View Full Version : Trem expresso litoral (SP a Santos)
ATHOS October 16th, 2007, 05:42 PM Pessoal, muitos aqui já comentaram sobre uma ferrovia de passageiros ligando sp ao litoral (Santos, etc...)
Assim, criei este post, colocando o que poderia ser esta importantíssima linha de ligação entre a RMSP e a Baixada Santista:
Um exemplo de traçado:
Estação subterrãnea aonde é o Metrô Jabaquara (para interligar, e pela proximidade com a Rod. dos Imigrantes), após, segu em via elevada por sobre a Rod. dos Imigrantes até logo após o pedágio, aonde seria o restante do percurso todo em túnel até o final da Serra do Mar.
Após a Serra, techo em via, ou elevada, ou em superfície até a Estação Central de Santos, com uma extensão até Guarujá, por ser bem próxima.
Dali, partiriam outros trens (Outra cagada que foi feita: Eliminar os trens da baixada. Aqui, ao invés de evoluir as coisas, usam como supositório........:bash:) para o restante do litoral, Sul e Norte.
Que tal?
HGP October 16th, 2007, 05:48 PM Idéia boa Athos, o problema é em termos financeiros se compensa. Segundo, impacto ambiental. Terceiro, a demanda justifica o que seria praticamente um Trem Expresso São Paulo Santos?
Acho que esse thread pode ser movido para a parte de Infra-Estrutura....
E como eu disse há um tempo atrás: Al, al, al...Expresso Litoral!!!
ATHOS October 16th, 2007, 07:46 PM É......coloquei aqui por não ser nada "real", então, fiquei na dúvida de postar na "infra..."
Mas, tenho a visão (ooooooooooohhhhhhhhhh, huauhaua ou "alucinação", se preferir, heheheh) de que interligaria 2 grandes centros urbanos, sendo que o tráfego entre os 2 é bem grande.
Muita gente da Baixada trabalha na RMSP, e muitas veses, o contrario tb....
Acho que o tráfego estaria garantido sim......
Ligeirinho October 16th, 2007, 08:17 PM Meio complicado, mas é uma boa idéia. O porém é a questão da Imigrantes. Uma via elevada por cima da rodovia acho meio complicado. E chegando na baixada, queria ver como faria a transposição para o trecho de serra.
Sei lá, na minha opinião sou mais um trem turístico Grajaú - São Vicente / Santos.
Urbano Santista October 16th, 2007, 10:50 PM Seria ótimo um trem nesses moldes, mas eu não conto com isso na minha atual encarnação.
O pouco que o Estado já cogitou é um trem turístico Luz-Valongo, passando por Paranapiacaba.
Idéia boa Athos, o problema é em termos financeiros se compensa. Segundo, impacto ambiental. Terceiro, a demanda justifica o que seria praticamente um Trem Expresso São Paulo Santos?
Quarto, enfrentar a máfia Expresso Brasileiro/Ultra/Rápido Brasil. :D
Demanda acho que tem, não para um trem bala, mas tem. Os ônibus da ponte SP-Santos saem de 15 em 15 minutos quase sempre com mais da metade da lotação. Esse trem poderia absorver também parte dos passageiros que utilizam linhas com destino ao ABC, Praia Grande, Guarujá. É bastante gente!
vitinhooo October 17th, 2007, 01:50 AM Acho que um trem pra ser usado em grande escala em 5, 6 feriados ao ano não compensa financeiramente.
Urbano Santista October 17th, 2007, 02:02 AM ^^ Você está enganado, o movimento diário de passageiros Santos-São Paulo é bem grande o ano inteiro.
Ramos October 17th, 2007, 05:15 AM Seria ótimo um trem nesses moldes, mas eu não conto com isso na minha atual encarnação.
O pouco que o Estado já cogitou é um trem turístico Luz-Valongo, passando por Paranapiacaba.
Quarto, enfrentar a máfia Expresso Brasileiro/Ultra/Rápido Brasil. :D
Demanda acho que tem, não para um trem bala, mas tem. Os ônibus da ponte SP-Santos saem de 15 em 15 minutos quase sempre com mais da metade da lotação. Esse trem poderia absorver também parte dos passageiros que utilizam linhas com destino ao ABC, Praia Grande, Guarujá. É bastante gente!
Que máfia, as ferrovias foram incompetentes, não se modernizaram antes da chegada do automóvel ao país, (lutaram de forma destrutiva entre si quando privadas e se transformaram em cabides de emprego de políticos quando públicas, veja o exemplo da Fepasa que chegou ao cúmulo de possuir 21 mil funcionários) e perderam lugar para as empresas rodoviárias.
@liencen@ October 17th, 2007, 06:32 PM Idéia muito interessante.........
O que tem de gente que desceria pra Santos no final de semana pra ir a praia........diminuiria o congestionamento na Anchieta - Imigrantes.
Mas como ficaria a Ecovias ? Colocaria um pedágio na linha tb ? :lol:
[]s
HGP October 17th, 2007, 06:48 PM Idéia muito interessante.........
O que tem de gente que desceria pra Santos no final de semana pra ir a praia........diminuiria o congestionamento na Anchieta - Imigrantes.
Mas como ficaria a Ecovias ? Colocaria um pedágio na linha tb ? :lol:
[]s
O trem ia ter que colocar um adesivo do Sem Parar no vidro da frente,:lol::lol::lol:
@liencen@ October 17th, 2007, 07:41 PM O trem ia ter que colocar um adesivo do Sem Parar no vidro da frente,:lol::lol::lol:
Boa :lol::lol:
som942 October 17th, 2007, 07:42 PM ACho que seria melhor na regiao da linha C
ATHOS October 17th, 2007, 07:44 PM E o que tem de gente que iria pra barzinho, em Santosa Sábado a Noite e voltar. Seria excelente, pra RMSP e Baixada.....em todos os sentidos.....
E teria pra "todo mundo", pois tem aqueles que iriam de carro ainda.....
