View Full Version : Jactos de luxo Negócio vale 28 milhões/ano


traveler
December 4th, 2007, 11:10 PM
Jactos de luxo
Negócio vale 28 milhões/ano

António Rilo
É uma das actividades que maior crescimento apresenta em Portugal. A aviação executiva já conta, no nosso país, com uma facturação anual de cerca de 28 milhões de euros – qualquer coisa como 76 mil euros por dia.
Inquiridas as seis empresas que nesta altura operam em Portugal neste sector (Aeronorte, Air Jetsul, Heliavia, Netjets, Omni e Vinair), o Correio da Manhã concluiu que cerca de meia centena recorre com frequência a este tipo de serviço: mais rápido, confortável e personalizado.

Em Portugal estão registados cerca de 120 jactos executivos, sendo que mais de 110 pertencem à Netjets, a maior empresa de aviação executiva da Europa.

Apesar de ter a sua frota registada no nosso país, para a Netjets o mercado português representa menos de dois por cento do seu volume de negócios. Apesar disso, esta empresa é líder no mercado português, com mais de 1600 voos por ano (entradas e saídas de Lisboa, Faro e Tires).
A aviação executiva está a crescer em Portugal mais de 15 por cento por ano e todos os especialistas são unânimes em considerar que o crescimento vai ser, a partir do próximo ano, ainda mais acentuado.

Leana Ribeiro, administradora da Aeronorte, disse ao Correio da Manhã que, apesar de operar há pouco tempo, a empresa “não tem mãos a medir”.

“É certo que somos a única empresa do Norte do País, mas as solicitações são cada vez mais e estamos até a pensar em comprar um segundo avião”, afirmou.
Também Pedro Caneira, da Heliavia, prevê um assinalável crescimento nos próximos anos, sublinhando que “num mundo cada vez mais global o tempo, para os homens de negócios tem cada vez mais valor”.

Só assim se explica que empresas e empresários paguem 3800 euros por cada hora de voo destes pequenos e luxuosos jactos.

Para Leana Ribeiro, trata-se de uma questão de ordem de prioridades. “Quem tem um grande negócio a resolver em Londres, por exemplo, e quer ir e voltar no mesmo dia, sem perdas de tempo nos aeroportos, tem aqui a solução para o seu problema”, explica a administradora.

Mas como estas aeronaves transportam, com todo o conforto, oito a dez passageiros, em média, a hora de voo já fica a menos de 400 euros por pessoa.

Paris, Londres, Roma, Bruxelas e Genebra são os destinos mais utilizados pelos portugueses, embora comecem a ter grande procura os países de Leste, com destaque para a Rússia, e os africanos, sobretudo Angola.

Tratando-se de distancias maiores, as empresas estão a comprar aviões com alcances de sete a 11 mil quilómetros.

AVIAÇÃO EXECUTIVA NO NORTE
Depois de quase vinte anos de experiência no mundo da aviação, no transporte interno de passageiros, em avião e helicóptero, no combate a fogos florestais e na realização de trabalhos, na agricultura e na construção civil, a Aeronorte, com sede em Braga, resolveu avançar para voos mais altos e abraçar o negócio da aviação executiva.

“Verificámos que havia uma grande lacuna a este nível no Norte do País e resolvemos apostar”, disse ao Correio da Manhã José Agostinho Ribeiro, presidente do conselho de administração da Aeronorte, acrescentando que “os resultados de quase meio ano de actividade, a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, demonstram que foi uma decisão acertada”.

A Aeronorte é uma empresa pequena, de cariz familiar, administrada por José Ribeiro e pelas duas filhas, Leana Ribeiro e Carla Ribeiro Moreira, e que conta com 13 aeronaves, nove helicópteros e quatro aviões. O facto de ter sede em Braga, no aeródromo de Palmeira, foi importante para a afirmação e crescimento na área de combate aos incêndios florestais.
O problema, assegura Carla Moreira, é que “o combate aos fogos é sazonal, o transporte interno tem pouca margem de crescimento e os trabalhos, tanto na agricultura [pulverização de pesticidas] como na construção civil ainda não são muito solicitados”.

“Por isso, realça esta engenheira mecânica, para que a empresa crescesse era preciso alargar e diversificar a actividade. Depois de vários estudos, decidimos avançar para a aviação executiva”.

A aposta foi, ao que tudo indica, acertada. O avião como que iniciaram a actividade, um Bombardier Lear Jet 45, com capacidade para nove passageiros e três tripulantes, quase não pára. Paris, Londres, Estocolmo e Genebra são os destinos mais solicitados. Muitas vezes com paragem em Lisboa.
A chegada da aviação executiva ao Norte já foi notada pelos empresários da região, que têm utilizado com frequência este serviço. Leana Ribeiro diz mesmo que “nesta região está praticamente todo o terreno por desbravar e é por isso que nós não temos dúvidas da necessidade de, em breve, comprar mais um avião”.

APOSTA FORTE EM BRAGANÇA
José Agostinho Ribeiro disse ao ‘CM’ que uma das apostas fortes da sua empresa é no “futuro aeroporto de Bragança”. Começou pela construção de dois hangares, onde pretende albergar e até reparar várias das suas aeronaves, mas a ideia é avançar rapidamente para o segmento dos voos turísticos.

“Bragança é um ponto estratégico. É por lá que passam todos os voos oriundos da Europa e tem uma pista de dois quilómetros que permite a aterragem de aviões com capacidade para cinquenta passageiros. Para além disso, com a auto-estrada que se anuncia, fica a menos de duas horas do Porto”, disse José Ribeiro, acrescentando que tenciona adquirir um ou dois aparelhos específicos para a aviação turística.

De resto, o empresário admite mesmo avançar para a realização de voos de vários países europeus, como a França e a Suíça, onde há fortes comunidades portuguesas, para Bragança.
“Dessa forma, a viagem fica bastante mais barata e, como já foi referido, Bragança já não fica no fim do mundo”, acrescentou.

J.P. COUTINHO TEM NOVO JACTO
Dentro de pouco mais de um mês, João Pereira Coutinho recebe o seu novo jacto: um Falcon 7X. Trata-se de um tri-reactor, atinge mais de 11 mil quilómetros e faz 13 horas de voo seguidas. Custou 25 milhões de euros.

NOTAS
HÁ FALTA DE PILOTOS
Um dos dramas das pequenas companhias de aviação é a contratação de pilotos. São poucos e, por isso, são muito bem pagos.
ESPERA DE DOIS ANOS
Comprar um jacto não é tarefa fácil e muito menos rápida. A correr bem, entre a encomenda e a entrega passam pelo menos dois anos.
BRINQUEDO DE 25 MILHÕES
O preço é outro dos obstáculos para quem pretende ter um jacto privado. Novo, com oito lugares e médio alcance, custa 25 milhões de dólares.
A LUTA DOS CERTIFICADOS
É o outro drama das empresas de aviação executiva. Entre licenças e certificados é mais de um ano só para as longas burocracias.
FROTAS DE PEQUENOS JACTOS EM PORTUGAL
Empresa / N.º de aviões / Lugares por avião / Autonomia de voo (km)
AERONORTE
Bombardier Learjet 45: 1 / 10 / 3926
AIR JETSUL AVIATION
Cessna Citation 550: 1 / 8 / 3700
HELLAVIA
Dassault Falcon 900B: 1 / 14 / 7116
Dassault Falcon 2000 EX: 1 / 10 / 6885
NETJETS*
Beechcraft Hawker 400XP: 18 / 7 / 2541
Beechcraft Hawker 800XP: 12 / 6 / 4672
Cessna Citation Bravo: 28 / 7 / 2570
Cessna Citation Excel/ XLS: 32 / 7 / 3631
Cessna Citation VII: 1 / 8 / 3700
Dassault Falcon 900EX: 1 / 14 / 8020
Dassault Falcon 2000 : 7 / 10 / 6855
Dassault Falcon 2000EX: 3 / 10 / 6855
Gulfstream 500/V: 5 / 14 / 11 911
Gulfstream IV SP: 1 / 12 / 4989
OMNI
Bombardier Learjet 31: 1 / 8 / 2695
Bombardier Learjet 45 : 1 / 10 / 3926
VINAIR
Dassault Falcon 900: 1 / 16 / 7116
*A Netjets é a maior empresa do ramo na Europa, mas todos os seus aviões estão matriculados em Portugal, onde conta com 25 clientes, para os quais realiza uma média de 1600 voos anuais
Secundino Cunha

pedrodepinto
December 8th, 2007, 01:48 PM
Com efeito, é um grande negócio :yes:!

Viriatox
March 14th, 2008, 02:39 AM
2008-03-13
Mercado da aviação de luxo está a crescer em Portugal

Uma das empresas que mais está a expandir o negócio é a Netjets, uma companhia de jactos para executivos.
No ano passado, contratou 500 pessoas e este ano prepara-se para recrutar mais 250.

Video (http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=332988&tema=29)

fred_mendonca
March 14th, 2008, 02:50 PM
É de Oeiras! :D

Viriatox
March 14th, 2008, 07:54 PM
É de Oeiras! :D

É de Ohio :D, a empresa, para não haverem confusões ;)

fred_mendonca
March 15th, 2008, 06:33 PM
É de Ohio :D, a empresa, para não haverem confusões ;)

A NETJETS EUROPE tem sede em Oeiras! A empresa falada no artigo é a Netjets Europe que tem a sede em Portugal. Não há confusão nenhuma.

