

Vermelho tracejado - Está no mapa mas não na legenda:nuts:

Espero ter ajudado. ;)

visconde
September 22nd, 2008, 11:41 PM
epa eu ate leio +/- as legendas

mas como dizia so
200X - Sitio X ao sitio X
e nao tinha a certeza se era proposta, ou ja tava aprovado ou nao...
agora e que vi que afinal umas ja são datas futuras (2009 :P ..abocado parecia me quase tudo 2000, por isso nao tava a perceber a logica).. afinal e a data de abertura e nem tinha percebido.. dumbass

ainda ha bastantes com data de Dezembro 2008..

falta algo que ligue a baixa ao marques/saldanha/entrecampos ..
a av fontes pereira de melo faz-se bem de bicicleta, e era um eixo importante... nao sei porque nao metem la uma via..

btw, faltou te o amarelo
Projecto pela CRIL , ali em benfica..

Barragon
September 23rd, 2008, 12:08 AM
Parece que há PP's também para as ciclovias :lol:

_Rick_
September 23rd, 2008, 12:54 AM
e nao tinha a certeza se era proposta, ou ja tava aprovado ou nao...
agora e que vi que afinal umas ja são datas futuras (2009 :P ..abocado parecia me quase tudo 2000, por isso nao tava a perceber a logica).. afinal e a data de abertura e nem tinha percebido.. dumbass
hum.......abertura das obras (pelo que entendo). Aquilo são datas de "lançamento da empreitada". Curioso algumas dizerem Junho de 2008 (quando sabemos que ainda não começaram). Enfim..........estamos mesmo em Portugal.
btw, faltou te o amarelo
Projecto pela CRIL , ali em benfica..
Ups pois foi. Se bem que esses tracejados não sei se podemos contar muito pois nao são referidos nos slides seguintes.:dunno:

Bem se o Barra puser o mapa era optimo.........senão eu depois ponho.

Mas ficam os comentários já:

Pontos positivos:

--Como já tinha referido antes, numa primeira análise acho que se deve levar ciclovias primariamente a sitios com jovens estudantes. Se repararem (intencionalmente ou não) é o que acontece com a Universidade Nova de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa (IST) e universidade de Lisboa (cidade universitária) servidas pelas ciclovias que se vao lançar primeiro.

-- Monsanto vai ganhar 3 vias de "penetração". Acho bem. É ridiculo as pessoas que vão passear de bicicleta em monsanto terem de levar o carro para lá (como vejo frequentemente). Além disso, os bairros dentro de monsanto são muitas vezes esquecidos pelos sistemas de transportes publicos.........e a bicicleta pode ser uma boa alternativa para as pessoas sem carro lá.

-- Existe frequentemente o atravessamento de ciclovias por parques e outros espaços verdes. Embora por um lado isto possa ter a conotação de "bicicleta para passeio", a verdade é que não só torna a viagem mais agradável (afastando o percurso das vias poluidas) como também pode dar uma nova vida a certos espaços verdes meio abandonados . Em Copenhaga ultimamente até têm introduzido mais destes corredores com sucesso. Até verificam que as pessoas preferem perder mais uns minutos mas ir pelos parques.

Pontos negativos:

-- Fiquei desapontado com a falta de expansão em Telheiras e S. Domingos de Benfica. Estas eram zonas onde já haviam ciclovias e onde era facil expandi-las..............mas foram esquecidas. Em Telheiras era bastante facil adaptar o bairro a bicicletas pois é relativamente plano. Além disso tem espaços verdes a atravessar que já contêm caminhos pedonais que podiam ser convertidos oficialmente em ciclovias. Foi pena pois mora aqui muita gente.

-- Faltam ligações entre a parte Norte da cidade e a zona Ribeirinha. No entanto percebe-se a inercia dado que esta zona é a mais complicada (devido a inclinações, problemas de estacionamento e trafego intenso).
Não sei o que o vermelho tracejado quer dizer.........mas as laterais da avenida da liberdade seriam talvez a melhor hipotese (apesar de nao ser toda a gente que sobe aquilo de bicicleta facilmente).

Barragon
September 26th, 2008, 12:41 PM
Fundos comunitários viabilizam obras das pistas cicláveis de Lisboa

26.09.2008

Retomados os trabalhos do troço entre Telheiras e Entrecampos, iniciados em 2000 e interrompidos há quatro anos

A Câmara Municipal de Lisboa vai receber 812 mil euros de fundos comunitários ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a construção de pistas cicláveis, anunciou ontem o vereador dos Espaços Verdes e Ambiente, José Sá Fernandes, e iniciou de imediato os trabalhos de conclusão de um dos troços, que estavam interrompidos desde 2004.

Segundo o autarca, aquela verba destina-se à construção das pistas Buraca-Monsanto, Entrecampos-Avenida Gago Coutinho e Monsanto-Pontinha, acrescentando que a autarquia vai ainda candidatar-se a verbas do QREN para a pista ciclável a construir entre Belém e Cais do Sodré, para a qual a câmara já assinou um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa.
Com trabalhos iniciados em 2000, mas interrompidos em 2004, o troço Telheiras-Entrecampos voltou ontem a ser intervencionado junto do Estádio José Alvalade, procedendo-se ao fecho de malha num investimento de cerca de 40 mil euros, e ainda à iluminação do túnel Telheiras-Interface de Transportes Públicos. Em processo de lançamento de empreitada está o prolongamento desta pista a partir de Entrecampos até ao Parque da Bela-
-Vista (Poente), cruzando a Avenida de Roma, seguindo o canal ferroviário. Quanto terminada, a pista entre Telheiras e a Bela-Vista (nascente) terá um total de 5100m.

Serão instalados nos próximos meses alguns estacionamentos de bicicletas que servem esta infra-estrutura, em Telheiras Central, Interface do Campo Grande, Parque Estacionamento EMEL do Campo Grande, na Interface de Entrecampos, na Estação CP Roma-Areeiro e no Areeiro.

Recuperação de lagos

Obras de outro âmbito decorrem desde o dia 15 na Avenida da Liberdade, onde a Câmara de Lisboa pretende recuperar os três lagos (dois grandes e um pequeno) ali existentes, cuja conclusão dos trabalhos está prevista para meados de Outubro.

O vereador José Sá Fernandes disse ao PÚBLICO que os trabalhos, a cargo da empresa Vibeiras, concessionária dos trabalhos de jardinagem e manutenção dos espaços verdes daquela avenida, ficarão a custo zero para a autarquia, ao abrigo de um acordo de substituição da plantação de tulipas naqueles espaços pelo arranjo dos lagos.

