View Full Version : Finalmente...O MATOSINHOS PLAZA!!!

mrcapri
December 13th, 2007, 11:28 PM
A afaconsult foi a empresa escolhida pela Inter IKEA Centre Group para elaborar os projectos de todas as especialidades de engenharia do seu 1º Centro Comercial em Portugal. A localização desta grande superfície (170.000m²) será em Matosinhos, junto à loja da IKEA, estando prevista a sua abertura em Outubro de 2008.

Dados Gerais
Matosinhos, Portugal
Inter IKEA Centre
CPU Urbanistas e Arquitectos

167 500 m2
72 000 000.00 €
» informação relacionada

Descrição
O edifício que incorpora o centro comercial é composto por 4 pisos e engloba 167500m2 de área de construção, dos quais 81000 m2 são de estacionamento e 86500m2 de áreas comerciais.
Os pisos -2 e -1 são basicamente destinados a estacionamento para visitantes, incorporando ainda zonas destinadas a estacionamento para trabalhadores, recepção de mercadorias e áreas técnicas. Os acessos de veículos ao edifício são estabelecidos ao nível destes dois pisos através de arruamentos e túneis.
Os pisos 0 e 1 incluem, além das zonas de mall, uma praça de alimentação, as lojas âncora e satélite, um hipermercado e zona de cinemas.
No topo Norte, o edifício é separado da Loja do IKEA, que se encontra actualmente em construção, por uma junta de dilatação. Nesta zona e ao nível dos pisos de estacionamento, a comunicação entre os dois edifícios é praticamente limitada por paredes e portas corta-fogo, sendo que ao nível do piso -1 se estabelece o acesso pedonal principal comum aos dois complexos.
O lote onde se insere o centro comercial engloba ainda, além do edifício, um parque de estacionamento descoberto com 11500 m2 e 8600 m2 em áreas exteriores.

Aqui vai o link para quem quiser ver mais...
http://www.afaconsultores.pt/projectosPortfolioDetalhe.php?projecto=2503
http://www.iicg.dk/developments/

pedrodepinto
December 13th, 2007, 11:39 PM
Vai abrir já em Outubro :eek:?

mrcapri
December 13th, 2007, 11:43 PM
Ele já está em construção e parece avançado na mesma, mas não tinha ainda conseguido encontrar o projecto. Andava louco para tentar descobrir algo relativo a ele.

Portvscalem
December 13th, 2007, 11:44 PM
é barbaramente grande.... é maior que o norteshopping???

mrcapri
December 13th, 2007, 11:49 PM
Dá-me essa sensação...só pelo facto de ter a Ikea maior da península Ibérica e ainda um hipermercado (que ao que parece será um Jumbo).

Daniel_Portugal
December 14th, 2007, 01:21 AM
claro que é maior que o Norteshopping.

o complexo todo vai ter mais de 200mil m2 :lol:

segundo sei o norteshopping tem 75mil (se bem que acho que o continente nao está incluido nesta area).

so a titulo de curiosidade... nao que me interesse muito mas... quanto vai ter o dolcevita tejo?

traveler
December 14th, 2007, 02:08 AM
Jones Lang LaSalle will
market IKEA’s first shopping
centre in Portugal
Inter IKEA Centre Group has hired Jones Lang LaSalle Portugal to
market their first shopping centre in Portugal on an exclusive basis.
The facility will be located in Matosinhos, in the Oporto area and will
be adjacent to IKEA’s second outlet in Portugal. The latter is currently
under construction and is scheduled to open in 2007. The shopping
centre should be ready in 2008.
IKEA’s new shopping centre will have a gross lettable area of about
67,000 m² over two floors. It will include a 16,000 m² Jumbo hypermarket
and an area for medium-sized outlets, as well as smaller shops
and a food court.
The Swedish furniture manufacturer wants to maximise the synergies
between the two facilities which will be independent but will share
common access roads and be separated by a huge glass partition.
Together, the shopping centre and the new IKEA outlet will feature a
gross lettable area in excess of 100,000 m².

Phobos
December 14th, 2007, 02:17 AM
Vai ser grande a brava aquilo..ninguém tem renders de como vai ser?
É estranho que no artifo que o traveler pos aqui os dados da área total sejam diferentes :S

mrcapri
December 14th, 2007, 02:54 AM
No site da Ikea retail tb diz só o shopping tem 67000 m2

mrcapri
December 14th, 2007, 02:55 AM
Vai ser grande a brava aquilo..ninguém tem renders de como vai ser?
É estranho que no artifo que o traveler pos aqui os dados da área total sejam diferentes :S

Isso tb queria eu lol...não encontro renders em lado algum...grrrrrrrr

Pelha
December 14th, 2007, 04:03 AM
so a titulo de curiosidade... nao que me interesse muito mas... quanto vai ter o dolcevita tejo?

Qualquer coisa como 192 mil m².

Daniel_Portugal
December 14th, 2007, 04:12 AM
eu estive a ver entretanto

são 125mil2 de shopping, e o restante estacionamento.

o dolce vita tejo vai tar taco a taco com o matosinhos plaza ikea

mrcapri
December 14th, 2007, 07:59 AM
Continua a não estar...o Shopping só tem mesmo 67000 m2...O NorteShopping mesmo assim ainda continua maior com os seus 75000 m2.

Que a obra do Matosinhos Plaza é enorme, lá isso é mas não creio que será tão grande como o NorteShopping, se até mesmo o site oficial da Ikea diz que ele tem 67000 m2.

Mateus_
December 14th, 2007, 10:16 AM
Mais um CC enorme... é uma corrida ao gigantismo.

tcpor
December 14th, 2007, 10:50 AM
A ideia que eu tenho (e visto que passo pelo Matosinhos Plazza e pelo NorteShopping todos os dias) é que o NS é maior que o MP... Se me der na telha, vou tirar fotos ao local para terem ideia do (bom) adiantamento do projecto! ;)

Mateus_
December 14th, 2007, 11:55 AM
^^ Muito boa ideia, tem que te dar na telha tirar uma fotos aqui para a gente!

mrcapri
December 14th, 2007, 03:38 PM
tcpor vamos os 2...tb já andava com essa ideia faz tempo até pq queria ir à Ikea provar as almondegas :lol:

fred_mendonca
December 14th, 2007, 04:22 PM
O shopping é menor. Mas se somarem o IKEA deve ultrapassar o NS em termos de GLA!

mrcapri
December 14th, 2007, 06:19 PM
Isso eu acredito...

Herrmando
December 14th, 2007, 06:55 PM
É demasiado shopping :(
Qdo é q isto acaba??

tcpor
December 14th, 2007, 07:06 PM
É demasiado shopping :(
Qdo é q isto acaba??

Pois, nisso dou-te toda a razão.
Efectivamente, e acho que já o disse aqui, o Matosinhos Plaza fica a uns 3/5 km do Norteshopping e a uns 5/7 km do Outlet do Mindelo (Factory). Tem, ainda o Jumbo da Maia a outros 5 km e mais tudo aquilo que se conhece no Porto... É um exagero!
Quanto à área, essa sim passa a valorizar! Aquilo é pertíssimo de minha casa mas do "lado de lá" da A28, um espaço que estava completamente desvalorizado e quase dotado ao abandono. A instalação da cadeia IKEA naquelas bandas levou a que todo o espaço se tornasse potencialmente interessante e aliciante a novas propostas (que já têm surgido!). ;)

MrCapri, quando quiseres! :)

mrcapri
December 14th, 2007, 07:09 PM
Temos de combinar...mas atenção...não podemos tirar os 2 fotos às mesmas vigas ou tigolos ;)

Herrmando
December 14th, 2007, 07:13 PM
O terreno fica valorizado, mas eu preferia que o valorizassem de outro modo...
Este shopping tv tenha a vantagem de "capturar" os galegos que vão à IKEA e que, pelo que ouvi falar, são em percentagem bastante elevada. Mais dinheiro que deixam cá:D

Mateus_
December 14th, 2007, 07:15 PM
É demasiado shopping
Qdo é q isto acaba??

quando não haver mais lugar para construir mais...

mrcapri
December 14th, 2007, 07:19 PM
Estava a pensar mesmo nisso...ainda para mais o Grande Porto vai receber outros 2 grandes shoppings...o Vivaci Maia e o irmão Vivaci Gaia

mynuster
December 14th, 2007, 09:58 PM
enorme o shopping!! :yes:

mas mesmo assim o Palacio do Gelo consegue superar o Matosinhos Plaza em ABL e ABC :rock: :D :lol: hehehe..

