View Full Version : Secretário quer Cruzeiro no Mineirão

Rcrd
January 26th, 2008, 05:13 PM
"Gustavo Corrêa comenta que tentará mudar os planos dos dirigentes celestes de construir um estádio próprio

O sonho do estádio do Cruzeiro pode não sair do papel, se depender do secretário de secretário de esportes e juventude de Minas Gerais, Gustavo Corrêa. Embora o clube celeste tenha um projeto em mãos e parceiros internacionais dispostos a financiar a construção de uma arena moderna, o político quer que o clube celeste desista do projeto para investir na administração do Mineirão, em regime de co-gestão com o Atlético.

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a assessoria de comunicação do Cruzeiro destacou que o plano cruzeirense de construir a arena existe há mais de um ano e que o clube não vai abortar essa idéia.

Já o político explica que o Cruzeiro está incluído nos planos de administração do Mineirão, que deverá ser regido numa espécie de "consórcio de gestão". "A idéia ainda é fazer uma parceria entre Atlético, Cruzeiro, governo estadual e empresas da iniciativa privada. Os clubes vão poder arrecadar mais dessa forma, se aproveitando do complexo comercial que será instalado no entorno do Mineirinho. Além disso, um terá participação no jogo do outro."

O secretário de esportes disse a O TEMPO que ele vai lutar para que a diretoria celeste mude de idéia, logo depois de a cúpula do Cruzeiro ter se reunido com investidores estrangeiros. Os empresários portugueses do grupo TBZ vieram à capital mineira para discutir aspectos financeiros e jurídicos do projeto do estádio celeste, numa visita considerada de rotina pelo presidente Alvimar de Oliveira Costa.

2014

O secretário aponta alguns aspectos que dificultam a construção do estádio da Raposa e que podem contribuir para que o Cruzeiro faça parte da administração do Mineirão, após a reforma do estádio para a Copa de 2014. "É complicado colocar em prática um projeto como o do Cruzeiro, pois o clube precisará de uma área muito grande para fazer a construção, ainda mais numa região centralizada. Fica mais difícil ainda alavancar a construção de um condomínio habitacional como está no projeto".

O representante do governo ainda descarta a hipótese de estádio celeste sediar jogos da Copa do Mund, em 2014. "Chegaram a cogitar a possibilidade de realizar jogos da Copa no estádio (cruzeirense), mas apenas um estádio por Estado poderá receber os jogos, no caso, o Mineirão", afirmou.

Corrêa comenta também que a diretoria do Cruzeiro já entrou em entendimentos com o governo para participar do projeto Mineirão. "Verbalmente já assumiram um compromisso conosco."

Segundo ele, o Atlético chegou a apresentar uma proposta para construção do seu estádio próprio no ano passado, mas desistiu do plano para participar da gestão do Mineirão. Corrêa aproveita para anuncia que o Estado vai publicar nos próximos dias o edital de contratação de uma empresa para fazer um estudo da viabilidade econômica do Mineirão. As obras no estádio devem acontecer a partir de dezembro, ao final do Campeonato Brasileiro.
Publicado em: 25/01/2008"

:sly:

Inconfidente
January 26th, 2008, 06:14 PM
Ótimo, bagunça em Nova Lima não!

banzo
January 26th, 2008, 06:25 PM
Pessimo,eu quero o novo estadio pro time,significara mais uma importante fonte de renda pro clube.
Nao gosto de dividir estadio com o rival.

Inconfidente
January 27th, 2008, 01:30 AM
^^ Não precisa, basta construir no Barro Preto ou qualquer lugar ao norte do centro. :lol:

Na zona sul não! :D

Bruno BHZ
January 27th, 2008, 03:13 AM
Isso ai, acho legal isso da cidade ter so um estadio, e os times todos compartilharem o mesmo "templo". Acho que nao tem nada a ver existir um estadio do Cruzeiro e um do Atletico, isso eh desperdicio de dinheiro.

dfbm
January 27th, 2008, 06:43 AM
Eu gosto da arquitetura externa do Mineirão, com aquelas colunas. É um estilo bem característico de BH (lembrei agora da rodoviária e do aeroporto de Confins).

O problema é que ele está em estado lastimável, e com o interior defasado em relação ao que atualmente se espera de conforto, visão do campo, distância, essas coisas.

O que eu gostaria que o Cruzeiro fizesse vai depender muito de como vai ser essa reforma. Se for bem feita o Mineirão pode ser um ótimo estádio.

Apesar de obviamente não ter a modernidade dos projetos recentes, não diria que ele é feio nem datado/criticável por sua arquitetura externa (que é tombada).

E olha que eu já cheguei a defender a demolição dele, ahahhahahahah :nuts:

Fabius_
January 28th, 2008, 01:00 PM
Ah, na minha humilde opinião, se o Cruzeiro tem dinheiro, condições e espaço para fazer um estádio novo e moderno, deve fazê-lo já. Ficará ótimo, e não acho certo que o secretário se envolva numa questão interna do Cruzeiro. O Atlético topou permanecer no Mineirão, o estádio continuará a ser usado.

É melhor que cada clube tenha o seu próprio estádio. Isso aumenta a ligação dos torcedores com o time, que passa a ter um ambiente próprio. E ficar dividindo estádio gera muitos problemas de ordem prática...

