View Full Version : Trens de carga deixarão de trafegar no perímetro urbano de Santos
Urbano Santista January 30th, 2008, 01:46 AM Trens deixarão de trafegar no perímetro urbano
A partir da próxima sexta-feira, os motoristas de Santos não precisarão mais enfrentar o transtorno de esperar a passagem de trens de carga pelo perímetro urbano.
A promessa havia sido feita em agosto do ano passado e foi confirmada ontem pela assessoria de Imprensa da América Latina Logística (ALL).
A eliminação da passagem das locomotivas foi possível com a instalação de um terceiro trilho na linha férrea entre o Perequê (em Cubatão) e o Valongo (Santos). Hoje, existem duas linhas: a que serve o porto e a que liga o Samaritá (São Vicente) ao Estuário.
As obras do terceiro trilho, executadas pela MRS Logística, foram concluídas em setembro. Mas a ALL precisou de um prazo para retirar seus vagões da zona urbana devido à necessidade de adaptações em seus pátios ferroviários. São quatro pátios, dois em Vicente de Carvalho, um em Cubatão e outro em Santos. Esses locais são utilizados para manobra e estacionamento de vagões.
Além de acabar com os transtornos para os moradores, o terceiro trilho também torna mais rápido o transporte de cargas, já que as locomotivas poderão circular em velocidade maior, chamada de comercial (aproximadamente 40 quilômetros por hora).
Inicialmente, a quantidade de mercadorias no terceiro trilho permanecerá a mesma, entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas de cargas por ano, o mesmo em circulação na malha urbana. Este volume representa de 15% a 20% da movimentação anual de produtos que circulam no porto por ferrovias. Com a saída da ALL da zona urbana, os trilhos da Cidade serão devolvidos à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (antiga Fepasa).
Fonte: Jornal A Tribuna
Evandro January 30th, 2008, 02:14 AM Com a saída da ALL da zona urbana, os trilhos da Cidade serão devolvidos à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (antiga Fepasa).
Fonte: Jornal A Tribuna
Gostei desta parte... até os poucos fios dos cabelos do governador Serra sabem que a ALL nunca teve o mínimo interesse em servir à população com trens de passageiros.
Agora, será que a CPTM vai se interessar em reativar os trens de passageiros na Baixada Santista? Tenho saudades dos tempos em que trens circulavam por todo o Litoral Sul.
HGP January 30th, 2008, 04:22 PM Eu tb destaco o mesmo trecho que o Evandro Comentou. Qual o interesse da CPTM nos trilhos de Santos? VLT ou Trem SP-Santos????
Urbano , sugestão : que tal levar para o infra-estrutura essa discussão???
Urbano Santista January 31st, 2008, 01:53 AM Eu tb destaco o mesmo trecho que o Evandro Comentou. Qual o interesse da CPTM nos trilhos de Santos? VLT ou Trem SP-Santos????
Urbano , sugestão : que tal levar para o infra-estrutura essa discussão???
É, fiquei na dúvida na hora de criar o thread. Agora que você falou me toquei que ficaria melhor lá mesmo. Já movi pro Infra.
Sobre os trilhos, eles são da CPTM, era ela que operava o finado TIM entre Santos e São Vicente. O projeto atual pro VLT é da EMTU, parece que está caminhando. Mas não se fala em trem SP-Santos, essa linha aliás não serviria a um sistema desses. Vou explicar melhor com um mapa, tosco pra variar :D:
http://img182.imageshack.us/img182/4265/tremdu2.jpg
A linha que está em amarelo é a que foi desativada para carga, e pode ser usada pro VLT. Note como ela corta uma área urbana densa. Imagine o transtorno que era parar uma avenida movimentada pra esperar uma composição enorme passar lentamente. Subindo a serra ela sai no extremo sul paulistano.
Um trem para São Paulo utlizaria a linha vermelha, partindo da Estação do Valongo (o círculo azul e branco). Essa é a ferrovia que chega em Paranapiacaba. O problema é que nessa linha ainda circulam cargas, aliás esse se transformou no único acesso ferroviário a esta margem do porto e a tendência é se tornar cada vez mais movimentada. Para um trem de passageiros teria que ser construída uma nova linha exclusiva, paralela a esta.
