View Full Version : Grupo de Eike Batista planeja contruir megaporto em Peruíbe

pulga
October 17th, 2007, 01:18 AM
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL150918-9356,00-GRUPO+DE+EIKE+BATISTA+PLANEJA+CONTRUIR+MEGAPORTO+EM+PERUIBE.html

Grupo de Eike Batista planeja contruir megaporto em Peruíbe
Próximo a área de preservação, projeto prevê 15 km de píeres.
Se sair, porto será o maior da América do Sul.

O grupo EBX, do empresário Eike Batista, planeja a construção de um porto em Peruíbe, na região da Baixada Santista. O projeto, já apresentado à prefeitura local, está previsto para um terreno de 1 milhão de metros quadrados na estrada que liga o município à vizinha Itanhaém. A idéia é que o empreendimento tenha instalações maiores que as que compõem o porto de Santos, o maior da América do Sul.

Segundo fontes da Agência Estado, o projeto prevê a construção de uma ilha artificial, distante da costa, onde serão instalados cerca de 15 quilômetros de píeres. A ilha ficaria ligada ao continente por uma estrada, formando um desenho semelhante à letra T. Eike Batista já comentou, em entrevistas, o interesse por investimentos na infra-estrutura portuária. O grupo EBX já possui atividades nos setores de mineração, energia, logística, imobiliário e de entretenimento.

Guaranis

Em São João da Barra, por exemplo, a empresa planeja investir R$ 700 milhões para atingir capacidade de movimentação de 250 mil toneladas de minério por ano. O terminal será usado para o escoamento da produção do grupo em Minas Gerais. O porto de Peruíbe, porém, deve enfrentar obstáculos sócio-ambientais. A área escolhida está próxima da reserva ecológica da Juréia e tem grandes trechos de Mata Atlântica nativa. Além disso, é considerada área de interesse indígena, por abrigar uma tribo da etnia guarani.

Tamarindo Cobra
October 17th, 2007, 01:20 AM
Não sai, simplesmente não sai do papel! Tudo oque é relativo ao sul de SP não sairá do papel, é mata atlântica pura a maior reserva contínua de mata atlântica do país, o resto do resto que restou! Não vai sair do papel! No máximo vão começar e não terminar!

Urbano Santista
October 17th, 2007, 01:24 AM
Hum, também acho difícil sair do papel e nem sei se esse projeto é uma boa. Peruíbe é a porta de entrada para a reserva da Juréia, um porto dessas dimensões certamente afetaria o ecossistema da região.

Evandro
October 17th, 2007, 01:30 AM
Espero que não saia do papel... se fosse um pouco mais pro norte, blz, mas justo em Peruíbe, junto à Reserva Ecolóigica da Juréia? :ohno:

Pedrocn
October 17th, 2007, 01:39 AM
Não sai, simplesmente não sai do papel! Tudo oque é relativo ao sul de SP não sairá do papel, é mata atlântica pura a maior reserva contínua de mata atlântica do país, o resto do resto que restou! Não vai sair do papel! No máximo vão começar e não terminar!

o porto vai ser numa ilha artificial, off-shore. Ultra profundo, se nào me engano com calado de 30m! Logo penso que o impacto ambiental vai ser mínimo na faixa de mata, só o acesso mesmo, penso eu. Mas estou especulando com as poucas informações que saíram na impressa.

Outra coisa o empreendimento é PRIVADO!!!! ou seja, se começar vão terminar rápido, e pode ter ctz que vão terminar!

vitinhooo
October 17th, 2007, 01:55 AM
^^

Realmente, sem falar que as licenças já estão todas prontas e ok, e as obras já começaram, segundo a revista Veja. Até o governador de SP ficou impressionado.

Quero saber de uma ferrovia decente até o porto!

Luiz
October 17th, 2007, 02:04 AM
os caras escolhem justo o lugar mais errado para fazer esse porto, não são uns otarios???

bs.eduardo
October 17th, 2007, 02:10 AM
Por que não construir uma ferrovia junto? E esse Eike tem bala na agulha hein? Putz...

Urbano Santista
October 17th, 2007, 02:13 AM
o porto vai ser numa ilha artificial, off-shore. Ultra profundo, se nào me engano com calado de 30m! Logo penso que o impacto ambiental vai ser mínimo na faixa de mata, só o acesso mesmo, penso eu. Mas estou especulando com as poucas informações que saíram na impressa.

Mas pense no enorme tráfego de navios que circulam perto de um porto. Eles poluem e muito. E por mais que os pontos de atracação sejam instalados longe da costa, terão que existir os terminais retroportuários, armazéns, escritórios no continente. Isso ocupa muito espaço e afetaria o meio ambiente. Aqui em Santos os terminais avançam até em áreas residenciais ocupadas há décadas, causando transtornos, imagine num terreno livre e desocupado.

^^

Realmente, sem falar que as licenças já estão todas prontas e ok, e as obras já começaram, segundo a revista Veja. Até o governador de SP ficou impressionado.

Quero saber de uma ferrovia decente até o porto!
Obras já começaram? Onde? O que diz na matéria que também saiu no jornal local daqui é que essa semana o grupo EBX apresentou o projeto ao prefeito de Peruíbe. E só.

Urbano Santista
October 17th, 2007, 02:14 AM
Por que não construir uma ferrovia junto? E esse Eike tem bala na agulha hein? Putz...
Já existe a ferrovia Santos-Juquiá, desativada, que passa justo nesse terreno onde pretende se intalar o porto. Ela segue desde o Porto de Santos pelo litoral sul até o Vale do Ribeira.

bs.eduardo
October 17th, 2007, 02:17 AM
^^ Então que seja feito o porto :devil:

EricoWilliams
October 17th, 2007, 02:30 AM
Esse cara não nega fogo, está tocando projetos de grande porte em outras regiões do país e até fora dele.

vitinhooo
October 17th, 2007, 03:12 AM
Na revista Veja, diz que o terreno já estava adquirido, e que as obras já iriam começar.

Urbano Santista
October 17th, 2007, 03:41 PM
Estou postando a matéria completa sobre o Porto Brasil, nome oficial do futuro porto de Peruíbe, que saiu no Jornal A Tribuna do dia 17 de outubro.
Agora, com mais detalhes, deu pra notar que é um projeto sólido, e acho que vai sair do papel sim.
Mas, como eu disse antes, é uma obra que vai transformar as cidades do litoral sul e até do Vale do Ribeira, que é do lado. Há de se pensar nas conseqüências.

Novo porto poderá movimentar 50 milhões de toneladas ao ano

Diogo Caixote

O Porto Brasil, que será erguido pelo empresário Eike Batista em Peruíbe, terá capacidade para movimentar cerca de 50 milhões de toneladas por ano, ou seja, aproximadamente 60% do volume projetado para o Porto de Santos este ano. Avaliadas entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões, as obras do empreendimento devem começar em dois anos.

Os dados do projeto foram apresentados pelo presidente do Grupo EBX, Eike Batista, e o presidente da LLX, braço de logística da EBX, Ricardo Antunes, com exclusividade a A Tribuna, na tarde de ontem, no escritório do grupo no Rio de Janeiro.

O projeto está previsto para ser implantado em uma área de 53 milhões de metros quadrados, recém-adquirida pelo grupo EBX, nas proximidades da Rodovia Padre Manoel da Nobrega. Entretanto, somente 20 milhões de metros quadrados devem ser aproveitados. O Porto Brasil ficará distante cerca de 70 quilômetros do cais santista.

Segundo Antunes, o porto do Litoral Sul terá uma ilha artificial, de 500 mil metros quadrados, e uma retroárea de 6 milhões de metros quadrados, que serão conectadas por uma ponte ‘‘rodovia’’ com quatro pistas, divididas para os dois sentidos de fluxo.

Atrás da região retroportuária haverá um condomínio industrial com 13 milhões de metros quadrados. As áreas destinadas às fábricas serão arrendadas pela EBX, que irá gerenciar a estrutura comum do condomínio, além de operar a zona portuária. ‘‘A gente se baseou muito nos projetos das indústrias alfandegadas e da Lei do Porto-indústria. A LLX vai entregar a energia, a água, as ruas. Já as indústrias vão fazer sua própria estrutura’’, disse Antunes.

O novo complexo movimentará principalmente granéis e contêineres. De acordo com estimativas de Antunes, a expectativa é operar 20 milhões de toneladas de grãos, 15 milhões de toneladas de minério de ferro, 4 milhões de toneladas de fertilizantes, 10 milhões de metros cúbicos de granéis líquidos — basicamente etanol — e 4 milhões de TEUs (uniade equivalente a um cônteiner de 20 pés).

O grupo de Eike Batista planeja iniciar as operaçÎes três anos depois da obtenção da Licença de Instalação (LI), documento que autoriza o começo das obras. Para Antunes, a idéia é concluir os estudos ambientais já contratados da obra até o final de 2009. Essa primeira etapa do empreendimento englobará a implantação do retroporto e da ilha, com seus primeiros sete berços de atracação. O projeto prevê a construção de mais quatro locais para a escala dos navios. Todos os pontos terão 18,5 metros de profundidade, permitindo a vinda dos maiores cargueiros em operação no mundo. ‘‘Um ano e meio depois, o complexo estará totalmente pronto’’, concluiu o presidente da LLX.

Situação dos índios

Um dos primeiros passos para a implantação do Porto Peruíbe será ‘‘melhorar a situação dos índios que vivem próximo à área do futuro complexo portuário’’. O presidente da LLX, Ricardo Antunes, afirmou que o grupo está em contato com a Funai para evitar que a cultura indígena sofra qualquer tipo de impacto com a construção do complexo.

Ele disse, também, que apesar de viverem perto do terreno da EBX, eles não são nativos. ‘‘Eles foram parar ali, que já era uma área degradada, por não terem mais seu habitat natural’’.