Vittariano October 17th, 2007, 09:44 PM Um trem entre a RMSP e Santos teria viabilidade sim, pois Santos é uma grande cidade...e o fluxo diário entre as duas não deve ser muito pequeno! Além disso, com a facilidade desse tipo de transporte, mais pessoas se deslocariam entre as cidades e mais pessoas desceriam a serra, aumentando o fluxo de turistas tbm! É inconcebível, que não exista um transporte de trens ainda, só no Brasil mesmo!
caco October 18th, 2007, 02:55 PM Bem que poderia o Expresso Litoral ser integrado ao Metrô e à CPTM. Já pensou sair daaqui de Mogi e ir até Santos por apenas R$ 2,30? :D
ATHOS November 12th, 2007, 03:04 PM Bem que poderia o Expresso Litoral ser integrado ao Metrô e à CPTM. Já pensou sair daaqui de Mogi e ir até Santos por apenas R$ 2,30? :D
HAUAUUAUAHUAHUAUH, não exagera tb!
Mas, mais um fator que podería muito bem ser levado em conta pelos governos, é que no Porto de Santos têm terminais de passageiros para transatlânticos, e seria mais uma excelente saída para transportar os passageiros de e para estes cruzeiros, sem correr o risco de ficar "entupido" na Anchieta/Imigrantes por, às vezes, 5 horas de trajeto.
Aliás, como havia dito, 1 linha SP Santos/Guarujá (com um pequeno ramal, direcionando para o Terminal de passageiros do porto) interligando com uma ferrovia "Bertioga x Peruíbe", cobrindo toda a RMBS, e sonhando mais ainda ( O chá de papoula foi "brabo" desta vez, ahuauha), levando esta ferrovia até Curitiba, atraindo assim, muitos turistas, e desenvolvimento para a região.
E nem precisa ser trem de alta velocidade, não. Composições com todas as acomodações e conforto que uma de 1o mundo tem direito, mas que se deslocariam na faixa de 120 / 150 Km/h, já estaria ótimo. Tudo para tornar o projeto mais simples e funcional possível.
caco November 13th, 2007, 02:47 AM ^^ bem que os transatlânticos poderiam ser também integrados ao Expresso Litoral e à CPTM :D
ionhollfman November 13th, 2007, 03:10 AM Olha demanda é o mais fácil...
O problema é que um projeto desse (sem as composições) passa tranquilamente de 1bi.
Levar em via elevada pelo canteiro da rodovia a concessionária ia criar caso, só se ela morder algo...
Eu sei o seguinte. Eu não dirijo mais, só em carapicuíba. Quando tiver trem eu volto a viajar para o litoral.^^
caco November 13th, 2007, 03:18 AM ^^ então nunca mais verás o mar :D
Gutovsky November 13th, 2007, 03:26 AM É um excelente projeto, não apenas para o turismo. O fluxo de passageiros entre SP e Santos é enorme! Além disso, dá para utilizar Santos como cidade aproximadora dos demais municípios da Baixada... Assim, seria possível pegar o ônibus em SP até Itanhaém, por exemplo, ou o trem até Santos e de lá um ônibus intermunicipal, bem mais barato.
E aí a Anchieta/Imigrantes fica livre para quem vai para o Litoral Norte! Hehehe
TêAgá November 13th, 2007, 04:13 AM ACho que seria melhor na regiao da linha C
E seria a única coisa viável, afinal, a MRS que já tem o sistema Cremalheira-Aderência completamente saturado entre Paranapiacaba e Raiz da Serra, com o sistema de cargas (e que está pensando até mesmo em construir a tal esteira transportadora para aliviar essa saturação) nunca iria permitir a interrupção do serviço de cargas para a descida de trens de passageiros.
Além disso, o sistema é deficiente para esse tipo de finalidade, o indicado seria o percurso Júlio Prestes-Evangehista de Souza-Samaritá-Santos, que já foi amplamente cogitado e usado, e até agora, nada de concreto foi feito por ali.
Como disse o Ramos, tudo foi sucateado, nada foi modernizado, e acrescento, a privatização foi feita de uma forma completamente absurda.
Não veremos esse trem tão cedo.
Ar-Nimruzîr November 13th, 2007, 03:24 PM A região metropolitana expandida na verdade precisa é de QUATRO trens expressos, sendo que apenas um encontra-se projetado (Expresso Bandeirante, para Campinas). Os demais seriam:
- Expresso Baixada, para Santos;
- Expresso Sorocaba, para a cidade de mesmo nome
- Expresso SJC, para São José / Vale do Paraíba
Todos os projeto acima, para reduzir custos, tal qual o Expresso Bandeirante aproveitariam faixas patrimoniais de trilhos da CPTM: o Expresso Baixada faria o que o Thiago disse no post acima; o Expresso SJC aproveitaria o ramal Variante Leste da Central do Brasil. Por fim, o Expresso Sorocaba iria paralelo à linha B da CPTM.
ionhollfman November 13th, 2007, 05:02 PM A região metropolitana expandida na verdade precisa é de QUATRO trens expressos, sendo que apenas um encontra-se projetado (Expresso Bandeirante, para Campinas). Os demais seriam:
Todos os projeto acima, para reduzir custos, tal qual o Expresso Bandeirante aproveitariam faixas patrimoniais de trilhos da CPTM: o Expresso Baixada faria o que o Thiago disse no post acima; o Expresso SJC aproveitaria o ramal Variante Leste da Central do Brasil. Por fim, o Expresso Sorocaba iria paralelo à linha B da CPTM.
O sorocaba teria que ser bitola métrica, depois de itapevi até sorocaba é muito trilho.
Fora que a ALL não vai ceder o trecho dela tb
TêAgá November 13th, 2007, 08:37 PM O sorocaba teria que ser bitola métrica, depois de itapevi até sorocaba é muito trilho.
