View Full Version : Rua na ZN do Rio literalmente envolvida pelas favelas
Leo10Rio January 22nd, 2008, 10:57 PM Vejam esta rua, chama-se Aureliano Portugal, e fica no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, ela é totalmente envolvida pelas favelas, deve ser super-desvolarizada, tenho pena dos moradores da rua.... :ohno:
http://i262.photobucket.com/albums/ii110/Leo10RJ/Ruacercadaporfavelas.jpg
Alguem conhece alguma outra rua no Brasil como essa?
Fernando_Brasil January 23rd, 2008, 06:55 AM O Rio Comprido sofreu um processo de acelerada degradação desde a construção do maldito elevado que rasga o bairro.E a favelização,para arrematar o triste cenário,o desvalorizou ainda mais.
JPBrazil January 23rd, 2008, 02:35 PM Eu dei uma passada no Rio no começo desse mês só pra conhecer um pouquinho.
Fiquei impressionado com a beleza, não só natural mas também arquitetônica, e a quantidade de favelas.
Não sei se foram os lugares que passei, mas fiquei com a impressão que o Rio tem muito mais areas cobertas por favelas do que areas "normais".
Pode ter sido só impressão, não posso afirmar pois não fiquei nem 5 horas na cidade.
Alguem poderia me dizer se a impressão que tive é a realidade?
Iwand January 23rd, 2008, 02:35 PM No Brasil com certeza existem várias assim....
Um exemplo bem próximo...o bairro onde moro aqui em SP, apesar da situação não estar tão crítica digamos...:)
http://i139.photobucket.com/albums/q297/Iwand_2007/1.jpg
Ruas internas do Morumbi, também em SP, casas de alto padrão são vizinhas da favela...
http://i139.photobucket.com/albums/q297/Iwand_2007/2.jpg
Ice Climber January 23rd, 2008, 03:15 PM Eu dei uma passada no Rio no começo desse mês só pra conhecer um pouquinho.
Fiquei impressionado com a beleza, não só natural mas também arquitetônica, e a quantidade de favelas.
Não sei se foram os lugares que passei, mas fiquei com a impressão que o Rio tem muito mais areas cobertas por favelas do que areas "normais".
Pode ter sido só impressão, não posso afirmar pois não fiquei nem 5 horas na cidade.
Pelo que a maioria dos cariocas me falam, pelo que já constatei em andanças pela Zona Norte, e pelo que os mapas da favelização do Rio mostram, grande parte das favelas ficam na entrada do Rio (Av. Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela), na Leopoldina.
A proporção de favelados do Rio gira entre 16 e 20% (sim, uma proporção altíssima, mas não maioria).
Cariocas, me corrijam se eu tiver errado. :)
lvmagic January 23rd, 2008, 03:40 PM em belo horizonte está acontecendo o contrário...
os bairros... não diria nobres, mas classe média/alta que cercam uma das favelas
http://img117.imageshack.us/img117/2016/morrodopapagaiode0.jpg
Ao norte o Santo Antônio , a leste Cidade Jardim, a sudoeste o Santa Lúcia/São Bento e a nordeste/leste o Sion/Carmo.
Mas eu moro no Santo Antônio e nunca tive problemas com nada... aqui é muito tranquilo e muito bom de morar =P acredito que nos outros bairros acima também seja...
Leo10Rio January 23rd, 2008, 05:36 PM Eu dei uma passada no Rio no começo desse mês só pra conhecer um pouquinho.
Acho q é a realidade sim, mas talvez AINDA tenha mais encostas normais do que favelizadas..só pelo fato de ter encosta q não acaba mais... :bash:
Se o Rio continuar com um prefeito doido e arrogante desses, q contribui com a favelização..a situação pode ficar pior!
Vittariano January 23rd, 2008, 06:05 PM Bah, a favelização tomando conta do Brasil....
Jonathas de Oliveira January 23rd, 2008, 06:21 PM edit
Rcrd January 23rd, 2008, 06:41 PM Incrivel como parecem colonias de organismos vivos (e sao... Eheheheh)... Um todo bem definido, o outro...
http://i262.photobucket.com/albums/ii110/Leo10RJ/Ruacercadaporfavelas.jpg
netraider January 23rd, 2008, 08:34 PM Bah, a favelização tomando conta do Brasil....
A mentalidade, logo, as leis brasileiras, protegem e promovem totalmente as invasões faveladas.
E ninguém é louco de querer mudar isso, dificilmete isso mudará, pois o brasileiro é conformista com isso em absoluto. De certa perspectiva, os brasileiros consideram invasões faveladas algo necessário e para o bem dos invasores; não há controle, limite ou mobilização.
Astronauta January 23rd, 2008, 08:42 PM Lembro de uma reportagem que mostrava os moradores de um edifício se reuniram para destruir os barracos de madeira e papelão de uma ocupação em um lote vago bem em frente ao prédio. Acredito que conseguiram expulsar os invasores.
Leonardo López January 23rd, 2008, 09:59 PM tem pra onde correr não :lol:
um dia a favela te pega
meu bairro mesmo é o Itaigara (classe media alta) e o que separa o bairro da favela é a Av ACM
vira e mexe os pivetes entram nas garagens pra roubar som...
na parte de cima a favela e na parte de baixo meu bairro
http://img120.imageshack.us/img120/344/avacmia1.jpg (http://imageshack.us)
som942 January 23rd, 2008, 11:20 PM ^^ mora bem heim =P
som942 January 23rd, 2008, 11:21 PM em belo horizonte é ao contrário...
os bairros... não diria nobres, mas classe média/alta que cercam uma das favelas
nao exagera vai...
isso é relativamente comum ... tanto favelas cercadas por bairros nobres como bairros cercados por favelas... em bh deve ter tb =P
Raul Neto January 23rd, 2008, 11:51 PM Sem dúvida, não há grande cidade no Brasil que deixe de sofrer com esta realidade e ausência do poder público temeroso por perder seus votos. Sorte das cidades mais planas, pois nestas pelo menos não se vê estas cicatrizes na paisagem tão na cara...
lvmagic January 24th, 2008, 01:02 AM nao exagera vai...
isso é relativamente comum ... tanto favelas cercadas por bairros nobres como bairros cercados por favelas... em bh deve ter tb =P
isso foi só o exemplo do morro do papagaio =P não queria generalizar, podem ter entendido mal =X, tipo eu falei que "temos um caso que é o contrário:" tendeu? =P
neosoux January 24th, 2008, 01:47 AM em belo horizonte é ao contrário...
os bairros... não diria nobres, mas classe média/alta que cercam uma das favelas (...)
