Zeca
December 24th, 2007, 08:02 AM
Em tempo: no dia 12 deverá ser lançada a pedra fundamental da ponte ligando a Guiana Francesa ao Brasil, sobre o rio Oiapoque.
|
View Full Version : Brasil/Guiana Francesa Zeca December 24th, 2007, 08:02 AM Em tempo: no dia 12 deverá ser lançada a pedra fundamental da ponte ligando a Guiana Francesa ao Brasil, sobre o rio Oiapoque. CEARENSE December 24th, 2007, 08:06 AM e ainda não tinha :o vaila ! *adorei seu bunequim batucando zequinha ! :P juniorzzi December 24th, 2007, 04:40 PM Bonequim de Congo! :D caco December 24th, 2007, 05:49 PM Que irá financiar a construção, Brasil ou França? schmidt December 24th, 2007, 06:02 PM E não tinha conexão ainda?! Nossa, o Amapá é isolado MESMO heh! Naipesky December 24th, 2007, 08:01 PM Ponte realmente não havia, mas já não existe uma rodovia "Transguianas"? Caso exista, esta ponte fará ligação com ela? CH December 24th, 2007, 08:13 PM Construir a ponte só, não resolve muita coisa...a rodovia entre Macapá e Oiapoque é péssima, precisa ser revitalizada, ela é de suma importancia para o desenvolvimento do ecoturismo da região guiana, afinal o Amapá não deixa de ser uma Guiana. Assim como as Guianas é esquecida pelos Sul-Americanos, o Amapá é esquecido pelo Brasil. Tito December 24th, 2007, 08:51 PM Construir a ponte só, não resolve muita coisa...a rodovia entre Macapá e Oiapoque é péssima, precisa ser revitalizada, ela é de suma importancia para o desenvolvimento do ecoturismo da região guiana, afinal o Amapá não deixa de ser uma Guiana. Assim como as Guianas é esquecida pelos Sul-Americanos, o Amapá é esquecido pelo Brasil. Concordo... O que é uma pena, já que aquela região tem lugares bonitos e que precisam ser melhor explorados. O Natalense December 24th, 2007, 09:10 PM Tenho um dúvida, Guiana é pronunciada como se tivesse um trema? TEBC December 24th, 2007, 10:28 PM Tenho um dúvida, Guiana é pronunciada como se tivesse um trema? Muita gente fala com o trema, mas o correto é Guiana. Igual Rorãima e não Roráima. juza December 25th, 2007, 12:10 AM Ótima notícia, além do mais poderá seilá, popular mais aquela área lá no norte. Zeca December 25th, 2007, 02:03 AM e ainda não tinha :o vaila ! *adorei seu bunequim batucando zequinha ! :P Meu amigao do peito. Feliz Natal!!! Felicidades sempre.:cheers: Zeca December 25th, 2007, 02:05 AM Bonequim de Congo! :D Que do Congo nada, eh do tambor de criola do Maranhão mesmo. Grande abraço e Feliz Natal!!! CEARENSE December 25th, 2007, 03:37 AM Construir a ponte só, não resolve muita coisa...a rodovia entre Macapá e Oiapoque é péssima, precisa ser revitalizada, ela é de suma importancia para o desenvolvimento do ecoturismo da região guiana, afinal o Amapá não deixa de ser uma Guiana. Assim como as Guianas é esquecida pelos Sul-Americanos, o Amapá é esquecido pelo Brasil. :applause: ô calanguim pra falar bunitu maxu ! :) Tenho um dúvida, Guiana é pronunciada como se tivesse um trema? é sem o trema natalense :) Muita gente fala com o trema, mas o correto é Guiana. Igual Rorãima e não Roráima. Eita paw :uh: fudeu a tabaca da chola, e eu só falava aberto, RORÁÁÁÁÁIMA :lol: Valeu pela dica fi ! \o/ Manauense December 25th, 2007, 07:56 AM Muita gente fala com o trema, mas o correto é Guiana. Igual Rorãima e não Roráima. Há controvérsias. Sei da polêmica levantada pelo Prof. Pasquale Cipro Neto. Entretanto, os roraimenses (e os amazonenses também) pronuciam Roráima... :) Manauense December 25th, 2007, 07:58 AM Tenho vontade de conhecer Macapá, que juntamente com Palmas, são as únicas capitais do Norte que ainda não conheço. Quero fazer uma viagem da capital amapaense até a Guiana Francesa. A rodovia deve cortar belas paisagens. Naipesky December 25th, 2007, 06:38 PM Muita gente fala com o trema, mas o correto é Guiana. Igual Rorãima e não Roráima. Tenho minhas dúvidas: http://sualingua.com.br/06/06_guiana.htm escrevemos Guiana, mas pronunciamos /guyAna/, escrevemos pizza, mas pronunciamos /pitça/, freezer, mas pronunciamos /frízer/, blazer, mas