View Full Version : Porto, pouco movimento

Pages : [1] 2 3

Pavlemadrid
December 15th, 2007, 02:01 PM
Assim, quando eu estava no Porto este Verão vejo muito pouco movimento (poucos carros, poucas pessoas ...), Porto tem 1.600.000 habitantes, mas Ele parece ter muito menos....
Vigo (Espanha), 650,000 habitantes.... Tem muito, muito movimento de pessoas, automóveis, etc Talvez demasiado...!! :(
Valencia (Espanha), 1.700.000, é surpreendente.... Carros, pessoas, neones....
Mesmo Pontevedra (Espanha, 80000 habitantes) ver mais movimento que no Porto

Penso que Lisboa é diferente.... Eu não sei, mas ela é mais importante em grande.... :)

Num fórum espanhol as pessoas dizem que não têm Porto muita industria e importante economia.... Ahh! Uma densidade muito baixa....

Por que você acha que o Porto ainda não obteve circulação? :?

Arpels
December 15th, 2007, 02:07 PM
no verão mta gente vai de ferias para outros lados tb em Lisboa Pavle :dunno: tb já assisti a algo do genero ai em Madrid embora por exemplo em Barcelona esse fenomeno seja quase impreceptivel, o pessoal vai todo para as praias e para junto das familias no campo ou para o estranjeiro.

Pavlemadrid
December 15th, 2007, 02:17 PM
no verão mta gente vai de ferias para outros lados tb em Lisboa Pavle :dunno: tb já assisti a algo do genero ai em Madrid embora por exemplo em Barcelona esse fenomeno seja quase impreceptivel, o pessoal vai todo para as praias e para junto das familias no campo ou para o estranjeiro.

Assim, em Madrid e Barcelona, mas não são só turistas.... São muitos muitos circulação de pessoas de aqui.... A 99% é de aqui.... No historics centros alguns menos.... :)
Ahh:
- Madrid: 8000,000 turistas / ano
- Barcelona: 10000,000 turistas / ano
No Porto não são turistas e nativos pessoas (poucas pessoas)

Barragon
December 15th, 2007, 02:18 PM
O Porto tem bastante movimento... estás louco?
Não deves ter ido à cidade... cada vez que fui lá fiquei bastante tempo em filas e apanhei muita gente no cais de gaia e nas ruas antigas.
O gajo veio cá provocar...

Karsh
December 15th, 2007, 02:18 PM
Nem sabes no que te estás a meter :lol:

Aqui de uma pessoa 100% neutra, eu não concordo em nada com a tua opinião nem com a opinião geral no fórum espanhol.

E os 1,6 milhões são da área metropolitana e não da cidade do Porto. A zona do Porto já foi há 10 ou 20 anos atrás uma das 10 zonas mais industrializadas da Europa.

Karsh
December 15th, 2007, 02:19 PM

Sim, parece um post de provocação... Daqui a nada até está a dizer que até a aldeia dos avós dele tem mais movimento.

Pavlemadrid
December 15th, 2007, 02:19 PM
O Porto tem bastante movimento... estás louco?
Não deves ter ido à cidade... cada vez que fui lá fiquei bastante tempo em filas e apanhei muita gente no cais de gaia e nas ruas antigas.

Não, eu estava lá num sabado manhã.... Não são as pessoas.... Outros dias não sei, mas esse dia muito poucos....
Eu amo Porto, É muito muito bonita cidade, mas as pessoas não estão muito esta manhã....
Nem sabes no que te estás a meter :lol:

Aqui de uma pessoa 100% neutra, eu não concordo em nada com a tua opinião nem com a opinião geral no fórum espanhol.

E os 1,6 milhões são da área metropolitana e não da cidade do Porto. A zona do Porto já foi há 10 ou 20 anos atrás uma das 10 zonas mais industrializadas da Europa.

Eu só diria, não sei.... Pode ser.... Mas porque esta manhã não são muitas as pessoas? A avenida dos aliados estava vazia.... :(
Sim, parece um post de provocação... Daqui a nada até está a dizer que até a aldeia dos avós dele tem mais movimento.
Eles não vivem em uma aldea :)

Karsh
December 15th, 2007, 02:27 PM
Mas não podes dar uma opinião dessas baseada na tua experiência pessoal de apenas uma manhã de sábado. Se na cidade do Porto vivem à volta de 250.000 habitantes, e na sua A.M. vivem 1,6 milhões, isso significa que os movimentos pendulares são muitíssimos superiores às das cidades que enunciaste. Significa também que durante o dia a cidade mais que quadriplica a sua população numa área muito pequena.

Barragon
December 15th, 2007, 02:27 PM
Claro .... ali Piedras Albas tem mais movimento que o Porto.

Sabado de Manha... claro que está vazia!!! De manhã está tudo a dormir... cá nós não temos siesta :lol: cromo

Mr Strangelet
December 15th, 2007, 03:12 PM
Quando vivi no Porto, em plena boavista, á face da Avenida do Brasil, havia á semana, ali uma hora durante a tarde, talvez entre as 3 e as 4) em que havia pouco transito, o que dava um aspecto engraçado á cidade naquele momento...mas o resto das horas é transito infernal...

alentejolover
December 15th, 2007, 03:18 PM
Uma cidade com mais de 200.000 habitantes,como e que nao ha de ter movimento...

Mr Strangelet
December 15th, 2007, 03:36 PM
200000 sem falar com o pessoal da periferia que entra todos os dias para trabalhar!!A população multiplica-se!

Portvscalem
December 15th, 2007, 03:38 PM
200mil habitantes é um numero irreal, e não corresponde a ciade, mas à zona central da cidade...

pavlemadrid, o porto é pouco denso, é certo, logo tens zonas da cidade onde o movimento é pouco, mas isso não acontece no centro...

é certo que no verão a gente foge toda da cidade para as férias... o verão é a altura em que o porto está masi deserto, já agora, no natal a baixa está a barrotar de gente...

quanto aos carros, as ruias e avenidas do porto são pouco largas, logo não tem a intensidade de trânsito das cidades espanholas, cheias de avenidas largas... e se calhar o que acontece mais no porto é as ruas entupirem ao longo de vários km nas horas de ponta...

mas quanto aoporto agora nestes dias de natal, as pessoas a circular a pé são tanats que andam nas ruas porque não cabem nos passeios, isto numa area bem alargada... quarteirões do bolhão, rua de sta catarina, aliados... e os centros comerciais da zona tb andam apinhados...

o movimento automóvel de facto não possui comparação com as cidades espanholas ( fora nas Autoestradas e Autopistas do Porto)..ma a nível de peões na rua...no centro da valência não encontrei nem de longe tanta gente como a que está agora no centro do porto....se bem que em alturas do ano diferentes...

comparar com pontevedra não tem a porcaria de sentido nenhum... e até te digo uma coisa, os parâmetros que concedem 650.000 habitantes à area metropolitana de vigo, concedem 3.000.000 ao porto ( area metropolitana do noroeste)...e possivelmente o noroeste ainda consegue ser mais denso...

Ennis
December 15th, 2007, 03:40 PM
Vocês partem-me todo... :lol:

Até o simples facto de alguém dizer que o Porto tem menos tràfico, que algumas cidades mais importantes, acham logo que é uma provocação.. :lol: :lol:

Mas, é normalissimo que uma cidade de 230.000 hab. tenha menos tràfico que uma cidade de 1, 2, 3 ou 5 milhões de hab.

E certo que à volta do Porto vivem 1.6M de pessoas, mas não esquecer que hà "vàrias" cidades à volta do Porto.. logo, mesmo durante o dia, o Porto não tem uma população de 500.000 ou 1M de habitantes..

Em Vigo (cidade mais populosa que o Porto) é normal que haja mais tràfico, pois a população das redondezas vai toda trabalhar là, porque não hà praticamente cidades importantes em volta num raio de 50km, como é o caso do Porto.

Portvscalem
December 15th, 2007, 03:44 PM
200000 sem falar com o pessoal da periferia que entra todos os dias para trabalhar!!A população multiplica-se!

a periferia não começa onde acaba a cidade de 200mil..a periferia começa depois de acabar a cidade de 1 milhão, a cidade real... e muita gente trabalha nessa cidade aglomeração sem ser no municipio do porto....

Portvscalem
December 15th, 2007, 03:48 PM
Vocês partem-me todo... :lol:

Até o simples facto de alguém dizer que o Porto tem menos tràfico, que algumas cidades mais importantes, acham logo que é uma provocação.. :lol: :lol:

Mas, é normalissimo que uma cidade de 230.000 hab. tenha menos tràfico que uma cidade de 1, 2, 3 ou 5 milhões de hab.

E certo que à volta do Porto vivem 1.6M de pessoas, mas não esquecer que hà "vàrias" cidades à volta do Porto.. logo, mesmo durante o dia, o Porto não tem uma população de 500.000 ou 1M de habitantes..

Em Vigo (cidade mais populosa que o Porto) é normal que haja mais tràfico, pois a população das redondezas vai toda trabalhar là, porque não hà praticamente cidades importantes em volta num raio de 50km, como é o caso do Porto.

olkha posso mandar-te para um sítio que eu sei????

compra o atlas novo do norte de portugal e galiza que saiu..é bilingue e tudo...analisa tudo... no principio do séc o porto era a maior aglomeaão da eurregião...acctuamente é gaia..à frente do porto, de vigo e da coruña...

sabes qual é a maior/mais densa aglomeração da eurorregião??? amp, seguida de todas as sub divisões do noroeste, e só depois chega a provincia de pontevedra ( AM de vigo, aí no 5to lugar ou assim...)...

vigo não é nem de longe nem de perto uma cidade maior que o porto, e pontevedra nem se fala.... é tão idiota como dizer que o porto é maior que NY...

existem cidades à volta do porto.... braga, guimarães, póvoa, aveiro... a CIDADE REAL do porto, com avenidas, ruas, metro, passadeiras, restaurantes, escritórios, hospitais, ruas peatonais, esplanadas passeios marítimos e tudo o resto, tem 1 milhão de habitantes...

Ennis
December 15th, 2007, 03:50 PM
olkha posso mandar-te para um sítio que eu sei????

compra o atlas novo do norte de portugal e galiza que saiu..é bilingue e tudo...analisa tudo... no principio do séc o porto era a maior aglomeaão da eurregião...acctuamente é gaia..à frente do porto, de vigo e da coruña...

sabes qual é a maior/mais densa aglomeração da eurorregião??? amp, seguida de todas as sub divisões do noroeste, e só depois chega a provincia de pontevedra ( AM de vigo, aí no 5to lugar ou assim...)...

vigo não é nem de longe nem de perto uma cidade maior que o porto, e pontevedra nem se fala.... é tão idiota como dizer que o porto é maior que NY...

Vigo cidade = 300.000 hab

Porto cidade = 230.000 hab

Contas da primària...

JohnnyMass
December 15th, 2007, 04:00 PM
Não me surpreende, no verão grande parte da população está de férias e ausente da cidade e mais especificamente do centro da cidade dedicado quase exclusivamente aos serviços. escolheste mal o dia e a época do ano para ver movimento na cidade. ontem tinha sido um dia excelente para isso...

Agora não me parece muito correcto dizer que o porto não tem movimento (:lol:) baseando-te numa experiência tão focalizada num momento temporal tão específico. A realidade é bem diferente dessa!;)

Portvscalem
December 15th, 2007, 04:03 PM
epa londres 5.000 porto 230.000

acho normalíssimo o porto ter mais movimento que londres....

contas de primária... se bem que londres possui muitas cidades completamente independentes em seu redor, que fazem muitos milhões...mas possuem vida própria, logo é normal londres, cidae mais pequena que o porto, não ter tanto movimento como o porto...

como dizes são contas de primária....

não cabe na cabeça de ninguém assumir vigo como maior que o porto... epa, pronto cabe na tua, e por certo também concordasplenamente que o porto é quase 50vezes maior que londres...se concordares que londres é uma cidade 50 vezes mais pequena que o porto, pelo menos admito que existe coerência na tu afirmação sem nexo...

fim de off-toppic por favor que não me apetece discutir coisas idiotas...

Portvscalem
December 15th, 2007, 04:04 PM
pavle, tens de voltar ao porto, loool.... vem antes no natal....

Mr Strangelet
December 15th, 2007, 04:08 PM
a periferia não começa onde acaba a cidade de 200mil..a periferia começa depois de acabar a cidade de 1 milhão, a cidade real... e muita gente trabalha nessa cidade aglomeração sem ser no municipio do porto....

Epa, ó portus, lá tas tu com as tuas desambiguaçoes que nao interessam ao papa!!Percebeste o que eu disse, escusas de vir com coisas, conheço bem o porto, nao preciso de explicações!! ;)

alentejolover
December 15th, 2007, 04:12 PM
O Porto-cidade nao tem 1 milhao...que raio de conversa.

Portvscalem
December 15th, 2007, 04:21 PM
alentejolover..
pronto..tem quase... epa, tem um milhão usando actuais municipios, claro que em certas zonas não e tão consolidado, e aenção que não falo de area metropolitana, mas dos municipios com fronteira directa com o do porto...

eu sei que sim strangelet...mas faz-me impressão tanto reduzir a zona do porto que não política, mais sim geográfica e demoráficamente se enende por "cidade", como tratar zonas completamente urbanas, até centralidades como meros subúrbios...eu conheço subúrbios do porto, e moro na senhora da hora, e não me considero de forma nenhuma dos subúrbios...

alentejo, tu já não deves conhecer tão bem o porto, lol...se calhar no porto poderias escolher um zona fronteiriça com a area de évora, isolavas essa zona e apesar de ser metade porto metade outro municipio qualquer, possívelmente terias uma cidade tão bem consolidada como évora... mas tinhas de conhecer bem a fronteira portuense...
um dia que venhas cá...se bem que existem loais mais interessantes que a circunvalação,lool..

neste thread é que poderiam aparecer as fantásticas fotos de multidão do Dani_pt...existe um monte por aí...

Mr Strangelet
December 15th, 2007, 04:24 PM
Ele quando encontrar este thread vai tratar logo disso :lol:

Portvscalem
December 15th, 2007, 04:42 PM
sem dúvida looool....

daniel322
December 15th, 2007, 05:20 PM
Acho que é uma questão cultural. Em Espanha as pessoas saem dos empregos às 18h e vão para as esplanadas e bares socializar e divertir-se, ao invés em Portugal as pessoas vão imediatamente para casa e por lá ficam até ao serão. (e cada vez mais só saem às 23h, principalmente as que trabalham em shoppings)

Portvscalem
December 15th, 2007, 05:23 PM
tb é verdade que em espanha se calhar saem mais...no entanto, aqui tb não somos o outro extremo...

daniel322
December 15th, 2007, 05:26 PM
aqui é diferente, as pessoas vão para casa logo após o emprego e quando pretendem sair saem à noite até mais tarde, noutros países divertem-se após a saída dos empregos e chegam mais cedo a casa.
Pelo menos é a ideia que tenho..

Fmars
December 15th, 2007, 05:30 PM
Bem parece que estamos a falar de um Sábado de manhã durante o Verão. Eu aconcelhava-o a ir procurar um local para estacionar em Espinho, ou um metro quadrado de areia livre para estender a toalha.

jose.a
December 15th, 2007, 06:31 PM
No centro do Porto não há muito movimento por causa das ruas, e do mau ambiente (gunada, habitantes locais etc na ribeira), eu pelo menos quando lá vou, costumo ficar por Matosinhos, ou então salto logo para Gaia.

Isso pode ajudar a explicar alguma coisa...

alentejolover
December 15th, 2007, 06:38 PM
Habitantes locais dao mau ambiente?Nao percebi.

jose.a
December 15th, 2007, 06:40 PM
Habitantes locais dao mau ambiente?Nao percebi.

Vai à ribeira que percebes ...

Mesmo para cima, à volta dos aliados :ohno:

alentejolover
December 15th, 2007, 06:42 PM
Mas como eu tenho mais que fazer:lol: gostava que me explicasses:cheers:

Nortenho
December 15th, 2007, 06:50 PM
Que ensaboadela que o Pavlemadrid vai levar.

jose.a
December 15th, 2007, 06:55 PM
Quando dizem que o Porto está deprimido é porque as pessoas andam deprimidas e a sociedade da cidade em geral.

- Tens drogados a pontapés, amigos da ciganada que controla o negócio ambulante da zona.

- Os habitantes locais têm por costume andar camisola interior branca, chinelinhos com meias, quando não estão de pijama a fumar 1 cigarrinho na varanda.

- Depois há um ambiente ligado à linguagem que não é muito favorável, eu como nortenho falo mal, mas era incapaz de chamar PUTA em voz alta à minha avô como já ouvi nos Aliados.

- Depois, isto pode ser problema meu, mas n gosto de ver pessoal vestido de fato de treino, com chapéu, cabelo oxigenado, e cheios de bujigangas...

- Muitos destes problemas são causados pelo desemprego e pobreza, mas que eles existem não se pode negar.

Se fores para a Maia, Matosinhos, Povoa/vila do Conde, etc isto tb existe, mas há mt mais classe, o que se exige numa zona que quer ser turística.

Ennis
December 15th, 2007, 06:57 PM
...

alentejolover
December 15th, 2007, 06:57 PM
Aqui nao vejo ninguem assim:lol:

alentejolover
December 15th, 2007, 06:58 PM
...

Das vomitos.

Ennis
December 15th, 2007, 07:00 PM
Quando dizem que o Porto está deprimido é porque as pessoas andam deprimidas e a sociedade da cidade em geral.

- Tens drogados a pontapés, amigos da ciganada que controla o negócio ambulante da zona.

- Os habitantes locais têm por costume andar camisola interior branca, chinelinhos com meias, quando não estão de pijama a fumar 1 cigarrinho na varanda.

- Depois há um ambiente ligado à linguagem que não é muito favorável, eu como nortenho falo mal, mas era incapaz de chamar PUTA em voz alta à minha avô como já ouvi nos Aliados.

- Depois, isto pode ser problema meu, mas n gosto de ver pessoal vestido de fato de treino, com chapéu, cabelo oxigenado, e cheios de bujigangas...

