View Full Version : » Qual a relação entre o futebol e os shoppings?
traveler November 22nd, 2007, 06:31 AM » Qual a relação entre o futebol e os shoppings?
Futebol e compras. A fórmula tem tudo para dar certo, sobretudo em Portugal, e, de olho em boas oportunidades de negócio, os promotores imobiliários já estão a pô-la em prática. Por todo o país, é cada vez mais notória a tendência de construir centros comerciais dentro ou perto de estádios. O conceito foi herdado da realização do Euro 2004, mas continua a fazer sentido.
O Alvaláxia, no estádio do Sporting, o Dolce Vita Porto, junto ao Dragão, e o Colombo, em frente à Luz, são alguns exemplos. Em Coimbra e em Leiria - cujo projecto aguarda decisão camarária -, o conceito também é replicado.
«Portugal é um expoente. Na Europa não é tão comum como aqui», garante o director-geral da consultora Jones Lang LaSalle, Manuel Puig, explicando que este avanço face a outros países europeus ficou a dever-se à realização do campeonato. Ao SOL, o responsável detalha que aliar um shopping a um estádio é uma forma de «aproveitar infraestruturas como acessos e transportes públicos, e de optimizar o investimento, para acelerar o retorno».
Assim, quando incluem lojas nos seus complexos desportivos, os próprios clubes acabam por rentabilizar os seus activos imobiliários, diz. E as vantagens são óbvias. «Obtêm-se sinergias. A mais clara é a afluência de público».
A mesma opinião tem o CEO da Chamartín Portugal, que promove os centros comerciais Dolce Vita, alguns dos quais junto a estádios. Ao SOL, Jaime Lopes pormenoriza que, em media, um estádio é utilizado apenas 70 horas por ano, mas isso é suficiente para justificar a aliança.
«Esta associação permite um licenciamento conjunto e mais rápido e a partilha de acessos e de parkings. Dá um contributo muito positivo de envolvimento com a comunidade e possibilita a racionalização nos custos de gestão de toda a operação», afirma.
E acrescenta: «Têm complementaridades importantes porque os estádios têm muita visibilidade e ajudam a tornar conhecido o caminho para o centro comercial vizinho». Jaime Lopes refere ainda que, à volta dos estádios, pode criar-se «uma espécie de deserto», devido aos muitos parques de estacionamento.
E, por isso, originam problemas urbanísticos e sociais, que a presença de um shopping pode ajudar a solucionar. Um exemplo apontado pelo CEO é o Dolce Vita Coimbra, localizado, em parte, por baixo das bancadas «pelo que a área adjacente ao estádio tem vida permanente».
In SOL / Imobiliário
Lino November 22nd, 2007, 01:58 PM Em Coimbra temos o Girassolum ao pé do estádio e o Dolce Vita lá mesmo no estádio. Além disso, ainda há lá bares, bingo, lojas...
Aka November 22nd, 2007, 03:22 PM É onde o pessoal pode passar o tempo antes e depois dos jogos. Não é algo que eu desgoste, é bem melhor do que um estádio que fique no meio do nada.
daniel322 November 22nd, 2007, 04:50 PM é bem melhor do que um estádio que fique no meio do nada.
basta ver o exemplo de aveiro..
foxhesp69 November 22nd, 2007, 04:58 PM peior ke aveiro está o estadio do algarve onde ninghuem joga nada para alem de grandes eventos o estadio ta fechado.
Poveiro November 22nd, 2007, 05:04 PM Existe um projecto semelhante a de essa notícia, para o novo estádio do Rio Ave (Vila do Conde), onde o edil da camara Mario Almeida, aprovou um shopping anexado a um novo estádio, a cargo de uma empresa espanhola.
foxhesp69 November 22nd, 2007, 05:06 PM o mesmo deverá acontecer com o futuro continente castelo branco e o novo estádio do SBCB ke terá capacidade para 15.000 espectadores.
Aka November 22nd, 2007, 06:38 PM peior ke aveiro está o estadio do algarve onde ninghuem joga nada para alem de grandes eventos o estadio ta fechado.
