View Full Version : [Rio] Teleférico vai ligar 23 favelas
Vinicius November 27th, 2007, 02:22 PM A segunda etapa do PAC
Complexo da Penha será unido ao conjunto do Alemão por teleférico que atenderá 23 favelas. Favela do Jacarezinho também deverá ser beneficiada pelo programa do governo federal
Alfredo Junqueira
Rio - Mais duas comunidades carentes e reféns da violência na cidade do Rio vão passar por reformas amplas de reurbanização, saneamento e acessibilidade. O Complexo da Penha e a Favela do Jacarezinho, ambos na Zona Norte, devem ser incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A principal obra prevista é a construção de um teleférico no Complexo da Penha. Ele vai ligar a estação de trem do bairro ao Parque da Misericórdia. Neste local, também ficará a estação final do teleférico que vai ser construído no Complexo do Alemão — com recursos já garantidos pelo PAC.
Com isso, as 23 favelas das duas comunidades terão sistema de transporte integrado.
As intervenções no Complexo da Penha estão orçadas em R$ 400 milhões. Ainda não há previsão sobre o volume de investimentos necessários para as reformas no Jacarezinho. A inclusão do Complexo da Penha e do Jacarezinho no PAC está nos planos do governador Sérgio Cabral, que deve tratar do assunto durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Pavão-Pavãozinho, sexta-feira. O governo do Rio vai buscar financiamento no Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo do governo do estado é criar uma espécie de cadastro de reserva de projetos para o PAC. São duas as apostas: uma segunda fase de investimentos sob a rubrica do PAC ou a possibilidade de outros estados não iniciarem as obras até a data-limite imposta pelo presidente Lula para o começo dos trabalhos, dia 28 de fevereiro. Caso isso ocorra, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, já avisou que os recursos serão transferidos para outras iniciativas.
“Queremos estar prontos se isso vier a acontecer. Vamos buscar recursos para reurbanizar o maior número possível de comunidades do Rio”, afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que está desenvolvendo os projetos para a Penha e o Jacarezinho.
CONVÊNIO COM A UERJ
O governo fechou convênio de R$ 1,5 milhão com a Uerj, para a elaboração dos novos projetos. Os principais focos serão saneamento, alargamento e ampliação de vias, recuperação ambiental e construção de áreas de lazer. Os trabalhos serão coordenados pela Empresa de Obras Pública do Estado do Rio de Janeiro (Emop).
O PAC já prevê investimentos no Alemão, com R$ 495 milhões; no Complexo de Manguinhos, R$ 235 milhões; Rocinha, R$ 110 milhões; em comunidades da Bacia dos rios Iguaçu e Sarapuí, na Baixada Fluminense, R$ 75 milhões; Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, R$ 35,3 milhões; Jardim Catarina 2, em São Gonçalo, R$ 26 milhões; e Morro do Preventório, em Niterói, R$ 22 milhões.
Providência será toda ocupada
A Secretaria de Segurança Pública do Rio está planejando para breve operações de ocupação no Morro da Providência, no Centro, para dar cobertura à chegada do Exército Brasileiro à favela. Quem garante é o próprio secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. “O Exército tem obras planejadas a serem feitas no Morro da Providência. Então nós vamos proporcionar segurança para a Engenharia do Exército proceder as obras”, disse Beltrame.
As Forças Armadas subirão o morro para dar apoio aos engenheiros do Instituto Militar de Engenharia e técnicos que trabalharão no projeto Cimento Social, desenvolvido com apoio da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, custeado com verbas do governo federal, consiste no revestimento de algumas casas e até na construção de novos muros com uma argamassa especial, mais resistente, capaz de evitar que tiros de fuzil ultrapassem as paredes, a fim de impedir que balas perdidas atinjam moradores.
http://odia.terra.com.br/rio/infografico/07/11/27_info_favela.jpg
Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/a_segunda_etapa_do_pac_136986.asp
Vinicius November 27th, 2007, 02:24 PM PM mapeia áreas perigosas
Madalena Romeo
Rio - A Polícia Militar já tem um plano caso seja preciso intervenção nas comunidades que receberão as obras do PAC. A informação foi dada ontem pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que não divulgou detalhes. Ele estima que seriam necessários de dois mil a três mil homens (7,5% do efetivo da PM) para ocupar os morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana e Ipanema.
As localidades serão as primeiras a receber obras, que começam sexta-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PM mapeou as áreas mais perigosas do complexo na Zona Sul. Porém, o secretário estadual de Obras e vice-governador, Luiz Fernando Pezão, nega que a polícia ocupará os morros durante as obras ou a visita do presidente. Beltrame afirmou ontem que não foi informado oficialmente da vinda de Lula.
A cerimônia de inauguração das obras acontecerá no prédio do Criança Esperança, na Rua Alberto de Campos 12, em Ipanema. O projeto, de R$ 35,3 milhões, mudará a cara do local. As casas que necessitarem de melhorias sanitárias também terão suas fachadas recuperadas. Artistas locais serão responsáveis por dar cores mais vivas às moradias.
A comunidade também ganhará uma avenida principal de dois quilômetros que cortará a favela de ponta a ponta. “A nova via será transversal à Rua Saint Roman e vai facilitar a entrada de serviços públicos, como a coleta de lixo”, conta o subsecretário de projetos de urbanização da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro.
A obra começa com a construção de um condomínio de apartamentos populares para o reassentamento de 206 famílias desalojadas para a abertura de novas ruas. O acesso à comunidade pela Rua Sá Ferreira também ganhará jardins e canteiros floridos, além de bancos e mesas. E uma escada rolante substituirá a escadaria que liga as ruas Sá Ferreira e Saint Roman. O projeto inclui a construção de elevador ligando a estação de metrô da Praça General Osório ao Cantagalo. Serão duas cabines com capacidade para 30 pessoas. No térreo, será aberto shopping social com prestação de serviços. A previsão é que toda a obra fique pronta em 18 meses.
http://odia.terra.com.br/rio/infografico/07/11/27_info_favela2.jpg
Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/pm_mapeia_areas_perigosas_136987.asp
renanfsouza November 27th, 2007, 03:11 PM Ué. Mas o teleférico do Alemão não seria integrado à estação de Bonsucesso da Supervia ?
Ótimas notícias mesmo assim. Mais estações de teleférico !
Eu sempre me perco quando vejo fotos de satélite... A estação vermelha mais à direita é no morro do Adeus, certo ? E ela está ligada a uma estação no Itararé ? Legal, mas o teleférico passaria por cima ou viaduto da estrada do Itararé ? Po... Se for assim vai ficar super interessante passar por ali.
Dourado November 27th, 2007, 03:16 PM ^^Ah, esquenta não, daqui a pouco vão ligar também com o do Cantagalo e depois com o do Pão de Açúcar também.
renanfsouza November 27th, 2007, 03:22 PM Quando isso ficar pronto a gente podia formar um bonde pra ir lá bater fotos e fazer uns vídeos. Sozinho eu não vou nem me pagando.
O Alemão é um dos únicos lugares que eu realmente sinto medo.
Vinicius November 27th, 2007, 03:34 PM ^^
Renan, eu também gostaria de fazer esse passeio, mas também tenho um certo receio. Se bem que de dentro das cabines eu acho que será bem seguro fazê-lo. O problema é se nós fossemos nos aventurar pelos complexos. Mas se eu ainda estiver no Rio, eu topo ir lá.
Mas de qualquer forma é uma excelente notícia. Não teria sentido urbanizar o Complexo do Alemão sem urbanizar o complexo vizinho: o da Penha. E também excelente as notícias do começo das obras no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e da inclusão do Jacarezinho nas obras do PAC.
renanfsouza November 27th, 2007, 03:48 PM ^^ Vai se mudar ? Ixe... Perderemos um grande forista no Rio...
Mas se for pra ir lá eu queria mesmo era tirar foto de cada uma das estações e tal. Mas sei lá... Vai que a bandidagem cisma que a gente é repórter, sei lá...
jp_city November 27th, 2007, 04:58 PM São Paulo devia fazer o mesmo com Paraisopolis e Heliopolis.
Finalmente o governo vai urbanizar a Favela, fizeram o mesmo em Bogotá na colômbia e deu super certo.
ionhollfman November 27th, 2007, 06:59 PM Que ótimo.
Mas eu não subo nisso ai não rssrsr
'rational crazy' November 27th, 2007, 10:43 PM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Patrick-RJ November 28th, 2007, 01:13 AM ^^
Ué, pra que inventar se já existe um caso de sucesso que podemos copiar? Nesses assuntos, quanto menos querer inventar, melhor.
renanfsouza November 28th, 2007, 01:38 AM ^^ Concordo.
muckie November 28th, 2007, 05:33 AM 400 milhoes dava pra contruir casa, com transporte integrado, para toda essa gente
eh o brizolismo na veia
nao tou falando que os projetos sao ruins, pelo contrario... apenas acho que eh um pouco mau gasto... poderiam, por exemplo, gastar melhor e atender mais numeros de favelas... ou... investir em outras coisas carentes na cidade.... nao concentrado em 5 favelas... o pac do rio se resume a transportes e favelas... oh well
depois reclamamos que nao temos verba
Dreh November 28th, 2007, 05:38 PM Interessante. É o primeiro passo para uma urbanização realmente eficaz. O projeto é muito bacana.
Agora vai ser engraçado: O que vai ter de turista pendurado sobre as favelas falando! Oh my god, it's fantastic! Brazil is amazing! huahauahuahuaauh
Fernando_Brasil November 28th, 2007, 05:45 PM Que coisa escrota...
Se querem combater a violência e o caos urbano do Rio,a melhor coisa a se fazer é,só de início,varrer do mapa todas as favelas medonhas da Zona Sul.Enfeiam um dos cartões postais mais bonitos do mundo.Urbanização de favela pendurada na pirambeira é tacar perfume na merda.
Só as favelas horizontais de grande porte(Maré,Rio das Pedras,..) e as gigantes(Alemão e Rocinha) devem receber um projeto amplo e bem feito de reestruturação urbana.As demais,Cantagalo,Cerro Corá,Pavão Pavãozinho,Tabajaras...NA CHON!
samba_man November 28th, 2007, 05:58 PM Que coisa escrota...
Se querem combater a violência e o caos urbano do Rio,a melhor coisa a se fazer é,só de início,varrer do mapa todas as favelas medonhas da Zona Sul.Enfeiam um dos cartões postais mais bonitos do mundo.Urbanização de favela pendurada na pirambeira é tacar perfume na merda.
Só as favelas horizontais de grande porte(Maré,Rio das Pedras,..) e as gigantes(Alemão e Rocinha) devem receber um projeto amplo e bem feito de reestruturação urbana.As demais,Cantagalo,Cerro Corá,Pavão Pavãozinho,Tabajaras...NA CHON!
Concordo...vamos reflorestar as encostas e tirar as favelas de lá da zona sul....e as casas de ricos que são irregulares nas encostas, tbm devem ir NA CHON!
Não podemos ter dois pesos e duas medidas! O que estiver irregular FORA!
zeh November 29th, 2007, 12:22 AM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
trem, metrô, ônibus também são imitações:lol:
neosoux November 29th, 2007, 01:42 AM Quando isso ficar pronto a gente podia formar um bonde pra ir lá bater fotos e fazer uns vídeos. Sozinho eu não vou nem me pagando.
O Alemão é um dos únicos lugares que eu realmente sinto medo.
Eu também tenho muito interesse em conhecer!!! Mas tambem tenho medo... po, aquela área é barra pessadíssima... Mas se quiser, é só marcar que eu vou...
neosoux November 29th, 2007, 01:42 AM ^^
Ué, pra que inventar se já existe um caso de sucesso que podemos copiar? Nesses assuntos, quanto menos querer inventar, melhor.
concordo [2]
neosoux November 29th, 2007, 01:45 AM Ah, e notícias excelentes!!! Nem acredito que incluiram mais favelas ainda...
Po, são 5 favelas... Mas o que importa é o número da população favelada que vai ser atendida... E como tem umas megas favelas no meio... Qual vai ser a população?? Mais de 1/3 da população favelada da cidade???
renanfsouza November 29th, 2007, 11:52 AM Que coisa escrota...
Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
Mateus Hidalgo November 30th, 2007, 05:42 AM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
Também sou totalmente contra.
Obreiro November 30th, 2007, 08:43 AM Parece ser uma boa iniciativa, mas... A polícia vai ocupar os morros após as reformas? O estado vai se fazer presente?
neosoux November 30th, 2007, 10:48 PM ^^
Claro... Essa é a intenção. As reformas são exatamente para possibilitar que o Estado se faça presente.
jp_city December 1st, 2007, 05:22 PM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Que ótima imitação.
Seria muito bom se nosso governo sempre imitasse as coisas que deram certo em outros países.
BrunoFoca December 1st, 2007, 05:35 PM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
Favela é ocupação irregular logo eles não tem direito a NADA, NADA, NADA.
É tão dificil entender isso?
Vê se em qualquer país do mundo se uma pessoa invande um lugar e depois milhares invadem também (Nunca aconteceria porque em qualquer outro lugar o governo iria agir antes disso acontecer) na hora que o governo precisa tirar fica com frescura igual no Brasil?
Não.
Seria +- assim:
A sentença judicial foi emitida.
Vocês foram informados.
O uso de força letal foi autorizado, desafiem as autoridades policiais ao seu proprio risco.
Quando tiver minha fazenda e se algum dia o MST ou qualquer grupo terrorista destes resolver aparecer por lá, vou descer no alto da sede da fazenda que vai ter 20 andares, com 10 snipers, e vou falar:
Vocês invadiram propriedade particular dêem meia volta em 30s.
Claro que eles não vão dar e eu iniciarei a contagem.
Quando chegar em 0 eu aviso:
O uso de força letal foi autorizado.
Depois no Jornal Nacional vocês vão poder acompanhar o resto.
Que ótima imitação.
Seria muito bom se nosso governo sempre imitasse as coisas que deram certo em outros países.
Normalmente o que se faz no Brasil é pegar tudo o que deu certo em todos os outros lugares do mundo e fazer o contrario, ou não fazer nada e justificar que o Brasil é um caso aparte.
neosoux December 1st, 2007, 06:12 PM Favela é ocupação irregular logo eles não tem direito a NADA, NADA, NADA.
É tão dificil entender isso?
Vê se em qualquer país do mundo se uma pessoa invande um lugar e depois milhares invadem também (Nunca aconteceria porque em qualquer outro lugar o governo iria agir antes disso acontecer) na hora que o governo precisa tirar fica com frescura igual no Brasil?
Não.
Seria +- assim:
A sentença judicial foi emitida.
Vocês foram informados.
O uso de força letal foi autorizado, desafiem as autoridades policiais ao seu proprio risco.
Ainda bem que os nossos governantes atualmente não pensam como você e não querem fazer a violência absurda de arrancar as pessoas de suas vidas, que estão lá a muuuitos anos.... Assim, não cometem os erros do passado...
Eles não tem direito a nada??? Você deveria ler o artigo em nossa constituição que trata da "função social da propriedade"... Também tem o princípio do usucapião. Portanto, direitos eles tem sim, fato!
Remoção de favelas hoje em dia só quando elas são novas... Caso contrário é um equivoco...
BrunoFoca December 1st, 2007, 06:22 PM Ainda bem que os nossos governantes atualmente não pensam como você e não querem fazer a violência absurda de arrancar as pessoas de suas vidas, que estão lá a muuuitos anos.... Assim, não cometem os erros do passado...
Eles não tem direito a nada??? Você deveria ler o artigo em nossa constituição que trata da "função social da propriedade"... Também tem o princípio do usucapião. Portanto, direitos eles tem sim, fato!
Remoção de favelas hoje em dia só quando elas são novas... Caso contrário é um equivoco...
Você tem que ler o que diz a nossa constituição sobre o direito a propriedade.
E também sobre o que habitações irregulares causam em área de manaciais e sobre a Mata Atlantica.
Nossa constituição fala tanta coisa, se 10% dela se tornasse realidade o Brasil seria melhor que os EUA.
zeh December 1st, 2007, 06:30 PM Eu hoje li num jornal português sobre os investimentos do PAC, nas favelas do Rio... Espero que essas medidas ajudem no combate da violência e na inserção das favelas na cidade...
WallyP December 1st, 2007, 09:51 PM odeio essa coisa de teleféricos espalhados na cidade..vai parecer um varal gigante...vai entrar no guiness como "o maior varal" do mundo. Horrível.
neosoux December 1st, 2007, 10:02 PM Você tem que ler o que diz a nossa constituição sobre o direito a propriedade.
E também sobre o que habitações irregulares causam em área de manaciais e sobre a Mata Atlantica.
Nossa constituição fala tanta coisa, se 10% dela se tornasse realidade o Brasil seria melhor que os EUA.
Eu sei o que nossa constituição diz sobre o direito a propriedade. E ela dá um grande peso ao princípio da função social da propriedade. Sem dúvida nossa constituição é muito programática...
Agora, eu só quis chamar atenção para o fato de eles terem direitos sim, formalmente. Se a pessoa só possui aquela propriedade, ela não pode ser expulsa. E isso não quer dizer que os proprietários das terras também não tenham!
Também chamei atenção ao direito sustantivo que eles têm, no sentido de que eles estão lá a muito tempo, sem que ninguem tivesse feito nada, fazendo com que eles ficassem por lá muito tempo, criando vínculos com o lugar...
BrunoFoca December 1st, 2007, 10:27 PM Também chamei atenção ao direito sustantivo que eles têm, no sentido de que eles estão lá a muito tempo, sem que ninguem tivesse feito nada, fazendo com que eles ficassem por lá muito tempo, criando vínculos com o lugar...
Isso não justifica eles terem errado por estar lá.
Nada justifica o errado. Nada é desculpa para o erro, não é porque erraram em permitir eles ficarem lá a 10 anos que temos que continuar errando e deixar eles lá pelos proximos 10.
É errado eles ficarem lá.
É errado eles não terem para onde ir.
Se arrume os dois erros então, tirem eles de lá e arranje para onde ir, mas não vai justificar um erro porque não se consegue ou não se tem vontade de se resolver o problema.
Fernando_Brasil December 1st, 2007, 10:48 PM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
E eu sou radicalmente à favor.São ocupações irregulares e como tais,devem ser removidas definitivamente para áreas seguras onde aquelas pessoas possam ter acesso a um lar decente e aos serviços básicos oferecidos pelo Estado.
rsol2000 December 2nd, 2007, 12:26 AM Vão pintar pelo menos os barracos dessas "comunidades"?
Uhr Ban December 2nd, 2007, 02:24 AM ...eu não vejo idéia melhor, justamente por tratar-se de morros. Telefericos podem usar sistema de contrapeso economizando energia...bem, Pereira Passos já provou que não adianta dizimar, meu caro Fernando.
...quanto à revitalização urbana, talvez devesse tomar caminhos mais vernaculares. O teleférico, apesar de ser nada barato, pode ser melhor aproveitado junto aos projetos de revitalização urbana, integrado aos trens metropolitanos. Não é mole se locomover por aquelas ladeiras e escadarias...
...agora, tomara que ninguem queira fazer tiro ao alvo ou roubar os cabos, como em Santa Teresa. Isso ficará por conta dos fiscais comunitarios, ou seja, todos os beneficiados.
renanfsouza December 2nd, 2007, 03:23 PM As "opiniões" do Bruno eu nem comentarei.
E eu sou radicalmente à favor.São ocupações irregulares e como tais,devem ser removidas definitivamente para áreas seguras onde aquelas pessoas possam ter acesso a um lar decente e aos serviços básicos oferecidos pelo Estado.
Bem... Respeito a sua opinião, mas retirar famílias de suas casas pra mim é o fim.
Não estou dizendo que é o seu caso, mas é muito fácil acordar de manhã no seu apartamento da zona sul, ir pra varanda, se incomodar com a favela e falar que ela deve ser removida.
Não sou a favor de favela, é lógico, mas sou menos favor ainda de remover seres humanos de suas casas.
BrunoFoca December 2nd, 2007, 06:40 PM ^^
Claro porque é muito digno morar em uma favela sem infraestrutura.
