View Full Version : Ciclovias em Lisboa e Porto

Pages : [1] 2

TeKnO_Lx
September 17th, 2007, 08:06 PM
uma tema que me interessa particularmente..

Lisboa

Cidade de Lisboa mais livre de automóveis

“A Cidade do futuro (Lisboa) não vai ser mais a Cidade do automóvel”, palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, no dia 16 de Setembro, no Terreiro do Paço, no âmbito do passeio de bicicleta dedicado ao tema «Ruas para as pessoas», integrado na programação da Semana Europeia da Mobilidade da cidade de Lisboa.

António Costa, participante nesta iniciativa, afirmou que Lisboa “não pode ser uma cidade monopolizada pelo automóvel” e que pretende projectar um “grande percurso ciclável de Belém até ao Trancão”, dando prioridade à frente ribeirinha. Esta prova contou, também, com a presença do vice-presidente, Marcos Perestrello.

O autarca defendeu a redução da utilização do automóvel por outras formas de deslocação na Cidade. Para tal, várias medidas estão a ser pensadas como: a criação de percursos cicláveis “para quem quiser andar de bicicleta possa fazê-lo em segurança”; “a extensão dos corredores Bus”; a articulação com a Carris, por forma à “criação de novas carreiras”, para utilização por parte de deficientes, como por utilizadores de bicicletas; a ideia do táxi seguro, defendendo “se beber não conduza, apanhe um táxi”, entre outras

A Semana da Mobilidade pretende ser, segundo o autarca, “uma cidade mais amigável, onde o peão se sinta mais seguro e onde possamos circular com melhores condições” e, concluiu que a “Cidade do futuro não vai ser mais a cidade do automóvel”.

O passeio, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, percorreu várias artérias de Lisboa, com começo na Praça do Comércio, passando por: Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, Saldanha, Entre Campos, Campo Grande (ciclovia), Telheiras (ciclovia), Rua Francisco Stromp, Alamedas das Linhas de Torres, Parque das Conchas, Campo Grande (ciclovia) até ao Terreiro do Paço, novamente.

http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=14673&id_categoria=11

btw plano ciclável do ISA para Lisboa ( muito completo) http://www.isa.utl.pt/ceap/ciclovias/lisboa/

---------------------------------------------------------------

Porto

Ciclovia une Castelo do Queijo à ponte

Câmara reforçou as cores da ciclovia em alguns pontos do percurso

http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2007/09/17/14213471.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif

SF com Lusa

O Castelo do Queijo e a ponte Luís I vão passar a estar ligados por uma ciclovia. O projecto, desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto, insere-se no âmbito da Semana da Mobilidade e deverá estar concluído dentro de oito dias. [B]Para já, o espaço reservado a bicicletas vai ter uma extensão de 8,2 quilómetros. No entanto, fonte da autarquia garantiu ao JN que, no futuro, o tamanho da ciclovia vai ser aumentado.

A mesma fonte explicou que o objectivo do projecto é, em primeiro lugar, "oferecer mais segurança para quem anda de bicicleta ou a pé na marginal". Por outro lado, a Câmara Municipal pretende "incentivar a população a ter um estilo de vida saudável".

Na maior parte do troço, a ciclovia já existia, mas as linhas estavam poucos visíveis. Por isso, nesta primeira fase, parte do trabalho vai consistir apenas em repintar os traços já existentes, que vão passar a ser de cor verde-seco.

De resto, vão ser várias as iniciativas que, durante esta semana, vão marcar a jornada da mobilidade, donde se destaca o regresso dos carros eléctricos à Baixa portuense.

O desfile inaugural no novo circuito do carro eléctrico está marcado para sexta-feira, com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. No sábado, Dia Europeu sem Carros, as viagens de eléctrico serão gratuitas, numa oferta da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

A Câmara de Gaia, em colaboração com 10 empresas e instituições do concelho, promove, até sábado, várias acções de promoção da utilização de modos de transporte mais amigos do ambiente. A autarquia vai aproveitar a Semana da Mobilidade para "evidenciar a política seguida nos últimos anos" de promoção da intermodalidade e de "proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé e utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel".

Ontem, realizou-se o passeio de bicicleta "Pedalar pelo Verde", num percurso por várias ruas do Porto e Gaia, com o objectivo de "continuar a alertar para a necessidade de serem criadas condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades".

A Câmara da Trofa também aderiu à Semana Europeia da Mobilidade, com iniciativas todos os dias, entre as quais uma "caminhada pelo concelho", "jornada de sensibilização para a saúde".

http://jn.sapo.pt/2007/09/17/porto/ciclovia_castelo_queijo_a_ponte.html

dvfer
September 17th, 2007, 08:14 PM
eu acho a questão das ciclovias ridicula...

...acho que em Lisboa temos mais em que pensar do que nisso...falta tanta coisa "básica" ainda, qt mais ciclovias...para não falar no terrenos acidentado da cidade.

-----------------------------------
tekno a tua bandeira é mais esta:

http://www.russiablog.org/AlQaedaBlackFlag.gif :D:D:D

TeKnO_Lx
September 17th, 2007, 08:20 PM
Dvfer, aptidão ciclável em Lisboa http://www.isa.utl.pt/ceap/ciclovias/lisboa/ceap-01-rede-ciclavel-lisboa2007-aptidao-ciclavel.pdf

CONCLUSÃO

pelo menos dois grandes eixos tem viabilidade

-Algés-PDN (frente ribeirinha)
-Terreiro Paço-Campo Grande ( existe algum desnivel na Av. Liberdade mas é um pequena parte do percurso)

A Hierarquia proposta é a seguinte:

Percursos de 1ª ordem: constituída por grandes Eixos Cicláveis; permitindo estabelecer percursos contínuos de grande extensão e em vários casos estabelecer ligação com os outros Concelhos limítrofes;

Percursos de 2ª ordem: constituída por percursos complementares com os de 1ª ordem; permitem estabelecer ligações importantes a uma escala mais local, entre diferentes pontos e equipamentos;

Percursos de 3ª ordem: com carácter de distribuição local; possui continuidades menores e necessita de estar em articulação com as outras classes para poder servir percursos mais abrangentes;

Percursos de restabelecimento: constituídos por pequenos troços com declive superior a 5%, mas cuja existência permite a criação de continuidade a um eixo.

A Rede Ciclável Hierarquizada Municipal de Lisboa (Planta 02) apresenta um total de 283,794km de percursos cicláveis, sendo que este valor não se indica qualquer tipo de tipologia especifica, dado que a definição tipológica associada a cada hierarquia deve conduzir à síntese de diferentes situações (ver Planta 04).

http://www.isa.utl.pt/ceap/ciclovias/lisboa/ceap-02-rede-ciclavel-lisboa2007.pdf

Sobre as Tipologias de percursos previstos:

Tipologia em coexistência bicicletas – automóveis, associada a ruas de tráfego local, onde a aplicação de medidas de gestão de tráfego pelo design urbano deverão permitir a circulação conjunta, em máxima segurança, de bicicletas e peões. Estas medidas passam pela manutenção / criação de uma rua com um carácter local, onde o automobilista apreenda instintivamente uma condução a muito baixas velocidades (inferior a 30km/h). Esta tipologia passa pela redução ao mínimo da área de circulação automóvel, podendo a mesma ser assumidamente mista com o tráfego pedonal, sem remates ou limites que conduzam a segregações indesejáveis, a existência de pavimentos adequados à moderação de velocidade, a sobreelevação dos cruzamentos para benefício dos peões, o enriquecimento do espaço público com mobiliário, o aumento de vegetação, a diminuição do espaço visual aberto para o automobilista, entre outras.

Tipologia em coexistência bicicletas – peões, em situações onde se entenda, por um lado, ser preferível a não coexistência com o tráfego automóvel, e por outro, onde seja adequado, pelo número de utilizadores em causa, uma convivência entre peões e ciclistas (caso de percursos em zonas verdes). Esta convivência não significa, porém, que não se crie espaço próprio (em pista) para as bicicletas, considerando a segurança pedonal. No caso de tráfego automóvel acima de 30km/h, aplica-se a separação entre ciclistas e automóveis, considerando-a como inevitável na generalidade das situações.

Tipologia de separação entre bicicletas e os outros utilizadores (peões e automóveis), tratando-se de situações de segregação total do espaço, sendo criado um espaço ciclável próprio – em Faixa ou em Pista. Esta tipologia é a única onde se verifica a construção do que convencionalmente se denomina “ciclovia”, constituída por espaço próprio ciclável

pedrodepinto
September 17th, 2007, 08:26 PM
A questão é o investimento :|... Estará a Câmara inclinada a pagar estes dois grandes corredores :sly:? A meu ver, infelizmente não...

Arpels
September 17th, 2007, 08:27 PM

...acho que em Lisboa temos mais em que pensar do que nisso...falta tanta coisa "básica" ainda, qt mais ciclovias...para não falar no terrenos acidentado da cidade.

-----------------------------------
tekno a tua bandeira é mais esta:

http://www.russiablog.org/AlQaedaBlackFlag.gif :D:D:D

ve la ca Nike já teve problemas cas bandeiras :lol:

era bem fize a zona ribeirinha toda coberta por ciclo via :yes:

Daniel_Portugal
September 17th, 2007, 11:16 PM
nao sei se gosto mt da cor dessa ciclovia.

a Foz eh uma zona de luxo. uma zona de requinte, uma zona de elite.

essa merda ataveirada la no meio nao sei se fica bem. seria melhor um vermelho marron escuro. ficaria mais subtil.

ao menos podiam por um verde escuro. agora essa tinta parece tirada do vidrão. foda-se!!

daniel322
September 17th, 2007, 11:48 PM
nao sei se gosto mt da cor dessa ciclovia.

pois... devia ser azul né? :D

Sky11
September 18th, 2007, 12:18 AM

...acho que em Lisboa temos mais em que pensar do que nisso...falta tanta coisa "básica" ainda, qt mais ciclovias...para não falar no terrenos acidentado da cidade.meu caro: básico são as ciclovias.... Ex: Copenhaga, Amesterdão, Berlin, Viena.

Além disso são baratas, ocupam pouco espaço e - desde que usadas - reduzem o trânsito automóvel, a poluição, os tempos de deslocação, etc... Acho que só aumentam uma coisa: a saúde de quem as usa e das cidades onde são "práticas básicas".

Os "terrenos acidentados" são desculpas...
Claro que as colinas não ajudam mas os principais eixos são perfeitamente viaveis.
Só alguns exemplos:
- Bairros inteiros de Benfica, Telheiras, Lumiar, Olivais e Parque das Nações.
- Eixo Parque das Nações - Praça Comércio - Algés.
- Eixo Campo Grande - Saldanha - Marquês - Rossio - Praça Comércio (embora não para qualquer um)
- Almirante Reis

Imagina milhares de pessoas a usarem bicicleta em Lisboa... Ficavas com a Auto Estrada da 2ª circular só para ti :lol: e podias andar a 120 km / hora
-

pedrodepinto
September 18th, 2007, 12:25 AM

Há locais mais acidentados nomeadamente em Telheiras e no Lumiar, embora sejam poucos :yes:...

Imagina milhares de pessoas a usarem bicicleta em Lisboa... Ficavas com a Auto Estrada da 2ª circular só para ti :lol: e podias andar a 120 km / hora

Ou mesmo mais :lol:!

TeKnO_Lx
September 18th, 2007, 12:28 AM
meu caro: básico são as ciclovias.... Ex: Copenhaga, Amesterdão, Berlin, Viena.

Além disso são baratas, ocupam pouco espaço e - desde que usadas - reduzem o trânsito automóvel, a poluição, os tempos de deslocação, etc... Acho que só aumentam uma coisa: a saúde de quem as usa e das cidades onde são "práticas básicas".

Os "terrenos acidentados" são desculpas...
Claro que as colinas não ajudam mas os principais eixos são perfeitamente viaveis.
Só alguns exemplos:
- Eixo Parque das Nações - Praça Comércio - Algés.
- Eixo Campo Grande - Saldanha - Marquês - Rossio - Praça Comércio (embora não para qualquer um)
- Almirante Reis

Imagina milhares de pessoas a usarem bicicleta em Lisboa... Ficavas com a Auto Estrada da 2ª circular só para ti :lol: e podias andar a 120 km / hora-

:rofl:
e já agora sem radares.. xiça só estorvam o transito e aumentam a insegurança! :lol:

Barragon
September 18th, 2007, 12:42 AM
Ninguém irá substituir o carro para se deslocar para o trabalho já que este se situa em Lisboa e a maioria das pessoas vem dos suburbios...

carro = espaço para levar coisas | bibicleta = espaço nicles

carro = confortável, esforço mínimo | bicicleta = conforto é discutivel, esforço pesado para os mais velhos e mesmo para os novos nas subidas.

Melhor utilização = lazer.... mas qual lazer se as ciclovias ficariam ao lado de grandes artérias = poluição

Tudo bem... faz-se esforço... mas ficas com menos uns anos ao inspirares as partículas que se encontram no ar.... nestas zonas claro.

De resto tudo de bom ...

Para mim o ideal era um carro que transformasse o CO2 em O2 como as árveres.

daniel322
September 18th, 2007, 12:52 AM
é uma questão de mentalidade.. e de investimento por parte das autoridades.. na holanda um ciclista tem prioridade sobre um automóvel. por cá se te arriscas no meio do transito levas umas buzinadelas e provavelmente um "empurrão"

TeKnO_Lx
September 18th, 2007, 12:57 AM
Barra eu não sou ingénuo a pensar que as bicicletas irão substituir os automóveis. e numa cidade como Lisboa, cujas condiçoes não são propicias admito, como Amesterdão ou Berlim , torna-se esta implementação ( pelo menos politica ) ainda mais complicada.
nem discrimino o automovel, defendo a conclusão imediata da CRIL e do EIXO Norte/Sul. na verdade não tem nada a ver

mas não é disso que se trata, trata-se simplesmente de dar condições ás pessoas (como disse bem o xô Costa), que decidam deslocar-se em bicicleta. e mesmo assim existem bastantes ciclistas em Lisboa..

Hoje em dia essas condiçoes não existem. FACTO
posso-vos assegurar que uma ciclovia ribeirinha teria MUITO SUCESSO. basta olharem para o PDN e Belém e verem a actividade de desporto ( atletismo /ciclismo) que existe neste dois pólos.
se conseguirmos conectar estes dois polo, temos um passeio muito atractivo de fim de semana, e quem sabe mais tarde ser usado numa verdadeira REDE com pés e cabeça.
Apenas vos digo que há cidades, onde realmente a bicicleta manda, como Berlim que farei um thread brevemente. essas cidades existem. o automovel não tem que mandar dentro da cidade. fora faz todo o sentido, dentro NÃO (se proporcionarem condições boas de t.publico e ciclovias)

ainda sobre este tema, ocorreu no sábado um passeio que juntou 1000 pessoas na defesa de um corredor verde entre belém e Trancão.
http://www.belemtrancao.org/

tendo em conta que no ano passado (2006) teve 200 pessoas são óptima noticias.. o lobby mediático do ambiente finamente serve para alguma coisa
também o lobby da FPCUB http://www.fpcub.pt/portal/ nos media tem sido crescente o que é bom

Barragon
September 18th, 2007, 01:02 AM
EU também sou a favor de uma ciclovia ... sem dúvida... o que eu disse foram os aspectos mais negativos da coisa... penso que no futuro as coisas vão-se modificar.

TeKnO_Lx
September 18th, 2007, 01:08 AM
7j1PgmMbug8&eurl=http%3A%2F%2Fmenos1carro%2Eblogs%2Esapo%2Ept%2F10591%2Ehtml
( o video não parece estar a visualizar, fica o link) http://www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8&eurl=http%3A%2F%2Fmenos1carro%2Eblogs%2Esapo%2Ept%2F10591%2Ehtml
uma forma de ajudar os ciclistas a subir elevados declives

Barragon
September 18th, 2007, 01:13 AM
Moni moni for dat?

Pelha
September 18th, 2007, 01:41 AM
grande percurso ciclável de Belém até ao Trancão

Possível mas utópico, pelo menos com esta administração do Porto de Lisboa.

essa merda ataveirada la no meio nao sei se fica bem. seria melhor um vermelho marron escuro. ficaria mais subtil.

O que tu queres sei eu… tu querias era uma red carpet para poderes-te pavonear à vontade! :lol:

Andre_Filipe
September 18th, 2007, 02:30 AM
vermelho-escuro não pode ser Dani, é a cor das faixas Bus ;)

OuMun
September 18th, 2007, 02:45 PM
Mas agora o Portugal evoluído anda a copiar as ideias da chinezada pobre?

TeKnO_Lx
September 18th, 2007, 02:56 PM
as ideias da "chinezada pobre" é a tendência em toda a Europa desenvolvida.
Mais especificamente tem o caso de Barcelona, Paris, Londres, Amesterdão, Berlim onde a bicicleta tem tido peso e aderência crescente, talcomo condições crescentes para esta prática.

Pensa que o paradigma de desenvolvimento sustentavél passa pelos casos das novas cidades chineseas, baseada no transporte individual e grandes peso do CO2, tipo Shangai ?

Não fale do que não sabe..

Arpels
September 18th, 2007, 02:59 PM
os Holandeses são uns tesos de facto :|

JMFA
September 18th, 2007, 03:00 PM
a chinezada dá-se ao luxo de criar ciclovias, ou é tudo ao molho e fé em deus no meio dos carros?????.. é que não é exactamente a mesma coisa... será talvez comparável com marinha grande ou w zona de aveiro há 50 anos atrás...
a grande diferença é que quem utiliza as ciclovias faz por opção própria e não por falta de alternativa... como imagino que seja para a maioria da chinezada ciclista..

daniel322
September 18th, 2007, 04:37 PM
hmm.. será na china?..

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Europa/DSC03115.jpg

Arpels
September 18th, 2007, 05:30 PM
até podia ser, aqui a uns tempos passou na tv uma reportagem de um sitio na China onde estavam a cosntruir uma serie de prédios com aqruitectura tipica Francesa, a difirença é k ai o pessoal da foto não parece Chines e a arquitectura é mais Holandesa :D

Ennis
September 18th, 2007, 05:38 PM
TeKnO_Lx
O MOURO INFIÉL

TeKnO_Lx's Avatar

:bow: :bow: Allah akbar :bow: :bow:

:hilarious :hilarious :hilarious :hilarious

PedroGabriel
September 18th, 2007, 05:38 PM
Mas agora o Portugal evoluído anda a copiar as ideias da chinezada pobre?
você está mesmo longe da realidade da Europa actual. Andar de bicicleta em ciclovia é considerado muito chique.