Portvscalem
December 15th, 2007, 04:47 PM
o porto precisa de shoppings urbanos como o portoplaza... recupera os que entraam em decadência...e ao fazer-s "cidade nova" pensar em pequenos shoppings urbanos... estes calhamaços suburbanizam a cidade...

JohnnyMass
December 15th, 2007, 04:53 PM
portugal tem uma politica de localização de shoppings completamente americanizada... longe do centro das cidades e onde só se chega de carro...

Portvscalem
December 15th, 2007, 05:26 PM
é o nosso planeamento urbano...que só gosta de suburbanizar em vez de urbanizar...

Mateus_
December 15th, 2007, 06:06 PM
infelizmente

Daniel_Portugal
December 16th, 2007, 07:26 PM
portugal tem uma politica de localização de shoppings completamente americanizada... longe do centro das cidades e onde só se chega de carro...

pois tem. valá que temos o Porto Plaza e o Via Catarina bem na Baixa, e o Bom Sucesso, Dolce Vita e Norteshopping com fácil acesso a pé, ou de metro.

traveler
December 17th, 2007, 01:46 AM
Em isso e verdade, as localizacoes dos shoppings em Portugal e Americanizada!

Mateus_
December 17th, 2007, 10:47 AM
^^ Demasiada por acaso

Portvscalem
December 17th, 2007, 02:11 PM
em certos pontos portugal é um país demasiadamente americanizado... temos de assumir que somos europeus, não americanos...

mrcapri
December 17th, 2007, 09:11 PM
Coca Cola & McDonald's ruleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :)

pedrodepinto
December 18th, 2007, 01:36 PM
O modelo americanóide :lol:!

mrcapri
December 18th, 2007, 09:34 PM
hummm tou a imaginar um fast food especializado em pataniscas de bacalhau lol
Tipo McPatanisca hehehehe...Esse já seria tugasissimo :)

Portvscalem
December 18th, 2007, 09:55 PM
já existe franchising de francesinhas.... cascata.... comi uma em ponta delgada.... mas não são boas, loool...

alentejolover
December 18th, 2007, 10:02 PM
Francesinha que e francesinha so no Porto:cheers:

mrcapri
December 20th, 2007, 09:36 PM
Francesinha que e francesinha so no Porto:cheers:

Já n como uma faz tempo...já ando com desejos...nham nham

mrcapri
December 20th, 2007, 09:36 PM
Eu sei mas tava a falar do caso específico da Patanisca :lol:

Hummm e cheguei aos 500 posts yayyyyy!!! :cheer:

pedrodepinto
December 20th, 2007, 11:01 PM
Parabéns :D!

mrcapri
December 20th, 2007, 11:05 PM
^^ Bem, ao pé dos teus 6 mil e tal sinto-me inferiorizado lol

fred_mendonca
December 20th, 2007, 11:08 PM
:lol:

pedrodepinto
December 22nd, 2007, 01:27 PM
Não te sintas :lol:! Também hás-de chegar lá, porque não :D?

PJviana
January 4th, 2008, 01:29 AM
Acho que já existe muitos shopping na área metropolitana do Porto! Um exemplo de boa integração de um Shopping Num centro histórico é o Estação Shopping de Viana do Castelo que embora pequeno serve perfeitamente para Viana do Castelo e quase nem se dá por ele!

miñaterragalega
January 4th, 2008, 01:55 AM
meu deus, eu ja achava o norteshopping era demasiado grande e agora um ainda maior.........

Mateus_
January 4th, 2008, 11:54 AM
Pois é! O gigantismo Português... Se fosse assim para outras coisas!

poveirinho
January 4th, 2008, 03:03 PM
Em Portugal já há shoppings quanto basta...

mrcapri
January 7th, 2008, 02:21 AM
Vá vá...eu continuo a dizer...é um shopping para cada habitante...temos de ser diferentes...temos de inovar...quem sabe se um dia eu n terei o meu próprio MrCapriShopping :)

BTW...Já tenho fotos do andamento das obras e do outdoor com o aspecto do shopping :)

mynuster
January 8th, 2008, 06:24 PM
lol mrcapri :lol:

entao posta aí as fotitas :D

Portvscalem
January 8th, 2008, 07:58 PM
temos montes de shoppings, mas depois opessoal quer tomar uns copos e existem pouquíssimas zonas de bares... é esse o nosso investimento no lazer.... claro que os shoppings tão cheios, a juventude antes de sair vai para lá, porque não tem para onde ir...

posta as fotos!

mrcapri
January 8th, 2008, 09:54 PM
o seu desejo é uma ordem caro sr! :)

(desculpem a qualidade das fotos mas foi de noite e à pressa)

http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1601.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1600.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1606.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1607.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1614.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1624.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1623.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1619.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1616.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1615.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1598.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v515/capricornking/DSCN1591.jpg

Lourenco
January 9th, 2008, 12:43 AM
Estive lá a semana passada e tive oportunidade de ver esse cartaz. O centro comercial vai ser gigante, mas pelo cartaz não parece ser nada de especial em termos estéticos... :ohno:

Pode ser que o resultado final seja melhor. :)

Daniel_Portugal
January 9th, 2008, 03:32 AM
deve ser feio o shopping, a julgar pela estética da loja IKEA...

ker dizer... eh razoavel... tipo caixote de highway.

o norteshopping e o dolcevita sao lindissimos em design (interior e exterior). duvido que este o seja.

espero, no entanto, estar enganado :O)

pedrodepinto
January 9th, 2008, 05:09 PM
Vamos ver como decorre a obra ;)!
Bom trabalho :okay:!

tcpor
January 9th, 2008, 05:16 PM
MrCapri, estou a ver que já vieste cá tirar as prometidas fotografias! Muito bem! :)
E o que achas do que está a ser edificado?

mrcapri
January 10th, 2008, 02:10 AM
Bom....que há imensas obras isso há...parece bastante grande de facto mas a olhar para o outdoor...espero não me desiludir...

Phobos
January 10th, 2008, 10:03 PM
Não me parece ser nada de mais,mas pelo renders parece que uma parte da fachada terá um revestimento interessante.Se bem que não dá para se ver lá muito bem...

mrcapri
January 13th, 2008, 08:40 AM
a ver vamos...

costa
January 13th, 2008, 01:30 PM
já mete nojo tanto shopping

mrcapri
January 13th, 2008, 08:53 PM
Eu vou ser mauzinho no meu comentário mas desculpem-me...na realidade de facto são já muitos os shoppings neste país mas também só lá vai quem quer. Podemos criticar esse facto mas a verdade é que quando um shopping novo abre...mais cedo ou mais tarde...estamos lá metidos!
A verdade é apenas uma...pode não haver muito dinheiro mas que eles estão sempre cheios...lá isso estão. Pelo menos falo do Porto em concreto zona onde eu vivo. Estive ontem no Shopping Cidade do Porto. Esse shopping é conhecido por ter passado por algumas dificuldades, chegando-se a ponderar a sua demolição por estar em causa a sua volumetria e ilegalidade perante o PDM (sabendo também que o nosso caro presidente Rui Rio é contra construção em altura). Se se chegou a ponderar essa situação não vejo sentido nisso agora porque as lojas estão todas ocupadas, sendo algumas delas bastante recentes (Livraria Leitura é disso exemplo porque abriu o mês passado) e ontem estava cheio nos períodos em que lá estive.
Voltando atras, todos criticamos o facto de haver muitos shoppings mas esquecemo-nos que são fonte de emprego num país que se queixa tanto da falta do mesmo!
Desde seguranças, empregadas de limpeza, logistas, etc etc são muitos os que ficam a ganhar com isso e não é só o público que os visita.

Portvscalem
January 13th, 2008, 11:02 PM
é mandar essa dinâmica para outros lados... para cidade a sério...para as praças, as ruas e avenidas!

mrcapri
January 14th, 2008, 05:19 AM
mas tu não podes mandar as pessoas para o centro da cidade se elas não querem! Eu tanto frequento o centro da cidade como frequento um bom shopping onde tenho tudo à mão. Tudo depende da época, da disponibilidade e mesmo da próximidade a que se está das coisas.

Daniel_Portugal
January 14th, 2008, 05:24 AM
o que ele quer dizer é que há grandes investimentos em shoppings, e por vezes parte desse investimento poderia ser utilizado para melhorar o urbanismo.

o problema é que a fonte de dinheiro existente para a criação de shoppings não é a mesma que é utilizada para as ruas e avenidas. não existe apenas uma fonte de dinheiro que é bem ou mal investida. eu posso dar mil milhões para a construção de um parque de diversões, e não dar cem milhões para uma linha de metro. os privados decidem onde querem investir... o dinheiro investido pela ikea num complexo comercial, foi investido só e apenas para fazer um ikea. esse mesmo dinheiro não poderia ter sido investido de outra forma.