Já ando farto de desmentir isto. O Louletano joga no Estádio Algarve como qualquer outro clube joga no seu estádio. E não me venham com essa das assistências, pois se a U. Leiria estivesse na segunda divisão também diriam que o Dr. Magalhães Pessoa estava fechado.
daniel322 November 22nd, 2007, 06:46 PM e está fechado.. 80%.. :lol:
poiman November 22nd, 2007, 06:57 PM a propósito... o que é que andam à espera para acabar o estádio de leiria? já lá vão 4 anos...
pedrodepinto November 22nd, 2007, 10:11 PM Acho que já foi aprovado o projecto ;)!
O Prof Godin November 23rd, 2007, 01:12 AM …no caso de Coimbra eu penso que a cidade, plural, ficou a perder…destruiram uma praça, estão em tribunal…e quem sabe que mais…mas aqui era óbvio - contra a lei…contra tudo e contra todos…
…quanto aos outros e deixando a arquitectura de lado, talvez escape em termos de localização o de Aveiro e o do Algarve…não posso falar do Souto Moura porque não fui lá…
…já quanto ao tópico eu não tenho dúvidas…a economia e o ordenamento do território não têm interesses comuns…
Lino November 23rd, 2007, 01:22 AM O trânsito no Calhabé e na Solum é caótico e arranjar lugar para estacionar é como encontrar agulha em palheiro...
daniel322 November 23rd, 2007, 01:25 AM tb acho que tanto o DV como o estádio foram um bocado "mal paridos".. no meu entender o estádio deveria ter sido feito mais fora da cidade, junto ao IC2, seja para a zona de taveiro ou pedrulha.. o problema é que para aì o DV já não queria ir.. e a CMC precisava do $$
O Prof Godin November 23rd, 2007, 01:53 AM …pois eu sei, mas se a cmc for condenada, como já foi numa primeira vez, somos nós todos, que até estávamos contra a localização a pagar…
Lino November 23rd, 2007, 05:30 AM O Estádio deveria ser onde é o Sérgio Conceição, até há espaço de sobra ali e têm o Retail Park ao lado, além de ficar mesmo perto da saída da A1.
Lourenco November 23rd, 2007, 05:48 AM O Estádio deveria ser onde é o Sérgio Conceição, até há espaço de sobra ali e têm o Retail Park ao lado, além de ficar mesmo perto da saída da A1.
Taveiro é longe da cidade (onde estão os adeptos) e para ir ao estádio a única possibilidade seria o automóvel, já que os transportes públicos são praticamente inexistentes. Mesmo com um reforço dos transportes em dia de jogo, o acesso único ao estádio (pela via rápida de Taveiro) ficava facilmente congestionado. Enquanto a Académica jogou lá, lembro-me de demorar mais de uma hora a fazer o trajecto Vale das Flores - Estádio. Isto num estádio com capacidade para 8000 espectadores. Agora imagina num estádio com 30 mil...
…quanto aos outros e deixando a arquitectura de lado, talvez escape em termos de localização o de Aveiro e o do Algarve…
Que são, a par com o Estádio de Leiria, os estádios menos utilizados. Fazer um estádio numa localização tão periférica é, tal como é referido na notícia do SOL, limitar o estádio a uma utilização de 70 horas por ano. :ohno:
Sinceramente, prefiro um estádio que é um elemento vivo dentro da cidade, com shopping, piscinas, ginásio, lojas e bares, do que um elefante branco sem utilidade às portas da cidade, como no caso de Aveiro.
filipe_ft November 23rd, 2007, 10:56 AM Concordo contigo, e quanto ao transito naquela zona, penso que com ou sem DV e estádio ia ser complicado a mesma. Tanto quanto eu sei, a construção do estádio e do DV revitalizou aquela zona, que é das minhas favoritas em Coimbra. Eu particularmente gosto de viver em sítios onde haja tudo a volta, a poucas quadras de distancia, exactamente o que acontece na Solum. O DV, o Gira, a ESEC (onde eu estudo), as piscinas... para mim, que não tenho carro, é excelente, pois os transportes públicos em Coimbra ainda estão um bocadinho longe de ser o ideal.
