View Full Version : Sistema Andante - Opiniões
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 04:10 PM Pessoal, que acham deste sistema inicialmente controverso, que começou em Portugal, e agora já está a ser adoptado por outros países?
De forma rápida vou dizer as vantagens e desvantagens. De modo geral considero um modelo quase perfeito para o sistema bilhético dos transportes públicos. Vou dizer porquê nas vantagens e desvantagens.
Desvantagens
- Para quem se depara pela primeira vez com o sistema, pode estranhar não haver ninguém a vender bilhetes, e eventualmente ter alguma dificuldade para tirar o bilhete na máquina. Mas afinal de contas, qualquer coisa nova que apareça, é sempre estranhada, só depois a que se entranha, por isso acaba por não ser uma desvantagem em todo o seu sentido, apenas uma necessidade (rápida) de habituação. E as máquinas são facílimas de mexer, está tudo explícito.
- Há mais facilidade de haver pessoas que viajam sem pagar, já que é entrada livre, não há portões nem portinholas accionadas com o bilhete. Mas isso acaba por ser uma desvantagem mais para a empresa em si, do que para as pessoas.
Vantagens
- O bilhete andante não serve apenas para o metro. A cidade é dividida por zonas, e dentro de cada uma dessas zonas, é possível andar em qualquer transporte público (metro, autocarro, elétrico, comboio). O bilhete mínimo cobre duas zonas. Ou seja, se alguém morar num sítio onde não há metro directo, pode entrar no metro para ir para uma zona mais perto, e com o mesmo bilhete seguir no autocarro sem pagar mais nada.
- Cada validação tem a duração de uma hora. Ou seja, é possível ir a um sítio tratar de um assunto, fazer compras, etc, e se demorar menos de uma hora, pode voltar para casa com o mesmo bilhete (como não há barreiras nas estações, pode sair-se e entrar-se livremente da estação, a duração é sempre uma hora). Um exemplo da grande vantagem disso completamente verídico. Na semana passada, entrei no metro na senhora da hora, fui ao norteshopping comprar um presente, voltei ao metro, segui para a baixa para me inscrever no healthclub, voltei para o metro, e segui até ao dragão para ir ter com uma amiga ao dolce vita. tudo com o mesmo bilhete :D fui da senhora da hora às antas, tratei de 3 assuntos, em 3 viagens, tudo com 85centimos.
- o facto de não termos que ir comprar bilhetes torna tudo mais fácil, é só carregar o andante com as viagens que quisermos, e usalas quando quisermos, não há prazos de validade, e podemos carregar com quantas viagens quisermos. (a máquina limita a 10 de uma vez, mas pode carregar-se duas vezes com 10, por exemplo).
- é muito mais prático de comprar o passe, um cartão plástico com validade de um ano, que apenas tem que ser carregado uma vez por mês (nas mesmas máquinas onde se tiram os andantes). O passe exerce preços muito baixos, para comprar um Z3 fica por menos de 25 euros por mês, e estamos livres de andar 3 zonas em qualquer transporte publico, kd kisermos, durante um mes. tres zonas dá para fazer trajectos como Maia - Antas (so para terem noçao da distancia), para quem trabalha e faz um trajecto equivalente de carro, gasta 3 ou 4 vezes mais so em gasolina ao fim de um mes, e ainda está sujeito a transito.
(já agora um truque, se andarem três zonas, não comprem um bilhete Z3, comprem um Z2, e quando estiverem na segunda zona do vosso percurso, saiam do veículo e validem novamente (os validadores são mesmo em frente das portas do metro), e aquilo assume a contagem a partir dali, ou seja, com Z2 podem andar as zonas que quiserem, desde que validem uma vez a cada zona nova :D (isto, com a validade de 1 hora a partir da primeira validação claro!).
fred_mendonca October 26th, 2007, 04:18 PM Não conheço! :D
TeKnO_Lx October 26th, 2007, 05:13 PM demasiado complexo apesar de avançado tecnologicamente, isto é , é óptimo para os locais, mas para os turistas, que só querem uma viagem simples ou ida e volta é demasiado complicado de perceber
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 05:17 PM pois, acho que o principal senao deve ser face aos turistas realmente. para os locais eh optimo.
