View Full Version : Mais uma expansão do Bulevar Arrudas

Pedrocn
January 22nd, 2008, 09:08 PM
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2008/01/22/452992.jpg

mais uma ampliação do Bulevar Arrudas, essa vai ser da prefeitura. Via ter mais uma até o Centro de Especialidades Médicas a cargo do governo do Estado, se não me engano o processo já está bem avançado, com fim da licitação ainda nesse trimestre. Também há um estudo para levar até a nova rodoviária, mas essa última expansão deve sair por último é que ainda está em fase de estudos...
No total vão ser três expansões!!!!:banana:

Fonte: Estado de Minas

Pedrocn
January 22nd, 2008, 09:28 PM
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Primeira etapa da obra - a cobertura do fundo ribeirão - vai ficar a cargo da Copasa e conta com recursos do PAC

MARINA SCHETTINI
O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), confirmou ontem a intenção de estender o Bulevar Arrudas da avenida Barbacena, no Barro Preto (região Centro-Sul), até a praça dos Esportes, no bairro Coração Eucarístico (região Noroeste). Como O TEMPO adiantou com exclusividade, essa seria a forma encontrada pelo Executivo e pelos vereadores governistas para compensar a população local, que resiste à proposta de transferir a rodoviária do hipercentro para o bairro Calafate, região Oeste. A primeira etapa da obra, que envolve a cobertura do fundo do ribeirão - um trecho de três quilômetros -, deve começar em breve e já tem recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) tem projetos sobre o assunto e está fazendo a atualização. Isso poderia ser feito com dinheiro do Estado, poderíamos conseguir até recursos federais para uma obra dessa porque viabilizaria uma melhoria muito grande na Via Expressa. Transformaria a Via Expressa, de fato, em uma via de trânsito pesado para a cidade", confirmou. "Mas não tem nada definido, apenas pedi à Secretaria Municipal de Políticas Urbanas que atualizasse os projetos, que orçasse os custos para a gente conversar e ver como poderíamos viabilizar isso no futuro", acrescentou Pimentel.

O secretário de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, afirmou que a única etapa confirmada é a cobertura do fundo do ribeirão Arrudas. Assim, sua transformação em bulevar continua apenas em fase de estudos e só poderá ser iniciada depois da conclusão do fundo do canal (Arrudas). "Essa etapa é considerada imprescindível para que, em um futuro próximo, o Bulevar Arrudas chegue até a referida região (Coração Eucarístico)", afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, a cobertura do fundo é de responsabilidade da Copasa e o processo deve ter início em breve. "O trecho do ribeirão Arrudas, entre a avenida Barbacena e a praça dos Esportes, no Coração Eucarístico, cujo fundo ainda é de terra, é fruto de financiamento pleiteado pelo governo do Estado junto ao governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento. A Copasa conseguiu um recurso com o BNDES e eles estavam preparando a licitação", disse Valadares.

A assessoria da Copasa informou que, por conta do leilão das ações da empresa, não poderia, ontem, dar informações sobre a obra.

Obras

Além do prolongamento do Bulevar Arrudas até o Coração Eucarístico, o secretário Murilo Valadares confirmou ontem outras intervenções. Segundo ele, o edital de licitação para a extensão do Bulevar Arrudas do hipercentro até o Barro Preto (avenida Barbacena) será lançado ainda nesta semana. O projeto foi orçado em R$ 650 mil, mas o custeio total das obras ainda não foi calculado

Associações não querem compensação

Mesmo depois dos protestos dos moradores dos bairros próximos ao Calafate (região Oeste), onde deve ser construída a nova rodoviária, o prefeito Fernando Pimentel (PT) deu ontem sinais de que não vai ceder à pressão popular e rever a decisão de levar o terminal para o bairro. Segundo o prefeito, essa é a escolha das equipes tanto da BHTrans, quanto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, por isso, é o local mais adequado para a implantação da nova rodoviária.

"Acho que é natural que quem seja contra se manifeste, mas acho que uma boa discussão e uma exposição técnica do projeto podem resolver as dúvidas que a população tem. Ali não vai ter impacto negativo, pelo contrário, vai melhorar para a região e para a cidade como um todo. Continuamos trabalhando nessa direção", afirmou Pimentel.

A notícia foi mal recebida pelas associações de bairro contrárias à transferência. E nem mesmo a confirmação dos estudos para levar o Bulevar Arrudas até o Coração Eucarístico (região Noroeste) amenizou o descontentamento dos representantes. O presidente da SOS Bairros, Guilherme Neves, acusou o prefeito de ser antidemocrático e de ignorar o apelo da população.

"O prefeito está querendo usar o bulevar como moeda, mas não é assim. Não estamos lutando contra a rodoviária só por causa do trânsito. Estamos preocupados com a violência e com o vandalismo. Ele está vendo nossas manifestações e não está levando nada disso em conta. O povo quer a descentralização da rodoviária e o prefeito só pensa em suas vontades particulares", afirmou Guilherme Nunes. (MS)

fonte: O Tempo

Inconfidente
January 22nd, 2008, 11:44 PM
Que bom!

Astronauta
January 23rd, 2008, 01:57 AM
É isso aí, vamo tampar esse trem feio [sem ofensas ao ribeirão]...

Inconfidente
January 23rd, 2008, 02:01 AM
^^ É, eu votei pra tampar. Se mais gente tivesse votado! Hmpff

JPBrazil
January 23rd, 2008, 03:56 AM
Ninguem tem um mapa ilustrando os projetos de expansão?

Pedrocn
January 23rd, 2008, 04:06 AM

eu tb votei pra tampar, mesmo não estando em bh(na época da votação), meu título ainda é de bh...ai pude votar pela net. Teria que mudar isso inclusive(o meu título).

Pedrocn
January 23rd, 2008, 04:59 AM
Ninguem tem um mapa ilustrando os projetos de expansão?

Abaixo mapa do traçado(em vermelho) do Bulevar Arrudas já concluído (inaugurado no dia 07/03/2007), previsto no projeto da Linha Verde. Na avenida dos Andradas, o Boulevard Arrudas, situado nos quarteirões entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro, com uma extensão de 1,4 km.

http://xs123.xs.to/xs123/08043/bulevar1a274.jpg

Pedrocn
January 23rd, 2008, 05:17 AM
Primeira extensão do Boulevard Arrudas em azul escuro, e em vermelho o trecho original já entregue. Trecho entre a Alameda Ezequiel e a Rua Levi Coelho, no bairro Santa Efigênia. A obra irá melhorar o tráfego na região e facilitará o acesso dos usuários do CMEM (Centro de Especialidades Médicas), que tem expectativa de atender 80 mil pessoas por mês.
Ainda está prevista a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre a Andradas e a Francisco Sales, e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido Centro. Para a realização das obras viárias será assinado convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Obra:recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas num trecho de 900 metros.
Obra do governo do estado de Minas Gerais.
Situação: processo de licitação já iniciado.

http://xs223.xs.to/xs223/08043/bulevar2a899.jpg

Pedrocn
January 23rd, 2008, 05:17 AM
Mais uma expansão, estou tentando seguir uma ordem cronológica das obras. Mas até a conclusão isso obviamente pode mudar.

Publicado em: 21/01/2008
Parceria
DER-MG e Prefeitura de Belo Horizonte já estão montando os editais de licitação do mais novo projeto da dobradinha Aécio Neves/Fernando Pimentel: a extensão do Bulevar Arrudas. O governador vai esticar o bulevar até a rua Carijós e o prefeito, daí até a avenida do Contorno. Segundo empreiteiros, as obras começam até o segundo semestre. E o resultado "vai ficar lindo".
fonte: o tempo

Segunda extensão do Bulevar Arrudas, executado pelo governo de Minas Gerais(em verde, em vermelho Bulevar original já pronto, e em lilás primeira extensão da prefeitura).
A primeira extensão já está em estado mais avançado no processo de licitação. Já essa segunda pode demorar um pouco mais para o início das obras de fato, mas começam ainda esse ano! Como diz o jornal "O Tempo": "Segundo empreiteiros, as obras começam até o segundo semestre."
Trecho entre Rua Rio de Janeiro e Rua Carijós.
Obra do governo de Minas Gerais.

http://xs223.xs.to/xs223/08043/bulevar3a581.jpg

Pedrocn
January 23rd, 2008, 05:19 AM
Segundo o jornal Estado de Minas do dia 22/01/2007 será publicado o edital de licitação, do projeto executivo, dessa outra extensão do Bulevar Arrudas, ainda nesta semana! Vide primeira artigo deste thread. Trecho que compreende Rua dos Carijós até Avenida Barbacena.
Obra da prefeitura de Belo Horizonte.
Em lilás o trecho em questão, em verde o segundo trecho da extensão(governo do estado) e em azul claro a extensão(provavelmente será a última a ficar pronta) que visa compensar a instalação da nova rodoviária.

http://xs223.xs.to/xs223/08043/bulevar4a706.jpg

Pedrocn
January 23rd, 2008, 05:32 AM
falta mais uma.....a que vai ser uma compensação para a nova rodoviária, irá até o bairro Coração Eucarístico. posto amanhã........
na verdade são 4 expansões no total!!!! além é claro do Bulevar original.

espaço reservado

nando02
January 23rd, 2008, 05:39 AM
aeeeeeeeeeeeee :banana:

Astronauta
January 23rd, 2008, 02:06 PM
Muito bom, gostei dos infográficos, Pedro. Nota-se que o trânsito na entrada do Centro vai melhorar muito. Com isso, não justifica o descarte completo da rodoviária atual.
Vai ser um desperdício se não for utilizada como terminal de transportes - rodoviária, estação BHBus mais bem integrada ao metrô. E bem que poderiam melhorar aquela passarela feiosa, ou então poderiam construir uma ligação direta entre as estações [rodoviária e Lagoinha] por um túnel [e não passarela].
Sei lá, só de tampar o Arrudas já é um bom começo: a cara da cidade muda, vide o Boulevard inicial. Sem dúvidas foi o ponto mais acertado da Linha Verde [se considerarmos os micos na Cristiano Machado].

JPBrazil
January 23rd, 2008, 02:47 PM
Valeu Pedro, ficou bem mais claro agora.

Ainda bem que vão tampar aquele trem de uma vez por todas.

dfbm
January 23rd, 2008, 03:15 PM
Muito bom Pedro! Mais organizado e claro impossível. :yes:

Seria legal se você postasse também um panorama geral, com uma imagem só que mostrasse todos os trechos (e depois colocava ela no primeiro post, hehehhe).

Astronauta
January 23rd, 2008, 03:25 PM
Também dá para juntar esses gráficos com a informação da reforma do Complexo da Lagoinha e tranferência da rodoviária e tacar no Infraestrutura e Transportes para todo mundo ver. :banana:

Pedrocn
January 23rd, 2008, 04:02 PM
Também dá para juntar esses gráficos com a informação da reforma do Complexo da Lagoinha e tranferência da rodoviária e tacar no Infraestrutura e Transportes para todo mundo ver. :banana:

...ainda não terminei, quem quiser me ajudar com fotos e outras informações fico grato. Acho melhor um moderador transferir pra infra mesmo.

FredBH
January 23rd, 2008, 10:53 PM
Mto bom Pedro, valeu!

leomarques
January 23rd, 2008, 10:53 PM

Também votei para tapar.
Só que os comerciantes do mercado central colocaram computadores no mercado e pediram para os consumidores votarem na revitalização da Praça Raul Soares. Ai foi uma virada histórica em um mês essa opção saiu da 4 para a 1 posição na OP digital.
Malditos comerciantes.

FredBH
January 23rd, 2008, 11:02 PM
^^ ainda bem que votaram na Raul Soares! eu votei nela.. acabou que as duas obras serão feitas! se a cobertura do Arrudas tivesse ganhado talvez a reforma da praça não seria feita

Astronauta
January 23rd, 2008, 11:52 PM
A praça era deprimente daquele jeito, tanto que nunca pisei lá...

dfbm
January 24th, 2008, 02:04 AM
Também votei na praça, o Astronauta e o FredBH já falaram os meus motivos. (estou com preguiça agora, só usando as palavras dos outros... hahahhaha)

Bruno BHZ
January 26th, 2008, 04:36 PM
Tambem votei na praca

Inconfidente
January 26th, 2008, 04:43 PM
Só que os comerciantes do mercado central colocaram computadores no mercado e pediram para os consumidores votarem na revitalização da Praça Raul Soares. Ai foi uma virada histórica em um mês essa opção saiu da 4 para a 1 posição na OP digital.
Malditos comerciantes.

Ouví falar disso, acho até que teve comerciante de fora do Mercado Central que ajudou. É até bom, porque a vontade deles foi atendida. :)

Vítor Dias
February 26th, 2008, 09:27 PM
Olhando para o fim da página vi este tópico e resolvi completar o infográfico do Bulevar.