O problema é que as vezes queremos tudo ao mesmo tempo: viver num sitio tranquilo calmo, mas que tenha acessibilidades e serviços a volta, e áreas verdes, e ao mesmo tempo prédios com uma arquitectura interessante, e isso e aquilo e mais aquilo outro.
Barragon November 23rd, 2007, 01:36 PM Aquele mamarracho em leiria fica muito mal...
Tom_Lisboa November 23rd, 2007, 09:39 PM Acho q isso em portugal eh uma solução para os estádios constantemente vázios. Como o de leiria e aveiro. Tem terrenos gigantescos ao lado, fazer do estadio uma parte do shopping e o shopping uma parte do estadio. isto seria um incentivo enorme para atração do pessoal. Ta la no shopping, descobre q vai ter um jogo do união leiria. E vai pro estadio. Alem d qm saisse do estadio tinha la restaurantes e td mais logo ao lado.
O do algarve ja eh outro caso. aquilo eh um PROBLEMA. Teria q ser criado um time la, ou mesmo esse ja citado, teria q ser ajudado financeiramente para crescer e ir para a primeira divisão, afinal nao é justo o vitória de setúbal ter um estádio daqueles (em mau estado), e um timeco da segunda ter um dos 12 melhores estadios de Portugal.
HugoK November 23rd, 2007, 09:40 PM Aquele mamarracho em leiria fica muito mal...
ainda por cima mesmo ao lado do castelo. fica mesmo mal
O Prof Godin November 23rd, 2007, 09:59 PM …sim o de Leiria não tem descrição…
Aka November 23rd, 2007, 11:52 PM Eu sinceramente não percebo de onde vem essa ideia do trânsito nos dias de jogo. O trânsito é normalíssimo, até menos do que em dias normais.
daniel322 November 23rd, 2007, 11:55 PM é menos mas é mais concentrado.. toda a gente quer sair/chegar ao mesmo tempo
num dia de semana e com chuva o transito é bem pior
pedrodepinto November 24th, 2007, 10:25 PM ainda por cima mesmo ao lado do castelo. fica mesmo mal
É verdade :sleepy:...
Lino November 25th, 2007, 06:04 AM E para irem 600 e tal pessoas à bola como este fim-de-semana. Bah...
Daniel_Portugal November 25th, 2007, 06:18 PM Como querem que os estádios dos não 3 grandes tenham muitos adeptos, se só há 5 áreas urbanas neste país com mais população que a capacidade dos estadios de cada um dos 3 grandes?
e depois mt dessa populaçao dessas cidades eh do fcp, slb ou scp... e muitos nao vao. mesmo os grandes, que sao grandes, e sao de areas urbanas muitissimo grandes, têm uma media só entre os 39mil (scp), 46mil (fcp), 48mil (slb) por jogo...
Tom_Lisboa November 25th, 2007, 06:28 PM boas medias dos tres grandes.
Só falta incentios para os outros.
Daniel_Portugal November 25th, 2007, 06:30 PM ^^ acho a média do sporting horrivel.
e tanto a do porto, como a do benfica (principalmente) deixa a desejar face ao numero de lugares do estadio.
e se tivermos em conta que ha MUITOS jogos em que os estadios enchem literalmente, para que a media baixe é forçosamente necessario jogos em que os adeptos nao sejam muitos.
o porto ja teve um jogo em que os adeptos nao excederam os 34mil. foi o jogo com menos adeptos na historia do dragao.
Francisco91 November 25th, 2007, 06:46 PM ^^ acho a média do sporting horrivel.
e tanto a do porto, como a do benfica (principalmente) deixa a desejar face ao numero de lugares do estadio.
e se tivermos em conta que ha MUITOS jogos em que os estadios enchem literalmente, para que a media baixe é forçosamente necessario jogos em que os adeptos nao sejam muitos.
o porto ja teve um jogo em que os adeptos nao excederam os 34mil. foi o jogo com menos adeptos na historia do dragao.
Média de 46000 é mau, o estádio deve levar 51000.
