View Full Version : Pará Notícias
dricobel January 21st, 2008, 04:00 AM Postem aqui notícias sobre o Pará! Tudo o que acontece no dia dia do Estado. Acontecimentos, Eventos, Turismos, Cidades, Curiosidades, Projetos!
No Pará você é convidado a viajar pelos encantos da Floresta Amazônica, Praias de Rio, Praias da Costa Atlântica, Toda a exuberância da Ilha de Marajó, Santarém a perola do Tapajós, o minério e a pecuária do rico Sul e Sudeste do Pará, toda a força da energia de Tucurui, Belém do Pará cantos e encantos de uma metrópole!!!
dricobel January 21st, 2008, 04:22 AM UEPA se prepara para Fórum Social Mundial
Movimentos sociais ligados à organização do primeiro Fórum Social Mundial (FSM) a ser realizado na Amazônia - em Belém, no mês de janeiro de 2009 - farão da próxima semana, que começa no dia 21 de janeiro, um período de preparação para o grande evento que reúne representações do mundo inteiro. Nesses dias, grupos sociais e setores do governo do Estado, incluindo a Universidade do Estado do Pará (UEPA), desenvolvem diversas ações na cidade que culminam no Dia de Mobilização e Ação Global, 26 de janeiro.
A UEPA promove, do dia 21 ao dia 24 de janeiro, no Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), as seguintes oficinas, sempre das 8h ao meio-dia: leitura - o lúdico na literatura infantil com 30 professores de escolas comunitárias do Tucunduba e Mangueirão; capoeira - vivência da capoeira da Angola com 30 adolescentes do Tucunduba e Mangueirão; de alimentação alternativa - aproveitamento integral dos alimentos, essa em parceria com as Centrais de Abastecimento do Estado do Pará (Ceasa); e de Música na 3ª. Idade.
Essas ações de uma semana acontecem desde 2001, quando começaram as reuniões do Fórum Social Mundial. 'Esse evento é uma espécie de preparação para o Fórum com ações de movimentos sociais que acontecem no mundo todo contra a globalização neoliberal, a guerra, o colonialismo, o patriarcado, a exploração e tudo o mais que gera pobreza, violência, fome, e em prol da discussão de que um novo mundo é possível', explica a diretora de apoio à Extensão da Universidade, profa. Msc. Jane Neves.
'A Universidade tem o compromisso de investir nas pessoas, de discutir formas de redução da pobreza, de pensar a questão de grupos discriminados pela sociedade. Mulher é maioria em número, mas não tem o poder que deveria ter, pelo contrário. É sempre ela quem tem a menor escolaridade, é a mais pobre. Por formarmos uma universidade pública, é nosso dever propormos políticas para reduzir esses males, temos que fazer parte dessa discussão. Com a participação do Governo do Estado, representantes de instituições foram chamadas para conversar e foi nesse contexto que a UEPA foi inserida para participar da programação', justifica a professora.
Fonte: Portal ORM
flaino January 21st, 2008, 12:51 PM Não é melhor deixar sem essas individualidades de estados?
Não é melhor deixar geral esse sub-forum?
Cada um coloca a noticia do seu estado direto, sem subdivisao aqui dentro... Acho melhor.. fica melhor divulgado para todos.
dricobel January 21st, 2008, 02:56 PM ^^
o norte notícias foi trancado!!!
dricobel January 21st, 2008, 03:45 PM Emprego formal construção civil já cresceu 10% no Pará
21/01/2008 - 9h54m
Recente pesquisa do Dieese(Departamento de Estatística e Estudos Sócioeconômicos) mostra que, apesar dos saldos negativos observados em alguns meses do ano, 2007 ainda foi um bom ano para quem procurou emprego na Construção Civil. Os números mostram que o emprego formal nesse setor, cresceu 10% no ano passado. A análise é feita a partir de dados do Ministério do Trabalho (CAGED).