Fernando_Brasil December 2nd, 2007, 07:03 PM ^^É...morar com um valão de esgoto fedorento passando em frente ao seu barraco de alvenaria e tábuas de zinco deve ser uma maravilha.Ainda mais quando se tem o risco de levar um balaço na cabeça num tiroteio entre polícia e traficantes.
Favela não é casa,não é moradia...É ocupação irregular.E como tal,deve ser removida,independente de questões passionais.O Estado tem o dever de garantir moradia digna para todos.Aquelas ribanceiras repletas de barracos não dignas nem para um cão,quanto mais para um homem.
BrunoFoca December 2nd, 2007, 07:40 PM ^^É...morar com um valão de esgoto fedorento passando em frente ao seu barraco de alvenaria e tábuas de zinco deve ser uma maravilha.Ainda mais quando se tem o risco de levar um balaço na cabeça num tiroteio entre polícia e traficantes.
Favela não é casa,não é moradia...É ocupação irregular.E como tal,deve ser removida,independente de questões passionais.O Estado tem o dever de garantir moradia digna para todos.Aquelas ribanceiras repletas de barracos não dignas nem para um cão,quanto mais para um homem.
Cara eu não consigo entender esse raciocinio.
Ah é a casa deles, ali não é lugar para morar Baralho (com C :lol: ).
neosoux December 2nd, 2007, 11:26 PM ^^É...morar com um valão de esgoto fedorento passando em frente ao seu barraco de alvenaria e tábuas de zinco deve ser uma maravilha.Ainda mais quando se tem o risco de levar um balaço na cabeça num tiroteio entre polícia e traficantes.
Por isso que as favelas tem que ser urbanizadas...
É interessante que tudo isso que você falou se encaixa perfeitamente não só para a remoção, mas para a urbanização também...
neosoux December 2nd, 2007, 11:29 PM Isso não justifica eles terem errado por estar lá.
Nada justifica o errado. Nada é desculpa para o erro, não é porque erraram em permitir eles ficarem lá a 10 anos que temos que continuar errando e deixar eles lá pelos proximos 10.
É errado eles ficarem lá.
É errado eles não terem para onde ir.
Se arrume os dois erros então, tirem eles de lá e arranje para onde ir, mas não vai justificar um erro porque não se consegue ou não se tem vontade de se resolver o problema.
1- Isso que você falou só se refere q UM direito que eu falei... O do usocapiao.
2- E é absurdo aquela população pagar por um erro de décadas dos governantes.
3- Tem ainda a função social da propriedade... E é loucura ver tantas terras desocupadas e tanta gente precisando de um terreno. Sim, porque muitas áreas não afetam áreas de mananciais e etc...
BrunoFoca December 3rd, 2007, 03:04 AM 3- Mata Atlantica.
Uhr Ban January 31st, 2008, 04:03 PM ^^...é pra lá mesmo que vão, a não ser que fiquem na sala de sua residencia!!!...ou se desintegrem..
Vittariano January 31st, 2008, 04:20 PM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Devemos copiar as boas idéias, sim!!! Tomara que não fique só no papel! :)
muckie January 31st, 2008, 10:08 PM Originally Posted by Fernando_Brasil
É...morar com um valão de esgoto fedorento passando em frente ao seu barraco de alvenaria e tábuas de zinco deve ser uma maravilha.Ainda mais quando se tem o risco de levar um balaço na cabeça num tiroteio entre polícia e traficantes.
vc esta certissimo
eh uma maldade essa politica populista em querer manter as favelas
moradia digna eh uma das necessidades basicas de um ser humano, e os barracos, sem privacidade, sem higiene, sem nada... nao sao realmente beneficos para o desenvolvimento humano
mas os criticos da remocao, que tomaram poder no brizolismo, nao kerem saber, ja que nao moram la mesmo.. eh facil falar mal de conjunto hab... e tal...
obvio que uma casa decente eh mil vezes melhor do qe um barraco, mesmo que longe... mas desde o anexo com o pauperrimo Rio de Janeiro, a politica do rio se afrouxou... curvando-se perante os favelados, e ninguem ker tocar neles pcausa dos votos
isso que eh a pior... eh uma favelizacao impulsionada por um governo preguicoso e corrupto... que faz toda a moralizacao bonitinha da favela...
mas no fundo, todos sabemos que favelas sao insustentaveis
Por isso que as favelas tem que ser urbanizadas...
É interessante que tudo isso que você falou se encaixa perfeitamente não só para a remoção, mas para a urbanização também...
soh urbanizacao, com as qualidades construtivas insalubres nao vai melhorar a vida de ninguem
o Rio pagou o preco alto com P. Passos... erradicou todos os corticos em 1906 da cidade, justamente por questoes de saude para o povo (e ainda tem sociologos me dizendo que os medicos higienistas sao burgueses elitistas).... para hj em dia ter um mar de favelas, mil vezes piores
mcorrea February 1st, 2008, 12:10 AM Concordo...vamos reflorestar as encostas e tirar as favelas de lá da zona sul....e as casas de ricos que são irregulares nas encostas, tbm devem ir NA CHON!
Não podemos ter dois pesos e duas medidas! O que estiver irregular FORA!
:applause::applause::applause::applause:
portoimagem-II February 1st, 2008, 01:25 AM Vejam o outro tipo de iniciativa para os problemas das favelas vendo a história da ex favela da Catacumba:
http://img131.imageshack.us/img131/3821/384719343be86a744biz3ld6.jpg
foto do site Carioca da Gema
http://img137.imageshack.us/img137/9356/trescasoscatacumba04pe1.jpg
http://img154.imageshack.us/img154/8306/55xt7.jpg
e HOJE
http://img132.imageshack.us/img132/4562/dsc00512ii9.jpg
Ok, tá certo que é inviável remover todas as favelas do Rio.
Mas então que se faça como já disseram aqui nesse thread: que se removam só as favelas verticais, que estão em áreas de risco, os morros, como pavão, pavãozinho, Cantagalo, Vidigal, Dona Marta...
E que se urbanize as favelas planas, horizontais, como as do Complexo da Maré, Complexo do Alemão, etc.
Outra questão: no caso do Cantagalo, favela em um local de risco, em um morro que era todo verde... será que essas melhorias do governo não traz a mensagem implícita do governo de aumento e incentivo da ocupação ilegal ???
Claro que sim.
portoimagem-II February 1st, 2008, 01:26 AM Ok, tá certo que é inviável remover todas as favelas do Rio.
Mas então que se faça como já disseram aqui nesse thread: que se removam só as favelas verticais, que estão em áreas de risco, os morros, como pavão, pavãozinho, Cantagalo, Vidigal, Dona Marta...
E que se urbanize as favelas planas, horizontais, como as do Complexo da Maré, Complexo do Alemão, etc.
Outra questão: no caso do Cantagalo, favela em um local de risco, em um morro que era todo verde... será que essas melhorias do governo não traz a mensagem implícita do governo de aumento e incentivo da ocupação ilegal ???
Claro que sim.
Eu estava no Rio em dezembro, quando aquele turista italiano morreu atropelado após ser assaltado em Ipanema.
Chamou muita antenção, na época, a rapidez com que o assaltande fugiu e se refugiou na favela Cantagalo.
A questão é: será que adianta enfeitar as favelas? Isso resolverá seus problemas? E impedirá que marginais se escondam nesses lugares de difícil acesso para a polícia?
Tudo indica que o elevador ligando Cantagalo ao metrô servirá muito mais para ganhar votos. Pois a manutenção da existência de favelas que funcionam como labirintos encarapitados nos morros vai continuar exercendo sua função: ser abrigo para a marginalidade.
.
juza February 2nd, 2008, 04:06 AM Já começaram as obras? que iam começar na sexta feira em Novembro de 2007?
Vinicius February 2nd, 2008, 06:05 AM ^^
Na Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas existiam outras cinco favelas por lá: Praia do Pinto, Ilha das Dragas, Ilha do Guarda, Piraquê, além, é claro, da Catacumba. A Lagoa, até o final da década de 70 - época da remoção de todas essas favelas - era uma região extremamente favelizada.
Aqui vai uma foto das três primeiras favelas que eu mencionei aí em cima:
http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/1200056475_f.jpg
À direita, o estádio do Flamengo e à esquerda, a região do Jardim de Alah. Hoje, essa região se encontra totalmente reurbanizada.
renanfsouza February 2nd, 2008, 09:52 AM Eu estava no Rio em dezembro, quando aquele turista italiano morreu atropelado após ser assaltado em Ipanema.
Chamou muita antenção, na época, a rapidez com que o assaltande fugiu e se refugiou na favela Cantagalo.
A questão é: será que adianta enfeitar as favelas? Isso resolverá seus problemas? E impedirá que marginais se escondam nesses lugares de difícil acesso para a polícia?
Tudo indica que o elevador ligando Cantagalo ao metrô servirá muito mais para ganhar votos. Pois a manutenção da existência de favelas que funcionam como labirintos encarapitados nos morros vai continuar exercendo sua função: ser abrigo para a marginalidade.
.
Mas se a reurbanização incluir policiamento sério, inclusive com construção de postos ou até mesmo batalhões dentro das favelas esse problema será minimizado. Esse é um problema social: aconteceria na nova localidade aonde os moradores seriam levados (caso a favela fosse removida), como acontece hoje na CDD.
Já falei o que penso: remover famílias de suas casas é desumano. E ninguém aqui tem competência para dizer que aquelas moradias são indignas. E se forem realmente, caso o estado assim entenda, que ele as deixe dígnas para aquelas pessoas morarem, ora ! Eles são tão cariocas quanto eu.
Eu só fico imaginando o sofrimento de uma senhora de 80 anos vendo a única casa que ela conheceu sendo demolida. Ou uma criança perguntando à mãe porque estão botando a baixo a casa deles. Não tem essa de "estamos indo pra um lugar melhor" ! Aquilo não são só tijolos, argamassa e Brasilit - são lares de famílias.
Eu sei que provavelmente isso vai dar pano pra manga hehehe... Mas eu vou viajar agora e só volto na quarta-feira. Desde já abraços e axé a todos.
BraVision February 2nd, 2008, 10:47 AM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Agreed, totalmente. Uma tremenda falta de visao, primeiro copiar solucao de terceiro mundo, depois urbanisar favela e' solucao mediocre. As favelas deveriam se transformar em parques como uma floresta tropical. Construir cinco novos suburbios, com a propria mao de obra das favleas, treinadas, profissionalisadas e bem remuneradas (economia gera economia) seria uma solucao visionaria e futuristica, e a violencia iria ser minima em 10 anos e o turismo iria explodir trazendo bilhoes de $$ de volta, um investimento com um retorno social, urbanistico, educacional e economico sem precedentes. Visao sim, mediocridade NOT for God sake !:ohno::down:
jp_city February 2nd, 2008, 06:43 PM Agora o trafico vai poder andar de teleférico !!!
neosoux February 2nd, 2008, 08:51 PM Eu estava no Rio em dezembro, quando aquele turista italiano morreu atropelado após ser assaltado em Ipanema.
.
Vai continuara ser um lugar de difícil acesso? Há pessoas que parecem que nem leem os projetos dos quais criticam...
O presuposto básico (eu disse básico) do projeto é a entrada do Estado na favela, possibilitando um maior monitoramento da região. Ocupação policial e social. Além disso, que já facilita o acesso do Estado na região, bem como afiscalização, haverá o alargamento de algumas vias...
E eu nem entri no mérito se o projeto é suficiente ou se vai ser bem sucedido. Me baseio apenas do que ele presupoe. Agora é fato: Se o projeto for de fato realizado ele melhorará o acesso, não sei se será o suficiente, nem seresolverá o problema.
neosoux February 2nd, 2008, 08:59 PM Agreed, totalmente. Uma tremenda falta de visao, primeiro copiar solucao de terceiro mundo, depois urbanisar favela e' solucao mediocre. As favelas deveriam se transformar em parques como uma floresta tropical. Construir cinco novos suburbios, com a propria mao de obra das favleas, treinadas, profissionalisadas e bem remuneradas (economia gera economia) seria uma solucao visionaria e futuristica, e a violencia iria ser minima em 10 anos e o turismo iria explodir trazendo bilhoes de $$ de volta, um investimento com um retorno social, urbanistico, educacional e economico sem precedentes. Visao sim, mediocridade NOT for God sake !:ohno::down:
Nossa, me desculpe, mas que visão preconceituosa! Nós somos um país de terceiro mundo e devemos copiar apenas projetos de primeiro mundo?? E os custos, e a realidade? Aliás, o seu projeto definitivamente não preza muito pela viabilidade economica e social.
E não me diga que não é preconceito seu. O projeto na Colômbia deu um resultado ótimo, que inclusive é estudado em Harvard, como um caso de extremo sucesso. Felizmente nossos governantes parecem estar passando por cima desse preconceito e olhando também para os países emergente e subdesenvolvidos, que podem agregar muito valor. Felizmente essa é uma tendência mundial..
Muito melhor copiar um projeto de um país que tem uma realidade mais próxima da gente, do que ficar viajando na maionese, achando que podemos fazer como nos desenvolvidos. E muito melhor buscar a experiência feliz de um país desse, fazendo um intercâmbio, do que começarmos do zero! Aliás, até agora não entendi qual o problema da busca deexperiência em outro local, tem que ser tudo original, por nós mesmos? Quanta inocência...
gustavomozzao February 2nd, 2008, 11:08 PM Agora o trafico vai poder andar de teleférico !!!
Comentário típico!
Vítor Dias February 2nd, 2008, 11:31 PM Então tá gente, faça-se como sempre foi feito, removam-se as favelas e joguem esse povo em conjuntos habitacionais lá na casa do chapéu. E tome nego passando 5 horas dentro do ônibus todo dia pra ir trabalhar.
Já ouviram falar do Vila Viva, da prefeitura de BH? Estão urbanizando a maior favela da cidade, o Aglomerado da Serra, realocando 70% dos moradores para o MESMO LUGAR, construindo prédios exatamente no lugar da antiga favela. Até por serem edificações mais adensadas, os prédios de apartamentos têm como acomodar todas aquelas pessoas que viviam nas milhares de encostas da favela. Tem gente aqui falando que quem mora na favela tá errado, mas ficam só batendo nesta tecla, sem discutir tudo o que o Estado fez pra levar o cidadão a "cometer esses erros" de invadir propriedades e fazer favelas.
Se esse país funcionasse direito não ia precisar de nego imigrar pra cidade grande e ter que invadir lugares horrorosos pra morar.
DiegoSP February 3rd, 2008, 01:07 AM teleférico?e em favela?? q coisa de país de 3º mundo, q ridículo!!!!!!!!!
Ginasta_PR February 3rd, 2008, 01:17 AM os favelados vão destruir tudo na primeira oportunidade
gustavomozzao February 3rd, 2008, 04:11 AM E eu sou radicalmente à favor.São ocupações irregulares e como tais,devem ser removidas definitivamente para áreas seguras onde aquelas pessoas possam ter acesso a um lar decente e aos serviços básicos oferecidos pelo Estado.
Invadiram porque quizeram? estão nessa feias favelas, sem saneamento, saúde e educação porque querem? "Enfeiam" a cidade por livre e expontanea vontade?
NÃO, Definitivamente não! Fomos nós, todos nós, que os colocamos lá. Não políticos e governantes, mas todos nós, sociedade em geral. Portanto, jogar no lixo, tirar de seus lares, à força, pessoas que não escolheram nada na vida, é no mínimo perverso. Que não permitam mais "invasões", mas retirar pessoas que vivem nesses locais há 20, 30 anos, além de ilegal (vide o usucapião), é imoral também.
Que o Estado leve dignidade pra essa gente!
Belcity February 3rd, 2008, 05:27 AM imaginem um tiroteio na hora q um bonde tiver passando.
não vai ter pra onde correr:lol:
Belcity February 3rd, 2008, 05:29 AM ^^
Na Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas existiam outras cinco favelas por lá: Praia do Pinto, Ilha das Dragas, Ilha do Guarda, Piraquê, além, é claro, da Catacumba. A Lagoa, até o final da década de 70 - época da remoção de todas essas favelas - era uma região extremamente favelizada.
Aqui vai uma foto das três primeiras favelas que eu mencionei aí em cima:
http://i250.photobucket.com/albums/gg246/Sussudio_2008/1200056475_f.jpg
À direita, o estádio do Flamengo e à esquerda, a região do Jardim de Alah. Hoje, essa região se encontra totalmente reurbanizada.
Nossa
Não sabia q exitiram favelas nessas ilhas da lagoa
q bom q foram retiradas
ionhollfman February 3rd, 2008, 05:38 AM como eu falei antes...
vão brincar de tiro ao alvo com turista hahaha
gustavomozzao February 5th, 2008, 03:51 AM como eu falei antes...
^^^^^^^ Ótimo comentário, de um morador de uma das cidades menos violenta e mais desenvolvidas do país: Carapicuiba... Pode?:banana:
Tlag February 5th, 2008, 03:33 PM No meu ponto de vista vai ficar horrível esteticamente falando.
Imaginem um monte de teleférico subindo os morros? Fora que uma favela não merece isso, acho que em primeiro lugar deveriam urbanizá-las de forma mais digna, já que ficaria muito caro e trabalhoso :| para os nossos governantes tirá-las de lá.
Espartano_bsb February 5th, 2008, 04:38 PM ^^ Não existe usucapião de terras públicas (art. 183, § 3º da Constituição Federal c/c art. 102 do Código Civil)!!! Se essas terras forem públicas mesmo não são alcançadas pela chamada prescrição aquisitiva (usucapião)...
^^ Essa idéia de teleférico não me agrada muito!!! Mas é sempre a mesma história! Entra governo e sai governo sempre surgem novas idéias mirabolantes para resolver os problemas urbanos do Rio... Sou a favor da remoção das favelas localizadas em áreas de risco, e a urgente urbanização e legalização das demais áreas invadidas... E, lógico, o Estado deve manter uma fiscalização ostensiva até então inexistente... :ohno: Fora isto, tudo não passa de blá, blá, blá...
Ginasta_PR February 5th, 2008, 08:35 PM ^^ Não existe usucapião de terras públicas (art. 183, § 3º da Constituição Federal c/c art. 102 do Código Civil)!!! Se essas terras forem públicas mesmo não são alcançadas pela chamada prescrição aquisitiva (usucapião)...
^^ Essa idéia de teleférico não me agrada muito!!! Mas é sempre a mesma história! Entra governo e sai governo sempre surgem novas idéias mirabolantes para resolver os problemas urbanos do Rio... Sou a favor da remoção das favelas localizadas em áreas de risco, e a urgente urbanização e legalização das demais áreas invadidas... E, lógico, o Estado deve manter uma fiscalização ostensiva até então inexistente... :ohno: Fora isto, tudo não passa de blá, blá, blá...
A fiscalização devia existir desde o começo de tudo, é MUITO difícil tirar milhares de famílias que moram em áreas de risco, é o único lugar que elas tem na vida, casas na favela chegam a custa 70 mil reais...E sobre a urbanização, não adianta muito, não tem espaço pra ruas, pra arrumar, pra nada, é tudo muito apertado...
è como eu digo, A favela tem q ser EVITADA...se já existe, é muito difícil de mudar
gutooo February 5th, 2008, 11:20 PM como eu falei antes...
^^^^^^^ Ótimo comentário, de um morador de uma das cidades menos violenta e mais desenvolvidas do país: Carapicuiba... Pode?:banana:
Os dois vão ser suspensos do fórum por 3 dias!
Provocações NÃO SÃO ACEITAS!
neosoux February 6th, 2008, 01:38 AM Nossa, que deprimente, é cada comentário...
Hermano February 6th, 2008, 01:45 AM Que coisa escrota...
Concordo. E as que sobrarem que construam conjuntos habitacionais, porque favela é desagradável esteticamente. Era mais fácil fazer uma varredura geral nos morros contra o tráfico, depois se implantavam escolas e hospitais, e por final, a construção de ruas e conjuntos habitacionais. Que destruam todas as favelas de morro! Até mesmo a Rocinha. O ideal seria só sobrar as horizontais, como Alemão e Maré. E mesmo assim seriam TOTALMENTE DESTRUÍDAS, para se fazer um plano de urbanização completo. Seriam construídas ruas (que atualmente não entram nas favelas em si), conjuntos habitacionais, saneamento básico, escolas, hospitais, cabines e batalhões da PM, entre outras coisas. O Estado tem que interferir mesmo, porque além de ser feio aposto que morar na favela deve ser muito desagradável. E não é expulsando pobres que se faz isso, mas sim proporcionando a eles boas condições de vida.