É apenas 5000 a menos que enxente permanente, e eles por norma não deixam encher tudo por questões de segurança.
mynuster November 25th, 2007, 06:49 PM entao a media do estadio do slb tb é horrivel.. tendo em conta que o estadio dá para 65 mil...:P
Lino November 25th, 2007, 07:06 PM Então da Académica... vão quê, umas 15000 pessoas no máximo. A Briosa tem uns 10.000 sócios e um estádio para 30.000. Ok há muitos não sócios como não eu, mas para isso os bilhetes devem ser mais baratos.
Tom_Lisboa November 25th, 2007, 07:36 PM A média do scp por acaso nao eh assim tao boA. A do Porto me surpreedeu.
De qualquer jeito. Esses numeros sao maiores q as medias inglesas e alemas, e ja esta mto bom. A academica me deixa chaTeado (apesar do time :lol:) deviam encher mais o estadio. Quantos socios tem a academica? O estadio deve ter seus 30000 acentos. Dava pa encher isso. Tem q se começar a encher esta merda pa.Nao soh do "5" grandes (incluo a academica e o braga), mas todos a uniao de leiria, o vitoria de setubal (com seu pessimo estadio :D), sao cidades q conseguem encher os estadio, ams tem das piores medias de publico das 1 divisoes europeias. (campeonatos grandes)
fred_mendonca November 25th, 2007, 07:38 PM E o Belenenses, esse sim é o 4º grande!
HugoK November 25th, 2007, 07:40 PM Não existe um 4º grande em Portugal
fred_mendonca November 25th, 2007, 07:45 PM Desculpa-me mas existe e é o Belenenses!
dvfer November 25th, 2007, 07:52 PM O quarto grande em Portugal é o Guimarães. O numero de socios e de assistências médias (16 mil por jogo) provam isso.
Para mim só houve 6 estádios bem feitos para o Euro: SLB, SCP, FCP, Braga, Coimbra e Guimaraes.
os outros 4 foram calramente dinheiro para o lixo e sem sentido.
fred_mendonca November 25th, 2007, 07:53 PM Qualquer pessoa em Portugal sabe que o 4º grande é o Beleneses e isso vê-se através do histórico de resultados. A 4ª melhor equipa é o Belenenses!
HugoK November 25th, 2007, 07:54 PM Desculpa-me mas existe e é o Belenenses!
:lol:
Existe um clube em Portugal que arraste multidões nos jogos em casa e fora? Que tenha adeptos por todo o país e até no estrangeiro? Que tenha poder de compra para lutar regularmente por títulos e que tenha presença regular na liga dos campeões? E que além disso tudo tenha títulos europeus e prestígio na Europa? Qual é esse clube? :D
Qualquer pessoa em Portugal sabe que o 4º grande é o Beleneses e isso vê-se através do histórico de resultados. A 4ª melhor equipa é o Belenenses!
Ah bom! Ser a 4a melhor equipa (historicamente) não quer dizer que seja o 4º grande ;)
dvfer November 25th, 2007, 07:56 PM "grande" para mim é em numero de adeptos e apoiantes: e nisso o Guimaraes é o quarto grande.
Vejamos as assistencias qd o Belenenses andava na primeira liga e o Guimaraes na segunda:
Assistências da Liga Vitalis - Liga de Honra 2006/2007
1º Vitória de Guimarães, 164.820 (20.602)
Assistências Bwin Liga 2006/2007
9º Belenenses, 59.132 (7.391)
claramente revelador...
fred_mendonca November 25th, 2007, 07:58 PM E os resultados não contam?
HugoK November 25th, 2007, 07:58 PM O estádio do Guimarães fica no centro da cidade. Tem algum shopping?
dvfer November 25th, 2007, 08:00 PM o Belenenses até ainda está na primeira liga "por magia", naquela famosa fantochada "mateus"....
vais-me dizer que tem um campeonato português, mas o boavista tb tem um..e em termos de taças de Portugal n sei se andam mt separados.
fred_mendonca November 25th, 2007, 08:02 PM vais-me dizer que tem um campeonato português, mas o boavista tb tem um..e em termos de taças de Portugal n sei se andam mt separados.
