View Full Version : Expansão da Região metropolitana de Campinas
IsaacUrban October 16th, 2007, 07:29 AM A região metropolitana de Campinas tem uma área de 3.645,666 km² dos quais 800 km² são da cidade de Campinas. Alguem acha que um dia esse região metropolitana vai atingir uma população muito grande ,sendo que atualmente ja possui uma população de por volta dos 3 milhões de habitantes.??? dos quais 1.100.000 estão em Campinas. um exemplo , comparando a região metropolitana do Rio de janeiro por exemplo , que tem uma área um pouco maior 4.659 km² ou a de Recife , que é menor que a de Campinas , mas mais populosa. Acho que a RMC tem grande potencial de crescimento.
Região Metropolitana do Recife: pop:3.646.204 hab. área: 2.768 km²
Região Metropolitana de Campinas :pop:3.097.080 hab: área:3.645,666 km²
Região Metropolitana do Rio:pop:11.351.937 hab.área:4.659 km²
:cheers:
Fabius_ October 16th, 2007, 09:43 AM Ah, eu espero que esse crescimento seja lento e estável.
Crescer muito rápido é uma realidade do passado na RMC...e quanto mal fez!
CPS cresce menos agora, é hora das cidades em volta crescerem...
EduPR October 16th, 2007, 05:08 PM Mas o que tem a ver área com crescimento? A região metropolitana de Curitiba tem 15.000km², só é menor que a R.I.D.E. de Brasília, nem por isso eu acho que vá chegar a 10 milhões de hab. :nuts:
Você deveria dar uma vasculhada na internet e procurar por mapas da R.M. de Campinas para saber sobre o relevo, preservação ambiental, áreas de proteção a mananciais, por que é exatamente isso que "modela" o crescimento das grandes cidades. :okay:
EricoWilliams October 16th, 2007, 05:17 PM Bem, veja a qualidade das rodovias com que campinas se liga à outras cidades e perceba que a area de influencia da cidade vai além de sua RM.
Luiz October 16th, 2007, 07:19 PM Ainda bem que Campinas tem 1.039.000 e não 1.100.000.
De fato todo mundo já sabe que a população de qualquer grande cidade brasileira tá estagnando exemplos Campinas, São Paulo, Recife estão estabilizadas e as cidades da RM é as que mais estão crescendo portanto é possivel sim ja que existem cidades na RMC como Sumaré, Paulínia, Hortolandia, Indaiatuba entre outras que não param de crescer populacionalmente lembrando que a população NÃO atingiu ainda os 3 milhões.
felaio lelsa October 16th, 2007, 07:25 PM qdo será criada a rm de sorocaba? Ontem
hoje ou nunca(amanhã)?
Fabius_ October 16th, 2007, 11:36 PM qdo será criada a rm de sorocaba? Ontem
hoje ou nunca(amanhã)?
A criação de uma RM é um processo sofrido, que envolve um forte lobby na Assembléia Legislativa com os deputados da região e o interesse dos prefeitos envolvidos. Se houver isso, é possível fazer pressão para o governo do Estado analisar, através da EMPLASA, que Sorocaba e região já transcendem a condição de AU. Aí é só se esforçar. A de Campinas deveria ter saído antes da Baixada Santista, mas como o lobby era mais forte e o governador era de Santos, saiu quatro anos antes, em 1996.
Kaique October 16th, 2007, 11:52 PM Honestamente, não vejop vantagem na criação das RM.
Não sou contra pelo contrário, contudo a medida tem um caráter mais simbólico que prático, tirando a integração do código de DDD, no mais nada munda.
Deveria haver uma espécie de governo metropolitano, com secretários metropolitanos e os prefeitos participarem formando um concelho.
Fabius_ October 17th, 2007, 02:16 AM Honestamente, não vejop vantagem na criação das RM.
Não sou contra pelo contrário, contudo a medida tem um caráter mais simbólico que prático, tirando a integração do código de DDD, no mais nada munda.
Deveria haver uma espécie de governo metropolitano, com secretários metropolitanos e os prefeitos participarem formando um concelho.
Concordo...a única coisa que faz com que eu me lembre que estou em uma Região Metropolitana é que os ônibus têm a mesma pintura.