Portvscalem
January 14th, 2008, 01:58 PM
mandar as pessoas... não tou a ver... basta que se façam menos shoppings, e que se criem condições nos centros... não é obrigar...

se ninguém trabalhar portugal não produz nada, e não podes obrigar as pessoas a ficarem cá... mas existe economia, estimulos à produção... não somos recolectores...

é uma questão de estímulo... se invetissem tb mais no lazer, como em toneladas de outras cidades europeias, já não andavams todos fechados em shopings como na america latina... estamos a seguir o modelo americano em vez do europeu... não deixa de ter uma componente de perda de identidade cultural...

TSHT
January 15th, 2008, 06:25 PM
é barbaramente grande.... é maior que o norteshopping???

É MUITO MAIOR que o NorteShopping!!!! :eek2:

mynuster
January 15th, 2008, 10:09 PM
o Norteshopping tb é gigante! quase 300 lojas em 73.000 m2 de ABL!!

isto é só centros comerciais gigantes no nuorte! :lol:

fred_mendonca
January 15th, 2008, 11:35 PM

JoniP
January 16th, 2008, 05:21 PM
É MUITO MAIOR que o NorteShopping!!!! :eek2:

Não tenho a certeza absoluda mas penso que isso não é verdade.. Norteshopping + Continente é maior que Matosinhos Plaza + Ikea..

PJviana
January 17th, 2008, 05:43 PM
Podiam fazer antes centros comerciais pequenos no meio das cidades com bons parques de estacionamento e com uma decoração personalizada que assim não se estava a esvaziar as cidades de gente que qualquer dia é só para escritórios!

mrcapri
January 17th, 2008, 07:19 PM
Não tenho a certeza absoluda mas penso que isso não é verdade.. Norteshopping + Continente é maior que Matosinhos Plaza + Ikea..

Se formos a ver bem as coisas acaba mesmo por ser maior porque entre a Ikea e o shopping, não existe a separação como existe entre o NorteShopping e o Continente.
A entrada da Ikea Matosinhos já foi pensada da forma como está por causa do Shopping.
O MP tem outra vantagem...para além da Ikea, vai ter creio que mais cinemas ainda que o NS e também um Hiper Jumbo.

Quanto ao que diz o PJViana, não podemos adaptar isso a todas as cidades. Não esqueçamos que Matosinhos não é a mesma coisa que Viana. Matosinhos tem a vantagem de ter o aeroporto ao lado, o Porto de Leixões e mesmo a grande cidade que é o Porto. No caso concreto de Viana, que conheco bem, o shopping está bem adaptado de facto à cidade e não causou grande ruptura.

JoniP
January 17th, 2008, 08:18 PM
Se formos a ver bem as coisas acaba mesmo por ser maior porque entre a Ikea e o shopping, não existe a separação como existe entre o NorteShopping e o Continente.
A entrada da Ikea Matosinhos já foi pensada da forma como está por causa do Shopping.
O MP tem outra vantagem...para além da Ikea, vai ter creio que mais cinemas ainda que o NS e também um Hiper Jumbo.

"O próximo ano será o da abertura do Vivaci Maia, em construção nas Guardeiras, na freguesia de Moreira; do Centro Urbano de Lazer na Rua de Guilherme Gomes Fernandes, na Zona Histórica de Gaia; do Trindade Domus, no coração do Porto (aliás, esteve prevista a entrada em funcionamento desta unidade ainda este ano e já tem uma loja aberta há vários meses); e do terceiro maior shopping da região. O Matosinhos Plaza, alavancado na loja do Ikea em Leça da Palmeira, terá uma área comercial superior a 59,5 mil metros quadrados, sendo superado só pelo NorteShopping (72,2 mil metros quadrados) e pelo GaiaShopping (59,6 mil metros quadrados)."

Esta notícia é de 26/11/2007.. Agora não sei se a Área do norteshopping já inclui o continente ou não e se a área do Matosinhos Plaza já inclui o Ikea ou não e se a área do GaiaShopping já inclui o continente ou não.. Visto que quer o GaiaShopping quer o NorteShopping possuem continentes ligados por pontes.. Contudo a área do Matosinhos plaza já inclui o Jumbo..

mrcapri
January 17th, 2008, 08:25 PM
O Matosinhos Plaza juntamente com a Ikea anda por volta dos 80000m2. Pelo menos li isto algures.

Portvscalem
January 17th, 2008, 08:46 PM
o norteshopping possui ligação ao continente, estão completamente ligados! é só apanhares um elevador ou as escadas rolantes... isso não é nenhuma separação...

matosinhos não tem o porto ao lado, matosinhos É Porto....

Li algures que vai existir mais um shopping em gaia, mas de média dimensão, para as bandas de avintes....

JoniP
January 17th, 2008, 09:25 PM
O Matosinhos Plaza juntamente com a Ikea anda por volta dos 80000m2. Pelo menos li isto algures.

Se é assim resta saber se os 72 mil do NorteShopping já incluem o continente.. Se n incluirem manter-se-á como o maior..

mrcapri
January 17th, 2008, 09:46 PM
Se é assim resta saber se os 72 mil do NorteShopping já incluem o continente.. Se n incluirem manter-se-á como o maior..

Repetindo o que foi escrito no thread 1 deste tópico...

A afaconsult foi a empresa escolhida pela Inter IKEA Centre Group para elaborar os projectos de todas as especialidades de engenharia do seu 1º Centro Comercial em Portugal. A localização desta grande superfície (170.000m²) será em Matosinhos, junto à loja da IKEA, estando prevista a sua abertura em Outubro de 2008.

Dados Gerais
Matosinhos, Portugal
Inter IKEA Centre
CPU Urbanistas e Arquitectos

167 500 m2
72 000 000.00 €
» informação relacionada

Descrição
O edifício que incorpora o centro comercial é composto por 4 pisos e engloba 167500m2 de área de construção, dos quais 81000 m2 são de estacionamento e 86500m2 de áreas comerciais.
Os pisos -2 e -1 são basicamente destinados a estacionamento para visitantes, incorporando ainda zonas destinadas a estacionamento para trabalhadores, recepção de mercadorias e áreas técnicas. Os acessos de veículos ao edifício são estabelecidos ao nível destes dois pisos através de arruamentos e túneis.
Os pisos 0 e 1 incluem, além das zonas de mall, uma praça de alimentação, as lojas âncora e satélite, um hipermercado e zona de cinemas.
No topo Norte, o edifício é separado da Loja do IKEA, que se encontra actualmente em construção, por uma junta de dilatação. Nesta zona e ao nível dos pisos de estacionamento, a comunicação entre os dois edifícios é praticamente limitada por paredes e portas corta-fogo, sendo que ao nível do piso -1 se estabelece o acesso pedonal principal comum aos dois complexos.
O lote onde se insere o centro comercial engloba ainda, além do edifício, um parque de estacionamento descoberto com 11500 m2 e 8600 m2 em áreas exteriores.

JoniP
January 17th, 2008, 10:17 PM
Está bem.. Mas o que conta é a área comercial.. É essa que estamos a comparar!

mrcapri
January 17th, 2008, 10:22 PM
Descrição

Cá vai de novo ;)

fred_mendonca
January 17th, 2008, 10:29 PM
O que interessa é a ABL!

mrcapri
January 17th, 2008, 10:34 PM
são os 167000m2 creio eu

fred_mendonca
January 17th, 2008, 10:37 PM
Área bruta locável (ABL)» a área que produz rendimento no conjunto comercial (arrendada ou vendida), afecta aos estabelecimentos de comércio. Inclui a área de venda bem como os espaços de armazenagem e escritórios afectos aos estabelecimentos;

Lei nº 12/2004 de 30 de Março de 2004

mynuster
January 17th, 2008, 10:47 PM
são os 167000m2 creio eu

isso é a Area Bruta de Construção ;)

mrcapri
January 17th, 2008, 10:55 PM
ok, desisto LOL

Daniel_Portugal
January 18th, 2008, 03:15 AM
o dolce vita tejo irá ter 195.000m2 de área total, logo não será muito maior que este.

mais ainda, está a falar-se da area do shopping, quando isto vai ser um complexo comercial, com shopping, ikea entre outros, que no total será o maior complexo comercial da peninsula iberica. isso ja foi anunciado aquando da abertura do IKEA.

fred_mendonca
January 18th, 2008, 04:30 PM
O maior é de Alfragide!