4ª e última extensão:
http://img511.imageshack.us/img511/294/bulevarextensao4nf7.png

A rotatória na extremidade esquerda do futuro bulevar hoje abriga o canteiro de obras do consórcio que (não) trabalha na Linha 2 do metrô.

O bulevar completo:
http://img406.imageshack.us/img406/9731/bulevargeralto1.png

Vermelho: bulevar existente
Azul-escuro: primeira extensão
Verde: segunda extensão
Preto: terceira extensão
Azul-claro: quarta e última extensão

Pedrocn
February 27th, 2008, 04:52 AM
^^muito bom! obrigado pela contribuição!

FredBH
February 27th, 2008, 05:05 AM
O bulevar completo:

Mto bom! :okay:

Allan Fonseca
February 27th, 2008, 05:32 AM
Olhando para o fim da página vi este tópico e resolvi completar o infográfico do Bulevar.

4ª e última extensão:
http://img511.imageshack.us/img511/294/bulevarextensao4nf7.png

A rotatória na extremidade esquerda do futuro bulevar hoje abriga o canteiro de obras do consórcio que (não) trabalha na Linha 2 do metrô.

O bulevar completo:

O mapa mostra que o trecho existente vai até o viaduto da AV. Francisco Sales. Mas na verdade o bulevar termina/começa na Av. Andradas com alameda Ezequiel Dias.

FredBH
February 27th, 2008, 05:39 AM
^^ eh msm, nem tinha reparado..

Lucianors
February 28th, 2008, 01:30 PM
Depois de totalmente pronto, o Bulevard Arrudas será provavelmente uma das avenidas mais bonitas e modernas da cidade, ao lado da nova Cristiano Machado (Linha Verde), não acham ???

Dourado
February 28th, 2008, 02:41 PM
^^Não. Quer dizer, o Boulevard sim, mas a Cristiano Machado não mesmo. Não espero que haja tratamento paisagístico fora dos locais das intervenções, e mesmo nesses locais tenho minhas dúvidas. O entorno viaduto da José Cândido, por exemplo, está todo concretado.

E vai ter que ser ninja pra melhorar a parte em que o metrô passa no meio da avenida...

Lucianors
February 28th, 2008, 04:10 PM
^^Não. Quer dizer, o Boulevard sim, mas a Cristiano Machado não mesmo. Não espero que haja tratamento paisagístico fora dos locais das intervenções, e mesmo nesses locais tenho minhas dúvidas. O entorno viaduto da José Cândido, por exemplo, está todo concretado.

E vai ter que ser ninja pra melhorar a parte em que o metrô passa no meio da avenida...

Mas mesmo assim eu acredito Dourado, quem viu o Arrudas descoberto em frente à Praça da Estação e o vê hoje, crê em qualquer coisa. E outra, a Linha Verde é o acesso do Aeroporto Internacional ao Centro, será que o governo permitirá que turistas vindos do mundo inteiro (para a Copa de 2014), tenham acesso à feiúra dessas áreas da Cristiano Machado que vc citou? Eu acho que não, uma bela e eficiente "maquiagem" vem aí para as principais vias da cidade, pode apostar. O primeiro passo já foi até dado, a licitação para o recapeamento total da Cristiano Machado, que sairá ainda neste semestre. E olha que renovação de asfalto e nova sinalização já contribuem para revovar uma via, que o diga a Avenida Brasil (que foi recuperada) e a Carlos Luz (que está sendo).

Astronauta
February 28th, 2008, 04:25 PM
^^ A Cristiano Machado está meio detonada, acho que poderiam trocas todas as cercas por materiais iguais às da Antônio Carlos (cercas da Belgo). Também poderiam tampar aquela pontinha do Córrego do Onça, próximo ao Anel.

Vítor Dias
February 29th, 2008, 06:00 AM
^^ A Cristiano Machado está meio detonada, acho que poderiam trocas todas as cercas por materiais iguais às da Antônio Carlos (cercas da Belgo). Também poderiam tampar aquela pontinha do Córrego do Onça, próximo ao Anel.Vamos ver o que vai restar depois das intervenções da Linha Verde. Acho que o projeto engloba o tampamento do Córrego, até devido ao volume de tráfego dali, mesmo a pista estreitando drasticamente a partir da Estação 1º de Maio...

Bruno BHZ
February 29th, 2008, 06:20 AM
Depois de totalmente pronto, o Bulevard Arrudas será provavelmente uma das avenidas mais bonitas e modernas da cidade, ao lado da nova Cristiano Machado (Linha Verde), não acham ???

Cristiano Machado, mais bonita de BH?

Dourado
February 29th, 2008, 02:56 PM
^^Da BH do Mundo Bizarro.

Lucianors
February 29th, 2008, 03:03 PM
^^Da BH do Mundo Bizarro.

:lol::lol::lol::lol:

Inconfidente
March 1st, 2008, 03:34 AM
Falando nisso, qual seria a mais bonita de BH?

- Afonso Pena?
- Brasil?
- Cristóvão Colombo?
- Bias Fortes?
- Getúlio Vargas?
- Contorno?
- Bandeirantes?
- Celso Porfírio Machado?
- Nossa Senhora do Carmo?
- Raja?
- Avenida das Agulhas Negras?

São muitas as candidatas. :)

Vítor Dias
March 1st, 2008, 07:13 AM

- Afonso Pena?
- Brasil?
- Cristóvão Colombo?
- Bias Fortes?
- Getúlio Vargas?
- Contorno?
- Bandeirantes?
- Raja?

São muitas as candidatas. :)Afonso Pena depois do Instituto de Educação, em segundo lugar Barbacena e Bernardo Monteiro empatadas

Inconfidente
March 1st, 2008, 07:16 AM
Afonso Pena depois do Instituto de Educação, em segundo lugar Barbacena e Bernardo Monteiro empatadas

Nossa, é mesmo. Esqueci dessas duas.

Vítor Dias
March 1st, 2008, 07:30 AM
Olha que isso dava uma enquete interessante hein

Inconfidente
March 1st, 2008, 08:03 AM
^^ O problema é que não dá para fazer polls "regionais". :(

Astronauta
March 1st, 2008, 02:13 PM

- Afonso Pena?
- Brasil?
- Cristóvão Colombo?
- Bias Fortes?
- Getúlio Vargas?
- Contorno?
- Bandeirantes?
- Raja?

Esqueceu Paraná, Santos Dumont, Olegário e Oiapoque... :lol:

Mas sério, a Antônio Carlos, desde a trincheira até onde parou as obras de extensão está legalzinha, com excessão dos barracos que construíram em um lote vago em frente ao campus.

Inconfidente
March 1st, 2008, 07:26 PM
^^ Aquela favelinha é foda. :(

MUCA MELO
May 2nd, 2008, 02:16 AM
Vereadores de BH debatem Bulevar Andradas
Glória Tupinambás - Estado de Minas

Mais uma área às margens do Ribeirão Arrudas, em Belo Horizonte, deve ser contemplada com projetos de recuperação ambiental e tratamento paisagístico. A previsão é que o trecho da Avenida dos Andradas, entre as avenidas do Contorno e Mem de Sá, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste da capital, seja revitalizado nos moldes da intervenção feita no Bulevar Arrudas, nas imediações da Praça da Estação. Essa proposta, batizada de Parque Bulevar Andradas, está na pauta de votação da Câmara Municipal e deve ser apreciada, em primeiro turno, no início de maio.

A implantação do parque, estimada em R$ 5,52 milhões, é uma das exigências da prefeitura para compensar os impactos da construção do Boulevard Shopping (inicialmente chamado de Shopping Planeta América), cujos trabalhos começaram este mês num terreno do América Futebol Clube, no Bairro Santa Efigênia. Mas a obra depende de aprovação dos vereadores por se tratar de uma operação urbana, ou seja, será preciso autorização legal para que dois lotes no entorno do empreendimento sejam transferidos para a área do parque.

A criação do Parque Bulevar Andradas está no Projeto de Lei 1.600/08, de autoria do Poder Executivo. A proposta recebeu, desde fevereiro, três emendas, sendo uma delas substitutivas, que prevê a ampliação do trecho a ser contemplado. O texto da emenda fala da recuperação da Andradas, entre as avenidas do Contorno e Silviano Brandão. Segundo a lei, o grupo de construtores do shopping ficará encarregado da liberação da verba de até R$ 5,52 milhões para a implantação do parque e a prefeitura será responsável pela elaboração do projeto executivo, que terá um prazo de vigência de até cinco anos, a partir da sua data de publicação. A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente.

Os responsáveis pelo empreendimento e a prefeitura foram procurados pelo Estado de Minas, mas ambos informaram que não comentam projetos em tramitação no Legislativo, sendo que um parecer só será emitido depois da aprovação da proposta. Antes mesmo da votação na Câmara, comerciantes e moradores da área a ser contemplada comemoram a iniciativa. “Sofremos com o mau cheiro do ribeirão há anos. Se ele for coberto e ainda ganhar árvores, como ocorreu na Praça da Estação, vai ser bom para todos. Além disso, o trânsito pode melhorar se forem ampliadas as pistas”, disse o vendedor de carros Hércules Lima, de 39 anos, que trabalha numa concessionária na Avenida dos Andradas.

lgot
September 21st, 2010, 06:56 PM
Boulevard Arrudas melhora mobilidade urbana e aumenta prevenção no período de chuvas
Publicado em 20/09/2010 18:21:25
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=40477&pIdPlc=&app=salanoticias
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/images.do?evento=imagem&urlPlc=20100921_Boulevard_Arrudas_530px_Divino_Advincula.jpg

Passeios adequados e acessíveis para a circulação de pedestres, faixas preferenciais para o transporte coletivo, ciclovia e um novo projeto de paisagismo. Essas são algumas melhorias que as obras de cobertura do Boulevard Arrudas, que começaram no sábado, dia 18, vão trazer para Belo Horizonte. Com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2011, as obras consistem na colocação de 565 vigas sobre o Ribeirão Arrudas, no trecho entre a rua Carijós e a avenida Barbacena, compreendendo 1.100 metros da avenida do Contorno. Desde junho, estão sendo investidos R$ 63,5 milhões, recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Fernando Jannotti, explicou que a atividade de colocação das vigas vai ser efetivamente realizada somente no sábado, para evitar transtornos no trânsito durante a semana.

O prefeito Marcio Lacerda visitou no sábado o primeiro trecho onde as vigas foram colocadas e falou sobre o projeto de expansão da obra. De acordo com Marcio, a Prefeitura está na fase de desenvolvimento do projeto executivo para estender o trabalho de cobertura do Arrudas até o Coração Eucarístico, o que vai significar mais melhorias para a capital. “No trecho Carijós/Barbacena e, posteriormente, Barbacena/Coração Eucarístico estamos incorporando outros elementos, tanto paisagísticos como de conforto para o pedestre, que vão representar um avanço importante para a cidade”, disse. O prefeito enfatizou que o trabalho de recuperação estrutural da laje de fundo e das paredes do Arrudas, realizado no ínicio deste ano, vai contribuir para que não haja interferência das chuvas no trabalho de cobertura do ribeirão e que as obras vão cumprir o prazo previsto.

A característica principal do Boulevard Arrudas é o alargamento, com tratamento adequado e significativo de passeios confortáveis e acessíveis para a circulação de pedestres, fornecendo estrutura para instalação de mobiliário urbano e melhoria do transporte coletivo a partir do alargamento de trechos da avenida com a implantação de faixas preferenciais para o transporte coletivo. Outro ponto é a criação de iluminação da pista de rolamento no canteiro central e dos passeios. Esses ganhos ambientais são possíveis a partir da construção de laje sobre todo o trecho em questão do canal, no vetor leste oeste. As obras também incluem um projeto de paisagismo, com a plantação de quase 600 árvores.

O secretário regional Centro-Sul, Fernando Cabral, afirmou que o projeto é importante para Belo Horizonte sob diversos aspectos. “Além de viabilizar o trânsito e ser uma questão de higiene, devido ao restaurante popular próximo ao local, o espaço passa a ser uma possibilidade para a realização de eventos. O projeto é uma nova saída para a cidade”, disse. Cabral também explicou que a conclusão das obras será um complemento importante não só para a cidade em geral, mas também para a rodoviária, que já conta com o projeto de uma passarela para unificar a estação de metrô e o terminal.

