View Full Version : Pará entre os oito destinos para escolher em 2008

dricobel
February 7th, 2008, 02:27 PM
Pará. Os hotéis de selva estão no Amazonas, mas é no Pará que a cultura amazônica se manifesta com mais intensidade. Belém é uma viagem gastronômica que todos deveríamos fazer uma vez na vida. Dê uma escapadinha a Marajó e, entre setembro e novembro, passe em Alter-do-Chão, ao lado de Santarém, para curtir a praia cristalina do Tapajós.

RICARDO FREIRE
é blogueiro profissional e escreve quinzenalmente em ÉPOCA.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR81316-6050,00.html

flaino
February 7th, 2008, 02:29 PM
^^ legal

tu ja foi em santarem? marajo?

so fui no marajo,,, soure, salva terra e interior.

dricobel
February 7th, 2008, 02:49 PM
Pará, obra prima da Amazônia :)

manga
February 7th, 2008, 04:01 PM
É o Pará lá no alto!!!

Belcity
February 7th, 2008, 04:34 PM
Pra quem mora aqui e conhece bem a amazonia isso não é nenhuma novidade. :)

dricobel
February 7th, 2008, 05:19 PM
só acho que faltou mais algumas coisas! :cheers:

odilsons
February 7th, 2008, 05:25 PM
Além da gastronomia impar e do rico patrimônio histórico de Belém, temos o Marajó e Alter-do-Chão! O marajó se assemelha ao pantanal, mas com um diferencial que nele existem várias praias! Já Alter-do-Chão é o Caribe paraense! Eu tive o prazer de conhecer Alter-do-Chão e já fui várias vezes ao Marajó!

dricobel
February 7th, 2008, 05:34 PM
^^

falta também o belissimo litoral paraense com suas praias de água salgada, ainda pouco conhecido, as praias de rio do araguaia-tocantins, as ondas da pororoca, a serra de carajás, festas populares entre elas o círio de nazaré. temos muito o que mostrar do nosso estado. :)

Belcity
February 7th, 2008, 05:39 PM
^^

falta também o belissimo litoral paraense com suas praias de água salgada, ainda pouco conhecido, as praias de rio do araguaia-tocantins, as ondas da pororoca, a serra de carajás, festas populares entre elas o círio de nazaré. temos muito o que mostrar do nosso estado. :)

Pois é

Não ha riqueza cultural ou natural na Amazônia maior q no Pará

Por isso q o Pará é a obra-prima da Amazônia:cheers:

dricobel
February 7th, 2008, 05:44 PM
^^

issó é verdade, temos de tudo um pouco. :)

Terra Nova
February 7th, 2008, 06:38 PM
Faltam bons hotéis para acomodar bem as centenas de milhares de turistas. Mas, uma coisa não falta por aí: Bairrismo. É transbordante.

Jorge Luís
February 7th, 2008, 06:43 PM
^^

Na questão de hotéis... o cenário está mudando.. e muito!! e pra melhor :D..

na questão do barrismo..bem.. influências...influências..

:D

Terra Nova
February 7th, 2008, 06:49 PM
^^

Na questão de hotéis... o cenário está mudando.. e muito!! e pra melhor :D..

na questão do barrismo..bem.. influências...influências..

já já vcs vão perder alter do chão... vão ficar só com as prais do litoral e com a ilha. E só.

Jorge Luís
February 7th, 2008, 06:51 PM
^^

Não se preocupe! em outubro..os parenses vão as urnas e para a nossa felicidade a resposta vai ser não... :D

dricobel
February 7th, 2008, 07:07 PM
já já vcs vão perder alter do chão... vão ficar só com as prais do litoral e com a ilha. E só.

e vc ach pouco só as praias do litoral e ilha de marajó! putz muitos queriam ter!
isso não depende apenas do oeste do estado, mais sim de todo pará!!! :lol:

Rondon
February 7th, 2008, 07:09 PM
Ué, vai ter um referendo sobre o Oeste do Pará?

Jorge Luís
February 7th, 2008, 07:09 PM
isso não depende apenas do oeste do estado, mais sim de todo pará!!! :lol:

Que isso cara!!! quanto barrismo!!!!!

ironic mode

:lol::lol::lol::lol::lol:

dricobel
February 7th, 2008, 07:10 PM
Faltam bons hotéis para acomodar bem as centenas de milhares de turistas. Mas, uma coisa não falta por aí: Bairrismo. É transbordante.

como jorge havia dito, o problemas dos hoteis é questão de tempo e em curto prazo estara resolvido.
o bairrismo não é exclusividade ápenas daqui!

Jorge Luís
February 7th, 2008, 07:11 PM

Talvez em outubro deste ano :D.. isso se não adiarem como fazem desde mil novecentos e não sei quando :D

dricobel
February 7th, 2008, 07:12 PM

até onde eu saiba não. e se tiver não vai depender apenas do oeste do pará, e sim de todo estado.
com certeza não sera aprovado, afinal o peso esmagador do eleitorado está na grande belém, norte e nordeste do pará.

dricobel
February 7th, 2008, 07:14 PM
Talvez em outubro deste ano :D.. isso se não adiarem como fazem desde mil novecentos e não sei quando :D

ano que vem sera de carajás.......

Jorge Luís
February 7th, 2008, 07:16 PM
^^

Carajás.. onde se concentra a maior província mineral do mundo? ano que vem..essa eu não sabia :D

ironic mode

dricobel
February 7th, 2008, 07:18 PM
Que isso cara!!! quanto barrismo!!!!!

ironic mode

:lol::lol::lol::lol::lol:

que nada jorge, temos que mostrar que somos um povo unido e sempre decidimos tudo juntos :lol:

dricobel
February 7th, 2008, 07:20 PM
^^

Carajás.. onde se concentra a maior província mineral do mundo? ano que vem..essa eu não sabia :D

ironic mode

isso mesmo, fiquei sabendo de uma fonte quentinha e segura :nuts:
parece que não passa do ano que vem.

:lol::lol::lol::lol:

dricobel
February 7th, 2008, 07:25 PM
não vejo bairrismo algum. até porque quem fez esse artigo foi um reporte da revista época.
agora não temos culpa se o cara destacou o pará como um destino de 2008!
e porque não elogiar o meu estado. :lol:

e vendo uma notícias dessas fico mais feliz ainda.

o brasil em si é lindo!!!

TiagoSS
February 7th, 2008, 07:30 PM
Amigos, recebi esta semana um "Newsletter" da agência canadense da qual presto serviços aqui no Brasil - Development and Peace | Développement et Paix | Desenvolvimento e Paz do Canadá - e fiquei surpreso ao saber que a edição 2009 do Fórum Social Mundial (FSM) sará realizada aí em Belém.
O FSM é um evento de caráter discussivo e propositivo sobre as questões mundiais (saúde, água, meio ambiente, política, sociedade, cultura,...). Dele participam simpatizantes e militantes esquerdistas, líderes comunitários, ambientalistas, estudantes e pesquisadores de todo o mundo.
No Brasil, se não me engano, aconteceram 02 edições, na cidade de Porto Alegre - RS. Ambos momentos movimentaram a economia local e divulgaram mundialmente a cidade. Decerto, para muitas pessoas o evento é pouco significativo ou insignificante, para outros tantos a proposta do Fórum é bastante salutar e tem um caráter formativo; de conscientização.
Acreditemos, pois, que esse e outros eventos que virão a acontecer em Belém trarão investimentos e quiçá elencará o potencial turístico (de eventos) e cultural da cidade. Desde já, parabéns Belém, parabéns Pará.

Matéria Íntegra:

Próximo Fórum Social Mundial, em 2009, será em Belém do Pará
Reunidos na Alemanha desde o dia 29, os membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiram, nesta quinta, que a próxima edição do evento acontecerá em Belém. Cidade bateu candidatos como Indonésia e Coréia do Sul.

Verena Glass - Carta MaiorCom a decisão, tomada no último encontro do Fórum Social Mundial, de que 2008 não terá um evento unificado do FSM, como aconteceu no início de todos os anos desde 2001, a grande expectativa entre os movimentos e ativistas altermundistas era o destino do Fórum em 2009, quando novamente ocorre um encontro mundial.

Reunido em Berlim desde o dia 29, o Conselho Internacional do FSM, a sua instância máxima de decisão, acabou por apoiar nesta quinta (31) a proposta apresentada por várias organizações brasileiras de, nestes tempos de debate sobre aquecimento global e sustentabilidade planetária, levar o evento para o coração da Amazônia. Apesar de ter se candidatado bem depois de outras virtuais sedes, como a tradicional Porto Alegre, Curitiba ou Salvador, Belém deve ser o destino do outro mundo possível em 2009, batendo também candidatos como Coréia do Sul, África e Indonésia, entre outros.

A informação da escolha de Belém chegou à Amazônia na tarde desta quinta através de um e-mail do secretario geral do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Adilson Vieira. “Companheiros e Companheiras, acabou agorinha a reunião do CI do FSM. Havia muitas candidaturas fortes: África, Coréia do Sul, Amazônia, etc… Foi uma boa discussão. (…) Mas enfim, a Amazônia vai sediar a edição 2009 do FSM. Creio que para nós será uma grande oportunidade de colocar as nossas lutas do dia a dia numa agenda internacional, ganhado assim mais força”. Segundo Vieira, a próxima reunião do CI acontecerá já em Belém, ainda sem data definida.

Procurada pela Carta Maior, a governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), se disse emocionada e muito feliz com a escolha. “O Pará vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial”, afirmou. Segundo ela, será uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo “conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social”.

Leia a seguir a carta enviada ao CI sobre a candidatura da Amazônia:

Ao Conselho Internacional do FSM.

Nós, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais da Amazônia, vimos solicitar a este Conselho a apreciação da candidatura da região amazônica para sediar a edição do FSM no ano de 2009.

A pertinência da candidatura está expressa em vários aspectos, sejam eles políticos, culturais e ambientais, mas também no apelo global que a temática das mudanças climáticas vem ganhando após o relatório do IPCC das Nações Unidas. A Amazônia é a última fronteira florestal do planeta com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas. As ameaças que pairam sobre esse patrimônio da humanidade não se restringem apenas às mudanças do clima, mas são aceleradas pelas atuais políticas de desenvolvimento que apontam para a ampliação de atividades predatórias como as monoculturas agrícola e pecuária, exploração de commodities minerais e instalação de infra-estrutura que viabilizam esse processo predatório, com pouquíssimas externalidades positivas para o conjunto da sociedade amazônica. Neste contexto, a realização do Fórum Social Mundial, na Amazônia, tem grande representação simbólica e vem somar esforços ao prestar visibilidade para a temática da conservação dos recursos naturais e o respeito à pluralidade de modos de vida que vem sendo ameaçados pelo avanço do processo de globalização neoliberal nessa região estratégica para o planeta.

É também relevante o apoio que o movimento social da região tem dado a proposta de realização do Fórum Social Mundial na Amazônia, pois isso fortaleceria as lutas contra o desmatamento, em favor da redução da pobreza e da manutenção de nossa diversidade socioambiental. Entidades de base e ONG's, da região e de atuação nacional, vem se manifestando a favor dessa iniciativa, tecendo uma teia de apoio que legitima o processo, antes de tudo, perante a própria sociedade civil organizada, criando um cenário positivo para o sucesso dessa empreitada em terras Amazônicas, que estão sempre esquecidas por seus países e que coloca em risco de extinção centenas de culturas que vivem isoladas e distante das ações de seus governos. A realização do FSM na Amazônia daria voz e visibilidade a milhares de grupos étnicos que são ameaçados com a invasão de seus territórios e o descaso do poder publico, que vê com naturalidade o extermínio de grupos como os do Vale do Javari, fronteira Amazônica de Peru, Colômbia e Brasil.

A região possui ótimos antecedentes em sediar grandes eventos internacionais do movimento social, que desde 2002, vem realizando edições do Fórum Social Pan Amazônico, com ampla participação dos movimentos sociais dos 9 países amazônicos e se consolidou na agenda internacional como um espaço de lutas que passam por todo o continente Americano.

A região possui centros urbanos com condições de sediar o FSM, e nesse sentido, apresentamos a cidade de Belém, segundo maior centro urbano da Amazônia com 1.500.000 habitantes. A cidade de Belém, apresenta condições ideais para sediar a edição do Fórum Social Mundial em 2009. Cidade histórica, de tradição revolucionária, Belém foi palco entre 1835 a 1840 da maior revolta popular da história da Amazônia - a revolta dos Cabanos - única na região a realmente derrubar um governo local. Com localização geográfica estratégica, se acha privilegiada, por estar situada na foz do rio Amazonas e no extremo norte da malha rodoviária do país, além de possuir aeroporto internacional, o que facilita o deslocamento de pessoas, do Brasil e do exterior para a cidade.

Enfim, gostaríamos que essa candidatura fosse considerada não como uma candidatura do Brasil, mas como a candidatura de uma região que possui nove paises, milhares de povos indígenas com centenas de línguas e uma diversidade socioambiental das mais ricas do planeta. Possui também grandes contrastes sociais e hoje é vista como região estratégica para as grandes transnacionais e corporações que exploram nosso povo e nossa riqueza.

Se um outro mundo é possível, a região Amazônica reúne todas as condições para a construção desse novo mundo!

Vamos amazonizar o mundo! Fórum Social Mundial na Amazônia - Belém 2009

GTA - Grupo de Trabalho Amazônico
Conselho Nacional dos Seringueiros
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos
Associação Brasileira de ONGs - ABONG
Fórum da Amazônia Oriental
STTR/Santarém.
Fórum Matogrossense de meio Ambiente e Desenvolvimento
Projeto saúde e Alegria
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Amazônico
Fundação vitória Amazônica
Associação etnoambiental Kanindé
Agonautas Ambientalistas da Amazônia
FASE
Instituto Paulo Freire

Tradução: RECID

Jorge Luís
February 7th, 2008, 07:35 PM
^^

eu vou participar :D

dricobel
February 7th, 2008, 07:36 PM
isso mesmo TiagoSS, o FSM sera em belém no ano de 2009, trara muitas oportunidades e investimentos para cidade.
obrigado pelas informações!!!

TiagoSS
February 7th, 2008, 09:33 PM
^^

eu vou participar :D

^^

Que bom Jorge. Caso eu esteja no Brasil no período do FSM, provavelmente participarei. A agência que me referi realiza paralelo ao Fórum, o Encontro Latino Americano de Cooperação Internacional com as "contrapartes" Latinas. Daí a possibilidade de participar deste outro evento.

isso mesmo TiagoSS, o FSM sera em belém no ano de 2009, trara muitas oportunidades e investimentos para cidade.
obrigado pelas informações!!!