A intervenção naqueles planos de água consiste na decapagem da anterior pintura, nova impermeabilização, revisão das tubagens e da instalação eléctrica e montagem de novas bombas de circulação de água.

PÚBLICO/Lusa

_Rick_
September 27th, 2008, 12:21 AM
Como tinha prometido...........aqui está o mapa das ciclovias que eles propuseram para construir (ou pelo menos começar :P) em 2008/2009.
http://i168.photobucket.com/albums/u174/RAGP/cicloviasCML.jpg

pauloluso
January 1st, 2009, 09:10 PM
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6caad4702054da880383e0.html

Lisboa: Projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa" encerra um ano passado sobre o seu início e com objectivos superados
01 de Janeiro de 2009, 18:54

Lisboa, 01 Jan (Lusa) - Paulo Santos deu hoje por terminado um ciclo e encerrou oficialmente o projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa" na Praça do Comércio, onde há um ano deu início ao 'lóbi' por uma cidade "ciclável".

A 01 de Janeiro de 2008, o investigador do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e engenheiro de Vias de Comunicação e Transportes Paulo Guerra dos Santos começava o projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa", em defesa da ideia de Lisboa como cidade "ciclável".

Hoje, um ano volvido, voltou à Praça do Comércio, local de onde partiu a viagem de bicicleta que marcou o arranque do projecto - num trajecto até ao Saldanha - para dar por concluído um ciclo, e com o objectivo a que se propôs largamente superado.

"Achei que 100 dias de bicicleta em Lisboa era um objectivo ambiciosíssimo, acabei por descobrir ao longo de vários meses que não. Fiz 200 dias de bicicleta em Lisboa", disse à Lusa o mentor deste 'lóbi' ciclista na capital, Paulo Santos.

A ideia veio de fora, depois de algumas experiências em países como a Finlândia, a Alemanha ou a Holanda, onde culturalmente a bicicleta está instituída como meio de transporte pessoal e não apenas como mero objecto de lazer.

"Nestes países, a primeira coisa que fazem é dar-nos uma bicicleta para as mãos. Nós achamos estranhíssimo, uma bicicleta, não estamos habituados a usá-la como meio de transporte, mas depois como vemos o exemplo das outras pessoas, aquela gente de um país rico e desenvolvido a usar a bicicleta, nós também, um pouco a custo, lá começamos a usar a bicicleta", disse Paulo Santos.

"O que é engraçado é que no final de uma semana nós habituamo-nos e adaptamo-nos completamente àquele meio de transporte e quando regressamos a Lisboa achamos estranhíssimo regressar a uma cidade onde não há condições para se andar de bicicleta, onde se vê poucas pessoas a dar o exemplo e a andar de bicicleta", acrescentou.

Do exemplo estrangeiro, da sua própria formação e da necessidade de fazer um mestrado surgiu o mote para a tese que se prepara para defender nos primeiros meses de 2009.

"Lembrei-me de conversar com os meus professores e perceber porque é que não se anda de bicicleta na cidade de Lisboa e o que é que tinha que se fazer para criar condições para que as pessoas possam andar em segurança nas suas bicicletas e utilizá-la como meio de transporte no dia-a-dia", explicou.

"100 dias de bicicleta em Lisboa" acabou por ser o laboratório da sua tese, usando a experiência pessoal em defesa da ideia de Lisboa como cidade atractiva para ciclistas, apesar de todas as ideias pré-concebidas.

"Aquele mito maior que se fala das colinas, na verdade as colinas correspondem a 10 por cento da área da cidade, Lisboa é essencialmente plana na zona ribeirinha e um grande planalto no centro. Temos uma zona alta da cidade, praticamente plana, que corresponde a mais de metade da área da cidade. E por aí qualquer pessoa consegue andar de bicicleta sem esforço", defendeu o investigador.

Para Paulo Santos são várias as vantagens em recorrer à bicicleta como meio de transporte citadino e nem o tempo é desculpa para não ir para a escola ou para o trabalho a pedalar.

"Em Lisboa chovem 40 dias por ano com intensidade, ainda sobram 325 para podermos andar de bicicleta", referiu.

Entre as vantagens apontadas pelo mentor do projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa", é o próprio a destacar a vertente economicista da opção pelas duas rodas.

"Conseguimos deslocar-nos a custo zero. Não temos que gastar dinheiro em combustível, em manutenções e compra do automóvel. Com 250 euros compramos uma boa bicicleta", sublinhou.

Paulo Santos afirma que existem outros benefícios palpáveis como a melhoria da saúde física e a prática de exercício, a questão ambiental, com deslocações feitas com "poluição zero" e a redução dos níveis de stress, sem estarmos sujeitos ao pára-arranca do trânsito diário.

"A minha velocidade média em hora de ponta chega a ser superior à de um automóvel", disse.

Mas existem outros benefícios, não tão tangíveis, mas igualmente gratificantes.

"Na nossa relação com a cidade, conhecemos uma cidade completamente diferente, porque conseguimos vivê-la, conhecer rua a rua, avenida a avenida, encontramos pessoas, os relacionamentos sociais são completamente diferentes quando andamos de bicicleta ou fechados na nossa lata de uma tonelada", referiu o investigador.

E transformar Lisboa numa cidade apelativa aos defensores da utilização das bicicletas não seria muito complicado, como defende Paulo Santos.

"Na realidade, não é preciso mexer muito na cidade. Temos excelentes avenidas, excelentes vias, com grande largura, onde podemos roubar uma berma na estrada para criar um corredor para bicicletas com um metro e meio de largura e garantir que ali só circulam bicicletas à semelhança do que se faz noutras cidades", defendeu.

"Estamos a falar de uma pintura de estrada, alguns sinais verticais de trânsito e algumas mexidas na legislação. É preciso mexer um pouco no código da estrada para dar alguns privilégios de segurança à bicicleta", acrescentou Paulo Santos.

Para o mentor do projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa" basta apenas "vontade política" para mudar a actual situação.

"Os técnicos que trabalham nesta cidade já há muito tempo que sabem o que fazer na cidade e como fazê-lo. Basta apenas alguma mudança política e alguma vontade de querer fazer algo pelas pessoas e não pelos automóveis", concluiu.

IMA.

Lusa/fim

Arpels
January 1st, 2009, 09:26 PM
ia publicar isso :) as condições que a cidade oferece aos ciclistas são ainda mto incipidas para que estas iniciativas tenham grande peso, contudo é bom k se façam para consciencializar as pessoas.

