View Full Version : Projetos ferroviários a serem contemplados pelo PAC
HGP January 8th, 2008, 02:15 PM http://www.revistaferroviaria.com.br/upload/pacdetalhes.pdf
Eu achei que são poucos, mas se saírem já ajudaram muito. Pelo menos para nós da Grande SP está incluído o trecho norte do ferro Anel - Campo Limpo Paulista até MANOEL FEIO ( da LOSSSHOOSA e GRAMUROUSA ITAQUAQUECETUBA,:lol::lol:)
Sá January 8th, 2008, 02:50 PM Tomará que saia, pois os investimentos Ferroviários no Brasil é uma negação, estamos muito atrasados neste transporte de massa.
HGP January 8th, 2008, 02:55 PM Tomará que saia, pois os investimentos Ferroviários no Brasil é uma negação, estamos muito atrasados neste transporte de massa.
Se bem que o transporte de cargas foi bem privelegiado nessa etapa.. Já os passageiros....:ohno:
The ParadoxX January 8th, 2008, 03:15 PM Sou totalmente ignorante em relação a esse ferroanel, então pergunto:
Porque ele é tão importante?
lipe_andreense January 8th, 2008, 04:21 PM o ferroanel será a alternativa para o transporte de cargas, que não compartilhará mais a via dos trens urbanos.
isso ajudará muito a operação da CPTM
Tiago Costa January 8th, 2008, 04:35 PM Acontece que os trens de carga que atravessam São Paulo passam o fazem através das linhas da CPTM. O problema é que se esses trens passarem durante o dia, eles acabam provocando, às vezes, atrasos na circulação dos trens de passageiros, ou interrompendo a linha em caso de descarrilamento. Por isso, durante o dia eles só passam na linha no horário de vale. Mas com os intervalos diminuindo, está ficando cada vez mais difícil conciliar cargas e passageiros. E ainda tem a questão de que a CPTM não pode continuar diminuindo o intervalo de vale, porque senão isso piora o gargalo. E a quantidade de passageiros transportados só aumenta, e a de cargas também, ou seja, estão perto de provocar a saturação das linhas. Por isso o ferroanel é tão importante, porque vai desviar as cargas das linhas de passageiros e assim aumentar bastante a capacidade das linhas de carga, vai melhorar para todos. Ah! Nas linhas A e D, existe uma via adicional entre as duas vias normais, onde costumam passar os trens de carga. Em alguns lugares, existem mais de 3 vias (lipe, confirma aí). Nas linhas B, E (em um pequeno trecho) e F os trens andam nas mesmas vias que os trens, e acho que entre BFU (Palmeiras-Barra Funda) e BAS (Brás) também. Na Linha C depois de Jurubatuba existiam 2 vias de bitola métrica, indo até Evangelista de Sousa. Mas daí os trilhos foram retirados, acho que entre 1999 e 2001. Agora estão colocando 2 vias de bitola larga (1600 mm) entre Jurubatuba e Grajaú.
lipe_andreense January 8th, 2008, 04:55 PM A via adicional das linhas A/D eram do antigo expresso Mauá - Pirituba, e só existe entre essas estações.
Nas estações Mooca, São Caetano e Santo André há 4 vias (mas na Mooca só tem 3 plataformas)
serbsil January 8th, 2008, 05:37 PM Ah! Nas linhas A e D, existe uma via adicional entre as duas vias normais, onde costumam passar os trens de carga.
A terceira via é entre Pirituba e Santo André. Mauá tem uma terceira via, mas é só na estação. E a quarta via em São Caetano, Santo André, Mooca e Pirituba é só na estação. O único trecho que efetivamente tem 4 vias é entre a Barra Funda (a velha, embaixo do Pacaembu, ao lado do pátio onde tem um lavador de trens) e o Brás
Logo depois de Jaraguá, tem uma via adicional para cruzamento de trens. E no pátio da Lapa, algumas vias são da MRS, que usa para deixar o metropolitanos ultrapassarem, para fazer manobras e fazer intercâmbio com a ALL.
PS: Perto do horário de pico, alguns trens do pátio da Lapa seguem para Pirituba, e começam a prestar serviço entre esta e Luz (a Lapa tá no meio, e tem demanda!). No pico da manhã, alguns trens prestam serviço até Lapa, e de lá seguem para Pirituba ou vão para o pátio homônimo
A via adicional das linhas A/D eram do antigo expresso Mauá - Pirituba, e só existe entre essas estações.
Nas estações Mooca, São Caetano e Santo André há 4 vias (mas na Mooca só tem 3 plataformas)
Era expresso??? Eu pensava que era uma linha estratégica, para diminiur o intervalo na área de maior demanda, o centro do SP.
Na Linha C depois de Jurubatuba existiam 2 vias de bitola métrica, indo até Evangelista de Sousa. Mas daí os trilhos foram retirados, acho que entre 1999 e 2001. Agora estão colocando 2 vias de bitola larga (1600 mm) entre Jurubatuba e Grajaú.