^^

Com certeza Drico. Será um grande evento. E quanto às informações não precisa agradeçer. Gosto muito do seu estado (belas paisagens, povo hordeiro, cultura sem igual,...). Hei de conhecê-lo em breve. Abraço.

Belcity
February 7th, 2008, 10:49 PM

Bairrismo não é exclusividade daqui. :D

dricobel
February 7th, 2008, 10:50 PM
^^

Que bom Jorge. Caso eu esteja no Brasil no período do FSM, provavelmente participarei. A agência que me referi realiza paralelo ao Fórum, o Encontro Latino Americano de Cooperação Internacional com as "contrapartes" Latinas. Daí a possibilidade de participar deste outro evento.

^^

Com certeza Drico. Será um grande evento. E quanto às informações não precisa agradeçer. Gosto muito do seu estado (belas paisagens, povo hordeiro, cultura sem igual,...). Hei de conhecê-lo em breve. Abraço.

vc sera muito bem recebido TiagoSS..... quando vieres faça contato conosco!!!
abraços....

dricobel
February 7th, 2008, 10:52 PM
Bairrismo não é exclusividade daqui. :D

foi a mesma coisa que eu havia dito, como se fosse exclusividade nossa. :ohno:

Alexandre Lima
February 8th, 2008, 01:22 AM
Infelizmente, meus amios paraenses, este thread estrapolou no bairrismo.
Vcs poderiam muito bem "exaltar" as belezas únicas de Belém sem tocar no outro lado, mas preferiram fazê-lo.

Se vc fala de Amazônia, o Pará é último da lista pra se lembrar de Amazônia. Como pode um estado que sai desmatando tudo o que vê pela frente, pode representar melhor a amazônia???

Não tem base um trem desses!!! :ohno:

Jorge Luís
February 8th, 2008, 01:28 AM
^^

Alexandre..bem..eu acho que não tem nada a ver o desmatamento com "representar" a Amazônia, sei lá..não achei nenhum comentário aqui postado barrista :D ao contrário..apenas comentando uma notícia que foi publicada em uma revista..nada de mais..sei lá..ou não sei.. :D

(deixa eu comer, que com fome eu n penso mt bem..dispois eu volto)

dricobel
February 8th, 2008, 01:28 AM
o pará foi um destino turistico para 2008, e não representante da amazônia em defesa do meio ambiente!!!

a revista não se limita a belém e sim ao estado do pará!

Alexandre Lima
February 8th, 2008, 01:35 AM
^^

Alexandre..bem..eu acho que não tem nada a ver o desmatamento com "representar" a Amazônia, sei lá..não achei nenhum comentário aqui postado barrista :D ao contrário..apenas comentando uma notícia que foi publicada em uma revista..nada de mais..sei lá..ou não sei.. :D

(deixa eu comer, que com fome eu n penso mt bem..dispois eu volto)

Não foram os comentários, mas o próprio título e thread starter!!!

Alexandre Lima
February 8th, 2008, 01:36 AM
o pará foi um destino turistico para 2008, e não representante da amazônia em defesa do meio ambiente!!!

a revista não se limita a belém e sim ao estado do pará!

E é justamente o resto do Pará que desmata!!!

Alexandre Lima
February 8th, 2008, 01:36 AM
Nossa!!! Deixa eu ir embora, eu tô muito chato, hoje!!!:D

dricobel
February 8th, 2008, 01:52 AM
E é justamente o resto do Pará que desmata!!!

ninguem aqui falow em desmatamento, a não ser vc é claro! nada ver com a nóticia.
a revista época é clara quando indica o pará como um dos oito destinos turisticos em 2008. nem ao menos menciona desmatamento ou muito menos quem ou onde estão desmatando!

vou repetir novamente, o pará foi escolhido como destino turistico em 2008 e não representante da amazonia em defesa do meio ambiente.

Belcity
February 8th, 2008, 02:51 AM
Infelizmente, meus amios paraenses, este thread estrapolou no bairrismo.
Vcs poderiam muito bem "exaltar" as belezas únicas de Belém sem tocar no outro lado, mas preferiram fazê-lo.

Se vc fala de Amazônia, o Pará é último da lista pra se lembrar de Amazônia. Como pode um estado que sai desmatando tudo o que vê pela frente, pode representar melhor a amazônia???

Não tem base um trem desses!!! :ohno:

Primeiramente
Com bairrismo ou sem bairrismo não foi falado nenhuma mentira aqui. O Pará é o estado com a maior diversidade cultural e natural da Amazônia, querendo ou não. Não estamos falando só de Belém.

Quanto ao desmatamento todo mundo sabe q o Pará é um dos estados q mais desmata mas isso não exclui o Pará da Amazônia. E se for pra falar em desmatamento ontem mesmo passou no Jornal Nacional 2 municipios do amazonas q estão na lista dos q mais desmatam na amazônia, portanto o desmatamento da floresta não é exclusividade da Pará(assim como o bairrismo).

dricobel
February 8th, 2008, 03:03 AM
^^

:lol:

dricobel
February 8th, 2008, 06:51 PM
belcity, esse tua assinatura não era a que o governo almir gabriel usava?

dricobel
February 8th, 2008, 08:11 PM
Amigos, recebi esta semana um "Newsletter" da agência canadense da qual presto serviços aqui no Brasil - Development and Peace | Développement et Paix | Desenvolvimento e Paz do Canadá - e fiquei surpreso ao saber que a edição 2009 do Fórum Social Mundial (FSM) sará realizada aí em Belém.
O FSM é um evento de caráter discussivo e propositivo sobre as questões mundiais (saúde, água, meio ambiente, política, sociedade, cultura,...). Dele participam simpatizantes e militantes esquerdistas, líderes comunitários, ambientalistas, estudantes e pesquisadores de todo o mundo.
No Brasil, se não me engano, aconteceram 02 edições, na cidade de Porto Alegre - RS. Ambos momentos movimentaram a economia local e divulgaram mundialmente a cidade. Decerto, para muitas pessoas o evento é pouco significativo ou insignificante, para outros tantos a proposta do Fórum é bastante salutar e tem um caráter formativo; de conscientização.
Acreditemos, pois, que esse e outros eventos que virão a acontecer em Belém trarão investimentos e quiçá elencará o potencial turístico (de eventos) e cultural da cidade. Desde já, parabéns Belém, parabéns Pará.

Matéria Íntegra:

Próximo Fórum Social Mundial, em 2009, será em Belém do Pará
Reunidos na Alemanha desde o dia 29, os membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiram, nesta quinta, que a próxima edição do evento acontecerá em Belém. Cidade bateu candidatos como Indonésia e Coréia do Sul.

Verena Glass - Carta MaiorCom a decisão, tomada no último encontro do Fórum Social Mundial, de que 2008 não terá um evento unificado do FSM, como aconteceu no início de todos os anos desde 2001, a grande expectativa entre os movimentos e ativistas altermundistas era o destino do Fórum em 2009, quando novamente ocorre um encontro mundial.

Reunido em Berlim desde o dia 29, o Conselho Internacional do FSM, a sua instância máxima de decisão, acabou por apoiar nesta quinta (31) a proposta apresentada por várias organizações brasileiras de, nestes tempos de debate sobre aquecimento global e sustentabilidade planetária, levar o evento para o coração da Amazônia. Apesar de ter se candidatado bem depois de outras virtuais sedes, como a tradicional Porto Alegre, Curitiba ou Salvador, Belém deve ser o destino do outro mundo possível em 2009, batendo também candidatos como Coréia do Sul, África e Indonésia, entre outros.

A informação da escolha de Belém chegou à Amazônia na tarde desta quinta através de um e-mail do secretario geral do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Adilson Vieira. “Companheiros e Companheiras, acabou agorinha a reunião do CI do FSM. Havia muitas candidaturas fortes: África, Coréia do Sul, Amazônia, etc… Foi uma boa discussão. (…) Mas enfim, a Amazônia vai sediar a edição 2009 do FSM. Creio que para nós será uma grande oportunidade de colocar as nossas lutas do dia a dia numa agenda internacional, ganhado assim mais força”. Segundo Vieira, a próxima reunião do CI acontecerá já em Belém, ainda sem data definida.

Procurada pela Carta Maior, a governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), se disse emocionada e muito feliz com a escolha. “O Pará vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial”, afirmou. Segundo ela, será uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo “conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social”.

Leia a seguir a carta enviada ao CI sobre a candidatura da Amazônia:

Ao Conselho Internacional do FSM.

Nós, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais da Amazônia, vimos solicitar a este Conselho a apreciação da candidatura da região amazônica para sediar a edição do FSM no ano de 2009.

A pertinência da candidatura está expressa em vários aspectos, sejam eles políticos, culturais e ambientais, mas também no apelo global que a temática das mudanças climáticas vem ganhando após o relatório do IPCC das Nações Unidas. A Amazônia é a última fronteira florestal do planeta com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas. As ameaças que pairam sobre esse patrimônio da humanidade não se restringem apenas às mudanças do clima, mas são aceleradas pelas atuais políticas de desenvolvimento que apontam para a ampliação de atividades predatórias como as monoculturas agrícola e pecuária, exploração de commodities minerais e instalação de infra-estrutura que viabilizam esse processo predatório, com pouquíssimas externalidades positivas para o conjunto da sociedade amazônica. Neste contexto, a realização do Fórum Social Mundial, na Amazônia, tem grande representação simbólica e vem somar esforços ao prestar visibilidade para a temática da conservação dos recursos naturais e o respeito à pluralidade de modos de vida que vem sendo ameaçados pelo avanço do processo de globalização neoliberal nessa região estratégica para o planeta.

É também relevante o apoio que o movimento social da região tem dado a proposta de realização do Fórum Social Mundial na Amazônia, pois isso fortaleceria as lutas contra o desmatamento, em favor da redução da pobreza e da manutenção de nossa diversidade socioambiental. Entidades de base e ONG's, da região e de atuação nacional, vem se manifestando a favor dessa iniciativa, tecendo uma teia de apoio que legitima o processo, antes de tudo, perante a própria sociedade civil organizada, criando um cenário positivo para o sucesso dessa empreitada em terras Amazônicas, que estão sempre esquecidas por seus países e que coloca em risco de extinção centenas de culturas que vivem isoladas e distante das ações de seus governos. A realização do FSM na Amazônia daria voz e visibilidade a milhares de grupos étnicos que são ameaçados com a invasão de seus territórios e o descaso do poder publico, que vê com naturalidade o extermínio de grupos como os do Vale do Javari, fronteira Amazônica de Peru, Colômbia e Brasil.

A região possui ótimos antecedentes em sediar grandes eventos internacionais do movimento social, que desde 2002, vem realizando edições do Fórum Social Pan Amazônico, com ampla participação dos movimentos sociais dos 9 países amazônicos e se consolidou na agenda internacional como um espaço de lutas que passam por todo o continente Americano.

A região possui centros urbanos com condições de sediar o FSM, e nesse sentido, apresentamos a cidade de Belém, segundo maior centro urbano da Amazônia com 1.500.000 habitantes. A cidade de Belém, apresenta condições ideais para sediar a edição do Fórum Social Mundial em 2009. Cidade histórica, de tradição revolucionária, Belém foi palco entre 1835 a 1840 da maior revolta popular da história da Amazônia - a revolta dos Cabanos - única na região a realmente derrubar um governo local. Com localização geográfica estratégica, se acha privilegiada, por estar situada na foz do rio Amazonas e no extremo norte da malha rodoviária do país, além de possuir aeroporto internacional, o que facilita o deslocamento de pessoas, do Brasil e do exterior para a cidade.

Enfim, gostaríamos que essa candidatura fosse considerada não como uma candidatura do Brasil, mas como a candidatura de uma região que possui nove paises, milhares de povos indígenas com centenas de línguas e uma diversidade socioambiental das mais ricas do planeta. Possui também grandes contrastes sociais e hoje é vista como região estratégica para as grandes transnacionais e corporações que exploram nosso povo e nossa riqueza.

Se um outro mundo é possível, a região Amazônica reúne todas as condições para a construção desse novo mundo!

Vamos amazonizar o mundo! Fórum Social Mundial na Amazônia - Belém 2009

GTA - Grupo de Trabalho Amazônico
Conselho Nacional dos Seringueiros
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos
Associação Brasileira de ONGs - ABONG
Fórum da Amazônia Oriental
STTR/Santarém.
Fórum Matogrossense de meio Ambiente e Desenvolvimento
Projeto saúde e Alegria
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Amazônico
Fundação vitória Amazônica
Associação etnoambiental Kanindé
Agonautas Ambientalistas da Amazônia
FASE
Instituto Paulo Freire

Tradução: RECID

TiagoSS aonde posso encontrar mais informações referentes ao FSM de 2009?
Desde já agradeço as informações!:)

TiagoSS
February 9th, 2008, 07:50 PM
TiagoSS aonde posso encontrar mais informações referentes ao FSM de 2009?
Desde já agradeço as informações!:)

^^

Drico, ainda são poucas as informações oficiais sobre o FSM 2009. Normalmente elas transitam no interior das organizações sociais nacionais e internacionais e só depois são vinculadas na mídia. Ainda não tenho novidades sobre o FSM 2009, mas em breve terei. Acredito que você poderá acessar alguma informação no site do governo paraense. Todavia, antecipo-lhe(s) que fica meu compromisso de, assim que receber informações oficiais, as socializar contigo e com os demais amigos paraense ou a quem interessar possa. Abraço.

Abraço.

dricobel
February 10th, 2008, 03:48 PM
^^

Drico, ainda são poucas as informações oficiais sobre o FSM 2009. Normalmente elas transitam no interior das organizações sociais nacionais e internacionais e só depois são vinculadas na mídia. Ainda não tenho novidades sobre o FSM 2009, mas em breve terei. Acredito que você poderá acessar alguma informação no site do governo paraense. Todavia, antecipo-lhe(s) que fica meu compromisso de, assim que receber informações oficiais, as socializar contigo e com os demais amigos paraense ou a quem interessar possa. Abraço.

Abraço.

Qundo vc tiver alguma informação compartilhe conosco!!!
Caro TiagoSS se vc vier ao FSM faça contato!! Teremos a maior satisfação em recepcioná-lo.

um grande abraço. :)

TiagoSS
February 10th, 2008, 11:58 PM
^^

Pode ficar tranquilo Drico e amigos paraenses. Assim que souber novas informações, repassarei pra você(s). Obrigado desde já pela receptividade e acolhida. Quem sabe conheça a "Bela Belém" antes desse período?!

Alexandre Lima
February 12th, 2008, 03:08 AM
Primeiramente
Com bairrismo ou sem bairrismo não foi falado nenhuma mentira aqui. O Pará é o estado com a maior diversidade cultural e natural da Amazônia, querendo ou não. Não estamos falando só de Belém.

