View Full Version : Sintra e Faro vão ter novos hospitais

Pelha
January 21st, 2008, 11:00 PM
O ministro da Saúde, Correia de Campos reafirmou hoje a intenção de avançar em breve com o concurso para a construção dos novos hospital de Faro e de Sintra, zonas onde os serviços disponíveis não respondem às necessidades de uma população em crescimento.

Correia de Campos visitou hoje quatro unidades de saúde no concelho de Sintra, para conhecer "o que se passa exactamente numa grande periferia a Norte de Lisboa", onde nos últimos anos a população se multiplicou.

Questionado pelos jornalistas sobre a reduzida dimensão nas urgências do Hospital de Faro – que origina a mistura de doentes com doenças respiratórias com pacientes com patologias infecciosas graves sem nenhum tipo de isolamento entre eles – Correia de Campos adiantou que "os problemas constroem-se olhando para futuro", lembrando os planos para a construção de um novo hospital na cidade.

"Faro vai ter um hospital central e é isso que estamos a tratar. Espero estar em muito boas condições de estar daqui a alguns meses a anunciar o concurso do novo hospital central de Faro que vai ser construído em parceria", adiantou.

Segundo Correia de Campos, "Faro tem um problema que torna difícil o seu funcionamento perfeito, que é a sua sazonalidade". "Tem uma parte do ano, dois ou três meses, em que a sua população triplica e isso torna a gestão da saúde difícil e é por isso mesmo que estamos profundamente empenhados em dar resposta através de um hospital novo", sublinhou Correia de Campos.

O concelho de Sintra também terá um novo hospital e, segundo Correia de Campos, "vai ser posto a concurso juntamente com a gestão do Hospital Fernando da Fonseca [Amadora-Sintra]", contrato que termina este ano, mas que o ministério vai "provavelmente solicitar a expansão do prolongamento precário da sua vigência".

"Está previsto no planeamento da grande Lisboa que Sintra tenha um hospital relativamente pequeno, que não terá mais que 150 camas, que servirá a parte Norte do concelho e será associado ao hospital Amadora-Sintra", ecplicou o ministro.

O local onde será construído o novo hospital ainda não foi encontrado, mas segundo Correia de Campos esse assunto ainda será discutido com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.

Lusa

dvfer
January 21st, 2008, 11:13 PM
"Está previsto no planeamento da grande Lisboa que Sintra tenha um hospital relativamente pequeno, que não terá mais que 150 camas, que servirá a parte Norte do concelho e será associado ao hospital Amadora-Sintra", ecplicou o ministro.

PALHACADA!!! enfim, obras à portuguesa...

o hospital Amadora-Sintra a rebentar pelas custuras e em vez de fazerem um hospital "a sério" em Sintra, que servia 300 mil pessoas, e o Amadora-Sintra ficava só para a Amadora, servindo cerca de 200 mil pessoas... não, vêm com estes remendos. ta certo. melhor que nd, enfim..

Bluesence
January 22nd, 2008, 12:17 AM
Para quem não sabe, o hospital central do algarve vai ficar no parque das cidades (estádio algarve), ou seja, a 8 km da cidade :ohno:

alentejolover
January 22nd, 2008, 12:20 AM
Tchiii,longissimo:ohno:

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 12:26 AM
Mas fica perto da Via do Infante o que é bom para quem vem dos outros concelhos.

Bluesence
January 22nd, 2008, 12:52 AM
De qualquer das formas... Querem dar mais centralidade e capitalidade a Faro mas não seguram as oportunidades de investimento na cidade, até os projectos para o concelho vão fazê-los no c*u de judas. Ah, e a tão reclamada faculdade de medicina no Algarve (que já tem anos de luta) vai ser localizada também no parque das cidades, junto ao novo hospital. Se já se reclamava que o polo universitário das gambelas era longe (2km de Faro), o que se dirá deste.

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 12:56 AM
Façam uma rede de eléctricos que cubra a cidade.

Bluesence
January 22nd, 2008, 12:57 AM
Fala-se em metro de superficie.

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 12:58 AM
É mesma coisa, o que interessa é que sirva a cidade.

Herrmando
January 22nd, 2008, 01:42 AM
Fecham hospitais em algumas zonas, noutras abrem hospitais novos. É assim a vida...

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 02:00 AM
O de Faro é para substituir o antigo.