PedroGabriel
September 18th, 2007, 06:11 PM
TeKnO_Lx
O MOURO INFIÉL

TeKnO_Lx's Avatar

:bow: :bow: Allah akbar :bow: :bow:

:hilarious :hilarious :hilarious :hilarious
ele deve andar metido com alguma marroquina ou marroquino que conheceu na praia, aqueles que andam nas praias a vender coisas.

salo_gonzalez
September 18th, 2007, 06:44 PM
as ciclovias que fizeram nos ultimos anos na zona de Aveiro tem tido bastante procura por exemplo...em matosinhos tambem criaram uns corredores mas nao sei como tem sido

na Europa anda-se bastante de bicicleta...tive a uns anitos em várias cidades médias na zona este de Inglaterra e todas elas tinham corredores de ciclovias cheias de ciclistas

Filipe_Teixeira
September 18th, 2007, 08:38 PM
Diminuir o automovel a cidade.. :|

Se for para fazer mais daquela bosta que foi tirar o transito na Pc. do Comercio aos Domingos mais vale tar quieto.. Mas que falta de organizaçao.. Aumentaram o transito na Baixa e cortaram porque quiseram uma das maiores arterias da cidade! So espero que esta medida seja por pouco tempo.. Ja q nao tem pes nem cabeça.. ;)

pedrodepinto
September 18th, 2007, 09:17 PM
So espero que esta medida seja por pouco tempo..

Quanto ao nível de trânsito, não me vou pronunciar porque ainda não passei pela Baixa aos domingos. A medida de fechar o Terreiro do Paço aos carros deverá manter-se em vigor pelo menos até ao final do mandato - Outubro de 2009 - exisitindo rumores que o troço fechado aos veículos pode vir a aumentar assim que o metro seja inaugurado ;)!

OuMun
September 19th, 2007, 03:24 AM
você está mesmo longe da realidade da Europa actual. Andar de bicicleta em ciclovia é considerado muito chique.

A Rainha de Inglaterra e a Princesa do Mónaco trocaram as suas luxuosas viaturas por bikes de trial?

Arpels
September 19th, 2007, 12:19 PM
a Rainha não, tb já não deve aguentar-se em cima de uma bicicleta mas já se vio Realeza a andar de bicicleta varias veses, a Realeza Europeia já não se sente "iluminada" e se for por questões ambientais da a cara como qualquer cidadão, o novo riquismo já é diferente.

dvfer
September 19th, 2007, 12:27 PM
eu não sei se sou o único, mas esta treta de nos imporem qq coisa nova, prejudicial para o nosso bem estar, sp c a desculpa do ambiente, já chateia...

Arpels
September 19th, 2007, 12:36 PM
impor? não se trata de impor nimguem vai obrigar quem não quer a andar de bicicleta, a ideia é dar condições a quem gosta de andar de bicicleta como meio de locumução, lazer e de exercicio fisico além da componente ambiente!!

TeKnO_Lx
September 19th, 2007, 12:46 PM
eu não sei se sou o único, mas esta treta de nos imporem qq coisa nova, prejudicial para o nosso bem estar, sp c a desculpa do ambiente, já chateia...

:nuts:

que coisa nova?
prejudicial a quê?
com a desculpa do ambiente?!

:crazy: x1000

Bluesence
September 19th, 2007, 01:07 PM
Se houvesse ciclovia por aqui de certeza que utlizava, mesmo só para passeio. Mas à cidades em que o relevo não ajuda, em Aveiro é muito fácil mas na Covilhã vai lá vai. Mas acho que devia haver uma directiva qualquer que obrigasse reservar um espaço do passeio para ciclovias em todas as estradas que se construissem daqui para a frente.

Arpels
September 19th, 2007, 01:18 PM
ha quem vá para o trabalho de bicicleta, são mto poucos mas ha :yes:

HugoK
September 19th, 2007, 02:23 PM

:lol: :lol: :nuts:

só anda quem quer.
prejudicial? preferes pagar 30 euros por mês para andares de bicicleta num ginásio?
o ambiente é uma desculpa? deves ter sobrenome Bush...

Sky11
September 19th, 2007, 03:13 PM
o ambiente é uma desculpa? deves ter sobrenome Bush...:lol:

TiagoSS
September 19th, 2007, 03:52 PM
Saudações desde Brasil,

Estava a passar pelos threads de Europa e resolvi deixar meu comentário (post) neste thread. Sou apaixonado por este lindo país: Portugal. Há muita coisa em comum entre Brasil e Portugal, e isso me aproxima mais e mais.

Sobre ass ciclovias:
Diante de tantos problemas com o trânsito nas cidades (metrópoles) - acidentes, poluição,... -, a ciclovia é uma importante alternativa de humanização (acessibilidade) nas cidades. Aracaju (Sergipe - Brasil) é referência no Brasil em número de ciclovias. Os resultados deste investimento são bastante siginificativos.

Thread de Aracaju: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=506963

dvfer
September 19th, 2007, 06:48 PM
:lol: :lol: :nuts:

só anda quem quer.
prejudicial? preferes pagar 30 euros por mês para andares de bicicleta num ginásio?
o ambiente é uma desculpa? deves ter sobrenome Bush...

primeiro.... so anda d bicilcleta e faz exercicio quem quer!

depois, esta de meter ciclovias, "pq faz bem ao ambiente, menos carros", q palhacada.

TeKnO_Lx
September 19th, 2007, 06:54 PM
palhaçada são os teus posts, além de mal se perceberem fico sempre sem perceber qual o conteúdo (ponto de vista) que pretendes demonstrar... :nuts:

dvfer
September 19th, 2007, 06:56 PM
palhaçada são os teus posts, além de mal se perceberem fico sempre sem perceber qual o conteúdo (ponto de vista) que pretendes demonstrar... :nuts:

é simples: ciclovias estão longe de ser a prioridade numa cidade como Lisboa. Primeiro: resolver os inumeros cruzmantos interminaveis de Lisboa, Metro, estacionamento, mais espacos verdes...etc.. este discurso é palhaçada.

TeKnO_Lx
September 19th, 2007, 07:07 PM
pois, mas elas não são, num nunca foram prioridade.. conheçes alguma ciclovia em Lisboa? (aparte daqueles metros no C.Grande?)

alias nem querias comparar os custos de implementar uma rede ciclável com outras obras.

só o alargamento de uma estação de metro daria e bastaria para uma rede ciclável decente.

mas que estou a dizer..' tu és daqueles que defendem a extinção dos radares, limites de velocidade e carros para todos.. LOL
honestamente parece que tens um fetixe contra as bikes.. olha eu quero ciclovias e não descrimino os automobilistas..

quanto a isso não posso fazer nada senão lamentar o teu desconheçimento real sobre a potencialidade da bicicleta como meio de transporte para lazer ou migrações trabalho-casa.
Nunca se iria obrigar as pessoas a andarem de bike, apenas iria-se dar condições.. ou achas mal?
achas bem os ciclistas viverem num perigo constante? ah, eskeçi-me.. tu andas sempre de carro, tás-te a cagar prós outros..

dvfer
September 19th, 2007, 07:11 PM
mas que estou a dizer..' tu és daqueles que defendem a extinção dos radares, limites de velocidade e carros para todos.. LOL
honestamente parece que tens um fetixe contra as bikes.. olha eu quero ciclovias e não descrimino os automobilistas..

quanto a isso não posso fazer nada senão lamentar o teu desconheçimento real sobre a potencialidade da bicicleta como meio de transporte para lazer ou migrações trabalho-casa.

pronto, la te cosneguiste covnerter completamente para mouro: totalmente ignorante.

Eu nao sou contra os radares, sou contra à maneira como foram postos e com os limtes que foram postos em muitos locais..e ja dei muitos exemplos..nao vale a pena vires para aqui "distorceres" aquilo que eu digo.

Depois, qt à bicicleta e seu potencial: zero. Ng vai deixar de vir p a cidade de caro p vir de bicicleta... No total, nem 1% deve chegar, ate pq so s anda d bicicleta qd o tempo o da: nao chova, tempo ameno(nem muito frio, nem muito calor), etc.

Quanto à bicileta como lazer, muito provavelmente, ja participei em muito mais provas d cicloturismo do que tu..ate pq tenho na familia um triatleta...

continua a tua transicao p a parvoice.

El_Prozac
September 19th, 2007, 09:37 PM
Já experimentaste visitar outros países europeus? O que existem mais é pessoas a viajar diariamente para o trabalho de bicicleta e têm estacionamento exclusivo para bicicletas cheio à porta de edifícios de escritórios....

TeKnO_Lx
September 19th, 2007, 09:40 PM
pelos vistos nunca saiu da Amadora.. :lol:

por certo eu sei que Lisboa não poderia ter tamanha adesão como outras cidades europeias.. mas onde se pode fazer , há que dar condições para os utilizadores..

dvfer
September 19th, 2007, 11:05 PM
Já experimentaste visitar outros países europeus? O que existem mais é pessoas a viajar diariamente para o trabalho de bicicleta e têm estacionamento exclusivo para bicicletas cheio à porta de edifícios de escritórios....

sim já...Londres, Paris e MAdrid, so em capitais europeias... nao vi nd dessa palhacada...pode existir, mas ta longe de ser a maioria.

dvfer
September 19th, 2007, 11:05 PM
pelos vistos nunca saiu da Amadora.. :lol:

muito provavelmente ja vi muito mais que tu deste mundo e por isso não digo asneiras deste tamanho.

Sky11
September 21st, 2007, 12:05 AM
sim já...Londres, Paris e MAdrid, so em capitais europeias... nao vi nd dessa palhacada...pode existir, mas ta longe de ser a maioria.Não são os melhores exemplos em termos de ciclovias, mas tendo em conta que ja as visitaste, era suposto teres uma mente mais aberta.
E não me refiro só às ciclovias. Também em relação à utilização da viatura particular e aos limites de velocidade.

TeKnO_Lx
September 21st, 2007, 01:12 AM
sim já...Londres, Paris e MAdrid, so em capitais europeias... nao vi nd dessa palhacada...pode existir, mas ta longe de ser a maioria.

então vai a Barcelona, Sevilha, Amesterdão, Berlim e depois falamos

curiosamente em Paris e Londres a actividade ciclista é crescente e incentivada pelas autarquias.. mas eles estão errados e tu estás certo né?!

e sim também já tive nos sitios que mencionaste..

sotavento
September 21st, 2007, 03:19 AM
então vai a Barcelona, Sevilha, Amesterdão, Berlim e depois falamos

curiosamente em Paris e Londres a actividade ciclista é crescente e incentivada pelas autarquias.. mas eles estão errados e tu estás certo né?!

e sim também já tive nos sitios que mencionaste..

1 velhote com 1 latinha de tinta branca por dia e a CML resolvia o problema ... não é preciso grandes investimentos ... e atendendo ao que aqui «á anos atras fizeram com os estacionamentos pros parquimetros era bem viavel o meterem 1 faixa ciclavel em cada uma das avenidas de 3+3 e 2+2 faixas de lisboa. :)

Olha ... podiam fazer isso em conjunto com a mudança da sinaletica de velocidade dessas mesmas vias. :banana:

sidenote: é ridiculo ver que a marginal por exemplo tem 2+(2+2 ferroviarias/bus)+3+3+2 faixas e nem 1 é ciclavel. :(

sidenote: no outro extremo ... em VRSA a ligação a Monte gordo tem "ecopista" E "ciclovia" ... sim ... estrada de 2 faixas com 2 ciclovias (uma em cada lado ans bermas) e AINDA tem uma ECOPISTA ao lado. :)

Herrmando
September 21st, 2007, 02:46 PM
Já vivi algum tempo em cidades em que a bicicleta é, provavelmente, o meio de transporte mais utilizado, e é uma maravilha. N há tanta gorda como cá e os cobres que se poupa em transportes dá para umas belas bejecas ao fim de semana:D. E ao contrário do que alguns ignorantes dizem, nessas cidades até com neve andam de bicicleta.
É uma questão de culturas...

Herrmando
September 21st, 2007, 02:48 PM
Tb é verdade que a dispersão dos nossos centros urbanos e o declive acentuado em mtos casos n facilitam o uso da bicicleta, mas em mtos casos é um transporte perfeitamente viável se criarem condições para tal.

sotavento
September 21st, 2007, 03:06 PM
Na minha aldeola os velhotes vão "nas horas do paisinho" e a "cortar o vento" a descer ... e vem pra cima com a bicla/famel a servir de carrinho de compras. :lol:

Posto isto ... não fostes tu a muita aldeola de provincia lá nos nortes da europa ... a chover de baixo pra cima e a trovejar e ainda diziam que era verão ... e vá de darem ao pedal nas subidas. :cheers:

Quanto ao serem ingremes as encostas por cá ... para alguma coisa se criaram elevadores/funiculares e afins no seculo XIX. :ohno:

Barragon
September 21st, 2007, 04:30 PM
elevadores e funiculares em subidas íngremes....

Eu não aguento uma subida a 3% durante alguns quilómetros, quanto mais os velhos...

Herrmando
September 21st, 2007, 07:18 PM
N entendi mto bem se estás a insinuar que só andam de bicla nas aldeolas do norte da europa...

dvfer
September 21st, 2007, 07:28 PM
eu estou mm a ver as pessoas que vêm do Cacem, Queluz, Amadora, para trablhar em Lisboa, a fazerem 10/15 km de bicicleta, em percurso a subir e descer, pelas 7h da manha...tou mm a ver...

TeKnO_Lx
September 21st, 2007, 07:36 PM
ninguém disse isso.. nem eu
é apenas uma fantasiosa suposição tua.. mas já agora que falas nisso, seria interessante darem condições para as pessoas fazerem esse projecto não tanto como uso suburbio-lisboa, mas dentro do proprio suburbio
está provado que a bicicleta é competitiva para curtas distancias até 5 km´s. Daria jeito portanto aos lisboetas em 1º instancia

e para tua informação, nos ditos paises desenvolvidos pode-se levar bicicletas nos comboios e metros nos dias de semanas.. mais uma diferença de mentalidades
assim, quem entender pode-se ir para o trabalho levando a biciclete de um modo fácil para a cidade

dvfer
September 21st, 2007, 07:39 PM
e para tua informação, nos ditos paises desenvolvidos pode-se levar bicicletas nos comboios e metros nos dias de semanas.. mais uma diferença de mentalidades

LOLOL...mais uma parvoice!

Vais-m dizer como é que metes uma bicicleta num metro ou comboio à hora de ponta em Lisboa!!! è que eu uso os dois meios de tranporte e estão completamente cheios!! entra a bicicleta e não entra uma pessoa que vai para o trabalho!! alguma inteligencia naquilo que se diz , sff...

Não é um problema de mentalidade, é um problema de logistica!!! É por isto que estamos na cauda da Europa: vcs acham-se uns iluminados e querem imitar os "modelos" ditos "superiores europeus" e não se apercebem do país onde vivem!! É isto, como nos radares....enfim.

TeKnO_Lx
September 21st, 2007, 07:48 PM
LOLOL...mais uma parvoice!

Vais-m dizer como é que metes uma bicicleta num metro ou comboio à hora de ponta em Lisboa!!! è que eu uso os dois meios de tranporte e estão completamente cheios!! entra a bicicleta e não entra uma pessoa que vai para o trabalho!! alguma inteligencia naquilo que se diz , sff...

Não é um problema de mentalidade, é um problema de logistica!!! É por isto que estamos na cauda da Europa: vcs acham-se uns iluminados e querem imitar os "modelos" ditos "superiores europeus" e não se apercebem do país onde vivem!! É isto, como nos radares....enfim.

xavale começo a ficar farto de ti, felizmente a tua opinião é minoritária.
olha fica sabendo que a hora de ponta nos transportes , reparei muitas vezes mas quase sempre em Portugal.
Exactamente porque há poucas linhas de metro e a frequência é baixa... a Linha Azul do Metro é bom exemplo

e mesmo que haja hora de ponta, isso não invalida que na ultima carruagem, devidamente sinalizada, possa ser transportada limite pré estipulado de bicicletas (2 ou 3).
mesmo assim, se não der espaço nas horas de ponta, restringe-se o uso de bicicletas entre as 8-9.30 e a 17-18.30...

mas ó rapaz, os argumentos que tu inventas para describilizar os coitados dos ciclistas.. a tua mentalidade está tão atrasada..

eu já te disse e volto a repetir, APENOS DEFENDO DAR CONDIÇÕES AOS CICLISTAS. não quero obrigar ninguém a andar, da mesma forma que indirectamente obrigam as pessoas a andar de carro na cidade ( por falta de transportes decentes)

trata-se de um principio democrático na rua moderna. as pessoas tem direito a usa-la (passeio), os carros também (estrada alcatroada), as bicicletes também tem de ter esse direito, sempre que as condições de declive o permitem

é assim tão dificil de comprender? ou és assim tão orgulhoso ou estúpido que não consegues perceber o meu argumento?

dvfer
September 21st, 2007, 07:58 PM
xavale começo a ficar farto de ti, felizmente a tua opinião é minoritária.

tlv seja por isso que este país esteja tão mal...

olha fica sabendo que a hora de ponta nos transportes , reparei muitas vezes mas quase sempre em Portugal.
Exactamente porque há poucas linhas de metro e a frequência é baixa... a Linha Azul do Metro é bom exemplo

ah, ok..então reconheces que existem coisas bem mais importantes para fazer antes das ciclovias?? antes de agstar dinheiro e rcursos humanos em construir isso??

e mesmo que haja hora de ponta, isso não invalida que na ultima carruagem, devidamente sinalizada, possa ser transportada limite pré estipulado de bicicletas (2 ou 3).
mesmo assim, se não der espaço nas horas de ponta, restringe-se o uso de bicicletas entre as 8-9.30 e a 17-18.30...

sim, era bom teres uma ultima carruagem ocupada com bicicletas e quem queira ir trabalhar, não possa... Quanto à limitação, sim, tlv seja essa uma opção..mas como a maioria das pessoas desloca-se em hora de ponta, iria ter um efeito muito limitado.

mas ó rapaz, os argumentos que tu inventas para describilizar os coitados dos ciclistas.. a tua mentalidade está tão atrasada..