pronunciamos /blêizer/ - como todos os vocábulos estrangeiros que precisamos usar mas ainda não foram (e talvez nunca venham a ser) aportuguesados. Abraço. Prof. Moreno :? E no original, os Guianenses (que falam inglês) pronunciam gaiâna. (Vou passar a falar "ghuih-ana", nem guí nem gu-i) :lol: Inconfidente December 26th, 2007, 04:25 AM O ministério dos transportes deveria estar preocupado é com a qualidade do transporte fluvial entre Macapá e Belém. Sei lá, usar embarcaçõe maiores, mais rápidas, mais freqüentes... Não sei se estão ruins, mas são bem importantes para a região. caco December 26th, 2007, 05:47 AM Há controvérsias. Sei da polêmica levantada pelo Prof. Pasquale Cipro Neto. Entretanto, os roraimenses (e os amazonenses também) pronuciam Roráima... :) Pelo que eu sei a pronúncia correta é Roráima. Até a Globo utiliza essa pronúncia no Jornal Nacional (é bom salientar que a Globo utiliza o modo que é falado nos próprios lugares, como "no Recife"). BR 364 December 26th, 2007, 07:55 AM Eita paw :uh: fudeu a tabaca da chola, e eu só falava aberto, RORÁÁÁÁÁIMA :lol: Valeu pela dica fi ! \o/ Pode continuar então, porque todo mundo em Roraima e no Norte de modo geral fala "Roráima" e não "Rorãima". Como trata-se de um nome próprio e de origem indígena, a pronúncia de quem criou a palavra a meu ver é a correta. Davizão AC December 26th, 2007, 08:59 AM Eu só sei q eu dou graças à Deus por não nascer em Rondônia e não ter q ficar passando raiva de confundirem o estado com Roraima e de não nascer em Roraima e ficar vendo as pessoas confundindo com Rondônia e ainda pronunciando o nome do estado diferente das pessoas naturais dele. Eu q moro no Acre já fico puto com isso, imagine se fosse de algum desses dois estados heheh. Eu lembro que quando tinha uns 8 anos de idade não sabia se o Acre fazia fronteira com Rondônia ou Roraima daí perguntei pra minha vó daí ela me disse que era Rondônia daí nunca mais troquei as bolas ehhe BR 364 December 26th, 2007, 09:35 AM ^^ Se esse é o preço pra ser rondoniense, tá muito barato... :D wellribeiro December 26th, 2007, 11:04 AM Não dá pra acreditar que muita gente ainda troca RO por RR... Inconfidente December 26th, 2007, 06:13 PM ^^ Eu sei qual é qual e geralmente não troco na hora de falar, mas tenho que parar pra pensar. :lol: BR 364 December 26th, 2007, 06:38 PM ^^ Mas até aí é normal, pois são dois estados dos quais vc raramente fala a respeito. Mas o pessoal da IMPRENSA não saber diferenciar os dois, aí é foda... Inconfidente December 26th, 2007, 06:47 PM ^^ O Pessoal da imprensa tem a obrigação de saber ao certo porque têm uma responsabilidade com a verdade. É foda mesmo. :ohno: Marquês de Caravelas December 26th, 2007, 06:52 PM Invadimos a Guiana Francesa em 1809 e o Brasil a controlou até 1817. Os historiadores locais falam que a administração Brasileira foi a melhor de toda a história daquele território oprimido e abandonado pela França. O Príncipe Regente D. João só mandou invadir porque os franceses atacaram Portugal e Napoleão queria a fronteira até o Amazonas. Com o Brasil ninguém pode, nem o Napoleão ! Os franceses vieram nos atacar e tomamos todo o território do Rio Araquari até o Oiapoque. Vittariano December 26th, 2007, 08:24 PM Ninguém tem o render da nova ponte??? Inconfidente December 26th, 2007, 09:05 PM Invadimos a Guiana Francesa em 1809 e o Brasil a controlou até 1817. Os historiadores locais falam que a administração Brasileira foi a melhor de toda a história daquele território oprimido e abandonado pela França. O Príncipe Regente D. João só mandou invadir porque os franceses atacaram Portugal e Napoleão queria a fronteira até o Amazonas. Com o Brasil ninguém pode, nem o Napoleão ! Os franceses vieram nos atacar e tomamos todo o território do Rio Araquari até o Oiapoque. É, mas seria legal uma incorporação se os franco-guianenses assim quererem, como foi o caso Texas/EUA. Ninguém vai querer separatistas malucos fazendo confusão. Mastercell_Belem December 26th, 2007, 