View Full Version : Hidrelétricas iniciam novo ciclo econômico em Rondônia

BR 364
January 28th, 2008, 05:12 PM
Hidrelétricas iniciarão novo ciclo econômico em Rondônia, apostam empresários

Luana Lourenço
Enviada especial

Porto Velho (Rondônia) - Depois da estrada de ferro, da borracha e do garimpo, Rondônia deverá viver um novo ciclo econômico – o maior – na avaliação de moradores, empresários e autoridades da capital, Porto Velho. A expectativa de crescimento acelerado da economia tem um motivo: a construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira, previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Somente os custos da obra chegarão a R$ 20 bilhões, o que representa quase o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Nos próximos dez anos, a cidade deverá viver o maior fluxo migratório desde sua criação oficial, em 1914. A atual população, de cerca de 380 mil moradores – dados do Censo 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – deverá ser aumentada em mais cem mil, número de pessoas que deverão ser atraídas pelas mudanças econômicas estimuladas pela construção das hidrelétricas. No auge da construção, apenas as obras empregarão cerca de 15 mil pessoas.

A usina de Santo Antonio, primeira a ser construída, teve a licitação aprovada em dezembro e ao longo deste ano deverá obter a licença ambiental de instalação. A previsão é de que a construção comece até o início do próximo ano. O canteiro de obras ficará a menos de dez quilômetros do centro de Porto Velho, e a cidade já começou a perceber as mudanças que virão com o complexo hidrelétrico.

Em 2007, o crescimento da economia na capital chegou a 14,9%. “As vendas no Natal cresceram 10,5% em relação a 2006. A média brasileira ficou em 6,5%”, compara o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio) de Rondônia, Francisco Linhares.

“É o melhor momento da história do estado, nosso único temor é a especulação que vem com a expectativa”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rondônia, Manoel Chagas Neto. Dados da entidade apontam crescimento de até 150% nos preços de imóveis e aluguéis nos últimos dez meses. O metro quadrado de um apartamento custa, em média, R$ 2 mil.

A especulação imobiliária alavancou a construção civil na cidade: 39 edifícios estão em construção e deverão injetar 2 mil novas unidades residenciais no mercado. No entanto, para Chagas Neto, a tendência é de que um “choque de realidade” volte a baixar os preços dos imóveis passada a euforia da construção do complexo hidrelétrico. “A especulação na área de imóveis e de terrenos está acima da realidade. Há expectativa, mas não há certeza. O mercado não vai suportar”, acredita.

Além do crescimento imobiliário, as usinas também estão atraindo empresas de grande porte. Segundo Linhares, da Fecomércio, o grupo Votorantim, a rede de supermercados Carrefour e a multinacional fabricante de turbinas Alstom vão se instalar em Porto Velho nos próximos meses. Duas obras na cidade já chamam a atenção pelo tamanho e pelo ritmo acelerado: dois shoppings centers – os primeiros da capital – estão sendo construídos simultaneamente.

“Tanto o setor de serviços como as indústrias já existentes estão se preparando para isso [crescimento]. Quem não se programar, não fizer planejamento, será absorvido pelos grandes empreendimentos, que chegam com força total”, avalia Linhares.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/21/materia.2008-01-21.8927399697/view

dricobel
January 28th, 2008, 05:19 PM
Uma otima notícia para PVO e para o estado de RO, que essas obras venham alavancar ainda mais a economia do estado!!! Muito bom saber que nossa região está em desenvolvimento................. :banana:

EricoWilliams
January 29th, 2008, 12:11 AM
No natal li uma revista especializada em negócios(esqueci qual era :D) e que trazia com mais detalhes os investimentos que seriam feitos na cidade, que por sinal nao são poucos!

Alexandre Lima
January 29th, 2008, 01:17 AM
Muito bom!!!
Tomara que os governantes enxerguem de vez a importância do Norte e terminem logao a BR-319!!!

fialho
January 29th, 2008, 05:08 AM
Vamos ser vizinhos de uma nova Dubai, praticamente. :D

Muito interessante a notícia. É o tipo de expectativa que chega também aos estados vizinhos, especialmente o Acre, já que o crescimento da economia de Rondônia também deve refletir por aqui.

Fico imaginando como fica o planejamento de uma cidade que deve receber 100 mil pessoas em tão pouco tempo, as preocupações decorrentes disso e os investimentos, especialmente em infra-estrutura, que serão necessários. Mas certamente o Plano Diretor já foi elaborado observando este "boom" econômico e populacional previsto.

BR 364
January 29th, 2008, 07:17 PM
^^ O plano diretor de Porto Velho é de 1999, quando ainda não havia muita certeza acerca da construção das usinas, então acredito que ele até prevê esse crescimento populacional, mas não num espaço de tempo tão curto. Mas pelo menos agora Porto Velho vai crescer recebendo recursos pra se preparar pra esse crescimento, e não como sempre cresceu antes, sem investimento em infra-estrutura. Acho que essa será uma oportunidade da cidade resolver de uma vez só dois conjuntos de problemas, os que virão com o crescimento futuro e os que já existiam antes com o crescimento ocorrido no passado.

E com certeza tudo isso que tá acontecendo aqui vai refletir no Acre também. Aliás, já está refletindo, pelo que eu tenho visto nos threads daí. :D
Imagine quando além das usinas, a saída pro Pacífico estiver pronta, a BR-319...

Alexandre Lima
January 29th, 2008, 11:54 PM
Pois é!!!

