View Full Version : [Rio] Teleférico vai ligar 23 favelas
fumarato April 6th, 2011, 04:51 PM --post em outro tópico ---
Rio - Teleférico no Alemão terá passagem a menos de R$ 1
Modernização atenderá 30 mil pessoas por dia
Rio - A viagem de 2,9 quilômetros pelas seis estações do teleférico do Complexo do Alemão — previsto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — vai custar menos de R$ 1. O valor servirá para custear a manutenção, que poderá passar para a iniciativa privada. O governo do estado planeja negociar a extensão da concessão para o novo equipamento, que será integrado à estação de trem de Bonsucesso.
O trajeto da estação Bonsucesso até a Fazendinha, que leva uma hora e meia a pé, passará a ser percorrido em até 25 minutos. A expectativa é de 30 mil passageiros por dia. Quem utilizar os dois meios de transporte também terá desconto nas duas tarifas. “No futuro, também poderemos promover a integração com os ônibus que passam pela Praça das Nações, em Bonsucesso”, comenta Vicente Loureiro, subsecretário estadual de Projetos de Urbanismo.
Cada uma das estações terá bilheteria, roletas e um funcionário para ajudar no embarque, já que as cabines não chegam a parar nos pontos. Quando chegam na estação, as cabines têm a velocidade reduzida e passam bem devagar. “Elas não param, mas qualquer pessoa, mesmo um deficiente em cadeira de rodas, não terá dificuldade para embarcar”, garante o subsecretário.
O teleférico terá 60 cabines com capacidade para 10 pessoas: oito sentadas e duas em pé. Ele vai circular com velocidade de 5m/s numa altura média de 30 metros, equivalente a um prédio de 10 andares. Apesar da altitude, Vicente garante que o transporte é seguro e só pára em casos de condições climáticas desfavoráveis, como ventos fortes e tempestade.
PONTO TURÍSTICO
Em caso de emergência, é possível utilizar escadas magirus para retirar os passageiros. “Mas isso nunca aconteceu”, diz Vicente, referindo-se ao teleférico de Medellín, na Colômbia, que inspirou o projeto do Alemão e ajudou a reduzir os índices de violência.
Como no país vizinho, o teleférico do Alemão pode se transformar em novo ponto turístico da cidade. “Vai depender do sucesso das políticas sociais que serão implantadas”, ressalta. As obras do PAC no Alemão prevêem a construção de creches, escolas, postos de saúde, centro de atendimento jurídico, entre outros. Dos R$ 490 milhões reservados para as obras, cerca de R$ 150 milhões serão destinados ao teleférico.
Elevador no Cantagalo terá shopping social
Rio - A cidade ainda vai ganhar outros meios eletro-mecânicos de transporte. Em Ipanema, um elevador fará a integração da futura estação de metrô General Osório ao Morro do Cantagalo. Em vez de subir a escadaria, na Rua Teixeira de Melo, os moradores poderão utilizar o elevador. O aparelho terá duas cabines com capacidade para 30 pessoas cada. E contará com dois andares, além do térreo, onde será aberto um shopping social, com serviços de identificação civil, agência bancária e centro de consulta jurídica, entre outros.
Como o teleférico do Alemão, será cobrada tarifa para uso do elevador. A integração com o metrô ainda vai garantir desconto na passagem dupla.
Já a Rocinha vai ganhar plano inclinado, como o que está previsto para ser inaugurado em dezembro no Morro Dona Marta, em Botafogo. Ele ficará ao lado do Túnel Dois Imãos.
Fonte: O Dia.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Bom, acho que isso prova tudo que eu disse, nesse aí que foi feito, bem menor, a capacidade é extremamente pequena, o custo é alto e ainda é cobrado taxa pra utilizá-lo. Pode observar o que disse em relação a ponto turístico pra gringo. Tá aí a prova que tem essa intenção tbm.
obs.: "manutenção poderá passar para iniciativa privada" nem preciso comentar né?
Mexicano21 April 6th, 2011, 04:56 PM Sim, existem. Teleférico de Medelin, por exemplo.
Não estamos inventando a pólvora, só estamos copiando as boas idéias dos outros.
O teleférico de Medellín é de fato um exemplo de... teleférico. Eu perguntei de políticas públicas em geral, porque foi nisso que essa discussão se tornou: tentar prover infraestrutura e serviços públicos à própria favela (e o teleférico faz parte disso) à despeito das condições degradantes e inadequadas do lugar e das moradias, ou remover a população para um lugar melhor, com moradias melhores e todo o resto construído do zero. Advogam que a primeira alternativa é melhor e argumentaram que ela é "testada no mundo" já. Só perguntei onde. De Medellín só sei do teleférico.
Pedrop.rio April 6th, 2011, 06:24 PM ^^
Bom, se a primeira alternativa dá certo não tenho nenhum exemplo em mente.
Mas que a segunda alternativa não dá certo temos exemplos aos montes. Vide a Cidade de Deus.
Mexicano21 April 6th, 2011, 07:00 PM Feito errado nada dá certo.
Thuin April 7th, 2011, 07:53 PM O que quer dizer "dar certo"? A idéia de requalificação urbana é incremental, ao contrário da idéia de arrasar e relocar, por isso é difícil comparar as duas quanto a um "dar certo" genérico. Entretanto, geralmente o modelo arrasa-quarteirão resulta numa degradação das condições de vida da população atingida, enquanto a requalificação resulta numa melhoria. Isso é, o modelo Cidade de Deus é literalmente pior do que não fazer nada. (Bem, no que tange à população relocada - é bom no que tange à abertura de área para clubes de ricos e à valorização imobiliária.)
Não, não se vai ter exemplo nenhum de projetos de requalificação urbana que tenham transformado uma favela no Leblon. Mas há vários exemplos de favelas que melhoraram significativamente em todos os aspectos. Por outro lado, a idéia de que o modelo arrasa quarteirão só não deu certo, quase invariavelmente, porque não é (quase invariavelmente) "feito certo" se parece muito com a idéia do "nenhum escocês de verdade."
Mexicano21 April 7th, 2011, 08:31 PM Não conheço quase o Rio e não conheço esse conjunto de favelas (nem nenhuma outra favela carioca). Se você me disser que, do ponto de vista urbano, não há nenhum problema lá (as casas são todas razoavelmente bem construídas e nenhuma em lugares perigosos, a malha viária é decente, etc), e que só o que falta é infraestrutura e serviços públicos (transporte, saneamento, escolas e hospitais, iluminação, etc), então é melhor sim não removê-los. Mas havendo problemas insolúveis (terreno perigoso, casas empilhadas, vielas estreitas demais, etc), o melhor é botar abaixo e construir tudo do zero sim, ali mesmo ou em outro lugar.
Não há solução definitiva. Não há como dizer que "esse modelo está provado ser o melhor". Que modelo? Não há "modelo" possível simplesmente porque cada favela é uma história diferente. Tomar um caso como exemplo só pode levar a estereótipos de favelas genéricas e soluções (e não soluções) genéricas. Nem toda favela pode ser convertida num bairro. Nem toda construção de um novo bairro é uma boa idéia.
O caso em questão pode no máximo servir como exemplo de gestão e competência em solucionar um problema do tipo, mas isso só o tempo irá provar (ou não).
Thuin April 7th, 2011, 09:06 PM Mas o modelo de requalificação urbana não prevê insistir em lugares com problemas insolúveis de terreno, nem ignora a necessidade de abertura de ruas, muito pelo contrário. Tanto no Alemão quanto em Paraisópolis (para falar dos dois maiores exemplos em curso no Brasil), casas em situação de risco estão sendo removidas para cohabs, assim como casas que estão no traçado de novas ruas. O que você está dizendo faz parte do modelo de requalificação urbana, que se opõe à remoção integral do assentamento irregular.
paulo lima April 7th, 2011, 11:03 PM Deixa eu perguntar uma coisa:
Esse Teleferico do Morro do Alemao,esta totalmente Pronto mesmo??
E quando o Povo pode começar a usar?? E quando vai terminar a fase de teste??
Seria interessante,quando tiver inauguraçao,alguem que tem conta no SkyScrarpercity, tirar umas fotos e colocar aqui no Topico.
Obrigado :)
fumarato April 7th, 2011, 11:52 PM No meu ponto de vista isso não vai funcionar e é ridículo construir isso
neosoux April 8th, 2011, 05:11 AM Acho que você deveria prestar um pouco mais de atenção, a população das favelas não precisa de transporte apenas de uma favela a outra, mas sim de transporte decente que os levem em qualquer ponto da cidade.
Isso pode até demonstrar interesse em restringi-los apenas em favelas ou de criar um ponto turistico "seguro" para gringos, pois adoram ver nossos problemas. E brasileiro adora mostrar... Não consigo ver outra possibilidade.
Simples questão matemática? claro que não! essa questão é a primeira a ser analisada, pois sem dinheiro não fazemos nada.
Vontade da população? quem ali não gostaria de ganhar uma casa nova com muito mais conforto e infraestrutura que eles tem? se você acha uma pessoa, me diga!
Pra finalizar, digo que eles precisam muito mais do que casa, mas as casas seriam o começo de uma nova vida pra eles. Em consequência viriam os hospitais, escolas, creches, etc. Sem a infraestrutura adequada é impossível montar isso. Há lugares na favela que seria impossível.
^^ Mas rapaz, o teleférico tem integração com a Supervia.
Respeito a opinião de vcs, mas discordo completamente.
Consegue me dizer em que esse modelo aumentou a qualidade de vida em Medellín?
Dádiva? dádiva seria ter seus direitos básicos respeitados, como eu disse no post anterior.
E mais, se TREM, METRÔ e ÔNIBUS não consegue realizar o transporte nem em 1/3 do que deveria, vcs acham realmente que meia dúzia de teleférico vai conseguir fazer o transporte de 1 milhão de pessoas ou mais (não sei a população) ??????? NUNCA
--post em outro tópico ---
Rio - Teleférico no Alemão terá passagem a menos de R$ 1
Modernização atenderá 30 mil pessoas por dia
Rio - A viagem de 2,9 quilômetros pelas seis estações do teleférico do Complexo do Alemão — previsto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — vai custar menos de R$ 1. O valor servirá para custear a manutenção, que poderá passar para a iniciativa privada. O governo do estado planeja negociar a extensão da concessão para o novo equipamento, que será integrado à estação de trem de Bonsucesso.