BH não é o contrário não... SP E Rio tb tem favelas cercadas por bairros de classe média e alta...
neosoux January 24th, 2008, 01:50 AM isso foi só o exemplo do morro do papagaio =P não queria generalizar, podem ter entendido mal =X, tipo eu falei que "temos um caso que é o contrário:" tendeu? =P
Na verdade o jeito que vc disse "BH é o contrário", realmente ficou parecendo o que estava escrito, ou seja, que BH era o contrario e não que era apenas um caso da cidade. Portanto não é culpa das pessoas que leram, hehe. Mas agora que vc explicou melhor, está tudo certo.. entendido.
neosoux January 24th, 2008, 02:05 AM Eu dei uma passada no Rio no começo desse mês só pra conhecer um pouquinho.
Claro que não é realidade, nem poderia ser... Favelizacao da cidade: Mais de 50%??? hehe, nem tanto.
Mas a impressão que se tem na entrada da cidade de fato é impressionante... Eu, quando fui a primeira vez pro Rio, fiquei assustado com a situacao da entrada da cidade. Eu estava com uma russa, e eu falei que o porcentual da populacao que vivia em favelas era de 16%. Mas estávamos falando em ingles, ai ela perguntou, calmamente, como se fizesse mais sentido pra ela, "60%?". Porque em ingles sixten(16) é parecido com sixty(60). Daí eu falei "não, é sixten (16)", e ela reagiu com uma certa disconfiança, "só?". É interessante porque representa bem a impressão que as pessoas tem da cidade. E se voce olhar no google, vai se dar conta que essa impressao se dá pelo fato de haver favelas junto as vias expressas e no fundo, nos morros. Dessa maneira, as pessoas conluem que o que está entre esses dois extremos sáo favelas. Agora, para um estrangeira, é normal achar que seja possível um percentual tão grande, sobretudo diante do que ela ve. Mas para um brasileiro, tenho que dizer que é um tanto falta de nocao achar que tal número possa ser verdadeiro...
Pelo que a maioria dos cariocas me falam, pelo que já constatei em andanças pela Zona Norte, e pelo que os mapas da favelização do Rio mostram, grande parte das favelas ficam na entrada do Rio (Av. Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela), na Leopoldina.
A proporção de favelados do Rio gira entre 16 e 20% (sim, uma proporção altíssima, mas não maioria).
Cariocas, me corrijam se eu tiver errado. :)
Certíssimo... Pelo menos os percentuais que eu já vi sáo esses mesmos. Os mais otimistas: 16% e os mais pessimistas são de 20%...
Acho q é a realidade sim, mas talvez AINDA tenha mais encostas normais do que favelizadas..só pelo fato de ter encosta q não acaba mais... :bash:
Se o Rio continuar com um prefeito doido e arrogante desses, q contribui com a favelização..a situação pode ficar pior!
Mas pelo que eu entendi ele não estava se referindo a encostas somente, mas ao total da área da cidade...
As cerca de 750 favelas do Rio, abrigam cerca de 17% da população do município e ocupam por volta de 3% da área total do município.
Não, ninguém ouviu errado, as favelas ocupam cerca de 3% da área total do Rio...
O fato é que a maior parte das favelas está nos "portões de entrada da cidade" e ao longo de algumas de suas principais vias.
Outro dado interessante e que cerca de 35% da área total do município é constituída por áreas de proteção ambiental.
Dados interessantes... Só por curiosidade, são da onde? E pelo que eu saiba o número de favelas está desatualizado, pois já tinha visto esse número de 700 e pouco, mas vi uns mais atuais que diziam já ter passado de 800...
lvmagic January 24th, 2008, 02:50 AM poisé, tipo assim >.< começando a ler ta como se fosse q em bh so tem esse tipo
mas no final da uma ambiguidade, vou editar...
Fernando_Brasil January 24th, 2008, 04:32 AM As cerca de 750 favelas do Rio, abrigam cerca de 17% da população do município e ocupam por volta de 3% da área total do município.
Não, ninguém ouviu errado, as favelas ocupam cerca de 3% da área total do Rio...
O fato é que a maior parte das favelas está nos "portões de entrada da cidade" e ao longo de algumas de suas principais vias.
Outro dado interessante e que cerca de 35% da área total do município é constituída por áreas de proteção ambiental.
Cacete,17% da população em 3% da área!
Isso que é densidade insalubre.E tem gente que é contra a remoção de favelas. :ohno:
rsol2000 January 24th, 2008, 05:03 AM Ninguem fiscaliza nada!
Gutovsky January 24th, 2008, 06:54 AM O problema do Rio é que as favelas ficam nas encostas, então para onde vc olha, elas aparecem com muita evidência; também há muitas favelas próximas ao centro, devido à invasão das reservas ambientais. Em outros lugares, as favelas são planas e não dá para notar, a não ser mais de "perto", e elas ficam em áreas muito mais periféricas. Em SP é assim, normalmente, as favelas são longe.
Não sabia que BH tinha muitas favelas... Nunca vi uma foto que aparecesse uma favela!
A de Salvador parece um bairro pobre, não exatamente uma "favela", tem até ruazinhas.
Também já vi uma favela de Curitiba; as casas eram distantes umas das outras, com porteiras e quintais com horta. Achei a favela mais desenvolvida!
JPBrazil January 24th, 2008, 03:31 PM Deu até vontade de abrir um thread para as pessoas demarcarem as favelas pelo GE e postarem para fazermos comparações
neosoux January 24th, 2008, 07:33 PM O problema do Rio é que as favelas ficam nas encostas, então para onde vc olha, elas aparecem com muita evidência; também há muitas favelas próximas ao centro, devido à invasão das reservas ambientais. Em outros lugares, as favelas são planas e não dá para notar, a não ser mais de "perto", e elas ficam em áreas muito mais periféricas. Em SP é assim, normalmente, as favelas são longe.
Não sabia que BH tinha muitas favelas... Nunca vi uma foto que aparecesse uma favela!
A de Salvador parece um bairro pobre, não exatamente uma "favela", tem até ruazinhas.
Também já vi uma favela de Curitiba; as casas eram distantes umas das outras, com porteiras e quintais com horta. Achei a favela mais desenvolvida!
Claro que BH tem muitas favelas, é uma metropole brasileira
Em Curitiba e Salvador também tem favelas horrendas como em qualquer outra grande cidade brasileira...