- Muitos destes problemas são causados pelo desemprego e pobreza, mas que eles existem não se pode negar.

Se fores para a Maia, Matosinhos, Povoa/vila do Conde, etc isto tb existe, mas há mt mais classe, o que se exige numa zona que quer ser turística.

Para não falar do estado "deprimente" velho, pouco moderno em que se encontra a parte da cidade que deveria ser para a diversão...

Enfim..

Ennis
December 15th, 2007, 07:02 PM
...

Karsh
December 15th, 2007, 07:03 PM

Isto é musica para os ouvidos do ennis.

Aqui nao vejo ninguem assim:lol:

Sabia que ias dizer isso... :lol:

alentejolover
December 15th, 2007, 07:04 PM
Nao sabes fazer mais nada senao deitar abaixo o que e portugues...

De resto para fazeres aqueles comentarios no thread das fotos ja tens "jeito".

Fico por aqui.

Ennis
December 15th, 2007, 07:05 PM

Não é musica... é vergonha.

alentejolover
December 15th, 2007, 07:06 PM

Como e que sabias que ia escrever isto?

Karsh
December 15th, 2007, 07:07 PM
Não é musica... é vergonha.

Vá, já te podes ir deitar, tens o dia ganho :lol:

Ennis
December 15th, 2007, 07:09 PM
Nao sabes fazer mais nada senao deitar abaixo o que e portugues...

De resto para fazeres aqueles comentarios no thread das fotos ja tens "jeito".

Fico por aqui.

Desculpa là, mas ainda não sou maso ao ponto de elogiar qualquer coisa de podre, velho e sujo... e por sinal mal frequentado..

Fico por aqui também..

Karsh
December 15th, 2007, 07:11 PM
Como e que sabias que ia escrever isto?

Pelo teu percurso no fórum, dá um pouco para prever o que vais escrever. Estavas tão curioso em saber o que há no centro do Porto para poderes dizer que em Évora não há nada disso. Vá admite :lol:

Se bem que o jose.a focou apenas os aspectos negativos e generalizou-os.

alentejolover
December 15th, 2007, 07:14 PM
Agora deste em vidente?:hilarious Andas a estudar os meus posts:lol::lol::lol:

So estranhei o facto do Jose ter referido o mau ambiente que os habitantes da Ribeira provocam....mas agora ja percebi.

Tambem nao e nada que nao soubesse ja.

daniel322
December 15th, 2007, 07:15 PM
Desculpa là, mas ainda não sou maso ao ponto de elogiar qualquer coisa de podre, velho e sujo... e por sinal mal frequentado..
O pior ignorante é aquele que não quer aprender:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=509192
já nem vale a pena, tens o estereotipo na cabeça e nada o muda..

alentejolover
December 15th, 2007, 07:17 PM
Nem isso vale a pena,Daniel:ohno:

Ennis
December 15th, 2007, 07:20 PM
O pior ignorante é aquele que não quer aprender:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=509192
já nem vale a pena, tens o estereotipo na cabeça e nada o muda..

Tu bem sabes de que zona do Porto eu estou a falar Daniel..

Se a zona em questão fosse como nessas fotos... :drool:

O Porto tem tudo para ser uma cidade lindissima (jà o disse vàrias vezes)... o problema vem dos habitantes e dos seus governantes...

daniel322
December 15th, 2007, 07:22 PM
claro que sei.. quem te ouve até parece que és conaisseur um do Porto :lol:

http://www.portovivosru.pt/
O Porto tem tudo para ser uma cidade lindissima (jà o disse vàrias vezes)... o problema vem dos habitantes e dos seus governantes...
Não é para te ofender nem digo isto por viveres em Paris, mas sinto mais isso em relação a Paris que ao Porto :lol:

Ennis
December 15th, 2007, 07:24 PM
Eu tenho familia no Porto.. ;)

daniel322
December 15th, 2007, 07:26 PM
e?... eu tenho família no Quebec e não é por isso que conheço.. :lol:

(ou estavas indirectamente a dizer mal dos teus familiares?) :rofl:

Ennis
December 15th, 2007, 07:26 PM
Não é para te ofender nem digo isto por viveres em Paris, mas sinto mais isso em relação a Paris que ao Porto :lol:

Qual quê?.. :lol:

Desde que não ponham a roupa nas janelas.. tudo bem.. :lol:

Ennis
December 15th, 2007, 07:27 PM
e?... eu tenho família no Quebec e não é por isso que conheço.. :lol:

Mas eu conheco... pois vou là todos os dois anos..

daniel322
December 15th, 2007, 07:28 PM
novamente: e?..

Ennis
December 15th, 2007, 07:30 PM
novamente: e?..

E... hà zonas que.. :runaway:

mrcapri
December 15th, 2007, 07:39 PM
Porto = 350.000 Habitantes...só para que fiquem a saber. Não são os cerca de 200.000 que andam todos aí a dizer.

TeKnO_Lx
December 15th, 2007, 08:26 PM
Acho que é uma questão cultural. Em Espanha as pessoas saem dos empregos às 18h e vão para as esplanadas e bares socializar e divertir-se, ao invés em Portugal as pessoas vão imediatamente para casa e por lá ficam até ao serão. (e cada vez mais só saem às 23h, principalmente as que trabalham em shoppings)
é verdade

:lol:
tiveste bem, claro e conciso

mrcapri
December 15th, 2007, 08:38 PM
Mas qual é a cidade que não tem putas, drogados e arrumadores?????? Qualquer grande metrópole as tem. O Porto não é excepção.

Ennis há quanto tempo não vens ao Porto? Por muito que não goste do Rui Rio posso dizer-te que ele tem feito muito por esta cidade. Os bairros e a baixa a pouco e pouco estão a ser recuperados. São coisas que levam tempo mas estão a ser feitas.

Tom_Lisboa
December 15th, 2007, 08:38 PM
na minha opiniao .. o porto eh mto movimentado em certas zonas .. ja em outreas nem tanto .. eh uma diferença de densidade .. d qualquer jeito o porto eh denso sim .. e com mto movimento .. ir a boa vista e nao ver ngm .. talvez as tres da manha . =]]

enfim .. cada um com sua opiniao.

mrcapri
December 15th, 2007, 08:42 PM

Jose.a que bem que te pergunte mas...tu és de onde?

Eu sou do Porto e conheço bem o seu tipo de habitantes. A tua forma de pensar dá a sensação que somos todos assim e como tal peço-te que não generalizes!
Dos 350.000 habitantes que há, apenas uns 15% em 100% entram na descrição que deste!
Mais te digo...mais depressa esse tipo de gentes que tanto criticas são capazes de ser os primeiros a ajudar-te caso estejas com problemas.

jose.a
December 15th, 2007, 09:37 PM
Jose.a que bem que te pergunte mas...tu és de onde?

Eu sou do Porto e conheço bem o seu tipo de habitantes. A tua forma de pensar dá a sensação que somos todos assim e como tal peço-te que não generalizes!
Dos 350.000 habitantes que há, apenas uns 15% em 100% entram na descrição que deste!
Mais te digo...mais depressa esse tipo de gentes que tanto criticas são capazes de ser os primeiros a ajudar-te caso estejas com problemas.

O problema é que esses 15% são da ribeira :).

Por exemplo o FCP tem mais sócios em Gondomar que no Porto, e tem tantos em Gaia como no Porto. No entanto os Super Dragões estarão para sempre ligados à Ribeira. A imagem que fica é esta e não há volta a dar...

Em Vigo o minúsculo centro histórico é 5x pior que o do Porto, aka bordeis abertos às 4 da tarde com as miudas à porta a chamar clientela no dia 1 de Abril, festas da cidade :ohno:

Quanto a generalizar, é como tudo, há sempre os dois lados. E em relação à ajuda, tb é verdade, já me deixaram ir mijar a uma "casa/adega/tasco" particular no dia de S. João quando os cafés tavam todos com as casas de banho fechadas...

Mas a seguir a isto tavam os gunas a dar chapadas numa gaja, que foi empurrada pela multidão para cima das amigas deles :ohno:

Lourenco
December 15th, 2007, 09:43 PM
Porto = 350.000 Habitantes...só para que fiquem a saber. Não são os cerca de 200.000 que andam todos aí a dizer.

Dados do INE (2005)

Porto - 263 131 habitantes

mrcapri
December 15th, 2007, 09:51 PM
hummm tenho de os contactar que levo com eles (INE) todos os meses :).
Gostei do pormenor dos cento e trinta e...um

Esta notícia tirei do site da RTP por acaso. Atenção que aqui fala-se em concelho e não em cidade. Já há muito que se sabe que o concelho de Gaia é maior que o do Porto.

População do Porto diminui para níveis de há um século

O Porto terá apenas 200 mil habitantes em 2011, descendo a um nível demográfico próximo do que tinha no advento da República (183 mil residentes em 1911), segundo uma projecção do Instituto de Ciências Sociais.

A confirmar-se este cenário, o concelho cairá do terceiro para o quarto lugar do "ranking" populacional, atrás de Sintra (que terá quase 480 mil habitantes), Lisboa (471 mil) e Gaia (321 mil).

A maior população do Porto foi atingida em 1981, com 327 mil habitantes, número que desceu para 302 mil em 1991 e para 263 mil em 2001.

Já em 2005, uma contagem inter-censitária do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que restavam no Porto 233 mil moradores, uma perda de 11,3 por cento em apenas quatro anos.

Em números absolutos, a perda populacional do Porto está abaixo da registada em Lisboa (menos 45 mil habitantes) mas é percentualmente superior à da capital (que teve menos oito por cento).

Em contraciclo, Gaia passou, no último ano, as três centenas de milhar de residentes, consolidando o estatuto de terceiro concelho português mais povoado, que já subtraíra ao vizinho da Norte em 2001.

Em 2005, o INE atribuiu ao concelho da margem Sul do rio Douro uma população de 304 mil habitantes, confirmando a tendência crescente evidenciada em sucessivos censos: 1981, 226 mil moradores; 1991, 249 mil; e 2001, 289 mil.

Só um bairro de Gaia, o de Vila D`Este, freguesia de Vilar de Andorinho, tem mais habitantes do que as quatro freguesias do centro histórico do Porto.

A população de Vila d`Este está estimada em 17 mil habitantes, mais cinco mil do que a verificada, nos Censos de 2001, nas freguesias portuenses de Sé, S. Nicolau, Vitória e Miragaia.

Estas quatro freguesias da zona histórica do Porto perderam metade da população entre 1981 e 2001, passando de 28 mil para 13 mil habitantes.

No mesmo período, o conjunto citadino - que compreende mais 11 freguesias - perdeu 64 mil habitantes, o equivalente ao que o município de Gaia ganhou no mesmo hiato (63 mil).

Mas a perda demográfica do Porto não favoreceu apenas Gaia, já que sete outros concelhos periféricos ganharam, no mesmo período, um total de 90 mil residentes.

Maia foi o município da região que maior crescimento demográfico percentual registou.

Entre 2001 e 2005, a população da Maia, concelho imediatamente a Norte do Porto, cresceu 10,8 por cento, somando quase 13 mil novos moradores aos 120 mil que já possuía.

Agência LUSA
2006-12-27 09:05:01

Marco Bruno
December 15th, 2007, 10:03 PM
De todas as vezes que fui ao Porto achei a baixa portuense bastante movimentada. Já estive em Vigo, e achei mais movimentada do que o Porto.

mrcapri
December 15th, 2007, 10:45 PM
Os espanhois sabem bem viver...nisso eles são bem diferentes de nós. As baixas deles estão sempre movimentadas pq eles sabem como se divertir e tem possibilidades para isso.

Nortenho
December 15th, 2007, 11:37 PM
A ribeira é o espelho das desigualdades sociais do Porto. Grande parte da pobreza do Porto está lá concentrada e infelizmente é também o local mais turístico do Porto o que não dá uma grande imagem da cidade.

mrcapri
December 16th, 2007, 12:06 AM
Concordo contigo...e com um hotel de 4* ali mesmo...ui ui

alentejolover
December 16th, 2007, 12:11 AM
A Ribeira nao e o unico problema no Porto...ha ainda os bairros do Aleixo e S. Joao de Deus que pelo que ouço sao muito problematicos.

mrcapri
December 16th, 2007, 12:25 AM
João de Deus já foi demolido

PedroGabriel
December 16th, 2007, 12:29 AM
O Porto-cidade nao tem 1 milhao...que raio de conversa.
O Porto cidade metropole tem precisamente 1 milhão de habitantes.

Bem parece que estamos a falar de um Sábado de manhã durante o Verão. Eu aconcelhava-o a ir procurar um local para estacionar em Espinho, ou um metro quadrado de areia livre para estender a toalha.
exactamente, isso é o que se passa. Quem é de fora,, nem estou a falar do pvle não entende isso, mas no verão e zonas turísticas no Porto, só vi mesmo turistas.
Além do que, o policentrismo na própria metrópole do Porto está a se acentuar.

A diferença é que essas cidades são cidades classe média, e a zona turística do Porto, a ribeira e arredores são classificadas pelo INE como sendo classe baixa. É esse o problema. E, é por isso que já disse, que o Porto é um pau de dois bicos para a AMP. Se a zona antiga é linda e pitoresca, e é cartão postal, vais a ver está cheia de problemas. pobres, ricos e classe média existe em todo o sitio, mas ali acentuasse muito a classe baixa e se calhar pessoas com não tão bom aspecto.

No entanto, falar do Porto com esta simplicidade com uma visita de sábado de manhã de verão, só mesmo vindo de uma criança. Isso só revela tb que o Porto é mais complexo e não tão evidente como outras cidades.

alentejolover
December 16th, 2007, 12:32 AM
O concelho do Porto nao passa dos 230.000 habitantes...

daniel322
December 16th, 2007, 12:36 AM
concelho.. mas a cidade em si ultrapassa o limite do concelho

mrcapri
December 16th, 2007, 12:42 AM
no caso do Porto não

daniel322
December 16th, 2007, 01:52 AM
como não?.. :sly: Matosinhos é outro concelho e no entanto generaliza-se como Porto..

Portvscalem
December 16th, 2007, 01:29 PM
daniel322, é essa mesmo a realidade do porto, é uma ciadde de vários municipios... em portugal possuimos cidades que correspondem ao municipio, municipios com várias cidades, mas não sei porquê existe muita dificuldade em aceitar um cidade de diversos municipios...

eu já não vou a vigo à algum tempo, mas não e lembro de forma nenhuma de ver o movimento do porto... a ideia de comparar ao movimento do centro de matosinhos ( que não é nenhum subúrbio e a seguir à baixa/boavista deve ser das zonas mais movimentada da cidade do porto), já me parece mais razoàvel...

mas para acabar com estas discussões da demografia do porto, não se assume nem o municipio, nem a cidade aglomeaão, agora devmos falar que o centro histórico possui 13mil habitantes. depois o resto são os arredores do centro histórico. colocamos como fronteira principal a fronteira entre freguesias e não a entre municipios.

Daniel_Portugal
December 16th, 2007, 01:34 PM
claro... isso do porto ter 250mil pessoas é algo que toda a gente sabe que se refere só e apenas ao municipio, e nao à cidade real.

a RED BULL AIR RACE, no seu site, tem estatisticas sobre as cidades onde decorreu o evento.

e no parametro "populaçao", na cidade "porto", o número que eles lá puseram é 1.6 million.

kt ao thread... ja respondi com o outro thread do video.

Portvscalem
December 16th, 2007, 01:39 PM
bem eu vou justificar a fala de movimento do porto:

- andam à solta no ar epidemias terríveis, e a cidae está sempre de quarentena.
-temos uma gande guerrilha que mata centenas por dia
-em gera ruem dezenas de prédio por dia no porto
-90% da cidade está com o edificado "podre de degradado", os restantes 10 "muito degradado"
- Fora a guerrilkha e a máfia, 40% da pop. do porto e traficante, puta, assassino comum, ou ladrão.
- Os políticos são super corruptos,e só negoceiam com as milhentas máfias locais
-Existem 40 processos apito dourado, ooonde até os investigadores recebem dinheiro. sujo
_ as nossas claques de futebol além de corruptas levam metrelhadoras para os estádios
-o futebo por cá é com machados, e gostamos de mortes em palco, e existem petições para restaurar as lutas de glçadiadores
- Só comemos bosta
- é um acto corrente cagar na via pública, escarrar mijar, ejacular, e tudo o mais ajuntar ao sangue que corre em rios pelas ruas cheias d buracos, ao lixo ao montes no chão a par de colchões e carros em sucata.
-è só música pimba pelas ruas do porto, se é que se pode chamar ruas aqueles caminhos de terra batida.
-Não se pode beber água no porto, apenas 20% da água é potável.
-Possuimos um deficiente electrico, onde as pessoas que viajam nele possuem 50% de probabilidades de serem electrocutadas.
-Não temos cemitério para tanta gente, logo os cadáveres andam pelas ruas...os cemitérios estam degadasdos e cheios de campas abertas.
- As prostituas dão-se à vezes ao prazer carnal com os cadáveres, porque a população e tão pobre quem nem as consegue pagar....
o rio douro é um esgoto a céu aberto.
´-E no porto só se fala à purto, com a ajuda das nojentas madames do bolhãoi

Bem vindo ao Porto Ennis!!!

JP_Neptune
December 16th, 2007, 02:42 PM
Vocês partem-me todo! :rofl: :hahaha: a sério, nunca mudem!