O trajeto da estação Bonsucesso até a Fazendinha, que leva uma hora e meia a pé, passará a ser percorrido em até 25 minutos. A expectativa é de 30 mil passageiros por dia. Quem utilizar os dois meios de transporte também terá desconto nas duas tarifas. “No futuro, também poderemos promover a integração com os ônibus que passam pela Praça das Nações, em Bonsucesso”, comenta Vicente Loureiro, subsecretário estadual de Projetos de Urbanismo.
Cada uma das estações terá bilheteria, roletas e um funcionário para ajudar no embarque, já que as cabines não chegam a parar nos pontos. Quando chegam na estação, as cabines têm a velocidade reduzida e passam bem devagar. “Elas não param, mas qualquer pessoa, mesmo um deficiente em cadeira de rodas, não terá dificuldade para embarcar”, garante o subsecretário.
O teleférico terá 60 cabines com capacidade para 10 pessoas: oito sentadas e duas em pé. Ele vai circular com velocidade de 5m/s numa altura média de 30 metros, equivalente a um prédio de 10 andares. Apesar da altitude, Vicente garante que o transporte é seguro e só pára em casos de condições climáticas desfavoráveis, como ventos fortes e tempestade.
PONTO TURÍSTICO
Em caso de emergência, é possível utilizar escadas magirus para retirar os passageiros. “Mas isso nunca aconteceu”, diz Vicente, referindo-se ao teleférico de Medellín, na Colômbia, que inspirou o projeto do Alemão e ajudou a reduzir os índices de violência.
Como no país vizinho, o teleférico do Alemão pode se transformar em novo ponto turístico da cidade. “Vai depender do sucesso das políticas sociais que serão implantadas”, ressalta. As obras do PAC no Alemão prevêem a construção de creches, escolas, postos de saúde, centro de atendimento jurídico, entre outros. Dos R$ 490 milhões reservados para as obras, cerca de R$ 150 milhões serão destinados ao teleférico.
Elevador no Cantagalo terá shopping social
Rio - A cidade ainda vai ganhar outros meios eletro-mecânicos de transporte. Em Ipanema, um elevador fará a integração da futura estação de metrô General Osório ao Morro do Cantagalo. Em vez de subir a escadaria, na Rua Teixeira de Melo, os moradores poderão utilizar o elevador. O aparelho terá duas cabines com capacidade para 30 pessoas cada. E contará com dois andares, além do térreo, onde será aberto um shopping social, com serviços de identificação civil, agência bancária e centro de consulta jurídica, entre outros.
Como o teleférico do Alemão, será cobrada tarifa para uso do elevador. A integração com o metrô ainda vai garantir desconto na passagem dupla.
Já a Rocinha vai ganhar plano inclinado, como o que está previsto para ser inaugurado em dezembro no Morro Dona Marta, em Botafogo. Ele ficará ao lado do Túnel Dois Imãos.
Fonte: O Dia.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Bom, acho que isso prova tudo que eu disse, nesse aí que foi feito, bem menor, a capacidade é extremamente pequena, o custo é alto e ainda é cobrado taxa pra utilizá-lo. Pode observar o que disse em relação a ponto turístico pra gringo. Tá aí a prova que tem essa intenção tbm.
obs.: "manutenção poderá passar para iniciativa privada" nem preciso comentar né?
Pelo jeito não adiantou muito te dar um toque pra você prestar mais atenção.
1 - O teleférico não vai ligar uma favela a outra, mas vai integrar um complexo de favelas com o transporte público da cidade. Notadamente os trens da supervia. Portanto mais uma desinformação proferida por vossa senhoria.
2 - Você sabe qual é um dos maiores motivos para a proliferação de favelas no Brasil? Porque as pessoas querem morar próximas ao trabalho. Pesquisas feitas com populações de favelas cariocas, sobretudo na zona sul, demonstram que a grande maioria das pessoas não gostariam de sair dali. Elas estão a muitos anos e criaram vínculos de todos os tipos. Elas não querem ser mandadas pra PQP. Se elas tem o direito de se impor ali por vontade própria É OUTRA DISCUSSÃO que não vou entrar no mérito. Então existem milhares de pessoas que não querem se mudar, a maioria.
3 - Você está de gozação? 1 milhão de pessoas ou mais? Quer dizer, a sua opnião se baseia no mais puro chutômetro? Vc critica a forma de transporte pela baixa capacidade, mas não faz a mais remota idéia da população que mora no local? SHAME ON YOU. Você errou muito feio. Se o governo do estado calculou corretamente a capacidade do transporte para a população que vai utiliza-lo é uma questão técnica que foge da minha alçada. Mas eu imagino que eles tenham feito um cálculo minimamente decente, se não essa população vai cobrar nas urnas nas próximas eleições. Mas a questão é: Pelo menos vá se informar qual a população antes de querer dar alguma opnião.
4 - Prova tudo o que você disse, sério? :lol:
Não vou nem entrar nas outras questões, apenas o turismo: Sim, um dos objetivos SECUNDÁRIOS (e não o objetivo principal como vc deu a entender no seu post) é servir como um novo ponto turístico. E qual o problema disso??? Ótimo se conseguirem essa façanha de atrair turistas para uma região distante e violenta. Vai significar que a região melhorou muito e está mais segura. Grande conquista! Você por acaso faz parte dos que são contra turismo na favela? Mesmo que isso traga dinheiro legítimo e ético para a população local? E que tem vergonha dessa realidade ficar a mostra e gostaria de esconde-la? (estou apenas perguntando pra ver se esse é o seu caso)
5 - Quantos anos você tem?
aluz April 8th, 2011, 11:26 AM Respeito a opinião de vcs, mas discordo completamente.
Consegue me dizer em que esse modelo aumentou a qualidade de vida em Medellín?
Dádiva? dádiva seria ter seus direitos básicos respeitados, como eu disse no post anterior.
E mais, se TREM, METRÔ e ÔNIBUS não consegue realizar o transporte nem em 1/3 do que deveria, vcs acham realmente que meia dúzia de teleférico vai conseguir fazer o transporte de 1 milhão de pessoas ou mais (não sei a população) ??????? NUNCA
A população do Complexo do Alemão é de 100.000 habitantes, mas nem toda ela será servida pelo teleférico. Como em toda favela carioca, há pessoas que moram mais no interior da comunidade e outras que moram na orla das favelas que estão em contato com vias de maior capacidade onde há acesso ao transporte público.
fumarato April 8th, 2011, 05:35 PM Pelo jeito não adiantou muito te dar um toque pra você prestar mais atenção.
1 - O teleférico não vai ligar uma favela a outra, mas vai integrar um complexo de favelas com o transporte público da cidade. Notadamente os trens da supervia. Portanto mais uma desinformação proferida por vossa senhoria.
2 - Você sabe qual é um dos maiores motivos para a proliferação de favelas no Brasil? Porque as pessoas querem morar próximas ao trabalho. Pesquisas feitas com populações de favelas cariocas, sobretudo na zona sul, demonstram que a grande maioria das pessoas não gostariam de sair dali. Elas estão a muitos anos e criaram vínculos de todos os tipos. Elas não querem ser mandadas pra PQP. Se elas tem o direito de se impor ali por vontade própria É OUTRA DISCUSSÃO que não vou entrar no mérito. Então existem milhares de pessoas que não querem se mudar, a maioria.
3 - Você está de gozação? 1 milhão de pessoas ou mais? Quer dizer, a sua opnião se baseia no mais puro chutômetro? Vc critica a forma de transporte pela baixa capacidade, mas não faz a mais remota idéia da população que mora no local? SHAME ON YOU. Você errou muito feio. Se o governo do estado calculou corretamente a capacidade do transporte para a população que vai utiliza-lo é uma questão técnica que foge da minha alçada. Mas eu imagino que eles tenham feito um cálculo minimamente decente, se não essa população vai cobrar nas urnas nas próximas eleições. Mas a questão é: Pelo menos vá se informar qual a população antes de querer dar alguma opnião.
4 - Prova tudo o que você disse, sério? :lol:
Não vou nem entrar nas outras questões, apenas o turismo: Sim, um dos objetivos SECUNDÁRIOS (e não o objetivo principal como vc deu a entender no seu post) é servir como um novo ponto turístico. E qual o problema disso??? Ótimo se conseguirem essa façanha de atrair turistas para uma região distante e violenta. Vai significar que a região melhorou muito e está mais segura. Grande conquista! Você por acaso faz parte dos que são contra turismo na favela? Mesmo que isso traga dinheiro legítimo e ético para a população local? E que tem vergonha dessa realidade ficar a mostra e gostaria de esconde-la? (estou apenas perguntando pra ver se esse é o seu caso)
5 - Quantos anos você tem?
Meu amigo vc vai me desculpar, mas além de ignorante e estúpido vc não sabe dialogar e parece que não sabe ler e interpretar o que eu repeti 2 ou 3 vezez.
Tenho minha opinião e vc a sua. Assunto encerrado!
GeoPro April 21st, 2011, 07:43 AM Pessoal, qual a previsão de inauguração do teleférico?
BraVision April 21st, 2011, 11:14 AM Abaixo os Telefericos. Por um PAC Favelas ZERO Ja'.
:cheers:
luancarpe April 22nd, 2011, 01:50 AM ^^
Que bicho chato.
muckie April 24th, 2011, 06:36 PM ^^
O SSC deveria ser democrático
Mexicano21 April 25th, 2011, 05:22 PM ^^
O SSC não é "democrático" nem é interessante que seja; nós meros usuários não participamos diretamente dos processos decisórios do fórum.
neosoux April 28th, 2011, 12:29 AM Meu amigo vc vai me desculpar, mas além de ignorante e estúpido vc não sabe dialogar e parece que não sabe ler e interpretar o que eu repeti 2 ou 3 vezez.
hahahaha, levou muito fora, viu o tanto de bobagem que você escreveu e ficou nervosinho? E que conveniência encerrar o assunto quando você não respondeu várias questões como: Da onde tirou que a pop da favela é desse tamanho? hein? Você me chamou de ignorante e estúpido? Vejo que você é muito maduro e sabe manter uma discussão. Espero que os moderadores tomem providência.
Você pode até ter 'opinião', mas essa sua opinião não vale absolutamente nada, pois é baseado em dados errados e premissas falsas. Dar opinião sem ter o mínimo de informação e sustenta-la por puro orgulho...haha, ninguém no fórum leva a sério.
neosoux April 28th, 2011, 12:31 AM Meu amigo vc vai me desculpar, mas além de ignorante e estúpido vc não sabe dialogar e parece que não sabe ler e interpretar o que eu repeti 2 ou 3 vezez.
A população do Complexo do Alemão é de 100.000 habitantes, mas nem toda ela será servida pelo teleférico. Como em toda favela carioca, há pessoas que moram mais no interior da comunidade e outras que moram na orla das favelas que estão em contato com vias de maior capacidade onde há acesso ao transporte público.
