View Full Version : Campinas precisa de um sambódromo?

IsaacUrban
February 4th, 2008, 04:34 AM
Estive observando o crescimento do carnaval campineiro , principalmente nos 2 últimos anos , com um ótimo trabalho do prefeito Hélio de Oliveira Santos
(PDT) ,que sem dúvida , deu um grande incentivo à cultura campineira. Com esse crescimento , será que Campinas merece um sambódromo , com capacidade pra umas 15 ou 20 mil pessoas , pra receber os desfiles e trios elétricos e outros eventos culturais , que com certeza seriam incentivados com um novo local , como este? o que vocês acham?

Gutovsky
February 4th, 2008, 04:40 AM
Não sei qual o tamanho do carnaval de Campinas, mas acho muito dinheiro gasto. Melhor fazer como em SP antigamente e colocar arquibancadas ao longo de uma avenida... Se justificar o investimento, então constroem um sambódromo com a capacidade maior um pouco...

Observador_SJC
February 4th, 2008, 05:41 AM
Acho desnecessário, Campinas tem outras coisas com que se preocupar

IsaacUrban
February 4th, 2008, 06:55 AM
Acho desnecessário, Campinas tem outras coisas com que se preocupar

Ah , toda cidade tem muita coisa a se preocupar , mas esse lugar não seria somente para o carnaval , seria um "centro de eventos" , o qual Campinas precisa tanto , mesmo assim , seria desnecessáio?

IsaacUrban
February 4th, 2008, 06:56 AM
Não sei qual o tamanho do carnaval de Campinas, mas acho muito dinheiro gasto. Melhor fazer como em SP antigamente e colocar arquibancadas ao longo de uma avenida... Se justificar o investimento, então constroem um sambódromo com a capacidade maior um pouco...

Bem , pra termos uma idéia , neste domingo , mesmo com chances de chuva , temos 50 mil pessoas atrás de trios elétricos , no sábado foram quase 60 , e amanhã e terça , esperamos superar 60 mil pessoas.

Fabius_
February 4th, 2008, 01:46 PM
Talvez precise.

O fato é que o Carnaval não deve continuar onde está nos próximos anos.
A via de acesso ao túnel na Vila Industrial é parte fundamental do acesso à nova Rodoviária e no ano que vem, se continuarem ali, vai engastar o Centro. Túnel é lugar de trânsito, não de concentração de carros alegóricos.

Já foi na Fco Glicério (avenida principal da cidade), mas fazia tanto barulho e infelicitava tanto os moradores, que pouco a pouco foi minguando. Depois, mudaram para o Tancredão (Av. Tancredo Neves, perto do Campos Elíseos), mas aí o povo reclamava que era longe, que isso que aquilo...

Construir um sambódromo simplesinho (com uma rua de 200m e para 15.000 pessoas no máximo) não é má idéia. Mas teria que ser num lugar não muito próximo de áreas residenciais e com fácil acesso, com estacionamentos para muitos carros. Não sei se há jeito. Eu fico preocupado com o povo da Vila Industrial, porque aquele barulho faz mal.

ridalv
February 4th, 2008, 02:38 PM
Investimento público em cultura, claro é sempre bem vindo. Mas, neste caso seria jogar dinheiro fora. Um sambódromo só se justifica se houver demanda para além do episódio carnaval: tv, turismo, publicidade, etc. O dinheiro, portanto, teria melhor uso se investido naquilo que já existe para o carnaval: blocos, escolas, salões em bairros etc. Um sambódromo em Campinas corre o risco de se transformar numa nova praça Arautos da Paz: uma ode ao mau gosto.

Fabius_
February 4th, 2008, 03:57 PM
Investimento público em cultura, claro é sempre bem vindo. Mas, neste caso seria jogar dinheiro fora. Um sambódromo só se justifica se houver demanda para além do episódio carnaval: tv, turismo, publicidade, etc. O dinheiro, portanto, teria melhor uso se investido naquilo que já existe para o carnaval: blocos, escolas, salões em bairros etc. Um sambódromo em Campinas corre o risco de se transformar numa nova praça Arautos da Paz: uma ode ao mau gosto.