Pavlemadrid
December 16th, 2007, 07:38 PM
Bem, eu ler todos os comentários .... Obrigado! ;)

Muito obrigado! :)

Ennis
December 17th, 2007, 12:22 PM

-90% da cidade está com o edificado "podre de degradado", os restantes 10 "muito degradado"
- Fora a guerrilkha e a máfia, 40% da pop. do porto e traficante, puta, assassino comum, ou ladrão.
- Os políticos são super corruptos,e só negoceiam com as milhentas máfias locais
-Existem 40 processos apito dourado, ooonde até os investigadores recebem dinheiro. sujo
_ as nossas claques de futebol além de corruptas levam metrelhadoras para os estádios
-o futebo por cá é com machados, e gostamos de mortes em palco, e existem petições para restaurar as lutas de glçadiadores
- Só comemos bosta
- é um acto corrente cagar na via pública, escarrar mijar, ejacular, e tudo o mais ajuntar ao sangue que corre em rios pelas ruas cheias d buracos, ao lixo ao montes no chão a par de colchões e carros em sucata.
-è só música pimba pelas ruas do porto, se é que se pode chamar ruas aqueles caminhos de terra batida.
-Possuimos um deficiente electrico, onde as pessoas que viajam nele possuem 50% de probabilidades de serem electrocutadas.
-Não temos cemitério para tanta gente, logo os cadáveres andam pelas ruas...os cemitérios estam degadasdos e cheios de campas abertas.
- As prostituas dão-se à vezes ao prazer carnal com os cadáveres, porque a população e tão pobre quem nem as consegue pagar....

A miseria humana, numa cidade (ainda demasiado) degradada....parace paradoxal! Se eu pudesse...iria salvar-te desse mundo imundo em que hoje mergulhaste! Resta-me apenas desejar que a poluiçao (a todos os niveis) nao te deixe demasiado doente...

Barragon
December 17th, 2007, 12:41 PM

- Só comemos bosta

Não foges muito da berdáde! :lol:

Ainda bem que tens consciencia dos estereotipos do Porto.

Filipe_Teixeira
December 17th, 2007, 01:12 PM
claro... isso do porto ter 250mil pessoas é algo que toda a gente sabe que se refere só e apenas ao municipio, e nao à cidade real.

a RED BULL AIR RACE, no seu site, tem estatisticas sobre as cidades onde decorreu o evento.

e no parametro "populaçao", na cidade "porto", o número que eles lá puseram é 1.6 million.

O que e que e para ti a cidade real entao ? :lol:

Portvscalem
December 17th, 2007, 02:04 PM
Filipe Teixeira, vou responder à pergunta que colocas-te ao Daniel.

são os municipios de porto, gaia, matosinhos, maia, gondomar, e eventualmente valongo.

cerca de 1 milhão. algumas zonas ainda não estão bem consolidadas nesta cidade alargada, assim como até o municipio do lisboa possui zonas não consolidadas, e possui muito "terreno" para o crescimento da cidade. Nos estudos estatísticos esta zona central da area metropolitana é conhecida por "cidade aglomeração". no fundo, a zona estrictamente urbana, não terá exactamente um milhão, terá uns 700mil, um pouco mais... no entanto pela conta dos municipios teria o milhão... seria contabilizada e incluida essa população que mais tarde se consolidaria...

é o conceito de cidade plurimunicipal do porto...

mas esta não tem de maneira nenhuma 1,6 milhões, nem tão pouco os 1.2 milhões que apregoa o dani_pt, se bem que não esteja tão longe quanto isso dos 1.1 milhões.....

PedroGabriel
December 17th, 2007, 02:18 PM
O Porto tinha menos de um milhão em 2001, agora deve ter ultrapassado. 1,6 milhões é o grande Porto, mas não é a zona urbana, e é um numero que tb pode ser usado naturalmente, visto que a população urbana do Porto não aparece no INE.

De qualquer forma, isso já foi batido e rebatido, alias, se esse numero não fosse o real, o Porto nem era a segunda cidade do pais.

Obidos
December 17th, 2007, 08:58 PM
O Porto tem movimento, claro, sobretudo no dia, a noite é que fica mais tranquilo no centro (Aliados e tal) mas eu acho que é um dos seus charmes.
Também é obvio que nao se pode comparar o movimento das cidades espanholas (sempre taooooo movimentadas, mesmo muito de mais :lol: :lol: ) com o resto das cidades do estrangeiro.
Mas daí a dizer que o Porto nao tem movimento... é evidente que enganou-se de cidade, tem de ter ido passear à Senhora da Hora ( :tongue: Daniel :D :D :lol: :lol: )

lynux
December 17th, 2007, 10:40 PM
Na Senhora da Hora, zona industrial nao é onde estao as discotecas? terá movimento nocturnao nao Daniel? :cheers:

Portvscalem
December 18th, 2007, 12:18 PM
é em matosinhos.... ou melhor tens duas.... tens a zona industrial em matosinhoz sul, frente ao mar, que está cheia de discos e fica ao lado da foz, que tb tem oferta... a outra zona industrial fica perto da senhora da hora, mas não é propriamente na senhora da hora... sais um ou duas estações de metro depois...

checco24
December 18th, 2007, 06:27 PM
porra dizer que o porto nao tem movimento só pode ser piada, quando vou lá apanho sempre um transito infernal naquela cidade, mais até que em lçisboa, quem anda pela santa catrina as pessoas parecem formiga,... possivelmente foste num dia de ponte, ou férias grandes onde todo o pessoal foi de férias, tenta ir num dia de trabalho e verás a confusao, até demais na minha opniao... pareces eu qd fui a sao paulo fui num feriado e a cidade estava deserta... mas eu sei k sao paulo nao é assim

pedrodepinto
March 19th, 2008, 07:19 PM
Este veio do Café :lol:...

flep_17
March 20th, 2008, 10:47 PM
Mas não podem nunca, mesmo nunca, mas mesmo nunca comparar o PORTO a vigo

Daniel_Portugal
March 20th, 2008, 11:07 PM
ele disse isso pra chatear ou apanhou um mau dia tal como apanha em madrid de vez em kd concerteza.

toda a gente sabe do frenesim de gente e carros existente no porto. por vezes chega a ser demais.

kt à comparaçao com cidades espanholas... as unicas a quem eu comparo o porto eh a madrid e barcelona... e em certos pontos a valencia.

comparo a vigo tambem pelo cariz da cidade. vigo e porto, apesar de serem de tamanhos absurdamente diferentes:

http://loveporto.com/porto40km.JPG
http://loveporto.com/vigo40km.JPG

têm um cariz identico em certas coisas

mas a diferença do tamanho das manchas urbanas, como se pode ver, até doi!! a mancha urbana do porto aglutina o dobro de vigos, do que a mancha urbana de paris (ille de france) aglutina portos.

vigo tem uma dimensao MUITO LIGEIRAMENTE superior a braga. eh claro que pela localizaçao e envolvente, por ter um porto e um aeroporto, e por nao ter uma metropole logo ali ao lado, acaba por deter mt mais centralidade, e por isso pode considerar-se que vigo está claramente acima de braga. kt às cidades espanholas acima do porto, so mesmo madrid e barcelona, nenhuma outra.

Portvscalem
March 21st, 2008, 04:09 PM
o que vigo tem é que é mais denso...

mas o porto tb apanha uns bons bairros que rivalizam bem com vigo nesse aspecto, loool...

mas para um Braga-Vigo... vigo leva uma boa vantagem, não pela area da cidade, mas por peso económico e densidade ( tem mais 100.000 pessoas na cidade que braga)... para além da vantagem da sua localização face a braga...

mas realmenet estas imagens... caramba... a diferença é brutalíssima... não sei como existem até políticos tugas e "personalidades" portuenses que nos comparam a vigo.... eu acho isso à partida um muito mau sinal.....

Mr Strangelet
March 21st, 2008, 04:43 PM
Muito gostam voces de meter Braga ao barulho :D :nuts:

Portvscalem
March 21st, 2008, 05:00 PM
Nós gostamos muito de braga, já sabes! Pode e deve competir com vigo! está quase no patamar de vigo e coruña.... fora o porto que é de longe a maior cidade do noroeste peninsular, braga pode afirmar-se entre vigo e coruña, que são são dois grandes motores galegos....

daniel322
March 21st, 2008, 05:06 PM
não sei como existem até políticos tugas e "personalidades" portuenses que nos comparam a vigo.... eu acho isso à partida um muito mau sinal.....

o tuga gosta de se fazer de pequenino e coitadinho.. sempre foi assim..

lynux
March 21st, 2008, 08:33 PM
Em Porto e Vigo ha coisas que se possem comparar como o trafego comercial dos seus portos ou o tamnho das suas economias.

Nao há duvidas de que o tamanho urbano das cidades o Porto ganha por o redor do dobro, mas a riqueza por habitante é um 30% maior em vigo por isso o peso económico de vigo nao queda muito longe do do Porto.

Como questiao onde ganha por goleada Vigo é no turismo nautico onde na sua ria tem mais amarres de iates que todo Portugal junto (+ de 2.000).

ruben.briosa
March 21st, 2008, 11:07 PM
epa o' lynux vai dormir.. basta conhecer as duas cidades e ver que o porto e' gigantemente maior que vigo.

ruben.briosa
March 21st, 2008, 11:08 PM
agora o lynux imigrou.. ja' não e' de vigas agora e' de perto de vegas:lol:

fred_mendonca
March 21st, 2008, 11:22 PM
Acho que não porque o Los Ángeles dele tem acento no a logo só pode ser no Chile ou na Nicarágua segundo a Wikipedia!

ruben.briosa
March 21st, 2008, 11:27 PM
acho que se escreve com acento em espanhol:lol:

fred_mendonca
March 21st, 2008, 11:28 PM
Nah, o lynux mora numa metrópole. Não precisa de ir para L.A.! :rofl:

ruben.briosa
March 21st, 2008, 11:31 PM
e vive no pai's mais rico do mundo quiça' da europa:lol:

lynux
March 22nd, 2008, 12:52 AM
Que pasa que doeu que dissera que na ria de Vigo há mais portos desportivos que em tudo Portugal. :lol:

Por acasso já disse que a cidade do Porto é o redor do dobro da de Vigo, nem mais. 1/2 milhao vs 1 milhao mas o Porto é un 30% ou 40% mais pobre.

ruben.briosa
March 22nd, 2008, 01:23 AM
vigo nem 300 mil hab. tem. e' uma cidade pequenissima. apesar de ja ter alguma populaçao pelo seu tipo de povoamento parece muito mais pequena que coimbra ou braga. ate' a marina de vilamoura tem mais iates que vigas:lol:
mais pobre?:lol: basta ver a qualidade do edificado e o parque automovel e vemos onde esta' a pobreza:lol:

Daniel_Portugal
March 22nd, 2008, 02:27 AM
lynyx: se keres dizer que vigo tem 1/2milhao e o porto 1milhao tudo bem.

mas a realidade eh: vigo nao ocupa todo o seu municipio, e o municipio tem 300mil. logo a MANCHA densa de vigo nao chega a 300mil. ja o porto, cidade que extravaza o seu municipio, padece de uma MANCHA densa de 1,3 milhoes. (cerca de 5 vezes superior à de vigo).

quando queremos falar em populaçao satelite na area de influencia, ambas crescem drasticamente. aqui pode considerar-se que vigo ascende às 800mil, e o porto às 3,8 milhoes. mais uma vez valores que pouco interessam a vigo comparar.

kt às economias.. a do porto e arredores eh 4 vezes maior. o poder percapita na zona central eh inclusive superior ao de vigo, e a populaçao total esmaga completamente. nao se pode comparar.

kt à carga transportada que tu dizes que as se podem comparar LOOOOL! mais uma vez a ser facioso. o sa carneiro transporta 10 vezes mais carga que os portos galegos, e o porto de leixoes transporta o dobro da carga do de vigo :D

so msm tu para comparar vigo ao porto e dizeres k vigo "ta kuase lá" :hilarious meu... nao compares o incomparável :lol: o peso demografico do porto sobre vigo eh maior do que o peso demografico de paris sobre o porto :lol:

Daniel_Portugal
March 22nd, 2008, 02:29 AM
queres ter o orgulho dizeres que tas numa cidade maior que o porto?

ento diz assim: "los angeles eh muito maior que o porto"

quanto a isso não tenho reclamações a fazer :D é absolutamente verdade. nao atires eh areia pros olhos do pessoal :D o porto eh muitissimo maior que vigo, e influencia uma mancha de pessoas francamente superior. ja agora, a area de influencia do aeroporto de vigo eh de 1,1milhao, e a do porto eh de 6milhoes. so por aqui ja se tem um bocadinho a noçao das coisas :)

lynux
March 22nd, 2008, 12:13 PM
Leixoes move o dobro de carga que o de Vigo porque a maioria do que move e convustiveis, mas a ninel comercial o Porto de Vigo é maior (contentores, automoveis, pesca...) logo se falamos das marinas o numero de amarres e esmagalhadoramente maior em Vigo que em tudo o Norte que é ínfimo.

Quanto a populaçao tudo o mundo sabe que em Vigo redidem mais de medio milhao de pessoas independientemente de estarem censadas na cidade ou nas aldeas da provincia.

A nivel industrial nem falar... Vigo dalhe um baile a o Porto que está em decadencia mentres a industria em Vigo nao para de crescer onde já fabrica o 10% dos barcos da UE, tem a mair fabrica de carros de Europa, ou é onde se manimula mais pesca do mundo por exemplo, que tipo de comparaçao podes fazer face o Porto?

Portvscalem
March 22nd, 2008, 01:11 PM
linux, no que toca a demografia, quer contes a cidade quer a area metropolitana, quer a região metropolitana, o porto é sempre 4x vigo,e não duas como disseste...

oficiais, vigo não chega a 500mil, mas a 400.000 pusest 100.000 a mais...e o porto não tem 1.000.000 OFICIAIS, "DEL GOBIERNO" 1.600.000 con las futuras adesiones, 1.800.000...

nos sacas 800.000 nos sacas fuera DOS VIGOS ENTEROS CON AM E TODO..... e si ablas en pontevedra en que lhegas a 750.000 con vigo pasamos nosotros al noroeste com 3.000.000... demográficamente :

SIN NINGUNA DUDA POSIBLE ÉS 1/4 DE PORTO.

lo de la marina, eso lo creo.... Dani_pt.... como vês.... 2000 barcos na ria de vigo, contra os 100 da zona do porto.... tem 20 vezes mais barcos...

Pero Señor linux, Lisboa tiene marinas a cojones, y Algarve igual...por lo que dudo con toda honestidad que vigo tenga más que portugal entero....

a Nível de indústria, tu tás é louco, o porto dá 20 pontapés a vigo, pois provavelmente mais de metade da indústria portuguesa está à volta do porto.... não estás a falar de uma cidade de provincia ao falares do porto...somos a barcelona portuguesa, e temos muito mais peso em portugal que barcelona em espanha....
temos se calhar tanto peso em portugal, um país de 11milhões como vigo na sua galiza de 3 milhões.... e nao compares a galiza a todo portugal....

vai ver o moviemnto de cargas do nosso aeroporto e podes comparar...com todos os aeroportos da galiza juntos...

em muitos aspectos, tens de comparar o porto com a galiza inteira junta, e não com vigo, visto a nossa região metropolitana ser tão povoada como toda a galiza....

temos muitas indústrias que são as maiores de portugal... no calçado creo que somos mesmo os maiores da europa, em ourivesaria ( joyas, oro, etc....) somos los maiores en portugal... en turismo no somos los maiores de portugal, pero tenemos montones más que vigo....
el vino de porto és una indústria muy grande...
tenemos la maior fábrica de productos lacteos de portugal....
la mayor universidad de portugal, que ni siquiera nos ponemos a comparar con vigo...
tenemos SONAE, que és el mayor grupo económico portugués.... los mayores bancos de portugal son de porto... incluso el mayor de portugal.... tenemos un señor Amorim tiene en su posesion 10% o algo asi de la petrolifera nacional ese tio que era el dueño de los dolce vita....
mobiliário tenemos moviflor... que és una cadena con tiendas por todo portugal, y que compite con IKEA.... pero otros foreros te hablan mejos del poderio industrial de porto e sus alrededor.... tenemos una de las 3 fábricas mundiales de controles de televisión de philips... fábrica Bosh..... tanta cosa....

sí existe algo que domina la economia de porto és la indústria...

en otro foro, creo que espanhol, salian las mayores empresas de la península.... porto tenia más empresas en las mayores que valência.... y quieres tu comparar con vigo....

que recinto ferial tiene vigo??? nosotros tenemos el mayor de portugal creo... mejor que eso... tenemos Dos recintos feriales....

tenemos un metro, en que se habla en una linea automática como la de Paris....

e mejor que eso, tenemos una dinâmica cultural mayor que vigo.... porto és una ciudad más diversa, és más "gran ciudad" que vigo, que para todos los efectos és una ciudad muy secundária en españa...

tenemos una chinatown, looool..... tenemos 2 casinos.... una super moderna red de cercanias....

y de autopistas estamos muchíssimo más desarrolados....

tenemos una escuela de arquitectura mundialmente famosa....

Daniel_Portugal
March 22nd, 2008, 01:49 PM
o lynux diz isso por puro bairrismo e sabe perfeitamente que eh mentira. olha pra ele a dizer "o porto do porto transporta o dobro do porto de vigo porque mt eh de combustiveis".

quer dizer... os combustiveis nao contam! a unica verdade eh: o porto do porto transporta o DOBRO da tonelagem do porto de vigo, e o resto eh treta.

ja agora, o aeroporto do porto nao transporta kkr tipo de carga combustivel, e aqui fica a comparaçao do trafego de carga do aerporto do porto com o somatorio de TODOS os aeroportos da galiza. aki ja nao ha desculpas com a treta do combustivel. (ja agora, a carga de combustivel no porto do porto representa menos de metade da carga do porto... por isso OBRIGATORIAMENTE o porto de vigo nao transporta tanta carga (extra combustivel) como o do porto)

sem mais conversas, aqui fica o transporte de carga dos aeroportos. Porto VS Galiza

http://loveporto.com/trafegocarga.PNG

3 aeroportos da galiza = 6000 toneladas
porto = 31 mil toneladas

enxerga-te! eh mais do QUINTUPLO! e vens tu comparar :hilarious

e quanto às populaçoes ja te disse. so ha DOIS tipos de populaçao concreta. populaçao na CONURBAÇÃO (cidade real), e populaçao na area de influencia.

em questao de conurbaçao:
vigo - 200mil
porto - 1.3 milhoes

em questao de area de influencia directa:
vigo - 800 mil (menos que a conurbaçao do porto)
porto - 3.8 milhoes

Obidos
March 22nd, 2008, 02:06 PM
O lynux, entao e que estas realmente em Los Angeles? :? :?
Que estas a fazer por ali??