RRC January 31st, 2008, 02:14 AM Que bom, relmente era um tormento esperar os trens de caraga passar, pois eles eram bem compridos.
Tomara que isso impulsione o VLT para sair mais rápido!
renanfsouza January 31st, 2008, 02:23 AM Mas já existe um projeto pronto para implantação do VLT em Santos ?
Urbano Santista January 31st, 2008, 02:41 AM Sim, existe. Mais informações no link abaixo:
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=13976439&postcount=47
HGP January 31st, 2008, 11:50 AM Aproveitando o tópico, e aquele história de monorail passando pela orla???
Speedy128k =) January 31st, 2008, 01:26 PM Ainda tenho o sonho de descer para santos de trem.
Urbano Santista February 1st, 2008, 02:53 AM Aproveitando o tópico, e aquele história de monorail passando pela orla???
Aquilo é viagem de um empresário local. Nunca houve um projeto sério, estudo de demanda, viabilidade, nada...
HGP February 1st, 2008, 03:13 AM Aquilo é viagem de um empresário local. Nunca houve um projeto sério, estudo de demanda, viabilidade, nada...
Porra, e ainda poem a maquete no Praiamar.....:lol::lol:
Pedro Paulo Carreira February 1st, 2008, 07:54 PM Legal. Santos está de parabéns. Se o VLT se concretizar a cidade humilhará Campinas (minha cidade). Os 44 km trilhos desativados em Campinas, estão abandonados. Não há na cidade nenhuma proposta, nenhum estudo para se construir um VLT (que foi desativado) muito menos uma linha de metrô.
Tiago Costa February 1st, 2008, 08:03 PM O que é uma pena, para uma cidade do tamanho de Campinas:(.
Gabriel Brasil February 1st, 2008, 08:22 PM Cidades médias deveriam receber investimentos em infra-estrutura para no futuro receberem VLTs ou Metrôs.Mas falta interesse político.
arnaldomanhani March 19th, 2010, 08:12 PM Hummm.
Fabius_ March 20th, 2010, 12:00 AM Boa notícia, esperemos mais novidades para a Baixada Santista...
Legal. Santos está de parabéns. Se o VLT se concretizar a cidade humilhará Campinas (minha cidade). Os 44 km trilhos desativados em Campinas, estão abandonados. Não há na cidade nenhuma proposta, nenhum estudo para se construir um VLT (que foi desativado) muito menos uma linha de metrô.
O que é uma pena, para uma cidade do tamanho de Campinas:(.
Mas claro que não há condições de VLT em Campinas. As linhas não passam em lugares com densidade que justifique a instalação de um sistema desses. Se bobear, nem os da Bom Sinal...do jeito que o Pedro Paulo Carreira quer, seria apenas reeditar o fracasso do VLT original.
O negócio exige pelo menos uns 4km de linha subterrânea no Centro e no Cambuí. Custando uns 400 milhões de dólares, quem é que vai fazer? Sem contar a troncalização do transporte, essas coisas todas...
Eu preferia um VLP elétrico, que com manutenção adequada, dura décadas, é mais leve, mais fácil de manter e não precisa de trilhos com dormentes, pistas de concreto com um trilho central já dariam conta de um VLP. Fazendo uns 60km em três linhas (em parte sobrepostas), Campinas teria um sistema de média capacidade à sua altura.
sekelsenmat March 20th, 2010, 01:59 PM Agora, será que a CPTM vai se interessar em reativar os trens de passageiros na Baixada Santista? Tenho saudades dos tempos em que trens circulavam por todo o Litoral Sul.
Numa visita na CPTM eu perguntei para um engenheiro sobre a volta dos trens regionais e ele respondeu que trem regional só serve pra dar prejuízo. Como se o negócio atual deles de trem metropolitano desse lucro??? (Dá prejuízo)
A CPTM não tem interesse e só vai fazer se o governo forçar ela a fazer. Infelizmente essa é a mentalidade no nosso país.
|
|