Melhorias no trânsito

O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, afirmou que o trânsito de Belo Horizonte tem muito a ganhar com a conclusão do projeto. “O corredor Oeste, formado pela Via Expressa e pelas avenidas Tereza Cristina e Amazonas é um dos trechos de maior volume de tráfego, inclusive com uma grande circulação de transporte coletivo por ônibus. Essa obra facilitará muito o desempenho do trânsito no corredor”, explicou.
Ramon disse que, com o projeto, a Prefeitura aumenta a capacidade de circulação de veículos e de pedestres, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte com a inserção de uma ciclovia no local e requalifica do ponto de vista urbanístico uma importante área da cidade.

A Obra do Boulevard Arrudas inclui...

• Trabalhos para recuperação estrutural da laje de fundo
• Recobrimento da canalização
• Canteiro central elevado
• Demolição e reconstrução dos passeios para adequação às normas de acessibilidade
• Novas pistas de rolamento
• Construção de ciclovia
• Recuperação e ampliação da drenagem pluvial
• Implantação de postes de iluminação pública e sinalização de trânsito
• Paisagismo

WYZ
September 21st, 2010, 07:50 PM
E o mais interessante é que já estão fazendo o projeto para o trecho Barbacena-Coração Eucarístico, com quase 3kms, que serão licitados já no começo do ano que vem.
As coisas indo de acordo com o cronograma, em 2014 o Boulevard vai cobrir o trecho Alameda E. Dias - Coração Eucarístico, facilitando muito o trânsito na região, sem falar na questão estética, que será um ganho ainda maior. :okay:

lgot
April 15th, 2011, 02:50 AM
Video da prefeitura sobre as obras de cobertura do Arrudas, no final fala sobre a nova fase que é até o coração Eucarístico.

http://www.youtube.com/watch?v=3QNeYiDlJQo

radiorot
April 18th, 2011, 07:32 PM
Assim que soube da expansão até o Coração Eucaristico fiquei na dúvida sobre qual a solução que adotarão no viaduto com a linha férrea e metrô.
Para quem não conhece, neste trecho a pista é rebaixada a pelo menos uns 3 metros do topo do beiral do rio.
http://i1206.photobucket.com/albums/bb453/radiorot/arrudas.jpg

lgot
April 18th, 2011, 08:11 PM
e ainda existe um projeto do Virubs de ligar a av Ns de Fatima por um viaduto.
Também estou curioso, sei que a prefeitura mencionou um viaduto de 400m.

marcos.bh
April 19th, 2011, 12:13 AM
Com esse viaduto de 400 m, provavelmente a Av. Tereza Cristina passará por cima da linha do metrô.

radiorot
April 19th, 2011, 05:45 PM
Os 400m do viaduto se justificam pela rampa, que deverá ser bem grande, visto que a elevação será grande.

Alguém sabe se o projeto executivo já está pronto?

lgot
April 20th, 2011, 01:46 AM
segundo o video da prefeitura esta na fase final do projeto.

CharlesZSBH
April 24th, 2011, 09:56 PM

- Afonso Pena?
- Brasil?
- Cristóvão Colombo?
- Bias Fortes?
- Getúlio Vargas?
- Contorno?
- Bandeirantes?
- Raja?

Afonso Pena, acima do Palácio das Artes, Raja Gabaglia e Bandeirantes.

Famag
April 25th, 2011, 04:08 AM
Os 400m do viaduto se justificam pela rampa, que deverá ser bem grande, visto que a elevação será grande.

Alguém sabe se o projeto executivo já está pronto?

Pelo que entendi o viaduto será feito para a linha da FCA/CBTU, e a Teresa Cristina continuará passando por baixo. Acho que será paralelo ao pontilhão atual e quando pronto o velho deverá ser demolido. No final do vídeo tem a entrevista do responsável pelo projeto.

lgot
April 25th, 2011, 01:18 PM
Espero que esteja certo!! um viaduto sobre a linha ia ser uma gambiarra bem feia!

radiorot
April 25th, 2011, 05:05 PM
Pelo que entendi o viaduto será feito para a linha da FCA/CBTU, e a Teresa Cristina continuará passando por baixo. Acho que será paralelo ao pontilhão atual e quando pronto o velho deverá ser demolido. No final do vídeo tem a entrevista do responsável pelo projeto.

Essa é a minha dúvida. Já que um viaduto por cima da linha da FCA/CBTU será uma gambiarra imensa, além de matar o comércio local.

Famag
April 25th, 2011, 06:45 PM
Essa é a minha dúvida. Já que um viaduto por cima da linha da FCA/CBTU será uma gambiarra imensa, além de matar o comércio local.

Acho que não. Primeiro porque ele não deverá ser por cima e sim paralelo, sendo assim ele deverá ser um pouco (uns 3 mts) mais alto que o atual. E sinceramente qualquer um ficará bem mais bonito que o que existe hoje que é simplesmente horroroso. Não imagino uma gambiarra alí.

Atual:
Sentido Centro
http://img862.imageshack.us/img862/9527/30179271.jpg
Sentido Bairro
http://img696.imageshack.us/img696/4333/19498275.jpg

Bruto
April 25th, 2011, 07:49 PM
^^^^^^

Tomara que o pontilhão seja demolido...
...

http://3.bp.blogspot.com/_wxqu7-ao10Q/SdqNOyJ_ruI/AAAAAAAAAao/EMQxIEYmKyU/s200/MAOS+REZAR_small.jpg

Luan SR
May 11th, 2011, 05:43 AM
^^ [2]
___________________________________________________________________________________

Tenho certeza que vai ficar muito lindo!

Seven.
May 11th, 2011, 06:48 PM
...
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/05/11/2066206.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/05/11/2066207.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/?id=114&chave=5fd0b37cd7dbbb00f97ba6ce92bf5add#2029814
Veículo: Hoje em Dia

GIM
May 12th, 2011, 01:03 AM
Ótimo!!!! e fico abismado quando "experts" chamam aquele ribeirão de rio e clamam pelo filete ser canalizado e coberto imaginando como se ele fosse um Sena, um Tâmisa, um Tejo: ele tem aquela vazão de pequena à mediana devido aos esgotos e águas pluviais (aí sim, ele vira um rio, quando chove...um rio com lixo jogado e carregado em todas as suas margens descobertas: afinal ainda somos terceiro mundo!)

lgot
May 12th, 2011, 02:04 AM
Pela foto fica bem claro que não é um filete qualquer e o esgoto despejado no rio vem se reduzindo a cada ano e a vazão do rio continua a mesma. E todo rio tem sua vazão aumentada com a chuva sobretudo um em área impermeabilizada e canalizado com o Arrudas o processo levou a um aumento da velocidade e calha do rio para permitir que comporte um volume maior no periodo de chuva e na seca parece ser um rio bem menor. O Arrudas é um dos principais afluentes do Rio das Velhas e esse do São Francisco dizer que é insignificante é meio estranho.

Não entendo pq comparar Rios principais de uma bacia com o afluente como o Arrudas, mas o Rio Sena só tem essa apareciam pq recebe uma transposição antes de chegar em Páris. Do ponto de vista ambiental o problema não é a cobertura do rio mas sim a canalização do mesmo, mesmo despoluido não apresentará potencial de voltar a condição original quando corria em leito natural. O Governo está correto em cobri-lo no trecho do centro e em locais onde corre em leito natural passa por um processo de recuperação como feito em Contagem.

http://cbhvelhas.org.br/images/subcomites/mapas/imagensmapas/mapa-arrudas.jpg

RTG
June 22nd, 2011, 02:43 PM
Enquanto no resto do mundo a tendência é "descobrir" e despoluir os cursos d'água, BH ainda adota soluções do século XIX.
Quero ver na hora que tivermos uma situação como no reveilon de 2009 e essa "solução" causar ainda mais estragos a montante, o que vão dizer os defensores dessa "maravilha".

GIM
June 22nd, 2011, 04:11 PM
Enquanto no resto do mundo a tendência é "descobrir" e despoluir os cursos d'água, BH ainda adota soluções do século XIX.
Quero ver na hora que tivermos uma situação como no reveilon de 2009 e essa "solução" causar ainda mais estragos a montante, o que vão dizer os defensores dessa "maravilha".

Se bem que a solução é construção de galerias de aguas pluviais...deixá-lo descoberto e recebendo tudo quanto é lixo (sim, somos ainda um país, uma cidade de gente subdesenvovida), repito recebendo tudo quanto é lixo urbano de lixo - lixo até móveis velhos, despejos de construção civil, etç, etç, continuo achando que essa é a melhor solução para o mesmo, óbviamente dando uma aprofundada no canal...chuvas atípicas acontecem...o que devemos incentivar é des-concretação , des-pavimentação, des-impermeabilização do solo urbano, tipo passeios com trechos em terra (ajardinada?), mais jardins públicos, e privados, coeficiente menor de aproveitamento de lotes urbanos...a chuva tem é que alimentar os lençóis freáticos...minha modesta opinião.

radiorot
July 19th, 2011, 07:07 PM
Saiu uma notinha no Estado de Minas de hoje sobre a licitação para a nova expansão do Blv. Arrudas com um 3D tosco, mas que dá pra ter uma noção de como ficará o viaduto.

http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2011/07/19/240534/20110719113355836568e.jpg

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/07/19/interna_gerais,240534/segunda-etapa-da-implantacao-do-boulevard-arrudas-esta-em-licitacao.shtml

observador_bh
August 4th, 2011, 04:44 PM
Saiu uma notinha no Estado de Minas de hoje sobre a licitação para a nova expansão do Blv. Arrudas com um 3D tosco, mas que dá pra ter uma noção de como ficará o viaduto.

http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2011/07/19/240534/20110719113355836568e.jpg

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/07/19/interna_gerais,240534/segunda-etapa-da-implantacao-do-boulevard-arrudas-esta-em-licitacao.shtml

Pela imagem dá para ver que interligarão a N S de Fátima entre os dois lados da Via Expressa (entre o Carlos Prates e aquela parte que passa atrás do Conj Tereza Cristina).
Vai cirar uma opção de fluxo interessante.

GIM
August 6th, 2011, 04:34 AM
http://img684.imageshack.us/img684/3927/bulevard.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/?id=114&chave=5fd0b37cd7dbbb00f97ba6ce92bf5add

Seven.
August 23rd, 2011, 01:28 PM
Nova obra do Bulevar Arrudas deve começar em setembro
Projeto prevê viaduto com três faixas em cada sentido

Pedro Ferreira -
Publicação: 23/08/2011 06:00
Atualização: 23/08/2011 06:17

A construção do Bulevar Arrudas entra em sua terceira fase com o início das obras de extensão até o Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de BH. A ordem de serviço será assinada no próximo mês pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) e os trabalhos serão imediatos. São mais 2,98 quilômetros do Ribeirão Arrudas que serão cobertos com laje para construção de novas faixas de trânsito na Avenida Tereza Cristina.

De acordo com a PBH, para melhorar o fluxo de trânsito da Avenida Tereza Cristina, um viaduto com três faixas por sentido será construído antes da Rua Paraguaçu, no Prado, até o cruzamento da Rua Prados, sentido Padre Eustáquio. A primeira fase do bulevar está concluída, executada pelo governo de Minas, e faz parte da Linha Verde. Ela tem 1,4 quilômetro e vai da Rua Rio de Janeiro, no Centro, à Alameda Ezequiel Dias, na Região Hospitalar. A segunda fase, em conclusão pela prefeitura, que tem 1,1 quilômetro, vai da Rua dos Carijós, no Centro, à Avenida Barbacena, no Barro Preto. A partir desse ponto, começam em setembro as obras até a Via Expressa, incluindo o entroncamento para o Bairro Coração Eucarístico. A quarta fase, ainda sem previsão de início, atenderá a Região Leste, dando continuidade do bulevar de onde ele parou na Alameda Ezequiel Dias, até a Rua Levi Coelho, no Bairro Santa Efigênia.

A previsão é de que o bulevar cubra 7,34 quilômetros dos 23 quilômetros de extensão do Ribeirão Arrudas em BH, a curto e a longo prazo. Além de criar novas faixas de trânsito para veículos, o bulevar conta ainda com ciclovias, calçadas mais largas para os pedestres e jardins com áreas verdes e iluminação pública. As obras incluem a reparação do fundo do canal. No trecho que segue até o Bairro Coração Eucarístico foi feito rebaixamento do fundo do canal para evitar transbordamentos em períodos chuvosos.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/23/interna_gerais,246554/nova-obra-do-bulevar-arrudas-deve-comecar-em-setembro.shtml

GIM
August 25th, 2011, 11:34 PM
Nova obra do Bulevar Arrudas deve começar em setembro
Projeto prevê viaduto com três faixas em cada sentido

Pedro Ferreira -
Publicação: 23/08/2011 06:00
Atualização: 23/08/2011 06:17

A construção do Bulevar Arrudas entra em sua terceira fase com o início das obras de extensão até o Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de BH. A ordem de serviço será assinada no próximo mês pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) e os trabalhos serão imediatos. São mais 2,98 quilômetros do Ribeirão Arrudas que serão cobertos com laje para construção de novas faixas de trânsito na Avenida Tereza Cristina.