Serra estuda retomar projeto viário de Parelheiros

Da Redação

O governador José Serra afirmou que poderá retomar o projeto de construção da Estrada de Parelheiros se o empreendimento do Grupo EBX, de instalar um complexo portuário em Peruíbe (Litoral Sul de São Paulo), for realizado. A possibilidade foi anunciada na noite de ontem, durante a abertura dos Jogos Abertos do Interior, em Praia Grande.

Para garantir o acesso de cargas ao novo porto, Serra afirmou ser possível retomar o plano de ter um acesso rodoviário direto entre o Litoral Sul e a Região Metropolitana de São Paulo, a Estrada de Parelheiros. A construção e a exploração da via, porém, ficariam a cargo da iniciativa privada. ‘‘Se esse empreendimento se confirmar, poderemos abrir essa estrada. Mas faremos uma concessão à iniciativa privada. Afinal, será uma estrada bem lucrativa, com o movimento de cargas para aquela região’’.

O governador também comentou os possíveis impactos urbanos do complexo marítimo. Para José Serra, a iniciativa do Grupo EBX irá atrair profissionais para as cidades da região, o que demandará uma nova política habitacional para Peruíbe.

Empresário nega prejuízo a Santos

Da Redação

A entrada em operação do Porto Brasil não causará fuga de cargas do cais santistas, garantiram os executivos do Grupo EBX. Estudos encomendados por eles para checar a evolução da demanda de produtos apontaram que mesmo com os projetos de ampliação do cais santista, haverá demanda reprimida.

De acordo com o presidente da EBX, Eike Batista, as projeções do comércio exterior mostram que haverá um acréscimo de pelo menos dois dígitos nos próximos 20 anos. ‘‘A economia do País não cresce como o comércio exterior e, por consequência, como as operações portuárias’’. analisou.

Já o presidente da LLX, Ricardo Antunes, ressaltou que a demanda reprimida no Brasil é grande, especialmente de contêineres. Para ele, o principal obstáculo é ‘‘como escoar, porque carga o Brasil tem de sobra’’.

Antunes disse ainda que seus levantamentos mostram que mesmo que Barnabé-Bagres, Embraport e Terminal Portuário de Guarujá, por exemplo, saiam do papel, o País ainda precisará de novos portos. ‘‘Vamos começar as operações em 2012 e pretendemos atingir 4 milhões de TEUs em 2020. É um cenário conservador’’.

Na opinião de Batista e Antunes, os dois portos terão de ser complementares, ‘‘um complexo portuário paulista. O Porto em Peruíbe vai receber grandes navios que hoje não podem entrar em Santos, senão encalham. Mas queremos que a cidade de Santos seja transformada em um centro de negócios do porto, como São Paulo é da economia’’, defendeu o dono da EBX.

Projeto criará 10 mil empregos

Da Redação

O Porto Brasil vai gerar aproximadamente mais de 10 mil empregos diretos quando concluído e ‘‘dezenas de milhares na construção’’. Para os executivos da EBX, o empreendimento vai mudar o perfil da economia do Litoral Sul.

Quando entrar em operação, serão necessários de 1.500 a 2 mil profissionais qualificados para as operações portuárias. Já no complexo industrial serão gerados cerca de 10 mil postos de trabalho.

Segundo o presidente da LLX, Ricardo Antunes, a oferta pode ser ainda maior, considerando que, para cada emprego direto criado, entre três e quatro postos são gerados indiretamente. ‘‘Enquanto implantamos o complexo, vamos formar a mão-de-obra qualificada’’.

Para Eike Batista, presidente da EBX, a implantação vai fazer com que Peruíbe fique ‘‘de cabeça para baixo’’. Será uma transformação de perfil porque, hoje, o Vale do Ribeira não tem uma linha econômica definida e está abandonado’’.

http://img187.imageshack.us/img187/8899/portobrasilkm1.jpg

Ligeirinho
October 17th, 2007, 03:55 PM
pelo visto, até que tá bem planejado mesmo. Peca por estar próximo da Reserva da Juréia.

Tirando isso, pelo menos alguém com cacife tá começando a investir em algo necessário para o país: os portos privados.

netraider
October 17th, 2007, 05:12 PM
Estou com medo de favelização de Peruíbe.

Será que a prefeitura terá maturidade para manter uma boa política de urbanização?

Não é o que ocorre em ilha Comprida.

Tamarindo Cobra
October 17th, 2007, 10:00 PM
Po, então foi melhor doque eu imaginei! Agora to torcendo pra que dê certo!

Acho que isso vai viabilizar o VLT no litoral e ou trem expresso ligando litoral à capital!

Pedrocn
October 17th, 2007, 10:35 PM
Mas pense no enorme tráfego de navios que circulam perto de um porto. Eles poluem e muito. E por mais que os pontos de atracação sejam instalados longe da costa, terão que existir os terminais retroportuários, armazéns, escritórios no continente. Isso ocupa muito espaço e afetaria o meio ambiente. Aqui em Santos os terminais avançam até em áreas residenciais ocupadas há décadas, causando transtornos, imagine num terreno livre e desocupado.

você tem razão, tinha pensado nisso também. É uma pena... com certeza a Mata Atlântica é a floresta mais bonita e exuberante desse planeta que eu já vi na vida!!! Floresta amazônica fica no chinelo, comparando beleza e biodiversidade. Podiam fazer em outro lugar... Eu não deixaria fazer nesse local...

Pedrocn
October 17th, 2007, 10:37 PM
os caras escolhem justo o lugar mais errado para fazer esse porto, não são uns otarios???

Concordo em grau e gênero.

Luiz
October 18th, 2007, 01:29 AM
já to vendo os ambientalistas fazerem tudo para impedir esse projeto.

Pedrocn
October 18th, 2007, 01:45 AM
já to vendo os ambientalistas fazerem tudo para impedir esse projeto.

na maioria das vezes acho exagerado a posição dos ambientalistas, acho que em grande parte das vezes eles acabam fazendo um mal maior, ao impedir um mal menor. Exemplo hidrelétricas, que ao burocratizar o processo acaba alongando de mais sua execução. Levando ao uso de termoelétricas(muito mais danosas ao meio ambiente), para cobrir o déficit energético. Mas dessa vez tenho que concordar com os ambientalistas.

RRC
October 18th, 2007, 02:08 AM
Podem me jogar pedras, mas sou totalmente contra esse projeto. Claro que agora só vão contar as vantagens, mas o impacto de um porto é gigantesco! Como já foi comentado o meio ambinte será prejudicado, as cidades vão ter um crescimento muito além de sua demanda o que favorecerá a favelização, além da desvalorização da orla. Peruíbe e Itanhgaem se tornarão novas Cubatão.

Pra piorar ainda querem ressucistar a idéia de uma estrada de Parelheiros, isso é só o que falta pra acabar de vez com as áreas de mananciais e o pouco que resta da Mata atlantica na Serra do Mar, vai virar tudo uma grande favela.

Desculpem os otimistas, mas eu estou muito temeroso quanto a esse projeto, poderia até ser feito, mas não nesse local.

bs.eduardo
October 18th, 2007, 02:15 AM
Alguém saberia fazer um mapa com a localização do porto e onde exatamente começa a reserva da Juréia, para termos a noção exata da distância?

Urbano Santista
October 18th, 2007, 02:25 AM
Alguém saberia fazer um mapa com a localização do porto e onde exatamente começa a reserva da Juréia, para termos a noção exata da distância?

Aproximadamente 10 km de distância:
http://img292.imageshack.us/img292/7837/jureiatn2.jpg

bs.eduardo
October 18th, 2007, 02:49 AM
Aproximadamente 10 km de distância:
http://img292.imageshack.us/img292/7837/jureiatn2.jpg

Ok, mudei de idéia, a distância não é nada confortável...

FredBH
October 18th, 2007, 03:02 AM
Uma entrevista dele em julho, mas não fala nada sobre esse porto.. quem tiver paciencia de ler..

"ASSUMO OS RISCOS"

Conhecido como empresário ousado, Eike Batista fala do atual momento da extração mineral no país e no mundo, dos investimentos em Minas e de sua relação com a ex-mulher, Luma de Oliveira, que está “100% em ordem”

http://www.revistaencontro.com.br/images/julho07/entrevista_01.jpg

A história deste empresário de sucesso teve início aos 24 anos, quando em 1980 ele conseguiu um empréstimo de 500 mil dólares com investidores privados e passou a comercializar ouro na Amazônia. Após 15 meses, já tinha acumulado cerca de seis milhões de dólares. Esse mineiro de Governador Valadares não parou mais. Já em 1983 fundou a EBX, empresa 100% brasileira, que atua nos ramos de mineração, siderurgia, energia, florestas, água e saneamento. Ao longo dos anos, Eike Batista expandiu sua área de atuação em todo o país e na América Latina. Mais recentemente, em 2005, criou a MMX Mineração e Metálicos. E é esta empresa do seu grupo a responsável por um dos mais ousados projetos no estado de Minas Gerais: o Minas-Rio. Serão investidos cinco bilhões de reais em um complexo de minério de ferro entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

http://www.revistaencontro.com.br/images/julho07/entrevista_02.jpg
Somos contra aqueles que são desfavoráveis ao desenvolvimento, que querem que voltemos para a Idade da Pedra. Xiitas, não! Mas a maior parte das ONGs ligadas ao meio ambiente é formidável

O Minas-Rio envolverá 35 municípios dos dois estados. Serão construídos uma usina de concentração em Conceição do Mato Dentro (região central do estado de Minas), um mineroduto de 550 quilômetros de extensão até São João da Barra (norte do Rio de Janeiro), além de um porto e uma pelotizadora no município fluminense. O mineroduto terá capacidade de transportar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Mais uma vez a ousadia é a marca de um empreendimento seu. Com a palavra, Eike Batista.