Herrmando
January 18th, 2008, 04:34 PM
Fenomenal! Fico mto sentido em n ser este o maior do mundo... Fico tão sentido q por mim até o podiam enviar para Oeiras :D

fred_mendonca
January 18th, 2008, 04:38 PM
Epa, nós já temos tanta riqueza. Pode ficar para o pessoal de Matosinhos. :lol:

Portvscalem
January 18th, 2008, 05:27 PM
se a vossa riqueza são shoppings... prrrrr....

fred_mendonca
January 18th, 2008, 05:28 PM
Não, a nossa riqueza é o capital humano!

mynuster
January 18th, 2008, 05:50 PM
pronto.. ja vão começar?... :lol: :sleepy:

Portvscalem
January 18th, 2008, 05:54 PM
Nova loja do IKEA será ao lado do Gaiashopping
ESTELA SILVA / LUSA

Quarta loja de mobiliário e decoração do grupo sueco a ser construída em Portugal até 2010, e que será a segunda no Norte, deverá ser uma das maiores unidades da Europa

Helena Teixeira da Silva

Anova loja portuguesa que o grupo sueco Ikea decidiu construir na Região Norte, em Vila Nova de Gaia, já tem local definido na Urbanização da Barrosa, mesmo ao lado do Gaiashopping. Ou seja, na área onde existe a maior concentração de grandes superfícies, como os hipermercados Continente (integrado no Centro Comercial) e Lidl, o espaço infantil Toy's'Rus e as cadeias de bricolage, decoração e jardim Maxmat e Aki.

Precisamente por ser uma zona comercial forte, com muito trânsito, a Autarquia de Gaia está a preparar um plano de reordenamento daquela área, o que implicará uma nova rede de acessos.

O assunto, que já foi discutido numa reunião privada, voltará a ser discutido na próxima reunião camarária, pública, na segunda-feira. Além da multinacional Ikea, há já mais dois investimentos de vulto assegurados para aquela zona, ambos na área da saúde.

Ikea em Gaia até 2010

Os terrenos para a instalação da Ikea em Gaia já foram adquiridos, devendo a loja da marca, líder mundial no mercado de distribuição de móveis e artigos de decoração para o lar, passar a ser uma das maiores unidades da Europa.

A data para o início das obras ou para a inauguração do espaço não foram ainda anunciadas.

Até 2015, o grupo sueco pretende ter cinco lojas em Portugal, num investimento total de 527 milhões de euros. Mas a prioridade, como noticiou o JN - depois da inauguração da Ikea em Matosinhos, há cerca de seis meses - é a zona da Grande Lisboa, pelo que Gaia deverá ser a quarta cidade a receber o grupo. De qualquer forma, a previsão feita pelo director geral da IKEA Ibérica, André de Wit, ainda antes da primeira abertura a Norte, apontava para que a terceira e quarta lojas estejam prontas até 2010.

A única loja a Sul - a primeira a ser inaugurada, em 2004 - situa-se em Alfragide e representou um investimento de 60 milhões de euros. Em três anos recebeu mais de cinco milhões de pessoas e criou 620 postos de trabalho directos.

Em Leça da Palmeira, Matosinhos, a Ikea, que custou 50 milhões de euros e criou 520 postos de trabalho directos, recebeu, só na primeira semana, mais de 100 mil visitantes. A lógica do grupo é a de que haja uma loja IKEA a uma hora de carro das principais cidades ibéricas.

Se a adesão dos portugueses àquela multinacional já era conhecida dos espanhóis, na altura em que a loja mais próxima era a de Madrid, agora são os portugueses a conhecer a invasão de Espanha 10% dos clientes de Matosinhos vêm do lado de lá da fronteira.

http://jn.sapo.pt/2008/01/18/porto/nova_loja_ikea_sera_lado_gaiashoppin.html

mrcapri
January 18th, 2008, 06:59 PM
UPS...Nem tinha dado conta que tinhas posto a noticia aqui e criei um novo thread com ela hehehe

Daniel_Portugal
January 19th, 2008, 07:32 PM
e é digna disso. este eh para o matosinhos plaza. nao para o ikea de gaia :P

mrcapri
January 23rd, 2008, 11:24 PM
Passei em frente às obras esta 3a feira e amanhã lá vou eu ter de passar lá de novo. Vou ter de ir a ao Tryp Porto Expo pq ando a ter formação de espanhol e cada semana que lá passo a evolução das obras do Matosinhos Plaza é notoria. Aquilo está gigante mesmo!

mrcapri
January 29th, 2008, 07:48 PM
Ikea inaugura Matosinhos Plaza no segundo semestre de 2008

A Ikea tenciona inaugurar o seu primeiro centro comercial em Portugal no início do segundo semestre de 2008. O Matosinhos Plaza representa um investimento de 165 milhões de euros, irá ocupar uma área de 67 mil metros quadrados e ficará acoplado à segunda loja da cadeia sueca em Portugal. A abertura deste espaço está agendada para o segundo semestre do próximo ano.

O Centro Comercial Matosinhos Plaza, da responsabilidade do Inter Ikea Center Group - empresa da cadeia sueca de mobiliário e artigos de decoração - será o primeiro do género que o grupo vai abrir em Portugal. O centro comercial, em conjunto com a loja, será o maior complexo comercial da Ikea na Europa, com uma área que rondará os cem mil metros quadrados, ou seja, isto não quer dizer que será o maior shopping de Portugal mas sim o maior projecto em curso da Ikea.

O centro comercial deverá criar cerca de 110 postos de trabalho directos e 2800 indirectos e contará com a presença de várias marcas locais, portuguesas e estrangeiras, incluindo um hipermercado (Jumbo), lojas de bricolage (Leroy Merlin) e electrónica, decoração e empresas de moda.

O projecto contempla igualmente 3200 lugares de estacionamento, exclusivo do centro comercial e, de acordo com os responsáveis do projecto, deverá atrair, só no primeiro ano de actividade, cerca de 12 milhões de visitas.

pampra
February 12th, 2008, 02:17 AM
Muitos Km para o pessoal andar ás compras!!! :lol:

pedrodepinto
February 12th, 2008, 05:07 PM
Cada vez mais :(... Até um dia :lol:!

fred_mendonca
February 12th, 2008, 06:17 PM

faialense
February 14th, 2008, 03:10 AM
Nem me acredito que vão inaugurar o shopping antes do alargamento da A28...:ohno:
Aquilo vai ficar mais entupido que o IC19 em hora de ponta.

JoniP
April 9th, 2008, 12:52 PM
Primeiro shopping na Península do Ikea abre até Dezembro

Abre no final do ano o primeiro Centro Comercial do Inter IKEA Centre Group da Península Ibérica, em Matosinhos, junto à loja inaugurada em Julho do ano passado. Será o maior do grupo na Europa já que, em conjunto com a loja, terá cerca de 100 mil metros quadrados de área bruta locável. O projecto representa um investimento de 170 milhões de euros e prevê gerar 110 postos de trabalho directos e 2800 indirectos.

O novo centro comercial já tem 95% dos seus 67,500 m2 de área bruta locável comercializada para empresas como a Fnac, Auchan (hipermercado Jumbo), Rádio Popular, Lusomundo, Grupo Inditex, H&M, Sfera (Grupo El Corte Inglês) e SportZone.

Com capacidade para mais de 200 lojas, o shopping, que partilha o átrio de entrada com a loja IKEA, num conceito inovador, terá dois pisos, 4000m2 de área de restauração e 5100 lugares exclusivos de estacionamento.

Localizado numa área de grande confluência de acessos rodoviários e com uma área de influência de 2,8 milhões de pessoas, o centro comercial Ikea prevê atingir os 15 milhões de visitantes no primeiro ano de actividade.

O plano de expansão do Grupo IKEA em Portugal, até 2015, prevê um investimento de 660 milhões de euros, que incluem a abertura de sete lojas IKEA (incluindo a IKEA Alfragide e IKEA Matosinhos), dois centros comerciais Inter IKEA Centre Group (o primeiro a inaugurar em Matosinhos, durante o último trimestre deste ano) e três fábricas Swedwood, em Paços de Ferreira, e criará mais de 4000 postos de trabalho directos.

Sede na Dinamarca

Sediado em Copenhaga, na Dinamarca, o IICG, detido pelo IKEA Group e pelo Inter IKEA Group, gere actualmente 700 mil m2 de espaço em 24 centros comerciais próprios distribuídos por oito países europeus Áustria, Alemanha, Espanha, França, Polónia, Portugal, República Checa e Eslováquia. O plano de investimento do IICG prevê a duplicação desse número nos próximos anos, com a expansão para novos mercados. Actualmente, o plano de expansão do IICG está já em desenvolvimento na Sérvia, Croácia e Eslovénia.