Em números absolutos, o aumento de 10% nas contratações formais representa um saldo postivo de 3.761 postos de trabalho. Durante os 12 meses de 2007 foram contratados 33.200 trabalhadores, contra 29.439 desligamentos. Este saldo é mais que o dobro do saldo verificado no mesmo período de 2006, quando foram feitas no setor em todo o Pará 32.950 admissões contra 30.949 desligamentos com um saldo positivo de 1.641 postos de trabalho, com um crescimento de 5,21%.
Com relação à região Norte, a pesquisa mostra que quase todos os Estados da Região Norte apresentaram resultados positivos de empregos no comparativo entre admitidos e desligados.
Apenas o Acre apresentou queda no emprego formal com a perda de 308 postos de trabalho e um decréscimo de 7,52%. Entre os Estados que apresentaram resultados positivos, o melhor desempenho ficou com o Tocantins, com um crescimento de 49,86% no e um saldo positivo de 4.736 postos de trabalho; seguido do Amazonas com um crescimento de 30,09% no emprego formal e a geração de 5.185 postos de trabalho.
A situação dos saldos e das variações positivas do emprego formal entre os Estados da Região Norte, no ano de 2007, ficou assim:
- Amapá com um crescimento de 2,80% e um saldo positivo de 931 postos de trabalho.
- Rondônia com um crescimento de 4,30% e um saldo positivo de 244 postos de trabalho.
- Pará com um crescimento de 10% e um saldo positivo de 3.761 postos de trabalho.
- Roraima com um crescimento de 19,58% e um saldo positivo de 746 postos de trabalho.
- Amazonas com um crescimento de 30,09% e um saldo positivo de 5.185 postos de trabalho.
- Tocantins com um crescimento de 49,86% e um saldo positivo de 4.736 postos de trabalho.
dricobel January 21st, 2008, 04:26 PM Grupo Yamada celebra sucesso e anuncia expansão para Estado do Amapá
Uma grande e animada festa marcou ontem a confraternização de mais um ano de trabalho entre a direção, funcionários e fornecedores do grupo Y.YAmada. Há 57 anos no mercado, a empresa planeja para este ano expansão do grupo para outros municípios e também para Macapá (AP). De acordo com a diretora comercial, Neuza Yamada, a festa de confraternização com os funcionários e parceiros já faz parte do calendário da empresa. Neste dia, todas as 33 lojas do grupo espalhadas no Estado permanecem fechadas.
'É sempre um grande prazer tirar um dia inteiro para reunir os funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros que fazem da Yamada, esta grande família. Para nós é um momento importante de se confraternizar e agradecer aqueles que ajudam esta empresa a crescer, gerar emprego, desenvolvimento e renda para este Estado', agradeceu a diretora comercial.
Ela conta que todo o processo de concepção da festa, desde as brincadeiras, brindes, e a escolha da banda, é feita com a participação dos mais de sete mil funcionários. Este ano, quem animou a programação foi a banda de brega AR-15, mas, apresentações musicais, dança e concursos feitos pelos próprios funcionários também garantiram o sucesso do evento. Também houve sorteio de brindes e viagens da Mundial Turismo.
dricobel January 21st, 2008, 04:43 PM Estado ganha plano para reflorestar
O governo do Pará está preparando um grande programa de reflorestamento e estímulo ao plantio de florestas, que prevê a recuperação de áreas degradadas, sobretudo nas regiões nordeste, sul e sudeste, que somadas, estima-se, atingem um percentual próximo a 13% da área total do Estado.
A idéia é assegurar condições legais para restauração das áreas devastadas, mas por outro lado, assegurar ao produtor rural, seja grande ou pequeno, ganho econômico do investimento que terá que fazer. O governo também incentivará o plantio em escala como forma de estimular a atividade madeireira sem a necessidade da derrubada da floresta.