Fora que a ALL não vai ceder o trecho dela tb
Teria que ser bitola mista ou larga, métrica a (ex) Sorocabana já é.
caco November 14th, 2007, 03:41 AM A região metropolitana expandida na verdade precisa é de QUATRO trens expressos, sendo que apenas um encontra-se projetado (Expresso Bandeirante, para Campinas). Os demais seriam:
Poderiam ainda ressucitar o "Alvorada", trem expresso que ligava Roosevelt (Brás) à Mogi das Cruzes até o início da década de 80.
ionhollfman November 14th, 2007, 04:33 AM Teria que ser bitola mista ou larga, métrica a (ex) Sorocabana já é.
por isso mesmo para não ter que construir novamente...
TêAgá November 14th, 2007, 04:35 AM por isso mesmo para não ter que construir novamente...
Não dá pra investir em um trem moderno e rápido em Bitola Métrica, impossível.
Kaique November 14th, 2007, 12:17 PM Eu imagino que seja rentável, sim.
E outra a estrutura, nesse caso, cria a demanda. Milhares de pessoas poderiam adotar o litoral como casa se tiverem a perspectiva de um transporte rápido que as liguem ao centro de São Paulo em até 1:40. O que é bem razoável apesar da subida da serra.
caco November 14th, 2007, 01:13 PM ^^ milhares de pessoas já adotam a Baixada Santista como moradia, vindo todos os dias à Capital à trabalho, utilizando-se de seus automóveis e dos ônibus rodoviários e fretados.
ATHOS November 14th, 2007, 02:15 PM É muita gente mesmo. E por isto esta ligação entre SP e Santos seria ótima.
Planos de VLT entre Santos e Peruíbe, já tem, no site da Agência Metropilitana da Baixada Santista: http://www.agem.sp.gov.br/projetos_pvm.htm
Lá, tem um PDF para baixar.
Aliás, curioso, não...
As ferrovias foram se acabando, até por incompetência de suas gestões, mas também pela "febre' de estradas nas décadas de 40...50...
O trem perdeu espaço naquela época, pq estavam começando as auto estradas no Brasil. Ninguém imaginava, lá nos anos 50, que era tudo vazio, que iam começar a, literalmente, entupir. São sistemas diferentes de transporte e forçosamente terá de ter mais e mais ferrovias.
Já temos a 2a via da Imigrantes, um novo "boom" imobiliário na RMBS, como nos tempos da Anchieta.
E já está saturando de novo, os governos sabem do colapso no sistema viário em geral.
Assim, serão até obrigados a investir ou permitir a iniciativa privada criar ferrovias. (preferível)
É o mesmo esquema do trem RJ-SP, do Expresso Bandeirantes (mais que necessário), assim, cada ferrovia nova que sair é um estímulo para se fazer outra, outra.
Acredito que acabará saindo várias ferrovias sim, a partir de agora.
Ou fazem isso daqui pra frente, ou para tudo!
Speedy128k =) January 10th, 2008, 08:02 PM A CTPM não ia até Paranápiacaba ?
Só descer mais um poco que está em santos.
Existem algum passeio turistico pelas antigas ferrovias ?
lipe_andreense January 11th, 2008, 01:19 AM ^^
Até 2001 ia.
caco January 11th, 2008, 05:03 PM A CTPM não ia até Paranápiacaba ?
Só descer mais um poco que está em santos.
Só que este "descer mais um pouco" é meio complicado, pois os trens da CPTM não conseguem descer por lá sozinhos, pois é necessário o uso de uma locomotiva com cremalheira para agüentar a inclinação da descida da Serra do Mar.
Existem algum passeio turistico pelas antigas ferrovias ?
Eu fui de Mogi à Santos (parando em Paranapiacaba) num passeio turístico em 1991. Havia um programa em que escolas estaduais eram escolhidas para que alunos e professores fizessem o passeio. Tive sorte que a escola em que minha mãe dava aula foi escolhida. Eu tinha apenas 6 anos mas me lembro muito bem dom passeio, principalmente a descida da Serra do Mar.
rkj January 12th, 2008, 01:20 AM Faltou lembrar que a pref. de Santos usou o pedágio para ônibus de turismo ("farofeiros") para melhorar o nível da cidade e jogar a farofa para Guarujá, São Vicente e Praia Grande (especialmente esta), e *nunca* vai deixar que exista um jeito fácil do povão chegar até Santos nos finais de semana e feriados.
A demanda por circulação entre Santos e SP é bem grande nos dias úteis e aumentaria ainda mais só pela presença do trem, mas nenhuma operadora concordaria em ter o trem funcionando apenas de 2a. a 5a., por exemplo.
Agora, imaginando um trem SP-Cubatão e dali um ramal até Guarujá e outro até Praia Grande, esse problema de Santos já estaria resolvido. O que não fecha é a conta do impacto ambiental; mesmo considerando que o trem não tenha paradas, a simples presença dos túneis já aumentaria bem a contaminação da serra.
Aquela enconsta é íngreme demais para um trem, tanto que a SPRW operava um funicular entre Paranapiacaba e Santos para transporte de passageiros... não é factível operar um trem ali.
A real possibilidade seria pela rota da Mairinque-Santos, mas com um impacto ambiental ainda maior nas regiões de Marsilac, Parelhereiros etc.
Tem horas que a gente precisa adaptar o uso do solo à sua realidade. Transporte de capacidade de passageiros pela Serra do Mar não é uma realidade; vamos tentar estabelecer boas soluções para transporte de cargas e para trens turísticos, que é o que dá para fazer.
OsascoStation2007 January 12th, 2008, 04:24 AM ^^ que tal um VLT aproveitando a estada velha de Santos? (loucura?)
tnq13 January 12th, 2008, 04:07 PM ^^ que tal um VLT aproveitando a estada velha de Santos? (loucura?)
VLT é mais urbano, num é? E acho que a capacidade é baixa, seria melhor trem mesmo...
E pra quem falou do impacto ambiental, acho que trem praticamente não polui além de ser menos barulhento...
E uma coisa: como é feito o transporte de carga onde existe trem-bala? É por vias auxiliares? Ou usa-se a mesma via? E qual a velocidade dos trens de carga? No caso nosso, se usassem a EF Mairinque-Santos pra um TAV (SUPOSIÇÃO), como ficaria o transporte de carga? E seria viável pegar 1 pista em cada sentido da Imigrantes nova e fazer uma ferrovia?