ENCONTRO – Como tem sido tratada a questão minerária no Brasil, comparada com as políticas executadas em outros países?
EIKE – Sou minerador no Brasil desde 1980. As regras são claras desde a obtenção de alvará de pesquisa, que depois se torna direito de lavra. Todo o processo é muito linear no Brasil, nunca tive problemas. Na parte ambiental, se você cumpre as regras e trabalha de acordo com a legislação, não há entraves. Nunca tive um projeto meu negado. O que não dá é fazer gambiarra, como vimos em alguns casos que aconteceram em Minas, por exemplo, com o rompimento de barragens e com aquela lama indo parar nos rios e córregos. Na gambiarra nada funciona. Por outro lado, só no Brasil quem assina as licenças ambientais dos órgãos responsáveis é punido por crime inafiançável. Acho muito rígido. Nos EUA, por exemplo, você faz estudos, se compromete e usa os melhores equipamentos e, se houver um problema, você é procurado, mas tem um seguro que cobre esta retaguarda. Erros acontecem, apesar do melhor estudo e da melhor tecnologia usada.

ENCONTRO – E o que fazer para que o meio ambiente não sofra prejuízos?
EIKE – Hoje, 95% do lixo de Nova Iorque é reciclado. Há tecnologia para isso. Claro que gasta mais dinheiro, mas ter a consciência de usar aqueles 10, 20% que você tira do seu lucro. Quer viver neste mundo? Pague a conta. A ganância de alguns estraga esse processo. Cabe aos empresários pagar a conta, vamos nivelar por cima. Se você tem o cara que fez o parque, por que nivelar por baixo? A sociedade pune na hora errada pelas razões erradas. Na Petrobras, por exemplo, quando ocorre acidente, ela vai lá e conserta. As empresas têm de queimar no bolso para cumprir as exigências num padrão mais elevado.

ENCONTRO – A sua empresa, a MMX, está investindo pesado em Minas. O que você espera dos mineiros?
EIKE – Esperamos que desde a comunidade local, passando pelas prefeituras, até o governo do estado, todos colaborem. Como bom mineiro que sou, a gente pede licença: posso entrar? Mostramos o que vamos fazer e esperamos a colaboração, a partir do momento que explicamos o que é o projeto e os benefícios e riquezas gerados para a região. Aí sim você é recebido de braços abertos.

ENCONTRO – Qual o montante do investimento e o retorno esperado?
EIKE – São cinco bilhões de reais investidos. Esperamos um retorno em seis ou sete anos, ou melhor, neste período o projeto se paga. Depois disso é que vamos começar a ganhar dinheiro. Sou de uma geração de empresários no Brasil que pensa o país nos próximos 50 anos. Não estou pensando em sair daqui. De 1985 até 2000 eu rodei o mundo, fiz muitos negócios lá fora. A partir de 2000 me concentrei no Brasil. A geração mais velha tinha medo do país, da instabilidade, de que não ia funcionar. Isso tem que funcionar, sim. Meus filhos estão aqui, podem até estudar fora, aprender outras coisas fora, mas acho que devem ficar aqui. Isso se não arrumarem namorada fora.

ENCONTRO – Como é a relação da sua empresa com grupos mais radicais ligados ao meio ambiente e que tipo de restrição faz a eles?
EIKE – Acho que são necessários para auditarem o desempenho das empresas. O diálogo com esses grupos é tranqüilo. Somos contra aqueles que são desfavoráveis ao desenvolvimento, que querem que voltemos para a Idade da Pedra. Então mudem a Constituição! Mas a maior parte dessas ONGs são formidáveis, nos ajudam, tem know how. Os xiitas não, mas isso é em qualquer lugar.

ENCONTRO – É possível fazer mineração com sustentabilidade em uma área ambientalmente sensível como a região de Conceição do Mato Dentro, reconhecida pela Unesco como Área Núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço?
EIKE – Acredito. Até porque, como já falei, é possível você reconstituir a área depois de lavrada. E no processo você gera para a região riquezas, promove o turismo, cria escolas de hotelaria, por exemplo, faculdades de turismo. Vejo-me como catalisador, para realmente proteger a biosfera. Nós é que vamos transformar essa realidade na parte operacional. De que adianta declarar a área dessa forma se você não tem infra-estrutura adequada para que a população local seja bem informada e saiba receber bem o turista, por exemplo. Sou filho de um homem que é conhecido como um dos pais do conceito de sustentabilidade. Imagina o filho sair fora dessa linha?

ENCONTRO – Como você vê o impacto social a ser gerado por um empreendimento desta magnitude e o seu necessário equacionamento para assegurar melhor qualidade de vida às comunidades localizadas na área de influência do projeto?
EIKE – Geração de empregos. Criamos riquezas instantâneas, através de salários, dos impostos devidos, do aquecimento do comércio local. Vamos fazer uma revolução na região, aquilo ali vai ficar rico. Além de fomentar a área agrícola também. Vamos contratar o máximo de pessoas das localidades. Vamos treinar as pessoas com o apoio do Senac/Senai.

ENCONTRO – Que mensagem você gostaria de passar para as pessoas que residem na área de influência deste projeto?
EIKE – Primeiro, com licença. Desculpe pela intromissão na região! A cultura da Companhia sempre foi essa, de respeitar as pessoas e o meio ambiente. A gente tem que ter vergonha de decepcionar as pessoas, o que não quer dizer que não possamos errar, mas faremos tudo para consertar.

ENCONTRO – O que Minas precisa fazer para aumentar a produção e lapidação de pedras preciosas a fim de atender ao mercado internacional?
EIKE – O problema das pedras preciosas é que a produção é artesanal e, dessa forma, é muito difícil implantar uma indústria de lapidação em grande escala. Às vezes há o que extrair, outras não. É muito irregular, é artesanal mesmo, regional. Não há como uma grande empresa montar um megacentro de lapidação. Creio que isso deve continuar com a lavra seletiva mesmo, artesanal, e a lapidação. Não sou expertno assunto.

ENCONTRO – A que você atribui o fato da produção nacional de ouro ser a mesma do final do governo Figueiredo, portanto, 22 anos atrás?
EIKE – Muito simples: minas de ouro são finitas. Exceto a de Morro Velho, em Minas, que é uma estrutura enorme. O percentual de ouro na crosta da Terra é minúsculo. A chance de achar uma jazida de ouro é de 17.000 para 1. De petróleo é de 3 para 1.

ENCONTRO – Você acredita que o governo federal pode influir para que os futuros projetos siderúrgicos sejam em Minas, próximos das novas minas a serem exploradas?
EIKE – Você pode, sim, fazer siderúrgicas em Minas para atender ao mercado interno brasileiro. Mas como as jazidas de minério são enormes, para a exportação o ideal é que elas fiquem próximas aos portos.

ENCONTRO – Você é conhecido como um empresário ousado, que não teme correr riscos. De que modo os acontecimentos no panorama político do país influenciam na decisão de seus projetos comerciais?
EIKE – Você só cria riquezas assumindo riscos. Diria que a grande mudança no país veio com o governo Lula. Ele veio da classe trabalhadora, se preparou, rodou o mundo e percebeu que o que funciona é o capitalismo social, os trabalhadores, através dos seus fundos de pensão. Os empresários são alavancados pelo crescimento do país. Porque a Rússia implodiu? Eles não conseguiram fazer uma economia programada. O capitalismo moderno é um capitalismo social, volto a dizer. Você tem que ser social e ambientalmente correto. O governo Lula foi brilhantemente austero. Respeitou as regras. O Lula provou que manteve as regras claras. Ele deu um choque de credibilidade no empresariado e no mundo.

ENCONTRO – Além de empreendimentos siderúrgicos e de mineração você também investe em outras áreas. No Rio de Janeiro, onde reside, investiu em um restaurante, em um hospital e também em turismo. Algum outro projeto diferente para Minas?
EIKE –Moro no Rio e quis dar um presente para a cidade. O restaurante é para matar os paulistas de inveja. Se eles quiserem comida do Mr. Lan vão ter que vir ao Rio. Mas não tenho planos não. Até porque estou atolado até aqui! É tudo muito grande, precisamos de um fôlego, né?

http://www.revistaencontro.com.br/images/julho07/entrevista_03.jpg
Tenho um relacionamento muito bom com a Luma de Oliveira. Acertei com ela tudo o que ela queria. Posso dizer que minha parte familiar e sentimental está 100% em ordem

ENCONTRO – Aliás, você é mineiro, de Governador Valadares. Investir em Minas Gerais também é resgatar um pouco a sua origem?
EIKE – Acho o máximo. Que sorte estar em Minas! Aliás, juntar em um mesmo empreendimento a possibilidade de ajudar meus dois estados queridos. O Cosmos, com certeza, conspirou a favor.

ENCONTRO – Você pretende ter residência fixa em Minas para acompanhar de perto o projeto?
EIKE – Não. Tenho muitos amigos em Belo Horizonte, fico na casa deles. O que eu posso vir a comprar é uma fazenda, perto de BH, com cachoeira, isso é possível. Até porque já fui olhar uma.

ENCONTRO – Além de arriscar nos negócios, você também é adepto do offshore, esporte de risco, no qual você vem colecionando vários prêmios. Existe relação entre as duas coisas?
EIKE – Me arrisquei muito sim, até 1991. A última quebra de recorde foi em janeiro de 2006, na travessia Santos-Rio. Posso até bater novo recorde, mas isso já é um risco calculado. Você arrisca dinheiro para pesquisar, por exemplo. Eu ia procurar minas de ouro com essa taxa que falei. Aliás, nesse ponto, sou diferente do empresário brasileiro, que não gasta dinheiro de risco para pesquisa. Fale-me de um empresário que gaste 500 milhões de dólares na pesquisa do ouro, como eu fiz. Por sorte ganhei mais. Hoje é um risco mais calculado. Já na corrida de barcos, você tem 10 caras do seu lado, competindo, com riscos de acidentes fatais, inclusive. É outro processo, outro ambiente. Dinheiro de pesquisa para procurar petróleo eu gasto. No Canadá eles têm uma cultura de risco extraordinária. Em vez de ir para um cassino, eles investem em ações na bolsa.

ENCONTRO – Você tem dois filhos. Como concilia tantos empreendimentos, a participação em competições esportivas e a vida familiar?
EIKE – Janto com eles, separadamente, uma vez por semana, por que cada um tem o que contar, as suas coisas. No fim de semana sempre nos vemos. Como minha ex-mulher (a modelo e atriz Luma de Oliveira) mora na mesma rua e temos um relacionamento muito bom, transparente, essa convivência é muito saudável. Acertei com a Luma tudo o que ela queria. Posso dizer que minha parte familiar e sentimental está 100% em ordem.

ENCONTRO – A imprensa por vezes costuma invadir a vida de pessoas conhecidas, hoje chamadas de celebridades. Como é sua relação com a mídia?
EIKE – Muito espontânea. Sou do jeito que sou. Enquanto estava casado com a Luma nunca me importei em ser filho do Eliezer e marido da Luma. Depois da separação me dei conta: vou resgatar meus direitos autorais na vida. Senti que precisava disso até pelos meus filhos. Decidi concentrar os empreendimentos no Brasil. Estou nas páginas de negócios.

ENCONTRO – Qual o próximo empreendimento do empresário Eike Batista? Já tem algo em vista?
EIKE – Posso adiantar que estou olhando para investimentos maciços na área de exploração de recursos naturais, algo em torno de 500 milhões de dólares. Me considero um Golden Retriever caçador de trufas.

Fonte: Revista Encontro, julho de 2007

bs.eduardo
October 18th, 2007, 05:08 AM
^^ Ótima entrevista! Valeu

netraider
October 18th, 2007, 02:55 PM
Podem me jogar pedras, mas sou totalmente contra esse projeto. Claro que agora só vão contar as vantagens, mas o impacto de um porto é gigantesco! Como já foi comentado o meio ambinte será prejudicado, as cidades vão ter um crescimento muito além de sua demanda o que favorecerá a favelização, além da desvalorização da orla. Peruíbe e Itanhgaem se tornarão novas Cubatão.

Pra piorar ainda querem ressucistar a idéia de uma estrada de Parelheiros, isso é só o que falta pra acabar de vez com as áreas de mananciais e o pouco que resta da Mata atlantica na Serra do Mar, vai virar tudo uma grande favela.

Desculpem os otimistas, mas eu estou muito temeroso quanto a esse projeto, poderia até ser feito, mas não nesse local.

Seu comentário é muito interessante.

O que me intriga é o fato desse projeto ter sido concebido tão na surdina assim. Estou curioso com relação aos estudos de impacto ambiental na Juréia.

Esse porto com certeza traria uma bela carga financeira para a cidade e no final parece que o dinheiro está falando mais alto do que a preservação e o impacto ambiental.

Dessa maneira, futuramente Peruíbe não mais será uma cidade pacata, pois dificilmente em São Paulo ou no Rio esse tipo de empreendimento é sustentável, pois sempre acarretam povoamentos de milhares de pessoas de baixa renda criando-se imensas favelas pra todo lado.

Que a força esteja conosco.

Tamarindo Cobra
October 18th, 2007, 04:17 PM
^^

Mas cade as prefeituras dessas cidades pra impedir que esse povo se instale?? Joinville, Curitiba, Blumenau, e mais uma pancada de cidade no sul, pagam pros migrantes voltarem pra casa, porque eles não fazem o mesmo ai? Caramba! Não pode construir um fogãozinho à lenha em SP que "já vão se formar favelas"! Vão se formar o car****, "a área é sua? Não? Então vaza"! Tem que fazer assim!

Favelas só se formam porque as autoridades não sabem ou não querem exercer as próprias autoridades!

E foi como o Eike disse, primeiro você faz o "erro", depois concerta! No mundo inteiro os paises ficam ricos, e só depois começam a falar em aquecimento global Só aqui que é o contrário!

RenatoX
January 11th, 2009, 03:17 AM
É. Não saiu...

ionhollfman
January 11th, 2009, 09:34 AM
O eike tá mais ferrado que arroz de terceira...

hiroamorim
January 11th, 2009, 04:05 PM
digam me um negocio.........

e as investigações da pf sobre o eike, o que virou??????

Fourier
January 11th, 2009, 06:35 PM
Não é o Eike que tinha um plano de fazer uma usina de carvão no Vale do Ribeira? Ela ele mesmo!!!

Vou procurar a notícia, mas tenho certeza que ele saiu com essa também...

superkyo
January 11th, 2009, 11:53 PM
AHUAHUAHUAHUHAHUA

Isso q eu comentar o EIKE naum perdeu puta grana na CRISE como q continua a investir assim, dai vi q era de 2007 !!!

Esse P*** do EIKE tb fala demais, agora q quebro ficara mais quetinho e alguem duvida do dinheiro sujo q ele movimenta ?? cara apareceu do nada pra ser o mais rico do pais ai tem coisa, pois nesse pais sempre tem coisa.......

zebrasil
January 12th, 2009, 01:34 AM
^^

A família dele tem empresas de mineração desde a década de 70.

A riqueza dele aumentou nos últimos anos graças a um país chamado China que consomiu muita commodities nos últimos anos... (A Vale então... nem se fala...)

Ele não "apareceu do nada", Apenas a mídia que começou a cobrir mais investimentos privados de uns 10 anos para cá...

TêAgá
January 12th, 2009, 04:17 AM
:old:

Esse projeto já era! Ainda bem, eu sempre fui terminantemente contra.

RRC
January 12th, 2009, 04:21 AM
Não é o Eike que tinha um plano de fazer uma usina de carvão no Vale do Ribeira? Ela ele mesmo!!!

Vou procurar a notícia, mas tenho certeza que ele saiu com essa também...

pelo jeito o cara tem intenção de arrasar com o Vale do Ribeira...

Ainda bem que naod eu certo.

lusorod
January 12th, 2009, 05:22 AM
Olha eu acho que esse projeto sai sim....o serra com certeza vai apoiar, mas creio que o projeto deve estar super de acordo com as mais rigorosas normas ambientais. Eu acho que os ambientalistas brasileiros são uma cambada de jeca tatu!!! Se eles fossem tão preocupados assim com o meio ambiente eles lutariam por mais saneamento basico e pelo fim das favelas, pois esse é o maior meio de contaminação que se tem noticia no Brasil!

ionhollfman
January 12th, 2009, 01:33 PM
O Eike abriu capital da OGX, empresa de petróleo dele no ápice da bovespa, ano passado...

Sem furar um só poço, abriu com o preço alvo de R$ 1.131 por papel, que chegou a estratosfera de R$:1.363,99. No dia ele levantou R$ 6,711 bilhões.

Claro que foi na bolha, e o papel chegou ao fundo do poço valendo R$:254,00 !!!

O papel está reposicionado e hoje vale R$: 480,00, estamos na baixa do mercado e o valor era mesmo irreal a empresa não valia tudo isso.

HeitorRocha
January 12th, 2009, 07:40 PM
AHUAHUAHUAHUHAHUA

Isso q eu comentar o EIKE naum perdeu puta grana na CRISE como q continua a investir assim, dai vi q era de 2007 !!!

Esse P*** do EIKE tb fala demais, agora q quebro ficara mais quetinho e alguem duvida do dinheiro sujo q ele movimenta ?? cara apareceu do nada pra ser o mais rico do pais ai tem coisa, pois nesse pais sempre tem coisa.......

Queria estar quebrado igual a ele, com 7 bilhões na conta. :lol::lol: Ou seja ele esta longe de quebrar, muito pelo contrario, so com as vendas e aberturas de capital no ano passado, mesmo com crise, ele ainda é um dos homens mais ricos do mundo.

Não vamos perder por esperar noticias deste porto. Alias, no fim do ano passado a secretaria especial de portos da presidencia da republica mudou as regras para implantação de portos privados. Agora todos os novos portos vão obrigatoriamente ser licitados. Isso quer dizer que este projeto do Eike pode virar até com um outro grupo privado.

Bruno GV
January 12th, 2009, 10:34 PM
é valadarense neh...então eu apoio o projeto.
Brincadeira..

gerd.jak
January 14th, 2009, 03:52 PM
Encontrei um site interessante, de defesa do porto: http://www.voltaportobrasilperuibe.com/index.html. Tem informações e mapas de como seria o porto - os melhores que encontrei até hoje -, e um abaixo-assinado pedindo a volta do projeto (que não assinei, pois não avaliei a fundo os diversos lados).
No site eles denunciam o porto de Santos e um de seus investidores, o onipresente Daniel Dantas, de terem conspirado contra o porto brasil. A briga é de cachorros grandes: as plantinhas da Juréia e os pobres do litoral sul e vale do ribeira são inocentes úteis.
http://www.voltaportobrasilperuibe.com/imagens/foto%20porto.gif
Se bem que acho que a morte do projeto é definitiva, ao menos enquanto os ventos da economia forem desfavoráveis.

Urbano Santista
January 14th, 2009, 05:00 PM
^^ Realmente interessante o site, apesar de tratar o assunto de maneira um tanto passional.
Por exemplo:
Fala das deficiências de acesso do porto de Santos mas esquece que o tal porto Brasil dependeria do mesmo sistema Anchieta Imigrantes (pelo menos enquanto não fosse construída a estrada de Parelheiros) e toda a carga teria que passar pela estreita Manoel da Nóbrega (SP-055).
O mesmo vale para o acesso ferroviário, que compartilharia o espaço com Santos.

caco
January 15th, 2009, 03:12 AM
http://www.voltaportobrasilperuibe.com/imagens/foto%20porto.gif

O projeto lembra o complexo da mineradora Samarco, próximo à praia de Meaípe, em Guarapari/ES:

http://i188.photobucket.com/albums/z316/darlan_2007/samarco2.jpg

Rajude
January 27th, 2009, 10:38 AM
Depois que eu lí há mais de um ano num local onde ele disse que não gostava de São Paulo, não o considero...

Mas o projeto do porto, seria bom, entretanto, foi interrompido, sobretudo devido a crise e outras questões ambientais, mas veremos onde isto tudo vai parar.

DouG Wq
January 27th, 2009, 04:32 PM
^^
A última notícia que li, o projeto teria sido interrompido e as futuras operações deste porto, serão transferidas para o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, Norte Fluminense e para o Porto Sudeste em Itaguaí, RMRJ.

Jundiaiense da Silva
January 30th, 2009, 04:38 AM
Mas vcs perceberam que o terreno está no meio da área urbana??? Ora, se há área urbana de um lado, de outro, qual impacto maior causará(ia...)??? Também, bando de retardados... Logo ali. Porque não uma continuação de São Sebastião? Aí o serra num fazia nem uma estrada de parelheiros, fazia logo a duplicação da Tamoios...

Ai, ai, ai... Nunca tem um projeto de grande porte. Quando tem, os retardados planejam fazer logo onde não pode! Com tanto lugar!

Pra fu*er com tudo, essa crise maldita.... Outro bando de retardados esses banqueiros dos eua & afins... Lugar de apostar é Las Vegas, aí pertinho, merda!

marcus_lisboa
May 28th, 2010, 09:43 PM
Sempre desacreditei deste projeto. Mas será que conforme citado na midia o terreno foi adquirido pelo Eiki? Se foi então quem garante que ele ainda não pode voltar?

caco
May 29th, 2010, 01:34 AM
^^ o projeto melou por causa de umas ONGs e uns antrópólogos ("antapólogos")que enviaram um projeto de transformação da área onde seria construído o porto em reserva indígena, sendo que até os índios eram a favor do projeto e ganhariam com isso, pela geração de empregos na área que é carente e sem estrutura. O caso foi revelado pela Revista Veja há cerca de um mês numa reportagem sobre os abusos na demarcação de áreas indígenas e quilombolas, que se tornou um grande negócio para ONGs e antropólogos, que fazem seus estudos com base apenas ideológica, e não social.

Hello_World
May 30th, 2010, 10:51 PM
Até agora não vi motivos que os eco-chatos alegam para não ser construído.
Uma obra de grande porte e fundamental para o desenvolvimento do estado e do Brasil.

.

marcus_lisboa
May 31st, 2010, 02:11 PM
^^ o projeto melou por causa de umas ONGs e uns antrópólogos ("antapólogos")que enviaram um projeto de transformação da área onde seria construído o porto em reserva indígena, sendo que até os índios eram a favor do projeto e ganhariam com isso, pela geração de empregos na área que é carente e sem estrutura. O caso foi revelado pela Revista Veja há cerca de um mês numa reportagem sobre os abusos na demarcação de áreas indígenas e quilombolas, que se tornou um grande negócio para ONGs e antropólogos, que fazem seus estudos com base apenas ideológica, e não social.

Em que edição da revista veja? (numero e reportagem de capa) Em reportagem locais eu sempre via indios reclamando e não sendo a favor, também creio que esse foi uns dos piores dos 12 entraves que o Eiki enfrentou. Mandei um email para pessoa que fez o site volta porto brasil com o link divulgado por um dos users acime e obtive a seguinte resposta:

"Olá Marcus, boa noite!

Em primeiro lugar quero agradecê-lo por ter gostado do site, e por assinar, que tenho certeza que o fez.

Eu tenho convicção que voltará, estou em contato direto com o povo da LLX, o assessor direto do Eike, advogados e assessor de imprensa da LLX, não está descartada a possibilidade de voltar por que agora o Eike está agindo certo está vindo de cima para baixo e não de baixo para cima como quando ele começou. Com o pré-sal, que é a menina dos olhos do Lula, quem sabe e ainda mais agora, em 2011 ficará pronto o canal do Panamá, e o pais que não tiver avançado no setor portuário vai ficar na lanterna.

Vamos aguardar os acontecimentos.

Grata

Claudete Andreotti
"

dliossi
May 31st, 2010, 06:40 PM
Se o Eike não gosta de São Paulo, dane-se ele. São Paulo não precisa desse invejoso de não ter nascido aqui.

E, se é assim, dane-se o porto também.

caco
June 1st, 2010, 05:13 AM
Em que edição da revista veja? (numero e reportagem de capa).

Revista Veja

Edição 2163

5 de maio de 2010

Página 154

http://veja.abril.com.br/050510/farra-antropologia-oportunista-p-154.shtml

marcus_lisboa
June 2nd, 2010, 02:15 PM
^^
foi publicado na Edição 2163 / 5 de maio de 2010 da revista veja

Em 2000, cinquenta famílias de guaranis se mudaram para uma praia em Peruíbe, no Litoral Sul de São Paulo. A terra que eles ocuparam é infértil, mas ainda assim poderiam ter feito um ótimo negócio. O empresário Eike Batista queria construir um porto no local e ofereceu aos índios uma fazenda produtiva, com infraestrutura, dois rios, um pesque-pague e até caça. Mais: daria 1 milhão de reais a cada família. A tribo tirou a sorte grande – ou quase. A Funai barrou o acordo em 2007. Alegou que os sete anos de ocupação irregular da área converteram os índios em moradores tradicionais do local. A chefe Lílian Gomes (em pé, ao fundo) lamentou. Moradora da região desde 2002, ela é casada com um caminhoneiro (branco), tem carro, TV, computador, faz compras no supermercado e não conseguiu impedir a Funai de enterrar a melhor oportunidade de ascensão social que seus liderados tiveram.
-----------------------
será verdade?

caduroxbr
June 9th, 2010, 03:28 AM
Que pensamento mais infantil: mimimi ele n gosta de SP f****** o porto etc.
To nem ai pra empresario, se nao for bandido, tem mais eh que construir.
Agora o bando de mane fazer um porto ali, muita burrice.

caco
June 9th, 2010, 05:27 AM
^^ por que seria burrice construir um porto ali?

caduroxbr
June 9th, 2010, 06:51 AM
Area de preservação, qualquer coisa proxima a alguma, eh pedir problema com o IBAMA.

CampoGrandense
June 9th, 2010, 03:07 PM
^^ Gostei do "mimimi", passou toda sua indignação. :lol:

Peruíbe é uma das poucas do litoral paulista que eu não conheço muito bem (só de passagem), mas como apaixonado pela região estou só observado a discussão. :|

Hello_World
June 9th, 2010, 07:43 PM
Area de preservação, qualquer coisa proxima a alguma, eh pedir problema com o IBAMA.

Segue uma imagem do local

http://static.panoramio.com/photos/original/11472416.jpg

Se não for o Porto, logo surgirão inúmeras casas de veraneio, que na minha opinião está longe de atrair qualquer tipo de desenvolvimento para a cidade, e com certeza o impacto ambiental será muito maior.

A reserva da Juréia começa lá no fim da praia, depois da cidade. Se formos levar em consideração a proximidade, a própria cidade de Peruíbe seria mais prejudicial que o Porto.

.

eduardo1970
June 27th, 2010, 12:51 AM
Aqui no Rio , o Eike está erguendo um gigantesco Complexo Portuário e Industrial na praia do Açu , em São João da Barra , litoral norte do estado. Lá serão instaladas duas siderurgicas que , juntas irão produzir 14 milhões de toneladas ano , duas cimenteiras , duas refinarias de petroleo , uma montadora de carros , uma fabrica de guindastes e outros equipamentos para o pré-sal , uma termoeletrica etc...

Além disso , está construindo outro porto , em Itaguai , fez um hospital na Barra , comprou o Hotel Gloria e está o recuperando por total , está trazendo o Hospital Albert Einstein para o Rio ( será na Gavea ) , despoluiu a Lagoa Rodrigo de Freitas e está começando a investir no time do seu coração , o Botafogo , bancando a compra do Maicossuel. Além disso , negocia a compra do Engenhão ( somente para 2016 ) , onde seria socio do Botafogo no estádio.

E ainda tem gente contra ele...

CampoGrandense
June 28th, 2010, 02:34 PM
^^ Não sei se é só no Brasil, mas muitas pessoas aqui tem preconceito, muitas vezes velado, contra pessoas ricas. Acham que são ladrões, sonegam impostos, tem vínculos ilícitos com políticos, etc. E parece que o preconceito é diretamente proporcional à fortuna do cidadão em questão. Até hoje nunca vi alguém falando bem do Eike, só que "deve roubar", "deve sonegar", "deve ter padrinhos políticos", "comprou o sistema"...

PauloLescaut
June 28th, 2010, 04:37 PM
^^ Quem não é do Rio, você diz. :P

CampoGrandense
June 28th, 2010, 05:23 PM
^^ O pessoal do Rio fala bem dele? Eu também... :D

Diego fiel
July 14th, 2010, 06:44 PM
Ecos nojentos e ridiculos.

Almeidas
July 28th, 2010, 10:51 PM
agora que o porto sudeste de itaguai ja esta andando de vez sera que o eike vai deixar isso para depois??

porque santos é um gargalo enorme para sao paulo e precisa de uma alternativa:gaah:

vitinhooo
July 28th, 2010, 11:00 PM
agora que o porto sudeste de itaguai ja esta andando de vez sera que o eike vai deixar isso para depois??

porque santos é um gargalo enorme para sao paulo e precisa de uma alternativa:gaah:

Uma alternativa viável para Santos seria passar o controle dele para o Governo do Estado de São Paulo. Seria mais fácil. E o GESP ia dar um jeito nele rapidinho!!

renan braga
August 1st, 2010, 11:29 PM

muito inganado,Grandes projetos saím e e vão sair do Papel,so vc vir a baixada Santista ano em ano e vc vai ver

marcus_lisboa
August 2nd, 2010, 09:52 PM
Pelo que sei o Eiki COMPROU AQUELA AREA inclusive comprou outra em Itanhaem para alocar o indios agora que o projeto deu para trás o que ele fará com o terreno?

Hello_World
August 3rd, 2010, 02:38 AM
^^
Colônia de férias para algum sindicato
algo muito desenvolvido...

Hello_World
August 3rd, 2010, 02:42 AM
O Porto de Santos é insubstituível para o Brasil, esse Porto de Peruíbe seria complementar a Santos.

D.A
August 3rd, 2010, 04:31 AM
noticiado em pernambuco!!

De olho em um projeto bilionário
Plano B // Pernambuco já enviou mapas e documentos para a EBX, de Eike Batista, caso haja possibilidade de estaleiro vir para Suape

Da mesma forma que Pernambuco conseguiu atrair para Suape um estaleiro inicialmente previsto para se instalar no Ceará, o governo do estado está de olho no empreendimento que a OSX, do bilionário Eike Batista, pretende instalar em Biguaçu (SC). O projeto de R$ 2,5 bilhões está em fase de licenciamento ambiental, mas vem encontrando muita resistência por parte da sociedade e recebeu parecer negativo do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O plano B da OSX é o Porto de Açu, no Rio de Janeiro, cujo processo de licienciamento ambiental já foi iniciado.

Questionado sobre o interesse de Pernambuco nesse empreendimento caso ele não se instale nem em Santa Catarina nem no Rio de Janeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, informou que o governo do estado já enviou alguns mapas e documentos à EBX, holding das empresas de Eike, e acrescentou que uma visita a Suape deve acontecer ainda neste mês de agosto. "Iniciamos umnamoro", despistou Bezerra Coelho.

Pernambuco conquistou o Promar porque foi rápido no gatilho, oferecendo terreno e licença ambiental prévia. Os acionistas PJMR e STX queriam instalar o empreendimento na área do Titanzinho, em Fortaleza. A prefeita Luizianne Lins, entretanto, bateu o pé e disse que não queria esse "trambolho" na capital cearense. O Promar, agora, vai ser implantado na Ilha de Tatuoca, próximo ao Estaleiro Atlântico Sul.

"Em Suape houve reserva de áreas, o que está permitindo ao complexo receber projetos que não seriam viáveis em outros portos, pois não houve planejamento", comenta João Recena, da Projetec, uma das empresas responsáveis pela elaboração do novo plano diretor de Suape. O contrato para construção de oito navios gaseiros, uma encomenda de US$ 546 milhões, foi assinado entre o Promar e Transpetro no dia 9 de julho. Na construção serão investidos R$ 300 milhões, com expectativa de gerar 10 mil postos de trabalho, diretos e indiretos.

Em Biguaçu, região metropolitana de Florianópolis, a preocupação é com o impacto que o estaleiro da OSX teria sobre os golfinhos que habitam a Baía Norte. Após três audiências públicas, o ICMBio não voltou atrás. A decisão foi deslocada para a sede do órgão, em Brasília. A entidade diz que o problema não é o estaleiro em si, mas sua localização. A região é circundada por três unidades de conservação onde vivem animais que só nascem naquele ambiente ou estão ameaçados de extinção.

Procurada pela reportagem, a OSX informou que os dois processos de licenciamento (Biguaçu e Porto de Açu) correm em paralelo, conforme nota oficial divulgada em junho, e que o plano de negócios da empresa prevê a construção de apenas um estaleiro no país. A empresa preferiu não comentar o interesse de Pernambuco, mas é sabido que o grupo de Eike já atua no porto fluminense através da LLX, implementando o Canal Campos-Açu. A OSX atua nos segmentos de construção naval, afretamento de unidades de exploração e produção de petróleo e gás e serviços de operação e manutenção.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/07/31/economia9_0.asp

willkenrock
August 8th, 2010, 09:02 PM
^^

Saiu na Exame Ed Nº 973 dessa semana que a construção do Estaleiro em SC foi barrada por causa de 60 golfinhos que vivem no local.

Uma obra que irá gerar 3500 empregos na construção e outros 4000 quando for concluida.

Um investimento de R$2 bi indo ralo abaixo por causa do ecochatos.

willkenrock
August 8th, 2010, 09:05 PM
Em Relação ao Eike Batista.

O cara é fantástico, faltam empresários como ele no Brasil. Os seus investimentos serão de suma importancia para o Brasil.

Farol da Barra
August 8th, 2010, 09:28 PM
Aqui no Rio , o Eike está erguendo um gigantesco Complexo Portuário e Industrial na praia do Açu , em São João da Barra , litoral norte do estado. Lá serão instaladas duas siderurgicas que , juntas irão produzir 14 milhões de toneladas ano , duas cimenteiras , duas refinarias de petroleo , uma montadora de carros , uma fabrica de guindastes e outros equipamentos para o pré-sal , uma termoeletrica etc...

Além disso , está construindo outro porto , em Itaguai , fez um hospital na Barra , comprou o Hotel Gloria e está o recuperando por total , está trazendo o Hospital Albert Einstein para o Rio ( será na Gavea ) , despoluiu a Lagoa Rodrigo de Freitas e está começando a investir no time do seu coração , o Botafogo , bancando a compra do Maicossuel. Além disso , negocia a compra do Engenhão ( somente para 2016 ) , onde seria socio do Botafogo no estádio.

E ainda tem gente contra ele...

Tem fotos dessa área de Açu? Vai ser um grande empreendimento, pelo visto!

marcus_lisboa
August 9th, 2010, 01:56 PM
^^

Saiu na Exame Ed Nº 973 dessa semana que a construção do Estaleiro em SC foi barrada por causa de 60 golfinhos que vivem no local.

Uma obra que irá gerar 3500 empregos na construção e outros 4000 quando for concluida.

Um investimento de R$2 bi indo ralo abaixo por causa do ecochatos.

É graças ao Ecochatos que ainda temos algum meio ambiente, se não o planeta todo já tinha virado uma grande e unica cidade.

Kaique
August 9th, 2010, 07:35 PM
Quando a costa sul do PE for qualhada de instalações industriais decadentes, poluidoras, feias, anti-produtivas, aí aparecerá um monte de gente falando - quem foi o infeliz que deixou isso acontecer com nosso lindo litroal. Por que arrebentaram com a nossa costa?

Não sou contra o progresso industrial, econômico do país. Todavia, não temos, nem um pouquinho só, de planejamento olístico. Fazem as cosias só porque convém e porque um estudo isolado de viabilidade econômica diz que dá para fazer.

O correto seria primeiro fazer um levantamento geográfico sério, depois o zoneamento econômico-ecológico contemplando o maior número de atividades econômicas existentes, aplicando os princípios da sustentabilidade ambiental, econômica e social. Então indicar as áreas disponíveis para receber projetos desse tipo.

Todavia, vale a lei do grito, quem grita mais alto concordando ou negando faz ou desfaz a coisa. É problema de quem vier depois as consequências idensejáveis.

gutooo
August 26th, 2010, 05:46 AM
Eu sou MUITO a favor de investimentos assim, mas eles tem que ser muito bem feitos e bem estudados. Se esse porto não saiu, aposto que foi por uma boa razão.

Com certeza existem vários outros pontos no nosso litoral que faça o requisito

gutooo
August 26th, 2010, 05:47 AM
^^ mas não eh em PE mesmo que há um dos maiores impactos ambientais DO MUNDO causados pela construção de um porto?

Eu passei por SUAPE tb e pude ver o contraste INDUSTRIAS X NATUREZA

Onde caberia mais coisa por la?

gutooo
August 26th, 2010, 05:48 AM
Eu sou MUITO a favor de investimentos assim, mas eles tem que ser muito bem feitos e bem estudados. Se esse porto não saiu, aposto que foi por uma boa razão.

Com certeza existem vários outros pontos no nosso litoral que faça o requisito

marcus_lisboa
August 31st, 2010, 03:53 PM
EIKE BATISTA NO RODA VIVA ONTEM DIA 30/08/2010
A estréia, ontem, foi uma entrevista com Eike Batista, que hoje é considerado o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo, conforme a revista Forbes, dos EUA, que faz o mais conhecido levantamento desse tipo. Estes títulos têm um valor relativo. Não são um levantamento científico, preciso e impecável. Lembro que outra revista de economia, a Fortune, também fazia levantamentos deste tipo, com outra classificação.
Não importa. Eike é um empresário importante e influente. Gostei da entrevista. Acho que produzimos um retrato realista de um empresário que tem negócios de bilhões de dólares na área de mineração, exploração de petróleo e infraestrutura. Fizemos as perguntas que precisavam ser feitas. O tom da conversa foi educado mas não reverente. O próprio Eike deu respostas à altura. Não fugiu de perguntas difíceis, não reclamou de ser questionado. Minha impressão geral foi de um empresário preocupado em ganhar cada vez mais dinheiro com investimentos.
Sem abusar de uma palavra que virou uma espécie de salvo-conduto para quem deseja fazer a defesa de uma pessoa sem se comprometer, Eike demonstrou uma postura pragmática, de quem está preocupado com aquilo que dá certo. Está convencido de que o Brasil está a caminho de dar um salto para transformar-se numa das grandes economias do mundo — e não quer perder seu lugar nessa história. Defendeu o modelo tucano de exploração de petróleo com o argumento de seria mais eficaz para gerar recursos rapidamente. Também fez uma defesa honesta dos empréstimos do BNDES, que deram um salto gigantesco nos últimos anos e tornaram alvo dos adversários do governo. Também fez críticas frequentes e genéricas à elite brasileira, numa visão que se tornou mote obrigatorio do discurso de Lula, que contrapõe o povo às elites. Mas, perguntado sobre o papel de Lula no crescimento do país, sublinhou os méritos do presidente mas disse que FHC lançou as bases da boa situação que o país atravessa.

Br Gonzalez
August 31st, 2010, 06:40 PM
^^ Não sei se é só no Brasil, mas muitas pessoas aqui tem preconceito, muitas vezes velado, contra pessoas ricas. Acham que são ladrões, sonegam impostos, tem vínculos ilícitos com políticos, etc. E parece que o preconceito é diretamente proporcional à fortuna do cidadão em questão. Até hoje nunca vi alguém falando bem do Eike, só que "deve roubar", "deve sonegar", "deve ter padrinhos políticos", "comprou o sistema"...

No Brasil existe um movimento político que faz as mentes de algumas pessoas comunistas e sem inteligência pensarem e criarem essa que "Ser rico é feio" mesmo que todo mundo queira ser um dia. Essas pessoas são as mesmas que que gostam das amizades do Lula com o Chaves, Moralles, aquele do Iran q eu ñ sei o nome kk, presidente da Coréia do Norte, etc..

Ecos nojentos e ridiculos.

GRAÇAS Á ESSE RESTO DE MATA NATIVA QUE NÓS RESPIRAMOS, SABIA???

O problema do porto de Santos é o acesso, quando melhorarem a infraestrutura dele, as coisas ficaram mais fáceis. O Acesso à Peruíbe é muito mais complicado, afinal a Pde. M. Nóbrega é uma das piores "rodoavenidas" do Brasil.

Uma alternativa viável para Santos seria passar o controle dele para o Governo do Estado de São Paulo. Seria mais fácil. E o GESP ia dar um jeito nele rapidinho!!

Ótima idéia, pq assim seria mais fácil das pessoas cobrarem reformas na infraestrutura do porto.

Karabuy
August 31st, 2010, 06:47 PM
esse Eike batista é safadinho heim ...fazendo lavangem de dinheiro na cara duraaaaaaa quero ele longe de SP

CampoGrandense
August 31st, 2010, 11:27 PM
EIKE BATISTA NO RODA VIVA ONTEM DIA 30/08/2010
A estréia, ontem, foi uma entrevista com Eike Batista, que hoje é considerado o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo, conforme a revista Forbes, dos EUA, que faz o mais conhecido levantamento desse tipo. Estes títulos têm um valor relativo. Não são um levantamento científico, preciso e impecável. Lembro que outra revista de economia, a Fortune, também fazia levantamentos deste tipo, com outra classificação.
Não importa. Eike é um empresário importante e influente. Gostei da entrevista. Acho que produzimos um retrato realista de um empresário que tem negócios de bilhões de dólares na área de mineração, exploração de petróleo e infraestrutura. Fizemos as perguntas que precisavam ser feitas. O tom da conversa foi educado mas não reverente. O próprio Eike deu respostas à altura. Não fugiu de perguntas difíceis, não reclamou de ser questionado. Minha impressão geral foi de um empresário preocupado em ganhar cada vez mais dinheiro com investimentos.
Sem abusar de uma palavra que virou uma espécie de salvo-conduto para quem deseja fazer a defesa de uma pessoa sem se comprometer, Eike demonstrou uma postura pragmática, de quem está preocupado com aquilo que dá certo. Está convencido de que o Brasil está a caminho de dar um salto para transformar-se numa das grandes economias do mundo — e não quer perder seu lugar nessa história. Defendeu o modelo tucano de exploração de petróleo com o argumento de seria mais eficaz para gerar recursos rapidamente. Também fez uma defesa honesta dos empréstimos do BNDES, que deram um salto gigantesco nos últimos anos e tornaram alvo dos adversários do governo. Também fez críticas frequentes e genéricas à elite brasileira, numa visão que se tornou mote obrigatorio do discurso de Lula, que contrapõe o povo às elites. Mas, perguntado sobre o papel de Lula no crescimento do país, sublinhou os méritos do presidente mas disse que FHC lançou as bases da boa situação que o país atravessa.

Poxa, não sabia que ia ser ele o entrevistado. Perdi... :(
Pelo que você relatou, ele parece ter sido bem sensato ao tratar da política econômica.

bsblord
September 10th, 2010, 07:10 PM
esse Eike batista é safadinho heim ...fazendo lavangem de dinheiro na cara duraaaaaaa quero ele longe de SP

Eu quero esse cara aqui em BSB... onde essa cara está existe progresso!

Thuin
September 10th, 2010, 07:14 PM
O porto de São Sebastião está nas mãos do Governo Paulista há mais de duas gerações. As condições de fundeio lá são bem melhores que as de Santos.

mopc
September 10th, 2010, 08:16 PM
^^ http://www.youtube.com/watch?v=1uIc8iA-9t4

vitinhooo
September 10th, 2010, 11:53 PM
O porto de São Sebastião está nas mãos do Governo Paulista há mais de duas gerações. As condições de fundeio lá são bem melhores que as de Santos.

Sim, mas lá existem problemas logísticos que vão muito além de uma mera ampliação de cais ou de terminais.

Thuin
September 11th, 2010, 01:03 AM
Em Santos idem. E a CDSS, aliás, gasta metade de seu orçamento com a sede, na Faria Lima, e só metade no próprio porto. Apesar do passivo histórico, isso é ordens de grandeza pior do que o gasto administrativo da CODESP.

marcus_lisboa
October 8th, 2010, 02:40 PM
Recentemente em seu blog Eike declarou guerra a tv record, pois esta fez reportagem falando sobre a destruição ambiental causada por seus empreendimentos. É uma pena que o porto não tenha saido esse projeto iria alavancar a região mais pobre do estado.

marcus_lisboa
October 29th, 2010, 03:05 PM
Em entrevista concedida em universidade de santos (Unisantos) neste dia 25 de outubro conforme noticia de jornal da afiliada da rede globo na região a TV Tribuna: Foi fala que o projeto foi embargado por causa da questão ambiente e Eike comentou que não desistiu do projeto e que ele acredita que ele poderá coloca-lo em pratica.

caduroxbr
October 30th, 2010, 05:46 PM
Muitos criticam o modelo chines aqui de crescimento, mas quando é no país deles, apoiam com todas as forças mesmo sem saber nenhuma informação sobre o estudo de impacto ambiental.
Só sou a favor desse projeto se o IBAMA liberar, e que seja uma liberação honesta.

Thuin
October 30th, 2010, 10:51 PM
Difícil uma liberação honesta por ali, levando em conta o impacto sobre as áreas próximas, e o que são essas áreas próximas.

Rodalvesdepaula
October 30th, 2010, 11:30 PM
Quando voltei de Curitiba pela Azul, sobrevoei Peruíbe e vi a cidade inteira lá do alto; pensei: é loucura fazer um porto lá, pois o impacto ambiental que ele teria na região seria extremamente violento, podendo até poluir as praias da região.

eduardo1970
October 31st, 2010, 11:55 PM
Tem fotos dessa área de Açu? Vai ser um grande empreendimento, pelo visto!

Acrescente a lista de empreedimentos no Porto do Açú , uma refinaria com capacidade de refino de 1 milhão de barris por dia e o estaleiro OSX/Hyundai.

O estaleiro , que incialmente seria na grande Florianopolis , será mesmo em São João da Barra , no Complexo Portuario do Açu. Segundo uma reportagem do jornal Folha da Manhã , que circula na região de Campos e Macaé , o estaleiro será o maior das Americas e irá gerar 11 mil empregos diretos quando estiver em operação plena. A folha mensal dos funcionarios será de R$ 42 milhões , o que dá um salário médio de R$ 3.9 mil.

O progresso que o Complexo do Açu trará a região é tão grande que o urbanista Jaime Lerner foi contratado pelo Eike para projetar uma cidade , chamada de Cidade X , dentro de São João da Barra para poder abrigar aos novos trabalhadores que estarão na cidade. Segundo o Eike , São João da Barra , que hoje tem 35 mil habitantes , deverá ter 300 mil em 2020.

tnq13
November 1st, 2010, 04:06 AM
Nunca tinha visto o cara, só ouvia falar. É impressionante a cabeça do cara. Novo Barão de Mauá?

superkyo
November 1st, 2010, 06:02 AM
Se ele fizesse metade do que fala e especula Brasil estaria bem melhor, mas ele gosta é de gastar a lingua naum de por a mão na massa.

brunodelazari
November 1st, 2010, 07:25 PM
^^Não importa o quanto você faça e o quão bem-sucedido você seja, sempre vai ter alguém te achando comum e medíocre...

marcus_lisboa
November 9th, 2010, 11:09 AM
Quando voltei de Curitiba pela Azul, sobrevoei Peruíbe e vi a cidade inteira lá do alto; pensei: é loucura fazer um porto lá, pois o impacto ambiental que ele teria na região seria extremamente violento, podendo até poluir as praias da região.

Como você localizou a cidade estando em um avião? Qual foi o critério do seu pensamento? Você seguiu algum padrão?

marcus_lisboa
November 9th, 2010, 11:41 AM
A afirmação do empresário aconteceu durante a palestra que proferiu aos alunos da Faculdade de Administração da Universidade Católica de Santos, na ultima terça feira dia 26, confirmando as informações obtidas no encontro que a prefeita de Peruíbe Milena Bargieri manteve com o presidente da empresa de Eike Batista, Otávio Laczano, no Rio de Janeiro, dia 21 de setembro. O dirigente informou na ocasião que a LLX jamais descartou o projeto de construção do porto em nossa cidade, e que aguardava o momento oportuno para sua retomada, o que passa também pelas novas diretrizes na concessão de áreas portuárias que serão definidas em breve pela união.
Satisfeita com a confirmação feita agora pelo dono da LLX, a prefeita Milena Bargieri reafirmou o interesse de Peruíbe no projeto e o empenho da administração em colaborar no que for preciso para sua viabilização.
"O sonho de promovermos o desenvolvimento sustentável, com mais progresso, melhor qualidade de vida continua mais vivo do que nunca", finalizou a prefeita.

Alguém tem noticias dessas "diretrizes na concessão de áreas portuárias", o governo federal já sinalizou algo a respeito, alguém pode postar algum site onde eu possa consultar sobre este assunto?

Diego fiel
December 2nd, 2010, 06:24 AM
Ecos sempre atrapalhando...

Farol da Barra
February 5th, 2011, 03:13 AM
Acrescente a lista de empreedimentos no Porto do Açú , uma refinaria com capacidade de refino de 1 milhão de barris por dia e o estaleiro OSX/Hyundai.