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/ntj.png

CS-TOA
March 15th, 2008, 07:56 PM
E o edificio é lindo!!! :D

fred_mendonca
March 15th, 2008, 08:05 PM
É do Sua Kay!

Viriatox
March 15th, 2008, 08:17 PM
A NETJETS EUROPE tem sede em Oeiras! A empresa falada no artigo é a Netjets Europe que tem a sede em Portugal. Não há confusão nenhuma.


Mas preferia que fosse uma empresa portuguesa :D, e não apenas uma filial com operações (Sales & Marketing é desde UK) desde Portugal ;). Mas claro que sempre é melhor do que nada.

fred_mendonca
March 15th, 2008, 08:26 PM
Mas preferia que fosse uma empresa portuguesa :D, e não apenas uma filial com operações (Sales & Marketing é desde UK) desde Portugal ;). Mas claro que sempre é melhor do que nada.

Mas o grosso da Netjets Europe está em Portugal. Os aviões estão registados aqui. Os investimentos são feitos a partir de Portugal, a maior parte dos departamentos estão aqui também, etc... Pode-se dizer que a operação no UK é residual. Esta empresa é uma grande mais valia para Portugal. Quanto a ser uma empresa estrangeira não tem mal nenhum.

NetJets Europe - All aircraft offered by NetJets Europe are operated, maintained, and crewed by NetJets Transportes Aéreos, SA, an EU Carrier. Operations center located in Lisbon, Portugal.

http://www.netjets.com/About_NetJets/NetJets_Companies.asp

Nem sequer há menção ao Reino Unido!

Viriatox
March 16th, 2008, 01:42 AM
Tudo ok, mas não é de aqui, uma coisa é estar em Oeiras, e outra é ser de Oeiras. Podem ter tudo registado cá, mas os beneficios não ficam cá.

Além disso a noticia apenas refere a empresa "Netjets", por isso pareceu-me que estavas a induzir em erro ao afirmar que a Netjets é de Oeiras, coisa que não o é. Pareceu-me uma imprecisão.

fred_mendonca
March 16th, 2008, 03:58 PM
Os lucros vão para os accionistas da Berkshire Hathaway, com sede em Omaha, Nebraska, a Holding dona da Netjets.

Viriatox
March 16th, 2008, 09:41 PM
Imagino que sim ;)

Herrmando
March 18th, 2008, 09:32 PM
Eh pah! Julgava que ficavam em oeiras :(

fred_mendonca
March 18th, 2008, 09:42 PM
No Porto não ficam de certeza! :rofl:

Viriatox
March 19th, 2008, 04:38 AM
Ainda não ficou claro!? :rofl:

fred_mendonca
March 2nd, 2011, 05:30 PM
A NetJets, operadora de jatos privados controlada pela Berkshire Hathaway, assumiu uma encomenda de 120 aviões à canadiana Bombardier, para reforço da sua frota, segundo acordo anunciado esta quarta-feira.

O acordo prevê o pedido firme de 50 aparelhos, com opção por mais 70 aviões. As entregas dos primeiros 30 aparelhos estão contratadas para o último trimestre de 2012, com os restantes 20 lá para 2017.

Os aviões serão entregues com as especificações de cabine e de tecnologia exigidos pelos clientes da NetJets, empresa de aviação privada que tem o centro operacional da Europa localizado em Oeiras.

Aos preços de tabela (retalho), as cinquenta unidades do pedido confirmado somam 2,8 mil milhões de dólares. No total, os 120 aviões que a NetJets poderá adquirir ao construtor canadiano ascendem a 6,7 mil milhões de dólares.
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=30&id_news=153924

bruno_dias
March 2nd, 2011, 08:30 PM
só é pena não dizerem o modelo

se for mesmo bombardier deve ser o challenger 300, não estou a ver global express

mas alguns devem ser learjet que são da bombardier, e deve ser o novo o 80 ou 85

fred_mendonca
March 2nd, 2011, 08:35 PM
Bombardier said NetJets had placed a firm order for 50 Global business jets, a sale valued at approximately US$2.8 billion. The deal also includes an option for an additional 70 Global aircraft, which would bring the total value of the deal to over US$6.7 billion.

NetJets’ firm order involves 30 Global 5000 Vision and Global Express XRS Vision aircraft, with deliveries scheduled to begin in the fourth quarter of 2012.

It also includes 20 firm orders for Bombardier’s Global 7000 and Global 8000 jets, which are in development. The long-range aircraft, which will be able to fly from Washington to Beijing, will start being delivered in 2017.

http://www.thestar.com/business/companies/bombardier/article/947170--bombardier-lands-deal-with-netjets-inc-worth-up-to-6-7-billion-u-s?bn=1