View Full Version : Regionalização no forum português: Sim ou Não?

Pages : [1] 2

Reflex
January 17th, 2008, 02:20 AM
Recebemos recentemente da administração luz verde para decidirmos esta questão. Como tal fica aqui o thread para votação.

Regras:
1 - a votação será pública para evitar clones;
2 - só é permitida a votação a forumers registados antes do dia 15 de Janeiro de 2008;
3 - a moderação, nestes termos, tem como detectar possíveis membros que votem mais do que uma vez; assim detectada a situação, todos os votos desse membros serão considerados nulos;
4 - a votação terá a duração de 7 dias;

Concordam com a Regionalização no forum português?
1 - Sim
2 - Não

Nota: em caso de vitória do Sim, será aberto novo thread para discussão e votação do modelo a seguir!;)

Barragon
January 17th, 2008, 02:23 AM
SIM!

mynuster
January 17th, 2008, 02:23 AM
:yes:

Lino
January 17th, 2008, 02:24 AM
O quê, fazerem secções como as dos alemães ou dos Espanhóis? Creio que seria bom para organizar os tópicos por regiões!!

Barragon
January 17th, 2008, 02:27 AM
O quê, fazerem secções como as dos alemães ou dos Espanhóis? Creio que seria bom para organizar os tópicos por regiões!!

Não é bom.. é optimo...

Contudo sugiro depois manter o bicho dos Transportes e Infraestruturas ou mesmo separar fora das regiões...

TeKnO_Lx
January 17th, 2008, 02:30 AM
claramente Sim

agora não concordo com o titulo, porque tem conotaçoes negativas.. (como vão ver certamente por parte de algumas opinioes)

este fórum precisa de uma reforma urgente.. acho que o modelo que apresentei há uns meses enquadrava-se nesse sentido, hoje em dia talvez abrangeria mais regioes ( Norte, Centro, Lisboa, Sul e Ilhas ) por exemplo. se possivel Alentejo/Algarve em vez de Sul

os T/C provavelmente não seria regionalizados pelos menos por agora.. mas a médio prazo seria uma opção natural

no meu entender apenas os P/C e desde logo com abertura de um espaço formal para discussoes regionais ( que se fazem actualmente no "café")

Barragon
January 17th, 2008, 02:31 AM
Porto/Norte

Centro é centro LOL

Lisboa/Margem Sul :D

JohnnyMass
January 17th, 2008, 02:33 AM
tekno, limita-te a votar e não a fazer propaganda!;)

Lino
January 17th, 2008, 02:34 AM
A parte geral, os transportes e os projectos é que devem ser divididas por regiões, não as outras secções como o Café, fotografias, estranja...
Sobre os fóruns lá de fora, penso que o fórum africano deveria estar independente do fórum do Médio Oriente...

Reflex
January 17th, 2008, 02:35 AM
agora não concordo com o titulo, porque tem conotaçoes negativas.. (como vão ver certamente por parte de algumas opinioes)

O título tem conotações negativas? É apenas chamar os "bois pelos nomes"!:lol:
Não podemos estar com paninhos quentes e perguntar se "concordam que se divida o forum portugues mediante diferentes áreas geograficas".:D

TeKnO_Lx
January 17th, 2008, 02:37 AM
tekno, limita-te a votar e não a fazer propaganda!;)

a verdade é que se pusesem "reorganização da estrutura do fórum por regiões" ficava melhor IMO

já percebi que a expressão tem um termo negativo associado.. cai logo o Carmo e a Trindade para alguns.. vão pensar que se vai regionalizar tudo e mais alguma coisa..

Reflex
January 17th, 2008, 02:39 AM
Isso é colocar "paninhos quentes" escusadamente...;) O tema tem sido amplamente debatido nos ultimos tempos, acredito que a maioria dos forumers saibam exactaemente do que se trata. E mesmo que não saibam, com ou sem conotação negativa, o termo correcto é "regionalização"...;)

JohnnyMass
January 17th, 2008, 02:39 AM
cai para uns e para os não, como se vê.;)

TeKnO_Lx
January 17th, 2008, 02:46 AM
ok eu só espero que mesmo que votem contra, façam alguma especie de contra proposta.. julgo sinceramente que este forum precisa de uma reforma, e que os moldes actuais não conseguem dar resposta de modo eficaz ao aumento de utilizadores e consequentes conteudos

esperemos então pelos resultados--

PedroGabriel
January 17th, 2008, 03:13 AM
Não. tudo por cidades, e todas com a mesma igualdade de tratamento, como nos topicos internacionais.

PedroGabriel
January 17th, 2008, 03:39 AM
algo assim:
http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=905

tava a pensar mudar o topico da Póvoa para lá, mas a lingua é o inglês.

Sky11
January 17th, 2008, 05:02 AM
Eu voto sim. Quando é que são as eleições?

Fern
January 17th, 2008, 05:36 AM
Nao.

Aka
January 17th, 2008, 01:04 PM
Vou-me abster. Se é verdade que fica melhor organizado também é verdade que isso vai acabar por esconder certos threads até interessantes, porque as pessoas simplesmente não vão lá.

dvfer
January 17th, 2008, 02:42 PM
voto NAO.

Por uma razão mt simples: os foruns portugueses não tÊm "material" para encher "topicos regionais". FIcando td mt "dividido". Acho que este modelo actual o mais aceitavel e que evita a dispersão do conteudo. Não podemos comparar a "regionalizacao" de foruns ingleses, pq so Londres tem 10 milhoes d pessoas, sendo "Portugal".

Assim, cmo está, tá bem... Desde que os users respeitem os topicos "mais regionais", ou seja, topicos destinados a quem viva em dada região.

napolit
January 17th, 2008, 02:58 PM
Voto que sim, para facilitar a busqueda de informaçao :). Por exemplo se quero buscar threads concretos sobre o algarve, pois seria muito mais fácil com uma divisao do forum.

PJviana
January 17th, 2008, 06:34 PM
Eu votei sim, mas não com muitas regiões, senão fica confuso!:okay:

Ondas
January 17th, 2008, 08:56 PM
Voto sim! :yes:

fernao
January 17th, 2008, 08:59 PM
sou contra.

Quem quiser encontrar a informacao sobre um sitio especifico consegue facilmente encontrar - eu geralmente so' abro o "Fotos de Coimbra" e "Projectos de Coimbra"...

mas gosto sempre de abrir um thread por acaso e ver o que se anda a fazer em outras terras!

Portvscalem
January 17th, 2008, 09:41 PM
voto sim, para melhorar a organização do fórum...

Reflex
January 17th, 2008, 11:45 PM
A minha opinião é vastamente conhecida. Julgo que será utopico focarmo-nos no aspecto organizativo em detrimento da harmonia reinante. Todos nós assistimos recorrentemente a discussões entre membros de diferentes regiões com predominancia entre os de Lisboa e os do Porto. Ou são os de Lisboa que vão para os threads do Norte "mandar umas bocas" e há chatice ou o contrário. Se isto é assim num forum global, julgo que, com a regionalização, a tendência é piorar e vai ser recorrente ver alguns membros a acharem-se "donos" do forum da sua região e a sentirem-se com ainda mais legitimidade para não permitirem ingerência "exterior".
O modelo de regionalização poderia funcionar muito bem num forum com outras caracteristicas e com outros membros. Neste, os beneficios que trará serão, em minha óptica, amplamente ultrapassados pelos prejuizos! E não me convençam do contrário porque sou membro há mais de 3 anos e moderador à quase 2 e tenho uma noção bastante boa de como funciona o forum português. E estou certo que a maioria dos que votam sim, não obstante considerarem que o novo modelo possa trazer uma melhoria organizativa, estão conscientes dos perigos que este modelo pode acarretar.
Como tal prefiro salvaguardar o bem-estar e a harmonia que, a espaços, o forum português vive em detrimento de uma suposta melhor organização. Como tal, voto não!;)

P.S. Em teoria defendo que não deveria haver qualquer "campanha" neste thread. Mas visto ser impossivel ter o thread fechado e a poll simultaneamente a decorrer - e visto já alguns de vocês o terem feito - considero-me legitimado (essencialmente como forumer e não como moderador) a enunciar a minha opinião.

tuga14
January 17th, 2008, 11:50 PM
Voto sim!

napolit
January 18th, 2008, 12:00 AM
As guerras vao ser sempre as mesmas, isso depende das pessoas :). Nao há muros nem fronteiras que podem evitar as guerras, só mesmo as pessoas. Penso que temos de pensar no modelo organizativo e nao nesses aspectos :)

TeKnO_Lx
January 18th, 2008, 12:01 AM
eh pa, não começem a fazer campanha.. senão começo a dizer todas as vantagens da regionaliziação

aliás seria um pouco a parvo estarem logo a oporem-se contra um modelo demasiado generico, como esta pergunta sugere.. as guerrinhas continuarão sempre, qualquer que seja o modelo ( a regionalização não pretende acabar com isso, não sei quem pode ter esta ideia peregrina..) mas isso tem a ver com FALTA de moderação

no resto o fórum deve ficar melhor, ou seja em termos organizativos!

Reflex
January 18th, 2008, 12:09 AM
eh pa, não começem a fazer campanha.. senão começo a dizer todas as vantagens da regionaliziação

aliás seria um pouco a parvo estarem logo a oporem-se contra um modelo demasiado generico, como esta pergunta sugere.. as guerrinhas continuarão sempre, qualquer que seja o modelo ( a regionalização não pretende acabar com isso, não sei quem pode ter esta ideia peregrina..) mas isso tem a ver com FALTA de moderação

no resto o fórum deve ficar melhor, ou seja em termos organizativos!

Claro que sim, aliás, a culpa - se tem que ser imputada a alguém - que o seja aos inuteis dos moderadores e não à meia duzia de forumers que se comportam recorrentemente como crianças de jardim de infância. E olha que se por um lado eu entendo que no calor da discussão sejam ditas certas coisas, por outro vejo por aqui pessoas que o fazem de proposito, como provocação.
Mas talvez tenhas razão e de uma vez por todas a moderação perca o pejo e comece a pedir bans. Assim como assim seremos criticados de qualquer maneira. Ou por fazer de mais ou por fazer de menos...;)

pedrodepinto
January 18th, 2008, 12:35 AM
Claramente não!

TeKnO_Lx
January 18th, 2008, 12:44 AM
eu acho que é preciso separar as águas claramente

uma coisa é a Organização Formal do Forum outra é a Moderação

não poderemos associar males futuros a uma coisa que não sabemos se vai acontecer ou não. não podemos fazer futurologia :lol:

a "falta de moderação" é realmente um mal, mas pelo que sei alheios a voces, mas isso tem que ficar fora desta discussão especificamente

o que eu não percebo é duvidarem que uma melhor organização ( mesmo que não seja a "regionalização") vai trazer mais pessoas.

isto pareceme normal, fazendo um paralelismo um site de vendas online, este vai cativar mais clientes se tiver melhor organizado, claro e hierarquizado, em relação a um site com péssima e conflituosa organização visual... hoje em dia qualquer pessoa leiga percebe basicamente 3 problemas no forum

1- falta de organização que vai no P/C (sticky e front page)
2-inexistencia de um espaço formal para discussoes regionais/locais
levando a..
3-excesso relativo de posts no café (em relação aos outros subfóruns), abragendo demasiadas temáticas ( ambitos nacional, regional, local)

eu acho que é isto basicamente que a regionalização pretende melhorar, organização, clareza, hierarquização clara de conteúdos. Descentralizar também a % de posts do forum e "autonomizar" os subforuns, tendo cada um massa suficiente própria de utilizadores (apesar de todos poderem participar ondem bem entenderem...)

pareceme o passo seguinte natural com o crescimento do fórum em termos QUANTitATIVOS que leva a um maior necessidade (tendencia natural de focalização) de temáticas cada vez mais regionais/locais além das nacionais=necessidade de criar novos espaços formais para tal

não me parece nada forçado nem hostil.. aliás esse nem é o intuito

outra coisa, este espaço é o unico de jeito em Portugal onde se poderia descer ao nivel regional/local de um modo CENTRALIZADO

existem poucos blogs de jeito.. e espaços para discutir problemas locais

mrcapri
January 18th, 2008, 12:54 AM
Voto NÃO

Barragon
January 18th, 2008, 02:09 AM
Por acaso o Café já tem mais de 100.000 posts :lol: ^^

JohnnyMass
January 18th, 2008, 02:13 AM
eu acho é que apesar de tudo o que já aqui se disse ainda haver alguém com a lata suficiente para vir dizer que há falta de moderação neste fórum... é que me custa mesmo a acreditar que continuo a ler tal aberração!

As guerras que existem devem-se unicamente a um conjunto de meia dúzia de mal comportados/provocadores/crianças que por aqui andam e que por muito que se peça ou que se castigue não mudam minimamente o seu comportamento!!!

É claro que é essa mesma meia dúzia que adora criticar a moderação, pudera, têm o ego ferido... não vejo mais ninguém a queixar-se.

Quanto à votação em si, e sem fazer campanhas, voto NÃO, como é evidente.

Barragon
January 18th, 2008, 02:15 AM
é um caso para se dizer... do not feed the trolls :lol:

JohnnyMass
January 18th, 2008, 02:16 AM
não brinques que o caso é sério barrita!;)

costa
January 18th, 2008, 02:17 AM
eu por mim era separar isto por camadas

hiong_nu
January 18th, 2008, 02:49 AM
aleluia!!! VOTO SIM imediatamente, tou farto de ver incendiários em tópicos nortenhos e que só vão para lá para achincalhar e gozar. Depois eu é que sou o entulho aqui no meio??? Tou farto de abrir threads e que vão para lá insultar-me e depois a moderação apaga os threads simplesmente?

JohnnyMass
January 18th, 2008, 02:53 AM
e achas que não vão continuar a ir?:lol: a "regionalização" não é estanque... não te iludas.

