View Full Version : Ministro da Cultura apóia projeto de tornar carimbó patrimônio cultural

dricobel
January 23rd, 2008, 01:25 PM
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, aceitou na tarde desta terça-feira (22) o convite da governadora Ana Júlia Carepa para visitar o Pará e participar do lançamento de uma agenda de eventos relacionados à cultura. Durante a audiência, o ministro manifestou seu apoio ao projeto de tornar o carimbó patrimônio cultural do País. A data será marcada futuramente, depois de conciliar as agendas de Gil e da governadora, mas já está previamente acertado que a viagem do ministro ao Pará ocorrerá entre o fim de fevereiro e março. Durante a visita, Gilberto Gil deverá assinar a adesão do Pará ao programa "Mais Cultura", uma parceria entre os governos federal e estadual; e lançar o edital de novos 60 pontos de cultura em todo o Estado. Atualmente, o Pará tem apenas 15 pontos de cultura e o governo do Estado pretende unir o programa Bolsa Trabalho com o Pontos de Cultura, a fim de capacitar jovens na área de promoção e disseminação das manifestações culturais. No total, a União e o governo paraense vão disponibilizar R$ 10,8 milhões para os 60 pontos culturais. Segundo o secretário de Cultura do Pará, Edilson Moura, os pontos culturais vão funcionar em espaços tradicionais de cultura que já existem nos municípios paraenses. Cada projeto selecionado deverá receber aproximadamente R$ 180 mil, divididos em três parcelas.

Fonte: Diário do Pará

flaino
January 23rd, 2008, 01:29 PM
E rapa em cascavel tinha uma faculdade de musica que estudava carimbó...

Tem uma cidade chamada rancho alegre proximo de londrina aqui... meu amigo disse q dançou quando era criança na escola dele.

dricobel
January 23rd, 2008, 01:33 PM
^^

um local agradável para dançar o carimbó é no barco da vale verde que sai da estação das docas e faz um passeio pela orla de belém. é muito divertido :)

flaino
January 23rd, 2008, 01:35 PM
Eu já dançei essa parada... mas hoje... só tomando umas para entrar na dança... hehehehe

dricobel
January 23rd, 2008, 01:44 PM
as vezes quanto estou com vergonha tenho que tomas umas paradas também :lol:

flaino
January 23rd, 2008, 02:02 PM
^^^^^^^^
ta perdendo as raizes rapa!!! eu ainda tenho a desculpa de ser capixaba :P hhihhiihi

dricobel
January 23rd, 2008, 02:07 PM
^^

é que sou tímido :D

Manauense
January 23rd, 2008, 03:16 PM
um local agradável para dançar o carimbó é no barco da vale verde que sai da estação das docas e faz um passeio pela orla de belém. é muito divertido :)

Já fiz um tour pela orla de Belém a bordo de um dos barcos da Vale Verde. Foi um experiência maravilhosa, pois pude ter uma pequena noção de como é navegar pelos rios que banham a capital do Pará! Só estranhei o fato de não ter visto nenhuma outra operadora de turismo em Belém (além da Vale Verde) que faz esse tipo de passeio, pois em Manaus há algumas dezenas de agências de turismo (grandes e pequenas) que realizam passeios pelos Rios Negro, Solimões, Amazonas e também pelos lagos, furos e igarapés próximos à capital amazonense.
As áreas de floresta próximas a Belém ainda são pouco exploradas pelas empresas de turismo. Acho que só a Vale Verde faz esse tipo de passeio, pois procurei outras empresas em Belém (para comparar preços) e não encontrei. De qualquer forma, foi um ótimo passeio!

dricobel
January 23rd, 2008, 03:20 PM
^^

acho que só a vale verde mesmo. esse tipo de turismo ainda é pouco explorado por aqui!!! a maioria prefere os inúmeros pontos turisticos da cidade :)........ tanto é que, muitas empresas estão investindo nesse ramo......... o passeio pelo rio fica meio que de lado! :ohno:

Daniela_Artur
January 23rd, 2008, 09:35 PM
Que legal Drico_bel boa notícia para o Pará, aconteceu o mesmo com o boi bumbá do Amazonas ano passado, virou patrimonio cultural nacional :banana::banana::banana:.

dricobel
January 23rd, 2008, 09:47 PM
^^

acho que tudo que é relacionado boa cultura deveria se tornar patrimônio cultural. :)

Jorge Luís
January 23rd, 2008, 11:36 PM
A primeira vez que eu andei de barco na Valeverde, ná na Estação das Docas..eu vomitei uns 10 minutos depois :nuts::nuts:

não riam de mim, por favor... :cry:

flaino
January 24th, 2008, 01:31 PM
^^^^^^

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parece que nunca andou de barco rapa!