De acordo com a PBH, para melhorar o fluxo de trânsito da Avenida Tereza Cristina, um viaduto com três faixas por sentido será construído antes da Rua Paraguaçu, no Prado, até o cruzamento da Rua Prados, sentido Padre Eustáquio. A primeira fase do bulevar está concluída, executada pelo governo de Minas, e faz parte da Linha Verde. Ela tem 1,4 quilômetro e vai da Rua Rio de Janeiro, no Centro, à Alameda Ezequiel Dias, na Região Hospitalar. A segunda fase, em conclusão pela prefeitura, que tem 1,1 quilômetro, vai da Rua dos Carijós, no Centro, à Avenida Barbacena, no Barro Preto. A partir desse ponto, começam em setembro as obras até a Via Expressa, incluindo o entroncamento para o Bairro Coração Eucarístico. A quarta fase, ainda sem previsão de início, atenderá a Região Leste, dando continuidade do bulevar de onde ele parou na Alameda Ezequiel Dias, até a Rua Levi Coelho, no Bairro Santa Efigênia.

A previsão é de que o bulevar cubra 7,34 quilômetros dos 23 quilômetros de extensão do Ribeirão Arrudas em BH, a curto e a longo prazo. Além de criar novas faixas de trânsito para veículos, o bulevar conta ainda com ciclovias, calçadas mais largas para os pedestres e jardins com áreas verdes e iluminação pública. As obras incluem a reparação do fundo do canal. No trecho que segue até o Bairro Coração Eucarístico foi feito rebaixamento do fundo do canal para evitar transbordamentos em períodos chuvosos.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/23/interna_gerais,246554/nova-obra-do-bulevar-arrudas-deve-comecar-em-setembro.shtml

No dia que ele chegar na Andradas com Itaituba, vai dar uma revigorada ainda maior para a região Leste, pois o viaduto da Itaituba já está em construção.

lgot
August 26th, 2011, 12:08 AM
Acho que não existe a previsão dele chegar lá, nem vigas há entre as margens.

Landerson Egg
August 26th, 2011, 03:35 AM
No dia que ele chegar na Andradas com Itaituba, vai dar uma revigorada ainda maior para a região Leste, pois o viaduto da Itaituba já está em construção.

Mas o viaduto da Itaituba não tem nada ver com o bulevar, é um viaduto Ferroviário.

GIM
August 28th, 2011, 09:06 PM
Mas o viaduto da Itaituba não tem nada ver com o bulevar, é um viaduto Ferroviário.

Por isso mesmo: um viaduto que vai eliminar a passagem de carros e pedestres por sobre a linha férrea, e a área da ferrovia que margea uma boa parte da Andradas, partes serão trasnformadas em parques, com a retificação do traçado da linha, claro que a av Itaituba em sua confluência com a Andradas será modernizada e/ou alargada. Quanto ao Boulevard Arrudas chegar aqui, é uma divagação mental...mas se vão modernizar, retificar a linha, nada mais natural que o mesmo chegue até aqui...quando não sei, mas se preve toda a canalização e cobertura do Arrudas na maior parte que atravessa BH...inclusive é interessante para a PBH que essa região Leste seja atrativa para investimentos imobiliários -comerciais e multifamiliares-, que será óbvio um dia que o Boulevard se concretizar aqui, e em toda a BH.

Dourado
August 29th, 2011, 02:44 PM
^^Eu não acho que o Boulevard Arrudas precise ser estendido após a Contorno. A canalização daquele trecho é muito mais agradável que no Centro. Acho que uma revitalização seria bem-vinda, mas sem a necessidade de tapar o rio.

observador_bh
August 29th, 2011, 03:01 PM
^^Eu não acho que o Boulevard Arrudas precise ser estendido após a Contorno. A canalização daquele trecho é muito mais agradável que no Centro. Acho que uma revitalização seria bem-vinda, mas sem a necessidade de tapar o rio.

Também acho que não precisa.

Naquele trecho o canal é bem largo, com um "gramado" de ambos os lados.
Precisa só de uma melhor manutenção.

E no lado da linha do metrô, o parque linear ali existente, hoje todo asfaltado (foi concebido para ser pista para automóveis), poderia ser reformado, ganhando mais verde, outro tipo de piso, etc, etc. Ia aumentar ainda mais a frequência que já possui.

Aquela região aos poucos vai melhorando.
Ainda no Sta Efigenia teremos a torre do Boulevard, o comercial da Rossi...

Lá no final terá todo o trabalho ao longo da ferrovia (acho que será craido um novo parque linear, que vai dar uma belo up na região entre o São Geraldo e o Caetano Furquim).
Há o projeto da nova sede do Grupo Glapão, na altura do Vera Cruz, já na região onde haverá o trabalho da linha férrea.
A PHV está para construir um comercial perto da Drog. Araújo, na altura do bairro Pompéia. Será uma concessionária FIAT e em cima uma torrezinha de 9 pisos. Já é alguma coisa. E ajudará a esconder a favelinha que tem ali atrás. Ela é pequena, mas o visual para quem passa na avenida emenda com uma outra, tb pequena, que existe no alto do bairro Pompéia, dando a impressão de ser uma favela só, bem maior que de fato é.

Bruno BHZ
August 29th, 2011, 03:36 PM
Por isso mesmo: um viaduto que vai eliminar a passagem de carros e pedestres por sobre a linha férrea, e a área da ferrovia que margea uma boa parte da Andradas, partes serão trasnformadas em parques, com a retificação do traçado da linha, claro que a av Itaituba em sua confluência com a Andradas será modernizada e/ou alargada. Quanto ao Boulevard Arrudas chegar aqui, é uma divagação mental...mas se vão modernizar, retificar a linha, nada mais natural que o mesmo chegue até aqui...quando não sei, mas se preve toda a canalização e cobertura do Arrudas na maior parte que atravessa BH...inclusive é interessante para a PBH que essa região Leste seja atrativa para investimentos imobiliários -comerciais e multifamiliares-, que será óbvio um dia que o Boulevard se concretizar aqui, e em toda a BH.

Na verdade é óbvio que esse trecho nunca será tampado. A conformação da calha, mais rasa, sem vigas, com margens gramadas e arborizadas, o que hoje já garante um aspecto bem agradável; e a conformação da própria avenida, com 3 faixas, poucas entradas e saídas de veículos e demanda por estacionamento, indicam a total inadequação e falta de necessidade de uma intervenção que tampe o rio. Nunca usei essa avenida em horário de pico, mas imagino que seja muito menos congestionada que a média belo-horizontina.

Mesmo que algum prefeito um dia levantasse essa possibilidade, o COMAM nunca liberaria tapar o rio nesse pedaço. É muito diferente da vala funda que tinha no centro. Nesse trecho o rio parece... um rio. E não se tampam rios assim mais. Ia ser uma gritaria ambientalista.

O natural nesse trecho é uma valorização do rio, com revitalização dos canteiros e uma reforma total do parque-linear, que por enquanto não passa de um asfaltão fechado para carros. Os bairros mais nobres da cidade não estão próximos à Serra ou da Lagoa por acaso, a beleza é algo importante para "ancorar" a valorização de uma região, não só a facilidade de acesso. Sem dúvidas a região tem muito mais potencial deixando o rio aberto do que fazendo um avenidão largão qualquer. Se cobrirem qualquer trecho, vai ser só para ligar melhor pedaços do parque à avenida. Esse trecho da cidade pode ser MUITO bonito com o rio aberto.

observador_bh
August 29th, 2011, 03:57 PM
Na verdade é óbvio que esse trecho nunca será tampado. A conformação da calha, mais rasa, sem vigas, com margens gramadas e arborizadas, o que hoje já garante um aspecto bem agradável; e a conformação da própria avenida, com 3 faixas, poucas entradas e saídas de veículos e demanda por estacionamento, indicam a total inadequação e falta de necessidade de uma intervenção que tampe o rio. Nunca usei essa avenida em horário de pico, mas imagino que seja muito menos congestionada que a média belo-horizontina.

Mesmo que algum prefeito um dia levantasse essa possibilidade, o COMAM nunca liberaria tapar o rio nesse pedaço. É muito diferente da vala funda que tinha no centro. Nesse trecho o rio parece... um rio. E não se tampam rios assim mais. Ia ser uma gritaria ambientalista.

O natural nesse trecho é uma valorização do rio, com revitalização dos canteiros e uma reforma total do parque-linear, que por enquanto não passa de um asfaltão fechado para carros. Os bairros mais nobres da cidade não estão próximos à Serra ou da Lagoa por acaso, a beleza é algo importante para "ancorar" a valorização de uma região, não só a facilidade de acesso. Sem dúvidas a região tem muito mais potencial deixando o rio aberto do que fazendo um avenidão largão qualquer. Se cobrirem qualquer trecho, vai ser só para ligar melhor pedaços do parque à avenida. Esse trecho da cidade pode ser MUITO bonito com o rio aberto.

Bruno, esse trecho aí tem o trânsito bem tranquilo. Pela manhã, no sentido centro, não chega a haver retenções, apenas um fluxo mais lento, mas fluindo.

No final da tarde, o único gargalo é um ponto de ônibus próximo ao viaduto do Sta Teresa. Mas nada comparado às outras vias de cidade.

lgot
August 29th, 2011, 05:53 PM
No sinal da Men de Sá também da uma uma garrada, mas nada que não possa resolvido!

observador_bh
August 29th, 2011, 06:41 PM
No sinal da Men de Sá também da uma uma garrada, mas nada que não possa resolvido!

É justamente ali que me refiro. O sinal da Men de Sá fica debaixo do viaduto que vai para Sta Teresa.

Se vc observar bem, verá que o problema nem é o sinal, mas o ponto de ônibus que acaba interditando uma pista. (na verdade são dois pontos, esse e um outro uns 200 m antes. Forma aquela confusão deônibus parando, entrando e saindo do ponto. Tem de fazer um recuo maior no ponto, como fizeram na Cristiano Machado, na altura do Sagrada Família)

lucaspetes
August 30th, 2011, 11:52 PM
Prefeitura assina ordens de serviço para investimento em mobilidade urbana na capital

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=50170&pIdPlc=&app=salanoticias

Todas as obras estão incluídas nesse pacotão. No Flickr da PBH, novos renderings do Boulevard - dá pra reconhecer por conta daquela ponte pesadíssima do começo desta página e do canteiro central:

http://farm7.static.flickr.com/6181/6096883579_7afd83a2e2_z.jpg

http://www.flickr.com/photos/portalpbh/6096883579/sizes/z/in/set-72157627555681032/

http://farm7.static.flickr.com/6020/6097428546_850a2a3954_z.jpg
http://www.flickr.com/photos/portalpbh/6097428546/sizes/z/in/set-72157627555681032/

radiorot
August 31st, 2011, 04:47 PM
Quando ví o primeiro render parecido com o jogo Stunts, achei que a solução da ponte bem simplória e forçada, porém ao observar outros pontos comecei a gostar mais da ideia.

Reparem por exemplo, a possibilidade de retorno dos dois lados, que não existe atualmente. No lado do Padre Eustáquio, a religação da Av. Ns. Senhora de Fátima vai dar outra dinâmica para o transito do local.

radiorot
August 31st, 2011, 05:20 PM
Fiz uma ilustração básica com os possíveis acessos.

http://farm7.static.flickr.com/6071/6100315710_c23fe88ed0_b.jpg

LBraga
September 17th, 2011, 08:48 PM
Com a expansão do metrô, surgiram também novas notícias sobre a expansão do Boulevard Arrudas:

"Ainda em Belo Horizonte, o PAC das Grandes Cidades vai destinar verbas para obras na região do Complexo da Lagoinha. Serão 131 milhões usados para adequar viadutos e realizar mais uma etapa da obra do Boulevard Arrudas, no trecho entre as ruas Rio de Janeiro e Carijós."

Fonte: http://clipping.ideiafixa.com.br/sit...bf5add#2166086

Agora só falta o trecho da Alameda Ezequiel Dias!!!

:banana:

lgot
September 17th, 2011, 08:56 PM
Alameda Ezequiel Dias é uma promessa antiga do Gov estadual, podiam liberar o quanto antes!!

baga171
September 20th, 2011, 07:00 PM
Acho que não. Primeiro porque ele não deverá ser por cima e sim paralelo, sendo assim ele deverá ser um pouco (uns 3 mts) mais alto que o atual. E sinceramente qualquer um ficará bem mais bonito que o que existe hoje que é simplesmente horroroso. Não imagino uma gambiarra alí.