_Rick_
January 1st, 2009, 09:44 PM
ia publicar isso :) as condições que a cidade oferece aos ciclistas são ainda mto incipidas para que estas iniciativas tenham grande peso, contudo é bom k se façam para consciencializar as pessoas.
Verdade :yes:

Mesmo assim tenho notado um aumento palpável de ciclistas pela cidade. É claro que é um bocado à bandalheira (ora em ciclovias, ora em estradas, ora em passeios, etc) no entanto vê-se que há pessoas que querem efectivamente andar e isso é bom.

Espero que pelo menos até ao fim de 2009 a situação melhore em termos de ciclovias como está no mapa que coloque alguns posts acima

visconde
January 1st, 2009, 10:13 PM
Na realidade, não é preciso mexer muito na cidade. Temos excelentes avenidas, excelentes vias, com grande largura, onde podemos roubar uma berma na estrada para criar um corredor para bicicletas com um metro e meio de largura e garantir que ali só circulam bicicletas à semelhança do que se faz noutras cidades", defendeu.

"Estamos a falar de uma pintura de estrada, alguns sinais verticais de trânsito e algumas mexidas na legislação. É preciso mexer um pouco no código da estrada para dar alguns privilégios de segurança à bicicleta", acrescentou Paulo Santos.

parece que os nossos políticos nao percebem isto :D
para eles uma ciclovia é sinonimo de algo ao pé de um jardim, com arvores ,onde se anda de bicicleta para passar o tempo, estilo campo grande.
as "ciclovias" nao deviam passar de simples faixas iguais as do BUS , junto aos carros, mas com espaco reservado..
barato e simples, e assim mostra que querem bicicletas como transporte e nao como lazer.
Alias numa fase inicial se metessem as faixas do bus com o simbolo de bicicletas passavamos a ter metade da cidade com ciclovias partilhadas com autocarros

Luís Raposo Alves
January 2nd, 2009, 04:20 AM
Existe algum thread ciclovias Lisboa?

Wolf2009
January 2nd, 2009, 06:59 PM
Existe algum thread ciclovias Lisboa?

Que eu saiba não.

Sky11
January 2nd, 2009, 07:44 PM
Existe algum thread ciclovias Lisboa?Sim, é este.

Portogaia
January 2nd, 2009, 11:59 PM
Mas agora o Portugal evoluído anda a copiar as ideias da chinezada pobre?

Que comentário mais triste!!!

Tipico de português que estaciona o carro dentro do restaurante e pega no carro para ir às compras no Pingodoce que está a 200 metros de casa.

As bicicletas sao a soluçao à poluiçao das cidades, ao transito caótico, ao stress rodoviário e aos excessos de gordura que sobram em muitos tugas acumulados dos presuntos e salmpicoes e afins.... ;)
Em proporçao os portugueses sao a seguir aos EUA o pais com mais obesos do mundo.

Mapa ciclovias BARCELONA (nao está toda a cidade):
http://img175.imageshack.us/img175/3162/mapacarrilbicikj3.jpg (http://imageshack.us)

Sistema de bicicletas metropolitanas:
www.bicing.com

TOTAL DE km de CICLOVIAS = 160 km

_Rick_
January 3rd, 2009, 12:14 AM
Que comentário mais triste!!!

Tipico de português que estaciona o carro dentro do restaurante e pega no carro para ir às compras no Pingodoce que está a 200 metros de casa.

As bicicletas sao a soluçao à poluiçao das cidades, ao transito caótico, ao stress redoviário e aos excessos de gordura que sobram em muitos tugas acumulados dos presuntos e salmpicoes e afins.... ;)
Concordo. O uso de bicicletas é certamente algo a incentivar nem que seja devido a uma preocupação com saúde pública.Em proporçao os portugueses sao a seguir aos EUA o pais com mais obesos do mundo.
Mentira. Não vamos aldrabar também :lol::lol:

Somos o 2º país que consome mais calorias por habitante (e isto se não estou em erro apenas dentro dos da OCDE). Não o com mais obesos. É bastante diferente. O México e a Australia e afins batem-nos aos pontos.

Aliás a nossa percentagem de obesidade é inferior a Espanha (isto para citar um país perto e que tem acesso ao mesmo tipo de comida) e nada de assinalar na União europeia. Eis um estudo recente:
http://www.spiegel.de/img/0,1020,850885,00.jpg

visconde
January 3rd, 2009, 03:16 PM
não me admira que sejamos mais gordos, ou tenhamos mais calorias por dia..
a nossa comida em comparação com as comidas de outros paises é uma pérola.. e normal gostarmos de comer mais :lol:

Luís Raposo Alves
January 3rd, 2009, 05:44 PM
Sim, é este.

Só com Lisboa no título!

_Rick_
January 4th, 2009, 01:12 AM
Só com Lisboa no título!
Penso que não, embora haja alguns threads de notícias/projectos relacionados.

Deixa-me advinhar.........queres separar os threads? O problema é que este thread já tem tão pouca participação que acho que separado desaparecia logo. :dunno:

Luís Raposo Alves
January 4th, 2009, 03:17 AM
Penso que não, embora haja alguns threads de notícias/projectos relacionados.

Deixa-me advinhar.........queres separar os threads? O problema é que este thread já tem tão pouca participação que acho que separado desaparecia logo. :dunno:

Só se fala de Lisboa!

Ou põem só Lisboa ou então que juntem o país todo! Lisboa com Porto não vejo a relação...

NewTomorrow
January 4th, 2009, 08:43 AM
Enquanto um queria inagurar um Grande Tunel o outro contenta-se com inagurar uma ciclovia

Por isso o meu voto em Lisboa seria Pedro Santana Lopes

rpc08
January 4th, 2009, 12:56 PM
^^E não são necessárias...?

_Rick_
January 4th, 2009, 03:09 PM
Enquanto um queria inagurar um Grande Tunel o outro contenta-se com inagurar uma ciclovia

Por isso o meu voto em Lisboa seria Pedro Santana Lopes
Enquanto um vem ao meu bairro prometer mundos e fundos e que vai fazer isto e aquilo e depois nunca mais pôs cá os pes (pois não fez nada para inaugurar).

Outro não veio cá prometer mundos e fundos..........mas veio inaugurar o que prometeu e CUMPRIU.

É por isso que o meu voto em Lisboa (embora não sei ainda bem em qual vai ser) nunca será Pedro Santana Lopes.

Felizmente é o meu voto que conta:D

Fern
January 4th, 2009, 06:46 PM
Ja despacharam uma quantidade de arvores adultas 'a conta disto...

pedro_sousa
January 4th, 2009, 07:03 PM
Veremos quantas pessoas vão andar nas ciclovias de Lisboa...