Mais um... Fumarato, vai precisar desenhar pra vc entender?
Pronto, termino por aqui.
Edit: Queria esclarecer que estou apenas respondendo SEM xingar, depois de ter sido xingado.
BraVision April 29th, 2011, 04:11 PM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Nao so criatividade mas uma imensa, enorme falta de VISAO.
Parece que gastaram 250 milhoes pra implantar o teleferico do Alemao.
Ora, daria pra construir predios padrao classe media pra abrigar 20 MIL moradores.
Que desperdicio, que estupidez, que burrice. Estes idiotas nao entendem, o mundo Rico nao visita mais o Brasil por que nao gostam de ver miseria.
Parece que no Alemao ha 75 mil pessoas, ou seja 2 bilhoes seriam sufucientes pra alocalos em apartamentos descentes em outros bairros mas bem urbanizados e fazerem neste morro um lindo Parque. Viva a MEDIOCRIDADE. I had enough, I give up.:bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash:
aleochi April 29th, 2011, 04:19 PM ^^ Não concordo com você. Eu sempre apoiei a construção do teleferico, e acho que relocar as pessoas para outras regiões daria muito mais trabalho e vai contra a políca que o Estado tem mantendo nos últimos anos, que é integrar a favela ao tecido urbano, dando-lhe infraestrutura, serviços básicos (UPAs e UPPs) e etc.
Antes de tudo é preciso criar um acesso para todas as regiões desse complexo, não só para os moradores mas para o próprio poder público. Antes era impossivel se chegar a todas as regiões do Alemão, era simplismente um labirinto.
BraVision April 29th, 2011, 04:24 PM ^^ Não concordo com você. Eu sempre apoiei a construção do teleferico, e acho que relocar as pessoas para outras regiões daria muito mais trabalho e vai contra a políca que o Estado tem mantendo nos últimos anos, que é integrar a favela ao tecido urbano, dando-lhe infraestrutura, serviços básicos (UPAs e UPPs) e etc.
Antes de tudo é preciso criar um acesso para todas as regiões desse complexo, não só para os moradores mas para o próprio poder público. Antes era impossivel se chegar a todas as regiões do Alemão, era simplismente um labirinto.
^^
Nao se desenvolve copiando a Colombia mas sim a Alemanha.
Meu nome e' Bra Vision, not "Short" Vision
Thuin April 29th, 2011, 04:29 PM Apartamentos de classe média a 12.500? 2bn o bastante para fazer um novo bairro, com infra e superestruturas, incluído transporte? Ahn?
BraVision April 29th, 2011, 04:38 PM Apartamentos de classe média a 12.500? 2bn o bastante para fazer um novo bairro, com infra e superestruturas, incluído transporte? Ahn?
75.000 Pessoas / 4 por familia (em media) = 18.750 familias.
Investimento $2.000.000.000,00 de reais / 18.750 familias ou moradias = ~$106 Mil Reais mais do que suficiente.
Infelizmente falta VISAO. Daqui a pouco 2 bilhoes vai so em telefericos :ohno:
Por um PAC favelas ZERO.
Thuin April 29th, 2011, 04:57 PM 106 mil por casa é mais do que suficiente para (contando só o que já se tem no Alemão e teria que ser reconstruído, mais o teleférico)
aquisição do terreno, tanto das casas quanto dos espaços públicos
rede viária
rede elétrica
rede de serviços públicos (escola, posto de saúde, hospital)
sistema de transportes (integrados ao transporte de massa)
gastos de relocação
?
raffasoares April 29th, 2011, 05:40 PM ^^
É que falta VISAO, Thuin.
.
.
.
Faltou VER que existem esses custos todos, não apenas os das casas...
:lol:
WallyP April 29th, 2011, 05:41 PM ^^ Ou seja, então bota um teleférico, umas creches, uma biblioteca ali, umas escolas, e pronto, tá ótimo?! Quem precisa morar num ambiente esteticamente agradável se tem todos os serviços próximos, não é verdade? Pra que ir contra a ocupação irregular quando podemos regularizá-la, não é verdade?
É assim que ensinam a população na cidade do Rio: "Caguem a vontade, mas votem em mim. Depois damos um jeito."
Mexicano21 April 29th, 2011, 06:58 PM Se o único problema do Alemão for ser "esteticamente desagradável" então eu sou definitivamente contra a aplicação de dois bilhões (conforme sugerido pelo BraVision) só por causa disso.
Óbvio que esse não é o único nem o principal problema. Mas excetuando as regiões de risco, onde quem mora tem que ser removido por questão de segurança mesmo, os demais podem e devem continuar ali. Ou se mudarem para outro lugar caso essa seja a sua vontade. Em qualquer caso, claro, em moradias decentes. Mas prefiro que eles próprios, com sua renda, adquiram ou reformem suas moradias conforme sua necessidade, gosto e conveniência (com apoio técnico e aprovação do Estado; aqui em São Paulo há "casas" em favelas com até quatro andares, é um absurdo em vários sentidos), do que o Estado ir lá e construir um monte de casinha ou apartamento tudo igual e dar de bandeja (mesmo que pagando suaves prestações) para eles. É até uma questão de respeito pelo indivíduo e auto-estima, que vocês ignoram completamente, só acham que a favela é "feia" e querem tirar ela dali.
A obrigação do Estado não é dar casinha bonitinha pra ninguém, é regulamentar o uso do solo e garantir a oferta de serviços públicos essenciais. Construir parque lá para quê? O Rio de Janeiro já possui um dos maiores parques em área área urbana do mundo (o Parque da Tijuca), além de numerosos pontos turísticos de relevância internacional, não precisa gastar uma nota preta removendo dezenas de milhares de pessoas de onde moram, removendo toda a infraestrutura instalada e replantando toda a vegetação que já foi removida de lá. Esse custo está contabilizado naqueles dois bilhões também...? Aliás, o problema não é conseguir dois bilhões, é liberar ele rápido o bastante para não deixar ninguém sem casa durante a transição.
BraVision April 30th, 2011, 02:09 PM :bash::bash::bash::bash::bash::bash:
:ohno::ohno::ohno::ohno::ohno::ohno:
snt3000 April 30th, 2011, 03:19 PM ^^
Nao se desenvolve copiando a Colombia mas sim a Alemanha.
Isso mesmo, afinal Brasil e Alemanha são realidades super parecidas, né? :ohno:
^^ Ou seja, então bota um teleférico, umas creches, uma biblioteca ali, umas escolas, e pronto, tá ótimo?! Quem precisa morar num ambiente esteticamente agradável se tem todos os serviços próximos, não é verdade? Pra que ir contra a ocupação irregular quando podemos regularizá-la, não é verdade?
É assim que ensinam a população na cidade do Rio: "Caguem a vontade, mas votem em mim. Depois damos um jeito."
Infelizmente tem sido assim na maior parte do Brasil há muitos anos. Essa omissão populista faz muito mal às nossas cidades.
Por outro lado, depois que uma comunidade está estabelecida há tantos anos, remoções são mais daninhas do que deixar lá. Temos que lembrar que o que estão ali são famílias e seres humanos, carentes, cujo único bem muitas vezes são aqueles casebres, e que estruturaram sua vida - empregos, empreendimentos, relações sociais etc em função daquele espaço urbano. Jogar todo mundo para uma "cohab", cingapuras, cidades de deus e outros assentamentos forçados são experiências que deram errado no Brasil e em outros lugares do mundo.
Logo, na minha opinião é preciso, sim, remover apenas os assentamentos em áreas de risco e os que danificam o meio ambiente e regularizar o resto (e cobrar impostos a partir daí). E, claro, também fornecer todos esses serviços [afinal, são obrigações do estado], mesmo com o aspecto estético ficando irremediável sem uma intervenção urbanística mais qualificada. Mas com certeza caberia uma "fase 2" para resolvê-lo no futuro.
muckie May 2nd, 2011, 11:23 PM ^^ Ou seja, então bota um teleférico, umas creches, uma biblioteca ali, umas escolas, e pronto, tá ótimo?! Quem precisa morar num ambiente esteticamente agradável se tem todos os serviços próximos, não é verdade? Pra que ir contra a ocupação irregular quando podemos regularizá-la, não é verdade?
Pois é... para que existe legislação urbanística?
Afastamentos, recuos, prismas de ventilação??? Isso é coisa de gente fresca! Gente burra...
É muito mais lógico termos serviços gratuitos e uma péssima condição habitacional.
Mais vale ter a maior infestação de tuberculose das Américas na Rocinha do que seguir a lei, que é coisa de bocó.
Afinal... quem se importa com minha casa e o que essa condição vai afetar meu estado psicológico? Quero mais é sustentar a infomalidade...
Planejamento urbano? Coisa de boiola. Seguimos a lógica da ocupação informal, defendida por milicianos armados, e quando tudo tiver inchado e precário... obrigar o Estado a fazer contenção de encostas, sistema de esgoto aéreo, etc...
Ironias de lado... concordo (me esforço) com o aleochi que a favela existente deve se integrar ao tecido urbano. Mas pelo amor... que proibam novas ocupações!
neosoux May 4th, 2011, 01:01 AM ^^
Recentemente saiu estudo que demonstrou que a área favelada no Rio começou a diminuir. (Mas sim, deve-se combater a verticalização e o adensamento em geral).
Barracos estão sendo demolidos na Rocinha e em outras favelas com projeto de urbanização para abertura de ruas e para a ventilação. Se isso é suficiente para todas casas terem ventilação adequada?! Não sei dizer, provavelmente não, mas é o começo e vai beneficiar boa parte da área. A questão é que não precisa remover uma favela gigantesca inteira para se conseguir níveis aceitáveis de ventilação. E pode-se estabelecer regras urbanísticas daqui pra frente nessas favelas. Coisa, inclusive, que esta sendo feita. Assim como haveria legislação urbanística para o bairro novo construído no caso de remoção de uma favela (e que teria que ter muita fiscalização para ser cumprido), a favela pode e deve contar com isso também. Não precisa de remoção de uma favela inteira pra fazer tudo isso!
neosoux May 4th, 2011, 01:08 AM Engraçado, muita gente que é contra a urbanização e defende a remoção a qualquer custo é difícil levar a sério. Os calculos são absurdamente errados (como no BraVision, WTF???), não levam em consideração a vontade daquela população e a facilidade de remover áreas gigantescas para outros lugares são de uma facilidade incrível! Como se a gente vivesse numa ditadura a la chinesa. Além disso, parece que não leem - ou se recusam a ler - os projetos, tentando diminuir o impacto das intervenções no caso de urbanização.
