View Full Version : Maior central solar Urbana do mundo no MARL
Barragon January 29th, 2008, 07:54 PM A maior central solar fotovoltaica em ambiente urbano do mundo deverá estar em funcionamento, no Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), em São Julião do Tojal, concelho de Loures, até ao final do ano. Com uma área de 45 mil metros quadrados, a estrutura, que produzirá energia para abastecer três mil casas, representará um investimento de 30 milhões de euros.
A central será instalada nas coberturas dos edifícios do mercado e explorada pela MARL Energia, cujo capital foi ontem adquirido em 95 % pelo consórcio Fomentinvest e Caixa Capital. Os parceiros foram os vencedores de um concurso iniciado em 2006 e que englobou nove projectos de cinco entidades. A energia produzida pelo equipamento, que terá uma potência de seis mega-watts, será comprada pela rede de média tensão da EDP, o que fará com que, em cerca de seis anos, o investimento inicial do consórcio seja recuperado.
Segundo Ângelo Correia, da Fomentivest, o investimento da empresa deve-se à política seguida pelo Ministério da Economia, à "velocidade, rigor e transparência" da administração do MARL e à vontade da Fomentivest entrar no "primeiro projecto no mundo com esta dimensão".
Lembrando que Portugal é "o 18º país do mundo em qualidade ambiental e o 5º da Europa nas energias renováveis", o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse que a central solar do MARL é "não só uma boa aposta em termos ambientais, ecológicos e económicos" como na "imagem do país que transmitimos". LG
Fonte: PortugalDiário
:eek:
Arpels January 29th, 2008, 07:56 PM boa :yes: tb gostava k usassem biocombustivel nos camiões do lixo como já fazem no Porto mas prontos, vai fazeado.
Barragon January 29th, 2008, 08:17 PM ^^ mas está a começar uma revolução... em todas as fábricas irá existir este tipo de reconversão :yes:
akioz January 29th, 2008, 08:21 PM ^^ e acho mt bem que se faça essa revoluçao. as empresas é que ficam a ganhar, alem do ambiente e da economia em geral!
_Rick_ January 29th, 2008, 08:29 PM Boa :applause: É bom ver que não somos os mais atrasados em tudo e temos algumas coisas a nosso favor.
Este projecto parece-me excelente. A central solar do Alentejo não era suposto abastecer apenas 8 000 casas? Se era, então isto demonstra a dimensão deste projecto. 3 000 casas já é um número significativo e se for rentável para esta empresa, outras poderão seguir-lhe os passos.
Quanto ao Biodiesel é verdade mas por acaso a AML até tem dado importantes passos nos biocombustíveis.
O concelho de Sintra então tem estado na vanguarda com os oleões, o posto de abastecimento e as unidades de biocombustiveis da zona.
Eu acho é que o projecto dos oleões de Sintra devia expandir-se o mais depressa possivel para os outros concelhos. A larga maioria das pessoas nem sabem o que fazer aos oleos usados e dispoem deles de maneira incorrecta dificultando os serviços de tratamento de residuos. Ao menos em Sintra não há duvidas que a melhor maneira são os oleos e estes residuos ajudam a alimentar as frotas municipais a biocombustiveis.
Alias deixo a pergunta no ar. Quantos dos forumers daqui sabem como dispor correctamente dos oleos usados??? O que fazem normalmente a estes residuos?
Filipe_Teixeira January 29th, 2008, 08:52 PM So tres mil casas ? :|
_Rick_ January 29th, 2008, 09:11 PM So tres mil casas ? :|
Tens de pensar que o objectivo principal não é fazer uma central. Eles simplesmente fizeram lá o edificio e pensaram: "ah e tal e se investissemos mais uns euritos e colocasse uns paineis no telhado e vendemos energia à EDP? Será rentável?"
E pelos vistos é. Criaram uma MARL energia e pronto. 3 000 casas parecem-te pouco em 10 000 000 habitantes mas a questão é que isto foi um privado que viu que era rentável fazer isso num dos edificios. Imagina se todos os edificios do género do país estivessem cobertos de paineis. Já dava um boa percentagem de energia renovável no país.
NewTomorrow January 30th, 2008, 03:08 PM Ja ouvi dizer todos os novos edicios vão ser obrigados a ter , e os antigos quando ouver mudança de proprietario.
Barragon January 30th, 2008, 06:25 PM Já há uns a venda que têm nos telhados :yes: no resto ainda n vi nada.
NewTomorrow January 30th, 2008, 07:17 PM se calhar foram aprovados depois da nova lei
Barragon January 30th, 2008, 07:39 PM é engraçado ver paineis solares no primeiro prédio do conjunto de 6 :lol:
Viriatuus January 30th, 2008, 09:04 PM Ideias simples e boas vão acontecendo emPortugal!:)
Sun_Tze January 30th, 2008, 10:59 PM So tres mil casas ? :|
Tendo em conta que dessas 3000 casas, só 1000 devem ter perto de 3 mil pessoas... :nuts:
NewTomorrow January 31st, 2008, 01:48 PM Parece que o propio Presidente da Republica já deu o exemplo dando os primeiros passos para o Palacio de Belen ser amigo do Ambiente.