RRC January 13th, 2008, 03:13 AM VLT é mais urbano, num é? E acho que a capacidade é baixa, seria melhor trem mesmo...
E pra quem falou do impacto ambiental, acho que trem praticamente não polui além de ser menos barulhento...
E uma coisa: como é feito o transporte de carga onde existe trem-bala? É por vias auxiliares? Ou usa-se a mesma via? E qual a velocidade dos trens de carga? No caso nosso, se usassem a EF Mairinque-Santos pra um TAV (SUPOSIÇÃO), como ficaria o transporte de carga? E seria viável pegar 1 pista em cada sentido da Imigrantes nova e fazer uma ferrovia?
Posso estar enganado, mas acho que a via do trem bala é especial e exclusiva pra ele.
ATHOS January 13th, 2008, 09:40 PM A serra da Mairinque Santos é extremamente sinuosa, e não permite velocidades, creio que, maiores que 60km/h, e isto, chutando alto, apesar de ser uma via de livre-aderência (sem necessidade de cremalheira.
A idéis seria construir uma ferrovia totalmente nova, com ytraçado que permita uma velocidade commercial de 150/160km/h, coisa que as antigas V8 da CPEF faziam "com o pé nas costas", por exemplo. Isto com a via corretamente dimensionada com o trajeto de serra sendo totalmente subterrâneo, para se possa obter a melhor geometria de traçado, começando aonde fosse necessário, para permitir a correta inclinação da via de ida e volta Nada de TAV´s ou coisa do gênero.
Se o Brasil recomeçar com trens desta forma, já estará ótimo.
Veram nos USA, a quantidade de empresas que transportam pessoas sobre trilhos. Viagens de negócios são perfeitamente possíveis, mesmo se levando em conta o tempo de viagem, uma vez que inclusive hoje, tem-se todo o conforto e recursos a bordo (telefone, Internet, etc), sem falar nas viagens a passeio mesmo, pois o conforto oferecido não encontra similar nos outros meios de transporte, permitindo chegar "descansado" ao destino.
Um trem entre SP e RMBS, nestas condições, seria 30 minutos, a velocidade que foi exemplificada.
E impacto ambiental, tem aqueles 456568905609568049589859045894578904578095708957094578095709457809458094945609457803957039574 de carros, com SP inteira descendo para a RMBS, como se o mundo estivesse acabando...
Imaginemos a quantidade de CO despejada por estes veículos a cada FDS ou "feriadão".
Bom, eu mesmo, não vejo a praia desde 2002 por causa disto...
Speedy128k =) January 14th, 2008, 01:56 PM Deixa eu ver se entendi:
Existem 2 ferrovias para descer para santos;
1ª Paranápiacaba - Santos
2ª Mairinque - Santos
Por onde elas passam ? dá para ver em algum mapa ?
Alguem ai tem fotos delas, ou algum tópico que tenha ?
Hoje em dia é impossivel descer né ? Mas já existiram trens com passageiros para lá, não ?
OsascoStation2007 January 14th, 2008, 05:28 PM VLT é mais urbano, num é? E acho que a capacidade é baixa, seria melhor trem mesmo...
E uma coisa: como é feito o transporte de carga onde existe trem-bala? É por vias auxiliares? Ou usa-se a mesma via? E qual a velocidade dos trens de carga? No caso nosso, se usassem a EF Mairinque-Santos pra um TAV (SUPOSIÇÃO), como ficaria o transporte de carga? E seria viável pegar 1 pista em cada sentido da Imigrantes nova e fazer uma ferrovia? Não acho que um VLT tenha tanta diferença, a KVB serve cidades próximas de Colônia em distâncias razoáveis, com VLT de 4 vagões (linha C cof cof). Claro que não se pode comparar a demanda, mas tendo um intervalo reduzido e várias linhas interligadas, é possível manter um sistema que atenda a todos. Muito melhor desmatar um pouco para um transporte que resolva do que continuar colocando carros nas ruas para jogar mais fumaça na atmosfera. As vias do trem-bala são exclusivas, e geralmente segregadas.
Raul Neto January 14th, 2008, 08:25 PM Não dá pra investir em um trem moderno e rápido em Bitola Métrica, impossível.
Está certíssimo, não adianta elocubrar... Esse trem não sai.
arnaldomanhani March 19th, 2010, 02:48 PM http://img242.imageshack.us/img242/4797/40277431.jpg
Talvez seja mais apropriada essa noticia aqui.
xcleitonx March 19th, 2010, 02:56 PM é surreal concluir em 2014
Guille Panebianco March 19th, 2010, 03:14 PM E como vencer o desnível da Serra do Mar?
Terá de projetar e construir uma nova via mais moderna?
Ou aproveitar a cremalheira?? Se for isso, a viagem demorará muito tempo e não valerá a pena....
pranda2009 March 19th, 2010, 03:19 PM ^^
Guille,
A idéia divulgada na reportagem é para aproveitar a Mayrink - Santos da antiga Sorocabana hoje operada pela ALL, é a outra descida da serra, nada haver com a cremalheira da RMS.
Nem projetos de novas descidas.
Guille Panebianco March 19th, 2010, 03:32 PM ^^
Guille,
A idéia divulgada na reportagem é para aproveitar a Mayrink - Santos da antiga Sorocabana hoje operada pela ALL, é a outra descida da serra, nada haver com a cremalheira da RMS.
Nem projetos de novas descidas.
Ah ta, valeu pranda!
Mas mesmo utilizando a Sorocabana, a viagem seria relativamente demorada, não? Pelo menos, quando fiz um passeio pela linha, via os comboios da ALL passando a uma velocidade bem reduzida...
pranda2009 March 19th, 2010, 03:38 PM ^^
Acho que seria, um TUD moderno, provavelmente seria muito mais rápido que os cargueiros, porém não sei dizer quanto e nem quanto tempo duraria a viagem.