Reflex
January 18th, 2008, 02:59 AM
aleluia!!! VOTO SIM imediatamente, tou farto de ver incendiários em tópicos nortenhos e que só vão para lá para achincalhar e gozar.

A unica diferença é que em vez de irem para topicos nortenhos num forum geral passam a ir para topicos nortenhos num forum nortenho. E o facto de se regionalizar o forum, não dá direitos especiais aos forumers de determinada região no forum dessa mesma região... Portanto é 1 ilusão pensar que a regionalização irá mudar isso. Aliás, a haver vantagem com um novo modelo não será de certeza nesse campo!;)

Barragon
January 18th, 2008, 02:59 AM
não brinques que o caso é sério barrita!;)

^^ do not estresse :)

dvfer
January 18th, 2008, 03:01 AM
aleluia!!! VOTO SIM imediatamente, tou farto de ver incendiários em tópicos nortenhos e que só vão para lá para achincalhar e gozar.

como tu fazes nos topicos de Lisboa??

Sou contra esta regionalização, pois assim já sei que deixarei de ir às secções das outras regiões e assim vai dando p se ir dando uma olhadela ao que é feito...

dvfer
January 18th, 2008, 03:03 AM
eu acho é que apesar de tudo o que já aqui se disse ainda haver alguém com a lata suficiente para vir dizer que há falta de moderação neste fórum... é que me custa mesmo a acreditar que continuo a ler tal aberração!

o problema n é a moderação em geral, mas sim os poderes abusados por certos moderadores... moderadores cujo pensamento e ideias, nem estão com o forum que moderam.

Barragon
January 18th, 2008, 03:03 AM
Só deixas de ir as secções de outras regiões porque queres :lol:

Andre_Filipe
January 18th, 2008, 05:05 AM
Voto sim

Daniel_Portugal
January 18th, 2008, 05:14 AM
Voto NÃO.

Para que se quer melhor organização no fórum, se este irá morrer?

Vai ser uma bola de neve. (1) Cada membro (salvo raras excepções) irá maioritariamente para o fórum da sua região (2) por isso haverá menos membros nas discussões directas (3) fazendo com que as discussões percam interesse. (4) com isto, os membros que iam apenas para as suas regiões, deixam de lá aparecer pois não há a força da discussão necessária para que o fórum possa ter vida. (5) as conversas gerais perder-se-ão de forma geral (6) e o forum que já estava moribundo... morre de vez.

Caso ganhe o SIM, e estou a ver que vai ser isso que vai acontecer, que se faça um subforum para o Porto e Norte. Coimbra e Centro. Lisboa e Sul. Ilhas. parece-me a forma mais justa de dividir.

Daniel_Portugal
January 18th, 2008, 05:17 AM
e o tekno põe-se com esta propaganda toda, porque já ta farto de ouvir falar no Porto.

que me desculpem os restantes lisboetas, que maioritariamente até sao bastante porreiros, mas o lisboetismo egocentrico do tekno nao suporta que se fale tanto numa outra cidade, da mesma forma como se fala de lisboa. ele irá dizer que nao e que eu sou uma besta quadrada (e eu a cagar-me pra isso), mas essa é a verdade nua e crua. daí o seu grande interesse por esta regionalizaçao (e insistencia no seu formato onde a palavra "Porto" nem sequer aparece como subforum).

podes dizer o que quiseres em contrario, mas eu ja te topei pah! nao sou nenhum burro. e agora podes fazer aquele movimento com a maçã de adão, engolindo a propria saliva, de quando alguém fica atrapalhado e pensa "fui busted!" :hilarious

hiong_nu
January 18th, 2008, 01:13 PM
A unica diferença é que em vez de irem para topicos nortenhos num forum geral passam a ir para topicos nortenhos num forum nortenho. E o facto de se regionalizar o forum, não dá direitos especiais aos forumers de determinada região no forum dessa mesma região... Portanto é 1 ilusão pensar que a regionalização irá mudar isso. Aliás, a haver vantagem com um novo modelo não será de certeza nesse campo!;)

pelo menos o moderador do fórum será nortenho... eis a grande diferença...

fernao
January 18th, 2008, 01:16 PM

ja' tens como moderador o JohnnyMass, que e' da Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto ;)

Reflex
January 18th, 2008, 01:23 PM
?!
Não deverá haver moderadores novos por cada novo forum criado... Tanto quanto sei tal não será possível... Para existir um moderador por cada forum, julgo que teriam que os foruns ficar com autonomia completa do f.portugues. Isto é 1 mera reordenação estrutural.;)

Barragon
January 18th, 2008, 03:03 PM
^^ não ligues ref :lol:

O daniel diz que o fórum vai ficar moribundo... penso que uma separação por zonas trás mais gente a cada zona porque existe uma maior organização, assim como aconteceu com o sub forum dos transp e infra... onde existe muita gente que não fala em mais nenhum lado e é específica naqueles assuntos.

hiong_nu
January 18th, 2008, 04:14 PM
ja' tens como moderador o JohnnyMass, que e' da Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto ;)

então está a fazer um mau trabalho a proteger os seus camaradas nortenhos, porque qdo os lisboetas invadem um thread nortenho só p dizer mal, o thread é apagado. quando eu faço o mesmo, o thread continua e sou eu que sou apagado.

Andre_Filipe
January 18th, 2008, 05:20 PM
^^ não ligues ref :lol:

O daniel diz que o fórum vai ficar moribundo... penso que uma separação por zonas trás mais gente a cada zona porque existe uma maior organização, assim como aconteceu com o sub forum dos transp e infra... onde existe muita gente que não fala em mais nenhum lado e é específica naqueles assuntos.

Concordo. Acho que irá atrair novos membros que se interessam pela sua zona.

ruben.briosa
January 18th, 2008, 08:16 PM
Sim!
Porto e Norte
Coimbra e Centro
Lisboa
Alentejo e Algarve
Ilhas [Madeira e Açores]

...

Portvscalem
January 18th, 2008, 11:30 PM
lisboa à parte porque raio? lisboa fica muito bem junto do sul...

fred_mendonca
January 18th, 2008, 11:48 PM
Lisboa só por isso tem de estar independente. Basta ver isso pelas NUT II.

TeKnO_Lx
January 18th, 2008, 11:52 PM
Voto NÃO.

Para que se quer melhor organização no fórum, se este irá morrer?

Vai ser uma bola de neve. (1) Cada membro (salvo raras excepções) irá maioritariamente para o fórum da sua região (2) por isso haverá menos membros nas discussões directas (3) fazendo com que as discussões percam interesse. (4) com isto, os membros que iam apenas para as suas regiões, deixam de lá aparecer pois não há a força da discussão necessária para que o fórum possa ter vida. (5) as conversas gerais perder-se-ão de forma geral (6) e o forum que já estava moribundo... morre de vez.

Caso ganhe o SIM, e estou a ver que vai ser isso que vai acontecer, que se faça um subforum para o Porto e Norte. Coimbra e Centro. Lisboa e Sul. Ilhas. parece-me a forma mais justa de dividir.[/
só te digo uma coisa

:lol: "traveler style"
devias por um anúncio no "Correio da manha" ao pé do Prof Karamba :hilarious:

e o tekno põe-se com esta propaganda toda, porque já ta farto de ouvir falar no Porto.

que me desculpem os restantes lisboetas, que maioritariamente até sao bastante porreiros, mas o lisboetismo egocentrico do tekno nao suporta que se fale tanto numa outra cidade, da mesma forma como se fala de lisboa. ele irá dizer que nao e que eu sou uma besta quadrada (e eu a cagar-me pra isso), mas essa é a verdade nua e crua. daí o seu grande interesse por esta regionalizaçao (e insistencia no seu formato onde a palavra "Porto" nem sequer aparece como subforum).

podes dizer o que quiseres em contrario, mas eu ja te topei pah! nao sou nenhum burro. e agora podes fazer aquele movimento com a maçã de adão, engolindo a propria saliva, de quando alguém fica atrapalhado e pensa "fui busted!" :hilarious
não me des lição de nada, nem de "amor" ao fórum
tou ca há mais tempo do que tu, e não fui eleito pela 3º vez forum mais bairrista do ano, por isso tu a mim não me dizes nada.
baseio o meu apoio na regionalização em FACTOS, coisa que tu não entendes, porque a tua veia de vendedor e falsificador de informação é forte de mais. outra coisa, conheçes a NUTS II? baseio nesse modelo a minha divisão de regioes.. eu sei que é impossivel falar contigo em factos, por isso já nem tento. deixa tar eu dou-te desconto.. :lol: olha se quisseses até punhamos um subforum com a tua cidade.. porque sei que o teu enorme EGO não conseguia ver o Porto dentro da região Norte, apesar de que vai ser assim na regionalização politica. caso votem sim, os modelos iria ser naturalmente disctutidos

olha aqui apresento-te factos, LÊ E RELE
..

o que eu não percebo é duvidarem que uma melhor organização ( mesmo que não seja a "regionalização") vai trazer mais pessoas.

isto pareceme normal, fazendo um paralelismo um site de vendas online, este vai cativar mais clientes se tiver melhor organizado, claro e hierarquizado, em relação a um site com péssima e conflituosa organização visual... hoje em dia qualquer pessoa leiga percebe basicamente 3 problemas no forum

levando a..
3-excesso relativo de posts no café (em relação aos outros subfóruns), abragendo demasiadas temáticas ( ambitos nacional, regional, local)

eu acho que é isto basicamente que a regionalização pretende melhorar, organização, clareza, hierarquização clara de conteúdos. Descentralizar também a % de posts do forum e "autonomizar" os subforuns, tendo cada um massa suficiente própria de utilizadores (apesar de todos poderem participar ondem bem entenderem...)

pareceme o passo seguinte natural com o crescimento do fórum em termos QUANTitATIVOS que leva a um maior necessidade (tendencia natural de focalização) de temáticas cada vez mais regionais/locais além das nacionais=necessidade de criar novos espaços formais para tal

não me parece nada forçado nem hostil.. aliás esse nem é o intuito

outra coisa, este espaço é o unico de jeito em Portugal onde se poderia descer ao nivel regional/local de um modo CENTRALIZADO

existem poucos blogs de jeito.. e espaços para discutir problemas locais

agora se queres contrapor, CONTRAPÕE FACTOS E NÃO IDEIAS PARVAS DE FUTUROLOGIA.
o fÓrum tem problemas de Organização, e qualquer pessoa vê isso. o modelo actual FOI bom há 2anos atrás, mas não é HOJE
não tou a dizer que a regionalização ´é perfeita, mas irá acabar com alguns problemas ORGANIZACIONAIS estruturais ( não de moderação do fórum como alguns tentam dizer ou relacionar)

em relação á moderaçáo defendo "equipa de moderadores", nem defendo moderadores regionais..

adiante.. siga a discussão

Reflex
January 19th, 2008, 12:02 AM
em relação á moderaçáo defendo "equipa de moderadores", nem defendo moderadores regionais..

Em relação a isso queria dizer que tanto quanto sei é mesmo impossivel com o sistema que vamos criar existirem moderadores por subforum regional. Portanto em termos de moderação continuará tudo na mesma. Eventualmente se for necessario - dado que os moderadores terão mais trabalho num cenário de regionalização - poderá ser recrutado mais um membro e talvez se avance para esse nick "equipa de moderadores", mas só quando a poeira assentar...;)

ruben.briosa
January 19th, 2008, 12:07 AM
lisboa à parte porque raio? lisboa fica muito bem junto do sul...

porque? pensas logo que estou a inferiorizar o porto? o sul e' uma area muito vasta.. o norte e' mesmo uma regiao.. nao existe nenhuma regiao "sul".. mas sim alentejo, algarve..

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 12:09 AM
Em relação a isso queria dizer que tanto quanto sei é mesmo impossivel com o sistema que vamos criar existirem moderadores por subforum regional. Portanto em termos de moderação continuará tudo na mesma. Eventualmente se for necessario - dado que os moderadores terão mais trabalho num cenário de regionalização - poderá ser recrutado mais um membro e talvez se avance para esse nick "equipa de moderadores", mas só quando a poeira assentar...;)

eu sei que é offtopic mas isto é um EXCELENTE SISTEMA, que teve óptimos resultados no fórum espanhol. não deixem de tentar isso mais cedo ou mais tarde

Bluesence
January 19th, 2008, 12:25 AM
Regionalização no forum, o que é que isso implica na prática? Se for para dividir ainda mais o forum, voto não, acho que independentemente de haver forumers mais interessados nas notícias/projectos da sua própria região acho que as secções devem continuar a abranger o país todo, para que não haja "grupos" ou "comunidades" distintas e as pessoas se sintam inibidas a comentar nas secções alheias...

Herrmando
January 19th, 2008, 12:36 AM
Se for para n aturarmos certos comentários sulistas acho bem. Mais importante ainda, seria saber como ficaria distribuida a moderação. Já agora, qdo é q há eleições para a moderação? Ou está tudo agarrado ao poder? :D

Reflex
January 19th, 2008, 12:36 AM
Apesar da minha posição vou-te tentar esclarecer da forma mais neutra possível:
A regionalização do forum implica a divisão do forum. De que modo? Seguindo um modelo a ser aprovado (caso ganhe o sim), cada 1 das regiões encerrará em si subforuns (projectos, transportes, etc). Ou seja, seguindo o modelo espanhol: http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=51

Em suma será apenas uma nova reconfiguração organizativa do forum, porque a nível de moderação tudo continuará na mesma visto ser impossivel que cada 1 dessas regiões tenha a sua propria moderação. Como tal, a moderação continuará a ser central, com todas as coisas boas e más que isso acarreta...;)

Reflex
January 19th, 2008, 12:38 AM
Se for para n aturarmos certos comentários sulistas acho bem. Mais importante ainda, seria saber como ficaria distribuida a moderação. Já agora, qdo é q há eleições para a moderação? Ou está tudo agarrado ao poder? :D

Não vai mudar nada a nivel da moderação como já foi referido. Não é, tanto quanto sei, possivel que cada região tenha a sua propria moderação, pelo que continuará a ser 1 moderação central...;) A regionalização sê-lo-à apenas a nível organizativo. E ao contrário do que tu e muita gente pensa, os comentários sulistas nos threads do norte não acabarão nem vice-versa. Não pensem que isto vai mudar o que quer que seja a nível de comportamentos...;)

Bluesence
January 19th, 2008, 12:44 AM
Mas regiões como o Algarve e o Alentejo que só têm 2 - 3 membros mais activos em coleccionar noticias, projectos, fotos etc, vão ter subforums quase desertos. No fim de contas teremos o forum muito dividido sem ter razão para tal porque não há matéria suficiente para cada subforum. E depois a divisão do forum vai afastar os forumers na medida em que vai diminuir a concentração dos mesmos em cada secção.
Mesmo que o sim ganhe eu peço que se pense muito bem na forma como se vai estruturar isto.

