PDA

View Full Version : SP | Novo mapa metropolitano

gamatrom
January 29th, 2008, 06:49 AM
http://www.cptm.sp.gov.br/E_IMAGES/geral/mapa_transp_metropolitano2008.gif\ :lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock::lock:

Tópico para discutirmos sobre o que a STM quer fazer pelos próximos 200 anos..

RRC
January 29th, 2008, 07:10 AM
Acho que de pronto o mais importante é a conclusão da linha 5 até Klabin e a construção de um corredor metropolitano de ônibus entre Tucuruvi e Guarulhos, integrando com a futura estação da CPTM, mas não um corredor qualquer e sim um eficiente, ao estilo do corredor do ABC.

lipe_andreense
January 29th, 2008, 12:02 PM
[...] mas não um corredor qualquer e sim um eficiente, ao estilo do corredor do ABC.

Gostei da colocação! :lol:

HGP
January 29th, 2008, 12:18 PM
Toda a expansão é bem vinda, lógico, mas o sistema metropolitano ainda terá como caracteristica a "unidirecionalidade" conforme horários. Explico - a conclusão da 4, da 5, a melhora da linha F, a extensão Grajaú da Esmeralda, o Expresso ABC, o Expresso Leste até Suzano-Mogi vão ainda ter como característica o deslocamento periferia-centro de manhã e centro-periferia ao final da tarde. Nenhuma linha no momento, com exceção talvez da 2 chegando no Tatuapé , terá a oportunidade de ser distribuidora no sistema ou opção de locomoção. A tão falada 4 na verdade vai trazer a população além Butantã para o Centro de SP, majoritariamente. Quem for descer na integração dela com a Esmeralda vai buscar Osasco? Quase ninguém. Vai pegar a Berrini? Uns poucos. Na integração com a linha 2 , as pessoas na verdade terão como objetivo a Av. Paulista, pois para alcançar o centro de SP é só se manter por mais 2 estações na linha. Enfim, os próximos anos talvez sejam anos de mais entradas no sistema, de menores headways, mas talvez permaneçam ainda plataformas de algumas estações lotadas com trens cheios em alguns períodos de rush....

Brez
January 29th, 2008, 01:45 PM
O negócio é fazer a linha vinho que liga São Judas-Aeroporto de Congonhas-Brooklin-Vila Olímpia-Itaim Bibi-Ibirapuera-Paulista-Bexiga-Anhangabaú-Vl. Maria

HGP
January 29th, 2008, 01:58 PM
:)O negócio é fazer a linha vinho que liga São Judas-Aeroporto de Congonhas-Brooklin-Vila Olímpia-Itaim Bibi-Ibirapuera-Paulista-Bexiga-Anhangabaú-Vl. Maria

Uma boa saída..... :)

snt3000
January 29th, 2008, 02:09 PM
Podia ter colocado o nome da cidade no título do tópico, para facilitar. Ah, e já tem um thread oficial sobre o metro de SP também...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=558749

ATHOS
January 29th, 2008, 02:16 PM
^^ Verdade.

MAs uma coisa é certa. O Governo está numa sinuca de bico, pois do jeito que o emplacamento de carros na RMSP anda, sem falar na previsão do "mega engarrafamento" (acho que 2012...) só resta botar trilhos na RMSP.

Ou coloca, ou para tudo.

rkj
January 29th, 2008, 03:02 PM
O que não tem nesse mapa:
- Expresso Leste além de Suzano
- Corredor Tucuruvi-Guarulhos
- Trecho Tamanduateí - Vila Prudente da linha 2-Verde

OsascoStation2007
January 29th, 2008, 04:53 PM
^^ isso pq eh novo...

RRC
January 29th, 2008, 08:51 PM
Podia ter colocado o nome da cidade no título do tópico, para facilitar. Ah, e já tem um thread oficial sobre o metro de SP também...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=558749

Quanto ao nome concordo, mas em relação ao thread não, visto que esse seria pra discutir o sistema metropolitano de transportes como um todo, e não só o metrô.

Evandro
January 30th, 2008, 02:04 AM
^^ Verdade.

MAs uma coisa é certa. O Governo está numa sinuca de bico, pois do jeito que o emplacamento de carros na RMSP anda, sem falar na previsão do "mega engarrafamento" (acho que 2012...) só resta botar trilhos na RMSP.

Ou coloca, ou para tudo.

Verdade, mas o que se pode esperar quando o transporte público na RMSP é um verdadeiro desastre (definitivamente não somos bem servidos de ônibus, trens urbanos e muito menos metrô), isso sem contar que hoje em dia um "remediado pé-rapado" feito eu pode comprar um carro zero km em até 84 suaves prestações? Tem que por trilhos mesmo!!! ^^

Tiago Costa
January 30th, 2008, 09:19 AM
Concordo com o fato de não termos sequer uma linha perimetral (que liga duas áreas não centrais sem passar pelo centro). E acho que o corredor São Mateus/Jabaquara precisa ser terminado (na parte da Berrini), ele deveria ser reformado para permitir ultrapassagens, criando linhas expressas, e o corredor Tucuruvi-Guarulhos, pelo projeto que tem (procurem se informar sobre ele, é um projeto muito bom), tem que ser implementado da forma como foi concebido, sem improvisos para baratear/construir mais rápido. Queria que um dia ficasse pronto o projeto do anel metropolitano. Mas meu maior sonho de todos é ver o corredor metropolitano ter seus ônibus substituídos por VLTs, isso seria demais!

som942
January 30th, 2008, 09:49 AM
Gente... revirando aqui minhas coisas achei uns papeis interessantes...

qd eu tinha 10 anos ( isso mesmo, em 98 ), eu mandei um email pro metro perguntando sobre as extensoes. Nesse e-mail, me disseram que as linhas 2. 4 e 5 estariam prontas em 2005, hehehehe.

E eu me lembro que na época pensei "nossa, sete anos é muito tempo"...

Quem me dera se fossem apenas sete anos...