10:12 PM Amigo não sei de onde você tirou essa informação, mas eu estive em oiapoque em agosto já existiam maquinas fazendo a terraplanagem da ponte,as obras já estão em andamento talvez o lançamento da pedra fundamental seja apenas simbolico,. Kaique December 27th, 2007, 01:19 AM vocês não entenderam no Ceará, único lugar onde escuto essa aberração fala-se Gui anas. o mesmo som de Gui em Guilherme. Pelo visto não aprendem bem o que é um hiato nas escolas! "Gú/i-a-na" tnq13 December 27th, 2007, 03:14 AM Não dá pra acreditar que muita gente ainda troca RO por RR... E saber que menos da metade da população brasileira sabe localizar o Brasil no mapa-mundi? Agora imagina nomear cada estado... Manauense December 27th, 2007, 03:29 AM Confudem também Amazonas com Amazônia. Várias pessoas falam que Manaus é a capital da Amazônia (querendo dizer Amazonas). caco December 27th, 2007, 03:35 AM Eu sempre pronunciei Güiana, com (o extinto) trema. Kaique December 28th, 2007, 12:04 AM Eu sempre pronunciei Güiana, com (o extinto) trema. Ele ainda não foi extinto cuidado :D _isaacnewton_ December 28th, 2007, 07:12 PM O senhor olhou para seus discípulos e disse: Serão mais sábios que todas as espécies, entretanto nunca lograrão aventurar-se nas terras rondonienses e roraimenses, a fim de que nunca tenham que perguntar qual deles está mais ao norte. BR 364 December 29th, 2007, 08:10 PM Bem aventurados sejam os que tem noções básicas de geografia... :lol: Kaique December 30th, 2007, 03:54 AM Pra mim Rondônia é mais Oeste que Norte :D Mas como não criam a Região O fica a confusão rsrs Mastercell_Belem December 31st, 2007, 08:01 AM Pra mim Rondônia é mais Oeste que Norte :D Mas como não criam a Região O fica a confusão rsrs Antigamente o Brasil tinha uma outra divisão Territorial, que tinha a região Leste que ia do Rio de Janeiro a Paraiba, e tinha a Região Oeste com os territorios Federal do guaporé ( Atual Rondonia) e Acre e me pareçe mato grosso vi isso em uma livro antigo, a atual divisão passou a ser utilizada em 1967 que eu acho que tem algumas falhas, digamos o Estado do Maranhão Eu acho ele mais pra Norte do que pra Nordeste, já o estado do Tocantins eu acho ele mais pra Centro-Oeste do que pra Norte Manauense December 31st, 2007, 08:21 AM Há alguns meses, li no jornal "O Estado de São Paulo" uma reportagem em que um Doutor em Geografia defende a tese de que o Brasil deveria sofrer uma mudança nas divisões regionais. Segundo o entrevistado, as mudanças deveriam ser as seguintes: 1) Seria criada a região Noroeste, sendo composta pelos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Tapajós (caso houvesse a emancipação do Oeste do Pará). Sete municípios mais populosos: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Santarém, Boa Vista, Ji-Paraná e Parintins. 2) A Região Norte seria formada pelo Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Maranhão do Sul (caso houvesse a emancipação do sul do Maranhão). Sete municípios mais populosos: Belém, São Luís, Ananindeua, Macapá, Imperatriz, Palmas e Marabá. 3) O Nordeste teria um Estado a menos (Maranhão). 4) As demais divisões regionais seriam mantidas (Centro-Oeste, Sudeste, Sul). Fabius_ December 31st, 2007, 02:08 PM (...) a atual divisão passou a ser utilizada em 1967 que eu acho que tem algumas falhas, digamos o Estado do Maranhão Eu acho ele mais pra Norte do que pra Nordeste, já o estado do Tocantins eu acho ele mais pra Centro-Oeste do que pra Norte Concordo plenamente...o Tocantins talvez devesse mesmo estar na Região Centro-Oeste. O Maranhão poderia estar na Norte, mas ele não é uma transição entre o Nordeste e o Norte? Resolveram valorizar a vertente nordestina do Maranhão, não a sua proximidade com a Amazônia. Será que a recriação do Meio-Norte, com Maranhão e Piauí, que são justamente a transição entre o Nordeste e o Norte, não seria melhor? Há alguns meses, li no jornal "O Estado de São Paulo" uma reportagem em que um Doutor em Geografia defende a tese de que o Brasil deveria sofrer uma mudança nas divisões regionais. Segundo o entrevistado, as mudanças deveriam ser as seguintes: 1) Seria criada a região Noroeste, sendo composta pelos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Tapajós (caso houvesse a emancipação do Oeste do Pará). Sete municípios mais populosos: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Santarém, Boa Vista, Ji-Paraná e Parintins. 2) A Região Norte seria formada pelo Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Maranhão do Sul (caso houvesse a emancipação do sul do Maranhão). Sete municípios mais populosos: Belém, São Luís, Ananindeua, Macapá, Imperatriz, Palmas e Marabá. 3) O Nordeste teria um Estado a menos (Maranhão). 4) As demais divisões regionais seriam mantidas (Centro-Oeste, Sudeste, Sul). Interessante, com exceção do Tocantins. Eu gostaria de perguntar sobre isso aos moradores do Tocantins e do Maranhão: qual é a maior identificação regional desses estados? Considerando não apenas aspectos naturais, mas também econômicos e sociais... BR 364 January 2nd, 2008, 06:42 PM Muitos falam que o Tocantins deveria fazer parte do Centro-Oeste, mas se esquecem de Rondônia, ou simplesmente desconhecem o perfil do estado. Quando Rondônia foi incluída na região Norte (nos anos 40), realmente predominavam as características dessa região. Mas hoje uma revisão na divisão regional certamente incluiria Rondônia na mesma região que o MT e MS (que hoje seria o Centro-Oeste, mas poderia vir a ter outro nome depois da revisão, Oeste talvez). Só quem não conhece Rondônia (ou conhece apenas Porto Velho) acha que Rondônia está na região certa. Quem conhece bem o estado sabe que a maior parte de Rondônia é uma continuação do Mato Grosso, portanto Centro-Oeste. Nada contra fazer parte do Norte, pelo contrário, é apenas uma análise realista do perfil de Rondônia. Fabius_ January 3rd, 2008, 06:30 PM ^^ Isso é culpa da divisão do Brasil em estados, que geralmente são muito difíceis de classificar sem fazer exceções. Se o Brasil fosse dividido em 80, 90 departamentos (tendo a França como exemplo), seria muito mais fácil organizar esses departamentos em regiões com características comuns. Afinal, não é apenas Rondônia que padece com isso: * o Norte de MG se aproxima do NE; * o Triângulo Mineiro, o NO de SP e o E de MS têm coisas em comum e estão no SE e no CO; * o O de SP e o N do PR também, e estão no SE e no S sem contar os exemplos em outras regiões... edumelo January 3rd, 2008, 06:50 PM Desculpem a minha ignorância geográfica, mas para que servem especificamente as divisões em regiões no Brasil? Fabius_ January 3rd, 2008, 06:53 PM Desculpem a minha ignorância geográfica, mas para que servem especificamente as divisões em regiões no Brasil? Não é ignorância, não, imagine. A divisão em regiões agrupa estados que têm características populacionais, sociais, climáticas, etc, comuns, de modo a facilitar a realização de políticas governamentais (saúde, educação...), contagens de população... edumelo January 3rd, 2008, 07:54 PM Ok, obrigado Fabius! Speedy128k =) January 3rd, 2008, 08:29 PM Geográfia está mais confuso que geometria para mim. Kaique January 3rd, 2008, 09:51 PM Ou adotaria outra metodologia, ao invés de tomar um estado inteiro, pegaria as micro-regiões de cada estado. Nos EUA é assim, há estados que fazem parte de mais de uma região. Aqui, também, quando se adota a classificação em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Cirax January 4th, 2008, 12:13 AM E não tinha conexão ainda?! Nossa, o Amapá é isolado MESMO heh! ^^ Quer dizer que será a primeira ligação rodoviária entre o estado do Amapá para fora do estado??? quanta discriminação!! :ohno: BR 364 January 4th, 2008, 09:11 AM Ou adotaria outra metodologia, ao invés de tomar um estado inteiro, pegaria as micro-regiões de cada estado. Nos EUA é assim, há estados que fazem parte de mais de uma região. Aqui, também, quando se adota a classificação em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essa idéia é