Thuin May 4th, 2011, 02:37 PM ^^
Recentemente saiu estudo que demonstrou que a área favelada no Rio começou a diminuir. (Mas sim, deve-se combater a verticalização e o adensamento em geral).
Barracos estão sendo demolidos na Rocinha e em outras favelas com projeto de urbanização para abertura de ruas e para a ventilação. Se isso é suficiente para todas casas terem ventilação adequada?! Não sei dizer, provavelmente não, mas é o começo e vai beneficiar boa parte da área. A questão é que não precisa remover uma favela gigantesca inteira para se conseguir níveis aceitáveis de ventilação. E pode-se estabelecer regras urbanísticas daqui pra frente nessas favelas. Coisa, inclusive, que esta sendo feita. Assim como haveria legislação urbanística para o bairro novo construído no caso de remoção de uma favela (e que teria que ter muita fiscalização para ser cumprido), a favela pode e deve contar com isso também. Não precisa de remoção de uma favela inteira pra fazer tudo isso!
Diga-se de passagem, a simples construção de bairros novos pode significar a construção de novas favelas. Foi o que aconteceu com os conjuntos habitacionais da Maré, por exemplo.
neosoux May 4th, 2011, 03:11 PM ^^
Sim, exatamente. Foi o que aconteceu com a Cidade de Deus também, que começou como um "novo bairro" a partir de favelas removidas.
Isso demonstra que a coisa não é tão simples. Assim como favela precisa de ordenamento, uma legislação a ser seguida e muita fiscalização, o novo bairro também precisaria..
Thuin May 4th, 2011, 03:23 PM E um mínimo de inteligência por parte dos arquitetos e urbanistas. Quando veio a notícia de que os apartamentos térreos dos conjuntos construídos em Manguinhos estavam sendo utilizados como comércio, muita gente ficou indignada com o absurdo do desvio de uso - eu fiquei indignado com terem feito prédios sem prever comércio no térreo, como acontece na maior parte do "asfalto" carioca, e como é particularmente benéfico no caso de áreas de muito baixa renda.
paulo lima May 4th, 2011, 05:41 PM Ola a todos!
Ninguem mesmo sabe dizer quando os Telefericos serao Inaugurados Oficialmente mesmo??
Obrigado :)
Nthest-Brazil May 11th, 2011, 11:11 PM Moradores do Complexo do Alemão aprovam a primeira viagem no teleférico
http://extra.globo.com/noticias/rio/moradores-do-complexo-do-alemaoaprovam-primeira-viagem-no-teleferico-1758130.html
Nighto May 11th, 2011, 11:38 PM Assim que inaugurar, a gente tem que fazer um encontro do SSC lá! :)
[]s
snt3000 May 12th, 2011, 03:00 AM Moradores do Complexo do Alemão aprovam a primeira viagem no teleférico
http://extra.globo.com/noticias/rio/moradores-do-complexo-do-alemaoaprovam-primeira-viagem-no-teleferico-1758130.html
Poxa, não gostei de saber que as gôndolas não param para o embarque, acho que idosos e deficientes não vão gostar dessa.
E se no outono já faz calor no interior, imagina no verão...
Nthest-Brazil May 12th, 2011, 11:14 PM È muito devagar no embarque, nem se preocupe.
Nighto May 12th, 2011, 11:16 PM ^^ E caso haja necessidade, por exemplo, para a entrada de um cadeirante ou idoso com séria dificuldade de locomoção, é possível parar completamente a gôndola (ainda que isso pare o sistema inteiro por alguns segundos).
[]s
Mexicano21 May 13th, 2011, 12:46 AM Essa é uma desvantagem inerente a um teleférico, ou embarca em movimento, ou pára o sistema inteiro a cada embarque.
tiagox2005z May 14th, 2011, 11:32 PM ficou massa o teleferico.. mas o ponto negativo é realmente esse.. embarca em movimento.. se parar.. para tudo!
mas ficou legal o teleferico! ^^
xyzclone May 15th, 2011, 01:06 AM Moradores do Complexo do Alemão aprovam a primeira viagem no teleférico
"A azul é gaiola das popozudas e a branca é a gaiola das loucas..."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Po, ficou bacana o bondinho do Alemão, seria melhor ainda se trocassem o nome desse lugar.
Suburbanist May 15th, 2011, 04:17 AM Eu acho que está havendo uma total inversão de prioridades. Qual a necessidade de ligar o topo do alemão com a igreja da Penha? Um "Interfavelas"?
Eu acho que as centenas de milhões gastos com esse teleférico de baixa capacidade poderiam ser investidos na abertura e asfaltamento de ruas. Seria muito mais prático.
Agora eu fico pensando: como fazer para evitar que o tráfico use os teleféricos?
snt3000 May 25th, 2011, 04:17 PM ^^
1. A necessidade é justamente dar a possibilidade de o morador transitar dentro do bairro e entre os bairros (sim, um "interfavelas", pois num local de 400 mil hab. não há apenas movimentos pendulares centro-bairro). O teleférico permite que isso ocorra sem precisar usar as rotas "terrestres". Assim, ele cria alternativas de deslocamento e desarma o domínio físico-territorial do tráfico. Ou seja, não é uma decisão meramente econômica. É assim que fizeram em Medellín e Bogotá, e espera-se que funcione também no Rio.
2. De qualquer forma, a alternativa dos teleféricos é, logisticamente, competitiva com relação à viária. De ônibus/van/etc se leva 1h para atravessar o complexo, coisa que o teleférico faz em 20 minutos. Ele leva até Bonsucesso, onde há integração com outros modais para o resto do Rio de Janeiro.
3. Além disso, trata-se do Complexo do Alemão. A prefeitura não chega simplesmente e fala "oi, dá licença que eu vou asfaltar essas ruas aqui e licitar umas linhas". A segurança dos trabalhadores e das empresas de ônibus ainda não pode ser garantida. A própria instalação de UPPs está sendo adiada ao máximo, e até onde eu sei, o exército segue presente no local. Não é como asfaltar e operar linhas em um subúrbio comum, entende?
4. Eu não acredito que os traficantes vão querer entrar em uma gôndola vedada, a 20 metros do chão, que pode ser parada no ar com o toque de um botão. :lol:
VillarBoor May 25th, 2011, 09:17 PM ^^ Exatamente, exatamente.
Suburbanist May 25th, 2011, 09:25 PM Se o problema é territorial-militar, R$ 700 mi sõa mais que suficientes para uns 4 anos de força de ocupação pesada, com blindados e esquadrões de captura e bloqueio, suficientes para limpar a favela e colocá-la sob um "estado de sítio".
Voltando à questão do transporte: qual a necessidade de ligar o COmplexo do Alemão à igreja da Penha :S ?
Uhr Ban May 26th, 2011, 12:54 AM ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
http://2.bp.blogspot.com/_fw6hPAsXpLs/TPSe9MBk4MI/AAAAAAAAAYQ/uvSe3TpXvpQ/s1600/Teleferico+Alemao+e+ruas.jpg
M.Paulista June 24th, 2011, 08:57 AM "O teleférico, que custou cerca de R$ 200 milhões"
Eu tinha lido na primeira notícia sobre o teleférico que ele ia custar cerca de 400 milhões.
Tem algo aí a mais pra fazer, ou é a primeira obra no Brasil que eu vejo que custou menos que o previsto originalmente???
snt3000 June 24th, 2011, 05:50 PM ^^ As reportagens estão mal escritas, as pessoas estão confundindo os números. As obras do PAC no Alemão é que somam 400mi, cerca de metade disso é o teleférico.
BraVision June 28th, 2011, 12:36 PM ^^
Quantas familias dariam pra assentar com 200 milhoes ?
Edson Mosquéra June 28th, 2011, 12:38 PM ^^
Certamente muito menos se compararmos com as que foram beneficiadas pelo Teleférico.
BraVision June 28th, 2011, 01:15 PM ^^
Certamente muito menos se compararmos com as que foram beneficiadas pelo Teleférico.
Meu ponto e' que com $8.750.000.000,00 ou seja $75,000.00 Reais pra 125 mil familias (media de 4 pessoas) ou seja, 8,7 Bilhoes de reais seriam suficientes pra retirar 500 mil pessoas das favelas, o governo poderia emprestar este dinheiro a estas familias pra procurarem imoveis em qualquer lugar do estado do Rio, ainda junto com a iniciativa privada construir novos suburbios, ou seja um projeto com opcoes de imovies novos ou usados, ou seja um projeto de 5 anos seria viavel pra alocar meio milhao de moradores de favelas. Que seja 50 Bilhoes, incluindo novoc suburbios, ainda vale a pena. E' o que vao fazer na India, pois no final gastar pra erradicar esta maldicao que assola o Rio a mais de 100 anos so traria beneficios economicos, sociais, urbanisticos, turisticos, etc.. Falta Visao e ousadia. Tenho certeza que estes projetos de urbanizacao de favelas e construcao de telefericos vao custar mais de 8 bilhoes e em cinco anos vamos ter avancado muito pouco, por falta de um projeto visionario e ambicioso. Esta e a grande diferenca dos Brasil com os emergentes como a China, la nao falta ousadia.
Ou tenhamos um projeto ousado pra erradicar estas favelas ou vamos continuar mantendo a triste percepcao de miseria pra quem ver o Brasil de fora.
Uhr Ban June 29th, 2011, 06:03 AM ^^ Não adianta!!!...se vc botar esse povo pra morar em mansões, vão fazer delas as mesmas favelas. Educação é algo que demora pra acontecer...criar uma infra pode ser um meio de se auto-valorizarem e, aos poucos melhorar de vida a longo prazo, ou gerações... :P
karpinha June 29th, 2011, 06:09 AM ^^ Não adianta!!!...se vc botar esse povo pra morar em mansões, vão fazer delas as mesmas favelas. Educação é algo que demora pra acontecer...criar uma infra pode ser um meio de se auto-valorizarem e, aos poucos melhorar de vida a longo prazo, ou gerações... :P
Claro que não.
É questão de renda. O Adriano não fez a mansão dele na Europa virar uma favela, mesmo gostando é dos amigos da favela.
Agora pegar alguém com uma renda limitada que mora na favela e colocar em uma mansão, é óbvio que eles vão vender 90%, lotear, etc. não tem como.
Uhr Ban July 4th, 2011, 04:41 AM ^^Mas foi exatamente o que eu quis dizer!!^
Tire o dinheiro e fama do Adriano pra vc ver!!!
karpinha July 4th, 2011, 06:11 AM ^^Mas foi exatamente o que eu quis dizer!!^
Tire o dinheiro e fama do Adriano pra vc ver!!!