Mateus Hidalgo February 6th, 2008, 02:20 AM Concordo. E as que sobrarem que construam conjuntos habitacionais, porque favela é desagradável esteticamente. Era mais fácil fazer uma varredura geral nos morros contra o tráfico, depois se implantavam escolas e hospitais, e por final, a construção de ruas e conjuntos habitacionais. Que destruam todas as favelas de morro! Até mesmo a Rocinha. O ideal seria só sobrar as horizontais, como Alemão e Maré. E mesmo assim seriam TOTALMENTE DESTRUÍDAS, para se fazer um plano de urbanização completo. Seriam construídas ruas (que atualmente não entram nas favelas em si), conjuntos habitacionais, saneamento básico, escolas, hospitais, cabines e batalhões da PM, entre outras coisas. O Estado tem que interferir mesmo, porque além de ser feio aposto que morar na favela deve ser muito desagradável. E não é expulsando pobres que se faz isso, mas sim proporcionando a eles boas condições de vida.
um conjunto habitacional medíocre (arquitetonicamente falando) de 32m² a 50km do centro da cidade? acho que não.
Ar-Nimruzîr February 6th, 2008, 03:15 PM um conjunto habitacional medíocre (arquitetonicamente falando) de 32m² a 50km do centro da cidade? acho que não.
^^
De fato, Cidade de Deus taí para mostrar como uma desfavelização precária de pouco adianta. Ao meu ver, planos de desfavelização precisam tomar os seguintes cuidados:
- O novo local de assentamento das famílias deve ser o mais próximo possível do local original da favela.
- O local precisa receber toda a infra-estrutura: escolas, posto policial, praças, centros comunitários, creches, posto de saúde, etc.
- Transporte público rápido e de qualidade para o centro da cidade.
- Dar preferência a pequenos predinhos habitacionais; blocões "Cingapura" não são desejáveis (geram muitos problemas), assim como casinhas (os puxadinhos, edículas e invasões proliferam nesse caso, levando à um processo de "corticização", tal qual em CdD).
Mateus Hidalgo February 6th, 2008, 03:24 PM ^^
De fato, Cidade de Deus taí para mostrar como uma desfavelização precária de pouco adianta. Ao meu ver, planos de desfavelização precisam tomar os seguintes cuidados:
- O novo local de assentamento das famílias deve ser o mais próximo possível do local original da favela.
- O local precisa receber toda a infra-estrutura: escolas, posto policial, praças, centros comunitários, creches, posto de saúde, etc.
- Transporte público rápido e de qualidade para o centro da cidade.
- Dar preferência a pequenos predinhos habitacionais; blocões "Cingapura" não são desejáveis (geram muitos problemas), assim como casinhas (os puxadinhos, edículas e invasões proliferam nesse caso, levando à um processo de "corticização", tal qual em CdD).
O problema é o seguinte: é impossível encontrar grandes áreras livres e baratas perto do centro das grandes cidades. No Rio então...
snt3000 September 16th, 2009, 04:51 PM Ressuscitando: alguém sabe em que pé está a instalação desse teleférico?
Vinicius September 16th, 2009, 04:56 PM ^^
As obras estão em andamento, mas não tenho informações adicionais.
snt3000 September 16th, 2009, 05:08 PM Jovens em situação de risco irão trabalhar no teleférico do Alemão
08.09.09
Rio - As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão chegam a um dos mais esperados momentos: o teleférico. Até agora tudo estava restrito à demolição das casas, abertura de acessos e à fundação das cinco estações que serão construídas na comunidade. A partir de outubro, com a chegada de uma das 152 gôndolas que funcionarão no local, haverá uma capacitação de jovens, nas escolas da região, para que eles possam atuar nas estações, ajudando os moradores na utilização do meio de transporte.
A gôndola-escola vai circular por todo o complexo, com demonstração da melhor forma de utilização do teleférico para os moradores. Os ensinamentos serão repassados por 60 jovens em situação de risco, do projeto Protejo, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), também moradores da comunidade. Esses jovens, depois que o teleférico entrar em operação, irão trabalhar como guias nas estações. A previsão é de que o teleférico esteja concluído e iniciando as operações de teste em abril, ficando seis meses em operação até ser aberto à comunidade.
As seis estações do teleférico terão painéis temáticos, feitos em mosaico por jovens moradores do local. Os meninos serão capacitados por Vale, morador de Vigário Geral, que começou o trabalho naquela comunidade. Fã de Gaudi, o artista passou alguns anos na Espanha, estudando a técnica do mosaico para envolver os jovens de comunidades carentes com a arte. Recentemente voltou a Vigário Geral e ensinou a arte do mosaico a jovens, que fizeram a identificação de 100 casas, colocando nomes dos moradores e números nas fachadas.
Na década de 90, Valmir Vale ficou conhecido ao fazer uma escultura com 12 mil cápsulas de revólver. Segundo o artista, a obra encontra-se no Museu do Senado. Vale ressalta que a identificação artística de casas e ruas estimula os moradores a melhorarem a fachada de suas moradias.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/9/jovens_em_situacao_de_risco_irao_trabalhar_no_teleferico_do_alemao_33938.html
lusorod September 20th, 2009, 05:07 PM eu acho que as favelas teriam sim de ser removidas de certos locais, principalmente em áreas protegidas, em áreas de risco e em parte da zona sul sim senhor. A violência nessas localidades afetam um gde gerador de riquezas para todos que é o turismo carioca e em nome do bem comum algumas favelas da zona sul deveriam sim ser removidas. No entanto muitas outras favelas deveriam se integrar à malha urbana e receber tudo o que tem direito. Titulos de propriedade, presença forte do estado via policia, bombeiros, hospitais, creches, escolas.....etc. Transporte publico e saneamento básico. Eu acho a iniciativa do teleferico ótima apesar de tb pensar seriamente no perigo de utilizar esse transporte mediante à violência dessas cmunidades.
Ricardo Sandre September 20th, 2009, 10:22 PM 400 milhoes dava pra contruir casa, com transporte integrado, para toda essa gente
eh o brizolismo na veia
Não é brizolismo, é a quantidade de votos na veia. Cabralzinho não é bobo :lol:
Os teleféricos vai ser bom para facilitar a vida dos olheiros, os aviões . a logística de transporte e distribuição da cocada branca e preta :lol:
MedCage1 September 21st, 2009, 04:28 PM 5 favelas, so faltam 955!!! rsrsrsrsrs!! Sou muito mais projetos como o vila viva em BH, fazer largas avenidades cortando as favelas, derrubando barracos e contruindo apartamentos decentes, no futuro vamos ver oq vai dar mais certo!! A europa ja fez projetos parecidos com d BH no passado, india e china fazem o msm derrubando bairros atras d bairros, mas no Rio parece q forças ocultas não querem isso!!
Ricardo Sandre September 22nd, 2009, 12:22 AM 5 favelas, so faltam 955!!! rsrsrsrsrs!! Sou muito mais projetos como o vila viva em BH, fazer largas avenidades cortando as favelas, derrubando barracos e contruindo apartamentos decentes, no futuro vamos ver oq vai dar mais certo!! A europa ja fez projetos parecidos com d BH no passado, india e china fazem o msm derrubando bairros atras d bairros, mas no Rio parece q forças ocultas não querem isso!!
Será que são as malícias ? digo, milícias. :lol:
As vezes eu acho que falta seriedade na política. Mas como existe aquele ditado; "cada povo tem o governo que merece". Por isso "little boy" ainda é popular.
pedrop.rio September 22nd, 2009, 01:06 AM 5 favelas, so faltam 955!!! rsrsrsrsrs!! Sou muito mais projetos como o vila viva em BH, fazer largas avenidades cortando as favelas, derrubando barracos e contruindo apartamentos decentes, no futuro vamos ver oq vai dar mais certo!! A europa ja fez projetos parecidos com d BH no passado, india e china fazem o msm derrubando bairros atras d bairros, mas no Rio parece q forças ocultas não querem isso!!
Te apresento a Cidade de Deus. Ela é exatamente isso que você disse. Veja só como deu certo... :crazy:
Tudo bem que lá foi um lugar onde moveram as pessoas de uma favela demolida (então deveria ser mais facil ainda urbanizar), mas "revitalizações urbanisticas" em favela nós tivemos aos montes, 'Favela Bairro' foi só uma delas, que fez isso tudo que você disse.
No RJ o buraco é mais embaixo, é preciso que o Estado se faça presente de modo imponente, levando estudo, meio de transporte, polícia. É o que está sendo feito agora nas favelas que já foram pacificadas.
MedCage1 September 22nd, 2009, 04:28 AM Cidade d Deus foi feita d forma mt amadora, fruto da incopetencia governamental d produzir projetos descentes, existem varios projetos bem sucedidos no mundo, não precisa inventar, so copiar oq ja deu certo!
Mexicano21 September 22nd, 2009, 06:29 AM ^^
Nesse caso específico não dá para simplismente copiar; as causas da pobreza, violência e demais problemas de uma comunidade não são iguais em qualquer lugar do mundo. As soluções precisam sim ser localizadas.
felipevarig787 September 23rd, 2009, 12:19 AM os favelados vão destruir tudo na primeira oportunidade
típico...Acho ridiculo... super 3° mundo,masssss se vai melhorar ,que melhore, pq é melhor deichar melhorado do que num faze nada
HenriqueBSB September 23rd, 2009, 12:37 AM Pra mim não existe nada para melhorar o Rio de Janeiro, mas tomara que pelo menos saia do papel.
tiagox2005z September 23rd, 2009, 07:09 PM ahhhhh entaoo ée isso q estao fazendoo la! eu outro dia (20/09) passei em bonsucesso e vi essa obra e nao sabia o q era.. agora ja to ligadoo com esse projetoo :D
q bom e to ancioso a andar nesse telefericoo.. tomara q nao seja muito caroo!
luizz27 September 26th, 2009, 05:08 AM alguém tem fotos das obra??
gustavomozzao October 3rd, 2009, 06:32 AM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
Isso aí, não seria mais fácil resolver nossos problemas sociais ao invés de varrer os pobres pra debaixo do tapete?
gustavomozzao October 3rd, 2009, 06:36 AM Eu estava no Rio em dezembro, quando aquele turista italiano morreu atropelado após ser assaltado em Ipanema.
.
Nas favelas não moram marginais, mas cidadãos de bem. Marginais existem sim nas favelas, assim como na Atlântica ou na Vieira Souto, alías existem mais marginais em Brasília que em todas as favelas do Rio juntas.
paulo lima October 3rd, 2009, 07:13 AM Desde 2007 esculto falar desse telefericos, ate hoje nada, nao acredito muito nao.
Wey October 3rd, 2009, 03:03 PM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
(sei que é antigo e fora de contexto, mas tenho que responder)
E que tal por razões de ilegalidade na ocupação do solo, piratização de serviços e presença de estado paralelo?? Ahh, e também são feias, claro...
Euskal October 3rd, 2009, 03:49 PM Nas favelas não moram marginais, mas cidadãos de bem. Marginais existem sim nas favelas, assim como na Atlântica ou na Vieira Souto, alías existem mais marginais em Brasília que em todas as favelas do Rio juntas.
Discursinho antigo esse...
nunobsb October 3rd, 2009, 05:36 PM ^^ E muito preconceituoso por sinal!
Como todos sabem, os políticos que passam, no máximo, de segunda a quinta em BSB são provenientes de todas as unidades da federação...
pedrop.rio October 3rd, 2009, 09:57 PM Desde 2007 esculto falar desse telefericos, ate hoje nada, nao acredito muito nao.
Ué, mas os pilares e estações já estão sendo construídos até, não tem no que acreditar ou desacreditar...
Mares de Morros_XXI October 4th, 2009, 10:24 AM Que coisa escrota...
apoaido!!
BraVision October 4th, 2009, 10:45 AM Concordo. E as que sobrarem que construam conjuntos habitacionais, porque favela é desagradável esteticamente. Era mais fácil fazer uma varredura geral nos morros contra o tráfico, depois se implantavam escolas e hospitais, e por final, a construção de ruas e conjuntos habitacionais. Que destruam todas as favelas de morro! Até mesmo a Rocinha. O ideal seria só sobrar as horizontais, como Alemão e Maré. E mesmo assim seriam TOTALMENTE DESTRUÍDAS, para se fazer um plano de urbanização completo. Seriam construídas ruas (que atualmente não entram nas favelas em si), conjuntos habitacionais, saneamento básico, escolas, hospitais, cabines e batalhões da PM, entre outras coisas. O Estado tem que interferir mesmo, porque além de ser feio aposto que morar na favela deve ser muito desagradável. E não é expulsando pobres que se faz isso, mas sim proporcionando a eles boas condições de vida.
Agreed, concordo, e' a unica solucao, qualquer outra solucao e mediocridade e falta de visao. O Rio vende esta imagem de cidade maravilhosa com um grande componente de horrorosa, por que estes governantes ficam cfriando solucao band-aid, teriam que aproveitar as olimpiadas, uma oportunidade unica, outra so daqui a 50 anos, pra erradicar estas favelas dos morros, e' agora ou nunca, vamos comecar uma campanha igual a da olimpiada, a olimpiada da erradicacao destas favelas em morros e transformas este morros em parques com muito verde.. vamos ja, abaixo estas solucoes medioces de telefericos copiados da Colombia, vamos copiar Singapore e Canada, parem de copiar solucoes de terceiro mundo, poem tudo no chao, ou vamos responsabilizar e mover acoes contra estes governantes na justica por excesso de mediocridade e falta de visao. Poem no chao ja, isto e' uma VERGONHA, morros limpos e verdes e' o que a Cidade Maravilhosa demanda, pra ser realmente maravilhosa.:cheers:
snt3000 October 4th, 2009, 12:59 PM ^^ Algo me diz que a solução não é simplesmente pegar uma dúzia de tratores e botar tudo abaixo.
Primeiro q assim vc cria um contingente gigantesco de sem-teto. O que fazer com eles?
Opção a) Construir conjuntos habitacionais e assentá-los. O problema dessa opção é que os conjuntos seriam em lugares afastados, desfigurando totalmente a organização social da comunidade, criando custos adicionais (ex. a doméstica do Cantagalo teria q passar a tomar ônibus p/Copa) e desemprego (dos pequenos comerciantes e prestadores de serviço da própria favela, por exemplo). Essa transição tem que ser pensada e apoiada por um programa de recolocação, ou algo assim.
Opção b) Adotar a locação social (subsidiar aluguéis em locais próximos) ou adquirir imóveis subutilizados e dar-lhes finalidade habitacional. Isso resolve em parte a questão do deslocamento físico, mas não os demais.
Enfim, sou a favor de erradicar as favelas e dar condições de habitação dignas para aquelas pessoas, mas no clima de hoje em que se defende o "Direito à cidade", e o Brasil sendo uma democracia, não vai ser tão simples quanto o que Pequim fez, por exemplo, de botar abaixo os hutongs.
Como é essa experiência do Canadá? Acho que lá os problemas são infinitamente menores e eles resolviam com assentamentos temporários até as pessoas se recolocarem, o que seria impraticável no Rio.
p.s. acabo de ler que a posse de imóveis na Rocinha está sendo regularizada pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e isso será reproduzido em situações parecidas no Brasil todo. Isto é, o governo não tem intenção de tirar as pessoas dos morros a não ser que estejam em situação de risco (deslizamento etc.). Acho que uma ação maciça de erradicação já está fora de questão.
luclasaw October 4th, 2009, 01:51 PM Gente! favela é também Rio de Janeiro não precisa ter vergonha e esconder aquilo que esta enrraizada na sociedade brasileira,favela também tem cultura e vida e até a sua econômia não podemos focar só a violência e o tráfico.Vejo isso pelo lado humano,favela não é só gente ruin!O Brasil será uma grande País rico no futuro próximo mas as favelas sempre vão estar lá isso porque até Tóquio,N.Y,Londres,Paris tem seus mundinhos miseraveis!
pedrop.rio October 5th, 2009, 12:10 AM Eu também tinha essa visão de "tem que derrubar tudo", mas já estou mudando meu ponto de vista. Nunca nascerá um político que seja kamikase ao ponto de desalojar milhares de eleitores assim, do nada. Além disso, ainda tem a situação delicada do relocamento dessas familias, que podem criar comunidades até piores (vide Cidade de Deus).
O melhor pro Rio é urbanizar as favelas horizontais, transformando-as em bairros. E remover as favelas em áreas de risco, ou aquelas que sejam muito pequenas. Quando isso não for possível, ao menos prover a comunidade de equipamentos, permitindo que o próprio capital privado faça o resto do trabalho de revitalização. É o que estamos vendo acontecer agora no Santa Marta.
Com o devido investimento em transportes, essas áreas começarão a se esvaziar, dando lugar a construções mais valorizadas...
E pra quem não sabe, o Complexo do Alemão é bem horizontal, então o teleférico se encaixa muito bem lá.
gustavomozzao October 5th, 2009, 09:31 AM Eu também tinha essa visão de "tem que derrubar tudo", mas já estou mudando meu ponto de vista. Nunca nascerá um político que seja kamikase ao ponto de desalojar milhares de eleitores assim, do nada. Além disso, ainda tem a situação delicada do relocamento dessas familias, que podem criar comunidades até piores (vide Cidade de Deus).
O melhor pro Rio é urbanizar as favelas horizontais, transformando-as em bairros. E remover as favelas em áreas de risco, ou aquelas que sejam muito pequenas. Quando isso não for possível, ao menos prover a comunidade de equipamentos, permitindo que o próprio capital privado faça o resto do trabalho de revitalização. É o que estamos vendo acontecer agora no Santa Marta.
Com o devido investimento em transportes, essas áreas começarão a se esvaziar, dando lugar a construções mais valorizadas...
E pra quem não sabe, o Complexo do Alemão é bem horizontal, então o teleférico se encaixa muito bem lá.
O Complexo do Alemão é horizontal?
pedrop.rio October 6th, 2009, 03:31 AM O Complexo do Alemão é horizontal?
Comparado com as favelas da Zona Sul, dependuradas em ribanceiras, ele é bem horizontal sim.
Talvez eu tenha colocado de forma errada, não quis dizer que ele é plenamente horizontal, mas é um local que seria facilmente viável de ser ocupado por um bairro normal. Não é uma encosta de morro perigando desmoronar.
diMonteiro October 7th, 2009, 05:27 AM ...
mitusqui October 7th, 2009, 12:07 PM Merci beaucoup!
DG Aluado November 25th, 2009, 06:13 PM Jornal Extra - 7.11.2009
Obras em três das cinco estações do teleférico estão em fase final
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/11/321_558-adeus.jpg
Elas já podem ser vistas por quem passa por algumas vias expressas. Mas é chegando mais perto que se percebe como as obras em três das cinco estações do teleférico do Complexo do Alemão estão entrando na reta final. A do Adeus é um exemplo. Além do embarque e desembarque de passageiros, haverá também uma sala de leitura. Além disso, foram construídos três mirantes no alto do morro, com 137 metros de altitude. De lá, pode-se ter uma das vistas mais completas do Rio, que inclui Baía de Guanabara, Igreja da Penha, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Cais do Porto.
— As gôndolas já estão sendo transportadas, de navio, da França para cá. Até junho do ano que vem estaremos com tudo pronto para entrarmos em uma fase de testes que deve durar quatro meses. Depois, enfim, as pessoas passarão a ser transportadas — disse o gerentes das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Alemão, Wilson José Fernandes.
http://i.imagehost.org/0229/321_656-gondola.jpg
Na estação da Baiana, 40% da obra, considerados a parte mais trabalhosa, estão concluídos. Lá — onde haverá apenas o embarque e desembarque de passageiros — a estrutura deve ser finalizada até o fim de dezembro. Obras ocorrem ainda no acesso à estação: a rua ganha pavimentação e foram instaladas redes de água e de esgoto. A situação se repete na estação da Fazendinha, onde a primeira etapa da construção está prestes a ser concluída.