JohnnyMass
March 22nd, 2008, 02:20 PM
tenho algumas dúvidas que esteja! a não ser que esteja a usar um IP mexicano!:D

Daniel_Portugal
March 22nd, 2008, 02:43 PM
uma pequena sátira que fiz agora à pressa, baseada nos mega exageros do lynux, comparando o incomparavel :lol:

desta vez, em vez de estar a comparar vigo e seus arredores, ao porto e seus arredores... está numa praia de nudismo a comparar o tamanho da pila dele com a de um pretalhão de dois metros e meio :lol: a comparação neste caso, é bem equiparável à primeira.

http://loveporto.com/lynux_vs_pretalhao.png

Obidos
March 22nd, 2008, 03:04 PM
^^Daniel :lol: :lol: :lol: se o Freud tinha-te conhecido... :lol: :lol:

jose.a
March 22nd, 2008, 03:31 PM
Fantástico :lol:

JohnnyMass
March 22nd, 2008, 03:32 PM
não havia necessidade...

Portvscalem
March 22nd, 2008, 05:16 PM
necessidade não havia...

epa, mas independentemente disso os bonecos são hilariantes....looool

daniel322
March 22nd, 2008, 11:20 PM
este rapaz é um artista :lol:

Marco Bruno
March 23rd, 2008, 01:09 AM

Arpels
March 23rd, 2008, 01:14 AM
kkkkkkkkkkkk me tira o tubo :hilarious

Herrmando
March 23rd, 2008, 10:43 PM
:lol: Este Daniel é um ponto :lol:

Daniel_Portugal
March 23rd, 2008, 10:53 PM
:lol: LOL eu keria k o lynux visse :lol:

será que ja viu e nao disse nada? :D

lynux
March 24th, 2008, 01:15 AM
Dani a pila do Porto é grande mas tem incontinência urinaria lol! porque bota pra fora muita podredumbre (sobre tudo pela ribeira) e disfunçao erectil lol! por ter uma das regioes metropololitanas menos desenvolvidas e decadentes do continente.

Mentres que a de Vigo é mais pequena pero está em plena forma até poderia-se dezer que tem elhaculaçao precoz pelo seu dinamismo, económicamente ao nivel de cidades com o dobre de populaçao, e goçar dum pleno crescimento ao contrario do Porto que está em recesao.

daniel322
March 24th, 2008, 01:28 AM
até poderia-se dezer que tem elhaculaçao precoz
..isso não costuma ajudar.. :lol:

alentejolover
March 24th, 2008, 01:30 AM
Coitadas das moças:lol::lol::lol:

Portvscalem
March 24th, 2008, 01:48 AM
Dani a pila do Porto é grande mas tem incontinência urinaria lol! porque bota pra fora muita podredumbre (sobre tudo pela ribeira) e disfunçao erectil lol! por ter uma das regioes metropololitanas menos desenvolvidas e decadentes do continente.

Mentres que a de Vigo é mais pequena pero está em plena forma até poderia-se dezer que tem elhaculaçao precoz pelo seu dinamismo, económicamente ao nivel de cidades com o dobre de populaçao, e goçar dum pleno crescimento ao contrario do Porto que está em recesao.

Se está ao nível de cidades com o dobro da dimensão, está a metade do porto, que é 4x maior... metade não me parece "comparável"... e o porto é tão somente a segunda cidade mais dinâmica de portugal... não é uma cidade em queda.... neste momento não estará a crescer tanto como vigo... mas até vigo estar ao nível do porto teriamos de continuar assim por umas largas décadas....

ruben.briosa
March 24th, 2008, 06:38 AM
uma das zonas metropolitanas mais pobres do continente:lol:
este gajo conhece os paises de leste, a gre'cia e os balcãs, etc? parece-me que nao:lol:

Pelha
March 24th, 2008, 07:36 AM
uma das zonas metropolitanas mais pobres do continente:lol:
este gajo conhece os paises de leste, a gre'cia e os balcãs, etc? parece-me que nao:lol:

Eu percebo o lynux (devo ser o único eu sei) de facto a AMPorto está inserida numa das regiões mais pobres da Europa, e a cidade do Porto leva por tabela como é obvio, é um facto indiscutível por muito que custe a muito boa gente deste fórum... Perdoem-me a sinceridade, mas o Norte é actualmente um peso morto para Portugal, culpa da inécia dos seus sucessivos governantes e não de uma Lisboa centralista e opressiva como muitos apregoam incessantemente. Desculpem o desabafo, mas depois de ler as barbaridades que por aqui se têm dito e um pouco pelo restante o fórum...

Ruben... República Checa, Eslovénia, Grécia, já ultrapassaram Portugal e brevemente outros países desses mesmos blocos que especificaste farão exactamente o mesmo. Acorda para a realidade. ;)

É com muita tristeza que digo... Portugal é cada vez mais último..!

ruben.briosa
March 24th, 2008, 08:15 AM
a eslove'nia passou no IDH (melhor indice para ver o desenvolvimento de um pai's acho), a republica checa nao e a grecia so passou pela economia paralela, acho isso obvio. basta visitar o pai's e ver que esta a anos-luz de portugal.
para essa cambada do leste e dos balcas passarem Portugal ainda têm que comer muita sopa.

Arpels
March 24th, 2008, 11:21 AM
chama-lhe paralela :| paralela mas passou, se paralela permite passar a frente então avance-se para a paralela ou somos santinhos? ;)

tcpor
March 24th, 2008, 04:10 PM
Não é bem assim.

Nem sei por onde começar mas acho que devo falar do mal nacional para depois falar a nível regional e local.

A nível nacional, as coisas não estão assim tão piores que nos outros países do nosso nível. Portugal é um país ao nível da Grécia ou da Eslovénia, por muito que custe ao nosso orgulho lusitano.

Portugal fazia parte dos Países de Coesão juntamente com a Grécia, República da Irlanda e Espanha. Isto quando a União Europeia tinha 15 membros.

Acho que se tem a noção que todos os países de "Leste" (uso aspas porque nem todos são do Leste) eram pobres antes de ingressarem na União Europeia mas isso é completamente falso. Temos que ter em conta os valores apreendidos nas culturas comunistas (o mau - completo anarquismo social e económico - e o bom - a importância que se é dada à educação), bem diferentes dos nossos. Convém que se tenha em ideia que alguns dos países de "Leste" já eram mais desenvolvidos que Portugal (República Checa e Estónia, por exemplo).

Quanto à região Norte ser das mais pobres, que é um facto, deve-se à própria conjuntura do interior do nosso país. De nada tem a ver com o Porto. Aliás, a Área Metropolitana do Porto é a segunda NUTIII mais rica do país, logo atrás da de Lisboa. É por isso, completamente falso que se fale em "queda económica" da cidade do Porto.

Portvscalem
March 24th, 2008, 04:38 PM
e até parece que a galiza é das regiões mais ricas da europa... não estamos a comparar um metrópole do terceiro mundo com uma cidade média do 1ro mundo....

se o norte tem um PIB do tamanho de marrocos, é natural que o porto meta no bolso as grandes metrópoles marroquinas... mas a discrepância marrocos/norte de portugal, não é como a discrepância galiza/norte de Portugal... a diferença é mutíssimo mais pequena....

Herrmando
March 24th, 2008, 06:11 PM
Perdoem-me a sinceridade, mas o Norte é actualmente um peso morto para Portugal, culpa da inécia dos seus sucessivos governantes e não de uma Lisboa centralista e opressiva como muitos apregoam incessantemente. Desculpem o desabafo, mas depois de ler as barbaridades que por aqui se têm dito e um pouco pelo restante o fórum...

Post da treta habitual...
O peso morto de que falas é responsável por quase metade das exportações nacionais, para morto n está nada mal! De resto, gostava de saber quais são os governantes culpados a que te referes. Será aos presidentes da câmara, que têem mta relevância nas políticas de emprego e investimento? É que se for esse o caso, n se entende mto bem, tendo em conta A ASTRONÓMICA DÍVIDA DA CML...
A nível de barbaridades, foi um post que acrescentou mto ao thread, sem dúvida...
Acontece que o Norte como grande exportador do país sente mais a abertura à concorrência asiática. Como na região de Lx a quantidade de monopólios nacionais e negócios protegidos é muito maior, n se sente tto a crise. E para esbater ainda um bocadinho mais e continuar a crescer, nada como investir forte e criar um polvo político para absorver a maior parte do investimento estrangeiro e praticamente obrigar empresas e profissionais do resto do país a migrar para a capital. Tão simples como isto.

Portvscalem
March 24th, 2008, 06:28 PM
Pelha, chamar peso morto ao norte é de facto um pouco ofensivo... devias ter mais cuidado nas palavras...

Fmars
March 24th, 2008, 07:03 PM
...Perdoem-me a sinceridade, mas o Norte é actualmente um peso morto para Portugal, culpa da inécia dos seus sucessivos governantes e não de uma Lisboa centralista e opressiva como muitos apregoam incessantemente. Desculpem o desabafo, mas depois de ler as barbaridades que por aqui se têm dito e um pouco pelo restante o fórum...

Falas que o centralismo de Lisboa não tem importância nehuma na situação do Porto e Norte. Mas porque diabo estás em Madrid. Lisboa está e vai sofrer da mesma coisa em relação a Madrid no ambito geográfico da Peninsula Ibérica. Já são várias as multinacionais que tem a sua base logistica para a Peninsula Ibérica instalada em Madrid, e outras mais se seguirão.
Se achas que o Norte é um peso morto, porque não o deixam cair. O impacto seria tremendo.
Imagina:
Um parlamento, tribunais de ultima instancia, palácio presidencial, edificio de ministérios, institutos, empresas publicas. A construção de estes edificios, a deslocalização de pessoas para empregos directos, a criação de empregos indirectos, seria quase suficiente para acabar com o desemprego no Norte.
Pelo contrário a ajustamento às novas necessidades na zona de Lisboa teria a consequencia inversa.
A burocracia entretanto criada, o trafico de influncias(que iriam continuar, infelizmente) faria que muitas empresas dividissem o seu investimento(criação de lobbies) pela região norte. No prazo de 10/15 anos o Pib do Norte era superior ao de Lisboa.

Pelha
March 24th, 2008, 07:45 PM
O peso morto de que falas é responsável por quase metade das exportações nacionais, para morto n está nada mal!

Sim de facto o Norte tem um papel vital nas exportações portuguesas, no entanto isso não se reflecte na riqueza global, a riqueza está mais mal distribuída a Norte e provoca graves desigualdades sociais... Quer-me parecer que não bate a bota com a perdigota.

Será aos presidentes da câmara, que têem mta relevância nas políticas de emprego e investimento? É que se for esse o caso, n se entende mto bem, tendo em conta A ASTRONÓMICA DÍVIDA DA CML...

Deixa estar que a Câmara de Vila Nova de Gaia não está muito melhor...

Pelha, chamar peso morto ao norte é de facto um pouco ofensivo... devias ter mais cuidado nas palavras...

É um facto, a região Norte está infelizmente incumbida numa grave crise e não lhe auguro grandes melhorias num futuro próximo.

grecia so passou pela economia paralela, acho isso obvio. basta visitar o pai's e ver que esta a anos-luz de portugal.

Acreditas piamente nisso estou a ver.. Grécia, tem dito um crescimento anual vertiginoso, já ultrapassou Portugal...

Se achas que o Norte é um peso morto, porque não o deixam cair. O impacto seria tremendo.
Imagina:
Um parlamento, tribunais de ultima instancia, palácio presidencial, edificio de ministérios, institutos, empresas publicas. A construção de estes edificios, a deslocalização de pessoas para empregos directos, a criação de empregos indirectos, seria quase suficiente para acabar com o desemprego no Norte.
Pelo contrário a ajustamento às novas necessidades na zona de Lisboa teria a consequencia inversa.
A burocracia entretanto criada, o trafico de influncias(que iriam continuar, infelizmente) faria que muitas empresas dividissem o seu investimento(criação de lobbies) pela região norte. No prazo de 10/15 anos o Pib do Norte era superior ao de Lisboa.

Força então... De que estão à espera? Estarei cá para ver... e aplaudir!

alentejolover
March 24th, 2008, 07:52 PM
O Alentejo esta pior...

Herrmando
March 24th, 2008, 08:43 PM
Sim de facto o Norte tem um papel vital nas exportações portuguesas, no entanto isso não se reflecte na riqueza global, a riqueza está mais mal distribuída a Norte e provoca graves desigualdades sociais... Quer-me parecer que não bate a bota com a perdigota.

É pq no resto do país a riqueza está mto bem distribuída, como toda a gente sabe. Basta atentar que em Lx e Vale do Tejo a taxa de desemprego é quase 0 e os bairros sociais estão praticamente extintos.

Portvscalem
March 24th, 2008, 08:45 PM
[QUOTE=Pelha;19217876]Sim de facto o Norte tem um papel vital nas exportações portuguesas, no entanto isso não se reflecte na riqueza global, a riqueza está mais mal distribuída a Norte e provoca graves desigualdades sociais... Quer-me parecer que não bate a bota com a perdigota.

É um facto, a região Norte está infelizmente incumbida numa grave crise e não lhe auguro grandes melhorias num futuro próximo.

estás um bocadinho arrogante... o norte vai dar a volta, aliás já está a dar... nos próximos anos estima-se que a nssa economia crescerá 4% ou algo assim... a indústria está a mudar.... algumas infraestruturas que antes não existiam, agora já existem...

falta-nos a regionalização....

o porto em particular perde muito pela sua posição "geo-política" ( espero não tar a dar granda calinada na expressão), pois não tem poder ( lisboa manda por cá, é assumidamente centralista, em todos os aspectos), e mesmo que pela sua dimensão pudesse exercer influência na sua região, temos sempre o problema da galiza, que por ser de outra país, tem capital própria, e em último caso presta contas a madrid... mas pronto... com jeitinho dá-se a volta a metade desse problema....

Herrmando
March 24th, 2008, 08:49 PM

Claro q não. A CML tem 1,5 mil milhoes de Euros de passivo, Gaia são 225 milhoes, praticamente igual, se calhar a CML até está melhor!

Daniel_Portugal
March 24th, 2008, 10:02 PM
LYNUX: és muito faccioso :lol: a dizer que o porto ta a perder populaçao :lol: yah! um municipio de 240mil habitantes está com um crescimento de -4%!

o pior (para ti) é que os restantes 3,46 milhoes localizados nos arredores estao com um crescimento de 2% :lol: ou seja, o porto como metropole está a crescer muito em termos populacionais, a sua perda é exclusivamente no municipio central! ;) o distrito de portugal com mais crescimento eh o de braga, e o segundo eh o do porto. quanto à pila do porto ser grande... sim eh de facto verdade! e nao tem nenhum problema na bexiga :lol: eh so ver os projectos actualmente a ser construidos ou em projecto, ou mesmo os recentemente concluidos :lol: ou entao olhar pra estatisticas e ver que o maior crescimento turistico, e de valorizaçao de habitaçao e escritorios eh justamente o do porto :D :D :D :D uhuhuhuhuhu!

PELHA: LOL! le com mta atençao sff. tu nao sabes o que dizes. so tens razao numa coisa. o porto ao tar inserido na regiao norte, acaba por perder alguma coisa. de resto tudo o que dizes eh mentira. primeiro o porto eh um motor essencial para portugal. portugal sem o porto tava na merda (mais do que o que está). depois ha uma coisa fundamental aos "numeros" deste pais. nem falo do norte sequer, mas so do porto e envolvente directa. tirar 3,6 milhoes de habitantes, e 33% da riqueza do pais, era de facto tirar um peso ao pais. (nao peso morto, mas peso de motor essencial ao desenvolvimento). e depois ha ainda outra coisa. alguma da riqueza virtual gerada em lisboa (e no porto tambem), é na verdade devido a escritorios de empresas ou industrias cujo TRABALHO é feito fora, muitas vezes no interior do pais (de norte a sul). ou seja, ao tirar aquilo que tu chamas de peso morto, estariamos na verdade a tirar a MAO DE OBRA que dá lucro aos escritorios sedeados nas cidades, gerando a tal pseudo riqueza das cidades. isto é, os escritorios geram muito, mas à custa do trabalho dos outros. ou seja, porto e lisboa sem o interior e sem a mao de obra sabe-se lá de onde... nao teria kkr sustentabilidade para os seus escritorios. por isso nunca chames peso morto a zona mais deprimidas economicamente... porque por ironia da vida (e hipocrisia do sistema), sao essas mesmas zonas que servem de sustento às pseudo zonas ricas. porto ou lisboa podem exibir 80% dos lucros da venda do trigo, das pedras, dos bens alimenticios.... mas na verdade nao produzem UM unico quilo de trigo, de pedra, ou de bens alimenticios. é na verdade esta hipocrisia que faz com que as cidades pareçam mt ricas, quando na verdade nao geram um cu, apenas escritorios onde os "senhores" das empresas se sentam. sem "os pesos mortos", os "senhores" morrem em 3 segundos! e por fim, com ou sem hipocrisias, 1/3 da riqueza deste país é gerada num raio de 50km em torno do Porto. quer aceites quer nao! :okay:

Daniel_Portugal
March 24th, 2008, 10:03 PM
Claro q não. A CML tem 1,5 mil milhoes de Euros de passivo, Gaia são 225 milhoes, praticamente igual, se calhar a CML até está melhor!

LOLLLLLLLLLLL! esta aqui lembrou-me a da pila do pretalhao secalhar ate ser mais pequena que a do lynux :lol:

Portvscalem
March 24th, 2008, 10:13 PM
ao que ouvi dizer, o municipio do porto deixou de perder população...