_Rick_
January 4th, 2009, 10:30 PM
Ja despacharam uma quantidade de arvores adultas 'a conta disto...
Onde??? Não sei de nenhuma ciclovia em construção por acaso. Gostava de saber até para ver o percurso. :)
Veremos quantas pessoas vão andar nas ciclovias de Lisboa...
Exacto. Veremos.

Uma coisa é certa...........se elas não existirem.........aí é que ninguem anda nelas. :crazy:

Fern
January 5th, 2009, 12:58 AM
Junto 'a segunda circular na zona do estadio de Alvalade. Andam para la a remover terras e ja desbastaram algumas arvores ao longo do percurso. Segundo o calendario aquela ciclovia e' para inaugurar este ano nao e'?

NewTomorrow
January 5th, 2009, 01:46 AM
Quantos foram passear e usufruir de Monsanto depois das Obras que o Pedro Santana Lopes mandou executar muitos , MOnsanto era uma merda antes das Obras ....

emarques
January 6th, 2009, 04:56 PM
Quantos foram passear e usufruir de Monsanto depois das Obras que o Pedro Santana Lopes mandou executar muitos , MOnsanto era uma merda antes das Obras ....
Monsanto "não serve para nada". É muito mais útil 1km de uma ciclovia que as pessoas possam usar para circular nas suas deslocações diárias que 10km de via que só serve para dar umas voltinhas ao fim de semana porque liga nada a parte nenhuma...

visconde
January 7th, 2009, 03:05 AM
ja agora, para terem uma ideia:
em espanha certas faixas BUS sao ligeiramente alargadas à direita, de forma a permitir o uso simultaneo pelo Bus e pelas bicis.

http://4.bp.blogspot.com/__iZazD2PB4c/SWDRYvxDPjI/AAAAAAAAAhw/8id2C0bhvAg/s200/DSCF1520.JPG

basta aumentarem 50 cm uma faixa à direita que ja dá espaco para as bicicletas serem ultrapassadas sem meterem em perigo os ciclistas , e a fluidez do transito nessa faixa :)
e sem precisarem de gastar rios de €€ :P

_Rick_
January 7th, 2009, 04:09 AM
ja agora, para terem uma ideia:
em espanha certas faixas BUS sao ligeiramente alargadas à direita, de forma a permitir o uso simultaneo pelo Bus e pelas bicis.

http://4.bp.blogspot.com/__iZazD2PB4c/SWDRYvxDPjI/AAAAAAAAAhw/8id2C0bhvAg/s200/DSCF1520.JPG

basta aumentarem 50 cm uma faixa à direita que ja dá espaco para as bicicletas serem ultrapassadas sem meterem em perigo os ciclistas , e a fluidez do transito nessa faixa :)
e sem precisarem de gastar rios de €€ :P
Isso foi feito em algumas cidades e realmente é uma boa iniciativa (mesmo sem os 50 cm a mais já era bom). Verdade seja dita, Lisboa com os seus 65km de faixas BUS teria uma bela rede se deixasse ciclistas andarem nelas.

Infelizmente há outros a fazerem-se às faixas BUS. Vê isto:
Os 500 motociclistas que encheram, esta segunda-feira, as ruas de Lisboa obtiveram do presidente da Câmara, António Costa, a garantia de disponibilidade para discutir, nos próximos dias, as exigências que lhe foram entregues.

Através do seu adjunto, Miguel Alves, a quem os manifestantes entregaram um abaixo-assinado com várias recomendações para os problemas rodoviários que afectam os motociclistas em Lisboa, António Costa deu a garantia que dentro de uma semana terá uma resposta para aqueles pedidos. Costa prometeu ainda analisar as propostas apresentadas, entre elas, a possibilidade dos motards passarem a circular nas faixas reservadas aos transportes públicos, adiantou ontem, ao JN, no fim do desfile, o presidente do Moto Clube Virtual, Pedro Rodrigues.

:ohno::ohno::ohno:

Honestamente acho que deviam dar o privilégio aos ciclistas e não aos motards.

pedro_sousa
January 7th, 2009, 11:30 AM
As motas são uma boa alternativa ao transporte individual: consomem menos e poluem menos.

visconde
January 7th, 2009, 02:30 PM
sim as motas do ponto de vista da mobilidade sao bastante boas...

Basta ver em outras cidades europeias a quantidade de motas que eles usam.. milhares mesmo.. quando estive em barcelona fiquei com a ideia de comprar uma scooter.. mas chego a lisboa e tenho medo eheh
se em vez de motas usassem carros os centros destas cidades eram um caos mesmo
só em portugal é que se vem poucas scooters :(

_Rick_ o problema é que se a faixa bus for de tamanho normal, vao comecar a dizer que os ciclistas tao a atrapalhar o transporte publico, e que em vez de aumentarem a mobilidade na cidade ainda atrasam mais
claro que eu quando uso a bicicleta vou pelas faixas BUS.. mas como sou visto como um "intruso" passo a vida a ouvir dos taxistas :P
se ao menos fosse legal ja nao me podiam chatear

emarques
January 7th, 2009, 04:50 PM
sim as motas do ponto de vista da mobilidade sao bastante boas...

Basta ver em outras cidades europeias a quantidade de motas que eles usam.. milhares mesmo.. quando estive em barcelona fiquei com a ideia de comprar uma scooter.. mas chego a lisboa e tenho medo eheh
se em vez de motas usassem carros os centros destas cidades eram um caos mesmo
só em portugal é que se vem poucas scooters :(

_Rick_ o problema é que se a faixa bus for de tamanho normal, vao comecar a dizer que os ciclistas tao a atrapalhar o transporte publico, e que em vez de aumentarem a mobilidade na cidade ainda atrasam mais
claro que eu quando uso a bicicleta vou pelas faixas BUS.. mas como sou visto como um "intruso" passo a vida a ouvir dos taxistas :P
E depois há os transportes públicos que não se podem desviar. Se vais na faixa BUS da 24 de Julho e vem o eléctrico atrás o que é que fazes?

_Rick_
January 7th, 2009, 06:44 PM
Junto 'a segunda circular na zona do estadio de Alvalade. Andam para la a remover terras e ja desbastaram algumas arvores ao longo do percurso. Segundo o calendario aquela ciclovia e' para inaugurar este ano nao e'?
Supostamente sim.........mas acho um pouco estranho andarem a remover terras e a desbastar arvores à conta de ciclovias ali :?

