View Full Version : Metrô com vagão preferencial
BrunoFoca November 30th, 2007, 06:29 PM Alguém ai enfrentou isso hoje de manha?
O Metrô reservou o primeiro vagão para os idosos na estação Corinthians Itaquera e aconteceu que ferrou todo mundo porque se com 6 vagões já sai lotado imagine com 5 vagões, o resultado é que tinha umas 10 pessoas em um vagão e nos outros se distribuiam as 200 pessoas que deveriam estar nesse vagão.
Chegando na Sé a mesma coisa.
Resultado normalmente chego no trabalho as 07:45 hoje cheguei as 08:10.
CARIOCAemSSA November 30th, 2007, 06:38 PM Loucura!
Ligeirinho November 30th, 2007, 06:57 PM Sei que o projeto já estava há anos para ser colocado em prática.
Vi hoje na estação Osasco alguns banners com referência ao projeto. Os primeiros vagões vão ser reservados a pessoas que necessitam ir sentadas, como idosos, gestantes, portadores de deficiência física permanente ou temporária, obesos com IMC acima de 40 e outros.
Tem uma matéria oficial aqui:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/webnoticias/one_news.asp?IDNews=3862
Não sei se é no Metrô do Rio que existe o "vagão feminino", devido aos problemas de assédio. Alguém pode me confirmar?
Honda Power November 30th, 2007, 09:58 PM Correto Ligeirinho, isso é no Rio. E vamos aproveitar a oportunidade para falar que não é vagão, é carro!
Eu imaginei que fosse dar mer**. O Metrô não tem composição para fazer isso. Sou a favor de carro preferencial, mas não obrigatório. Um carro com somente bancos cinza, por exemplo.
Ariela November 30th, 2007, 10:00 PM ^^ eu sou a favor que fosse proibido idosos e outras pessoas que tem que viajar sentados andem em pé, tornando assim obrigatório que a pessoa mais próxima ao idoso etc dê lugar.
um carro todo preferencia é exagero!
Fabius_ November 30th, 2007, 11:04 PM Quando vi o título, pensei em carro/vagão preferencial para mulheres, coisa que eu já li que existe fora do Brasil.
Mas comentando a notícia, o ideal é que as pessoas respeitassem a preferência. Mas também não sei como fazer uma lei com essa determinação prosperar.
RRC November 30th, 2007, 11:11 PM ^^ eu sou a favor que fosse proibido idosos e outras pessoas que tem que viajar sentados andem em pé, tornando assim obrigatório que a pessoa mais próxima ao idoso etc dê lugar.
Eu sou a favor que fosse proibido que idosos e outras pessoas do tipo usem o metrô no horário de pico.
Tá, era brincadeira, meus 5 minutos de Bruno Foca :D
Ligeirinho November 30th, 2007, 11:40 PM Correto Ligeirinho, isso é no Rio. E vamos aproveitar a oportunidade para falar que não é vagão, é carro!
É costume de falar Honda... se bem que no caso do brasileiro, tem que ser vagão mesmo, pq é um monte de mala sem alça sendo carregado (inclusive eu) :lol: (brincadeira, viu?) uahuhauhua
^^ eu sou a favor que fosse proibido idosos e outras pessoas que tem que viajar sentados andem em pé, tornando assim obrigatório que a pessoa mais próxima ao idoso etc dê lugar.
Mas aí é que está a questão Ariela. Díficilmente alguém cede o lugar para o outro. A falta de educação e respeito é um problema severo. Como no caso do vagão feminino no rio, foi criado justamente porque infelizmente há muito fdp tarado que gosta de dar uma de gostosão e fica metendo a mão onde não deve nas mulheres. (hoje tou meio grrr também)...
Eu apóio a idéia, pois não tem como infelizmente botar um segurança para ficar de babá ou guia em cada carro. Um vagão só preferencial já ajuda.
Honda Power December 1st, 2007, 12:59 AM Hahaha, é verdade ligeirinho. Mas considerando que existem passageiros que não são carga, ia ser legal usar a nomenclatura correta hahahaha
jp_city December 1st, 2007, 01:56 AM Os caras não tem mais o que inventar, além do mais passou na TV a entrada dos idosos no vagão reservado e estavam se degladiando, correndo e lutando por um assento vago lastimável.
CARIOCAemSSA December 1st, 2007, 03:30 AM Eu sou a favor que fosse proibido que idosos e outras pessoas do tipo usem o metrô no horário de pico.