Mas você disse que a questão era educação. A questão é renda.
Uhr Ban July 4th, 2011, 06:24 AM Educação, seguido de renda, já que existem famílias pobres, porém bem educadas, a viver de maneira simples, com certa organização e qualidade do lar...ou seja, renda também é um fator importante, mas não o principal!!!!
paulo lima July 6th, 2011, 06:05 AM Esses Telefericos, ja estao Prontos mesmo?? Ou ainda esta em testes que dura mais de 6 meses??
Pq lembro que no Final do ano passado, o Lula participou do inicio dos testes do Teleferico.
E quando realmente vai ser REINAUGURADO o teleferico do Morro do Alemao, com a Presensa agora da Dilma? Alguem sabe mais ou menos a Previsao?
Obrigado :), espero que os moradores ganhem mais uma opçao de Transporte para Regiao e assim quem sabe atrae ate o Turismo para Regiao com os Telefericos:).
Vinicius July 7th, 2011, 02:29 PM ^^
Que bom que você perguntou: vai ser hoje.
Governo do estado estuda ampliação do teleférico do Complexo do Alemão para o Engenhão e a Igreja da Penha
Publicada em 06/07/2011 às 23h32m
Natanael Damasceno (natand@oglobo.com.br)
http://oglobo.globo.com/fotos/2011/07/06/06_MHG_teleferico1.jpg
O teleférico do Complexo do Alemão é testado no fim do ano passado (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)
RIO - O teleférico do Complexo do Alemão, que deve ser inaugurado nesta quinta-feira pelo governador Sérgio Cabral e pela presidente Dilma Rousseff, poderá ser estendido à Igreja da Penha e ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Segundo o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a implantação de dois novos trajetos a partir de uma das estações do sistema está em fase adiantada de estudos.
- Quero levar teleférico para a Igreja da Penha e para os arredores do Engenhão, onde há um shopping center. Com a chegada dos trens novos da SuperVia, vamos ter um trem de qualidade interligado ao teleférico. Seria um novo destino para o Rio, um ponto turístico com uma vista extraordinária. Estamos fazendo um projeto pra Rocinha também, mas precisamos de dinheiro. E amanhã (quinta-feira) vai ser um bom dia para pedir à presidente Dilma. Vamos ver se ela fica empolgada e libera mais dinheiro - brincou Pezão durante a entrevista realizada na quarta-feira para falar dos detalhes técnicos do novo sistema de transporte.
A cerimônia de inauguração está prevista para o fim da manhã desta quinta-feira, depois que a presidente visitar uma das estações. Um dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio, o teleférico interligará a estação de trem de Bonsucesso a cinco pontos no complexo - Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. Para os arredores das estações, estão previstos postos de serviço e áreas destinadas ao lazer e à cultura, entre outras melhorias para a população. O transporte será feito por gôndolas com capacidade para até dez passageiros, à semelhança de sistemas utilizados na Colômbia e na Venezuela.
De acordo com a Empresa de Obras Públicas (Emop), encarregada das obras, o teleférico do Alemão terá 152 gôndolas e capacidade para transportar cerca de três mil pessoas por hora. Contará com dois conjuntos de geradores e subestações da Light, para garantir o fornecimento de energia em caso de falta de luz. Haverá ainda um sofisticado sistema de segurança, com mais de dois mil sensores que permitirão a operação mesmo com chuva e ventos de até 80 quilômetros por hora.
De acordo com a SuperVia, concessionária que vai operar o sistema, as gôndolas já começam a transportar os moradores do complexo na quinta-feira.
- Nos últimos seis meses, a gente vem treinando nosso pessoal em países onde existe esse sistema - explicou José Carlos Cunha, presidente da concessionária.
Por conta desse treinamento, segundo Cunha, nos próximos 30 dias, o sistema vai funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Gradativamente, o horário será estendido, de forma a que, no quarto mês de funcionamento, o serviço esteja funcionando plenamente, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; aos sábados, das 8h às 20h; e aos domingos e feriados, das 9h às 15h.
O executivo afirmou ainda que a tarifa de um real só começará a ser cobrada a partir do segundo mês. Ele explicou que os moradores cadastrados terão direito a duas passagens gratuitas por dia. Quem quiser usar o serviço mais de duas vezes precisará pagar a tarifa básica. Já os que utilizarem a integração com o trem não precisarão desembolsar o valor da passagem.
Para os que quiserem conhecer o complexo, a empresa criou ainda um bilhete especial, de R$ 10, que dará direito a 12 viagens. O sistema será subsidiado pelo governo do estado.
De acordo com o governo estadual, a construção do teleférico consumiu R$ 210 milhões dos R$ 725 milhões destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento do Complexo do Alemão. Com 3,5 quilômetros de extensão, ele se tornou uma das obras emblemáticas do PAC no Rio e foi visitado pelo ex-presidente Lula dias depois de a região ter sido ocupada por forças de segurança estaduais e federais.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/07/06/governo-do-estado-estuda-ampliacao-do-teleferico-do-complexo-do-alemao-para-engenhao-a-igreja-da-penha-924854055.asp
GeoPro July 7th, 2011, 03:36 PM Vi no Bom Dia Brasil de hoje que o o teleférico será inaugurado nessa quinta-feira.
Guilherme2004 July 7th, 2011, 05:01 PM http://desmond.imageshack.us/Himg17/scaled.php?server=17&filename=fotos035c.jpg&res=medium
LP July 7th, 2011, 05:28 PM De quanto é o deficit deste transporte com os subsídios do governo?
Pedrop.rio July 7th, 2011, 10:25 PM De quanto é o deficit deste transporte com os subsídios do governo?
não tem subsídio, vai ser operado pela concessionária do sistema ferroviário
Rodrigo Guidotti July 8th, 2011, 03:41 AM ^^ Mas o sistema se mantém com a passagem por apenas 1 real?
Rodrigo Guidotti July 8th, 2011, 03:46 AM Operação plena em quatro meses
O teleférico do Alemão tem 152 gôndolas com capacidade para transportar dez passageiros cada em viagens de 16 minutos. O sistema tem, no total, 3,5 km e pode levar até 3.000 pessoas por hora. O percurso começa na estação de Bonsucesso e segue pelas paradas do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras (Fazendinha).
A partir desta sexta-feira (8), moradores da comunidade e passageiros poderão usar o teleférico, que, em um primeiro momento, vai funcionar em horário reduzido, entre 9h e 11h e 14h e 16h. Depois de um mês, na segunda fase, o horário será estendido em uma hora pela manhã e à tarde. Na terceira etapa, as gôndolas vão circular entre 9h e 18h, exceto entre 12h e 14h, e aos sábados e domingos.
Só após quatro meses, o teleférico estará funcionando de forma plena, no horário definitivo: de segunda a sexta, das 6h às 21h; aos sábados, das 8h às 21h; e aos domingos, das 8h às 20h.
Os moradores que se cadastrarem terão direito a uma passagem de ida e volta gratuita por dia. O bilhete unitário vai custar R$ 1.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/dilma-anda-em-teleferico-no-complexo-do-alemao-e-inaugura-novo-meio-de-transporte-20110707.html
karpinha July 8th, 2011, 09:19 AM Educação, seguido de renda, já que existem famílias pobres, porém bem educadas, a viver de maneira simples, com certa organização e qualidade do lar...ou seja, renda também é um fator importante, mas não o principal!!!!
Tem "não-educado" rico morando na favela? Não.
Então a renda é o fator principal.
Suburbanist July 9th, 2011, 02:44 AM Tem "não-educado" rico morando na favela? Não.
Então a renda é o fator principal.
karpinha, em termos relativos, tem sim. Do traficante a quem fez pequena fortuna com comércio irregular (já que eu um bairro ilegal não há de existir negócio legal), muitas vezes a pessoa tem grana, mas fica presa ao antro porque seu patrimônio dali se originou, e na prática só funciona se continuar trabalhando no bar ou venda que ali existe.
Vinicius July 9th, 2011, 10:10 AM Editado.
farodkhaledmossad July 12th, 2011, 05:42 AM Editado, inaugurado, mas nada resolvido, simplesmente não há consenso.
Enquanto isto, quero ver aonde o povo vai conseguir 2 reais( ida e volta) por dia para utilizar o serviço. Fico com quem se preocupa com o social em gerar renda, esse sim deveria ser o programa mais importante. O transporte de quem está na cidade constituída é negligênciado ou não oferece o melhor, parte-se para a regularização de ofertas para a cidade invadida, é torpe. Enquanto houver desinteresse da população, só os interesses políticos prevalecerão, e o deles é temporal, vence a cada 4 anos em média, mas deixam cicatrizes, marcas e abcessos para sempre.
Pensar grande pessoas, não é num fio que se pendura que vai surgir a dignidade, isso apenas é ferramenta, e só.
Se fosse social, do tipo assistencialista que tanto aceitamos, seria de graça, ok.
Também discordaria, mas seria coerente. Proponho favela zero já. É fisica dois não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, logo, nem todos podem morar no mesmo lugar, ainda mais na fatia mais cara sem poder arcar com os custos daquela infraestrutura.
E vai.. fico triste em ver que poucos querem mudar para o melhor, aceitar e consertar o absurdo é quase regra.
Nighto July 12th, 2011, 03:26 PM ^^ Os moradores das comunidades da área (sejam eles pobres ou não) podem se cadastrar para realizar 2 viagens por dia de graça.
[]s
LP July 12th, 2011, 04:28 PM ^^ Os moradores das comunidades da área (sejam eles pobres ou não) podem se cadastrar para realizar 2 viagens por dia de graça.
[]s
Apenas até o primeiro mês será de graça!
Concordo em cobrar, talvez menos 50 centavos.
João.CSD.Rocha July 12th, 2011, 04:40 PM Editado, inaugurado, mas nada resolvido, simplesmente não há consenso.
Enquanto isto, quero ver aonde o povo vai conseguir 2 reais( ida e volta) por dia para utilizar o serviço. Fico com quem se preocupa com o social em gerar renda, esse sim deveria ser o programa mais importante. O transporte de quem está na cidade constituída é negligênciado ou não oferece o melhor, parte-se para a regularização de ofertas para a cidade invadida, é torpe. Enquanto houver desinteresse da população, só os interesses políticos prevalecerão, e o deles é temporal, vence a cada 4 anos em média, mas deixam cicatrizes, marcas e abcessos para sempre.
Pensar grande pessoas, não é num fio que se pendura que vai surgir a dignidade, isso apenas é ferramenta, e só.