Barragon
January 22nd, 2008, 02:01 AM
O HFaro necessita urgentemente de outro... penso que quando abrir o outro.. o hospital de faro irá continuar.. ou nao?

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 02:03 AM
Acho que fecha.

Луиc
January 22nd, 2008, 10:11 AM
:| já se ouve falar nisso há tanto tempo...a ver se é desta vez.

Arpels
January 22nd, 2008, 11:50 AM
o de Faro ja tem falado k é para fechar.

Bluesence
January 22nd, 2008, 12:32 PM
O HFaro necessita urgentemente de outro... penso que quando abrir o outro.. o hospital de faro irá continuar.. ou nao?

Sim, mas como unidade de apoio à 3ª idade.

dvfer
January 22nd, 2008, 12:52 PM
Fecham hospitais em algumas zonas, noutras abrem hospitais novos. É assim a vida...

fecha-se onde n existem pessoas suficientes ou entao têm boas auto-estradas.. e abrem-se onde existem pessoas e falta de hospitais...

[editado pela moderação...]

jluisfer
January 22nd, 2008, 01:28 PM
PALHACADA!!! enfim, obras à portuguesa...

o hospital Amadora-Sintra a rebentar pelas custuras e em vez de fazerem um hospital "a sério" em Sintra, que servia 300 mil pessoas, e o Amadora-Sintra ficava só para a Amadora, servindo cerca de 200 mil pessoas... não, vêm com estes remendos. ta certo. melhor que nd, enfim..

Se calhar não convem tirar clientela ao Amadora - Sintra pois como se trata de um hospital privado convem ter clientes

dvfer
January 22nd, 2008, 01:57 PM
Se calhar não convem tirar clientela ao Amadora - Sintra pois como se trata de um hospital privado convem ter clientes

não é um Hospital Privado.. é um hospital com GESTÃO privada. o que é mt diferente... os preços la praticados sao os do serviço publico.

Barragon
January 22nd, 2008, 02:02 PM
Na zona do Barlavento o HPortimão até nem está mal localizado, agora penso que o Algarve já levava com mais 2 hospitais...

1 por cima de Quarteira e outro em Tavira.

jluisfer
January 22nd, 2008, 04:59 PM
não é um Hospital Privado.. é um hospital com GESTÃO privada. o que é mt diferente... os preços la praticados sao os do serviço publico.

Aquilo não pertence ao grupo Mello?

fred_mendonca
January 22nd, 2008, 05:03 PM
É gerido pela José de Mello Saúde, mas está aberto a toda a população. O estado paga à José de Mello para gerirem o hospital.

Reflex
January 22nd, 2008, 05:18 PM
Daquilo que me contam do hospital de Faro...:runaway:
É mais que merecido! Agora quanto ao Parque da Cidade, fica bastante longe e ainda para mais pela 125. Mas talvez arranjem melhores acessos à cidade, não sei...:dunno:

Bluesence
January 22nd, 2008, 08:36 PM
Daquilo que me contam do hospital de Faro...:runaway:
É mais que merecido! Agora quanto ao Parque da Cidade, fica bastante longe e ainda para mais pela 125. Mas talvez arranjem melhores acessos à cidade, não sei...:dunno:

O Hospital de Faro tem má fama, mas acredita que não é tão mau quanto se diz. A minha familia trabalha quase toda lá e os serviços são na generalidade muito rápidos e eficientes, uns tios meus fizeram 60 km de Portimão a Faro porque no hospital do barlavento tinham lista de espera de 8 horas e vindo a faro foram atendidos praticamente na hora.
O problema são as urgências, a gestão é muito má e origina os problemas que têm aparecido na televisão. Aquilo mais parece um hospital de guerra, macas pelos corredores, doentes sem maca disponível de pé à espera... E o pior é que eu me lembro daquilo ser assim desde pequeno, quando passava lá com a minha mãe.
Mas a situação vai melhorar já que a gestão das urgências vai mudar em breve.

Herrmando
January 22nd, 2008, 10:04 PM
fecha-se onde n existem pessoas suficientes ou entao têm boas auto-estradas.. e abrem-se onde existem pessoas e falta de hospitais...

Claro. Diz isso aos pais da criança de Anadia que morreu no outro dia. Provavelmente ainda n era pessoa suficiente, deve ser isso. Ou então, como só demoraram mais de uma hora até chegarem ao hospital, devem ter seguido pela estrada nacional para poupar nas portagens.

Reflex
January 25th, 2008, 12:27 AM
O Hospital de Faro tem má fama, mas acredita que não é tão mau quanto se diz. A minha familia trabalha quase toda lá e os serviços são na generalidade muito rápidos e eficientes, uns tios meus fizeram 60 km de Portimão a Faro porque no hospital do barlavento tinham lista de espera de 8 horas e vindo a faro foram atendidos praticamente na hora.
O problema são as urgências, a gestão é muito má e origina os problemas que têm aparecido na televisão. Aquilo mais parece um hospital de guerra, macas pelos corredores, doentes sem maca disponível de pé à espera... E o pior é que eu me lembro daquilo ser assim desde pequeno, quando passava lá com a minha mãe.
Mas a situação vai melhorar já que a gestão das urgências vai mudar em breve (por acaso também para um familiar meu).

Sim, referia-me às urgencias. Do pouco que tenho conhecimento dos internamentos, acho que é bonzito!;)

pedrodepinto
January 25th, 2008, 08:58 PM
Não estou contextualizado, mas admito que 8km é demasiado longe :(!

MrAnderson
January 27th, 2008, 03:13 PM

O hospital antigo, pelo menos uma parte vai servir para colocar lá os idosos acamados que ninguém os quer levar para casa...

Barragon
January 27th, 2008, 08:15 PM
Coitaditos :(

MrAnderson
February 9th, 2008, 09:16 PM
Não estou contextualizado, mas admito que 8km é demasiado longe :(!

A população no Algarve está muito dispersa e a área de actuação primária do serviço de urgência é bastante grande.

A localização é excelente, porque fica "ao lado" da auto-estrada.

E mesmo de Faro para Lá, é sempre em estradas largas.

NewTomorrow
February 10th, 2008, 04:09 AM
Faro precisa urgentemente de um novo Hospital aqui pelo que da na TV é um desgraça, também já ouvi dizer mal do Hospital de Cascais parece que é pequeno e sem condições

daniel322
February 17th, 2008, 07:19 PM
Custos com novo Hospital de Cascais são desconhecidos

O Tribunal de Contas diz que o Estado avançou para a construção de um novo hospital em Cascais, numa parceria com privados, sem saber o custo global do projecto nem se havia «comportabilidade orçamental». Os riscos são elevados, conclui o TC

O concurso para a construção do novo hospital de Cascais, uma perceria público-privada (PPP) na área da saúde, avançou sem que o Estado soubesse quanto dinheiro ia gastar no projecto. Esta é uma das críticas contidas nas conclusões da auditoria, a que o SOL teve acesso.

«O lançamento desta parceria foi apreciado e aprovado sem que tenham sido considerados e dados a conhecer todos os encargos públicos com o projecto», refere o relatório da auditoria.

O TC critica ainda o atraso do concurso público da construção do edifício, que em vez de 4 meses levou 15, e a falta de conhecimento sobre a avaliação ambiental do novo edifício.

Se o estudo de impacto ambiental for negativo, haverá aumento de custos.

Entre os aspectos financeiros que são desconhecidos constam «o custo de oportunidade de utilização dos terrenos para a implementação» do Novo Hospital de Cascais «e os custos com as expropriações e com a construção de acessos e infra-estruturas».

O Tribunal aponta ainda que «não obstante ter sido realizado o estudo estratégico económico-financeiro deste projecto» não foi feito um estudo que aferisse «a comportabilidade orçamental deste projecto face ao programa de parcerias público-privadas em saúde».

«A ausência da quantificação do custo global do projecto e a não avaliação de cada um dos riscos e da sua partilha, impede que o TC se possa pronunciar relativamente à mais-valia que poderá resultar para o Estado da concretização desta parceria », conclui o relatório.

A auditoria surge na sequência da decisão de fiscalizar os projectos de parcerias público-privadas na área da saúde. O Hospital de Cascais foi escolhido por ser o que «estava em fase mais adiantada»

O trabalho de recolha de dados da auditoria foi realizada entre Dezembro de 2006 e Janeiro de 2007.
fonte (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=80555)

pedrodepinto
February 19th, 2008, 10:14 PM
Interessante, não haja dúvida :lol:!