View Full Version : GE vai produzir locomotivas de grande porte no Brasil
Rcrd February 2nd, 2008, 01:04 AM "A General Electric (GE) começou e deverá intensificar a fabricação no Brasil de locomotivas de grande porte. O anúncio foi feito hoje pelo vice-presidente do grupo, John Rice, após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. As unidades serão construídas na fábrica brasileira da empresa, que fica em Contagem (MG). A GE já fabrica, nessa unidade, desde a década de 70, locomotivas de até 3 mil HP, usadas para fazer manobras. A novidade é que, agora, serão produzidas locomotivas de 6 mil HP, capazes de fazer viagens de longa distância.
Os investimentos na adaptação da fábrica não detalhados pela GE foram realizados ao longo do ano passado. Segundo Rice, a produção das primeiras grandes locomotivas já começou. "A primeira unidade deverá ser entregue em maio", disse o executivo. Rice informou que, inicialmente, a fábrica de Contagem terá capacidade para produzir 30 locomotivas de grande porte por ano. Mas a produção poderá ser até triplicada no futuro, dependendo da resposta do mercado.
Segundo Rice, dois terços da produção serão vendidos no mercado interno. O restante deverá ser exportado para seis países, entre os quais Colômbia, África do Sul e Jordânia. A GE, disse Rice, está otimista em relação ao crescimento do mercado mundial. "Trabalhamos com uma perspectiva de o mercado brasileiro de locomotivas crescer cerca de 15% ao ano", explicou, acrescentando que essa expansão deverá ser puxada pelo aumento das exportações de produtores agrícolas e minérios.
Segundo Rice, o presidente Lula ficou "animado" com o anúncio do início da produção das locomotivas de maior capacidade. "Esse nosso programa de investimentos é uma resposta a um pedido, feito pelo presidente Lula em 2005, para fabricarmos locomotivas de maior porte no Brasil", contou Rice.
Segundo a GE, o governo de Minas Gerais ofereceu isenção de ICMS para a fabricação das novas locomotivas. "Trabalhamos por um programa para termos o mesmo tratamento dado aos equipamentos importados. Isso foi determinante para fazermos o investimento", disse outro dirigente da GE, o presidente da GE Transportation para a América Latina, Rafael Santana."
(Agencia Estado).
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Linha de producao do modelo GE C30-EMP
http://img152.imageshack.us/img152/8595/locomotivagegrandebrasica3.th.jpg (http://img152.imageshack.us/my.php?image=locomotivagegrandebrasica3.jpg)
http://www.abifer.org.br/detalhe_noticia.asp?id=987
Kaique February 2nd, 2008, 01:10 AM Se isso fosse acompanhado no estímulo a recuperação de ferrovias e construção de novas.
Gabriel Brasil February 2nd, 2008, 03:12 AM Parece que o setor ferroviário no país começa a se aquecer pra valer.
Pesquisadorbsb February 2nd, 2008, 03:36 AM ^^ Eu acho dificil viu, pois existe muitas fábricas nacionais e estrangerias que já atuam no Brasil, e com certeza a GE apenas vem engrossar a concorrência.
Pois eu tenho certeza que eles viram que grande maioria das Regiões Metropolitanas tem projetos ferroviarios, metroviários e de trens de alta velocidade e veiculos leves sobre trilhos, um mercado bastante atraente, e duvido que eles iriam deixar as que estão instaladas aqui faturar bilhões de dolares sozinhos.
Kaique February 2nd, 2008, 03:40 AM ^^ Eu acho dificil viu, pois existe muitas fábricas nacionais e estrangerias que já atuam no Brasil, e com certeza a GE apenas vem engrossar a concorrência.
Pois eu tenho certeza que eles viram que grande maioria das Regiões Metropolitanas tem projetos ferroviarios, metroviários e de trens de alta velocidade e veiculos leves sobre trilhos, um mercado bastante atraente, e duvido que eles iriam deixar as que estão instaladas aqui faturar bilhões de dolares sozinhos.
Então pq vc está discordando?
Se tudo o que vc falou não for sinal de "aquecimento" do setor, é o q?
Gabriel Brasil February 2nd, 2008, 04:00 AM Então pq vc está discordando?
Concordo,querendo ou não,é um aquecimento do setor.:)
Pesquisadorbsb February 2nd, 2008, 04:06 AM Então pq vc está discordando?
^^ Vc tem que ver uma coisa, pq será que ela veio? Pelo aquecimento do setor? Ou pelos incentivos fiscais? Detalhe, outros países estavam disputando a mesma fábrica.
E o mais interessante, que o grupo GE estava fechando fábricas no Brasil, me surpreende muito ver eles de certa forma não vão investir no Brasil, mas o BNDES que vai bancar a vinda dela.
Honda Power February 2nd, 2008, 05:11 AM É a primeira fábrica de locomotivas atualmente, não?
Rcrd February 2nd, 2008, 04:24 PM Encontrei uma materia interessante dentro do assunto.
Bom pra esclarecer algumas duvidas.
10 perguntas para John Dineen (26/9/2007)
Longe dos olhos do público, um braço importante da General Electric, a GE Transportation Systems, está em franco crescimento no Brasil. Ela é comandada por John Dineen e fabrica os trens que escoam a maior parte das riquezas geradas pela indústria mineradora nacional. Dineen esteve no País e falou com exclusividade à DINHEIRO. "O presidente Lula está muito interessado nos nossos negócios, pois há planos de aumentar a rede ferroviária brasileira", diz nesta entrevista. Confira:
O que o mercado brasileiro representa para a GE Transportation Systems?
O Brasil tem sido uma grande parte dos nossos negócios. Estivemos aqui quando o mercado estava bom e quando estava ruim. Isso mostra quão importante o País é para nós.
Em que se baseiam as operações da empresa aqui?
Fornecemos produtos para a indústria ferroviária. Fabricamos locomotivas cargueiras e equipamentos, e fazemos manutenção e reparos. Também usamos nossa tecnologia de propulsão em veículos rodoviários e nas indústrias náutica e de mineração.
O mercado brasileiro está aquecido?
Está voltando a ficar forte, depois de um longo inverno. Diversificamos nossa capacidade e passamos a produzir aqui unidades para outros mercados, como Colômbia, África do Sul e Jordânia. A exportação se tornou um dos pilares das nossas operações.
O que está puxando a retomada do setor?
A indústria de mineração, não só no Brasil, mas na América Latina. Este é um momento sem igual para a economia mineradora e os países estão investindo pesado em infra-estrutura, porque a tendência de crescimento é para os próximos 50 anos.
Como está a capacidade de produção?
Temos uma fábrica em Contagem (perto de Belo Horizonte, Minas Gerais) desde 1972, que é a única fábrica de locomotivas da América Latina e a única da GE no Hemisfério Sul. É o nosso centro de excelência na região, com 600 funcionários e uma estrutura de negócios completa. Fizemos investimentos significativos e dobramos sua capacidade de produção recentemente.
Quem são os maiores clientes no Brasil?
Temos um relacionamento de longo prazo com a CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e a MRS Logística. Elas representam boa parte das nossas receitas aqui. Além disso, produzimos 60% da frota de trens que estão em circulação no País.
Qual o potencial de mercado de um país com dimensões continentais?
As ferrovias são muito mais eficientes no escoamento do que caminhões ou qualquer outro tipo de transporte. O comércio exterior também é um fator importante: materiais brutos que precisam ser escoados e voltar como produtos. Isso põe muito estresse sobre os transportes e a infra- estrutura. E a capacidade que temos disponível nas ferrovias está pronta para ajudar a absorver essa demanda. Sem falar que é uma alternativa mais econômica.
Quais são os custos mais altos envolvidos?
O investimento na operação de ferrovias. Há uma série de custos variáveis, sendo o mais notável o combustível. É por isso que investimos muito dinheiro em tecnologias de economia de combustível nas nossas locomotivas.
Como avalia a qualidade das nossas ferrovias?
As ferrovias geridas por grupos privados são muito bem administradas e mantidas. Elas representam 90% do total por onde passam trens de carga.
Vocês recebem algum tipo de incentivo do governo brasileiro?
Recebemos apoio no sentido de termos taxas atraentes. No passado, elas não eram e isso prejudicava a localização da nossa produção e o volume. O presidente Lula está muito interessado nos nossos negócios. Há o gancho do projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo e planos de aumentar a rede ferroviária brasileira, os portos e a produção de locomotivas, para poder aumentar também o volume. As ferrovias são as artérias da economia da indústria mineradora.
"O presidente Lula está muito interessado nos nossos negócios. As ferrovias são as artérias da economia da indústria mineradora"
Gabriel Brasil February 2nd, 2008, 05:41 PM Bem que poderiam abrir novas fábricas no país.
Ramos February 3rd, 2008, 01:13 PM ^^ Eu acho dificil viu, pois existe muitas fábricas nacionais e estrangerias que já atuam no Brasil, e com certeza a GE apenas vem engrossar a concorrência.
Em matéria de locomotivas de carga, somente a GE tem capacidade de fabricá-las no país, sendo que fazia isso há muitos anos atrás.
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/electro/cpef/vand_inaug.jpg
A Siemens e a Alstom soemente fabricam alguns equipamentos eletro-eletrônicos e montam trens urbanos no país enquanto que a GE não monta nem fabrica trens urbanos, competindo apenas com a Siemens e a Alstom pelo mercado de equipamentos eletro-eletrônicos para trens urbanos.
|
|