Boa opinião...eu realmente não tinha me lembrado que Sambódromo só vale a pena nessas condições. O ideal é fazer arquibancadas numa avenida que não atrapalhe muito o trânsito. ou mesmo na Pedreira do Chapadão, lugar que hoje está às moscas.
Quanto à Arautos da Paz, só tem um jeito, incorporá-la ao Parque do Taquaral, cercando-a, fechando-a à noite e aumentando a arborização.

PeaceTo
February 4th, 2008, 05:00 PM
Acho que Campinas não tem tradição em carnaval suficiente para ter um sambódromo.

jp_city
February 4th, 2008, 07:49 PM
totalmente desnecessário

EricoWilliams
February 4th, 2008, 08:16 PM
Hahaha! To em Campinas e essa cidade definitivamente não precisa de um sambódromo!

Fabius_
February 4th, 2008, 08:19 PM
Acho que Campinas não tem tradição em carnaval suficiente para ter um sambódromo.

Tradição se adquire. :) E se continuarem a fazer como neste ano, em 20, 25 anos já haverá tradição.
O fato é o seguinte: é preciso fazer um lugar mais adequado, que não o atual.
Mas não precisa ser um sambódromo, mas um lugar com estrutura mínima para eventos desse tipo e que não atrapalhe o trânsito.

E Paulínia tem um sambódromo, grandinho até...:|
Virou elefante branco. E a PMC não daria moral para Paulínia para fazer o Carnaval lá.

totalmente desnecessário

A opinião é muito simples, mas é verdadeira. :)

Ar-Nimruzîr
February 4th, 2008, 08:20 PM
Campinas não precisa de um sambódromo.

dbueno
February 4th, 2008, 08:56 PM
Ah, mas eu tb não acharia legal o carnaval de cps em paulinia...não, não...
e acho que devemos ter um espaço sim como muitos disseram, de eventos, que pudesse ser modificado no carnaval, ou mesmo nas festas de fim de ano (natal), que campinas parece estar investindo bastante. Ficaria bacana numa marginal de rodovia...
Agora, um $ específico para as escolas e blocos, isso é legal, se for bem feito!

Andre_RP
February 5th, 2008, 05:26 PM
Não mesmo. O carnaval de rua no interior de SP é forte e interessante nas pequenas cidades.
Aqui na região, as principais festas de rua estão em Serrana, Altinópolis, Taquaritinga e Jaboticabal.
Ribeirão Preto está vazia.

DiegoSP
February 5th, 2008, 11:45 PM
lugar nenhum merece um sambódromo pq carnaval é ridículo!!!!

Fabius_
February 6th, 2008, 01:04 AM
Não mesmo. O carnaval de rua no interior de SP é forte e interessante nas pequenas cidades.
Aqui na região, as principais festas de rua estão em Serrana, Altinópolis, Taquaritinga e Jaboticabal.
Ribeirão Preto está vazia.

Não é o caso de Campinas.
O carnaval esse ano está até fortinho, afinal 60.000 pessoas não são uma quantia desprezível.
Mas realmente, as melhores festas de rua estão nas localidades menores. No caso, nos distritos de Sousas e Barão Geraldo há alguns blocos que animam o Carnaval, mais do que a própria região central, que só tem o Tomá na Banda.

É um grande negócio. :)
Bem-feito, atrai renda e ajuda muita gente.

Andre_RP
February 6th, 2008, 02:54 PM

Concordo!

IsaacUrban
February 6th, 2008, 10:09 PM
só digo uma coisa , um carnaval que leva mais de 100 mil pessoas as ruas , nos dias do carnaval precisa de um sambódromo sim , não igual ao anhembi em sp , mas pelo menos pra 15 ou 20 mil pessoas. E lembrando , não seria apenas um sambódromo , e sim um grande "centro cultural "

Ginasta_PR
February 6th, 2008, 10:16 PM
tb acho desnecessário, em Curitiba ouvi boatos de que eles querem fazer um pra não deixar que os Curitibanos vão ao litoral comemorar o Carnaval
...

IsaacUrban
February 7th, 2008, 07:46 PM
é a famosa , e as vezes ruim proximidade com SP

Assessor-1
February 7th, 2008, 08:39 PM
Bem, como já foi dito, in loco, nenhuma cidade precisa de sambódromo, contudo cabe algumas considerações.

31.262 pessoas prestigiaram a abertura do Carnaval de SP no Anhembi.
Segundo a Polícia Militar, que usa como metodologia o padrão mundial de 4 pessoas por metro quadrado, o último dia de apresentação das escolas de samba do grupo especial de Campinas atraiu aproximadamente 100.000 pessoas. Mais de três Anhembis.
Com base nisso, acho oportuna sim a idéia de colocar em prática a construção de um espaço destinado a eventos deste tipo, anexo a um Centro de Convenções, que aliás é uma das lutas do Campinas Convention & Visitors Boureau, embora qualquer cidade possua prioridades mais latentes, como hospitais, moradia, etc, é uma das formas de um município tornar o carnaval auto-sustentável, uma vez que cobra-se entrada.

GLeal_SSA
February 7th, 2008, 11:34 PM
Pq não bota pra desfilarem numa avenida larga da cidade, tornando assim o carnaval mais democrático.

Fabius_
February 7th, 2008, 11:43 PM
Pq não bota pra desfilarem numa avenida larga da cidade, tornando assim o carnaval mais democrático.

Mas é isso que eles fizeram nesses últimos carnavais!
É na avenida que liga a Vila Industrial e o Parque Itália ao Centro.
O problema é que essa avenida é uma artéria razoavelmente importante para ser interrompida no Carnaval.
No Centro, os moradores não querem.
Na Tancredão (um lugar aberto na periferia) todo muito longe.
Ah, como é difícil agradar a todos...:|

Pedro Paulo Carreira
February 8th, 2008, 08:13 PM
Campinas foi carnavalesca até o início dos anos 60. Hoje seria desnecessário um sambódromo. Aliás Campinas e Curitiba são páreos duros. Nenhuma das duas tem carnaval. Com exceção de alguns blocos como o Citibanda e Tomá na banda (ambos do Cambuí) a cidade vira um marasmo total nessa época. Vamos direcionar o dinheiro para problemas mais urgentes.

IsaacUrban
February 9th, 2008, 02:12 AM
Bem, como já foi dito, in loco, nenhuma cidade precisa de sambódromo, contudo cabe algumas considerações.

31.262 pessoas prestigiaram a abertura do Carnaval de SP no Anhembi.
Segundo a Polícia Militar, que usa como metodologia o padrão mundial de 4 pessoas por metro quadrado, o último dia de apresentação das escolas de samba do grupo especial de Campinas atraiu aproximadamente 100.000 pessoas. Mais de três Anhembis.
Com base nisso, acho oportuna sim a idéia de colocar em prática a construção de um espaço destinado a eventos deste tipo, anexo a um Centro de Convenções, que aliás é uma das lutas do Campinas Convention & Visitors Boureau, embora qualquer cidade possua prioridades mais latentes, como hospitais, moradia, etc, é uma das formas de um município tornar o carnaval auto-sustentável, uma vez que cobra-se entrada.

Vc capitou a mensagem Assessor-1 , não seria Apenas um sambódromo , sim um centro de convenções que campinas tanto necessita , nas outras épocas do ano , poderia ser utilizado em eventos locais , festas , shows , ou seja , eventos em geral , destinados a população. Ele será importante tbm na criação de empregos na sua construção , administração e nos eventos realizados no local , além de atrair comércio , serviços , etc. Tem gente que não gosta de Carnaval , eu respeito isso , mas só por causa disso , não querer um espaço como este para uma cidade realizar seus eventos culturais é um pouco d+

Evandro
February 9th, 2008, 02:35 AM
tb acho desnecessário, em Curitiba ouvi boatos de que eles querem fazer um pra não deixar que os Curitibanos vão ao litoral comemorar o Carnaval
...

Carnaval em Curitiba é a melhor coisa do mundo, justamente por não ter Carnaval!!! :D :lol: Fiquei sabendo que o que rola por aí nesta época são festas rockabilly e punk. :rock:

Compartilho da opinião de que cidade nenhuma precisa de sambódromo, muito menos Campinas.