Quanto ao desmatamento todo mundo sabe que o Pará é um dos estados q mais desmata mas isso não exclui o Pará da Amazônia. E se for pra falar em desmatamento ontem mesmo passou no Jornal Nacional 2 municipios do amazonas q estão na lista dos q mais desmatam na amazônia, portanto o desmatamento da floresta não é exclusividade da Pará(assim como o bairrismo).

Gente, sem querer recriar polêmicas, só quero me exlicar pra tira esse peso que alguns threads causaram entre nós por motivos fúteis!

Eu não acho que nem um estado em outro são "o maioral" da amazônia. O Pará tem o Círio de Nazaré, o Carimbó entre outras manifestações culturais (por favor especifiquem outras, pois realmente não conheço "toda" a cultura paraense) e que são relevantes a nível nacional. Em compesação, o Amazonas tem o Carnaval de Manaus, o Carnaboi, o Bumba-meu-Boi, O Festival Folclóico do Amazonas, O Festival Internacional de Òpera de Manaus, o Amazonas Film Festival e vários outros festivais culturais realizados ao longo do ano na capital amazonens.
Porém o Amazonas, como maior estado brasileiro, possui bastantes culturas distintas, o que dá uma grande diversidade não apenas na capital. Entre essas manifestações culturais estão o Festival de Parintins, com os bois Garantido e Caprichoso, o FECANI (Festival da Canção de Itacoatiara), a Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo, o Festival de Cirandas de Manacapuru, a Festa do Guaraná em Maués, o Festival do Peixe Ornamental em Barcelos, entre outros. Essas são manisfetações culturais já são consolidadas e têm relevância naional e internacional, atraíndo mlhares de turistas todos os anos.

Quanto à diversidade natural, o Amazonas possui a maior parte de sua floresta nativa preservada, e possui o maior rio do mundo em comprimento e volume de água, o rio Amazonas. Possui ainda o espetáculo do encontro das águas e varias atrações no interior, como Presidente Figueiredo e suas belas cachoeiras e grutas, as praias de Barcelos, de Maués, de Manacapurú, entre outras. Além de possuir uma grande diversidade de aimais silvestres e o maior número de espécie de aves já catalogadas em todo o mundo. Ou seja, o Amazonas é um estado com uma diversidade natural imprescindível.
Em compensação, o Pará tem suas belas praias litorâneas, e espetáculos naturais como Salinas, o encontro dos rios em Santarém, entre outros (se algúem puder especificar outros também, pois ó me vieram estes à mente).

Eu só acho que é quase impossível, um estado que já desmatou grande parte de sua diversidade natural -tanto as matas nativas como sua biodiveridade- possa ser o melhor exemplo da amazônia, "onde a cultura amazônica se manisfete com maior intensidade".
Eu sá acho que esse colunista deve pegar um aviãozinho e dar uma voltinha pelo Amazonas.

Não estou desmerecendo o Pará, pois vocês me ensinaram a amar este estado, e como já disse, cada estado tem suas peculiaridades!!!:okay:

Belcity
February 12th, 2008, 05:33 AM
Gente, sem querer recriar polêmicas, só quero me exlicar pra tira esse peso que alguns threads causaram entre nós por motivos fúteis!

Eu não acho que nem um estado em outro são "o maioral" da amazônia. O Pará tem o Círio de Nazaré, o Carimbó entre outras manifestações culturais (por favor especifiquem outras, pois realmente não conheço "toda" a cultura paraense) e que são relevantes a nível nacional. Em compesação, o Amazonas tem o Carnaval de Manaus, o Carnaboi, o Bumba-meu-Boi, O Festival Folclóico do Amazonas, O Festival Internacional de Òpera de Manaus, o Amazonas Film Festival e vários outros festivais culturais realizados ao longo do ano na capital amazonens.
Porém o Amazonas, como maior estado brasileiro, possui bastantes culturas distintas, o que dá uma grande diversidade não apenas na capital. Entre essas manifestações culturais estão o Festival de Parintins, com os bois Garantido e Caprichoso, o FECANI (Festival da Canção de Itacoatiara), a Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo, o Festival de Cirandas de Manacapuru, a Festa do Guaraná em Maués, o Festival do Peixe Ornamental em Barcelos, entre outros. Essas são manisfetações culturais já são consolidadas e têm relevância naional e internacional, atraíndo mlhares de turistas todos os anos.

Quanto à diversidade natural, o Amazonas possui a maior parte de sua floresta nativa preservada, e possui o maior rio do mundo em comprimento e volume de água, o rio Amazonas. Possui ainda o espetáculo do encontro das águas e varias atrações no interior, como Presidente Figueiredo e suas belas cachoeiras e grutas, as praias de Barcelos, de Maués, de Manacapurú, entre outras. Além de possuir uma grande diversidade de aimais silvestres e o maior número de espécie de aves já catalogadas em todo o mundo. Ou seja, o Amazonas é um estado com uma diversidade natural imprescindível.
Em compensação, o Pará tem suas belas praias litorâneas, e espetáculos naturais como Salinas, o encontro dos rios em Santarém, entre outros (se algúem puder especificar outros também, pois ó me vieram estes à mente).

Eu só acho que é quase impossível, um estado que já desmatou grande parte de sua diversidade natural -tanto as matas nativas como sua biodiveridade- possa ser o melhor exemplo da amazônia, "onde a cultura amazônica se manisfete com maior intensidade".
Eu sá acho que esse colunista deve pegar um aviãozinho e dar uma voltinha pelo Amazonas.

Não estou desmerecendo o Pará, pois vocês me ensinaram a amar este estado, e como já disse, cada estado tem suas peculiaridades!!!:okay:

Eu poderia continuar essa discussao mostrando a riqueza da cultura do Pará, mas nao quero mais prolongar isso.
E mais uma vez quero dizer q o fato do estado ser dos q mais dematam não exclui ele da amazônia e tb não apaga a riqueza cultural nem natural dele. riqueza natural não está apenas nas florestas e o estado ainda tem boa parte dela preservada apesar do desmatamento.
O Pará pode nao ser exemplo de preservação da floresta, agora dizer q é impossivel ele ser o estado "onde a cultura amazônica se manisfete com maior intensidade", não tem nada a ver.

PS: O Pará tb tem o maior rio do mundo:D

Rafael_Rosato
February 12th, 2008, 06:04 AM
Achei otima a noticia...

Primeiramente

Quanto ao desmatamento todo mundo sabe q o Pará é um dos estados q mais desmata mas isso não exclui o Pará da Amazônia. E se for pra falar em desmatamento ontem mesmo passou no Jornal Nacional 2 municipios do amazonas q estão na lista dos q mais desmatam na amazônia, portanto o desmatamento da floresta não é exclusividade da Pará(assim como o bairrismo).

Bom... o Para certamente é o maior estado da amazonia tanto em econonia, qnto em população... mais duvido muito que tenha uma diversidade cultural maior do que RO que tem mais da metade da população de pessoas nascidades em outros estados com varias culturas e costumes... Acredito sim que o Para seja o estado com a maior variedade cultural local, ou seja maior variedade de manisfestações originarias do proprio Para... *e o amazonas tbm não fica atraz nao
Em relação a representante da Amazonia, acho ele um OTIMO representante da região, so que nao se pode dizer que toda a amazonia tem o Para como o centro cultural e economico... odeio quando querem dizem que RO tem a mesma cultura amazonense ou paraende(sou rondoniano...). O que algumas pessoas nao entendem(nao to falando de ti, falo principalmente de gente de outras regiões) é que na amazonia existem diferente formas de se viver e ultilizar a floresta... sao as varias amazonias... muito grande e rica pra ter apenas uma influencia...

Belcity
February 12th, 2008, 06:24 AM
mais duvido muito que tenha uma diversidade cultural maior do que RO que tem mais da metade da população de pessoas nascidades em outros estados com varias culturas e costumes

o fato de ter mais ou menos pessoas de um estado ou outro não quer dizer q seja mais rico culturalmente q outro, so quer dizer q tem mais gente ou menos gente de fora. quer dizer q Rondonia foi povoada por pessoas de varias partes do Brasil.
se fosse por isso todos os estados seriam igualmente ricos culturalmente, ja q todos os estados tem pessoas de todos os outros estados morando nele.

e a questão é a cultura originaria do estado

Rafael_Rosato
February 12th, 2008, 06:41 AM
^^ foi oq eu disse, o Para (pra mim) é o estado com maior manifestação cultural originarias do proprio estado na região norte... quando eu falei isso, quiz dizer que em RO a população tem costumes diferentes... tanto que o estado não tem sotaque definido, logico que tem suas maiorias(principalmente no interior) e isso é a caracteristica do estado, algo parecido com Brasilia(hoje) e São Paulo(a tempo atraz)!!!, que é diferente dos demais que tem uma maioria nascida la e tem a cultura do proprio estado...

flaino
February 12th, 2008, 11:24 AM
@alexandre lima: se for dizer o tanto de festival (carangueijo, bacuri, açaí ... n...) hheheehhe.. q tem no pará... mas não é o caso, senão vai já gerar atritos :D. Axo q nao ha necessidade. ;)

Acho que todos os estados do norte tem sua particularidade cultura unidas por alguns elos comum em toda norte (amazônia). Alguma gíria, comida, algo nesse sentido ehehhe.

dricobel
February 12th, 2008, 12:20 PM
Achei otima a noticia...

Bom... o Para certamente é o maior estado da amazonia tanto em econonia, qnto em população... mais duvido muito que tenha uma diversidade cultural maior do que RO que tem mais da metade da população de pessoas nascidades em outros estados com varias culturas e costumes... Acredito sim que o Para seja o estado com a maior variedade cultural local, ou seja maior variedade de manisfestações originarias do proprio Para... *e o amazonas tbm não fica atraz nao
Em relação a representante da Amazonia, acho ele um OTIMO representante da região, so que nao se pode dizer que toda a amazonia tem o Para como o centro cultural e economico... odeio quando querem dizem que RO tem a mesma cultura amazonense ou paraende(sou rondoniano...). O que algumas pessoas nao entendem(nao to falando de ti, falo principalmente de gente de outras regiões) é que na amazonia existem diferente formas de se viver e ultilizar a floresta... sao as varias amazonias... muito grande e rica pra ter apenas uma influencia...

A população de RO é de 1,5 milhão e meio de hab, certo! Portanto 750 mil pessoas são de fora. O PA tem 7,1 milhões, portanto acho que vc se equivocou em dizer que RO tem a população com maior diversidade cultural proveniente de todos os estados. O sul do PA é totalmente uma região habitada por pessoas de todos os cantos deste pais, isso pq não inclui ai as demais regiões que são bem mais populosas.
Ainda tem o AM que também é o segundo em população, e uma boa perte também proveniente de outras regiões!!!

dricobel
February 12th, 2008, 12:55 PM

Acho que isso respode a tua pergunta Alexandre.
Alguns motivos que fizeram o Pará ser incluido nessa lista!!!

Polo Belém:

O verde abraça a capital paraense, banhada pela Baía do Guajará.

Imensa, senhora de si, a cidade convida para um passeio pelas ruas com famosos túneis verdes que fazem Belém ser conhecida como a Cidade das Mangueiras.
Batizada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém é cidade de gente hospitaleira e
beleza única. É também porta de entrada da região
amazônica e parada obrigatória para quem quer
conhecer o norte do Brasil.

Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616, época em que foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, o Forte do Presépio. Recentemente restaurado pelo Governo do Estado, é um dos locais que o turista não pode deixar de visitar.
A posição geográfica da capital do Pará no mercado regional indica oportunidade ímpar para negócios. É também saída brasileira para o corredor de integração com as Guianas
e o Caribe.

A evidente vantagem geográfica somada às belezas naturais e ao valor inestimável do patrimônio cultural são responsáveis por um importante diferencial em relação às demais capitais brasileiras.
A metrópole conta, atualmente, com cerca de 1,4 milhão de habitantes e completa infra-estrutura turística.

Possui verdadeiras mostras de arquitetura setecentista - assinada pelo italiano Antonio Giuseppe
Landi - mesclada com o barroco jesuítico do século XVII,
que dão um charme peculiar à cidade.
Ao chegar, o turista se depara com um dos mais modernos aeroportos do país. O aeroporto Internacional de Val-de-Cans é o portão de entrada da Amazônia Oriental.

No acesso ao aeroporto, uma avenida leva o nome de Júlio César, prestando justa homenagem ao pioneiro paraense da aviação, Júlio César Ribeiro, que se notabilizou pelo invento da dirigibilidade dos balões.
Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser sentidos em cada esquina: nas barracas de tacacá, nas vendas de açaí, anunciadas com bandeirinhas vermelhas, e nas mangas que caem das árvores.

São especialidades da culinária mais típica do Brasil, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e no folclore.
É em Belém que no segundo domingo de outubro acontece a maior procissão religiosa católica do país, o Círio de Nazaré. Foi também em Belém que aconteceu a Cabanagem, considerada a revolta popular mais autêntica da história do Brasil.
Algumas atrações turísticas de Belém:

Biooparque da Amazônia
Casa das Onze Janelas
Museu de Arte Sacra
Museu do Estado
Museu de Artes de Belém
Forte do Presepio
Jardim Botânico da Amazônia
Museu Paraense Emilio Goeldi
Parque Mangal das Garças
Estação das Docas
Theatro da Paz
Hangar Centro de convenções e Feiras da Amazônia
Feira do Artesanato de Icoaraci
Parque Ambiental de Belém
Ilha de Cotijuba
Ilha do Combú
Ilha de Mosqueiro
Feira Ver-o-peso
Cidade Velha
Memorial dos Povos
Parque da Residência
Planetario Sebatião Sodre da Gama
Bondinho de Belém
Ver-o rio
Polo Joalheiro
Praça da República
Praça Batista Campos
Estádio Olimpico do Pará
Vila Bolonha
Baia do Guajará e Marajó
Círio de Nazaré
Ceramica Marajoara

Especialidades culinárias

A cozinha belenense tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: Pato no Tucupi, o Tacacá, a Maniçoba, entre outras delícias como o açaí, em Belém tem um consumo maior que o leite. Há quem diga que o sabor dos peixes e das frutas é realmente diferente. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados do município de Belém; elas são responsáveis diretas pelo sabor das sobremesas que enriquecem a mesa paraense. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá.

dricobel
February 12th, 2008, 12:56 PM
Polo Amazônia Atlântica

Com uma temperatura média anual de 27,07ºC, máxima em torno de 31,07ºC e mínima de 25,02ºC, o município de Salinópolis é destino certo para quem gosta da combinação praias e conforto urbano.
O município fica na zona do Salgado – Amazônia Atlântica, onde encontramos belas praias oceânicas, como as de Marudá e Algodoal; ou ainda Ajuruteua, em Bragança. A Amazônia Atlântica possui uma mistura equilibrada de praias oceânicas, manguezais e ilhas selvagens. Não é raro encontrar, nas estradas que levam à região, bandos de guarás.
Salinópolis é uma estância hidro-mineral, e ao visitá-la não esqueça de beber um pouco da água da Fonte do Caranã, no centro da cidade. Atalaia, Corvina, Maçarico - a mais antiga -, Farol Velho, Cocal, Marieta e Pilão são as riquezas de Salinópolis. São mais de 20 km de praias de água salgada e dunas de areia fina nas proximidades do rio Pará.