Atual:
Sentido Centro
http://img862.imageshack.us/img862/9527/30179271.jpg
Sentido Bairro
http://img696.imageshack.us/img696/4333/19498275.jpg

Galera, pelo projeto eles vao construir por cima deste!

lgot
September 20th, 2011, 08:09 PM
Exatamente!

Seven.
September 22nd, 2011, 03:51 AM
Video do site da Prefeitura!

H22zxcAiqmQ

http://conectabh.pbh.gov.br/?v=aW5hdWd1cmFjYW9fYm91bGV2YXJkX2FycnVkYV90cmVjaG9fMi53bXY=&d=MTgxMw==

observador_bh
September 22nd, 2011, 02:36 PM
Passei pela Via Expressa esta semana e vi que as obras até o Padre Eustáquio já começaram.
Havia um guindaste operando na esquina com a rua Bom Sucesso e ao longo da avenida era possível ouvir barulho de máquinas trabalhando no leito do rio.

Gusnas
September 22nd, 2011, 08:05 PM

Não sei por que uma coisa precisa estar necessariamente vinculada a outra. Pode-se, algum dia, criar alguma forma de despoluir a bacia do Arrudas, mas isso não altera as vantagens de fechar seu leito no centro da cidade. Mesmo que corresse água cristalina dentro dele em frente à Praça da Estação, continuaria a mesma feiura de sempre. Infelizmente ele não tem a mesma beleza de um Tâmisa ou um Sena (afinal, nem rio ele é).

Despoluição mesmo é necessária na Lagoa da Pampulha. Não demora muito todo seu leito virará Parque Ecológico e ainda vai ter gente achando bonito. É uma vergonha vc ter várias cidades do mundo com esgoto muito maior que o de Contagem, mas com os rios tratados e limpinhos e não se conseguir fazer algo similar por aqui para salvar o que talvez seja o maior cartão postal de Belo Horizonte.

lgot
September 22nd, 2011, 08:28 PM
A bacia do Arrudas já esta sendo despoluida, nos últimos anos o rio recebe de 40 a 50% de esgoto a menos e segundo o governo ele nao receberá mais esgostos.

gugaduffles
September 22nd, 2011, 08:32 PM
O Ribeirão Arrudas já foi um córrego elegante(contenções, pontes, guarda-corpo e iluminação). Infelizmente a sua "fúria" no período de chuva fez com que fizessem aquela obra. Acredito que no centro, não há saída, a opção é tampar.

Mas eu gostaria de um dia, ver trechos do ribeirão como neste estudo de uma estudante de arquitetura: http://kenearquiteta.blogspot.com/2010/04/terceira-via-para-o-arrudas.html

Um lugar que consigo imaginar isso no que tange a espaço físico é aquele trecho da andradas perto do boulevard..mas sei que é utópico esse sonho ! hehe

lgot
September 22nd, 2011, 08:36 PM
Concordo com vc! Outro lugar é em Contagem onde estão realizando as obras do pac Arrudas, esta previsto a criação dum parque linear e a manutenção do leito natural e o direcionamento do esgoto para redes, no futuro deve ficar legal.

Gusnas
September 22nd, 2011, 08:42 PM
O Ribeirão Arrudas já foi um córrego elegante(contenções, pontes, guarda-corpo e iluminação). Infelizmente a sua "fúria" no período de chuva fez com que fizessem aquela obra. Acredito que no centro, não há saída, a opção é tampar.

Mas eu gostaria de um dia, ver trechos do ribeirão como neste estudo de uma estudante de arquitetura: http://kenearquiteta.blogspot.com/2010/04/terceira-via-para-o-arrudas.html

Um lugar que consigo imaginar isso no que tange a espaço físico é aquele trecho da andradas perto do boulevard..mas sei que é utópico esse sonho ! hehe

Sonhar não custa, né! Mas no trecho da Andradas, acho que não seria utópica uma ideia dessas se um dia conseguissem tratar o esgoto por completo.

Bruto
September 22nd, 2011, 09:03 PM
^^

Na 1ª foto o trecho retratado é a Andradas mesmo...

auguto
September 23rd, 2011, 05:07 AM
Já ouvir dizer de antigos que lá pelos anos 1920, uma opção de lazer nos finais de semana de BH era passeios de gôndolas no Arrudas. E pensar no que virou hoje..

Gusnas
October 3rd, 2011, 03:21 PM
Já ouvir dizer de antigos que lá pelos anos 1920, uma opção de lazer nos finais de semana de BH era passeios de gôndolas no Arrudas. E pensar no que virou hoje..

Caraca! Como será que andavam de gôndola num filetinho de água daquele!

lgot
October 3rd, 2011, 03:26 PM
Pq só é um filetinho devido ao canal de concreto, onde rebaixaram e alargaram o leito do rio e aumentaram a velocidade do rio. Basta observar no google maps em áreas onde ele ainda corre em leito natural, mas as fotos antigas que vi eram canoas mesmo!

Gusnas
October 3rd, 2011, 09:43 PM
Pq só é um filetinho devido ao canal de concreto, onde rebaixaram e alargaram o leito do rio e aumentaram a velocidade do rio. Basta observar no google maps em áreas onde ele ainda corre em leito natural, mas as fotos antigas que vi eram canoas mesmo!

Eu não estou duvidando, só estou surpreso sem conseguir entender. Afinal, se vc alarga o leito, o espelho d'água aumenta, ou seja, era pra ser menor ainda antes do alargamento. Onde ele corre naturalmente hoje já é após receber alguns afluentes. Difícil imaginar o uso de gôndolas na altura de seu trecho dentro de BH.

lgot
October 3rd, 2011, 10:01 PM
Ele corre naturalmente no Barreiro e Contagem (onde estão ocorrendo das obras do PAC Arrudas) e ainda tem que contar com todo assoreamento, mas logo na divisa de BH com Sabará onde ele corre naturalmente há uma PCH em funcionamento o que mostra que ele tem volume de água. A canilização foi para aumentar a vazão do rio então cria esse efeito de ser um filete.

Gusnas
October 3rd, 2011, 10:17 PM
É, tá certo. Com o leito bem aberto e por consequência com a correnteza bem lenta, dá pra entender. Tem que pensar como se fosse um rio em zona rural, que era mais ou menos a condição na década de 20. Pena que não haja fotos com essas gôndolas...

lgot
October 4th, 2011, 05:40 AM
É, tá certo. Com o leito bem aberto e por consequência com a correnteza bem lenta, dá pra entender. Tem que pensar como se fosse um rio em zona rural, que era mais ou menos a condição na década de 20. Pena que não haja fotos com essas gôndolas...

Vale lembrar que muito córregos que alimentam o Arrudas foram canalizados e tiverem muitas de suas nascentes impermeabilizadas o que reduz muito a vazão do Rio hoje, mas se perceber quando chove o rio tem seu nível elevado muito rapidamente, como consequência da canalização e da impermeabilização.

fotos são dificeis de arrumar, mas nesse blog tem algumas: http://curraldelrei.blogspot.com/

http://1.bp.blogspot.com/_Duc2LEGxo_A/TGVHP3j2wBI/AAAAAAAAAXQ/Ae4y8rqrQlg/s1600/PONTE+SOBRE+O+RIO+ARRUDAS+NO+ESPLANADA+EM+BELO+HORIZONTE+1930.JPG
Essa foto é no altura do bairro esplanada e tem alguns barquinhos nas margens.
http://3.bp.blogspot.com/_Duc2LEGxo_A/TO_aMdT0YKI/AAAAAAAAApI/SoAIYbXTU1Q/s1600/Ilha%2Bdo%2BUrubu%2BArrudas%2B1967-%2B2008%2BCanalizac%25C3%25A3o.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_Duc2LEGxo_A/TO_Zi5C4vMI/AAAAAAAAApA/XOirA_V9LmE/s1600/Arrudas%2BPerrela%2B70.jpg

Gusnas
October 4th, 2011, 03:43 PM
Eu já li esse blog todo. Ele é fantástico e conta toda a história das canalizações dos córregos de BH. Outro dia fui no MHAB e fiquei decepcionado com a quantidade de fotos que tem lá. É mais fácil estudar sobre a história de Bh na internet do que lá. Outra coisa que constatei. É muito fácil achar fotos de BH até o início da década de 60, seja na internet, seja nos livros. Mas do fim da década de 60 até a década de 80, é bem mais difícil e não tem nada no museu e pouco na internet. O cara me recomendou ir ao Arquivo Municipal na rua Itambé. Vou ver se acho fotos e documentos dessa época lá.

Bruto
October 4th, 2011, 03:57 PM
Muito legal estas fotos Igot. Gosto muito destas fotos comparativas antes/depois. Se tiver mais, posta aí...

GIM
October 14th, 2011, 02:43 AM
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/10/12/2276941.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/10/12/2276942.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/10/12/2276943.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/?id=114&chave=5fd0b37cd7dbbb00f97ba6ce92bf5add

Seven.
October 26th, 2011, 12:27 AM
Governo dá ordem de início para seis obras no Estado que somam R$ 9,2 milhões

BELO HORIZONTE (25/10/11) - A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) assinou, nesta terça-feira (25), quatro ordens de início, que totalizam seis obras licitadas pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG). Os investimentos, que somam R$ 9,2 milhões, contemplarão os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Santa e Varginha.

[...]

Requalificação do Arrudas

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) é um espaço destinado a receber crianças de zero a seis anos, moradoras da região, e contará com área administrativa, sala multiuso, instalações sanitárias infantis, refeitório, cozinha, salas de aula e sala de atividades. A construção, que será em concreto, com vedações em alvenaria e cobertura em telhas cerâmicas, terá uma distribuição do conjunto arquitetônico de forma que as crianças visualizem a área externa, mas ao mesmo tempo se sintam protegidas.

O centro comercial será construído junto ao reassentamento da área da antiga Liquigás, esquina com a nova avenida Tereza Cristina e tem aparência de um pequeno Shopping Center, não muito fechado, com áreas externas e internas de convívio. A edificação terá dois pavimentos de aproximadamente 500 m² cada, com 13 lojas, 23 boxes para diversas atividades, instalações sanitárias, inclusive para portadores de necessidades especiais, salas para administração, depósito, hall e espaço de convívio com jardim.

Já a Unidade de Saúde da Família será construída em pavimento único, com espaços que atendam a três equipes de saúde. A planta é dividida em dois grandes blocos, interligados por uma circulação central. Terão espaços destinados à recepção, registro e marcação de consultas, apoio administrativo, local par realização de procedimentos e cuidados de enfermagem e atendimento odontológico, além dos consultórios e sala de reuniões.

O complexo de obras próximo ao Ribeirão Arrudas ganhará, ainda, um Centro Comunitário que oferecerá cursos e diversas atividades capacitadoras e ocupacionais, disponibilizando espaço para discussões, troca de informações relacionadas à saúde, lazer e cultura. Com uma área aproximada de 832 m², contará com salão multiuso, a Casa da Família, com cinco salas, e a Associação Comunitária, com duas salas, que compartilham os sanitários e a copa, sala destinada à Fundação CONPARQ, responsável pela manutenção dos jardins e equipamentos do Parque Linear. O Centro Comunitário contará, também, com salas com acesso independente, para funcionamento 24 horas, para a Guarda Municipal e SAMU, com instalações sanitárias e estacionamento próprio para ambulância e veículos de vigilância.

Matéria completa: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/infraestrutura/37991-governo-de-minas-da-ordem-de-inicio-para-seis-obras-no-estado-governo-de-minas-da-ordem-de-inicio-para-seis-obras-no-estado

Famag
November 14th, 2011, 06:16 PM
Nesse fim de semana (12/11) começaram a colocar as vigas da extenão do Boulevard a partir da Av. Contorno.

Famag
November 14th, 2011, 06:18 PM
Notícia de ontem (13/11)

http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/13/2319717.jpg

Fonte: Hoje em Dia (http://clipping.ideiafixa.com.br/site/?id=114&chave=5fd0b37cd7dbbb00f97ba6ce92bf5add#2229221)

lucaspetes
November 24th, 2011, 09:29 PM
A intenção do estilo do novo elevado sobre o pontilhão do metrô é fazer uma 'homenagem ao vd. Sta Tereza'. Pois bem, uma pequena curiosidade:

No site da Mascarenhas Barbosa Roscoe consta uma obra curiosa:
http://www.mascarenhas.com.br/obras/infraestrutura/ponte-ferroviaria-avenida-tereza-cristina

http://www.mascarenhas.com.br/br2010/wp-content/uploads/2010/08/viaduto-tereza-cristina.jpg

A foto foi tirada mirando a Tereza Cristina sentido bairro-centro. No site a obra do pontilhão data de 1986.

A Tereza Cristina era em pista simples/mão dupla e existia apenas em um dos lados do Arrudas.