No meu modo de ver, o trecho só será competitivo com a construção de uma nova descida da serra toda em túnel, começando este muito mais perto de São Paulo sem curvas e de inclinação suave, permitindo um ferrovia de alta velocidade, uma obra de vários bilhões, mas que cedo ou tarde esta obra precisará ser encarada.
Guille Panebianco March 19th, 2010, 03:42 PM ^^
Acho que seria, um TUD moderno, provavelmente seria muito mais rápido que os cargueiros, porém não sei dizer quanto e nem quanto tempo duraria a viagem.
No meu modo de ver, o trecho só será competitivo com a construção de uma nova descida da serra toda em túnel, começando este muito mais perto de São Paulo sem curvas e de inclinação suave, permitindo um ferrovia de alta velocidade, uma obra de vários bilhões, mas que cedo ou tarde esta obra precisará ser encarada.
Certamente isso seria o ideal! E de preferência eletrificada.
Agora, seria interessante se houvesse a possibilidade de eletrificar novamente a antiga Sorocabana Santos-Mayrink. Lógico, dependendo de negociação com a ALL. Se a CPTM encampar esse projeto de Trem Expresso para Santos, quem sabe...
SavianoMarcio March 19th, 2010, 03:47 PM Só que este "descer mais um pouco" é meio complicado, pois os trens da CPTM não conseguem descer por lá sozinhos, pois é necessário o uso de uma locomotiva com cremalheira para agüentar a inclinação da descida da Serra do Mar.
Eu fui de Mogi à Santos (parando em Paranapiacaba) num passeio turístico em 1991. Havia um programa em que escolas estaduais eram escolhidas para que alunos e professores fizessem o passeio. Tive sorte que a escola em que minha mãe dava aula foi escolhida. Eu tinha apenas 6 anos mas me lembro muito bem dom passeio, principalmente a descida da Serra do Mar.
Que inveja!! :wallbash: :rant: :tongue: :bleep: :gaah:
SavianoMarcio March 19th, 2010, 03:51 PM Faltou lembrar que a pref. de Santos usou o pedágio para ônibus de turismo ("farofeiros") para melhorar o nível da cidade e jogar a farofa para Guarujá, São Vicente e Praia Grande (especialmente esta), e *nunca* vai deixar que exista um jeito fácil do povão chegar até Santos nos finais de semana e feriados.
...
Dúvído que Santos vá querer perder toda a receita que os farofeiros deixam na cidade, para isso é melhor fazer campanha de concientização e fiscalizar.
paulo lima March 19th, 2010, 03:55 PM http://img242.imageshack.us/img242/4797/40277431.jpg
Talvez seja mais apropriada essa noticia aqui.
Que legal!!!:cheers:
E quase um Trem-Metropolitano da CPTM interligando Sao Paulo a Santos:)
O legal e que pode ser decidido duas coisas, possa ser que uma Linha da CPTM chege ate a Baixada ou o Futuro VLT sobe ate Sao Paulo:lol:
Isso vai ser Fantastico:cheers:, mais duvido que saia em curto prazo:ohno:
Aki na Regiao de Campinas tbn, ja que o Trem da CPTM vai ate Jundiaí (que nao e tao longe de Campinas), eu fico perguntando as vezez pq nao ampliam a Linha da CPTM ate Campinas Pelo menos, tipo ficaria uma linha Provisoria enquanto nao vinher o TAV. Pra quem for Observar BEM e for andar de Trem desde SP ate Jundiai, verificarao que na ultima Estaçao da CPTM em Jundiai, a Linha Ferrea tem a continuidade passando pela Regiao de Campinas sentido ao Interior. Mais eu acho Dificil isso ocorrer facil :ohno: por aqui em Campinas :ohno:
Mais eu Torço para que para Baixada Santista der certo:) e tenham o Trem de passageiros interligando as duas Regioes Importantes, seria muito importante pq ja basta os cogestionamentos que ocorre todos Feriandos e fim de ano nas Rod Anchieta e Imigrantes, acredito que com o Trem, vai desafogar um pouco o Trasnsito dessas duas Rodovias.:)
SavianoMarcio March 19th, 2010, 04:13 PM Deixa eu ver se entendi:
Existem 2 ferrovias para descer para santos;
1ª Paranápiacaba - Santos
2ª Mairinque - Santos
Por onde elas passam ? dá para ver em algum mapa ?
Alguem ai tem fotos delas, ou algum tópico que tenha ?
Hoje em dia é impossivel descer né ? Mas já existiram trens com passageiros para lá, não ?
Um tópico específico eu não conheço, uma boa é ver no próprio Google Earth (GE), principalmente do fotográfo Ricardo Koracsony na linha Mairinque-Santos, existe muitas fotos da descida da ferrovia. Começe a partir desse ponto 23°55'10.62"S 46°38'40.13"O que colocaram algumas fotos novas. Da descida por Paranapiacaba também tem várias fotos.
Suburbanist March 19th, 2010, 04:14 PM pq ja basta os cogestionamentos que ocorre todos Feriandos e fim de ano nas Rod Anchieta e Imigrantes, acredito que com o Trem, vai desafogar um pouco o Trasnsito dessas duas Rodovias.:)
Nào é todo feriado que congestiona a linha, não. Além disso, o tráfego em feriados, de famílias descendo inteiras para a praia com o carro abarrotado de bagagens, não é o tipo que se desloca para o trem. Aliás, é o que menos se desloca para trem, ônibus, o que for.
Ramos March 19th, 2010, 04:23 PM Em 1962 se levava cerca de 2h30min de São Paulo (Jurubatuba) à Samaritá (parando em 11 estações pelo caminho).
Com o avanço tecnológico poderiam melhorar a via, a sinalização e o trem para que ele fizesse Pinheiros (ou Santo Amaro) - São Vicente - Santos em 1h30min.