No Atalaia, um lago de água doce limpa, conhecido como lago da coca-cola, é parada certa para quem quer se refrescar um pouco da água salgada. Mais distante e selvagem, a praia da Marieta é a preferida dos surfistas, mas o acesso até lá é feito exclusivamente em barcos.
Bragança
A margem esquerda do rio Caeté abrigou Vila Sousa de Caeté, primeiro povoado de Bragança. O município de Bragança possui uma paisagem exuberante e praias que seduzem com suas águas claras e areia fina, além de um vento constante. O silêncio desta cidade só é quebrado pelo ritmo da Marujada, festa em devoção a São Benedito – padroeiro de Bragança.
Às margens do rio está a igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas e onde, desde 1798, acontece a maior festa religiosa do município. Visitar Bragança é ter a oportunidade de verificar como passado e presente interagem. Um dos locais obrigatórios de visita é o palacete Augusto Corrêa, sede da prefeitura do município. O prédio é uma cópia fiel do palácio de Bragança, em Portugal.
Há também a antiga praça da Estação de ferro Belém-Bragança - atualmente, praça Augusto Montenegro.
Ajuruteua – Vila distante 36 quilômetros de Bragança - oferece um espetáculo à parte ao longo do percurso. Nas estradas pavimentadas pode-se observar a vegetação de mangue e ninhais de garças e guarás que encontram na ilha de Canelas um local seguro para a preservação da espécie. Outra cena rotineira é protagonizada pelos caranguejos na estrada, principalmente as fêmeas que, na época da procriação, atravessam a pista atrás de um lugar seguro para suas crias. Por isso, é bom tomar cuidado e obedecer às placas de sinalização que indicam "Atenção. Reduza a velocidade. Caranguejo na pista.”
Logo na entrada da Vila está a praia de Campo do Meio. É nela que durante as férias centenas de pessoas buscam diversão; possui infra-estrutura de pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.
Para quem quer curtir a natureza de uma forma mais sossegada há um lugar garantido: as praias do Farol Velho e do Pilão são as mais indicadas. À direita do Campo do Meio há a vila dos pescadores, onde, aliás, é sempre bom dar uma paradinha para ouvir as muitas "estórias" dos moradores. Uma das mais curiosas é sobre a carcaça de um navio que existe na vila. Eles contam que, há mais ou menos 300 anos, o navio - que vinha da África cheio de escravos - afundou naquela região. Muitos morreram e os que sobreviveram voltaram nadando até o continente africano. E eles contam mais. Dizem que durante a noite o navio fica todo iluminado. Se for ou não história de pescador, o que vale mesmo é desfrutar do cenário deslumbrante dessa praia.

Algodoal

O nome é Maiandeua (Mãe da Terra), mas é como Ilha de Algodoal que o local é mais conhecido. Esse pedacinho do céu está no município de Maracanã - região do Salgado. São 165 km pela rodovia BR-316 e PA-127.

A vila de Algodoal, além de ser a principal ilha, possui a melhor infra-estrutura para acomodação de turistas. As quatro vilas (Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocooca) são separadas entre si por porções de manguezais e seccionadas em alguns pontos por canais de maré.
Os 19 km² da Ilha de Algodoal são marcados pela tranqüilidade, pelos cenários maravilhosos que atraem turistas de todo o mundo. A comunidade da ilha é formada por pessoas simples e receptivas que vivem, basicamente, da pesca, da agricultura de subsistência e, ultimamente, do turismo.
As praias da região do Salgado apresentam uma peculiaridade especial: todas sofrem influência das marés dos rios amazônicos, o que faz com que, de seis em seis horas, haja uma variação significativa no nível do mar. Nos períodos de maré baixa, a água recua centenas de metros e forma lagoas naturais que são muito bem aproveitadas pelas crianças.

A praia da Princesa - na Ilha de Algodoal - tem quase 14 quilômetros de extensão e foi classificada pela revista americana Time como uma das dez mais bonitas do Brasil. Quem a conhece sabe que a classificação é justa. Na Princesa, há bares que funcionam nos períodos de alta temporada. Nesses bares é possível encontrar refeições simples, como peixe frito e caldeirada, lanches e as bebidas mais consumidas no Brasil: cerveja e caipirinha.

dricobel
February 12th, 2008, 12:58 PM
Pólo Araguaia – Tocantins e Cachoeiras

Conceição do Araguaia

É sobre o Araguaia que ficam as praias da pequena Conceição do Araguaia, localizada no Sudeste Paraense. O Araguaia é um dos mais belos rios que cortam o território paraense, de águas claras e transparentes. A praia da Gaivota é a mais freqüentada. Um pouco mais distantes do centro da cidade, as praias da Macedônia, Verde e Caldeirão são as mais selvagens.

Marabá

A praia do Tucunaré tem aproximadamente 5 quilometros, está situada nas águas do rio Tocantins. Possui areia fina, seixo, uma pequena vegetação e muitas lendas e histórias. Foi o primeiro local onde se registrou ocorrência de diamantes, um dos mais importantes ciclos econômicos da região

A praia emerge na vazante do Tocantins, logo após o período de chuvas, geralmente a partir do mês de abril. É muito procurada na alta estação - julho e novembro - tornando-se a principal atração turística da cidade. A praia proporciona ao veranista a prática de esportes náuticos e de areia, além de camping e pesca esportiva.

Cachoeiras

Especialmente para quem curte turismo de aventura, o Pará oferece cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Estado.

As cachoeiras ocorrem no final da planície amazônica, ao Norte e ao Sul do Estado, onde começam as elevações para os planaltos Guianense e Central do Brasil.

São acessíveis apenas através de trilhas ou estradas de terra.

Além das grandes cachoeiras, há centenas de pequenas quedas d´água, particularmente na região do Araguaia-Tocantins, acessíveis a partir de Marabá e Tucuruí, e trechos encachoeirados, ideais para a prática da canoagem radical.
• Cachoeira do Aruã
• Cachoeira de Santo Antônio
• Cachoeiras Abismo e Pingüim
• Cachoeira Planaltina
• Cachoeira Porteira

Cachoeira do Aruã
Fica no afluente do rio Tapajós - oeste paraense. Uma pequena ilha coberta de vegetação separa as duas quedas d'água que marcam, de forma única, mais esta bela mostra da paisagem amazônica.
Para conhecer de perto, parte-se de voadeira de Alter-do-Chão, em Santarém. A viagem dura perto de 5 horas em companhia de agradáveis e inusitadas praias que surgem nos meses de verão, com águas verde azuladas e areias bem brancas.
O local onde fica a cachoeira é ideal para a prática de esportes radicais, como a canoagem. Porém, é necesário ir preparado, pois não há moradores e nem infra-estrutura.

Cachoeira de Santo Antônio
Situada na divisa do Pará com o estado do Amapá, a Santo Antônio é uma das belas mostras das maravilhosas cachoeiras existentes no Pará. Fica no município de Almeirim, a cerca de 30 horas de barco de Belém. A localização da cachoeira possibilita um passeio pela sua plataforma rochosa. Barcos e lanchas também podem chegar próximos às quedas.

Cachoeiras Abismo e Pingüim
Ambas ficam no município de Medicilândia, sendo algumas das atrações naturais do local surgido no Km 90 da Transamazônica. A viagem até as cachoeiras é uma verdadeira aventura que, ao lado do Monumento Natural de Medicilândia - considerada a maior caverna em arenito da América do Sul -, dá o charme paradisíaco ao município.
O ponto de partida para conhecer as belíssimas paisagens é Altamira, no sudoste paraense. Medicilândia fica a 90 km de lá.

Cachoeira Planaltina
Está situada no município de Brasil Novo - sudoste paraense - e é uma das atrações do local que possui, além de cachoeiras, inusitadas cavernas. A cachoeira Planaltina está bem perto da sede do município, e é nome também de uma caverna do local. Fica descendo o rio Arrependido, nas serras do Iriri e Grande das Araras. Um lago de águas verdes dá o toque especial ao local, cujo acesso é por via terrestre.

Cachoeira Porteira
Fica na região do Baixo Amazonas. A cachoeira Porteira é marcada por um cenário primitivo e único, com uma natureza ainda não explorada, onde há botos, animais silvestres e jacarés.
Para chegar à cachoeira o ponto de partida é o município de Oriximiná, a 823 Km de Belém. Chega-se de lancha ao local em cerca de cinco horas. Pode-se também partir de Porto de Trombetas, na mesma região.

dricobel
February 12th, 2008, 12:59 PM
Polo Marajó

Marajó: paraíso amazônico entre o mar e o rio-mar
O Marajó está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de 3 mil ilhas e ilhotas, é o maior arquipélago flúvio-marítimo do Planeta e uma Área de Proteção Ambiental - APA. Possui exuberantes riquezas naturais espalhadas nos cerca de 50 mil quilômetros quadrados da principal ilha, o Marajó.
O viajante tem oportunidade de se hospedar em fazendas tradicionais e viver experiências radicais, enfrentando as ondas da pororoca - nome dado ao encontro entre as águas do rio Amazonas e do Atlântico -, fazendo lanternagem de jacarés ou trilhando em lombo de búfalos. Aliás, o Marajó possui o maior rebanho de búfalos do país.
Há também caminhos abertos pelos povos extintos, que também deixaram seus traços nas cerâmicas com desenhos que inspiram artistas até os dias de hoje. Há cerca de três mil anos, uma tribo de cultura avançada - os índios conhecidos como marajoaras - começou a povoar a ilha e deixou lá esse legado artístico e cultural.
Na ilha, o turista poderá conhecer uma diversidade de fauna e flora que a tornam um dos destinos turísticos mais cobiçados do Pará. Lagos, manguezais, igarapés, sítios arqueológicos, pântanos e praias de rio são algumas das riquezas naturais que a ilha oferece. A viagem é ideal para quem gosta de ecoturismo, prática que começa no próprio trajeto que leva até o Marajó.
Um dos principais cartões-postais do Pará, o Marajó é o destino ideal para quem também aprecia uma rica culinária que, lá, é complementada com queijos de leite de búfala, além de uma enorme variedade de peixes e frutas. Ou, se o turista preferir, pode simplesmente deixar-se ficar em praias de areias claras, em pousadas e hotéis com todo o conforto moderno, diante de um oceano Atlântico dourado pelas águas do rio Amazonas que como igual não existe no mundo.
Dezesseis municípios fazem parte do arquipélago do Marajó. No lado leste estão as cidades de Soure e Salvaterra. Separadas pelo rio Paracauari, as duas cidades oferecem pousadas e fazendas que são um campo fértil para acolher os visitantes que apreciam turismo rural . Em uma viagem de barco, toda a imensidão e os encantos da região podem ser apreciados, além das trilhas misteriosas que convidam a um passeio inesquecível.
A paisagem no Marajó nunca é a mesma
O viajante pode percorrer, no verão amazônico - de junho a novembro - os campos onde garças, guarás (aves de cor avermelhada), e dezenas de outros pássaros procuram alimento entre os rebanhos de gado zebu.
E no inverno - período que mais chove no Marajó (janeiro a maio) - cruzar em barcos esses mesmos campos, entre deslumbrantes jardins aquáticos. Em ambas as experiências, o turista verá sempre pássaros e pequenos mamíferos selvagens em profusão. E, quem sabe, poderá montar num cavalo baio, debaixo das cores do sol.

dricobel
February 12th, 2008, 01:00 PM
Pólo Tapajós

Tapajós, beleza selvagem no coração da Amazônia
O Tapajós é uma das melhores opções de visita que o Pará possui, ideal para a prática do ecoturismo. Nessa parte oeste do Estado, dois grandes rios da região se encontram em frente a Santarém, causando um efeito curioso e quase inacreditável.

De um lado, o Amazonas, um dos maiores rios do mundo com suas águas barrentas que cortam grande parte da floresta. Do outro, o Tapajós, com águas azuis, num tom quase esverdeado.

Os dois rios correm lado a lado, durante vários quilômetros, sem nunca se misturar. Isso se deve ao fato de as águas serem diferentes na densidade, temperatura e velocidade.
A região do Tapajós é a maior de todas as regiões turísticas do Estado, concentrando quase toda a porção ocidental do território paraense.

Além de Santarém, outros municípios da região oeste possuem infra-estrutura e belezas naturais para receber turistas, como Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

A natureza é um convite ao esporte, ao descanso à beira de belas praias fluviais e à aventura, já que uma das características da região é a geografia selvagem que presenteia o visitante com diversas cachoeiras e formações rochosas, um cenário perfeito para a prática de esportes de aventura como rapel e escalada.

dricobel
February 12th, 2008, 01:06 PM
Centros Históricos, Igrejas e a Festa do Círio.

Cidade Velha - conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do período Brasil-Colônia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI.Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a Rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês e o prédio da prefeitura.
Engenho Murucutu - Ruinas do antigo engenho de cana-de-açúcar prospero, móvido a vapor, que contava com muitos escravos. Foi destruído à época da Cabanagem, construído no século XVIII. Destacando-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição 1711, em estilo neoclássico, cuja obra é atribuída a Antonio Giuseppi Landi.

Igreja Nossa Senhora das Graças (Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana)
Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
Santuário de Fátima
Igreja Nossa Senhora Mercês
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Igreja Nossa Senhora da Trindade
Igreja São Francisco
Igreja São João Batista
Igreja de Sant'Ana
Igreja Santo Antônio
Igreja dos Capuchinhos
Igreja Santo Alexandre
Igreja de São Raimundo
Capela da Ordem Terceira de São Francisco
Capela de Santo Antônio
Capela de São João Batista
Capela do Nosso Senhor Jesus dos Bons Passos
Capela Nossa Senhora da Graça

O município de Belém sedia a festa religiosa com a maior procissão do Brasil, o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro e que reúne cerca de dois milhões de fiéis. O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, além de ser a maior festa cristã do planeta, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. O Círio é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de Outubro. As etapas da celebração Atualmente as manifestações de devoção profanas e religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:

A Romaria Rodo-Fluvial
A Romaria Rodoviária
A Romaria Fluvial
A Moto-Romaria
Transladação
A Procissão do Círio
O Círio própriamente dito
Recírio

Rafael_Rosato
February 12th, 2008, 01:18 PM
A população de RO é de 1,5 milhão e meio de hab, certo! Portanto 750 mil pessoas são de fora. O PA tem 7,1 milhões, portanto acho que vc se equivocou em dizer que RO tem a população com maior diversidade cultural proveniente de todos os estados. O sul do PA é totalmente uma região habitada por pessoas de todos os cantos deste pais, isso pq não inclui ai as demais regiões que são bem mais populosas.
Ainda tem o AM que também é o segundo em população, e uma boa perte também proveniente de outras regiões!!!