Andre_Filipe
January 19th, 2008, 12:47 AM
Para mim era:

Lisboa
Porto
Norte
Centro
Sul
Ilhas

acho que existem bastantes membros da zona do Porto e Lisboa para que conseguissem preencher os seus respectivos foruns

Nortenho
January 19th, 2008, 12:47 AM
Mas regiões como o Algarve e o Alentejo que só têm 2 - 3 membros mais activos em coleccionar noticias, projectos, fotos etc, vão ter subforums quase desertos. No fim de contas teremos o forum muito dividido sem ter razão para tal porque não há matéria suficiente para cada subforum. E depois a divisão do forum vai afastar os forumers na medida em que vai diminuir a concentração dos mesmos em cada secção.
Mesmo que o sim ganhe eu peço que se pense muito bem na forma como se vai estruturar isto.

Sempre podem juntar o sul todo num forum "Mouraria".:lol:

Reflex
January 19th, 2008, 12:48 AM
Isso depois ter-se-à que discutir. Mas em principio Algarve e Alentejo serão englobados numa região chamada "Sul" à qual se acrescentarão as Ilhas. É necessário dar uma maior consistência possível a cada subforum...

JohnnyMass
January 19th, 2008, 12:54 AM
o problema n é a moderação em geral, mas sim os poderes abusados por certos moderadores... moderadores cujo pensamento e ideias, nem estão com o forum que moderam.se calhar as ideias da moderação não estão com o fórum que tu gostarias de ter, mas sim com as leis ditadas pela administração.;) se não és esperto suficiente para entender isso então não sei que mais que te diga. continua lá na tua cruzada...

Bluesence
January 19th, 2008, 12:54 AM
Sempre podem juntar o sul todo num forum "Mouraria".:lol:
com todo o gosto, mas o melhor seria mesmo ficar como está.

fred_mendonca
January 19th, 2008, 01:32 AM
Sinceramente, o fórum espanhol é um bom exemplo de como este modelo pode funcionar!

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 01:51 AM
Para mim era:

Lisboa
Porto
Norte
Centro
Sul
Ilhas

acho que existem bastantes membros da zona do Porto e Lisboa para que conseguissem preencher os seus respectivos foruns

eu inclinar-me-ia para a opção NUTS II + Sul e Ilhas

Norte, Centro, Lisboa, Sul, Ilhas

há massa mais do que suficiente para estes subforuns, além de que a propria criação vai atrair mais forumers destas regioes ( e isto é ÓBVIO)

outra opção seria dividir Norte e Porto, mas isso teria que ser VOTADO.. antes disso o Sim teria que ganhar

Reflex
January 19th, 2008, 01:53 AM
Sim, isso será votado se o sim vencer. Mas acho que primeiro devermo-nos-iamos focar apenas nesta questão...;)

Andre_Filipe
January 19th, 2008, 01:54 AM
outra opção seria dividir Norte e Porto, mas isso teria que ser VOTADO.. antes disso o Sim teria que ganhar

Não vejo porquê, ha praticamente tantos forumers da zona Porto como de Lisboa, portanto não tem razão de ser. Muito provavelmente irá haver mais posts no forum Porto que no Centro ou até Sul, por razoes obvias. Para ser por votações, então teria de ser tudo votado.

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 02:01 AM
era só uma opinião... se voces quisessem ter eventualmente uma sub forum próprio teriam que fazer por isso, a mim interessa ter sobretudo um subforum da minha região, que caso a regionalização vá avante, estaria naturalmente certo

Reflex
January 19th, 2008, 02:03 AM
Há 1 coisa que eu quero desde já deixar claro e já o fiz: oponho-me à criação de uma região AML sem ser criada uma região AMP.;)

Andre_Filipe
January 19th, 2008, 02:05 AM
Claro, e eu estou a olhar pelos meus interesses :) Gosto do modelo espanhol, acho que teria bastante sucesso se fosse aplicado também no forum português.

pedrodepinto
January 19th, 2008, 02:38 AM
Espero que não se registe um empate técnico :lol:!
A meu ver, não faz sentido algum a regionalização...

i2002
January 19th, 2008, 02:57 AM
Proponho não à regionalização :)...

Barragon
January 19th, 2008, 04:07 AM
Eu acho que o fórum transportes e infraestruturas não deveria estar incluido em cada zona... devia estar separado. As estradas de Portugal é de todo o país.

Só acho que os projectos e as fotos deveriam estar separadas por regiões.. o resto ficava igual.

Reflex
January 19th, 2008, 04:43 AM
As estradas de Portugal é de todo o país.

É 1 questão pertinente (que eu ja me tinha lembrado!:D) e que tem que ser necessariamente debatida: o que fazer com threads de cariz nacional? Como esse há o thread aviação, ferroviario, etc. no T&I. Mas também há diversos threads com fotos nacionais (palacios de pt, castelos de pt, praças de touros, etc...). Vai ser um problema complicado a ser resolvido. É obvio que podemos criar 1 subforum chamado "Nacional" e meter para lá para dentro todo o que não se couber nos outros (tipo arrecadação!:D), mas para quem a regionalização do forum como benefica para a organização do mesmo, isto não pode ser passível de ser solução...:(

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 11:49 AM
eu acho um bocado sem sentido estarem a propor a regionalização sem saberem o modelo, com uns a achar que vai ser muito ou pouco. eu também estaria neste momento contra uma regionalização total do fórum, mas tou a fAVOR de uma regionalização progressiva, gradual e sustentada do mesmo

eu já tenho o meu modelo definido há muito meses, e julgo que é o mais consistente

-Café (fica = mas somente temáticas nacionais tretas/sérias, teria um pouco menos posts)
-P/C seriam extinguidos, e a sua informação iria ser integrados nos futuros subfóruns regionais ( sejam eles quais forem com a pequena nuance Norte/Porto), que criariam um espaço formal para discussoes de âmbito regional e local, que hoje efectivamente não existe, como já provei
-T/I mantém-se igual numa primeira fase, com a possibilidade de a médio prazo regionalizarem-se os sticky´s que podem ser associados a locais especificos

tudo o resto mantém-se igual, Forum Portugues (fotos do país), Around the World, UPC

(...)
ou seja, na prática e numa primeira fase apenas regionalizaria os P/C, ficando o resto praticamente igual

isto dá a vantagem, de a qualquer momento podemos regionalizar outros temáticas, se o modelo se provar ser eficaz

sinceramente não consigo perceber quem estaria contra este sistema.. proponham este modelo a votos e vejam quem vota contra em vez de obrigarem as pessoas a votarem contra um modelo imaginário, onde cada um pensa o que quer

já agora, se o "Não" ganhar, fica tudo na mesma?!

Obidos
January 19th, 2008, 12:07 PM
o problema n é a moderação em geral, mas sim os poderes abusados por certos moderadores... moderadores cujo pensamento e ideias, nem estão com o forum que moderam.

O problema nao é da moderaçao como já aqui se disse. O problema é daqueles forumers recorrentes que vem cá só para chatear e procurar a confrontaçao e a polémica e que aproveitam qualquer thread, mesmo este, mesmo sem ser o tema principal do thread, para atacar direitamente aos seus "inimigos".
Pena é sempre ter estas pessoas no forum portugués sem aportar nada mais que mal ambiente.

Lss911
January 19th, 2008, 01:09 PM
Não pude ainda pensar num modelo para propôr,mas pareceme-me que o fórum precisa de se reorganizar!
Este é um fórum dos maiores do mundo tendo também muitos posts parece-me que uma estruturação regional pode funcionar.

Entretanto em menos de 15 dias regresso em definitivo ao fórum! O meu portátil da e-escolas está quase a chegar! Isto de internet pelo telemóvel não é prático para participar no scc!

Cumprimentos!

Reflex
January 19th, 2008, 02:18 PM
eu acho um bocado sem sentido estarem a propor a regionalização sem saberem o modelo, com uns a achar que vai ser muito ou pouco. eu também estaria neste momento contra uma regionalização total do fórum, mas tou a fAVOR de uma regionalização progressiva, gradual e sustentada do mesmo

eu já tenho o meu modelo definido há muito meses, e julgo que é o mais consistente

-Café (fica = mas somente temáticas nacionais tretas/sérias, teria um pouco menos posts)
-P/C seriam extinguidos, e a sua informação iria ser integrados nos futuros subfóruns regionais ( sejam eles quais forem com a pequena nuance Norte/Porto), que criariam um espaço formal para discussoes de âmbito regional e local, que hoje efectivamente não existe, como já provei
-T/I mantém-se igual numa primeira fase, com a possibilidade de a médio prazo regionalizarem-se os sticky´s que podem ser associados a locais especificos

tudo o resto mantém-se igual, Forum Portugues (fotos do país), Around the World, UPC

(...)
ou seja, na prática e numa primeira fase apenas regionalizaria os P/C, ficando o resto praticamente igual

isto dá a vantagem, de a qualquer momento podemos regionalizar outros temáticas, se o modelo se provar ser eficaz

sinceramente não consigo perceber quem estaria contra este sistema.. proponham este modelo a votos e vejam quem vota contra em vez de obrigarem as pessoas a votarem contra um modelo imaginário, onde cada um pensa o que quer
Eu percebo a tua ideia. Mas tens que a adaptar à realidade do ssc. Demorámos mais de 1 mês até que nos dessem indicação se podiamos ou não fazer isto. Agora imagina a dificuldade que teremos se formos pedindo as coisas de forma progressiva. Por isso, se o sim vencer, eu propunha - como moderador que não tem qualquer poder para fazer as alterações sozinho e sabe o tempo que demora a que elas sejam concedidas (e nao critico a administração porque há dezenas, centenas de pedidos por semana de várias naturezas aos quais eles têm que acorrer!) - que se fizessem todas as alterações de uma única vez. Porque senão este processo vai-se arrastar alguns meses...;)

já agora, se o "Não" ganhar, fica tudo na mesma?!
Sim.;)

Barragon
January 19th, 2008, 03:13 PM
É 1 questão pertinente (que eu ja me tinha lembrado!:D) e que tem que ser necessariamente debatida: o que fazer com threads de cariz nacional? Como esse há o thread aviação, ferroviario, etc. no T&I. Mas também há diversos threads com fotos nacionais (palacios de pt, castelos de pt, praças de touros, etc...). Vai ser um problema complicado a ser resolvido. É obvio que podemos criar 1 subforum chamado "Nacional" e meter para lá para dentro todo o que não se couber nos outros (tipo arrecadação!:D), mas para quem a regionalização do forum como benefica para a organização do mesmo, isto não pode ser passível de ser solução...:(

Eu acho que aqueles threads que são do país e não dão para regionalizar e que fazem parte da pagina principal do fórum, poderão eventualmente ficar no mesmo local. Na página principal ficarão os stickies com o CITIES of Portugal e outros (sendo que eu sugeria a elaboração de um thread de boas vindas ao forum portugues com algumas regras)

Será assim necessário um esforço dos moderadores para organizar os threads que poderão ser criados fora da região e discernir acerca daqueles que poderão ficar na página principal.

Moderação
January 19th, 2008, 04:39 PM
Vamos lá então lembrar 1 pouquinho o que ficou estabelecido de início:

Regras:

3 - a moderação, nestes termos, tem como detectar possíveis membros que votem mais do que uma vez; assim detectada a situação, todos os votos desse membros serão considerados nulos;

E agora particularizando um pouquinho mais...

Proponho não à regionalização :)...

A par com o i2002 existe: i2001 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=148096), i2003 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=157792) e i2004 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=158351)

Isto já de si era errado. Mas torna-se pior a partir do momento em que percebemos que esses 4 nicks (e outros que tambem conhecemos) aparecem SEMPRE com o IP de um determinado membro - membro esse que já havia votado nesta poll.
Como tal parece que não restam duvidas. Damos porém ao membro hipotese de se explicar: tendo (em nome do nick principal) até às 21h de hoje oportunidade de mandar 1 PM para este nosso novo nick.
Caso isso não aconteça ou caso a explicação dada não convença (existe apenas 1 hipotese de isso acontecer, apesar de remota) serão retirados os 2 votos ao Não.

Barragon
January 19th, 2008, 05:23 PM
^^ Finalmente :D Parabéns à moderação

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 06:13 PM
Vamos lá então lembrar 1 pouquinho o que ficou estabelecido de início:

E agora particularizando um pouquinho mais...

A par com o i2002 existe: i2001 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=148096), i2003 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=157792) e i2004 (http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=158351)

Isto já de si era errado. Mas torna-se pior a partir do momento em que percebemos que esses 4 nicks (e outros que tambem conhecemos) aparecem SEMPRE com o IP de um determinado membro - membro esse que já havia votado nesta poll.
Como tal parece que não restam duvidas. Damos porém ao membro hipotese de se explicar: tendo (em nome do nick principal) até às 21h de hoje oportunidade de mandar 1 PM para este nosso novo nick.
Caso isso não aconteça ou caso a explicação dada não convença (existe apenas 1 hipotese de isso acontecer, apesar de remota) serão retirados os 2 votos ao Não.
nick equipa de moderadores?!