Este mapa que fiz no google earth mostra as ciclovias que já lá existem há algum tempo (linhas a verde claro). O que falta é ligar aqueles troços........mas não vejo necessidade de mexer em àrvores e terras para isso :dunno:
http://i168.photobucket.com/albums/u174/RAGP/ciclovia.jpg

Consegues dizer na imagem exactamente onde andam a fazer isso??

_Rick_
January 7th, 2009, 07:00 PM
Sim percebo e concordo que seria o ideal.

Mas honestamente até estaria disposto a que se deixasse numa primeira fase andarem (como muitos já fazem aliás) enquanto fazem as mudanças para os 50 cm a mais. Isto porque já se sabe que ia demorar bastante tempo a fazerem isso (apesar de serem meros riscos no chão). No entanto se tiverem o incentivo dos taxistas a refilar........já vai tudo mais rápido :tongue2:. É como este país funciona :dunno:
E depois há os transportes públicos que não se podem desviar. Se vais na faixa BUS da 24 de Julho e vem o eléctrico atrás o que é que fazes?
Certo. Essa é a excepção ao que eu disse. Ainda acrescentaria um problema: a propenção de acidentes de veículos de duas rodas em vias com carris. Um ciclista numa via dessas pode facilmente desequilibrar-se e se cair para o lado errado é atropelado sem dó nem piedade.

Por isso (e pelo que disseste) acho que as faixas bus com carris não deviam deixar ciclistas andarem (mesmo motas é perigoso).

pauloluso
January 8th, 2009, 12:55 AM
Também da minha curta experiencia de ciclista em Lisboa, também posso dizer que é quase inviável em certas avenidas não andar nas faixas de BUS.
Lembro-me por exemplo das vias de BUS da Fontes Pereira de Mello. Era um perigo andar de bicicleta entre a faixa de BUS e as vias rodoviarias.
Nem percebo como é que não é obrigatórioandar pela direita mesmo pela via de Bus.
Será que temos de esperar que aconteça um acidente grave?:bash:

NewTomorrow
January 8th, 2009, 05:06 AM
Enquanto um vem ao meu bairro prometer mundos e fundos e que vai fazer isto e aquilo e depois nunca mais pôs cá os pes (pois não fez nada para inaugurar).

Outro não veio cá prometer mundos e fundos..........mas veio inaugurar o que prometeu e CUMPRIU.

É por isso que o meu voto em Lisboa (embora não sei ainda bem em qual vai ser) nunca será Pedro Santana Lopes.

Felizmente é o meu voto que conta:D

enquanto as pessoas forem como tu so pensando no seu bairro , Portugal nunca avançara

_Rick_
January 8th, 2009, 08:38 AM
enquanto as pessoas forem como tu so pensando no seu bairro , Portugal nunca avançara
lol

O que eu disse para o meu bairro é valido para os outros bairros de lisboa. Nem sequer é a questão de um ter feito obra e outro não (embora conte claro). É a atitude........e isso é mesmo do Santana Lopes.....não do meu bairro.
O santana só ligava às coisas megalomanas que o faziam aparecer na TV. O resto não interessava. Um tunel do MarquÊs é muito mediático.........já o arranjo de miradouros e jardins (como tem feito esta autarquia) não vês a abrir telejornais.

Enfim........acho que chega de off-topic. Nunca vamos concordar neste ponto. Tu idolatras o Santana mas não tas em Lisboa para ver. Vais pelo que vai na TV e como já o idolatras.........ficas em extase com as aparições dele.
Quem está em Lisboa está muito melhor colocado do que tu para ver quem é melhor para a cidade. É por isso que são os lisboetas a votar nestas eleições e não os Madeirenses.

visconde
January 8th, 2009, 03:55 PM
mas é possivel gostar-se do santana, depois de toda a porcaria que ele fez, e de ter deixado a CM na bancarrota?

emarques, a nivel dos electricos tens razao..
mas é senso comum que quem anda em duas rodas tem de se afastar dos carris.. portanto mesmo que metam faixas com carril como sendo para bicicletas só as uso em ultimo caso :P

daniel322
January 9th, 2009, 01:22 AM
É por isso que são os lisboetas a votar nestas eleições e não os Madeirenses.
tá mal.. já que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem deviam deixar todos os portugas votar para a CML :D

NewTomorrow
January 9th, 2009, 02:06 AM
lol

O que eu disse para o meu bairro é valido para os outros bairros de lisboa. Nem sequer é a questão de um ter feito obra e outro não (embora conte claro). É a atitude........e isso é mesmo do Santana Lopes.....não do meu bairro.
O santana só ligava às coisas megalomanas que o faziam aparecer na TV. O resto não interessava. Um tunel do MarquÊs é muito mediático.........já o arranjo de miradouros e jardins (como tem feito esta autarquia) não vês a abrir telejornais.

Enfim........acho que chega de off-topic. Nunca vamos concordar neste ponto. Tu idolatras o Santana mas não tas em Lisboa para ver. Vais pelo que vai na TV e como já o idolatras.........ficas em extase com as aparições dele.
Quem está em Lisboa está muito melhor colocado do que tu para ver quem é melhor para a cidade. É por isso que são os lisboetas a votar nestas eleições e não os Madeirenses.

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Eu vivi mais tempo em Lisboa que muitos tem de idade aqui no forum , por isso não te armes em superior

NewTomorrow
January 9th, 2009, 02:07 AM
tá mal.. já que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem deviam deixar todos os portugas votar para a CML :D

eu votaria por todas as camaras do pais se pudesse , não tenho problemas nas mãos que não me deixem fazer cruzes em quadrados

_Rick_
January 9th, 2009, 02:28 AM
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Eu vivi mais tempo em Lisboa que muitos tem de idade aqui no forum , por isso não te armes em superior
Estás neste preciso momento em Lisboa a viver???

Podes votar nas eleições para a câmara de Lisboa???

Então desculpa lá .......... mas o teu voto não conta para nada. Além disso, duvido muito que tenhas mais anos de residente em Lisboa que eu que nasci cá e por cá tenho vivido praticamente toda a minha vida ;)
eu votaria por todas as camaras do pais se pudesse , não tenho problemas nas mãos que não me deixem fazer cruzes em quadrados
Sabes que esta frase basicamente demonstra que tu não te importas mesmo com a pessoa que tem sido melhor para o municipio.
É impossivel teres conhecimento de fundo para saberes como votar para todos os municipios do país............a não ser que apenas estejas a votar pela cor política sem mais.

Eu nunca presumiria saber mais do que os municipes de cada um dos municipios sobre o que é melhor para eles. Eles por lá vivem........logo eles naturalmente saberão melhor do que eu.