Os edificios do Governo deveriam ser os Primeiros a dar os Exemplos.
Coisas simples como mudar para lampadas economicas ajudam bastante.
pedrodepinto February 2nd, 2008, 01:57 PM Excelente iniciativa :okay:!
Луиc February 3rd, 2008, 04:05 AM Há canudo! Portugal ainda me vai espantando...
kraque69 February 6th, 2008, 01:57 AM No que toca à aposta nas energias renováveis estamos na linha da frente...
ruben.briosa February 6th, 2008, 03:45 AM Há canudo! Portugal ainda me vai espantando...
No que e' que a Polo'nia e' melhor que Portugal, tirando as mulheres?:lol:(eu acho as portuguesas bem bonitas e com as forminhas no lugar mas as polacas prontos):lol:
Barragon February 6th, 2008, 12:55 PM As polacas são abusadas :lol:
Луиc February 6th, 2008, 03:59 PM No que e' que a Polo'nia e' melhor que Portugal, tirando as mulheres?:lol:(eu acho as portuguesas bem bonitas e com as forminhas no lugar mas as polacas prontos):lol:
Queres que eu comece a enumerar? Eu também tinha uma ideia diferente do país até vir para aqui. ;)
ruben.briosa February 6th, 2008, 04:02 PM Portugal e' mais desenvolvido que a Polo'nia. vê o IDH. mas diz la'. se nã for indiscriçao porque foste para ai'?:D
Луиc February 6th, 2008, 04:06 PM Portugal e' mais desenvolvido que a Polo'nia. vê o IDH.
:ohno: vocês e a mania dos Índices não sei das quantas e os PIB´s não sei das quantas :ohno: vivem obcecados com isso.
ruben.briosa February 6th, 2008, 04:17 PM o IDH mede o bem-estar, a economia, TUDO de um pai's.. mas gostava de saber no que achas a Polo'nia melhor que Portugal.
_Rick_ February 6th, 2008, 04:28 PM :ohno: vocês e a mania dos Índices não sei das quantas e os PIB´s não sei das quantas :ohno: vivem obcecados com isso.
Concordo que indices não é tudo. E até diria que Polonia tem algumas coisas melhores mas no global por acaso acho que Portugal é melhor. Pelo menos na minha experiencia pessoal.
As mulheres podem ser mais bonitas em geral sim mas olha que mesmo isso é subjectivo. O que notei realmente dos meus tempos por esses paises é que EM MÉDIA elas cuidam-se MUITO MAIS. Por exemplo na Suécia é raro veres raparigas descuidadas. Elas começam a pôr maquilhagem bem novas, a vestir-se todas fashion e todo o país tem um cuidado com o corpo que nós aqui não temos (fazem desporto, comem saladinhas como refeição etc etc etc). Isto aliado ao facto de serem brutalmente loiras e com olhos claros faz com que aos nossos olhos pareçam deusas. Não nos fazia nada mal aproximarmo-nos um pouco desta mentalidade por cá, embora veja cada vez mais isso a acontecer :soon:
Mandem umas portuguesas bonitas e morenas para um pais escandinavo e garanto-vos que elas têm sucesso. É vê-los a cagar nas mulheres deles para as perseguir (vi tanta vez isso acontecer). A nós parece-nos estupido fazerem isso porque achamos as outras melhores mas é tudo uma questão de perspectiva.
Луиc February 6th, 2008, 04:32 PM Os serviços (hospitais, serviços de transportes...)
A preocupação pelo bem estar dos cidadãos (existem imensos parques, jardins, ciclovias, rampas para os defecientes etc etc....é de notar que as ruas são asseadas. Existem até em cada paragem de autocarro, sem excessão, pelo menos um caixote de lixo).
Os Invernos são agradáveis. Peca é por haver poucas horas de sol.
blá blá blá que já escrevi mais do que é habitual.
ruben.briosa February 6th, 2008, 04:33 PM falaste nos invernos dai':lol: e' nisso que são melhores que Portugal:lol:
Луиc February 6th, 2008, 04:36 PM falaste nos invernos dai':lol: e' nisso que são melhores que Portugal:lol:
Por acaso, até são, acredites ou não.
Meu caro, felizmente não é vossa Excelência que tem que gostar por mim. Talvez um dia se sair aí desse casulo entenda que que este imenso mundo te muitas coisas boas ;)
ruben.briosa February 6th, 2008, 04:42 PM claro que tem-_- ninguem disse o contra'rio. agora diseres que a polo'nia e' melhor que portugal.. quem te disse que nunca sai'?
Луиc February 6th, 2008, 04:48 PM Sinto-me melhor na Polónia que em Portugal :yes:
ruben.briosa February 6th, 2008, 04:53 PM ah entao estamos entendidos!
|
|