Arpels
December 6th, 2007, 08:11 PM
Continuemos aqui, anterior em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=166184
|
View Full Version : Aeroporto Internacional de Beja Arpels December 6th, 2007, 08:11 PM Continuemos aqui, anterior em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=166184 pedrodepinto December 6th, 2007, 08:17 PM O anterior teve uma durabilidade muito grande: quase três anos :D! Arpels December 6th, 2007, 11:27 PM sim, já é um classico :yes::D Puro_pt December 7th, 2007, 12:52 AM sim, já é um classico :yes::D LOL Relativamente ao lado do terminal... estamos a falar do alentejo... é indiferente...!!! Só mesmo o sotavento para se preocupar com isso :pepper: sotavento December 7th, 2007, 12:54 AM Trespassando praqui umas questões do topico antigo: O terminal fica á direita (lado dos hangares da FAP) ou á esquerda (lado de ferreiras) da pista principal ??? Eu vendo as fotos das obras (aquela casinhota minuscula não engana ninguem que já tenha passado pela pista da BAB) parece-me que o terminal fica do lado de ferreiras , junto á quaintarola e em cima de aonde estavam 2 lagoas ... logo o acesso será por essa estrada que liga á quintarola e IP8 Beja-Ferreiras e não pela estrada Beja-Evora/Cuba. ^^ correcto ou errado ??? :ohno: pedrodepinto December 8th, 2007, 01:53 PM Não sei :dunno:... JGuerreiro December 8th, 2007, 09:45 PM http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-PT&geocode=&time=&date=&ttype=&q=beja&sll=38.707163,-9.135517&sspn=0.261483,0.466919&ie=UTF8&ll=38.066406,-7.934618&spn=0.032976,0.058365&t=h&z=14&om=1 Será entre São Brissos e a pista actual da FAP. Puro_pt December 8th, 2007, 11:08 PM http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-PT&geocode=&time=&date=&ttype=&q=beja&sll=38.707163,-9.135517&sspn=0.261483,0.466919&ie=UTF8&ll=38.066406,-7.934618&spn=0.032976,0.058365&t=h&z=14&om=1 Será entre São Brissos e a pista actual da FAP. Aumentaria a ligaçao férria em cerca de 3 km... detalhes fred_mendonca December 8th, 2007, 11:46 PM Obrigado pela indicação! :okay: caja December 14th, 2007, 06:26 PM Aumentaria a ligaçao férria em cerca de 3 km... detalhes Aquele pequeno ramal que se vê e que depois desemboca numa via dupla é para abastecimento de combustíveis ou cereais? Vêem-se outros ainda maiores na linha do Alentejo mas não têm nenhum ramal. Puro_pt December 15th, 2007, 04:48 AM Aquele pequeno ramal que se vê e que depois desemboca numa via dupla é para abastecimento de combustíveis ou cereais? Vêem-se outros ainda maiores na linha do Alentejo mas não têm nenhum ramal. Creio que é cereais.... só indo ali ver dentro à IET 50 te sei dizer o nome... ruben.briosa January 1st, 2008, 07:10 AM Na minha opinião o aeroporto no Alentejo deveria se localizar em E'vora.. criar uma verdadeira metro'pole era essencial para o Alentejo e não e' nesta descentralização regional que se ira' conseguir.. alentejolover January 1st, 2008, 05:31 PM Pois mas Beja actualmente tem mais condiçoes,que provem da Base Aerea. Alem disso Evora e por si so a capital administativa da regiao e espera-se pela concretizaçao do projecto Skylander... ruben.briosa January 1st, 2008, 05:46 PM ok entao..:D encarnado January 1st, 2008, 09:02 PM Évora tem espaço para o aeroporto, mas parece que preferem manter o aerodromo :) Seria uma boa ideia em Évora se não metessem o TGV onde o querem meter. alentejolover January 1st, 2008, 09:51 PM Nao gostas do local da futura estaçao? encarnado January 2nd, 2008, 12:56 AM Não. Fica longe de Évora. ruben.briosa January 2nd, 2008, 12:57 AM Fica assim tão longe? alentejolover January 2nd, 2008, 01:01 AM Prai uns 10 km a norte da cidade se nao estou em erro... daniel322 January 2nd, 2008, 01:09 AM realmente ainda é bastante longe.. ruben.briosa January 2nd, 2008, 01:10 AM Pose ser uma boa oportunidade de expandir a cidade.. ou e' muito uto'pico? alentejolover January 2nd, 2008, 01:12 AM Sinceramente acho que ainda e cedo para se fazerem previsoes...mas espero que traga gente... Peter Askania January 9th, 2008, 12:16 PM Rádio Voz da Planície 07:00 09-01-2008 A Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) lançou concurso público para construção da ETAR do futuro aeroporto. A Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) lançou concurso público para a empreitada de concepção e construção da ETAR do futuro aeroporto. José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da EDAB, explicou que "este concurso tem como objectivo construir uma ETAR, para tratamento dos resíduos do aeroporto". Adiantou que "os resíduos produzidos pela população de S. Brissos serão canalizados também para esta estrutura". José Ernesto Queiroz fez ainda o ponto de situação relativamente à empreitada de construção dos edifícios, uma fase decisiva para tornar o aeroporto operacional. Sobre esta matéria esclareceu que "os edifícios ainda estão em fase de concurso". Prosseguiu referindo que "houve uma avaliação de propostas" e que as mesmas "foram rejeitadas pela Comissão de Avaliação". Referiu igualmente que "se está a aguardar a entrega do relatório final da Comissão para publicar convite e para se iniciar a negociação directa com as empresas concorrentes, após o envio de propostas reformuladas". Ana Elias de Freitas - RVP fernao January 10th, 2008, 05:26 PM Ja' agora, o NAL Alcochete, que impacto tera' no exito comercial do aeroporto de Beja, uma vez que e' consideravelmente mais proximo do que a opcao OTA? faialense January 10th, 2008, 05:41 PM Este país é um tratado... 3 aeroportos internacionais a sul do Tejo e apenas 1 a norte... encarnado January 10th, 2008, 10:24 PM Ja' agora, o NAL Alcochete, que impacto tera' no exito comercial do aeroporto de Beja, uma vez que e' consideravelmente mais proximo do que a opcao OTA? Os que "financiaram" a internacionalização de Beja não querem ir para o NAL. Talvez porque as taxas de aterragem em Beja sejam mais baratas que na Portela/NAL... Viriatox January 11th, 2008, 12:20 AM Ja' agora, o NAL Alcochete, que impacto tera' no exito comercial do aeroporto de Beja, uma vez que e' consideravelmente mais proximo do que a opcao OTA? EDAB: Alcochete terá impacto marginal no aeroporto de Beja A construção do novo aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete vai ter um «impacto marginal» no de Beja, que terá custos operacionais mais baixos, defendeu hoje o presidente da empresa responsável pela infra-estrutura alentejana. «O aeroporto de Beja vai ter uma estrutura simples e custos operacionais muito mais baratos do que o futuro aeroporto de Lisboa», explicou à agência Lusa o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós. Uma «grande vantagem» que, frisou, vai ser «decisiva» e «influenciar» os operadores, sobretudo de companhias «charter» (voos ocasionais) e de «low cost» (voos regulares de baixo custo), «a optar pelo aeroporto de Beja, quando o destino final dos passageiros for o Alentejo». José Queirós regia à decisão preliminar do Governo de escolher Alcochete como localização do novo aeroporto internacional de Lisboa, anunciada hoje pelo primeiro-ministro, José Sócrates. «O aeroporto de Lisboa só deverá estar concluído em 2017 e, até lá, o aeroporto de Beja vai ter oportunidades de crescer e de se afirmar«, previu José Queirós. Apesar de referir que o turismo será a »vocação de lançamento« do aeroporto de Beja, que deverá assumir-se como »complementar aos de Lisboa e Faro« e »apostar« nos voos de companhias »charter« e »low cost«, José Queirós frisou que a infra- estrutura aeroportuária alentejana »não vai servir apenas para transportar passageiros e cargas«. O »grande objectivo« do aeroporto de Beja, actualmente em construção e que deverá estar operacional até final de 2008, »vai ser, sobretudo, a aposta na indústria aeronáutica como motor de desenvolvimento da região«. Com condições naturais »excelentes« e »difíceis« de encontrar nos aeroportos próximos de grandes cidades, o aeroporto de Beja, salientou José Queirós, »está também vocacionado para a carga aérea e pode tornar-se numa importante plataforma logística aeroportuária a Sul do país«. «Mais do que um complemento, pode ser uma alternativa ao aeroporto de Faro, que praticamente não processa carga devido às limitações logísticas e de comprimento de pista», afirmou. José Queiroz defendeu ainda que o aeroporto de Beja «deve explorar a sua proximidade com o porto de Sines para se transformar também numa importante plataforma de distribuição aérea de produtos destinados à Europa». Quase nove meses após o arranque das obras, já começou a construção da placa de estacionamento, das áreas operacionais e das estradas de ligação às pistas da Base Aérea n/o 11, intervenções incluídas na primeira empreitada, orçada em 10 milhões de euros e que deverá durar até Abril de 2008. Após a comissão de avaliação ter chumbado todas as propostas do concurso público para a execução da segunda empreitada, «devido a respostas incompletas nos processos de todos os concorrentes», explicou José Queirós, a EDAB aguarda o relatório final daquela entidade. Depois, acrescentou o responsável, a EDAB, de acordo com a lei, vai avançar com negociações directas com as empresas concorrentes, para «escolher a proposta mais favorável e adjudicar a empreitada». Orçada em 10,1 milhões de euros, a segunda empreitada inclui a construção dos terminais (um de passageiros e outro de carga) e dos edifícios (serviços, bombeiros, material de placa e portaria). Actualmente está a decorrer o concurso público para a construção de uma estação de tratamento de águas residuais, num investimento de 850 mil euros. A construção do aeroporto é financiada pelo Orçamento de Estado e por fundos comunitários, tendo já verbas contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central de 2006 (15,9 milhões de euros), 2007 (15,1 milhões) e 2008 (2,1 milhões). Diário Digital / Lusa 10-01-2008 15:36:00 alentejolover January 11th, 2008, 12:22 AM Excelente:banana: fred_mendonca January 11th, 2008, 01:55 AM O EDAB deverá ser o aeroporto com taxas mais baixas em Portugal. Puro_pt January 11th, 2008, 05:12 AM Os que "financiaram" a internacionalização de Beja não querem ir para o NAL. Talvez porque as taxas de aterragem em Beja sejam mais baratas que na Portela/NAL... Exactoqual, como já disse, creio que Beja será mais um aeroporto de apoio ao Algarve... encarnado January 11th, 2008, 11:14 PM ^^ Beja podia servir como um stansted para Londres. Lino January 13th, 2008, 01:12 AM O pior é ir para Beja... é caro pa burro, eh compadre? LealSenado January 13th, 2008, 01:18 AM Qual a utilidade de um aeroporto em Beja? Para a malta airosa de Lisboa trocar o pópó pelo bião? Triste. alentejolover January 13th, 2008, 01:19 AM Nao percebi o queres dizer,Lino?:cheers: dvfer January 13th, 2008, 01:24 AM com o aeroporto em Alcochete, tb p carga, duvifo um bocado do sucesso deste aeroporto. fred_mendonca January 13th, 2008, 01:39 AM Vai ter taxas muito baixas, esse é o seu grande atractivo. Puro_pt January 13th, 2008, 04:57 AM O pior é ir para Beja... é caro pa burro, eh compadre? E mais barato que ir de stansted para Londres... e olha que os avioes vao cheios.... encarnado January 13th, 2008, 12:06 PM ^^ 15,50 euros e vais de 1ª classe do Oriente a Beja em 2h30. 15 Libras e vais no Stansted Express para Liverpool Street. 