descridiblizei os ciclistas?? apenas não considero todos os habitantes de Lisboa como ciclistas.. o q e custumas fazer...

eu já te disse e volto a repetir, APENOS DEFENDO DAR CONDIÇÕES AOS CICLISTAS. não quero obrigar ninguém a andar, da mesma forma que indirectamente obrigam as pessoas a andar de carro na cidade ( por falta de transportes decentes)

tá certo...mas antes de dar condições aos ciclistas, existem muitas coisas a fazer... e o dinheiro deve ir para essas prioridades.

trata-se de um principio democrático na rua moderna. as pessoas tem direito a usa-la (passeio), os carros também (estrada alcatroada), as bicicletes também tem de ter esse direito, sempre que as condições de declive o permitem

eu já usei a bicicleta, mais do que tu pensas, para ir para o Monsanto ou Parque Nacional..e usei o que toda a gente usa: estrada.

daniel322
September 21st, 2007, 08:13 PM
eu já usei a bicicleta, mais do que tu pensas, para ir para o Monsanto ou Parque Nacional..e usei o que toda a gente usa: estrada.

pois.. não tinhas alternativa.. é isso que se quer criar ;)

TeKnO_Lx
September 21st, 2007, 08:13 PM
tlv seja por isso que este país esteja tão mal...

ah, ok..então reconheces que existem coisas bem mais importantes para fazer antes das ciclovias?? antes de agstar dinheiro e rcursos humanos em construir isso??

sim, era bom teres uma ultima carruagem ocupada com bicicletas e quem queira ir trabalhar, não possa... Quanto à limitação, sim, tlv seja essa uma opção..mas como a maioria das pessoas desloca-se em hora de ponta, iria ter um efeito muito limitado.

descridiblizei os ciclistas?? apenas não considero todos os habitantes de Lisboa como ciclistas.. o q e custumas fazer...

tá certo...mas antes de dar condições aos ciclistas, existem muitas coisas a fazer... e o dinheiro deve ir para essas prioridades.

prioridades mas quais prioridades? eu já te disse.. que o custo de uma rede ciclável é infimo comparado com outras obras.. e muito menor que um simples extensão do metro

de resto não considero as tuas respostas crediveis , este assunto para mim está encerrado

adeus e não estragues o thread

Sky11
September 21st, 2007, 09:17 PM
adeus e não estragues o threadE eu acrescento: "nem os outros threads". dass... que o tipo é básico e burro!

dvfer
September 21st, 2007, 10:01 PM
E eu acrescento: "nem os outros threads". dass... que o tipo é básico e burro!

tlv...mas sao mentalidades como as vossas que fazem com que este país seja o que tenh o menor PIB da UE-15, e em breve um dos menores da UE-27...

pedrodepinto
September 22nd, 2007, 12:03 AM
Da UE27 será extremamente difícil :sly:!

dvfer
September 22nd, 2007, 12:06 AM
Da UE27 será extremamente difícil :sly:!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=525806

Sky11
September 22nd, 2007, 12:16 AM
tlv...mas sao mentalidades como as vossas que fazem com que este país seja o que tenh o menor PIB da UE-15, e em breve um dos menores da UE-27...Defender a Ciclovia = Diminuir o PIB :nuts: :lol: :nuts: :lol: :nuts: :lol:

dvfer
September 22nd, 2007, 12:23 AM
Defender a Ciclovia = Diminuir o PIB :nuts: :lol: :nuts: :lol: :nuts: :lol:

é a mentalide que esta por tras..é a mentalidade..

Sky11
September 22nd, 2007, 12:33 AM
é a mentalide que esta por tras..é a mentalidade..Então será a mentalidade de quem defende a Ciclovia = Diminuição do PIB ..... uhmm tá bem :bash:

pedrodepinto
September 22nd, 2007, 12:46 AM
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=525806

Ainda teríamos de descer muitos lugares...

sotavento
September 22nd, 2007, 05:04 AM
Nas zonas por onde costumo andar mais (margem sul , Algarve) as ciclovias são o pão nosso de cada dia ...

Viseu , Evora , Beja , Valença , Cascais e muitas mais outras cidades/vilas pelo pais fora tambem apsotam em ciclovias ...

Só lisboa e Porto é que parece que não apostam seriamente na bicicleta. :)

dvfer
September 22nd, 2007, 10:16 AM
Então será a mentalidade de quem defende a Ciclovia = Diminuição do PIB ..... uhmm tá bem :bash:

sim, de certa maneira... metem prioridades de "paises ricos" à frente das nossas prioridades basicas.

Sky11
September 22nd, 2007, 03:14 PM
sim, de certa maneira... metem prioridades de "paises ricos" à frente das nossas prioridades basicas.dvfer, esclarece melhor o teu raciocinio, sff. Que prioridades básicas é que existem em Portugal que devam (a teu ver) impedir a implementação de ciclovias, que como deves saber, representam um custo irrelevante?

daniel322
September 22nd, 2007, 03:29 PM
"Em Trondheim, na Noruega, foi criado em 1993 um sistema inovador que permite reduzir o esforço do ciclista nas encostas mais íngremes: o primeiro elevador de bicicletas do mundo!
Como trabalha esta 'velha' novidade? O ciclista, montado na sua máquina, apoia um pé num monocarril e, sem ser preciso desmontar da bicicleta, movimenta-se de elevador. Permite ainda percorrer 130 metros de uma acentuada subida à velocidade de dois metros por segundo. Um estudo refere mesmo que 41% dos utilizadores afirmaram que o referido equipamento os incentivou a usar mais frequentemente a bicicleta."

Poderá ser esta uma solução?
Ou continuaremos a dizer q vivemos numa cidade de colinas para não andar de bicicleta?

Vejam estes filmes:
www.youtube.com/watch?v=JtB8DX70ihM
www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8
uma boa solução e de custo reduzido

Reflex
September 22nd, 2007, 08:15 PM
Penso que em Lisboa é extremamente complicado fazer o que se vê por algumas cidades europeias e que já aqui foi referido, que é transformar a bicicleta no(num dos) principal(is) meio(s) de transporte, utilizado para deslocações casa-emprego. Por vários motivos, o principal são os (mais ou menos) acentuados declives, se repararem é dificil ter-se 1km seguido que seja totalmente plano. Teriamos que ter elevadores espalhados por toda a cidade, parece-me pouco crivel. Outro grande motivo (se bem que este é passivel de se ser mudado) é a falta de pessoas a viverem no centro, com 1 curto trajecto casa-emprego.
Por isso sobra a alternativa do lazer. Criar percursos pedonais em zonas como o PDN ou como referido, na zona ribeirinha, que é dos poucos locais que não tem os referidos declives. E o mais interessante disto é que atrás (ou paralelamente) com estas ciclovias, vêm os espaços verdes e a pedonalização de zonas até aqui interditas às pessoas!:okay:

Sky11
September 23rd, 2007, 12:22 AM
Penso que em Lisboa é extremamente complicado fazer o que se vê por algumas cidades europeias e que já aqui foi referido, que é transformar a bicicleta no(num dos) principal(is) meio(s) de transporte, utilizado para deslocações casa-emprego.Reflex pode ser mais dificil que noutras cidades (como Berlin, Amsterdam ou Viena) por vários motivos:
1 - Alguns declives que de facto existem em Lisboa (embora não nos eixos centrais)
2 - Impossibilidade de levar a bicicleta no comboio / metro (ao contrário dos 3 exemplos citados)
3 - Resistência à mudança, típica do tuga :lol:
Mas, se fosse possível que 5% / 10% das pessoas optassem pela bicicleta já a cidade ficava muito a ganhar.
E estou certo que a maioria dos moradores de Benfica / Telheiras / Lumiar / Olivais trabalham a menos de 5 km da sua residência e os respectivos trajectos serão (na maioria) planos ou de reduzido declive.
Dos suburbios para Lisboa de bicicleta? Só com premissão da CP e do ML, o que poderá não ser possível dada a pouca oferta que dispõem.

Sky11
October 13th, 2007, 10:49 PM
Al Gore ganhou o prémio Nobel do Paz! :banana:
E o que é que isso tem a ver com as ciclovias? MUITO.

pedrodepinto
October 14th, 2007, 12:23 AM
É verdade :applause:!

sotavento
October 17th, 2007, 04:31 AM
sim, de certa maneira... metem prioridades de "paises ricos" à frente das nossas prioridades basicas.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Agora ir de bicla pra jorna é coisa de pais rico ... :bash:

Penso que em Lisboa é extremamente complicado fazer o que se vê por algumas cidades europeias e que já aqui foi referido, que é transformar a bicicleta no(num dos) principal(is) meio(s) de transporte, utilizado para deslocações casa-emprego. Por vários motivos, o principal são os (mais ou menos) acentuados declives, se repararem é dificil ter-se 1km seguido que seja totalmente plano. Teriamos que ter elevadores espalhados por toda a cidade, parece-me pouco crivel. Outro grande motivo (se bem que este é passivel de se ser mudado) é a falta de pessoas a viverem no centro, com 1 curto trajecto casa-emprego.
Por isso sobra a alternativa do lazer. Criar percursos pedonais em zonas como o PDN ou como referido, na zona ribeirinha, que é dos poucos locais que não tem os referidos declives. E o mais interessante disto é que atrás (ou paralelamente) com estas ciclovias, vêm os espaços verdes e a pedonalização de zonas até aqui interditas às pessoas!:okay:

Não precisas de plano .. .só precisas de ter acesso decente ao topo dos montes por 1 dos lados. :lol:

Reflex pode ser mais dificil que noutras cidades (como Berlin, Amsterdam ou Viena) por vários motivos:
1 - Alguns declives que de facto existem em Lisboa (embora não nos eixos centrais)
2 - Impossibilidade de levar a bicicleta no comboio / metro (ao contrário dos 3 exemplos citados)
3 - Resistência à mudança, típica do tuga :lol:
Mas, se fosse possível que 5% / 10% das pessoas optassem pela bicicleta já a cidade ficava muito a ganhar.
E estou certo que a maioria dos moradores de Benfica / Telheiras / Lumiar / Olivais trabalham a menos de 5 km da sua residência e os respectivos trajectos serão (na maioria) planos ou de reduzido declive.
Dos suburbios para Lisboa de bicicleta? Só com premissão da CP e do ML, o que poderá não ser possível dada a pouca oferta que dispõem.

Usar-se o ML pra andar com a bicla ??? isso não é tirar todo o sentido ao "andar" de bicicleta ???

Já nos comboios só não leva a bicicleta quem não quer:

osso transportar a minha bicicleta no comboio?

O transporte de bicicletas é permitido nos comboios Urbanos de Lisboa e nos comboios Regionais.
No caso dos Urbanos, as bicicletas podem ser transportadas nos comboios das Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado. Aos Sábados Domingos e Feriados o transporte de bicicletas é gratuito. Nos dias úteis o preço do transporte de bicicletas é de 1.50€ para um trajecto de ida e de 2.50€ para um trajecto de ida e volta.

O transporte de bicicletas é gratuito, diariamente, nos comboios Regionais, Interregionais e Urbanos de Coimbra. Para viajar com a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão para que este lhe possa emitir o título de transporte (de passageiro) e garantir ou não o transporte do respectivo veículo (caso o comboio esteja lotado o transporte da bicicleta pode não ser viável por razões de bom funcionamento do serviço de transporte de passageiros).
A carga e a descarga são da responsabilidade do cliente e o transporte da bicicleta deve ser feito de forma a não obstruir as portas e a não dificultar a entrada e saída de passageiros.
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=ffc33f9c1cee5010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD#6

O mais engraçado é que um simples consulta da pagina da CP dá-nos logo isto:
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=3ed06e29d6b74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
http://www.cp.pt/StaticFiles/Imagens/Fotografias/Passageiros/Menu%20CP/Ofertas%20Promocionais/grandes/transportebicicletas.jpg

Transporte de Bicicletas

O Transporte de Bicicletas nos comboios das Linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Caíde é gratuito.

Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:
Nos dias úteis as bicicletas não podem ser transportadas entre as 07h00 e as 10h00 no sentido Periferia - Porto e entre as 16h00 e as 20h00 no sentido Porto - Periferia.
Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta.
O transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito.
As bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e saída dos Clientes.
A CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou, a terceiros durante o respectivo transporte.

Transporte Gratuito = Não se pode usar no vosso vucabulario ???

pauloluso
November 20th, 2007, 01:06 AM
Para quem diz que é difficil andar de bike em Lisboa por causa dos montes, deixo esta mini reportagem que fiz em Maio quando fui passar um fim de semana a Suissa, país no meio dos Alpes (maiores montanhas da europa). Sublinho para comparar com Lisboa onde supostamente é dificil andar de bike.
Ainda para mais naquela cidade da suissa tá sempre a chover!!!

Para localizarem:
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/luzern.jpg

Na entrada da cidade pista mista bike-passeio(notem a inclinação)
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4025.jpg

Parques de estacionamento por todo o lado
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0429.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0430.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4066.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4108.jpg

Sinal muito interessante numa zona pedonal
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0408.jpg

Local popositado no predio onde viviam os meus amigos.
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4028.jpg

Numa estrada de acesso a cidade (já nas montanhas)
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4158.jpg

Comparado com Lisboa, só mostra que é preciso é vontade de Andar de bike!:yes:

daniel322
November 20th, 2007, 01:10 AM
com o clima que temos seria relativamente fácil aderir ao uso de bicicleta no dia-a-dia.. o problema é que na mentalidade das pessoas está tão enraizado o uso do automóvel que o uso de bicicleta nem passa pela cabeça. para muitos a bicicleta é apenas algo que só atrapalha o transito, nem que seja a um domingo de manhã..

Barragon
November 20th, 2007, 01:40 AM
Essa cidade na suiÇa é Zurich?

jose.a
November 20th, 2007, 02:24 AM
Na Suiça as cidades ficam nos vales, em portugal as cidades antigas ficam sempre no cume dos montes por causa dos castelos etc... é uma das marcas Portuguesas pelo mundo, cidades nos piores terrenos que existe para construir.

Quanto às biclas, em Pt só funcionavam se os centros das cidades estivssem habitados, aí com as dificuldades de estacionar que existem nos centros urbanos, as pessoas começavam a pensar na bicicleta.

Tom_Lisboa
November 20th, 2007, 03:05 AM
Na Suiça as cidades ficam nos vales, em portugal as cidades antigas ficam sempre no cume dos montes por causa dos castelos etc... é uma das marcas Portuguesas pelo mundo, cidades nos piores terrenos que existe para construir.

Quanto às biclas, em Pt só funcionavam se os centros das cidades estivssem habitados, aí com as dificuldades de estacionar que existem nos centros urbanos, as pessoas começavam a pensar na bicicleta.

Mas eh ito q nos da tal charme. Cidades como Lx, Porto, Coimbra sao todas feitas em terrenos extremamente inclinaveis, nem se compara a suiÇa, la eles nao soh fazem as cidades em vales, ma\s também em zonas ribeirinhas as quais sao planas durante varios km, em zurich, nao eh nada inclinado, principalmente a comparar com lx q realmente eh complicado. CLARO q nao vais andar de bike nos alpes, ai eh outra coisa :lol: .....

essa qstao de ciclovias eh complicado, gostei de um comentario do paulo luso:

"Comparado com Lisboa, só mostra que é preciso é vontade de Andar de bike!"

Isto diz td. nao esta implantada na nossa cultura a bicicleta. O governo nunca fez esforços. e agora do nada, soh pq eh fixe e pq a europa tem, vamos todos portugas a andar de bike. nao eh bem assim. pra ja tem q se concientizar a população, q para além de ser economico, nao prejudica em nada o meio ambiente, favorece o transito da cidade e ... é um bom exercicio.

O governo nao pode simplesmente flar prntos agora qremos todos a andar de patins, e la bao todos andar de patins, ou de patinete, ou .... de bicileta. para alem de q nem lugar para andar tem (no caso, de bike mesmo :lol:) .. enfim .. isto eh progressivo. a cm de cascais faz uns insentivos fixes. alugam bicis GRATIS, tem um percurso girissimo q segue da marina a sintra, alem d q a ciclovia eh optima. e eh assim q vamos implantar na nossa cultura, a maior utilização de bicis. seguindo o exemplo.

Daniel_Portugal
November 20th, 2007, 03:07 AM
eu so pergunto a um de voces se tivesse 3000 euros por mes. se nao preferia andar num bom carrão do que em bicicleta.

bicicleta eh fixe, mas eh para fazer desporto. ou entao para percorrer distancias mais pequenas.

Tom_Lisboa
November 20th, 2007, 03:09 AM
^^

eh isto q tem q se mudar ves ?!

ja em paises como a holanda o pensamento eh outro (e as condições também).

HugoK
November 20th, 2007, 12:12 PM
eu so pergunto a um de voces se tivesse 3000 euros por mes. se nao preferia andar num bom carrão do que em bicicleta.

bicicleta eh fixe, mas eh para fazer desporto. ou entao para percorrer distancias mais pequenas.

desde que não estivesse a chover e houvesse respeito pelos ciclistas (utopia, eu sei) eu preferia ir de bicicleta ;)

dvfer
November 20th, 2007, 12:46 PM
desde que não estivesse a chover e houvesse respeito pelos ciclistas (utopia, eu sei) eu preferia ir de bicicleta ;)

eu prefiro ir de carro.

sotavento
November 20th, 2007, 01:35 PM
Para quem diz que é difficil andar de bike em Lisboa por causa dos montes, deixo esta mini reportagem que fiz em Maio quando fui passar um fim de semana a Suissa, país no meio dos Alpes (maiores montanhas da europa). Sublinho para comparar com Lisboa onde supostamente é dificil andar de bike.
Ainda para mais naquela cidade da suissa tá sempre a chover!!!

Para localizarem:
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/luzern.jpg

Na entrada da cidade pista mista bike-passeio(notem a inclinação)
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4025.jpg

Parques de estacionamento por todo o lado
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0429.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0430.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4066.jpg
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4108.jpg

Sinal muito interessante numa zona pedonal
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/DSCF0408.jpg

Local popositado no predio onde viviam os meus amigos.
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4028.jpg

Numa estrada de acesso a cidade (já nas montanhas)
http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/IMG_4158.jpg

Comparado com Lisboa, só mostra que é preciso é vontade de Andar de bike!:yes:

A suiça é tudo PLANO dentro das cidades ... londes e paris tambem são PLANAS quando comparadas com lisboa ... :ohno:

pedrodepinto
November 20th, 2007, 01:47 PM
para muitos a bicicleta é apenas algo que só atrapalha o transito, nem que seja a um domingo de manhã..