O carro-chefe do replantio são as espécies popularmente conhecidas como paricá, teca (uma exótica) e o mogno, para as quais já existe um mercado consolidado. Espécies como a andiroba, freijó, ipê, cedro e maçaranduba.
dricobel January 21st, 2008, 04:45 PM Governo lança Promeso em Marabá
No próximo dia 24 (quinta-feira), a Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir), juntamente com o Ministério da Integração Nacional, realizará no município de Marabá (sudeste do Pará), evento para definir ações do Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso) e os investimentos federais para a Mesorregião do Bico do Papagaio. A idéia do encontro é para esclarecer aos profeitos sobre a possibilidade de acessar recursos do programa federal, objetivando a mehoria da qualidade de vida na região.
dricobel January 21st, 2008, 04:52 PM Conferência debate plano de educação
Cerca de 2500 pessoas participaram da abertura da I Conferência Estadual de Educação que teve início na manhã de ontem, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O objetivo da Conferência, que segue até amanhã, é promover as últimas rodadas de debates para a construção do documento base do Plano Estadual de Educação (PEE), além de eleger delegados e discutir propostas do Pará para a Conferência Nacional de Educação Básica, que acontece em abril, em Brasília.
A conferência foi aberta pela secretária de Estado de Educação, Iracy Gallo. A conferência também reuniu nomes importantes da academia e representantes de trabalhadores da educação como o secretário Executivo e Adjunto do Ministério da Educação (MEC) e presidente da Conferência Nacional de Educação, Francisco das Chagas; da secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar; da senadora Fátima Cleide; do reitor da UFPA, Alex Fiúza; do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) Eloy Borges.
dricobel January 21st, 2008, 04:55 PM Prefeitura de Belém deu início, ainda no sábado, ao projeto Faixa Cidadão
Calçadas começam a ser retiradas
Moradores da avenida Presidente Vargas foram surpreendidos ontem com o desmonte da calçada, no sentido Boulevard Castilho França-Gama Abreu, nos trechos entre a travessa Santo Antônio (em frente ao Banco do Brasil) até a 28 de Setembro, e da Manoel Barata até a Riachuelo. O serviço foi executado por uma empresa terceirizada para iniciar o projeto “Faixa Cidadão”, da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), o mesmo das avenidas Duque de Caxias e Governador José Malcher.
O serviço foi feito após a retirada dos trabalhadores ambulantes, na manhã do último sábado, quando houve confronto entre policiais e os camelôs. Na opinião dos moradores, o desmonte repentino da calçada da Presidente Vargas é uma forma de impedir que os camelôs voltem para a avenida.
“ Ninguém avisou nada para nós que iriam quebrar a calçada. Agora a questão é: a Prefeitura pode fazer isso sem falar nada? Se ela passa um tempão para consertar um buraco no meio da rua, imagina quanto tempo ela vai levar para consertar a calçada. Acho que essa foi uma solução da prefeitura para os ambulantes não voltarem mais para a calçada da Presidente Vargas”, avalia uma moradora da área.
Segundo ela, o problema é que há prejuízos para a população em geral, que agora terá que andar no meio da rua, dividindo o asfalto com os carros. Os maiores prejudicados serão os comerciantes, porque em alguns trechos não tem como os clientes entrarem nos estabelecimentos.
Uma equipe do DIÁRIO esteve no local e constatou uma empresa terceirizada tirando o entulho deixado ao longo da avenida. Na ocasião, sem desejar ser identificado, o encarregado pelo serviço informou que o serviço começou pela manhã, a partir das 10h. “Os camelôs tentaram impedir a gente de fazer o nosso trabalho. Uma pessoa do sindicato estava no meio e até carregaram ferramentas”, disse o encarregado.
ADAPTAÇÃO - Em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o DIÁRIO foi informado que o trabalho iniciado ontem faz parte da revitalização da Presidente Vargas, para adaptação da calçada para as pessoas com dificuldade de locomoção.