Tá, era brincadeira, meus 5 minutos de Bruno Foca :D
Mesmo sendo brincadeira, não deixa de ser verdade... Não entendo porque os idosos escolhem justamente o horário de pico para usarem o transporte público... Muitos deles podem marcar médico, ir às compras etc., em qualquer horário, mas não...
bs.eduardo December 1st, 2007, 03:35 AM Mesmo sendo brincadeira, não deixa de ser verdade... Não entendo porque os idosos escolhem justamente o horário de pico para usarem o transporte público... Muitos deles podem marcar médico, ir às comprar etc., em qualquer horário mas não...
Ainda nessa linha de pensamento...
"O número de idosos na sua frente, a serem atendidos no banco, é inversamente proporcional ao tempo restante do seu horário de almoço."
Incrível como os idosos deixam pra ir no banco SEMPRE na hora do almoço. Não que elas não devam ter esse direito, apenas uma constatação :D
CARIOCAemSSA December 1st, 2007, 03:40 AM ^^
É verdade! O pior que virou moda contratar idosos para efetuar pagamento (essa é uma prática cada vez mais normal nas empresas)... Acho que isso só piora a situação nos bancos...
richter30 December 1st, 2007, 02:19 PM Se o povo respeitasse os idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais e cedesse os lugares, e sem empurrar, não teria sido necessário chegar a esse ponto. porém quem usa o metrô (sem generalizar), principalmente as estações de maior movimento deveria usar o bom senso e ver que um dia tb será idoso ou virar portador de deficiência fisica por conta de acidente, doença etc e passar a respeitar, eu não entendo pq esse costume de `empurrar` quem tá na sua frente....parece que quer encoxar a pessoa que ta na frente ou adora um empurra-empurra viu!
mas enfim...agora que aguentem, oras...
detalhe: o metrô poderia tb liberar o acesso dos usuários especiais pra entrar primeiro no 1º carro dos trens do metrô, e depois liberar pros demais passageiros, porém e depois de abarrotado que nem lata de sardinha, será que conseguiria sair sem ser empurrado? esse é o `X` da questão....será que é por isso que não fizeram isso?
independente de idoso inventar de usar o metrô justamente na hora do rush, é um direito que ele tem, pois nem sempre conseguimos marcar nossos compromissos nos horarios e dias que desejamos. Se os idosos estão lá em pleno horario de rush não é pq gostam, e sim pq não conseguiram marcar em outro horario (duvido que eles adorem andar de condução nos horarios de maior movimento)
Falo isso pela minha mãe que tinha 65 anos e nunca conseguia marcar suas consultas no HC em outro horario, pq eles marcavam somente as 7 da manhã...e ai ela não tinha outra opção a não ser ir nesse horario, então acredito que muitos idosos passam pela mesma situação....
Mas vamos ver o que o metrô vai fazer a respeito desse `detalhe`
Ariela December 1st, 2007, 02:30 PM É costume de falar Honda... se bem que no caso do brasileiro, tem que ser vagão mesmo, pq é um monte de mala sem alça sendo carregado (inclusive eu) :lol: (brincadeira, viu?) uahuhauhua
Mas aí é que está a questão Ariela. Díficilmente alguém cede o lugar para o outro. A falta de educação e respeito é um problema severo. Como no caso do vagão feminino no rio, foi criado justamente porque infelizmente há muito fdp tarado que gosta de dar uma de gostosão e fica metendo a mão onde não deve nas mulheres. (hoje tou meio grrr também)...
Eu apóio a idéia, pois não tem como infelizmente botar um segurança para ficar de babá ou guia em cada carro. Um vagão só preferencial já ajuda.
não sei o tanto de idosos e afins que usam o metro nas outras cidades, mas em BHZ não enche nem perto um vagão! será que não seria o caso só de colocar mais bancos preferenciais nos outros vagões? :?
quanto ao vagão feminino... pelo menos uma boa parte dos usuários do metro são mulheres, então não vai ser um vagão vazio e os outros abarrotados.