interessante. Mas acho que seria difícil de assimilar pra maior parte da população. Apesar que a maioria da população não assimila nem a divisão regional atual, que é super simples, então nesse sentido não mudaria muita coisa, né... :D Fabius_ January 4th, 2008, 01:30 PM Ou adotaria outra metodologia, ao invés de tomar um estado inteiro, pegaria as micro-regiões de cada estado. Nos EUA é assim, há estados que fazem parte de mais de uma região. Aqui, também, quando se adota a classificação em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Micro-regiões são uma classificação interessante, mas para ser aplicada a fundo precisaria sofrer algumas modificações. A principal é a seguinte: toda RM é uma micro-região, não comportando mais nenhum município e com nenhum município fora dela; Essa idéia é interessante. Mas acho que seria difícil de assimilar pra maior parte da população. Apesar que a maioria da população não assimila nem a divisão regional atual, que é super simples, então nesse sentido não mudaria muita coisa, né... :D Isso complicaria ainda mais, é verdade. Só quem tem acesso à informação digital veria isso. Thyago!!! January 4th, 2008, 06:37 PM Jah existiu antigamente a região Meio-Norte, da qual faziam parte os estados do Maranhão e Piauí, porém, como se trata de dois estados muito pobres... essa região foi extinta e os dois estados foram enquadrados na região nordeste, sub-região meio-norte... O governo extinguiu a região, pois, ela não tinha como sustentar a aparelhagem burocrática suficiente para a sua existência, então o governo tinha que gastar muito para mantê-la... flws Manauense January 4th, 2008, 06:56 PM Muitos falam que o Tocantins deveria fazer parte do Centro-Oeste, mas se esquecem de Rondônia, ou simplesmente desconhecem o perfil do estado. Quando Rondônia foi incluída na região Norte (nos anos 40), realmente predominavam as características dessa região. Mas hoje uma revisão na divisão regional certamente incluiria Rondônia na mesma região que o MT e MS (que hoje seria o Centro-Oeste, mas poderia vir a ter outro nome depois da revisão, Oeste talvez). Só quem não conhece Rondônia (ou conhece apenas Porto Velho) acha que Rondônia está na região certa. Quem conhece bem o estado sabe que a maior parte de Rondônia é uma continuação do Mato Grosso, portanto Centro-Oeste. Nada contra fazer parte do Norte, pelo contrário, é apenas uma análise realista do perfil de Rondônia. BR, se levarmos em conta tão-somente os aspectos naturais e climáticos sou da opinião de que Rondônia deveria sim fazer parte do Norte e não do Centro-Oeste. O Amazonas, Roraima, Pará e Amapá também têm áreas de cerrado, mas tanto a floresta como o cerrado de todos os estados do Norte (incluindo Rondônia) fazem parte do ecossistema amazônico, pois estão sob a influência direta da bacia amazônica. Acredito que a questão de identifição dos rondonienses com o Centro-Oeste está muito mais pelo fato do povoamento do Estado de Rondônia ter ocorrido com migrantes do sul, sudeste e centro-oeste do que pela semelhança paisagística e natural com outras regiões. A bem da verdade, nas vezes em que estive em Rondônia, percebi que grande parte dos habitantes não possuem hábitos amazônicos, como os que existem no Amazonas e Pará. De fato, há grandes diferenças culturais, não obstante Rondônia estar relativamente próximo do Amazonas. "Antropologicamente" falando, Rondônia se parece mais com o Mato Grosso. "Geograficamente" falando, vejo o Estado (RO) como parte inequívoca do Norte. Opinião de quem já andou por quase toda a região amazônica... :) Rondônia é mais ou menos como o Maranhão, que está no limiar entre duas regiões. BR 364 January 4th, 2008, 09:55 PM ^^ Na verdade, trata-se de uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, mas de fato a vegetação amazônica se sobrepõe ao cerrado na maior parte do território, exceto na Chapada dos Parecis, onde é tudo cerrado. Quanto ao relevo, existem em Rondônia os chamados "Planaltos Residuais Sul-Amazônicos", que