Mas cresçam com planejamento, não peguem o mau exemplo de Manaus!!!:D

Manauense
January 30th, 2008, 03:08 PM
Pois, é... Porto Velho, bem como o interior de Rondônia, consolidar-se-ão como uma verdadeira potência da Amazônia Legal.
Porto Velho será o mais importante entroncamento rodoviário do Noroeste do Brasil. A capital rondoniense é cortada por várias importantes rodovias federais, dentre as quais:
- BR-364 (sentido oeste): Ligação para o Acre, Peru e, conseqüentemente, para o Oceano Pacífico;
- BR-364 (sentido PVH-Cuiabá): Ligação para o Mato Grosso e restante do Brasil;
- BR-425: Ligação para a Bolívia, por meio de Guajará-Mirim;
- BR-319 (BR-174): Ligação para o Amazonas, Roraima, Venezuela, Colômbia e, conseqüentemente, para o Mar do Caribe e Oceanos Atlântico e Pacífico;
Além disso, a cidade de Porto Velho, que se localiza às margens de um dos mais importantes afluentes do Rio Amazonas (Rio Madeira), é ligada por Hidrovia ao Porto de Itacoatiara (AM) e Santarém (PA).
Somando-se às duas Hidrelétricas do Madeira e, talvez, ao Gasoduto Coari-PVH, ninguém segura Rondônia.
Tenho certeza de que muitas pessoas de Manaus viajarão para conhecer Porto Velho e demais cidades de Rondônia, pois com o acesso facilitado pela BR-319, a tendência é que haja uma maior aproximação entre amazonenses e rondonienses, separados por pouco mais de 800 quilômetros.
Todos da Amazônia Ocidental têm a ganhar com o crescimento de Rondônia, incluindo o Amazonas, Acre e Roraima, que passarão a ter um forte parceiro comercial. Eu já até me vejo pegando o meu carro em Manaus e viajando para Humaitá (AM), Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Cuiabá... É a tão sonhada integração da região que se convencionou chamar de Amazônia Ocidental ou Noroeste amazônico, a região do fuso horário diferente de Brasília! :)

Alexandre Lima
January 30th, 2008, 07:33 PM
^^
Vixi!!!

Tomara que as estradas sejam bem conservadas para suportar a demanda que virá com essas obras!!! :)

Rafael_Rosato
February 1st, 2008, 07:54 AM
hohO... muito bom!!!! fiquei orgulhoso...

mais tenho uma pergunta... ate onde eu fiquei sabendo, 100 mil era o numero de empregos gerados, e nao o numero de pessoas atraídas pela oferta... alguém de pvh poderia me esclarecer, qual é o correto? ou se eles calcularam por uma proporção do numero de novos empregos?

Alexandre Lima
February 2nd, 2008, 01:49 AM
Parece que li em uma reportagem é que atrairá 100.000 novos moradores, mas não tenho certeza!!!:|

Rondon
February 2nd, 2008, 02:19 AM
O número de empregos que serão gerados somente pelas obras é de 29 mil, excluindo portanto os indiretos.

Alexandre Lima
February 2nd, 2008, 02:40 AM
Ah!
E de onde vem o restante da população???:D

Rondon
February 2nd, 2008, 03:33 AM
^^ Eu toh falando empregos...

Kaique
February 2nd, 2008, 03:35 AM
Com esse monte de gente, têm que pensar rápido na expansão da cidade.

Talvez até projetar novos bairros sub-urbanos inteiros.

Rondon
February 2nd, 2008, 03:39 AM
Parece que li em uma reportagem é que atrairá 100.000 novos moradores, mas não tenho certeza!!!:|

Tá no texto que o BR 364 postou:

"Nos próximos dez anos, a cidade deverá viver o maior fluxo migratório desde sua criação oficial, em 1914. A atual população, de cerca de 380 mil moradores – dados do Censo 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – deverá ser aumentada em mais cem mil, número de pessoas que deverão ser atraídas pelas mudanças econômicas estimuladas pela construção das hidrelétricas. No auge da construção, apenas as obras empregarão cerca de 15 mil pessoas."

Rafael_Rosato
February 2nd, 2008, 03:41 AM
*Ah eu sou novo aqui!!!!
(Quando eu morava em pvh) apresentei um trabalho sobre as usinas, e o pessoal de furnas forneceu todo o material e as informações pra gente...
até onde eu sei, considerando os empregos diretos e indiretos, eram mais de 100 mil empregos gerados, na construção das hidreletricas... mais vi na midia e aqui mesmo informações falando que 100 mil era o numero que irá almenta na população da cidade...
daí veio a duvida...

Rafael_Rosato
February 2nd, 2008, 03:44 AM
(o que eu imaginava, eram 20 e poucos mil de empregos diretos e o restante até completa os 100 mil de empregos inderetos)

Rondon
February 2nd, 2008, 03:45 AM
^^ É isso. 29 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.

Rafael_Rosato
February 2nd, 2008, 04:27 AM
Vlw!:okay:

Luiz
February 2nd, 2008, 05:57 AM
Rondonia tem um futuro promissor!!! Me surpreende o desenvolvimento tão rapido desse estado.

Daniela_Artur
February 2nd, 2008, 08:01 AM
Incrível o grande desenvolvimeento de Rondônia, fico super feliz com essa notícia, o norte só tem a ganhar com tantas construçoes, dentro de 4 anos a cidade vai estar super transformada, serei uma turista de Porto Velho, até porque tenho uma tia que vive ai a mais de 20 anos e 4 primos que nao conheço, ainda nao conheço Rondônia, no entanto depois da recuperaçao da br 319, vou conhecer essa linda cidade.