View Full Version : Frota recorde em 2008

Pesquisadorbsb
January 13th, 2008, 06:56 PM
Em março, Brasília será a cidade com mais veículos por habitante

Brasília ultrapassará, no final de março, a barreira de 1 milhão de veículos em circulação. Em vez de orgulho, o recorde desperta preocupação no governo e nos brasilienses. Inchadas, as vias da cidade recebem mais de 200 carros novos por dia.

Segundo a Secretaria de Transportes do DF, com a marca de um milhão deixada para trás, a região metropolitana de Brasília se tornará a cidade com mais veículos por habitante do mundo, superando Los Angeles, nos Estados Unidos. A média será de um veículo para cada 2,4 habitantes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2007, a população brasiliense cresceu cerca de 20%, saltando de 2 milhões de habitantes para 2,45 milhões. No mesmo período, a frota de automóveis circulando pelas ruas do DF sofreu uma expansão bem maior, de 70%. Apenas oito anos atrás, ela não passava dos 585 mil veículos. São as maravilhas do crédito "barato" e dos parcelamentos em até 60 vezes.

Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF) revelam que, em 2007, as vendas de veículos novos cresceram cerca de 30%. Foram mais de 80 mil automóveis comercializados, contra 59 mil de 2006. Para Ricardo Lima, diretor de vendas do sindicato, nem mesmo o provável aumento nas taxas de juros causado pela elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) deve frear a demanda em 2008. "O reflexo é muito pequeno. Todas as previsões positivas estão mantidas. Vamos ter um grande ano, como foi o de 2007", aposta Ricardo, acrescentando que a comercialização de automóveis novos já começou forte nos primeiros dias do ano.

Antes conhecida por suas avenidas espaçosas, Brasília caminha de forma acelerada para um cenário caótico. Historicamente, o GDF respondeu a tal demanda com a construção de mais vias e com o advento do metrô. Os resultados ficaram aquém do esperado e instigaram o governador Arruda a apostar no programa Brasília Integrada, que propõe uma rede mais eficiente de transporte coletivo, mas ainda não saiu do papel.

Na opinião do professor Paulo César Marques, do departamento de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília (UnB), o Brasília Integrada não passa de "um bom começo", um "passo inicial". Segundo o professor, o dilema não se resume a melhorar o transporte coletivo para aqueles que já o utilizam, mas sim fazer com que os motoristas individuais desistam do conforto do seu carro para utilizar o transporte coletivo. Para o professor, isso só seria alcançado com medidas coercitivas.

"Não tem grande cidade no mundo que possua essa obrigação de oferecer vagas gratuitas a seus moradores", comenta, citando os parquímetros norte-americanos, as cobranças cronometradas em algumas partes da Europa e o rodízio em São Paulo. "Mas mesmo o rodízio não é uma solução boa a longo prazo. Quem pode acaba comprando um segundo ou terceiro carro com outro final de placa", acredita Paulo César.

Evolução da frota
2000 - 585 mil veículos
2001 - 651 mil
2002 - 688 mil
2003 - 732 mil
2004 - 775 mil
2005 - 821 mil
2006 - 883 mil
2007 - 956 mil (até novembro)
2008 - 1 milhão

(Fonte: Detran)

Fraga defende meios coletivos

Além da falta de medidas para inibir o transporte particular, o engenheiro Paulo César Marques critica também possíveis limitações nas regras do bilhete do transporte coletivo. "Qual é a grande vantagem de andar de carro? É a liberdade de poder ir de lá para cá a hora que quiser", diz Paulo César, defendendo que um mesmo bilhete valha para todos os trajetos e para qualquer horário.

Mas a concepção predominante no GDF é outra. O inchaço no trânsito é visto como inevitável. Inclusive, o secretário de Transportes, Alberto Fraga, já se posicionou contra medidas mais firmes, consideradas "antipáticas". A idéia da secretaria é oferecer um transporte coletivo eficiente e de qualidade, deixando para o próprio motorista o julgamento e escolha da opção mais atraente.