:)
Pedro Paulo Carreira January 24th, 2008, 07:42 PM Em Curitiba há favelas e ainda há o problema do saneamento básico. Parte das cidade não tem rede de esgoto. É lamentável o processo de favelização das grandes cidades brasileiras. O Rio de Janeiro, essa belíssima cidade, cartão postal do Brasil não merecia isso. Há topografia da cidade não ajuda. Em cidades paulistas do interior as favelas localizam-se nas baixadas, quase não são visíveis, mas no Rio estão nos morros (exceção na zona norte). Tomara que um dia essa realidade seja revertida.
RJ-Travel January 24th, 2008, 07:43 PM Aqui um exemplo de favelas no RJ :
As favelas da Rocinha e Vidigal...lugar de grande desigualdade, até por que fica no meio dos bairros da mais alta sociedade do Rio de Janeiro : São Conrado e Leblon, alem da Gávea, o maior IDH do Rio :
http://img244.imageshack.us/img244/8176/favelasedesigualdadecy9.jpg
Ah! e quanto a zona norte, a cada dia que passa infelizmente aparece um barraco novo. Favelas como o Complexo da Maré por exemplo...
muckie February 4th, 2008, 11:14 PM Eu dei uma passada no Rio no começo desse mês só pra conhecer um pouquinho.
eh obvio do que eh impressao
1. o complexo da mare fica na entrada da cidade... assim, a pessoa acaha que a zona norte eh tudo aquilo
mas nao.. atras da mare e daqueles morros favelados que se avista da linha vermelha, esta a verdadeira zona norte, com muitos predios, casas e classe media
2. as favelas ocuparam os morros mais altos, devido o desinteresse das construtoras... sendo que a macha urbana estava consolidadada desde os anos 60 da zona norte a zona sul... entao as favelas ficam mais evidentes... pq ficam mais altas...
eh soh vc compreender um pouco da relacao vertical x horizontal
infelizmente o impacto vertical chama muito mais atencao do que o plano horizontal.. mesmo que o horizontal ocupe muito mais area
entendeu?
muckie February 4th, 2008, 11:28 PM Alem do mais
olha como o Rio eh curioso!
lado bom e lado ruim!
A regiao da mare fica num aterro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
que nem aterro do flamengo... uma enorme area, pois, o mar quase encostava na avenida Brasil (Google Earth)
nao iriam fazer um Flamengo 2.. se nao, seria 1 mundo hehe
mas aterraram tudo para complementar a indutrializacao... sendo que na decada de 50, o Rio era quase tao industrializado qu SP....
mas como a velha historia batida, capital vai, Estado anexado pauperrimo vem, populismo favelizador explode, e economia cai.... dai oops;;;; das palafitas da mare, pra o complexo sinistro que eh hj em dia
PAGAMOS MUITO CARO PARA ATERRAR, E HOJE EM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!
O RIO TEM A ENTRADA MAIS FEIA DO MUNDO!!!!!
mas como nao se vive apenas de aparencia... a cidade maravilhosa se auto testa com essa entrada bizarra, pois em seu interior, a cidade eh linda
CICATRIZES DE BOAS VINDAS... MAIS DO QUE APARENTES!!!!
http://img138.imageshack.us/img138/2773/riofavelasoh4.png (http://imageshack.us)
Uhr Ban February 4th, 2008, 11:54 PM ^^
..o Rio é só favela !!!...a classe média da ZN possuem péssima infra-estrutura urbana, não tem nada de bonito lá...
..todos os bairros, todas as regiões tem pelo menos uma favelinha mais proxima de vc, salvo alguns como a Urca..(que ainda sim, é perto de Botafogo);
..mas claro que até mesmo os piores bairros tem lugares bons, porem , são poucos.
muckie February 5th, 2008, 12:51 AM ^^
..o Rio é só favela !!!...a classe média da ZN possuem péssima infra-estrutura urbana, não tem nada de bonito lá...
..todos os bairros, todas as regiões tem pelo menos uma favelinha mais proxima de vc, salvo alguns como a Urca..(que ainda sim, é perto de Botafogo);
..mas claro que até mesmo os piores bairros tem lugares bons, porem , são poucos.
sabemos que vc nao conhece a cidade tao bem... e se leva pela aparencia
a cidade eh muito mais do que a entrada dela... e dos macico favelados... eh soh conhecer
mas tudo bem... o melhor e o pior do brasil, o melhor do rio deve irritar gente como vc
enfim... 3% do municipio eh favela, 17 % da poplacao e favela..
a sitio fisico da cidade, onde varios morros acima da cota 100 eh circundado pela cidade fez essa aproximacao das favelas com bairros
outras cidades, quase planas, nao teve o mesmo destino
entao pensa em todos questoes envolvidas antes de dar um comentario ignorante desses
Vinicius February 5th, 2008, 05:19 AM Gustavomozzao, o seu último post foi deletado. Pare com essas provocações gratuitas.
E uma observação: o Uhr Ban é um forista do Rio.
WallyP February 5th, 2008, 10:55 AM As vezes nem todos que se dizem da cidade realmente são. Se dizem da cidade pra se sentirem no direito de falar mal dela. Não estou dizendo que é o caso, ok? E muito menos estou dizendo que acontece particularmente com o Rio. Deve acontecer à rodo por aí, principalmente com cidades que estão sempre dentro de polêmicas como Rio, São Paulo, BH, e muitas do nordeste.
Abraços.
ricardoabranches February 5th, 2008, 09:35 PM A diferença básica entre as favelas no Rio e em outras grandes capitais está na sua localização. O Rio tem favelas em pontos estratégicos , o que acaba dando uma imprensão de que a cidade está tomada pela favelas. São muitas sim , mas não como alguns imaginam.
Estive em São Paulo essa semana e fiquei preucupado com o crescimento das favelas nas Marginais , principalmente na Tietê , nos trechos entre o estádio da Portuguesa e a Ceagesp. São Paulo teve ,anos atrás , políticas de combate a favelização da cidade . O que mudou |
Belcity February 5th, 2008, 10:22 PM a foto sumiu
neosoux February 6th, 2008, 01:49 AM ^^
Que credibilidade uma pessoa tem depois de escrever que o Rio é apenas favela e que não há nada bonito na zona norte? Sobretudo diante de tudo o que foi falado e de dados como 3% e 16-20%?
Recomendo ignorar...
Uhr Ban February 6th, 2008, 05:22 AM ...adimiro o amor que todos, assim como eu, sentem pelo Rio!!!...tudo bem, fui extremista ao dizer que "só existem favelas no Rio!!!"
..todos sabem que não, nenhuma cidade é só favela, foi apenas modo de dizer, achei que compreenderiam!!!...mas afirmar que só existem favelas apenas na entrada da cidade é propaganda enganosa!...todos sabem que existem favelas imensas na zona sul, varios morros na zona Norte e extensas favelas horizontais na zona Oeste e Baixada!!!...é só olhar no GE!!!