diferem o relevo do estado da planície amazônica, ou seja, está também numa faixa de transição entre o planalto central e a planície amazônica. Portanto acho que no aspecto natural, Rondônia está numa faixa de transição, assim como o norte do MT. Já no aspecto sócio-econômico, como vc bem observou, tem características que o aproximam mais do Centro-Oeste. Eu não questiono o fato de Rondônia fazer parte da Amazônia Legal e portanto ser um estado amazônico, até porque o MT e o MA também são estados amazônicos mesmo fazendo parte de outras regiões. Inclusive existem alguns municípios do norte de Goiás que também fazem parte da Amazônia Legal, ou seja, o fato de um estado não fazer parte da Região Norte não o impede de ser considerado um estado amazônico. Kaique January 4th, 2008, 11:50 PM A região MN ainda existe na subdivisão da região NE. O NE é dividido em: Meio Norte; Sertão; Agreste; Zona da Mata; Recôncavo Baiano. jp_city January 5th, 2008, 08:15 AM Guiana Francesa de chique só o nome a Francesa Mastercell_Belem January 5th, 2008, 05:56 PM O ministério dos transportes deveria estar preocupado é com a qualidade do transporte fluvial entre Macapá e Belém. Sei lá, usar embarcaçõe maiores, mais rápidas, mais freqüentes... Não sei se estão ruins, mas são bem importantes para a região. Tinha uma Lancha com capacidade para 200 Passageiros fazendo Belém Macapá em 6 horas mas a capitania dos Portos Proibiu a Lancha por que quando ela passava proximo de pequenas embarcacoes a onda que ela gerava tava virando os barquinhos Mastercell_Belem January 5th, 2008, 06:02 PM Concordo plenamente...o Tocantins talvez devesse mesmo estar na Região Centro-Oeste. O Maranhão poderia estar na Norte, mas ele não é uma transição entre o Nordeste e o Norte? Resolveram valorizar a vertente nordestina do Maranhão, não a sua proximidade com a Amazônia. Será que a recriação do Meio-Norte, com Maranhão e Piauí, que são justamente a transição entre o Nordeste e o Norte, não seria melhor? Interessante, com exceção do Tocantins. Eu gostaria de perguntar sobre isso aos moradores do Tocantins e do Maranhão: qual é a maior identificação regional desses estados? Considerando não apenas aspectos naturais, mas também econômicos e sociais... O Maranhense mesmo não se considera Nordestino em Imperatriz mesmo meus amigos dizem que são do Norte Mastercell_Belem January 5th, 2008, 06:03 PM Muitos falam que o Tocantins deveria fazer parte do Centro-Oeste, mas se esquecem de Rondônia, ou simplesmente desconhecem o perfil do estado. Quando Rondônia foi incluída na região Norte (nos anos 40), realmente predominavam as características dessa região. Mas hoje uma revisão na divisão regional certamente incluiria Rondônia na mesma região que o MT e MS (que hoje seria o Centro-Oeste, mas poderia vir a ter outro nome depois da revisão, Oeste talvez). Só quem não conhece Rondônia (ou conhece apenas Porto Velho) acha que Rondônia está na região certa. Quem conhece bem o estado sabe que a maior parte de Rondônia é uma continuação do Mato Grosso, portanto Centro-Oeste. Nada contra fazer parte do Norte, pelo contrário, é apenas uma análise realista do perfil de Rondônia. Concordo com você plenamente estiva ne região leste de Rondonia, Região de Vilhena não tem nada a ver com Região Norte. Mastercell_Belem January 5th, 2008, 06:07 PM ^^ Quer dizer que será a primeira ligação rodoviária entre o estado do Amapá para fora do estado??? quanta discriminação!! :ohno: Não é bem que não exista ligação rodoviaria com outro estado em Laranjal do Jari existe uma ligação rodoviaria com o estado do Pará com Monte Dourado distrito de Almeirim porem é nescessario utlizar a balsa pra se fazer a travessia utilizar o termo que não existe ligação rodoviaria eu acho errado. Fabius_ January 5th, 2008, 08:00 PM O Maranhense mesmo não se considera Nordestino em Imperatriz mesmo meus amigos dizem que são do Norte Faz sentido :), e nem perguntei isso para nosso colega Raonizim! Se bem o conheço, ele será da mesma opinião...:| Kaique