Daniel_Portugal
March 24th, 2008, 10:16 PM
claro. nao ia perder populaçao indefinidamente ate chegar a 0. agora vai aumentar. basta ver o numero de urbanizaçoes novas, e as recuperaçoes na baixa ao rubro.

de kkr forma para esta tematica, a perda de populaçao do concelho central pouco mudava o panorama de crescimento populacional da metropole. esse sim crescia, cresce, e vai manter-se a crescer em força, independentemente da atraçao do concelho central. gaia com kuase 330mil teve um crescimento de 5%! eh absolutamente incrivel. gaia rapidamente vai ultrapassar o municipio de lisboa, ficando apenas atras do de sintra.

Portvscalem
March 24th, 2008, 10:49 PM
eu acho que o linux não deve ter grande noção da zona sul do porto....

a sul do douro tens na boa meio milhão de pessoas... gaia a este ritmo a médio prazo chega aos 400mil...

mas mais que isso gostava de ver matosinhos chegar aos 200mil... tb não falta muito...

o municipio do porto é que deveria ter pelo menos 500.000.... tanta casa vazia para ocupar....

Daniel_Portugal
March 24th, 2008, 10:59 PM
a razao pela qual os municipios vizinhos so têm as populaçoes que têm, eh por falta de casas. ja no centro as razoes foram outras. ou seja, com uma boa politica o porto fica com 500mil habitantes em 2 ou 3 anos, uma vez que tem casas para isso ;) as motivaçoes de crescimento (negativo ou positivo) populacional na zona central, sao extremamente oscilantes, e ora agora apresentam -10%, como depois podem apresentar +10%. mas so ha uma coisa certa. o porto como metropole vai sem kkr tipo de duvida, crescer muito populacionalmente, independentemente do saldo no centro :okay:

quanto a matosinhos, em 2004 tinha 175mil, e apresenta um crescimento na ordem dos 2% anual, logo nao falta mesmo muito para chegar aos 200mil. mas o proximo a chegar a essa fasquia vai ser mesmo gondomar, com 180mil em 2004, e crescimento de 3%. eh possivel que em 2010 gondomar ja tenha atingido os 200mil :) sendo o sexto concelho do pais a consegui-lo, depois de lisboa, porto, sintra, gaia, e loures.

o sétimo será matosinhos ou amadora, mas acredito que seja matosinhos, pelo simples facto da amadora ja tar toda cheia.

daniel322
March 24th, 2008, 11:19 PM
com uma boa politica o porto fica com 500mil habitantes em 2 ou 3 anos, uma vez que tem casas para isso ;)

tem casas mas não tem estacionamentos..

fred_mendonca
March 24th, 2008, 11:22 PM
Acho que o próximo a atingir 200.000 mil vai ser Cascais! Está a 15 mil!

ruben.briosa
March 24th, 2008, 11:32 PM
Acreditas piamente nisso estou a ver.. Grécia, tem dito um crescimento anual vertiginoso, já ultrapassou Portugal...

sim graças à economia paralela. se portugal contabilizasse a economia ilicita era uma potencia mundial:lol:

ruben.briosa
March 24th, 2008, 11:34 PM
chama-lhe paralela :| paralela mas passou, se paralela permite passar a frente então avance-se para a paralela ou somos santinhos? ;)

sim e' paralela. o estado grego e' dos mais corruptos da europa, para subir nos indices fez de tudo.
eu sou o resto nao sei:lol:

Daniel_Portugal
March 25th, 2008, 12:21 AM
Acho que o próximo a atingir 200.000 mil vai ser Cascais! Está a 15 mil!

sim, esquici-me de cascais. mas gondomar vai chegar primeiro certamente. lembra-te que tinha 180mil em 2004. ja deve tar com 190 mil na bouex!

de kkr forma cascais deve chegar primeiro k matosinhos.

será gondomar > cascais > matosinhos

talvez... nao sei.

e depois provavelmente será BRAGA, o primeiro municipio extra aml-amp a chegar à tal fasquia!! :D

fred_mendonca
March 25th, 2008, 12:39 AM
Oeiras deve atingir ao mesmo tempo que Matosinhos!

Daniel_Portugal
March 25th, 2008, 01:03 AM
nop. ha-de atingir perto... mas depois. oeiras estará a competir com braga no nono municipio a atingir os 200mil.

o top10 nesse aspecto sera mt provavelmente, e por ordem de "chegada":

lisboa, porto, sintra, gaia, loures, gondomar, cascais, matosinhos, braga, oeiras.

5 na aml, 4 na amp, e braga.

mas no meio disto tudo ainda fica a questao da amadora, e por perto anda a maia, cujo crescimento eh o maior da amp, apesar de so ter 145mil em 2004.

fred_mendonca
March 25th, 2008, 01:18 AM
Pera aí, eu fui aqui http://maps.ine.pt/MapsPortal/(S(1k1ugf55gmo4gv45irplxozk))/default.aspx?VAR_CD=0000611&V_DIM_1=S7A2006&NIVEL=3&LINGUA=PT e verifiquei os dados de 2006 (2001) Taxa de Crescimento.

Gondomar: 171881 (164096) 4,74% http://pt.wikipedia.org/wiki/Gondomar
Matosinhos: 169104 (167026) 1,24% http://pt.wikipedia.org/wiki/Matosinhos
Braga: 173946 (164192) 5,94% http://pt.wikipedia.org/wiki/Braga
Cascais: 185279 (170683) 8,55% http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascais
Oeiras: 170677 (162128) 5,27% http://pt.wikipedia.org/wiki/Oeiras_%28Portugal%29

Daniel_Portugal
March 25th, 2008, 01:33 AM
eu acho que dás demasiada importancia ao wikipedia, kd kkr um a pode alterar. entao como eh que gondomar so tem 172mil? ate matosinhos ja ultrapassou isso.

fred_mendonca
March 25th, 2008, 07:08 PM
Dani, os dados são do INE! Não viste o link, o primeiro, aquele do mapa!

nunosalgado
March 27th, 2008, 05:15 AM
eu acho que dás demasiada importancia ao wikipedia, kd kkr um a pode alterar. entao como eh que gondomar so tem 172mil? ate matosinhos ja ultrapassou isso.

Eu leio este fórum já há algum tempo... Mas tu e os números são assim uma coisa que não bate muito certo! Já me ri com aquilo que tu escreves vezes sem conta.

Ai esses malandros do INE que andam a brincar... Eu com os meu binóculos faço cá umas estimativas de populações do que me convém que é um mimo!

Mas a melhor de todas, a imbativel, foi a convicção com que vi alguém a defender que a cidade de Famalicão tinha 100mil habitantes.

Não me leves a mal... Mas és tão faccioso!

ruben.briosa
March 27th, 2008, 05:20 AM
realmente porque Famalicao e' do tamanho da Figueira e a Figueira ja' e' grandinha com 30 mil hab na cidade.. depois famalicao tem e' muito no concelho mas claramente nao pertence a cidade..

Daniel_Portugal
March 27th, 2008, 09:19 PM
o concelho de famalicao tem mais do que isso, e eh extremamente denso (apesar do povoamento algo disperso). ;)

ruben.briosa
March 28th, 2008, 01:17 PM
^^mas nao sao da cidade conurbada..

Daniel_Portugal
March 28th, 2008, 03:23 PM
as designações sao mt estupidas... e quem se rege estritamente por elas acaba por ser estupido.

por exemplo, aqueles exemplos mais sonantes:

senhora da hora eh uma vila. porque nao faz parte da cidade de matosinhos? ta no concelho de matosinhos, ta pegada à freguesia de matosinhos, e é a freguesia mais populosa da conurbaçao (leça da palmeira, matosinhos, senhora da hora). entao porque raio eh uma vila? porque raio nao faz parte da cidade de matosinhos?

e depois a famosa questao das metropoles. quem as olha de cima, vê uma unica e grande conurbaçao. quando se vai ver os limites politicos, elas sao uma mistura estranha de uma cidade grande, algumas medias, e algumas vilas.

quanto ao concelho de famalicao... está cada vez mais denso e apesar de haver algum povoamento disperso em torno da cidade em si, eh um povoamento muito proximo do nucleo principal que depende deste em todos os aspectos. ha uma grande quantidade de pessoas em torno do nucleo principal. (alem do proprio nucleo principal estar a crescer imenso...)

hoje em dia dizer que a cidade de famalicao tem 30mil eh absolutamente errado. tal como eh errado dizer que lisboa e porto têm 500 e 250 respectivamente, quando ambas as conurbaçoes ultrapassam largamente a fasquia do milhao. (bem, nestes casos ainda eh mais evidente do que famalicao ter mais de 30mil)

Francisco[prt]
March 28th, 2008, 09:18 PM
Na AMP, li no semanário económico, só no municipio do porto é que a procura de habitação é maior q a oferta, em todos os outros municipios é o contrário. Mas é certo que a oferta é bastante dinâmica nestes últimos.

Li também há algum tempo no JN, um administrador das Águas do Douro e Paiva a dizer que havia indicios de que a população do municipio do Porto estava de novo a aumentar.

Só não vejo verdadeiros movimentos a favor da junção de municipios, ou pelo menos de anexação de freguesias pelo Porto. Espero não morrer e o Porto ainda ser um municipio com 41km2.

Daniel_Portugal
March 29th, 2008, 02:01 PM
o municipio do porto terá 584km2 no futuro. nao sei eh quando.

Marco Bruno
March 30th, 2008, 05:06 PM
o municipio do porto terá 584km2 no futuro. nao sei eh quando.

Porra isso são 5 x Paris...

Portvscalem
March 30th, 2008, 06:11 PM
mas paris é igualmente uma cidade mal delimitada... vai ver hamburgo e já não é bem assim...

lynux
March 30th, 2008, 10:23 PM
Dani ainda segues a dizir que Valencia é menos importante e grande que o Porto. :lol:

Valencia tem 810.000 habitantes em 135 km2 mentres Porto nao chega a esa cifra em muitos mais.

http://www.valenciahui.com/noticia.php/2008/03/29/la_ciudad_de_valencia_ya_supera_los_810_

Portvscalem
March 30th, 2008, 10:57 PM
oporto não é tão denso como valência, e daí????? berlim tb não será, e é menos importante que valência por isso?

o porto como cidade ocupa uma area muito maior que valência...

se fizres um estdo freguesia a freguesia encontras uma cidade com 900mil habitantes ou perto disso, com uma area bastante menos aos 500km2... esses 500km2 é a soma pura e dura de municipios pegados ao porto mais este... o que se pode considerar a cidade, mais alguns subúrbios e margem de crescimento... digamos, tipo vigo, que no municipio tem a cidade mais alguns subúrbios que permitem o crescimento da malha urbana da cidade....

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 03:17 PM
lynux: alem do porto ser mais importante que valencia, é maior.

quanto à densidade. as cidades espanholas sao mt mais densas que as restantes cidades europeias. e as cidades africanas e asiaticas ainda sao mais densas que as espanholas.... por isso nao me venhas chagar a cabeça com a tua estupidez que sinceramente ja começo a ficar farto de em todos os threads vires com alguma bokinha invejosa ao porto, so porque o porto eh maior e mais importante do que a cidade onde vives, e tambem do que valencia.

em espanha ha duas cidades mais populosas que o porto, de seu nome madrid e barcelona. ponto. agora desaparece

lynux
March 31st, 2008, 04:32 PM
Primeiro a imbeja é tua ao representar uma cidade com 225.000 habitantes oficias contra Valencia que tem 810.000 e logos vens dizer que é menos importante. lol

Nao me fagas rir! Porto mais importante que Valencia! so na tua cabecinha e na dos teus sequaces ultranacionlistas portuenses coma tu ja,ja ja...

Por casualidade onde há uma coisa parecida a cidade das artes e das ciencias no Porto, ou que tipo de comparaçao podes facer em referencia os portos de mar, ou acasso Porto seria candidata e capacitada para organizar duas american's cup ou a fórmula 1... agora fálame da red bull, dos eventos nas discotecas ou mesmo da casa da musica, que mesmo Vigo vai ter um auditorio maior ja,ja, ja... :lol:

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 04:35 PM
por muito que te irrite... o porto eh maior do que valencia ;) (bem, isso eh indiscutivel :lol: tu alem de ultranacionalista, es ultra anti-porto. (o que faz ver a nossa grandeza tambem. nao ves nenhum forista portugues a atacar as cidades espanholas :lol: )

alguem que compara o porto a vigo, uma cidade 5 vezes menor (e so porque eh muito densa, pk em termos de tamanho eh 20 vezes mais pekena)... nao pode ter mt credito.

quanto a porto vigo enfim... nem ha discussao, a nao ser k seja pra rir. kt a porto valencia, uma discussao sempre nao tao hilariante... o porto ganha com relativo conforto. mas por acaso ate gosto mais de vigo! :D ao contrario de ti eu gosto da minha brother city... tu es mm uma excepçao. vives no teu mundo de ilusao anti-porto... e nao sais dele. em varios threads puxas um assunto kkr pra dizer mal do porto. eh uma coisa impressionante.

lynux
March 31st, 2008, 05:00 PM
Quanta suma de parvoices seguidas... mesmo eres do que nao há, agora Vigo é 20 vezes mais pequeno co Porto, já te gustaria, igual que já te gustaria para o Porto o projecto que tem Nouvel (premio Pritzker 2008) no porto de Vigo, ja,ja,ja... :lol:

Olha Dani! sonha para o Porto: :bash:

Novo cais e marina:
http://img357.imageshack.us/img357/5171/671pm2000couleurkj9.jpg

Comparaçao da torre Agbar coa torre monolito de Vigo:
http://img359.imageshack.us/img359/1122/nouvelui1.jpg

Vigo na pagina web de Nouvel:
http://img442.imageshack.us/img442/6718/20070824img200708170145eb7.jpg

Mesmo se fose verdade do de que Porto é 20 vezes Vigo, pois que vergonha porque tem muitos melhores projectos. :cheers:

Pd: Quanto Porto vs Valencia, nada que ver! em nada. :lol: Sigo perguntandome porque nao foi eligida Porto antes que Valencia pra ameriacan's cup ou pra formula 1, será porque é pior. :lol:

tcpor
March 31st, 2008, 05:10 PM
^^ Desculpa Lynux mas isso nada tem a ver com a cidade ou o tamanho da cidade.

Vigo tem esse novo Porto de Mar porque... Precisava de um! O Porto, felizmente, ainda não precisa de um Porto de Mar porque o que tem funciona.

Valencia teve o American's Cup e a Formula 1 por interesses económicos a nível do país. Nada tem a ver com as cidades em si. Se não, poderia perguntar-te porque não tem Valencia o Red Bull Air Race ou o Rock In Rio. ;)

PS: por acaso, acho essa "pedra", que mais parece vinda directamente de Stonehenge, uma verdadeira aberração.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:11 PM
LOL! e tu insistes... nao vou discutir mais.

eu nao disse k o porto eh 20 vezes mais populoso que vigo. eh so 5 vezes. é 20 vezes maior em tamanho fisico. eh so ver as imagens do espaço.

quanto a porto valencia. conurbaçao de valencia 900mil, conurbaçao do porto 1.3milhoes. area directa em torno de valencia 1.8milhoes, a do porto 3.6milhoes. queres pegar numa cidade espanhola e ganhar ao porto? pega por exemplo em madrid. ou se preferires em barcelona. de resto nao ha cidade espanhola acima de lisboa ou porto. so mesmo essas 2. :P

alguem me pode banir este gajo? em tudo kuanto eh thread vem atacar o porto. :lol: que complexo de inferioridade my god!

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:14 PM
e depois vem ele com projectos :lol: aki nao se trata de projectos ou nao projectos. trata-se que o porto eh 5 vezes maior que vigo, e quase o dobro de valencia.

ACEITA! ;) nao chores... nao estejas sempre a embicar! ACEITA pura e simplesmente... e cala-te de uma vez por todas. sao maos cheias de threads em que tu vens atacar o porto. nao percebes que isso so mostra o complexo de inferioridade que tens perante esta cidade? :lol: que gaju tapado meu!

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:21 PM
já agora :lol:

o que é melhor, ter uma marina e um predio que mais parece um monolito do tempo da pedra... ou ter um terminal de cruzeiros com marina, e um cluster de edificios empresariais espelhados como deve ser?

http://fotos.sapo.pt/imbictvs/pic/00033121

http://loveporto.com/centroempresarial/a.jpg

e uma das unicas 15 redes de metro no planeta com mais de 100 estaçoes.

e o melhor aeroporto da europa e 3 do mundo?

oh my fuckin god... eu nem sei pra k tou a discutir contigo...

lynux
March 31st, 2008, 05:23 PM
A única saida tua e dizer que tenho complexo de inferioridade duma cidade de 225.000 habitantes que grande parte do seu centro histórico está podre de fuxir e com quase tuda a parte nova cuns parametros de qualidade bastante fuleiros.

Mesmo a última vez que fui ao Porto habia uma igreja cum cartel a dizer que habia desprendementos porque caiam azulejos e era melhor nao pararem-se nas escadas porque igual caia-te um na cabeça. :ohno:

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:25 PM
ahahhahaha agora vem-me falar do centro historico.

o centro historico ta a ser reabiilitado e ate 2015 vai estar TUDO concluido. e mesmo assim o termo "cair de podre" eh mais uma vez um exagero redutor teu....

o que nao falta no centro historico do porto ja ACTUALMENTE sao zonas excelentes e super bem arranjadas.

enfim...

lynux
March 31st, 2008, 05:35 PM
já agora :lol:

o que é melhor, ter uma marina e um predio que mais parece um monolito do tempo da pedra... ou ter um terminal de cruzeiros com marina, e um cluster de edificios empresariais espelhados como deve ser?

http://fotos.sapo.pt/imbictvs/pic/00033121

http://loveporto.com/centroempresarial/a.jpg

e uma das unicas 15 redes de metro no planeta com mais de 100 estaçoes.

oh my fuckin god... eu nem sei pra k tou a discutir contigo...

Faltate dizer que é dos melhores aeroportos de Europa mas por baixo de 5 milhoes de pax que é muito diferente.

O terminal de cruzeiros e a marina aparte de sr pequenos é uma necesidade imperiosa ainda nao resolta para o Porto que nao atracam cruceiros porque nao tem um cais decente enao tem apenas um pequeno porto desportivo quando na ria de Vigo temos mais de 2.000 prazas de iates (mais do que todo Portugal.

A torre de oficinas é bem vulgar como para ser algo destacable para o Porto, esses centros empresariais os há em Espanha em vilas de 20.000 habitantes.

O metro lijeiro é mais que nada um tranvia, que para mais o defecto que tem é que tem demasiadas paradas, já que fai-se muito lento em comparaçao com outros metros puros que vam a 80 km/h.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:42 PM
o metro do porto anda a 80 e eh maioritariamente dedicado.

aceitaaaaaaaaaaa este gajo eh um xato do caralho... implica com tudo...

toma la a rede do metro do porto em breve:

http://loveporto.com/metroporto/mapametroporto2.png

dá inveja a vigo e a valencia ne? azar!

quanto ao aeroporto... ele ainda ta nos5milhoes de passageiros pk ainda nao sofreu as alteraçoes todas. ele irá situar-se entre os 16 a 20milhoes a medio prazo, depois da expansao ser feita.

quanto aos projectos que em cidades d 20mil em espanha ha aos milhares.... :lol: okay! se pelo menos essas cidades nao tiverem monolitos de pedra com mais de 100 metros de altura estao bem haviadas!

tu queres, mas essa nao eh a realidade. o porto arrasa-te a cabeça.... e a prova disso eh que nao consegues ficar por baixo.. tens sempre que vir com mais alguma coisa... mas perdes sempre! e vais continuar a perder. keres deixar mal o porto mas nao deixas... por mais threads que desvirtues. sao às dezenas de threads em que apareces tu a dizer algo... incrivel!

aceita a realidade, choné :) :P nao vais nunca conseguir dizer que valencia eh maior que o porto... nem vais nunca conseguir dizer que o porto tem apenas o triplo do tamanho de vigo. :lol: nevermind!

Obidos
March 31st, 2008, 05:44 PM
Duplicado

Obidos
March 31st, 2008, 05:44 PM

Olha Daniel, na mesma pagina da ANA

Aeropuerto de Porto entre los mejores

El Aeropuerto de Porto, ha sido distinguido en la ceremonia de atribución del los premios “Airport Service Quality Awards” promovido por el ACI- “Airport Council Internacional” con dos premios:

- 3º clasificado en la categoría de “Best World Airport < 5M” (mejor Aeropuerto del Mundo con menos de 5 millones de pasajeros) o sea el 1º clasificado entre los Aeropuertos de Europa
- 3º clasificado en la categoría “Best Europe Airport”

En la ceremonia de entrega de los premios, que transcurrida el pasado dia 12 en el Dubai, el Director General del ACI, Robert J. Aaronson, ha señalado que estos premios resultan del compromiso que los aeropuertos adoptan ante sus clientes.

Estos premios resultan de las clasificaciones obtenidas en las inquisiciones trimestrales de avaluación de la satisfacción de los pasajeros, realizadas en 90 aeropuertos de todo el mundo.

ANA Sa tiene tornado publico, por medio de su portal, los resultados de las inquisiciones donde tienen participado los Aeropuertos de Porto, Lisboa, Faro e Ponta Delgada.

http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/PAGINA_CONTINUIDADE_EMPRESA/?cboui=6644471&EMP_CT=6644471

Era bom o aeroporto do Sá Carneiro ser o primeiro de Europa e terceiro do mondo, mas Europa tem tantos aeroportos tao bons e o mundo... ainda mais. Nao digo melhores, mas ao menos tao bons como o do Porto.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 05:47 PM
^^ claro que sim obidos! :)

este ano ele ja vai ultrapassar os 5milhoes de passageiros. vamos ver em que lugar vai ficar nesta nova fase em que passa de aeroporto medio a grande aeroporto (a nivel de passageiros). :)

Obidos
March 31st, 2008, 05:51 PM
Estao a fazer um bom trabalho os gajos do Sá Carneiro, a captaçao de passageiros de Galicia é muito inteligente... além da chegada de Ryanair...

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 06:03 PM
mas a tap ja tratou de dificultar a entrada da ryan air

(atençao: o lynux ta a ver o thread... aí vem mais um rol de criticas sem nexo e exageradas.. querem ver?)

lynux
March 31st, 2008, 06:08 PM
A captaçao de tráfego galego rolda os 100.000 pasajeiros entre quatro milhoes que move o Sa Carneiro, uma cantidade bastante despreciavel, mentres na Galiza com menos populaçao movemos um milhao mais, captando também tráfego transfroiteiriço, acho que bem mais de 100.000, so tens que ver a quantidade de carros portugueses que sempre estao parqueados nos aeroportos galegos.

Dani o metro de Valencia é bem melhor que o de Porto mentres que Vigo vai ter duas linhas com mais km soterrados que tem o metro do Porto.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 06:11 PM
nao interessa os kilometros debaixo da terra. interessa os kilometros dedicados, e kuase 100% da linha do metro do porto eh dedicada em canal, mesmo k em zonas nao seja subterraneo ;)

e com a nova expansao da rede... tambem vai haver muitos mais kilometros subterraneos (coisa que mais uma vez digo, nao eh o essencial, DESDE que seja dedicado).

e ja te disse que o aeroporto vai para os 16-20m. so ainda nao o fez porque nao ha aeroporto para isso. nem nunca houve. o aeroporto do porto sempre foi pequeno e extremamente limitado face ao tamanho da cidade e respectiva area de influencia.

lynux
March 31st, 2008, 06:15 PM
As actuais instalaçoes do aeroporto do Porto estao infrautilizadas, nao venhas a dizer que nao se chegou aos 20 milhoes porque nao há infraestructura, mesmo que facioso es, já falas de 20 milhoes quando ainda anda pelos 3.9 milhoes. :lol:

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 06:20 PM
para me fazer entender:

metro SUBTERRANEO

http://loveporto.com/trinitry.jpg

metro DEDICADO

http://i56.photobucket.com/albums/g189/bibaoporto/metro023yg.jpg

metro PARTILHADO (este sim, é mais lento)

http://loveporto.com/metromaia.jpg

ou seja, não obstante o facto dele ter bastante extensão não-subterrânea, NÃO tira o facto de poder acelerar a grandes velocidades em grande parte da rede! capixe? espero que nao contestes o incontestavel agora.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 06:23 PM
e agora a nova linha circular com 9km, a estruturar linhas ja existentes, e ainda por cima com piloto automatico vai ser linda! :D

Ennis
March 31st, 2008, 06:55 PM
mas paris é igualmente uma cidade mal delimitada... vai ver hamburgo e já não é bem assim...

Mal delimitada em que sentido? :sly:

Nortenho
March 31st, 2008, 07:37 PM
e agora a nova linha circular com 9km, a estruturar linhas ja existentes, e ainda por cima com piloto automatico vai ser linda! :D

Mas isso vai para a frente ou continua a ser só um projecto?

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 08:52 PM
^^ ao que tudo indica vai pra frente.

como ja havia referido no thread do metro, penso que ja ha uma garantia de 1,5bilioes de euros para a obra (que devem aumentar, tal qual acontecera na primeira fase), e a linha circular está orçada em 200milhoes, e ja foi bastante debatida, por isso deve mm ir pra frente :) revolocionaria completamente a rede de metro do porto.

actualmente pouquissimas cidades dispõe de linhas circulares (e com piloto automatico). traria sem duvida vantagens enormes.

Daniel_Portugal
March 31st, 2008, 09:47 PM
Mal delimitada em que sentido? :sly:

fazeres essa pergunta demonstra como nunca percebeste patavina do que o portuscalem, eu, e outros por ai dizem. :ohno: (razao pela qual depois dizes "ahhh o porto tem 20milhoes" e coisas do genero a gozar).

a CONURBAÇÃO de paris tem 9milhoes, logo o facto da cidade so ser considerada de 2,2milhoes devido ao facto dos limites municipais serem mais pequenos que a conurbaçao (tal como acontece com porto ou lisboa), faz automaticamente com que a cidade esteja mal delimitada. paris tem 9milhoes, nao 2,2. mas "oficialmente" eh 2,2 por esta ser mal delimitada. eh claro que cada vez menos gente pensa municipalmente... basta ver o site da redbul que na referencia das cidades, na secçao populaçao tem um "1.6million" em frente à cidade do porto. (porque naturalmente assumiram a zona urbana mais densa, e nao a "cidade do porto de 42km2" (aka municipio do porto)).

esclarecido pk eh k o portuscalem disse que paris ta mal delimitada? nao foi nenhuma critica... pelo contrario. foi dizer que a cidade-real (conurbação) eh maior do que o municipio.

Portvscalem
March 31st, 2008, 10:55 PM
A captaçao de tráfego galego rolda os 100.000 pasajeiros entre quatro milhoes que move o Sa Carneiro, uma cantidade bastante despreciavel, mentres na Galiza com menos populaçao movemos um milhao mais, captando também tráfego transfroiteiriço, acho que bem mais de 100.000, so tens que ver a quantidade de carros portugueses que sempre estao parqueados nos aeroportos galegos.

Dani o metro de Valencia é bem melhor que o de Porto mentres que Vigo vai ter duas linhas com mais km soterrados que tem o metro do Porto.

linux, ás vezes dizes cada coisa... quando vigo tiver 1km de metro onde quer que seja, já oporto tem uma rede brutal...

tens ideia que o porto com a segunda fase terá uns bons 30km de metro enterrado... diz-me que duas linahs em vigo daqui a 50 anos terão 30km enterrado... por favor... cobria toda a cidade com estações de 100 em 100 metros...

vigo não tem malha urbana suficiente sequer para tanto metro... só se andasse de baixo da terra até pontevedra...

actualmente o metro de valência é maior...e??? tem problema???? já o possuem ha mais tempo... é natural....

aeroporto sá carneiro tá no grupo dos pequenos... e o de vigo??? aquelo é mais um aerodromo que outra coisa.... pistas como aquela à volta do porto encontras umas tantas....

o daniel_pt exagera um pouco na "disputa" porto-valência... mas um coisa é certa, valência pode comparar-se ao porto e vice-versa... vigo não!

existem outras coisas além da economia, e tudo o mais, o porto tem história que sobre para ombrear com grandes cidades tb no aspecto cultural...

por falar em cultura, a dimensão cultural do porto é imensamente superior a vigo....

quanto a torres tens razão... não e´muito grande, mas terá 24 pisos.... e a ideia é toda a zona industrial ter novas torres....

mas olha sevilha...

dantes não tinha nenhuma torre e agora vai ter uma enorme.... neste momento coruña tem um torre mayor, e ninguém coloca coruña no patamar de sevilha....

e deixa tar que o porto pode ter poucas torres e baixas, mas tem o suficiente para dar banho a vigo.....

outra coisa, o porto NÃO tem 225mil habitantes...nem sequer o municipio que tem 230mil....

na area urbana consolidada, porto e valência são equivalentes...

o porto está mais consolidado em zonas fora do municipio que 2/3 da cidade de vigo....

Portvscalem
March 31st, 2008, 11:58 PM
linux, a "CIDADE" de VIGO do ar:

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/Imagem_GoogleEarth.jpg

para o linux isto é cidade de vigo....

mas isto já não é cidade do porto....

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/poi.jpg

claro que dessa forma é facil dizer que vigo é maior que o porto....

o porto não tem 225mi habitantes...e vigo como cidade consolidad tb não tem 300mil...metade de vigo são aldeias....a cidade de vigo tem mais aldeias e espaço não urbanizado dentro dela que o porto como cidade aglomeração, que tem 1milhão de habitantes...

casco denso de valência e do porto ( e do porto tem menos densidade populacional, mas em contrapartida a cidade possui uma area maior):

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/urbanismoporto.jpg
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/urbanismovalncia.jpg

e agora porto e vigo....só centro que a cidade do porto não cabe toda na foto ( a de vigo tb não as casinhas continuam.....)

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/Portuuuu2.jpg
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/viguuuu2.jpg

vejamos os centros das duas cidades ( o centro do porto é para aí 2x a cidade consolidada de vigo inteira...)

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/citycenterporto.jpg
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/citycentarvigo.jpg
até meto o de braga, loool:
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/citycenterBraga.jpg

e como gostas do nosso "pequeno" aeroporto:

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/AeroPorto.jpg
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/porto-vigo/AeroVigo.jpg

tb tenho de estações de comboios, se quiseres....

Herrmando
April 1st, 2008, 04:24 PM
Uma coisa q n entendo é o facto de existirem users tugas que foram postos em brig por mto menos que este espanhol idiota vem para aqui dizer. E ele é bacoradas a torto e a direito!
Dizer que Vigo tem mais lugares de marina q Portugal inteiro deve ser para rir! 2000 lugares??? Só a marina de Vilamoura tem coisa para 1000 lugares, na região de Lx deves ter mto mais q isso!
Mas os disparates continuam:

A única saida tua e dizer que tenho complexo de inferioridade duma cidade de 225.000 habitantes que grande parte do seu centro histórico está podre de fuxir e com quase tuda a parte nova cuns parametros de qualidade bastante fuleiros.

Pois o centro histórico n está em grandes condições, mas ao menos temos centro histórico, património da humanidade pela UNESCO por acaso, enquanto Vigo de histórico só tem o Celta de Vigo... E falar em foleirices no porto quando se é de Vigo só pode ser gozo! Se o ideal de beleza do Lynux é aquele maravilhoso prédio na baía de Vigo, abençoadas foleirices q temos cá no Porto!

Qto ao porto de Vigo, ainda bem que vai entrar em obras, visto que é das coisas mais horríveis q tive o desprazer de ver, e é preciso ter em conta q o porto de Vigo é porto para pescadores e a pouca carga que tem pode agradecer à Citroen.

Um gajo de Vigo vir para aqui dizer mal do aeroporto Sá Carneiro é como um africano a viver numa palhota gozar com a mansão do Cristiano Ronaldo!

E gozar com o metro do Porto, bem, podem gozar tb com o metro de Milão que usa o mesmo sistema, e n me parece que Valência se queira comparar com Milão...

De resto, até sinto q é um rebaixamento da cidade do Porto estarmos a trocar argumentos comparando o Porto a Vigo! Daqui a pouco estamos a comparar o Porto a Figueira de Castelo Rodrigo, ou até mesmo a Tui!

_Rick_
April 1st, 2008, 04:59 PM
De resto, até sinto q é um rebaixamento da cidade do Porto estarmos a trocar argumentos comparando o Porto a Vigo! Daqui a pouco estamos a comparar o Porto a Figueira de Castelo Rodrigo, ou até mesmo a Tui!
Concordo completamente com o Herrmando. Não percebo porque lhe continuam a responder sobre este assunto. Qualquer pessoa vê as barbaridades que ele está a dizer. Eu até estou em crer que mesmo ele sabe perfeitamente a realidade mas diz aquilo para irritar.

Eu quando vi aquilo das amarrações até era para responder mas depois achei logo: "para quê?". Só o facto de termos de explicar e convencer alguém que Portugal tem mais de 2000 amarrações é ridiculo. O lynux das duas uma: Ou simplesmente não sabe do que fala e não conhece Portugal (e claramente nunca foi ao Algarve ou a Lx), ou está a gozar com as pessoas. Em qualquer dos casos não vale a pena contra-argumentar.

tcpor
April 1st, 2008, 05:21 PM
^^ tenho quase a certeza que o membro lynux só escreveu estes comentários para irritar o Dani. Aliás, por isso é que o mesmo lynux não comentou o que tinha escrito mas apenas o que escreveu o Dani. ;)

Só não percebo é o que Vigo ou Valencia têm a ver com o objectivo inicial deste tópico: "Porto, pouco movimento". :no:

Portvscalem
April 1st, 2008, 05:30 PM
muito gostas da cabecinha a dizer não tcpor....

o tópico... hummm alegadamente vigo tem mais movimento que o porto, deve ser isso....

este thread não tem muito mais a acrescentar, agora vive destas discussões entretidas e engraçadas....

tcpor
April 1st, 2008, 05:41 PM
^^ não, não! Eu costumo usar o :ohno: e desta vez usei o :no:! :lol:

Se não há mais nada a dizer, não há e ponto final. Sinceramente, não acho piada a discussões quando não enriquecem o meu conhecimento e quando vêm à discussão dados falsos ou que nos induzam em erro. Só isso.
Eu até gosto de Vigo. Agora, nunca na vida poderei compará-la ao Porto (e estou muito longe de ser um grande defensor da Invicta).

fred_mendonca
April 1st, 2008, 06:00 PM
O lynux está sempre a picar o pessoal!

Portvscalem
April 1st, 2008, 06:08 PM
^^ não, não! Eu costumo usar o :ohno: e desta vez usei o :no:! :lol:

Se não há mais nada a dizer, não há e ponto final. Sinceramente, não acho piada a discussões quando não enriquecem o meu conhecimento e quando vêm à discussão dados falsos ou que nos induzam em erro. Só isso.
Eu até gosto de Vigo. Agora, nunca na vida poderei compará-la ao Porto (e estou muito longe de ser um grande defensor da Invicta).

quiçá não enriqueçam o teu mas o de outros, loooool....

a chacha pseudo séria a mim entretém-me, loool...

javier_28
April 1st, 2008, 06:45 PM
No comprendo porque dicen que Oporto tiene mas población que Vigo?

Oporto 233.465

Vigo 294.772

Daniel_Portugal
April 1st, 2008, 06:57 PM
LOL

ha gajos que nao sabem o que sao municipios. sao burros quadrados.

alias este novo user é quase de certeza um clone do lynux porque viu que ninguem lhe da razao... entao criou um novo user pra mostrar ao pessoal "tao a ver como eu tenho razao?"

Portvscalem
April 1st, 2008, 07:06 PM
No comprendo porque dicen que Oporto tiene mas población que Vigo?

Oporto 233.465

Vigo 294.772

para primeiro post não tá mal....

si reduces la ciudad de barcelona al barrio gótico y dices que la ciudad de vigo termina en astúrias por certo vigo será mayor que barcelona....

los critérios que dan esa población a porto son diferentes de los que tiene vigo...

y las areas de influência son distintas, vigo con 400mil y porto con 2 millones....

y fisicamente porto és una ciudad mayor...su casco urbano és maior que el de valência o sevilla ( aún que no muy denso), vigo como ciudad tiene un casco urbano muy pequeño ( bastante denso, por lo menos)...

temos um novo candidato às discussões engraçadas...

ahhh y bienvenido!