Eu percebo a tua ideia. Mas tens que a adaptar à realidade do ssc. Demorámos mais de 1 mês até que nos dessem indicação se podiamos ou não fazer isto. Agora imagina a dificuldade que teremos se formos pedindo as coisas de forma progressiva. Por isso, se o sim vencer, eu propunha - como moderador que não tem qualquer poder para fazer as alterações sozinho e sabe o tempo que demora a que elas sejam concedidas (e nao critico a administração porque há dezenas, centenas de pedidos por semana de várias naturezas aos quais eles têm que acorrer!) - que se fizessem todas as alterações de uma única vez. Porque senão este processo vai-se arrastar alguns meses...;)

não tás a perceber. a minha proposta é congruente com o que dizes.
Porque as futuras tematicas regionalizadas (depois dos P/C) seriam thread normais e thread´s sticky´s, que não iriam mudar a estrutura formal do fórum

caso a minha proposta fosse avante, a nova ESTRUTURA DOS SUBFORUNS NÃO TERIA QUE MUDAR a curto/médio prazo

1ºfase regionalização dos P/C informação integrada nos novos subforuns regionais, (extinção deste antigo subforum)
2ºfase -médio prazo -regionalização dos T/I (mudança de localização de threads), caso a 1ºfase tivesse sucesso como seria expectável

de resto não há necessidade de mais nada. não faz nenhum sentido regionalizar o súbfórum "Fórum Portugues" (fotos de todo o pais)

agora eu percebo, que caso fosse avante pensaria-se muito bem nas regioes, até para daqui a 2 anos não estarem a pedir ao "bosses" mudarem de uma eventual subforum "Sul" para Alentejo e Algarve ( como seria previsivel )..

Reflex
January 19th, 2008, 06:16 PM
nick equipa de moderadores?!

Sim!:okay:
Mais logo 1 de nós abrirá 1 thread a avisar do novo nick. Ainda não tem poderes moderativos, mas esperemos que seja para breve...;)

snitrom
January 19th, 2008, 08:22 PM
Dividir o forum por regiões é morrer.
Não existe material/informação para manter os sub-fóruns regionais com a mesma dinâmica do actual. Iriam morrer.

O que se poderia fazer era re-estruturar os sub-fóruns por temas, em vez dos actuais quatro passar para seis.

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 08:36 PM
Dividir o forum por regiões é morrer.
Não existe material/informação para manter os sub-fóruns regionais com a mesma dinâmica do actual. Iriam morrer.

O que se poderia fazer era re-estruturar os sub-fóruns por temas, em vez dos actuais quatro passar para seis.

acreditas mesmo nisso? conheçendo os forumers portugueses e a sua veia de "chachada"? :ohno: por favor.. cada vez mais penso que não vale a pena melhorar isto, realmente o melhor é deixar tudo como está que está "muita bom" e está "muita vivo".. espero que isso não aconteca, mas cada um tem o que merece

eu digo o que te iria provavelmente acontecer, competição de um modo positivo entre os subforuns regionais, principalmente no Norte ( ou Porto ) em relaçao aos restantes. os restantes subforuns continuariam iguais

era da forma que talvez fosse ver os P/C regionais, que não o faço porque não me entendo nada com aquilo

Daniel_Portugal
January 19th, 2008, 09:14 PM
Se ganhar o sim, divida-se as coisas assim:

Norte
Porto & Arredores
Coimbra & Centro
Lisboa & Arredores
Alentejo & Algarve
Ilhas

Só Porto e arredores detém quase 1/3 dos foreiros totais, incluindo os que são de fora que cá falam frequentemente :lol: o Porto reivindica sempre centralidade... viu-se quando se quis criar a regiao de turismo "Norte" em que a JMP disse que quer autonomia como regiao turistica. o mesmo com a AMP, etc. so mesmo o tekno pra sugerir Norte, Centro, Lisboa, Sul e Ilhas. :lol: se querem fazer uma coisa mais global entao que se faça Norte, Centro, Sul e Ilhas. 4 subforuns. é assim que o TREKEARTH está dividido.

tekno: tu tambem sugeriste que se criasse uma divisao do porto e norte com posterior votaçao. primeiro disseste isso nao em tom de sugestão, mas em tom de exigencia... coisa que te fica bastante mal. segundo lugar, CASO isso ate acontecesse, SÓ os foreiros do Porto poderiam votar, pois seria uma opçao do porto estar ou nao separado do norte. tu por exemplo, nao faria sentido que votasses em semelhante poll. mas essa hipotetica poll nao faz sentido. caso haja regionalizaçao, naturalmente que se justifica uma divisao apenas para o porto, dada a quantidade de projectos, noticias, gente, e ate foreiros. quantidade essa que justifica um forum àparte.

barragon: a divisao dos transportes e infraestruturas foi positiva porque destacou um TIPO de temática especifica. dividir as coisas por zonas, neste caso, vai ser um esquartejamento do forum. o pessoal de X regiao vai passar 99% do tempo nessa mesma regiao. o que vai acontecer às conversas gerais em que todos falam sobre algo? vao passar todas pro cafe, pra discutirmos cidades que se chamam pila, e quem tem a maquina mais xpto. vamos continuar a falar claro, mas nao tanto sobre cidades. :P (isto como um todo, porque em conversas locais talvez ate se fale mais... mas sempre em menos quantidade do que se fossemos todos a falar.)

fred_mendonca
January 19th, 2008, 09:21 PM
O tekno baseou-se nas NUTS II.

Daniel_Portugal
January 19th, 2008, 09:27 PM
o nick Moderação parece-me, em tudo, o Johnny :hilarious

a forma séria e bruta como fala só pode ser dele :lol:

fred: mas aqui nao interessa o nuts2.

algarve e alentejo tem prai 5 foreiros. PORTO tem mais de 50. mas BUGA seguir os nuts, dois foruns para 5 gajos, 1 forum para 70 gajos.

se querem seguir pelo absurdo por mim ta optimo! :lol:

e quanto aos nuts, é precisamente isso que digo. MESMO nos nuts2, estando o Porto incluido na regiao norte, detem uma autonomia chamada JMP :okay: agora com ou sem nuts, estar a fazer um subforum pra 70 gajus, e dois subforuns pra 5 gajos.. parece-me LUDICROUS!!!!!!!! pensa nisso ;) ^(e k o tekno pense tambem, já que é dele que estamos a falar.)

Daniel_Portugal
January 19th, 2008, 09:33 PM
se fossemos dividir as coisas por pessoal, ate deveria ser

Norte
Porto
Coimbra e Centro
Lisboa
Sul e Ilhas (alentejo, algarve, madeira e açores)

Phobos
January 19th, 2008, 09:47 PM
Sinceramente não vejo muita necessidade de se dividir o fórum dessa maneira.Não temos tanto projectos assim que causem uma desorganização muito grande,e além do mais, essa divisão só vai fazer com que as coisas fiquem isoladas.Para mim é bom chegar ao fórum principal e ver threads todos juntos de varios lugares de Portugal.Se for tudo separado acho que muita gente deixará de prestar atenção a muitos threads.
Eu voto no NÃO

Daniel_Portugal
January 19th, 2008, 09:49 PM
^^ pensamento tipicamente perspicaz! :D

Moderação
January 19th, 2008, 10:40 PM
o nick Moderação parece-me, em tudo, o Johnny :hilarious

a forma séria e bruta como fala só pode ser dele :lol:

A ideia deste novo nick é exactamente ver a moderação como um todo e evitar esse tipo de individualizações...;)

Quanto ao caso i2002 foram dadas explicações. A moderação vai então tomar uma decisão sobre o assunto assim que possível.

fred_mendonca
January 19th, 2008, 11:19 PM
Devia ter um avatar! :D

TeKnO_Lx
January 19th, 2008, 11:21 PM
caso não tenham percebido a ideia da "regionalização" surge por uma data de problemas, que eu já expliquei. é uma boa solução, tenho a certeza quer queiram ou não assumi-lo com provas mais que dadas em outros fóruns estrangeiros

se votam "Não", tem que dar alternativas, que é coisa que não tem feito de modo COERENTE. eu oiço coisas do tipo o "fórum vai morrer". actualmente a desorganização e falta de clareza e hierarquização estrutural já o impedem de crescer mais.. e muito resumidamente a estrutura não acompanhou o grande crescimento quantitativo do fórum, desde os últimos 2 anos sensivelmente

simplesmente respondem negativamente a um conceito muito abstracto, e foi isso que eu receava no inicio..

fred_mendonca
January 19th, 2008, 11:30 PM
Exactamente, acho que a regionalização é mais uma reorganização que vai permitir adaptar o fórum às novas realidades, criar novos contextos de debate aumentando-se assim a participação dos forumers.

O facto é que actualmente a estrutura deste fórum faz com que seja muito complicado encontrar informação bem organizada e sistematizada, de acordo com as várias áreas geográficas. Se olharmos para o fórum espanhol a situação é diferente e verificamos que está tudo feito de forma a que os diversos assuntos/temas estejam bem integrados.

Penso que é essa organização, esse fio condutor que pode ser uma mais valia para o Fórum Português do SSC, tanto em termos técnicos, ou seja, na procura de informação que vai passar a ser mais facilitada quer em termos de conteúdo que, por razões óbvias de posicionamento e organização, poderá ser mais aprofundado e adaptado às realidades locais com resultados óbvios no aumento da participação e na qualidade da mesma.

Reflex
January 20th, 2008, 12:36 AM
se votam "Não", tem que dar alternativas, que é coisa que não tem feito de modo COERENTE.

Eu acho que tu estás a ver mal a coisa. Eu entendo e saudo todos os que procuram uma mudança em prol do nosso forum. Mas não podes exigir que todos achem que o forum precisa de uma mudança!
Eu acho que o forum precisa de uma mudança, sim! Organizativa, também! Mas a principal é uma mudança a nível de mentalidades! E como forumer e moderador digo: eu não sei como o fazer! A sério que não! E nunca vi ninguém aqui a abrir um thread e a dizer "bom, agora vamos debater os problemas de disciplina deste forum! Vamos tentar arranjar soluções!"
Talvez a regionalização seja 1 bom passo para o ssc tuga. Não digo que não. Mas acho que deveria ser o último. Acho que só deveria avançar quando tivessemos resolvido os outros. Porque temo que avançar por aqui pode agravar os restantes! E pior! Que agrave as divisões que já existem! Repara, eu acho que só poderemos dividir o forum em regioes quando provarmos que temos a maturidade para sermos unidos. Fomo-lo em 2004 quando entrámos os 2. Fomo-lo em 2005. Depois aos poucos cada um começou a puxar para seu lado. Se não nos voltarmos a unir como grupo, temo que a regionalização faça de vez a maioria se fechar em torno de si e da sua região. E aí será muito mais dificil unir o grupo. Se não o fizermos enquanto o forum é uno, duvido que o consigamos fazer depois...

É esta a minha duvida em relação à regionalização. Que estejamos a começar pelo fim. Que estejamos a inverter as prioridades.

Barragon
January 20th, 2008, 03:12 AM
^^ O que pedes é impossível Ref... só se existisse aqui no fórum um modelo bastante rígido de regras onde os moderadores teriam que estar atentos a cada thread (dispendendo muito tempo). A qualquer quebra do regulamento, existiria logo um brig ou ban independentemente das desculpas.

Por isso é que cada secção do SSC tem moderadores próprios.

Não estamos a começar pelo fim, já que é impossível começarmos pela outra ponta. Cada pessoa é diferente e tem a sua opinião. Não existe controlo ou mesmo critérios de exclusão para o registo no SSC, de forma a evitar o registo de pessoas imaturas.

É obvio que pessoas que gostam de destabilizar existirão sempre... é impossível controlar isso. A Regionalização é simplesmente para organizarmos os projectos e os threads de fotos na pag principal. De resto será igual... Penso que é uma forma ligeira de organizar as coisas, sendo que o cafe e o T e Inf. continuarão na msm.

Poveiro
January 20th, 2008, 03:21 AM
Votei SIM!

Sim à regionalização...não para hoje, mas para ontem. Urgente!

Луиc
January 20th, 2008, 03:42 AM
:lol: acalma-te homem..é a regionalização dp fórum, não do país.

Reflex
January 20th, 2008, 03:44 AM
Por isso é que cada secção do SSC tem moderadores próprios.

Sim, mas mesmo com esta regionalização tudo continuará igual em relação aos moderadores. Não vai ser possível que cada região tenha a sua propria moderação...

ruben.briosa
January 20th, 2008, 04:03 AM

a regionalizaçao do pais e' que deveria ser pra ontem:ohno:

Barragon
January 20th, 2008, 05:01 AM
Sim, mas mesmo com esta regionalização tudo continuará igual em relação aos moderadores. Não vai ser possível que cada região tenha a sua propria moderação...

Mesmo se separares, há moderadores para cada secção :okay:

O Jone fica com as Regiões
Tu com os TI e Alem Mar
o Arpels com o Café
o Marco com os Projectos em cada região

:lol:

Estava só a sugerir/pensar numa solução.