Eu acho que já falei isso, mas não custa falar de novo...
Fato esquisitíssimo na RMC foi a inclusão de Itatiba, cidade da região de Jundiaí, pouco influenciada por Campinas e que nem tem o mesmo DDD. A RMC toda tem DDD19, exceto Itatiba, que é DDD11. Nada a ver... :ohno:
Luiz October 17th, 2007, 02:25 AM Concordo...a única coisa que faz com que eu me lembre que estou em uma Região Metropolitana é que os ônibus têm a mesma pintura.
Fato esquisitíssimo na RMC foi a inclusão de Itatiba, cidade da região de Jundiaí, pouco influenciada por Campinas e que nem tem o mesmo DDD. A RMC toda tem DDD19, exceto Itatiba, que é DDD11. Nada a ver... :ohno:
é verdade se ainda uma criação de RM fosse beneficiar 100% das cidades que compõem essa região porém não é isso que acontece.
A inclusão de Itatiba é estranhissima mas é logico que pode ter havido algum jogo político nessa história pois a cidade é quase que totalmente influenciada por Jundiaí (Jundiaí devia ter sua RA).
Urbano Santista October 17th, 2007, 02:29 AM A criação de uma RM é um processo sofrido, que envolve um forte lobby na Assembléia Legislativa com os deputados da região e o interesse dos prefeitos envolvidos. Se houver isso, é possível fazer pressão para o governo do Estado analisar, através da EMPLASA, que Sorocaba e região já transcendem a condição de AU. Aí é só se esforçar. A de Campinas deveria ter saído antes da Baixada Santista, mas como o lobby era mais forte e o governador era de Santos, saiu quatro anos antes, em 1996.
Acho que o fato do Covas ser santista não tem nada a ver. A verdade é que já se falava em metropolização da Baixada desde fins da década de 1970. Os municípios já funcionavam como uma cidade só já naquela época.
Olha essa matéria do Jornal A Tribuna em 1979 comentando sobre a metropolização. Chegaram a pensar até em incluir Santos na RMSP :nuts:
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0230n3.htm
Fabius_ October 17th, 2007, 02:33 AM Acho que o fato do Covas ser santista não tem nada a ver. A verdade é que já se falava em metropolização da Baixada desde fins da década de 1970. Os municípios já funcionavam como uma cidade só já naquela época.
Olha essa matéria do Jornal A Tribuna em 1979 comentando sobre a metropolização. Chegaram a pensar até em incluir Santos na RMSP :nuts:
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0230n3.htm
Pode até ser, mas o povo de Campinas era muito ressentido com ele e qualquer coisa virava desculpa contra o Covas - até para isso. Não é a minha opinião, errei ao não ter deixado isso claro.
Valeu pela reportagem! :okay:
A formação metropolitana da RMC, de fato, é mais nova: data dos anos 80. Nos anos 70, Campinas era apenas uma cidade em crescimento explosivo...nem havia integração nenhuma com as cidades em volta.
Urbano Santista October 17th, 2007, 03:09 AM ^^ Hehehehe O Covas também não era muito querido por aqui.
ETR October 19th, 2007, 11:38 AM Do jeito que Sao Paulo e Campinas se expandem, logo teremos a RM de "Sampinas"
Fabius_ October 19th, 2007, 11:47 AM Do jeito que Sao Paulo e Campinas se expandem, logo teremos a RM de "Sampinas"
Ah, com a Serra do Japi no meio, fica um pouco difícil de ter uma integração física. Mas as outras integrações já existem.
ETR October 19th, 2007, 11:50 AM Sim, e' claro, e' a mesma coisa entre SP e a Baixada Santista.
Luiz October 19th, 2007, 02:45 PM Ah, com a Serra do Japi no meio, fica um pouco difícil de ter uma integração física. Mas as outras integrações já existem.
ah com certeza, Sorocaba é o maior exemplo por isso essa cidade devia ter sua RM aprovada daí seriam duas RM's quase conurbadas!!!!
cesar bertolino October 19th, 2007, 03:33 PM na verdade podemos dizer que jundiaí é uma cidade bem provinciana , pois ela já é o quintal de campinas e o jardim dos paulistanos , acredito que será inevitável a introdução da região de jundiaí ou na RM de Campinas ou na de São Paulo , jundiaí perdeu sua identidade própria e esta esmagada entra duas gigantes , na verdade Campinas exerce uma influência muito forte nas cidades da região" jundiaiense",uma conurbação já não é mais uma utopia entre Campinas ,pois louveira já esta conurbada com jundiaí :)
Fabius_ October 19th, 2007, 03:42 PM na verdade podemos dizer que jundiaí é uma cidade bem provinciana , pois ela já é o quintal de campinas e o jardim dos paulistanos , acredito que será inevitável a introdução da região de jundiaí ou na RM de Campinas ou na de São Paulo , jundiaí perdeu sua identidade própria e esta esmagada entra duas gigantes , na verdade Campinas exerce uma influência muito forte nas cidades da região" jundiaiense",uma conurbação já não é mais uma utopia entre Campinas ,pois louveira já esta conurbada com jundiaí :)
Interessante...o que eu não sei é se Louveira está conurbada com Vinhedo.
Se estiver, Jundiaí está ligada a Sumaré/Hortolândia :D.
Vejam mais ou menos a área urbana dos municípios da RMC:
http://www.campinas.sp.gov.br/seplan/mapas/regmetr2.jpg
Luiz October 19th, 2007, 03:49 PM Pela rodovia SP-324 Vinhedo e Louveira bão estão conurbadas ainda, não sei se é perceptivel pela Anhanguera.
E Indaiatuba por um tris não está conurbada com a cidade de Salto e Itu (região de Sorocaba).
jose lucio October 21st, 2007, 01:09 AM A melhor maneira de se verificar se ha ou nao conurbacao eh pelo Google Earth. Por ele se ve que ja ha uma conurbacao em formacao desde a RMSP ate a de RMC. Na verdade, as areas urbanas estao passando ao lado da serra do Japi atraves de Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiai e dela por Louveira, Vinhedo e Valinhos ate Campinas. Como se ve no Google, ainda nao ha conurbacao plena entre todas elas, mas ha construcoes esparsas e loteamentos entre todas estas cidades. Em pouco tempo a imensa conurbacao sera uma realidade. O mesmo vai acontecer entre Campinas, Salto, Itu e Sorocaba. Sera uma das maiores conurbacoes do planeta.
will . October 21st, 2007, 02:11 AM A melhor maneira de se verificar se ha ou nao conurbacao eh pelo Google Earth. Por ele se ve que ja ha uma conurbacao em formacao desde a RMSP ate a de RMC. Na verdade, as areas urbanas estao passando ao lado da serra do Japi atraves de Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiai e dela por Louveira, Vinhedo e Valinhos ate Campinas. Como se ve no Google, ainda nao ha conurbacao plena entre todas elas, mas ha construcoes esparsas e loteamentos entre todas estas cidades. Em pouco tempo a imensa conurbacao sera uma realidade. O mesmo vai acontecer entre Campinas, Salto, Itu e Sorocaba. Sera uma das maiores conurbacoes do planeta.
eu vi isso no outro dia no google earth... achei bem proximos os nucleos urbanos das cidades...quase uma conurbação completa...
se uma megalopole não precisa de uma conurbação completa...sera que estamos muito proximos de formar a primeira megalopole brasileira ?...sp-cps :)
Luiz October 21st, 2007, 03:57 AM A melhor maneira de se verificar se ha ou nao conurbacao eh pelo Google Earth. Por ele se ve que ja ha uma conurbacao em formacao desde a RMSP ate a de RMC. Na verdade, as areas urbanas estao passando ao lado da serra do Japi atraves de Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiai e dela por Louveira, Vinhedo e Valinhos ate Campinas. Como se ve no Google, ainda nao ha conurbacao plena entre todas elas, mas ha construcoes esparsas e loteamentos entre todas estas cidades. Em pouco tempo a imensa conurbacao sera uma realidade. O mesmo vai acontecer entre Campinas, Salto, Itu e Sorocaba. Sera uma das maiores conurbacoes do planeta.