Rampa máxima da via:
http://i225.photobucket.com/albums/dd49/Francorail/efs_perfil_mayrinksantos.jpg
http://www.pell.portland.or.us/~efbr....html#expansao
Trens semelhantes ao da foto (com mais carros é claro) poderiam fazer a ligação entre São Paulo e Santos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/RN462002.JPG/800px-RN462002.JPG
http://es.wikipedia.org/wiki/Civia
Falar em uma via nova é uma loucura, sendo que temos uma via existente que pode ser melhorada. Não existe necessidade de termos trens com mais de 140 km /h fazendo essa ligação por túneis caríssimos e desnecessários.
SavianoMarcio March 19th, 2010, 04:23 PM é surreal concluir em 2014
"2014" o ano milagroso!
Vicente A.O. Junior March 19th, 2010, 04:24 PM Nào é todo feriado que congestiona a linha, não. Além disso, o tráfego em feriados, de famílias descendo inteiras para a praia com o carro abarrotado de bagagens, não é o tipo que se desloca para o trem. Aliás, é o que menos se desloca para trem, ônibus, o que for.
Cara, desculpe.
Eu moro a poucos quarteirões do km 21 a Anchieta, e em feriados a situação não é muito favorável.Não sei se soube, mas no Natal e Ano Novo, isso aqui ficou tétrico, parou tudo mesmo.
Qualquer método auxiliar para se descer a serra ajuda muito, as vias saturam absurdamente nos feriados.
SavianoMarcio March 19th, 2010, 04:31 PM ^^
Não lembro onde foi postado, mas tinha lido aqui sobre um projeto que envolvia um trajeto de trem até o começo da descida e depois teria uma espécie de elevador que enfrentaria direto a descida da serra e depois outro trem na base até as cidades do litoral, acho que terminava em Santos e utilizava trechos da Mairinque-Santos.
Vou ver se enconto o post.
Suburbanist March 19th, 2010, 04:33 PM Cara, desculpe.
Eu moro a poucos quarteirões do km 21 a Anchieta, e em feriados a situação não é muito favorável.Não sei se soube, mas no Natal e Ano Novo, isso aqui ficou tétrico, parou tudo mesmo.
Qualquer método auxiliar para se descer a serra ajuda muito, as vias saturam absurdamente nos feriados.
Natal e Ano Novo são picos gigantescos de demanda de turismo ocasional no Brasil inteiro. Juntam-se uma festa familiar popularíssima no mundo Ocidental (alguns países tem datas importantes em 6/1 e dia de Ação de Graças tbem em Novembro), o fato de que o Natal coincide com o verão e férias escolares principais no Brasil, e tem-se o caos, um pico de demanda que não se observa em outros países desenvolvidos.
Não há infra-estrutura que aguente, ou mesmo que deva ser planejada, para lidar com demanda excepcional de 2 grandes datas no ano (Natal-Ano Novo e Carnaval). Sejam aeroportos, estradas, ferrovias etc.
paulo lima March 19th, 2010, 04:39 PM Em 1962 se levava cerca de 2h30min de São Paulo (Jurubatuba) à Samaritá (parando em 11 estações pelo caminho).
Com o avanço tecnológico poderiam melhorar a via, a sinalização e o trem para que ele fizesse Pinheiros (ou Santo Amaro) - São Vicente - Santos em 1h30min.
Rampa máxima da via:
http://i225.photobucket.com/albums/dd49/Francorail/efs_perfil_mayrinksantos.jpg
http://www.pell.portland.or.us/~efbr....html#expansao
Trens semelhantes ao da foto (com mais carros é claro) poderiam fazer a ligação entre São Paulo e Santos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/RN462002.JPG/800px-RN462002.JPG
http://es.wikipedia.org/wiki/Civia
Falar em uma via nova é uma loucura, sendo que temos uma via existente que pode ser melhorada. Não existe necessidade de termos trens com mais de 140 km /h fazendo essa ligação por túneis caríssimos e desnecessários.
:cry::cry::cry:
Nossa!!!! Era um desse Trem em que imaginava quando o Estado tinha o Projeto do Trem-Bandeirante que seria um Trem de Media Velocidade que ligaria Campinas, Jundiaí e Sao Paulo(Est Barra Funda).
So que o Projeto foi Abandonado Provisoriamente em 2007 por causa do Projeto do TAV :ohno:
Quem sabe entao um novo Projeto do Trem-Bandeirante entre Sao Paulo a Santos :|, acredito que seja bem mais viavel por causa dos Cogestionamentos em epocas de Festas nas Rodovias Anchieta e Imigrantes, e dos Trabalhadores que vao e voltam todos os Dias entre Santos a Sao Paulo:), com o Trem, vai facilitar muito a Vida de todos:)
richter30 March 19th, 2010, 04:39 PM Natal e Ano Novo são picos gigantescos de demanda de turismo ocasional no Brasil inteiro. Juntam-se uma festa familiar popularíssima no mundo Ocidental (alguns países tem datas importantes em 6/1 e dia de Ação de Graças tbem em Novembro), o fato de que o Natal coincide com o verão e férias escolares principais no Brasil, e tem-se o caos, um pico de demanda que não se observa em outros países desenvolvidos.
Não há infra-estrutura que aguente, ou mesmo que deva ser planejada, para lidar com demanda excepcional de 2 grandes datas no ano (Natal-Ano Novo e Carnaval). Sejam aeroportos, estradas, ferrovias etc.
Com congestionamentos ou não, se faz necessário uma linha de trem interligando as 2 grandes regiões metropolitanas. Demanda tem, e os estudos irão apontar isso....
EduSC March 19th, 2010, 04:42 PM Essa seria uma obra fantástica.
Agora, seja como seja, o tempo de viagem com o trem tem que ser inferior ao dos fretados que seguem pela Imigrantes, senão não terá demanda.
richter30 March 19th, 2010, 05:28 PM Essa seria uma obra fantástica.
Agora, seja como seja, o tempo de viagem com o trem tem que ser inferior ao dos fretados que seguem pela Imigrantes, senão não terá demanda.
Vale lembrar que os fretados estão sujeitos as condições do trafego aqui de SP, de Santos + os semaforos.