Ondas
January 20th, 2008, 01:58 PM
^^ Então e o UPC? :sly:

JohnnyMass
January 20th, 2008, 02:05 PM
Mesmo se separares, há moderadores para cada secção :okay:

O Jone fica com as Regiões
Tu com os TI e Alem Mar
o Arpels com o Café
o Marco com os Projectos em cada região

Estava só a sugerir/pensar numa solução.
esta solução não é exequível sabes bem disso.;)

JohnnyMass
January 20th, 2008, 02:15 PM
caso não tenham percebido a ideia da "regionalização" surge por uma data de problemas, que eu já expliquei. é uma boa solução, tenho a certeza quer queiram ou não assumi-lo com provas mais que dadas em outros fóruns estrangeiros

se votam "Não", tem que dar alternativas, que é coisa que não tem feito de modo COERENTE. eu oiço coisas do tipo o "fórum vai morrer". actualmente a desorganização e falta de clareza e hierarquização estrutural já o impedem de crescer mais.. e muito resumidamente a estrutura não acompanhou o grande crescimento quantitativo do fórum, desde os últimos 2 anos sensivelmente

simplesmente respondem negativamente a um conceito muito abstracto, e foi isso que eu receava no inicio..
quem vota não vota e está consciente disso. a única coisa que tens de fazer é aceitar. o que estás a pedir é que quem vota não e caso ganhe o não mude o seu não para um nim... não faz sentido pois não? é que se for assim, e caso ganhe o sim, quem vota não também se vai achar no direito de pedir aos que votam sim que afinal votem nim...

nem toda a gente acha que o fórum necessita de uma mudança e tudo o que tens de fazer é aceitar isso e não impôr o que tu achas que deve ser feito, algo que tens feito desde o início.;)

TeKnO_Lx
January 20th, 2008, 06:13 PM
quem vota não vota e está consciente disso. a única coisa que tens de fazer é aceitar. o que estás a pedir é que quem vota não e caso ganhe o não mude o seu não para um nim... não faz sentido pois não? é que se for assim, e caso ganhe o sim, quem vota não também se vai achar no direito de pedir aos que votam sim que afinal votem nim...

nem toda a gente acha que o fórum necessita de uma mudança e tudo o que tens de fazer é aceitar isso e não impôr o que tu achas que deve ser feito, algo que tens feito desde o início.;)

pois, podem achar isso mas isso não quer dizer que não precise. afinal a maioria nem está muito preocupada com o "fórum" e o seu funcionamento geral ou futuro. Olha tenta desmontar estes problemas.. que existem e são reais

ou achas que não são problemas (lol)? se achas que sim, qual o modelo a adoptar? ficar tudo na mesma? por favor não me digas que isto não são problemas..(pontos 1,2,3)

eu acho que é preciso separar as águas claramente

uma coisa é a Organização Formal do Forum outra é a Moderação

não poderemos associar males futuros a uma coisa que não sabemos se vai acontecer ou não. não podemos fazer futurologia :lol:

a "falta de moderação" é realmente um mal, mas pelo que sei alheios a voces, mas isso tem que ficar fora desta discussão especificamente

levando a..

Eu acho que tu estás a ver mal a coisa. Eu entendo e saudo todos os que procuram uma mudança em prol do nosso forum. Mas não podes exigir que todos achem que o forum precisa de uma mudança!
Eu acho que o forum precisa de uma mudança, sim! Organizativa, também! Mas a principal é uma mudança a nível de mentalidades! E como forumer e moderador digo: eu não sei como o fazer! A sério que não! E nunca vi ninguém aqui a abrir um thread e a dizer "bom, agora vamos debater os problemas de disciplina deste forum! Vamos tentar arranjar soluções!"
Talvez a regionalização seja 1 bom passo para o ssc tuga. Não digo que não. Mas acho que deveria ser o último. Acho que só deveria avançar quando tivessemos resolvido os outros. Porque temo que avançar por aqui pode agravar os restantes! E pior! Que agrave as divisões que já existem! Repara, eu acho que só poderemos dividir o forum em regioes quando provarmos que temos a maturidade para sermos unidos. Fomo-lo em 2004 quando entrámos os 2. Fomo-lo em 2005. Depois aos poucos cada um começou a puxar para seu lado. Se não nos voltarmos a unir como grupo, temo que a regionalização faça de vez a maioria se fechar em torno de si e da sua região. E aí será muito mais dificil unir o grupo. Se não o fizermos enquanto o forum é uno, duvido que o consigamos fazer depois...

É esta a minha duvida em relação à regionalização. Que estejamos a começar pelo fim. Que estejamos a inverter as prioridades.

Juro que ainda não percebi a tua posição (até pensava que eras a favor da regionalização antes)... Afinal és a favor, contra ou defendes outro modelo evolutivo do fórum?

Reflex
January 20th, 2008, 06:18 PM
A minha posição é clara: num forum com sem guerrinhas regionalistas entre forumers, com um grupo mais unido defenderia a regionalização.
Assim vejo-a como um potencial foco de (ainda mais) desunião. Não me posso cingir unicamente à ideia de que "será muito bom para a organização, etc" e em prol disso olhar para o lado em relação à questão de comportamentos, que na minha opinião piorarão.

Mas aceitarei os resultados e se o sim vencer farei tudo o que estiver ao meu alcance para que as coisas funcionem e serei honesto para admitir caso esteja errado nesta minha opinião!;)

Reflex
January 20th, 2008, 06:19 PM
Respondendo concretamente à tua pergunta: defendo uma regionalização do forum a partir do momento em que o pessoal se conseguir unir. Mas apenas só depois disso!;)

TeKnO_Lx
January 20th, 2008, 06:25 PM
ó Ref eu acho que estás a ser muito idealista.. em todo o lado existem guerras..e vão sempre haver
mas cabe á MODERAÇÃO lidar com isso não?!, isto não é um "forum de testemunhas de Jeova".. não vai haver um dia em que todos vamos dar as mãos e pregar a Deus, dizendo, acabaram as "guerrinhas" e agora queremos regionalização! :lol:

parece-me claro que "moderação" e "organização" são coisas diferentes.. tu baseias a tua opinião tendo também como base a falta de moderação efectiva que o fórum sofre ( já sei que vocês não tem culpa, agora talvez fique melhor com o nick moderação..), o que não deixa de ser um pouco incongruente pelo menos a meu ver

Reflex
January 20th, 2008, 06:49 PM
Se com o forum nacional já se chegou ao cumulo de se abrir threads "só para membros da regiao X", se há guerras Norte-Sul, se os do Norte não admitem inferencias nem opiniões mais radicais dos do Sul e vice-versa, eu só posso achar que as coisas tendem a piorar. O que não vao faltar aqui é pessoal que vai achar que o thread da sua região como a sua casa e que só deve lá entrar quem quer.
Dizes que organização e moderação sao coisas diferentes. Mas a partir do momento em que eu acho que uma nova organização trará problemas acrescidos de moderação, tenho que ser objectivo e dizer que se calhar não são assim tão diferentes.

Repara, eu percebo o teu ponto de vista. Tu consideras que problemas existem e sempre existirão de qualquer das maneiras. E que como tal ao menos que se mude para melhor alguma coisa. Não te critico por quereres melhorar 1 parte e considerares que a outra continuará mal de qualquer das maneiras. Agora peço-te que percebas a minha: eu como moderador, com responsabilidade acrescidas no que diz respeito a evitar certos comportamentos tenho que estar naturalmente preocupado com esta situação. E já que considero que esta mudança pode trazer um potencial beneficio e um potencial prejuizo, entao tento ser objectivo e pesar ambas as coisas. E sinceramente considero que o prejuizo será maior que o beneficio...

Barragon
January 20th, 2008, 07:05 PM
De facto a regionalização poderá itensificar as guerrinhas, ou não.

É uma questão de vermos como ficam as coisas depois, existindo uma maior atenção a esses threads.

Os threads mais gerais onde são criadas as guerrinhas não serão postos nos threads de cada região, mas sim no café.

Poveiro
January 20th, 2008, 07:12 PM

Epah...não reparei da palavra "forum"...bastou-me ver a palavra regionalização e disse logo sim...precipitei-me...acontece

De qualquer maneira também voto sim em relação ao forum.

Reflex
January 20th, 2008, 07:22 PM
:lol::lol:

TeKnO_Lx
January 20th, 2008, 08:28 PM
De facto a regionalização poderá itensificar as guerrinhas, ou não.

É uma questão de vermos como ficam as coisas depois, existindo uma maior atenção a esses threads.

Os threads mais gerais onde são criadas as guerrinhas não serão postos nos threads de cada região, mas sim no café.

ya, tipo isso não se sabe.. e fazer futurologia parece-me um pouco.. insensato ,até porque se eu entrasse nese campo veria a coisa de outra maneira. agora que cada um tem o seu "espaço natural" , á menos necessidade de entrar em "confronto".. e quem fosse aos outros subforuns teria mais sentido de responsabilidade. mais liberdade = mais responsabilidade

no forum espanhol há uns anos havia sempre grandes guerras politicas, e esses problemas acabaram com a moderação integrada e proibição EXPRESSA ( lá são os separatismos, cá as guerras Norte/Sul) desse tipo de tópicos

pareceme que não existe grande coragem para por uma mão-de-ferro neste aspecto (até porque somos quase todos uma "cambada de amigalhaços".. ) ,mas com o crescimento quantitaivo do forum e se as coisas não acalmarem (parece-me que já tiveram piores..), acho que vai ter que acontecer mais cedo ou mais tarde

estes problemas já existem com este modelo actual.. não faz sentido que pensem que vão desaparecer com a regionalização, nem esse é o objectivo de tal modelo (..) somente melhor organização e mais intituitiva/clara do fórum

Bluesence
January 20th, 2008, 08:45 PM
^^ É o nacional porreirismo :lol:

Pelha
January 21st, 2008, 05:08 PM
Não.

Acho desprezível no que este fórum está-se lamentavelmente a transformar, sempre conheci e compreendi este fórum como uma identidade una, estes regionalismos bacocos e fanáticos que abundam neste fórum conseguiram modificar completamente o ambiente de harmonia e convivência saudável que aqui já se verificou em tempos.
O problema deste fórum não está no seu modelo organizativo, mas sim nos seus utilizadores, alguns deles insolentes, mal-educados e doentiamente obcecados por temáticas tantas vezes repetidas até à exaustão. E aqui também culpo a moderação, pela sua mão leve e benevolente, numa toada do sempre politicamente correcto, porque não banimentos e castigos mais pesados para os elementos perturbantes, haja coragem porra.
Tenho lido aqui algumas alusões ao modelo adoptado pelo o fórum espanhol, é bom que se diga que são realidades completamente dissemelhantes e em nada comparáveis, Espanha não passa de um estado com várias nações dentro de um suposto país, já em Portugal o mesmo não acontece, essa fragmentação da coesão nacional que muitos querem desesperadamente incutir, não passa de um mecanismo de salvaguarda, em virtude do mau momento que o país infelizmente atravessa, e esta regionalização do fórum é bem exemplificativa disso mesmo.
Se esta proposta for avante, irá descaracterizar ainda mais o fórum, já por si só actualmente moribundo.

Tenho dito meus caros...

hiong_nu
January 21st, 2008, 08:17 PM
Sim e com muita pressa, tou farto de levar com comentários e sorrisinhos do pessoal da GRANDE CAPITAL.

Barragon
January 21st, 2008, 08:27 PM
Não.

Acho desprezível no que este fórum está-se lamentavelmente a transformar, sempre conheci e compreendi este fórum como uma identidade una, estes regionalismos bacocos e fanáticos que abundam neste fórum conseguiram modificar completamente o ambiente de harmonia e convivência saudável que aqui já se verificou em tempos.
O problema deste fórum não está no seu modelo organizativo, mas sim nos seus utilizadores, alguns deles insolentes, mal-educados e doentiamente obcecados por temáticas tantas vezes repetidas até à exaustão. E aqui também culpo a moderação, pela sua mão leve e benevolente, numa toada do sempre politicamente correcto, porque não banimentos e castigos mais pesados para os elementos perturbantes, haja coragem porra.
Tenho lido aqui algumas alusões ao modelo adoptado pelo o fórum espanhol, é bom que se diga que são realidades completamente dissemelhantes e em nada comparáveis, Espanha não passa de um estado com várias nações dentro de um suposto país, já em Portugal o mesmo não acontece, essa fragmentação da coesão nacional que muitos querem desesperadamente incutir, não passa de um mecanismo de salvaguarda, em virtude do mau momento que o país infelizmente atravessa, e esta regionalização do fórum é bem exemplificativa disso mesmo.
Se esta proposta for avante, irá descaracterizar ainda mais o fórum, já por si só actualmente moribundo.

Tenho dito meus caros...

Meu querido joão, dizei sem qualquer pudor.. a solução para o controlo das atitudes? :dunno:
Mas reprimo-o de facto pela tremenda agressividade exacerbada que revela, na procura de efémeros substantivos que se adequam ao nosso querido fórum. Não sejais tão duro com a actual realidade, pedindo-lhe veemente que crieis forte empatia com os moderadores na sua batalha diária.

isto é

Concordo com o que dizes e tudo bem, mas chegas aqui, só falas mal e n fazes nada.

Reflex
January 21st, 2008, 08:40 PM
E aqui também culpo a moderação, pela sua mão leve e benevolente, numa toada do sempre politicamente correcto, porque não banimentos e castigos mais pesados para os elementos perturbantes, haja coragem porra.

Não o querendo refutar, mas pergunto eu: como controlar quem quer que seja se toda a gente tem possibilidade de se re-registar depois de um ban? Ou achas que a moderação age com age só porque somos uns porreiros? Estamos de mãos e pés atados. Todos nós conhecemos e já vimos por aqui exemplos de membros banidos que voltam com outros nicks. Perante isso a nossa táctica tem que passar necessariamente por outras abordagens que não meros bans...;)

Eu aceito toda e qualquer critica à moderação (pelo menos à minha). Mas digo que a maioria de vocês não tem noção não só do que é ser moderador, mas principalmente do que podemos fazer. Ou melhor, do que NÃO podemos fazer e das nossas limitações...;)

Reflex
January 21st, 2008, 08:40 PM
Sim e com muita pressa, tou farto de levar com comentários e sorrisinhos do pessoal da GRANDE CAPITAL.

Tens noção que vais continuar a levar com eles e eles contigo, certo?:D;)

Portvscalem
January 21st, 2008, 08:47 PM
caramba, o forúm tuga continuava o forúm tuga e todos os membros postavam em todos os sub-forúns regionais!