...em nenhum momento falei números, não quero discutir algo que não acredito, acredito nos meus olhos!!!
...havia deixado meu location indefinido pra não alimentar bairrismo, mas...
...por favor, morei anos no Méier!!!...é um bairro legal, poético (descolado, underground, suburbio, tamo na área!!!) com certa classe média alta, alguns belos exemplares de arq. ecletica (caindo aos pedaços), porém recomendo um passeio na Av. Dias da Cruz e praticar alguns itinerários nos bairros da zona Norte.
Verifiquem o microclima insuportável, a grande quantidade de lixo nas ruas, predios residenciais totalmente irregulares, o paisagismo (adimiro a tentativa do projeto "rio-cidade", que no meier ficou bom por um tempo, mas aquelas palmeiras ridiculas não conseguem crescer no meio de tanto concreto).
...Hoje moro em Santa Teresa-RJ, amo tanto esse lugar que não tenho vontade de sair daqui,
mas posso afirmar que abro a janela de meu quarto e vejo 3 morros imensos: a Coroa, Falet e Mineira. Ao fundo, toda a zona norte, é lindo de longe!!!
...bem como Copacabana, porem, um bairro sujo e altamente degradado com os maiores ídices de assaltos da cidade.
...é triste, mas as grandes cidades de terceiro mundo são assim!!!...sei que é muito chato desmentir as pessoas, mas esse forvm tem informações muito boas, aliás, gostei dessa discussão!!! ....qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades, trato, de certa forma, exigente.
...o thread é sobre isso mesmo!!!...não estou reclamando a toa, eu elogiei o projeto no complexo do alemão no outro thread e apenas fiz uma correção ...pra quem não acridita em mim, quem sabe acredite no Google Maps:
http://i269.photobucket.com/albums/jj57/lissares/Favelas.jpg
Joaos February 6th, 2008, 03:13 PM ...adimiro o amor que todos, assim como eu, sentem pelo Rio!!!...tudo bem, fui extremista ao dizer que "só existem favelas no Rio!!!"
..todos sabem que não, nenhuma cidade é só favela, foi apenas modo de dizer, achei que compreenderiam!!!...mas afirmar que só existem favelas apenas na entrada da cidade é propaganda enganosa!...todos sabem que existem favelas imensas na zona sul, varios morros na zona Norte e extensas favelas horizontais na zona Oeste e Baixada!!!...é só olhar no GE!!!
...em nenhum momento falei números, não quero discutir algo que não acredito, acredito nos meus olhos!!!
...por favor, morei anos no Méier!!!...é um bairro legal, poético (descolado, underground, suburbio, tamo na área!!!) com certa classe média alta, alguns belos exemplares de arq. ecletica (caindo aos pedaços), porém recomendo um passeio na Av. Dias da Cruz e praticar alguns itinerários nos bairros da zona Norte.
Verifiquem o microclima insuportável, a grande quantidade de lixo nas ruas, predios residenciais totalmente irregulares, o paisagismo (adimiro a tentativa do projeto "rio-cidade", que no meier ficou bom por um tempo, mas aquelas palmeiras ridiculas não conseguem crescer no meio de tanto concreto).
...Hoje moro em Santa Teresa-RJ, amo tanto esse lugar que não tenho vontade de sair daqui,
mas posso afirmar que abro a janela de meu quarto e vejo 3 morros imensos: a Coroa, Falet e Mineira. Ao fundo, toda a zona norte, é lindo de longe!!!
...bem como Copacabana, porem, um bairro sujo e altamente degradado com os maiores ídices de assaltos da cidade.
...é triste, mas as grandes cidades de terceiro mundo são assim!!!...sei que é muito chato desmentir as pessoas, mas esse forvm tem informações muito boas, aliás, gostei dessa discussão!!! ....qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades, trato, de certa forma, exigente.
...o thread é sobre isso mesmo!!!...não estou reclamando a toa, eu elogiei o projeto no complexo do alemão no outro thread e apenas fiz uma correção ...pra quem não acridita em mim, quem sabe acredite no Google Maps:
Mas o exemplo do GoogleMaps força a barra de maneira escandalosa. Certamente quem fez esse mapa do GoogleMaps odeia mortal e radicalmente o Rio de Janeiro, pois substituiu o nome de praticamente todos os bairros (97% do território do município não são favelas) por nomes de favelas (3% do território do município), favelas que estão dentro do território dos bairros (ou seja, trocou 100% por 3%). Resultado: o GoogleMaps é totalmente inútil para quem quer se informar sobre onde estão localizados quase todos os bairros do Rio.
Por exemplo, o bairro inteiro do Engenho de Dentro, no Google Maps, não é chamado de Engenho de Dentro, mas chamado de Favela Teixeira Bastos, enquanto que essa "favela" na realidade é um minúsculo terreno numa esquina com algumas casas mais pobres (mais ou menos dez). Olha o absurso: um bairro de quatro milhões de metros quadrados passa a ser denominado por uma "favela" de mil e sessentos metros quadrados. O cara que fez o mapa realmente deve ser totalmente remordido de ódio pelo Rio de Janeiro.
Ice Climber February 6th, 2008, 06:22 PM ...adimiro o amor que todos, assim como eu, sentem pelo Rio!!!...tudo bem, fui extremista ao dizer que "só existem favelas no Rio!!!"
Eu entendo o que você diz, e acho que o pessoal pegou pesado contigo.
E olha, eu pelo menos não afirmei que SÓ existem favelas na entrada do Rio. É evidente que elas estão presentes em outras partes da cidade. Mas o que realmente foi dito, é que a Zona Norte do Rio não é apenas favelas, como o autor do tópico pensou. E essa impressão é comum, já que os maiores complexos da cidade se localizam na Leopoldina, ou próximo a ela (justamente, a entrada da cidade).
E, o exemplo do Google Maps não foi dos melhores. Aliás, é RIDICULO o que o Google fez com o mapa do Rio de Janeiro. Bairros gigantescos desaparecem, e no lugar há o nome de uma favela que, invariavelmente, ocupam um pedaço de quadra. Olha, por exemplo, a região do Jardim Oceânico, na Barra. Você olha e vê "Favela R. São Tillon". Mais pra cima, em Itanhangá há a "Favela Terreno do Itanhangá". Mas, qual é realmente o tamanho dessas favelas em relação ao bairro em que elas estão localizadas?
E isso acontece em outras partes da cidade também. Bangu, Vila Valqueire, Engenho Novo, Senador Camará...