January 6th, 2008, 03:50 PM Não é bem que não exista ligação rodoviaria com outro estado em Laranjal do Jari existe uma ligação rodoviaria com o estado do Pará com Monte Dourado distrito de Almeirim porem é nescessario utlizar a balsa pra se fazer a travessia utilizar o termo que não existe ligação rodoviaria eu acho errado. O ideal mesmo é a ponte pelas ilhas Cavianas e Marajó e outra em Óbidos . Manauense January 6th, 2008, 05:29 PM Tinha uma Lancha com capacidade para 200 Passageiros fazendo Belém Macapá em 6 horas mas a capitania dos Portos Proibiu a Lancha por que quando ela passava proximo de pequenas embarcacoes a onda que ela gerava tava virando os barquinhos Hoje em dia esse tipo de lancha rápida costuma fazer as seguintes rotas: Manaus-Parintins, Manaus-Santarém e Manaus-Coari-Tefé. Já viajei em uma lancha de 150 lugares, de Manaus a Santarém. Muita boa a viagem, cuja duração não excedeu 10 horas no total. Mastercell_Belem January 6th, 2008, 05:43 PM O ideal mesmo é a ponte pelas ilhas Cavianas e Marajó e outra em Óbidos . Se você conheçe o Pantano que são as ilhas Cavianas e Marajó não abria nem a boca pra dizer isto é impossivel a ilha do Marajó é uma ilha mas é toda ela pantanosa Gutovsky January 7th, 2008, 03:40 AM Hoje em dia esse tipo de lancha rápida costuma fazer as seguintes rotas: Manaus-Parintins, Manaus-Santarém e Manaus-Coari-Tefé. Já viajei em uma lancha de 150 lugares, de Manaus a Santarém. Muita boa a viagem, cuja duração não excedeu 10 horas no total. Nussa... Dez horas numa lancha? Tem algum tipo de serviço de bordo? Como é a disposição de lugares? O custo é muito alto? Fiquei super curioso com essa lancha! Hehehe TêAgá January 7th, 2008, 04:11 AM É, mas seria legal uma incorporação se os franco-guianenses assim quererem, como foi o caso Texas/EUA. Ninguém vai querer separatistas malucos fazendo confusão. E como foi o caso do Acre também. Manauense January 7th, 2008, 01:08 PM Nussa... Dez horas numa lancha? Tem algum tipo de serviço de bordo? Como é a disposição de lugares? O custo é muito alto? Fiquei super curioso com essa lancha! Hehehe A lancha é grande, similar a um navio de médio porte. Tem serviço de bordo (almoço e lanches), ar condicionado e programação de DVD. A passagem em uma lancha dessas é aproximadamente o de uma viagem em ônibus leito. A disposição dos lugares é feita em duas classses: econômica (em poltronas reclináveis) e camarotes (cabines individuais e casal). Em algumas lanchas, só existe uma classe (econômica). A viagem costuma ser interessante. Além do conforto, para quem quer conhecer os rios e as paisagens naturais do Amazonas, viajar a bordo de uma lancha rápida é uma boa pedida. As saídas ocorrem no Porto da Manaus Moderna, no centro antigo da capital amazonense. Há lanchas rápidas para algumas das maiores cidades da região (Parintins, Coari, Tefé, Maués e Santarém). Rondon January 7th, 2008, 03:01 PM ^^ Na verdade, trata-se de uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, mas de fato a vegetação amazônica se sobrepõe ao cerrado na maior parte do território, exceto na Chapada dos Parecis, onde é tudo cerrado. Quanto ao relevo, existem em Rondônia os chamados "Planaltos Residuais Sul-Amazônicos", que diferem o relevo do estado da planície amazônica, ou seja, está também numa faixa de transição entre o planalto central e a planície amazônica. Portanto acho que no aspecto natural, Rondônia está numa faixa de transição, assim como o norte do MT. Já no aspecto sócio-econômico, como vc bem observou, tem características que o aproximam mais do Centro-Oeste. Eu não questiono o fato de Rondônia fazer parte da Amazônia Legal e portanto ser um estado amazônico, até porque o MT e o MA também são estados amazônicos mesmo fazendo parte de outras regiões. Inclusive existem alguns municípios do norte de Goiás que também fazem parte da Amazônia Legal, ou seja, o fato de um estado não fazer parte da Região Norte não o impede de ser considerado um estado amazônico. Falou tudo! :D |