Portvscalem
April 1st, 2008, 07:08 PM
clones????? mas que é isso????

este thread é um elogio ao 1 de abril....

Daniel_Portugal
April 1st, 2008, 07:20 PM
linux, a "CIDADE" de VIGO do ar:

para o linux isto é cidade de vigo....

mas isto já não é cidade do porto....

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/poi.jpg

claro que dessa forma é facil dizer que vigo é maior que o porto....
....

Como vês, Javier (aka Lynux), o MUNICIPIO de vigo NÃO é todo coberto pela cidade. ou seja, dos 290mil do municipio... muitos nao vivem na cidade. na cidade nem 200mil vivem se for preciso.

ja o municipio do porto, é TODO ocupado pela cidade, e essa mesma cidade extravaza muito para lá desse município. e nem eh preciso discutir isso que toda a gente sabe :lol: na tua ordem de ideias nao havia nenhuma cidade em portugal maior que ZARAGOZA :D uhuhuhuhu

a unica verdade em relação aos tamanhos das duas cidades são estas:

CIDADE de vigo - 250.000

CIDADE do porto - 1.300.000

E no que toca às respectivas envolventes humanas. Temos Vigo com 700.000 e grande dispersão de densidade (logo imediatamente depois do municipio há municipios DESERTOS, e so depois volta a haver municipios com densidade relativa), e Porto com 3.600.000 e uma dispersão gradual até ao limite, com extrema densidade numa área vastamente urbanizada. (área essa que dá para ver na foto de cima, captada a 40km de altura, exibindo a grande mancha vermelha nesta foto de baixo.

http://www.loveporto.com/noroestemetropolitano.jpg

Conclusão:

Vigo é uma cidade de tamanho médio, cuja zona envolvente alargada detém alguns polos medianamente povoados. Já o Porto é uma metrópole de tamanho médio, com uma humanização vasta em torno de si, com polos densamente espaçados entre si ao inicio, e mais distancia depois. Alguém que por si só tenta comparar Vigo ao Porto, é por puro nacionalismo e bairrismo. Nesta península há 5 verdadeiras metrópoles, Madrid, Barcelona, Lisboa, Porto e Valência. (sendo que destas, Valência é a única que não tem 1milhao no seu casco urbano principal), depois há 3 cidades grandes. Sevilha, Zaragoza e Bilbao. e depois ha cidades médias (na qual vigo faz parte), e cidades pequenas. (na qual santiago de compostela faz parte). nao sei qual é a piada de dizer que o porto tem 250mil, se colado a ele tem outro municipio de 330mil, outro de 175mil, outro de 180mil, outro de 144mil, outro de 100mil, outro de 80mil, outro de 75mil, e por ai fora. :lol: o porto (e lisboa, isto eh um mal tuga!) é simplesmente uma metropole retalhada em municipios. ja vigo é uma cidade media que NEM SEQUER ocupa o seu municipio todo.

Portvscalem
April 1st, 2008, 08:11 PM
por sinal, aquele tracitio branco é um proposta minha para prolongamento a norte da segunda linha de gaia... subterraneo, claro....

são só 5 estações... serviria o "buraco" entre as linhas amarela e a verde na sua zona mais urbana, e mais proxima do municipio do porto... dava ainda mais peso ao interface casa da música e dava origem a mais um interface na linha sra hora-hsj....

Daniel_Portugal
April 1st, 2008, 08:55 PM
yah eh uma boazona para uma linha de metro :)

javier_28
April 1st, 2008, 11:10 PM
Daniel, cual es tu formación academica? Por supuesto que debes tener egresado en Geografía.

napolit
April 1st, 2008, 11:21 PM
Com todo o respeito, mas muitas coisas destas conversas nao aportam nada, pelo contrário, só criam guerras entre as pessoas :ohno:, e dizem-se tantas coisas sem sentido e sem dar dados nem fontes nem nada :ohno:.

O positivo é que aprendi uma coisa mais, o urbanismo nos arredores de Vigo nao é muito positovo na minha opinao, tanta casa por o campo :(, o que será de nós no futuro se a humanidade continua assim ... (jaja, do Porto melhor nao vou dizer nada :lol:, mas também nao gosto muito do planeamento urbano dos seus arredores).

por sinal, aquele tracitio branco é um proposta minha para prolongamento a norte da segunda linha de gaia... subterraneo, claro....

são só 5 estações... serviria o "buraco" entre as linhas amarela e a verde na sua zona mais urbana, e mais proxima do municipio do porto... dava ainda mais peso ao interface casa da música e dava origem a mais um interface na linha sra hora-hsj....

5 estaçoes, quantos km? e quanta populaçao se beneficiaria desse prolongamento?

PD Se gostam de comparar tamanhos de cidades :lol:, podiam comparar os tamanhos dos centros históricos das distintas cidades, eu queria fazer um a medir as zonas qeu ficavam dentro da muralha do século XIX (por exemplo, no Porto é bem claro). Até comecei a faze-lo, só que perdi as fotos quando cambiei de computador :(, entao reto ao Daniel a comporar isso. Adoro o Porto, acho uma cidade muito bonita (muito mais do que pensava antes de ir, surprendiu-me positivamente), mas sempre tive a sensaçao que o seu centro histórico era bem pequeno, e quando o comparei com outras cidades, vi que era assim.

PD Com essa foto de Braga, é complicado diferenciar onde está o centro histórico.

Daniel_Portugal
April 1st, 2008, 11:35 PM
javier_28

no es geografia, pero geografia es un hobbie. e o que yo e portuscalem habemos dito, es la realidad.

(es baseado en dados de instituto nacional de estatistica, entre otras cosas. es una avaliacion total de demografia por concelho, analizando as verdaderas areas urbanas. uma verdadera area urbana puede non ocupar un concelho inteiro, o puede ocuparlo todo e extravazar para los otros. esse fenomeno acontece en ciudades como porto, lisboa e barcelona, que tienem concelhos pequeños, e una area urbana grande.)

javier_28
April 1st, 2008, 11:35 PM
Pero Daniel si hablas que Porto tiene 3,6 millones de habitantes estas hablando de Norte (NUT II).

Daniel_Portugal
April 1st, 2008, 11:43 PM
no. Norte NUTSII tiene 4,1 millon de habitantes, e la mancha de 3,6 millones extravaza para la region centro nuts II.

no hablo en limites politicos, pero en MANCHAS populacionais.

e porto NO tiene 3,6millones. la area urbana CONTINUA de porto tiene 1,3 (la CIUDAD), 3,6 existen en sus arredores, na uniao de ciudades satelite e povoamento dispierso a unir-las.

lo municipio do porto tiene 240mil habitantes.
la primeira corona (ciudad/densidad urbana) tiene 1,3millones
la segunda corona (ciudades satelite muy pierto con elevada densidad) tiene 2,5 milones
la tercera corona (representativa de area de influencia directa de la ciudad) tiene 3,6millones, e engloba vastas zonas de floresta tambien, pero la mancha es igualmente densa, e perto de centro.

neste mapa aqui puedes ver la distribuicion de personas en la peninsula iberica. es possible ver la predominancia de las 4 principales metropoles (madrid, barcelona, lisboa e porto), e una ascencion rapida de valencia. o eixo de alicant/costa blanca es muy poblado tambien.

http://www.loveporto.com/densidadepeninsula.jpg

pienso que este mapa define muy bien los sitios onde hay más poblacion, e lo tamanho de las ciudades. (piqueñas, medias, grandes, e las metrópoles)

javier_28
April 1st, 2008, 11:53 PM
Pero, donde esta el estudio que comprueba tu teoria?

Daniel_Portugal
April 2nd, 2008, 12:16 AM
no es estudo nenhum. kualker mapa de densidad de poblacion. ;)

esse que yo mostrei por exemplo. en instituto nacional de estatistica puedes ver numeros, e somarlos se quiseres. a area metropolitana do porto oficial engloba 14 municipios, e la poblacion de AMP es la poblacion contida nesses 14 municipios. pero isso no quier dicer que no haja poblacion para alen desses limites. neste caso ha! e mucha. bien pierto. no es ningum tipo de teoria... apenas uma constatacion de una realidad demografica. o creés que oporto tiene somente 240mil e sua area involvente solo 2milones?

lynux
April 2nd, 2008, 07:08 PM
Daniel deixa lá de tanto inventar de si Porto tem 3.6 milhoes, bla, bla, bla.

Porto cidade tem 230.000 habitantes, há que diferenciar porque logo o que bem já nao é porto se nao sao outras cidades do distrito do mesmo nome, mas tenhem os seus nomes proprios e nao querem verse reflexadas no nome Porto, que sao Gaia, Maia, Matosinhos, nao é cidade do Porto, o Porto como cidade nao tem mais do que os dados oficiais que sao 230.000 ou agora menos, mentres que Vigo no seu municipio que por certo é urbano, tem muitas casas ao redor mas estao injeridas na cidade, pois no concelho de Vigo moram 500.000 habitantes, 200.000 mais do censo oficial, já que muitos vizinhos estao censados nos seus concelhos de origem ou de segunda residencia para pagar mrnos impostos, mais moram em Vigo.

Assim que resumindo:

cidade do Porto 225.000 habitantes
cidade de Vigo 500.000 habitantes

Dani se nao es capaz de reconocer a realidade é problema teu, agora bem a dizer que Porto é 20 veces Vigo, ja,ja,ja...

@ Hermando: Fazia tempo que nao escutaba coisa tao estupida de que o celta é a melhor historia de Vigo, vese que nao tens idea da existencia de restos románicos em vigo, tampouco sabes que tem um castelo, castros, conmemora acontecimentos centenarios como a batalha de rande ou a reconquista... Sobre de que Vigo tem mais postos de amarre de barcos que Portugal lino no jornal há um tempo, mas de todas as forma nao o vou asegurar más con respeito o norte de Portugal dalhe mil voltas, já que nos arredores do Porto é uma miseria, ademais na ria de Vigo há planificados tres novos portos desportivos com mais de 2.500 prazas mais. O porto comercial o infravaloras dizendo que move uns peixes é uns carros da citroem, mas se nao saibas por exemplo em contentores move mais do que o de Leixoes, que esta especializado em conbustiveis por coisa da refineria mentres o de Vigo está muito diversificado, que para mais Leixoes é um porto estrangulado que nao tem par onde crescer, coisa todo o contrario no caso de Vigo que tem um dos melhores portos de mar do mundo.

Quanto o de que a gente do Porto di que gosta de Vigo, acho lógico já que respira-se um ambiente mais moderno e refinado que no Porto, é outra historia...

ruben.briosa
April 2nd, 2008, 08:31 PM
500 mil hab. Vigo:lol:
Ja' e' a que? 6ª cidade espanhola?:lol:
vigo tem pouco mais de 200 mil e o proprio municipio tem muita ruralidade. por aparencia parece uma cidade de menos de 100 mil.

Portvscalem
April 2nd, 2008, 08:37 PM
Dani_pt, às vezes exageras um pouco nas coisas tb...

javier_28... ya te explico:

la NUT II "norte" tiene 4 millones... de esos, unos 3millones están en el litoral...

las dubdivisiones del norte litoral son distrito ( como provincia, pero más pequeño) de braga, porto y la parte norte del distrito de aveiro...

la parte norte del distrito de aveiro és norte porque está casi toda en la area metropolitana de porto... en buena verdad dós municipios de esa zona norte de aveiro quieren entrar, e existe uno, Ovar, que no pide para entrar, pero és completamente una ciudad satélite de porto...

peroel demás distrito de aveiro nunca poderia estar en el AM de porto... Dani_pt inclue todo el distrito de aveiro... por eso le dan 3.6 mi... y no 3 mi...

el distrito de porto tiene 1.8 mi ( nos és AM)... unos 500mil de esos no están en el AM, tienen una comunidad separada com 500mil pero fisicamente está pegada al AM de porto ( algunos municipios quieren cambiar por la AMporto)..

al norte de porto, tienes el distrito de braga, con unos 800mil habitantes...
las zonas más lejanas de porto del distrito de braga son menos pobladas, la gran mayoria se situa a un distância de no más que 60km de porto....

Daani_pt pone igual todo el distrito de braga como zona de influência de porto... és irreal...

pero anexando municipio por municipio, llegas a una zona con casi 3millones en un radio de 50km +/- al rededor de porto, donde existen otras ciudades grandes y importantes...

linux, porto tiene un aire más moderno que vigo... la dinâmica cultural cosmopolita de porto se dessarrolla un montón....

atraques para barcos és importante, pero vigo nunca será más importante por eso...

el puerto de leixões tiene mucho por donde crescer... incluso el primer ministro português hablo del puerto ( el primer ministro espanhol por supuesto ni se desloca a vigo, lool)...

linux, eu até te acho fixe, mas a sério, dizes coisas que o nem o forumer mais faccioso diria...

epa, o porto contando com a população dos cemitérios, é mayor que madrid.. pronto...

dizer que o porto tem 3.6 mi é ridículo... que vigo tem 500mil, é irracional....

napolit:

o centro histórico do porto, por assim dizer, é bem pequeno...
mas a baixa tb quase só tem edificios históricos... e continuas pelo porto e tens sempre um numero de casas antigas muito grande...
as caves do vinho do porto tb se podem considerar centro histórico.... e depois temos outros centros históricos como a foz velha....

Daniel_Portugal
April 2nd, 2008, 10:54 PM
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

lynux:
porto cidade: 225mil
vigo cidade: 500mil

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quer dizer: o municipio de vigo so tem 290mil, e nao eh todo urbanizado, mas a cidade tem 500mil.

ja o municipio do porto eh todo urbanizado e continua para os concelhos limitrofes, e so tem 225mil.

es irreal e so dizes isso pra provocar. a conurbação de vigo tem 200mil, e a conurbação do porto tem 1.3milhoes :lol:

mais uma vez a cidade que tem 225mil (porto), e a cidade que tem 500mil (vigo) LOOOOOOOL

porto

vigo

a conurbaçao de vigo é 6,5 vezes mais pequena.

linux, a "CIDADE" de VIGO do ar: isto FAZ parte do municipio que tem 290mil. :lol: a verdadeira CIDADE de vigo eh do tamanho de braga :lol:

tu és mesmo muita burro! :lol: teh mete dó! :lol: ka gaju estupido my god! eh o complexo de inferioridade a bater no fundo.... es um verdadeiro complexado. tens de embrulhar que o porto eh 650% do tamanho de vigo :D :)

e sim, a area de influencia do porto eh muitissimo superior tambem :D

http://loveporto.com/areainfluencia.PNG

muito gostas tu de comparar uma cidade média com uma metrópole que te dá umas dores de cabeça do caraças :lol:

só para te relembrar o resultado da conferência feita em ESPANHA :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

vá chora!!!! :cry:

http://www.loveporto.com/pokerases.PNG

lálalaláaaaaaaaaaaa!!!!!! chora mais um bocadinhuuuuu palhacito! :lol:

Daniel_Portugal
April 2nd, 2008, 10:58 PM
* e reduz-te à tua insignificância com muito complexo de inferioridade à mistura.

e mama lá mais uma vez com a imagem onde a cidade de 225mil e a de 500mil aparecem lado a lado :lol:

http://loveporto.com/noroestemetropolitano.jpg

esta conversa já enche mesmo! (assim como estas imagens), mas nunca é demais dar-te pa cabeça.... tens noçao de que nunca irás ganhar a tua "guerra" pois tens? tudo o que digas cai completamente em saco roto :lol: nao tens credibilidade rigorosamente NENHUMA. eskece os 3,6milhoes... eskece tudo o que seja area de influencia..... so a nivel de conurbaçao... o porto mete 6,5vezes mais pessoas do que vigo :lol:

Daniel_Portugal
April 2nd, 2008, 11:01 PM
ja agora uma nota para o municipio que mete 290, muito maior que o municipio do porto (so por isso mete 290), e ainda assim eh mais de metade completamente rural! :lol: fosse o municipio de vigo do tamanho do porto e teria prai 200mil pessoas. (e a CIDADE de vigo, eh mais pequena que o municipio do porto). a CIDADE de vigo tem prai 180mil...

lynux
April 2nd, 2008, 11:52 PM
a CIDADE de vigo tem prai 180mil...

180.000 :lol: inmeja que tens, perguntalhe a quem queiras que tenha noçao do asunto e dirate que a cidade de Vigo tem 500.000 habitantes, o que pasa e que a tua cabecinha nao pode mirar mais fora da tua fantasia.

A questiao e que em Vigo os predios sao bastante mais altos de media que os do Porto, que já de por si muitos estao vazios, logo o que chamas tu ruralidade em 2/3 partes do municio eu acho como um asentamiento urbano mas unifamiliar, com melhor qualidade de vida que viver num apartamento no 13 andar, fora disto o que a ti mais te doe é que conste como oficial Vigo ter mais habitantes que o Porto e mostras uma atitude à defensiva e estas todo picado.

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 12:46 AM
encherga-te lynux. a realidade sobre vigo resume-se a duas coisas.

1ª - o município de vigo tem 290mil habitantes
2ª - a conurbação de vigo não ocupa o município todo.

Por isso a cidade-real de vigo NUNCA, JAMAIS tem 500mil. Não tem sequer 290mil, já que essa é a população do município, e a conurbação ocupa cerca de um terço da área desse mesmo município. :okay:

Já a conurbação do Porto extravaza o seu município, criando um aglomerado de 1.3 milhões que toca nos municípios de porto, gaia, maia, matosinhos, gondomar e valongo. ;)

Já agora, fiz aqui uma nova focagem bastante interessante e exclarecedora. Foquei as duas cidades, ambas a 15.05km de altura. No Porto delineei os limites do MUNICÍPIO central. Já em Vigo delineei os limites da conurbação DENSA (que não ocupa o município todo).