Se fosse social, do tipo assistencialista que tanto aceitamos, seria de graça, ok.
Também discordaria, mas seria coerente. Proponho favela zero já. É fisica dois não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, logo, nem todos podem morar no mesmo lugar, ainda mais na fatia mais cara sem poder arcar com os custos daquela infraestrutura.
E vai.. fico triste em ver que poucos querem mudar para o melhor, aceitar e consertar o absurdo é quase regra.
Para quem utiliza o trem para ir trabalhar, por exemplo, sairá de graça a integração; e para aqueles que irão utilizar só para se deslocarem aos bairros próximos, será 1 real caso ultrapasse o limite de duas viagens por dia (moradores). Mesmo assim, essa tarifa é mais barata que as kombis e mototaxis, e eu particularmente espero que tenha uma redução drástica nessa praga de kombi, que só tumultua o trânsito e leva uma sensação de desordem total as ruas.
nathanfaganello July 12th, 2011, 08:13 PM Apenas até o primeiro mês será de graça!
Concordo em cobrar, talvez menos 50 centavos.
Vai continuar sendo de graça para os moradores 2 vezes ao dia, depois dos 30 dias.
Guilherme2004 July 13th, 2011, 03:05 PM Turismo carioca embarca nas gôndolas do Alemão
No primeiro dia aberto ao público, teleférico atraiu moradores, casais em passeio romântico e visitantes de outros bairros do Rio, que aprovaram o novo transporte
Rio - Aos 63 anos, o portuário Gilson da Silva Iorio foi pela primeira vez a uma favela. Morador de Todos os Santos, na Z. Norte, chegou à estação Bonsucesso uma hora e meia antes de o Teleférico do Alemão entrar em funcionamento e foi o 1º passageiro a embarcar. Ontem, na inauguração do serviço ao público, o novo transporte atraiu ‘turistas’ cariocas, casais em passeio romântico e moradores, que já fazem planos para gastar o dinheiro economizado.
http://desmond.imageshack.us/Himg577/scaled.php?server=577&filename=unled2do.png&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg268/scaled.php?server=268&filename=unledade.png&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg219/scaled.php?server=219&filename=unled1pw.png&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg844/scaled.php?server=844&filename=unled4c.png&res=medium
“Depois do passeio, posso afirmar que aqui será o novo ponto turístico do Rio e bem diferente dos outros. Vou trazer minha família assim que der”, planeja Gilson, que passeou pela favela e se surpreendeu com a cordialidade dos moradores. Segundo da fila, o aposentado Amilton Francisco de Lima, 43, pensa até em se mudar para o Alemão. “Vou vender minha casa em Olaria e comprar outra perto da estação de Itararé, onde minha tia mora”, comenta.
A viagem sobre o conjunto de favelas inspirou até romance de casal de Thomaz Coelho. Aos beijos, Luiz Carlos de Souza, 52 anos, e Iracema Josina da Silva, 54, curtiam o dia de folga em uma gôndola. “Aproveitamos para fazer uma programação romântica. Pena que a gente chegou em cima da hora e não deu para ir até a última estação, no Morro das Palmeiras. Mas vamos voltar”, promete Luiz Carlos.
Mais rápido e mais barato
Locais também aprovaram o teleférico, que representa economia de dinheiro e tempo. Morador do Morro das Palmeiras, o pensionista Ednaldo Batista da Costa, 48, gastava R$ 4,50 para, em meia hora, ir de Kombi a Bonsucesso. O trajeto agora leva 16 minutos, de graça. Uma economia de R$ 360 por mês para ele e a mulher. “Vou aproveitar a economia para visitar minha família. Há 7 anos não vou à Paraíba”, comemora. Para o operador de tráfego Guilherme Saioro, 50, o teleférico representa a liberdade dos moradores: “As coisas estão melhorando!”
Fonte: www.odia.com.br
LP July 13th, 2011, 05:18 PM Turismo carioca embarca nas gôndolas do Alemão
http://desmond.imageshack.us/Himg844/scaled.php?server=844&filename=unled4c.png&res=medium
Fonte: www.odia.com.br
:ohno:
superkyo July 13th, 2011, 07:27 PM ^^ Vandalismo ou erro de instalação ?
Guilherme2004 July 13th, 2011, 08:21 PM Li na matéria que houve "um acidente no terminal" devido a quantidade de pessoas e não um ato um vandalismo
paulo lima July 14th, 2011, 05:34 AM ^^
Eu tambem, quando ja olhei de cara com a foto do vidro quebrado, pensei que essas Estaçoes ja nao ia durar muito por causa do Vandalismo, mais ainda bem e Ufaaaa que era so um acidente que ocorreu durante a inauguraçao, pq se fosse Vandalismo isso ja ia ser de lamentar.
E realmente , se nao colocarem Seguranças rigidos e Policiais para tomarem conta das Estaçoes, o risco sera grande dos Equipamentos das Estaçoes sofrerem com Vandalismo.
Guilherme2004 July 14th, 2011, 06:52 PM http://desmond.imageshack.us/Himg36/scaled.php?server=36&filename=5279596442b75953803az.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg220/scaled.php?server=220&filename=512673940344b04739b2z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg842/scaled.php?server=842&filename=5246328617df4a4938fdz.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg52/scaled.php?server=52&filename=515101229537cb41cfe1z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg856/scaled.php?server=856&filename=5284724321b01e40b24fz.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg6/scaled.php?server=6&filename=5182701396f83ea36400z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg19/scaled.php?server=19&filename=53541407611a2d7b5250z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg854/scaled.php?server=854&filename=5320281977a1484de8abz.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg846/scaled.php?server=846&filename=5331216517bccf62fe05z.jpg&res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg146/scaled.php?server=146&filename=5173530944ab88680c6cz.jpg&res=medium
Fonte: http://www.flickr.com/photos/cup-projects/galleries/72157625741893873/#photo_5279596442
GeoPro July 19th, 2011, 03:00 AM ^^
Só quem mora lá sabe quantificar o benefício do sistema. Fico feliz por todos os cariocas.
Suburbanist July 19th, 2011, 05:37 AM Para quem utiliza o trem para ir trabalhar, por exemplo, sairá de graça a integração; e para aqueles que irão utilizar só para se deslocarem aos bairros próximos, será 1 real caso ultrapasse o limite de duas viagens por dia (moradores). Mesmo assim, essa tarifa é mais barata que as kombis e mototaxis, e eu particularmente espero que tenha uma redução drástica nessa praga de kombi, que só tumultua o trânsito e leva uma sensação de desordem total as ruas.
Acho um absurdo esse tipo de privilégio para moradores que podem andar de graça no sistema. Fere o princípio constitucional da isonomia e da igualdade formal.
João.CSD.Rocha July 19th, 2011, 06:31 PM Acho um absurdo esse tipo de privilégio para moradores que podem andar de graça no sistema. Fere o princípio constitucional da isonomia e da igualdade formal.
Concordo plenamente com você. É mais uma forma de compra de votos disfarçada neste país.
snt3000 July 19th, 2011, 08:25 PM Acho um absurdo esse tipo de privilégio para moradores que podem andar de graça no sistema. Fere o princípio constitucional da isonomia e da igualdade formal.
Claro que não! Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que comprove residência no local, terá direito ao benefício, não havendo discriminação por cor, sexo, etc.
Ramos July 20th, 2011, 06:11 AM Claro que não! Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que comprove residência no local, terá direito ao benefício, não havendo discriminação por cor, sexo, etc.
Isso discrimina quem não mora lá. . .
PotênciaBR July 31st, 2011, 07:28 PM :ohno:
Claro que nao. Quando canalizam o esgoto de uma rua, somente os moradores daquela rua sao beneficiados? Entao eu sentiria os beneficios somente se eu me mudasse para aquela rua? Claro que nao.
Os beneficios sao ganhos de todos na sociedade. Isto tambem se aplica ao Teleferico.
Suburbanist August 1st, 2011, 08:03 AM Claro que não! Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que comprove residência no local, terá direito ao benefício, não havendo discriminação por cor, sexo, etc.
Mas é no critério de dar descontos por local de residência que está a violação do princípio de igualdade formal. Não há motivos para o transporte ser grautito só porque se trata de uma favela!
:ohno:
Claro que nao. Quando canalizam o esgoto de uma rua, somente os moradores daquela rua sao beneficiados? Entao eu sentiria os beneficios somente se eu me mudasse para aquela rua? Claro que nao.
Os beneficios sao ganhos de todos na sociedade. Isto tambem se aplica ao Teleferico.
Que benefício alguém que mora no Meier ou em Cascadura tem se quem mora na favela agora chega na "base" do morro de teleférico e nào à pé. E, putz, eu sou contra tudo o que facilite a vida de quem viva em assentamentos ilegais e regiões de risco que não seja a remoção.
Uhr Ban August 3rd, 2011, 05:32 AM Mas é no critério de dar descontos por local de residência que está a violação do princípio de igualdade formal. Não há motivos para o transporte ser grautito só porque se trata de uma favela!
Que benefício alguém que mora no Meier ou em Cascadura tem se quem mora na favela agora chega na "base" do morro de teleférico e nào à pé. E, putz, eu sou contra tudo o que facilite a vida de quem viva em assentamentos ilegais e regiões de risco que não seja a remoção.
Não vejo muito problema nesse propósito, mas... Na verdade, pouca diferença faria se fosse liberado a toda população, já que os usuários serão os proprios moradores. Ou seria o caso de evitar um inchamento turístco???..hahahahah:lol:
Se vcs acharem caro, podem visitar por estas gigafotos..eheh: http://multimedia.odiaonline.net/
pedrocdefreitas August 31st, 2011, 08:26 PM uaaauuu.. .teremos então a maior favela do mundo kkkkkkkkkkkk... basta fechar os olhos para os nomes! Maquiagem não me convence... o q vão gastar com os teleféricos que futuramente vai se torar um maconhodromo móvel a noite deveria mesmo investir em casas no local e urbanização de ruas pavimentadas, esgotos.. enfim.. o que uma cidade precisa pra se desenvolver. pena q o Brasil tem a cultura de construir do jeito q dá.. ai infelizmente eu acredito q favela sempre será uma favela, só se derrubarem e construir tudo de novo, um bairro comum e proibir puxadinhos... não sendo assim... podem colocar um milhão de teleféricos q não vai ajudar em nada. A realidade vai muito além do q a mídia quer mostrar. "Os traficante se foram" mas, seus filhotes ficaram.. e a violência continuará, a desorganização continuará... tudo é mentira.
snt3000 August 31st, 2011, 10:36 PM ^^ "O que uma cidade precisa para se desenvolver" inclui alternativas de transporte público, não? Construir um teleférico não exclui as outras medidas (saneamento etc).