14 Libras se quiseres ir para Tottenham Hale. Se quiseres ir de 1ª classe Stansted-Liverpool Street, 24 Libras! JGuerreiro January 13th, 2008, 11:51 PM Apoio ao crescente turismo no Alentejo principalmente, e por vezes como apoio ao Algarve. Enquanto a Portela existir e Alcochete não, há um potencial crescente a ser explorado. As oficinas da TAP e outras valências aeronáuticas também são grandes hipóteses para ir para lá. Para o país ficar bem equilibrado seria útil um novo aeroporto na região centro. Um aeroporto é quase sempre um bom investimento, Espanha que o diga! JGuerreiro January 13th, 2008, 11:52 PM IC Entrecampos-Aeroporto de Beja à velocidade actual seria de 2h Actualmente Entrecampos-Beja são 2h10m de IC encarnado January 14th, 2008, 02:18 AM Porque é que vais a entrecampos apanhar o IC se o metro é para ligar o oriente ao aeroporto? JGuerreiro January 25th, 2008, 03:00 AM http://www.correioalentejo.com/imagens/capas/big/20080118104035.jpg Uma foto do estaleiro e opinião acerca da Ota, motivos mais que suficientes para postar a primeira página do jornal. Tenho que arranjar fotos recentes das obras, já que as do site oficial nunca mais são actualizadas. Daniel_Portugal January 25th, 2008, 03:30 AM eu nao sei eh que tipo de trafego terá o aeroporto de beja. mas a infraestrutura vai dotar a cidade de capitalidade no alentejo. evora tem finalmente uma rival à altura. encarnado January 25th, 2008, 01:02 PM Espero que Beja consiga arranjar umas low-cost! Évora com rivalidade? Nã. slickman January 25th, 2008, 01:25 PM O maior trafego tem de ser Low Costs. Quem é que viaja com companhias de bandeira para Beja querendo ir para Lisboa ou Algarve? encarnado January 25th, 2008, 06:42 PM Não sei. Quem é que quer ir para Londres e vai para Stansted?? Se calhar porque é mais barato ir para Stansted que para Gatwick ou Heatrow (ou lá como se escreve). alentejolover January 25th, 2008, 07:09 PM eu nao sei eh que tipo de trafego terá o aeroporto de beja. mas a infraestrutura vai dotar a cidade de capitalidade no alentejo. evora tem finalmente uma rival à altura. A malta alentejana so se quer desenvolver,nao queremos rivalidades... alentejolover January 25th, 2008, 07:10 PM Espero que Beja consiga arranjar umas low-cost! Évora com rivalidade? Nã. Achas Evora imbativel?:lol: encarnado January 25th, 2008, 07:44 PM Acho :D Claro que pode perder para Beja, mas preferia Évora na mesma e tinha o aeroporto já ali à mão e não em cima de mim. ;) (nem que implicasse uma viagem de 30 minutos a lá chegar de carro, autocarro ou comboio) alentejolover January 25th, 2008, 07:48 PM Mas Evora pode perder o que? encarnado January 25th, 2008, 08:19 PM Desenvolvimento. Industria. População. Comercio. Mas é como digo, é ao gosto de cada um. Perfiro ir ali a Beja (estando em Évora) apanhar um avião que apanhar com eles. Évora está bem com o aerodromo que tem. alentejolover January 25th, 2008, 08:35 PM Achas que Beja ultrapassara Evora? encarnado January 25th, 2008, 08:51 PM Não sei. Depende de cada um se prefere ter o aeroporto à mão, se prefere tê-lo à cabeça. Quando paras de fazer a mesma pergunta? ;) JGuerreiro January 25th, 2008, 11:33 PM A malta alentejana so se quer desenvolver,nao queremos rivalidades... Mai nada :cheers: Prevejo que com a saturação da Portela, muita gente da AML venha apanhar o avião a Beja para o resto da Europa. Companhias como a Ryanair e afins irão por cá cair. Ainda mais com os milhares de milhões de euros previstos em investimentos no sector turístico especialmente no Alqueva e na Costa Alentejana. alentejolover January 25th, 2008, 11:35 PM Guerreiro,has-de ir ao PROJECTOS ALENTEJO...estao la os projectos que o Socrates vai apresentar amanha,penso que em Reguengos...:cheers: ruben.briosa January 26th, 2008, 08:38 PM Achas que Beja ultrapassara Evora? Eu acho que sim:bash::ohno: kraque69 January 27th, 2008, 02:10 AM Desde que Portugal se ultrapasse a ele próprio ficamos todos bem :lol: slickman February 27th, 2008, 09:59 AM Empurra pra cima :) Pedromg94 February 27th, 2008, 01:29 PM quando é que está previsto a abertura do Aeroporto? Viriatox March 13th, 2008, 02:48 AM ^^ Em Outubro de 2008. alentejolover March 13th, 2008, 09:30 PM Nao me parece que va cumprir os prazos... Viriatox March 14th, 2008, 02:34 AM Nao me parece que va cumprir os prazos... Admitem-se apostas :D. faialense March 14th, 2008, 03:09 PM Ontem o PM anunciou que vai abrir até ao final de 2008. Mesmo que seja no Natal, acho que está dentro da tolerância. Estamos aqui para ver. slickman March 14th, 2008, 10:56 PM Era interessante saber qual as companhias a operar. JGuerreiro March 17th, 2008, 01:42 AM Eu aguardo pacientemente notícias, mas nada... :ohno: Quero saber companhias, rotas, números, datas. Penso que daqui a uns anos os efeitos do Aeroporto vão-se começar a sentir nomeadamente no turismo (residencial também) e se tipo a Ryanair fosse para lá, poderia muito bem ser tipo uma Girona de Lisboa. Vamos a ver... quando tiver notícias aviso! :) slickman March 17th, 2008, 11:03 PM ^^ ou do Algarve faialense March 23rd, 2008, 01:59 PM Notícias frescas:http://dn.sapo.pt/2008/03/23/economia/ryanair_contactos_avancados_para_ate.html :cheers: Reflex March 24th, 2008, 12:17 AM Era optimo para Beja se se confirmar essa noticia da Ryanair...:) Viriatox March 24th, 2008, 12:34 AM Demasiado bonito para ser realidade :D. alentejolover March 24th, 2008, 12:40 AM ^^ Ora essa...porque? Viriatox March 24th, 2008, 02:50 AM Sou desconfiado por natureza e prefiro não ter desilusões, por isso enquanto não haja nada oficial não tenho por que sentir alegria. Mas espero sentir em uns meses ;). Além disso não é bom sinal que se anuncie a imprensa que há "contactos avançados", se anunciam isso pode ser porque não tem ou não esperam ter nada melhor para anunciar, e assim mostram que andaram a fazer alguma coisa. :| Mas pronto, prefiro esperar para ver e não ser mal pensado :). Pelha March 24th, 2008, 04:35 AM Bem a Ryanair mete o bedelho em tudo que é aeroporto... Eu também tenho contactos avançados para a Ryanair aterrar no meu jardim... :nuts: Lino March 24th, 2008, 07:34 AM Espero que sim, o Alentejo tem muito potencial... Alqueva, costa alentejana, alternativa a Faro, além de Espanha... alentejolover March 24th, 2008, 06:33 PM Bem a Ryanair mete o bedelho em tudo que é aeroporto... Eu também tenho contactos avançados para a Ryanair aterrar no meu jardim... :nuts: Entao,Pelha...falta de confiança no potencial deste aeroporto? caja March 25th, 2008, 07:08 PM Correio do Alentejo terça-feira, 25 de março de 2008 - 09h19 Companhia "low cost" Ryanair quer voar para o aeroporto de Beja Com o processo de construção a decorrer dentro da maior normalidade, a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) está agora em fase de negociações com a Força Aérea Portuguesa (FAP) no sentido de definir os acordos que permitirão o uso das pistas da Base Aérea nº11. Segundo José Queiroz, presidente da EDAB, “vai depender desses acordos a competitividade e a capacidade do aeroporto para atrair operadores e actividades”. “Só depois teremos a certeza que o aeroporto é competitivo, designadamente no domínio económico, com as contrapartidas que terão de se pagar à FAP”, revelou. O responsável confirmou ainda ao “CA” que, neste momento, existem contactos “avançados” com a companhia “low-cost” Ryanair, tendo os mesmos “um fundo palpável”. “Está-se a trabalhar nessa e noutras hipóteses”, disse José Queiroz, adiantando que esta companhia “não é a única interessada mas é a que está mais avançada nas discussões” com a EDAB. Para o presidente da empresa do aeroporto não há grandes dúvidas: esta unidade, apesar de estar atrasada “três ou quatro anos”, trará grandes vantagens para a região através da instalação de alguns tipos de indústrias ligadas à aviação, nomeadamente a indústria de componentes. Além do aeroporto, para fortalecer o seu desenvolvimento integrado, o Baixo Alentejo conta com outros pontos fortemente positivos. Entre eles, segundo José Queiroz, está a área agrícola “com dimensão de rentabilidade, o clima e o ambiente de qualidades excepcionais”. “O Alentejo tem características excelentes para ser produtor de uma percentagem elevada dos produtos agro-alimentares de que o país carece e que importa em grande quantidade”, destacou. Mas nem tudo são “flores” e o responsável da EDAB alerta com clareza que fazem falta mais pessoas. “Vai ser necessário que a população cresça e sobretudo a população qualificada”, avisou. Sem se deter, José Queiroz assinala que a falta de capacidade de trabalho e a de qualificação são duas questões “importantes e interligadas”. Nesse sentido, defendeu que o Alentejo “tem que aumentar a sua população e conseguir as qualificações”. “O grande desafio que se coloca é também o da qualificação. Sem dúvida. Isso levará à existência de mão-de-obra qualificada para as actividades que se vierem a desenvolver e, por outro lado, proporcionará o aparecimento de centros de conhecimento que suportem a actividade económica”, defendeu. JGuerreiro March 26th, 2008, 12:20 AM É bem! :) Esperem uns anos e é só ver os empreendimentos turísticos e campos de golfe que se vão construir impulsionados pelos passageiros do novo Aeroporto, certamente não será em grande escala, mas irá meter o Alentejo no mapa do turismo na Europa. alentejolover March 26th, 2008, 12:22 AM E isso que a gente quer:banana: mynuster March 26th, 2008, 12:35 AM excelente noticia :okay: Pelha March 26th, 2008, 03:47 AM Entao,Pelha...falta de confiança no potencial deste aeroporto? Não... mas segundo sei a Ryanair anda é a equacionar Badajoz e não Beja. daniel322 March 26th, 2008, 04:56 AM acho que a decisão já foi tomada, Badajoz irá ter uma base da Ryanair.. duvido mt da veracidade dessa notícia de Beja slickman March 26th, 2008, 10:49 AM Uma Base? Sem ter qualquer rota? a RY não terá de criar uma Base em Beja, apenas algumas rotas dos principais turistas (ingleses, irlandeses, alemães e não esquecer o leste da Europa) já bastaria. E ainda ha outras Low-Costs! Com ligação de Autocarro para Lisboa e Algarve seria um optimo aeroporto para as Low-Costs. alentejolover March 26th, 2008, 06:28 PM acho que a decisão já foi tomada, Badajoz irá ter uma base da Ryanair.. duvido mt da veracidade dessa notícia de Beja Ganda m.... caja March 26th, 2008, 09:21 PM É bem! :) Esperem uns anos e é só ver os empreendimentos turísticos e campos de golfe que se vão construir impulsionados pelos passageiros do novo Aeroporto, certamente não será em grande escala, mas irá meter o Alentejo no mapa do turismo na Europa. E os sobreiros e azinheiras que vão ser arrancadas. Os espanhóis já estão a trata-lhes da saúde para plantar olival intensivo. JGuerreiro March 26th, 2008, 09:26 PM Pelos vistos há outra além da Ryanair Aeroporto de Beja: Duas companhias low cost interessadas 07:00 26-03-2008 Ryanair e Jet2 são as duas companhias low cost que querem voar para o aeroporto de Beja. De acordo com José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Beja (EDAB), "existem interesses relacionados com o turismo no Alentejo e nas regiões transfronteiriças da Andaluzia e da Extremadura espanholas". Realçou também "o facto de alguns empresários já terem manifestado interesse na pista de Beja". A Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) está em negociações com duas companhias low cost. Com a Ryanair, uma das maiores neste sector, opera neste momento 362 rotas em 22 países, as negociações já estão em fase avançada. Com a Jet2 estão a ser realizados os contactos preliminares. Durante o ano que passou as companhias low cost foram responsáveis por um quarto dos passageiros transportados em toda a Europa. Os voos de baixo custo foram sempre apontados como uma perspectiva para o aeroporto de Beja e o objectivo, segundo José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da EDAB, é que "as companhias que operam neste sector procurem a pista da capital do Baixo Alentejo pela sua qualidade e preço". "O ideal", disse também, "é começar com duas ou três companhias low cost, em Outubro deste ano". O presidente do Conselho de Administração da EDAB confirmou à Voz da Planície que "estão a ser feitas negociações com estas duas companhias aéreas" e que "têm participado igualmente, nos contactos estabelecidos, entidades relacionadas com o turismo regional e nacional". José Ernesto Queiroz disse também que com "estas duas companhias low cost consegue-se atingir o primeiro objectivo para o aeroporto, ou seja, torná-lo operacional". Acrescentou ainda