eu julgo impossivel a conurbação entre Campinas e Indaiatuba pois há fatores como o aeroporto e o pedagio separando as cidades, e vc pulou Indaiatuba no seu post. :D Já Itu e Sorocaba já estão praticamente conurbadas, inclusive o povo da periferia ituana fazem tudo somente na cidade vizinha.
jose lucio October 22nd, 2007, 03:47 AM eu vi isso no outro dia no google earth... achei bem proximos os nucleos urbanos das cidades...quase uma conurbação completa...
se uma megalopole não precisa de uma conurbação completa...sera que estamos muito proximos de formar a primeira megalopole brasileira ?...sp-cps :)
Vi ha alguns meses atras um debate na TV Cultura em que um famoso geografo da USP (prof. Aziz) dizia que a megalopole brasileira ja esta quase formada e que para efeitos estatisticos ja se pode falar de uma regiao metropolitana expandida com o anel de grandes cidades ao redor de SP: a baixada santista, Sorocaba, Itu e outra cidades do entorno, Jundiai e a RMC, Atibaia e S. Jose dos Campos, Jacarei e outras do entorno.
jose lucio October 22nd, 2007, 03:49 AM eu julgo impossivel a conurbação entre Campinas e Indaiatuba pois há fatores como o aeroporto e o pedagio separando as cidades, e vc pulou Indaiatuba no seu post. :D Já Itu e Sorocaba já estão praticamente conurbadas, inclusive o povo da periferia ituana fazem tudo somente na cidade vizinha.
Realmente esqueci de mencionar Indaiatuba. Mas um grande aeroporto eh equipamento tipicamente urbano e porisso conta sim para uma conurbacao.
Luiz October 22nd, 2007, 08:13 AM Realmente esqueci de mencionar Indaiatuba. Mas um grande aeroporto eh equipamento tipicamente urbano e porisso conta sim para uma conurbacao.
Jura jose lucio???? Novidade pra mim, então podemos dizer que com a futura expansão do aeroporto as duas cidades já estarão completamente juntas, que chique pra minha cidade fazer divisa com aeroporto :lol:
Mateus Hidalgo October 23rd, 2007, 04:05 AM Honestamente, não vejop vantagem na criação das RM.
Não existe "governo" porque não há uma divisão político-administrativa chamada RM, mas em geral há conselhos, formados pelo governador, prefeitos das cidades e representantes de entidades e sociedade civil.
Concordo...a única coisa que faz com que eu me lembre que estou em uma Região Metropolitana é que os ônibus têm a mesma pintura.
Esse concelho q cito seria o responsável por decidir políticas públicas que atinjam todos os municípios da RM. Isso é sentido principalmente no transporte, mas em geral também abrange saneamento, educação, saúde, problemas ambientais, etc.
Mateus Hidalgo October 23rd, 2007, 04:10 AM Vi ha alguns meses atras um debate na TV Cultura em que um famoso geografo da USP (prof. Aziz) dizia que a megalopole brasileira ja esta quase formada e que para efeitos estatisticos ja se pode falar de uma regiao metropolitana expandida com o anel de grandes cidades ao redor de SP: a baixada santista, Sorocaba, Itu e outra cidades do entorno, Jundiai e a RMC, Atibaia e S. Jose dos Campos, Jacarei e outras do entorno.
Aziz Ab'Saber? ele não é famoso, é o cara! :D
Já li sobre a megalópole brasileira, e mais do que a SP-RJ, que está longe ainda, será a RMC-RMSP-RMBS.
Fabius_ October 23rd, 2007, 01:58 PM Esse concelho q cito seria o responsável por decidir políticas públicas que atinjam todos os municípios da RM. Isso é sentido principalmente no transporte, mas em geral também abrange saneamento, educação, saúde, problemas ambientais, etc.
Na RMC não vejo muito isso, os prefeitos não têm essa mentalidade "metropolitana", eles ainda pensam como municípios separados. Isso só se nota um pouco na conurbação Campinas - Sumaré - Hortolândia e com Monte Mor, por causa dos problemas com a dengue na região entre os quatro municípios.
IsaacUrban October 31st, 2007, 11:56 AM eu disse expansão da rmc toda,não só de cps, e disse que CPs tem 1.100.000, na verdade são 1.059.420
|
|