E, pra encerrar, eu não acho nem um pouco correto dizer "é triste, mas as grandes cidades de terceiro mundo são assim!!!...". Primeiro que o que nós chamamos de "Terceiro Mundo" é tão heterogêneo quanto a Zona Norte do Rio.
E segundo, se ficar nesse conformismo de que o Rio é a segunda maior cidade de um enorme país emergente e, por isso, seus problemas não tem como ser sanados (afinal, é Terceiro Mundo né?), com certeza, o Rio vai se transformar num mega favelão. Principalmente na cabeça dos mais desavisados...
ricardoabranches February 6th, 2008, 07:46 PM Alguém aqui tem mais notícias do projeto que quase vingou no fim dos anos 50 , que era transformar o morro do Cantagalo , na divisa dos bairros de Ipanema e Copacabana , num hotel cinco estrelas ? Seria o que hoje chamam de Spa-Resort urbano. Seria coisa única , com vista total para as orlas de toda a zona sul e Lagoa Rodrigo de Freitas. No início do morro , seria construído um condomínio de casas de alto luxo e o acesso para o hotel seria independente , com saídas para Copacabana , Lagoa e Ipanema.
O projeto foi totalmente apoiado por Carlos Lacerda , o maior político que o Rio já teve. Mas infelizmente não foi para frente. A favela , muito pequena na época , seria removida para uma área próxima de onde hoje se situa a rodoviária.
Uma pena que esse projeto não foi adiante. Todos sairiam ganhando , até os moradores da favela , que iriam para um conjunto habitacional , construído sob fiscalização do Crea , com acesso a serviços básicos e mais condições de vida.
A cidade seria dotada de um Resort único no mundo. Um verdadeiro Spa urbano , com todas as caracteristicas de fazenda de interior , só que com a cidade a seus pés , além de uma vista de tirar o fôlego.
As mansões que seriam construídas , num condomínio tipo o Jardim Pernambuco , o condominio de casas dos bacanas no Leblon , seriam pagadoras de altos IPTUS , além é claro de toda a geração de empregos e impostos que o hotel iria trazer.
Enfim , uma pena !
jp_city February 6th, 2008, 07:56 PM Fico triste pelo fato de o Rio ter sido consumido por favelas, espero que os políticos façam algo, por essa cidade linda e maravilhosa, que passa por um de seu piores momentos:ohno:.
GLeal_SSA February 7th, 2008, 11:48 PM ^^ mora bem heim =P
Viuxe... saiu a foto da minha rua também.. heheh...
muckie February 8th, 2008, 04:40 AM Alguém aqui tem mais notícias do projeto que quase vingou no fim dos anos 50 , que era transformar o morro do Cantagalo , na divisa dos bairros de Ipanema e Copacabana , num hotel cinco estrelas ? Seria o que hoje chamam de Spa-Resort urbano. Seria coisa única , com vista total para as orlas de toda a zona sul e Lagoa Rodrigo de Freitas. No início do morro , seria construído um condomínio de casas de alto luxo e o acesso para o hotel seria independente , com saídas para Copacabana , Lagoa e Ipanema.
O projeto foi totalmente apoiado por Carlos Lacerda , o maior político que o Rio já teve. Mas infelizmente não foi para frente. A favela , muito pequena na época , seria removida para uma área próxima de onde hoje se situa a rodoviária.
Uma pena que esse projeto não foi adiante. Todos sairiam ganhando , até os moradores da favela , que iriam para um conjunto habitacional , construído sob fiscalização do Crea , com acesso a serviços básicos e mais condições de vida.
A cidade seria dotada de um Resort único no mundo. Um verdadeiro Spa urbano , com todas as caracteristicas de fazenda de interior , só que com a cidade a seus pés , além de uma vista de tirar o fôlego.
As mansões que seriam construídas , num condomínio tipo o Jardim Pernambuco , o condominio de casas dos bacanas no Leblon , seriam pagadoras de altos IPTUS , além é claro de toda a geração de empregos e impostos que o hotel iria trazer.
Enfim , uma pena !
HOje em dia funciona um centro de assistencia social.. a vista eh incrivel
a propria Rocinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! comecou a ter seu projeto de loteamendo residencial iniciado
seria o melhor bairro do RIo, assim como era o Alto da Gavea, o Horto, o Alto Botafogo...
mas claro que a obra foi embargada... E como no RIo, a politica passou a ser populista sinistra... embarfaram casas ricas... mas obvio que a questao eleitoreira nao ia retirar os barracos ali instalado...
a favela com mais nordestinos do mundo atualmente reina sobre a paisagem carioca
muckie February 8th, 2008, 04:46 AM ...adimiro o amor que todos, assim como eu, sentem pelo Rio!!!...tudo bem, fui extremista ao dizer que "só existem favelas no Rio!!!"
a questao nao era dizer que soh ha favelas na entrada do RIo
MAS SIM COMBATER A IDEIA DE QUEM EH DE FORA QUE FORA DA ZONA SUL EH SOH FAVELA - POIS, AS MAIORES FAVELAS ESTAO NA ENRTADA DA CIDADE, E EM ESCARPAS ALTAS... PREVALCENDO NA PAISAGEM
as pessoas que passam pela Linha Vermelha, nao imaginam que exista classe media, muito menos classe media alta atras das escarpas da Misericordia...
A impressao eh essa, soh favela... mas reparem no Google Map... as favelas tao longe de ser a maioria...
Gente... que mapa louco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o cara nao botou os nomes dos bairros
apenas os das favelas
hauhauhauhauhauhauhauhauha
e o carioca que acreditar nesse mapa deve ser muito ignorante mesmo
e o gringo, putz.... coitados...
sabemos que o Rio tem muita favela... mas rebaixar forçadamente sua cidade nao vai contribuir para a sua melhora... vai afastar ainda mais economia
jp_city February 8th, 2008, 06:32 AM Eu não sou do Rio mas fui dar uma olhada no GE hibrido e é verdade esse mapa ta muito estranho. Lógico que não conheço muita coisa da ZN do Rio, mas razoalvelmente bem a ZS, mas esta claro que o mapa do google maps apresenta erros incríveis e foi feito por quem não devia conhecer muito bem a região.
Patrick-RJ February 8th, 2008, 06:51 AM :lol:
Por esse bairro eu moro no Morro da Saudade, pois Copacabana não existe! Quem mora em Botafogo na verdade mora na Favela Dona Marta... caramba, não existem mais bairros no Rio! :lol:
WallyP February 8th, 2008, 06:54 AM Atualmente eu moro no "morro do capim"...hjahahahah...daqui á 1 mes estarei morando no "morro da saudade"...hahaha
até o que não é favela e é somente morro, parece q virou favela...tudo é morro.