Lucianors
January 28th, 2008, 01:21 PM
Belo Horizonte não pode se acomodar com um só estádio, tem que pensar grande, será ótimo se a cidade tiver o Mineirão revitalizado para a Copa 2014 e a nova arena do Cruzeiro, que provavelmente será mais arrojada e ao estilo do que se constrói hoje no mundo.

banzo
January 28th, 2008, 04:08 PM
Ah, na minha humilde opinião, se o Cruzeiro tem dinheiro, condições e espaço para fazer um estádio novo e moderno, deve fazê-lo já. Ficará ótimo, e não acho certo que o secretário se envolva numa questão interna do Cruzeiro. O Atlético topou permanecer no Mineirão, o estádio continuará a ser usado.

É melhor que cada clube tenha o seu próprio estádio. Isso aumenta a ligação dos torcedores com o time, que passa a ter um ambiente próprio. E ficar dividindo estádio gera muitos problemas de ordem prática...

:applause:

lvmagic
January 28th, 2008, 08:34 PM
afferson, só acho que não deve ser na ZS...
acho que devia ter um estímulo por parte da prefeitura pra atrair investimentos TODOS pra zona norte, sei la, algo assim, ta tudo sendo na zn mesmo, pra que vem o cruzeiro com essa mania ultrapassasda de fazer na zona sul...

banzo
January 29th, 2008, 12:11 PM
Pode ter certeza que firam realizados estudos sobre publico,quantidade de consumidores e tal.Se nao nao seria projetado na ZS.Outra coisa,sera todo um complexo,se sair e nao um estadio so.

ricardoabranches
February 15th, 2008, 04:57 AM
Aqui no Rio existe um projeto semelhante , envolvendo Flamengo , Fluminense e CBF , na gestão do Maracanã. Modelo igual aos vistos na Europa , com destaque para o futebol italiano.

A primeira consequência do novo triunvirato na gestão do Maracnã será a troca de fornecedor de material esportivo do Fluminense. Hoje sendo vestido pela Adidas e recebendo pouco mais de R$ 5 milhões / líquidos por ano , o tricolor carioca passará a usar os materiais da Nike , que já detém o Flamengo e a CBF.

Segundo uma reportagem no jornal O GLOBO , a Nike estaria negociando uma mega-loja dentro do estádio , além de fazer do Rio de Janeiro , mais precisamente do Maracanã , o seu novo quartel-general para o comando as ações na América do Sul. Para tudo isso , a multinacional americana estaria disposta a pagar R$ 70 milhões / ano ( fora material esportivo ) para as três entidades que administrarão o estádio. Em troca , a dupla Fla-Flu e a CBF dariam , além da mega-loja , um espaço para a empresa insatalar a sede da empresa , três camarotes ( um master para cinquenta pessoas ) e mais dois para 25 lugares cada e espaços para publicidade estática no gramado. A divisão seria feita da seguinte forma : CBF 45% ( R$ 31.5 milhões em cash / ano ) , Flamengo 30% ( R$ 21 milhões cash / ano ) e Fluminense 25% ( R$ 17.5 milhões / ano ).

A Brahma também já solicitou uma área de cerca de mil metros quadrados para instalar o seu bar temático. Por R$ 15 milhões / ano , a cervejaria quer três camarotes de 25 lugares , placas e o espaço físico. A divisão , nesse caso , seria em três partes iguais ( R$ 5 milhões para cada um / ano ).

Outros espaços estão sendo negociados. A maior academia de ginática do Rio , rede A ! Body Tech , também já solicitou um espaço no centro comercial do estádio ( valores ainda não conhecidos ). Tudo isso mostra que não há necessidade de se construir um novo estádio em Belo Horizonte. Basta fazer uma parceria e administrar bem o complexo , que o dinheiro ira vir

Inconfidente
February 15th, 2008, 04:59 AM
Um novo estádio seria ótimo, mas na Zona Sul não! Coloca em algum ponto da Cristiano Machado aproveitando a Linha Verde. :)

Dourado
February 15th, 2008, 01:48 PM
^^ Olha o efeito NIMBY ai, hein? :)

Vítor Dias
February 18th, 2008, 05:34 AM
Não procurei, mas já deve ter rodado aqui um projeto popular do Estádio do Galo, que seria bancado pela torcida, ainda em fase de estudos de demanda - www.estadiodogalo.com.br

Se Atlético e Cruzeiro construírem seus estádios, podem trazer o Mineirão abaixo que não fará falta. Sobrar pro América é que ele não vai...

O Estado está tentando a todo custo empurrar o deficitário Mineirão adiante, sem saber o que fazer com ele, só obtendo os frutos de taxas de jogos e shows no lugar. O Mineirinho periga ter caminho ainda pior, só melhorará se voltar a ter infraestrutura para eventos (e uma acústica decente, o que inexiste nele e no Chevrolet Hall) após a reforma que poderá ser feita nele a reboque da reforma do Mineirão para a Copa 2014.

Detalhe: a administração do gigantesco e mal-aproveitado estacionamento já está nas mãos de Galo e Cruzeiro.

Inconfidente
February 21st, 2008, 05:20 AM
^^ Olha o efeito NIMBY ai, hein? :)

:lol:

Que raios é isso?

Dourado
February 21st, 2008, 03:41 PM
Huahuhauha.
NIMBY = Not in My Back Yard (Não no meu quintal)

É aquela coisa de que todo mundo quer uma melhoria, desde que não atrapalhe sua vida.
Tipo: quero que o ônibus passe não na minha rua, mas na de baixo. Uma indústria é bom, já que vai trazer empregos, mas por favor não construa do lado da minha casa. Um novo aeroporto? Ótimo, mas do outro lado da cidade.

O contrário é o YIMBY (Yes in my back yard).

:D