Mais não foi isso que eu quiz dizer... eu SÓ disse que em Rondonia tu nao vai encontrar uma cultura rondoniana, mais sim uma caracteristica multicultural... não é questão de ter a população maior ou menor, é questão de ter um estado predominantemente multicultural... eu SEI que a variedade da cultura é comum em todo o Brasil, mais as PROPORÇÕES são MAIORES em RO...
O Para tem uma cultura paraense que predomina nos costumes da população, e essa cultural OBVIL tem uma grande variedade, que pra mim como eu ja falei antes, é o estado com a maior diversidade de cultura originaria do proprio Para e pra mim tbm não muito a frente e Amazonas...
Por exemplo comparativo: o Para recebeu imigrantes de todas as regiões no pais e tbm de países estrangeiros... em Rodonia isso tambem ocorreu(os paranaenses chegam a quase 15% da população... alem disso tem os estrangeiros canadenses, libaneses, americanos, japoneses, bolivianos...) porem a maior influencia(paranaense, que tbm eh um estado multicultural) representa uns 20%(talvez mais) da população... ja no Para, pelo menos metade do estado tem uma cultural local...
Eu to falando apenas de proporções, e é inegavel que em RO o multicultural esta mais caracteristico... e se pra mim isso representa uma variedade cultural maior na região, isso é uma opinião minha mesmo(eu so queria deixar minha opinião aqui :D) em nenhum lugar ta escrito ou registrado que algum estado é mais multicultural do que outro(so por isso eu me acho no direito de nao estar enganado :okay:), ja em qualquer pesquisa sobre RO, essa caracteristica que eu citei esta presente e registrada...

dricobel
February 12th, 2008, 01:21 PM
^^

entendi o que queres dizer. Fica frio!!!! :)

Sempre que quiser vir debater algum assunto seras muito bem vindo.

grande abraço!

Rafael_Rosato
February 12th, 2008, 01:24 PM
^^ heheh... Agradeço mesmo e foi por isso que eu fiz o meu cadastro aqui! :okay:

Abraço ae pra ti tbmm!

dricobel
February 12th, 2008, 01:34 PM
Folclore

CARIMBÓ

É uma das mais populares expressões da cultura paraense. A dança tem origem na cultura Tupinambá, sendo o nome tirado da palavra de origem Tupi-Guarani “Curimbó”, de curi (pau ôco) e m'bó (escavado). O curimbó é na verdade o instrumento musical utilizado para dar a marcação da dança. O contato com a cultura dos negros africanos inseriu o batuque vibrante dos atabaques e os requebros dos quadris das mulheres. Há ainda muitos traços da cultura Portuguesa como palmas e estalar de dedos em algumas partes da dança, além de alguns passos muito parecidos com danças folclóricas lusitanas. Portanto, pode-se dizer que o Carimbó é realmente um retrato da miscigenação das 3 raças principais que formaram a cultura Brasileira.
A dança originou-se na ilha do Marajó, no Pará, mas tornou-se tradição em vários municípios paraenses como, por exemplo, Cametá e Marapanim.

Para fazer a marcação do Carimbó são usados dois tambores (curimbós), um grande e um pequeno, ganzá, banjo, pandeiro, dois maracás, e uma flauta. A dança começa com os pares dispostos em fileiras de mulheres e homens de frente uns para os outros. Com palmas, os homens convidam as mulheres a formar a roda. Os casais de dançarinos fazem então um grande círculo com sua dança, onde as mulheres rodam segurando as saias rodadas e jogando-as em direção ao homem, que tende a se esquivar da saia da parceira.

Ao final da apresentação, tem uma parte que é chamada de “dança do peru”, onde homens e mulheres ficam agachados em volta do centro batendo palmas. Uma mulher sai dançando até o meio e deixa um lenço no chão em forma de pirâmide para que seu parceiro apanhe o pano apenas com a boca, sem usar nenhuma das mãos e sem cair. Se tiver equilíbrio, força e elasticidade nos músculos das pernas para conseguir pegar o lenço, o dançarino é aplaudido com entusiasmo pelos bailarinos e pelo público. Mas se cai ou se desiste, é alegremente vaiado por todos na grande brincadeira.

A vestimenta das mulheres inclui conjuntos de saias longas (rodadas e muito coloridas) e blusas que exibem os ombros e o pescoço, confeccionadas com rendados, em geral de uma só cor. Costuma-se pregar enfeites como pequenas peneiras e pedaços de patchouli. Os cabelos são enfeitados com uma rosa no dos lados. Pode- se abusar de acessórios como pulseiras e colares coloridos que dão muitas voltas no pescoço e vão até a altura do umbigo. Os homens usam um lenço vermelho no pescoço, calças de uma só cor e camisas de mangas compridas tão coloridas quanto as saias das parceiras. As camisas são amarradas na cintura. Homens e mulheres dançam descalços.

MAÇARICO

As vestimentas da dança do Maçarico são muito elaboradas e cheias de enfeites. Os instrumentos musicais são os mesmos utilizados no carimbó: dois curimbós (tambores), sendo um grande e um pequeno, ganzá, banjo, pandeiro, dois maracás, e uma flauta.

Segundo estudiosos da cultura popular, o Maçarico teria se originado no município de Cametá (PA), que está localizado no nordeste paraense, há 150 quilômetros da capital, Belém/PA (em linha reta).

O nome da dança faz menção a uma ave de pequeno porte. O corpo é desproporcional em relação às pernas que são muito compridas e finas. O pequeno Maçarico se locomove em passos rápidos. É um pássaro muito arisco e também muito comum em praias e rios de vários pontos da Amazônia, em especial nos estados do Pará e Amazonas.

A dança tem esse nome exatamente por lembrar o movimento acelerado do pássaro. A musicalidade é marcada por versos cantados pelos próprios participantes que indicam os passos a serem desenvolvidos. As mulheres são sempre a referência para o desenrolar da dança.

Segundo informações do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém, “somente na parte relacionada ao coro é que os movimentos se repetem de acordo com o assunto tratado no determinado momento. As palavras em si não indicam propriamente os movimentos e sim, a marcação cênica, muito fácil de ser executada”.

Os pares de dançarinos desenvolvem a dança em velocidade acelerada, tanto quanto os passos do pequeno maçarico a percorrer as margens dos rios amazônicos.

VAQUEIRO DO MARAJÓ

O Marajó, maior ilha flúvio-marinha do planeta, é palco dessa manifestação folclórica que se caracteriza por imitar os gestos dos vaqueiros no trabalho de laçar do gado. Segundo informações de estudiosos, a dança teria sido criada para uma coreografia do professor Adelermo Mattos, utilizando uma música das vaquejadas do Rio Grande de Sul. Com o surgimento do Grupo Parafoclórico "Asa Branca", do Distrito de Icoaraci, Belém (PA), a professora Etelvina Cordeiro, inspirando-se no "aboio" do Vaqueiro Marajoara, compôs um texto literário retratando o dia-a-dia desse elemento da cultura do Marajó, em sua lida diária de tanger o gado. O poema foi até musicado.

Normalmente, a dança é apresentada apenas por homens, sem a presença feminina para formar pares, como acontece na maioria das manifestações folclóricas de dança da região. O motivo disso certamente é pelo fato de o trabalho de vaqueiro ser, em geral, desempenhado exclusivamente por homens. Também nas exposições agropecuárias que ocorrem nos municípios do Marajó, como Soure e Salvaterra, são geralmente os homens que participam de torneios e exibições.

A coreografia não é definida, como indefinido é o movimento que o vaqueiro, na prática, executa ao tentar laçar os animais. Os bailarinos usam tamancos de madeira que fazem barulho semelhante aos passos dos bois. Para compor a apresentação são usadas cordas de sisal, chicotes de couro, calças brancas sempre arregaçadas, camisas com motivos marajoaras (às vezes apresentam-se sem camisas, com o dorso nu) e chapéu de palha. É usada ainda uma espécie de capa, geralmente vermelha ou azul, que serve para proteger o vaqueiro da umidade da noite.

Outra característica é a proibição de instrumentos eletrônicos no acompanhamento musical. Por isso, são usados apenas instrumentos tradicionais de pau, de corda e de sopro como curimbós, maracás, ganzáz, banjos, cacetes e flautas: os mesmos usados no carimbó e outras danças folclóricas da Amazônia.

LUNDU MARAJOARA

De tão sensual, o Lundu acabou sendo proibido pela Corte Portuguesa durante o período colonial brasileiro. No século XIX, o Vaticano também a proibiu de ser praticada em público. Mas, como qualquer manifestação da cultura popular, não deixou de ser dançado mesmo às escondidas.
O Lundu é a representação bailada do assédio dos homens sobre as mulheres e a recusa inicial destas para “atiçar” o companheiro durante a conquista sexual. Na maior parte da dança, as damas esnobam e “judiam” dos parceiros que, sempre dançando agachados, abaixo do olhar delas, buscam chamar a atenção e envolvê-las de forma extremamente interessada e sedutora. Só ao final da dança é que o encontro sexual acontece simbolicamente. Esse momento é representado por um rápido gesto dos homens jogando o corpo por sobre as respectivas parceiras. Depois disso, os casais saem do salão com os corpos muito próximos e olhando nos olhos uns dos outros enquanto dão voltas entre si.

Para o acompanhamento musical do lundu marajoara são usados instrumentos como Rabeca (violino), clarinete, reco-reco, ganzá, maracás, banjo e cavaquinho. Quanto à vestimenta dos casais de dançarinos, as mulheres vestem-se com saias longas, largas e muito coloridas. O busto é coberto com mini-blusas de rendado branco e a barriga geralmente fica à mostra. Os acessórios também são muitos e coloridos: colares de contas de todos os tamanhos são usados, além de pulseiras, brincos e flores adornando os cabelos sempre soltos, de preferência compridos. Os homens apresentam-se de calças largas, brancas, geralmente de bainhas enroladas. As camisetas são brancas, muitas vezes com desenhos marajoaras. Mas há também grupos em que os homens apresentam-se sem camiseta. Tanto homens como mulheres dançam descalços.

SIRIÁ

Originária de Cametá, município do Nordeste do Pará, a dança do Siriá, como a maioria das danças de origem africana, tem passos sensuais.

Segundo estudiosos, a origem dessa manifestação folclórica está num agradecimento dos antigos escravos por terem encontrado, um dia, um local que bem poderia ter sido batizado de "Sirial", devido à enorme quantidade de siris. Mas, devido aos hábitos linguísticos da população cabocla da Amazônia, as palavras terminadas em "l" vão tendo sua terminação substituída por "r", e o "sirial" logo virou "siriar", que tornou-se "siriá".

Conta-se que, certa vez, os escravos foram pescar, depois de um dia inteiro de trabalho forçado e de pouca alimentação. Na intenção de encontrar frutas ou alguma caça que os saciasse, eles acabaram encontrando uma enorme quantidade de siris na areia da praia. E os siris, em vez de tentarem escapar, ficavam parados apenas aguardando que os escravos os apanhassem. O fato se repetiu por muito tempo. Por isso, em agradecimento às entidades protetoras, os escravos teriam feito essa dança.

Para o acompanhamento, são usados os mesmos instrumentos do Carimbó: dois tambores de dimensões diferentes (grave e agudo), além de ganzá, reco-reco, banjo, flauta, pauzinhos, maracá e a própria voz dos cantadores.

A coreografia também é semelhante, só que tem mais movimentos, começando em ritmo lento e evoluindo para passos bem agitados, que seguem o ritmo do batuque de acompanhamento. As roupas e adornos também são semelhantes às utilizadas no Carimbó: blusas brancas de renda e saias rodadas com estamparia floral e muitas pulseiras e colares coloridos, e flores prendendo o cabelo. Em alguns casos, o contorno dos desenhos do tecido, por vezes, são bordados com paetês e miçangas. Homens e mulheres dançam descalços. Os homens usam calças escuras e camisas estampadas, com as pontas amarradas na altura da barriga. Usam também chapéu de palha enfeitado com flores.

XOTE BRAGANTINO

Olhada em suas características atuais o Xote Bragantino, manifestação folclórica freqüente na região Nordeste do Pará, trás pouco de sua raiz européia. Por incrível que pareça ao caboclo amazônico, a dança foi originada do Schotinch, uma das mais famosas danças do folclore da Escócia, muito praticada em toda a Europa, em meados do século XIX.

Foram os colonizadores europeus, em especial os portugueses, portanto, que trouxeram a dança que originou o Xote Bragantino para o Brasil. A dança era praticada por membros das famílias dos senhores dos engenhos, mas sem a participação dos negros escravos, pelo menos de início. Até que em 1798 os escravos fundaram, no município de Bragança, a Irmandade de São Benedito, com a famosa Marujada. Nesse momento, o Xote recebe uma releitura dos escravos, que a introduzem na cultura do povo Bragantino. Até hoje, o Xote é muito freqüente em Bragança e cercanias durante as apresentações públicas da Marujada, festa que acontece anualmente no mês de dezembro.

Pouca coisa sobrou dos passos originais trazidos pelos europeus. O ritmo é bem marcado pelos passos que se resumem em voltas para um lado e outro do corpo dos dançarinos. O Xote, como a maioria das danças da região, é dançado em pares. O acompanhamento musical é constituído basicamente pelos mesmos instrumentos das demais danças folclóricas paraenses, sendo que tem o acréscimo da rabeca, instrumento semelhante ao violino.

As mulheres usam vestido franzido na cintura com saias muito rodadas, que podem ser até os joelhos ou até os tornozelos. Um laço serve de adorno para as costas das damas. À cabeça vão flores, fitas e outros enfeites, tudo muito colorido. Já os homens, usam calças compridas e camisas de mangas compridas de tecidos estampado. Às vezes se usa chapéus de palha.

O município de Bragança fica a 210 quilômetros de Belém e é conhecido também como "a pérola do Caeté", rio que banha suas margens. É uma das cidades mais antigas do Pará com cerca de 380 anos de fundação.