Vini2 February 8th, 2008, 07:26 AM Pelo menos o Leme se salvou
muckie February 9th, 2008, 02:31 AM vamos escrever um mail pro Google
ja tenho a resposta
deve ter sido o diretorio brasileiro que fez tal mapa
seriam mais crueis (ou burros) do que os San Jose - EUA
Joaos February 9th, 2008, 04:56 AM Para reclamar para o Google Maps essa distorção absurda:
http://maps.google.com.br/support/bin/request.py
Já fiz a reclamação.
muckie February 10th, 2008, 06:01 AM brigado, quer ler o que escrevi?
"Bom dia, ao analisar o mapa da cidade do Rio de Janeiro pelo Google Earth, fiquei surpreendido com a falta de informacao que o cartografo possuia. Apesar de apenas colocar meia duzia de bairros turisticos, algo pior me chamou a atencao: quase apenas as cidades estavam sinalizadas, como nas Zonas Norte e Oeste. Achei um despreparo da secretaria do Google, pois, da a impressao primaria e infantil que o Rio nao passa desass comunidades, ignorando seus multiplos bairros de classe media da Zona Norte, algun importantissimos e muito populosos. Nao sei se foi a desinformacao do pessoal de San Jose, ou da subsecretaria em Sao Paulo que cometeu essa pesquisa preguiçosa. Muito obrigado pela sua atenção, por favor tente fazer uma correção. Basta analisar qquer mapa da cidade do Rio. Digo isso porque voces sao responsaveis pelo maior veiculo de comunicacao da atualidade. E ao transmitir de maneira erronea nossa realidade, a empresa acaba perdendo credibilidade. Estamos inclusive pensando em mandar tal equivoco aos principais veiculos de informacao pelo pais. No entanto, vamos esperar, pois, sabemos que o trablaho de mudar o mapa é duradouro. "
muckie February 10th, 2008, 06:05 AM cometi 2 erros :( chamei de Google Earth e chamei favelas de cidades
Uhr Ban February 10th, 2008, 10:58 PM ...que viajem!!!...quer dizer que aquelas favelas não existem?!?!? o nome das localidades e bairros estão lá tambem, mas tem que dar um zoom!!!
...o mapa que postei só tinha objetivo de apontar outras favelas que não estão à margem da av. Brasil e Linha Vermelha. Não dá pra aparecer o nome de todas as localidades nem mesmo todas as favelas!!!...não cabe!!!
...quanto ao grau de importancia eu não sei, mas se for população parece justo!!!...por que tem que aparecer somente bairros de classe média?!?!
Uhr Ban February 10th, 2008, 11:05 PM ..eu devia ter postado esse mapa, foi mal:
http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/arquivos/1378_favelas%20-%202004.JPG
Leo10Rio February 10th, 2008, 11:05 PM Esse mapa 1o mapa, não o de cima, é uma igonância, colocam o nome da favelas pequenas e esquecem de botar o nome dos bairros, onde mora mto mais gente q nas favelas. Conspiração isso :ohno:
Ice Climber February 10th, 2008, 11:08 PM ...que viajem!!!...quer dizer que aquelas favelas não existem?!?!? o nome das localidades e bairros estão lá tambem, mas tem que dar um zoom!!!
...o mapa que postei só tinha objetivo de apontar outras favelas que não estão à margem da av. Brasil e Linha Vermelha. Não dá pra aparecer o nome de todas as localidades nem mesmo todas as favelas!!!...não cabe!!!
...quanto ao grau de importancia eu não sei, mas se for população parece justo!!!...por que tem que aparecer somente bairros de classe média?!?!
Ninguém tá falando que essas favelas não existem. O que está sendo debatido é se essas favelas, muitas vezes minúsculas, são mais importantes que os bairros onde elas se localizam (que na maioria das vezes é maior que a favela em questão!).
Você diz que tem que dar um Zoom, e esse é o problema! Teria que ser ao contrário. O Nome do bairro, maior e mais importante afastado, e quando se aproximasse, o nome da favela!
Vinicius February 10th, 2008, 11:12 PM ^^
Exato.
Ice Climber February 10th, 2008, 11:13 PM ..eu devia ter postado esse mapa, foi mal:
Mas, olhando esse mapa, é de se disconfiar realmente se as favelas ocupam apenas 3% da área do município...
neosoux February 11th, 2008, 04:14 AM Ninguém tá falando que essas favelas não existem. O que está sendo debatido é se essas favelas, muitas vezes minúsculas, são mais importantes que os bairros onde elas se localizam (que na maioria das vezes é maior que a favela em questão!).
Você diz que tem que dar um Zoom, e esse é o problema! Teria que ser ao contrário. O Nome do bairro, maior e mais importante afastado, e quando se aproximasse, o nome da favela!
Exato [2]
Carambolas, o Uhr ta viajando num nível... Parece até que está gozando...
Primeiro falou que a cidade era só favela. Por mais que tenha sido uma força de espressão, ela foi muito inadequada. Mas td bem...
Depois disse que o pessoal tava dizendo que só havia favela na entrada da cidade, quando a discussão na verdade era sobre a impressão que as pessoas tem na entrada da cidade e a grande concentração que há nessa região. Ninguem disse que só há favelas nessa região (?!?!), pois teria que ser bastante alienado.
E não satisfeito, disse que o pessoal estava viajando ao apontar o absurdo de o google substituir o nome de bairros muito mais populosos por de favelas bem menores, sugerindo que o pessoal estivesse falando que aquelas favelas não existem...
Que que isso????
E tem muito mais sentido mostrar o nome de bairros maiores e mais populosos do que a substituicao destes por nome de favelas menores QUANDO SE ESTÁ AFASTADO (menos zoom) E É IMPOSSíVEL colocar todos os nomes na tela . (???)
neosoux February 11th, 2008, 04:20 AM Agora, muito interessante o mapa que ele postou! Valew cara!
E de fato dá pra desconfiar desse percentual de 3%!
Joaos February 11th, 2008, 05:14 AM Ninguém tá falando que essas favelas não existem. O que está sendo debatido é se essas favelas, muitas vezes minúsculas, são mais importantes que os bairros onde elas se localizam (que na maioria das vezes é maior que a favela em questão!).
É isso mesmo!
Além disso, as favelas estão dentros dos bairros, pertencem ao território dos bairros e não o contrário! Bairros dentro de favelas não existem (exceto talvez a Rocinha e o Complexo do Alemão que, de tão grandes, poderiam ser considerados bairros). Colocar as favelas separadas e destacadas com relação aos bairros, além disso, só reforça a exclusão e discriminação dessa parte da população etiquetando-a com o infeliz rótulo-estereótipo "favela", que nunca corresponde à realidade que é muito mais heterogênea.