Com cerca de 250 colaboradores, o Inter IKEA Centre Group tem parcerias com mais de 600 retalhistas e recebe mais de 90 milhões de visitantes por ano nos seus centros comerciais, registando um volume anual de negócios de dois mil milhões de euros.

JoniP
April 9th, 2008, 01:00 PM
Ao contrário de outros acho que este shopping será muito benvindo! Vai fazer concorrência ao Norte Shopping que está saturadíssimo.. Há muitos dias em que mal se pode andar lá.. Além do facto de que nas lojas de roupa por exemplo.. É sempre o primeiro sitio em que esgotam determinados tamanhos, etc.. Por isso acho que vai ser bom haver uma alternativa! E pelas lojas já divulgadas nomeadamente a Fnac acho que vai ser bom!

tcpor
April 9th, 2008, 01:20 PM
Já não bastava ter dois centros comerciais em menos de 5 km de distância... e na mesma estrada! Agora temos duas Fnac juntas. A nível económico e estratégico continuo a achar um erro crasso!
Por outro lado, fico contente por gostar de ver a minha terrinha a tornar-se importante! E só de pensar nos projectos que já se encontram em cima da mesa (e alguns deles, já licenciados) só por causa do IKEA e do "seu" Matosinhos Plaza... Ui! Espero ansiosamente para ver.

PS: ainda não tirei fotos àquilo mas, garanto-vos, está tudo muito bem encaminhado! Já vemos as paredes do edifício! ;)

tcpor
April 9th, 2008, 01:44 PM
Fiquei agora a saber que afinal o Matosinhos Plaza do IKEA... não tem nome!

Basicamente, o IKEA resolveu não oficializar um nome que já nos tinha ficado memorizado e abriu um concurso onde quem escolhe o nome do centro comercial seremos nós.

Para tal, teremos que aceder à página do concurso (http://www.omelhornome.com/), que o IKEA disponibilizou para tal fim.

O vencedor ganha um Toyota Prius.

JoniP
April 9th, 2008, 01:54 PM
Já não bastava ter dois centros comerciais em menos de 5 km de distância... e na mesma estrada! Agora temos duas Fnac juntas. A nível económico e estratégico continuo a achar um erro crasso!
Por outro lado, fico contente por gostar de ver a minha terrinha a tornar-se importante! E só de pensar nos projectos que já se encontram em cima da mesa (e alguns deles, já licenciados) só por causa do IKEA e do "seu" Matosinhos Plaza... Ui! Espero ansiosamente para ver.

PS: ainda não tirei fotos àquilo mas, garanto-vos, está tudo muito bem encaminhado! Já vemos as paredes do edifício! ;)

Eu concordava contigo se o Norte Shopping não tivesse atingido o seu limite.. Mas atingiu.. E ainda bem que tem fnac e outras lojas de qualidade é sinal que será um shopping de qualidade que poderá atrair e desviar pessoas do Norte Shopping..

Estás a pensar concretamente em que projectos?

tcpor
April 9th, 2008, 04:00 PM
JoniP, não te esqueças que alguns terrenos junto ao IKEA e à nova avenida que vai do Estádio do Leça até ao Terminal TIR foram comprados pelo grupo SONAE, tendo em vista um sector empresarial e de negócios (um pouco, a continuar o Centro de Negócios de Freixieiro, onde está a Optimus). Para além disso, o Terminal TIR também foi comprado e vai ser desmantelado. A Jomar também deverá sair, em breve.

Para além disso, vi o PDM de Matosinhos e toda aquela área será ocupada pelo sector terciário e por habitações de gama média/alta. Do lado de Leça da Palmeira, está pensada a construção de uma área habitacional, com avenidas a rasgar. Pareceu-me um bom projecto global. ;)

Portvscalem
April 9th, 2008, 07:16 PM
FNAC!!!!! a 4ta FNAC do Porto!!!!

não ta nada mal.....

e efectivamente o norteshopping tá cheio demais actualmente....

o prob. é que é este, mais o vivaci maia, mais o outro enorme em gaia, mais o outro grande na maia, mais o vivaci de gaia....

isto tendo em conta que recentemente ganhamos um parque nascente ( enorme), um dolce vita e dois outlets, um no grijó e outra em vila do conde....

ou um el corte inglês... é muito shopping mesmo....

e na envolvente mais afastada começam agora tb a surgir, em paços de ferreira e isso...

em braga tb parece que começa a explosão....

acredito que exista mercado.... mas não quero ver a baixa a sofrer por isso.... talvez isso seja a contar com o aumento do poder de compra e que o pessol comrpe em tudo quanto é lado...

esqueci-me de dizer ainda o portoplaza....

tantos.....

JoniP
April 9th, 2008, 07:50 PM
Esperemos é que não seja uma Fnac Service!

Referiste uma série de shoppings mas só interessa ver se esses que vão ser construídos vão tirar gente a outros que estão cheios.. A mim não me interessa que existam dolce vitas parques, nascentes, shoppings na maia ou em gaia etc.. Não vou lá pq fica longe! (a não ser que tenham alguma loja em particular pq zaras e coisas assim há em todos!) Se quero fazer compras vou ao mais próximo neste caso o Norte Shopping.. E o que noto é que está cheio demais por isso é bom ter uma alternativa.. Um shopping na Maia ou em Gaia não é propriamente uma alternativa.. Por isso não se deve dizer que este não devia existir porque vão existir esses.. Este é útil porque pode aliviar o Norte os outros não sei.. O que quero dizer com isto é que o número de shoppings não deve ser analisado a nível metropolitano.. Não sei se me fiz entender..

Portvscalem
April 9th, 2008, 07:57 PM
mas tens de ver que estes shoppings não são para um público local.... alimentam zonas muito vastas... basta ver o que implica este conceito de shoppings, a começar pela sua localização ao lado de autoestradas.... e num recinto completamente fechado face ao exterior, sem diálogo com a envolvente... não é como uma via catarina, que é quase como um complemento da rua com cobertura....

mynuster
April 10th, 2008, 02:00 AM
Inter IKEA Centre Portugal lança concurso para escolher nome do centro comercial de Matosinhos

A Inter IKEA Centre Portugal (IICPT) lançou um concurso com o objectivo de escolher o nome do primeiro centro comercial do grupo no país, a inaugurar no último trimestre de 2008, junto à loja IKEA Matosinhos.

Sob o mote “E ao seu shopping, que nome vai dar?”, este concurso é aberto a todos aqueles que através do site www.omelhornome.com (http://www.omelhornome.com/) ou através dos folhetos e computadores disponíveis na loja IKEA de Matosinhos queiram participar na escolha do nome, podendo submeter tantas sugestões quanto desejarem.

Este concurso conta com uma ampla campanha de comunicação que prevê o impacto directo com a população. Hoje, dia 9 de Abril, dezenas de promotores vão percorrer os centros de Matosinhos e do Porto com balões de pensamento, nos quais se poderão ler mensagens como “Penso, logo baptizo” ou “Cá para os meus botões, tenho o nome perfeito”.

No dia 17, os promotores, em viaturas de campanha, vão percorrer estas zonas munidos de PDA, recolhendo as sugestões de todos os que quiserem participar. A Casa da Música do Porto e os estabelecimentos de ensino superior do Norte serão alguns dos locais na rota dos promotores Inter IKEA Centre Portugal. Paralelamente, decorrerá uma campanha de publicidade regional, em imprensa e rádio.

A iniciativa decorre até ao dia 11 de Maio, data em que encerra a recepção de sugestões no site. O júri anunciará o nome vencedor no dia 20 de Maio, tendo como critérios de decisão a adequação, criatividade, leitura e sonoridade das sugestões.

Nessa data, o autor do nome eleito levará para casa um Toyota Prius, modelo híbrido da marca japonesa, cujo cariz ecológico se integra na política de responsabilidade ambiental do grupo. Um exemplar estará exposto no átrio da loja IKEA Matosinhos, junto ao espaço do passatempo.

Também no dia 20 de Maio, a Inter IKEA Centre Portugal fará a doação de 10 mil euros à Operação Nariz Vermelho, associação que leva às crianças hospitalizadas a alegria dos Drs. Palhaço e que marca presença no IPO do Porto desde Outubro de 2007. Esta é uma das instituições de solidariedade social que a Inter IKEA Centre Portugal decidiu apoiar, no âmbito desta campanha.