Marujada

Marujada: Bragança - PA

Uma das mais tradicionais festas populares do Pará, a Marujada, em louvor a São Benedito, reúne beleza e música em um espetáculo de cores

Trata-se de um auto dramatizado, onde predomina o canto sobre a dança. Há uma origem comum entre a Marujada de Bragança e a Irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos atenderam ao pedido de seus escravos para a organização de uma Irmandade, foi realizada a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores.
A Marujada é constituída quase exclusivamente por mulheres, cabendo a estas a direção e a organização. Os homens são tocadores ou simplesmente acompanhantes. Não há número limitado de marujas, nem tão poucos há papéis a desempenhar. Nem uma só palavra é articulada, falada ou cantada como auto ou como argumentação. Não há dramatização de qualquer feito marítimo.

A Marujada de Bragança é estritamente caracterizada pela dança, cujo motivo musical único é o retumbão.

A organização e a disciplina são exercidas por uma "capitoa" e por uma "sub-capitoa". É a "capitoa" quem escolhe a sua substituta, nomeando a "sub-capitoa", que somente assumirá o bastão de direção por morte ou renúncia daquela.

As marujas usam blusa branca, toda pregueada e rendada. A saia, comprida e bem rodada, é vermelha ou branca com ramagens de uma dessas duas cores. À tiracolo levam uma fita azul ou vermelha, conforme ramagem ou o colorido da saia. Na cabeça usam um chapéu todo emplumado e cheio de fitas de várias cores. No pescoço usam um colar de contas ou cordão de ouro e medalhas.

A parte mais vistosa dessa indumentária é o chapéu. Os modernos são de carnaúba, palhinha ou mesmo de papelão, forrado na parte interna e externa. A aba tem papel prateado ou estanhado; na lateral o papel tem várias cores; e em torno, formando um ou mais cordões em semi-círculos, são colocadas alças de casquinhos dourados, prateados ou coloridos e espelhinhos quadrados ou redondos. No alto do chapéu são colocadas plumas e penas de aves de diversas cores, formando um largo penacho com mais ou menos cinqüenta centímetros de altura. Da aba, na parte posterior do chapéu, descem ao longo da costa da maruja, numerosas fitas multicores. O maior número ou argura das fitas, embora não indicando hierarquia, é reservado às mais antigas.

Os homens, músicos e acompanhantes, são dirigidos por um capitão. Eles se apresentam de calça e camisa branca ou de cor, chapéu de folha de carnaúba revestido de pano, sendo a aba virada de um dos lados.

Os instrumentos musicais são: tambor grande e pequeno, cuíca, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino.

As marujas caminham ou dançam em duas filas. À frente de uma delas a "capitoa", e á frente da outra a "sub-capitoa", empunhando aquela um pequeno bastão de madeira, enfeitado de papel, tendo na extremidade superior uma flor. Atrás e ao centro, fechando as duas alas, vão os tocadores e os demais marujos.

Em fila, a dança é de passos curtos e ligeiros, em volteios rápidos, ora numa direção, ora noutra, inversamente. Assim elas caminham descrevendo graciosos movimentos, tendo os braços ligeiramente levantados para a frente à altura da cintura, como se tocassem castanholas. Dançando obedecem à música plangente do compasso marcado pelo tambor grande.

No dia 26 de dezembro, consagrado à São Benedito, há na casa do juiz da Marujada um almoço, do qual participam todas as marujas e pessoas especialmente convidadas. O jantar é oferecido pela juíza, na noite desse dia. A 1º de janeiro o juiz escolhido para a festa seguinte é o anfitrião do almoço desse dia. Durante o ágape é transmitido ao novo juiz da festa o bastão de prata com uma pequena imagem de São Benedito, que é o emblema do juiz, usado nos atos solenes da festividade.

A FESTA DO ÇAIRÉ

Quem já foi à Alter do Chão, na Festa do Çairé (provavelmente um símbolo- foto ao lado- do respeito dos indígenas pelos portugueses colonizadores, era usado para homenageá-los), sai de lá com uma enorme dúvida: não sabe dizer o que é mais surpreendente e mais bonito, se o próprio local e suas praias paradisíacas, muito apropriadamente chamadas de "Caribe de água doce", ou a festividade nascida dos índios Boraris, nos tempos do Brasil colônia.
Os primeiros portugueses que aqui aportaram, usavam escudos que os índios talvez procuraram imitar , criando os seus. Estes, eram feitos de cipó, recobertos de algodão e outros adornos, enfeitados de tiras de várias cores e rosetas de pano colorido.

Em lugar da Cruz de Cristo que adornava os símbolos portugueses, o Çairé, certamente por inspiração de algum missionário católico, associou o mistério da Santíssimima Trindade, utilizando a imagem da pomba que representa o Espírito Santo.
A Festa do Çairé é diferente de tudo quanto você já viu. Nela, você assiste, conhece e participa de mais de uma dezena de manifestações folclóricas, especialmente dança e música, a cargo de moradores do próprio local- camelu, desfeiteira, lundu, valsa da ponta do lenço, marambiré, quadrilha, cruzador tupi, macucauá, cecuiara e muitas outras.

Atualmente a Festa do Çairé separou-se da festa da Santa, sendo realizada em setembro, enquanto a da Santa padroeira (Nossa Senhora da Saúde) se comemora em janeiro.

A Festa do Çairé, diferentemente da da Festa do Boi em Parintins , que acontece em junho, realiza-se em setembro e termina com a derrubada do mastro, conforme retrata a fotografia menor - é a "varrição da festa".

Anualmente realiza-se a Festa do Çairé no mês de setembro, com a disputa dos grupos folclóricos Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa, e objetivos semelhantes aos desenvolvidos na Cidade de Parintins, no Amazonas, com os bois Caprichoso e Garantido.

Arraial do Pavulagem

Arraial do Pavulagem, grupo folclórico de Belém do Pará. Tem este nome derivado de arraial (local onde se realizam os festejos, nas festividades dos santos) e de pavulagem, neologismo originário de pavão, que significa o formoso, bonito, e pomposo e que na linguagem popular tem o significado de "o que gosta de aparecer", ou o fanfarrão.

Origem
No começo, uma brincadeira na Praça da República reunia os mais variados artistas.

O que deveria ser apenas uma brincadeira acabara virando uma grande roda de cantoria.

Cantadores e compositores, entre outros, tinham uma idéia, a de formar platéia e assim criar um espaço para divulgarem seus trabalhos. A principio, o boi era chamado “Pavulagem do Teu Coração”, somente a partir de 1988, passou a ser chamado de "Arraial do Pavulagem". A mudança se deu pelo fato de se ter uma visão mais ampla do contexto cultural podendo, assim trazer um universo de elementos populares para o Arraial e não se limitar somente à cultura do boi-bumbá.

Apresentação
O Arraial do Pavulagem dedica-se à pesquisa, à produção e à valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia, utilizando as linguagens, os ritmos, elementos simbólicos de folguedos, as danças e a religiosidade popular como base de referência para a difusão das tradições culturais, ao mesmo tempo em que dá continuidade ao seu processo criativo, procurando harmonizar o tradicional e o moderno buscando aprimorar sua linguagem musical e buscando o fortalecimento da identidade cultural paraense, oferecendo ao publico um trabalho criativo e original.

O Arraial realiza inúmeras atividades sócio-culturais direcionadas à comunidade tais como:

Peixe-boi
O Cordão do Peixe-Boi é um cortejo popular de cunho cultural, ambiental, ação educativa, artística e de mobilização sócio-ambiental que antecede os preparativos do Carnaval. E que sai pelas ruas do centro comercial e na Cidade Velha.

Os cordões de bichos são formas de carnavalização populares e a festa se realiza na rua com seus formatos coloridos, manifestações cênicas e musicais espontâneos.

A escolha do peixe-boi também é estratégica. O brinquedo de rua, confeccionado todo em armação de arame, ganhou uma roupagem que alia arte e reciclagem. O bicho estará revestido com retalhos.

O grande cortejo reunindo todos os integrantes das atividades, que mostrarão tudo o que aprenderam nas oficinas de ritmo e percussão, cantos populares, sopro em metais e confecção de objetos simbólicos.

Durante o cortejo, o peixe-boi é levantado pelos brincantes que fazem à festa descendo a escadinha do Cais do Porto (na Praça Pedro Teixeira), onde estará concentrados a média de quatro mil brincantes e o cortejo seguirá pelas ruas do Comércio, até a dispersão na Praça do Carmo.

O cortejo é formado pelo estandarte, pelas marujas, máscaras que vestem participantes, lembrando seres encantados da natureza, o Peixe-Boi (boneco confeccionado pela In Bust Teatro), o peixinho, o efeito de água, bichos da água, canoa de miriti com flores, canoa com frutas, rede de pesca e bandeiras coloridas.

O Cordão do Peixe-Boi é a primeira das atividades anuais do Instituto Arraial do Pavulagem que inclui ainda dois outros cortejos populares nos meses de Junho e Outubro.

Arrastão junino
No primeiro domingo de Junho sai um barco da Praça Princesa Isabel, no bairro do Condor (Belém), transportando o mastro de São João rumo à escadinha do cais na Praça Pedro Teixeira, seguindo até a Praça da República onde o mastro é fincando, permanecendo lá até o final da quadra junina, onde acontece a derrubada do mesmo.

O carimbó, o siriá e as toadas de boi deram o tom ao arrastão do mês, realizado pelo Arraial do Pavulagem, na Praça da República, para resgatar a essência da cultura paraense e festejar a quadra junina. Mais de três mil pessoas, entre participantes e brincantes, aderiram ao cortejo, que tomou conta da Avenida Presidente Vargas desde a escadinha da Estação das Docas. A grande apoteose do arrastão aconteceu com a cerimônia dos mastros de São João e show do Arraial do Pavulagem, no anfiteatro da praça.

Santos da época, cavalinhos e os tradicionais “cabeções”, além de adereços relativos à festa junina e às bandeiras fazem parte dos grupos do arrastão, valorizando os ritmos da terra e a cultura amazônica.

Arrastão do Círio
Em outubro acontece às vésperas do Círio de Nazaré* percorrendo o centro histórico de Belém, logo após a chegada da romaria fluvial. O tradicional cortejo que o Arraial do Pavulagem faz na véspera do Círio de Nazaré, em homenagem à padroeira dos paraenses. Quando a imagem da Santa chegar à Escadinha do Cais, após a romaria fluvial, os brincantes e os músicos Batalhão da Estrela farão soar o hino “Vós Sois o lírio mimoso” de suas barricas, e começa o trajeto até a Praça do Carmo.

O cortejo sai da Pça dos Estivadores rumo a Pça do Carmo, encerrando com um show cultural. Na praça, haverá o encerramento do cortejo com um show da banda Arraial do Pavulagem, que traz para a rua um repertório de boi, carimbó, mazurca, xote marajoara, retumbão e as músicas dos cortejos populares. O Largo do Carmo também foi escolhido para ser o local do término do Arrastão do Círio, porque tem uma relação muito forte com a festa religiosa. É lá que, tradicionalmente, os romeiros de Abaetetuba expõem os brinquedos de miriti numa grande feira de produtos.

Roda de boi
É o encontro para a diversão e mobilização de todas as pessoas interessadas em conhecer e participar dos trabalhos do Arraial do Pavulagem e para divulgar o ritmo da região através do boi-bumbá, carimbó, lundu, retumbão, xote e outros.

Homenagem
Em 2006 o enredo que foi apresentado pela S.R.E.S. Lins Imperial, no carnaval carioca, cujo enredo é um passeio de descobrimentos pela rica e colorida história do folclore, costumes, cantigas, e crenças do Estado do Pará e de suas micro-regiões.

Manauense
February 12th, 2008, 02:02 PM
Achei otima a noticia...

Exatamente. A Amazônia não está sujeita às influências de um único centro. Manaus e Belém não polarizam toda a região. Rondônia, por exemplo, tem "luz própria", embora historicamente haja vários pontos de contato daquele Estado com o Amazonas e o Pará.
Não sei como muitos amazonenses e paraenses não conseguem entender que Manaus e Belém são sim metrópoles da Amazônia, mas ambas não exercem influência sobre toda a região, que é a mais vasta do Brasil.

dricobel
February 12th, 2008, 06:04 PM
Exatamente. A Amazônia não está sujeita às influências de um único centro. Manaus e Belém não polarizam toda a região. Rondônia, por exemplo, tem "luz própria", embora historicamente haja vários pontos de contato daquele Estado com o Amazonas e o Pará.
Não sei como muitos amazonenses e paraenses não conseguem entender que Manaus e Belém são sim metrópoles da Amazônia, mas ambas não exercem influência sobre toda a região, que é a mais vasta do Brasil.

A Amazônia realmente é uma região vasta. É que nem coração de mãe sembre cabe mais um :lol:.
assim como Ro o To está criando seu espaço na região. Agora não acho que o To tenha muito haver com a Amazônia. Tem mais o aspecto da região centro-oeste.

Rondon
February 12th, 2008, 06:26 PM
Olha, tem gente falando besteiras...

De uma forma, todos os estados tem gente de todos os outros estados do brasil, assim como no brasil há pessoas de todos os cantos do mundo.

A diferença está nas proporções. Enquanto que no Pará há pouquíssimos (mas pouquíssimos mesmo, relembrando o meu thread sobre as populações) rondonienses, em Rondônia há MUITOS paraenses em relação a população total, e claro, isso vai implicar em maiores ou menores cargas culturais acrescidas a população total...

Lembrando: Rondônia tem metade de sua população proveniente de outros estados brasileiros (portanto, é um dos estados mais cosmopolitas do brasil, só perdendo pro DF e Roraima). Já o Pará tem 83% da população nascida no próprio Pará.

Lembrando 2: O Pará já existe faz muito, mas muito tempo (mil seiscentos e bolinha)... portanto, a identidade cultural de vcs não é coisa recente... já Rondônia só veio a existir a partir de 1943, como território federal do guaporé, e passou a ter a sua condição de estado há 26 anos (eu que tenho 21 anos quase tenho a mesma idade de Rondonia). Em 1970, Rondônia tinha 116 mil habintantes, e recebeu quase 1 milhão de imigrantes em três décadas (pra ver a dimensão da coisa). Todos estes imigrantes vieram de outros estados brasileiros, gerando assim a nossa identidade cultural.

Rondon
February 12th, 2008, 06:31 PM
Achei otima a noticia...

Isso mesmo. O Pará tem maior diversidade cultural local (quer dizer, coisa deles...)

Já Rondônia é bem diferente, já que a nossa diversidade cultural veio com os imigrantes

dricobel
February 12th, 2008, 06:35 PM
Olha, tem gente falando besteiras...

De uma forma, todos os estados tem gente de todos os outros estados do brasil, assim como no brasil há pessoas de todos os cantos do mundo.