Trajno
January 9th, 2009, 12:17 PM
lol

Concordo totalmente contigo.... apesar de não viver aí, passo muito tempo em Lisboa... e também reconheço que esta autarquia tem desenvolvido melhor trabalho que a do anterior mandato

pedro_sousa
January 9th, 2009, 12:27 PM
Concordo totalmente contigo.... apesar de não viver aí, passo muito tempo em Lisboa... e também reconheço que esta autarquia tem desenvolvido melhor trabalho que a do anterior mandato

Eu ando todos os dias em Lisboa e não noto melhoria nenhuma.... Só vejo obras embargadas pela câmara :nuts:

daniel322
January 9th, 2009, 02:19 PM
não tenho problemas nas mãos que não me deixem fazer cruzes em quadrados
tens sempre a batalha naval para te entreteres..

_Rick_
January 30th, 2009, 01:36 PM
In Diário de Notícias (30/1/2009)
LUÍSA BOTINAS

«Lisboa. As colinas da cidade não parecem ser obstáculo para a autarquia, que aposta na criação de infra-estruturas para os utilizadores de velocípedes. Pedalar diariamente em bicicleta própria ou de uso partilhado (projecto lançado pela CML), em vez de usar o carro, são realidades que aí vêm

A Câmara Municipal de Lisboa quer incrementar o uso da bicicleta na capital e, além de 45 quilómetros de pistas cicláveis, em obra ou em projecto, a autarquia vai criar igualmente 95 parques de estacionamento para os velocípedes. No total serão investidos 5,2 milhões de euros na construção de infra-estruturas destinadas às "biclas".

Ontem, o vereador responsável pelo Ambiente e Espaços Verdes informou que o Parque Florestal de Monsanto deverá estar ligado ao Parque Eduardo VII através de pistas cicláveis e pedonais até ao final de Março. José Sá Fernandes anunciou a novidade durante a visita às obras, em fase de conclusão, de uma das pistas cicláveis, na Radial de Benfica. Até Março, deverá estar concluída a ligação de Monsanto aos jardins de Campolide, entre a Universidade Nova e as instalações da Polícia Municipal, através de uma ponte, e até ao Palácio da Justiça, junto ao Parque Eduardo VII. As obras de construção da ponte pedonal e ciclável sobre a Avenida Gulbenkian, que ligará os jardins de Campolide à Polícia Municipal, arrancam dentro de 15 dias. De entre as novas ciclovias a criar, José Sá Fernandes anunciou ainda a que estabelece a ligação de Monsanto à Quinta da Granja, em Benfica, cujas obras deverão começar em Abril próximo. Quanto à ligação entre a Quinta da Granja e Carnide, está adjudicada a obra e "só falta consignar", o que deverá acontecer dentro de 15 dias, acrescentou o responsável autárquico. O financiamento destas obras é assegurado através do investimento municipal e também de parcerias (Metropolitano, Rock in Rio e APL) e de comparticipações de fundos europeus (QREN, num total de 2,4 milhões de euros ). A ciclovia Carnide-Monsanto conta com dinheiros do casino; a Refer paga a ligação entre o Campo Pequeno e a Avenida Gago Coutinho, e a ligação entre as Olaias e o Parque da Bela Vista (Sul) será financiada pela organização do Rock in Rio. Além das pistas, a câmara tem ainda a decorrer o concurso público para o fornecimento de 2500 bicicletas de uso partilhado.|»

pauloluso
January 30th, 2009, 02:17 PM
Aproveito para dizer que mandei email para a CML e fiquei admiravelmente surpreso pela resposta.
Responderam-me em 3 dias, fim de semana incluido e foi uma resposta clara e pessoal as minhas sugestões.

Na essência do email, perguntava o porquê deles não aplicarem a receita funcional tipo Paris ou Barcelona de criarem redes rapidamente pintando e sinalizando as faixas de rodagens.
O que é bom também tem que ser mostrado por isso, aqui vai a resposta que obtive:

Em relação ao V. mail, que muito agradecemos, temos a dizer o seguinte:

1) O Plano Ciclável em curso trata-se de uma rede principal de Percursos e Corredores Cicláveis, constituindo-se como percursos que acompanham corredores verdes, no âmbito do Plano Verde. Esta estratégia pretende ligar zonas verdes da Cidade entre si, constituindo-se do ponto de vista ciclável como estruturas dedicadas, contínuas e facilmente reconhecíveis por peões, ciclistas e automobilistas. Em muitas situações, estes percursos não acompanham sequer a rede viária. Com esta 1ª rede, pretende-se fazer o mais difícil: destruir o mito de Lisboa como cidade difícil para andar de bicicleta, atraindo todos quantos não andam actualmente de bicicleta para uma estrutura apelativa, confortável, segura e de fácil leitura. Estamos em simultâneo a colocar estacionamentos para bicicletas e calhas em escadas, assim como alterámos a regulamentação urbanística no sentido de obrigar à existência de infra-estruturas de estacionamento cobertas obrigatórias no interior de novos edifícios. Esta foi a estratégia seguida por inúmeras cidades onde a bicicleta não era um meio de transporte generalizado com bons resultados.

2) Numa segunda fase, a Rede Ciclável de Lisboa evoluirá para a sua integração no tráfego. Este ano, cumprindo-se o que foi designado no Orçamento Participativo, cuja 5ª proposta mais votada, orçada em cerca de 500.000,00EUR, procurará criar melhorias para a circulação de bicicleta em artérias principais de acesso ao centro. Julgamos que corresponderá à sua sugestão neste e-mail, porque será investido na incorporação de soluções para bicicletas na via.

3) O PDM terá as restantes medidas relativas à bicicleta, designadamente uma Peça Técnica onde serão designados os modos de integração da bicicleta na rede viária, dando especial atenção às soluções de compatibilização da bicicleta em vias rodoviária condutoras e ainda as formas de integração em vias de bairro residenciais, onde será privilegiada a integração total através de medidas de acalmia de tráfego contextualizadas sempre que possível no âmbito das “zonas 30”.

Em suma, estamos a fazer um enorme esforço para, já em 2 anos de mandato, termos alterado por completo a forma como se olha a bicicleta em Lisboa.

Esperando ter sido útil no esclarecimento, estamos à completa disposição para o que entenda,

Melhores Cumprimentos,

Arquitecto Paisagista

Gabinete do Vereador J****Sá F******

Câmara Municipal de Lisboa

Não sei se posso colocar nomes, por isso retirei-os do excerto.
Agora resta esperar e ver se se concretizam os planos.

_Rick_
January 30th, 2009, 02:50 PM
^^ LOL. Pelo menos o nome do vereador não é dificil de advinhar. Mas fizeste bem em tirar o nome do que te respondeu. Pelo sim, pelo não.