Daniel_Portugal
April 10th, 2008, 02:14 AM
frase que gostei retirada no jornal Metro:

O grupo fez um estudo de viabilidade, num raio de 45 minutos, abrangendo 2,8 milhões de habitantes

Ansiava já há algum tempo por saber dados recentes, e este estudo da IKEA veio mesmo a calhar. O último dado que tinha já era antigo e referia-se ao aeroporto, dizendo que num raio de 60 minutos, havia 2,9 milhões de habitantes em torno do aeroporto. Já este, mais recente, diz que há 2,8 milhões de habitantes num raio de 45 minutos do IKEA. Ou seja, são menos 100mil, mas o raio é 1/4 menor, pelo que acho que por aqui se pode depreender que houve uma evolução crescente da população em torno do Porto. É de facto de ressalvar que num pequeno raio de 45 minutos (valor completamente metropolitano), residam 2,8 milhoes de pessoas em torno do IKEA (ou Porto, neste caso).

Sorry o offtopic, mas sei que isto interessa a alguns daqui (principalmente ao portuscalem), e por aqui pode ver uma perspectiva muitíssimo recente da população residente no 2º arco metropolitano do porto. :)

kt ao shopping: fico contente pela abertura da 4ª FNAC no Porto :)

tcpor
April 10th, 2008, 12:47 PM
mynuster, copião! Já tinha aqui colocado o link para dar o nome ao Centro Comercial! :rant: :lol:

Dani, só demonstra o poderio da nossa Metrópole! :okay:

brc20
April 10th, 2008, 12:54 PM
FNAC!!!!! a 4ta FNAC do Porto!!!!

não ta nada mal.....

e efectivamente o norteshopping tá cheio demais actualmente....

o prob. é que é este, mais o vivaci maia, mais o outro enorme em gaia, mais o outro grande na maia, mais o vivaci de gaia....

isto tendo em conta que recentemente ganhamos um parque nascente ( enorme), um dolce vita e dois outlets, um no grijó e outra em vila do conde....

ou um el corte inglês... é muito shopping mesmo....

e na envolvente mais afastada começam agora tb a surgir, em paços de ferreira e isso...

em braga tb parece que começa a explosão....

acredito que exista mercado.... mas não quero ver a baixa a sofrer por isso.... talvez isso seja a contar com o aumento do poder de compra e que o pessol comrpe em tudo quanto é lado...

esqueci-me de dizer ainda o portoplaza....

tantos.....

Não admira que a cidade do Porto vá desaparecendo dia a dia!! :ohno: No census de 2011 será uma cidade com menos de 200 000 hab. :rant: Este modelo de desenvolvimento da área M. do Porto, de construção de imensos centros comercias nos subúrbios já devia ter acabado á muito!!

Herrmando
April 10th, 2008, 02:21 PM
JoniP, não te esqueças que alguns terrenos junto ao IKEA e à nova avenida que vai do Estádio do Leça até ao Terminal TIR foram comprados pelo grupo SONAE, tendo em vista um sector empresarial e de negócios (um pouco, a continuar o Centro de Negócios de Freixieiro, onde está a Optimus). Para além disso, o Terminal TIR também foi comprado e vai ser desmantelado. A Jomar também deverá sair, em breve.

Para além disso, vi o PDM de Matosinhos e toda aquela área será ocupada pelo sector terciário e por habitações de gama média/alta. Do lado de Leça da Palmeira, está pensada a construção de uma área habitacional, com avenidas a rasgar. Pareceu-me um bom projecto global. ;)

N queres partilhar conosco? ;)

A mim não me interessa que existam dolce vitas parques, nascentes, shoppings na maia ou em gaia etc.. Não vou lá pq fica longe! (a não ser que tenham alguma loja em particular pq zaras e coisas assim há em todos!) Se quero fazer compras vou ao mais próximo neste caso o Norte Shopping.. E o que noto é que está cheio demais por isso é bom ter uma alternativa.. Um shopping na Maia ou em Gaia não é propriamente uma alternativa..

N acho que seja assim. De carro, do Norteshopping ao Arrabida Shopping ou ao Dolce Vita são 5 minutos...

Portvscalem
April 10th, 2008, 05:09 PM
Não admira que a cidade do Porto vá desaparecendo dia a dia!! :ohno: No census de 2011 será uma cidade com menos de 200 000 hab. :rant: Este modelo de desenvolvimento da área M. do Porto, de construção de imensos centros comercias nos subúrbios já devia ter acabado á muito!!

a "cidade" do porto não é mais apenas o municipio... logo o que se faz em matosinhos é o que se faz no porto... muita gente tb saiu da ribeira para ir morar para cedofeitas e companhia a seu tempo...

o o municipio do porto já ta a crescer em população... o que eu não gosto é do perfil "suburbano" que imprimem a muitos destes shoppings... em vez de fazerem shoppings mais pequenos e mais urbanos... e que os façam em toda a cidade matosinhos ou gaia incluidos...

dos grandalhões já temos uma valente dose...

Portvscalem
April 10th, 2008, 05:11 PM
N queres partilhar conosco? ;)

N acho que seja assim. De carro, do Norteshopping ao Arrabida Shopping ou ao Dolce Vita são 5 minutos...

5 minutos em pleno agosto e contando que o resto do pessoal não tem a mesma ideia....

costa
April 10th, 2008, 06:54 PM
Se fosse tudo a pensar como o JoniP era construir um centro comercial em cada bairro.

Herrmando
April 10th, 2008, 07:17 PM
5 minutos em pleno agosto e contando que o resto do pessoal não tem a mesma ideia....

Não, desde q n seja em hora de ponta, n demoras mais de 5 minutos do Norteshopping a qq um desses shoppings.

Portvscalem
April 10th, 2008, 07:40 PM
5 minutos levas tu a pegar no carro...estacionar, etc etc...

acho que em menos de 20 minutos não é possível... com shoppings pequenos de proximidade a lógica é ir a pé...

e claro gasolina tb é dinheiro...

Daniel_Portugal
April 11th, 2008, 12:46 AM
brc. o municipio do porto esta novamente a ganhar gente.

e o que conta eh a metropole. nao eh o municipio.

um exemplo disso eh o proprio ikea "fizeram um estudo de rentabilidade onde avaliaram k a 45 minutos residem 2.8 milhoes".

ou seja... o verdadeiro poderio demografico mede-se por demografia real, e nao municipal.

tcpor
April 11th, 2008, 10:30 AM
5 minutos levas tu a pegar no carro...estacionar, etc etc...

acho que em menos de 20 minutos não é possível... com shoppings pequenos de proximidade a lógica é ir a pé...

e claro gasolina tb é dinheiro...

Eu é que estou a 5 minutos de carro de lá... e posso ir perfeitamente a pé sem me cansar! :banana:

Herrmando
April 11th, 2008, 01:00 PM
minutos levas tu a pegar no carro...estacionar, etc etc...

Ya, mas isso tb precisas de fazer quando vais para o Norteshopping:p

JoniP
April 11th, 2008, 01:56 PM
Se fosse tudo a pensar como o JoniP era construir um centro comercial em cada bairro.

Deixa lá ver se me faço entender melhor!

O que eu quis dizer foi.. O Norte Shopping está cheio.. E podiam até abrir 20 shoppings na Maia outros 20 em Gaia etc que para mim e para muitas pessoas que vão ao Norte Shopping não era por esses abrirem que iam deixar de ir.. Ora se eu tenho um shopping a 2 km porque é que haveria de passar a ir a um que fica a 10! Mas como o Matosinhos Plaza fica no mesmo raio de acção já se pode considerar uma alternativa.. Por isso considero que este não ficará a mais.. Mesmo em termos de lojas! Não sei se sabem mas há muitas pessoas em fila de espera para ter uma loja no Norte Shopping! Por outro lado há shoppings que abrem sem ter todas as lojas comercializadas.. Segundo a notícia o Matosinhos plaza já tem 95% das lojas comercializadas..

Portvscalem
April 11th, 2008, 02:13 PM
ou não, looool...

nprc
April 11th, 2008, 02:39 PM
Voces se pesam que uma cidade consegue viver à custa do comercio existente nos Shoppings estão muito enganados. Um funcionario de shopping em media trabalha mais horas e recebe menos que um funcionario de comercio tradicional. Alem disso os shoppings exarcerbam a concentração de pessoas num só local, ao inves do comercio tradicional que estimula a circulação de pessoas e pode ser factor regenerador de algumas zonas. Não é por acaso que a baixa do Porto foi perdendo atractividade ao longo dos anos.