As obras menos adiantadas são as das estações do Alemão e da Itararé. Mas, apesar de os trabalhos ainda estarem sendo feitos na fundação da estrutura, Wilson Fernandes garantiu que não haverá atrasos.
— Estamos dentro do cronograma — afirmou ele.
Foram investidos na construção do teleférico R$ 165 milhões. A ponta da linha é a estação de trem Bonsucesso, onde os passageiros embarcarão. A última parada é a Fazendinha, morro que tem 142 metros de altitude.
Na Avenida Itaóca 1833, 192 apartamentos receberam os retoques finais para serem entregues ao moradores do Complexo do Alemão já cadastrados para recebê-los. Cada uma das unidades tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. A entrega será até o fim do ano e deve contar com a presença do presidente Lula.
As gôndolas que farão o transporte dos passageiros - serão 152 ao todo, com capacidade para oito pessoas sentadas e duas em pé cada - devem chegar ao Rio até o fim do ano. Adquiridas na França, elas devem ser pintadas de azul - mesma cor usada pelo governo estadual. Elas percorrerão em 14 minutos o trajeto entre a estação de trem de Bonsucesso até o alto do Morro da Fazendinha, que tem 142 metros de altitude.
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/post.asp?t=obras-em-tres-das-cinco-estacoes-do-teleferico-estao-em-fase-final&cod_post=238491
Galeria do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Flickr
Obras no Complexo do Alemão (05/11/2009) por Governo do Estado do Rio de Janeiro.
http://i.imagehost.org/0031/sem_t_tulo1.jpg
Estação do teleférico Morro da Baiana - Complexo do Alemão. Foto: Fernanda Almeida
http://i.imagehost.org/0665/sem_t_tulo2.jpg
Estação teleférico Morro do Adeus. Foto: Fernanda Almeida
AlexandreBSB November 26th, 2009, 02:48 AM Nossa que interessante, não estava botando muita fé nesse projeto, mas que bom ,eles esta sem atraso isso é dificil no Brasil.
Mas ele é integrado com algum trasporte Publico?
Carlos Lacerda November 26th, 2009, 02:51 AM ^^
Sim, estação de Bonsucesso da Supervia (trem).
Luiz Fernando XD November 26th, 2009, 02:53 AM Supervia, Sistema de trens metropolitanos.
snt3000 November 26th, 2009, 03:57 AM Jornal Extra - 7.11.2009
Obras em três das cinco estações do teleférico estão em fase final
Até junho do ano que vem estaremos com tudo pronto para entrarmos em uma fase de testes que deve durar quatro meses.
Na estação da Baiana, 40% da obra, considerados a parte mais trabalhosa, estão concluídos.
Pelas fotos e pelo número acima, não parecem estar em fase final não...e se fica pronto só em junho e inauguração, depois dos testes, em outubro (aliás pode inaugurar no mês da eleição?), ainda falta muito.
Só para efeito de comparação, o VLT de Brasília começou a ser construído em setembro (2009) e ficará pronto já em abril de 2010. Eu sei que é outro tipo de obra e outra dimensão, mas o teleférico é tão mais complexo assim?
paulo lima November 27th, 2009, 04:25 AM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
Nao e a questao de copiar por falta de criatividade:bash:
Pelo menos um algo bom que o Rio pegou ideia de Bogota.:)
VAi ficar Showw de Bola quendo ficar pronto!:)
paulo lima November 27th, 2009, 04:34 AM como eu falei antes...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk:lol:......pior que e verdade mesmo kkkkk, e capaz de ate abaterem o Teleferico(jogar Missil nele), igual em que fizeram com o Helicptero da PM no mes passado.
Na verdade esse negocio de Violencia e uma vergonha :ohno::ohno: e pior que suja a imagem do Brasil la na Europa:ohno::ohno::ohno:. E triste isso...:ohno:
Cobucci November 28th, 2009, 08:44 PM kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk:lol:......pior que e verdade mesmo kkkkk, e capaz de ate abaterem o Teleferico(jogar Missil nele), igual em que fizeram com o Helicptero da PM no mes passado.
Na verdade esse negocio de Violencia e uma vergonha :ohno::ohno: e pior que suja a imagem do Brasil la na Europa:ohno::ohno::ohno:. E triste isso...:ohno:
Isso, cara. Vai ser assim mesmo. Afinal, esse é o cotidiano do Rio de Janeiro: Desviar de mísseis.
AlexandreBSB December 5th, 2009, 10:36 PM Topico off...
Lar Doce Lar 36º – Família do Carmo
Do alto do Morro Dona Marta, de onde se vê a baía de Guanabara e o Cristo Redentor, as vielas da favela têm nome e as casas têm número. Na rua das Roseiras, fica a casa de Raimunda – 31 anos, mãe de Isabela de 16, Isaac de 11 e Gabriel de 9 anos.
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/antes_3.jpg?w=500&h=375
Ela tem curso de manicure e de cabeleireira. Mas por conta de uns tombos que andou levando, arranjou uma lesão na coluna e perdeu o emprego que tinha no Flamengo. Já teve salãozinho em casa e agora atende quando dá. Na foto de baixo dá pra ver a placa do antigo salão…
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/antes_2.jpg?w=500&h=375
A casa estava construída praticamente dentro de um buraco, com um desnível de 1,70m abaixo da rua.
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/antes_5.jpg?w=500&h=375
Toda a família de Raimunda mora na rua das Roseiras. São 17 pessoas em 4 barracos, de 2 cômodos, improvisados como era o dela. Ficam em terrenos totalmente fora dos padrões, como esse de 3,72m de largura por 10m de comprimento.
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/antes_4.jpg?w=500&h=375
Os terrenos em declive dificultam em muito o acesso às casas e o transporte do material de construção. Para ajudar, a própria comunidade agilizou um bondinho, que percorre 4 estações pelo morro.
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/planta-antes2.jpg?w=500&h=259
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/planta-depois-terreo.jpg?w=500&h=252
A antiga casa foi totalmente demolida e o terreno nivelado à altura da rua, onde foi construído o térreo da nova casa e o pavimento superior.
Optamos pela construção seca (steel frame), pra facilitar a subida dos materiais, já que as estruturas e as placas cimentícias são leves e o acabamento se resolve praticamente só com pintura. Outro ponto a favor da construção seca é que ela gera pouco resíduo na obra. Ou seja, não tivemos entulho pra remover.
No lugar das festejadas lajes do morro, instalamos um telhado verde, que traz mais conforto térmico para a casa, fica mais bonito e só deixa o churrasquinho de domingo mais gostoso. E muito importante: em terrenos em declive, o telhado verde ainda vai retardar as águas das chuvas, ajudando a combater alagamentos e desmoronamentos.
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_entrada3.jpg?w=500&h=485
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_cozinha.jpg?w=500&h=333
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_salao_angelica.jpg?w=500&h=337
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_quarto_menina2.jpg?w=500&h=478
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_quarto_casal.jpg?w=500&h=306
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_menino.jpg?w=500&h=518
http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/depois_banheiro2_box.jpg?w=500&h=490
Presente para a comunidade
A nova casa da Raimunda foi pensada para atender às necessidades do dia a dia da família Do Carmo, mas também como modelo que poderá servir a qualquer família dentro do perfil da comunidade, com a possibilidade de aumentar a área e até de abrir um negocinho próprio.
Esse projeto de soluções foi doado pela Rosenbaum para a comunidade Morro Dona Marta e entregue em mãos para o Secretário de Planejamento e Obras do Rio de Janeiro, Sérgio Dias. Contempla as seguintes opções:
1 quarto + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia
1 quarto + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia + área para uso comercial
2 quartos + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia
2 quartos + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia + área para uso comercial
3 quartos + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia
3 quartos + banheiro + copa/cozinha + sala + lavanderia + área para uso comercial
Urbano Prudente December 6th, 2009, 05:52 AM ^^ VI este programa hoje, e a transformação que fizeram no "barraco" foi algo fora do comum, transformando-a numa casa bem legal. Muitos pensariam que a solução seria tirar aquela família do morro e fazer uma casa em um outro lugar, mas a criatividade fez que conseguissem erigir uma casa legal em um terreno difícil. Pena que só aquela família foi agraciada com a transformação de sua casa. Espero que o governo adote a idéia dos arquitetos e agracie muitas outras famílias na favela, para, enfim, viverem em locais dignos e não miseráveis.
Sobre o projeto de teleféricos eu achei uma excelente idéia. Bom ver que as obras estão adiantadas e nao vai haver atrasos :)
DG Aluado December 10th, 2009, 11:20 PM Topico off...
[/B]
Isso daí é uma TV de LCD?
andrelot December 10th, 2009, 11:44 PM Os eletrodomésticos todos novos! E devem estar pendurados em 30 prestações. A casa é bonita, mas seria melhro se construída em Santa Cruz! Em um lugar horizontal, com uma rua na frente da casa etc.
Pulando a felizarda. Fica a pergunta: haverá policiamento 24h fortemente armado para evitar que esse teleférico vire o bonde do pó, literalmente?
WallyP December 11th, 2009, 03:14 AM andre, vc tem certeza que mora no Rio? pq as vezes seus comentários me poarecem tão out of city view.
muckie December 11th, 2009, 05:18 AM Os eletrodomésticos todos novos! E devem estar pendurados em 30 prestações. A casa é bonita, mas seria melhro se construída em Santa Cruz! Em um lugar horizontal, com uma rua na frente da casa etc.
Pulando a felizarda. Fica a pergunta: haverá policiamento 24h fortemente armado para evitar que esse teleférico vire o bonde do pó, literalmente?
rs... bonde do pó...
Mas felizmente isso não ocorreu... Na Dona Marta está tudo em paz aparentemente.. mas faz sentido
luancarpe December 11th, 2009, 06:30 AM Isso daí é uma TV de LCD?
É! Uma delas, porque eu vi duas quando assisti ao programa.
Depois reclama que não tem dinheiro pra alimentar os filhos...
Tamarindo Cobra December 11th, 2009, 03:24 PM Televisão de LCD dá pra dividir em 60 parcelas de 60 reais que não pesa para uma Dona de Casa empregada sem CLT. E uma pessoa dessa classe social não tem segurança alimentar em risco, mas não tem condições de pagar colégio particular (esse sim custa caro e não é financiado por ninguém!) para 3 de seus 4 5 filhos.
Então sim, é plausível possuírem eledromésticos que classes superiores não possuem mesmo vivendo em lugares de risco, invasões, com falta de segurança pública, sem oportunidades para os adolescentes e ensino de qualidade para as crianças!
felipevarig787 December 11th, 2009, 03:29 PM É! Uma delas, porque eu vi duas quando assisti ao programa.
Gente calma lá.....ela tem 2 Tv's LCD de 42 ,mas foi o marido dela que ganhou em uma comptição onde ele trabalha ,pq ela trabalha com vendas.....
Mas enfim ,adorei a casa super criativa!!!!!!
bruno_rio December 12th, 2009, 03:49 PM Pulando a felizarda. Fica a pergunta: haverá policiamento 24h fortemente armado para evitar que esse teleférico vire o bonde do pó, literalmente?
Não! Não haverá policiamento fortemente armado porque isso não será necessário.
Por que essa neura de ter um personagem estilo Juiz Dredd ou Capitão Nascimento para que as coisas funcionem direito? As UPP estão aí justamente para provar que a cidade ganha mais justamente com o contrário, um policiamento mais cooperativo e preventivo e menos impositivo, punitivo...
O Santa Marta é um lugar diferente hoje e, se houver policiamento (e torço para que haja) vai ser igualzinho ao resto da comunidade.
AlexandreBSB December 15th, 2009, 04:50 AM Isso daí é uma TV de LCD?
Sim realmente, vi o programa Lar Doce Lar e a dona da casa tinha duas, o namorado dela era representante da Marca ,si não me engano LG... ai ele ganhar por bonificação alguma coisa do tipo... xD
MedCage1 December 18th, 2009, 11:41 PM Repare a maquina de lavar, geladeira e o microondas todos novinhos, mais Tv lcd!! Olha a condição da casa!! uhauhauahuahau!!
MGS200 December 20th, 2009, 11:37 AM É esse o caminho !!!! Parabéns.
Cauê December 21st, 2009, 05:36 PM http://i.imagehost.org/0229/321_656-gondola.jpg
Eu gostei muito dos bondinhos. Além de parecer ser um projeto funcional este, os bondinhos também são bem moderninhos. Estou feliz com isso. Eu espero que o Cabral leve uma unidade de polícia pacificadora para esta região, ano que vem.
Nighto December 23rd, 2009, 05:22 AM Excelente notícia. Quando inaugurar, a gente marca um dia e visita, todos juntos. :)
[]s
Diogo_Gardoni December 24th, 2009, 05:14 AM É! Uma delas, porque eu vi duas quando assisti ao programa.
Mas quem disse que eles não têm dinheiro pra alimentar os filhos?
É engraçado como ainda as pessoas têm uma visão absurdamente estereotipada da vida nas favelas...
Pra mim, o que falta a essas comunidades é segurança, urbanização e saneamento. Se todas elas fossem verdadeiramente urbanizadas, com moradias qualificadas e, principalmente, livres do tráfico, seriam lugares dignos como qualquer outro para se viver.
lusorod December 24th, 2009, 10:37 AM São Paulo devia fazer o mesmo com Paraisopolis e Heliopolis.
Finalmente o governo vai urbanizar a Favela, fizeram o mesmo em Bogotá na colômbia e deu super certo.
u'e mas nao esta?
paulo lima December 24th, 2009, 08:09 PM Vcs sabem qual data de Prevista para Conclusão dos telefericos dai do Rio?
E verdade mesmo que nas Favelas de Sao Paulo, tbn existe um projeto para implantaçao dos Telefericos?
paulo lima December 24th, 2009, 08:11 PM :)
paulo lima December 24th, 2009, 08:12 PM Vai ficar legal o Teleferico do Rio :)
BraVision December 27th, 2009, 02:49 PM Enquanto houverem favelas o Pais nao entrara ao grupo seleto de Paises desenvolvidos. Simples como 2 + 2 = 4.:ohno:
raffasoares December 27th, 2009, 02:56 PM Enquanto houverem favelas o Pais nao entrara ao grupo seleto de Paises desenvolvidos. Simples como 2 + 2 = 4.:ohno:
Ué... como se os países desenvolvidos não tivessem também suas mazelas e favelas também.
São muito menores e em menos quantidades, mas sabemos que tem.
BraVision December 30th, 2009, 03:04 PM Ué... como se os países desenvolvidos não tivessem também suas mazelas e favelas também.
Nao ha uma so favela nas cidades australianas. Aqui os refugiados sao colocados em apartamentos no nivel de classe media brasileira. Torco pelo nosso Brasil, pra melhorar, esta melhorando, mas a falta de visao dos que decidem e um grande impecilho. Ainda hoje assisti ao Galvao Bueno intrevistando o Joao Havelange e ao fundo o campo de golfe Itanhanga, que sera usado pra olimpiada, ja imaginou que imagem o mundo vai assistir, com aquele favelaco no morro bem atras do clube. Vai ser horrivel, a primeira olimpiada com um lado maravilhoso e de outro um mar de favelas. Se houvesse um minimo de visao, teria que por tudo abaixo, senao melhor devolver a olimpiada pra Madrid.:cheers:
richardmilk December 31st, 2009, 08:48 PM as favelas nos morros cariocas nao vao sumir e nem teria como reassentar todo mundo, a grande coisa seria urbanizar, melhorar a fachada, pintar tudo, levar saneamento e transformar o local em copias dos povoados das ilhas gregas, com as casinhas brancas no morro, como outro forista falou. Esse e' o caminho e acho q esse teleferico e' uma grande ideia, se bem q eu acho que isso seria pra fazer mais no final, depois que tudo tivesse urbanizado.
Cobucci January 2nd, 2010, 02:46 AM as favelas nos morros cariocas nao vao sumir e nem teria como reassentar todo mundo, a grande coisa seria urbanizar, melhorar a fachada, pintar tudo, levar saneamento e transformar o local em copias dos povoados das ilhas gregas, com as casinhas brancas no morro, como outro forista falou. Esse e' o caminho e acho q esse teleferico e' uma grande ideia, se bem q eu acho que isso seria pra fazer mais no final, depois que tudo tivesse urbanizado.
Eu já falei dessa ideia das ilhas gregas aqui no SSC. Acho que o teleférico vai ajudar a chegar nesse ponto melhorado das favelas.
Eu sempre olho pras favelas imaginando as casas bem pintadas e com janelas decoradas, sem ser aquelas quadradas de alumínio.
MedCage1 January 9th, 2010, 12:06 AM Nao ha uma so favela nas cidades australianas. Aqui os refugiados sao colocados em apartamentos no nivel de classe media brasileira. Torco pelo nosso Brasil, pra melhorar, esta melhorando, mas a falta de visao dos que decidem e um grande impecilho. Ainda hoje assisti ao Galvao Bueno intrevistando o Joao Havelange e ao fundo o campo de golfe Itanhanga, que sera usado pra olimpiada, ja imaginou que imagem o mundo vai assistir, com aquele favelaco no morro bem atras do clube. Vai ser horrivel, a primeira olimpiada com um lado maravilhoso e de outro um mar de favelas. Se houvesse um minimo de visao, teria que por tudo abaixo, senao melhor devolver a olimpiada pra Madrid.:cheers:
Sou completamente a favor disso tb, o urbanismo do Rio está decadente ate em relação a outras capitais do Brasil, a olimpiada vai ser uma vergonha se não começarem um processo acelerado de urbanização, paisagismo, remoção das favelas mais visiveis( pelo menos essas, o ideal seria todas), entre diversos outros aspectos urbanos!!
BraVision January 15th, 2010, 02:02 PM Sou completamente a favor disso tb, o urbanismo do Rio está decadente ate em relação a outras capitais do Brasil, a olimpiada vai ser uma vergonha se não começarem um processo acelerado de urbanização, paisagismo, remoção das favelas mais visiveis( pelo menos essas, o ideal seria todas), entre diversos outros aspectos urbanos!!
Depois do que aconteceu em Angra, como sempre acontece depois da tragedia, vem o planejamento atrasado, ou seja nao investem em prevencao de acidentes e o custo sai triplicado, sem contar o mais importante, as vidas perdidas. Pois bem, com a licao de Angra ta na hora de remover todas as favelas dos morros e acabar de vez com essa palhacada de remendo que nunca termina. E ainda tem mais, ta na hora de se preparar pro pior, quem disse que no Brasil nao pode haver terremotos, pois bem se acontecer um pequeno terremoto perto destas favelas em cima dos morros, vai tudo por terra abaixo, seria um investimento enorme tentar manter estas favelas a prova de desastres naturais. Esta estupida solucao de urbanizar favelas em morros e' tambem um demonstracao de como a vida humana e' tratada no Brasil. Faz-se um puxadinho, chama-se de urbanizacao, as empreiteiras se enchem de dinheiro publico, os politicos sao re-eleitos a chuva vem, derruba-se tudo e e' culpa do destino. Destino tem plano e chama-se "Falta de Visao" e respeito pelo proximo.:cheers:
fnobrega February 1st, 2010, 05:50 PM Teleférico do Complexo do Alemão entra em fase de conclusão
Rio de Janeiro
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que também acumula o cargo de secretário de Obras, apresenta hoje (1º) detalhes da tecnologia que está sendo empregada na construção do teleférico que beneficiará a comunidade do Complexo do Alemão, uma das regiões contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações são da Agência Brasil.
Será iniciada agora a fase final da obra, com a instalação eletromecânica dos equipamentos que chegaram em contêineres de Grenoble, na França. A inauguração do teleférico está prevista para setembro deste ano.
O teleférico terá capacidade para transportar 30 mil pessoas por dia. Ao longo de um percurso de 2,9 quilômetros, haverá seis estações, com um terminal de integração ligando o teleférico à Estação Ferroviária de Bonsucesso.
As obras no Complexo do Alemão incluem ainda serviços de saneamento, moradias e equipamentos sociais. Mais de 26 mil famílias terão acesso a redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta de resíduos sólidos. O projeto também prevê obras de contenção do solo para evitar deslizamentos.