Ariela December 1st, 2007, 02:37 PM quanto aos idosos conseguirem marcar suas consultas em outros horários que não os de pico eu não sei, mas a respeito de banco... quem tava reclamando que idoso só vao banco em horário de almoço, isso é mentira! porque idoso vai ao banco o dia inteiro! vc que só estava alí na hora do almoço e só viu aqueles.
meu avô era aposentado pelo estado de MG, e um belo dia o aécio neves resolveu pagar todas as aposentadorias e salários no quinto dia útil do mês, isso era um inferno! eu ia com meu avô receber e a fila dos idosos ficava maior que a fila que tinha outros seis caixas atendendo! e sim, meu avô tinha o cartão do banco, mas o problema é que se a gente tirasse dinheiro pra ele no caixa eletronico, depois ele ia no banco e tirava o pagamento em valor integral, aí ficava com - 500 reais de saldo! Não adiantava, ele gostava era de ir no banco receber, e pela fila que a gente pegava, ele não era o único! :lol:
BrunoFoca December 1st, 2007, 04:23 PM ^^ eu sou a favor que fosse proibido idosos e outras pessoas que tem que viajar sentados andem em pé, tornando assim obrigatório que a pessoa mais próxima ao idoso etc dê lugar.
Lugar de idoso é na fila do INSS e da Caixa, não no Metrô as 6h da manha. :banana: (A minha foi melhor RRC).
Falando serio o que faz com que um idoso tenha que andar sentado? Eu tenho dois tendões de aquiles que praticamente romperam, tenho atrofia e nem por isso acho que tenho direito a ir sentado. Sempre dei o lugar, mas já vi muita gente de cabelo branco que não era idoso forçando a barra para eu dar o lugar ai perguntei a Senhora tem mais de 60 anos? Não, tenho 57. Então não é idosa não vou dar o lugar e .
Esse Trem de Itapevi deve ser uma terra sem lei porque no Metrô EU SEMPRE vi darem a preferencia, ate para pessoas que não deviam ter a preferencia.
^^
É verdade! O pior que virou moda contratar idosos para efetuar pagamento (essa é uma prática cada vez mais normal nas empresas)... Acho que isso só piora a situação nos bancos...
Meu primeiro emprego foi como OfficeBoy e eu fui demitido porque eles contrataram um idoso já que eles não pagavam onibus nem Metrô.
Lembrando que é um vagão preferencial para idosos, gestantes pessoas com criança de colo e com deficiencia.
Como disse um dos guardas do Metrô isso só vai servir para arrumar mais dor de cabeça para eles e não vai resolver o problema.
Tem 1.000.000 de pessoas que querem ir do ponto A para o ponto B o sistema dá conta de 800.000 com conforto, 900.000 sem conforto e 1.000.000 tratando a todos como animais, ao invés de tentar fazer alguma coisa quando se chegou nos 900.000 acreditou-se que nunca se chegaria aos 1.000.000.
Honda Power December 1st, 2007, 06:50 PM Falando serio o que faz com que um idoso tenha que andar sentado? Eu tenho dois tendões de aquiles que praticamente romperam, tenho atrofia e nem por isso acho que tenho direito a ir sentado. Sempre dei o lugar, mas já vi muita gente de cabelo branco que não era idoso forçando a barra para eu dar o lugar ai perguntei a Senhora tem mais de 60 anos? Não, tenho 57. Então não é idosa não vou dar o lugar e
Quem tem mais chances de não aguentar ficar tanto tempo em pé? Uma pessoa jovem ou um idoso?
Os idosos possuem, em sua maioria, ossos mais fracos e músculos idem. Vamos pensar um pouquinho antes de falar essas pérolas, não?
"Ah, mas eu tenho músculo machucado..." Ok, perfeito. Existem mais pessoas com machucados ou idosos? Ah, e, neste caso, você também tem a preferência, já que se enquadra no "deficiente físico".
BrunoFoca December 1st, 2007, 07:08 PM Quem tem mais chances de não aguentar ficar tanto tempo em pé? Uma pessoa jovem ou um idoso?
Os idosos possuem, em sua maioria, ossos mais fracos e músculos idem. Vamos pensar um pouquinho antes de falar essas pérolas, não?
"Ah, mas eu tenho músculo machucado..." Ok, perfeito. Existem mais pessoas com machucados ou idosos? Ah, e, neste caso, você também tem a preferência, já que se enquadra no "deficiente físico".
Atrofia, Fibromialgia, Lesão nos tendões de aquiles, nos joelhos e já tive um derrame e continuo achando que isso não me dá direito a nada.