É verdade :ohno:...

sotavento
November 20th, 2007, 04:00 PM
Para muitos a bicicleta é algo que atrapalha o transito quando vão no seu bruta carrão 5x por semana a caminho do emprego que usam para pagarem o bruta carrão + a casa na periferia + a bicla topo de gama que usam aos FDS pra irem desestressar do stress de passarem 2h por dia para cada lado agarrados ao volante. :cheers:

Uns chama-lhe civilização ... outros chamam-lhe ser burro.

Preferia ir de bicla pro emprego e usar o carrito para passear aos FDS ... levando a bicla no carro claro. :bash::bash:

Sky11
November 20th, 2007, 04:38 PM
eu prefiro ir de carro.Vai de bicicleta que os radares não apanham :lol:

encarnado
November 20th, 2007, 05:08 PM
De carro cansa menos.

dvfer
November 20th, 2007, 05:09 PM
De carro cansa menos.

e é mais pratico.

Herrmando
November 20th, 2007, 06:12 PM

Para começar, tto qto sei, o salário dos tugas é ligeiramente inferior a isso. N mto, mas só ligeiramente! Mas mesmo nos países em q o salário médio se aproxima disso, andam de bicla...

Sem dúvida que para mta gente é impossível utilizar a bicla nas deslocações do dia a dia. Mas se houvesse condições, certamente q mto mais gente a utilizava...

pauloluso
November 20th, 2007, 09:44 PM
Essa cidade na suiÇa é Zurich?

Pois é. As minhas desculpas. Nem reparei que esqueci-me de por o nome.:bash: é a cidade de LUZERN

jose.a Não percebi a tua comparação de caracterisiticas entre Lisboa e Luzern?
Então Lisboa e o Porto ficam num cume de um monte? :nuts:
Escolhi esta cidade exatamente pelo facto de ser acidentada como Lisboa.
O mais giro é que nos dias que estive lá, teve muito tempo a chover, mas não impedia a pratica de bicicleta. Tinham era bons impermeaveis. As bikes até são muito parecidas com as pasteleiras que conhecemos.
Um excelente exemplo a seguir.:applause:

Tom_Lisboa
November 20th, 2007, 11:24 PM
mas oh pauloluso .. v la nas fotos q puseste. em nenhuma mostra um terreno inclinado. todos planos. apenas na foto .. na primeira foto, notasse q o centro nao tem desniveis. só mesmo pros suburbios e partes mais afastadas. em lx por exemplo eh td assim, denivelado. nao eh por ter os alpes ao lado q a cdade vai ser desnivelada. as cidades em suiça sao MAS MUITO mais organizadas e " bem feitas " q as nossas.

eh diferente. acho q pegaste um mal exemplo.

o terreno em portugal eh mto montanhoso, mesmo nas margens dos rios. ve-se pelo porto. ja em paises feito a suiça q tem la os alpes, tem suas margens planas (claro q nao todas, digo tipo geneve, lausane,etc). onde sao feitas as cidades.

as condições para se andar de bike em pt sao pessimas. pa ja pq nao tem por onde andar (c nao quiseres ser atropelado).

ah sim, e pq o governo faria ciclovias nos centros, gastaria milhoes e td, c nao sabe como vai ser a reação dos portugas, e c eles nao aceitarem, ai q entra a qstao da cultura. la todos andam de bike pq d pouco em pouco a população foi vendo q era um bom meio de transporte, e q seria melhor assim. em pt todos acha melhor andar em seu carroes e pegar transito todo o dia. ateh nao se implantar essa cultura em pt. NAO DA

Barragon
November 20th, 2007, 11:27 PM
Suiça = no taxes + pessoas frias = + trabalho e + dinheiro

napolit
November 20th, 2007, 11:38 PM
Acho que cidades como Évora, Beja deveriam apostar de uma maneira clara por o uso da bicicleta, ganhariamos tudos. Em Lisboa deveria intentar fazer-se uma boa rede por o centro demográfico e económico para facilitar os transportes por a zona (Avenida da Liberdade, Saldanha, Alameda, Alvalade, Telheiras). Estas zonas presentam um relieve fácil e sao zonas saturadas de tránsito e nas quais muitos dos desplazamentos sao pequenos e para este tipo de desplazamentos a bicicleta é o meio de transporte mais rápido, além de ser o mais económico, seguro e com menos inconvenientes sociais. Por experença própia sei que muitas pessoas que vivem nestes bairros utilizam o carro para desplazamentos de menos de 2 km. Além destas linhas, acho que deveria fazer-se uma para unir esta zona central de Lisboa com o Parque das Naçoes, actualmetne fazer este recorrido é muito complicado em bici.

Tom_Lisboa
November 21st, 2007, 12:08 AM
http://http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/TelhadosLisboa1.JPG

imagina subir isto. ateh o jo ficava sarado :lol:

ah sim. nao nos podemos esquecer de cidades com trafego intenso mas no interior. feito evora. la, em certos pontos. ha bastante espaço para um ciclovia. tipo na praça do giraldo, ou algo assim. lugares centrais e bem pensados q aliviem o trafego.

http://http://i101.photobucket.com/albums/m78/luisgraca/Guinea_%20Bissau_Colonial_War/Evora_Praca_Giraldo_LG_2006.jpg

pauloluso
November 21st, 2007, 12:36 AM
mas oh pauloluso .. v la nas fotos q puseste. em nenhuma mostra um terreno inclinado. todos planos. apenas na foto .. na primeira foto, notasse q o centro nao tem desniveis. só mesmo pros suburbios e partes mais afastadas. em lx por exemplo eh td assim, denivelado. nao eh por ter os alpes ao lado q a cdade vai ser desnivelada. as cidades em suiça sao MAS MUITO mais organizadas e " bem feitas " q as nossas.

o terreno em portugal eh mto montanhoso, mesmo nas margens dos rios. ve-se pelo porto. ja em paises feito a suiça q tem la os alpes, tem suas margens planas (claro q nao todas, digo tipo geneve, lausane,etc). onde sao feitas as cidades.

as condições para se andar de bike em pt sao pessimas. pa ja pq nao tem por onde andar (c nao quiseres ser atropelado).

ah sim, e pq o governo faria ciclovias nos centros, gastaria milhoes e td, c nao sabe como vai ser a reação dos portugas, e c eles nao aceitarem, ai q entra a qstao da cultura. la todos andam de bike pq d pouco em pouco a população foi vendo q era um bom meio de transporte, e q seria melhor assim. em pt todos acha melhor andar em seu carroes e pegar transito todo o dia. ateh nao se implantar essa cultura em pt. NAO DA

Achas? Eu achei essa cidade muito menos plana do que Lisboa.Está bem que as minhas fotos não mostram os lugares mais desnivelados. Só mesmo a zona central ao pé do lago é que era plana e .... Tudo a volta era muito mais inclinado. Para ir de uma zona da cidade até a outra, até tivemos que apanhar vias rapidas em tunéis (mau exemplo, eu sei andei de carro...) Por isso é que pus a primeira foto que mostra mais os desniveis. Se Luzern é plana, então devia de andar doente quando estive lá.:cheers:
Uma grande verdade é que existe um grande incentivo. Lá paga-se tudo. Até no cume duma montanha, tivemos de pagar para estacionar o carro para ver as vistas sobre o lago e a cidade de Luzern.

Faz uma pesquisa de fotos no flickr. Até te assustas com os desniveis que a cidade tem.
Aqui vai de uma pesquisa rapida:
http://www.flickr.com/photos/goomd/193422596

http://www.flickr.com/photos/92216484@N00/355898073/

http://www.flickr.com/photos/busbeat/411297680/

Herrmando
November 21st, 2007, 06:55 PM
A vantagem da bicicleta é q pode ser um bom substituto em muitos casos, n do casa-trabalho, mas do casa-transporte publico-trabalho, alargando assim o "raio de acção" das estações.

sotavento
November 22nd, 2007, 06:09 AM
Pois é. As minhas desculpas. Nem reparei que esqueci-me de por o nome.:bash: é a cidade de LUZERN

jose.a Não percebi a tua comparação de caracterisiticas entre Lisboa e Luzern?
Então Lisboa e o Porto ficam num cume de um monte? :nuts:
Escolhi esta cidade exatamente pelo facto de ser acidentada como Lisboa.
O mais giro é que nos dias que estive lá, teve muito tempo a chover, mas não impedia a pratica de bicicleta. Tinham era bons impermeaveis. As bikes até são muito parecidas com as pasteleiras que conhecemos.
Um excelente exemplo a seguir.:applause:

Lisboa é Plana até dizer chega .... diz antes plano inclinado:

http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa/BA1.jpg
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa%202/33.jpg
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa%204/Pena/13.jpg
^^ fotos de Barragon NESTE (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=14633707&postcount=13) post. :cheers:

Por alguma coisa chamam a lisboa a "cidade das sete colinas" :lol:

sotavento
November 22nd, 2007, 06:18 AM

A diferença é que quem anda de carro pro trabalho normalmente fazem uma duzia de quilometros ou mais para cada lado ... e querer que alguem nos seus 40/50 anitos vá de bicla (por exemplo) de sacavem ou loures prá baixa só pode ser é maluco.

Assim a olho as maiores "barreiras" ao trafego de bicicleta da periferia para lisboa:
- Vale de chelas , vale de alcantara , vale do trancão ...
Quem mora "dentro" de lisboa tem os transportes publicos á porta logo nem se equaciona ...

E enquanto vigorar a politica do "em hora de ponta" não andam biclas nos comboios nem vale a pena equacionar a sua utulização mesmo. :ohno:

Por outro lado fora de lisboa andam muito nas ecopistas ... MAS ANDAM A PÉ ... que ecopista só é boa mesmo é pra meter quem não dava 1 passo fora de casa sem ser pra se sentar no carrito ... a andar A PE pela passadeira vermelha. :bash:

encarnado
November 22nd, 2007, 10:11 AM
Não estou a ver a RL a deixar-me levar uma bicla no BUS em hora de ponta... o BUS quando me chega à porta já vai cheio (sempre se apertam mais um pouco e entram todos...).

Herrmando
November 22nd, 2007, 12:23 PM
Nos países onde se anda de bicicleta, existem estacionamentos para bicicletas ao lado das paragens e estações. Assim para distancias maiores fazem 2/3 Km de bicla para a estação, guardam a bicla, e vao de metro/comboio/electrico/camioneta para o trabalho.

pauloluso
November 22nd, 2007, 08:02 PM

Lê-la bem o que eu escrevi.
Eu não disse isso. O que quis dar a entender é que em situações iguais ou piores, nesta cidade por exemplo, tem se feito um enorme esforço para se usar a bicicleta. E nota-se que os suiços não tem medo da chuva para andar, se calhar tem mais medo das multas e do dinheiro que gastam a estacionar o carro na cidade.
Há estacionamentos para bicicletas previstos ao pé dos transportes publicos para usar os 2 meios em complemento.
Como disse o Herrmando Nos países onde se anda de bicicleta, existem estacionamentos para bicicletas ao lado das paragens e estações. Assim para distancias maiores fazem 2/3 Km de bicla para a estação, guardam a bicla, e vao de metro/comboio/electrico/camioneta para o trabalho.
è o caso em LUZERN. As minhas fotos retratam essa realidade que não custava assim tanto a implantar em Lisboa.
Se não houver vontade, nunca poderá ir avante esse tipo de infraestructuras.
Tou confiante em alterações breves em Lisboa (parece que existe vontade recente para tal pelas ultimas noticias:estudo para uma empresa disponibilizar parques de bicicletas gratuitos em troca de publicidade. Alteração de PDM da zona ribeirinha e recuperação desse espaço do porto de Lisboa com troca por outros terrenos---»pista bicicleta ribeirinha??.)

Sky11
November 22nd, 2007, 08:17 PM
Se não houver vontade, nunca poderá ir avante esse tipo de infraestructuras.Essa é a grande questão.
E de facto não há vontade, nem dos políticos / autarcas, e muito menos dos habitantes.
Qualquer desculpa serve. Na Suiça (como na Holanda, Dinamarca e outros que conheço) mesmo à chuva andam de bicicleta para trajectos curtos. E podem usá-los nos transportes publicos.
Em Portugal, bicicletas em transportes publicos só das X às Y e e e....
E depois, ou é porque têm uma subida, ou é porque não há estacionamento seguro, ou é porque o alcatrão está quente....
Como referi num post anterior, Lisboa tem boas condições para implementar este meio de transporte, nos principais eixos e junto ao rio. Claro que nas colinas não pode ser.

Tom_Lisboa
November 22nd, 2007, 08:19 PM
Instalem um bom sistema de ciclovias na povoa então. :D

Ou como ja dito, em cidades menores, mas com grande intensidade de trafego. Nao sei se é o caso, mas Beja, Guarda, Evora, Bragança, e cidades como esta.

Ah sim, e q façam um bom sistema na margueira. para evitar problemas futuros.

dvfer
November 22nd, 2007, 08:22 PM
antes d ciclovias, existem outros problemas... e depois se o transito ja é caotico nas avenidas de Lisboa, tirem espaço e metam ciclovias... vao ver a quantidade de pessoas a andarem de bicla, a levarem o fumo dos carros na cara, c o esforço.. :lol:

daniel322
November 22nd, 2007, 08:24 PM
se o transito ja é caotico nas avenidas de Lisboa, tirem espaço e metam ciclovias...
lógica da batata.. fazemos então mais vias automóveis para cada mais as pessoas irem de carro desincentivando quem quer andar de transportes publicos ou meios alternativos.. :ohno:

dvfer
November 22nd, 2007, 08:26 PM
lógica da batata.. fazemos então mais vias automóveis para cada mais as pessoas irem de carro desincentivando cada vez quem quer andar de transportes publicos ou meios alternativos.. :ohno:

fdx, tu é q tens a logica da batata!! é metendo ciclovias que as pessoas vao andar de bicicleta?? pessos vidnas d Oeiras, Sintra, Amadora?? vao c as biclas nos comboios?? cheiros c eles estão??

epa, deixem-se de utopias e pensem é em melhorar primeiro o sistema de metro em Lisboa.. os sistemas de transportes p "fora de Lisboa"... e depois falamos destas ciclovias...

é tirando faixas ao automovel, tornando o transito aidna mais caotico que vao resolver alguma coisa?? qt mais isso esta logne de ser a tradição em Portugal.

daniel322
November 22nd, 2007, 08:27 PM
dvfer.. gostava de te ver viver na cidade dos teus sonhos.. onde toda a gente anda de carro e com avenidas de "perfil de auto-estrada" que permitem os 140 km/h..

ond enão existissem zonas verdes nem espaço para andar de bicicleta e em vez disso fizessem grandes centros comerciais com silos para estacionar e mac's com drive-in..

daniel322
November 22nd, 2007, 08:28 PM
é metendo ciclovias que as pessoas vao andar de bicicleta??
a tua solução tem realmente mais lógica.. metendo não andam.. não metendo devem andar mais então :nuts::lol:

daniel322
November 22nd, 2007, 08:29 PM
.. já agora.. quem é que falou em tirar faixas (vias, para ser correcto ;)) aos automóveis? isso só demonstra que não tens ideia do que é uma ciclovia..

dvfer
November 22nd, 2007, 08:30 PM
dvfer.. gostava de te ver viver na cidade dos teus sonhos.. onde toda a gente anda de carro e com avenidas de "perfil de auto-estrada" que permitem os 140 km/h..

ond enão existissem zonas verdes nem espaço para andar de bicicleta e em vez disso fizessem grandes centros comerciais com silos para estacionar e mac's com drive-in..

isso é o tipo de argumentação contra quem não vai nesta "green revolution" q ta mt na moda....

primeiro, tens razão: gostava que a cidade de Lisboa tivesse grandes avenidas, perfil auto.estrada nao pdoeria ser, com bom sistema de tuneis, e parques de estacionamento.. pq o transporte individual nc vai acabar, pode é ser diferente..carros electricos, hibridos, etc...

essa do nao existem zonas verdes, n sei bem c concluis isso.. o q ciclocias tem a ver com espaçoes verdes.... mas sim, gosto que hajam grandes CC, assim como gosto de espaços verdes.. é um misto e equilibrio entre os dois.

e tb gosto bastante d ir ao mcdonalds...

dvfer
November 22nd, 2007, 08:31 PM
.. já agora.. quem é que falou em tirar faixas (vias, para ser correcto ;)) aos automóveis? isso só demonstra que não tens ideia do que é uma ciclovia..

não me digas, vais tirar espaço onde?? aos passeios?? estacionamento?? olha que bom... tiras passeio e as pessoas apssam a ir pelas ciclovias.. tiras estacionamento e as pessoas onde metem os carros??

daniel322
November 22nd, 2007, 08:33 PM
tiras estacionamento e as pessoas onde metem os carros??
em casa.. se vêm de bicicleta para que precisam de estacionamento? :lol:

dvfer
November 22nd, 2007, 08:34 PM
a tua solução tem realmente mais lógica.. metendo não andam.. não metendo devem andar mais então :nuts::lol:

não andam por uma razão mt simples: n ha condições nhs... q metam isso em Coimbra e ve!.. quem vai c a bicla da Amadora e andar 5 kms a subir e descer ate ao local d emprego?? p n dizer do suor e tal, higiene... os trabalhos tb n tao preparados p isso.. antes d estas ciclovias, tens d melhroar o sistema d transporte, melhorar as condições no trabalho, encontrar soluções p o transito... tanta coisa... essas ciclovias iriam estar vazias...