Já havia uma ponte 'estilo viaduto Sta Tereza' que fazia a transposição da Nsa Sra de Fátima paralela ao metrô, também em pista simples, possivelmente demolida poucos anos depois na canalização do arrudas e construção da 'Via Expressa'

O pontilhão parece ter sido construído então apenas para alças de acesso, para o pouco movimento e para esta configuração das avenidas - por isso o gargalo absurdo de hoje.

http://img189.imageshack.us/img189/6089/capmm.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/189/capmm.jpg/)

Em vermelho: ponte 'Sta Tereza style' demolida.
Em verde: pistas feitas após 86.

lgot
November 24th, 2011, 09:45 PM
Massa esta foto, ainda mais que dá para se ter ideia do porto do Arrudas antes da Canalização e de como a cidade vem mudando e entender pq essa região marginal do Arrudas se desenvolveu tão pouco.

Dourado
November 25th, 2011, 02:22 PM
Caramba, eu sempre imaginei que aquela rampa na N. Sra. de Fátima sentido Centro tinha sido de um viaduto não construído, e não de um destruído!

lucaspetes
November 25th, 2011, 02:55 PM
Caramba, eu sempre imaginei que aquela rampa na N. Sra. de Fátima sentido Centro tinha sido de um viaduto não construído, e não de um destruído!

Bem observado. Há mesmo uma rampa e um trecho de via abandonado naquele ponto. :)

GIM
November 26th, 2011, 06:09 PM
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/26/2337848.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/26/2337847.jpg

Bruto
November 26th, 2011, 08:18 PM

Bem observado. Há mesmo uma rampa e um trecho de via abandonado naquele ponto. :)

Eu também achava isso. E nunca imaginaria que até 1986 aquele ponto seria tão escroto como o mostrado na foto. Caramba, como as fotos de 1980 pra cá me surpreendem mais que as fotos anteriores a isso...

Landerson Egg
November 27th, 2011, 01:45 PM
A intenção do estilo do novo elevado sobre o pontilhão do metrô é fazer uma 'homenagem ao vd. Sta Tereza'. Pois bem, uma pequena curiosidade:

No site da Mascarenhas Barbosa Roscoe consta uma obra curiosa:
http://www.mascarenhas.com.br/obras/infraestrutura/ponte-ferroviaria-avenida-tereza-cristina

http://www.mascarenhas.com.br/br2010/wp-content/uploads/2010/08/viaduto-tereza-cristina.jpg

A foto foi tirada mirando a Tereza Cristina sentido bairro-centro. No site a obra do pontilhão data de 1986.

.
Isso só reforça minha tese que antes da retificação e duplicação da ferrovia a avenida Nsa. Senhora de Fátima era o leito antigo da ferrovia, reparem nesses print´s do google street view:

01 - Av N. S. de Fátima no trecho paralelo a Av. Tereza Cristina, tem um prédio e uma pequena plataforma na rua, o que dá a entender que alí era uma antiga estação, eu achei isso por acaso:
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAF_AEg4o2aIH1izxFiUCWg6aX1pIK-sblFWnEUc7ReIy-0VnQmei_4sTSduKf80AnMkiY26MIWaHeODk0LNFfKQAm1T1UHfJCNgc1Y2IxoMt53YjPde2Ferk.jpg

02 - O prédio da antiga RMV(Rede Mineira de Viação) e que hoje é usado pela CBTU como almoxarifado:
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOtH06Nb-3_jaDPqCZLAv4J-bw0SA2D4nt7zZwoOMAfArpCTMnYROCRNP4jqFHqQMJjrRvak6DFMsI4C4p5Z-2IAm1T1UIYmg5pW6gWXedtAp55ArBiG6na1.jpg

lucaspetes
November 28th, 2011, 04:14 AM
Isso só reforça minha tese que antes da retificação e duplicação da ferrovia a avenida Nsa. Senhora de Fátima era o leito antigo da ferrovia, reparem nesses print´s do google street view:

01 - Av N. S. de Fátima no trecho paralelo a Av. Tereza Cristina, tem um prédio e uma pequena plataforma na rua, o que dá a entender que alí era uma antiga estação, eu achei isso por acaso:
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAF_AEg4o2aIH1izxFiUCWg6aX1pIK-sblFWnEUc7ReIy-0VnQmei_4sTSduKf80AnMkiY26MIWaHeODk0LNFfKQAm1T1UHfJCNgc1Y2IxoMt53YjPde2Ferk.jpg

02 - O prédio da antiga RMV(Rede Mineira de Viação) e que hoje é usado pela CBTU como almoxarifado:
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOtH06Nb-3_jaDPqCZLAv4J-bw0SA2D4nt7zZwoOMAfArpCTMnYROCRNP4jqFHqQMJjrRvak6DFMsI4C4p5Z-2IAm1T1UIYmg5pW6gWXedtAp55ArBiG6na1.jpg

Landerson, você está parcialmente certo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Planta_BH.jpg/800px-Planta_BH.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Planta_BH.jpg

A Nsa Sra de Fátima realmente foi o leito da ferrovia aparentemente até onde hoje é a Estação Carlos Prates (não chegando então ao ponto de cruzar o Arrudas). Dali a ferrovia fazia uma curva maluca que eu não consegui reproduzir em nenhuma rua do Carlos Prates e se mantinha do mesmo lado do ribeirão. Aliás, nenhuma rua do bairro bate com a Planta. Só a PII, que é o leito de um córrego.

Historicamente eles foram aproximando o leito da ferrovia do Arrudas [e vice-versa]. Os dois leitos foram sendo 'retificados' :lol:

lucaspetes
November 28th, 2011, 05:56 PM
Achei um mapa aqui de 1932 [ http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/grandes_formatos/brtacervo.php?cid=378 ] onde o leito do trem já cruzava o Arrudas, mas coincidia sim com toda a extensão da Nsa Sra de Fátima + Juscelino Kubitschek :)

observador_bh
November 29th, 2011, 08:01 PM

Eu também.

Sempre achei que era mais uma das nossas obras não concluídas.
Não me lembrava desse trecho aí. Acho que não cheguei a passar muito por lá.

Apesar de que me lembro bem da região antes da Via Expressa.

Havia uma (ou umas) ruas que saiam da Platina, cruzavam a linha férrea e atravessavam o Arrudas em potezinhas estreitas até o Padre Eustáquio.
Meus avos moravam no Nova Suiça e uma tia no Padre Eustáquio. Era o caminho que se fazia, pois a Silva Lobo morria na Platina.
Para se ir ao Coração Eucarístico, via Amazonas e Conde Pereira Carneiro, também era necessário atravessar a linha férrea.
Ali tenho certeza de uma obra planejada da Via Expressa que não foi executada: após passar sob o metrô deveria haver um viaduto sobre a Via Expressa, acessando o Coração Eucarístico.

Aliás, aquele viaduto da Silva Lobo só foi concluído por volta de 1992. Por incrível que pareça, em plemos anos 90 o tráfego entre Via Expressa e Silva Lobo se dava por aquele viaduto menor, utilizado para retorno. E era necessário passar por uma variante de terra.:ohno:

Também lembro-me bem do trecho em obras.

A primeira metade de dos anos 80 BH estava um canteiro de obras. A sensação era parecida com os dias de hoje.Talvez até maior, pois o salto na época foi muito maior que hoje

São obras dessa época:
- Via Expressa;
- Metrô;
- Canalização do Arrudas, resolvendo de vez a questão das enchentes na região central;
- Alargamento da Cristiano Machado, com bus way(que na época foi planejada para o trólebus) e prolongamento até Venda Nova;
- Prolongamento da Av dos Andradas até o São Geraldo (como parte da Via Expressa leste oeste)
- Av Barão Homem de Melo
- Trincheira da Rio Grande do Norte
- Trincheira da N S de Fátima com Elevado Castelo Branco;
- Viaduto da Amazonas sobre a Silva Lobo;
- Ampliação do complexo da Lagoinha, com triplicação do túnel;
- Aeroporto de Confins;
- Duplicação da MG 010 entre Venda Nova e Pedro Leopoldo;
- Duplicação da BR 381 entre Contagem e Betim;
- E ainda o Parque das Mangabeiras.

observador_bh
November 30th, 2011, 12:36 PM
^^
Fugindo um pouco do tópico...

Vim aqui editar a lista acima e fiquei pensando. Eu tinha uma visão da década de 80 como uma década perdida em BH.
Mas se considerarmos o conjunto das obras acima, veremos que elas trouxeram, em um período de menos de 10 anos, um impacto positivo para a cidade que ainda não experimentamos novamente. Talvez teremos isso se somarmos às obras atuais o metrô até a Savassi.

E são ainda da década de 80 uns poucos edifícios, mas que são até hoje marcantes na nossa paisagem, verdaderias referências urbanas:
- Ed Dona Júlia Nunes Guerra;
- Ed Mirafiori
- Ed Central Shopping (atual Séculus);
- Ed Sede Telemig;
- Ed das Américas;
- Ed Tiradentes;
- Ed Banco Central;
- Ed Sede CEMIG.

Landerson Egg
November 30th, 2011, 01:28 PM
A primeira metade da década de 80 foi excelente, o problema começou apartir da segunda metade da década de 80, época de democratização.

observador_bh
November 30th, 2011, 01:47 PM
A primeira metade da década de 80 foi excelente, o problema começou apartir da segunda metade da década de 80, época de democratização.

Verdade, desde então, só voltamos a ter uma obra de vulto na RMBH com a linha verde, 15 anos depois.

Ao longo dos anos 90, talvez a maior obra, no conjunto, tenha sido a expansão do metrô da Central até Vilarinho, incluindo suas obras de arte (a principal, o elevado da Francisco Sales). Mas foi feita tão no pinga pinga, que não se fez sentir.
Em termos de vias, a única "expressiva" que me lembro foi a Via Expressa de Contagem.

Fora isso, até mesmo a obra de uma simples trincheira, na Contorno com Raja, chegou a ficar paralisada no meio, tendo os moradores de ficar convivendo com desvios por meses. Algo inimaginável nos dias de hoje.

Se bem que, tenho a impressão que nos anos 90 a PBH investiu muito em saneamento nas periferias e urbanização de vilas e favelas.

Já em termos de edificações, a década de 90 até que não foi tão parada:
- vários shoppings (Minas, Del Rey, Cidade, Diamond, Minas Casa, Ponteio);
- início da verticalização do Belvedere;
- boom do Buritis;
- Alphavile,
- Diversos apart-hoteis na Savassi e Lourdes e um grande hotel (Ouro Minas); etc

lucaspetes
November 30th, 2011, 02:35 PM
Eu sou de 86, de modo que não vi muitas dessas coisas acontecerem, apesar de saber quando tinham sido construídas.

A impressão que eu tenho é de que entupiram a cidade de obra, mas não havia a visão de cidade para as pessoas, de boa convivencia, de patrimônio, urbanismo de verdade. A BH que eu conheci [especialmente o centro] nos anos 90 era um lixo - literalmente, pela quantidade de sujeira nas ruas, mas também pelos camelos, trombadinhas, frota de onibus/carros, calçadas, etc.

Concentrar todo o dinheiro pra fazer obras viárias 'pra aparecer' e esquecer de todo o resto é mole.

observador_bh
November 30th, 2011, 03:44 PM
^^

Essa foi a pior fase do centro de todos os tempos.

Atribuo boa parte da culpa aos camelos.
Houve uma invasão de ambulantes a partir dos anos 80 que chegou ao caos nos anos 90.

Em parte por conivência do poder público, mas muito mais pelo período de estagnação econômica que o país passou entre os 80 e 90 (tanto que o problema não se restingia a BH e algumas cidades até hoje conviviem com excesso de ambulantes).

Às vezes a gente até se esquece, mas chegou a um ponto, que havia tantas barracas, que as pessoas preferiam andar nas ruas que nas calçadas. O centro de BH virou um mercado persa.

E, logicamente, em meio a tanta confusão, era difícil manter o mínimo de limpeza e os trombadinhas proliferaram, afinal, era fácil cometer um delito e sumir no meio daquilo tudo.

Num cenário desses, houve fuga do centro.
Até os anos 80 várias das grandes empresas de BH tinham sede no centro. A região onde hoje é o shopping Cidade( acima da Tupis) era uma área com comércio mais sofisticado (não diria chic, mas era comum termos nas ruas lojas que hoje só temos nos shoppings ou Savassi).

Creio que até hoje várias pessoas têm repulsa em relação ao centro pois ainda têm em mente a realidade sombria desse período.

observador_bh
November 30th, 2011, 03:57 PM
Voltando ao assunto Boulevard, em termos de trânsito, creio que essa extensão até o Calafate não vai fazer muita diferença.