que "com os voos de baixo custo vêm turistas e agentes económicos para a região" e que os mesmos "são fundamentais para divulgar as potencialidades do Alentejo e das localidades vizinhas". Para o presidente do Conselho de Administração da EDAB, "o aeroporto de Beja vai precisar de quatro ou cinco anos de amadurecimento" e salientou que "este será o período necessário para tornar esta infraestrutura conhecida e mostrar as suas vantagens operacionais e económicas". Pode dizer-se para já, de acordo com José Ernesto Queiroz, que "existem interesses relacionados com o turismo no Alentejo e nas regiões transfronteiriças da Andaluzia e da Extremadura espanholas". Realçou também "o facto de alguns empresários já terem manifestado interesse na pista de Beja". in http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/19227 fred_mendonca March 26th, 2008, 09:47 PM Não sei. Badajoz é muito mais para Norte e para o interior. Beja tem a vantagem de estar muito mais próxima do mar. Com uns bons acessos a Sevilha e era imbatível. JGuerreiro March 27th, 2008, 12:38 AM Badajoz que se saiba não é base de coisa nenhuma. Beja tem mais potencial para o turismo do Alqueva, cidades e aldeias históricas do Alentejo e Alentejo Litoral. Sevilha o raio de acção já é demasiado longe, e penso que vão construir um Aeroporto em Huelva daqui a uns tempos. Viriatox March 28th, 2008, 12:08 AM Pode servir Lisboa e Algarve, só com isso já é suficiente. Tudo vai depender dos preços, se forem muito baixos, será muito competetivo. Nesta fase seriam estas as regiões a servir, o Alentejo não é conhecido e as grandes infraestructuras turisticas em Alqueva ainda não estão construidas, além de também ser ainda pouco conhecido, por isso a sua capacidade de atrair passageiros actualmente seria muito reduzida e só aumentara com o tempo. alentejolover March 28th, 2008, 12:10 AM Desculpa mas o Alentejo ja começa a ser conhecido...basta constatar isso em Evora ou Monsaraz... Viriatox March 28th, 2008, 12:18 AM O Alentejo em este momento não está entre os principais destinos turisticos nacionais, e as marcas Algarve ou Lisboa tem muita mais capacidade de atrair passageiros em uma primeira fase, sobre tudo se os preços forem muito atractivos em comparação com voar até Faro ou Portela. sotavento March 28th, 2008, 01:14 AM acho que a decisão já foi tomada, Badajoz irá ter uma base da Ryanair.. duvido mt da veracidade dessa notícia de Beja TODOS os aeroportos da peninsula iberica irão TER base da RyanAir num futuro proximo ... a ideia deles é mesmo essa. Excepto claro ... os que tiverem taxas astronomicas (tipo o da portela e mais nenhum) :lol: tires , montijo , ota , alverca ... pelo menos um destes ja devia ter sido aberto ao trafego low-cost para "lisboa". :ohno: slickman May 8th, 2008, 01:48 PM Investimento turístico O maior grupo empresarial de Beja que construir, junto ao aeroporto da cidade, um centro turístico com 40 bungalows, campos de ténis, piscina, restaurante e loja de produtos tradicionais, num investimento estimado em 600 mil euros. O projecto do grupo Cameirinha deverá nascer em 4 dos 300 hectares da Herdade do Monte Novo e Figueirinha, propriedade do grup situada a cerca de um quilómetro do aeroporto de Beja. NewTomorrow May 9th, 2008, 03:00 AM ----------- NewTomorrow May 9th, 2008, 03:04 AM ----------- sotavento May 10th, 2008, 09:10 AM Bem a Ryanair mete o bedelho em tudo que é aeroporto... Eu também tenho contactos avançados para a Ryanair aterrar no meu jardim... :nuts: Não t eadmires de um dia estes te quererem mesmo ir aterrar no jardim. ... é o "modus operandus" deles mesmo :P Arpels May 12th, 2008, 12:45 AM de facto a Ryanair está em todas :uh: Viriatox May 12th, 2008, 05:54 PM Beja: Primeira empreitada do aeroporto quase concluída Beja, 12 Mai (Lusa) - As obras da primeira empreitada do aeroporto de Beja, que quer captar voos europeus de turismo quando começar a funcionar, devem terminar no início de Junho, revelou hoje o presidente da empresa gestora, José Queirós. "As obras da primeira empreitada estão quase a terminar. Deverão estar concluídas no início do próximo mês", garantiu à agência Lusa o responsável da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). Estas obras, orçadas em 10 milhões de euros, integram a construção da placa de estacionamento, das áreas operacionais e das estradas de ligação à pista da Base Aérea nº 11, contígua à infra-estrutura e onde está previsto quer aterrem os voos civis do futuro aeroporto internacional. Inicialmente, a primeira empreitada estava prevista finalizar em Abril, mas, como explicou à Lusa José Queirós, na altura, "um problema operacional" provocou um "ligeiro atraso" nas obras. Já a segunda empreitada, orçada em 10,1 milhões de euros e que inclui a construção dos terminais (um de passageiros e outro de carga) e dos edifícios (serviços, bombeiros, material de placa e portaria), o presidente da EDAB estimou hoje que possa arrancar "no início do segundo semestre". "Estamos agora na fase de avaliação das propostas dos concorrentes", limitou-se a acrescentar. O responsável lembrou que foram enviadas cartas-convite às empresas que concorreram ao concurso público para apresentarem novas propostas, depois da comissão de avaliação ter chumbado as propostas iniciais, devido a "respostas incompletas nos processos" por parte dos concorrentes. A entrada em funcionamento do aeroporto estava prevista para o final do ano, mas José Queirós preferiu hoje não aludir a prazos: "Depende do prazo apresentado pela empresa a quem for adjudicada a empreitada". O aeroporto, que resulta do aproveitamento civil da base aérea militar, a poucos quilómetros de Beja, tem uma estratégia direccionada, numa "primeira fase", para a captação de "voos europeus de turismo". As companhias aéreas de "low-cost", que operem em mercados como os de "Inglaterra, Irlanda, França ou Alemanha", entre outros países europeus, são o grande alvo, segundo o presidente da EDAB. Já em Março, José Queirós tinha adiantado à Lusa que a companhia aérea irlandesa Ryanair, uma das maiores da Europa no sector dos voos de baixo custo, poderá vir a operar a partir do aeroporto alentejano. "Já existe um entendimento com a Ryanair, as negociações vão avançadas e estão quase criadas todas as condições para a companhia poder vir a operar a partir do aeroporto de Beja", revelou, na altura. Apesar de as negociações com a Ryanair serem "as mais avançadas", José Queirós frisou que "a EDAB está também em conversações com outras companhias aéreas de baixo custo interessadas em operar a partir de Beja", como a britânica Jet2. Além dos passageiros, o transporte de carga e a distribuição aérea de produtos destinados à Europa são outros dos objectivos da plataforma aeroportuária alentejana, assim como a aposta na indústria aeronáutica "como motor de desenvolvimento da região". A construção do aeroporto é financiada pelo Orçamento de Estado e por fundos comunitários, tendo já verbas contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central de 2006 (15,9 milhões de euros), 2007 (15,1 milhões) e 2008 (2,1 milhões). RRL/LL. Lusa/Fim rpc08 May 12th, 2008, 11:43 PM Já está, portanto, quase pronto...gostava de saber como está a ficar... sotavento May 13th, 2008, 05:32 AM Ainda ontem por lá passei ... se quiserem imaginar como está a ficar é só mentalizarem a base de Beja e imaginarem um MEGA parque de estacionamento automovel do outro lado da pista. :cheers: CS-TOA May 13th, 2008, 05:13 PM ^^ LOL! Podias ter tirado fotos... Puro_pt May 13th, 2008, 07:49 PM Pese os protestos do Sotavento eu tirei fotos... so ainda nao as tirei da maquina :bash: alentejolover May 13th, 2008, 08:07 PM Beja bombando... sotavento May 14th, 2008, 02:25 PM ^^ LOL! Podias ter tirado fotos... Estava A CONDUZIR e o trafego aereo (leia-se mosquitos) era INTENSO!!!! Ali o "maluco"/"masoquista" andou lá empoleirado na rede a tentar tirar umas pics. :lol: NewTomorrow May 15th, 2008, 05:17 AM ------------- NewTomorrow May 15th, 2008, 05:22 AM --------------- fred_mendonca May 15th, 2008, 02:03 PM O 2º render não é de Beja. O Aeroporto não vai ter mangas! daniel322 May 15th, 2008, 09:45 PM O 2º render não é de Beja. O Aeroporto não vai ter mangas! é do aeroporto de Cork City (http://www.corkairport.com/index.asp) caja May 20th, 2008, 12:04 AM O que diz o Semanário Económico sobre Beja, Semanário Económico Aviação | Indefinição quanto a taxas, disponibilidade horária e condicionantes operacionais afastam companhias Falta de modelo de gestão bloqueia entrada das low-cost em Beja Antes de o Governo decidir qual o modelo de gestão que adopta para o aeroporto de Beja, será impossível captar rotas e contratar com companhias low-cost. Nas últimas semanas, os contactos por parte das companhias têm sido insistentes, mas sem informações sobre as condições de operação do aeroporto, o Turismo do Alentejo – agência que capta novas rotas aéreas para a região – não pode avançar para a negociação. slickman May 20th, 2008, 10:06 AM Típicamente Tuga. Falta meio ano e ainda ninguem sabe nada? Funcionamento das 06h-22h e taxas de 10€. Portvscalem May 21st, 2008, 12:12 AM o segundo render tava porreiro para um aeroporto em coimbra.... e pelo que vejo, as obras andam bem!!! sim senhor! Henrique Caetano May 21st, 2008, 02:09 AM Falta também um ramal ferroviário para levar os passageiros das low cost para o Algarve e Lisboa. A linha está lá á espera bem perto, e o aérodromo até já teve ramal ferroviário Cumpts NewTomorrow May 22nd, 2008, 03:25 AM ------------- ruben.briosa May 22nd, 2008, 03:45 PM o segundo render tava porreiro para um aeroporto em coimbra.... pensei exactamente no mesmo:ohno: e onde esse aeroporto esta localizado, Cork, a 2 cidade irlandesa tem menos populacao que Coimbra:ohno: e ja foi capital europeia da cultura:ohno: ate isso coimbra deixou fugir:ohno: as obras realmente parecem estar a um bom ritmo:) Barragon June 4th, 2008, 01:02 PM Terrenos para acesso ao aeroporto de Beja avaliados no dobro do preço de referência 04.06.2008 Os custos da expropriação de cerca de seis hectares de terrenos necessários à beneficiação e alargamento de um troço da estrada municipal 528-2 - que tem uma extensão de 1,5 quilómetros e vai ligar o terminal do futuro aeroporto de Beja à estrada nacional 121 - foram avaliados pela EP - Estradas de Portugal em mais de 149.000 euros, sendo que se trata de terrenos rústicos de sequeiro. Quando esta informação foi apresentada para aprovação na reunião da Câmara de Beja de 14 de Maio, o executivo municipal manifestou, por unanimidade, a sua perplexidade e discordância face aos valores de aquisição propostos pela EP, considerando-os "exagerados". Como o procedimento suscitava dúvidas, os autarcas tinham antes optado por requerer ao Ministério das Obras Públicas dos Transportes e Comunicações a Declaração de Utilidade Pública dos terrenos em causa, com carácter de urgência, de modo a não provocar um novo adiamento na abertura ao tráfego do aeroporto. A aprovação do processo de expropriação ficou então dependente das explicações que o presidente da Câmara de Beja, Francisco Santos (CDU), iria solicitar à EP, entidade responsável pela elaboração do projecto. Na reunião do executivo municipal do passado dia 28 de Maio - que mandatou o presidente da Câmara para analisar o processo de expropriação com a EP e a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), entidades que celebraram um protocolo relativo à expropriação dos terrenos e à beneficiação da via de acesso à nova unidade aeroportuária - concluiu-se que existe "uma discrepância entre o somatório das áreas a expropriar e a área total a expropriar referida na memória descritiva". Urgência Num documento a que o PÚBLICO teve acesso diz-se que o Departamento de Expropriações da EP "tinha aprovado o projecto de expropriações, tendo em conta a urgência do processo". Os critérios utilizados por este departamento da Estradas de