Tom_Lisboa
November 22nd, 2007, 08:34 PM
façam aquele sistema de tunelização proposto no outro thread. Um túnel debaixo da av. liberdade, av. da republica, Um sistema de estacionamento subterraneo debaixo do rossio e assim vai. Faz falta a bike nesses lugares. Ia realmente livrar mto o transito

dvfer
November 22nd, 2007, 08:35 PM
em casa.. se vêm de bicicleta para que precisam de estacionamento? :lol:

mt bom. e as pessoas que têm de levar projectos, vêm de "tras-os-montes", não querem andar de bicliceta, nao têm saude p andar... onde metem o carro?

dvfer
November 22nd, 2007, 08:37 PM
façam aquele sistema de tunelização proposto no outro thread. Um túnel debaixo da av. liberdade, av. da republica, Um sistema de estacionamento subterraneo debaixo do rossio e assim vai. Faz falta a bike nesses lugares. Ia realmente livrar mto o transito

isso é q era...mas n é concebivel nos proximos 10/20 anos.

daniel322
November 22nd, 2007, 08:40 PM
não andam por uma razão mt simples: n ha condições nhs... q metam isso em Coimbra e ve!.. quem vai c a bicla da Amadora e andar 5 kms a subir e descer ate ao local d emprego?? p n dizer do suor e tal, higiene... os trabalhos tb n tao preparados p isso.. antes d estas ciclovias, tens d melhroar o sistema d transporte, melhorar as condições no trabalho, encontrar soluções p o transito... tanta coisa... essas ciclovias iriam estar vazias...

vamos ver se nos entendemos.. eu tou a perceber o teu ponto de vista.. é que realmente os sistemas de transporte publicos em portugal são anedóticos. eu de autocarro demoro uma hora a chegar a casa e de carro demoro 10 minutos :nuts:

ninguem falou em andar 5 kms (que nem é assim tanto) de bicicleta.. se vires os exemplos que vêm de lá de fora as pessoas vão de bicicleta até à estação e aì apanham o comboio para a cidade.
cá não podes fazer isso. é claro que não vais para o metro com a bicicleta às costas ;)
mas tem de se melhorar tudo progressivamente.. não é fazer ciclovias e esperar que o problema se auto-resolva, senão dá nisto (http://ondas2.blogs.sapo.pt/arquivo/CicloviaEspinhoMar2005a.jpg) (Espinho)

Mas tb não podemos ser extremistas ao ponto de dizer "ciclovias para quê se ninguem anda?" é que se não houverem é que ninguem anda de certeza..

e uma ciclovia não sai caro..
mt bom. e as pessoas que têm de levar projectos, vêm de "tras-os-montes", não querem andar de bicliceta, nao têm saude p andar... onde metem o carro?
projectos? carros? cá por coimbra existem duas invenções:
um tubo de plástico em que levas os projectos a tira-colo
parques subterrâneos
duas invenções inteligentíssimas.. um dia destes chega aì ao sul.. :nuts:

Tom_Lisboa
November 22nd, 2007, 08:41 PM
eh pena. nem num prjecto privado? seria uma cena do tipo. cidade subterranea :lol:

Sky11
November 22nd, 2007, 08:41 PM
Cheira-me que o Sotavento tá a dormir, mas logo que acorde e leia este thread vai inundar isto de fotos com retretes e papel higiénico :lol:

Retenho o pensamento moderno: as ciclovias causam mais trânsito :lol::lol:

Caramba que aqueles terceiro mundistas de Amsterdão, de Copenhaga e de Zurich ainda não perceberam isso. :bash:

dvfer
November 22nd, 2007, 08:46 PM

Caramba que aqueles terceiro mundistas de Amsterdão, de Copenhaga e de Zurich ainda não perceberam isso. :bash:

e causam mais transito se tirares faixas de transito numa cidade como Lisboa... isto é ser "não moderno"?? entao prefiro se-lo, do que um "verde utopico"!

expliquem-me como, numa cidade como Lisboa, tiradno faixas de transito, n iriamos porvocar mais transito??

e n vale a pena vires p aqui c outras cidades europeias, "kart boy", pq isso so mostra, c ja o demonstraste no caso das velocidades, q es manipulador e mentiroso!! comparar Amesterdão com Lisboa?? que é isto?? tb queres comparar a rede de transportes?? as estardas?? comparações directas so mm p mandar areia p os olhos...mas é c digo, é por causa de pessoas c tu q tamos na merda: mentirosas, manipuladoras, que querem copiar uma realidade que n é a nossa, n percebendo o pq do real desenvolvimento dessas cidades/Realidades!

dvfer
November 22nd, 2007, 08:47 PM
parques subterrâneos

e um dia vai chegar à tua cabeça que somos um país pobre, q mal tem dinheiro para se manter a funcionar, qt mais construir parques subterraneos!

isto de ciclovias é td mt bonito, p paises c dinheiro...n p Portugal, q n tem recursos p uma "aventura" destas.. metam as ciclovias, paralisem as cidades, e depois vemos onde este tipo de pensamentos nos levam!

daniel322
November 22nd, 2007, 08:50 PM
achas?.. o TGV e o NAL realmente é de país pobre..
metam as ciclovias, paralisem as cidades
a ti fazia-te jeito saires um dia de portugal.. para veres o mundo real..

dvfer
November 22nd, 2007, 08:50 PM
o NAL e TGV sao essenciais p manter o pais a funcionar...

Tom_Lisboa
November 22nd, 2007, 08:56 PM
o NAL concordo plenamente o tgv nao tenho certeza.

mas esta nao eh a discução. Um metro mais extenso e com mais linhas, ajudaria no transito caotico, um ou dois tuneis/avenidas subterraneas, um rodizio (um dia em q certa placa nao pudesse circular na cidade, fazem isto em sp, e de certa forma funciona).

isto sao possibilidades reais, para o nosso bolso lixado (cm, governo, etc). Basta vontade, politica e mesmo da população, q tem q cobrar.

Sky11
November 22nd, 2007, 08:56 PM
e n vale a pena vires p aqui c outras cidades europeias, "kart boy", pq isso so mostra, c ja o demonstraste no caso das velocidades, q es manipulador e mentiroso!! comparar Amesterdão com Lisboa?? que é isto?? tb queres comparar a rede de transportes?? as estardas?? comparações directas so mm p mandar areia p os olhos...mas é c digo, é por causa de pessoas c tu q tamos na merda: mentirosas, manipuladoras, que querem copiar uma realidade que n é a nossa, n percebendo o pq do real desenvolvimento dessas cidades/Realidades!SSC no seu auge!

dvfer
November 22nd, 2007, 08:57 PM
SSC no seu auge!

n tanto c a tua manipulação.

TeKnO_Lx
November 22nd, 2007, 09:40 PM
este Dvfer é só rir : pró-carros, anti-radares, anti-ciclovias.. um assumido "tuga suburbano" sem papas na linguas

"one man show" :rofl: :hilarious:

napolit
November 22nd, 2007, 09:45 PM
Nao se trata de ir desde Amadora até o Marques de Pombal em bicicleta, trata-se de criar uma rede que permita os desplazamentos menores dos 7 km. Eu por exemplo utilizo a bicicleta na minha cidade quando tenho de ir a locais onde demora-se andando mais de 10 minutos. Respeito ao que dizem algumas pessoas sobre que Lisboa nao é plana e entao nao é util a bicicleta, é verdade nos bairros da Alfama, Bairro Alto, etc. Mas uma importante parte de Lisboa é aproximadamente plana, e é onde produzem-se uma das maiores quantidades de desplazamentos, tal e como pode ser Saldanha, Entrecampos, Campo Pequeno, Alvalade, Cidade Universitária, Telheiras, Lumiar, etc. Por exemplo eu quando estou em Lisboa, resido em Alvalade, e muitas vezes tenho de ir até Sao Sebastiao. Este caminho já o fiz a pé em 40-45 minutos, mas se houvesse uma rede de ciclovias, podia faze-lo num tempo muito menor. Ao contrário que eu, que vou a pé ou alguma vez fui em metro (até que nao terminem o prolongamento da linha vermelha, demora-se bastante), a maioria das pessoas o que utilizam é o carro, e o sei por experença pessoal, e a inexistencia destas ciclovias nao ajuda a que essas pessoas pensem noutros meiso de transportes, e que as pessoas que sim que pensam na bicicleta como meio de transporte possa usa-la (muitos passeios nao estao em bom estado para as bicicletas, já conheci a uma rapariga que começou a usa-la e depois de uma queda num passeio o seu pai nao deixo-lhe usa-la mais vezes a dizer que aquilo nao era "Holanda").

Sobre Évora, acho simplesmente que o centro devia estar totalmente fechado ao tránsito (a zona do interior da muralha) e em qualquer caso no centro histórico as ciclovias deviam ser um sustituto do carro (nao um complemento no caso de que haja espaço para elas), para assim recuperar os centros das cidades para a populaçao (na realidade em Évora nem acho que seja tao má a situaçao, mas falo de Évora por ser uma cidade que conheço mais ou menos bem, mas poderia estar a falar de qualquer outra cidade)

sotavento
November 22nd, 2007, 11:26 PM
Cheira-me que o Sotavento tá a dormir, mas logo que acorde e leia este thread vai inundar isto de fotos com retretes e papel higiénico :lol:

FYIO ... se ficas contente toma lá ... oh "não user"!!! :ohno:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/Toiletpapier_(Gobran111).jpg/250px-Toiletpapier_(Gobran111).jpg

e causam mais transito se tirares faixas de transito numa cidade como Lisboa... isto é ser "não moderno"?? entao prefiro se-lo, do que um "verde utopico"!

expliquem-me como, numa cidade como Lisboa, tiradno faixas de transito, n iriamos porvocar mais transito??

e n vale a pena vires p aqui c outras cidades europeias, "kart boy", pq isso so mostra, c ja o demonstraste no caso das velocidades, q es manipulador e mentiroso!! comparar Amesterdão com Lisboa?? que é isto?? tb queres comparar a rede de transportes?? as estardas?? comparações directas so mm p mandar areia p os olhos...mas é c digo, é por causa de pessoas c tu q tamos na merda: mentirosas, manipuladoras, que querem copiar uma realidade que n é a nossa, n percebendo o pq do real desenvolvimento dessas cidades/Realidades!

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/Toiletpapier_(Gobran111).jpg/250px-Toiletpapier_(Gobran111).jpg

Algés-C.Sodré =
2 vias junto ao tejo + 2 vias BUS/Electrico + 4/6 vias auto + rua das traseiras ... se NAO te cabe ali uma ecovia tás mesmo agarrado ... e aquilo tem montes enormes ...

Deixa cá ver alguns exemplos de aldeolas com biclas:

cordoba
http://img156.imageshack.us/img156/9261/cordobabiclasgs4.jpg

Algures nas terras altas da escocia (a ciclovia era a estrada velha):
http://img87.imageshack.us/img87/5452/pict0082jc9.jpg

.
.
.

^^ Bafff ... mais vale abrir um topico só sobre ecopistas e ciclovias e ciclistas no UK ... :cheers:

Sky11
November 23rd, 2007, 01:06 AM
FYIO ... se ficas contente toma lá ... oh "não user"!!! :ohno:

:lol: és o maior

pauloluso
November 23rd, 2007, 02:31 AM

http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa/BA1.jpg
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa%202/33.jpg
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Lisboa%204/Pena/13.jpg
^^ fotos de Barragon NESTE (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=14633707&postcount=13) post. :cheers:

Desculpa tocar neste ponto outra vez, mas ao rever as tuas fotos, fiquei com uma vontade enorme de ir dar um passeio de bike naquelas ruas.
É que o pessoal "preguiçoso", que só diz mal das bikes, esquece o prazer que se tem nas descidas depois de umas boas subidas é claro.:banana:
A segunda foto tá excelente. Na terceira até dá para fazer slalom:ohno:
Eu não sou um grande ciclista mas ja tive a oportunidade de subir umas serras e a sensação que se tem nas descidas é espetacular.
:nocrook:

encarnado
November 23rd, 2007, 09:57 AM
Prefiro subir a descer. Seja de carro, comboio, autocarro. Bem de comboio só quando se tem que parar na estação no fim da descida.
Aqui não há espaço para ciclovias (quase que não há espaço para passeios quanto mais ciclovias...) e mesmo assim não viria para o bules de bicla.

Herrmando
November 23rd, 2007, 12:25 PM
Para quem se referiu aos estacionamentos, quem já foi a Barcelona sabe que, apesar de as ruas serem mto mais largas do q cá, são raríssimos os lugares de estacionamento na via publica. Tansos!

Herrmando
November 23rd, 2007, 12:29 PM
Ou se aposta no automóvel ou se aposta nos transportes publicos e biclas. Se se facilitar demasiado a vida aos automoveis eles continuam a proliferar e cada vez haverá mais carros na rua. Se se apostar nos tp's, no início quem anda de carro vai sofrer, naturalmente...

Barragon
November 23rd, 2007, 12:55 PM
Como os prédios hoje em dia têm todos garagem, faz sentido que não haja estacionamento e se obrigue as pessoas a andarem de tranporte publico.

Na zona antiga de Alhos Vedros eles meteram tudo a paralelos e meteram marcos de lado para impedirem o estacionamento.

pauloluso
November 23rd, 2007, 12:57 PM
Vejam o caso de Paris que não tinha nenhuma condição para as bikes há muito pouco tempo (+ - 10 anos) Ja sei: alguns vão dizer que a cidade é plana:ohno:
Foi preciso haver uma vontade de reduzir o trafego automóvel na cidade porque ja era o caos!
Primeiro autorizaram as bikes a usar as vias de BUS e foram criando uma rede de bicicletas. Ultimamente criaram um sistema de aluguer de bikes.
http://www.velib.paris.fr/

Eu até acho isso caro, mas os resultados saltam a vista. Lê-se no site deles que desde 14 de novembro, o serviço tem entre 114 000 et 170 000 alugueres por dia.:uh:

Em Lisboa, vejo bem um eixo Baixa«---»campo Grande e Belem«----»Expo.
Ja os fiz de bicicleta e são planos o suficiente para muita gente andar neles.

Sky11
November 23rd, 2007, 02:37 PM
Vejam o caso de Paris que não tinha nenhuma condição para as bikes há muito pouco tempo (+ - 10 anos) Ja sei: alguns vão dizer que a cidade é plana:ohno:Excelente exemplo paulo.
Mas podes acreditar que alguns vão dizer que Paris é plana mas mesmo assim coitadinhos dos velhinhos que querem visitar o Sacre Coer de bicicleta. Não há condições....:lol:

encarnado
November 23rd, 2007, 03:19 PM
Uuuuuuhhhhhhhhhhhh

"The Sacré-Cœur Basilica is located at the summit of the butte Montmartre (Montmartre butte), the highest point in the city."

"Montmartre is a hill 130 metres high, in the north of Paris in the 18th arrondissement, a part of the Right Bank, primarily known for the white-domed Basilica of the Sacré Cœur on its summit and as a nightclub district."

Eu andava aqui à procura da altitude do monte/serra onde está a Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo para comparar. A unica coisa que descobri é o desnivel do funicular que lhe dá acesso: 160m.

dvfer
November 23rd, 2007, 04:25 PM
ainda estive em paris o verão passado e não vi nenhuma ciclovia nas vias principais...

dvfer
November 23rd, 2007, 04:27 PM
este Dvfer é só rir : pró-carros, anti-radares, anti-ciclovias.. um assumido "tuga suburbano" sem papas na linguas

"one man show" :rofl: :hilarious:

antes isso td, que um "pro verde pq esta na moda", e n se apercebe que a realidade portuguesa tem que mudar mt até se atingir um determinado nivel de outra preocupações... nós estariamos piores que Cabo verde se nao fosse a UE...

dvfer
November 23rd, 2007, 04:30 PM
Para quem se referiu aos estacionamentos, quem já foi a Barcelona sabe que, apesar de as ruas serem mto mais largas do q cá, são raríssimos os lugares de estacionamento na via publica. Tansos!

epa, e diz-me la uma coisa, qts predios em barcelona NAO têm estacionamento subterraneo?? e aprques subterraneos??

isso é mais do mm: realidades que nd têm a ver com a de Portugal! primeiro cosntruam predios novos com estacionamento e parques subrraneos...depois falamos do impacto de uma ciclovia...

dvfer
November 23rd, 2007, 04:32 PM
Como os prédios hoje em dia têm todos garagem, faz sentido que não haja estacionamento e se obrigue as pessoas a andarem de tranporte publico.

e diz-me se uma familia com dois filhos, que sai de casa e aidna tem de "largar os filhos" nas respectivas escolas e depois ir p o emprego... como faz a sua vida nos transportes publicos??

e essa logica do "obrigar", primeiro é facismo, ou eco.facismo, como quiseres...e depois esse "obrigar" so vem depois de ermos uma rede de metro decente, etc.....

depois falamos, ate la, é so invenções o que dizem.

Sky11
November 23rd, 2007, 04:34 PM
ainda estive em paris o verão passado e não vi nenhuma ciclovia nas vias principais...Tens de sair da Peripherique para veres as ciclovias. E a cidade também.

dvfer
November 23rd, 2007, 04:38 PM
Tens de sair da Peripherique para veres as ciclovias. E a cidade também.

:rofl::rofl:

andei de carro pela frança td, indo à Normandia e td..... e "tenho de sair da Peripherique"... tlv sejas tu que tenhas de ir a França, antes de falares... ate podem existir, mas tao longe de ser uma "grande realidade".

Sky11
November 23rd, 2007, 04:45 PM

andei de carro pela frança td, indo à Normandia e td..... e "tenho de sair da Peripherique"... tlv sejas tu que tenhas de ir a França, antes de falares... ate podem existir, mas tao longe de ser uma "grande realidade".Cerca de 170.000 alugueres / dia mais as biclas privadas e tão longe de ser a "grande realidade"??? :nuts:

Será que quem colocou o post é um manipulador e mentiroso?

À Normandia e tudo? Puxa, que modernaço :lol:
Mas já que perguntas, conheço Paris melhor que a Amadora, conheço toda a Cote DAzur, a Corsega (lindo, um paraiso), Lille, Lyon e a zona de Biarritz.
Ah e Annecy e arredores (fdx que é das localidades mais bonitas que já vi na vida).

dvfer
November 23rd, 2007, 04:49 PM
Cerca de 170.000 alugueres / dia mais as biclas privadas e tão longe de ser a "grande realidade"??? :nuts:

não.. aidna por cima numeros vindos do site que quer "emprestar" as biciletas... belos dados... Não vi nh dessas ciclovias pela França fora.

À Normandia e tudo? Puxa, que modernaço :lol:
Mas já que perguntas, conheço Paris melhor que a Amadora, conheço toda a Cote DAzur, a Corsega (lindo, um paraiso), Lille, Lyon e a zona de Biarritz.
Ah e Annecy e arredores (fdx que é das localidades mais bonitas que já vi na vida).

Mas queres conhecer a Amadora?? sp q falamos em qq coisa, trazes sp a Amadora ao barulho! queres conhecer?? tens algum fectiche??