A diferença está nas proporções. Enquanto que no Pará há pouquíssimos (mas pouquíssimos mesmo, relembrando o meu thread sobre as populações) rondonienses, em Rondônia há MUITOS paraenses em relação a população total, e claro, isso vai implicar em maiores ou menores cargas culturais acrescidas a população total...

Lembrando: Rondônia tem metade de sua população proveniente de outros estados brasileiros (portanto, é um dos estados mais cosmopolitas do brasil, só perdendo pro DF e Roraima). Já o Pará tem 83% da população nascida no próprio Pará.

Lembrando 2: O Pará já existe faz muito, mas muito tempo (mil seiscentos e bolinha)... portanto, a identidade cultural de vcs não é coisa recente... já Rondônia só veio a existir a partir de 1943, como território federal do guaporé, e passou a ter a sua condição de estado há 26 anos (eu que tenho 21 anos quase tenho a mesma idade de Rondonia). Em 1970, Rondônia tinha 116 mil habintantes, e recebeu quase 1 milhão de imigrantes em três décadas (pra ver a dimensão da coisa). Todos estes imigrantes vieram de outros estados brasileiros, gerando assim a nossa identidade cultural.

E quando seria esses 17% de 7.100.000 hab? Vale lembrar que esses dados já postados por vc são de 2000!

Outra coisa, não entendi quando vc disse que tem gente falando besteiras!?

todos os estados tem gente de todos os cantos, creio que ninguem tenha dito o contrario!

Rondon
February 12th, 2008, 06:39 PM
^^ E tu acha que essas porcentagens mudam assim de uma hora pra outra?

Em alguns casos isolados, como cidades, isso pode até acontecer, mas em Estados com grande população, dificilmente...

dricobel
February 12th, 2008, 06:43 PM
^^

Com certeza não!

Mas creio que esses 17% sejam um pouco menor ou até mesmo igual a população de RO.

Um caso interessante que vc citou, cidades que ocorrem essa porcentagem, um exemplo aqui mesmo parauapebas, a cidade dobrou sua população em apenas 8 anos!!!

Rondon
February 12th, 2008, 06:48 PM
Olha, se a porcentagem se mantiver em 17%, dá uma comparada...

2000: 1,053 milhão de pessoas não nasceram no Pará
2008: 1,207 milhão de pessoas não nasceram no Pará

Diferença de uns 150 mil

Pessoas nascidas no Pará

2000: 5,142 milhão
2008: 5,893 milhão

Diferença de meros 751 mil!!!

Lembrando também que o Pará recebe uma migração muito localizada (geralmente nordestinos, principalmente do Maranhão). Isso não garante uma grande diversidade cultural trazida com a migração...

Jorge Luís
February 12th, 2008, 06:50 PM
Eai..quem vcs acham que deve sair do BBB?

Rondon
February 12th, 2008, 06:53 PM
^^

Com certeza não!

Mas creio que esses 17% sejam um pouco menor ou até mesmo igual a população de RO.

Um caso interessante que vc citou, cidades que ocorrem essa porcentagem, um exemplo aqui mesmo parauapebas, a cidade dobrou sua população em apenas 8 anos!!!

Mas mesmo assim, o impacto da chegada dos imigrantes em Rondônia foi MUITO, MAS MUITO SUPERIOR do que a mesma situação no Pará.

O Pará já era um estado consolidado, Belém já era uma grande cidade quando os imigrantes colonizaram o interior do Pará. Já Rondônia era um território federal, com uma população de 116 mil habitantes e que em 3 décadas aumentou mais de 10 vezes...

Rondon
February 12th, 2008, 06:54 PM

a Bianca... :D
Eu acho que ela sai, e vc acha que quem sai?

dricobel
February 12th, 2008, 06:57 PM
Olha, se a porcentagem se mantiver em 17%, dá uma comparada...

2000: 1,053 milhão de pessoas não nasceram no Pará
2008: 1,207 milhão de pessoas não nasceram no Pará

Diferença de uns 150 mil

Pessoas nascidas no Pará

2000: 5,142 milhão
2008: 5,893 milhão

Diferença de meros 751 mil!!!

Lembrando também que o Pará recebe uma migração muito localizada (geralmente nordestinos, principalmente do Maranhão). Isso não garante uma grande diversidade cultural trazida com a migração...

Isso é verdade do Maranhão tem bastante :lol:.
O sul do pará encontramos bastante Gaucho, Paulista, Goiano, Mineiros, Maranhenses.........

Em relação a diversidade cultural, cada região tem a sua!!!

dricobel
February 12th, 2008, 06:58 PM

Bianca!!! Já vi na enquete do uol :lol:

dricobel
February 12th, 2008, 07:02 PM
Mas mesmo assim, o impacto da chegada dos imigrantes em Rondônia foi MUITO, MAS MUITO SUPERIOR do que a mesma situação no Pará.

O Pará já era um estado consolidado, Belém já era uma grande cidade quando os imigrantes colonizaram o interior do Pará. Já Rondônia era um território federal, com uma população de 116 mil habitantes e que em 3 décadas aumentou mais de 10 vezes...

Não esqueça do projeto grande Carajás!!! Até hoje atrai muita gente. Inclusive do nordeste :)

Jorge Luís
February 12th, 2008, 07:03 PM
a Bianca... :D
Eu acho que ela sai, e vc acha que quem sai?

O Marcelo cara!!! e não é preconceito não!!! o cara é um saco!!!

e no próximo..a Bianca :D

Rondon
February 12th, 2008, 07:03 PM
Isso é verdade do Maranhão tem bastante :lol:.
O sul do pará encontramos bastante Gaucho, Paulista, Goiano, Mineiros, Maranhenses.........

Em relação a diversidade cultural, cada região tem a sua!!!

Então, é nisso que eu quero chegar...
Enquanto que no Pará, já havia uma cultura própria de vcs antes da chegada desses imigrantes (e essa cultura continuou a se manter até hoje), em Rondônia ela foi totalmente construída pelos imigrantes. É por isso que nós falamos que a nossa cultura é tão diversa, pq ela veio com os imigrantes...

Rondon
February 12th, 2008, 07:06 PM
Não esqueça do projeto grande Carajás!!! Até hoje atrai muita gente. Inclusive do nordeste :)

Mesmo assim, acreditou eu que isso não influenciou de forma tão grande a cultura do Estado (a cultura de vcs pode ter ganhado alguns ingredientes a mais, mas não mudado tanto...)

dricobel
February 12th, 2008, 07:07 PM
Então, é nisso que eu quero chegar...
Enquanto que no Pará, já havia uma cultura própria de vcs antes da chegada desses imigrantes (e essa cultura continuou a se manter até hoje), em Rondônia ela foi totalmente construída pelos imigrantes. É por isso que nós falamos que a nossa cultura é tão diversa, pq ela veio com os imigrantes...

Já entendi seu posicionamento!!!

Sempre muito bom debater algo com vc :)

flaino
February 13th, 2008, 01:16 AM
esse tredi rendeu. :D

Alexandre Lima
February 13th, 2008, 01:20 AM
Galera, não me entendam mal. Não quis povocar vcs!!!

É como muitos disseram: a amazônia é imensa, há espaços para vários pólos!!!!
Cada Estado, Meso-Região, Micro-Região e cidade tem suas próprias peculiaridades. E eu adoro isso, se nao tívessemos culturas diferentes para conhecer, o mundo sería uma grande merda além de tédio!!!

É isso aí! A amazônia é riquíssima, não apenas naturalmente, mas cuturalmente.

Ah, Drico, valew pelas informações!!! Supriu um pouco das minhas dúvdas quanto ao Pará, mas saber tudo, só conhecendo mesmo :D!!!

E vamos fazer as pazes!!! Sem recentimentos, cara!!! Vc é um cara gente boa e sabe representar muito bem o seu território!!! :hug:

Manauense
February 13th, 2008, 02:27 AM
^^
Vocês já repararam que nós, foristas do Norte, parecemos uma grande família brasileira?
Tem dias que o "pau canta", mas depois voltamos às boas (esperando o começo de uma nova P.O.L.E.M.I.C.A.). O importante é que temos dialogado cada vez mais e as amizades vão se consolidando em ritmo muito maior do que as diferenças. Sinceramente, o Norte está se tornando um dos subfóruns mais interessantes do SSC e está muito bem representado. :cheers:
Parabéns aos foristas amazonenses e paraenses, que depois de algumas "rusgas" estão de novo em lua-de-mel... :D
Ah, eu tenho uma grande amiga em Santarém-PA que vive me "lembrando" que os amazonenses um dia já foram paraenses. O Amazonas era uma capitania do Grão-Pará até o ano de 1850. :lol:
Abraços a todos, inclusive aos implicantes! ;)

Rafael_Rosato
February 13th, 2008, 05:47 AM
edit

dricobel
February 13th, 2008, 11:44 AM
Galera, não me entendam mal. Não quis povocar vcs!!!

É como muitos disseram: a amazônia é imensa, há espaços para vários pólos!!!!
Cada Estado, Meso-Região, Micro-Região e cidade tem suas próprias peculiaridades. E eu adoro isso, se nao tívessemos culturas diferentes para conhecer, o mundo sería uma grande merda além de tédio!!!

É isso aí! A amazônia é riquíssima, não apenas naturalmente, mas cuturalmente.

Ah, Drico, valew pelas informações!!! Supriu um pouco das minhas dúvdas quanto ao Pará, mas saber tudo, só conhecendo mesmo :D!!!

E vamos fazer as pazes!!! Sem recentimentos, cara!!! Vc é um cara gente boa e sabe representar muito bem o seu território!!! :hug:

Sem recentimentos Alexandre!!! E precisando de alguma informação só perguntar :)

Abraços....

dricobel
February 13th, 2008, 11:53 AM
^^
Vocês já repararam que nós, foristas do Norte, parecemos uma grande família brasileira?
Tem dias que o "pau canta", mas depois voltamos às boas (esperando o começo de uma nova P.O.L.E.M.I.C.A.). O importante é que temos dialogado cada vez mais e as amizades vão se consolidando em ritmo muito maior do que as diferenças. Sinceramente, o Norte está se tornando um dos subfóruns mais interessantes do SSC e está muito bem representado. :cheers:
Parabéns aos foristas amazonenses e paraenses, que depois de algumas "rusgas" estão de novo em lua-de-mel... :D
Ah, eu tenho uma grande amiga em Santarém-PA que vive me "lembrando" que os amazonenses um dia já foram paraenses. O Amazonas era uma capitania do Grão-Pará até o ano de 1850. :lol:

É verdade Miguel!!! Os foristas do norte se desentendem mais sempre voltam às boas! :banana::banana:

flaino
February 13th, 2008, 11:55 AM
Um brinde por favor.

:grouphug:
:cheers::cheers2:

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 06:47 AM
Nossa parece que vao partir mais uma vez para o cityx city, o mesmo tema de quem é maior que fulano e quem tem mais que o cicrano, vcs deveriam conhecer todos os estados amazônicos primeiro para poder debater um assunto ridículo como esse, ninguém é melhor que ninguém gente, o Drico parece uma criança poe o nome de várias igrejas e pontos turísticos como se as outras cidades da regiao norte fossem fracas em igreja e atraçao turísca...:lol:, pesquisem estudem 1 antes de dizerem que sao os melhores.

ssc.fernandes
February 16th, 2008, 07:15 AM
ashiasaushiaushi!! nem vou mais falar sobre esse assunto!! ja falei muito na comu...que até hoje existe..city x city...

heuehueheu!

mas...pow!! ninguem pode falar mais nada!! de belem..que algumas pessoas!! se "mordem" ...nao sei pq!!

poww..custa ler!! e fik calado!!
ou entao!! mostre oq a sua cidade ...e pronto!! simples..

agora ninguem pode mostrar!! algo!!! que certas pessoas!! nao sei pq..vao lá!! e começam a dizer...besteira!!

aff..

dricobel
February 16th, 2008, 01:41 PM
Nossa parece que vao partir mais uma vez para o cityx city, o mesmo tema de quem é maior que fulano e quem tem mais que o cicrano, vcs deveriam conhecer todos os estados amazônicos primeiro para poder debater um assunto ridículo como esse, ninguém é melhor que ninguém gente, o Drico parece uma criança poe o nome de várias igrejas e pontos turísticos como se as outras cidades da regiao norte fossem fracas em igreja e atraçao turísca...:lol:, pesquisem estudem 1 antes de dizerem que sao os melhores.

Já vai começar???

Não tenho culpa se o Pará reune todas essas atrações turisticas!

Em relação a igrejas e pontos turisticos, eu citei apenas alguns de Belém!

ninguem aqui tá falando que fulano é melhor que cicrano, a não ser vc claro!

Se vc tem alguma reclamação a fazer, o nome e contato do autor do artigo da Revista Época está na primeira página do thread!!!! Foi ele quem disse que o Pará é um dos 8 destinos, não eu! Faça contato com ele e reclame! blz

dricobel
February 16th, 2008, 01:46 PM
ashiasaushiaushi!! nem vou mais falar sobre esse assunto!! ja falei muito na comu...que até hoje existe..city x city...

heuehueheu!

mas...pow!! ninguem pode falar mais nada!! de belem..que algumas pessoas!! se "mordem" ...nao sei pq!!

poww..custa ler!! e fik calado!!
ou entao!! mostre oq a sua cidade ...e pronto!! simples..

agora ninguem pode mostrar!! algo!!! que certas pessoas!! nao sei pq..vao lá!! e começam a dizer...besteira!!

aff..

É que algumas pessoas parecem não ter o costume de ler! Quem falou que o Pará é um dos oito destinos turiscos foi um escritor da Revista Época, e não eu. Tem gente que se morde, não posso fazer nada. Reclama com quem escreveu.:lol:

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 05:13 PM
Já vai começar???

Não tenho culpa se o Pará reune todas essas atrações turisticas!

Em relação a igrejas e pontos turisticos, eu citei apenas alguns de Belém!

ninguem aqui tá falando que fulano é melhor que cicrano, a não ser vc claro!