Portugal para avaliar os terrenos foram baseados "na localização nas proximidades do aeroporto e do núcleo urbano". A Câmara de Beja realçou este pormenor como um precedente que poderia a estimular a especulação já que passaria a ser interpretado como um valor de referência em transacções na zona. A EP diz que os seus serviços "tinham consciência das discrepâncias relativamente às áreas" a expropriar, mas justifica o percalço com a necessidade de actuar rapidamente "para não atrasar o processo" de beneficiação da estrada municipal. Por fim, a EP sugere à Câmara de Beja que se "não concordar com o relatório, poderia mandar fazer outro contactando outro perito". Também José Queiroz, presidente da EDAB, manifestou opinião idêntica à do executivo municipal, afirmando que, mesmo correndo o risco de atrasar o processo, não se devem aceitar os valores propostos pela EP. Este responsável solicitou uma cópia do processo para enviar à tutela da empresa. Na sua deliberação final, aprovado na reunião do passado dia 28 de Maio, o executivo da Câmara de Beja considerou que o processo de expropriações deve ter "a concordância das três entidades envolvidas". Reagindo à sugestão expressa pela EP, os vereadores consideraram "abusiva" a forma como a EP fez a aprovação do projecto de expropriação e classificaram de "absurda" a proposta feita para que autarquia encomende um segundo relatório a terceiros, frisando que esta responsabilidade "compete à EP". O protocolo celebrado entre as entidades envolvidas atribui à EP a responsabilidade pela elaboração dos estudos e projectos, o lançamento da obra e a sua gestão e execução, cabendo-lhe expressamente a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística. À Câmara de Beja compete adquirir os terrenos e, segundo a proposta da EP, efectuar o depósito de 149.390 euros, que deveriam ser pagos no prazo de 30 dias pela EDAB. A esta empresa cabem todos os custos dos projectos, expropriações e obras. A autarquia manterá a jurisdição sobre a estrada municipal renovada e será responsável pela sua conservação. Fonte: Público sotavento June 4th, 2008, 08:21 PM as imagens são de finais de 2007 , já deve estar muito mais adiantado ná ... tem lá basicamente a mesma tralha ... :lol: sotavento June 26th, 2008, 04:04 PM http://www.independent.ie/business/european/in-brief-ryanair-repair-unit-in-pipeline-1420577.html Wednesday June 25 2008 RYANAIR wants to install an aircraft maintenance unit at Beja Airport, Portuguese newspaper 'Diario Economico' reported, citing Jose Queiroz, president of Beja Airport Development Company. Ryanair has already initiated talks on starting flights to Beja, in southern Portugal, the newspaper said. RYANAIR wants to install an aircraft maintenance unit at Beja Airport, Portuguese newspaper 'Diario Economico' reported, citing Jose Queiroz, president of Beja Airport Development Company. Ryanair has already initiated talks on starting flights to Beja, in southern Portugal, the newspaper said. E mais antigas: Ryanair tem "contactos avançados" para aterrar em Beja ANTÓNIO JOSÉ BRITO A Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) mantém "contactos avançados" com a companhia de voos low cost Ryanair. Segundo revelou ao DN o presidente da empresa, José Ernesto Queiroz, essas conversações "têm um fundo palpável" mas não são as únicas que decorrem com empresas transportadoras. "Está-se a trabalhar nessa e noutras hipóteses", disse o administrador, confirmando que esta companhia "não é a única interessada mas é a que está mais avançada nas discussões" com a EDAB. Com o processo de construção a decorrer dentro da maior normalidade, a empresa gestora conta "dentro de um mês" ter concluído as negociações com a Força Aérea Portuguesa (FAP) no sentido de definir os termos que permitirão o uso das pistas da Base Aérea n.º 11. Segundo José Ernesto Queiroz, "vai depender desses acordos a competitividade e a capacidade do aeroporto para atrair operadores e actividades". Isto porque, reforçou o administrador, só depois de definidas as contrapartidas financeiras a pagar à FAP "existirá a certeza de que o aeroporto é competitivo no domínio económico". Apesar destas arestas por limar, o presidente da EDAB não tem grandes dúvidas que a unidade alentejana, embora "atrasada três ou quatro anos", trará grandes vantagens para a região. Isto porque, além do tráfego de passageiros, irá proporcionar a instalação de indústrias ligadas à aviação, sobretudo no sector dos componentes. Uma área que chegou a ser falada mas que dificilmente irá para Beja é a das oficinas de manutenção da TAP. Ouvido pelo DN sobre este assunto, o governador civil de Beja, Manuel Monge, admitiu que essa possibilidade está "de algum modo comprometida". E explicou que, com a aquisição de interesses na brasileira Varig, a companhia nacional "ficou com uma parte da manutenção que tem de ser rentabilizada". "Aquilo que poderia vir para Beja está afinal envolvido no negócio com os brasileiros", remata. É neste clima que, segundo previsões da EDAB, a futura unidade deverá estar operacional dentro de um ano, com um claro conceito de low cost airport e uma estrutura de custos adequada a este tipo de tráfego. Para o presidente da empresa, o segredo do aeroporto de Beja é "ser muito simples e sem grandes complicações de bagagens ou de deslocação dos passageiros dentro dos terminais". Um trunfo que, defendeu José Queiroz, torna a unidade alentejana "muito competitiva". Neste contexto, "dentro de um cenário equilibrado e realista", o plano de marketing do aeroporto aponta para cerca de 170 mil passageiros no primeiro ano de operação. Um número que, nas previsões mais optimistas, poderá chegar aos 250 mil viajantes.| Puro_pt June 26th, 2008, 06:33 PM irra, já um gajo não pode fazer uma chamada telefonica que 30 minutos depois o conteudo dela aparece escarrapachado online :lol: Viriatox June 27th, 2008, 01:10 AM Ate que enfim que há fotos novas!! :banana: 2008-04-03 http://www.edab.pt/galeria/big/20080625111834.jpg http://www.edab.pt/galeria/big/20080625111758.jpg 2008-06-04 http://www.edab.pt/galeria/big/20080625112041.jpg http://www.edab.pt/galeria/big/20080625112103.jpg http://www.edab.pt/galeria/big/20080625112125.jpg 2008-06-18 http://www.edab.pt/galeria/big/20080625112202.jpg http://www.edab.pt/galeria/big/20080625112222.jpg http://www.edab.pt/galeria/big/20080625121340.jpg EDAB (http://www.edab.pt/index.php?pageNum_fotos=0&totalRows_fotos=26&go=galeria&gal=5) mynuster June 27th, 2008, 01:14 AM :banana: fred_mendonca June 27th, 2008, 03:12 AM Está a andar bem! caja July 29th, 2008, 12:47 AM Transportes & Negócios Aeroporto de Beja acumula atrasos Previsto para ser inaugurado no final deste ano, o aeroporto de Beja só deverá estar pronto, na melhor das hipóteses, no segundo semestre de 2009. O consórcio Opway/Teodoro Gomes Alho foi o escolhido pela EDAB para construir os terminais de passageiros e carga e os edifícios de apoio do aeroporto de Beja. A obra deverá ser contratada em Agosto e começar pouco depois. O investimento previsto é de 10,1 milhões de euros. De acordo com o cronograma original, os trabalhos deveriam ter começado em Novembro do ano passado e terminado por esta altura. O atraso é justificado pela repetição do concurso para a realização desta segunda empreitada. O grupo Opway integra a Sopol, que ganhou a primeira empreitada, e que por isso já tem no local o estaleiro montado, o que permitirá ganhar algum tempo para os trabalhos que se seguem. A primeira empreitada – construção da placa de estacionamento e dos acessos rodoviários – está, também ela, atrasada. Um problema operacional, nas palavras de José Queirós, presidente da EDAB, justificará o atraso de cerca de três meses até ao momento. A conclusão dos trabalhos estará para breve. O custo é de dez milhões de euros. Falta ainda decidir a empreitada da construção da ETAR, avaliada em 850 mil euros. A adaptação da base aérea de Beja à utilização civil tem um custo previsto de 33,1 milhões de euros, inscritos no PIDDAC. O objectivo é utilizar aquela infraestrutura ao serviço da indústria aeronáutica, do transporte de carga aérea, e do turismo, nomeadamente para as companhias “low-cost” (fala-se na possibilidade de a Ryanair estabelecer ali uma base). Entretanto, e de acordo com notícias vindas hoje a público, ainda estarão por acertar as contrapartidas a pagar à Força Aérea pela utilização da base. Do montante a ser fixado dependerá, em boa parte, a viabilidade do projecto do novo aeroporto. caja July 29th, 2008, 12:51 AM Como não podia deixar de ser a obra da 1ª fase está atrazada e da segunda ainda pior. alentejolover July 29th, 2008, 01:33 AM Que merda de País...tudo se atrasa...e a regiao fica a perder... NewTomorrow July 29th, 2008, 03:32 AM -------- slickman July 30th, 2008, 09:35 AM A Ryanair anuncia nova rota de Faro para Dusseldorf/Weeze a partira de 28.10.08. Frequencia 3 x Semana. Quem sabe se esta rota não estaria reservada para Beja, caso o Aeroporto ficasse pronto a tempo.... Ricardo Jorge July 30th, 2008, 09:59 AM Que merda de País...tudo se atrasa...e a regiao fica a perder... Compadre, tamém tens de ver que tá uma soalhêra q'dá cabo dum homem e adesmais nem sequé dêxa o alcatrão secarɪ! :D NewTomorrow August 20th, 2008, 08:17 AM ---------- slickman September 4th, 2008, 10:41 AM Há dias passei pelas obras do Aeroporto. Infelizmente não levei a maquina para tirar umas fotos, mas também não havia muito para fotografar. Constatei que já foram instaladas as placas que indicam os parques e o terminal para chegadas/partidas. Tambem já se vé a zona de parqueamento e algumas arvores plantadas. No que diz respeito ao terminal não consegui identificar. Alguem sabe de uma data realista para a abertura? emarques September 5th, 2008, 04:29 PM Segundo semestre de 2009, segundo a notícia que está no fundo da página anterior a esta. Já a notícia que o New Tomorrow postou a 18 de Agosto diz que: No referido texto ficou a saber-se que, a escassos quatro meses da abertura da nova infra-estrutura, não há qualquer certeza sobre a competitividade económica do projecto, que teve um custo de 33 milhões de Euros. Mas francamente, a "notícia" cheira-me a uma peça de achincalhamento, só mesmo para dizer mal da construção do NAL. Por exemplo: ANALOGIAS ENTRE BEJA E ALCOCHETE Existem várias semelhanças entre estes dois projectos, sendo a principal um grande desajustamento entre a procura e a oferta, isto é, propõe-se um investimento de milhares de milhões, Milhares de milhões de quê?! Cêntimos? Se ainda uns parágrafos acima o custo das obras em Beja era de 33 milhões... JMFA September 5th, 2008, 05:02 PM de facto, é uma noticia bem merdosa... atira meia duzia de insinuações, sem fundamento visível... - "propõe-se um investimento de milhares de milhões, pensando exclusivamente na oferta, sem se ter tido a preocupação se existe procura que justifique a nova infra-estrutura" - mas o sr. quere-nos convencer que não há estudos? ou não gosta dos que há?.. fiquei um pouco perdido... - "alcochete não coexiste com a rede ferroviária" - quando? hoje? sim, claro, andam lá aos tiros... nem convinha... quando o NAL inaugurar? o sr. não lê a part das noticias que não gosta... - não compete com o aeroporto de badajoz? quem?? o quê? não se terem lembrado do aerodromo de rosal de la frontera... - não compete com barajas? bom, isso não é um problema da localização, mas da dimensão do mercado... se calhar o melhor é fechar a portela, não fazer o NAL e ir tudo de AV apanhar o avião a madrid... Barragon September 6th, 2008, 01:36 PM Obras do aeroporto de Beja adjudicadas As obras da 2.ª empreitada de construção do aeroporto de Beja, cujo início atrasou 10 meses, foram adjudicadas e vão começar "de imediato", disse o presidente da empresa gestora da infra-estrutura aeroportuária. A empreitada foi adjudicada ao consórcio formado pela empresa Teodoro Gomes Alho e o grupo OPWAY, que resultou da fusão entre as empresas OPCA e SOPOL, esta à qual foi adjudicada a primeira empreitada, precisou o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós. Segundo o responsável, a segunda empreitada prevista para ter início em Novembro de 2007 e terminar no final do passado mês de Julho, vai começar "de imediato", dado que o empreiteiro já dispõe de estaleiro montado na zona desde a primeira empreitada. Orçada em pouco mais de 9,5 milhões de euros, a empreitada, que deverá durar seis meses e meio, disse José Queirós, inclui a construção dos terminais (um de passageiros e outro de carga) e dos edifícios (de serviços, bombeiros, material de placa, portaria e inactivação de explosivos). O atraso no início das obras, justificou o responsável, deveu-se a um impasse no concurso público, que durou sete meses e terminou no passado mês de Julho, quando o Conselho de Administração da EDAB decidiu adjudicar a segunda empreitada. Após a comissão de avaliação ter chumbado, no final de 2007, todas as propostas do concurso público para a execução da segunda empreitada, "devido a respostas incompletas nos processos", lembrou José Queirós, a EDAB convidou as empresas concorrentes a enviar novas propostas e uma outra comissão de avaliação, através de negociações directas, "escolheu a proposta mais favorável". A primeira empreitada, que arrancou em Abril de 2007, também sofreu atrasos e terminou no passado mês de Julho, três meses após o previsto, permitiu construir a placa de estacionamento, as áreas operacionais e as estradas de ligação às pistas da Base Aérea n/o 11 (BA11), num investimento de 10 milhões de euros. A entrada em funcionamento do aeroporto de Beja estava prevista para o final deste ano, mas, devido ao atraso no arranque da segunda empreitada, José Queirós prefere não aludir a prazos. Actualmente, a EDAB está a apreciar um recurso apresentado por um dos concorrentes do concurso público para a construção da estação de tratamento de águas residuais, uma obra orçada em 850 mil euros e que José Queirós estima que poderá ser adjudicada "até ao final deste mês". JN caja September 6th, 2008, 09:30 PM ALCOCHETE: OUTRO ERRO COMO BEJA? segunda-feira, 18 de Agosto de 2008 Só hoje li o artigo supra e fiquei pasmado com o que foi lá escrito. 1º - Não faltam escassos quatro meses para abrir o Aeroporto de Beja, já que como aqui foi colocado só agora vão começar as obras da segunda fase. 2º - Já sobre a ferrovia quem escreveu o artigo não sabe nada ou parece que lhe convém mostrar que não sabe nada sobre a ferrovia. Assim temos: A linha está electrificada até à concordância de Bombel e no DR 155 de 2008-08-12 foram publicado os anúncios que junto: 1 - Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora tem como objectivo a execução dos trabalhos de via, catenária e construção civil de onde se destacam os trabalhos de substituição de carris e travessas, desguarnecimento de via, balastragem e ataques, execução de soldaduras, execução de catenária nova e trabalhos de instalação de infra-estruturas de sinalização/telecomunicações. Estão ainda incluídos desnivelamentos de passagens de nível e execução de obras de arte com os restabelecimentos rodoviários e caminhos paralelos e a vedação do troço em toda a sua extensão. 2 - Prestação de serviços A prestação de serviços tem como assegurar os serviços necessários de assessoria, fiscalização e coordenação de segurança em obra de todas as actividades relativas à Empreitada de modernização do Troço Bombel e Vidigal a Évora de acordo com o estabelecido no Caderno de Encargos até à sua recepção provisória, garantindo nomeadamente a qualidade e a segurança dos trabalhos e o fecho administrativo da empreitada. 3º - Assim a linha do Alentejo para o caso em presença fica electrificada, com sinalização electrónica, Rádio Solo Comboio e Convel no troço até Casa Branca de um lado e Ourique do outro ficando depois destas obras Beja a 63 Km de Casa Branca e 52 de Ourique. Com a nova configuração da ligação de Sines a Elvas o troço Ourique Casa Branca também irá será renovado do mesmo modo que o troço Bombel - Casa Branca e depois usando o pequeno ramal existente renovando-o e prolongando-o ou outro a construir de raiz. Se se mantiverem as promessas do Governo, Ministro Mário Lino, Beja poderá vir a ter pendulares ou comboios de eixos deslizantes. NewTomorrow September 7th, 2008, 03:57 AM -------------- NewTomorrow September 7th, 2008, 04:02 AM ------------ emarques September 7th, 2008, 05:31 AM Só hoje li o artigo supra e fiquei pasmado com o que foi lá escrito. Por acaso é surpreendente. Acho que a única coisa que o autor vai sabendo sobre os dois aeroportos é onde ficam. :D Mas não importa, porque a maior parte dos leitores não sabe muito mais, e portanto o achincalhamento e maledicência/insinuações sobre má gestão do dinheiro público funciona perfeitamente... Mas, como eu também sou um bocado ignorante nestas coisas... o que é um comboio de eixos deslizantes? faialense September 7th, 2008, 11:53 PM Mas, como eu também sou um bocado ignorante nestas coisas... o que é um comboio de eixos deslizantes? Deve ser um comboio cujos eixos dos rodados se adaptam a várias bitolas de carris.. JGuerreiro September 8th, 2008, 02:58 AM http://www.pracadarepublicaembeja.net/wp-content/uploads/2008/09/cenarios-virtuais.jpg in http://www.pracadarepublicaembeja.net/a-minha-cidade/sem-comentarios-2/ fred_mendonca September 8th, 2008, 12:34 PM Está a andar bem! JMFA September 8th, 2008, 12:44 PM Mas, como eu também sou um bocado ignorante nestas coisas... o que é um comboio de eixos deslizantes? normalmente chama-se de eixo variável... comboios especiais fabricados em espanha, pela talgo e caf, e que permitem, através da passagem por um dispositivo de mudança de eixo ("intercambiador" de eixos), alterar a largura do eixo do rodado, entre a bitola ibérica e europeia... julgo que estes comboios permitem velocidades máximas de 250km/h... no caso do aeroporto de beja, não vejo muito bem a necessidade da sua aplicação (mas posso mesmo não estar a ver bem ;) ), já que a rede convencional permitirá, no curto prazo, atingir o algarve e lisboa em tempos de percurso razoáveis... http://www.caf.net/caste/productos/equipamientos_brava.php caja September 9th, 2008, 01:49 AM Também pode ver em http://www.talgo.es e depois escolher Products e dentro deste Variable Gaugue.e depois do lado direito ir andando para baixo. Aqui se explica o seu sistema, que a SE dos Transportes quer implementar em Portugal, mesmo tendo como velocidade máxima os 250 Km por hora. NewTomorrow September 9th, 2008, 02:52 AM ----------- alentejolover September 9th, 2008, 03:56 PM http://www.pracadarepublicaembeja.net/wp-content/uploads/2008/09/cenarios-virtuais.jpg in http://www.pracadarepublicaembeja.net/a-minha-cidade/sem-comentarios-2/ :omg::rock: Filipe Santos September 9th, 2008, 05:49 PM Alguem sabe se a Manutenção da Tap vai para o Aeroporto de Beja Por enquanto não há anda que indique isso... Até porque não teria lógica, já que seria preciso construir uma série de infraestruturas que depois com o novo Aeroporto irão ser construídas de novo... NewTomorrow September 10th, 2008, 02:44 AM --------------- emarques September 10th, 2008, 12:33 PM Porque é que Beja seria a "única solução viável"? Não podem fazer manutenção em Pedras Rubras, por exemplo? Filipe Santos September 10th, 2008, 09:42 PM Porque é que Beja seria a "única solução viável"? Não podem fazer manutenção em Pedras Rubras, por exemplo? A manutenção tem de ficar o mais perto possivel de Lisboa, por vários motivos, entre os quais os empregados. Mas desde a compra da VEM, a TAPME ficou mais "folgada", sendo que vários avioes da TAP vão fazer manutenção ao Brasil, e assim deixar mais slots em Lisboa. E agora com a negociação que existe para a venda de parte da VEM a duas grandes companhias mundiais (uma sul-americana e uma do Médio Oriente), vai trazer bonus à TAPME. JGuerreiro September 15th, 2008, 12:10 AM ~Defesa. Quartel-general americano para África deveria tornar-se independente a 01 de Outubro O AFRICOM é um dos seis comandos militares regionais de Washington Militares norte-americanos vão deslocar-se à base aérea de Beja, nas próximas semanas, para estudar a viabilidade de aí instalar o seu Comando Africano (AFRICOM), soube o DN junto de fontes ligadas a esse dossier. A informação surge poucos dias depois da estada em Lisboa da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e faz de Beja a segunda instalação militar portuguesa - depois da base aérea das Lajes, nos Açores, visitada recentemente por oficiais dos com aquele objectivo - a ser avaliada pelos planeadores norte-americanos. Duas das fontes, uma ligada à Associação de Amizade Portugal-EUA, adiantaram que "meios americanos" (civis, não especificados) começaram recentemente a debater a hipótese portuguesa com mais seriedade. "Beja será uma continuidade dos Açores [para os EUA, pois tem uma base militar nas Lajes há anos] e dá-lhes uma base fixa com acesso ao Mediterrâneo. Acresce que Beja está muito mais próximo de África" do que o arquipélago açoreano, sublinhou uma das fontes. O AFRICOM é um dos seis quartéis-generais militares regionais dos EUA e foi criado a 01 de Outubro de 2007, como sub-comando do Comando Europeu e sedeado temporariamente em Estugarda, Alemanha. Oficialmente, o Comando Africano deveria tornar-se independente no fim deste mês, mas a oposição da quase meia centena de países africanos - os EUA rejeitaram a o "sim" da Libéria - em instalar o AFRICOM no seu território gerou um impasse nesse processo. Além de Portugal, Espanha, Itália, Marrocos ou Cabo Verde têm sido apontados também como destinos daquele quartel-general ou de estruturas a ele subordinadas. À parte a maior visibilidade e importância estratégica dada a Portugal com a instalação do AFRICOM em território luso, há um aspecto a ter em conta: a percepção dos africanos. Luís Paes Antunes, director do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (IEEI), considera que o Governo português não aceitará aquele Comando "contra a vontade dos países africanos com quem mantém relações". O almirante Reis Rodrigues (na reforma), ex-comandante naval e agora responsável pelo site jornaldefesa.com.pt, observa que "Portugal não tem interesse em ser visto como porta de entrada dos interesses americanos em África", face ao "reduzido grau de aceitabilidade" que os EUA têm na maioria dos países africanos. Essas sensibilidades "precisam de ser geridas para não estragar o relacionamento de Portugal com África", insistiu o militar. "É uma leitura possível", diz Paes Antunes, mas que relativiza: "Não estou certo que a oposição [dos países africanos em acolher o AFRICOM] seja política", antes "uma preocupação em não criar focos de atracção" - ser alvo de ataques terroristas - que iriam gerar também instabilidade interna. O director do IEEI dá ainda como certa a preferência dos africanos por ver o AFRICOM em Portugal (dados os laços históricos de Lisboa com África) e não em Espanha - algo que os EUA também têm presente, adiantaram as fontes. * Com FRANCISCO ALMEIDA LEITE IN http://dn.sapo.pt/2008/09/13/nacional/eua_estudam_base_aerea_beja_para_sed.html alentejolover September 15th, 2008, 12:11 AM WTF?? NewTomorrow September 15th, 2008, 02:00 AM ------------ Filipe Santos September 15th, 2008, 02:00 PM Desde que tragam o dinheiro com eles, e não usem a base para fazer cimeiras como a Cimeira das Lajes... NewTomorrow September 16th, 2008, 01:28 AM ------- NewTomorrow September 16th, 2008, 03:27 AM ---------------- NewTomorrow September 16th, 2008, 03:30 AM ------------- Filipe Santos September 16th, 2008, 11:54 PM não percebeste porque escolheram a base das lajes ? escolheram por ser um local isolado , assim haveria menos manifestantes . E que tal por ser uma base americana, central entre os paises participantes, e por ser a base onde uma ofensiva teria de passar (e para tal incluir Portugal, de modo a este não levantar entraves)? daniel322 September 17th, 2008, 02:16 AM Militares norte-americanos vão deslocar-se à base aérea de Beja, nas próximas semanas, para estudar a viabilidade de aí instalar o seu Comando Africano (AFRICOM) "Portugal, o país mais desenvolvido do Norte de África".. :lol: NewTomorrow September 17th, 2008, 02:47 AM --------- Pelha September 17th, 2008, 03:23 AM http://www.pracadarepublicaembeja.net/wp-content/uploads/2008/09/cenarios-virtuais.jpg Que delícia.. :drool: Se Barcelona tem Girona.. Lisboa vai ter Beja.. :banana: Filipe Santos September 17th, 2008, 03:45 PM Quais são as ligações mais directas que a zona do Aeroporto tem para Lisboa, além da A2? fred_mendonca September 17th, 2008, 04:43 PM Tem o IP2 até Évora onde apanha a A6 para Lisboa. slickman September 18th, 2008, 01:51 PM Quais são as ligações mais directas que a zona do Aeroporto tem para Lisboa, além da A2? Qual o interesse em ter mais ligações directas a Lisboa? Vai ter a A26 que vai ligar a dita A2. Filipe Santos September 18th, 2008, 06:19 PM Qual o interesse em ter mais ligações directas a Lisboa? Vai ter a A26 que vai ligar a dita A2. Mas eu por acaso disse que devia haver mais? Que eu saiba, so perguntei quais havia -.- slickman September 19th, 2008, 09:29 AM Nem tu nem ninguem disse que devia de haver mais. Eu só não entendo a pergunta. Se perguntasses quais as ligações directas que o AE de Beja tem, IP2 Evora e Algarve, IP8 Espanha etc. compreendo, agora ligações para Lisboa alem da mais directa que é a A2 acabo por não saber qual a ideia. Talvez possas explicar. Filipe Santos September 19th, 2008, 04:04 PM Nem tu nem ninguem disse que devia de haver mais. Eu só não entendo a pergunta. Se perguntasses quais as ligações directas que o AE de Beja tem, IP2 Evora e Algarve, IP8 Espanha etc. compreendo, agora ligações para Lisboa alem da mais directa que é a A2 acabo por não saber qual a ideia. Talvez possas explicar. Mas qual é a crise de, não conhecendo a zona, perguntar quais são as estradas directas (sim, porque todas as estradas de Beja vão ter a Lisboa... podem dar a volta em Roma, mas vão) para a cidade onde passo a maior parte dos meus dias? rpc08 September 20th, 2008, 02:50 PM Está praticamente pronto...:banana: Quando é a inauguração/abertura? NewTomorrow September 21st, 2008, 02:17 AM ----- rpc08 September 21st, 2008, 01:12 PM http://www.pracadarepublicaembeja.net/wp-content/uploads/2008/09/cenarios-virtuais.jpg in http://www.pracadarepublicaembeja.net/a-minha-cidade/sem-comentarios-2/ Será que sou eu que acho um pouco "puxado" e até enganador que se indique Lisboa e Algarve directamente pela A2 quando esta auto-estrada está a 55 km na direcção de Lisboa e a 55-60 km na direcção do Algarve? É que quem chega e não conhece pensa que a AE é próxima quando na realidade se tem que andar um bom bocado pelo "IP2" ou pelo "IP8"... Valia mais indicarem "N121 ((A2) Lisboa)" e "IP2 Algarve"... alentejolover September 21st, 2008, 01:26 PM Onde está a placa a indicar Évora?:lol: rpc08 September 21st, 2008, 01:28 PM Não existe, só Lisboa, Algarve e Beja :hahano: alentejolover September 21st, 2008, 01:48 PM :ohno: :lol: fred_mendonca September 21st, 2008, 02:05 PM Tens de enviar um mail a reclamar! alentejolover September 21st, 2008, 02:27 PM Aquilo é de proposito....para quem sair do Aeroporto nao ser tentado a vir a Évora:lol: slickman September 22nd, 2008, 09:49 AM Será que sou eu que acho um pouco "puxado" e até enganador que se indique Lisboa e Algarve directamente pela A2 quando esta auto-estrada está a 55 km na direcção de Lisboa e a 55-60 km na direcção do Algarve? É que quem chega e não conhece pensa que a AE é próxima quando na realidade se tem que andar um bom bocado pelo "IP2" ou pelo "IP8"... Valia mais indicarem "N121 ((A2) Lisboa)" e "IP2 Algarve"... Brevemente têm de alterar e colocar A26 Lisboa (A2). De facto devia ter outra indicação. Até porque nas rotundas mais a frente (já no IP8) está indicado IP2 Castro Verde e IP8 Lisboa, se bem me lembro. Barragon September 22nd, 2008, 01:47 PM O IP8 já devia ter a AE ao lado :bash: rpc08 September 23rd, 2008, 05:43 PM Brevemente têm de alterar e colocar A26 Lisboa (A2). De facto devia ter outra indicação. Até porque nas rotundas mais a frente (já no IP8) está indicado IP2 Castro Verde e IP8 Lisboa, se bem me lembro. É verdade :yes: NewTomorrow September 24th, 2008, 04:55 AM ------- slickman September 24th, 2008, 10:13 AM Há o TGV que passa algures na zona de Evora lá para 2012 e há a linha que liga a Lisboa a passar bem pertinho. (ca. 5km, apeaderio de Coitos). Para não estar a falar de fazer um bypass até ao Aeroporto seria suficiente haver autocarros a fazer a ligação AE- Estação de Beja ou então a Rede-Expressos, EVA, Resende e Cª Ltdª estabelecer directos Lisboa e Algarve (Badajoz ;) ) NewTomorrow September 29th, 2008, 04:38 AM ---------------- NewTomorrow September 29th, 2008, 04:58 AM ------ emarques September 29th, 2008, 02:34 PM Evora e Beja estão ligadas por Comboios ? Se não acho que deveria haver uma ligação , é mais pratico levares malas num Comboio do que num autocarro Tens regionais que demoram cerca de uma hora e vinte minutos. Não sei é como se chega ao tal apeadeiro de que fala o slickman, segundo o site da CP não existe. sotavento September 30th, 2008, 10:45 AM Será que sou eu que acho um pouco "puxado" e até enganador que se indique Lisboa e Algarve directamente pela A2 quando esta auto-estrada está a 55 km na direcção de Lisboa e a 55-60 km na direcção do Algarve? É que quem chega e não conhece pensa que a AE é próxima quando na realidade se tem que andar um bom bocado pelo "IP2" ou pelo "IP8"... Valia mais indicarem "N121 ((A2) Lisboa)" e "IP2 Algarve"... NOP ... está certo ... tecnicamente é uma placa que diz "SAIDA" ... :bash: De Beja(Aeroporto) para Lisboa é quase uma linha recta: SAIDA > IP8>A2(Grandola sul) ... nunca te afastas mais de 10/15km pra direita/esquerda duma linha recta perfeita Beja-Lisboa (160km dos quais 40km NÃO SÃO AE). :cheers: De Beja(Aeroporto) para o Algarve é mais ou menos a mesma historia ... o caminho "a direito" é Apanhar o IP8 para Beja e dai seguir pelo IP2 até entroncar na A2 em C.Verde/Ourique ... e de novo ... quase uma linha recta perfeita (110km dos quais 1/2 é AE). :cheers: sotavento September 30th, 2008, 10:50 AM Há o TGV que passa algures na zona de Evora lá para 2012 e há a linha que liga a Lisboa a passar bem pertinho. (ca. 5km, apeaderio de Coitos). Para não estar a falar de fazer um bypass até ao Aeroporto seria suficiente haver autocarros a fazer a ligação AE- Estação de Beja ou então a Rede-Expressos, EVA, Resende e Cª Ltdª estabelecer directos Lisboa e Algarve (Badajoz ;) ) Coitos já fopi interrompido (hein?) aos anos ... e não serviria de nada ... o acesso do Aeroporto é do lado do mar em relação á pista ... :lol: Evora e Beja estão ligadas por Comboios ? Se não acho que deveria haver uma ligação , é mais pratico levares malas num Comboio do que num autocarro Evora-Beja tem comboios a ligar uma á outra e ambas tem IC's para lisboa ... se o aeroporto "arranca" em força o mais certo é começares a ter comboios de hora a hora para lisboa. :bash: slickman October 1st, 2008, 11:09 AM ^^ Se o apeadeiro ainda funciona não sei, mas existe e não será dificil reactiva-lo, digo eu... sotavento October 1st, 2008, 10:36 PM ^^ Se o apeadeiro ainda funciona não sei, mas existe e não será dificil reactiva-lo, digo eu... Mas eu volto a perguntar ... qual é a utilidade disso ??? O terminal em beja fica á esquerda da pista ... o acesso é via IP8 ... sáo 7,5km entre o terminal e a rotunda no centor de beja ... para ires pra estação de Beja são mais 1500m em frente ... ir para cima para coitos seriam uns 4km .. .e não há caminho a direito. ^^ a malta continua a pensar que o terminal civil é do lado da base militar o que é um erro. :cheers: Por outro lado ... Evora fica a 110km de lisboa e tem uma pista de 1300m (ampliavel) que fica a uns 10km da futura AV(menos de 4km pra actual estação) Beja fica a 150km de lisboa e tem uma pista/aeroporto a 9km da estação Em ambos os casos a AV pode colocar um comboio em Lisboa em muito menos de 1h (nem metade disso no caso de Evora) ... o NAL nunca será competitivo diga-se. :cheers: NewTomorrow October 4th, 2008, 02:38 AM ----- Portvscalem October 5th, 2008, 06:49 PM boa... é bom que o aeroporto se torne algo sólido com diversas valências! lynux October 6th, 2008, 12:35 AM Já há alguma companhia que este interesada en ligar alguma rota? NewTomorrow October 6th, 2008, 02:39 AM ------ faialense October 10th, 2008, 02:30 PM Mais desenvolvimentos: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/c3e206f20e48e0fce32a2a.html Por fim, só fica a faltar Monte Real para que todas as regiões portuguesas (NUTS II) terem o seu aeroportozinho. :cheers: NewTomorrow October 11th, 2008, 09:08 AM ----- caja October 11th, 2008, 11:19 AM Coloco esta notícia da Lusa por ter mais alguns dados de interesse. Aviação: Aeroporto de Beja deverá começar a funcionar em Março de 2009 - Empresa gestora 10 de Outubro de 2008, 12:40 Beja, 10 Out (Lusa) - O aeroporto de Beja deverá ficar concluído e começar a funcionar em Março de 2009, após um investimento de 33,1 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da empresa gestora da infra-estrutura aeroportuária alentejana. "Se não houver atrasos", a segunda empreitada de construção deverá terminar em "meados de Março de 2009" e "até ao final" daquele mês o aeroporto "poderá estar disponível para começar a funcionar", precisou o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós. Orçada em pouco mais de 9,5 milhões de euros, a segunda empreitada, que arrancou no início de Setembro, 10 meses após o inicialmente previsto devido a um impasse no concurso público, inclui a construção dos terminais (um de passageiros e outro de carga) e dos edifícios (de serviços, bombeiros, material de placa, portaria e inactivação de explosivos). A primeira empreitada, que arrancou em Abril de 2007, também sofreu atrasos e terminou em Julho deste ano, três meses após o previsto, permitiu construir a placa de estacionamento, as áreas operacionais e as estradas de ligação às pistas da Base Aérea n/o 11 (BA11), num investimento de 10 milhões de euros. O aeroporto, que vai ficar a cinco minutos da cidade de Beja e resulta do aproveitamento civil da BA11, tem uma estratégia direccionada, numa "primeira fase", para a captação de "voos europeus de turismo". As companhias aéreas de baixo custo ("low-cost"), que operem em mercados como os de Inglaterra, Irlanda, França ou Alemanha, entre outros países europeus, são o grande alvo, disse o presidente da EDAB. Em Março deste ano, José Queirós tinha adiantado à Lusa que a companhia aérea irlandesa Ryanair, uma das maiores da Europa no sector dos voos de baixo custo, poderá vir a operar a partir do aeroporto alentejano. "Já existe um entendimento com a Ryanair e estão criadas condições para a companhia poder vir a operar a partir do aeroporto de Beja", reafirmou hoje José Queirós, acrescentando que "a EDAB está também em conversações com outras companhias aéreas de baixo custo interessadas em operar a partir de Beja", como a britânica Jet2. Além dos passageiros, o transporte de carga e a distribuição de produtos destinados à Europa são outros dos objectivos da plataforma aeroportuária alentejana, assim como a aposta na indústria aeronáutica "como motor de desenvolvimento da região". Neste sentido, tal como tinha adiantado à Lusa em Maio deste ano, José Queirós, escusando-se hoje a avançar mais pormenores, limitou-se a reafirmar que a multinacional aeronáutica AgustaWestland, fabricante dos helicópteros EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa (FAP), está interessada em instalar um centro de manutenção no aeroporto de Beja. "Há ainda uma empresa portuguesa, de manutenção de aviões e ligada a outros sectores da indústria aeronáutica, interessada em instalar-se no aeroporto", disse José Queirós, escudando-se também a avançar mais pormenores. Segundo José Queirós, "há também várias empresas interessadas em instalar negócios no aeroporto de Beja", nomeadamente um hotel, uma estação de aluguer de automóveis (rent-a-car), lojas, cafés e restaurantes, além de um consórcio e de uma empresa locais que querem instalar interpostos de mercadorias de frio e de carga geral. Questionado pela Lusa sobre a concessão do aeroporto de Beja, José Queirós limitou-se a dizer que "é uma decisão que compete ao accionista maioritário da EDAB, o Estado" e que "logicamente terá que ser tomada até à entrada em funcionamento do aeroporto". Quanto a infra-estruturas próprias, disse o responsável, a EDAB vai adjudicar "nos próximos dias" a empreitada de construção da estação de tratamento de águas residuais, orçada em 850 mil euros. José Queiroz referiu ainda que "está concluído o fundamental das negociações" entre a EDAB e a FAP para a elaboração final dos regulamentos técnicos e económicos que irão definir a actividade operacional do aeroporto de Beja através do uso das pistas da BA11. "A competitividade e os custos operacionais do aeroporto de Beja, que vão ser decisivos para atrair companhias, vão depender do regulamento económico, que vai determinar as taxas que a EDAB terá que pagar à FAP pelo uso das pistas da BA11", explicou. A construção do aeroporto é financiada por fundos comunitários e pelo Orçamento de Estado, através de verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central de 2006 (15,9 milhões de euros), 2007 (15,1 milhões) e 2008 (2,1 milhões). LL. Lusa/Fim Comentários Loading... 1 * GB É vergonhoso como o Aeroporto de Beja tem condições para receber a base da Ryanair, e com essas condições não foram concedidas ao Aeroporto Sá Carneiro... Uma vez mais é o poder do Sul a lutar contra o Norte.. Este país centralizador é uma vergonha! Comentário submetido em 2008-10-10 às 13:28:05(Reportar comentário abusivo) * NF a ryanair voa do aeroporto sa carneiro... Comentário submetido em 2008-10-10 às 13:34:10(Reportar comentário abusivo) * helder Nao é o poder do Sul a lutar contra o Norte. Sao os Lobbys que influenciam os politicos de Lisboa. Os políticos de Lisboa gerem todo o dinheiro dos impostos recolhido em Portugal e gerem todo o dinheiro que chega de Bruxelas. Os lobbys da construção e outros so teem que influenciar os políticos de Lisboa para conseguir chorudos contratos de construção de Aeroporto em Beja ou TGV Lisboa-Madrid. A SUL de Lisboa, no Alentejo e no ALgarve nem linha ferrea existe com Espanha. Os Alentejanos e os Algarvios so sao consultados cada 4 anos para saber se querem ou nao a mudançao dos politicos de Lisboa. No Alentejo nem Faculdade de Medicina existe. A Costa Alentejana poucos hoteis tem. Só Governos Regionais para o Norte, Beiras, Alentejo e Algarve como existem na Madeira e nos Açores poderiam inverter o estado caótico de Portugal continental. Comentário submetido em 2008-10-10 às 13:55:34(Reportar comentário abusivo) * Rod caro GB, não me diga que agora Beja também é centralizador em relação ao Porto... não vamos ser ridículos, o Porto não precisa disso. O eventual interesse da Ryanair em Beja dever-se-á a razões diferentes das que teria para um aeroporto no norte. O aeroporto de Beja será eventualmente o aeroporto próximo do Algarve e da costa alentejana com os custos de operação mais baixos. Se se confirmar será um excelente exemplo de descentralização!! Quanto ao Sá Carneiro ter sido preterido pela Ryanair para outra plataforma giratória no sul da Europa, foi sem dúvida uma má notícia. É um facto que as contrapartidas da ANA não foram ao encontro do que a Ryanair queria, mas a localização mais central de Barcelona também deve ter tido peso na decisão. Mas não vamos confundir as coisas, O problema das taxas altas nos nossos aeroportos não é específico do Porto, Lisboa tem o mesmo problema e que eu saiba nem sequer era opção para a Ryanair... Comentário submetido em 2008-10-10 às 14:49:47(Reportar comentário abusivo) NewTomorrow October 12th, 2008, 02:19 AM ------ slickman October 14th, 2008, 10:20 AM Alguem sabe quando a Ryanair disponibiliza o horário de Verão 2009? Rocha Vieira October 16th, 2008, 12:53 PM Alguem sabe quando a Ryanair disponibiliza o horário de Verão 2009? Você acredita nisso? slickman October 16th, 2008, 04:18 PM ^^ Em quê? Qua a Ryanair vai ter voos para o Verão? Acredito sim! Se vai ter voos para Beja? Não sei, mas espero que venha a ter. slickman October 17th, 2008, 09:57 AM A Ryanair já tem horario de Verão disponível até Junho 2009. caja October 29th, 2008, 02:48 AM Público Carga & Transportes LOW COST EM BADAJOZ IMPÕE ESCOLHA DO MONTIJO segunda-feira, 27 de Outubro de 2008 Para minimizar a perda do mercado de Lisboa para o aeroporto de Low Cost em Badajoz, a melhor opção passará pela utilização urgente da base aérea do Montijo e com taxas mais competitivas. Rui Rodrigues Email: rrodrigues.5@netcabo.pt Site: www.maquinistas.org A companhia aérea de baixo custo Ryanair escolheu o aeroporto de Badajoz, em Espanha, como nova base, pois considerou que aquela infra-estrutura possuía todos os requisitos para os objectivos da empresa em servir a Extremadura espanhola e a região de Lisboa. Existe também a possibilidade do exemplo ser seguido, brevemente, pela Air Berlim. Aquilo que era apenas uma hipótese, a existência de uma base de Low Cost na fronteira portuguesa, passou, agora, a ser uma certeza absoluta. Esta nova base estará operacional dentro de dois anos, em meados de 2009, prevendo-se investir, apenas, 12 milhões de Euros, ficando este aeroporto com uma capacidade de 20 posições de estacionamento, sobretudo para o Boeing 737-800, que é o modelo de avião mais utilizado pela Ryanair. Convém recordar que, em Beja, serão gastos 32 milhões de Euros, sem se saber se alguma companhia aérea de baixo custo o vai utilizar em 2008. Badajoz está a uma distância de, aproximadamente, 200 quilómetros (km) de Lisboa, através da auto-estrada A6, e, em 2010, estará ligada a Madrid, por uma linha ferroviária de Alta Velocidade (AV) que será prolongada, mais tarde, à capital portuguesa ficando apenas a 1 hora de viagem. Ao contrário, em Beja, não existe auto-estrada, pois está a 53 Km da A2 (Lisboa-Algarve) e, além disso, a linha férrea não está electrificada, o que obriga à utilização de antigos comboios a diesel, que levam 2 horas e 7 minutos no percurso Beja-Lisboa, com elevados custos para a CP, pois consomem mais de 600 litros de gasóleo na ida e volta. A nova linha de AV terá dois tipos de comboios: o AV de longo curso, que é um comboio que nunca pára, ligando apenas as capitais da Península Ibérica e o AV Regional, mais lento, com Velocidade máxima de 250 Km/h, que irá conectar os pontos intermédios, tais como as cidades de Cáceres, Mérida e Évora. Estas três cidades, Património da Humanidade pela Unesco, ficarão assim com ligações rápidas à nova base de Low Cost, em Badajoz, o que fomentará o turismo cultural. CONSEQUÊNCIAS EM LISBOA A Ryanair escolheu o aeroporto de Badajoz devido às baixas taxas aeroportuárias que vão ser oferecidas naquela futura base, bem como à sua proximidade à estação ferroviária da nova linha de AV, o que aumentará, drasticamente, a sua área de influência. A Portela cobra elevadas taxas, pois o aeroporto de Lisboa sustenta os prejuízos dos restantes aeroportos nacionais. A principal consequência da utilização da base, em Badajoz, será a captação de tráfego de passageiros da região de Lisboa. Pode colocar-se a questão: será que parte dos turistas ou residentes da capital portuguesa, no futuro, irão deslocar-se cerca de 200 Km para tomar um avião? Esta opção será preferida por passageiros que pretendam economizar nos bilhetes de avião e, sobretudo, para famílias de 3 ou 4 pessoas, onde as verbas poupadas irão corresponder à quase totalidade do custo de uma estadia num hotel. O QUE SE DEVERIA FAZER? Convém lembrar que, quanto maior for o tráfego de passageiros, mais postos de trabalho serão criados e mais riqueza será gerada. A região de Lisboa terá o máximo interesse em possuir uma infra-estrutura que ofereça baixas taxas aeroportuárias que sejam competitivas com Badajoz. O único local que permite oferecer tais condições é o Montijo, pela simples razão de que grande parte da infra-estrutura já está construída, está próximo do importante nó ferroviário do Pinhal Novo e porque a própria Ana-Aeroportos já validou aquele local num estudo efectuado em 1994. Na Ota ou em Alcochete, os custos iniciais serão da ordem dos milhares de milhões de Euros, o que inviabiliza tal objectivo e, mais importante, seria um investimento que só estaria concluído vários anos após o funcionamento de Badajoz. Mais vale criar postos de trabalho e gerar riqueza na região de Lisboa do que perder esses proveitos para o estrangeiro. Essa será, sem dúvida, a situação mais indesejável. Para atingir estes objectivos será determinante que o Montijo esteja em funcionamento antes de Badajoz, caso contrário, muitas oportunidades serão perdidas. Em muitas actividades da Economia, cada vez mais, as empresas que se antecipam às concorrentes são aquelas que mais vantagens competitivas adquirem no mercado. Recentemente, foram já despedidos mais de 200 trabalhadores da Portugália, e, no futuro, esse número poderá aumentar, o que certamente irá obrigar a recorrer, cada vez mais, à segurança social. Se fosse criada uma base para as Low Cost no Montijo seria uma forma de empregar pessoal que recentemente foi despedido e com experiência e provas dadas neste sector. Ou seja, era um benefício para o próprio Estado. O facto de serem transferidas as companhias de Low Cost da Portela para o Montijo seria uma forma da TAP possuir vantagens competitivas por aterrar e descolar a 6 Km do centro de Lisboa. O tráfego que era desviado, para o novo aeroporto secundário, seria só de ponto a ponto. EFEITO DAS LOW COST E AV Ao consultar-se o documento “Orientações Estratégicas para o Sistema Aeroportuário Nacional”, de 30-6-2006 do Ministério das Obras Públicas poderá confirmar-se que o efeito da AV é ignorado no referido relatório e pouca importância é dada às Low Cost. Na pág. 63 em http://www.moptc.pt/tempfiles/20060711201057moptc.pdf está escrito: “Considerando o aeroporto de Lisboa os potenciais concorrentes futuros serão o comboio de alta velocidade e o futuro aeroporto de Campo Real. O possível impacto da alta velocidade supõe-se ser baixo e em termos dos passageiros de turismo e de negócios. O novo aeroporto de Madrid em Campo Real por sua vez, que poderá entrar em funcionamento dentro de 25 a 30 anos, e a concretizar-se terá um impacto alto.” Estes comentários são surpreendentes dado que o Ministério das Obras Públicas em vez de estar atento à nova base, em Badajoz, está mais preocupado com o novo aeroporto de Madrid que só será construído nos próximos 25 a 30 anos. Pelha October 29th, 2008, 02:53 AM A companhia aérea de baixo custo Ryanair escolheu o aeroporto de Badajoz, em Espanha :banana::banana::banana::banana::banana: Wolf2009 October 29th, 2008, 02:38 PM A questão é este aeroporto vai mesmo para frente ou já está em construção?:lol: rpc08 October 29th, 2008, 06:39 PM Se deres uma olhada às páginas anteriores verás que está em construção, ficará concluido no 1º semestre de 2009. slickman October 29th, 2008, 09:58 PM Será?? Como é que sabem que vao criar a Base em Badajoz??? A RYR normalmente só anuncia no dia em que está certo. Isto é só especulacao. Beja vai decerteza funcionar e funcionar bem. É preciso avancar com a Autoestrada!!! alentejolover October 29th, 2008, 10:00 PM :banana::banana::banana::banana::banana: És triste... Pelha October 30th, 2008, 02:16 AM ^^ Qual é o teu problema? alentejolover October 30th, 2008, 02:18 AM Isso pergunto eu a ti:lol: Enfim deixa pra lá... caja