Ja que conheces tao bem a Fança diz-me em qts ciddes viste essas ciclovias?

Sky11
November 23rd, 2007, 04:55 PM
Mas queres conhecer a Amadora?? sp q falamos em qq coisa, trazes sp a Amadora ao barulho! queres conhecer?? tens algum fectiche?? Trago sempre a Amadora? Deves estar no gozo. Disse Amadora como podia dizer Brandoa ou outra merda qualquer.... Coloca ai 2 links onde eu tenha posto a Amadora ao barulho? Claro que se não colocares é porque és um ... como é??? ... ah já sei .... manipulador e mentiroso.

Fico à espera dos links

encarnado
November 23rd, 2007, 05:09 PM
e diz-me se uma familia com dois filhos, que sai de casa e aidna tem de "largar os filhos" nas respectivas escolas e depois ir p o emprego... como faz a sua vida nos transportes publicos??

Essa é de novo-riquismo.
Mandar o rebento (que já anda na preparatoria) de autocarro é mau. Não me venham com a conversa do perigo X ou do perigo Y que já na "minha altura" já existiam e os meus pais nunca me foram buscar à escola de carro.
Ir buscar o menino à porta da escola de carrinho de luxo é muito in.
É ver a fila de carros à porta da escola!

dvfer
November 23rd, 2007, 05:28 PM
Essa é de novo-riquismo.
Mandar o rebento (que já anda na preparatoria) de autocarro é mau. Não me venham com a conversa do perigo X ou do perigo Y que já na "minha altura" já existiam e os meus pais nunca me foram buscar à escola de carro.
Ir buscar o menino à porta da escola de carrinho de luxo é muito in.
É ver a fila de carros à porta da escola!

crianças entre 0s 0-5 anos?? autocarro?

dvfer
November 23rd, 2007, 05:29 PM
Trago sempre a Amadora? Deves estar no gozo. Disse Amadora como podia dizer Brandoa ou outra merda qualquer.... Coloca ai 2 links onde eu tenha posto a Amadora ao barulho? Claro que se não colocares é porque és um ... como é??? ... ah já sei .... manipulador e mentiroso.

Fico à espera dos links

Brandoa é Amadora.

qd tiver paciencia aidna faço uma colectanea em que tu, PeterGabriel, sotavento, chamam a Amadora ao assunto, qd nd tem a ver..eu sei pq, mas enfim.

Sky11
November 23rd, 2007, 05:48 PM
Brandoa é Amadora.Pode ser Odivelas?

dvfer
November 23rd, 2007, 05:52 PM
Pode ser Odivelas?

Qt a isso não sei..mas Brandoa é uma freguesia da Amadora. http://www.jf-brandoa.pt/

HugoK
November 23rd, 2007, 05:52 PM
qd tiver paciencia aidna faço uma colectanea em que tu, PeterGabriel, sotavento, chamam a Amadora ao assunto, qd nd tem a ver..eu sei pq, mas enfim.

é inveja :lol:

Sky11
November 23rd, 2007, 05:55 PM
Qt a isso não sei..mas Brandoa é uma freguesia da Amadora. http://www.jf-brandoa.pt/Sim eu sei. Mas quando falei em Brandoa foi para dar outro exemplo que não a Amadora (e dismistificar a tua ideia do meu fetiche :nuts:). Podia ter dito Odivelas, Sacavém, Gondomar, Evora, ....

Sky11
November 23rd, 2007, 06:03 PM
Trago sempre a Amadora? Deves estar no gozo. Disse Amadora como podia dizer Brandoa ou outra merda qualquer.... Coloca ai 2 links onde eu tenha posto a Amadora ao barulho? Claro que se não colocares é porque és um ... como é??? ... ah já sei .... manipulador e mentiroso.

Fico à espera dos linksEntão os links dfver?
Se a moderação não estivesse tão atenta, aproveitava a oportunidade para te chamar mentiroso e manipulador :cheers: (este boneco é giro)

dvfer
November 23rd, 2007, 06:22 PM
Então os links dfver?
Se a moderação não estivesse tão atenta, aproveitava a oportunidade para te chamar mentiroso e manipulador :cheers: (este boneco é giro)

cof cof..

tirando a deste topico:

Agora fiquei sem saber se tu sabes onde é a 2ª circular.... Amadora? :bash:

Iá. Pode ser na Amadora? Bam precisa de espaços verdes. Derrubam-se aí 500 prédios de arquitéctura "sub-urbana" e constroem-se esses prédios noutro sítio qualquer. Temos pena...

e nao me apeteceu ver mais pq tens mts posts já....

Sky11
November 23rd, 2007, 06:34 PM
e nao me apeteceu ver mais pq tens mts posts já....esse tópico era sobre a AE da 2ª circular que segundo a tua opinião começava em Sintra, atrabessava Lisboa e acabava no Porto. Passando na Amadora (IC19). O meu comentário fala na Amadora mas não de forma pejorativa.

Usa o Search. Talvez encontres
cof cof

Tom_Lisboa
November 23rd, 2007, 06:49 PM
Nao sou moedrador, mas se fosse, diria e fazia isto pArar aki, vamos voltar ao assunto e deixar por aki. depois ficamos todos chateados quanto ao forum estar uma mer** .. va lah

Vamos mudar um bocado o assunto. Alguem sabe as cidades portuguesas com uma boA estrutura cicloviaria? Eu diria q a povoa, talves cascais.

Sky11
November 23rd, 2007, 06:57 PM
Nao sou moedrador, mas se fosse, diria e fazia isto pArar aki, vamos voltar ao assunto e deixar por aki. depois ficamos todos chateados quanto ao forum estar uma mer** .. va lah

Vamos mudar um bocado o assunto. Alguem sabe as cidades portuguesas com uma boA estrutura cicloviaria? Eu diria q a povoa, talves cascais.Tens razão. E nas próximas eleições voto em ti para moderador :lol:
Quanto ao tópico: Boa estrutura cicloviária -> nenhuma. E não estou a ser irónico. Neste aspecto somos muito terceiro mundistas. car rules :ohno:

dvfer
November 23rd, 2007, 06:58 PM
teria mt mais orgulho em primeiro ter uma "grande rede de transportes" que "biclas way"...

Tom_Lisboa
November 23rd, 2007, 07:17 PM
Tens razão. E nas próximas eleições voto em ti para moderador :lol:
Quanto ao tópico: Boa estrutura cicloviária -> nenhuma. E não estou a ser irónico. Neste aspecto somos muito terceiro mundistas. car rules :ohno:

:lol: brigado. Vote Tom. :lol:

q mal. realmente estamos mal, nem UMA. pessimo.

ya, claro q eh melhor ter boas estradas do q ter boas ciclovias :lol: um tgv do q um sistema de bikes extenso :lol: .. mas ter os 2 seria mto melhor, e ideal, nao acredito q seja mto caro. pelo contrário. eh um investimento saúdavel, q pode proporcionar imensos tributos.se bem investido.

HugoK
November 23rd, 2007, 07:21 PM
Alguem sabe as cidades portuguesas com uma boA estrutura cicloviaria?

Na Figueira da Foz tem boas condições, mas acho que é só principalmente na marginal. Depois para o interior da cidade desaparecem :(

Tom_Lisboa
November 23rd, 2007, 07:44 PM
q pena, eh ai q precisavamos. continuo com duvidas se existe uma na povoa. lembro-me de ter visto. a duvida eh se eh q nem na figueira.

cascais tem uma mas para lazer. da marina ateh bem longe :lol: .. quase sintra.eh um percurso lindo. ja fiz imensas vezes :lol: ..

pauloluso
November 24th, 2007, 01:39 PM
não.. aidna por cima numeros vindos do site que quer "emprestar" as biciletas... belos dados... Não vi nh dessas ciclovias pela França fora.

dvfer,
se reparares bem, o site pertence a Camara municipal de Paris.. Não estava a falar da França fora. O sistema é novo. Só existe desde 15 de Julho e não estava a falar de pistas embora sejam relevantes para andar com maior segurança, mas sim do facto de se poder agarrar numa bicicleta num sitio e deixar noutro.

Mas se quiseres andar de bicicleta numa próxima ida a Paris, aqui vai o link com todas as informações.:okay:
http://www.paris.fr/portail/deplacements/Portal.lut?page_id=7053&document_type_id=5&document_id=4668&portlet_id=16218

Também tens aqui o mapa com as pistas disponiveis
http://www.paris.fr/portail/deplacements/Portal.lut?page_id=7054&document_type_id=5&document_id=5061&portlet_id=16223

Sky11
November 26th, 2007, 01:47 AM
^^Para mim são dados fiáveis e não há qualquer manipulação ou mentira. Na próxima visita a Paris o nosso amigo da Am*dora até vai sentar o cu numa bicla destas e vai adorar. O conceito, claro :lol:

Daniel_Portugal
November 26th, 2007, 01:51 AM
só assim um aparte:

não confundamos ciclovias com "único sítio onde se pode andar de bicicleta"

a bicicleta eh um transporte e como tal pode andar, legalmente, em todo o lado. não haver buracos nas ruas para mim é o suficiente para andar de bicicleta em todo o lado (excluindo subidas mt ingremes e/ou escadas).

kt a ciclovias especificamente, ha uma ciclovia na marginal maritima do Porto com 30km de extensao. penso que só isso já eh mais que suficiente. e depois o parque da cidade tbm.

Sky11
November 26th, 2007, 01:57 AM
só assim um aparte:

não confundamos ciclovias com "único sítio onde se pode andar de bicicleta"

a bicicleta eh um transporte e como tal pode andar, legalmente, em todo o lado. não haver buracos nas ruas para mim é o suficiente para andar de bicicleta em todo o lado (excluindo subidas mt ingremes e/ou escadas).

kt a ciclovias especificamente, ha uma ciclovia na marginal maritima do Porto com 30km de extensao. penso que só isso já eh mais que suficiente. e depois o parque da cidade tbm.Percebo a tua ideia, mas numa cidade como Lisboa (ou Porto) onde a maior parte dos automobilistas vestem a pele de animais, a não existência de pistas marcadas e especificamente alocadas às bicicletas é um factor de insegurança e de desincentivação. Ou seja, para que as bicicletas sejam usadas como meio efectivo de transporte (e por muita gente) só com ciclovias especificas (pelo menos em Lisboa).

daniel322
November 26th, 2007, 02:13 AM
kt a ciclovias especificamente, ha uma ciclovia na marginal maritima do Porto com 30km de extensao. penso que só isso já eh mais que suficiente. e depois o parque da cidade tbm.
mas isso é para lazer.. em Coimbra tb tens uma zona com vários quilómetros, que é o Choupal, mas o que é que isso adianta a quem quiser preferir a bicicleta ao carro?.. nada

sotavento
November 26th, 2007, 02:25 AM

Vamos mudar um bocado o assunto. Alguem sabe as cidades portuguesas com uma boA estrutura cicloviaria? Eu diria q a povoa, talves cascais.

Considerando apenas ecopistas , ciclovias , trilhos e caminhos viciniais reservados , assim a olho eu diria:

Evora
Barreiro
Moita
Seixal
Montijo
Beja
Montemor-o-Novo
Loulé
Faro
Vila Real Santo Antonio
Tavira
Olhão

e muitos mais por ai ... :cheers:

sotavento
November 26th, 2007, 02:28 AM
Percebo a tua ideia, mas numa cidade como Lisboa (ou Porto) onde a maior parte dos automobilistas vestem a pele de animais, a não existência de pistas marcadas e especificamente alocadas às bicicletas é um factor de insegurança e de desincentivação. Ou seja, para que as bicicletas sejam usadas como meio efectivo de transporte (e por muita gente) só com ciclovias especificas (pelo menos em Lisboa).

^^ Lisboa é um caso muito especifico ... a malta pensa que lisboa é só zonas planas e esquece-se de que 1/2 de lisboa tem pendentes enormes.

Mas já começavam por colocar umas faixas de 1m em cada lado das avenidas principais "dedicadas" ao trafego de bicicletas. :cheers:

Barragon
November 26th, 2007, 02:29 AM
O Algarve é todo :yes:

Alcochete acho que também tem.. em Setúbal é que não vi nada :lol:

Barragon
November 26th, 2007, 02:30 AM
^^ Lisboa é um caso muito especifico ... a malta pensa que lisboa é só zonas planas e esquece-se de que 1/2 de lisboa tem pendentes enormes.

Mas já começavam por colocar umas faixas de 1m em cada lado das avenidas principais "dedicadas" ao trafego de bicicletas. :cheers:

Lá isso é verdade... mas a cidade é o pandemónio em horas de ponta...

encarnado
November 26th, 2007, 03:17 AM

Já começo a ver umas autoestradas para biclas com uns megaviadutos para cruzamentos desnivelados... :crazy2::nuts:

dvfer
November 26th, 2007, 10:11 AM
dvfer,
se reparares bem, o site pertence a Camara municipal de Paris.. Não estava a falar da França fora. O sistema é novo. Só existe desde 15 de Julho e não estava a falar de pistas embora sejam relevantes para andar com maior segurança, mas sim do facto de se poder agarrar numa bicicleta num sitio e deixar noutro.

^^Para mim são dados fiáveis e não há qualquer manipulação ou mentira. Na próxima visita a Paris o nosso amigo da Am*dora até vai sentar o cu numa bicla destas e vai adorar. O conceito, claro :lol:

A Camra de Paris envolta em corrupções financeiras enormes??

Sendo da camara de Paris, aidna acredito menos nos dados!! manipulação politica..vai ao site da camara de lisboa e ve se nao parece que esta td uma maravilha...

dvfer
November 26th, 2007, 10:12 AM

ordep
November 26th, 2007, 12:34 PM
^^ O que vale é que estamos num forum democrático onde cada um se pode exprimir livremente sem ser insultado :|

Arpels
November 26th, 2007, 12:39 PM
:sly: olhem la o respeitinho meus senhores, tb se tem de lembrar isto?

dvfer
November 26th, 2007, 12:42 PM
^^ O que vale é que estamos num forum democrático onde cada um se pode exprimir livremente sem ser insultado :|

ver se dizes o mm ao sotavento... tlv pq a "democracia" p esse lado ja t interessa.

hipocritos..

ordep
November 26th, 2007, 12:51 PM
ver se dizes o mm ao sotavento... tlv pq a "democracia" p esse lado ja t interessa.

hipocritos..

Caro amiguinho, eu não o conheço, tal como você não me conhece a mim. Não sei que história tem com esse tal de sotavento, mas não admito que me chame de hipócrita pois eu apenas alertei para o ultimo post do tópico, não andei a seguir a conversa toda, nem tenho nada que o fazer ;) Agora se você se dirige a mim exijo que o faça com o mesmo respeito com que eu me dirijo a si ;)

JMFA
November 26th, 2007, 12:55 PM
Não me querendo meter, pareceu-me que a "ofensa" era pelo post ter sido editado pelo Arpels!!... vida dificil a de moderador....

Sky11
November 26th, 2007, 02:23 PM
Não me querendo meter, pareceu-me que a "ofensa" era pelo post ter sido editado pelo Arpels!!... vida dificil a de moderador....Um moderador pode editar um post? Se o faz é porque o conteúdo do mesmo é mau demais. Acho eu. Tenho de concordar com o JMFA: "vida dificil a de moderador".
Ainda bem que não sou moderador. Era ban atrás de ban :lol:

daniel322
November 26th, 2007, 02:49 PM
pode editar e acho que pode até apagar.. em alguns seria a melhor solução :lol:

sotavento
November 26th, 2007, 06:34 PM

Tu ris-te muito ... nós rimos-nos ... ficamos todos contentes e a rir. :cheers:

hipocritos..

Democracia ???

Alguma vez te mandei calar ??? ou te chamei nomes ??? :ohno:

Acho que prefiro nem querer saber o que te editaram ai no teu post. :bash:

teria mt mais orgulho em primeiro ter uma "grande rede de transportes" que "biclas way"...

weird ... no barreiro temos as 2 coisas ... e queremos ainda MAIS de ambas. :cheers:

No algarve idem ... e tambem não estamos satisfeitos ... :lol:

e essa logica do "obrigar", primeiro é facismo, ou eco.facismo, como quiseres...e depois esse "obrigar" so vem depois de ermos uma rede de metro decente, etc.....

depois falamos, ate la, é so invenções o que dizem.

Na provincia existem 2 coisas muita giras ... transportes da Camara especializados em IR BUSCAR OS ***** a casa ... só no Barreiro devem ser uns 10 ou 20 buses dedicados ao transporte de ***** pros infantarios e escolas primarias ... e os do ciclo tem os BUS dos TCB ... lá na minha santa terrinha (VRSAntonio) tens as carreiras "urbanas" da camara que te levam os ***** á escolinha e os velhotes ao mercado , junta de freguesia e igreja/cemiterio. :lol:

Por outro lado ... na santa terrinha vê-se muita gente a andar de bicicleta por todo o lado ... e mesmo quem tem carrinho na garagem anda de bicla. :cheers:

dvfer
November 26th, 2007, 06:49 PM
sotavento deves viver no paraiso... é "camionetas apra ir buscar os miudos"????.. epa isto nem merece mais comentarios... as escolas publicas têm nas grandes metropoles transportes p transportarem as crianças??

no barreiro tens uma grande rede de transportes?LOL

epa, podes meter aqui o mapa dessa redE?

entao tu queres tirar faixas e estacionamento às avenidas caoticas de Lx?? predios sem estacionamento, ruas caoticas, metropolitano d Lx nd desenvolvido...LOLOLOL..queria ver-t a fazer isso.

Herrmando
November 26th, 2007, 07:29 PM
Quer-me parecer q o objectivo n é pôr toda a gente a andar de bicla, mas dar condições a quem pode e quer de o fazer...
Creio q n é só no nosso país que os ***** vão para a escola. Mas isto digo eu, provavelmente na Suiça, na Holanda e na Alemanha já é tudo e-learning!

Arpels
November 26th, 2007, 07:37 PM
poracaso o Berreiro tem um excelente rede de transportes sim :yes:

dvfer
November 26th, 2007, 07:41 PM
Creio q n é só no nosso país que os ***** vão para a escola. Mas isto digo eu, provavelmente na Suiça, na Holanda e na Alemanha já é tudo e-learning!

sim, e as condições desses países?? terão os tais "autocarros escolares" que o sotaareia diz???

pois, isto de nos compararmos com outros paises é mt bonito, mas primeiro temos de atingir certos patamares em "tds os aspectos!"...n é imitar modelos por imitar e esquecer de tudo oq ue está por trás..

mas eu percebo "fica cool", "moderno", "verde" e faz de nos o pais mais atrasado da Europa.

dvfer
November 26th, 2007, 07:42 PM
poracaso o Berreiro tem um excelente rede de transportes sim :yes:

um paraiso na AML....