A unica coisa que me faz sair de casa é uma dose de tramol e nem por isso eu fico no Metrô me achando no direito de sentar no banquinho cinza ou pedir licença para os outros.
E atividade fisica faz os musculos se desenvolverem, logo os velhos deveriam ficar de pé e se exercitarem e tomarem leite para acabar com a osteoporose.
CARIOCAemSSA December 1st, 2007, 07:14 PM ^^
De certa forma concordo com você porque devemos combater essa imagem de que todos idosos são debilitados etc.! A velhice já deixou de ser sinônimo de doença e só não enxerga isso quem não quer...
Fabius_ December 1st, 2007, 07:20 PM ^^
De certa forma concordo com você porque devemos combater essa imagem de que todos idosos são debilitados etc.! A velhice já deixou de ser sinônimo de doença e só não enxerga isso quem não quer...
Não é bem assim...mas eu concordo parcialmente com o argumento.
Como está havendo o envelhecimento progressivo da população no Brasil, em duas ou três décadas será visível a existência de dois tipos de idosos: os idosos jovens (de 60 a 75 ou 80 anos) e os idosos velhos (mais de 75 ou de 80 anos).
Os idosos jovens no futuro talvez não terão os privilégios de hoje, justamente por haver uma categoria ainda mais necessitada que eles, a dos idosos mais idosos.
Creio que coisas como aposentadoria, passagem gratuita, etc., vão subir para 70 anos pelo menos.
CARIOCAemSSA December 1st, 2007, 07:25 PM ^^
Eu conheço algumas pessoas com 60 anos que são tão saudáveis quanto eu que tenho 21! Também acho que em breve teremos duas classes de idosos...
Ariela December 1st, 2007, 07:40 PM eu não acho que vamos ter duas classes de idosos, acho que os idosos vão ser considerados idosos com uma idade mais avançada que hoje.tipo uns 70 ou 75 anos...
e sim, eu sei que tem pessoas novas que tem tem problemas, quase todos os meus amigos tem algum tipo de problema nos joelhos e tb sei que exercicio fisico fortalece os músculos. mas eu acho meio desumano deixar os velhinhos sofrendo porque "faz bem" e essas mesmas pessoas que tem problemas nos joelhos agora com vinte e poucos vão continuar com os mesmo problemas aos 65. e aí até pior porque o corpo todo já não vai ser tão saudável assim. daí do mesmo jeito que não tem como saber se aquela pessoa de vinte e poucos anos que não se lenvantou pra dar lugar tem problemas, tb não dá pra ver se aquele idoso que queria o lugar tb tem problema.
eu tb conheço umas pessoas de 60-65 anos que são saudáveis e sem mais problemas do que os comuns, mas por via das dúvidas eu sempre cedo lugar pra quem tem cabeça branca, mesmo que não aparente mais de 65 anos.
BrunoFoca December 1st, 2007, 08:01 PM eu não acho que vamos ter duas classes de idosos, acho que os idosos vão ser considerados idosos com uma idade mais avançada que hoje.tipo uns 70 ou 75 anos...
e sim, eu sei que tem pessoas novas que tem tem problemas, quase todos os meus amigos tem algum tipo de problema nos joelhos e tb sei que exercicio fisico fortalece os músculos. mas eu acho meio desumano deixar os velhinhos sofrendo porque "faz bem" e essas mesmas pessoas que tem problemas nos joelhos agora com vinte e poucos vão continuar com os mesmo problemas aos 65. e aí até pior porque o corpo todo já não vai ser tão saudável assim. daí do mesmo jeito que não tem como saber se aquela pessoa de vinte e poucos anos que não se lenvantou pra dar lugar tem problemas, tb não dá pra ver se aquele idoso que queria o lugar tb tem problema.
eu tb conheço umas pessoas de 60-65 anos que são saudáveis e sem mais problemas do que os comuns, mas por via das dúvidas eu sempre cedo lugar pra quem tem cabeça branca, mesmo que não aparente mais de 65 anos.
Se eu tiver que usar Metrô daqui a 42 anos eu me mato.
Ariela December 1st, 2007, 10:11 PM ^^ :lol::lol::lol:
de inicio eu pensei: "eu tb!"
mas daí eu lembrei de como é um inferno estacionar no centro de BH, principalmente perto do natal, que aí não tem vaga nem no shopping cidade e mudei de idéia!
mas eu pretendo estar bem motorizada daqui a 40 anos.
|
|