Corredores

"Pense na W3, por exemplo. Quando o motorista vir que está parado no engarrafamento há 20 minutos, enquanto o ônibus passa livremente a seu lado no corredor, levando apenas sete minutos para chegar ao Pátio Brasil, onde um carro terá dificuldade para estacionar, esse motorista mudará de idéia", prevê Fraga.

Essa é a razão que alimenta a ênfase do Brasília Integrada na criação de corredores exclusivos para ônibus, à exemplo do que já ocorre em outras cidades brasileiras, como Goiânia. Estão previstas obras do gênero na W3, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), BR-020, Pistão Norte e Estrada Parque Taguatinga/Guará (EPTG).

Com relação ao fato que o programa está demorando a ser implantado, o diagnóstico do secretário é que, em 2007, as principais medidas do projeto ficaram amarradas por falta de recursos. Até o momento, as únicas medidas foram aquelas que Fraga classifica como "administrativas", como o combate às vans ilegais.

Microônibus

"Agora é que vamos iniciar as obras que verdadeiramente irão beneficiar o usuário do transporte público, aquelas que realmente farão diferença", comenta o secretário, referindo-se a medidas a serem adotadas, como bilhetagem eletrônica e implantação do VLT, o veículo leve sobre trilhos (espécie de bonde), além dos já citados corredores exclusivos para ônibus.

Outra medida citada por Fraga como fundamental é a entrada em funcionamento dos 450 microônibus que darão a famosa "capilaridade" ao transporte coletivo do DF, para acabar com uma de suas principais fraquezas: a distância das paradas de ônibus e estações de metrô. "O desafio é esse. É fazer com que o cidadão se conscientize que, agora, o transporte coletivo vai ser a melhor opção", completa o secretário.

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/impresso/noticia.php?IdNoticia=316159

salengasss
January 14th, 2008, 02:24 AM
Ainda bem que o GDF está tomando medidas drásticas e rápidas para tentar contornar o problema na cidade, senão em 2014, na Copa..... será inviável andar nas ruas de Brasília!!!!!!!

DMA Brasil
January 14th, 2008, 02:34 AM
Enquanto isso, no Rio de Janeiro...

Ótima notícia que Brasília está trabalhando para evitar que o caos REALMENTE se instaure. Quando fui em Brasília, em 2001, me lembro que o Eixo Monumental já engarrafava. Imagina hoje em dia.

Espartano_bsb
January 14th, 2008, 03:23 AM
^^ Vamos ver... O sistema de transporte público de Brasília realmente é muito precário... Um dos piores que já conheci!!! :ohno: Só o metrô mesmo se salva!!! Mas mesmo assim com ressalvas tendo em vista o seu horário reduzido nos finais de semana e a grande quantidade de estações ainda não concluídas!!! Se nada mudar efetivamente, chegaremos aos 2 milhões de veículos em pouco tempo... :ohno:

Kaique
January 14th, 2008, 03:56 AM
Pois é necessário muito mais trechos de VLT's, levar o metro até a Asa Norte, e quem sabe outra linha mais para o Sul.

O usuário de carro só o deixa em casa se tiver conforto, então tudo precisa ser bem feito, com ar-condicionado e com bastante oferta para não andar super lotado.

Pesquisadorbsb
January 14th, 2008, 06:30 PM
^^ Olha eu não sei, o governo está desenhando o sistema de transporte para atender apenas as regiões pobres de Brasília, pois quem tem carro (Sudoeste, Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Park Way e condominios) não vão depender do VLT e nem tão pouco do metrô.

Eu vejo que as coisas vão continuar do jeitinho que está e nem adianta o Fraga querer impedir isso.

salengasss
January 17th, 2008, 02:56 PM
Eu acho que devagar isso se organiza.... esse lado Oeste tem gente d+++++++, e ele está priorizando algumas áreas. Eu sou frequentador assíduo do metrô e ele me sastisfaz muitíssimo, não tenho com o que me queixar. Devagar, se houver vários Arrudas a cidade se organiza, e as pessoas se acostumam a tomar o transporte público...... ;)