View Full Version : Ponte Maria Pia, no Porto, comemora 130 anos e vai ter pintura nova

traveler
November 6th, 2007, 01:04 AM
Publicação: 04-11-2007 10:09 | Última actualização: 04-11-2007 10:10
Ponte Maria Pia em recuperação
Ponte Maria Pia, no Porto, comemora 130 anos e vai ter pintura nova
A Rede Ferroviária Nacional (Refer) assinala este domingo os 130 anos da Ponte Maria Pia, com o anúncio de um investimento de dois milhões de euros na pintura da estrutura

A Ponte Maria Pia "assume um elevado valor histórico e simbólico que a Refer, enquanto responsável pela obra de arte, pretende honrar com esta medida", assinala a Refer, em comunicado.
A ponte, por onde passaram os comboios sobre o Douro durante 114 anos, está sem qualquer utilidade funcional desde 1991, altura em que entrou em funcionamento a nova ponte ferroviária de São João.

Inaugurada em 1877 pela rainha que lhe deu o nome, a Ponte Maria Pia é considerada a primeira grande obra do "mago" Gustavo Eiffel, tendo obtido um prémio internacional de engenharia.

Com 1.600 toneladas de ferro, foi laboratório de soluções técnicas inovadoras para a época, como a concepção de um tabuleiro de 54 metros sobre um arco único de 160 metros de corda.

Na sua construção, ao longo de ano e meio, estiveram envolvidas cerca de 150 pessoas.

Só há duas pontes iguais, uma em França e outra na Alemanha, ambas construídas posteriormente à estrutura que liga as duas margens do Douro.

Depois de desactivada, vários destinos foram apontados à Ponte Maria Pia, para além do seu desmantelamento.

Foi admitida a hipótese de funcionar como corredor do metro ou de um eléctrico turístico, vingando, por mais segura e barata, a opção por uma via ciclo-pedonal.

O protocolo para a transformação da velha ponte em ciclovia, num investimento global de 1,5 milhões de euros, foi assinado pela Refer e as câmaras do Porto e Gaia, em 11 de Abril de 2005.

Já em Fevereiro deste ano, a Câmara de Gaia admitiu atrasos no processo, garantindo que uma questão burocrática, relacionada com desafectação dos terrenos do domínio público ferroviário, impede há o seu envolvimento no projecto.

Em carta então enviada à Refer a autarquia presidida por Luís Filipe Menezes "manifesta interesse na reabilitação da ponte", mas lembra que não pode cumprir a sua parte do acordo "sem a prévia desafectação do domínio público ferroviário das margens envolventes da ponte".

No termos do protocolo de 2005, a Refer "responsabiliza-se por desencadear a desafectação do domínio público ferroviária das margens norte e sul".

Já as autarquias de Porto e Gaia assumiram a responsabilidade pela requalificação das margens e instalação da pista ciclo-pedonal.

Herrmando
November 6th, 2007, 01:09 AM
Fantástico! Assim qdo cair de podre cai pintadinha e honrada. Só n entendo mto bem para que funciona o IPPAR (para além da tachada claro).

alentejolover
November 6th, 2007, 01:20 AM
Literalmente,uma pintura de fachada...

kraque69
November 6th, 2007, 05:27 AM
Foi admitida a hipótese de funcionar como corredor do metro ou de um eléctrico turístico, vingando, por mais segura e barata, a opção por uma via ciclo-pedonal.

Mais barata (e segura) era deitar a ponte abaixo, assim nem o dinheiro de pintar a ferrugem se gastava... :P Façam uma coisa, à séria, como fizeram e bem na Ponte D. Luís. Acho que seria viável e muito útil um transporte ligeiro, tipo eléctrico a ligar as duas margens.

Daniel_Portugal
November 6th, 2007, 11:10 AM
Tenham calma, a ponte vai ser reabilitada. Já se fala há muito nisso, e agora mais do que nunca está muita gente interessada em fazelo.

para mim o ideal era fazer uso da ponte para uma nova linha de metro, com destino a Santa Maria da Feira, passando pela zona oriental de Gaia.

Arpels
November 6th, 2007, 12:06 PM
a empurrar a culpa deste para aquele a ponte vai acabar por ruir, como autarca ja teria tomado posição à muito movendo todos os meios ao alcance, e de preferencia em conjunto com a camara visinha k partilha a ponte, face a REFER e ao IPPAR k não se podem sobrepor ao interesse publico, mas secalhar ha interesses k nem ao diabo lembraria, de qualquer forma parece-me um arranjo um pouco desfezado face ao k a ponte precisa pela importancia a dispender (1,5 milhões/2 milhões)...

pedrodepinto
November 6th, 2007, 05:22 PM
O que é preciso é que a remodelação avance :okay:!