Basta ver a quantidade de 2º , 3º e 4º lugares que o Belenenses tem para perceber a diferença. O Boavista é um anão comparado com o Belenenses.
Tom_Lisboa November 25th, 2007, 08:08 PM Pra mim, equipes que prestam em Portugal são (isto não é relacionado à torcida, isto eh em relação ao time em si, em sua historia, estrutura, estadio e td)
-SLB
-SCP
-FCP
-Academica (q apesar de estar quse na zona de risco, eh uma time bom em Portugal
-S. Braga
-V. Guimaraes
-V. Steubal
-Belenenses
-Boa Vista (apesar de estar na zona de risco)
^^
Estes clubes tem desempenhado nos ultimos anos, optimos resultados, alguns nem tanto feito o Boa Vista. Mas acredito q estes sejam as 9 equipes q prestam em Portugal. O Maritimo, se continuar assim, entra na lista.
O resto eh lixo . desculpem me a sinceridade. Sendo q soh a 3 grandes, q podem/conseguem disputar a champions, ou defrontar uma equipe grandinha europeia.
Aqui no brasil ja se fez isso. O governo devia ajudar financeiramente as equipes, fazer incentivos para encher o estadio, investir mais no nosso campeonato, fraco.
HugoK November 25th, 2007, 08:10 PM ^^ :lol: ai que esse comentário vai "dar molho" :lol:
dvfer November 25th, 2007, 08:10 PM O governo devia ajudar financeiramente as equipes, fazer incentivos para encher o estadio, investir mais no nosso campeonato, fraco.
FDX!! claro que não!!! nunca na vida!!
futebol é para entreter!! o governo tem é de investir em transportes, saude, educação.... futebol é para "encher"...ate pq s quisermos bom futebol, vemos pela sportv...
HugoK November 25th, 2007, 08:11 PM Eu acho que o governo já ajuda é demais o futebol. Muitas vezes indirectamente, através das autarquias
wilsonmorgado November 25th, 2007, 11:11 PM basta ver o exemplo de aveiro.. está, mas é suposto não vir a estar.
O Parque Desportivo de Aveiro, que pertence à CMA e à Visabeira (50/50) tem projectado um campo de golfe, moradias..etc!
Recentemente li que o Álvalaxia estava às moscas...
daniel322 November 25th, 2007, 11:34 PM pois.. mas eu dei um exemplo actual. se vai ser tornado em algo mais rentável, tanto melhor
Daniel_Portugal November 25th, 2007, 11:39 PM Em Portugal só há 3 grandes. Essas 3 equipas são as únicas cujo número de presenças na 1ª liga (e antiga 1ª divisão), correspondem exactamente ao número de 1ªs ligas realizadas. Ou seja, NUNCA baixaram.
Além disso, o título ganho pelo Boavista ou Belenenses, não passou de uma feliz surpresa e presente para estes clubes. Tanto um como outro, têm um título, têm o mérito para esse título, e fico muito contente com isso. Mas não tem mais que isso. Já qualquer um dos 3 grandes tem bastantes mais.
Mesmo a nível de taças, em que os outros já ganharam algumas, não se podem comparar às ganhas pelos 3 grandes. só os 3 grandes têm titulos internacionais, se bem que o Porto tem 6 e o segundo que tem mais tem 2 :P
quanto ao número de adeptos, penso que nao seja o facto chave para os grandes. o facto deles serem grandes a que fazem com que haja mts adeptos, pk se se pudesse medir por aí, o Leixões seria certamente um dos grandes. o Leixões está no TOP10 de massa associativa em Portugal. Se não me engano, encontra-se à frente de clubes como o Boavista. Não nos podemos ludibriar pelo facto de ser um pequeno clube, já que faz parte de Matosinhos, um dos concelhos mais populosos de Portugal, com muitos adeptos ferrenhos ao seu clube. alias existe sempre o factor "2 clubes". normalmente opta-se por um dos grandes, e o clube local da sua zona. eu torço sempre pelo porto e pelo leixoes. e nem imaginam a festa que foi quando o leixoes passou pra 1ª liga! :D e agora ate se ta a portar bem! :D
jluisfer November 28th, 2007, 02:20 PM A minha experiência diz-me que a não ser no dia dos jogos o Alvalaxia não está mais cheio ou com mais movimento do que por exemplo o CC Alvalade ou o FonteNova,Alvalaxia falhou no que se pretendia pq não se seguiu o modelo de um Colombo por exemplo,ou seja,lojas com nome no mercado e bastante lojas onde quase tudo se encontra,já para não falar de um supermecado em condições onde o pessoal possa ir às compras,se tivessem feito o Alvalaxia assim acho que não era preciso dia de jogos para aquilo ter o movimento que se esperava,mas tb acho que seria dificil termos tipo um mini Colombo com o Estádio incluido,teria q ser um edificio monstruoso
pedrodepinto November 30th, 2007, 07:49 PM Foi uma desilusão... Ainda para mais falava-se que iria ser construído o centro comercial à altura da zona do Lumiar e Campo Grande :(!