Se vc tem alguma reclamação a fazer, o nome e contato do autor do artigo da Revista Época está na primeira página do thread!!!! Foi ele quem disse que o Pará é um dos 8 destinos, não eu! Faça contato com ele e reclame! blz

Comentário de quem nao conhece a Amazònia! Conheça o Amazonas e seus outros estados para querer comparar primeiro com o seu, eu conheço quase todos os estados amazònicos e nao vi lá essas coisas no Pará nao, nem vou dizer os nossos costumes, porque nao quero particìpar desse bairrismo, so quem conhece Manaus pode discutir o assunto, uma grande resposta foi do nosso amigo Alexandre Lima, que esqueceu tb do nosso grande arraiau, cultura vinda de cearenses e nordestinos e tb da grandiosa festa de Ano Novo na Ponta Negra

dricobel
February 16th, 2008, 05:15 PM
Comentário de quem nao conhece a Amazònia! Conheça o Amazonas e seus outros estados para querer comparar primeiro com o seu, eu conheço quase todos os estados amazònicos e nao vi lá essas coisas no Pará nao, nem vou dizer os nossos costumes, porque nao quero particìpar desse bairrismo, so quem conhece Manaus pode discutir o assunto, uma grande resposta foi do nosso amigo Alexandre Lima, que esqueceu tb do nosso grande arraiau, cultura vinda de cearenses e nordestinos e tb da grandiosa festa de Ano Novo na Ponta Negra

Reclama pra esse ai bem!!! Ele com certeza sabe o que está falando!!! :cheers::cheer::nocrook::okay:

RICARDO FREIRE
http://viajenaviagem.wordpress.com
rfreire@edglobo.com.br

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 05:59 PM
Reclama pra esse ai bem!!! Ele com certeza sabe o que está falando!!! :cheers::cheer::nocrook::okay:

RICARDO FREIRE
http://viajenaviagem.wordpress.com
rfreire@edglobo.com.br

Isso é apenas propaganda!!!, imagina quando eles nao ganharam para escrever esse texto na revista, o Amazonas nem precisa de tanta propaganda os Hotéis sempre estao cheios, temos que marcar uma semana antes, para conseguir vagas nos hotéis antes de viajar a Manaus, é por isso que a cidade passa por tantos lançamentos de hotéis :lol: , nossa demanda é grande, veja exemplos de grandes estados brasileiros com grande potencial turistico que nao foram mencionados na revista.:)

dricobel
February 16th, 2008, 08:28 PM
Sei!!!
to sentindo uma dor de cotuvelo no ar!
Gata isso não foi propaganda, e sim uma sugestão, indicação!
Novamente repito, reclame ao autor do artigo!
Vale lembrar que a revista não menciona epenas o Brasil!!!
Blz

:cheers: :banana:

Manauara
February 16th, 2008, 08:40 PM
Hum sei!!!
to sentindo uma dor de cotuvelo nisso!
^^
men isso tá na cara, ela tem razâo, todos os anos as agencias de turismos pagam para por anuncios em revistas, o mesmo que passa com o amazonas e o pará, fica frio.:okay:

Rondon
February 16th, 2008, 09:05 PM
A Daniela não morou em Belém?

dricobel
February 16th, 2008, 09:10 PM
^^

Boa pergunta?? Vamos fazer o testes!! :lol:

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 09:30 PM
A Daniela não morou em Belém?

Morei sim, justamente em salinas na casa de praia da minha tia irma da minha mae, porém sempre iamos a Belém nos fins de semana, para saborear as delícias da cidade, a primeira vez que comi siri e carangueijo foi em salinas da casa da minha tia, o que essa pergunta tem aver? :)

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 09:39 PM
^^

Boa pergunta?? Vamos fazer o testes!! :lol:

De que testes tu estas falando,:gunz: ?

Se quiseres te passo meu msn e te mostro por cam a bela vista que tenho da igreja sagrada família de Barcelona direto da visao panorâmica do meu apartamento:weird:.

Rondon
February 16th, 2008, 09:40 PM
^^ Curiosidade... :D

Daniela_Artur
February 16th, 2008, 09:43 PM
^^ Curiosidade... :D

:lol::lol::lol: tudo bem :).

ssc.fernandes
February 16th, 2008, 11:22 PM
haiaiai!

meu deuss!! sempre que alguem de fora gala bem do PARÀ...vcs de manaus!! dizem..que hé pagoo!! ou que hé mentira!!

poww...que saco isso!!

tudo que acontece em manaus! vcs,..xaman de grandioso!! que e melhor e maior!!

o kara só fez postar a noticia...que saiu..em uma revista..

e vcs fikam falando isso!!

aff..

ssc.fernandes
February 16th, 2008, 11:24 PM
daqui a pouco...vou começar a falar..que A ZF de manaus recebe ajuda do govero e só faz..montar...vcs sabem oq..

e vcs nao vao gostar!!

entao!! fikem na de vcs!! e prontoo!

akabou o papo!! fwls

dricobel
February 17th, 2008, 12:16 AM
De que testes tu estas falando,:gunz: ?

Se quiseres te passo meu msn e te mostro por cam a bela vista que tenho da igreja sagrada família de Barcelona direto da visao panorâmica do meu apartamento:weird:.

Bem ele perguntou se vc já morou em Belém, nem ao menos citamos o nome de Barcelona! Se liga!blz....

dricobel
February 17th, 2008, 12:21 AM
Acho bom parar por aqui, esse thread é sobre uma notícia relacionada ao pará, se continuar vou fazer contato com a moderação!!!
Quem gostou da notícia comente, quem não gostou por favor não comente!!!
Tá ficando chato isso aqui!

Alexandre Lima
February 17th, 2008, 12:39 AM
^^

Que emocionate!!!:cry:

Amo vcs meus amigos!!!:hug:

Alexandre Lima
February 17th, 2008, 12:50 AM
edit.

Daniela_Artur
February 17th, 2008, 01:02 AM
edit.

Alexandre Lima
February 17th, 2008, 02:09 AM
haiaiai!

meu deuss!! sempre que alguem de fora gala bem do PARÀ...vcs de manaus!! dizem..que hé pagoo!! ou que hé mentira!!

poww...que saco isso!!

tudo que acontece em manaus! vcs,..xaman de grandioso!! que e melhor e maior!!

o kara só fez postar a noticia...que saiu..em uma revista..

e vcs fikam falando isso!!

aff..

daqui a pouco...vou começar a falar..que A ZF de manaus recebe ajuda do govero e só faz..montar...vcs sabem oq..

e vcs nao vao gostar!!

akabou o papo!! fwls

Não consigo entender nada!!!
Por favor, escreve "direito", esse tipo de abreviação tá mais pra orkut do que pro nível do SSC!!!!

Manauense
February 17th, 2008, 02:32 AM

e vcs nao vao gostar!!

akabou o papo!! fwls

O Pólo Industrial de Manaus (PIM) é incentivado sim. Mas já faz muito, muito, muito tempo que as indústrias locais deixaram ser meras montadoras. O processo de produção já inclui inúmeras etapas, inclusive algumas indústrias são chamadas de "indústrias de base". Deste assunto eu conheço bem. :)
Não entendo o porquê de tanta confusão. Não se pode elogiar que logo em seguida as brigas recomeçam. Que besteira!
Não existe essa de Manaus estar competindo com Belém ou vice-versa. Isto é ridículo e já passou de todos os limites. São duas cidades completamente distintas e independentes uma da outra. É muito chato ter que recorrer aos moderadores, mas parece que não há outra solução.
Podem se matar se quiserem, mas não estraguem os threads de Manaus e Belém com picuinhas infantis.

Alexandre Lima
February 17th, 2008, 03:25 AM
É isso aê, Manauense!!! Acaba com eles!!!:lol:

Daniela_Artur
February 17th, 2008, 03:31 AM
É isso aê, Manauense!!! Acaba com eles!!!:lol:
:lol::lol::lol::lol:

ssc.fernandes
February 17th, 2008, 05:09 AM
O Pólo Industrial de Manaus (PIM) é incentivado sim. Mas já faz muito, muito, muito tempo que as indústrias locais deixaram ser meras montadoras. O processo de produção já inclui inúmeras etapas, inclusive algumas indústrias são chamadas de "indústrias de base". Deste assunto eu conheço bem. :)
Não entendo o porquê de tanta confusão. Não se pode elogiar que logo em seguida as brigas recomeçam. Que besteira!
Não existe essa de Manaus estar competindo com Belém ou vice-versa. Isto é ridículo e já passou de todos os limites. São duas cidades completamente distintas e independentes uma da outra. É muito chato ter que recorrer aos moderadores, mas parece que não há outra solução.
Podem se matar se quiserem, mas não estraguem os threads de Manaus e Belém com picuinhas infantis.

aff..
meu deuss! vc falow falow falow...

mas esqueceu de dar uma olhadinha..nas paginas anteriores!! e assim iria perceber..que postaram uma noticia sobre o estado.

e logo vcs de manaus começaram a flar!! que a noticia era paga...que era mentira!! etc etc..

agora vc vem querer da uma de o "tal" querer falar bonito! etc..

poww..velho!! preste atençao no que vcs de manaus ..escreveram aki! e depos venhar falar ...algo!! pos oque eu fiz...foi falar sobre os reacdos que voces mesmo escreveram aqui..
se a sua intençao foi querer me umilhar ou algo do tipo..fike ciente que isso nao aconteceu pq..sei muito bem oq eu escrevi.

:ohno::ohno::ohno::ohno:

dricobel
February 17th, 2008, 11:51 AM
eu já disse e vou repetir!!! não é o primeiro thread que faço e algumas pessoas tentam estragar!!! Vou fazer contato com a moderação!!! Aprendam a respeitar!!! Isso está ficando chato e desgastante!!!
Se vc gostou ou teve algum interesse, comente, se caso contrario não agradou, não comente!!!

Vejam na primeira página quem começou esse atrito referente a esse thread!

Se após isso continuar, vou reportar esse thread para que a moderação tome providências.

Manauense
February 17th, 2008, 06:00 PM
aff..
meu deuss! vc falow falow falow...

mas esqueceu de dar uma olhadinha..nas paginas anteriores!! e assim iria perceber..que postaram uma noticia sobre o estado.

e logo vcs de manaus começaram a flar!! que a noticia era paga...que era mentira!! etc etc..

agora vc vem querer da uma de o "tal" querer falar bonito! etc..

poww..velho!! preste atençao no que vcs de manaus ..escreveram aki! e depos venhar falar ...algo!! pos oque eu fiz...foi falar sobre os reacdos que voces mesmo escreveram aqui..
se a sua intençao foi querer me umilhar ou algo do tipo..fike ciente que isso nao aconteceu pq..sei muito bem oq eu escrevi.

:ohno::ohno::ohno::ohno:

Peço desculpas se fui duro no meu comentário. Apenas comentei sobre um assunto que de fato conheço (processo produtivo no Pólo Industrial de Manaus). Não tenho a intenção de brigar com quem quer que seja e gostaria que tu soubesses que repugno os posts que têm o intuito de tumultuar um thread, seja escrito por alguém de Manaus ou de Belém.
Gosto de vocês todos (incluindo todos os foristas de Belém e Manaus), principalmente porque temos em comum um grande amor pelas nossas cidades e pelos nossos estados. Acredito que todos nós estamos representando bem o Amazonas e o Pará. Teus threads estão lindos e tu só vieste a engrandecer o SSC, com novas e belas fotos de Belém do Pará.
Um abraço! :cheers:

Manauense
February 17th, 2008, 06:04 PM
eu já disse e vou repetir!!! não é o primeiro thread que faço e algumas pessoas tentam estragar!!! Vou fazer contato com a moderação!!! Aprendam a respeitar!!! Isso está ficando chato e desgastante!!!
Se vc gostou ou teve algum interesse, comente, se caso contrario não agradou, não comente!!!

Vejam na primeira página quem começou esse atrito referente a esse thread!

Se após isso continuar, vou reportar esse thread para que a moderação tome providências.

Relexa, Drico. Daqui a pouco vou ter que pedir do Jorge Luís os "remedinhos relaxantes" dele... :lol:
Quando é que veremos um thread com novas imagens das praias do litoral paraense (com a marca Drico-bel)?
Abraços! (Por favor, não me entregue para a polícia... :lol:)

dricobel
February 17th, 2008, 10:30 PM
Relexa, Drico. Daqui a pouco vou ter que pedir do Jorge Luís os "remedinhos relaxantes" dele... :lol:
Quando é que veremos um thread com novas imagens das praias do litoral paraense (com a marca Drico-bel)?
Abraços! (Por favor, não me entregue para a polícia... :lol:)

relaxa isso não é pra vc!!!

eu queria muito ter feito uma de algodoal, mais não tive tempo de passear por lá. Se Deu quiser muito em breve farei um :)

Abraços.

Alexandre Lima
February 17th, 2008, 10:31 PM
^^
Preocupa não!!!
Vc já tem o respeito até mesmo da polícia!!! :lol:

ssc.fernandes
February 18th, 2008, 01:31 AM
Peço desculpas se fui duro no meu comentário. Apenas comentei sobre um assunto que de fato conheço (processo produtivo no Pólo Industrial de Manaus). Não tenho a intenção de brigar com quem quer que seja e gostaria que tu soubesses que repugno os posts que têm o intuito de tumultuar um thread, seja escrito por alguém de Manaus ou de Belém.
Gosto de vocês todos (incluindo todos os foristas de Belém e Manaus), principalmente porque temos em comum um grande amor pelas nossas cidades e pelos nossos estados. Acredito que todos nós estamos representando bem o Amazonas e o Pará. Teus threads estão lindos e tu só vieste a engrandecer o SSC, com novas e belas fotos de Belém do Pará.
Um abraço! :cheers:

Entao vamo parar com isso por aki...ok^^?? abraçoss..ae.
tbm..peço desculpa..por qualquer coisa...flw.:banana::banana:

Manauense
February 18th, 2008, 01:34 AM
^^
:cheers1:

ssc.fernandes
February 18th, 2008, 04:26 PM
^^
:cheers1:
^^^^^^
:booze::cheers2::drunk::cheers:

:lol::lol:

dricobel
February 20th, 2008, 08:16 PM
Morei sim, justamente em salinas na casa de praia da minha tia irma da minha mae, porém sempre iamos a Belém nos fins de semana, para saborear as delícias da cidade, a primeira vez que comi siri e carangueijo foi em salinas da casa da minha tia, o que essa pergunta tem aver? :)

em que parte do sal vc morou?

Daniela_Artur
February 20th, 2008, 09:22 PM
em que parte do sal vc morou?
^^
Na praia do Atalaia, assim que eu der uma passada no Brasil para matar a saudade da minha querida Manaus, vou dar uma passada na casa de praia da titia em atalaia.:banana:

dricobel
February 20th, 2008, 09:26 PM
^^

é uma bela praia. um bom lugar para passar férias de julho no decorrer do ano a cidade fica vazia, deve ser um tédio morar ali..

Daniela_Artur
February 20th, 2008, 09:29 PM
^^

é uma bela praia. um bom lugar para passar férias de julho no decorrer do ano a cidade fica vazia, deve ser um tédio morar ali..

Eu gostei muito de ter vivido um tempinho ali, sol, vento,areia branquinha, tranquilidade, ar puro, um paraíso.

dricobel
February 21st, 2008, 02:59 PM
^^

verdade é um belo paraíso, só quem conhece realmente sabe!!!

Alexandre Lima
February 23rd, 2008, 10:06 PM
E a pez reina entre nós!!!:):cheers1: