View Full Version : Empresários de Dubai querem construir mega-aeroporto de Natal

O Poti
January 22nd, 2008, 11:36 AM
Aeroporto de São Gonçalo: obras podem ser realizadas por grande grupo árabe
Quarta empresa interessada em participar da licitação para a execução do terminal garante vinda de equipe técnica para se informar melhor sobre projeto em março.
Por Redação
Demis Roussos
Audiência com investidores terminou no início desta tardeO Rio Grande do Norte tem intenções concretas para a agilização das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

O investidor George Zaczac, do grupo Dubai Aerospace Enterprise (DAE), mostrou essa intenção à governadora Wilma de Faria no final da manhã e início da tarde desta segunda-feira (21), ocasião em que já informou que até o início de março uma equipe técnica deverá desembarcar no estado para conhecer de perto o projeto do terminal, que ele foi conhecer logo após a audiência.

Tal grupo é um dos maiores conglomerados empresariais do Oriente Médio. Atualmente o Dubai Aerospace Enterprise é responsável, entre outros projetos, pela implantação dos dois maiores aeroportos do mundo, que estão sendo construídos nos Emirados Árabes.

O grupo canaliza investimentos para o setor aéreo internacional, oferecendo toda a logística aeroportuária, desde serviços e implantação de aeroportos até a manutenção e compra de aeronaves.

Este é o quarto grupo internacional que demonstra publicamente interesse em investir no aeroporto de São Gonçalo, cuja abertura de edital de licitação depende de conclusão de um estudo que está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Conheci o projeto do aeroporto de São Gonçalo quando visitei o estande do Governo do Estado na Air Cargo América (feira do setor aeroportuário realizada nos Estados Unidos), em novembro do ano passado. De lá pra cá pesquisei bastante sobre o Rio Grande do Norte e agora estou aqui para conhecer melhor o projeto e a infra-estrutura que o Estado oferece”, informou Zaczac.

Após a audiência com a governadora, ele acompanhou as obras de implantação das pistas do novo terminal, projetado para ser um dos maiores e mais modernos da América Latina, com capacidade para receber até 40 milhões de passageiros por ano.

Cobrança
A governadora disse que vai entrar em contato com a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para pedir agilidade na condução do processo de abertura de licitação para que as obras do aeroporto de São Gonçalo possam ser tocadas pela iniciativa privada. “O Governo do Estado tem total interesse que esta obra seja realizada mais rapidamente. Por isso vou conversar com a ministra, para que o edital seja lançado e as empresas interessadas possam apresentar suas propostas”, destacou Wilma de Faria.

Atividade turística

Além de manter negócios nos Emirados Árabes, George Zaczac é proprietário de dois hotéis da bandeira Sheraton, em Miami e Orlando, nos Estados Unidos.

Ele classificou o Rio Grande do Norte como “provável porta de entrada dos investimentos da Dubai Aerospace no Nordeste e no Brasil” e declarou que tem intenção de investir na implantação de um hotel cinco estrelas em território potiguar.

O investidor veio ao Estado acompanhado do diretor superintendente da indústria de embalagens Elo Embalo, Nabil Hanna, que também estuda a possibilidade de instalar uma planta industrial no estado. Neste momento, ele está no canteiro de obras do terminal, em São Gonçalo.

Fonte:http://www.nominuto.com/economia/aeroporto_de_sao_goncalo_obras_podem_ser_realizadas_por_grande_grupo_arabe/13768/

_isaacnewton_
January 22nd, 2008, 03:04 PM
Os jornalistas ainda têm a mania feia de ficar copiando tudo das assessorias... olha o release do site do governo do RN:

Grupo árabe quer investir no aeroporto de São Gonçalo

As obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante poderão ser realizadas por um dos maiores conglomerados empresariais do Oriente Médio. A governadora Wilma de Faria recebeu nesta segunda-feira (21) a visita do investidor George Zaczac, que anunciou a intenção do grupo Dubai Aerospace Enterprise (DAE), em tocar o projeto do novo terminal de cargas e passageiros do Estado. Segundo ele, nas próximas semanas o grupo pretende formalizar a intenção de investir no aeroporto e até o início de março uma equipe técnica deverá desembarcar no Rio Grande do Norte para conhecer de perto o projeto do terminal.

Atualmente o Dubai Aerospace Enterprise é responsável, entre outros projetos, pela implantação dos dois maiores aeroportos do mundo, que estão sendo construídos nos Emirados Árabes. O grupo canaliza investimentos para o setor aéreo internacional, oferecendo toda a logística aeroportuária, desde serviços e implantação de aeroportos até a manutenção e compra de aeronaves. Este é o quarto grupo internacional que demonstra publicamente interesse em investir no aeroporto de São Gonçalo, cuja abertura de edital de licitação depende de conclusão de um estudo que está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Conheci o projeto do aeroporto de São Gonçalo quando visitei o estande do Governo do Estado na Air Cargo América (feira do setor aeroportuário realizada nos Estados Unidos), em novembro do ano passado. De lá pra cá pesquisei bastante sobre o Rio Grande do Norte e agora estou aqui para conhecer melhor o projeto e a infra-estrutura que o Estado oferece”, informou Zaczac que, após a audiência com a governadora, acompanhou as obras de implantação das pistas do novo terminal, projetado para ser um dos maiores e mais modernos da América Latina, com capacidade para receber até 40 milhões de passageiros por ano.

Durante a audiência, a governadora disse que vai entrar em contato com a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para pedir agilidade na condução do processo de abertura de licitação para que as obras do aeroporto de São Gonçalo possam ser tocadas pela iniciativa privada. “O Governo do Estado tem total interesse que esta obra seja realizada mais rapidamente. Por isso vou conversar com a ministra, para que o edital seja lançado e as empresas interessadas possam apresentar suas propostas”, destacou Wilma de Faria.

HOTEL - Além de manter negócios nos Emirados Árabes, George Zaczac é proprietário de dois hotéis da bandeira Sheraton, em Miami e Orlando, nos Estados Unidos. Durante a audiência com a governadora, ele classificou o Rio Grande do Norte como “provável porta de entrada dos investimentos da Dubai Aerospace no Nordeste e no Brasil” e declarou que tem intenção de investir na implantação de um hotel cinco estrelas em território potiguar. Ele veio ao Estado acompanhado do diretor superintendente da indústria de embalagens Elo Embalo, Nabil Hanna, que também estuda a possibilidade de instalar uma planta industrial no Estado.

A audiência foi acompanhada pelos secretários estaduais de Planejamento e Finanças, Vágner Araújo, de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, e de Turismo, Fernando Fernandes, pelo diretor presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Nelson Tavares, e pelo consultor Jean-Paul Prates.

Tsc tsc...

_isaacnewton_
January 22nd, 2008, 03:04 PM
Praticamente "Ingual"

Bob_Omena
January 22nd, 2008, 03:58 PM
nosssa!!!!! uaaaaaaaaaaau quero ver!

PedroLacerda
January 22nd, 2008, 06:40 PM
Eu tenho medo... do jeito que esses Dubaenses sao empolgados pode ou sair uma coisa muito linda ou entao uma coisa muito tosca!

IMPÉRIO-BR
January 22nd, 2008, 07:00 PM
Oteeemo!!! acho q o Nordeste deveria virar uma mega Dubai, voltada para o turismo de massa com projetos grandiosos e mirabolantes, ainda mais q tem umas paisagens lindas e fica mais perto da Europa, iria ser um mega imã para investimentos.

_isaacnewton_
January 22nd, 2008, 08:06 PM
Oteeemo!!! acho q o Nordeste deveria virar uma mega Dubai, voltada para o turismo de massa com projetos grandiosos e mirabolantes, ainda mais q tem umas paisagens lindas e fica mais perto da Europa, iria ser um mega imã para investimentos.

Eita, já imaginou o NE com a megalomania de Dubai?!?!?!?!!?!?!

Se aqui tivesse tanto petróleo como tem lá, até que seria uma boa...

Báá. Acordei, e to no 3o mundo! Que merda... heheeheh

DiegoSP
January 22nd, 2008, 08:23 PM
isso é maravilhoso!

_isaacnewton_
January 23rd, 2008, 02:55 AM
Se esse estudo sai logo, até o fim do ano a licitação será concluída, assim espero. Aí ano que vem seria o início das obras e em 2010 já teria condições de iniciar as atividades de carga. E Natal seria uma das sedes da Copa!

ô felicidade...

báá. Acordei de novo e tô na merda do terceiro mundo onde nada vai pra frente.

Cirax
January 23rd, 2008, 03:35 AM
Eu tenho medo... do jeito que esses Dubaenses sao empolgados pode ou sair uma coisa muito linda ou entao uma coisa muito tosca!

^^^^^^^^^^
Se deve ser coisa linda ou tosca, isso é relativo. Mas com certeza teria uma transformação, não só na grande Natal, mas a nível de nordeste!!! :banana:

craudio
January 23rd, 2008, 04:06 AM
Eita, já imaginou o NE com a megalomania de Dubai?!?!?!?!!?!?!

Se aqui tivesse tanto petróleo como tem lá, até que seria uma boa...

Báá. Acordei, e to no 3o mundo! Que merda... heheeheh

Pior é Dubai,uma cidade no meio de um deserto,ali antes era 5º mundo.

Eu acredito que o Nordeste tem muito potencial.

Luiz alberto
January 23rd, 2008, 04:59 AM
Tomara que saia o mais rapido possivel e que esse árabe invista no turismo potiguar e do NE.Com certeza abrirá as portas para grandes investidores voltarem os olhos pro Ne, não duvido que nossa região receba investimentos semelhantes aos de Dubai, daqui a uns 15/20 anos, isso depende muito da contra partida do estado, em infra estrutura, segurança...

DMA Brasil
January 24th, 2008, 12:59 AM
Os árabes vão conquistar o mundo.

Mas antes, o Rio Grande do Norte. :D

Terra Alagoana
January 24th, 2008, 04:25 AM
Excelente notícia pro RN. Tomara que se concretize, porque se for depender do governo federal essa obra vai demorar muito pra ser concluída.

jmascena
January 24th, 2008, 04:26 AM
Tomara que seja concluido logo e traga muitas opcoes de voos internacionais para Natal, JP e Recife. :applause:

Gutovsky
January 24th, 2008, 06:56 AM
Será o primeiro aeroporto no alto de uma torre de 800 metros de altura DO MUNDO! huah

O Poti
January 24th, 2008, 01:02 PM
^^ Como eh?!

_isaacnewton_
January 24th, 2008, 03:16 PM
Eu lembro que quando era criança, eu e meus irmãos vivíamos brigando por tudo, especialmente por comida. Aí minha mãe, quando era hora do almoço e que alguém demorava pra chegar à mesa, ela dizia: "Quem guarda com fome, vem o gato e come".

Enfim, o que eu quero dizer é que essa demora toda pra tocar esse projeto, os vai-e-vens, os reveses, tudo isso me cheira muito a algo que não vai pra frente. E olha que eu sou muito otimista, mas conheço esse estado e sua classe política. O projeto desse aeroporto é desde 2002, eu acho, ou seja, 6 anos de lá pra cá e tudo que foi feito foi uma terraplanagem. Em 6 anos eu vi o Brasil mudar, e o projeto não muda.

Desculpa o desabafo.

_isaacnewton_
January 24th, 2008, 06:02 PM
http://www.skyscrapercity.com/images/smilies/previous.gif

De fato, as desapropriações começaram em 96, mas o início da terraplanagem se deu mais tarde. (só pra lembrar que até ano passado ainda tinham terrenos que não tinham sido desapropriados.
E isso só pra piorar a situação. Já se vão o que, 12 anos desde os primeiros passos dados. Sinceramente, não vejo futuro no projeto, apesar de torcer por ele mais que pela seleção brasileira.

Cirax
January 27th, 2008, 07:05 PM
A boa notícia é que a obra está em andamento (melhor que nada)

A pista de pouso será concluida em agosto próximo (previsão) :shifty:

Falta só dona Vilma agilizar com a abertura da licitação... para finalmente
haver uma concorrencia entre as empresas interessadas e de fato seja construido o mega aeroporto!!