No sentido centro a retenção se dá no cruzamento com a Contorno.
No sentido bairro, na entrada do Coração Eucarístico.

Ao contrário do trecho do Barro Preto, onde boa parte da retenção era de veículos aguardando para convergir nas ruas Paracatu e na Contorno, no sentido bairro, e no complexo da lagoinha, no sentido centro. (tanto que, se vc passa lá nos horários de pico, as faixas para conversão estão com filas enormes, mas na pista principal o trânsito flui).

Acho que já podem ir pensando seriamente em viadutos para eleiminar esses gargalos.

lucaspetes
November 30th, 2011, 06:24 PM

Só desenterrando uma última conclusão: faz todo sentido que esse viaduto demolido tenha sido anteriormente ferroviário, antes da retificação e construção do pontilhão ao lado [e depois o outro pontilhão, do metrô]

observador_bh
November 30th, 2011, 06:31 PM
Só desenterrando uma última conclusão: faz todo sentido que esse viaduto demolido tenha sido anteriormente ferroviário, antes da retificação e construção do pontilhão ao lado [e depois o outro pontilhão, do metrô]

Ele é no mesmo estilo do que existe sobre a Teresa Cristina, saindo da Via Expressa sentido Betânia.

lucaspetes
November 30th, 2011, 06:37 PM
Ele é no mesmo estilo do que existe sobre a Teresa Cristina, saindo da Via Expressa sentido Betânia.

Sério? Rola um link? Cacei aqui no GMaps e não achei :ohno:

observador_bh
November 30th, 2011, 06:55 PM
Sério? Rola um link? Cacei aqui no GMaps e não achei :ohno:

Me enganei.

Fui ver no GMaps e vi que é diferente.

Landerson Egg
November 30th, 2011, 07:05 PM
O pontilhão da Tereza Cristina é em aço:

http://minasgeraisrailways.ning.com/photo/ponte-sobre-a-avenida-tereza-cristina-zona-oeste-de-bh?context=user

radiorot
December 2nd, 2011, 03:32 PM

Reparem que na foto, a margem direita do Arrudas está desbarrancada, e por uma incrível coincidência (ou não), o local me parece ser no mesmo ponto onde a cerca de 2 ou 3 anos ocorreu um grande afundamento no solo, chegando a quebrar boa parte da estrutura de contensão do Arrudas.

NandoBHz
December 3rd, 2011, 05:38 PM
Boa observação ! O buraco tem historia! Lembro de meu pai falar que o buraco é igual ao Sarnei desde que mexeram no leito ate hoje esse buraco sempre volta!!!

lucaspetes
December 5th, 2011, 11:33 PM
O Curral del Rey fez um post com vários dos estágios dessa região: Tereza Cristina, Nsa Sra de Fátima e JK. Faltou só a questão das alterações do leito ferroviário, já citado aqui.

http://curraldelrei.blogspot.com/2011/10/metamorfoses-urbanas-parte-da-avenida.html

lucaspetes
December 6th, 2011, 03:03 PM
Ainda sobre a questão ferroviária:

Foto da Av Nsa Sra de Fátima supostamente da déc. 50, encontrada lá no Curral del Rey [fonte APCBH], com os trilhos:

http://3.bp.blogspot.com/-SJuiBuhacjY/Thm2zDfvs7I/AAAAAAAAA_c/a6DOvoonfxg/s1600/3184.jpg

Só consegui encontrar UMA construção ainda de pé ou que não esteja totalmente descaracterizada: o sobrado 'salmão' com uma pickup branca em frente, que na foto aparece bem ao fundo, à direita

http://maps.google.com.br/maps?q=Avenida+Nossa+Senhora+de+F%C3%A1tima,+Belo+Horizonte+-+Minas+Gerais&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-19.914601,-43.952619&spn=0.004398,0.008256&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=69.800206,135.263672&vpsrc=0&hnear=Av.+Ns.+de+F%C3%A1tima+-+Belo+Horizonte+-+Minas+Gerais&t=h&layer=c&cbll=-19.914677,-43.952893&panoid=2I22fTGora8poglSHYsPgQ&cbp=12,262.91,,0,13.22&z=18

observador_bh
December 6th, 2011, 03:18 PM
^^
Valeu pelo post.

Mas acho que nessa época os trilhos da linha férrea já não passavam na avenida havia tempos.

Esses trilhos da foto devem ser de bonde.

Talvez, esse canto que está com mato fosse o antigo leito da ferrovia.

Ah, e acho que essa foto é em um trecho mais próximo a rua Peçanha.
Tenho quase certeza que esse prediozinho maior é onde hoje é o hotel Campos Gerais, na altura do número 1740, cuja única descaracterização seria um puxadinho na parte direita da fachada.

lucaspetes
December 6th, 2011, 07:33 PM
^^
Valeu pelo post.

Mas acho que nessa época os trilhos da linha férrea já não passavam na avenida havia tempos.

Esses trilhos da foto devem ser de bonde.

Talvez, esse canto que está com mato fosse o antigo leito da ferrovia.

Ah, e acho que essa foto é em um trecho mais próximo a rua Peçanha.
Tenho quase certeza que esse predizinho maior é onde hoje é o hotel Campos Gerais, na altura do número 1740, cuja única descaracterização seria um puxadinho na parte direita da fachada.

Bem observado. Os trilhos devem ser de bonde, o lado abandonado devia ser a ferrovia e o prédio grande deve ser mesmo o hotel. Tá quase idêntico :)

Edit: Os trilhos SÃO de bonde, vide eletrificação aérea :)

lgot
December 6th, 2011, 08:58 PM
A foto atual o hotel esta escondido pelas árvores mas da para ver a parede do prédio no canto esquerdo nas duas fotos
http://dl.dropbox.com/u/9808857/nsfatima.jpg

lucaspetes
December 6th, 2011, 10:20 PM
A foto atual o hotel esta escondido pelas árvores mas da para ver a parede do prédio no canto esquerdo nas duas fotos
http://dl.dropbox.com/u/9808857/nsfatima.jpg

Aparentemente esse comercio azul escuro listrado de amarelo é o bar/padaria/whatever com placa da Coca-Cola da foto antiga também :)

lucaspetes
December 7th, 2011, 02:21 AM
Pra finalizar o assunto do leito ferroviário:

Em 1941 havia 2 leitos:

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/grandes_formatos_docs/photo.php?lid=1206

Pela posição na Estação Central, um era da EFOM (que seguia pela Nsa Sra de Fátima) e outro da Central do Brasil.

Aliás, esse mapa tem varias outras curiosidades :)

Edit: aqui uma planta cadastral de 1920 com os dois leitos. fonte: Curral del Rey [ http://curraldelrei.blogspot.com/2010_10_01_archive.html ]

http://img31.imageshack.us/img31/4345/coloniacarlosprates1920.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/31/coloniacarlosprates1920.jpg/)

Edit: na planta de 1928/29 o Arrudas já tinha tido seu leito retificado, assim como o Corrego do Pastinho e os leitos ferroviários (o da EFOM já bate exatamente com a atual Nsa Sra de Fátima). Não sei se isso tudo é projeção para os próximos anos [me parece que a maior parte dessas retificações havia sido feita da década de 30 em diante, e não na de 20], mas já responde muita coisa.

http://img854.imageshack.us/img854/7089/excoloniacarlosprates19.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/854/excoloniacarlosprates19.jpg/)

Edit: por fim, outra imagem da Nsa Sra de Fátima, antiga Rua Mauá, de um ponto um pouco anterior [cruz. com R Peçanha]. É bem possível que esse lado 'remexido' seja mesmo o resto do leito do trem. Ao fundo, o bonde!

http://3.bp.blogspot.com/_Duc2LEGxo_A/TMTBfxKlQlI/AAAAAAAAAhQ/XTAl2t12vj8/s1600/Rua+Maua+%26+Pe%C3%A7anha.jpg

Coyotte
December 7th, 2011, 03:54 AM
^^
O cemitério do Bonfim era conhecido como Cemitério Municipal? Era o único da cidade nessa época? Um comentário: nessa época já pegavam pesado na fiação aérea! :bash:

lucaspetes
December 7th, 2011, 04:55 AM
^^
O cemitério do Bonfim era conhecido como Cemitério Municipal? Era o único da cidade nessa época? Um comentário: nessa época já pegavam pesado na fiação aérea! :bash:

Se era o unico nessa epoca eu não sei, mas era o único no projeto original da cidade. Se mantém desde então do mesmo tamanho, intacto.

Muitas avenidas da cidade tinham essa fiação no meio. Aí ainda tem a fiação dos bondes e essa outra fiação lateral que pode ter a ver com o leito ferroviário. Enfim, uma lástima ;]

Dourado
December 7th, 2011, 07:16 PM
Cara, tô me amarrando nesses mapas antigos. Dá pra tirar tanta coisa daí! Nesse último por exemplo, você vê que o lugar da favelinha do Carlos Prates já estava montado na década de 20 (ou talvez já até existisse...) e uma possível explicação sobre o por que da Platina ser reta no início e depois começar a fazer curvas: aparentemente o Prado foi urbanizado primeiro em grid e a rua foi provavelmente estendida como uma estrada pra ligar a algum outro bairro e depois as casas foram crescendo. Aí também dá pra ver a ligação da Bias Fortes (Cristóvão Colombo na época) até a Rua Patrocínio, onde hoje é uma pirambeira só (mas pelo menos há até algum tempo ainda tinha uma placa marcando Av. Bias Fortes na esquina). E quem diria que o DI era o hipódromo da cidade?

lucaspetes
December 7th, 2011, 07:46 PM
Cara, tô me amarrando nesses mapas antigos. Dá pra tirar tanta coisa daí! Nesse último por exemplo, você vê que o lugar da favelinha do Carlos Prates já estava montado na década de 20 (ou talvez já até existisse...) e uma possível explicação sobre o por que da Platina ser reta no início e depois começar a fazer curvas: aparentemente o Prado foi urbanizado primeiro em grid e a rua foi provavelmente estendida como uma estrada pra ligar a algum outro bairro e depois as casas foram crescendo. Aí também dá pra ver a ligação da Bias Fortes (Cristóvão Colombo na época) até a Rua Patrocínio, onde hoje é uma pirambeira só (mas pelo menos há até algum tempo ainda tinha uma placa marcando Av. Bias Fortes na esquina). E quem diria que o DI era o hipódromo da cidade?

No Curral del Rey é citado que as ruas como Pe Eustaquio [ex-Contagem], Platina, Itapetinga [paralela a Antonio Carlos] eram estradas municipais, que depois com o loteamento, demarcação, urbanização, etc se tornaram vias coletoras :) Há várias outras.

Quanto ao hipódromo, acho que nunca vi uma foto de lá antes de ser o DI. Ele já havia sido planejado naquele lugar e daquele tamanho também junto com a cidade (e por isso a Platina é reta até aquele ponto). Talvez nunca tenha tido esse fim, apesar de eu achar dificil, já que lá é sede tambem da Cavalaria e provavelmente tenham aproveitado alguma estrutura existente.

Tem um mapa dos anos 50 que mostra um 'Futuro Hipodromo da Pampulha' onde hoje é o bairro Planalto, com um laguinho no centro bem interessante. Sendo assim, o DI deve estar naquele local desde pelo menos a dec. 40.

Edit: Outra avenida que continua bizarra após cruzar o arrudas é a Bernardo Monteiro [mantendo o nome]. Por fim, tem uma outra rua bizarra: a Pitangui. Começa lá no Esplanada e termina perto da Igreja Batista da Lagoinha, atravessando Arrudas, passando pelo Independencia, Sagrada Familia, Concordia, etc.

Edit: Historia do Turfe em Belo Horizonte, incluindo os hipodromos do Prado Mineiro, Planalto e Serra Verde http://jockeyclubmg.vilabol.uol.com.br/historico.htm. Passou a ser DI em 1932.