Está explicada nas páginas anteriores a razão de ser dessa solução. Se vc não teve paciência para ler, também não tenho para re-explicar, me desculpe se não vou repetir.
neosoux September 1st, 2011, 04:40 AM ^^
Muito bem colocado snt3000. É exatamente o meu sentimento. Toda hora vai chegar alguém aqui que nem se dá ao mínimo trabalho de ver o que o projeto contempla e acha que está apto a criticar, porque "é muito esperto e não cai nessa conversa/maquiagem".
Chega a ser constrangedor alguém confundir investimento em transporte público com moradia, sugerindo que aquele não seja feito em detrimento deste. AMBOS são fundamentais. Ou as casas que se sugere construir vão ser móveis? :lol: Ou se sugere que aquela população não precisa de transporte? Enfim, que se critique a vontade a escolha do (tipo de) modal, mas não a necessidade de ALGUM modal de transporte...
BraVision September 1st, 2011, 01:22 PM Concordo plenamente com você. É mais uma forma de compra de votos disfarçada neste país.
Agreed. Urbanizacao de favelas so no Brasil, a China e ate a India estao trabalhando pra erradica-las, na China ja e' evidente e a India tem projetos ambiciosos. Estao mesmo usando um "disfarce" pra comprar os votos com esta politica mediocre. Estes telefericos vao custar mais de 1 bilhao de reais.:ohno:
pedrocdefreitas September 4th, 2011, 01:42 AM ^^
Muito bem colocado snt3000. É exatamente o meu sentimento. Toda hora vai chegar alguém aqui que nem se dá ao mínimo trabalho de ver o que o projeto contempla e acha que está apto a criticar, porque "é muito esperto e não cai nessa conversa/maquiagem".
Chega a ser constrangedor alguém confundir investimento em transporte público com moradia, sugerindo que aquele não seja feito em detrimento deste. AMBOS são fundamentais. Ou as casas que se sugere construir vão ser móveis? :lol: Ou se sugere que aquela população não precisa de transporte? Enfim, que se critique a vontade a escolha do (tipo de) modal, mas não a necessidade de ALGUM modal de transporte...
Vc acredita e sente o que quiser, eu tbm. Respeite minha opinião e eu respeito a tua. Se vc é tão gabaritado, deveria saber disso! Isso sim é uma maquiagem no meu de vista e pronto! quem passa fome lá e vive em situação precária vai continuar assim. Ah.. pelo-menos vão poder dizer: " No "meu bairro" tem teleférico... uaaal. Tolice.
bruninhodb September 4th, 2011, 02:59 AM maquiagem pura.
melhor usar os bilhoes pra "comprar" os barracos e demolir. cerca e deixa a natureza cuidar do resto.
Pedrop.rio September 4th, 2011, 03:30 AM engraçado como 210 milhões (investidos em transporte) de repente viraram BILHÕES...
DG Aluado September 5th, 2011, 03:43 PM Nossa, quantas soluções mágicas temos aqui
Que pena é que a única coisa que elas não consideram é a REALIDADE.
bruninhodb September 8th, 2011, 04:35 AM Com licença viu.
PAC/Favelas
(...) "Ao todo, o PAC no Rio de Janeiro abrange 15 cidades, sendo 12 delas da região metropolitana. Segundo informações oficiais, cerca de 2 milhões de famílias serão beneficiadas. O volume de recursos destinados chega a R$ 3 bilhões" (...)
Investimento em favelas - Manguinhos, Cidade de Deus e Alemão podem ganhar R$ 1 bi
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=452303
Posso encontrar mais fontes, e ainda mais com valores muito maiores que esses!
luca.coelho October 17th, 2011, 03:21 AM De fato o governo deve tirar populacao de varios lugares do Rio, mas para tirar acredito que conjuntos habitacionais deveriam ser construidos, com boa infra-estrutura e perto de estacoes da Supervia, dando transporte coletivo de "qualidade" mais facilmente que criando novos modais. Mas tambem nao tem como acabar com as favelas da zona sul, no maximo desapropriar pedacos para intervencoes urbanas e inclusao dessas regioes na cidade de fato.
neosoux October 17th, 2011, 02:20 PM Vc acredita e sente o que quiser, eu tbm. Respeite minha opinião e eu respeito a tua. Se vc é tão gabaritado, deveria saber disso! Isso sim é uma maquiagem no meu de vista e pronto! quem passa fome lá e vive em situação precária vai continuar assim. Ah.. pelo-menos vão poder dizer: " No "meu bairro" tem teleférico... uaaal. Tolice.
:lol::lol::lol::lol:
É óbvio que eu não posso respeitar a sua opinião, pois você nem se deu ao trabalho de se informar sobre o projeto e sai escrevendo abobrinhas genéricas... Confunde investimento em transporte público com moradia e por puro orgulho não admite e diz que é a "sua opnião"... :nuts::nuts::nuts:
"Quem passa fome"... Sério?! Isso é um bom indicativo sobre seu conhecimento das favelas cariocas...
De tempos em tempos sempre aparece algum desenformado muito esperto que não cai nessa maquiagem do governo. E a paciência...
bruninhodb October 17th, 2011, 05:53 PM De fato o governo deve tirar populacao de varios lugares do Rio, mas para tirar acredito que conjuntos habitacionais deveriam ser construidos, com boa infra-estrutura e perto de estacoes da Supervia, dando transporte coletivo de "qualidade" mais facilmente que criando novos modais. Mas tambem nao tem como acabar com as favelas da zona sul, no maximo desapropriar pedacos para intervencoes urbanas e inclusao dessas regioes na cidade de fato.
pra acabar tem que começar não é?! Então o que o governo tá esperando???
Pelo que tou vendo eles estão "legalizando" a favela (a invasão). Ao inves de construir em massa, padronizado, em locais e condições adequadas. Gastando bilhoes em maquiagem!!!!!
pedrocdefreitas October 19th, 2011, 08:58 PM :lol::lol::lol::lol:
É óbvio que eu não posso respeitar a sua opinião, pois você nem se deu ao trabalho de se informar sobre o projeto e sai escrevendo abobrinhas genéricas... Confunde investimento em transporte público com moradia e por puro orgulho não admite e diz que é a "sua opnião"... :nuts::nuts::nuts:
"Quem passa fome"... Sério?! Isso é um bom indicativo sobre seu conhecimento das favelas cariocas...
De tempos em tempos sempre aparece algum desenformado muito esperto que não cai nessa maquiagem do governo. E a paciência...
Infelizmente vc é mais um iludido do governo que tenta convencer a si mesmo com palavras bonitas. Boa sorte colega, kd um vive no mundo que imagina!
pedrocdefreitas October 19th, 2011, 09:01 PM pra acabar tem que começar não é?! Então o que o governo tá esperando???
Pelo que tou vendo eles estão "legalizando" a favela (a invasão). Ao inves de construir em massa, padronizado, em locais e condições adequadas. Gastando bilhoes em maquiagem!!!!!
É o jeitinho brasileiro, o que vale são números e não qualidade... nem sempre, mas quase sempre! :ohno: e enquanto tiver pessoas que acreditam nessa forma de governo, nosso país não vai pra frente como deveria.
fjordbjord October 26th, 2011, 09:27 PM Eu gosto das cores, mas por que são as estações tão grande?
bruninhodb October 27th, 2011, 12:34 AM Nossa, quantas soluções mágicas temos aqui
Que pena é que a única coisa que elas não consideram é a REALIDADE.
A realidade é que nosso povo vive no proprio cocô e tem gente aqui apoiando teleferico num amontoado de casas ilegais feitas de papelão, pedaços de pau e saco plastico, algumas com paredes sem reboco mas com tvs de plasma, gato de agua e energia (generalizando) e o governo torrando $$ para fazer teleferico.
Skybord October 28th, 2011, 02:46 PM ^^
Como tem gente de mal com a vida. Sempre quando tem alguma coisa relacionada a favela vem aquele monte de intelectuais com suas propostas perfeitas: derruba tudo, manda os EUA jogar bomba, deixa o mato crescer.
Quando o governo nao faz nada reclamam. Quando o governo resolve fazer uma coisa, nao estou dizendo se o que faz é o melhor, mas pelo menos está fazendo algo, tambem reclamam.
Ah vê se crescem pessoal.
pedrocdefreitas October 28th, 2011, 05:30 PM ^^
Como tem gente de mal com a vida. Sempre quando tem alguma coisa relacionada a favela vem aquele monte de intelectuais com suas propostas perfeitas: derruba tudo, manda os EUA jogar bomba, deixa o mato crescer.
Quando o governo nao faz nada reclamam. Quando o governo resolve fazer uma coisa, nao estou dizendo se o que faz é o melhor, mas pelo menos está fazendo algo, tambem reclamam.
Ah vê se crescem pessoal.
Amigão... vê só!
" Quando o governo resolve fazer uma coisa, não estou dizendo se o que faz é o melhor, mas pelo menos está fazendo algo, tambem reclamam".
Esse é o pensamento mais infatil que uma pessoa pode ter! pior que isso não existe. Sabe porq? Você como um cidadão tem que saber ou pelo menos ter no minimo um senso politico de condições de moradia digna para qualquer cidadão, o que inclui vc. Uma perguntinha! Se acumular lixo na tua porta da tua casa ou prédio... o q vc faz ?... sabe o q isso significa ? Tenta descobrir!
Vc não tem noção do que "eles" tomam da tua carteira na kra de pau, em publico, na tv.. o teu suado dinheirinho pra fazer esses porcarias de obras em cima da iginorancia dos "pobres"
Teleferico definitivamente não resolve nada! Existem prioridades que realmente mudam com a vida de um favelado! que já foi falado aqui e não é mistério algum... Certamente você não precisa morar em favela... e deve está iludido com a "magnitude das obras", só que essas fotos revelam o lado mais toscos desses corruptos que conseguem enganar a tanta gente inclusive esses coitados moradores krentes de tudo. Coisas que vc, eu e muitos aqui já temos e nem sentimos falta mais.
Então que faça algo relevante, que dê dignidade aos moradores e não condições de belas fotos para turista,foristas e novela, NÃO as maquiagens em cima de maquiagem para parecer bem na foto! Meu dinheiro é suor... se tiram ele de mim que faça algo útil para os brasileiros.
Skybord October 28th, 2011, 08:15 PM ^^
Olha nao quis ofender ninguem. Quando tem alguma coisa errada na minha cidade falo com os vereadores que conheço e peço que eles intercedam em favor da comunidade.
O que eu quis dizer é que é muito chato ver que em vários threads tem um monte de gente que só sabe falar que o que fazem nao presta e que teria que fazer melhor.
Em nenhum momento disse que acho que o que o governo está fazendo é o melhor para a populaçao. Só estou querendo dizer que o que esta feito está feito, nao dá pra mudar.
O que se pode mudar é aquilo que ainda há para fazer.
Voce parece entender bastante do assunto entao ajude o pessoal com ideias de projetos melhores, ajude aos foristas a reinvindicarem algo melhor.
pedrocdefreitas October 29th, 2011, 09:06 PM então... ao contrário de uns e outros nesse tópico eu respeito a opinião de kd um e dou a minha, eu sei que a intenção é a melhor e kd um ver o melhor de alguma maneira... eu só me enfezei com um kra ai, porq ele nem teve a delicadeza de fingir que respeitava e seguia a politica de boa vizinhança.
Pois bem... Eu realmente não entendo essas coisas de politica não, porém, pessoas da minha família na qual eu ajudo a sobreviver moram em locais precários e sei bem na pele o que aquelas pessoas precisam, sentir na pele é muito melhor que qualquer nota de jornal, criticar um edilício comercial luxuoso e uma obra em favelas, tem que ter um olhar diferenciado, o impacto que ocorre na vida social de kd um é bem diferente.
Não vou mais me estender com esse assunto não, isso aqui vai acabar em baixaria hashahsahsash... principalmente quando os 2 donos da verdades resolverem escrever hashashash.
Fiquem na paz.
Bom Mineiro November 4th, 2011, 02:56 AM Esses teleféricos deverão atrair turistas para fazer um passeio no favelotour.
pedrocdefreitas November 16th, 2011, 03:16 AM Q nada... pior é quando servirem de alvos!
Skybord November 17th, 2011, 04:28 PM Espero que esses telefericos atraiam turistas e ajudem a melhorar os bairros em que estao. Quanto mais pessoas visitarem esses locais mais interessado ficara o "poder publico" em conservar a "paz" nesses locais mesmo que fiquem longe ainda da dignidade merecida.
Daniel Athias December 13th, 2011, 09:00 PM http://oglobo.globo.com/rio/confira-as-imagens-do-projeto-aquarius-3426470...a ocupação trouxe bons resultados como o projeto aquarius...
raffasoares January 25th, 2012, 08:31 PM Estações de teleférico, Rio de Janeiro
Jorge Mario Jáuregui
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-complexo-alemao.jpg
A estação do morro do Adeus é uma das paradas do teleférico do Complexo do Alemão
De zona de exclusão a área de visitação
Seis estações distribuem-se ao longo dos 3,5 quilômetros percorridos pelo teleférico do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Inauguradas em julho deste ano, as edificações foram projetadas pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui. Inspirado em iniciativa semelhante à adotada em Medellín, na Colômbia, o teleférico pretende contribuir para transformar aquela parte da cidade de zona de exclusão em área de visitação.
Na segunda semana de outubro, o fotógrafo (e arquiteto) Celso Brando estava no teleférico instalado no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, para registrar o projeto para esta publicação, quando sentiu o solavanco na gôndola em que embarcara: primeiro o veículo oscilou para trás e para frente, em seguida para cima e para baixo.
Nada que o desencorajasse, habituado que está a voos rasantes de helicóptero, em razão das encomendas de trabalho que são comuns em sua atividade. Mas seu assistente e a funcionária da empresa designada para acompanhá-lo ficaram lívidos.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-palmeiras.jpg
Estação Palmeiras. O projeto previu, na zona de influência dos prédios, amplas áreas externas, com espaço público para lazer e recreação
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-estacao.jpg
A maior parte das estações foi implantada no topo dos morros. Na foto, a do Alemão
Era o début deles no inédito e mais recente sistema de transporte de massa da capital fluminense, inaugurado em meados de 2011, com a presença até mesmo da presidente da República, Dilma Rousseff. A ideia de instalar o teleférico naquela comunidade foi tomada de empréstimo de Medellín, na Colômbia.
Lá, o transporte fez parte das intervenções urbanas e sociais que ajudaram a reduzir os índices locais de criminalidade - na década de 1990, a cidade colombiana era considerada uma das mais violentas do mundo.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-pilar-cabos.jpg
No pilar onde estão ancorados os cabos, o desenho remete à ala das baianas das escolas de samba do Rio de Janeiro
É desejável que algo semelhante ocorra naquela região da capital fluminense, de onde, no final de 2010, narcotraficantes foram expulsos em uma operação militar conjunta da polícia estadual e das Forças Armadas, que deve culminar com a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora em 2012.
E, dessa forma, que se abra o caminho para que, como espera o arquiteto Jorge Mario Jáuregui, autor do projeto, o teleférico e o conjunto das estações constituam, de fato, uma nova presença positiva na paisagem local.
“Hoje, logo que o visitante chega à cidade através do aeroporto do Galeão, ou enquanto espera no hall da sala de embarque para deixar a cidade, já percebe claramente quatro estações do teleférico, que literalmente colocam no mapa o Complexo do Alemão. Antes estigmatizado e invisível para o cidadão comum, ele agora está associado a uma nova condição de cidadania, passando de área de exclusão para área de visitação”, afirma Jáuregui.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-itarare.jpg
A estação Itararé é uma das seis que integram o trecho que percorre, por cima, o Complexo do Alemão
O novo transporte percorre com suas 152 gôndolas um trajeto de 3,5 quilômetros ao longo do qual foram construídas seis estações: Palmeiras, Itararé, Alemão, Baiana e Adeus estão no topo dos morros, acima do complexo de favelas; Bonsucesso faz a conexão com o trem metropolitano, operado pela Supervia.
O arquiteto explica que cinco paradas foram concebidas como edificações sociais e, dependendo da localização, deveriam contar com biblioteca, núcleo de comércio, salas de estudos musicais, centro de apoio jurídico e serviços públicos.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-gondolas.jpg
No total são 152 gôndolas, que podem transportar até dez passageiros cada
A configuração prevista pelo arquiteto estabeleceu ainda, na zona de influência dos prédios, amplas áreas externas, com espaço público para lazer e recreação, incluindo a vegetação abundante como fator de amenização climática.
Já o projeto da estação do morro do Adeus foi desenhado de forma a funcionar como ponto de integração entre o teleférico e o acesso de veículos.
“Ela conta com um amplo espaço externo capaz de acolher visitantes e público de classe média, que pode utilizar os equipamentos e o anfiteatro natural projetado aproveitando a topografia local”, detalha o autor.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-moro-baiana.jpg
Estação no morro da Baiana. O teleférico começou a operar em meados de 2011
Jáuregui informa que as estações foram idealizadas como prédios verdes, com proteção por uma cortina vegetal, uso da água de chuva para irrigação dos gramados e jardins exteriores e captação de energia solar para iluminação externa, embora parte desses itens não tenha sido executada. Os edifícios também garantem a ventilação cruzada em todos os ambientes.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-embarque.jpg
Área de embarque
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-cores-distintas.jpg
As estações são também identificadas pelas cores distintas. Nos acabamentos, grafismos multicoloridos
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-ponto-visitas.jpg
Com o teleférico, a expectativa do arquiteto Jorge Mario Jáuregui é que o Complexo do Alemão se transforme em ponto de visitação
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-empresa-trens.jpg
A mesma empresa que opera linhas de trens metropolitanos no município cuida do teleférico
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-perfil-rio.jpg
Novo perfil do Rio desde o aeroporto do Galeão
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/teleferico-esquema.jpg
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/1118/corte-esquematico.jpg
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/jorge-mario-jauregui-estacoes-teleferico-rio-janeiro-24-01-2012.html
akaFTS February 2nd, 2012, 03:14 PM Nossa que ridiculo... vai ser quase um safári para os turistas estrangeiros que vierem conhecer a pobreza do terceiro mundo...
Sem falar que é um cubo de vidro claustrofóbico, deviam fazer cadeirinhas como no de Campos do Jordão.
Rodrjgw February 2nd, 2012, 11:45 PM Nossa que ridiculo... vai ser quase um safári para os turistas estrangeiros que vierem conhecer a pobreza do terceiro mundo...
Sem falar que é um cubo de vidro claustrofóbico, deviam fazer cadeirinhas como no de Campos do Jordão.
Mas não é um teleférico turístico, é para a mobilidade interna da comunidade! Não é pra "admirar a vista", é para facilitar o deslocamento do interior da comunidade até a estação de trem de Bonsucesso. ^^
FarofaThrash February 3rd, 2012, 01:00 AM É claro que vai atrair a curiosidade de turistas, mas o objetivo principal é o transporte do pessoal da comunidade mesmo...
Compton_ February 4th, 2012, 03:42 PM Nossa que ridiculo... vai ser quase um safári para os turistas estrangeiros que vierem conhecer a pobreza do terceiro mundo...
Cadeirinha vai ser ótimo quando estiver chovendo, né? Por favor, isso não é transporte turístico, é um meio de transporte para o povão se deslocar mais rápido pelo morro e até o asfalto.
akaFTS February 5th, 2012, 11:34 PM Desculpem, achei que fosse para turismo.
“Hoje, logo que o visitante chega à cidade através do aeroporto do Galeão, ou enquanto espera no hall da sala de embarque para deixar a cidade, já percebe claramente quatro estações do teleférico, que literalmente colocam no mapa o Complexo do Alemão. Antes estigmatizado e invisível para o cidadão comum, ele agora está associado a uma nova condição de cidadania, passando de área de exclusão para área de visitação”, afirma Jáuregui.
Se bem que nessa parte aqui ele passa a ideia de que é.
Rodrjgw February 6th, 2012, 06:59 AM É que a midia, em geral, acha "lindo" safari em comunidades e favelas.... Além disso, o teleférico realmente causa um grande impacto visual na região!
Budd Mafersa February 7th, 2012, 06:26 PM Projeto interessante, certamente vai ajudar os que moram nesses locais (essa questão turística é apenas conseqüência), mas vou de acordo com a opinião de alguns foristas de que estão seguindo o caminho errado.
De fato o governo deve tirar populacao de varios lugares do Rio, mas para tirar acredito que conjuntos habitacionais deveriam ser construidos, com boa infra-estrutura e perto de estacoes da Supervia, dando transporte coletivo de "qualidade" mais facilmente que criando novos modais. Mas tambem nao tem como acabar com as favelas da zona sul, no maximo desapropriar pedacos para intervencoes urbanas e inclusao dessas regioes na cidade de fato.
É.
pra acabar tem que começar não é?! Então o que o governo tá esperando???
Por aí.
|
|