Daniel_Portugal
November 26th, 2007, 07:42 PM
Percebo a tua ideia, mas numa cidade como Lisboa (ou Porto) onde a maior parte dos automobilistas vestem a pele de animais, a não existência de pistas marcadas e especificamente alocadas às bicicletas é um factor de insegurança e de desincentivação. Ou seja, para que as bicicletas sejam usadas como meio efectivo de transporte (e por muita gente) só com ciclovias especificas (pelo menos em Lisboa).

Compreendo o teu ponto de vista, mas há ruas e ruas. Nem em Lisboa, nem no Porto, nem em NY ou Tokyo existe movimento agressivo em todas as ruas. Há sempre ruas mais mortas que outras. E normalmente nas ruas mais movimentadas onde é dificil andar de bicicleta por causa do movimento, também os passeios são mais largos, e essa facilidade é reposta.

E depois também há sempre uma certa prioridade aos ciclistas que andam na rua mesmo. Pessoalmente nunca me senti incomodado pelos carros, já que vou encostado à berma.

É claro que há pessoas e pessoas. Eu já andei de bicicleta na auto-estrada por isso pouco me incomodo com o movimento. Aliás o movimento faz parte do meu "prazer" LOL! Acredito que para a avozinha andar de bicicleta seja mesmo preciso uma ciclovia, or at least um passeio largo! :D

Arpels
November 26th, 2007, 07:43 PM
um paraiso na AML....

quase, não ha paraisos perfeitos na aml mas tem cerca de 10 carreiras k cobrem bem o concelho e ainda tem umas quantas da rodoviaria.

dvfer
November 26th, 2007, 07:46 PM
quase, não ha paraisos perfeitos na aml mas tem cerca de 10 carreiras k cobrem bem o concelho e ainda tem umas quantas da rodoviaria.

isso até a Amadora tem, c a Vimeca, mais metro e linha de Sintra...e n é suficiente.

Herrmando
November 26th, 2007, 07:57 PM
sim, e as condições desses países?? terão os tais "autocarros escolares" que o sotaareia diz???

pois, isto de nos compararmos com outros paises é mt bonito, mas primeiro temos de atingir certos patamares em "tds os aspectos!"...n é imitar modelos por imitar e esquecer de tudo oq ue está por trás..

mas eu percebo "fica cool", "moderno", "verde" e faz de nos o pais mais atrasado da Europa.

Ok, as ciclovias que temos fazem de nós o país mais atrasado da europa. Bute começar a recuperação e dar cabo já de algumas!:nuts:

AlexandreAmaro
November 26th, 2007, 07:59 PM
Eu já andei de bicicleta na auto-estrada por isso pouco me incomodo com o movimento.

E nao foste preso? :lol:

Daniel_Portugal
November 26th, 2007, 08:02 PM
deveria ter sido?

atenção que nao fui daqui aos confins pela autoestrada... andei so um pequeno troço da vci. éntrei e sai na saida seguinte! LOL

foi parte integrante de um jogo que eu e o pessoal tinhamos. "provas de coragem".

era de mais! faziamos com cada coisa. pena já nao ter a "inconsciência" de antigamente! :D pk era divertido! :D

dvfer
November 26th, 2007, 08:12 PM
Ok, as ciclovias que temos fazem de nós o país mais atrasado da europa. Bute começar a recuperação e dar cabo já de algumas!:nuts:

nao des a volta à questão...

responde-me à minha questão e diz-me onde existem os autocarros escolares em Portugal e com que dinheiro criá-los... é que falar é facil, aplicar é q é dificil..

as pessoas não se apercebem que certas coisas chegam até nos como "consequencia" e nao como "causa".... nos queremos meter "os bois à frente da carroça"...e depois sai asneira.

sotavento
November 26th, 2007, 09:22 PM
sotavento deves viver no paraiso... é "camionetas apra ir buscar os miudos"????.. epa isto nem merece mais comentarios... as escolas publicas têm nas grandes metropoles transportes p transportarem as crianças??

no barreiro tens uma grande rede de transportes?LOL

epa, podes meter aqui o mapa dessa redE?

entao tu queres tirar faixas e estacionamento às avenidas caoticas de Lx?? predios sem estacionamento, ruas caoticas, metropolitano d Lx nd desenvolvido...LOLOLOL..queria ver-t a fazer isso.

^^ de que te ris tu agora ???

Mapas não dá pra meter .... o site da CMB é baseado no autodesk .. .grr ... navega ali:
http://mic.phinformatica.pt/barreiro_2/?TIPO=Transportes&SUBTIPO=Paragens dos TCB << mete o link todo

Uma aldeola com 1/4 do tamanho da Amadora (centro da amadora e nao municipio) e com menos de 1/2 da população tem uns 100 autocarros URBANOS (entre os TCB e os TST) ... go figure. :)
Pagina dos TCB: http://www.cm-barreiro.pt/institucional/detalhe_conteudo.asp?id=18

Dos TCB são umas 15 carreiras (os 14A e 15A são especiais com autocarros adaptados ao transporte de deficientes)

Só mini autocarros de transporte de crianças são uns 10 ou 20 aqui na aldeola ... os infantarios e colegios privados tem todos mini-bus ... os publicos usam buses de turismo dos TCB dedicados ao transporte de *****. :cheers:
Os TCB na sua campanha anual de renovação de frota (compramos sempre uns 3 ou 4 buses novos todos os anos) agora vão começar a comprar uns 3 mini-bus durante 3 ou 4 anos. :)

Instituições/Escolas com BUS ... hummm ... assim por alto lembro-me dumas 20.

Quanto ás bicicletas (assunto do topico):

Cicloturismo = um dos desportos favoritos dos barreirrenses:
Plano de festas nos proximos tempos: http://www.cm-barreiro.pt/agenda/detalhe_agenda.asp?Id=1058

Quanto ás ruas caoticas ... tambem as tinhamos ... sabes o que fize-mos ??? passámos quase todas a ruas de sentido unico (o ultimo passo antes de se chegar ao extremo de encerrar ruas ao transito) ... em muitas delas só os transportes publicos podem transitar em ambos os sentidos ... :)

E por fim toma lá um mapa dos projectos do barreiro:
http://www.cm-barreiro.pt/imagens/imagensassociadas/PlantaTerritorioQuimiparque.jpg

^^ A ideia é meter o MTS a atravessar a cidade duma ponta á outra quando cá chegar a TTT.

um paraiso na AML....

Actualy ... yes. :lol:

isso até a Amadora tem, c a Vimeca, mais metro e linha de Sintra...e n é suficiente.

Não tem comparação pá ... o barreiro tem o tamanho da parte central da Amadora ... e o resto do barreiro é area verde (imagina que Amadora e Monsanto ficavam no mesmo municipio e tens uma ideia do que é o barreiro). :)

queres ver aonde Barreiro e Amadora se diferenciam ???

Vê isto: http://www.cm-barreiro.pt/visitasvirtuais/

Depois mostra-nos o que a Amadora tem para contrapôr (sendo a Amadora apenas um random example neste caso). :bash:

No barreiro não imitamos nada ... inovamos em tudo o que nos metemos. :lol:

Se ter autocarros escolares é mau , inclusivamente fazerem-se investimentos enormes para dotar instituições de assistencia a deficientes e afins de viaturas capazes de transportar miudos em cadeiras de rodas é ser atrasado ... então o barreiro é mau e atrasado. :lol:

pauloluso
November 27th, 2007, 01:34 AM
O Algarve é todo :yes:

Alcochete acho que também tem.. em Setúbal é que não vi nada :lol:

Alcochete :ohno: Ja parece a história do comboio. Há uns 20 anos atrás, o pessoal do Montijo gozava com Alcochete por não ter comboio. Agora faço o mesmo quanto as pistas em Alcochete. Só se fizeram alguma recentemente que desconheça. No Samouco é que existe um passeio semi-pista de bicicleta que vai até a praia.Costumo passear por lá, como por todas aquelas do Montijo hé hé (+ de 6 kms de pistas):banana:

pauloluso
November 27th, 2007, 01:49 AM
Já começo a ver umas autoestradas para biclas com uns megaviadutos para cruzamentos desnivelados... :crazy2::nuts:

Na entrada de Lisboa pela Vasco da Gama, até ja tinham sido planeadas estas vias de 1 m. Recentemente alteraram as marcas.:bash:

Lado direito
http://www.mediafire.com/imgbnc.php/e6df0688d2393a92ea7e86381ffd30682g.jpg (http://www.mediafire.com/imageview.php?quickkey=ej2nmjmwjm5&thumb=4)

Lado esquerdo
http://www.mediafire.com/imgbnc.php/4437ec9da645fe0a0b5348969fa1bceb2g.jpg (http://www.mediafire.com/imageview.php?quickkey=4xngjjeegmw&thumb=4)

Estranho:nuts: Será que me enganei ao passar por lá de bicicleta?:nuts:

sotavento
November 27th, 2007, 04:52 PM
nao des a volta à questão...

responde-me à minha questão e diz-me onde existem os autocarros escolares em Portugal e com que dinheiro criá-los... é que falar é facil, aplicar é q é dificil..

as pessoas não se apercebem que certas coisas chegam até nos como "consequencia" e nao como "causa".... nos queremos meter "os bois à frente da carroça"...e depois sai asneira.

Existem em quase todos os municipios do pais ... inclusive na amadora tens instituiçoes com BUSES ... e para se criarem é só teres orçamento para os arranjar (seja do teu proprio bolso , ou da verba da camara/junta ou mesmo fundos da UE)

Muitos municipios tem redes "municipais" de transportes ... Barreiro , Braga , Coimbrqa e Aveiro tem todas ... e tem serviços dedicados ao transporte de *****. :ohno:

dvfer
November 27th, 2007, 05:02 PM
Existem em quase todos os municipios do pais ... inclusive na amadora tens instituiçoes com BUSES ... e para se criarem é só teres orçamento para os arranjar (seja do teu proprio bolso , ou da verba da camara/junta ou mesmo fundos da UE)

ou pa. não sejas mentiroso!!! que tu gostas de inventar , toda a gente ja sabe, nao venhas é com mentiras para aqui!!!

na Amadora os unicos buses que existem é de escolas privadas!! escolas publicas n existe nh serviço de transporte para crianças!

Arpels
November 27th, 2007, 05:30 PM
:doh:

Barragon
November 27th, 2007, 07:10 PM
Alcochete :ohno: Ja parece a história do comboio. Há uns 20 anos atrás, o pessoal do Montijo gozava com Alcochete por não ter comboio. Agora faço o mesmo quanto as pistas em Alcochete. Só se fizeram alguma recentemente que desconheça. No Samouco é que existe um passeio semi-pista de bicicleta que vai até a praia.Costumo passear por lá, como por todas aquelas do Montijo hé hé (+ de 6 kms de pistas):banana:

Foi esse que me lembrei, mas também acho que vi uma pista na variante de alcochete (aquela que passa no plus ou minipreço) e outra lá pos lados do freeport.

^^ de que te ris tu agora ???

Mapas não dá pra meter .... o site da CMB é baseado no autodesk .. .grr ... navega ali:
http://mic.phinformatica.pt/barreiro_2/?TIPO=Transportes&SUBTIPO=Paragens dos TCB << mete o link todo

Uma aldeola com 1/4 do tamanho da Amadora (centro da amadora e nao municipio) e com menos de 1/2 da população tem uns 100 autocarros URBANOS (entre os TCB e os TST) ... go figure. :)
Pagina dos TCB: http://www.cm-barreiro.pt/institucional/detalhe_conteudo.asp?id=18

Dos TCB são umas 15 carreiras (os 14A e 15A são especiais com autocarros adaptados ao transporte de deficientes)

Só mini autocarros de transporte de crianças são uns 10 ou 20 aqui na aldeola ... os infantarios e colegios privados tem todos mini-bus ... os publicos usam buses de turismo dos TCB dedicados ao transporte de *****. :cheers:
Os TCB na sua campanha anual de renovação de frota (compramos sempre uns 3 ou 4 buses novos todos os anos) agora vão começar a comprar uns 3 mini-bus durante 3 ou 4 anos. :)

Instituições/Escolas com BUS ... hummm ... assim por alto lembro-me dumas 20.

Quanto ás bicicletas (assunto do topico):

Cicloturismo = um dos desportos favoritos dos barreirrenses:
Plano de festas nos proximos tempos: http://www.cm-barreiro.pt/agenda/detalhe_agenda.asp?Id=1058

Quanto ás ruas caoticas ... tambem as tinhamos ... sabes o que fize-mos ??? passámos quase todas a ruas de sentido unico (o ultimo passo antes de se chegar ao extremo de encerrar ruas ao transito) ... em muitas delas só os transportes publicos podem transitar em ambos os sentidos ... :)

E por fim toma lá um mapa dos projectos do barreiro:
http://www.cm-barreiro.pt/imagens/imagensassociadas/PlantaTerritorioQuimiparque.jpg

^^ A ideia é meter o MTS a atravessar a cidade duma ponta á outra quando cá chegar a TTT.

Actualy ... yes. :lol:

Não tem comparação pá ... o barreiro tem o tamanho da parte central da Amadora ... e o resto do barreiro é area verde (imagina que Amadora e Monsanto ficavam no mesmo municipio e tens uma ideia do que é o barreiro). :)

queres ver aonde Barreiro e Amadora se diferenciam ???

Vê isto: http://www.cm-barreiro.pt/visitasvirtuais/

Depois mostra-nos o que a Amadora tem para contrapôr (sendo a Amadora apenas um random example neste caso). :bash:

No barreiro não imitamos nada ... inovamos em tudo o que nos metemos. :lol:

Se ter autocarros escolares é mau , inclusivamente fazerem-se investimentos enormes para dotar instituições de assistencia a deficientes e afins de viaturas capazes de transportar miudos em cadeiras de rodas é ser atrasado ... então o barreiro é mau e atrasado. :lol:

^^ Grande maluco :lol: nem vi quando ele falou mal do barreiro :lol: mas nem vale a pena discutir... ele que venha viver uns tempos cá :lol:

De notar que o Barreiro foi das primeiras cidades com transportes publicos municipais (tirando lx e pt). Já cá andam desde os anos 50.
As carreiras vão sempre cheias nas horas de ponta... e há autocarros de 5 em 5 min nessa altura. Os autocarros são novinhos.

http://www.cm-barreiro.pt/imagens/noticias/tcb_cartaz_gd.jpg

http://www7a.biglobe.ne.jp/~rosenbus/overseas/portugal/portugal_barreiro1.jpg

http://www4.webng.com/ginasiodoboia/contactos/images_contactos/tcb.jpg

Além destes, também há muitos mini bus das instituições que fazem serviço (mesiricórdia, cercimb, nós, jardins de infância, etc. Os autocarros das escolas são da camara)

dvfer
November 27th, 2007, 07:14 PM
^^ Grande maluco :lol: nem vi quando ele falou mal do barreiro :lol: mas nem vale a pena discutir... ele que venha viver uns tempos cá :lol:

nao viste pq eu nao falei mal...

Barragon
November 27th, 2007, 07:23 PM
:pet: Está bem está bem.. afinal estamos em cidades muito parecidas :lol: tirando variados muitos imensos aspectos :lol:

dvfer
November 27th, 2007, 07:25 PM
começando logo por eu estar numa "comunidade" com o dobro das pessoas, em 2/3 do tamanho...lol

Arpels
November 27th, 2007, 07:28 PM
:laugh: se ha coisa k o Barreiro tem de bom, eu vivo ali desde 98, antes vivia no Alto de S, João em Lisboa, é o sistema de transportes, regular excepto aos fins de semana em k é mais escaço mas isso acontece em todo o lado, isso é relativo dvfer, se somares ao conselho do Barreiro as freguesias visinhas do concelho da Moita que estão pegadas ao barreiro, as freguesias do Vale do Amoreira, Baixa da Baheira e Alhos vedros ficas quase ca mesma população.

Barragon
November 27th, 2007, 07:28 PM
Em metade do tamanho não... se tirares a mata da machada ao Barreiro, este fica numa zona bem mais pequena.

A densidade do Barreiro é igual à da Amadora, só que a Amadora tem todo o concelho urbanizado, por ser um concelho mais pequeno.

Mas isso não quer dizer nada... a proximidade de Lisboa criou essa pressão de urbanizar todo o concelho... muito mal em certas freguesias.

No outro dia passei pela Mina e lá no alto estão a construir umas urbanizações muito boas.... em tijolo acastanhado e com varandas de vidro azul bonito :okay:

sotavento
November 27th, 2007, 08:21 PM
ou pa. não sejas mentiroso!!! que tu gostas de inventar , toda a gente ja sabe, nao venhas é com mentiras para aqui!!!

na Amadora os unicos buses que existem é de escolas privadas!! escolas publicas n existe nh serviço de transporte para crianças!

Eu englobei as escolas privadas e as publicas no mesmo saco ... e sabes porquê ???

A maioria das escolas primarias do barreiro são ... PRIVADAS ... e tu chamas a isto terra comunista. :cheers:

:doh:

é que é mesmo :doh:

:pet: Está bem está bem.. afinal estamos em cidades muito parecidas :lol: tirando variados muitos imensos aspectos :lol:

tirando o serem de lados do rio diferentes ... e o termos a mata da machada e 20km de costa com areal ... de resto somos iguais iguaizinhos á amadora ... só muda é a mentalidade. :lol:

começando logo por eu estar numa "comunidade" com o dobro das pessoas, em 2/3 do tamanho...lol

Lestes mal ... tás numa comunidade com o dobro das pessoas e 4 vezes o tamanho.

Repara bem no mapa ... ali do lado direito já é municipio da moita.