Não me lembro muito bem, mas entre Presidente Altino e Jurubatuba, uma via é de bitola mista, e a outra é somente a larga de 1600mm.
lipe_andreense January 8th, 2008, 05:43 PM A terceira via é entre Pirituba e Santo André. Mauá tem uma terceira via, mas é só na estação. E a quarta via em São Caetano, Santo André, Mooca e Pirituba é só na estação.
É verdade, logo depois de Santo Anré já se afunilam as 4 vias em 2
Era expresso??? Eu pensava que era uma linha estratégica, para diminiur o intervalo na área de maior demanda, o centro do SP.
digo que era expresso porque só parava nas maiores estações (eu acho :lol:)
não estava lá pra saber, mas pelo que me contam era assim.
OsascoStation2007 January 8th, 2008, 10:07 PM A via adicional das linhas A/D eram do antigo expresso Mauá - Pirituba, e só existe entre essas estações.
Eu me lembro de ter visto trens que paravam em Pirituba, não sei pq a tendência eh acabar com tudo q eh bom, voltar pra estaca zero e dps ficar planejando sem possibilidade nenhuma de concretização.
OsascoStation2007 January 8th, 2008, 10:08 PM ^^ alguém sabe pq às vezes os trens que vem do centro (linha B) vem como Carapicuíba?
Tiago Costa January 8th, 2008, 10:31 PM ^^ Porque eles vão até lá e já retornam pra JPR (Júlio Prestes). Mas isso só acontece no horário de pico. Algum usuário confirme que horário isso acontece, por favor. serbsil, você está correto, entre PAL (Presidente Altino) e (JUR) Jurubatuba (tenho certeza até STA, Santo Amaro) uma das vias possui bitola mista e a outra possui bitola larga.
serbsil January 9th, 2008, 05:17 AM ^^ alguém sabe pq às vezes os trens que vem do centro (linha B) vem como Carapicuíba?
Estratégia operacional, assim como no pico da tarde na Linha 3, em que os trens só passam a prestar serviço a partir da estação República, ou no pico da manhã na Linha 1, onde alguns trens sentido Tucuruvi são esvaziados na São Bento, e voltam prestando serviço sentio Jabaquara a partir da Sé. No caso da linha B, é no pico da manhã (um dia desci em JPR de manhã, e no letreiro estava escrito "Carapicuíba")
digo que era expresso porque só parava nas maiores estações (eu acho :lol:)
não estava lá pra saber, mas pelo que me contam era assim.
Na linha A/D, tenho quase certeza que os três serviços eram paradores, incluindo o Jundiaí-Paranapiacaba.
Também não estava lá para saber, mas fazendo umas pesquisas (internet e pessoas) a algum tempo, sei que eram três serviços:
Jundiaí-Paranapiacaba (intervalo: 60 minutos; trens: série 700-atual série 1700)
Francisco Morato-Rio Grande da Serra (intervalo: 20 minutos; trens: séries 400 e 431-atuais séries 1400 e 1600)
Pirituba-Mauá (intervalo: 10 minutos; trens: série 100-atual série 1100)
Obs.: não tenho certeza sobre os modelos, mas acho que eram esses
E o melhor: todos diretos, sem baldeação.
Na estação Luz, o intervalo entre os trens era de 10 minutos:
De 10 em 10 minutos, o trem que passase lá, também passava em Pirituba e Mauá, mas não além delas.
De 20 em 20, o destino deles eram Morato e Rio Grande, mas não alcançavam as duas pontas.
De 60 em 60 minutos, passava o trem que fazia a linha inteira, ou seja, Jundiaí-Paranapiacaba.
É tudo o que sei.
lipe_andreense January 9th, 2008, 05:20 AM ^^
essa operação é boa, não sei porque tiraram. Estava até pensando hoje, que poderia partir um trem da Luz a cada 30 minutos, com destino direto à Jundiaí, nem sabia que já existiu um que fazia a linha inteira.
serbsil January 9th, 2008, 05:33 AM ^^ o custo de operação não compensaria.
os trens que saem de FMO para JUN têm 3 (no caso das séries 1400 e 1600), 4 carros (série 1700) ou 6 carros (série 1100, que não opera mais com 3 carros porque deixaram somente a cabine do carro motor), a intervalos de meia hora no vale. Não compensaria colocar trens a cada meia hora com composições de 6 ou 8 carros, sendo que a demanda pode ser coberta com trens de 3 e 4 com o mesmo intervalo.
Nessa tempo que falei, o intervalo era de 1 hora, mas o trem tinha 8 carros.
Curiosidade: Na série 100 da EFSJ, cada unidade, formada por 3 carros, tinha 3 cabines, duas no carro motor (uma em cada ponta), e outra no 2º reboque. E não lembro se era no 1º reboque (intermediário) ou no 2º, havia também banheiro para as viagens longas (alguns trens dessa série já chegaram a rodar até Santos). E o trem poderia operar somente com 1 carro, já que o carro-motor tinha cabine nas duas pontas.
|
|