PedroGabriel October 26th, 2007, 05:42 PM tudo muito bonito, mas como utilizador dos dois tipos de andante, agora pouco, não acho o sistema grande chuto. Apenas comodo e moderno, mas pouco util, complicado -sistema de zonas- e caro para o cliente. Para os turistas que se interessam em conhecer o MUNICIPIO do Porto, é bastante util e confortável, dado que pode usar o metro, o funicular e os STCP com um unico bilhete. Aqui o andante só te serve para o metro, para os autocarros tens que comprar bilhete, e para a Litoral norte tens um sistema igual ao do Andante, mas que só pode ser usado na Povoa e V.Conde.
Se fores a usar o metro e os autocarros no Porto, por exemplo ir um dia ao Porto, ir ao shopping, ou dar uma volta, é o sistema ideal e poupas dinheiro. Se fores utilizador frequente és prejudicado. Como quem realmente interessa em termos de mobilidade são aqueles que vão trabalhar e estudar, o sistema é uma porcaria, não a tecnologia em si que é boa, mas como ele está a ser gerido e implementado.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 05:46 PM ^^ nao es nada prejudicado. se fores utilizador frequente compras o PASSE :D
Andante Gold ;)
uiii se usares todos os dias o metro pra la e pra ca, com o andante azul... tas fucked. claro. mas com o andante gold eh baratissimo ;) eu pagava 21 euros po ismai. o mes todo.
PedroGabriel October 26th, 2007, 06:05 PM Daniel, uso o metro desde o primeiro momento e antes dele existir eu já tinha andante gold, como fui dos primeiros até tive desconto de 50%. Agora uso pouco. Logo tenho andante gold e andantes azul. ;) Agora se uso o metro uso azul, acredita que me fica muito mais barato que o passe para a quantidade de vezes que uso. Além do que não tenho direito a descontos. Como já te disse, antigamente uma viagem povoa-porto eram 20 euros, agora é quase o triplo.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 06:07 PM povoa porto 20 euros? :lol: LOL
isso era o k eu pagava pra ir po ismai e vir todos os dias durante um mes :lol:
PedroGabriel October 26th, 2007, 06:26 PM povoa porto 20 euros? :lol: LOL
isso era o k eu pagava pra ir po ismai e vir todos os dias durante um mes :lol:
eu pagava 14,50 euros ;) depois com a passagem para o novo sistema, mas que tb perdi o desconto estudante passei a pagar 48 euros, mesmo trajecto.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 06:30 PM por UMA viagem? ou pelo passe?
nprc October 26th, 2007, 06:34 PM Se as pessoas não sabem como mexer nas maquinas para comprar um Andante podem perfeitamente deslocar-se a um qualquer agente Payshop, que existe a cada esquina de rua e, adquirir o seu bilhete.
Os maiores problemas que regularmente vislumbro neste sistema são dois;
- A forma como as zonas Andante estão definidas são complicadas e de dificil memorização para o utente. Não raras vezes os passageiros não sabem se uma determinada viagem que vão efectuar é Z2, Z3 ou Z4.
- Os cartões Andante Azul (e já agora os cartões do sistema monomodal dos STCP) em si são muito modernos, mas avariam com uma facilidade tremenda. E não estou a falar daquelas pessoas que não têm cuidado nenhum com eles, dobrando-os, etc. Falo sim, de cartões absolutamente novos e que deixam de funcionar sem razão aparente. As pessoas ficam sem cartão, sem viagens e muitas vezes nem sequer têm a mão dinheiro para comprar novo bilhete.