Mas concordo que o tempo do trem (e a tarifa tb) precisam ser menores ou pelo menos iguais, para poder competir com os outros modais. Ainda assim o trem ainda seria muito mais vantajoso pelo conforto, pela segurança e por não depender do transito e nem ter paradas em semaforos para cumprir seu tempo de trajeto. :)
pranda2009 March 19th, 2010, 05:53 PM Em 1962 se levava cerca de 2h30min de São Paulo (Jurubatuba) à Samaritá (parando em 11 estações pelo caminho).
Bem, 1h e 30 minutos pode parecer um tempo de viagem bom, para os finais de semana de sol, feriados e temporada de verão, mas para o trafego normal durante a semana é muito ruim, o ônibus do Jabaquara no centro de Santos leva por volta de 50 minutos em um dia normal ou em um fim de semana fora da temporada do verão ou dos feriados.
Assim, não vejo vantagem nenhuma, pois pegando o Metrô nas estações da Paulista, suponhamos com destino a ponta da praia, levarei a mesma 1 hora e 30 minutos para fazer o percurso, porta a porta.
Quanto a achar “loucura” uma nova descida, eu diria que acho loucura à falta de investimentos em Infra Estrutura no Brasil em geral, nos transportes e na geração de energia elétrica. Estamos pagando caro, e pagaremos ainda mais por este descuido.
A China e o primeiro mundo realizam e realizaram obras de infra-estrutura muito mais caras e complexas do que esta.
Santos é muito importante para o Brasil e para São Paulo, o porto é fundamental, a exploração do pré-sal vem aí. Porque temos sempre que pensar pequeno?
Mas como acho que faltam homens públicos com a real coragem e com o brio de promover uma virada no Brasil, acho que isso não sai antes dos próximos 30 anos.
Por tudo o que expus é que disse no thread da volta dos trens regionais que acredito muito mais no trajeto Sorocaba – São Paulo como o primeiro a ser implementado.
EduSC March 19th, 2010, 06:03 PM Santos é muito importante para o Brasil e para São Paulo, o porto é fundamental, a exploração do pré-sal vem aí. Porque temos sempre que pensar pequeno?
Apoiado ! :applause:
Lanterna March 21st, 2010, 09:25 AM Eu também cheguei a fazer a descida da Serra quando criança e me lembro perfeitamente, impressionante como algumas imagens não saem das nossas memórias.
Lembro dos túneis, a proximidade com algumas pequenas quedas d´água... tudo muito impressionante. Mas é uma ferrovia com muitas curvas, não? Disputar uma ferrovia cheia de curvas (que não permitiriam grandes velocidades) com trens de carga seria viável?
Saviano.... eu vi as imagens que vc citou no Google Earth há algumas semanas e foi uma viagem no tempo... são sensacionais, também recomendo a todos.
Lanterna March 21st, 2010, 09:28 AM Bem, 1h e 30 minutos pode parecer um tempo de viagem bom, para os finais de semana de sol, feriados e temporada de verão, mas para o trafego normal durante a semana é muito ruim, o ônibus do Jabaquara no centro de Santos leva por volta de 50 minutos em um dia normal ou em um fim de semana fora da temporada do verão ou dos feriados.
Assim, não vejo vantagem nenhuma, pois pegando o Metrô nas estações da Paulista, suponhamos com destino a ponta da praia, levarei a mesma 1 hora e 30 minutos para fazer o percurso, porta a porta.
Quanto a achar “loucura” uma nova descida, eu diria que acho loucura à falta de investimentos em Infra Estrutura no Brasil em geral, nos transportes e na geração de energia elétrica. Estamos pagando caro, e pagaremos ainda mais por este descuido.
A China e o primeiro mundo realizam e realizaram obras de infra-estrutura muito mais caras e complexas do que esta.
Santos é muito importante para o Brasil e para São Paulo, o porto é fundamental, a exploração do pré-sal vem aí. Porque temos sempre que pensar pequeno?
Mas como acho que faltam homens públicos com a real coragem e com o brio de promover uma virada no Brasil, acho que isso não sai antes dos próximos 30 anos.
Por tudo o que expus é que disse no thread da volta dos trens regionais que acredito muito mais no trajeto Sorocaba – São Paulo como o primeiro a ser implementado.
E que não seja por problema de energia... com os crescentes trabalhos para a melhora na despoluição do Rio Pinheiros em breve a represa poderá receber água do canal e as usinas do complexo Henry Borden poderiam alimentar um sistema elétrico tranquilamente.
Alías, não tenho certeza, mas parece que a proposta para a despoluição do Pinheiros é para que a empresa que a realizar tenha direito à energia gerada pelas usinas do complexo existente no pé da serra, poderiam incluir uma boa ferrovia no pacote.
ATHOS March 21st, 2010, 06:38 PM Bem, 1h e 30 minutos pode parecer um tempo de viagem bom, para os finais de semana de sol, feriados e temporada de verão, mas para o trafego normal durante a semana é muito ruim, o ônibus do Jabaquara no centro de Santos leva por volta de 50 minutos em um dia normal ou em um fim de semana fora da temporada do verão ou dos feriados.
Exatamente, Pranda!
O Brasil só chegou aonde chegou por culpa dos "especialistas" em tudo o que é assunto e setor.
Basta tentar explicar que está tendando implantar um projeto (qualquer que seja) e estes "especialistas" já dão o resultado final.
Além do papel, o papo aceita qualquer coisa, e o que não falta na nossa terra é "cunversa".
Enquanto isso, o mundo civilizado executa obras do arco da velha e se serve delas.
E "enquanto isso", na nossa terra.....
http://www.yourdiscovery.com/extremeengineering/_holdingimage/asset/39676103734592716_holding.jpg
é colocar um xaxim na parede (se não chover...) Não sei se rio ou choro......
Perdoem pela baixa tolerância.
SavianoMarcio March 21st, 2010, 06:51 PM Eu também cheguei a fazer a descida da Serra quando criança e me lembro perfeitamente, impressionante como algumas imagens não saem das nossas memórias.