De qualquer forma confirmo que já notei algumas das medidas que aí falam. Ainda no outro dia fui a Belém com um amigo e notei as calhas nas escadas. Fiquei agradavelmente surpreendido. É algo que existe em todas as escadas em Estocolmo........ mas ainda não tinha visto por Lisboa. Parqueamento de bicicletas também noto que existem cada vez mais (infelizmente não são é muito usados ainda).

Também em relação à notícia que coloquei acrescento que reparei que já uniram as ciclovias de Telheiras e entrecampos ao pé do Estádio de Alvalade (a tal que o Fern falou. Essa obra já está concluida (não sei porque não a referiram na notícia). É o troço que tinha posto antes:
http://i168.photobucket.com/albums/u174/RAGP/ciclovia.jpg

pauloluso
January 30th, 2009, 04:12 PM
Essa última também reparei nela, quando passo na linha amarela do Metro.
Dá para ver a ciclovia quando o metro sai da estação Campo Grande em direcção a Sta Apolónia.

visconde
January 30th, 2009, 04:34 PM
estava aqui a ver uma review a uma maquina fotografica que estou a pensar comprar, e uma das fotos do "teste" era esta:
http://www.trustedreviews.com/images/article/inline/7239-PanasonicTZ4widefull.jpg
ve a faixa do BUS com o simbolo da bicicleta.
alem disso claro as habituais boxes no semaforo e vias para a circulacao de bicicletas ao canto da estrada.
e nao precisaram de andar a fazer grandes obras...

btw, essas "ciclovias" que eles ai falam no inicio que vao ligar "espacos verdes" espero que passem em sitios uteis da cidade, como as grandes avenidas e nao apenas em jardins e coisas genero.. senao vai ser um flop desgraçado.

isso das calhas alguem pode tirar uma foto com telemovel quando vir?
qunado estive na russia todas as estações de metro tinham isso, e sem duvida dá muito jeito para nao andar com a bicicleta às costas
é das coisas que me chateia no metro, nao haverem escadas rolantes nem elevadores.. (ja para nao falar no pessoal das cadeiras de rodas que ainda e pior claro..)

assim como alterámos a regulamentação urbanística no sentido de obrigar à existência de infra-estruturas de estacionamento cobertas obrigatórias no interior de novos edifícios.

isto ja está em vigor?
aplica-se a que novos edificios?
gostava que obrigassem TODOS os centros comerciais a terem espaco para bicicletas..
ja fui expulso do parque de estacionamento do campo pequeno porque aquilo é so para "veiculos"

visconde
March 25th, 2009, 11:52 PM
alguem tem noticias disto?

aquelas ciclovias inuteis a ligarem parques uns aos outros iam abrir em 2009 e ainda nao vejo obras?

e o aumento dos parques (isso sim é util), ou calhas em escadas , e essas medidas alguem sabe se ja comecaram a meter?
sempre que ando com bicicleta no metro o que mais me chateia e ter de andar com ela às costas nas estacoes sem escadas rolantes.. a porcaria da calha que custa uma duzia de euros ajudava e muito..

a semana passada estive na apresentacao de um projecto em parecia com a FPCUB que ficou entre os vencedores num concurso noruegues.. resumidamente, os noruegueses vao pagar para melhorarmos as condicoes às bicicletas na Freguesia de benfica.
o projecto tem como parceiros principais o metro e a refer, e varias escolas ali de benfica
(isla, secundaria , e mesmo a catolica..)
Parece que neste pais se nao forem os outros a pagar nao se faz nada..

se quiserem ver os panfletos:
http://img528.imageshack.us/img528/6768/img0465.jpg
http://img528.imageshack.us/img528/9323/img0466i.jpg
http://img18.imageshack.us/img18/2489/img0467p.jpg

pauloluso
April 7th, 2011, 12:57 AM
Finalmente. Avançem la rápido.:banana:

http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=2983

06-04-2011
Faixas vão ter horários e bicicletas
Câmara de Lisboa vai reformular corredores “bus”
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai proceder ao reordenamento e reformulação dos mais de 80 quilómetros de corredores “bus” existentes na cidade. Em declarações à Transportes em Revista, o vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, revelou que «vão existir três tipos de intervenções». A primeira é a introdução em algumas destas faixas do conceito “bike + bus”, isto é, para além dos autocarros e dos táxis, estes corredores serão também exclusivos para bicicletas. Segundo Nunes da Silva «o primeiro a ser testado vai ser o da Avenida Fontes Pereira de Melo».
Outra das medidas é a criação de corredores “bus” com horários, que funcionam em função da procura e das necessidades, um sistema que se encontra actualmente em funcionamento na cidade de Barcelona. Este tipo de corredores pode funcionar da seguinte forma: por exemplo, até às 10 horas funciona como corredor “bus” normal, até ao meio-dia servirá para cargas e descargas, das 12:00 às 14 horas novamente corredor “bus”, depois até às 17 horas como estacionamento, até 20 horas novamente corredor “bus” e à noite como estacionamento para residentes.
A terceira intervenção, revela Nunes da Silva, «passa por completar alguns dos corredores existentes na perspectiva da reestruturação da própria rede da Carris, desde que sejam complementares ao Metropolitano. Quer dizer que todas as ligações transversais entre linhas do Metro terão prioridade para receber corredores “bus”, isto é, se a própria Carris decidir fazer essa reformulação, porque se continuarem a apostar em corredores sobre o metropolitano esta medida deixa de fazer sentido. Portanto, vão desaparecer alguns e outros vão ser aumentados, sempre em função da frequência da Carris».

por: Pedro Pereira

visconde
April 7th, 2011, 10:06 AM
as 3 parecem-me bem!

a primeira tinham dito que a iam fazer ha mais de um ano.... e continuam a com a treta de testar na avenida nao sei porque, melhor era aproveitar e fazer em mais avenidas para criar uma rede decente.

a 2a é gira, resta saber como fazer se eu estaciono o carro de noite quando é para residentes, e se de manha nao vou trabalhar vao obrigar a tirar-te o carro? em Lisboa que se pode fazer o que queremos com o carro e nao acontece nada? hummmmmm

TeKnO_Lx
April 7th, 2011, 10:51 AM
essa 2º medida é estranha. e os estrangeiros percebem isso?

toniho
April 7th, 2011, 02:13 PM
e se de manha nao vou trabalhar vao obrigar a tirar-te o carro?