JohnnyMass
January 22nd, 2008, 12:39 AM
Acredito que estejas revoltado, mas estás a ser muito injusto com a moderação, pelo menos no meu caso que tenho feito das tripas coração para manter o bom ambiente neste fórum. Achas que é agradável estar constantemente a ler as merdas que escrevem sobre mim neste fórum? Como é óbvio não é devido a mão leve que as escrevem...

Barragon
January 22nd, 2008, 02:58 AM
^^ não te preocupes João, estás a fazer um bom trabalho.. tu e o resto da moderação. O problema são os "boss" e algumas discussões impossíveis de controlar.

hiong_nu
January 22nd, 2008, 06:14 PM
Tens noção que vais continuar a levar com eles e eles contigo, certo?:D;)

logo que dê para aprender algo sobre vida urbana com os habitantes da GRANDE CAPITAL, por mim tudo bem...

TeKnO_Lx
January 22nd, 2008, 08:02 PM
eu vou ser sincero, eu não acho que a regionalização devia ser votada, como unico factor de decisão (mesmo que ganhe). Isto é , pode ser um apoio importante á decisão, mas a decisão final sempre devia ser dos moderadores, e em conjunto até porque nem sempre o "povo sabe tudo", e vocês foram mandatados para supostamente fazer o melhor para o nosso fórum.. por isso peço-vos para reverem a vossa posição, serem justos e congruentes. se a regionalização avançar precisamos do apoio dos Moderadores

infelizmente e pelo que me tenho apercebido, a grande maioria dos mods, tem um pouco de "medo" com a regionalização ou, "receios de".. confundindo assuntos que tem a ver exclusivamente com a Moderação e não com a Organização . este tem sido o único argumento apresentado, a par de outras opinioes do tipo futurologias, tipo" o fórum vai morrer".. (como se tivesse em excelente estado de saúde..) desculpem, não consigo levar isto a sério.. secalhar poderá renascer para melhor, quem sabe :lol:

se calhar vai tornar-se num grande fórum e não no nosso "pequeno burgo" de amigalhaços onde a conversa de treta impera IMO em demasia (fora do cáfé por ex). secalhar é isto que alguns receam perder, mas isto a meu ver, é uma MELHORIA e DESENVOLVIMENTO do nosso fórum

deste modo preferem não arriscar a mudança, só porque é mais confortável ficar tudo como está. eu relembro que quando o forum mudou para este formato também muitas pessoas tinham receios que se mostraram ser infundados..

mas eu acho que não há margem de manobra para continuar (a não ser se não quisermos evoluir ou quisermos prepositadamente estagnar o nosso crescimento), há problemas efectivos que já demonstrei ( e que não foram desmontados), e na verdade não conseguem propor outra solução organizativa, senão tinham-na posto vs a regionalização

enfim pensem nisto

agora para aquele que dizem que são subforuns a mais ou o fórum vai morrer, vejam isto

comparação Fórum Portugues vs Forum Espanhol

Forum Português - 6 subfóruns 374,950 total posts média por subforum 62,483
Forum Espanhol- 27 subfóruns 1,193,281 total posts média por subforum 44,194

i rest my case, está na altura de exigirmos o que é nosso por direito próprio, ou seja em caso de regionalização não devemos ter medo de pedir subforuns..

Barragon
January 22nd, 2008, 09:28 PM
Também é verdade... todos os moderadores votaram não.

A moderação é que manda neste caso e se nenhum acha algo positivo no sim (mesmo sabendo que só seria para organizar as fotos da parte principal e dos projectos), fico um pouco confuso acerca da opção dos mesmos pelo não.

Mesmo que decidam não, terão que decidir pela organização dos projectos... que está extremamente confuso.

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 10:11 PM
Vamos esperar pelos resultados.

pedrodepinto
January 22nd, 2008, 10:25 PM
Também é verdade... todos os moderadores votaram não.

Permitam-me afirmar que é o mais acertado...

Herrmando
January 22nd, 2008, 11:08 PM
Não.

Tenho dito meus caros...

Falou a alta autoridade para a moral e bons costumes.

Herrmando
January 22nd, 2008, 11:16 PM
Eu gostava que algum membro da moderação nascido a norte de Leiria se manifestasse!

Ondas
January 22nd, 2008, 11:19 PM
Estou a ver é que não tarda muito precisamos de mais moderadores :)

Barragon
January 23rd, 2008, 02:20 AM
Eu gostava que algum membro da moderação nascido a norte de Leiria se manifestasse!

Qual a diferença?

qualquer pessoa sensata sabe-se meter no lugar de um nortenho.

Reflex
January 23rd, 2008, 03:09 AM
Vamos ser todos sensatos com a questão da moderação ter votado não: Nós votámos todos não, é 1 facto! Mas nós já eramos contra quando esta poll foi aberta não mudou nada entretanto! Reparem, não havia nada mais fácil para nós do que... simplesmente não termos aberto a poll e decidirmos por nós mesmos que queriamos que as coisas continuassem como estavam! Eu não posso falar pela restante moderação, mas julgo que eles se reverão nas minhas palavras: entre nós não há falsa democracia! Aquilo que achamos que não é passivel de ser referendado decidimos por nós mesmos! Portanto se avançámos para esta poll foi porque interiorizámos que iriamos aceitar o resultado fosse ele qual fosse!
Eu não acho que a regionalização deva avançar neste momento! Mas se a maioria assim o decidir, eu trabalharei em prol de um forum melhor nos novos moldes com a mesma vontade e dedicação com que tenho feito até agora! E estou certo que isto é extensivel à restante moderação! Portanto não tenham problemas em relação a isso!;)

TeKnO_Lx
January 23rd, 2008, 01:07 PM
Vamos ser todos sensatos com a questão da moderação ter votado não: Nós votámos todos não, é 1 facto! Mas nós já eramos contra quando esta poll foi aberta não mudou nada entretanto! Reparem, não havia nada mais fácil para nós do que... simplesmente não termos aberto a poll e decidirmos por nós mesmos que queriamos que as coisas continuassem como estavam! Eu não posso falar pela restante moderação, mas julgo que eles se reverão nas minhas palavras: entre nós não há falsa democracia! Aquilo que achamos que não é passivel de ser referendado decidimos por nós mesmos! Portanto se avançámos para esta poll foi porque interiorizámos que iriamos aceitar o resultado fosse ele qual fosse!
Eu não acho que a regionalização deva avançar neste momento! Mas se a maioria assim o decidir, eu trabalharei em prol de um forum melhor nos novos moldes com a mesma vontade e dedicação com que tenho feito até agora! E estou certo que isto é extensivel à restante moderação! Portanto não tenham problemas em relação a isso!;)

para que adiar o inevitável?
nem voces apresentem alternativas.. a opção neste momento de escolha é evoluir ou ficar tudo na mesma

mas actualmente EXISTEM problemas ORGANIZACIONAIS E ESTRUTURAIS (QUE NÃO TEM NADA A VER COM A MODERAÇÃO).. é por isso que estamos a discutir isto.. vocês não conseguem passar deste ponto.
se não gostam do modelo arranjem outro, agora não deixem ficar tudo como está.. para daqui a um ano estamos outra vez nesta conversa e esperarmos que o "povo" e o moderadores votem "sim"

porque as coisas não vão mudar..

tenho que ser franco, estou desapontado com a atitude os moderadores, qualquer que seja o resultado, simplesmente porque não tem resposta aos problemas que vos disse e que são sobejamente conheçidos ,ver meu post #114 http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=17833232&postcount=114 , além de não apresentarem alternativas. eu sei que se esforçam e tem imenso trabalho por este espaço, mas não é isso que tá em causa (..) estão ai porque decidiram aceitar essa função e ninguém vos obrigou a nada

a vossa solução é simplesmente ficar tudo na mesma, como se o crescimento quantitativo do forum não tivesse como resposta, um natural aumento de subforuns, neste caso em votação, regionais

não acredito que nenhum mod tenha mudado de opinião.. possa eu sei que é mais facil deixar tudo como está e perdem imenso tempo com isto.. ,mas a vossa função é melhorar isto e não estagnar o crescimento formal do fórum. não gostam do modelo gradual e progressivo de regionalização'?
arranjem outro modelo, mas não se deixem ficar passivos

Reflex
January 23rd, 2008, 05:20 PM
Se eu acabei de dizer que a moderação abriu a poll porque quis, que a moderação aceita o resultado em trabalhará em prol do forum com o actual ou um novo modelo porque tanta coisa?
Sinceramente não percebo o porquê de tanta confusão derivada do facto de termos votado os 4 Não!!
E de resto, será que não te cabe na cabeça que pode haver alguém (até agora 1 percentagem de quase 50%!) que considere que o forum até pode estar bem como está? E que como tal não têm que arranjar alternativas?? Aliás, não sei que alternativas há para além de manter tudo como está e mudar as coisas!:D
Se queres 1 alternativa por parte da moderação eu digo qual foi: foi permitirmos aos forumers portugueses poderem escolher o que fazer com o forum português!

Portanto e já te disse: aceito a tua opinião de quereres mudar! Mas trata de aceitar a nossa opinião de não o querermos fazer! É assim tao complicado?
Quanto ao trabalho, insisto, se nao o quisessemos ter, não tinhamos aberto a poll! Não vamos ter mais trabalho agora, se o Sim ganhar, do que aquele que tivemos quando foi criado o transportes & infraestruturas ou sequer quando à cerca de 1 ano limpámos mais de metade dos posts do café!

Se queres ver respondidas as 3 perguntas:
1- sim, está a começar a tornar-se complicada a questão dos stickys no p&c. Sim, a regionalização beneficiará essa questão! Mas pelo amor de Deus, não pegues nestas minhas palavras para me tentar convencer de que a regionalização é o melhor caminho e que eu até concordo, porque acho que deixei bem claro o porquê de ter votado não...;)
2/3- discussões regionais? Mas que discussoes regionais é que nós temos tido? "Lisboa é a unica com poder de compra acima da UE"... pergunto-te eu? O que é que isso tem a ver directamente com a tematica base do SSC (arquitectura, urbanismos, transportes, etc?). Pouco ou nada, certo? E onde devem estar os posts de assuntos diferentes? No café...;) Eu não tenho culpa que de repente a maioria dos forumers se tenham dedicado a assunto que vão para alem da filosofia do forum. Nem me parece que a devamos mudar agora só por isso!

Já te dei a minha opinião! Se a quiseres aceitar, tudo bem! Agora acho é que não deves de andar constantemente a reforçar a ideia de que a moderação deve apresentar alternativas! É que manter tudo como está, é 1 alternativa bastante crível, a meu ver... e de quase metade dos forumers!;)

Portvscalem
January 23rd, 2008, 05:37 PM
cá estamos nós a descobrir a essência do forúm... eu acho que o forúm é algo dinâmico, o que nós fazemos dele... podemos sempre criar um thread para debate filosófico acerca da verdadeira função do forúm no destino cósmico do universo, mas parece-me uma manifesta perda de tempo...e uma futilidade...

Reflex
January 23rd, 2008, 05:38 PM
...ou também podemos criar 1 novo forum fora do ssc para debater outros assuntos!;)

Portvscalem
January 23rd, 2008, 05:45 PM
burocracias... este forum é genial por isto, por poder-mos falar de muita coisa!

TeKnO_Lx
January 23rd, 2008, 07:00 PM
Se eu acabei de dizer que a moderação abriu a poll porque quis, que a moderação aceita o resultado em trabalhará em prol do forum com o actual ou um novo modelo porque tanta coisa?
Sinceramente não percebo o porquê de tanta confusão derivada do facto de termos votado os 4 Não!!
E de resto, será que não te cabe na cabeça que pode haver alguém (até agora 1 percentagem de quase 50%!) que considere que o forum até pode estar bem como está? E que como tal não têm que arranjar alternativas?? Aliás, não sei que alternativas há para além de manter tudo como está e mudar as coisas!:D
Se queres 1 alternativa por parte da moderação eu digo qual foi: foi permitirmos aos forumers portugueses poderem escolher o que fazer com o forum português!

Portanto e já te disse: aceito a tua opinião de quereres mudar! Mas trata de aceitar a nossa opinião de não o querermos fazer! É assim tao complicado?
Quanto ao trabalho, insisto, se nao o quisessemos ter, não tinhamos aberto a poll! Não vamos ter mais trabalho agora, se o Sim ganhar, do que aquele que tivemos quando foi criado o transportes & infraestruturas ou sequer quando à cerca de 1 ano limpámos mais de metade dos posts do café!

Se queres ver respondidas as 3 perguntas:
1- sim, está a começar a tornar-se complicada a questão dos stickys no p&c. Sim, a regionalização beneficiará essa questão! Mas pelo amor de Deus, não pegues nestas minhas palavras para me tentar convencer de que a regionalização é o melhor caminho e que eu até concordo, porque acho que deixei bem claro o porquê de ter votado não...;)
2/3- discussões regionais? Mas que discussoes regionais é que nós temos tido? "Lisboa é a unica com poder de compra acima da UE"... pergunto-te eu? O que é que isso tem a ver directamente com a tematica base do SSC (arquitectura, urbanismos, transportes, etc?). Pouco ou nada, certo? E onde devem estar os posts de assuntos diferentes? No café...;) Eu não tenho culpa que de repente a maioria dos forumers se tenham dedicado a assunto que vão para alem da filosofia do forum. Nem me parece que a devamos mudar agora só por isso!