Arpels October 26th, 2007, 06:37 PM as zonas k vcs falam (Z's) estão assinaladas num mapa ou algo do genero? :? esse factor dos cartões variarem é xato, eu actualmente so deito o recibo fora no dia 01 do mês seguinte assim se houver algo eles tem de resolver.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 06:40 PM ^^ peço desculpa às pessoas k nao percebem as zonas mas sao um cadito trenguitas :D
este mapa é MUITO explicito. mostra as zonas, e as estações inseridas em cada zona.
um bilhete Z2 dá para andar em duas zonas (contando com a zona inicial), um Z3 da para andar em 3 (contando com a inicial), e assim sucessivamente. é MUITO obvio. so nao percebe quem andar a dormir.
o mapa:
http://www.metrodoporto.pt/document/827457/879099.pdf
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 06:42 PM ^^ eu estou no estádio do dragão, se quiser ir para a senhora da hora, vejo onde a estação está e IMEDIATAMENTE vejo que necessito de um Z2. se quiser ir para o senhor de matosinhos IMEDIATAMENTE vejo que necessito de um Z3. whats de "complication"? :D
Arpels October 26th, 2007, 06:47 PM com mapa de facto não parece dificil o sistema, excepto talvez para quem use apenas uma ou duas veses por ano o metro :dunno:
PedroGabriel October 26th, 2007, 07:04 PM por UMA viagem? ou pelo passe?
passe. Uma viagem? LOL, é carissimo, mas não exageremos. Agora 14,5 nem para 10 viagens (uma semana) te dá!
PedroGabriel October 26th, 2007, 07:06 PM ^^ peço desculpa às pessoas k nao percebem as zonas mas sao um cadito trenguitas :D
este mapa é MUITO explicito. mostra as zonas, e as estações inseridas em cada zona.
um bilhete Z2 dá para andar em duas zonas (contando com a zona inicial), um Z3 da para andar em 3 (contando com a inicial), e assim sucessivamente. é MUITO obvio. so nao percebe quem andar a dormir.
o mapa:
nem sempre é assim tão simples, por isso eles agora colocaram nas estações uma lista de estações destino e as zonas, porque de facto, não é assim tão evidente quando usas duas linhas, por exemplo. Agora com a lista é facil saber as zonas, mas antes não, e não só para os trenguinhos.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 07:06 PM nao eh carissimo 48 euros por mes da povoa ao centro do porto desculpa la. faz la isso todos os dias de carro, e eu kero ver kt gastas em gota!!
alem de k podes andar LIVREMENTE as vezes k kiseres. nao te oferecem apenas uma viagem de ida e outra de volta :P
Ennis October 26th, 2007, 07:06 PM ^^ peço desculpa às pessoas k nao percebem as zonas mas sao um cadito trenguitas :D
o mapa:
Xiiiii!!!!!!
Isso tem mais zonas que moscas à volta de um bombom....:bash:
Vejam este como é simples, claro e neto:
http://www.ratp.info/orienter/cv/carterer.php
nprc October 26th, 2007, 07:08 PM Com o mapa na mão é facil, mas voces andam sempre com um mapa na mão? Já sei que vão responder que nas estações de metro existem mapas de zonas, mas nas paragens de autocarro não. Não é assim tão facil decorar os zoneamentos, execto para quem faz regularmente a mesma viagem.
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 07:09 PM nem sempre é assim tão simples, por isso eles agora colocaram nas estações uma lista de estações destino e as zonas, porque de facto, não é assim tão evidente quando usas duas linhas, por exemplo. Agora com a lista é facil saber as zonas, mas antes não, e não só para os trenguinhos.
epah desculpa la eh MUITO facil kd se usa duas linhas. ou tres. ou kuatro, ou seja o que for :lol:
é so pegar no nosso dedinho e fazer "pim" na zona em que se está, "pim" na zona seguinte, "pim" na seguinte, e "pim" na ultima :lol: sao 4 pins? entao sao 4 zonas, independentemente de mdares de linha ou nao.
se tas em gaia e vais pa povoa sao 7 zonas. entrao compras um Z7, ves quais sao as estaçoes onde tens que trocar de veiculo, e ta feito. ou seja, compras um Z7, vais ate à trindade, sais na trindade, e vais pra linha de cima, entao esperas por um metro que diga "povoa de varzim" e ta feito.
eh complicado? pra mim nao. por isso considero lerdice se alguem achar. (nao no caso de ser a primeira vez... mas à segunda eh por demais obvio).
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 07:10 PM Com o mapa na mão é facil, mas voces andam sempre com um mapa na mão? Já sei que vão responder que nas estações de metro existem mapas de zonas, mas nas paragens de autocarro não. Não é assim tão facil decorar os zonamentos, execto para quem faz regularmente a mesma viagem.
uhuhuhuh... TODAS as estaçoes têm varios mapas :D isso nao eh desculpa :D
Ennis October 26th, 2007, 07:13 PM sorry... .
nprc October 26th, 2007, 07:18 PM uhuhuhuh... TODAS as estaçoes têm varios mapas :D isso nao eh desculpa :D
Parece-me que não leste bem o meu comentario.... O Andante não serve somente o metro.
Portvscalem October 26th, 2007, 07:38 PM Outra das coisas estúpidas que se passam por existir Amp e "extra amp" em vez do noroeste.... o andante só é valido nos suburbanos do porto depois de dentro das fronteiras da amp...e não em toda a rede de suburbanos....
era um sistema do carago com os suburbanos em braga, guimarães, ou aveiro a terem tb andante...e se o pudessem adaptar aos seus autocarros, electricos e outros transportes então era memo ideal... o bilhete dá para tudo do noroeste....
Daniel_Portugal October 26th, 2007, 07:40 PM LOL isso era uma moca!
nprc: eu sei que da pra autocarros e isso. e é extremamente positivo que dê.
fred_mendonca October 26th, 2007, 08:09 PM Pelo que vejo nesta conversa o maior problema do sistema são as zonas.
Portvscalem October 26th, 2007, 08:28 PM yup...o maior prob são memo as zonas....
chico_pastor October 26th, 2007, 08:54 PM Na minha opinião, como utilizador bastante frequente, o sistema é excelente.
De facto, e como constatado, é um pouco complicado para quem não é local. Mas nos sítios por onde costumam chegar os não - locais (estações de comboio, aeroporto, ...) há postos de atendimento que podem prestar a ajuda necessária.
Paralelamente a isso, há mapas nas estações e em grande parte das paragens de autocarro (nas que têm abrigo) que permitem facilmente chegar à conclusão do nº de zonas necessário...
Peca por ainda não ter grande adesão por parte dos operadores privados (em conversa uma vez com uma amiga q trabalha no dep. juridico da Resende, ela disse-me que o Andante lhes dava um rombo gigantesco nas contas...por isso não sei se o sistema lhe sserá atractivo...)
Uma coisa em que continua a pecar é EM NÃO HAVER TÍTULO Z1! Era bastante útil e evitava que muitas vezes as pessoas não viajassem ou viajassem sem título (ás vezes para fazer um percurso de 3 estações , na mesma zona, custa-me pagar €0,85... Acho exagerado..Um título Z1 a €0,50 por exemplo, fazia mt mais sentido )
Daniel_Portugal October 27th, 2007, 12:39 AM yah o titulo Z1 era excelente!!|
PedroGabriel October 27th, 2007, 01:06 AM Na minha opinião, como utilizador bastante frequente, o sistema é excelente.
De facto, e como constatado, é um pouco complicado para quem não é local. Mas nos sítios por onde costumam chegar os não - locais (estações de comboio, aeroporto, ...) há postos de atendimento que podem prestar a ajuda necessária.
Paralelamente a isso, há mapas nas estações e em grande parte das paragens de autocarro (nas que têm abrigo) que permitem facilmente chegar à conclusão do nº de zonas necessário...
Peca por ainda não ter grande adesão por parte dos operadores privados (em conversa uma vez com uma amiga q trabalha no dep. juridico da Resende, ela disse-me que o Andante lhes dava um rombo gigantesco nas contas...por isso não sei se o sistema lhe sserá atractivo...)
Uma coisa em que continua a pecar é EM NÃO HAVER TÍTULO Z1! Era bastante útil e evitava que muitas vezes as pessoas não viajassem ou viajassem sem título (ás vezes para fazer um percurso de 3 estações , na mesma zona, custa-me pagar €0,85... Acho exagerado..Um título Z1 a €0,50 por exemplo, fazia mt mais sentido )
EXACTAMENTE. Era isso que queria dizer, e que a empresa está a perder e não a ganhar ao contrário do que julga. Adianta-lhes muito que a fiscalização blah blah, toda a gente sabe que se andar só 3 estações não há problema ainda por cima pra esta zona.
Quanto ao metro epá a zona subterranea é mesmo top of the pops... quanto ao resto, err... nem por isso a começar pelas estações minimalistas e inuteis. E, aqui a linha continua incompleta, o que afecta muito a sua visibilidade e utilidade. Vamos lá ver como vai ser pro ano com os Flexity Tram-trains, a ver se o problema da velocidade fica resolvido, senão ficar o Sócrates tem que demitir o Oliveira Marques, pois são milhões e milhões desperdiçados.
pedrodepinto October 27th, 2007, 01:17 AM É um sistema bem pensado ;)!
CS-TOA October 27th, 2007, 03:40 AM Isso é o 7 Colinas daí de cima? :lol:
Daniel_Portugal October 27th, 2007, 03:54 AM como funciona o 7 colinas fô-finho?
CS-TOA October 27th, 2007, 04:37 AM Passas o cartão na maquina e aquilo abre o portão... simple as that... :lol:
Daniel_Portugal October 27th, 2007, 04:40 AM nao eh isso! funciona o dia todo em todos os transportes de lisboa? ou o mês todo?
fred_mendonca October 27th, 2007, 10:44 AM http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=434
O Sete Colinas é para clientes menos frequentes.
O chamado passe é o Lisboa Viva:
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=433
Barragon October 27th, 2007, 01:18 PM ^^ era o que eu ia perguntar... o 7 colinas é parecido ao andante ou é o Lisboa viva? O Lisboa viva levas diferentes senhas dependendo do que queres... Agora acho que é num espaço de 30 dias e não mensalmente.
fred_mendonca October 27th, 2007, 01:29 PM O 7 colinas é parecido ao andante normal. O lisboa viva é tipo andante gold (o passe do Metro do Porto).
Barragon October 27th, 2007, 01:33 PM Então o Porto é que imitou Lisboa? :lol:
pedrodepinto October 27th, 2007, 02:00 PM Não me digas :lol:!
Portvscalem October 27th, 2007, 03:28 PM O vosso bilhete dá para :
-funicular
-electricos
-metro
-comboios suburbanos
-autocarros
-autocarros de operadores independentes
-camionetas
????????
se é verdade isso é optimo!!!
Barragon October 27th, 2007, 05:10 PM Dá... só falta mesmo dar para uma entrada no Oceanário :lol:
Pelha October 27th, 2007, 06:23 PM Dá... só falta mesmo dar para uma entrada no Oceanário :lol:
Mas para isso já existe o cartão de sócio do Benfica. :pepper: :lol:
Barragon October 27th, 2007, 07:46 PM Pronto... já sei... o andante é comparável ao cartão de sócio do SLB :lol:
Portvscalem October 28th, 2007, 03:17 PM Andante, para acompanhar o Benifica, de derrota em derrota até à divisões distritais....
é o novo slogan, do cartão de sócio do benfica " andante 3000"
nprc October 28th, 2007, 03:34 PM É pôr a publicidade na estação do estádio do Dragão! :lol:
Daniel_Portugal October 28th, 2007, 06:14 PM por acaso era fixe um cartao que incluisse TUDO numa cidade :D
ias ao restaurante..."sao 15 euros" - "tenho cartao andante" - "ahhh optimo! nao paga"
ias pra um hotel de 5 estrelas "sao 350 euros" - "tenho andante" - "ahh optimo! nao paga"
ias às putas "oh filhotxi... sem pagá não dá, viu?" - "tenho andante" - "ahhh! wow! coisa pádrão dji primeiro mundo! mi fodi como kisé meu príncipi!"
:D
Tom_Lisboa October 28th, 2007, 06:49 PM :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Portvscalem October 29th, 2007, 01:11 AM A via verde pública...a outra é a privada... loool era engraçado...
PedroGabriel October 30th, 2007, 02:14 AM :lol:
Dániéu, você é nota deis, cara.
Daniel_Portugal October 30th, 2007, 02:38 AM :hilarious
med06048 November 3rd, 2007, 05:24 PM Carris e Metro lançam bilhete único recarregável
A partir de 12 de Novembro vai ser mais simples viajar nos transportes públicos de Lisboa, pois a Carris e o Metro vão lançar o Zapping, um «bilhete» recarregável que permite viajar, indiferentemente, nos dois operadores.
«Trata-se de uma solução verdadeiramente inovadora, simples e flexível que vem ao encontro das expectativas de inúmeros clientes», informaram as empresas em comunicado.
O cartão «7 Colinas», que é actualmente utilizado para viajar separadamente na Carris ou no Metro, vai permitir viajar nos dois meios de transporte, mediante um carregamento mínimo de 1,50 Euro máximo de 10,00 Euro, estando ainda contemplado «um sistema de bónus em função dos montantes adquiridos, em carregamentos iguais ou superiores a 5,00 Euro».
«O carregamento do Zapping pode ser efectuado em todos os postos de venda e concessionários da CARRIS, nos postos e máquinas automáticas de venda do METRO, bem como nas Estações dos CTT e nos Agentes Payshop», esclarece o comunicado.
O cartão «7 Colinas Zapping» é válido por um ano, custa 50 cêntimos e pode ser recarregado sempre que necessário.
Uma vez terminada a validade do cartão, o utente poderá continuar a viajar até esgotar o saldo existente ou transferi-lo para um novo cartão.
«Os actuais cartões 7 Colinas carregados com viagens Metro podem ser trocados por Zapping em qualquer posto de venda do Metropolitano de Lisboa», esclarece o comunicado.
A campanha de divulgação do Zapping inicia-se na próxima 2ª feira, dia 5 de Novembro.
Diário Digital / Lusa
03-11-2007 11:51:00
Estão a copiar o Andante? :?
kraque69 November 7th, 2007, 03:27 AM O Andante é um sistema de bilhética (em termos tecnológicos- sem contacto) anterior ao Sete Colinas, embora em Lisboa a intermodalidade, felizmente, já existisse à muito mais tempo!
Julgo que o Sistema Andante é demasiado complicado porque se criaram demasiadas zonas, que nem sempre têm uma delimitação lógica! Não faz sentido por exemplo a cidade do Porto, estar dividida em 3 zonas!!! É um exagero! Já em Lisboa existem as coroas, um sistema muito mais simples e intuitivo!
Na minha opinião o zonamento deveria ser feito por cidades/concelhos, do género Gaia, Porto, Matosinhos, Gondomar, etc
Eventualmente, estas poderiam ser subdividas em duas zonas, nos casos em que o conselho é muito grande (Gaia por exemplo).
P.S: Alguém falou da fragilidade dos bilhetes Andantes e do STCP,que levaria á perda das viagenes neles contidas. Caso não saibam a informação está centralizada, por isso cada bilhete tem um número de série único, assim é possível saberem quantas viagens o bilhete tinha, mesmo que este se danifique...
Daniel_Portugal November 7th, 2007, 03:29 AM aquilo que faz o bilhete funcionar eh um microchip la dentro.... se recortares todo o cartão à volta do microchip, e deixares so o nucleo, ele funciona :D
kraque69 November 7th, 2007, 03:36 AM Sim, mas a informação também se encontra registada num servidor central, o que permite fazer um "histórico" de cada bilhete e assim saber o número de viagens carregadas e o número de viagens gastas (e outras informações ao estilo Big Brother que esperamos estarem devidamente resguardadas...:) )
Daniel_Portugal November 7th, 2007, 03:47 AM ^ nao poderao saber mt mais coisas lol.
sabem as viagens que a pessoa fez, onde validou, quando validou, todas as vezes que carregou, tudo ao longo de todo o historial do cartao.
kraque69 November 7th, 2007, 03:55 AM Se juntares isso, aos movimentos do Cartão de crédito/débito, mais os registos dos telemóveis, Via Verde e tal... digamos que só te falta despir :)
Não estou a ser paranóico, apenas a mostrar o que de bom e mau a tecnologia pode permitir.
|
|