Vinicius February 11th, 2008, 05:19 AM Esse percentual de 3% de áreas ocupadas por favelas em relação a cidade está errado. Eu tenho um estudo da prefeitura - de 2004 - sobre as favelas cariocas e nele, se eu não me engano, consta o percentual de 9% de áreas ocupadas por favelas. Amanhã, quando eu chegar no Rio, eu confirmo esse dado.
Vinicius February 11th, 2008, 05:26 AM Aliás, esses estudos da Prefeitura do Rio são bem interessantes. Esse mapa, por exemplo, é de grande ajuda para identificarmos a posição e extensão das favelas aqui do Rio.
portoimagem-II February 11th, 2008, 02:22 PM Gosto de citar esse exemplo possível: Lagoa Rodrigo de Freitas, anos 60.
Vejam o outro tipo de iniciativa para os problemas das favelas vendo a história da ex favela da Catacumba:
http://img131.imageshack.us/img131/3821/384719343be86a744biz3ld6.jpg
foto do site Carioca da Gema
http://img137.imageshack.us/img137/9356/trescasoscatacumba04pe1.jpg
http://img154.imageshack.us/img154/8306/55xt7.jpg
e HOJE
http://img132.imageshack.us/img132/4562/dsc00512ii9.jpg
Ok, tá certo que é inviável remover todas as favelas do Rio.
Mas então que se faça como já disseram aqui nesse thread: que se removam só as favelas verticais, que estão em áreas de risco, nos morros, como Pavão, Pavãozinho, Cantagalo, Vidigal, Dona Marta...
E que se urbanize as favelas planas, horizontais, como as do Complexo da Maré, Complexo do Alemão, etc.
Outra questão: no caso do Cantagalo, favela em um local de risco, em um morro que era todo verde... será que essas melhorias do governo (elevador da favela ao metrô, algumas pracinhas e outras pequenas melhorias, do PAC do Lula) não trazem a mensagem implícita do governo de incentivo à ocupação ilegal ???
Claro que sim.
Ice Climber February 11th, 2008, 11:17 PM Esse percentual de 3% de áreas ocupadas por favelas em relação a cidade está errado. Eu tenho um estudo da prefeitura - de 2004 - sobre as favelas cariocas e nele, se eu não me engano, consta o percentual de 9% de áreas ocupadas por favelas. Amanhã, quando eu chegar no Rio, eu confirmo esse dado.
Ah, 9% já me parece mais aceitável.
E, porto imagem, realmente a favela da Catacumba é um excelente exemplo. Mas queria saber, não sei se você sabe me informar, para onde a população favelada foi realocada. Afinal, o que também não acho justo fazer, é a transferencia do problema, apenas pela higienização de uma zona nobre...
E, andei vendo essas favelas pelo Google Earth, e, a uma consideravel parte das favelas é pequena, e ocupa alguns poucos quarteirões. Será que é tão dificil remover essas favelas desse local? Criar algum loteamento na Zona Oeste, pra não dizer algum Conjunto Habitacional? Um belo exemplo é aquela no Recreio dos Bandeirantes (a qual acompanha uma tal de "Lagoinha") que ocupa duas ou três quadras!
Já concordo com a maioria: Quando a favela é vertical, é melhor remove-la completamente.
Já nos grandes complexos (horizontais e verticais), como Maré, Alemão, Rocinha, Jacarezinho, talvez o melhor seja mesmo urbanizar...
Bruhno BSB February 12th, 2008, 07:30 PM Quase 20% da população é favelada??
Isso é só no município do Rio??
E a RM então?? Como anda??
Ice Climber February 13th, 2008, 03:19 AM Quase 20% da população é favelada??
Isso é só no município do Rio??
E a RM então?? Como anda??
Reza a lenda que a população da Região Metropolitana no quesito "favela" é bem menor que a da cidade do Rio.
O que acontece muito é que na Baixada Fluminense e São Gonçalo, há muitos bairros pobres, empoeirados e com casas "in natura", mas que possuem ruas abertas e habitações legalizadas.
Sendo assim, não são caracterizadas favelas...
Mas dai entra uma questão. O que é favela mesmo? Tem gente que insisti em dizer que para ser favela, não precisa necessariamente ter apenas 51 barracos, aglomerados de forma aleatória, sem escritura e sem arruamento...
Gutovsky February 13th, 2008, 03:34 AM Pelo que eu notei, na verdade as cidades da RMRJ crescem pelo meio da ocupação; as prefeituras apenas legalizam as áreas invadidas. De fato, não são favelas, mas bairros pobres, de ocupação recente.
Aliás, alguns municípios parecem preocupados em ordenar o território; Maricá aproveitou uma fazenda em Itaipuaçu e fez uma urbanização enorme, que já está até sofrendo com especulação imobiliária. Um primo meu comprou uma casa lá, onde mora, há menos de um ano, e o valor já subiu 20%.
A grande questão da urbanização deveria ser o risco que os habitantes passam, não apenas de deslizamentos, mas também sanitários, sociais e a precariedade da construção.
WallyP February 13th, 2008, 05:02 AM A maioria dos bairros na baixada são feios, as vezes horríveis, e tal, mas com iluminação, saneamento, asfalto, os moradores geralmente tem tv, computador, playstation 2(hahahah), etc...A baixada fluminense tem uma classe média muito forte, prova disso é a entrada das grandes construtoras na região.