Já te dei a minha opinião! Se a quiseres aceitar, tudo bem! Agora acho é que não deves de andar constantemente a reforçar a ideia de que a moderação deve apresentar alternativas! É que manter tudo como está, é 1 alternativa bastante crível, a meu ver... e de quase metade dos forumers!;)

por favor se posso comprender o resto do teu post, apesar de não concordar (porque parte do principio que está tudo bem e que o forum não deve crescer formalmente), este teu argumento a bold não tem pés nem cabeça

as discussoes regionais são no fundo a base que sustenta grande parte do forum. ou pensas que as pseudo guerrinhas entre os nortenhos, ou qual "o melhor concelho da AM", ou sintra vs oeiras vs amadora, etc este tipo de thread se insere? vai tudo para o café e isto tudo são discussoes regionais e não nacionais
eu não falo desse tipo de coisas, porque não há organização neste forum. por isso já deixei de ter grande vontade de postar no P/C ou no próprio Café

FACTO- o Café abrange demasiados temas, desde chaça, conversa séria, discussoes nacionais/locais/regionais etc e que "per si" se torna confuso
tu não percebes que, com o aumento de forumers das mesmas zonas, existe uma necessidade para estas tematicas. uma "tendencia de focalização natural" para tematicas mais deste tipo (alem da nacional) ?
não é uma uma questão de os "forumers agora decidiram que".. olha para a evolução FORMAL do fórum espanhol há 3 anos vs agora.

é uma EVOLUÇÃO COMPLETAMENTE NATURAL.. da mesma forma que no inicio do forum portugues com 3 ou 4 pessoas os assuntos eram estrictamente nacionais

e isso de dizeres que não se enquadra na filosofia do forum.. deves tAr a gozar não? queq se insere então? conversas do café? chaçada e posts únicos tipo :lol:

sejamos sérios :lol:

Barragon
January 23rd, 2008, 07:06 PM
Mas afinal o que queres para o café?

Reflex
January 23rd, 2008, 07:18 PM
e isso de dizeres que não se enquadra na filosofia do forum.. deves tAr a gozar não? queq se insere então? conversas do café? chaçada e posts únicos tipo :lol:

Já te disse qual é a filosofia do forum, tu sabes bem qual é, afinal até andas cá à mais tempo que eu!;)
Portanto sabes perfeitamente que threads sobre assuntos economicos não se inserem na temática-base do ssc.

Mas já agora pergunto-te: até agora a tua ideia assentava essencialmente na regionalização dos p&c. Onde pretendes então tu meter threads como "Lisboa é a unica regiao portuguesa com riqueza acima da média UE"? Qual é a tua ideia concretamente para esse tipo de threads de cariz regional não arquitectonico/urbanistico, etc...?

Reflex
January 23rd, 2008, 07:20 PM
burocracias... este forum é genial por isto, por poder-mos falar de muita coisa!

Eu não só não estou contra isso, com até gosto que assim seja... desde que a temática-base (arquitectura, urbanismo, transportes, etc...) esteja nos seus subforuns respectivos e que todos os outros assuntos estejam no sitio que lhe pertence: o café!;)

Barragon
January 23rd, 2008, 08:35 PM
^^ Ref esses threads (que referiste) devem ficar no café.

Reflex
January 23rd, 2008, 08:36 PM
Eu também acho, mas gostava de perceber qual a ideia do Tekno...;)

Barragon
January 23rd, 2008, 08:53 PM
O Tekno andou a fumar uns charutos :lol: :nuts:

A regionalização seria para os threads dos projectos e para os threads gerais da pagina principal, sendo que ficariam na página principal certos threads que não desse para "regionalizar"

Depois dentro de cada região haveria um sub sub forum das regiões.

pedrodepinto
January 23rd, 2008, 09:48 PM
Votem por favor :cry:!

_Rick_
January 23rd, 2008, 09:51 PM
Isto tem sido uma votação muito renhida. Qualquer que seja o lado que ganhe é obvio que não é nada consensual.

Resta esperar para ver :cheers:

Barragon
January 23rd, 2008, 09:53 PM
Então e o i2002 ? :D

fred_mendonca
January 23rd, 2008, 09:55 PM

_Rick_
January 23rd, 2008, 10:00 PM
:lol: Não deixava de ser uma situação engraçada se a votação empatasse :lol

Depende da explicação que a pessoa tenha dado aos moderadores mas penso que talvez esse voto não conte :dunno:

fred_mendonca
January 23rd, 2008, 10:04 PM
O user myagkov votou e contudo tem 0 posts neste fórum. :lol:

Reflex
January 23rd, 2008, 10:59 PM
Então e o i2002 ? :D

Essa questão foi esclarecida, não se tratava de um clone.;)

O user myagkov votou e contudo tem 0 posts neste fórum. :lol:

Pois, foi um dos primeiros a votar no sim e não faço ideia de quem se trate, mas não tivemos qualquer indicação de ser clone. Possivelmente um visitante registado...:dunno:

Eu propunha que se as coisas continuarem empatadas, se prolongue a poll por mais 1 dia.

Pelha
January 23rd, 2008, 11:06 PM
Desde quando é que utilizadores espanhóis têm o direito e decidir o futuro do fórum português? (Miñaterragalega, Quiny)

Reflex
January 23rd, 2008, 11:08 PM
Eu faço um mea culpa.
Aquando da elaboração da poll eu deveria ter deixado claro, como regra, que os votos só contariam se o forumer tivesse mais de X posts no forum português. Foi pena não o ter feito, assim algumas questões não se levantavam agora, peço desculpa por tal.:(

napolit
January 23rd, 2008, 11:10 PM
Eu sinceramente, acho que se empatam, ganha o "nao", porque entre os "sim" há muita diversidade de opinoes. Pessoalmente votei no sim a pensar numa regionalizaçao dentro dos subforums de "projectos", etc. , mas nao era para fazer uma regionalizaçao de foruns e dentro de cada um meter a subdivisao existente agora mesmo. Peço desculpas, mas posso cambiar o meu voto? :nuts:, é que votei muito rápido, a pensar que a regionalizaçao que pensavam as pessoas era de outro modo.

Reflex
January 23rd, 2008, 11:16 PM
Como diria Horácio: Nescit vox missa reverti, a palavra depois de dita não pode voltar atrás.
Não é possivel um moderador alterar os resultados de uma poll pública...;)

pedrodepinto
January 23rd, 2008, 11:21 PM
Eu propunha que se as coisas continuarem empatadas, se prolongue a poll por mais 1 dia.

Mesmo assim, é óbvio que não existe uma opinião consensual. A bem dizer, seria mais correcto validar apenas a regionalização se o sim obtivesse mais do que 55% dos votos, um pouco como aquele sistema de «dupla maioria».
Não me parece justo o sim ganhar por apenas um voto...

Reflex
January 23rd, 2008, 11:23 PM
Por um voto se ganha, por um voto se perde, meu caro Pedro!;)

Agora esta merda estar empatada é que não dá com nada!:lol:

napolit
January 23rd, 2008, 11:25 PM
Concordo com Pedropinto. Os que votaram nao, concordam tudos que nao querem que houvesse modificaçoes, os que votaram que sim, cada um quer a regionalizaçao de um modo distinto :P

pedrodepinto
January 23rd, 2008, 11:27 PM
Por um voto se ganha, por um voto se perde, meu caro Pedro!;)

Infelizmente, sei disso :D!
Vamos ver... Espero que as próximas três horas sejam reveladoras e que o mais justo ganhe ;)...

pedrodepinto
January 23rd, 2008, 11:28 PM
Desde quando é que utilizadores espanhóis têm o direito e decidir o futuro do fórum português? (Miñaterragalega, Quiny)

Menos dois votos para o sim [kidding] :lol:!

Reflex
January 23rd, 2008, 11:29 PM
Concordo com Pedropinto. Os que votaram nao, concordam tudos que nao querem que houvesse modificaçoes, os que votaram que sim, cada um quer a regionalizaçao de um modo distinto :P

Isto é 1 poll primária. Se o Sim ganhar vamos decidir o modelo e espero que os que votaram não também ajudem a escolher 1 novo modelo. Essa desfragmentação do sim não é, a meu ver, valorosa para a presente poll...;)

Pelha
January 23rd, 2008, 11:32 PM
Eu faço um mea culpa.
Aquando da elaboração da poll eu deveria ter deixado claro, como regra, que os votos só contariam se o forumer tivesse mais de X posts no forum português. Foi pena não o ter feito, assim algumas questões não se levantavam agora, peço desculpa por tal.:(

Desculpas aceites… agora também digo, se o "Sim" não ganhar por mais de dois votos em relação ao "Não" é uma autêntica fantochada esta votação.

JohnnyMass
January 24th, 2008, 12:01 AM
segunda volta caso o sim ganhe por um voto apenas.:lol:

fred_mendonca
January 24th, 2008, 12:01 AM
:rofl: Mas como só há duas opções a que ganhar ganha sempre com maioria absoluta.

sotavento
January 24th, 2008, 12:18 AM
Definam "regionalização" ???

Criarem-se vários subforuns de urbanismo ... um para cada região NUTS2 ???

Porto numa ... gaia e aveiro na outra ???

pedrodepinto
January 24th, 2008, 12:24 AM
Desculpas aceites… agora também digo, se o "Sim" não ganhar por mais de dois votos em relação ao "Não" é uma autêntica fantochada esta votação.

Também me quer parecer, com todo o respeito...

_Rick_
January 24th, 2008, 12:28 AM
Realmente parece-me demasiado renhido e temos já uma pessoa a querer mudar de voto para o não o que dava ao não liderança de 2 votos (cabe aos moderadores considerar se tal é possivel de se considerar ou não visto que não se pode mudar de voto na poll)

Mas se o sim ganhar ganhou e não ha muito a dizer. Obvio que o ideal seria uma vontade expressa da maioria e não este empate técnico.

pedrodepinto
January 24th, 2008, 12:29 AM
Infelizmente parece que tal não será possível :(...

Reflex
January 24th, 2008, 12:31 AM
Desculpem lá, e com respeito ou sem ele pergunto eu: mas que vem afinal a ser isto? Então mas agora é preciso mais do que um voto para ganhar uma opção numa poll quando em diversos anos tal nunca aconteceu?! Se fossem mais de 2 hipoteses ainda podiam argumentar que não tinha sido maioria absoluta, agora assim...? Porque não 1 pouquinho mais de senso de democracia e ter a aceitação de todos (vencedores e não vencedores) dos resultados sejam eles quais forem? É que se isso não acontecer vamos ter 1 grave problema. Bem mais grave do que o problema que constitui a vitória do sim para os que votaram não ou vice-versa!
Sinceramente não quero problemas dessa ordem, julgo-nos capazes a todos de aceitar democraticamente os resultados de uma poll. Senão parece legitimo que a moderação para a proxima tome as decisões sozinha...

pedrodepinto
January 24th, 2008, 12:31 AM
Realmente parece-me demasiado renhido e temos já uma pessoa a querer mudar de voto para o não o que dava ao não liderança de 2 votos (cabe aos moderadores considerar se tal é possivel de se considerar ou não visto que não se pode mudar de voto na poll)

E também dois votos espanhóis ao sim que não deveriam ser considerados...

_Rick_
January 24th, 2008, 12:40 AM

Honestamente isso não me choca assim tanto. Se existem espanhois que visitam regularmente o nosso forum e postam de vez em quando também podem ser ouvidos. Também tens votos do sim de pessoas que não postam ou raramente o fazem. Por exemplo reconheço mais o miñaterragalega do que alguns dos outros nomes sendo que pelo menos um dos que votaram sim não têm posts nenhuns no forum. Chateia-me mais haver pessoas que queiram mudar de opinião e não podem mas enfim. Acontece.

@ Reflex...acho que tens toda a razão sobre bastar um voto para ganhar. Pode parecer um pouco injusto por ser por tão pouco mas havendo apenas 2 opções e tend de se tomar uma decisão, mais vale seguir à risca o que sair da poll. Nunca se pode agradar a gregos e a troianos e haverá sempre alguem a refilar.

JohnnyMass
January 24th, 2008, 12:42 AM
isso também é verdade!:yes: o que não falta aqui são membros portugueses com 1 ou dois posts...

fred_mendonca
January 24th, 2008, 12:45 AM
Eu acho que há muita gente com mau perder! O que a poll ditar é o que se vai fazer. Ponto final.

Choca-me mais o voto deste user http://www.skyscrapercity.com/member.php?u=139536 do que dos Espanhóis.

pedrodepinto
January 24th, 2008, 12:54 AM
Ele até está online agora :sly:...
Ninguém falou em mau perder, parece-me que estás a deturpar os factos. É normal que quem vota numa opção a defenda, a menos que se tenha enganado...
Quanto aos forumers espanhóis, sinceramente julgo que pouco participam. Mas isso agora não é o mais importante. Ou desempatamos isto - de preferência para a opção que escolhi - ou vai haver problema, infelizmente não se pode aplicar a dupla maioria :doh:...

Reflex
January 24th, 2008, 12:54 AM
Podemos sempre agora anular votos de user com menos de X votos, mas isso só vai trazer maior confusão, porque o X influenciará o resultado final...:(

fred_mendonca
January 24th, 2008, 12:55 AM
Gostava de saber porque é que tendo-se registado em Agosto só agora decidiu participar mas ainda não lhe vi nenhum post! :rofl:

pedrodepinto
January 24th, 2008, 12:56 AM
Pode sentir-se pouco à-vontade e ser tímido...

JohnnyMass
January 24th, 2008, 12:59 AM
Gostava de saber porque é que tendo-se registado em Agosto só agora decidiu participar mas ainda não lhe vi nenhum post! :rofl:para participar não é preciso postar, basta visitar o fórum assiduamente para ter uma opinião feita sobre o assunto!;)

Phobos
January 24th, 2008, 01:18 AM
Sinceramente com este empate acho que os votos dos forumers que nunca cá nos visitam,sejam eles tugas ou estrangeiros,deveriam ser desconsiderados.Tecnicamente eles não tem nenhuma ligação com o fórum,por isso nem sei porque votaram.Talvez esteja a ser um bocado radical,mas acho que é uma maneira de acabar logo com isto.