:lol:

A rede de autocarros do barreiro serve 3 pressupostos basicos.

i) dar ligação das freguesias ao terminal dos barcos
ii) servir o povinho e dar acesso ao hospital , centros de saude e organismos publicos/camara
iii) levar os ***** pra escola (tens carreiras que fazem eSSes para irem de escola A pra escola B passando pela C , D , E etc)

Depois tens as escolas primárias/infantários que tem mini-bus (as privadas e instituições de apoio) e as publicas tem tambem mini-bus dos TCB a ir buscar/levar os *****. :cheers:

^^ não tens disto na amadora ??? É engraçado ... porque já vi disto na LT ... mas provavelmente era uma simples excusrãozeca lá da escola. :lol:

^^ Eles aqui até gozam ao dizerem que existem 2 carreiras dos TCB para lisboa ... Barreiro-Oceanário e Barreiro-JardimZoologico ... é que TODO o santo dia lá vai um bus carregado de ***** de uma q.q. escolinha do municipio para aqueles lados ... :lol:

dvfer
November 27th, 2007, 08:52 PM
Barreiro:
33,81 km² de área e 79 011 habitantes (2001)

Amadora
23,77 km² de área mas 175 872 habitantes (2001)

existe aqui muita gente, incluindo moderadors, que realmente.....

Barragon
November 27th, 2007, 09:10 PM
dvfer... o Barreiro tem uma zona de mata protegida que não pode ser urbanizada, assim como áreas militares.

Só a cidade do Barreiro tem por volta de 8 km2 (Barreiro, Verderena, Alto Seixalinho, Lavradio, Santo André) e nestas freguesias tens (8+12+21+16+12=69.000) depois tens mais 11 de St António e 3 de Coina e Palhais = 83 arredondado com a nova urbanização dos fidalguinhos no Lavradio)

8 Km2 = 67.000 = 8 x 3 = 24 km2 <=> 67 x 3 = 201.000

Daniel_Portugal
November 27th, 2007, 09:18 PM
a cidade do barreiro eh mais densa que a cidade da amadora :D

mas eh mais pukanina :D

dvfer
November 27th, 2007, 09:42 PM
vcs esquecem-se que na Amadora tb têm de tirar o campo militar "Comandos", a reserva agricola e parte do parque da mina/brandoa....

tirem isso e refaçam as contas...

Daniel_Portugal
November 27th, 2007, 09:45 PM
o suspense regressa.... com o novo episódio! :D qual é mais densa? Amadora ou Barreiro?! :D

já agora, quando analisarem a densidade do Porto, retirem-lhe o parque da cidade, serralves, palacio de cristal, rotunda da boavista, quinta do covelo, fundação engeneheiro antonio de almeida, o jardim botanico, os museus, cafes, edificios de escritorios, discos, livrarias, consulados, etc.... e entao analizem a densidade! :D :D :D :D

encarnado
November 27th, 2007, 10:53 PM
Se se meterem as duas sobre água, as duas afundam.
São as duas mais densas que a água :nuts:

sotavento
November 27th, 2007, 11:20 PM
Barreiro:
33,81 km² de área e 79 011 habitantes (2001)

Amadora
23,77 km² de área mas 175 872 habitantes (2001)

existe aqui muita gente, incluindo moderadors, que realmente.....

As coisas que este dvfer obriga um gajo a fazer ...

Toma lá um mapa do barreiro: (feito a olho portanto não é 100% fiavel)
http://img162.imageshack.us/img162/6954/imagebarreiropx0.jpg

risca azul = limites municipais
riscas encarnadas = ecopistas/ciclovias

area amarela = areas não urbanizaveis / peatonais / perfeitamente mato ... contem inumeras vias aonde podes andar de bicicleta

area verde = mata da machada (podes ir pra la andar de bicicleta) ... é um parque natural

area azul = zona agricula / casinhas / provincia / parvonia / tens pouco transito e ~e ideal apra ir passear de bicla

area roxa =zonas industriais ... em vias de reconversão na sua maioria ... preveem-se a construção de casas , parques , jardins , ecopistas ... etc

Como podes ver a area "urbana" do barreiro é realmente diminuta. :lol:

^^ e quando comparo o Barreiro com a Amadora(centro)+Monsanto é mesmo por as considerar "razoavelmente" identicas ... são ambas nucleos ubanos consolidados com mato ao lado ... ali ao lado da linha do comboio tens uma ecopista em monsanto desde a cril até ao eixo.n/s e tudo. :cheers:

Barragon
November 27th, 2007, 11:28 PM
Granda janado :lol: não batas mais no ceguinho :lol: Coina ainda tem muito que crescer :lol:

dvfer
November 27th, 2007, 11:32 PM
ou pa...as zonas roxas, azul, amarela, sao tds p urbanizar no futuro.... e ate partes da verde...alguem acredita que se houvesse interesse ja nao teria urbanizavel??

mas tb esqueci-me d indicar a zona industrial e comercial da Amadora c nao urbanizavel e p quem conhece cobre grande parte de Alfragide e Falagueira.

encarnado
November 27th, 2007, 11:33 PM
area verde = mata da machada (podes ir pra la andar de bicicleta) ... é um parque natural

É melhor dizer uma BTT que uma bicla... :)

Sky11
November 28th, 2007, 12:24 AM
existe aqui muita gente, incluindo moderadors, que realmente........ que realmente tem muita paciência para te aturar...

@Sotavento: tu perdes tempo a fazer aquele boneco para demonstrar o óbvio???:ohno:
E se a moda pega, também exigo que a terra que tenho nos vasos (pelo menos aqueles que estão na varanda) sejam retirados para cálculo da densidade urbana de Lisboa.

sotavento
November 28th, 2007, 01:18 AM
ou pa...as zonas roxas, azul, amarela, sao tds p urbanizar no futuro.... e ate partes da verde...alguem acredita que se houvesse interesse ja nao teria urbanizavel??

mas tb esqueci-me d indicar a zona industrial e comercial da Amadora c nao urbanizavel e p quem conhece cobre grande parte de Alfragide e Falagueira.

haja paciencia para te aturar ...

^^ double post ... mas convem deixar o aviso. :lol:

sotavento
November 28th, 2007, 01:19 AM

haja paciencia para te aturar ...

"não urbanizavel" quer dizer apenas e só isto: "não dá pra metermos ali a porra dum mamarracho de 20 andares nem que nos desunhemos todos"

Areas a amarelo:

Esquerda em cima = Caldeiras ... zona de areais (area protegida nacional) ... na realidade a zona está 100% "urbanizada" mas é apenas parques , moinhos de vento , moinhos de marés , piscinas naturais e quintas e não se pode construir casario/moradias. :lol:

Direita em cima = parque barreiro-b.banheira ... parque urbano ribeirinho.

Risquinhos amarelos a meio = polis barreiro (parque ribeirinho) + parque municipal do barreiro + zona da via rapida (futuro corredor verde + linha do TGV) + parque dos fidalguinhos

area verde = reserva MILITAR e natural ... contem zonas de ruinas romanas e da idade media ... nunca na vida iras urbanizar aquilo porque é o pulmao da cidade ... não queiras saber o que se tem feito ali em termos de reflorestaçao e de caça ao criminoso.incendiario .. .se ardesse tudo no dia seguinte iriamos replantar tudo ...e começavam as caças as bruxas no barreiro (já as houve em tempos por causa disto). :lol:

Area azul a sul = quintarolas ...

Area amarela a sul = reserva NATURAL do estuario do coina ... charcos com patinhos e outras aves ...

E repara bem que entre as areas a branco e a rozo tens practicamente METADE ainda por urbanizar. :)

Barragon
November 28th, 2007, 02:26 AM
Mas tas com isso porque? não vale a pena ...

Então agora com a nova urbanização Falagueira Venda Nova... ui ui... para não falar quando toda a mina tiver urbanizada :D

sotavento
November 28th, 2007, 08:07 PM
Claro ... e aqui quando tivermos o POLIS e Forum e o estádio do FCB completos isto nem se vai poder andar a pé ... tudo cheio de predios e o catano. :bash:

napolit
November 28th, 2007, 08:10 PM
Entao, qual é a cidade com maior km's de ciclovias em Portugal? Eu a única ciclovia que conheço é a de Cascais e a de Entrecampos, além de poder-se utilizar a bicicleta com excelentes condiçoes no Parque das Naçoes (o meu local favorito para passeiar em bici).

sotavento
November 28th, 2007, 10:55 PM
Entao, qual é a cidade com maior km's de ciclovias em Portugal? Eu a única ciclovia que conheço é a de Cascais e a de Entrecampos, além de poder-se utilizar a bicicleta com excelentes condiçoes no Parque das Naçoes (o meu local favorito para passeiar em bici).

Depende do que entenderes por "com mais ciclovias".

Viseu , Fafe , Evora , Montemor e mais umas quantas por exemplo "amputaram" a rede de caminho de ferro para fazerem vias exclusivas para bicicletas.
^^ meterem bermas de alcatrão/empedrado nas estradas nacionais lá da zona ??? ná ... queremos é cortar ferrovia para meter biclóvias. :lol:

Montemor tem uma "pseudo" ciclovia desde o limite urbano até á linha do alentejo (uns 10km) (vão fazer o TGV a passar pro montemor sem paragem prevista)

Guimarães-Fafe é uma ciclovia (e agora não há sitio pra meter uma linha de urbanos)

Evora-Mora (60km) vai virar ciclovia na sua totalidade e passa nos municipios de Evora , Arraiolos e Mora ( Só faltava ligar Mora-coruche para se ter uma ligação ferroviaria Evora-VFXira/santarem e a ciclovia fazia-se ao lado na mesma)

^^ O problema nisto tudo é que as "ciclovias" não passam de uma MODA paga a peso de ouro em vez de se fazerem investimentos reais ... e dentro das localidades andar numa "ecopista" de bicicleta é masoquismo uma vez que estas são muito frequentada por peões/corredores. :ohno:

Em vez de se meterem bermas nas nacionais , ou mesmo fazerem-se umas ciclovias dedicadas , andam-se a partir linhas de CF para lá colocarem estradas de terra batida com transito proibido (conceito de ciclovia em PT) ou estradas alcatroadas para se andar a passear a pé (conceito de ecopista) quando estas passam NO MEIO das localidades. :cheers:

Nos corredores das grandes avenidas das grandes cidades não se fazem ecopistas/ciclovias por motivos de "ai e coisa e tal e o transito caotico e aqui del rey". :lol:

encarnado
November 28th, 2007, 11:05 PM
Em Évora podiam ter aproveitado para fazer um "metro" ligueiro com ligação à estação de CF... mas preferiram alcatroar...

napolit
November 28th, 2007, 11:34 PM
Mas isso é muito bom, é uma recuperaçao de uns caminhos que já estao construidos e que sao um elemento cultural e histórico importante. E é um investimento turistico de grande importancia! Eu acho muito bem que fizeram isso. Em toda Europa há ciclovias por antigos caminhos de ferro e sao de grande uso e utilidade. Por exemplo em Espanha actualmente há os seguintes:

http://www.viasverdes.com/mapa_flash.htm

E posso dizer-te que é um grande atraçao turistico e há muitas pessoas que adoramos ir às ciclovias por as antigas linhas de ferro, atravessar as pontes, os tuneis, parar a descansar nas antigas estaçoes de comboios. Acho que é um bom investimento o que fizeram em Évora, agora é só divulga-lo para que as pessoas e os turistas o conheçam.

Muito obrigado por a informaçao, acho que a próxima vez vou informar-me sobre estas ciclovias e se calhar passeio numa! (e fico feliz porque uma das minhas cidades favoritas, Évora, tém uma, entao é uma atrativo mais para eu viver lá!)

Mas a minha pergunta era sobre as ciclovias dentro das cidades (nao sei qual é o melhor termo, se ciclovia ou faixa ciclável).

sotavento
November 29th, 2007, 02:46 AM
Até ver todas as ciclovias a expensas de linhas de C.Ferro sairam burrada da grossa.

Não se arranjam bermas de estradas em muitos sitios aonde se poderia passear de bicicleta pela dita berma ...

Por outro lado até ver em practicamente todas as linhas "arranjadas"/"modernizadas" fizeram caminhos de acesso nas bermas da via.

i) 1 caminho de terra batida vs. ii) 1(ou2) caminho de terra batida (e/ou alcatroado) + 1(ou2) vias de caminho de ferro.

Eu votaria na 2ª ... :lol:

(sidenote: e não ... não sou contra as ciclovias) :ohno:

JMFA
November 29th, 2007, 10:19 AM
Montemor tem uma "pseudo" ciclovia desde o limite urbano até á linha do alentejo (uns 10km) (vão fazer o TGV a passar pro montemor sem paragem prevista)

Em vez de se meterem bermas nas nacionais , ou mesmo fazerem-se umas ciclovias dedicadas , andam-se a partir linhas de CF para lá colocarem estradas de terra batida com transito proibido (conceito de ciclovia em PT) ou estradas alcatroadas para se andar a passear a pé (conceito de ecopista) quando estas passam NO MEIO das localidades. :cheers:

.[/I] :lol:

Bem, começando por dizer que estás desactualizado e que a LAV NÃO passa em estremoz, acho engraçado que para ti um investimento na ciclovia é fazer bermas nas estradas!! e aproveitar um excelente caminho (CF abandonado há uns 40 anos) no meio do campo, é um disparate!!!.. boa, de facto, na ciclovia évora-arraiolos era muito mais agradável ir a levar com os carros ao lado do que ir pelo meio do campo a ouvir os passarinhos..... certo...

Podes não concordar, mas eu, como utilizador da bicicleta, prefiro mil vezes este conceito....

Barragon
November 29th, 2007, 10:22 AM
Mas a minha pergunta era sobre as ciclovias dentro das cidades (nao sei qual é o melhor termo, se ciclovia ou faixa ciclável).

É só conversa e não te explicam :lol:

O que falam sobre a substituição das antigas linhas de comboio em pistas para bicicletas - ecovias

ciclovia é uma via ao lado das avenidas que é para as bicicletas utilizarem sem problema.

Nesse sentido não te sei dizer qual a maior ciclovia, mas existem muitas cidades a fazer ciclovias em corredores que ligam a outras cidades e que passam por bairros diferentes.

encarnado
November 29th, 2007, 12:19 PM
Bem, começando por dizer que estás desactualizado e que a LAV NÃO passa em Montemor, acho engraçado que para ti um investimento na ciclovia é fazer bermas nas estradas!! e aproveitar um excelente caminho (CF abandonado há uns 40 anos) no meio do campo, é um disparate!!!.. boa, de facto, na ciclovia évora-arraiolos era muito mais agradável ir a levar com os carros ao lado do que ir pelo meio do campo a ouvir os passarinhos..... certo...

A LAV não passa dentro "dentro" de Montemor, passa à mesma distancia que a AE passa.
O Ramal de Montemor usado como ecovia/ciclovia/whatsoever não liga nada a lado nenhum. A estação da Torre da Gadanha fica no meio do mato (só lá param comboios para cruzarem). Paião é tão pequeno... mas OK sempre tem um café (se a ASAE o descobre faz puff). E a manutenção da ponte? E as estruturas de segurança para ninguem se mandar de lá abaixo??

JMFA
November 29th, 2007, 01:13 PM
bom, apesar de não ser o tema, gostaria que ficasse esclarecido que a LAV NÃO passa junto estremoz. Numa primeira fase, já há dois anos, foi esse o corredor estudado e desenvolvia-se a norte a A6. No entanto, com a decisão de estudar tráfego misto, os traçado finais, e que se encontam neste momento em fase de AA, seguem a Sul da Serra de Ossa...
Quanto à transformação de ramais abandonados em ciclovias, cujo objectivo no meio do campo não é "ligar a lado nenhum", acho louvavel e de incentivar até porque deveria permitir a manutenção de infraestruturas que, de outro modo, estão ao abandono...

encarnado
November 29th, 2007, 03:14 PM
Quanto à transformação de ramais abandonados em ciclovias, cujo objectivo no meio do campo não é "ligar a lado nenhum", acho louvavel e de incentivar até porque deveria permitir a manutenção de infraestruturas que, de outro modo, estão ao abandono...

A manutenção de uma ponte não é barata. Já não basta a renda que o municipio tem que pagar por usar o terreno. Duvido que a façam. Não estás a ver bem como é o traçado nem os cortes nos montes para o comboio chegar a Montemor. Acho que nem a VE a norte do Douro tem tanto monte cortado para a linha passar.

JMFA
November 29th, 2007, 03:46 PM
pois não é barato não senhora (não conheço essa ponte), mas para uso pedonal/ ciclável, o nível de conservação é bastante inferior ao de uma utilização pela ferrovia... mas julgo que o canal é desafectado do domínio ferroviário e entregue às camaras... não creio que fiquem a pagar renda!
Mas não sei se essa linha (de évora) será desactivada. o ramal de vila viçosa (entre estremoz, borba e vila viçosa) é que estava em vias de ser transformado em ciclovia e aí é mais "planinho" ;)

napolit
November 29th, 2007, 03:49 PM
É só conversa e não te explicam :lol:

O que falam sobre a substituição das antigas linhas de comboio em pistas para bicicletas - ecovias

ciclovia é uma via ao lado das avenidas que é para as bicicletas utilizarem sem problema.

Nesse sentido não te sei dizer qual a maior ciclovia, mas existem muitas cidades a fazer ciclovias em corredores que ligam a outras cidades e que passam por bairros diferentes.

Obrigadissimo

napolit
November 29th, 2007, 03:51 PM
Concordo com JMFA em tudo, acho que é muito bom aproveitar estes caminhos de ferros abandonados para um bem cultural/social/turístico e de saúde pública. Eu nunca iria por uma berma de uma estrada ...

Sky11
November 29th, 2007, 06:46 PM
Coloco aqui uma imagem que acho que não necessita de legenda:
http://img503.imageshack.us/img503/1386/carros2bautocarros2be2bgx0.jpg (http://imageshack.us)

pedrodepinto
November 29th, 2007, 06:51 PM
Excelente imagem :eek:!

dvfer
November 29th, 2007, 07:07 PM

so demagogia.... so demagogia...

TeKnO_Lx
November 29th, 2007, 07:15 PM
alguém pode "banir" o dvfer deste thread pelo menos?

é que não dá nenhuma para a caixa..

dvfer
November 29th, 2007, 07:24 PM
essa imagem prova o que??

mostra que os carros "ocupam mais" que biclas?? fdx, nem vou dormir hoje..lololol

quem já nao sabe isso...n é isso que tá em questão, caros foristas "da ditadura verde"...

daniel322
November 29th, 2007, 07:29 PM
ditadura verde? :nuts:
essa imagem prova o que??
não prova nada.. mostra aquilo que todos sabemos..