October 30th, 2008, 02:31 AM Beja vai de certeza funcionar e funcionar bem. É preciso avançar com a Autoestrada!!! E não só mas também a electrificação entre Ourique e a Casa Branca e o pequeno ramal para o Aeroporto, ou um desvio que só será utilizado pelos comboios que vão mesmo ao Aeroporto, quer sejam de passageiros ou de mercadorias. Lembro que o terminal rodo-ferroviário do Poceirão propriedade da Mota-Engil conta com o Aeroporto de Beja como o seu aeroporto para expedição da carga aérea. Como agora ainda andam a abrir concursos para adaptação da linha de Sines a Elvas, estando feito o troço Casa Branca a Évora e em concurso o troço Bombel a Casa Branca, ficando assim ainda a faltar o troço entre Sines e Bombel, para permitir a circulação de composições em bitola europeia. Presumo que neste troço ainda em falta sejam só substituídas as travessas para permitir as duas bitolas. Em Sines vai ser feito um feixe de linhas (9) na zona da Raquete para distribuir o tráfego pelos vários ramais e o Aeroporto que serve o porto é igualmente Beja. sybrenp November 3rd, 2008, 04:32 PM entao, como e que estao essas obras? Ja estavem a construir os edificios, nao era? Espero que alguem possa fazer fotos :D slickman November 4th, 2008, 12:14 PM ^^ Ainda estão a fazer a massa. Vamos esperer que as obras terminem em Março. Puro_pt November 4th, 2008, 01:00 PM E não só mas também a electrificação entre Ourique e a Casa Branca e o pequeno ramal para o Aeroporto, ou um desvio que só será utilizado pelos comboios que vão mesmo ao Aeroporto, quer sejam de passageiros ou de mercadorias. Lembro que o terminal rodo-ferroviário do Poceirão propriedade da Mota-Engil conta com o Aeroporto de Beja como o seu aeroporto para expedição da carga aérea. Como agora ainda andam a abrir concursos para adaptação da linha de Sines a Elvas, estando feito o troço Casa Branca a Évora e em concurso o troço Bombel a Casa Branca, ficando assim ainda a faltar o troço entre Sines e Bombel, para permitir a circulação de composições em bitola europeia. Presumo que neste troço ainda em falta sejam só substituídas as travessas para permitir as duas bitolas. Em Sines vai ser feito um feixe de linhas (9) na zona da Raquete para distribuir o tráfego pelos vários ramais e o Aeroporto que serve o porto é igualmente Beja. Isso ja foi falado, creio que no topico "alentejo ferroviario" NewTomorrow November 5th, 2008, 01:53 AM -------- slickman November 14th, 2008, 11:25 AM Alguem tem conhecimento do procedimento quando a abertura de um novo aeroporto o que diz respeito a antecedência da possibilidade de marcação de viagens: Se o aeroporto abre em Março/Abril deveria de, em breve, haver possibilidade de marcar viagens nas companhias que vão operar (RYR??, TAP??) Ou é normal esperarem pela abertura e só depois poderem marcar voos? Se assim for certamente que o aeroporto vai ficar as moscos durante algum tempo. emarques November 14th, 2008, 01:20 PM Mas alguma companhia já anunciou interesse em voar para Beja? slickman November 14th, 2008, 02:12 PM ^^ Segundo algumas noticias a RYR e a JET2. http://www.the-news.net/cgi-bin/article.pl?id=981-23 NewTomorrow November 15th, 2008, 01:44 AM ------------ NewTomorrow November 23rd, 2008, 04:09 AM ---- sybrenp November 23rd, 2008, 04:15 PM Ouctubro? Nao e novembro? rpc08 November 23rd, 2008, 10:07 PM Provavelmente as fotos terão sido retiradas do site da empresa construtora, pelo que são um pouco antigas. E como aqui no fórum não temos nenhum "correspondente" em Beja... alentejolover November 23rd, 2008, 10:24 PM ^^ Temos o Guerreiro que é irregular... rpc08 November 23rd, 2008, 10:28 PM Mas ele não está em Lisboa? alentejolover November 23rd, 2008, 10:32 PM Mas penso que vai a Beja algumas vezes... caja November 25th, 2008, 12:05 AM Deve estar um pouco mais adiantado mas não deve ser muito mais. A notícia do início dos trabalhos que aqui coloco retirada do site da EDAB indica que não existem muitas semanas entre o inicio das obras que não teve perca de tempo na montagem do estaleiro já que a empresa é a mesma das obras anteriores. EDAB Aeroporto de Beja: Obras dos edifícios já começaram Começaram os trabalhos da empreitada referentes à última fase das obras do Aeroporto de Beja e que prevê a criação do Terminal de passageiros, Terminal de carga, Edifício de serviços para instalação da Administração da EDAB e da PSP, Edifício dos bombeiros, Edifício de material de placa, Portaria e Edifício para inactivação de explosivos. Após a conclusão das obras referentes ao terminal Civil 1ª fase – Áreas Operacionais, Terraplenagens, Arruamentos e Estacionamentos, esta é a última fase da construção da infra-estrutura aeronáutica que se prevê estar concluída em 6 meses e meio. A construção desta infra-estrutura realça a importância estratégica do Alentejo como plataforma de apoio logístico e turístico para o país, assumindo-se como um dos vértices que fecha o triângulo de desenvolvimento do Alentejo, a par do porto de Sines, da Barragem de Alqueva e do IP8. sexta-feira, 03 de Outubro de 2008 caja November 25th, 2008, 12:13 AM No site da EDAB estão fotos recentes. http://www.edab.pt/index.php?go=galeria&i=5&pageNum_fotografias=0 http://www.edab.pt/index.php?go=galeria&i=5&pageNum_fotografias=1 http://www.edab.pt/index.php?go=galeria&i=5&pageNum_fotografias=2 traveler November 25th, 2008, 01:01 AM Eu pensava que a construcao do Aeroporto de Beja ja estava muito anvacado :uh: NewTomorrow November 25th, 2008, 04:19 AM edit NewTomorrow November 25th, 2008, 04:21 AM ----------- Luís Raposo Alves November 25th, 2008, 03:49 PM Alguém tem layouts do aeroporto de beja? plantas etc... caja November 25th, 2008, 08:24 PM No site está o seguinte http://www.edab.pt/index.php?go=galeria&gal=6 Luís Raposo Alves November 25th, 2008, 08:54 PM Obrigado slickman December 2nd, 2008, 11:49 AM merece sticky!!!!! NewTomorrow December 3rd, 2008, 09:52 PM -------------- Arpels December 4th, 2008, 12:13 AM não se pode abusar dos stickys mas como é internacional :sly: caja December 4th, 2008, 01:46 AM não se pode abusar dos stickys mas como é internacional :sly: Podem-me explicar o que é um sticky? NewTomorrow December 4th, 2008, 03:27 AM ---------- Luís Raposo Alves December 4th, 2008, 02:10 PM Podem-me explicar o que é um sticky? Colocar em sticky significa fazer com que apareça sempre este thread quando se navega nas páginas de um fórum ou subfórum. Os primeiros threads de cada página são sempre os que estão em sticky... NewTomorrow December 5th, 2008, 12:32 AM --------- Wolf2009 December 5th, 2008, 01:08 PM Quando sube pensei que fosse uma bricadeira a construção deste aeroporrto alentejolover December 5th, 2008, 04:53 PM ^^ Porque? Wolf2009 December 6th, 2008, 04:31 PM ^^ Porque? para que um aeroporto não á assim tanta gente que quera vir de um outro país para este novso destino turístico. inda se fosse mais perto do troia resort tipo punham o aeroporto em sines ou em santiago do cacém o alentejo litoral vai ser um dos destinos mais procurados em portugal. caja December 6th, 2008, 06:59 PM Parece que ao contrário do que se pensava Beja também vai fazer parte do pacote de venda da ANA. slickman December 15th, 2008, 08:31 PM Acabei de chegar de um voo de Madrid via Ryan, falei com o assistente de bordo que era português e perguntei-lhe qd haveria uma base no Porto, ele disse que por o que já sabemos.. pela Ana e pela Tap não teremos base aqui tão cedo, para não dizer nunca. Mas que se fala nos emandros da Ryan a possibilidade de abrir uma base ou um bom nº de rotas para Beja, uma vez que prentedem captar os espanhois fornteiriços e claro querem pôr o "enganoso" Lisbon(Beja).. a Ryan não brinca.. e o Governo português nao foi gastar dinheiro no aeroporto de beja para nada..portanto não me admira nada que isso suceda. Tirado do thread do Aeroporto do Porto leoferreira12 December 16th, 2008, 02:54 PM Parece que ao contrário do que se pensava Beja também vai fazer parte do pacote de venda da ANA. Pois infelizmente, mas aqui não há outra ipótese, têm mesmo de liberalizar os Low Cost em Beja se quiserem vôos Ibérico-Europeus. caja December 16th, 2008, 03:19 PM Atenção que me parece que Beja também vai ser incluída no pacote ANA para venda e assim não sei se a Ryanair terá alguma sorte. NewTomorrow December 17th, 2008, 02:28 AM ------------------ andre_carneiro December 17th, 2008, 07:39 PM ANA deverá gerir o Aeroporto de Beja após a privatização No primeiro semestre de 2009 será lançado o concurso internacional para a privatização da ANA e o Governo está a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos.A ANA - Aeroportos de Portugal deverá ser privatizada mantendo a totalidade dos aeroportos que gere actualmente, Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira, e irá incluir também no perímetro de venda o aeroporto de Beja, actualmente gerido pela EDAB - Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja. O Governo "está a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos", disse em Beja Paulo Campos. O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações afirmou que "o modelo de regulação do sector aeroportuário e o contrato de concessão da ANA deverão ser concretizados até final do ano" e pode passar, eventualmente, pela abertura do capital a entidades locais.O governante acrescenta que, para que o processo de privatização avance o Governo terá ainda de definir a percentagem do capital da gestora dos aeroportos nacionais que será alienada.O Governo ainda não confirmou qual a percentagem de capital que será alienada, mas o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que será superior a 50%. A privatização da ANA - Aeroportos de Portugal vai anteceder a concessão e construção do novo aeroporto de Lisboa, que será localizado no Campo de Tiro de Alcochete. Quem comprar a ANA ficará com a concessão do novo aeroporto, um investimento que ronda os 4,9 mil milhões de euros, incluindo a construção e o valor a investir no período da concessão, e que deverá estar concluído em 2017.O consórcio Astérion, presidido pela Brisa e pela Mota-Engil, foi o primeiro a apresentar-se como candidato, tendo-se seguido o consórcio liderado pela Teixeira Duarte e pela espanhola Ferrovial.A Abertis, a MacQuarie e a espanhola FFC também já demonstraram interesse no negócio.Aeroporto de Beja vai ser gerido pela ANA. Aeroportos de Portugal depois da empresa ser privatizada. O concurso internacional vai ser lançado em Abril de 2009. (texto Blog O Centro do Sul) :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: PORTUGAL!!!! fidalgo January 10th, 2009, 11:56 PM na minha humilde e modesta opiniao, este aeroporto resume-se em 1000palavras http://tbn3.google.com/images?q=tbn:S067VsAYrtWf1M:http://i204.photobucket.com/albums/bb159/white_elephant_media/WhiteElephantLogo3x3Highlighted.jpg alentejolover January 10th, 2009, 11:57 PM ^^ Nao te precipites... daniel322 January 11th, 2009, 12:04 AM realmente fidalgo.. não achas que estás a exagerar?.. a imagem tem de ser correspondente ao aeroporto: http://www.comecebem.com.br/arquivos/5386.jpg alentejolover January 11th, 2009, 12:47 AM Daniel...dor de cotovelo nao fica nada nada bem...:bash: daniel322 January 11th, 2009, 01:03 AM :lol: NewTomorrow January 11th, 2009, 03:10 AM ------------ slickman January 11th, 2009, 11:31 AM e a manutencao da RYR tb estava em vista... Luís Raposo Alves January 11th, 2009, 03:29 PM para quando é que está prevista a abertura deste aeroporto? queria ver os shaiks da arábia a aterrar no alentejo para irem prás mansões do alqueva Portvscalem January 11th, 2009, 03:52 PM Elefante branco... vahhh, creio que nem foi caro o aeroporto... custou algo parecido aos teatros municipais das capitais de distrito do interior... não pagava uma estação enterrada do metro do porto ou lisboa ( ou pagava, n sei)... acho que face ao reduzido investiemento, é optimo, mesmo que só tenha meia dúzia de voos... |