View Full Version : Florianópolis quer barrar novos prédios ao redor do centro


Pesquisadorbsb
January 28th, 2008, 08:20 PM
A Prefeitura de Florianópolis (SC) pretende barrar novas construções em um conjunto de bairros ao redor do centro da cidade por um período de até dois anos. Nesta semana, a Câmara Municipal foi convocada para analisar o projeto do prefeito Dário Berger (PMDB).

Para a prefeitura, os sistemas de esgoto e viários estão no limite, o que deixa a região do município sem condições de receber novos prédios. O local fica perto de uma reserva de mangue, que, para a prefeitura, está ameaçada pela expansão imobiliária. O setor de construção civil classifica a idéia como "eleitoreira" e diz que as conseqüências serão "perversas".

A idéia é proibir a construção de edifícios e unidades comerciais até a aprovação de um novo Plano Diretor. Na área, moram cerca de 80 mil pessoas, o equivalente a 20% da população da cidade. A região inclui o bairro da Trindade, onde ficam a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e grandes empresas locais.

Também foram inaugurados na área dois shopping centers, ambos citados na Operação Moeda Verde, da Polícia Federal. Em maio de 2007, 22 políticos e empresários da cidade foram presos sob acusação de negociar licenças. Os responsáveis pelos shoppings negam as irregularidades.

"É a região mais assediada porque [lá] ficam encravados os maiores empregadores", diz o presidente do Instituto de Planejamento Urbano da prefeitura, Ildo Rosa. Para ele, é preciso estancar os empreendimentos porque as licenças têm sido concedidas por meio de alvarás temporários. Também diz que as construções não são obrigadas a fazer estudos de impacto de vizinhança, como em outras capitais.

Para o presidente do Sinduscon (sindicato da construção civil) de Florianópolis, Helio Bairros, a proibição de construções é algo "na contramão de tudo que é discutido em urbanismo no mundo". A entidade planeja ir à Justiça contra o projeto, caso ele seja aprovado pelos vereadores.

Bairros afirma que a medida pode gerar "insegurança jurídica" e afastar novos investidores da cidade, o que acabará sendo prejudicial a toda a economia local. Para ele, o poder público irá punir o setor por deficiências que os próprios governos não souberam contornar.

Ainda segundo o sindicato, a medida é feita para agradar parte da população, descontente com o crescimento local, visando as eleições de outubro.

Fonte: http://www.cte.com.br/noticias.asp?id=1678

Pesquisadorbsb
January 28th, 2008, 11:20 PM
^^ Pelo menos tomaram vergonha na cara, e estão impondo um periodo de não edificação de quaisquer obra na área central, quer comercial ou residencial, pois do jeito que está, a cidade vai começar a sofrer com sérios problemas de falta de água e energia eletrica eu nem falo de esgoto, pois com certeza com esse crescimento acelerado não vem acompanhado de investimentos em saneamento.

Jorge
January 29th, 2008, 01:16 AM
Isso é que é uma atitude séria e responsável, além de corajosa, pois tem a ousadia de desafiar o poderossísimo setor da especulação imobiliária. Parabéns à Prefeitura de Florianópolis, embora a medida não dê para consertar o estrago que já foi feito, pelo menos evita que seja ampliado.

O que está na contramão do urbanismo mundial é essa licenciosidade existente em quase todas as cidades brasileiras, em que a especulação imobiliária faz o que quer e dita as regras, em prejuízo de proprietários de imóveis, locatários e dos habitantes da cidade como um todo.

Paulo
January 29th, 2008, 01:27 AM
Isso é que é uma atitude séria e responsável, além de corajosa, pois tem a ousadia de desafiar o poderossísimo setor da especulação imobiliária. Parabéns à Prefeitura de Florianópolis, embora a medida não dê para consertar o estrago que já foi feito, pelo menos evita que seja ampliado.

O que está na contramão do urbanismo mundial é essa licenciosidade existente em quase todas as cidades brasileiras, em que a especulação imobiliária faz o que quer e dita as regras, em prejuízo de proprietários de imóveis, locatários e dos habitantes da cidade como um todo.

Concordo.

Realmente foi muita coragem essa atitude.
Aqui em São Paulo, acho que nunca a prefeitura teria coragem pra arranjar essa briga. Mas reorganizar e impor regras que beneficiasse a cidade seria uma boa.