Lembro dos túneis, a proximidade com algumas pequenas quedas d´água... tudo muito impressionante. Mas é uma ferrovia com muitas curvas, não? Disputar uma ferrovia cheia de curvas (que não permitiriam grandes velocidades) com trens de carga seria viável?
Saviano.... eu vi as imagens que vc citou no Google Earth há algumas semanas e foi uma viagem no tempo... são sensacionais, também recomendo a todos.
São bem legais as fotos desse cara, sempre que descia a serra constumava ver uma ferrovia que corria bem próximo dos topo dos morros, lindo, mais tarde descobri que eram da Mairinque-Santos.
Trens de carga acredito que sim, mas com passageiros não, tem que ser algo que possa competir com ônibus e carros em tempo, segurança e previsibilidade, com esse traçado longo não é possível.
Ray Minamoto April 25th, 2010, 05:33 AM Eu lá do Parque das Bandeiras, em São VIcente, sempre fiquei imaginando essa linha descendo, e uma casinha no meio da serra, que dá pra ver lá da Pedro Taques. Depois que fui descobrir que era um estação, e era essa linha de Mairique.
Alias, alguém já reparou como a COSIPA é muito perto de Paranapiacaba? Se não fosse a serra tão íngrime, era praticamente um pulinho.
Lanterna April 25th, 2010, 06:14 AM ^^
Por isso a esteira deve substituir os trilhos da Serra Nova, que está desativada, onde havia a funicular. É muito perto mesmo...
ps. Sempre lembrando que o atual trajeto é feito pelo que chamam de Serra Velha.
marcus_lisboa May 31st, 2010, 02:34 PM ^^ bem que os transatlânticos poderiam ser também integrados ao Expresso Litoral e à CPTM :D
Sério mesmo, também poderiamos integrar as balsas, e onibus municipais de todas as cidades do trajeto, dai poderiamos colocar a tarifa da linha mais barata da região no caso mongaguá a R$ 1,50 como base. Ia ser otimo ir de Jundai a Peruibe pagando R$ 1,50 mas também ia ser umas 4 horas de viagem. Hahahaha
Mexicano21 May 31st, 2010, 03:09 PM ^^
Ir de Jundiaí à Peruíbe pagando R$ 1,50 traria um tremendo desequilíbrio financeiro ao sistema.
Suburbanist May 31st, 2010, 04:08 PM Não existem "milagres" em sistema de transportes. Alguém sempre estará pagando a conta, e o ideal é que apenas os usuários paguem a conta de sistemas de transporte coletivo, ao contrário dos sistemas individuais, que estão disponíveis à toda população.
richter30 May 31st, 2010, 04:15 PM Não existem "milagres" em sistema de transportes. Alguém sempre estará pagando a conta, e o ideal é que apenas os usuários paguem a conta de sistemas de transporte coletivo, ao contrário dos sistemas individuais, que estão disponíveis à toda população.
Se refere aos carros? se for isso, negativo, nem todo mundo terá condições de ter (ou de manter um)
Mexicano21 May 31st, 2010, 04:46 PM ^^
Mas para transporte não metropolitano concordo com o Suburbanist: o usuário tem que bancar o custo da operação. Se implantarmos trens de média e longa distância subsidiados, logo teremos empresas de ônibus de viagem pedindo subsídios também, e com justiça. Esse seria o pior dos mundos. E só citei uma das desvantagens do subsídio, poderia elencar uma lista delas...
marcus_lisboa May 31st, 2010, 06:07 PM ^^
Ir de Jundiaí à Peruíbe pagando R$ 1,50 traria um tremendo desequilíbrio financeiro ao sistema.
Somente loucos fariam tal trajeto, na verdade a maioria das pessoas fariam trajetos curtos de 2 ou 3 cidades
Mexicano21 May 31st, 2010, 06:54 PM ^^
Pra ir à praia no fim de semana pagando tão pouco até eu faria esse trajeto, por mais demorado que fosse. E Jundiaí <-> São Paulo ou Litoral <-> São Paulo a R$ 1,50 já são valores baixos demais (tanto que o primeiro trajeto existe, custa R$ 2,70 e dá prejuízo), e seriam rotas bastante usadas todos os dias da semana.
sekelsenmat May 31st, 2010, 07:01 PM Não existem "milagres" em sistema de transportes. Alguém sempre estará pagando a conta, e o ideal é que apenas os usuários paguem a conta de sistemas de transporte coletivo, ao contrário dos sistemas individuais, que estão disponíveis à toda população.
Não entendo porque você se apega tanto ao individualismo. O ser humano não é uma formiga como os comunistas querem, mas por outro lado também não é um lobo solitário.
O transporte ferroviário é racional. É mais seguro, mais rápido, mais limpo e mais confortável. Eu não reclamo do meu imposto subsidiar as estradas de quem prefere ir de carro, então não consigo entender porque você reclama tanto de um subsídio absolutamente irrelevante no orçamento do governo. Mais curiosa a situação ainda considerando que no momento as ferrovias dão lucro para o governo, então há muita gordura que poderia ser queimada investindo em trens de passageiros antes de chegar num zero-a-zero.
Mas para transporte não metropolitano concordo com o Suburbanist: o usuário tem que bancar o custo da operação. Se implantarmos trens de média e longa distância subsidiados, logo teremos empresas de ônibus de viagem pedindo subsídios também, e com justiça. Esse seria o pior dos mundos. E só citei uma das desvantagens do subsídio, poderia elencar uma lista delas...
As empresas de ônibus já são subsidiadas pois as estradas onde elas rodam são deficitárias.
Acho que faz sentido exigir que o serviço ferroviário regional e de longa distância pague seu custo de operação, com tanto que não se exiga que ele pague o custo total da via permanente. De outro modo é obvio que não será uma competição justa entre os modais.
Mexicano21 May 31st, 2010, 07:03 PM ^^
Ah sim, eu me refiro ao custo de operação e manutenção apenas. A infra-estrutura deve pertencer ao Estado, tanto no caso rodoviário quanto no ferroviário ou em qualquer outro, e como tal, construído pelo governo com recurso a fundo perdido.
|
|