Este numero completamente absurdo de shoppings na AMP vai ser o fim completo do comercio tradicional, de muitos postos de trabalhos mais remunerados e com horarios mais convencionais e, por inerencia, a entrega total do monopolio do comercio as mãos dos grandes grupos economicos.

É claro que qualquer governante e lider autarquico sabe isto, mas enquanto lhes continuarem a untar os bolsos é assim que esta cidade vai funcionando.

Francisco[prt]
April 11th, 2008, 11:15 PM
O problema do comercio tradicional está longe de ser só os centros comerceiais:

- A baixa está deserta. Caso estivesse habitada, a situação seria bem diferente por razões óbvias.
- O maior activo que o comércio tradicional tem, ou seja, a sua envolvente, está degradado. Louvadas sejam as novas iniciativas para o contrariar. Falando por mim, frequento mais a baixa agora do que há pc tempo atrás. Sinto a baixa c uma nova vida
- Por último, o comércio tradicional é, na sua grande maioria, de fraquissima qualidade.

mynuster
April 11th, 2008, 11:19 PM
mynuster, copião! Já tinha aqui colocado o link para dar o nome ao Centro Comercial! :rant: :lol:

Dani, só demonstra o poderio da nossa Metrópole! :okay:

ups.. nao tinha dado conta.. sorry :lol:

brc20
April 13th, 2008, 11:27 PM
brc. o municipio do porto esta novamente a ganhar gente.

e o que conta eh a metropole. nao eh o municipio.

um exemplo disso eh o proprio ikea "fizeram um estudo de rentabilidade onde avaliaram k a 45 minutos residem 2.8 milhoes".

ou seja... o verdadeiro poderio demografico mede-se por demografia real, e nao municipal.

1- Diz-me onde encontras-te essa informação?
2- Uma das mais valias de uma cidade é a sua vivência urbana, e a qualidade desta! Não me digas que a vida em Matosinhos, em bairros suburbanos é a mesma que numa baixa ou ribeira?! Sabes que não é! Começando logo pela envolvente, pela arquitectura e passando para o próprio espírito inovador que deve caracterizar uma verdadeira cidade, ou metrópole com tu gostas de chamar. Uma coisa é morar na VCI outra é perto da Rua Miguel Bombarda; o local onde se vive forma a cultura, as ideias, as opções de uma pessoa. Por alguma razão as verdadeiras cidades dinâmicas da Europa tentam atrair gente para os seus centros, porque é por aí que elas se conseguem verdadeiramente valorizar e identificar. Também os seus artistas, intelectuais, etc, tentam sempre morar em cidades e não em zonas suburbanas, especialmente quando se tem um centro histórico fabuloso como o do Porto. É nestas zonas centrais que se tenta aumentar a concentração das camadas mais abastadas e dos grupos mais alternativos, criando um comércio variado, desde o mais alternativo até ás grandes cadeias.
O Porto enquanto assistir ao crescimento destes mega centros comerciais na sua zona metropolitana nunca terá um comércio florescente e muito menos, quase de certeza, nova população! Talvez já em 2011 assistamos a um município do Porto com menos habitantes do que o de Braga, talvez aí soem as sirenes de emergência :bash:. Sinceramente espero que não seja tarde de mais! :ohno:

Daniel_Portugal
April 14th, 2008, 12:26 AM
primeiro em matosinhos sul ha muita vivencia urbana.

segundo uma coisa eh onde a pessoa dorme, e onde a pessoa ta.

diariamente ha em simultaneo cerca de 1milhao de pessoas no municipio do porto, nas horas de maior movimento.

terceiro, sim, o porto (municipio) ta novamente a crescer. (kt à AMP.. ainda mais cresce).

nprc
April 14th, 2008, 02:20 AM
Tenho quase a certeza que o municipio do Porto perdeu habitantes, na melhor das hipoteses está num crescimento 0. A AMP tem um crescimento bem mais baixo do que tu varias vezes tens por aqui afirmado Daniel.

Francisco[prt]
April 14th, 2008, 11:40 PM
A única fonte que até agora citou que a população do município do porto poderia estar a aumentar foi um administrador das Águas do Douro e Paiva, já há uns 2 meses talvez. É uma questão de esperar para ver. Uma coisa parece estar a acontecer, há uma aposta clara na classa média-alta/alta para vir viver para o Porto, ou para se manter lá simplesmente.

JohnnyMass
April 15th, 2008, 12:59 AM
tenho de me recensear no Porto para aumentar a população!:lol:

Daniel_Portugal
April 15th, 2008, 01:46 AM
Tenho quase a certeza que o municipio do Porto perdeu habitantes, na melhor das hipoteses está num crescimento 0. A AMP tem um crescimento bem mais baixo do que tu varias vezes tens por aqui afirmado Daniel.

ves a taxa de crescimento de todos os municipios da AMP, analizas as suas populações, fazes os calculos e verás o valor líquido de crescimento.

eu já fiz isso, não tenho aqui os valores e como tal não os posso mostrar, também não vou fazer agora porque não me apetece. mas para afirmares o que acabaste de afirmar tens de analizar dados, como eu fiz :okay: e quando o fizeres verás que eu tenho razão. a AMP teve um crescimento populacional bastante agradável.

kt ao municipio do porto em específico, perdeu população que foi uma coisa bruta, até que chegou a um ponto em que estagnou, e agora está novamente a crescer. em pouco tempo o município chegará aos 400mil, pois novas urbanizações estão a nascer, e as casas desabitadas estão a ser recuperadas para voltar a colocar lá gente. podes dizer "ahaha utópico", mas daqui a 15/20 engoles o riso :P relembro só a título de curiosidade, que quando a cidade do porto não ocupava nem metade do município, chegou a um pico de 330mil pessoas, e que hoje em dia tem mais do dobro da área urbanizada, muita dessa área coberta por prédios, aumentando assim a capacidade de alojamento. depois do SRU Porto Vivo completo e consolidado, e as urbanizações em projecto finalmente prontas, não me admira que o município chegue aos 500 ou 600mil.

Portvscalem
April 15th, 2008, 01:35 PM
1- Diz-me onde encontras-te essa informação?
2- Uma das mais valias de uma cidade é a sua vivência urbana, e a qualidade desta! Não me digas que a vida em Matosinhos, em bairros suburbanos é a mesma que numa baixa ou ribeira?! Sabes que não é! Começando logo pela envolvente, pela arquitectura e passando para o próprio espírito inovador que deve caracterizar uma verdadeira cidade, ou metrópole com tu gostas de chamar. Uma coisa é morar na VCI outra é perto da Rua Miguel Bombarda; o local onde se vive forma a cultura, as ideias, as opções de uma pessoa. Por alguma razão as verdadeiras cidades dinâmicas da Europa tentam atrair gente para os seus centros, porque é por aí que elas se conseguem verdadeiramente valorizar e identificar. Também os seus artistas, intelectuais, etc, tentam sempre morar em cidades e não em zonas suburbanas, especialmente quando se tem um centro histórico fabuloso como o do Porto. É nestas zonas centrais que se tenta aumentar a concentração das camadas mais abastadas e dos grupos mais alternativos, criando um comércio variado, desde o mais alternativo até ás grandes cadeias.
O Porto enquanto assistir ao crescimento destes mega centros comerciais na sua zona metropolitana nunca terá um comércio florescente e muito menos, quase de certeza, nova população! Talvez já em 2011 assistamos a um município do Porto com menos habitantes do que o de Braga, talvez aí soem as sirenes de emergência :bash:. Sinceramente espero que não seja tarde de mais! :ohno:

tu tens algumas ideias muito comuns que creio que são completamente erradas....

um dos grandes argumentos para por estas bandas andarmos a defender a fusão de municipios, é o facto de esses municipios não serem meros subúrbios... matosinhos tem muita vida... é um bairro do porto, dos mais movimentados, a baixa será " o mais de todos" mas não muito atrás tens matosinhos...

a zona tem vivência, pessoas na rua, a olhar para montras, tem engarrafamentos a qualquer hora do dia... os metros andam cheios a qualquer hora nos dois sentidos e não só no sentido de entrada e saída nas horas de ponta....

inclusivé aposto que muita gente vem de dormitórios para trabalhar no centro de matosinhos... looool... é já um local de chagada e não o dormitório... embora, claro, seja muito povoado...e caramba, 230mil pessoas fazem do porto um municipio muito povoado, tb....