Edit: Fotos!

http://mavalem.sites.uol.com.br/mg/PradoMineiro1.jpg
http://mavalem.sites.uol.com.br/mg/PradoMineiro.jpg

via http://mavalem.sites.uol.com.br/mg/BH6.htm

Landerson Egg
December 8th, 2011, 01:27 AM
A Estrada de Ferro Central do Brasil(EFCB) era eletrificada do Barreiro ao Matadouro(São Gabriel), e a RMV( Rede Mineira de Viação) era eletrificada de BH a Divinópolis, a EFCB tinha serviço de trens de suburbios com TUE( trem unidade elétrica) semelhantes aos trens do metrô-BH do Barreiro até matadouro e a RMV tinha trens de suburbios e locomotivas eletricas, fotos:
01-
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAD7SsTnel7K_d2-4rtcYANuiTQAe4B8PKDHOTvwlgUDNYWRmoVZyZ_EN-_YfHEos_L3cBIDFxZUehYzzvgxEla8Am1T1UMCRm1Y1qPMZy80xTZWS7zt5cpNl.jpg

02-
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAJ_bhyNtcjutDO7Ejqs2x3ZF4JTKNm9UKIGCTC5FSN_IEr7oMAlb4MmG-43KWDx28lie37lAb612kbMJbGw17uYAm1T1UPUKsp1LrCk9x7Pkoyo_R0hlGy8D.jpg

observador_bh
December 9th, 2011, 03:56 AM
Quanto ao hipódromo, acho que nunca vi uma foto de lá antes de ser o DI. Ele já havia sido planejado naquele lugar e daquele tamanho também junto com a cidade (e por isso a Platina é reta até aquele ponto). Talvez nunca tenha tido esse fim, apesar de eu achar dificil, já que lá é sede tambem da Cavalaria e provavelmente tenham aproveitado alguma estrutura existente.

Já li em um livro de história de BH que a primeira demonstração de uma avião na cidade foi no hipódromo do Prado, atual DI.

lgot
December 10th, 2011, 11:10 PM
Extraído de um vídeo promocional da PBH

http://dl.dropbox.com/u/9808857/arrudas.jpg

Link para o vídeo: http://youtu.be/2ysDCFOeTx4

Curioso é que parece que o metrô tá com 6 carros!

lgot
December 10th, 2011, 11:19 PM
outro vídeo interessante, mas sobre a trecho pronto
http://youtu.be/g5hIClBO2ds

M Vini
December 20th, 2011, 05:09 PM
Extraído de um vídeo promocional da PBH

http://dl.dropbox.com/u/9808857/arrudas.jpg

Link para o vídeo: http://youtu.be/2ysDCFOeTx4

Curioso é que parece que o metrô tá com 6 carros!

Muito medo desse elevado. :nuts:

UrbanIntervention
December 20th, 2011, 10:47 PM
Ainda sobre a questão ferroviária:

Foto da Av Nsa Sra de Fátima supostamente da déc. 50, encontrada lá no Curral del Rey [fonte APCBH], com os trilhos:

http://3.bp.blogspot.com/-SJuiBuhacjY/Thm2zDfvs7I/AAAAAAAAA_c/a6DOvoonfxg/s1600/3184.jpg

Só consegui encontrar UMA construção ainda de pé ou que não esteja totalmente descaracterizada: o sobrado 'salmão' com uma pickup branca em frente, que na foto aparece bem ao fundo, à direita

http://maps.google.com.br/maps?q=Avenida+Nossa+Senhora+de+F%C3%A1tima,+Belo+Horizonte+-+Minas+Gerais&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-19.914601,-43.952619&spn=0.004398,0.008256&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=69.800206,135.263672&vpsrc=0&hnear=Av.+Ns.+de+F%C3%A1tima+-+Belo+Horizonte+-+Minas+Gerais&t=h&layer=c&cbll=-19.914677,-43.952893&panoid=2I22fTGora8poglSHYsPgQ&cbp=12,262.91,,0,13.22&z=18

O que observei nesta foto é que o povo de Belo Horizonte é porco desde os anos 50, veja a sujeira e lixos... :ohno:

lucasrfs
December 20th, 2011, 11:03 PM
^^ Quando você fala "O povo de Belo Horizonte", está falando de 2,4 milhões de pessoas. Uma baita generalização, não acha?

lgot
December 20th, 2011, 11:46 PM
Acredito que nem coleta regular havia nesta região, mas cuidado com resíduos até hoje é deficitário em nossa sociedade.

Landerson Egg
December 21st, 2011, 12:58 AM
A lagoinha sempre foi podre, apesar de ter melhorado um pouco.

M Vini
December 21st, 2011, 11:07 PM
Não tem muito a ver com o tópico, mas alguém sabe quem é o dono daquele esqueleto de edifício perto do pontilhão do metrô, no Carlos Prates? Não consegui achar informações.
Será que com a conclusão do Boulevard no bairro e a valorização dos imóveis alguma construtora se interessará pela construção?

Landerson Egg
December 22nd, 2011, 12:19 AM
Será que fica parecido com esse de São Caetano/SP, é sobre linha férrea também::)
http://i.imgur.com/NKg3D.jpg

lgot
December 22nd, 2011, 02:38 AM
Não tem muito a ver com o tópico, mas alguém sabe quem é o dono daquele esqueleto de edifício perto do pontilhão do metrô, no Carlos Prates? Não consegui achar informações.
Será que com a conclusão do Boulevard no bairro e a valorização dos imóveis alguma construtora se interessará pela construção?

Ano passado deram uma mexida nele.

M Vini
December 22nd, 2011, 01:50 PM
Ano passado deram uma mexida nele.

Até lembro que deram uma mexida no prédio. Tem até um andaime abandonado. Mas pelo visto pararam. Continua aquele esqueleto feio fazendo conjunto com aquela coisa bizonha que é o pontilhão. :bash:

LBraga
December 22nd, 2011, 02:19 PM
Será que fica parecido com esse de São Caetano/SP, é sobre linha férrea também::)

Vai ficar bem parecido ... ou seja: feio. :lol:

M Vini
February 7th, 2012, 01:06 PM
Obra de viaduto deve piorar trânsito e preocupa comércio

Comerciantes dizem que prefeitura não dá explicação sobre as mudanças

As obras de fundação do novo viaduto na avenida Tereza Cristina serão iniciadas no fim deste mês e deve complicar ainda mais o tumultuado trânsito da região. Comerciantes demonstram preocupação com a possível perda de clientes, caso a prefeitura interdite a avenida para as obras. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que ainda não sabe quais serão as providências a serem tomadas quando as intervenções começarem. O órgão informou que a decisão só será divulgada dias antes do início das obras.

Rose Brito, proprietária de uma loja próxima do local onde o viaduto será construído, teme pelos procedimentos de interdição que serão adotados na hora da construção. "A prefeitura e nem a BHTrans não falam nada. Nenhuma satisfação. As vendas já diminuiram e, se fecharem a avenida, eu não sei o que vou fazer", disse.

Para Giovane dos Santos, gerente de uma loja de antiguidades, a preocupação é com o fluxo de veículos que vão passar em frente ao estabelecimento depois que as obras acabarem. "Aqui passam muitos carros e em todas as horas. Com o viaduto em cima, vai diminuir o número de carro e as vendas", afirmou.

Segundo a Secretaria de Obras de Belo Horizonte, o viaduto será construído antes da rua Paraguaçu, no bairro Prado, na região Oeste, até o cruzamento da rua Prados, sentido bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste. Ele faz parte do chamado Bulevar V, trecho de 2,98 km onde o ribeirão Arrudas está sendo coberto para a construção de novas faixas de trânsito na avenida Tereza Cristina.

De acordo com a prefeitura, as obras dessa terceira fase do Bulevar, que é realizada em parceira com o governo federal e custou cerca de R$145 milhões, se estenderão até janeiro de 2013. Além do viaduto, o projeto prevê a implantação de canteiro central elevado, passeios laterais mais largos, construção de ciclovia, recuperação e ampliação da drenagem pluvial e novas pistas de rolamento.

A secretária Ana Maria Cerqueira, 54, precisa de passar pela espera no trânsito da avenida todos os dias, por causa do itinerário do ônibus que a leva do bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana, para o centro da capital. "É angústia todos dias com o medo de chegar atrasada. Saio em um horário mais cedo que precisava para não correr o risco de chegar atrasada no serviço", conta.

Outras duas fases do bulevar já foram executadas. A primeira foi feita pelo governo de Minas e faz parte da Linha Verde. Ela tem 1,4 km e vai da rua Rio de Janeiro, no Centro, à Alameda Ezequiel Dias, na Região Hospitalar. A segunda fase, concluída pela prefeitura, tem 1,1 quilômetro, vai da Rua dos Carijós, no centro, à Avenida Barbacena, no Barro Preto. A partir desse ponto, começam em setembro as obras até a Via Expressa.

Dois projetos sob análise

Estão sendo estudados projetos para mais duas fases de obras do Bulevar Arrudas. Uma, atenderá a região Leste ligando o bulevar à alameda Ezequiel Dias até a rua Levi Coelho, no Bairro Santa Efigênia.

A outra, entre as ruas Rio de Janeiro e Tupinambás, no centro da Capital. A prefeitura, no entanto, ainda não tem previsão do início das obras.

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=195070,OTE

leomarques
February 7th, 2012, 02:18 PM
desde que inventaram essa de bulevard arrudas eu leio que vao extende-lo ate a levi coelho. Ate agora ja fizeram varios quilometros no sentido contrario e nada daquele trechinho depois do parque.

WYZ
February 7th, 2012, 05:37 PM
^^
Apesar da importância do boulevard até a Levi Coelho, por causa do Cetro de Especialidades, do Shopping, da Contorno, etc, a demanda naquela direção ainda é menor que para o lado oeste, acredito que por isso priorizaram para aquele lado.
Vai ficar bom demais depois que concluírem. Tomara que aqueles galpões saiam e dêem lugar a algo melhor.

M Vini
February 7th, 2012, 07:02 PM
^^
Apesar da importância do boulevard até a Levi Coelho, por causa do Cetro de Especialidades, do Shopping, da Contorno, etc, a demanda naquela direção ainda é menor que para o lado oeste, acredito que por isso priorizaram para aquele lado.
Vai ficar bom demais depois que concluírem. Tomara que aqueles galpões saiam e dêem lugar a algo melhor.

Um dos galpões da Tereza Cristina deu lugar a um templo evangélico. Espero que em breve outros galpões velhos e decadentes deem lugar a construções mais interessantes. E podiam fazer algo a respeito do esqueleto ao lado do pontilhão.

Porém, tenho muito medo desse viaduto, mas não creio que ele vá impactar tão negativamente no comércio.

M Vini
February 10th, 2012, 12:18 AM
Avenida Tereza Cristina ficará parcialmente interditada por dois meses para obras do Bulevar Arrudas

A avenida Tereza Cristina, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, ficará parcialmente interditada por aproximadamente dois meses para continuidade das obras do Bulevar Arrudas. Segundo a BHTrans, a interdição, em meia pista, ocorre a partir deste sábado (11), entre as ruas Prados e a Rua Espinosa, onde ocorrerá reparação da parede do canal do Rio Arrudas .

De acordo com o órgão, o local será sinalizado com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans e PMMG, e Guarda Municipal irão operar o tráfego na região.

Para a segurança de todos, a BHTrans orienta os motoristas que redobrem a atenção e respeitem a sinalização implantada e os agentes de trânsito durante a operação. Usuários de ônibus também devem ficar atentos as alterações no tráfego de transporte coletivo.

Informações sobre o trânsito e o transporte coletivo podem ser obtidas na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo 156, ou no Portal da BHTrans, www.bhtrans.pbh.gov.br.

INTERDIÇÕES (MEIA PISTA)

Sentido Bairro/ Centro:
- Avenida Tereza Cristina, entre Rua Santa Quitéria e Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Sentido Centro/Bairro:
- Avenida Tereza Cristina, entre Rua Prados e Rua Espinosa.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO E NO TRANSPORTE COLETIVO

Desvio em função do fechamento da Avenida Tereza Cristina, sentido Bairro/Centro:

- Veículos leves: ..., Avenida Tereza Cristina, Avenida Presidente Juscelino Kubistcheck, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Tereza Cristina, ...

- Ônibus e caminhões devem utilizar a faixa da direita que não será interditada.

Desvio em função do fechamento da Avenida Tereza Cristina, sentido Centro/Bairro

- Veículos leves: na Avenida Tereza Cristina, próximo à Rua Prados, os veículos devem transitar sobre a cobertura construída sobre o Rio Arrudas, no contra-fluxo da avenida. Antes da Rua Bonsucesso (cerca de 40 metros depois do início do desvio), os veículos deverão retornar à sua mão de direção na Avenida Tereza Cristina, sentido Contagem.

- Ônibus e caminhões devem utilizar a faixa de rolamento mais à direita da via que não estará interditada.

Os veículos com destino ao Bairro Padre Eustáquio ou à cidade de Contagem terão como alternativa o seguinte desvio: ..., Avenida Tereza Cristina, Rua Paraguaçu (à esquerda), Rua Ituiutaba (à direita), Rua Gimirim (à esquerda), Rua dos Pampas (à direita), Viaduto Santa Quitéria (à direita), ...

Segundo a BHTrans, serão implantados semáforos provisórios na interseção da Avenida Tereza Cristina com Rua Paraguaçu, sentido Bairro/Centro, para permitir a conversão à esquerda da Avenida Tereza Cristina para a Rua Paraguaçu.

Fonte:http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=143423