O estaleiro , que incialmente seria na grande Florianopolis , será mesmo em São João da Barra , no Complexo Portuario do Açu. Segundo uma reportagem do jornal Folha da Manhã , que circula na região de Campos e Macaé , o estaleiro será o maior das Americas e irá gerar 11 mil empregos diretos quando estiver em operação plena. A folha mensal dos funcionarios será de R$ 42 milhões , o que dá um salário médio de R$ 3.9 mil.

O progresso que o Complexo do Açu trará a região é tão grande que o urbanista Jaime Lerner foi contratado pelo Eike para projetar uma cidade , chamada de Cidade X , dentro de São João da Barra para poder abrigar aos novos trabalhadores que estarão na cidade. Segundo o Eike , São João da Barra , que hoje tem 35 mil habitantes , deverá ter 300 mil em 2020.

De onde você tirou essa informação da refinaria? Um milhão de barris por dia em refino? Será então de longe, a maior refinaria do país e talvez a segunda maior do mundo! Parece que a maior refinaria do mundo processa 1,2 milhão de barris e fica em um país do Oriente Medio.

willkenrock
February 7th, 2011, 05:29 AM
De onde você tirou essa informação da refinaria? Um milhão de barris por dia em refino? Será então de longe, a maior refinaria do país e talvez a segunda maior do mundo! Parece que a maior refinaria do mundo processa 1,2 milhão de barris e fica em um país do Oriente Medio.

Pelo que sei Fica na Índia e processa 1,24 Mi da barris por dia.

Thuin
February 8th, 2011, 07:02 PM
Que eu saiba, não está planejada refinaria nenhuma no Açu, mas uma unidade de tratamento de petróleo, onde seriam removidos o enxofre e outras impurezas. Há várias maiores do que 1Mbpd mundo afora. Abqaiq, na Arábia Saudita, processa quase 7Mbpd.

eduardo1970
February 8th, 2011, 11:13 PM

É um investimento em parceira com a China. A capacidade total de refino , dentro do Complexo do Açu , será de 1 milhão de barris /dia , mas não está definido se será tudo em uma só ou se serão construidas mais de uma , mas a capacidade total de refino do Açu será de 1 milhão.

superkyo
February 19th, 2011, 10:20 AM
Porto de Santos pode suprir totalmente as necessidades de São Paulo ?? Acredito que não.

Se será necessario um novo porto para atender o estado em algum lugar terá que ser feito e acredito que em qualquer lugar da costa de SP afetará tanto o ambiente quanto esse local em PERUIBE.

Farol da Barra
February 19th, 2011, 07:34 PM
É um investimento em parceira com a China. A capacidade total de refino , dentro do Complexo do Açu , será de 1 milhão de barris /dia , mas não está definido se será tudo em uma só ou se serão construidas mais de uma , mas a capacidade total de refino do Açu será de 1 milhão.

Que beleza então!

Farol da Barra
February 19th, 2011, 07:35 PM
Que eu saiba, não está planejada refinaria nenhuma no Açu, mas uma unidade de tratamento de petróleo, onde seriam removidos o enxofre e outras impurezas. Há várias maiores do que 1Mbpd mundo afora. Abqaiq, na Arábia Saudita, processa quase 7Mbpd.

7 milhões de barris por dia uma única refinaria? Será?

:eek2::eek2:

To achando o valor muito elevado.Mas se você estiver correto,é uma verdadeira mega refinaria.Uau!

Você não está confundindo refinaria com companhias de petróleo não?

Farol da Barra
February 19th, 2011, 07:47 PM
^^^^

Acabei de pesquisar e em dois sites aponta que a maior do mundo é uma da Índia, com 1,2 bilhão de barris por dia.A segunda maior é da Venezuela.

Maior do mundo Refinarias Name of Refinery Nome da Refinaria Location Localização Barrels per Day Barris por dia
Jamnagar_Refinery ( Reliance_Petroleum ) Jamnagar_Refinery ( Reliance_Petroleum ) Jamnagar , Gujarat, India Jamnagar , Gujarat, Índia 1,240,000 1,240,000

Paraguana Refining Complex (CRP) Paraguana parque de refino (CRP) Amuay and Cardón, Venezuela Amuay e Cardón, Venezuela 940,000 940,000

superkyo
February 19th, 2011, 08:14 PM
Acabei de ver uma entrevista do EIKE em que ele diz que faz todos os estudos possiveis para as licensas antes chegando a gastar 2-3 anos com isso para que quando comece as obras não tenha nenhuma surpresa e as obras não sofram com paralisações como aconteceu com o ARCO METROPOLITANO do RJ com a perereca que acharam lá.

Isso pode significar que esse projeto ainda pode sair.

HRLR
February 20th, 2011, 02:48 AM
Edit

HRLR
February 20th, 2011, 02:51 AM
Não seria possível construir um megaporto mais perto de Santos?? Seria uma localização melhor.

superkyo
February 20th, 2011, 03:05 AM
Olhando pelo satelite parece que o local mais perto e melhor servido de rodovias é realmente em PERUIBE.

Eu to torcendo pra que saia esse porto, afinal sempre tem centenas de compensações nessas obras e acho que só estão tentando adiar o inevitavel visto as carencias do porto de Santos praticamente engolido pela cidade e o tamanho do mercado e da industria do estado que cresce sem parar.

Thuin
February 20th, 2011, 03:26 PM
7 milhões de barris por dia uma única refinaria? Será?

:eek2::eek2:

To achando o valor muito elevado.Mas se você estiver correto,é uma verdadeira mega refinaria.Uau!

Você não está confundindo refinaria com companhias de petróleo não?
Cara, de novo, NÃO É UMA REFINARIA. Nem Abqaiq nem a unidade do Eike no Açu.

marcus_lisboa
February 23rd, 2011, 12:33 PM
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
EIKE BATISTA REAFIRMA INTERESSE EM CONSTRUÇÃO EM PORTO DE PERUÍBE

Eike Batista declarou, durante a palestra que proferiu aos alunos da Faculdade de Administração da Universidade Católica de Santos, no último dia 26, que a sua empresa, a LLX, continua empenhada no projeto do Porto Brasil em Peruíbe.

Segundo o empresário, é importante que seja construído outro Porto no Estado de São Paulo, para que haja um maior desenvolvimento do petróleo na região.

Há dois anos, Eike se empenhou em trazer este empreendimento para a cidade, porém o projeto foi embargado por ocupar uma área indígena e de Mata Atlântica.

De acordo com a lista de bilionários da Revista Forbes em 2010, Eike Batista é a 8ª pessoa mais rica do mundo e detentor da maior fortuna dentre os brasileiros listados; o patrimônio é avaliado em 27 bilhões de dólares. Mesmo com outro projeto milionário em São João da Barra, no Rio de Janeiro, o empresário afirma que não vai desistir do projeto de Peruíbe e acredita que este será um dos primeiros portos a serem licitados pelo novo governo.

A Prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, através de uma nota enviada por sua Assessoria de Imprensa, declarou estar satisfeita com o interesse de Eike Batista e afirmou que as declarações do empresário se confirmam desde o encontro que a prefeita realizou com o presidente da LLX, Otávio Lazcano, no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente afirmou que a empresa jamais descartou o projeto de construção do porto no município e que aguardava o momento oportuno para a sua retomada.

Fonte: http://portalmaritimo.com/

marcus_lisboa
March 1st, 2013, 02:16 PM
LLX mantém projeto de construir porto em Peruíbe-SP
O projeto de construção do Porto Brasil, um porto concentrador de cargas de importação e exportação em Peruíbe (litoral sul de SP), não saiu do radar da LLX, empresa de logística do grupo de Eike Batista. "Temos uma grande propriedade com 52 quilômetros quadrados no Estado de São Paulo. É um lugar perfeito para construir um superporto de águas profundas para ajudar o Brasil a acabar com gargalos", afirmou em conferência com investidores o presidente da LLX, Otávio Lazcano.

O executivo lembrou que o projeto depende do marco regulatório. "Continuamente reavaliamos todas as oportunidades de investimento e o Porto Brasil seria um deles, mas depende do marco regulatório e de outras condições econômicas", afirmou o executivo. Em 2008, a LLX anunciou a suspensão do projeto, motivada por dificuldades de financiamento decorrentes da crise mundial. "Esse projeto poderá ser executado pela empresa no futuro", concluiu o executivo.

Em conferência, Lazcano justificou o prejuízo de R$ 5,393 milhões no segundo trimestre, anunciado hoje pela LLX Logística. No mesmo período de 2009, a empresa registrou lucro líquido de R$ 50,788 milhões. "Estamos num estado pré-operacional, então nós vamos reportar uma perda líquida. Tivemos despesas administrativas de R$ 26 milhões que foram parcialmente compensadas por uma renda líquida de R$ 13,9 milhões", declarou Lazcano.

fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI162407-16355,00-LLX+MANTEM+PROJETO+DE+CONSTRUIR+PORTO+EM+PERUIBESP.html

superkyo
March 2nd, 2013, 01:04 AM
Tomara que saia do papel o mais rapido possivel. Existe acesso ferroviario na região ?

Portos eficientes são cruciais para o pais, ainda mais em SP, chega de transporte por caminhões, precisamos de transporte por ferrovias e por cabotagem

Thuin
March 2nd, 2013, 03:13 PM
Tomara que saia do papel o mais rapido possivel. Existe acesso ferroviario na região ?

Portos eficientes são cruciais para o pais, ainda mais em SP, chega de transporte por caminhões, precisamos de transporte por ferrovias e por cabotagem
O maior gargalo da região não tá no porto (o de Santos vai triplicar sua capacidade de movimentação de contêineres com as obras em curso), mas justamente nos acessos. E o Eike não vai tirar do bolso pra ampliar a Sorocabana ou a cremalheira.

Loro.
March 3rd, 2013, 10:58 PM
Espero que esse projeto se concretize.

J Simpson Br
May 21st, 2013, 06:03 AM
Este empreendimento da LLX, mais o megaporto da WTorre - caso se concretizem - causarão uma mudança drástica no eixo econômico da Baixada.