se soubesses o investimento do municipio de matosinhos em cultura, se pensasses no segundo pólo de serralves.... ou na quantidade de restaurantes in e bares trendy de matosinhos... ou mesmo dos artistas famosos que nasceram cá.... não se pode menosprezar a dimensão cultural de matosinhos....

os artistas tanto vivem na baixa como em matosinhos... se calhar muitos preferem matosinhos a paranhos (certamente) e muitos preferem a baixa ou miguel bombarda a S. mamede de infesta (certamente tb)....

são bairros diferentes da mesma cidade....

aqui as divisões não são entre porto e matosinhos ( ou arredores, se preferires).... são mais entre freguesias de ambos, que são freguesias de uma mesma cidade.....

o porto não será mais pequeno que braga... o porto não é o municipio... tb não é toda a area metropolitana... o porto é uma cidade razoavelmente consolidada ( como braga, que tb não é a cidade mais consolidada deste mundo, pelo menos em toda a area onde vivem as 170.000 pessoas), com 1.000.000 de habitantes...

brc20
April 16th, 2008, 07:11 PM
tu tens algumas ideias muito comuns que creio que são completamente erradas....

um dos grandes argumentos para por estas bandas andarmos a defender a fusão de municipios, é o facto de esses municipios não serem meros subúrbios... matosinhos tem muita vida... é um bairro do porto, dos mais movimentados, a baixa será " o mais de todos" mas não muito atrás tens matosinhos...

a zona tem vivência, pessoas na rua, a olhar para montras, tem engarrafamentos a qualquer hora do dia... os metros andam cheios a qualquer hora nos dois sentidos e não só no sentido de entrada e saída nas horas de ponta....

inclusivé aposto que muita gente vem de dormitórios para trabalhar no centro de matosinhos... looool... é já um local de chagada e não o dormitório... embora, claro, seja muito povoado...e caramba, 230mil pessoas fazem do porto um municipio muito povoado, tb....

se soubesses o investimento do municipio de matosinhos em cultura, se pensasses no segundo pólo de serralves.... ou na quantidade de restaurantes in e bares trendy de matosinhos... ou mesmo dos artistas famosos que nasceram cá.... não se pode menosprezar a dimensão cultural de matosinhos....

os artistas tanto vivem na baixa como em matosinhos... se calhar muitos preferem matosinhos a paranhos (certamente) e muitos preferem a baixa ou miguel bombarda a S. mamede de infesta (certamente tb)....

são bairros diferentes da mesma cidade....

aqui as divisões não são entre porto e matosinhos ( ou arredores, se preferires).... são mais entre freguesias de ambos, que são freguesias de uma mesma cidade.....

o porto não será mais pequeno que braga... o porto não é o municipio... tb não é toda a area metropolitana... o porto é uma cidade razoavelmente consolidada ( como braga, que tb não é a cidade mais consolidada deste mundo, pelo menos em toda a area onde vivem as 170.000 pessoas), com 1.000.000 de habitantes...

Matosinhos é excelente e tudo mais, mas então que queres fazer à «cidade histórica» do Porto? Sabes bem que a população ou enche um sítio ou o outro!

Daniel_Portugal
April 16th, 2008, 08:15 PM
imigração
natalidade
migração doutras zonas fora do grande porto

tudo coisas que se verificam na AMP ;)

ou seja, a AMP como um todo está a crescer, independentemente se cresce mais ou menos, se decresce mais ou menos em alguns dos seus concelhos ;)

Portvscalem
April 16th, 2008, 09:49 PM
nenhuma cidade com a dimensão do porto cabe no seu centro histórico... não somos do tamanho de évora....

o centro histórico do porto estava sobre povoado ( mesmo!! acho que era das densidades mais elevadas do planeta terra), e a população foi distribuida por muitos bairros sociais, e "arredores"...

o problema de desertificação inside um pouco mais na baixa, e no exagero do esvaziar do CH... mas metes 100.000 pessoas a morar nessa zona, não muito mais...
sobram 900.000....

é bom que essa zona esteja mais preenchida, mas isso não é solução para o planeamento do porto, a cidade nova deve ser integrada e a que ainda virá, bem planeada....

mrcapri
April 19th, 2008, 11:04 PM
Matosinhos
Porto

Status: Inauguração prevista para Outubro 2008
Tipo de Propriedade : Retalho
Área: 103.500 m² de ABL
Contactos: Patrícia Araújo
Telefone : +351 213 583 222
Email: patricia.araujo@eu.jll.com

Descrição

É o primeiro centro comercial promovido pela InterIKEA Centre, SA (divisão imobiliária do Grupo IKEA) em Portugal e terá a particularidade de ser o primeiro em todo o mundo em que a loja IKEA será integrada dentro do Shopping.

Conta com 240 lojas distribuídas por 2 pisos e 5.100 lugares de estacionamento.

Com uma área de influência total de 2.856.792 habitantes, o centro comercial conta com uma oferta diversificada nas áreas de Moda, Decoração, Serviços e Restauração.

Em termos de âncoras, o projecto conta já com a loja IKEA, com 35.000 m² (em funcionamento), Cinemas Lusomundo com 8 salas em cerca de 2.500 m², Hipermercado Jumbo, Fnac, Grupo Inditex, H&M, C&A, Sfera, Grupo Cortefiel, Sportzone, Radio Popular e Desigual.

Para verem fotos e renders aqui vão os links
http://www.afaconsultores.pt/projectosPortfolioDetalhe.php?projecto=2503
http://www.joneslanglasalle.pt/pt-PT/properties/sale/ikea+norte.htm

Herrmando
April 20th, 2008, 02:01 AM
N está nada mal n senhor. Já lhe andam a pôr o revestimento, a obra avança rápido!

Daniel_Portugal
April 20th, 2008, 02:34 AM
sabes se esses 103.500m2 de ABL incluem a ABL do IKEA?

mynuster
April 20th, 2008, 11:35 AM
^^ sim :yes:

brc20
April 21st, 2008, 11:32 PM
nenhuma cidade com a dimensão do porto cabe no seu centro histórico... não somos do tamanho de évora....

o centro histórico do porto estava sobre povoado ( mesmo!! acho que era das densidades mais elevadas do planeta terra), e a população foi distribuida por muitos bairros sociais, e "arredores"...

o problema de desertificação inside um pouco mais na baixa, e no exagero do esvaziar do CH... mas metes 100.000 pessoas a morar nessa zona, não muito mais...
sobram 900.000....

é bom que essa zona esteja mais preenchida, mas isso não é solução para o planeamento do porto, a cidade nova deve ser integrada e a que ainda virá, bem planeada....

Aconselho-te a conheceres o centro histórico de Barcelona, para perceberes onde quero chegar!
Fica bem:)

Portvscalem
April 22nd, 2008, 04:20 PM
e quantos shoppings tem barcelona???? ou pensas que são os 5milhões da AM que enchem o centro histórico....e achas que a baixa do porto está assim tão mal mesmo com os milhentos shoppings??? sta catarina está muitas vezes pelas costuras.... pior que o norte shopping....

claro que deveria ter bem mais.... mais isso com mais gente a habitar a baixa, com a rehabilitação vai lá....

eu acho que os problemas dos shoppings, mais que ameaça à baixa, são ameaça ao bom cresciemento da cidade... pois o comércio perde proximidade, perde a sua função de dar vida à cidade, a praças avenidas e ruas ( parece que já não se fazem praças avenidas ou ruas, a frente urbana contínua caiu drásticamente de moda)...e fica todo localizado em "simulações de cidade" herméticamente fechadas, sendo que para as alcançar é preciso entupir AE´s e gastar gasolina...

esse a meu ver é o grande ponto negativo dos shoppings...

a baixa, com jeitinho vai lá....

Daniel_Portugal
April 22nd, 2008, 11:11 PM
nao se tape o sol com a peneira. a BAIXA (nem falo do resto.. falo da BAIXA) do Porto de DIA é super alotada de gente ;)

a desertificação é à noite. (e não acho isso bom.. mas falemos de realidades... e nao exageremos).

Portvscalem
April 23rd, 2008, 09:38 AM
e não é de noite, porque não tem moradores.... o problema vai muito por aí...

mrcapri
April 24th, 2008, 12:31 AM
Bem...um thread para se falar de um certo shopping em concreto e vocês a desviarem-se do assunto lol...pq n abrem um thread tipo "Baixa VS Shoppings"? :)

mrcapri
May 15th, 2008, 08:20 AM
Por acaso já se sabe afinal que nome é que o shopping vai ter? Não era nesta semana que se ia saber isso? Quero saber se fui eu que ganhei o Prius lol (sonhar não custa hehehe).