O governo do estado informa, em nota, que está firmando uma parceria com o Grupo Cultural Afroreggae, visando à recuperação e inserção no mercado de trabalho de crianças e adolescentes da comunidade.
Na estação final do teleférico, na região da Fazendinha - a mais alta de todo o complexo - será reservado um espaço para que jovens do Afroreggae façam a apresentação de peças de percussão para turistas, que utilizarão o teleférico para observação da favela urbanizada e da paisagem que se tem do alto do Rio de Janeiro. No local será implantada também uma sede do Afroreggae.
Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/7,16423.html
BraVision February 5th, 2010, 02:06 PM Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá! >(
^^
Engracado, sinto uma tristeza com isso, moro num Pais que se orgulha de copiar muitas coisas dos outros e melhora-las. Por exemplo, copiaram o urbanismo americano melhorado, o sistema financeiro e politico da Inglaterra e melhoraram. Aqui existem muitos incendios em parques nativos, entao acabaram de copiar um sistema alemao de sensores que monitaram as queimadas e podem agir super rapidos com a chegada dos bombeiros, e estao melhorando o sistema. COpiam muito da escandinavia, por exemplo o modelo de natacao basica e profissional e ate as piscinas, mas melhoram tanto que ficou melhor que o original que vaio da Noruega. E o Brasil esta copiando a Colombia, e ainda tem gente achando que vamos virar primeiro mundo nas proximas duas decadas. Que engano, ou aprendem a copiar os ricos, um projeto de PAC Favelas Zero, ou vai se contentar em ser pais de periferico.:bash:
Matheus Rody February 5th, 2010, 02:12 PM Ué... como se os países desenvolvidos não tivessem também suas mazelas e favelas também.
País desenvolvido não tem favela. Tem bairros pobres, mas que se assemelham a bairros de classe média daqui. Mesmo nos lugares pobres de países desenvolvidos existe uma boa urbanização. Nós estamos muuuuuuuito longe da realidade social deles.
rsol2000 February 6th, 2010, 06:02 PM http://rosenbaumdesign.files.wordpress.com/2009/12/antes_5.jpg?w=500&h=375
Por dentro é uma beleza, mas por fora nem reboco tem.
Suburbanist February 6th, 2010, 06:16 PM Ilhas gregas? Tô fora... O Brasil não é a Grécia nem a Itália onde a falta de espaços e uma ocupação de vários séculos jutifica a manutenção de muquifos. Por mim, colocava as falevas em um planned shinkrage já: nada de transporte, e datas pré-determinadas para a Polífica Federal ir lá e cortar telefones, arrancar asfalto, tirar água e energia... tudo depois que arranha-céus de 40 a 60 andares forem constuídos entre Santa Cruz e a Grota para acomodar essa população. Constroi uma linha de metrô até lá e está tudo certo.
Depois, eu chamo uma equipe de demolição cinematográfica pra botar as construções do morro abaixo, no melhos estilo Las Vegas.
Como disse o colega acima, essas obras fazem parecer que é legal morar na favela, que a favela é uma solução, e nào um problema.
Se eu quero ver casas no morro, pego o avião e vou para a Itália, onde mesmo cidades pobres quase "caindo" morro abaixo são seguras e tem estrutura! Nada de cópia, PAC favela zero já,
Cobucci February 7th, 2010, 03:59 AM Ilhas gregas? Tô fora... O Brasil não é a Grécia nem a Itália onde a falta de espaços e uma ocupação de vários séculos jutifica a manutenção de muquifos. Por mim, colocava as falevas em um planned shinkrage já: nada de transporte, e datas pré-determinadas para a Polífica Federal ir lá e cortar telefones, arrancar asfalto, tirar água e energia... tudo depois que arranha-céus de 40 a 60 andares forem constuídos entre Santa Cruz e a Grota para acomodar essa população. Constroi uma linha de metrô até lá e está tudo certo.
Depois, eu chamo uma equipe de demolição cinematográfica pra botar as construções do morro abaixo, no melhos estilo Las Vegas.
Como disse o colega acima, essas obras fazem parecer que é legal morar na favela, que a favela é uma solução, e nào um problema.
Se eu quero ver casas no morro, pego o avião e vou para a Itália, onde mesmo cidades pobres quase "caindo" morro abaixo são seguras e tem estrutura! Nada de cópia, PAC favela zero já,Na boa, pense antes de escrever.
diMonteiro February 7th, 2010, 06:26 AM Ilhas Gregas no Rio? :nuts:
Primeiro que não somos Grécia, somos do Brasil e, acreditem ou não, isso faz toda a diferença.
Segundo, não tem comparação a estabilidade e a técnica de construção de uma casa na Grécia e uma casa na favela. Esta é uma idéia totalmente non sense.
A solução é variada, mas, no geral, é remover, salvo algumas onde pode-se efetuar um bom projeto de urbanização.
pedrop.rio February 7th, 2010, 05:49 PM Engraçado, vocês falam como se as favelas fossem feitas de barro e madeira...
Aquilo ali é concreto puro, é mais fácil cair um prédio no asfalto do que um barraco na favela...
BraVision February 8th, 2010, 12:59 AM Ilhas gregas? Tô fora... O Brasil não é a Grécia nem a Itália onde a falta de espaços e uma ocupação de vários séculos jutifica a manutenção de muquifos. Por mim, colocava as falevas em um planned shinkrage já: nada de transporte, e datas pré-determinadas para a Polífica Federal ir lá e cortar telefones, arrancar asfalto, tirar água e energia... tudo depois que arranha-céus de 40 a 60 andares forem constuídos entre Santa Cruz e a Grota para acomodar essa população. Constroi uma linha de metrô até lá e está tudo certo.
Se eu quero ver casas no morro, pego o avião e vou para a Itália, onde mesmo cidades pobres quase "caindo" morro abaixo são seguras e tem estrutura! Nada de cópia, PAC favela zero já,
^^:cheers:
araujo.lcarlos February 10th, 2010, 12:22 AM Cara, torço mto pelo Rio de Janeiro, que todos esses projetos saiam do papel e funcionem, afinal a capital carioca é nossa principal vitrine la fora. Se o Rio vai bem, para o Mundo, todo o Brasil vai nesse sentido. O contrario, idem.
karpinha February 10th, 2010, 03:12 AM As favelas existem porque não houve planejamento urbano.
Pode se viver com bons vizinhos, amigos, ter a sua roda de samba nos sábados, etc. mas a infra-estrutura é péssima.
As pessoas só moram lá porque é o mais viável para elas.
Quando houver infra estrutura decente a custos realmente viáveis com pessoas que consigam pagar por isso, pode ter certeza que não existirão mais favelas.
Posso não achar correto melhorar a infra-estrutura de forma precária, em um local que continua de difícil acesso. Mas isso é mais interessante do que criar conjuntos habitacionais horríveis, sem planejamento, na qual se cortam os laços de vizinhança, amizade e joguem as pessoas de um lado para o outro sem a vontade dela como se fossem mercadorias em prédios malfeitos.
Ou se cria condições de verdade, apartamentos mesmo que simples bonitos, com preocupação arquitetônica com acessibilidade e conforto, criando junto associações de bairros junto aos moradores, etc. ou se faz esse PAC favela, que é bem melhor do que criar outras Cidades de Deus por aí.
Suburbanist February 10th, 2010, 09:19 PM Às vezes a degeneração de uma comunidade é tão grande que é melhor arrancá-la e destuir sua identidade social espalhando os moradores. No caso de muitas favelas, é isso o que ocorre: a população, de tão vitimizada seja pela ausência do Estado, seja pela inversão de valores trazida pelo tráfico, perdeu, em conjunto, a capacidade de se comportar de forma responsável e asfalto e esgoto na porta não vão mudar isso.
Quando alguém vê o traficante como o "benfeitor" local, acha absolutamente normal roubar não apenas água sem pagar, como energia e TV a cabo (tá, agora assistir TV a cabo é um direito humano fundamental...), e acha normal queimar ônibus em protesto e por aí vai, o câncer já se instalou e é preciso remédio de choque.
O Estado não tem de pagar para manter "laços de amizade", que em certos casos são verdadeiras células degeneradas... Nesses casos, é preciso não apenas realocar essas pessoas, como eliminar todas as referências degeneradas que essas pessoas conhecem, dos seus vizinhos próximos às lideranças do tráfico. Só o deslocamento para outro local, espalhando a comunidade e eliminando as "redes do mal" lá formadas é capaz disso - tudo acompanhado de reassentamento em imóveis realmente melhores, fortíssimo policiamento no início das atividades, escolas adequadas para as crianças, posto de saúde etc., mas sem a quadra para o baile funk e sem espaços para pau-mandados de traficantes montarem suas "associações comunitárias".
karpinha February 11th, 2010, 05:18 AM ^^
Você quer que pobres não tenham laços de amizades não se organizem e só tenham relação intra-familiar?
O tráfico, por mais benefícios toscos que ela oferecia a comunidade, sempre foi um mal para ela. Quem mais morria nos tiroteios eram moradores de lá que não tinham envolvimento direto com o tráfico. A população dessas favelas aplaudiram a entrada das UPPs que foram mais sérias do que as incursões temporárias da polícia anteriormente, de entrar atirando a caça de traficantes, matar um monte de corpos, muitos deles de moradores não envolvidos diretamente com o tráfico. Com o imenso poder que o tráfico tinha lá, não era de se impressionar o silêncio e a bajulação em relação aos chefes, afinal, ninguém quer ser inimigo do rei na terra do rei. Da mesma forma as associações comunitárias só poderiam estar envolvidas com o tráfico nas comunidades que têm o tráfico. Mas elas podem ir muito além nas favelas sem tráfico de drogas, pacificadas com a presença do Estado.
Degenerado está uma sociedade inteira, na qual algumas pessoas de um lado dessa guerra acha que as pessoas da favela são lixos a serem descartados ou entulhos a serem movidos para longe.
Quanto as músicas altas e etc. Isso virou um costume da localidade que acabou entrando em choque em uma das UPPs, mas afinal, foi assim que o morro criou o Samba e que hoje é patrimônio cultural dos favelados e dos boêmios da bossa nova. O Samba já foi visto como degeneração e um atentado aos bons costumes! E olha o que é hoje.
Os benefícios da regularização criada pela entrada das UPPs e da urbanização são inúmeras e a população apóia. Um dos reflexos disto foi o fim dos gatos de telefonia, eletricidade e tv a cabo, fazendo com que empresas que antes não funcionassem nessa região, passassem a funcionar de forma legal, sem gatos como a NET, a Light. A População local aplaude de pé porque a oferta de serviços aumentou consideravelmente, uma delas é a própria coleta de lixo, não estão reclamando o fim de seus gatos, e sim estão comemorando a diminuição drástica dos assassinatos causados pelo tráfico e pelo aumento da oferta de serviços.
Nighto February 11th, 2010, 01:07 PM ^^ Concordo plenamente.
Quanto a questão da TV à cabo, eu conheço muito não-favelado que tem um gatinho de net em casa...
[]s
raffasoares February 11th, 2010, 01:22 PM ^^
Você quer que pobres não tenham laços de amizades não se organizem e só tenham relação intra-familiar?
O tráfico, por mais benefícios toscos que ela oferecia a comunidade, sempre foi um mal para ela. Quem mais morria nos tiroteios eram moradores de lá que não tinham envolvimento direto com o tráfico. A população dessas favelas aplaudiram a entrada das UPPs que foram mais sérias do que as incursões temporárias da polícia anteriormente, de entrar atirando a caça de traficantes, matar um monte de corpos, muitos deles de moradores não envolvidos diretamente com o tráfico. Com o imenso poder que o tráfico tinha lá, não era de se impressionar o silêncio e a bajulação em relação aos chefes, afinal, ninguém quer ser inimigo do rei na terra do rei. Da mesma forma as associações comunitárias só poderiam estar envolvidas com o tráfico nas comunidades que têm o tráfico. Mas elas podem ir muito além nas favelas sem tráfico de drogas, pacificadas com a presença do Estado.
Degenerado está uma sociedade inteira, na qual algumas pessoas de um lado dessa guerra acha que as pessoas da favela são lixos a serem descartados ou entulhos a serem movidos para longe.
Quanto as músicas altas e etc. Isso virou um costume da localidade que acabou entrando em choque em uma das UPPs, mas afinal, foi assim que o morro criou o Samba e que hoje é patrimônio cultural dos favelados e dos boêmios da bossa nova. O Samba já foi visto como degeneração e um atentado aos bons costumes! E olha o que é hoje.
Os benefícios da regularização criada pela entrada das UPPs e da urbanização são inúmeras e a população apóia. Um dos reflexos disto foi o fim dos gatos de telefonia, eletricidade e tv a cabo, fazendo com que empresas que antes não funcionassem nessa região, passassem a funcionar de forma legal, sem gatos como a NET, a Light. A População local aplaude de pé porque a oferta de serviços aumentou consideravelmente, uma delas é a própria coleta de lixo, não estão reclamando o fim de seus gatos, e sim estão comemorando a diminuição drástica dos assassinatos causados pelo tráfico e pelo aumento da oferta de serviços.
Perfeito!
Ninguém aqui gosta de favela ou glamouriza... o lance é que são seres humanos. Quem é riquinho quer remoção e jogar essa galera pra Baixada ou Zona Oeste... eu penso que cada um resolve o problema do seu quintal. Sendo quintal turístico ou não.
E como Nighto bem colocou, conhecemos vários não favelados que fazem gatos em geral... e são muitos dos que reclamam dos favelados, da violência, falam que são trabalhadores, pagam impostos... hipocrisia pura.
Suburbanist February 11th, 2010, 08:35 PM Eu disse que em certas condições, vc precisa dar um choque de valores na pessoa, jogando-a em um lugar estranho onde a família conheça pouca gente e tal. Abordagens gradualistas são até bonitinhas, mas nem sempre resolvem os problemas!
Eu nem entrei no mérito do funk em si, e sim dos bailes funk realizados em local sem autorização, segurança, controle de acesso de menores, essas coisas que diversões civilizadas têm. Por que tem gente que acha que certas leis, como a do silêncio ou a de proteção aos menores, não devem valer em comunidades pobres?
Eu acho samba, funk, capoeira e outras manifestações do gêneros subprodutos inferiores da nossa cultura, mas aí já é matéria de gosto pessoal. Pelo menos outras manifestações duvidosas como forró e sertanejo ganharam uma upgrade com suas congêneres "universitárias" - das quais também não gosto, mas pelo menos reconheço que se fez um esforço em limpar as associações negativas de ambos os estilos para torná-los mais interessantes ao público sofisticado.
Independente do que eu ache, todos deveriam respeitar as mesmas regras. Se a casa noturna X, em Ipanema, pode ser multada por barulho acima do limite, e até fechada, tem de baixar a fiscalização nas "quadras" de baile funk, e os promotores de tais eventos precisam ter segurança, sistema de socorro médico à disposição, controle de acesso de menores, limitação de volume de ruídos etc.
bruno_rio February 12th, 2010, 02:45 AM Eu disse que em certas condições, vc precisa dar um choque de valores na pessoa, jogando-a em um lugar estranho onde a família conheça pouca gente e tal. Abordagens gradualistas são até bonitinhas, mas nem sempre resolvem os problemas!
Mas o mesmo não pode ser dito da ideia de espalhar os favelados Rio afora? Abordagens extremas são até ousadas, mas nem sempre resolvem os problemas!
A favela é um conceito arraigado na realidade carioca há um século, e mesmo que acabassem com todas hoje, não seria assim que elas "sumiriam" de fato. Fica na memória das pessoas.
Justamente por isso, por serem pessoas, não vejo nada senão fracasso em qualquer tentativa de desmantelar os laços do favelado com seus amigos, e toda a realidade que o cercava. Eu, por exemplo, toda minha vida morei no mesmo bairro do Rio. Fiz amigos, tenho bastante contato com meus avós, que moram duas ruas atrás de mim, fui sempre a uma única escola, à mesma padaria, à mesma praia, ao mesmo shopping, e de uma hora para outra tudo isso SOME, porque o governo acha que vou me tornar uma pessoa melhor se eu for jogado para um buraco qualquer da cidade.
Vou aceitar candidamente e dizer "Yes my master"? Nunca! Se vocês estão reclamando do rebu que (erradamente) aprontou esse pessoal por causa da Lei do Silêncio, imagina o que não fariam se fossem aleatoriamente realocados. Não consigo imaginar como se intenciona alcançar paz com isso. Nunca isso aconteceria. Certamente a cidade iria experimentar tormentas sociais de proporções bastante indesejáveis, e com razão.
A favela em si é algo ruim, mas nem tudo nela é ruim. Na minha visão, eliminar apenas o que é ruim nessas comunidades carentes, como a violência e a carência extrema de infra-estrutura, é mais viável e muito mais recomendável. Realocar a torto e a direito pessoas cidade afora só dá à empreitada desfavelizadora proporções financeiramente grotescas e complica a vida das pessoas, mesmo de quem não tem nada a ver com isso.
karpinha February 12th, 2010, 04:24 AM Eu disse que em certas condições, vc precisa dar um choque de valores na pessoa, jogando-a em um lugar estranho onde a família conheça pouca gente e tal. Abordagens gradualistas são até bonitinhas, mas nem sempre resolvem os problemas!
Eu nem entrei no mérito do funk em si, e sim dos bailes funk realizados em local sem autorização, segurança, controle de acesso de menores, essas coisas que diversões civilizadas têm. Por que tem gente que acha que certas leis, como a do silêncio ou a de proteção aos menores, não devem valer em comunidades pobres?
Eu acho samba, funk, capoeira e outras manifestações do gêneros subprodutos inferiores da nossa cultura, mas aí já é matéria de gosto pessoal. Pelo menos outras manifestações duvidosas como forró e sertanejo ganharam uma upgrade com suas congêneres "universitárias" - das quais também não gosto, mas pelo menos reconheço que se fez um esforço em limpar as associações negativas de ambos os estilos para torná-los mais interessantes ao público sofisticado.
Independente do que eu ache, todos deveriam respeitar as mesmas regras. Se a casa noturna X, em Ipanema, pode ser multada por barulho acima do limite, e até fechada, tem de baixar a fiscalização nas "quadras" de baile funk, e os promotores de tais eventos precisam ter segurança, sistema de socorro médico à disposição, controle de acesso de menores, limitação de volume de ruídos etc.
Sertanejo Universitário sofisticado? Sertanejo de raiz, o popular, o caipira.. prefiro bem mais. Tal como o forró a lá Luiz Gonzaga, mas enfim.
Não curto muito funk, mas chamar Samba de inferior?
Isso é o que de mais alto se produziu na música brasileira e isso influenciou toda a sorte de músicos de classe média também que subiam ao morro aprender com os bambas e depois exportaram o melhor do Brasil lá fora.
Revolução na habitação eu sou totalmente a favor (e nem só na habitação). Mas venha cá, arrancar as pessoas do seu convívio, taca-las em um predinho de subúrbio que mesmo com sua parede de alvenaria razoável, tenha uma infra-estrutura porca e acesso dificultado aos locais de trabalho não é de forma alguma fazer um choque.
Seu choque tá mais para as soluções higienistas que acabaram com os cortiços e forçaram as pessoas irem para as favelas. Os cortiços não eram lá o melhor local com boa infra-estrutura, mas a favela é muito pior servido e localizado.
Não dá para mudar olhando apenas para o caráter espacial e mercadológico imediato da cidade. Você tem que olhar para TODAS as pessoas que convivem nela. Se não resolver de verdade o problema delas, só vai postergar as mudanças. Que tal em vez de jogar pobres para longe, aumentando o valor do m² no centro temporariamente, não pensemos como eliminar os muros invisíveis ou visíveis para o dia em que pelo menos não exista mais miséria.
Por último.. você está sendo míope. Você quer que uma comunidade carente, de um dia para outro vai conseguir construir sozinha locais com estrutura para abafar sons e poder ter o seu lazer assim? Precisa de mais tato para melhorar esse problema do barulho trabalhando junto com a própria comunidade.. Impor o Estado o tempo todo, com medidas enérgicas desnecessárias só ajuda a população a ficar enfurecida e pode inclusive jogar as benecies causadas pelas UPPs no lixo, se perder a colaboração da comunidade.
richter30 February 14th, 2010, 06:09 PM Ué... como se os países desenvolvidos não tivessem também suas mazelas e favelas também.
No Japão não há favelas. E posso dizer por experiência própria, pois morei lá por 4 anos.
thicken February 16th, 2010, 06:51 PM pq nao transforma tudo em municipio, entao?
www.umintercionalista.blogspot.com
Mexicano21 February 16th, 2010, 07:03 PM Não tenho certeza, mas acho que há algo na Constituição que não permite um município dentro de outro.
bruno_rio February 27th, 2010, 03:53 PM ^^
Não sei se na Constituição, mas de fato a lei fluminense não permite enclaves a nível municipal no estado, salvo em casos de formações geográficas específicas (como cabos, penínsulas e ilhas, creio). Ou seja, uma "Cidade da Rocinha" realmente não é possível...
Mas convenhamos, qual a solução de segregar favelas? Não vejo como qualquer coisa melhoraria, ou mesmo permaneceria igual... para mim, por melhor que seja a intenção, não é possível não lembrar dos Bantustões do apartheid sul-africano.
PauloLescaut February 27th, 2010, 05:17 PM Suburbanist, dava pra fazer um livro com suas pérolas elitistas. :yes:
Uhr Ban March 2nd, 2010, 08:09 PM Eu disse que em certas condições, vc precisa dar um choque de valores na pessoa, jogando-a em um lugar estranho onde a família conheça pouca gente e tal. Abordagens gradualistas são até bonitinhas, mas nem sempre resolvem os problemas!
^^
:lol::lol::lol:
Quero ver você ir lá pedir pra eles abaixarem o som!!!:lol:
Cara, voce nunca estudou história não?!?!?!...fala alguma novidade?!?!
:hilarious:hilarious:hilarious
xyzclone March 6th, 2010, 07:27 PM A Notícia é velha mas como ninguém tinha postado.
01/02/2010
http://www.emop.rj.gov.br/file.asp?id_foto=214
O governo do estado vai cumprir o prometido e entregar o teleférico à população do Complexo do Alemão na data prevista: setembro deste ano. É o que assegurou o governador em exercício Luiz Fernando Pezão nesta segunda-feira pela manhã durante vistoria que fez às obras de implantação do sistema, acompanhado do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior, e do coordenador do grupo cultural AfroReggae, José Júnior.
Terminada a etapa mais complicada da implantação do sistema, que foram as desapropriações e realocações de moradores e as obras civis das estações, está em andamento a montagem eletromecânica dos equipamentos, importados da França. Haverá a instalação de mênsulas, polias e roldanas - grandes estruturas metálicas por onde passam os cabos de aço que sustentam as gôndolas (cabines) -nos pilares de sustentação, que chegam a até 35 metros de altura. Na última etapa, serão instaladas as gôndolas, que levam, cada uma, dez passageiros, e, em seguida, serão realizados os testes antes da inauguração.
Pezão e comitiva visitaram a estação da Fazendinha, ponto final da linha, a primeira a completar a montagem eletromecânica, o que ocorrerá na sexta-feira. Em seguida, será feito o mesmo na estação do Morro do Adeus e sucessivamente nos morros da Baiana, Alemão e Itararé e, por fim, na estação de Bonsucesso.
– Nossa idéia é instalar as gôndolas em junho e começar em seguida os testes. São necessários três meses de testes antes do início efetivo de operação do sistema, que vai estar integrado com os trens da SuperVia na estação de Bonsucesso – completou o presidente da Emop.
Pezão garantiu que o teleférico, além de trazer benefícios diretos às comunidades, facilitando a acessibilidade e a locomoção dos moradores, será uma atração turística de grande impacto para a região que, certamente, atrairá visitantes de todas as partes, inclusive do exterior. Segundo ele, o governo do estado não está preocupado com a segurança dos usuários do sistema, porque, além do próprio teleférico, há uma série de ações sociais sendo implementadas gradativamente por órgãos públicos nas comunidades do entorno.
– Um deles é uma parceria com o AfroReggae que treinará meninos das comunidades para servirem de guia para visitantes. Outro importante projeto que vamos fazer aqui é a coleta seletiva do lixo, usando o teleférico, além de outras ações, como qualificação de mão de obra e práticas esportivas, enfim uma série de iniciativas que vão beneficiar em muito as comunidades do Alemão –detalhou Pezão.
Segundo o coordenador do AfroReggae, José Júnior, que estava presente à visita, já existe normalmente a presença de turistas no complexo, mas que com a inauguração do teleférico está comexão com o resto da cidade se tornará muito maior.
– Só no ano passado, vieram 200 japoneses num único dia. Este ano virão mais 240 japoneses. A gente recebe o tempo inteiro pessoas que querem conhecer o Alemão. Independente de haver aqui UPP ou não, teremos turistas aqui. Já realizamos grandes shows, em parceria com o Poder Público, com Marisa Monte, Natiruts e Zezé di Camargo e Luciano e vieram pessoas de diversas partes da cidade. O teleférico vai fazer com o complexo do Alemão se equipare com outros bairros legalizados – acredita Júnior.
Na estação final da Fazendinha – a mais alta de todo o Complexo – será reservado um espaço para que jovens do AfroReggae façam a apresentação de peças de percussão para turistas.
O governador em exercício pediu ao presidente da Emop que fizesse um projeto de melhorias habitacionais para as residências das comunidades no entorno do teleférico, como embolsamento e pintura de fachadas, troca e conserto de telhados e recuperação de instalações elétricas e hidráulicas, nos moldes do que o governo do estado fez na comunidade de Santa Marta, em Botafogo.
O teleférico terá 24 pilares de sustentação, 152 gôndolas, 3,4 quilômetros de extensão e capacidade para transportar 30 mil passageiros por dia. O transporte beneficiará diretamente cerca de 85 mil moradores do complexo, além de turistas que ganharão mais uma vista privilegiada da cidade. A viagem de Bonsucesso a Fazendinha vai durar 16 minutos.
Por Guedes de Freitas.
http://www.emop.rj.gov.br/file.asp?id_foto=213
Operário iniciam instalação eletromecânica do teleférico.
http://www.emop.rj.gov.br/file.asp?id_foto=212
A estação da Fazendinha, já com a polia instalada.
Fonte: http://www.emop.rj.gov.br/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=241
luancarpe March 6th, 2010, 11:49 PM ^^
Irado! Ainda bem que junto vieram várias ações sociais.
Ondas))) March 8th, 2010, 01:17 AM Eu não acompanhei o início do thread nem as notícias subsequentes...
Pensava que não passava de um mero projeto, mas pelo que vi, muitas coisas já foram feitas...
Vai ficar bacana.
farodkhaledmossad April 11th, 2010, 12:56 AM Ilhas gregas? Tô fora... O Brasil não é a Grécia nem a Itália onde a falta de espaços e uma ocupação de vários séculos jutifica a manutenção de muquifos. Por mim, colocava as falevas em um planned shinkrage já: nada de transporte, e datas pré-determinadas para a Polífica Federal ir lá e cortar telefones, arrancar asfalto, tirar água e energia... tudo depois que arranha-céus de 40 a 60 andares forem constuídos entre Santa Cruz e a Grota para acomodar essa população. Constroi uma linha de metrô até lá e está tudo certo.
^^:cheers: [2]
Rafael Catramby April 16th, 2010, 02:37 AM http://img405.imageshack.us/img405/1434/img0844copy.jpg
Fonte: Coluna Ancelmo Gois, 15 de abril - O Globo (edição impressa)
farodkhaledmossad April 23rd, 2010, 05:14 AM Alguém sabe se estas cabines serão blindadas?
http://img405.imageshack.us/img405/1434/img0844copy.jpg
Fonte: Coluna Ancelmo Gois, 15 de abril - O Globo (edição impressa)
mautado April 30th, 2010, 09:50 AM ^^
Eu vi no RJTV 1ª edição de hoje que até o final do ano os complexos da Penha e do Alemão receberão UPPs (unidades de polícia pacificadora), fazendo com que os confrontos entre polícia e traficantes e de traficantes contra traficantes acabem, tornando dispensável o uso de bondes blindados.
Passei na estação de Bonsucesso a umas duas semanas e vi as pilastras no meio do caminho e a estação está sendo reformada para receber os bondes.
LP April 30th, 2010, 04:01 PM ^^
Eu vi no RJTV 1ª edição de hoje que até o final do ano os complexos da Penha e do Alemão receberão UPPs (unidades de polícia pacificadora), fazendo com que os confrontos entre polícia e traficantes e de traficantes contra traficantes acabem, tornando dispensável o uso de bondes blindados.
Passei na estação de Bonsucesso a umas duas semanas e vi as pilastras no meio do caminho e a estação está sendo reformada para receber os bondes.
Essa eu quero ver!
Suburbanist April 30th, 2010, 05:40 PM ^^
UPPs têm lá seu mérito, mas acho que terminar os confrontos é botar fé demais na iniciativa. Prefiro esperar para ver. Há relatos de que continua o comércio de drogas, embora em menor escala, nas favelas ocupadas pela UPP. :ohno:
raffasoares April 30th, 2010, 06:42 PM UPPs têm lá seu mérito, mas acho que terminar os confrontos é botar fé demais na iniciativa. Prefiro esperar para ver. Há relatos de que continua o comércio de drogas, embora em menor escala, nas favelas ocupadas pela UPP. :ohno:
Obviamente, que eu gostaria que o tráfico de drogas terminasse... assim como biopirataria, tráfico de animais, etc.
Infelizmente, a gente sabe que esse tipo de coisa vai sempre existir. Afinal, sempre vai ter pessoas que consumam drogas em qualquer lugar do mundo.
O que não pode acontecer é que o poder do tráfico chegue a essas proporções imorais que a gente vê. Tráfico de drogas existe no mundo inteiro. O que não é comum é o domínio de parte do território por grupos armados como temos aqui.
Se este domínio vai se tornar bem menos influente com as UPP's, só o tempo dirá... mas acredito que sim, tendo como referencial as cases atuais.
Rafael Catramby May 1st, 2010, 12:39 AM UPPs têm lá seu mérito, mas acho que terminar os confrontos é botar fé demais na iniciativa. Prefiro esperar para ver. Há relatos de que continua o comércio de drogas, embora em menor escala, nas favelas ocupadas pela UPP. :ohno:
O grande mérito das UPP's não é acabar com o tráfico de drogas especificamente, mas com o domínio territorial das facções de traficantes e com os crimes associados ao tráfico. Tráfico de drogas acontece em qualquer cidade do mundo, mas no Rio de Janeiro ele assumiu um caráter competitivo entre os diversos grupos de traficantes que gerou áreas de exclusão do Estado.
A função das UPP's é justamente retomar para o estado o controle dessas áreas, mesmo que ocorram alguns crimes de menor gravidade (como ocorre em qualquer lugar do mundo).
bruno_rio May 1st, 2010, 01:12 AM UPPs têm lá seu mérito, mas acho que terminar os confrontos é botar fé demais na iniciativa. Prefiro esperar para ver. Há relatos de que continua o comércio de drogas, embora em menor escala, nas favelas ocupadas pela UPP. :ohno:
Maconheiro por maconheiro, existem relatos de comércio de drogas envolvendo festas na Zona Sul e gente que tem mais milhões na Suíça do que dentes na boca!
Como disseram, a UPP nunca veio para acabar com o tráfico. Tráfico tem em qualquer lugar do mundo.
O problema é essa feudalização das favelas cariocas, onde o traficante era uma espécie de rei. Esse Estado paralelo é que estão (com sucesso) combatendo. Tome-se Copacabana, por exemplo. Desde fevereiro, não houve um único assassinato no bairro. Isso é de se comemorar.
neosoux May 3rd, 2010, 11:04 PM ^^
[4] !!!
Quem acha que o tráfico vai deixar de existir com as UPP não entendeu o propósito desse projeto. Além de uma certa dose de ingenuidade...
Rafael Catramby May 11th, 2010, 10:05 PM Prédios no Adeus são entregues até o fim do mês para 32 famílias removidas
Redação SRZD | Comunidade | 11/05/2010 13:34
http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/m/o/morrodoadeus468.jpeg.jpg
O Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, ganhará mais 32 moradores, em prédios que foram construídos no acesso à estação do teleférico, até o fim de maio. Dois prédios, com 16 apartamentos de dois quartos cada, estão sendo finalizados e serão entregues às famílias que estavam em áreas de risco e no trajeto das obras de urbanização da comunidade. Em setembro, a região ganhará não apenas o primeiro teleférico integrado ao transporte, mas uma nova atração turística.
A instalação dos pilares do teleférico está na fase final, assim como a montagem das grandes polias nas estações, que estruturarão todo o sistema. Segundo a Empresa de Obras Públicas (Emop), chegaram ao Rio 78 das 152 gôndolas que irão compor o sistema. A previsão é que todas cheguem até o fim do mês. A Emop informa, ainda, que em junho começa a instalação dos cabos e, após, iniciam as fases de testes.
O teleférico contará com seis estações, sendo cinco na comunidade: Adeus, Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha, além de uma de integração com a estação ferroviária de Bonsucesso.
http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/g/o/gondolateleferico173.jpeg.jpg
Obras na Rocinha
Na Rocinha, a expectativa é que o Centro de Convivência e Cultura, conhecido como C4, e a passarela sobre a autoestrada Lagoa-Barra, unindo a comunidade ao complexo esportivo, sejam inaugurados em 30 de junho. O projeto da passarela, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, começa a tomar forma sobre a estrada.
Já o C4, que promete ser um dos principais pontos de cultura da área de São Conrado e Rocinha, terá seis andares e irá oferecer salas para exposições, teatro, cursos, biblioteca e restaurante. O centro pretende concentrar todas as expressões de cultura da comunidade, assim como oferecer oficinas de dança, música e arte e valorizar a cultura nordestina.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/85802+predios+no+adeus+sao+entregues+ate+o+fim+do+mes+para+32+familias+removidas
O Poti May 13th, 2010, 12:01 AM Você foi até generoso.
^^
[4] !!!
Quem acha que o tráfico vai deixar de existir com as UPP não entendeu o propósito desse projeto. Além de uma certa dose de ingenuidade...
bigze38 May 13th, 2010, 07:32 PM Prédios no Adeus são entregues até o fim do mês para 32 famílias removidas
Redação SRZD | Comunidade | 11/05/2010 13:34
http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/m/o/morrodoadeus468.jpeg.jpg
O Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, ganhará mais 32 moradores, em prédios que foram construídos no acesso à estação do teleférico, até o fim de maio. Dois prédios, com 16 apartamentos de dois quartos cada, estão sendo finalizados e serão entregues às famílias que estavam em áreas de risco e no trajeto das obras de urbanização da comunidade. Em setembro, a região ganhará não apenas o primeiro teleférico integrado ao transporte, mas uma nova atração turística.
A instalação dos pilares do teleférico está na fase final, assim como a montagem das grandes polias nas estações, que estruturarão todo o sistema. Segundo a Empresa de Obras Públicas (Emop), chegaram ao Rio 78 das 152 gôndolas que irão compor o sistema. A previsão é que todas cheguem até o fim do mês. A Emop informa, ainda, que em junho começa a instalação dos cabos e, após, iniciam as fases de testes.
O teleférico contará com seis estações, sendo cinco na comunidade: Adeus, Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha, além de uma de integração com a estação ferroviária de Bonsucesso.
http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/g/o/gondolateleferico173.jpeg.jpg
Obras na Rocinha
Na Rocinha, a expectativa é que o Centro de Convivência e Cultura, conhecido como C4, e a passarela sobre a autoestrada Lagoa-Barra, unindo a comunidade ao complexo esportivo, sejam inaugurados em 30 de junho. O projeto da passarela, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, começa a tomar forma sobre a estrada.
Já o C4, que promete ser um dos principais pontos de cultura da área de São Conrado e Rocinha, terá seis andares e irá oferecer salas para exposições, teatro, cursos, biblioteca e restaurante. O centro pretende concentrar todas as expressões de cultura da comunidade, assim como oferecer oficinas de dança, música e arte e valorizar a cultura nordestina.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/85802+predios+no+adeus+sao+entregues+ate+o+fim+do+mes+para+32+familias+removidas
Perai, foi feito corte de terra no morro e desmatamento no topo?? Se sim, vai dar encrenca quando chover muito, não?
raffasoares May 13th, 2010, 09:26 PM ^^
Acho que lá já é desmatado há muito tempo
Cauê May 14th, 2010, 12:41 AM UPPs têm lá seu mérito, mas acho que terminar os confrontos é botar fé demais na iniciativa. Prefiro esperar para ver. Há relatos de que continua o comércio de drogas, embora em menor escala, nas favelas ocupadas pela UPP. :ohno:
A intenção das UPPs não é acabar com o comércio de drogas, é acabar com a ocupação armada dos bandidos, libertar as favelas e regiões próximas. Nas favelas pacificadas, os confrontos acabaram sim. O máximo que acontece é a polícia pegar um ou outro carregando drogas ou algum caso do tipo. O sucesso das UPPs é tão grande, que Copacabana e Tijuca, bairros que foram e estão sendo pacificados respectivamente, já estão entre os mais seguros. Copacabana então, que teve a pacificação mais cedo, chegou a ZERAR os índices de violência.
Diego fiel May 14th, 2010, 08:49 PM Pelo jeito as coisas estão ocorrendo, ainda bem, mais eu preferia que todas as favelas fossem destruídas e no local se contrui-se prédios populares!
raffasoares May 14th, 2010, 09:32 PM Pelo jeito as coisas estão ocorrendo, ainda bem, mais eu preferia que todas as favelas fossem destruídas e no local se contrui-se prédios populares!
^^
praticamente trocar 6 por meia dúzia! :lol:
Brincadeira! ;)
Mas nestes projetos estão sendo construídos prédios populares
BraVision May 28th, 2010, 02:06 PM Nao ha Pais civilizado com Favelas.:ohno:
xyzclone May 28th, 2010, 06:47 PM Nao ha Pais civilizado com Favelas.:ohno:
Por isso criaram o FAVELA-BAIRRO!!!:cripes:
xyzclone June 3rd, 2010, 10:39 PM Teleférico do Alemão estará pronto em agosto
Estado já instala cabos entre as estações. Prefeitura prevê até 2012 nova linha de bondinhos ligando o Morro da Conceição a museu de arte carioca a ser construído na Praça Mauá
Rio - As obras do teleférico do Complexo do Alemão entraram na reta final. A expectativa é que o equipamento fique pronto em agosto para uso dos moradores das favelas. Todos os pilares já foram fixados e operários já começaram a colocar o cabo-guia nas estações de Bonsucesso — única fora da comunidade — e dos morros do Adeus e Baiana. A próxima etapa, prevista para ser concluída este mês, é o cabeamento que vai segurar as cabines de transporte de passageiros. A prefeitura planeja construir outro teleférico, desta vez ligando o Morro da Conceição a um novo museu, no Centro do Rio.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/06/02_teleferico_575.jpg
Cabos-guia e fios ópticos já estão sendo instalados no Teleférico do Alemão. Emop prevê que cabines estejam funcionando em agosto | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), responsável pelo teleférico do Complexo do Alemão, explicou que paralelamente ao cabo-guia estão sendo colocados fios ópticos, que vão repassar dados entre as estações e permitir que o sistema funcione sem falhas. Mês que vem, as 152 cabines com capacidade para 10 pessoas cada começaram a ser acopladas aos cabos. Ao todo, 30 mil pessoas por dia devem usar o novo meio de transporte, que fará o percurso entre o alto do morro e a estação de trem de Bonsucesso em 19 minutos.
Sistema supermoderno
Bondinhos também partirão do Morro da Conceição em direção à Praça Mauá. O projeto faz parte das obras do Museu de Arte do Rio (MAR), lançadas ontem. “A proposta do museu é muito carioca, divertida e urbana. Ele, inclusive, vai funcionar em horários alternativos, na hora em que as ruas da Praça Mauá vão ficar movimentadas com as baladas. Vamos fazer um museu que fica à ‘beira-morro’”, brinca Leonel Kaz, curador do MAR.
Ainda não há data marcada para o início da construção do teleférico do Morro da Conceição. Os responsáveis pelo projeto preveem que os bondinhos estejam prontos junto com o museu, no primeiro trimestre de 2012. Também anexa ao Museu de Arte do Rio vai ficar a Escola do Olhar, onde alunos da rede pública aprenderão noções de arte.
O complexo cultural custará R$ 43 milhões e faz parte do programa de revitalização da Zona Portuária. O MAR ocupará o atual Palácio Dom João VI e a Escola do Olhar, o antigo prédio do Hospital da Polícia Civil.
O espaço terá três mil metros quadrados e será interligado por passarela externa, que permitirá ao visitante circular pelas áreas abertas do museu mesmo antes de entrar nos salões. O projeto prevê Praça Suspensa com bar panorâmico e grande laje que simula as ondas do oceano. “É um empreendimento que vai transformar a vida da cidade. Ele realça a identidade cultural dessas áreas”, aposta o prefeito Eduardo Paes.
Reportagem de Christina Nascimento e João Noé
O Dia - 02.06.10
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/6/teleferico_do_alemao_estara_pronto_em_agosto_85444.html
xyzclone July 15th, 2010, 01:27 PM 14/07/2010 12h37
Testes em teleférico no Alemão começam em setembro
Serão seis estações espalhadas pelo conjunto de favelas.
Início da operação está previsto para dezembro deste ano.
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/07/14/estacao_alemao_600.jpg
As seis estações do Conjunto de Favelas que serão interligados (Foto: Divulgação/Secretaria de Obras)
As obras de construção do teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão estão em fase final de acabamento. De acordo com a Secretaria estadual de Obras, as 152 cabines, com capacidade para dez passageiros, deverão ser instaladas em setembro, quando serão iniciados os testes. O início da operação está previsto para dezembro.
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/07/14/baiana---aerea_.jpg
A viagem total deverá durar 16 minutos, de acordo com a secretaria (Foto: Divulgação/Secretaria de Obras)
A estação ferroviária de Bonsucesso será a primeira do circuito do teleférico, que terá 3,4 quilômetros de extensão. Em seguida, virão as estações Morro do Adeus, Morro da Baiana, Morro do Alemão, Itararé e Fazendinha. A viagem total deverá ser feita em 16 minutos.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/testes-em-teleferico-no-alemao-comecam-em-setembro.html
Ku4t July 15th, 2010, 10:41 PM Sou radicalmente contra essas idéias de remover gente de suas casas por razões de estética da cidade.
POderia pelo falar por que né...
Diego fiel July 16th, 2010, 07:19 AM ^^
praticamente trocar 6 por meia dúzia! :lol:
Brincadeira! ;)
Mas nestes projetos estão sendo construídos prédios populares
^^^^^^
:lol: ótimo também.
João.CSD.Rocha August 11th, 2010, 08:04 PM Os sonhos de moradores vão decorar teleférico
Frases e desenhos estamparão estações e cabines no Alemão
POR THIAGO FERES
Rio - Desenhos, frases e grafites desenvolvidos pelos próprios moradores do Complexo do Alemão vão decorar as cinco estações do teleférico situadas dentro da comunidade — Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras —, previstas para serem inauguradas no próximo mês de dezembro. As melhores mensagens escritas por alunos de escolas públicas da região e seus nomes serão estampadas nas cabines. A escolha será por concurso.
Thamires mostra, orgulhosa, seu desenho, que vai decorar uma estação | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Por meio do projeto ‘Oficina do Imaginário’, cerca de 150 moradores, entre adultos e crianças, reproduziram em desenhos o futuro que sonham para a região. Os cinco melhores — que ilustram cotidiano de paz e com muito verde — foram escolhidos por moradores e se tornarão mosaicos de 4 x 2 metros em cada estação. “Se prepararmos ambientes identificados com os moradores, eles tendem a cuidar bem daqueles equipamentos”, ensina o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno.
Thamires Crisanta, 18, moradora do Morro do Adeus, intitulou sua ilustração de ‘A paz reina neste lugar’ e verá sua obra ilustrar a estação de sua comunidade: “Ficarei eternamente orgulhosa. Vou chamar todos os meus familiares e amigos no dia da inauguração”.
Nos próximos dias, um arquiteto francês vai começar a capacitar 30 moradores, entre eles Thamires, para que eles montem os mosaicos. Haverá espaço também para grafites nos terminais.
Cada uma das 152 cabines que vão transportar os passageiros ganhará nome próprio e uma frase escrita por um aluno das 19 escolas públicas existentes no Complexo do Alemão, quatro estaduais e 15 municipais. As letras estarão estampadas na parte externa do equipamento.
Ilustração que ficou em quinto lugar também vai virar um mosaico | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Ruth Jurberg, responsável pelo trabalho social desenvolvido no Alemão, revelou que o concurso já está em fase de elaboração. “Estamos montando a comissão julgadora, que será composta por moradores, membros de associações e do governo”, explicou.
Obras estão atrasadas
As obras nas estações já estão em fase de acabamento, mas os moradores do Alemão terão que esperar até dezembro para usufruir o novo meio de transporte. O teleférico vai ligar o ponto mais alto do complexo à estação de trem de Bonsucesso.
“Em setembro teremos algumas viagens de teste”, revelou Ícaro. Hoje, os cabos de sustentação das cabines, que levaram 10 pessoas cada, estão sendo instalados.
Em fevereiro, o vice-governador Luiz Fernando Pezão prometera que o teleférico estaria pronto mês que vem. O projeto faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu R$ 603 milhões do governo federal.
fonte: jornal o dia (http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/8/os_sonhos_de_moradores_vao_decorar_teleferico_102315.html)
Uhr Ban August 17th, 2010, 10:47 PM edit
EricoWilliams August 20th, 2010, 07:51 PM Pergunta: Com que dinheiro está sendo bancada a construção desses telefericos?
Pedrocn August 21st, 2010, 12:53 AM Pergunta: Com que dinheiro está sendo bancada a construção desses telefericos?
até onde eu sei é federal, mas não tenho ctz.
PotênciaBR August 21st, 2010, 07:10 AM Esta obra faz parte do PAC que alguns insistem em teimar que não existe.
Nthest-Brazil August 21st, 2010, 07:44 AM Obras do PAC
Começam os testes do teleférico no Complexo do Alemão
Clique aqui e assista ao vídeo
As escadarias, as vielas íngremes e o emaranhado de casas ganharam companhia no Complexo do Alemão. O teleférico, que só fazia parte do imaginário dos moradores, começa a sair do papel. Há três semanas, cabines nas cores azul e branca já foram vistas em algumas estações. Os equipamentos passaram pelos primeiros testes para o alinhamento da plataforma com a entrada das gôndolas.
Em setembro, o projeto entra em sua fase decisiva de avaliações, com a fixação da cabine nos cabos que vão sustentar o teleférico. O início da operação está previsto para janeiro de 2011.
Para familiarizar os moradores com o novo sistema, uma cabine do teleférico será colocada no canteiro social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Estrada do Itararé, a partir de setembro. Jovens e assistentes sociais vão tirar as dúvidas da população sobre o funcionamento.
Sem parar
Uma característica que deve chamar a atenção dos moradores é o fato de as gôndolas não pararem para o embarque e desembarque. Ao chegar às estações, o equipamento reduz a velocidade de 20 para oito quilômetros por hora.
De acordo com engenheiro responsável pelo projeto, Henrique Ladeira, pessoas idosas, mesmo que tenham dificuldades de locomoção, estarão aptas a usar o meio de transporte.
— Vi em Medelín (na Colômbia), um senhor de 70 anos com uma bengala usar o teleférico no horário de rush sem dificuldades. É como uma esteira ou uma escada rolante, que não param para a pessoa usar — explica o engenheiro
A aposentada Ercília Arcanjo da Silva, de 73 anos, está disposta a superar o medo para ter mais comodidade ao sair de casa. Depois de um acidente em que fraturou o fêmur, Dona Ercília só consegue andar com um apoio de uma bengala. A limitação não a impede de planejar um passeio ao Cristo Redentor. O início do roteiro vai começar pelo teleférico da comunidade do Alemão.
— Deus vai me dar coragem para andar (no teleférico). Quero voltar ao Cristo com a minha filha, é muito bonito — lembra Ercília.
A manicure Valéria Regina da Silva, de 36 anos, conhece bem a dificuldade de chegar a um hospital com uma criança doente. Moradora do Morro da Baiana, Valéria conta que chegou a caminhar 20 minutos do alto da comunidade até a estação de trem de Bonsucesso, levando a filha, de 9 anos, que sofre de apendicite.
— Hoje, a gente precisa pegar uma Kombi para chegar até a estação, passar para o outro lado e pegar um ônibus. Chega a levar uma hora até o Hospital de Bonsucesso. Acho que, com o teleférico, vai ser melhor, porque vamos menos dinheiro e tempo — diz Valéria
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/08/14/comecam-os-testes-do-teleferico-no-complexo-do-alemao-316232.asp
:cheers::cheers:
Mexicano21 August 21st, 2010, 07:58 AM Esta obra faz parte do PAC que alguns insistem em teimar que não existe.
Obras sempre existiram, só o que muda é o rótulo dado a elas. Esse governo chama de "PAC". Agora, o que se discute a sério (dizer que "não existe" é uma simplificação exagerada, não é sério) é se, como o nome sugere, ele realmente "acelerou" alguma coisa ou não. Eu tendo a crer que não.
caduroxbr August 22nd, 2010, 05:44 AM Eu vou evitar falar do PAC até que saia o último relatório do ano, pois ainda tem muita obra pra ser concluida (tem muita obra do PAC que nao finalizou mas está em construção).
mleone September 3rd, 2010, 11:01 PM A idéia é boa.. aproveitando o relevo.. mas será que haverá segurança? quem garante que não vai rolar um "tiro ao alvo"?
Bruno2010 September 4th, 2010, 07:40 PM Não vejo nada de gratificante nisso, dinheiro jogado no lixo... esse dinheiro era para ser aproveitado para reurbanização dessas favelas, virando bairros descente para a população... quando é que o poder publico vai criar vergonha na cara e gastar nosso dinheiro com competencia e coerencia... lamentavel!!!!
Mexicano21 September 4th, 2010, 11:50 PM Mas o teleférico pode fazer parte do processo de "virar bairro decente". Não esqueça que, decente ou não, são morros, a locomoção é difícil e um teleférico é sempre uma boa idéia.
FP September 5th, 2010, 12:02 AM Não vejo nada de gratificante nisso, dinheiro jogado no lixo... esse dinheiro era para ser aproveitado para reurbanização dessas favelas, virando bairros descente para a população... quando é que o poder publico vai criar vergonha na cara e gastar nosso dinheiro com competencia e coerencia... lamentavel!!!!
A construção do teleférico segue o modelo bem sucedido de urbanização adotado em Medelin.
É parte do processo de melhoria dos acessos e de integração das favelas à cidade formal. As estações são pólos culturais, promovendo uma série de serviços para a população.
Lá, em Medelin, isso significou um passo importante na expansão da cidadania e contribuiu para a redução drástica da violência, segundo qualquer especialista. É o Estado se fazendo presente e ocupando os espaços que antes pertenciam aos bandidos.
Portanto, ninguém está "inventando a pólvora" ou "fazendo maquiagem". Trata-se de copiar um exemplo bem sucedido, com resultados que são de conhecimento público, e trazer para o Rio de Janeiro, que apresenta situação semelhante.
Claro que apenas isso não vai ser suficiente para acabar com a violência no Alemão, mas, sem dúvida, é um passo importante e fundamental, que se juntará certamente a outras iniciativas.
Achismo se faz é aqui, opinando com autoridade sobre algo em que não se entende xongas.
FP September 5th, 2010, 12:06 AM Nao ha Pais civilizado com Favelas.:ohno:
Também não há país civilizado com grandes latifúndios improdutivos ou grilagem de terra, e vejo pouca gente reclamar disso....
lorrampaiva September 5th, 2010, 02:57 AM ^^ [2]
lusorod September 7th, 2010, 10:15 PM estou feliz com essse resgate do espirito e da dignidade dos moradores do Rio. Um dia as coisas tinham que comecar a mudar e esse dia ja chegou
muckie September 8th, 2010, 12:03 AM Também não há país civilizado com grandes latifúndios improdutivos ou grilagem de terra, e vejo pouca gente reclamar disso....
Exato!
E um país que tem um dos piores índices de educação e ainda aprova seu presidente por essa razão.
bsblord September 18th, 2010, 06:28 PM Exato!
E um país que tem um dos piores índices de educação e ainda aprova seu presidente por essa razão.
Grande coisa... o FHC era letrado e o Brasil era um lixo. Isso é preconceito.. certamente o Presidente nao teve as mesmas oportunidades que você de estudar.
Acho que o Lula venceu pq ninguem aguentava mais "crescimento" zero.
OBS: Não sou petista e tb nao votei no Lula - Aliás, nunca votei, meu título é de Manaus e nunca transferi.
Mexicano21 September 18th, 2010, 07:49 PM O Brasil não era um lixo e o crescimento não foi zero. Comparando o crescimento nacional com o crescimento mundial nos anos respectivos, os dois governos foram bem parecidos. Também formou-se um preconceito muito grande e mal justificado contra o governo FHC, que foi o responsável (contando desde o final do governo Itamar Franco) pelo Plano Real e pela Lei de Responsabilidade Fiscal, dois dos pilares da nossa economia e que permitiram ao país voltar à rota do crescimento.
Obs: Eu odiava o governo FHC na época também, e votei no Lula em 2002.
Thuin September 18th, 2010, 08:42 PM Ahn, a diferença entre o crescimento mundial e o brasileiro (e mais ainda se ponderando pelos mercados importadores brasileiros, que é o contexto no qual essa comparação faria sentido) caiu drasticamente no período 2004-11 (est) em relação ao período 1995-2003. Em 2010 até agora, o Brasil cresceu significativamente mais que a média mundial, e espera-se que o mesmo ocorra até 2014 (além disso é achismo).
Thuin September 18th, 2010, 08:43 PM Também não há país civilizado com grandes latifúndios improdutivos ou grilagem de terra, e vejo pouca gente reclamar disso....
Ou há país civilizado com favelas, ou não há praticamente nenhum país civilizado. Podem ser menores, menos miseráveis, mas favelas (sejam elas ocupações ouy conjuntos habitacionais favelizados) e cortiços há em quase todo o mundo.
Já latifúndios grilados, isso é mais restrito à "periferia global."
Mexicano21 September 18th, 2010, 08:51 PM Ahn, a diferença entre o crescimento mundial e o brasileiro (e mais ainda se ponderando pelos mercados importadores brasileiros, que é o contexto no qual essa comparação faria sentido) caiu drasticamente no período 2004-11 (est) em relação ao período 1995-2003. Em 2010 até agora, o Brasil cresceu significativamente mais que a média mundial, e espera-se que o mesmo ocorra até 2014 (além disso é achismo).
Não são os dados que eu tenho. Me passe sua fonte, por favor.
André Vasconcellos September 19th, 2010, 06:46 AM Como andam os testes com os teleféricos??
Mal vejo a hora para esse novo sistema de transporte no Complexo do Alemão entrar em operação :)
Thuin September 21st, 2010, 12:32 PM Não são os dados que eu tenho. Me passe sua fonte, por favor.
IBGE e FMI, ué. Basta fazer as contas. E mais importante é que um fez um movimento decrescente, o outro crescente. Só o crescimento deste ano (ainda em meio a uma crise global) é equivalente a três anos de crescimento durante os anos 90, anos de crescimento acelerado de nossos parceiros comerciais tradicionais. A previsão é de crescimento do Brasil de 7,2% este ano, do mundo 4,2%
Aqui tem um gráfico onde dá pra ver claramente a inflexão.
http://2.bp.blogspot.com/_sQ00yEv9tpk/SstOZzzZ38I/AAAAAAAABPs/mevgDIrY7lk/s400/PIB1.jpg
Aqui as fontes
http://www.ibge.gov.br/series_estatisticas/exibedados.php?idnivel=BR&idserie=SCN02
http://www.imf.org/external/pubs/ft/weo/2010/01/weodata/download.aspx
Repare que a média mundial passa de 3,4 em 1995-2002 para 3,8 em 2003-2010. A brasileira passa de 2,27 para 4.02
Uhr Ban October 6th, 2010, 03:36 AM edit
xyzclone November 4th, 2010, 03:56 PM EMOP INICIA A INSTALAÇÃO DAS COBERTURAS NAS ESTAÇÕES DO TELEFÉRICO21/ 10/ 2010.
A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) iniciou a instalação das coberturas das estações do teleférico do Complexo do Alemão, que faz parte da última etapa do cronograma de obras para operação do sistema. O cronograma prevê o encaminhamento conjunto, nessa fase final, da conclusão das intervenções físicas e eletromecânicas. As coberturas (último segmento das intervenções físicas) deverão estar concluídas em dezembro, e a instalação do cabeamento definitivo (último segmento das intervenções eletromecânicas) no fim deste mês de outubro.
No início de novembro, gôndolas estarão sendo transportadas para a garagem do sistema, que fica na estação de Bonsucesso. Em dezembro, elas começarão a ser colocadas no cabeamento, para a primeira viagem de testes. A inauguração oficial ocorrerá no fim de janeiro.
A cobertura da estação inicial de Bonsucesso, interconectada com as plataformas de trem da Supervia, é feita de telhas de aço galvanizado. As outras cinco estações do teleférico são feitas de lona tensionada.
O presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior, afirma que a construção do teleférico superou todas as expectativas. “A decisão de se construir o teleférico baseou-se no que observamos no sistema de Medellin. Mas além de ser muito maior em extensão, os benefícios que nosso teleférico trará à população superam os da cidade colombiana”, diz Ícaro.
Os 95 mil moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão, situado na Serra da Misericórdia, em regiões de grande aclividade, terão resolvido o maior problema local: a questão da acessibilidade às residências. Com 3,4 km de extensão, o teleférico permitirá que o percurso da estação de Bonsucesso à última estação, da Fazendinha, seja feito em 10 minutos, quando antes os moradores levavam até 50 minutos.
O sistema será interligado à estação de trens da Supervia, em Bonsucesso, permitindo o fácil acesso dos moradores ao trabalho. Com o teleférico, foram construídos vários equipamentos sociais, como escola, hospital, habitação, entre outros.
http://www.emop.rj.gov.br/file.asp?id_foto=282
http://www.emop.rj.gov.br/file.asp?id_foto=283
http://www.emop.rj.gov.br/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=309
Uhr Ban November 5th, 2010, 05:16 AM ^^ heheh...parece a cidade do samba!...como que o E Paes deixa isso??!!
Cauê November 5th, 2010, 02:57 PM ^^
Parece muito mesmo :lol:
Mas gostei. A cobertura é bacana também. Agora vai faltar transformar o aspecto das comunidades do local, que ainda é triste.
Suburbanist November 5th, 2010, 07:56 PM ^^ Qual será o valor da passagem? E haverá policiamento fortemente armado nas estações? Só falta traficante usar o teleférico para suas atividades ilegais. É preciso colocar policial bem-armado, pois imagino que dado o histórico de violência do local do teleférico, um complexo de favelas, seja bem fácil intimidar um mero arrecadador civil.
Alguém sabe como se organizará o controle de acesso ao teleférico?
Mexicano21 November 5th, 2010, 08:16 PM ^^
Acho que o teleférico será gratuito, e acho que o complexo onde ele está instalado está "pacificado" por uma UPP.
Thuin November 5th, 2010, 09:44 PM Nem uma coisa nem a outra, pelas notícias até agora. Não há UPPs ainda nos grandes complexos de favelas (embora tenham sido prometidas para ano que vem no Alemão e Manguinhos), e o governo fluminense tem falado em desconto nas passagens para quem entregar lixo para reciclagem. Mas acho difícil traficantes usarem teleféricos, assim como hoje não usam metrô nem trem e raramente usam ônibus. Alvo fácil de identificar, com rota fixa, muito vulnerável seja à polícia seja a outros traficantes. O teleférico, ademais, provavelmente terá câmeras ligadas à central de polícia.
Uhr Ban November 6th, 2010, 08:51 PM ^^ Eu ia sugerir exatamente isso sobre o lixo. Não acho que o governo deva ser tão paternalista a subsidiar o teleférico. Como não há funcionários da Comlorb pra coleta, que comprem o lixo dos moradores com pagamento de bilhetes de teleferico.
Nos elevadores e plano inclinado deveria ser o mesmo.
Aju76 November 27th, 2010, 02:35 AM As obras pararam esses dias?
Cauê November 27th, 2010, 03:03 AM ^^
Eu acho que devem estar paradas por causa da guerra sim. A gente conclui isso partindo da premissa de que outras obras por lá também pararam por este motivo: Os apartamentos do PAC.
pedrop.rio November 27th, 2010, 05:31 AM edit
snt3000 November 27th, 2010, 11:02 AM Traficantes pintados ameaçam ataques, dizem moradores
Moradores do Complexo do Alemão (zona norte do Rio) relatam que centenas de traficantes, muitos com rosto pintado e roupas pretas ou camufladas, se escondem na favela da Grota, uma das 12 comunidades da região, informa reportagem de Fabia Prates e Plínio Fraga, publicada na Folha deste sábado. A íntegra está disponível apenas para assinantes do UOL e do jornal.
Afirmam que, num vaivém de motos, traficantes gritam que pretendem explodir o teleférico que está sendo construído no complexo, dentro do programa de obras do PAC, e ameaçam atacar posto de saúde, repartições públicas e trens que circulam em linhas férreas próximas.
Por meio de redes sociais, moradores têm afirmado que haveria mais de dez corpos na serra da Misericórdia, maciço no qual crescem as favelas do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha. A Folha viu um corpo estirado na Vila Cruzeiro.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/837123-traficantes-pintados-ameacam-ataques-dizem-moradores.shtml
neosoux November 27th, 2010, 12:01 PM ^^
hehe, o pessoal tava preocupado se a bandidaji ia brincar de tiro ao alvo... bobagem! Vão logo é EXPLODIR o teleférico todo...
PotênciaBR November 29th, 2010, 06:42 AM Ninguem vai explodir nada nao. As pessoas de bem do Rio venceram e teremos paz na cidade. Isso e bravata de quem ja sabe que a casa caiu pra sempre...
Mexicano21 November 29th, 2010, 07:15 AM ^^
Não venceram a guerra, mas a batalha terminou bem, embora a maioria dos bandidos tenham escapado sem serem presos. Tem que continuar agora, prender o resto, coibir o tráfico nas favelas já pacificadas, e retomar as demais favelas.
(sim, foi off... mas é que estamos falando de segurança nacional, acho esse um assunto importante e sempre "on"... nesse caso específico, temos que tomar todo o cuidado para que a glória do trunfo atual não nos cegue para o problema que ainda existe!)
Cauê November 30th, 2010, 05:41 AM Ninguem vai explodir nada nao. As pessoas de bem do Rio venceram e teremos paz na cidade. Isso e bravata de quem ja sabe que a casa caiu pra sempre...
Pelo menos a casa começou a cair... :D
^^
Não venceram a guerra, mas a batalha terminou bem, embora a maioria dos bandidos tenham escapado sem serem presos. Tem que continuar agora, prender o resto, coibir o tráfico nas favelas já pacificadas, e retomar as demais favelas.
(sim, foi off... mas é que estamos falando de segurança nacional, acho esse um assunto importante e sempre "on"... nesse caso específico, temos que tomar todo o cuidado para que a glória do trunfo atual não nos cegue para o problema que ainda existe!)
Ninguém sabe se a maioria escapou. A maior parte pode estar lá ainda nas casas. Só depois de pelo menos 1 mês a gente vai saber disso. São 70 mil moradores para a polícia averiguar.
Mas galera, estamos discutindo isso lá em notícias.
snt3000 December 18th, 2010, 10:59 AM Lula será passageiro em teste de teleférico no Alemão
O presidente será um dos primeiros passageiros do teleférico que integra as comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. A viagem-teste do aparelho está programada para a próxima terça-feira (21)
REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA ESTADO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será um dos primeiros passageiros do teleférico que integra as comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, em uma "viagem-teste" programada para a próxima terça-feira (21). O transporte só estará disponível para os moradores a partir de março de 2011. Uma equipe precursora da Presidência da República visitou nesta quinta-feira (16) o grupo de favelas e acertou detalhes da agenda, ainda provisória, do presidente.
A ideia inicial é que Lula embarque em um trem na Central do Brasil, desça na estação de Bonsucesso e de lá siga em uma das gôndolas (cabines) do teleférico até a estação do Morro da Baiana. Será a sexta visita do presidente ao Alemão, todas no segundo mandato - a primeira depois da ocupação do complexo de favelas pelas forças de paz.
O teleférico é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Alemão e custou R$ 725 milhões. Tem 152 gôndolas, com capacidade para dez passageiros cada uma, e poderá transportar até três mil passageiros por hora. Nos meses de janeiro e fevereiro, o transporte estará em fase de testes.
Sempre que visitou o Alemão, o presidente Lula teve a preocupação de destacar a importância de ações para evitar a entrada de jovens na criminalidade e o caráter pacífico da grande maioria dos moradores.
"Quando a gente vê na televisão um jovem de 25 anos sendo preso, esse jovem é vítima das políticas econômicas, das políticas sociais e das políticas educacionais que não existiram neste País. Portanto, o Estado tem culpa desse jovem ter virado bandido, o Estado tem culpa desse jovem ter virado persona non grata na sociedade", discursou o presidente em dezembro de 2008.
DC
Vinicius December 21st, 2010, 03:44 AM Teleférico do Alemão passa pelo último teste antes da visita presidencial
Por Ascom da Secretaria de Obras
O sistema de teleférico do Complexo do Alemão circulou hoje com passageiros entre as estações de Bonsucesso e da Baiana, dentro do Complexo do Alemão. O secretário de Obras, Hudson Braga, e o presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), Ícaro Moreno Junior, fizeram o trajeto, para mostrar a segurança e beleza do novo sistema de transportes, que deverá se tornar um importante ponto turístico da cidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará esse mesmo trajeto nesta terça-feira (21), às 9h30.
Para Braga, o sistema representa a garantia de conectividade dos moradores com a cidade. Ele frisou que, nas partes mais altas, há pessoas que estão há vários anos sem poder sair de casa, por não conseguir descer as escadarias. Com o teleférico eles voltarão a sua vida normal, podendo se deslocar pela cidade e retomar a vida normal. O sistema de teleférico, que atenderá a três mil passageiros por hora, deverá ser entregue à população em março.
- Esse é um meio de transporte que está atento à nova realidade, por ser não poluente, não produzir barulho e garantir a conexão com os outros meios de transportes. E é um grande marco na história da comunidade e do próprio estado, representando bem esse momento de paz, tranquilidade e conquistas da população – frisou o secretário.
As estações passaram o final de semana recebendo uma programação visual diferenciada, além da estrutura de bancos e caixas eletrônicos, postos do Detran e do Posto de Observação Urbanística e Social (Pouso), da Prefeitura. Ícaro Moreno Junior lembrou que as estações funcionarão como grandes centros de irradiação de cultura e serviços, com funcionamento de bibliotecas e postos de serviços governamentais (identificação, atendimento jurídico, renovação de carteira de motorista).
- O teleférico é o primeiro integrado ao transporte de massas do país e representa um grande avanço na história do transporte de nosso estado. Ele fará com que o tempo de viagem entre a estação de Bonsucesso e a Fazendinha, última estação, passe de uma hora e meia para 15 minutos. É um grande presente para a comunidade e será, com certeza, um importante ponto turístico da cidade – afirmou Moreno
Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNoticiaMetropolitana.asp?ident=62001&flag=Noticia
Vinicius December 21st, 2010, 03:58 AM Fotos:
1.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/9-45.jpg
2.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/10-42.jpg
3.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/12-35.jpg
4.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/13-28.jpg
5.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/14-29.jpg
6.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/16-26.jpg
7.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/20-24.jpg
8.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/19-23.jpg
Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social e Globo.com.
Nthest-Brazil December 21st, 2010, 10:04 PM Subindo no Teleférico. Vista por dentro da Cabine!
http://www.youtube.com/watch?v=h5PbvfU74Jk
Alguém por favor poste o vídeo aqui.
VIMG December 22nd, 2010, 03:48 AM As fotos estão muito boas :). Fico feliz pela conclusão do teleférico :). Depois de décadas de abandono o Estado está retornando a presença nessas áreas carentes. Toda a cidade do Rio de Janeiro só tem a ganhar com isso.
Nighto December 22nd, 2010, 02:40 PM ^^ Excelente!
Assim que começar a operação comercial, nós temos que fazer um encontro para tirar fotos e eu registrar o caminho e colocar no mapa. :)
[]s
BraVision January 28th, 2011, 12:01 PM Uma verdadeira palhacada, falta de Visao, Ousadia..:ohno::ohno::ohno:
Por um PAC Favelas Zero (tudo no chao, no lugar parques):bash::bash::bash:
paulo lima January 28th, 2011, 06:00 PM Eu sei que os Telefericos estao quase Prontos e o Lula foi la ate fazer testes, apesar de os Moradores AINDA NAO PODEREM USAREM :(.
Na veradade, ninguem sabe mesmo, quando vai ser inaugurado e ficara logo pronto de vez o Teleferico do Rio??
Pq eu acho que ja era para tedo inaugurado e os Moradores ja usando. Mais nao entendo pq nem mesmo quase Pronto, ainda muita demora para ser concluido logo de vez :(.
^^ Excelente!
Assim que começar a operação comercial, nós temos que fazer um encontro para tirar fotos e eu registrar o caminho e colocar no mapa. :)
[]s
Sim Amigo :) , coloca mesmo depois fotos pra nos ver aki no Topico, pq to curioso pra ver como ficou os Telefericos do Rio depois de Pronto e com os Moradores da Regiao usando :).
Uma verdadeira palhacada, falta de Visao, Ousadia..:ohno::ohno::ohno:
Nao entendi muito bem o que vc disse, se for do PAC ae ja concordo com vc :), pq e realmente mesmo, tem muitas obras do PAC pelo Brasil a fora, que estao super atrasadas, projetos que ainda nem saiu do papel, projetos Emperrados e Embargados por causa dessas Leis dos Eco-Chatos (A licença Ambiental) e outros Problemas a mais que o PAC enfrenta. E o Gov Federal ainda vem fazendo "Propagandinhas" dizendo que o PAC esta 90% concluido, isso nao e verdade e as Revistas e Midias mostraram que "na Real" as obras do PAC estao so 40% concluido apos quase 5 anos da sua existencia e 5 anos apos o Lula dizer em tom de "Marckenti" que "Final de 2010 100% de todo PAC estarao conluido" e ao chegar no Final de 2010 olhamos e enchergamos que nao ocorreu nada muito bem aquilo que o Lula falou. Mas mesmo assim, um lado bom ou nao (isso pensamento de cada um) o Lula terminou seu mandato com quase 100% de Popularidade:), e terminou so com 40% do PAC executado :(. De Popularidade e BOM :), e de obras do PAC e ruin :(.
Entao, o que vc disse que no Lugar das Favelas deveria fazer areas Verdes, em um lado concordo com vc e outro lado nao, pq se for numa area de risco ate que sim e dai nesse caso os Moradores serao removidos e transferidos para Casas Populares e o Local de Risco deveria ser reflorestado, e se for local nao de risco e se a Favela esta la ha mais de 30 anos, dai o Governo toma a posse do Antigo Dono da Area (tipo:O Governo indeniza o Antigo Dono da Propriedade) e apos isso o Gov leva Infraestrutura para Favela (Asfalto,Esgoto,Posto de Saude, Creche,Delegacia, Praças e ate Posto da UPPs).
Outro caso seria tipo assim, se nao for Area de risco, dai sou a Favor de deixar a Favela la e levar Infraestrutura para os Moradores, e se for uma FAvela que esta la ha Decadas. Agora quando e uma Favela numa Area de risco, ae SIM que sou a favor de Retirar a Favela de la e levar os Moradores para Casas Populares , e no Lugar que era Favela fazer Areas Verdes e Parques.
xyzclone March 22nd, 2011, 02:44 AM 21/03/2011 às 19:30Atualizado em 21/03/2011 às 20:20
Teleférico do Complexo do Alemão realiza últimos testes antes da inauguração
Bondinho do Complexo do Alemão em teste / Foto: Bruno Gonzalez
Extra
http://extra.globo.com/incoming/1370214-27d-fd5/w640h360/2011032186388.jpg
O teleférico do Complexo do Alemão estava a todo vapor na manhã desta segunda-feira, como parte dos últimos testes antes da sua inauguração. Formado por seis estações e 152 gôndolas - bondinhos -, por onde passarão cerca de 30 mil pessoas ao dia, o projeto deve começar a funcionar no fim de março.
Os testes foram feitos para comprovar a segurança no movimento das portas, peso, capacidade, velocidade, entre outros itens. Cada gôndola poderá transportar até oito pessoas sentadas e duas em pé.
http://extra.globo.com/incoming/1372842-03a-b21/w448/2011032186383.jpg
Teleféricos do Complexo do Alemão passam pelos últimos testes antes da inauguração / Foto: Bruno Gonzalez
No acesso às partes mais altas do complexo, as cabines vão alcançar 170 metros de altura. A extensão total do teleférico será de 3,4 quilômetros— um percurso que será feito em, no máximo, 19 minutos. Hoje, um morador leva até uma hora, por exemplo, para ir do Morro do Adeus à Fazendinha, dois trechos do Complexo do Alemão.
De acordo com o governo do Estado, os moradores do complexo terão direito a uma viagem de ida e volta gratuita. O teleférico será administrado pela Supervia e deve funcionar das 5h até meia-noite, integrando a comunidade à malha de transportes urbanos.
http://extra.globo.com/incoming/1372847-e85-9d0/w448/2011032186380.jpg
http://extra.globo.com/noticias/rio/teleferico-do-complexo-do-alemao-realiza-ultimos-testes-antes-da-inauguracao-1370117.html
neosoux March 24th, 2011, 03:56 PM Uma verdadeira palhacada, falta de Visao, Ousadia..:ohno::ohno::ohno:
Você só fala a mesma coisa?!
Pra dizer que o Alemão deveria ser todo posto no chão e construírem um parque no lugar tem que ter muita falta de visão e total desconhecimento do contexto e da região... :bash::bash::bash:
xikaumrio April 2nd, 2011, 08:51 AM Não sei se já postaram esse vídeo aqui:
E-cFI6Qr2wY
WallyP April 2nd, 2011, 09:03 AM Essas unidades habitacionais não fazem a menor diferença na estetica desagradável. E achei horrivel o video dizer "dotados de infraestrutura blablabla", mostrando uma escadaria GIGANTE. Tinha mesmo é que levar esse povo todos pra unidades habitacionais mais perto do asfalto, não vejo nenhum integração com a cidade.
GeoPro April 2nd, 2011, 04:32 PM Tem previsão de inauguração?
rafa_rop April 3rd, 2011, 09:47 PM Alguém tem idéia do custo de derrubar tudo e construir aptos novos pra esse povo??? Em um primeiro momento, isso que se está fazendo é válido, porém, apenas, paliativo.
Acredito que em um futuro próximo poderiam dar cabo ao projeto de transferir toda a comunidade a esses condomínios estilo cohab. Primeiro os que estivessem em áreas mais críticas e, sucessivamente, realocando toda a comunidade.
[]'s
fumarato April 3rd, 2011, 11:11 PM Não acho isso válido, vai ligar as favelas com teleféricos pra quê? para os gringos vir aqui passear e ver nossa pobreza? fala sério hein
com uns 3 bilhões dá pra construir casas simples pra todos que moram em favelas no Rio e já dar mais dignidade pra esse povo. Bota eles mesmo pra levantar as paredes. O governo pode cobrar um valor simbólico de 10 reais por mês de cada residência construida, isso já arrecadaria, levando em consideração 286mil casas, 2,8milhões por mês. Será que isso não seria viável? acredito muito que sim.
PauloLescaut April 4th, 2011, 01:07 AM ^^ Isso não é nenhuma novidade, era o modelo da COHAB...
neosoux April 5th, 2011, 08:42 PM Não acho isso válido, vai ligar as favelas com teleféricos pra quê? para os gringos vir aqui passear e ver nossa pobreza? fala sério hein
com uns 3 bilhões dá pra construir casas simples pra todos que moram em favelas no Rio e já dar mais dignidade pra esse povo. Bota eles mesmo pra levantar as paredes. O governo pode cobrar um valor simbólico de 10 reais por mês de cada residência construida, isso já arrecadaria, levando em consideração 286mil casas, 2,8milhões por mês. Será que isso não seria viável? acredito muito que sim.
Prestar um pouco mais de atenção talvez te ajude... Você realmente acha que os teleféricos são para turistas (que bobagem sem tamanho)?! São para transportar a população. E na sua conta de casas você só esqueceu de alguns detalhes bobos (que estão sendo implantados no alemão) como infraestrutura ambiental e de transporte (como o teleférico) e todos os aparelhos sociais, como hospitais, clinicas, escolas, bibliotecas, áreas de lazer e etc.
E quem acha que remover essas populações é um simples questão de matemática e esquece todas implicacões sociais (racionais ou não) e as vontades dessas populações (legais, ilegais, racionais ou irracionais, não importa), vai sempre estar num mundo a parte da realidade..
fumarato April 6th, 2011, 12:21 AM Prestar um pouco mais de atenção talvez te ajude... Você realmente acha que os teleféricos são para turistas (que bobagem sem tamanho)?! São para transportar a população. E na sua conta de casas você só esqueceu de alguns detalhes bobos (que estão sendo implantados no alemão) como infraestrutura ambiental e de transporte (como o teleférico) e todos os aparelhos sociais, como hospitais, clinicas, escolas, bibliotecas, áreas de lazer e etc.
E quem acha que remover essas populações é um simples questão de matemática e esquece todas implicacões sociais (racionais ou não) e as vontades dessas populações (legais, ilegais, racionais ou irracionais, não importa), vai sempre estar num mundo a parte da realidade..
Acho que você deveria prestar um pouco mais de atenção, a população das favelas não precisa de transporte apenas de uma favela a outra, mas sim de transporte decente que os levem em qualquer ponto da cidade.
Isso pode até demonstrar interesse em restringi-los apenas em favelas ou de criar um ponto turistico "seguro" para gringos, pois adoram ver nossos problemas. E brasileiro adora mostrar... Não consigo ver outra possibilidade.
Simples questão matemática? claro que não! essa questão é a primeira a ser analisada, pois sem dinheiro não fazemos nada.
Vontade da população? quem ali não gostaria de ganhar uma casa nova com muito mais conforto e infraestrutura que eles tem? se você acha uma pessoa, me diga!
Pra finalizar, digo que eles precisam muito mais do que casa, mas as casas seriam o começo de uma nova vida pra eles. Em consequência viriam os hospitais, escolas, creches, etc. Sem a infraestrutura adequada é impossível montar isso. Há lugares na favela que seria impossível.
xikaumrio April 6th, 2011, 12:23 AM ^^ Mas rapaz, o teleférico tem integração com a Supervia.
malegi April 6th, 2011, 04:33 AM Cara o teleférico é uma dádiva para essa gente. Imagina você chegar na sua favela, depois de horas no trem/busão/etc e ter que subir o morro a pé, afinal a favela geralmente é um "morro", e isso não é fácil de subir.
Excelente medida do governo carioca. Aliás, existem exemplos no mundo que garantem o sucesso dessa política social.
Mexicano21 April 6th, 2011, 05:20 AM ^^
Existem?
pedrop.rio April 6th, 2011, 04:47 PM Sim, existem. Teleférico de Medelin, por exemplo.
Não estamos inventando a pólvora, só estamos copiando as boas idéias dos outros.
fumarato April 6th, 2011, 05:48 PM Respeito a opinião de vcs, mas discordo completamente.
Consegue me dizer em que esse modelo aumentou a qualidade de vida em Medellín?
Dádiva? dádiva seria ter seus direitos básicos respeitados, como eu disse no post anterior.
E mais, se TREM, METRÔ e ÔNIBUS não consegue realizar o transporte nem em 1/3 do que deveria, vcs acham realmente que meia dúzia de teleférico vai conseguir fazer o transporte de 1 milhão de pessoas ou mais (não sei a população) ??????? NUNCA
|
|