View Full Version : Novas pistas deverão ligar bairro à entrada do Parque da Cidade


Pesquisadorbsb
November 29th, 2007, 06:25 AM
Viadutos (as famosas tesourinhas) ajudarão o Setor Sudoeste

Para resolver, ou pelo menos diminuir os congestionamentos de trânsito do Sudoeste, o GDF estuda construir dois viadutos ligando a entrada do Sudoeste ao Parque da cicade. Essa é uma das maiores reclamações dos moradores, que enfrentam diariamente engarrafamentos nas saídas do bairro.

A estimativa é que a obra custe cerca de R$ 15 milhões. Se sair do papel, ficará pronta no segundo semestre de 2008. A medida vai facilitar a vida de quem sai da Octogonal e do Sudoeste em direção ao Plano Piloto. Os viadutos devem desafogar o fluxo de veículos na 1ª avenida do Sudoeste, usada pelos moradores para ter acesso ao Eixo Monumental.

A Secretaria de Obras ainda estuda o projeto, que precisa passar ainda pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a aprovação do governador. A idéia é que sejam construídos dois viadutos subterrâneos. O primeiro fará a ligação da pista que fica entre o Sudoeste e Octogonal até a EPIG (Estrada Parque Industrias Gráficas). O segundo viaduto dará acesso ao Parque da Cidade, onde será construída uma nova pista ao lado da existente. A terceira fase da obra será a construção de uma saída do parque para W5 Sul. A idéia é aproveitar uma pista de terra, clandestina, que já existe, na altura da 912 Sul (entre o colégio do Carmo e a UNIP).

A medida beneficiará 45 mil moradores da Octogonal e do Sudoeste. O administrador Nilo Cerqueira disse que a obra vai desafogar o trânsito na 1ª avenida do Sudoeste.

“Hoje, cada família do Sudoeste tem, em média, três carros. O trânsito nas saídas do bairro é um problema que precisa ser resolvido. Com a obra, o que se pretende é minimizar ou acabar com o problema. Precisamos desafogar o fluxo de veículos na 1ª avenida do Sudoeste”, disse.

Na segunda-feira, a Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) realizou reunião para discutir o trânsito enfrentado pelos moradores do Sudoeste. Participaram do encontro o presidente da Novacap, José Luís Gonçalves, a administradora do Parque da Cidade, Joseni Ferreira, e a secretaria adjunta de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Gisele Moll.

Inicialmente, a reunião serviria apenas para discutir a criação da pista entre o Parque e a W5 Sul, reivindicada pelos moradores do Sudoeste. Mas, mas no encontro, a Novacap apresentou a idéia da construção dos viadutos.

O secretário de Obras, Márcio Machado, disse que a obra está ainda em fase de estudos. Uma empresa foi contratada para fazer os primeiros levantamentos técnicos. Em junho, durante a realização do Governo nas Cidades no Sudoeste, os congestionamentos foram um dos principais problemas apontados pelos moradores. Na ocasião, o governador José Roberto Arruda prometeu uma solução para o caso.

Fonte: JBonline

http://i243.photobucket.com/albums/ff170/pesquisadorbsb2/sudoeste.jpg

ionhollfman
November 29th, 2007, 06:38 AM
Onde diabos é isso?

Poderia colocar o nome da cidade pra facilitar né

Pesquisadorbsb
November 29th, 2007, 06:47 AM
Brasília (DF) | Sudoeste | Viadutos (Tesourinhas)