Portvscalem
November 6th, 2007, 06:41 PM
obras de fachada de quem não quer tratar do assunto... quem se está a mecher nos projectos para a ponte sãomesmo os presidentes de câmara de gaia e porto...e os movimentos vívicos do porto...só esses são os que não possuem poder sobre a ponte creio....

façam-na pedonal e para bicicletas...

kraque69
November 7th, 2007, 04:32 AM
Eu não estou contra a remodelação da ponte, bem pelo contrário! Só que a obra me parece ser só de "fachada" (não vão rever a estrutura? a data de validade já deve ter passado à muito..., mas pronto vamos confiar nos técnicos competentes).
Acho mt bem que façam vias pedonais e ciclovias, fazem imensa falta e não apenas para a voltinha de lazer ao domingo, mas como meio de transporte alternativo de uso diário. Agora, a ponte D. Luís tmb é pedonal e uma ciclovia, e permite ainda a passagem de uma transporte público de massas... porque não o mesmo na D. Maria?

Herrmando
November 7th, 2007, 02:30 PM
Infelizmente, parece que as camaras n mandam na REFER. Acho que quem manda na REFER n costuma parar mto no Porto.

Arpels
November 7th, 2007, 04:00 PM
então deixa andar e as camaras k não façam nada, quem nos governa governa primeiro o bolso e atenção k todos nos governam apesar de ser so apartir de um lado ;)

JMFA
November 7th, 2007, 06:32 PM
Infelizmente, parece que as camaras n mandam na REFER. Acho que quem manda na REFER n costuma parar mto no Porto.

Dizes isso provavelmente sem conhecer muito a estrutura da refer.. actualmente a REFER Norte (costumam parar no Porto) manda e em crescendo ;)

mas de facto, a ponte é património da REFER.....

Herrmando
November 8th, 2007, 08:20 PM
As camaras sempre podem deixar de cumprir a lei, dar um chuto no cu à REFER e executar sozinhas o plano que têm para a ponte.
Arpels, vamos lá ler a notícia em condições, especialmente a parte que diz:

Já em Fevereiro deste ano, a Câmara de Gaia admitiu atrasos no processo, garantindo que uma questão burocrática, relacionada com desafectação dos terrenos do domínio público ferroviário, impede há o seu envolvimento no projecto.

Em carta então enviada à Refer a autarquia presidida por Luís Filipe Menezes "manifesta interesse na reabilitação da ponte", mas lembra que não pode cumprir a sua parte do acordo "sem a prévia desafectação do domínio público ferroviário das margens envolventes da ponte".

Quanto à REFER Norte, imagino que tenham uma independência relativamente à REFER lá de baixo assustadora...

JMFA
November 9th, 2007, 11:17 AM
não há independencia, nem tem de haver... apenas disse que actualmente têm uma posição bastante relevante dentro da estrutura refer... isto não é nenhuma critica.. é apenas um facto.

Mas relativamente à ponte, só quando lhe atribuirem um uso efectivo é que ela será reabilitada. que aconteça rápido!

Arpels
November 9th, 2007, 02:33 PM
ja existe um protocolo entre as camaras e a Refer a dois anos para k se transforme a ponte numa ciclovia, eu entendo o k disseste Herrmando mas, a menos k exista um empedimento por parte de uma das camaras que tb não ajuda mto a situação da ponte caso exista, seria conviniente as camaras fazerem a Refer não esquecer o protocolo e obriga-la legalmente a cumprir o estipulado sobre pena de passar decadas e a ponte acabar de ruir :dunno: ja se sabe como funcionam estas coisas em Portugal...

Herrmando
November 9th, 2007, 09:45 PM
Esta n é a única história da camara de Gaia com a REFER...
N sei se se recordam das críticas e ameaças do Meneses à REFER por causa do(s) pardieiro(s) que eles insistem em chamar estações em Gaia.

Imbictvs
November 10th, 2007, 11:47 PM
Eu não estou contra a remodelação da ponte, bem pelo contrário! Só que a obra me parece ser só de "fachada" (não vão rever a estrutura? a data de validade já deve ter passado à muito..., mas pronto vamos confiar nos técnicos competentes).
Acho mt bem que façam vias pedonais e ciclovias, fazem imensa falta e não apenas para a voltinha de lazer ao domingo, mas como meio de transporte alternativo de uso diário. Agora, a ponte D. Luís tmb é pedonal e uma ciclovia, e permite ainda a passagem de uma transporte público de massas... porque não o mesmo na D. Maria?

Paahss... isso dá mt trabalho... pinta-se e pronto o que esta podre continua podre só que com melhor aspecto... tirem o cavalinho da chuva se axam que vai ser feito na Dª. Maria o que foi feito na D. Luis... alias esta pintura de "fachada" so revela desinteresse na sua profunda reestruturação...

hiong_nu
November 20th, 2007, 02:45 PM
locomotiva a vapor da alfandega do Porto até às caves de Gaia com saída em general torres, já!!!

encarnado
November 21st, 2007, 11:44 AM
Deitar a ponte abaixo é como deitar a torre dos clerigos abaixo (e diga-se de passagem que a torre dos clerigos tem menos utilidade que a ponte, portanto antes a torre dos clerigos abaixo que a ponte).
O problema do preço da "pintura" deverá ser o desaparafusar peça a peça, jactos de areia, pintura, reaparafusamento da peça na ponte.
Ciclovia na ponte? Não sei se o canal do Douro é ventoso como o do Tejo. Se for não passaria lá com a bicla não...