Aqui ficam as imagens.... e depois a análise às mesmas.

porto
http://loveporto.com/municipioporto.jpg
vigo
http://loveporto.com/municipiovigo.JPG

Olhando para estas imagens podemos constatar que:

1 - A conurbação densa total de vigo, é mais pequena que SÓ o município do Porto.
2 - A conurbação densa total do porto extravaza imensamente para além dos limites do município.
3 - A conurbação densa total de vigo ocupa 1/8 da imagem, enquanto que a conurbação densa total do porto foi só focada parcialmente numa imagem do mesmo tamanho, extravazando significativamente o tamanho dessa mesma imagem.

é duma total falta de credibilidade estares a assumir apenas o município do porto para dizeres que esta é a cidade do porto, e assumires imensas zonas rurais em torno de vigo para assumir a cidade de vigo. acusas-me de sonhador, mas aqui o único sonhador es tu... e todos nós já percebemos isso. tens de aceitar que o Porto é na verdade 7 a 8 vezes maior do que vigo :okay: também há umas poucas cidades no mundo 7 a 8 vezes maiores que o porto, e eu não me estou a queixar. vigo também é 7 a 8 vezes maior do que outras cidades...

JohnnyMass
April 3rd, 2008, 12:52 AM
marcaste mal o município do porto!:lol: é maior!;)

lynux
April 3rd, 2008, 01:13 AM
Chamas denso por exemplo o municipio de Gaia que é o de maior populaçao... por favor Dani nao se pode ser mais parcial, ademais con isso de densidade nao me dis nada... é um termo subjetivo, acasso o nucleo urbano de Vigo nao pode meter casas?

Porto está cheio de quadras com predios de tres andares e patios interires inmensos de matorral ou descampados achas isso mesmo denso?

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 01:31 AM
o porto tem quarteiroes de com predios de 4 andares como tambem tem bairros com predios de 20.

e aqui nao está em questao a altura dos predios. está em questao que sob QUALQUER abordagem, o Porto é incomparavelmente maior do que Vigo. Não se trata sequer de se estar a fazer uma comparação pormenorizada para constatar uma realidade difícil de ser constatada... trata-se de algo clarividente que só uma pessoa que não está bem da cabeça pode contestar.

sim, gaia tem zonas de mato. tal como vigo. só que gaia é um municipio ainda maior que o de vigo, e é apenas um dos seis municípios pertencentes à conurbação do porto. enquanto que vigo é mais pequeno do que gaia, e a sua conurbação ocupa ou terço, ou mesmo apenas um quarto do município todo.

desculpa lá mas esta sátira que fiz adequa-se totalmente a todo este paleio que fazes. não ves que cais no ridiculo?

http://www.loveporto.com/lynux_vs_pretalhao.png

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 01:32 AM
marcaste mal o município do porto!:lol: é maior!;)

pois... ali na zona do freixo vai um pouco mais pro interior :D

lynux
April 3rd, 2008, 01:48 AM
Claro caio no ridiculo por dizer que todo o concelho de Vigo é cidade, mas para ti so 1/4, mas no caso do porto inclues nao sei quantos municipios com muitas zonas de matos até chegar os 1.3 ou peor aínda 3.6 milhoes, tu si es ridículo.

Como já dizerom outros forumers portugueses aqui a cidade real do porto nao ultrapassa os 900.000 habitantes mentres que a de Vigo rolda entre os 400.000 e 500.000 habitantes, dame igual o que digas simplemente baseio-me em argumentos, nao em fantasias irreais como tu.

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 02:00 AM
no! yo nunca ha dito que oporto ciudad tiene 3.6millones. isso seria absurdo e irrealista, cosa que yo no soy. yo ha dito que en torno de la ciudad, existe uma zona densamente poblada, onde habitan 3.6 numa area semelhante à la area metropolitana de barcelona. es muy muy diferente de dicer que la ciudad tiene 3.6 millones. no hables mentiras por favor!

quanto aos municipios adjacentes tambien tieren mato. si, es verdad. pero ao contrario de vigo, gran parte de las zonas "non-ciudad" sao REALMENTE floresta (onde no habita ninguien). o seja, la poblacion total de lo municipio está maioritariamente na zona urbana, ao contrário do municipio de vigo que tiene muchas casinhas espalhadas em torno de lo municipio.

no entanto para ser más justo, realmente tiene logica assumir todo lo concelho de vigo con las zonas suburbanas (tal como gaia más a sul). pero mismo nesse caso, la comparacion de una con la otra seria algo de 290.000 para 1.300.000. o seja, 4.5 veces más piqueña. o seja, o porto ser apenas 4,5 veces maior que vigo ès lo maximo possible que se puede expremer.

(já ahora, las zonas suburbanas de los 5 municipios adjacentes a oporto tienem cerca de 100mil habitantes. tudo o resto ta incluso na zona urbana DENSA em torno de la ciudad. por isso se quieres tirar las zonas suburbanas muy bien. tiene sentido. nesse caso la conurbacion DENSA de oporto tiene 1.2milones. pero nesse caso, es necessario retirar TODAS las casinhas en torno de vigo, e nesse caso la conurbacion de vigo tiene 200mil (más cosa menos cosa). ou seja, se assumirmos las conurbaciones DENSAS, entao oporto es realmente 6 veces vigo.)

Obidos
April 3rd, 2008, 10:19 AM
http://www.loveporto.com/densidadepeninsula.jpg

pienso que este mapa define muy bien los sitios onde hay más poblacion, e lo tamanho de las ciudades. (piqueñas, medias, grandes, e las metrópoles)

Daniel, eu já te disse que este mapa nao é muito sério... se nao... por qué é que há manchas vermelhas de populaçao no topo mesmo dos Pirineos? Nao há cidades alí nem ninguém a viver :lol::lol:
Agora já, é claro que o Porto é uma grande área urbana, metrópole o como quisermos chamá-la. Eu a conheço bem, mesmo ao início da A4 em Amarante já nota-se que estas a chegar a uma grande cidade... e já nao o digo depois de Penafiel, Paredes... etc etc.
Agora já, continuar a discuassao com o lynux acho que é mesmo seguir a sua estrategia. Nao acho que haja ninguém no mundo, além do lynux, a comparar duas coisas completamente incomparáveis ;)
E em relaçao ao aeroporto e à sua área de influencia... pois acho o estudo um bocado sem sentido nenhum. Nao pode considerar-se que seja bom ter um aeroporto a mais de 200 kms de distáncia. Além disso, Bragança e Vila Real tem o seu próprio aeródromo com voos regulares a Lisboa onde podem fazer ligaçoes. É muito mais normal que os passageiros de Tras-os-Montes apanhem o aviao no seu aeródromo e façam ligaçoes em Lisboa.
E pensa também que Bragança tem também os aeroportos de León, Valladolid e até Salamanca numa distáncia mesmo inferior à do Porto... E já quando tiver o AVE em Puebla de Sanabria que os liga em pouco mais de uma hora com Madrid...
Por contra, certeza que o aeroporto de Vigo está a ceder passageiros para o Sá Carneiro. Além de ter mais oferta, deve ter melhores preços para os voos europeus. E se calhar mesmo para Madrid com a Ryanair.

Herrmando
April 3rd, 2008, 01:03 PM
Vigo?? Mas quem é que conhece Vigo?? N entendo pq é q falam de cidades medianas num thread do Porto.
Tb n entendo pq é q a moderação, sempre tão atenta a posts/threads ofensivos aos espanhóis ainda n tomou posição relativamente a este afamado user espanhol.

daniel322
April 3rd, 2008, 01:08 PM
Daniel, eu já te disse que este mapa nao é muito sério...
tb acho.. se ainda fosse um mapa destes:

http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/coimbra/densidadepeninsula.jpg
:lol::lol::lol:

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 01:11 PM
obidos isso eh o mapa de luzes (que devido ao facto de emitirem raios luminosos, fazem alastrar as áreas parecendo que TODAS as cidades são maiores. É isso mesmo. o facto das luzes expandirem tudo um bocado, não se aplica só a esta ou aquela cidade. aplica-se a TUDO onde há luz :), ou seja... a zona urbana do Porto parece ainda maior aqui? sim concerteza.... mas o mesmo acontece pra zona urbana de vigo, de madrid, e de pampilhosa da serra. tudo sofre do mesmo factor).

em todo o caso este mapa é referente à população mesmo :) e mais uma vez a discrepancia eh enorme.

http://loveporto.com/noroestemetropolitano.jpg

mas enfim... isso eh algo k toda a gente ja sabe, incluindo o lynux... por vezes eu penso que ele ta aki a pikar o pessoal... outras vezes penso que ele eh estupido. agora k ja chateia aparecer aki um gajo em tudo kuanto eh thread a dizer mal da cidade de muitos foristas daki... isso já! puro complexo de inferioridade....

Daniel_Portugal
April 3rd, 2008, 01:12 PM
dani LOOOOOOOL! :D

napolit
April 3rd, 2008, 08:44 PM
Ouve-se muitas coisas absurdas :ohno:, alguns parecem que só querem criar guerras onde nao existem. Pelo menos podiamos tentar dizer onde buscamos os dados quando estejamos a falar de coisas mais ou menos sérias, porque se nao cada um diz o que quer e ouve-se cada coisa que ..., enfim. Vamos tentar entre tudos falar como pessoas inteligentes e aprender uns dos outros coisas interessantes :).

Daniel deixa lá de tanto inventar de si Porto tem 3.6 milhoes, bla, bla, bla.

Porto cidade tem 230.000 habitantes, há que diferenciar porque logo o que bem já nao é porto se nao sao outras cidades do distrito do mesmo nome, mas tenhem os seus nomes proprios e nao querem verse reflexadas no nome Porto, que sao Gaia, Maia, Matosinhos, nao é cidade do Porto, o Porto como cidade nao tem mais do que os dados oficiais que sao 230.000 ou agora menos, mentres que Vigo no seu municipio que por certo é urbano, tem muitas casas ao redor mas estao injeridas na cidade, pois no concelho de Vigo moram 500.000 habitantes, 200.000 mais do censo oficial, já que muitos vizinhos estao censados nos seus concelhos de origem ou de segunda residencia para pagar mrnos impostos, mais moram em Vigo.

Creo que te has equivocado, has metido un 0 al decir que tiene 200 000 habitantes más del censo oficial :P, son 20 000:

Población
En Vigo viven ya 316.000 personas, 22.000 más de las que están censadas

http://www.lavozdegalicia.es/vigo/2008/01/13/0003_6475730.htm

Agora que mostraram algumas coisas mais ou menos interessantes, como fotos aéreas, etc., fiquei com muita curiosidade. Vigo parece a simples vista uma cidade pequena em comparaçao a outros municipios como Braga ou o Porto (Porto municipio :P) que têm menos populaçao mas sao maiores (e também em comparaçao a outras cidades "espanholas"). Por isso gostava de saber a densidade do núcleo urbano ou dos bairros de Vigo (já vi que vive quase toda a populaçao do muncipio de Vigo), podias mostrar essas coisas :), a verdade que acho uma coisa positiva o pequeno tamanho de Vigo para intentar invadir a menor quantidade de solo possível e administrar melhor os recursos, entre eles o solo :): No entanto achei muito negativo as casas unifamiliares que há por todo o núcleo rural :(, quando é que fizeram-se essas casas? ainda continuam a edificar-se esse tipo de casas? Nao estao a limitar o crescimento do núcleo urbano?

Portvscalem, sim :). Olha, podiam fazer um thread a explicar como cresceu a área metropolitana do Porto e quando é que aconteceu esse processo de suburbanizaçao tao característico dessa cidade, deve ser muito interessante porque em poucas cidades que eu conheço o processo de suburbanizaçao foi tao intenso como no Porto. Quando é que se criou a área metropolitana?. Também gostava de saber qual é o modelo de cidade qeu agora mesmo estao a edificar no área metropolitana do Porto, porque como já sabemos tudos, na época do estado novo aconteceu essa crescimento da cidade com muita dispersao, entao nao sei agora se estao a intentar construir os novos bairros adjacentes aos "núcleos urbanos", ou ainda continua a fazer-se disperso. Informaçao sobre o processo de suburbanizaçao há em muitas webs, mas é que nao tenho muito tempo para conseguir uma informaçao breve e clara disso jaja, mas já vou intentar ler com mais cuidado. Uma web que já vi é esta:

http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo9411.PDF

Acho muito interessante como Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar, etc já no ano 1960 eram muito grandes! Incrível para mim, nesse aspecto deve ser uma regiao urbana única na península (junto com Cádiz e se calhar alguma outra).

LusoCelta
April 3rd, 2008, 09:17 PM
LOL este tópico é pior que as guerras Lisboa - Porto, mas que bando de Bin Ladens fundamentalistas (Portugueses e Espanhóis) que vocês me sairam :D

Portvscalem
April 3rd, 2008, 11:48 PM
linux, guimarães e´uma cidade de 50mil habitantes e tem 160mil no municipio..e o municipio não deve ser muito maior que o de vigo... famalicão, tem uns 30mil na cidade, e 140mil ou algo assim no municipio...e este tb deve ser pouco maior que o de vigo....

falamos em cidades de 30mil e 50mil habitantes... apesar de terem municipios super povoados....

vigo é uma coidade maior, mas passa-lhe o mesmo...nem todo o municipio é "cidade", inclusivé, vi um mapa na wiki, que classificava o municipio de vigo em 3 aneis:
o 1ro era a cidade, o segundo era "zonas periurbanas" e o terceiro era "zona rural"...

sabes oq ue tens de fazer para saires do porto linux???? atravessar uma rua... para ires de uma zona de vigo a outra provavelmente atravessas vales com cabras...

é como em barcelona.. passas para hospitalet e nem notas....

vigo é uma cidade mais pequena que o seu municipio, o porto é uma cidade maior que o seu municipio...

municipio não é igual a cidade....

a cidade de paris não é mais pequena que madrid, por exemplo... pelos teus critérios seria....

JohnnyMass
April 5th, 2008, 12:15 AM
Vigo?? Mas quem é que conhece Vigo?? N entendo pq é q falam de cidades medianas num thread do Porto.
Tb n entendo pq é q a moderação, sempre tão atenta a posts/threads ofensivos aos espanhóis ainda n tomou posição relativamente a este afamado user espanhol.chama-se a isso contenção de vírus...;)

lynux
April 7th, 2008, 12:44 AM
Dani qualquer pessoa foranea e imparcial (pergúntalhe ao Pavlemadrid, Obidos, Xemita...) que conheça Vigo e Porto nao acha que haja tanta diferencia entre as duas cidades no que concerne ao sentimento de estares numa cidade ou entorno urbano, assim que nao venhas a dizer que o tamanho físico da cidade do Porto é 20 vezes Vigo, nao caias no ridículo!

Daniel_Portugal
April 7th, 2008, 12:55 AM
é essa a sensaçao que dá sim, pois eh essa a diferença de tamanhos fisicos.

atravessar vigo de um lado ao outro pela autoestrada faz-se num ápice. à mesma velocidade, atravassar a area urbana do porto demora muito mais quer norte sul, quer este oeste. eh so olhar pra comparaçao das fotos aéreas e ver a diferença brutal de tamanho duma e da outra.

eh claro que em populaçao, o porto nao tem 20vezes mais. tem 6 vezes mais. para k insistes em debater temas obvios?

ruben.briosa
April 7th, 2008, 01:17 AM
e' que vigo da auto estrada so se ve casinhas em montes. e' preciso ser-se muito ridiculo para comparar vigo com o porto:lol:

lynux
April 7th, 2008, 01:23 AM
Eu nao falo em quanto tempo se tarda em atravesa-la, eu falo da sensaçao de estar numa verdadeira cidade.

Dani insisto Porto em tamanho nao é mais de tres vigos, agora dizes 6, onte 5, antonte 20, amanha que vas dizer, ajusta os teus estudos à realidade.

Quanto à dinamica da cidade Porto vai pra baixo e Vigo avanza mais que nunca.

ruben.briosa
April 7th, 2008, 01:24 AM
exacto. no porto para mais de se estar numa verdadeira cidade esta-se numa metropole. em vigo tem.se a sensaçao de estar numa cidade de provincia.

Daniel_Portugal
April 7th, 2008, 01:40 AM
lynux :lol:

eu sempre disse que a conurbaçao do porto eh seis vezes mais populosa que a de vigo....

quanto a tamanhos FÍSICOS: nao sou eu que digo... sao as imagens de satelite. 20 vezes maior? 30? 18? 23,5? 19,2567? nao sei..... só sei que vigo ao lado do porto é uma NESGA.

quanto à dinâmica de vigo, nao a conheço, acredito em ti. quanto à dinâmica do porto.. tu tambem nao a conheces, e por isso terás de acreditar em mim :lol: a metropole do porto está mais dinâmica e crescente que nunca :lol: (e escusas de falar no municipio central estar a perder populaçao... ate pk kero dar-te uma novidade.... a populaçao do municipio central está novamente a AUMENTAR m)) ahahaha)

Daniel_Portugal
April 7th, 2008, 01:44 AM
a conurbaçao de vigo tem 1/4 do tamanho do MUNICIPIO porto. :lol:

o municipio de vigo tem mais do dobro do tamanho do municipio do porto.

ou seja, a CONURBAÇAO de vigo, ocupa 1/10 do MUNICIPIO de vigo :lol: tens de aceitar esta realidade. os 290mil do municipio de vigo, estao LONGE de estar todos na conurbaçao densa.

eh o mesmo que dizer que a conurbação de BARCELOS tem 180mil. ;)

Barragon
April 7th, 2008, 01:48 AM
Mas ainda ligam a esse indivíduo que utiliza windows e tem o nick do SO rival :lol:

Já foi demonstrado que ele só quer é discussão.

Daniel_Portugal
April 7th, 2008, 01:50 AM
e nós damo-lha :lol:

eu sei que ele gosta de me picar... adora aliás :lol:

na verdade ele ate gosta mt do porto. ate ja nos mostrou uma foto dele na avenida dos aliados.. com a arvore atras. todo sorridente. isso sim demonstra alguem com nivel... nao estas conversas :lol: