View Full Version : VLT Recreio-Barra: notícias?

Otis LA
February 6th, 2008, 08:26 PM
Gostaria de conhecer o estudo de implantação de VLT entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ouvi falar dele faz alguns anos mas não obtive detalhes e nem mapas. Quem pode me ajudar?

lfbrumalta
February 7th, 2008, 02:16 AM
Gostaria de conhecer o estudo de implantação de VLT entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ouvi falar dele faz alguns anos mas não obtive detalhes e nem mapas. Quem pode me ajudar?

Um conselho: Mande um e-mail para o autor da idéia, o Sr. César Maia. Ele com certeza deve saber "como está" a projeto.

tnq13
February 7th, 2008, 04:01 AM
Se isso sair, vai me deixar morrendo de inveja!!!

Quero um VLT no centro de São Paulo!

neosoux
February 8th, 2008, 10:33 AM
Nossa, mas isso não foi abandonado faz tempo?

renanfsouza
February 8th, 2008, 03:14 PM
Nunca ouvi falar nisso... Mas gostaria de ver um mapa do projeto.

jp_city
February 8th, 2008, 06:51 PM
interessante tb gostaria de ver um mapa

WallyP
February 8th, 2008, 06:59 PM
Não gastaram uma nota num tal vlt? Eu lembro na época o Conde todo feliz e tal...

Ar-Nimruzîr
February 8th, 2008, 07:07 PM
Alguém tem um mapa desse projeto?

renanfsouza
February 8th, 2008, 10:32 PM
Não gastaram uma nota num tal vlt? Eu lembro na época o Conde todo feliz e tal...

O Conde falava de um monorail lá pela zona norte se não me falha a memória, mas não me lembro de dinheiro sendo gasto nisso.

lfbrumalta
February 9th, 2008, 02:58 AM
A história é a seguinte:

O idiota do César Maia "estava disposto" a investir na Linha 4. O metrô chegaria ao início da Barra (Jardim Oceânico). O trecho restante seria feito por uma rede de VLTs, chamados "bondes da barra". Eram três linhas previstas: Barra-Recreio, Alvorada-Riocentro-Autódromo-Alvorada e Alvorada-ViaParque-BarraShopping-Alvorada. Foi realizado um convêncio com o instituto de urbanismo de Paris para elaborar o projeto, "de graça". Verificou-se que haveria demanda para apenas 1 linha, Barra - Recreio. A AMA Barra chiou pois o projeto não era prioritário e sim uma ligação com o centro/zona sul. Quando a Linha 4 foi "enterrada", o VLT persistiu, mas mudou " a cara". Virou 'metrõ sobre rodas" que seriam ônibus articulados, que seguiriram pelo canteiro central da Av das Américas com duas linhas: Jardim Oceânico-Alvorada e Alvorada - Recreio. Na licitação do projeto não apareceu ninguém então foi cancelado de vez.

Kaique
February 9th, 2008, 07:01 PM
A idéia é ótima.
O metrô com a linha Centro - ZS - Barra alimentada pelas três linhas de VLT que por sua vez poderiam ser integradas a micro ônibus e garagens públicas.

IMPÉRIO-BR
February 9th, 2008, 07:07 PM
Acho ótimo a implantação de VLT na Barra e Recreio, aliás acho q deveria está no programa da Olimpíadas 2016, pois é uma boa solução a curto/médio prazo.

pmoretzs
April 6th, 2010, 12:35 AM
Duvido que as empresas de ônibus deixem o VLT sair do papel. São elas que mandam no Rio. Aposto que vão fazer mesmo o BRT entre o terminal Alvorada e Santa Cruz, passando pelo Recreio.

Já não deixaram fazer a linha 5 do metrô (Alvorada-Galeão).