Raul Neto February 14th, 2008, 01:37 PM Há uma tendência nacional a associar favela ao Rio de Janeiro como se fossem maiores os percentuais em relação às demais capitais do sudeste e do sul. E, este preconceito assimilado é muito alimentado pela televisão e por editoras como a Abril (arrrghhh...). O que ocorre no Rio é que a natureza, aqui destacada pelas cadeias de montanhas que circundam a cidade e que fazem dela uma cidade única, contribuem também para a visibilidade destas comunidades, uma vez que estas se convertem em cenográficas. Tanto que não se vê quase foto daquelas comunidades a nível do solo. Ressalte-se que, apesar da aparência desagradável destas comunidades, ressaltada pelo contraste impactante de bairros elegantes com elas, as casas são similares as de bairros modestos interiormente e a grande maioria destas moradas dispõe de todos os eletrodomésticos de residências de classe média, até mesmo ar condicionado e computadores, bem como são habitadas por trabalhadores, algumas vezes até bastante qualificados. Isso é fato e pode ser comprovado. A média de escolaridade nestas comunidades não é distinta da média que se observa em bairros periféricos como os descritos pelo WallyP. Como experiência pessoal, há uns três minha empresa mantinha uma parceria num projeto social na Maré, uma das grandes comunidades do Rio e eu monitorava resultados do projeto. Confesso, não sem um certo constrangimento por tanta ignorância, que me surpreendi com vários, repito, vários mestres e doutores da UFRJ, uma das mais prestigiadas universidades brasileiras, que nasceram, viveram e ainda estão profundamente relacionados com estes locais, tanto que conduziam o projeto embora a maioria não morasse mais na comunidade. Nas oficinas do projeto que estes gerenciavam formaram-se, com altíssimo nivel, centenas de profissionais na área gráfica, muitos rapidamente abosorvidos pelo mercado. Por mais que a mídia atue de forma negativa, vejo como necessário um exercício no sentido de deixar de ver a favela como um lugar de marginais e passar a vê-la como um lugar de trabalhadores, de pessoas que podem surpreender muito, mas que por sua implantação, aliada ao abandono do poder público, que acontece em todo o país nas mesmas condições, acaba sendo utilizada como base por estes delinquentes para grande aflição desta gente.
RJ-Travel February 14th, 2008, 07:06 PM Aqui pessoal :
Um mapa com todas as favelas do municipio do Rio e suas localizações :
Vou postar o link por que a imagem é muito grande :
neosoux February 15th, 2008, 03:31 AM Mucho legal esse mapa... Onde será que encontramos similares de outras capitais? Seria o máximo.
WallyP February 15th, 2008, 03:34 AM Realmente esse mapa não deve ter deixado escapar naaaada, nem um barraquinho...muito interessante. Onde eu moro não tem favela perto...=) suspeitei desde o principio.
Leo10Rio February 15th, 2008, 08:00 PM Realmente esse mapa não deve ter deixado escapar naaaada, nem um barraquinho...muito interessante. Onde eu moro não tem favela perto...=) suspeitei desde o principio.
Wally.. se mora aonde? na barra?
Joaos February 15th, 2008, 08:57 PM Mucho legal esse mapa... Onde será que encontramos similares de outras capitais? Seria o máximo.
São Paulo:
http://img201.imageshack.us/img201/6535/favelassopaulojpegzu2.jpg
A versão gigante original está em:
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/guia/mapas/0001/JPG.gif
Vinicius February 15th, 2008, 09:02 PM ^^
Esse mapa confirma a idéia de que as favelas paulistanas estão realmente afastadas da região central, concentradas na periferia da capital.
J. Carlos February 16th, 2008, 02:54 AM Aproveitando o tópico, fiquei indignado q existe uma mini-favela na urca, atras do Instituto Beijamin Constant, da pra ver ela do aterro, mandei uma reclamação para ouvidoria da prefeitura, faz uns meses e não me responderam.
neosoux February 16th, 2008, 05:04 AM ^^
Essa é uma favela que deveria ser removida, ou então contida! pois ela esta em crescimento e fica numa área muito importante.
neosoux February 16th, 2008, 05:06 AM A versão gigante original está em:
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/guia/mapas/0001/JPG.gif
Obrigado Joaos!
Muito legal!
neosoux February 16th, 2008, 05:07 AM ^^
O link num ta abrindo aqui pra mim... :(
neosoux February 16th, 2008, 05:12 AM É realmente impressionante como não há favelas no centro expandido da cidade (marginais, bandeirantes e alguma avenida da zona lesste).
Muito bom pra SP!
Uhr Ban February 16th, 2008, 10:41 AM ^^
...esse mapa seria apenas favelas consolidadas??...lembro-me de ver pequenas favelas localizadas proximas ao Cebolão e ponte Anhanguera, mas eram barracos bem improvisados!!...não eram tão evoluídas como as do Rio (alvenaria).
Fernando_Brasil February 16th, 2008, 12:13 PM Reza a lenda que a população da Região Metropolitana no quesito "favela" é bem menor que a da cidade do Rio.
O que acontece muito é que na Baixada Fluminense e São Gonçalo, há muitos bairros pobres, empoeirados e com casas "in natura", mas que possuem ruas abertas e habitações legalizadas.
Sendo assim, não são caracterizadas favelas...
Mas dai entra uma questão. O que é favela mesmo? Tem gente que insisti em dizer que para ser favela, não precisa necessariamente ter apenas 51 barracos, aglomerados de forma aleatória, sem escritura e sem arruamento...
Exatamente.A Baixada Fluminense é composta,predominantemente,por bairros enormes,empoeiros,feios e no meio do mato.
J. Carlos February 16th, 2008, 07:02 PM ^^
Essa é uma favela que deveria ser removida, ou então contida! pois ela esta em crescimento e fica numa área muito importante.
Mas pelo visto nosso prefeito não esta nem ai...
Joaos February 16th, 2008, 09:12 PM ^^
O link num ta abrindo aqui pra mim... :(
O link certo é esse
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/guia/mapas/0001/07_zeis_16_10_02.jpeg
RRC February 17th, 2008, 07:06 AM ^^
...esse mapa seria apenas favelas consolidadas??...lembro-me de ver pequenas favelas localizadas proximas ao Cebolão e ponte Anhanguera, mas eram barracos bem improvisados!!...não eram tão evoluídas como as do Rio (alvenaria).
De fato existem sim alguma pequenas favelas ao longo da Marginal Tietê, e realmente elas seguem esse estilo precário de improvisação, na versão grande do mapa é possível avista-as, na menor elas quase não aparecem.
Quanto a essa favela do acesso à Anhaguera felizmente ela foi recentemente retirada, devido às obras de ampliação das alças daquela rodovia.
neosoux February 18th, 2008, 12:53 AM ^^
No Rio, como em qualquer outra grande cidade brasileira, também há favelas que não são de alvenaria... Geralmente são favelas mais novas. NA Dutra, na altura da baixada fluminense, também tinha uma, assustadora, mas não vejo mais ela por ali...
Fernando_Brasil February 18th, 2008, 02:27 AM ^^Essas de papelão geralmente são retiradas.Eu lembro-me de uma cheia de barraquinhos de madeira que se formou do lado da Linha Vermelha,em frente à Maré.Os próprios moradores da Maré pediram para que se retirasse aquela ocupação mais do que irregular.
Uhr Ban February 18th, 2008, 07:30 AM ^^
..agora estão construindo de alvenaria!!...nessa área havia um centro de reciclagem, tanto que o cara que fez a casa flutuante retirou as garrafas pets dali.
|
|