Segundo a assessoria, o serviço era para ter começado em março, prazo final solicitado pela PMB para a retirada dos ambulantes. Mas, como a Justiça exigiu que a liberação da avenida fosse realizada no último sábado, a PMB decidiu antecipar o início do projeto.
O DIÁRIO tentou contato com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal de Belém, mas apesar das tentativas não conseguiu falar com ninguém.
Fonte: Diário do Pará
dricobel January 21st, 2008, 04:59 PM ^^
Parabéns a PMB, já estava na hora de retirarem todos aqueles ambulantes da Presidente Vargas....... E agora está sendo feita a faixa cidadão :banana:
Jorge Luís January 21st, 2008, 06:27 PM http://i233.photobucket.com/albums/ee189/lp01jorge/topblog-1.jpg
Mais um shopping?
Uma grande empresa local acaba de bater o martelo pelos 30.000 metros quadrados da Poliplast na BR 316, próximo a Unama.
Planeja para o local, um mega-complexo de lazer, cultura, informática, e home center.
Uma espécie de Shopping apenas com grandes operações.
É Belém no caminho das grandes metrópoles.
dricobel January 21st, 2008, 07:55 PM ^^
aonde fica esse terreno? Passo na br 316 todos os dias e nunca vi, será que é após o viaduto do coqueiro?! :nuts:
BrunoVix January 21st, 2008, 08:31 PM Pessoal, agora cada região possui seu suforum próprio de notícias, então não tem mais porque postar neste thread. Fiquem a vontade para postar em "Notícias da Região". http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1114
Daniela_Artur January 21st, 2008, 08:34 PM Não é melhor deixar sem essas individualidades de estados?
Não é melhor deixar geral esse sub-forum?
Cada um coloca a noticia do seu estado direto, sem subdivisao aqui dentro... Acho melhor.. fica melhor divulgado para todos.
Tb acho, gente sao regras os moderadores já avisaram e vcs insistem.
dricobel January 21st, 2008, 08:38 PM Tb acho, gente sao regras os moderadores já avisaram e vcs insistem.
:ohno:, lição de moral uma hora dessas.
Daniela_Artur January 21st, 2008, 08:46 PM :ohno:, lição de moral uma hora dessas.
Porque tu implicas tanto comigo garoto, o que eu te fiz?
flaino January 21st, 2008, 09:34 PM Drico...
ja tamos no subforum... noticias da regiao... porq nao criar cada topico como uma noticia?
agora tao criando treads especificando, notcias, importantes da regiao norte, noticias da regiao norte, noticias do para.... noticias do marco, noticias do paracuri...
deixa cada tread como uma noticia novo no proprio forum de noticias regionais...
flaino January 21st, 2008, 09:34 PM igual com tu fizeste com a da uepa!!! ja é regional a parada!!!
Daniela_Artur January 21st, 2008, 09:41 PM igual com tu fizeste com a da uepa!!! ja é regional a parada!!!
Temos que desenhar flaino para ele entender :lol::lol::lol:
dricobel January 21st, 2008, 10:20 PM Porque tu implicas tanto comigo garoto, o que eu te fiz?
Eu implicando com vc! Impressão sua! Só é o meu jeito....... :cheers:
dricobel January 21st, 2008, 10:23 PM igual com tu fizeste com a da uepa!!! ja é regional a parada!!!
O da UEPA não era para ninguem ter respondido, eu ia pedir a um moderador que apagasse, mais acharam de responder :ohno:....
dricobel January 21st, 2008, 10:25 PM Temos que desenhar flaino para ele entender :lol::lol::lol:
Que ser exemplo e acabou fazendo outro thread desnecessario :ohno:
flaino January 21st, 2008, 10:28 PM ^^^^^ cara, oq tamos falando é q ja tem um subforum noticias regionais... e nao tem porq criar treads (para noticias, amazonas noticias, noticias do norte)...
cria cada noticia um tread meu! ... ja tamos no subforun do noticias regionais do norte...
vc tem q concordar ou nao... é uma opiniao sua meu!.
BR 364 January 21st, 2008, 10:32 PM ^^ Ahahah... isso é que dá morar em Londrina, não pára de falar "meu"... :D
Quando eu morei aí, também vivia falando "meu", é um vício que ninguém escapa... :)
flaino January 21st, 2008, 10:35 PM nao sei porq eu so vivo falando isso cara!!! queria uma explicacao!!! e oloco tbm...
dricobel January 21st, 2008, 10:36 PM ^^^^^ cara, oq tamos falando é q ja tem um subforum noticias regionais... e nao tem porq criar treads (para noticias, amazonas noticias, noticias do norte)...
cria cada noticia um tread meu! ... ja tamos no subforun do noticias regionais do norte...
vc tem q concordar ou nao... é uma opiniao sua meu!.
Agora eu te pergunto, foi eu quem criou todos esse threads? Lembro de ter feito apenas o Pará notícias.... sobre o da uepa eu ia solicitar que fosse apagado.
Minha opinião é pará notícias e ponto final....
Manauense January 21st, 2008, 10:54 PM Caros amigos amazonenses e paraenses,
Depois de fazer algumas divagações, eu consegui entender a proposta da regionalização dos fóruns brasileiros do SSC. Embora não seja EXPRESSAMENTE proibido criar subfóruns de notícias por Estado, o mais coerente é postar as notícias dos Estados (Amazonas, Pará, Rondônia etc.) no Notícias da Região, que foi criado justamente com o intuito de reunir em um grande e único espaço as notícias de todo o Norte.
Eu gostaria de saber a opinião de vocês, pois minha idéia é pedir para os moderadores excluírem (ou fecharem) o Amazonas Notícias. O mesmo poderia ser solicitado com relação ao Pará Notícias, sob pena do subfórum Notícias da Região (Norte) ficar confuso e destoar dos demais do SSC Brasil.
O interessante é só postar notícias que tenham algum tipo de relevância. Caso contrário, o Notícias da Região vai ficar parecido com uma caixa de spams.
Manauense January 21st, 2008, 10:57 PM Concordo plenamente com os argumentos do flaino.
Sou da opinião de que o SSC não pode ser encarado como uma nova versão do Orkut, ou seja, não necessita ser "povoado" com "comunidades".
dricobel January 21st, 2008, 11:00 PM Miguel o melhor seria cada um postar noticias em threads de seus estados, assim como jorge luis e eu já estamos fazendo. Algumas pessoas já entraram no thread do pará notícias, fazendo comentarios desnecessarios, o que acabou virando um tremenda confusão.....
Vamos deixar como está. Agora podemos todos entrar em um acordo e decidir o que é melhor!
Que tal uma enquete?
Manauense January 21st, 2008, 11:11 PM Miguel o melhor seria cada um postar noticias em threads de seus estados, assim como jorge luis e eu já estamos fazendo. Algumas pessoas já entraram no thread do pará notícias, fazendo comentarios desnecessarios, o que acabou virando um tremenda confusão.....
Vamos deixar como está. Agora podemos todos entrar em um acordo e decidir o que é melhor!
Que tal uma enquete?
Drico, qualquer forista que faça comentários desnecessários e/ou causem confusão podem e devem ser denunciados aos moderadores. O que, na minha opinião, deve ser evitado é tomarmos uma atitude "separatista" por causa de uns e outros. Entendeu?!
Eu entendo bem quando os foristas antigos ficam irritados quando se deparam com o excesso de "separatismo" e com a "guerra de estados no SSC". Não há como aceitar comportamento infantil em um portal inteligente e de alto nível, como é o caso do SSC.
A reflexão é válida para todos, indistintamente (inclusive para mim). :)
gutooo January 21st, 2008, 11:11 PM Galera, vamos postar as notícias no proprio subforum!
E por favor, tenham bom senso!
|
|