JohnnyMass
January 24th, 2008, 01:21 AM
eu antes de registar-me vim cá todos os dias durante 1 ano!;) ja conhecia bem o fórum. se calhar estes casos são idênticos!;)

Reflex
January 24th, 2008, 01:21 AM
Sim, mas que critérios usar?:dunno:

Phobos
January 24th, 2008, 01:25 AM
eu antes de registar-me vim cá todos os dias durante 1 ano!;) ja conhecia bem o fórum. se calhar estes casos são idênticos!;)

Podem ser como podem não ser...às tantas os votos dessas pessoas "anónimas" são de alguém que do nada viu uma poll e pensou"Ai que fixe,quero votar nisto."
Pode-se cometer uma injustiça como disseste,mas pode ser que o não fazer leve a um resultado injusto para todos nós também.

costa
January 24th, 2008, 01:29 AM
Vai dar empate ahahahah

Pelha
January 24th, 2008, 01:29 AM
Penso que em caso de empate, a decisão final seria da moderação, penso que possuem legitimidade moral para o fazerem.

Reflex
January 24th, 2008, 01:31 AM
Podem ser como podem não ser...às tantas os votos dessas pessoas "anónimas" são de alguém que do nada viu uma poll e pensou"Ai que fixe,quero votar nisto."
Pode-se cometer uma injustiça como disseste,mas pode ser que o não fazer leve a um resultado injusto para todos nós também.

Parece uma boa ideia, mas volto a perguntar:
Sim, mas que critérios usar?:dunno:

JohnnyMass
January 24th, 2008, 01:41 AM
não sei!:D

Phobos
January 24th, 2008, 01:43 AM
Eu também não sei...isto aqui é complicado e ainda vai dar o que falar.É melhor esperar que mais pessoas se pronunciem.

JohnnyMass
January 24th, 2008, 01:46 AM
vamos esperar mais uns minutos!;) a moderação já está a tomar uma posição!:yes:

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:16 AM
eu espero que os mods reflectam muito bem sobre o que fazer.

Honestamente tou desapontado com a falta de argumentos e inércia/passividade apresentada pelo que votaram "não", e especialmente da parte dos moderadores, de quem esperava pelo menos terem uma solução alternativa (já que não gostam do modelo "regionalização gradual e progressiva" ) para resolver os problemas de organização do fórum

não falando que o facto de que, ao tomarem uma posição, influenciam bastante o poder de voto, sendo vocês supostamente o "bastião moral do forum" (quer queiram admiti-lo ou não mas é verdade)

mesmo assim, o "Sim" esteve sempre á frente.. por isso a qualidade da opção fala por si. é a unica opção que evolui, ou pelo menos tenta ir nesse sentido, enquanto o "Não" mantem tudo como está

Reflex
January 24th, 2008, 02:16 AM
Se houvesse mais mulheres no forum não havia tanta indecisão!:lol: (ou se calhar havia mais, mas neste caso pelo menos resolveu a nossa!:D)

Reflex
January 24th, 2008, 02:18 AM

Honestamente tou desapontado com a falta de argumentos e inércia/passividade apresentada pelo que votaram "não", e especialmente da parte dos moderadores, de quem esperava pelo menos terem uma solução alternativa para resolver os problemas de organização do fórum

não falando que o facto de que, tomarem uma posição, influencia bastante o poder de voto, sendo voces supostamente o "bastião moral do forum" (quer queiram admiti-lo ou não mas é verdade)

mesmo assim, o "Sim" esteve sempre á frente.. por isso a qualidade da opção fala por si. é a unica opção que evolui, ou pelo menos tenta ir nesse sentido

Outra vez a mesma história, Miguel? Alegra-te, não temos que tomar decisão nenhuma, a regionalização vai para a frente! Só espero é que quando for para escolher o modelo também critiques a opinião da moderação...;)

Mrs Brightside
January 24th, 2008, 02:18 AM
:D

fred_mendonca
January 24th, 2008, 02:22 AM
Viva a regionalização! :banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana:

TeKnO_Lx
fico feliz com a decisão. honestamente acho que é a mais acertada e é um passo importante para o crescimento quantitativo/qualitativo do fórum :okay:

Reflex
Ora aí está, This poll is closed, ganhou o sim!

Agora sejam todos adultos, aceitem o resultado e pensemos no melhor modelo a seguir para regionalização!:okay:

Pelha
January 24th, 2008, 02:23 AM

Malvada! :bash: :lol:

Reflex
January 24th, 2008, 02:23 AM

Vais ter direito a uma estátua! Será erguida por 31 pessoas e vandalizada por outras tantas!!:lol:

fred_mendonca
January 24th, 2008, 02:26 AM
Foi uma mulher de coragem!

Mrs Brightside
January 24th, 2008, 02:27 AM
Vais ter direito a uma estátua! Será erguida por 31 pessoas e vandalizada por outras tantas!!:lol:

lol os do não desculpem qq coisinha mas acho que assim as coisas ficam mais organizadas. Só não tinha votado antes pq ando assim a modos que mto ocupada com exames e isso:gaah:

mynuster
January 24th, 2008, 02:27 AM
:banana:

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:28 AM
quem é que desempatou isto no último minuto?:lol:

mynuster
January 24th, 2008, 02:30 AM
Mrs Brightside :D

Mrs Brightside
January 24th, 2008, 02:31 AM
quem é que desempatou isto no último minuto?:lol:

That was me:tyty:

Viriatox
January 24th, 2008, 02:32 AM
Hmm, não fui a tempo de empatar de novo :D. Eu andei com duvidas todo este tempo, por isso é uma especie de abstenção.

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:32 AM
Oeiras ( Fred, Tekno) marca o ritmo em pról do fórum!

é um dia histórico para o novo fórum! Parabéns a TODOS NÓS :applause:

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:34 AM
não sejas ridículo...^^

fred_mendonca
Mrs Brightside resolve! :D

Pelha

http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/e0b863c607a5845f2483d89c2d54bb0f.gif

http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/m200.gif

fred_mendonca
January 24th, 2008, 02:35 AM
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/e0b863c607a5845f2483d89c2d54bb0f.gif

:rofl: O Pelha ficou triste. Bebe lá uma jola por conta da casa! :cheers:

miñaterragalega
January 24th, 2008, 02:36 AM

No meu caso votei porque visito todos os dias o forum portugues e so algumas veces escrebo algum post ( nao escrebo mais pela lingua, sei falar portugues mas so sei escreber o que tenho visto na tv ou nos supermercados, lol, e como nao sei se debo escreber em galego as vezes prefiro nao esceber....) Votei sim porque acho que o espanhol e um bom ejemplo de regonalizaçao dum forum que funciona bem. Ha forums dalgumas regioes espanholas com poucos habitantes mas tem muito movimento.

Ja agora tamben acho que o melhor para Portugal é a regionalizaçao mas nao vou dizer porque por ser muito complicado:lol::lol:

alentejolover
January 24th, 2008, 02:36 AM
Uma "senhora" que raramente vem ca e que decide isto:lol:

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:37 AM
e no último minuto, por puro acaso!:lol:

Barragon
January 24th, 2008, 02:38 AM
o mya votou nao :lol:

TeKnO_Lx
para aqueles que tem duvidas sobre a vitoria JUSTISSIMA DO SIM..

Honestamente tou desapontado com a falta de argumentos e inércia/passividade apresentada pelo que votaram "não", e especialmente da parte dos moderadores, de quem esperava pelo menos terem uma solução alternativa (já que não gostam do modelo "regionalização gradual e progressiva" ) para resolver os problemas de organização do fórum

não falando que o facto de que, ao tomarem uma posição, influenciam bastante o poder de voto, sendo vocês supostamente o "bastião moral do forum" (quer queiram admiti-lo ou não mas é verdade)

mesmo assim, o "Sim" esteve sempre á frente.. por isso a qualidade da opção fala por si. é a unica opção que evolui, ou pelo menos tenta ir nesse sentido, enquanto o "Não" mantem tudo como está ( se acham que tá tudo bem então devem votar aqui)

agora vamos ver o modelo.. move on

Reflex

é um dia histórico para o novo fórum! Parabéns a TODOS NÓS :applause:

Odivelas, Samora Correia, Barreiro e Póvoa é que mandam! Não há regionalização para ninguém!!:lol:

Dá vontade...:D

Reflex
January 24th, 2008, 02:39 AM
para aqueles que tem duvidas sobre a vitoria JUSTISSIMA DO SIM..

Está bem, D.João I, não te preocupes mais com os castelhanos, és rei de pleno direito!;)

Mas se quiseres constroi na mesma a Batalha!:D

Barragon
January 24th, 2008, 02:40 AM

Venceu o SIM !!!!

:pepper:

:dance:

eu já vim irrigado de propósito :lol: :drunk:

Mrs Brightside
Era pra manter o suspense:lol:

Reflex
agora vamos ver o modelo.. move on

Sim, isso é o que agora interessa!:okay:
Quem quer abrir novo thread para debater isso?;)

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:41 AM
antes disso pensem muito bem nas opções.. esperem uns dias para pensarem mais friamente, é melhor

Barragon
January 24th, 2008, 02:41 AM
Odivelas, Samora Correia, Barreiro e Póvoa é que mandam! Não há regionalização para ninguém!!:lol:

Dá vontade...:D

O Barreiro manda sim :lol:

Reflex
January 24th, 2008, 02:42 AM
antes disso pensem muito bem nas opções.. esperem uns dias para pensarem mais friamente, é melhor

Calma, não estou a dizer para votarmos. Refiro-me a um thread para apresentação de propostas...;)

Pelha
January 24th, 2008, 02:42 AM
:rofl: O Pelha ficou triste. Bebe lá uma jola por conta da casa! :cheers:

Sim, estou tristíssimo. :cry:

Vamos lá à regionalização então… :cheers:

Por mim era… AMLisboa e o Resto! http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/roxcrack-3.gif

Barragon
January 24th, 2008, 02:43 AM
Sim, isso é o que agora interessa!:okay:
Quem quer abrir novo thread para debater isso?;)

Abre tu Ref...

Mas penso que já ficou decidido que seria:

Porto/Norte
Coimbra/Centro/Interior
Lisboa
Alentejo/Algarve
Ilhas

sendo que cada uma tem a parte da fotos da pagina princpal e terá um sub forum com os P/C

alentejolover
January 24th, 2008, 02:43 AM
Estou pra ver como sera isto agora...

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:45 AM
nas fotos não se muda nada, apenas os threas do P/C iriam ser anexados ( P/C subforum extinguido) nos novos subforuns regionais, como diz o Barra

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:45 AM
Abre tu Ref...

Porto/Norte
Coimbra/Centro/Interior
Lisboa
Alentejo/Algarve
Ilhas

sendo que cada uma tem a parte da fotos da pagina princpal e terá um sub forum com os P/Cficou decidido onde? é que eu não votei nada...

Reflex
January 24th, 2008, 02:46 AM
Abre tu Ref...

Porto/Norte
Coimbra/Centro/Interior
Lisboa
Alentejo/Algarve
Ilhas

sendo que cada uma tem a parte da fotos da pagina princpal e terá um sub forum com os P/C
Não, não ficou decidido, é isso que vamos fazer. Criar vários modelos alternativos e leva-los democraticamente a votação. Se bem que no fim vai ser indiferente, porque a Mrs.Brightside há-de chegar uns 5 minutos antes do fim da poll e escolher ela!:D

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:47 AM
a minha opção agora ( que tem em conta o longo prazo) basicamente NUTS II excepto Ilhas juntas

Norte
Centro
Lisboa
Alentejo
Algarve
Ilhas

alentejolover
January 24th, 2008, 02:47 AM
Ate aqui Portugal copia a Espanha...

alentejolover
January 24th, 2008, 02:48 AM
a minha opção agora ( que tem em conta o longo prazo)

Norte
Centro
Lisboa
Alentejo
Algarve
Ilhas

Lisboa e o resto...:lol:

fred_mendonca
January 24th, 2008, 02:48 AM
a minha opção agora ( que tem em conta o longo prazo)

Norte
Centro
Lisboa
Alentejo
Algarve
Ilhas

Também concordo.

Reflex
January 24th, 2008, 02:49 AM
Já criei o thread! Vá, toca tudo para lá falar disso que este thread quer ir dormir!:D

Barragon
January 24th, 2008, 02:49 AM
ficou decidido onde? é que eu não votei nada...

Não, não ficou decidido, é isso que vamos fazer. Criar vários modelos alternativos e leva-los democraticamente a votação. Se bem que no fim vai ser indiferente, porque a Mrs.Brightside há-de chegar uns 5 minutos antes do fim da poll e escolher ela!:D

Pronto, não ficou decidido, mas existiram muitas pessoas que referiram o mesmo modelo :yes:

TeKnO_Lx
January 24th, 2008, 02:50 AM
move on meu
se é um bom modelo genérico porque não aproveitar? porque é espanhol? talvez se fosse ingles fosse melhor :ohno:

Lisboa e o resto...:lol:
NUTS II ring the bell? :lol:

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:50 AM
a minha opção agora ( que tem em conta o longo prazo) basicamente NUTS II excepto Ilhas juntas

Norte
Centro
Lisboa
Alentejo
Algarve
Ilhassem dúvida a melhor opção!:lol:

fred_mendonca
January 24th, 2008, 02:51 AM

Espanha e os outros países:

U.K. http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=29

França http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=32

Holanda http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=12

Polónia http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=45

alentejolover
January 24th, 2008, 02:52 AM
Maiores...

Reflex
January 24th, 2008, 02:52 AM
Não querendo ser chato, Fred, mas faz lá quote e poe no outro thread, sff...;)

JohnnyMass
January 24th, 2008, 02:53 AM
se calhar o melhor é fechar este não?;)

Reflex
January 24th, 2008, 02:54 AM
Acho que não, pode ainda haver pessoal que queira comentar os resultados...