Miguel_Arq April 3rd, 2009, 08:44 PM O estádio do Guimarães fica no centro da cidade. Tem algum shopping?
O Guimarãeshopping está relativamente perto.
StandAlone April 6th, 2009, 12:59 PM A minha experiência diz-me que a não ser no dia dos jogos o Alvalaxia não está mais cheio ou com mais movimento do que por exemplo o CC Alvalade ou o FonteNova,Alvalaxia falhou no que se pretendia pq não se seguiu o modelo de um Colombo por exemplo,ou seja,lojas com nome no mercado e bastante lojas onde quase tudo se encontra,já para não falar de um supermecado em condições onde o pessoal possa ir às compras,se tivessem feito o Alvalaxia assim acho que não era preciso dia de jogos para aquilo ter o movimento que se esperava,mas tb acho que seria dificil termos tipo um mini Colombo com o Estádio incluido,teria q ser um edificio monstruoso
Concordo plenamente...
O Lidl do Alvalaxia vai-se mantendo, não é?...será que aquela loja vende bem?
É uma pena o shopping estar as moscas...mas hoje em dia o conceito de mini-shopping está em decadencia...Ou se têm as grandes lojas ancoras ou então é meio caminho andado para a desilusão...
Peçam ao Sr. Ortega para investir numas lojitas de roupa no Alvaláxia...
Spooooooooooorting!
A_Voz_Da_Figueira April 6th, 2009, 04:36 PM Em Portugal só há 3 grandes. Essas 3 equipas são as únicas cujo número de presenças na 1ª liga (e antiga 1ª divisão), correspondem exactamente ao número de 1ªs ligas realizadas. Ou seja, NUNCA baixaram.
Além disso, o título ganho pelo Boavista ou Belenenses, não passou de uma feliz surpresa e presente para estes clubes. Tanto um como outro, têm um título, têm o mérito para esse título, e fico muito contente com isso. Mas não tem mais que isso. Já qualquer um dos 3 grandes tem bastantes mais.
Mesmo a nível de taças, em que os outros já ganharam algumas, não se podem comparar às ganhas pelos 3 grandes. só os 3 grandes têm titulos internacionais, se bem que o Porto tem 6 e o segundo que tem mais tem 2 :P
quanto ao número de adeptos, penso que nao seja o facto chave para os grandes. o facto deles serem grandes a que fazem com que haja mts adeptos, pk se se pudesse medir por aí, o Leixões seria certamente um dos grandes. o Leixões está no TOP10 de massa associativa em Portugal. Se não me engano, encontra-se à frente de clubes como o Boavista. Não nos podemos ludibriar pelo facto de ser um pequeno clube, já que faz parte de Matosinhos, um dos concelhos mais populosos de Portugal, com muitos adeptos ferrenhos ao seu clube. alias existe sempre o factor "2 clubes". normalmente opta-se por um dos grandes, e o clube local da sua zona. eu torço sempre pelo porto e pelo leixoes. e nem imaginam a festa que foi quando o leixoes passou pra 1ª liga! :D e agora ate se ta a portar bem! :D
O Braga ganhou a Taça Intertoto este ano, e pela vossa lógica da Taça Intercontinental, será o vencedor eterno.
|
|