É assim que funciona nos países civilizados, já em Lisboa tenho dúvidas que vá funcionar. Por exemplo em NY vias de dezenas de ruas entre as 8 da noite e as 6 da manhã são estacionamento (para residentes ou não) e durante o dia são vias de circulação.

visconde
April 7th, 2011, 07:26 PM
essa 2º medida é estranha. e os estrangeiros percebem isso?

se bem me lembro, em barcelona simplesmente tem o simbolo de faixa BUS ou de Parque e depois em baixo diz (das X às Y horas)
nao é dificil entender...

TeKnO_Lx
April 7th, 2011, 09:21 PM
na prática vai aumentar qt a largura da faixa BUS?

toniho
April 7th, 2011, 09:26 PM
na prática vai aumentar qt a largura da faixa BUS?

Porque é que haviam de aumentar a largura da faixa bus?

TeKnO_Lx
April 7th, 2011, 09:41 PM
tive a ideia pela noticia que iam fazer isso.

visconde
April 8th, 2011, 10:14 AM
para a coisa das bicicletas nas faixas bus devem aumentar um pouco a largura das faixas para permitir mais facilmente as ultrapassagens entre bicicletas y autocarros.

AG239
September 12th, 2011, 04:16 PM
Nova ponte pedonal e ciclável sobre a 2.ª Circular

O Norte e o Sul da cidade de Lisboa, separados pela Segunda Circular, vão ficar mais próximos a partir da primavera de 2012, altura em que deverá estar concluída a nova ponte pedonal e ciclável, hoje apresentada.
Considerada pelo presidente da Câmara de Lisboa como «uma grande cicatriz» e «a maior barreira física» deixada pelo automóvel na cidade, a Segunda Circular vai ter uma ponte nova, que completará a ligação entre a ciclovia de telheiras e as Torres de Lisboa, onde se localiza a sede da Fundação Galp Energia, que promove a obra.

Segundo disse à Lusa Carlos Gomes da Silva, da Fundação Galp Energia, esta ligação «vai para além de uma simples ponte».

«É um elemento de um conjunto. Não vive sozinha», afirmou o responsável, realçando a cooperação que a fundação e a própria empresa têm tido com a autarquia na criação da rede ciclável que hoje liga Benfica a Entrecampos.

«Esta ponte será o elemento central da ligação sobre uma estrutura fracturante da cidade, que é a Segunda Circular, e foi pensada de forma a poder dar coesão ao território, tendo em conta a mobilidade e a proximidade entre a população», afirmou Carlos Gomes da Silva, sublinhando que a escolha do atelier responsável pela intervenção - que saiu de um concurso de ideias lançado pela Fundação Galp Energia no âmbito da Experimenta Design EXD’09 - recaiu em profissionais portugueses.

«O facto de terem sido apresentados 74 projectos e de a escolha ter recaído num atelier português, numa escolha que foi completamente ‘blind’, porque o júri não conhecia a origem das propostas, também é um reconhecimento internacional da arquitectura, design e engenharia portuguesa», afirmou.

O projecto é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitectura MXT, e o custo está estimado em 1,2 milhões de euros.

O responsável pela execução do projecto é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projectos de engenharia tão complexos como a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa ou a Casa da Música, no Porto, entre muitos outros projectos em Portugal e no estrangeiro.

Durante a cerimónia de apresentação da nova ponte sobre a Segunda Circular o presidente da autarquia, António Costa, realçou que na segunda metade do século XX as cidades foram «dominadas pelo automóvel», que segundo o autarca «deixou uma grande ferida que separa a cidade entre sul e norte», referindo-se à Segunda Circular.

«Esta é uma obra de arte que marca o futuro desta via. É o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular», afirmou.

O concurso para a construção da ponte será lançado esta semana e o objectivo é que o vencedor seja conhecido durante o mês de Outubro para que as obras possam começar em novembro. A obra deverá estar concluída na primavera do próximo ano.

O projeto, enquadra-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa em 2009, no âmbito do plano de mobilidade e «Estrutura Ecológica de Lisboa – Plano Verde» da autarquia, que visa promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.

Além da ponte, as iniciativas da responsabilidade da Fundação Galp Energia incluíram duas outras obras que lhe são complementares: a construção do percurso ciclável entre Benfica (Quinta da Granja) e Telheiras e a repavimentação da pista ciclável do Jardim do Campo Grande, que abrangem uma extensão contínua de 8,8 quilómetros.

Está ainda prevista a instalação de três ilhas ar/água de apoio aos ciclistas em vários pontos da Rede Ciclável de Lisboa, equipamentos que ficarão disponíveis a partir do próximo dia 18, data em que se realiza um grande passeio de bicicleta promovido no âmbito das iniciativas do ‘Movimento Verde Alfacinha’ ligadas à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22deste mês.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=28316

visconde
September 13th, 2011, 01:11 AM
finalmente... ja se ouve falar dessa ponte ha uns 2 anos

essa coisa das ilhas de ar e agua é gira, podiam e meter pela cidade em geral e nao apenas nas ciclovias..

ilidio
September 22nd, 2011, 10:40 PM
eu sugiro uma ciclovia no eixo central de lisboa, ligar o lumiar ao campo grande e prolongar de entrecampos até ao saldanha seguindo até há praça do comercio, com ligação ao cais do sodré e santa apolonia

bjmarques
September 22nd, 2011, 11:55 PM
eu sugiro uma ciclovia no eixo central de lisboa, ligar o lumiar ao campo grande e prolongar de entrecampos até ao saldanha seguindo até há praça do comercio, com ligação ao cais do sodré e santa apolonia

isso é que era de valor

mypyjamas
September 23rd, 2011, 11:31 PM
Aí é que eu passava a andar de bicicleta à grande.

visconde
September 24th, 2011, 01:22 AM
sim um caminho qualquer ai no eixo central mudava completamente a situação actual..

é incrivel como numa avenida com umas 12 faixas (ou mais) para carros nao arranjam espaço para mais nada, até os passeios sao diminutos em muitas zonas :S

ilidio
September 25th, 2011, 11:06 PM
o maior entrave para fazer essa ciclovia seria na AV Fontes Pereira de Melo, não vejo espaço ai! mesmo assim só fazem a onde dá mais jeito. No meu caso quando não quero andar muito faço o percurso Alta de Lisboa- Saldanha

visconde
September 27th, 2011, 07:01 PM
nao ha espaço? aquilo tem 8 faixas para carros, so quem nao quer é que nao ve espaço ^^

o mesmo na avenida da republica, zonas com 12 faixas para carros (e passeios pequenos), so quem nao quer é que nao ve espaço ali...

mas pelo que se diz a fontes pereira de melo é para meter faixa bici no corredor bus.... resta saber quando.